Lucas Barros Honorio Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3336435321448966
  • Última atualização do currículo em 13/05/2015


Obteve o grau de Bacharel em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG) em 2007 e o grau de Mestre em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG) em 2011. Possui mais de 10 anos de experiência com pesquisas na área de Sistemas Elétricos, principalmente no setor de Distribuição. Atua há mais de 4 anos como engenheiro na área de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Axxiom Soluções Tecnolóicas S.A. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lucas Barros Honorio Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, L. B. H.

Endereço


Endereço Profissional
Axxiom Soluções Tecnológicas S.A, Axxiom Soluções Tecnológicas S.A.
Rua dos Inconfidentes
Funcionários
30140120 - Belo Horizonte, MG - Brasil - Caixa-postal: 30140120
Telefone: (31) 32804900


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2011
Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Título: Otimização de Incremento da Capacidade das Redes de Distribuição Através da Alocação de Reguladores de Tensão e Recondutoramento,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Petr Iakovlevitch Ekel.
Bolsista do(a): Fundação de Desenvolvimento da Pequisa, FUNDEP, Brasil.
2002 - 2007
Graduação em Engenharia Eletrica.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Título: edução de Perdas de Energia em Sistemas de Distribuição Através da Otimização da Topologia da Rede..
Orientador: Petr Iakovlevitch Ekel.




Atuação Profissional



Axxiom Soluções Tecnológicas S.A, AXXIOM, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Gerente de Projetos, Carga horária: 40



Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Desenvolvimento de Metodologia para Definir Valores de Fator de Carga e Fator de Demanda em Unidade Consumidora
Descrição: A questão é obter FC e FD em unidades consumidoras que não seja da forma tradicional como as concessionárias vêm fazendo há várias décadas: medição em campo e tratamento estatístico dos dados. Essa forma tradicional faz com que os dados fiquem estáticos até que nova medição e novo tratamento estatístico dos dados sejam feitos. Então, propõe-se uma metodologia para a obtenção desses fatores, de forma a caracterizar as unidades consumidoras e que seja capaz de, ao longo do tempo, se "atualizar" baseado em dados de campo e no comportamento do consumidor frente a novas cargas, novas tecnologias, padrão de consumo, tarifa, eficiência energética..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Lucas Barros Honorio Silva - Integrante / Solon Assis Soares - Integrante / Gilberto Vinicius Paulino NUnes - Integrante / Geraldo Wilson de Souza Gusmao - Coordenador.
2013 - Atual
Desenvolvimento de Modelos, Métodos E Sistema Computacional para Otimização de Controle de Tensão e Potência Reativa em Tempo Real em Sistemas de Distribuição
Descrição: A agregação da inteligência no gerenciamento dos sistemas de distribuição é realizada a partir de um conjunto de funcionalidades denominado DMS (Distribution Management Systems). Dentre estas funcionalidades, o Volt/VAR é identificado como uma das funções mais importantes e ainda pouco explorado. Um aspecto que favorece a implementação deste controle é o fato que os sistemas de distribuição já estão equipados com dispositivos, destacando-se os transformadores com tapes de comutação sob carga nas subestações (OLTC), reguladores de tensão e capacitores.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Lucas Barros Honorio Silva - Coordenador / Petr Iakovlevitch Ekel - Integrante / Ramon Lacerda Marques - Integrante.
2012 - Atual
Planejamento e Operação da Reconfiguração de Sistemas de Distribuição
Descrição: O projeto é uma oportunidade de atendimento às necessidades do setor elétrico e possibilitará melhorar a qualidade da energia fornecida pela concessionária, reduzir a incidência e duração de perturbações que impliquem no não atendimento de consumidores além de otimizar a alocação de recursos voltados a expansão e melhoria da eficiência do sistema..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Lucas Barros Honorio Silva - Coordenador / Ramon Lacerda Marques - Integrante / Eduardo Gontijo Carrano - Integrante / Ricardo Hiroshi Caldeira Takahashi - Integrante.
2012 - Atual
Conceituação e Desenvolvimento de Sistema Computacional para o cálculo e previsão de perdas técnicas e não técnicas e globais por regionais, transformadores de força e alimentadores primários
Descrição: As perdas estão relacionadas fortemente com o retorno do investimento das empresas, principalmente as distribuidoras. As perdas não técnicas no Sistema de Distribuição de Energia Elétrica são um dos principais problemas enfrentados pelas concessionárias, principalmente em países em desenvolvimento ou emergentes, como o Brasil, por exemplo. Os prejuízos financeiros causados pelas perdas não técnicas chegam a montantes exorbitantes. O problema de fraudes em medição e roubo de energia (ou perdas não técnicas) em geral afeta concessionárias acarretando perdas financeiras..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Lucas Barros Honorio Silva - Integrante / Geraldo Wilson de Souza Gusmão - Coordenador / Solon Assis Soares - Integrante.
2010 - 2013
Desenvolvimento de Sistema Computacional para Análise Sistemática de Geração Distribuída
Descrição: O projeto é uma oportunidade de atendimento às necessidades do setor elétrico e possibilitará verificar-se a avaliação da geração distribuída, que requer uma investigação bastante detalhada baseada em simulações utilizando diferentes programas computacionais e em conhecimento e modelagem de diferentes tecnologias emergentes. Tais simulações requerem ainda a análise de especialistas de diversas áreas, os quais devem tratar com uma grande quantidade de resultados de simulações. Tendo essas dificuldades como base, é extremamente desejável o desenvolvimento de metodologias que permitam analisar de forma integrada e sistemática os impactos técnico-econômicos causados pela instalação e operação de geradores em redes de distribuição. Ressalta-se que atualmente não existe no mercado programa computacional com capacidade de representar as principais tecnologias de geração distribuída considerando diferentes análises (estática, dinâmica frente a pequenas perturbações, dinâmica frente a grandes perturbações, etc.) e, sobretudo, que permita que os resultados de diversas simulações considerando diferentes aspectos técnicos sejam analisados de forma integrada e sistemática. É neste contexto que se insere este projeto de pesquisa e desenvolvimento..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Lucas Barros Honorio Silva - Coordenador / Madson Cortes de Almeida - Integrante / Walmir de Freitas Filho - Integrante / Ramon Lacerda Marques - Integrante / Luiz Carlos Pereira da Silva - Integrante.
2010 - 2013
Sistema Computacional para Modelagem Generalizada de Carga em Sistemas de Distribuição de Energia Elétrica
Descrição: Desenvolver sistema computacional inovador para a construção de modelos generalizados de carga supridas por redes de distribuição de média tensão e baixa tensão levando em conta dados e medições, tanto da área operativa quanto da área comercial, bem como contemple uma estrutura que incorpore diferentes categorias e segmentos, tais como nível de tensão, classe, grupo, tipo, faixa de consumo, localização, período de tempo e características estáticas e dinâmicas (motores de indução, fornos) da carga em função da tensão e freqüência. Desenvolver metodologia computacional para realizar a agregação de cargas de consumidores individuais, obtendo cargas equivalentes que representem adequadamente o conjunto de cargas, seja para redução de ramais para troncos, de rede secundária para primária, agregação de curvas de carga ou agregação de motores de indução instalados em consumidores industriais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Lucas Barros Honorio Silva - Coordenador / Walmir de Freitas Filho - Integrante / Ramon Lacerda Marques - Integrante / Luiz Carlos Pereira da Silva - Integrante.
2010 - 2013
Desenvolvimento de Sistema Inteligente para Localização de Defeitos em Redes de Distribuição da CEMIG
Descrição: Desenvolver um sistema computacional inovador para a classificação e localização de defeitos em alimentadores aéreos de distribuição, enfocando, principalmente, redes rurais longas e com reduzido grau de automação e monitoramento. Deve-se salientar que os resultados do projeto P&D número 173 - Sistema de localização de faltas para redes e linhas de distribuição - serão utilizados como ponto de partida desse novo projeto, bem como a insfraestrutura e conhecimentos obtidos no referido projeto realizado em parceria entre a CEMIG e a UFMG. Essa integração entre os dois projetos visa dar continuidade aos trabalhos já desenvolvidos pela concessionária em projetos anteriores e aproveitar o conhecimento e investimentos realizados em ciclos passados..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Lucas Barros Honorio Silva - Integrante / Geraldo Wilson de Souza Gusmao - Coordenador / Madson Cortes de Almeida - Integrante / Walmir de Freitas Filho - Integrante.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
JESUS, L. L. R. H. ; SILVA, L. B. H. ; SOARES, G. L. ; MARTINS, C. A. P. S. . Alocação de Capacitores em Redes Extensas de Distribuição de Energia Elétrica. In: Anais do XX Congresso Brasileiro de Automática, 2014, Belo Horizonte. Anais do XX Congresso Brasileiro de Automática, 2014.

2.
BERREDO, R. C. ; SILVA, L. B. H. ; EKEL, P. I. ; JUNGES, M. F. D ; PEREIRA JUNIOR, J. G. . Otimização Multicritério de Redes em Sistemas de Distribuição. In: XVII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica, 2006, Belo Horizonte, MG. Anais do XVII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica. Rio de Janeiro, RJ: ABRADEE, 2006. p. 1-10.

Apresentações de Trabalho
1.
PEREIRA, E. C. ; SILVA, L. B. H. . Integração de Sistemas Corporativos adequada às Redes Inteligentes (smart grids). 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VII CIERTEC - Novas Práticas e Tecnologias para um Futuro Sustentável do Setor de Energia Elétrica: Qualidade de Energia e Gestão Comercial. 2011. (Seminário).

2.
XVII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica.Otimização multicritério de redes em sistemas de distribuição. 2006. (Seminário).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/02/2019 às 3:22:53