Ana Lucia Lennert da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8719262450665292
  • Última atualização do currículo em 11/02/2013


Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (2009). Bacharel e licenciada em Ciências Sociais pela Unicamp (2004). Professora do Ensino Básico do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ) (em licença). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Educação e Sociologia do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de Sociologia, trabalho e formação docente. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ana Lucia Lennert da Silva
Nome em citações bibliográficas
LENNERT, Ana Lucia


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2009
Mestrado em Educação.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Professores de Sociologia: relações e condições de trabalho,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Aparecida Neri de Souza.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: relações de trabalho; condições de trabalho; professores de Sociologia; trajetórias profissionais.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
2000 - 2004
Graduação em Licenciatura Em Ciências Sociais.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2000 - 2004
Graduação em Bacharelado Em Sociologia.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2000 - 2003
Graduação em Bacharelado Em Ciência Política.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.


Formação Complementar


2008 - 2008
Programa de Estágio Docente.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2007 - 2007
Intercâmbio de Pós-Graduação.
FACULTAD LATINOAMERICANA DE CIENCIAS SOCIALES (Sede Argentina).
2004 - 2004
Intercâmbio de Graduação.
Universidad Nacional Del Litoral.


Atuação Profissional



Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Básico, Regime: Dedicação exclusiva.


Secretaria Estadual da Educação de São Paulo (SP).
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Sociologia no ensino médio, Carga horária: 12


Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Bolsista de Capacitação técnica nível III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Vinculada ao Projeto Temático - Trabalho e Formação no campo da cultura: professores, músicos e bailarinos

Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
Outras informações
Estagiária do Curso de Pedagogia - Programa Especial para Formação de Professores em Exercício da Faculdade de Educação da Unicamp

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 40
Outras informações
Estagiária da Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Unicamp

Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 40
Outras informações
Estagiária do Curso de Pedagogia - Programa Especial para Formação de Professores em Exercício da Faculdade de Educação da Unicamp



Projetos de pesquisa


2006 - 2009
Professores de Sociologia: relações e condições de trabalho

Descrição: O objetivo desta pesquisa é analisar as relações e as condições de trabalho de professores formados em cursos de licenciatura em Ciências Sociais. Para tanto, analisamos as trajetórias profissionais e de formação de professores que se encontravam, em 2008, ministrando aulas em escolas públicas estaduais, de ensino médio, na cidade de Campinas (São Paulo). Inicialmente, buscamos apreender como a Sociologia, enquanto disciplina a ser ensinada em escolas de nível médio, tem se constituído historicamente para, a partir daí, estabelecer relações entre a trajetória da disciplina, o mercado e as relações de trabalho docente. Em seguida, foi entrevistada uma amostra representativa de professores efetivos, temporários e eventuais que concluíram cursos de licenciatura em Ciências Sociais indagando sobre sua inserção no mercado de trabalho no campo do ensino; as condições nas quais realizavam o trabalho docente; em que disciplinas trabalhavam na ausência da Sociologia no currículo escolar; como e quais trajetórias profissionais foram construídas; quais as representações que estes professores construíam sobre o trabalho de ensinar Sociologia para jovens de diferentes segmentos sociais. A pesquisa insere-se no aporte teórico-metodológico da Sociologia do Trabalho e da Educação, em que a análise dos processos sociais é construída a partir dos conceitos de interdependência e configurações sociais, assim como as trajetórias (profissionais e ou de formação profissional) são compreendidas como marcas sociais do elenco de disposições (pensamento e ação) adquiridas ao longo do processo de formação destes professores. Palavras-chave: relações de trabalho, condições de trabalho, professores de Sociologia, trajetórias profissionais .
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 10
2004 - 2004
Pesquisa sobre Corrupção

Descrição: Objetivou colher dados sobre o que os alunos de graduação da Unicamp pensam e sabem sobre o tema corrupção. Foi aplicado um questionário, em todas as unidades da Universidade, elaborado pelos alunos participantes do projeto. .
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Ana Lucia Lennert da Silva - Integrante / Bruno Wilhelm Speck - Coordenador / Heraldo Bello da Silva Junior - Integrante / Robert Bonifácio da Silva - Integrante.

Número de produções C, T & A: 2
2003 - 2007
Projeto Temático - Trabalho e Formação no campo da cultura: professores, músicos e bailarinos

Descrição: O objetivo geral deste projeto é analisar as mudanças nas formas de regulação e racionalização do trabalho em Artes e Espetáculos (músicos e bailarinos) e em Educação (professores). Trata-se de um conjunto de profissões selecionadas no campo da cultura, com o intuito de melhor compreender as mudanças em curso no mercado de trabalho, nas últimas décadas, as quais expressam relativa subordinação às leis de uma economia que pretende maior eficácia e competitividade. Para tanto, metodologicamente, privilegiará a análise comparativa internacional entre políticas públicas, mercado e organização do trabalho, observados tanto no Brasil como na França. Objetiva-se evidenciar similitudes nas características comuns e as singularidades observadas, em países com trajetórias históricas diferenciadas, informando aspectos universais do fenômeno social, como o apelo generalizado à educação e à formação profissional para realizar e levar a bom termo estas mudanças. As relações sociais de sexo serão analisadas com o objetivo de compreender separações e hierarquias, ampliando a análise sobre a formação, mercado e relações de trabalho..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (5) .

Integrantes: Ana Lucia Lennert da Silva - Integrante / Aparecida Neri de Souza - Integrante / Cármen Lúcia Rodrigues Arruda - Integrante / Cristiane Batista de Andrade - Integrante / Dilma Fabri Marão Pichoneri - Integrante / Katiuska Scuciato de Riz - Integrante / Liliana Rolfsen Petrilli Segnini - Coordenador / Maria Aparecida Alves - Integrante / Michelle Felippe Barthazar - Integrante / Maria Lúcia Büher Machado - Integrante / Juliana Castro dos Santos Gonçalves - Integrante / Andrea Souza Marzochi - Integrante / Susana Doro Rizatto - Integrante / Driely Gomes - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 6


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LENNERT, Ana Lucia2011 LENNERT, Ana Lucia . Condições de trabalho do professor de Sociologia. Cadernos CEDES (Impresso), v. 31, p. 383-403, 2011.

2.
LENNERT, Ana Lucia2011LENNERT, Ana Lucia ; LIMA, Letícia B. . As obras de M. C. Escher na aula de Sociologia. Perspectiva Sociológica - Colégio Pedro II, v. -, p. -, 2011.

3.
LENNERT, Ana Lucia2010LENNERT, Ana Lucia . Relato de experiência: a pesquisa com professores de Sociologia. Cadernos da pedagogia (UFSCar. Online), v. 3, p. 111-122, 2010.

Capítulos de livros publicados
1.
LENNERT, Ana Lucia . Algumas reflexões acerca da formação de professores de Sociologia a partir de dados estatísticos e trajetórias pessoais. In: HANDFAS, Anita; MAÇAIRA, Julia Polessa. (Org.). Dilemas e perspectivas da sociologia na educação básica. 1ed.Rio de Janeiro: Ed. e-papers, 2012, v. 1, p. 1-.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LENNERT, Ana Lucia . Algumas reflexões acerca da formação de professores de sociologia a partir de dados estatísticos e depoimentos orais. In: II Encontro Estadual de Ensino de Sociologia, 2010, Rio de Janeiro. 2o. Ensoc - A Sociologia na Educação Básica: dilemas e perspectivas. Rio de Janeiro, 2010.

2.
LENNERT, Ana Lucia . Condições de trabalho docente: O caso dos professores de Sociologia de Campinas (SP). In: VII Seminário da Rede de Estudos sobre Trabalho Docente (RedEstrado) Novas Regulações na América Latina, 2008, Buenos Aires. VII Seminário da Rede de Estudos sobre Trabalho Docente (RedEstrado) Novas Regulações na América Latina, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LENNERT, Ana Lucia . Trabalho e formação de professores de sociologia em Campinas - SP. In: 35o. Encontro Nacional de Estudos Rurais e Urbanos, 2008, São Paulo. Resumos do 35o. Encontro Nacional de Estudos Rurais e Urbanos. São Paulo: Humanitas CERU, 2008.

2.
LENNERT, Ana Lucia . Trabalho e Formação de Professores de Sociologia em Campinas. In: VII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2007, Vitória. VII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - Desafios da Educação Básica: a pesquisa em educação. Vitória, 2007. v. 1. p. 448-448.

Apresentações de Trabalho
1.
LENNERT, Ana Lucia ; LIMA, Letícia B. . Oficina Pedagógica O olhar sociológico e as obras de M. C. Escher. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
LENNERT, Ana Lucia . As Condições de Trabalho do Professor de Sociologia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
LENNERT, Ana Lucia . O professor e o ensino de Sociologia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
LENNERT, Ana Lucia . Trabalho e Formação de Professores de Sociologia em Campinas, SP. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
LENNERT, Ana Lucia . Mercado e condicões de trabalho de professores de Sociologia. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
LENNERT, Ana Lucia . Trabalho e Formação de Professores de Sociologia em Campinas, SP. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
LENNERT, Ana Lucia . Trabalho e Formação de Professores de Sociologia em Campinas, SP. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
LENNERT, Ana Lucia ; SPECK, Bruno Wilhelm ; SILVA JUNIOR, Heraldo Bello da ; SILVA, R. B. . Jornal da Unicamp, de 24 de novembro a 05 de dezembro de 2004, como parte da matéria A Democracia brasileira vai bem, obrigado. Campinas: Unicamp, 2004 (Publicação dos Resultados da Pesquisa).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
LENNERT, Ana Lucia . Corretora da prova de Geografia do Vestibular Nacional da Unicamp. 2010.

2.
LENNERT, Ana Lucia . Corretora da prova de Geografia do Vestibular Nacional da Unicamp. 2009.

3.
LENNERT, Ana Lucia . Leitora de Memorial de Conclusão de Curso - Turma Ingressante 2005. 2008.

4.
LENNERT, Ana Lucia . Leitora de Memorial de Conclusão de Curso - Turma Ingressante 2004. 2007.

5.
LENNERT, Ana Lucia ; CAPPELLI, K. V. ; SILVA, R. B. . Codificação Doadores Eleições 2004 - Brasil. 2005.


Demais tipos de produção técnica
1.
LENNERT, Ana Lucia . II Relatório de Mestrado, nível MS-1, período set/2007 a fev/2008. 2008. (Relatório de pesquisa).

2.
LENNERT, Ana Lucia . III Relatório de Mestrado, nível MS-1, período mar/2007 a abril/2008. 2008. (Relatório de pesquisa).

3.
LENNERT, Ana Lucia . Relatório Bolsa Técnica. 2007. (Relatório de pesquisa).

4.
LENNERT, Ana Lucia . I Relatório de Mestrado, nível MS-1, período março/2007 a agosto/2007. 2007. (Relatório de pesquisa).

5.
LENNERT, Ana Lucia . Informe individual de fin de misión de estudios - FLACSO - Facultad Latino Americana de Ciencias Sociales, sede Buenos Aires, Argentina. 2007. (Relatório de pesquisa).

6.
SPECK, Bruno Wilhelm ; LENNERT, Ana Lucia ; SILVA JUNIOR, Heraldo Bello da ; ARAÚJO, Robert Bonifácio . Pesquisa sobre Corrupção. 2004. (Relatório de pesquisa).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Fazendo etnografia na escola. 2010. (Oficina).

2.
II Encontro Estadual de Ensino de Sociologia.Algumas reflexões acerca da formação de professores de sociologia a partir de dados estatísticos e depoimentos orais. 2010. (Encontro).

3.
Segunda Conferência dos Trabalhadores em Educação da Regional I do Sepe/RJ. 2010. (Outra).

4.
IV Seminário da Faculdade de Educação sobre Formação de Professores.O professor e o ensino de Sociologia. 2009. (Seminário).

5.
I Encontro de Professores de Sociologia de Campinas e Região.Condições de trabalho do professor de Sociologia. 2009. (Encontro).

6.
Relações de gênero e co-existência entre homens e mulheres no trabalho: a construção social de um processo. 2009. (Outra).

7.
Ciências Sociais e Ensino Médio: uma questão política. 2008. (Seminário).

8.
O sentido social da modernização do trabalho - Brasil e França - singularidades e similitudes. 2008. (Seminário).

9.
A Sociologia no ensino médio: vivências e propostas.Mercado e condições de trabalho de professores de Sociologia. 2008. (Seminário).

10.
35o. Encontro Nacional de Estudos Rurais e Urbanos.Trabalho e formação de professores de sociologia em Campinas - SP. 2008. (Encontro).

11.
1o. Seminário Nacional sobre Ensino de Sociologia no Nível Médio. 2007. (Seminário).

12.
Mercado de Trabalho e Gênero: Comparações Brasil-França. 2007. (Seminário).

13.
Transformações do trabalho: mobilização explícita das subjetividades pelos gestores e seus efeitos sobre a cidadania. 2007. (Seminário).

14.
A evolução do valor do trabalho. 2007. (Seminário).

15.
Culturas Escolares: Entre tensiones y Exploraciones Cotidianas. 2007. (Seminário).

16.
Diversidade cultural, desigualdad social y estrategias de política educativa. 2007. (Seminário).

17.
VII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.Trabalho e Formação de professores de Sociologia em Campinas. 2007. (Encontro).

18.
1o. Encontro Nacional sobre Ensino de Sociologia e Filosofia. 2007. (Encontro).

19.
Trabalho docente e artístico: Força e fragilidade das profissões. 2006. (Seminário).

20.
Trabalho e Formação em Arte: da construção de um projeto temático aos desafios de um campo de pesquisa. 2006. (Seminário).

21.
Relatos Orais: reflexões e pesquisa. 2006. (Seminário).

22.
V Seminário de Teses e Dissertações em Andamento - A pesquisa em educação: produção de conhecimento e compromisso social?.Trabalho e Formação de Professores de Sociologia em Campinas. 2006. (Seminário).

23.
Qual o sentido social da modernização do trabalho? Produção do conhecimento em sociologia do trabalho na França nos anos 50-60: um passado ainda presente. 2006. (Seminário).

24.
Oficina Pedagógica de Sociologia - Ano VIII. 2006. (Oficina).

25.
30o. Encontro ANPOCS. 2006. (Encontro).

26.
A Falência do Ensino Médio no Brasil?. 2006. (Outra).

27.
Trabalho e Educação no Brasil Contemporâneo. 2006. (Outra).

28.
Paradoxos da Mundialização. 2006. (Outra).

29.
Desemprego e precarização do trabalho: análise comparativa internacional na perspectiva das relações de gênero. 2006. (Outra).

30.
XI Congresso Brasileiro de Sociologia. 2003. (Congresso).

31.
III Encontro Nacional de Estudantes de Ciência Política - III ENEPOL. 2002. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Zan, Dirce Djanira Pacheco ; SILVA, M. A. ; Silva, Raquel Honorato ; LENNERT, Ana Lucia . I Encontro de Professores de Sociologia de Campinas e Região. 2009. (Outro).

2.
SEGNINI, L. R. P. ; SOUZA, A. N. ; LENNERT, Ana Lucia ; RIZ, K. S. ; ALVES, M. A. ; ANDRADE, C. B. ; ARRUDA, C. L. R. ; BARTHAZAR, M. F. ; GUERREIRO, J. A. ; PICHONERI, D. F. M. . Trabalho docente e artístico: força e fragilidade das profissões. 2006. (Outro).

3.
SEGNINI, L. R. P. ; SOUZA, A. N. ; LENNERT, Ana Lucia ; RIZ, K. S. ; ALVES, M. A. ; ANDRADE, C. B. ; ARRUDA, C. L. R. ; BARTHAZAR, M. F. ; GUERREIRO, J. A. ; PICHONERI, D. F. M. . Qual é o sentido social da modernização do trabalho?. 2006. (Outro).

4.
LENNERT, Ana Lucia . II Encontro Nacional de Estudantes de Ciência Política - II ENEPOL. 2001. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/04/2014 às 6:45:14