Merie Bitar Moukachar

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3810058471390397
  • Última atualização do currículo em 26/08/2018


Doutorado em Educação na Faculdade de Educação da UFMG (2013) e Pós-Doutorado, com projeto aprovado pela Fapemig e vinculado ao curso de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais (2014-2015). Mestrado em Psicologia Social na UFMG (1996) e graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1980) com título de especialista em Psicologia Escolar pelo CRP/MG. Atualmente é professora com cargo efetivo na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), no Centro Universitário Una e na Faculdade Una de Contagem. Tem experiência em docência nas disciplinas Psicologia da Aprendizagem, Psicologia Escolar e Estágios em Psicologia Escolar Clínica/Institucional no curso de Psicologia, alem da disciplina de Psicologia da Educação no curso de Pedagogia e em Licenciaturas. É professora também em cursos de Pos-graduação de Neurociências em Educação e Psicopedagogia Institucional e Clínica.Tem experiência em gestão especificamente na coordenação de cursos e coordenação de clínica escola.Trabalha na área de Psicologia Escolar e Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia Escolar clínica e institucional, brincar, representação de infância, lúdico, jogos e brincadeiras, aprendizagem e dificuldades escolares, formação docente (formação inicial e continuada), docência em Psicologia, Licenciatura em Psicologia e História da Psicologia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Merie Bitar Moukachar
Nome em citações bibliográficas
MOUKACHAR, M. B.;MOUKACHAR, Merie Bitar

Endereço


Endereço Profissional
Merie Bitar Moukachar Instituto de Psicologia Educacional e Social, Consultório Particular.
Rua Resedá, 299
Santa Efigênia
30240410 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 99783213


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2013
Doutorado em Educação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Psicologia da Educação nas Licenciaturas: Considerações sobre uma didática clínica, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Prof. Dr. Sergio Dias Cirino.
Palavras-chave: Psicologia da Educação; licenciaturas; didática clínica; formação docente.
Grande área: Ciências Humanas
1993 - 1996
Mestrado em Psicologia Social.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Crianças, Aprendizes, Cidadãs. Representações de Infância em Jogos, Brinquedos e Brincadeiras (1935-1985),Ano de Obtenção: 1996.
Orientador: Prof. Maria Lúcia M. Afonso.
Palavras-chave: infância, jogos, brinquedos, brincadeira.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.
2001 - 2001
Especialização em Psicologia Escolar/Educacional.
Conselho Federal de Psicologia, CFP, Brasil.
Título: Titulo profissional de Especialista em Psicologia Escolar/ Educacional.
Orientador: Conselho Regional de Psicologia - 4ª região.
1976 - 1980
Graduação em Psicologia.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.


Pós-doutorado


2014
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Formação Complementar


2018 - 2018
Trilha do Planejamento Reverso - Programa de Capacitação Docente. (Carga horária: 20h).
Centro Universitário UNA, UNA, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Neurociências e Educação. (Carga horária: 28h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2013 - 2013
Mini-curso XI CONPE. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2010 - 2010
Piaget e a Educação Infantil.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2009 - 2010
Aperfeiçoamento em Gestão Educacional. (Carga horária: 180h).
Centro Universitário Newton Paiva, CNP, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Elaboração de Projetos Sociais no Contexto da Exte. (Carga horária: 16h).
Centro Universitário Newton Paiva, CNP, Brasil.
1999 - 1999
Psicologia.
Centro Universitário Newton Paiva, CNP, Brasil.
1999 - 1999
Abordagem em análise e intervenção institucional d. (Carga horária: 12h).
Centro Universitário Newton Paiva, CNP, Brasil.
1999 - 1999
Curso básico de avaliação.
CESGRANRIO, CESGRANRIO, Brasil.
1998 - 1998
Extensão universitária em Fundamentos Epistemológicos e Éticos em Psicologia. (Carga horária: 45h).
Centro Universitário Newton Paiva, CNP, Brasil.
1998 - 1998
Fundamentos Epistemológicos e Éticos em Psicologia.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
1998 - 1998
Oficina de Contos - Sara Ensina a Contar Histórias. (Carga horária: 3h).
Projeto Diálogos Culturais, PROJETO, Brasil.
1997 - 1997
Formação e Reciclagem de Brinquedistas. (Carga horária: 28h).
Centro de Pesquisas e Desenvolvimento de Potencialidades Humanas, CLUBE DOS GNOMOS, Brasil.
1995 - 1995
?Construção da Identidade de Gênero?.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
1986 - 1989
Extensão universitária em Curso de Língua Inglesa - Nível Avançado.
UNIVERSITAS INGLÊS-FRANCÊS, UNIVERSITAS, Brasil.
1984 - 1986
Formação em Terapia Psicomotora. (Carga horária: 180h).
Consultório particular, CP, Brasil.
1979 - 1979
O relacionamento de Ajuda no atendimento clinico. (Carga horária: 40h).
Consultório particular, CP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Estatutária, Carga horária: 40

Atividades

11/2017 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação
Orientação de Monografia

Centro Universitário UNA, UNA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-graduação, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora graduação, Carga horária: 22
Outras informações
Professora dos cursos de Psicologia e Pedagogia

Atividades

10/2016 - Atual
Ensino, Neurociências Aplicada à Educação, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Praticas Organizacionais e práticas pedagógicas
02/2016 - Atual
Direção e administração, Centro Universitário UNA, .

Cargo ou função
Membro eleito do Colegiado do Curso de Psicologia.
02/2016 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Aprendizagem: do behaviorismo ao cognitivismo
08/2015 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Problemas de Aprendizagem: diagnostico e tratamento
Trabalho Interdisciplinar Dirigido II
02/2015 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia e Educação
10/2017 - 12/2017
Ensino, Neurociências Aplicada à Educação, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Praticas organizacionais e praticas pedagogicas
2/2017 - 7/2017
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teorias Psicológicas - Gestalt
08/2016 - 12/2016
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Orientação TCC1
02/2015 - 07/2015
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Aprendizagem: do behaviorismo ao cognitivismo

Faculdade UNA de Contagem, UNA- CONTAGEM, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Graduação e Pós graduação, Carga horária: 6

Atividades

08/2016 - Atual
Ensino, Pos graduação: Neurociência aplicada a Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Praticas Organizacionais e Práticas Pedagogicas
08/2016 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Problemas de Aprendizagem: diagnóstico e tratamento
Psicologia da Aprendizagem

UniBH, UNIBH, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora Especialização
Outras informações
Curso de Pós-graduação Lato sensu: Psicopedagogia Institucional e Clínica. Disciplina: Ludicidade e Práticas Psicopedagógicas, ministrada em outubro, novembro e dezembro de 2013 (2 turmas de 20 horas/aula cada)


Centro Universitário UNI BH, UNI BH, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professor de Pos graduação, Enquadramento Funcional: Professor de Pos graduação, Carga horária: 2


Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas/UFMG, FAFICH/UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pós-doutoranda (bolsista pela FAPEMIG), Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2014 - 12/2014
Ensino, Psicologia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos especiais: Subjetividade, formação docente e psicologia: desafios da prática
03/2014 - 07/2014
Outras atividades técnico-científicas , Curso de Psicologia, Curso de Psicologia.

Atividade realizada
Elaboração da nova proposta curricular do Projeto Pedagógico Complementar de Licenciatura em Psicologia / Diretrizes Curriculares Nacionais de Março 2011.

Faculdade de Educação/Universidade Federal de Minas Gerais, FAE/UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pos doutoranda (bolsista pela FAPEMIG), Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Especialização
Outras informações
Ministrou disciplina: Infâncias e crianças na cultura contemporânea e nas políticas de Educação Infantil: diretrizes nacionais e contextos municipais - Parte I (Culturas e Políticas) no Curso de Especialização em Docência Infantil - DOCEI. Carga horária: 08 h/a. Ministrou disciplina ACPP (Orientação de TCC - 5 alunas)

Atividades

3/2009 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pos graduação em Educação FaE/UFMG, .

02/2014 - 07/2014
Ensino, Licenciatura em Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino de Psicologia
03/2014 - 06/2014
Ensino, Pós-Graduação em Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Seminários de Pesquisa (2 aulas ministradas como professora convidada)
03/2014 - 03/2014
Outras atividades técnico-científicas , Programa de Pos graduação em Educação FaE/UFMG, Programa de Pos graduação em Educação FaE/UFMG.

Atividade realizada
Apresentação da Tese em Seminário na disciplina: Tendências do pensamento educacional: Psicologia.
12/2012 - 12/2013
Ensino, Especialização em Docência Infantil, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
ACPP - Análise Crítica da Prática Pedagógica (Orientação TCC)
Infâncias e Crianças na Cultura Contemporânea e nas Políticas de Educação Infantil: Diretrizes Nacionais e Contextos Municipais - Parte I (Culturas e Políticas)

Centro Universitário Newton Paiva, CNP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 40
Outras informações
Professora de Regime Integral. Atuação em sala de aula nas disciplinas de Psicologia Escolar e Estágios em Psicologia Escolar Clínica/Institucional

Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Membro do Núcleo Docente Estruturante - NDE

Vínculo institucional

2004 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora da Clínica Escola de Psicologia, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2004 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora graduação, Carga horária: 40
Outras informações
Além da Coordenação da Clinica de Psicologia, Professora das disciplinas: Psicologia Escolar e Estágios em Psicologia Escolar (Estágios II e IV)

Vínculo institucional

1998 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Membro do Colegiado do Curso

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora e Coordenadora da pesquisa
Outras informações
Participação no Programa de Iniciação Científica. Coordenadora de pesquisa em grupo (professores e alunos). EM BUSCA DA PALAVRA BEM DITA E BEM ESCRITA: UM ESTUDO PARA ATUAÇÕES ESTRATÉGICAS MULTIPROFISSIONAIS EM CASOS DE DISLEXIA E DISORTOGRAFIA.

Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora e Coordenadora da pesquisa
Outras informações
Participação no Programa de Iniciação Científica do Centro Universitário Newton Paiva como Coordenadora da Pesquisa ?Reinventando as Relações de Ensino: os jovens e o saber no espaço de ensino superior?. Período: agosto de 2003 a julho de 2004

Vínculo institucional

1998 - 2004
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora de Curso de Psicologia, Carga horária: 30
Outras informações
Coordenadora do Curso de Psicologia/Turno Noite do Centro Universitário Newton Paiva. Período: agosto de 1998 até janeiro de 2004

Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Convidada, Carga horária: 30
Outras informações
Professora no curso de Especialização em Educação: Gestão Teórico-Prática do Centro Universitário Newton Paiva. Disciplina: Dinâmica Psicossocial da Educação, Ministrada em conjunto com a Professora Elizabeth B. C. da Silva. Carga Horária: 30 horas. Período: Junho de 1998. Contagem - MG

Vínculo institucional

1995 - 1998
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas Ministradas: Psicologia Escolar, Estágios Supervisionados em Psicologia Escolar, Estágios Supervisionados em Psicologia Educacional Clínica, Psicologia da Aprendizagem I

Atividades

7/2012 - 6/2013
Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Psicologia, Departamento de Psicologia.

Atividade realizada
Elaboração do Projeto Pedagógico Complementar de Licenciatura junto à Coordenação do curso de acordo com as DCNs 3/2011, previsto como oferta obrigatória pelos cursos no 2º sem.2013. Aprovado pela Reitoria e implantado no Centro Universitário Newton Paiva.
01/2010 - 06/2013
Direção e administração, Departamento de Psicologia, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Psicologia.
01/2004 - 06/2013
Direção e administração, Departamento de Psicologia, .

Cargo ou função
Coordenadora da Clínica de Psicologia e dos Estágios do Curso - Professora Supervisora de estagiários extra curriculares (bolsistas) contratados pela instituição para a Clinica de Psicologia em atividades de "Acolhimento" de clientes e "Grupos de Espera".
08/1995 - 06/2013
Ensino, PSICOLOGIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia Escolar e Problemas de Aprendizagem, Estágio Supervisionado em Psicologia Escolar, Psicologia da Aprendizagem I, Psicologia da Educação VII, Estágio Supervisionado em Psicologia Educacional
08/2003 - 07/2004
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Psicologia, .

08/1998 - 01/2004
Direção e administração, Departamento de Psicologia, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso de Psicologia.
06/1998 - 06/1998
Ensino, educação, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Gestão Teórico-Prática

Instituto de Psicologia Educacional e Social, IPÊS, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Diretora, Enquadramento Funcional: Diretora


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

1980 - 1981
Vínculo: monitora, Enquadramento Funcional: Selecionada
Outras informações
Monitora da Creche da Escola de Arquitetura da UFMG. Descrição das atividades: recreação e acompanhamento pedagógico às turmas de crianças de 02 a 04 anos de idade. Período: fevereiro de 1980 a dezembro de 1981. Belo Horizonte - MG

Atividades

02/1980 - 12/1981
Estágios , Creche da Escola de Arquitetura da UFMG, .

Estágio realizado
Monitora.

Consultório particular, CP, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - Atual
Vínculo: Psicóloga clínica/educacional, Enquadramento Funcional: Particular

Atividades

1998 - Atual
Direção e administração, Consultório Particular, .

Cargo ou função
Psicóloga Clínica e Educacional.

Associação Movimento de Educação Popular Integral Paulo Englert, AMEPPE, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1996
Vínculo: professora, Enquadramento Funcional: celetista
Outras informações
Professora do Projeto Acontecer IV Associação Movimento de Educação Popular Integral Paulo Englert. Curso: A criança de 0 a 6 anos: brincar é preciso! Carga horária: 16 horas. Período: Julho de 1996. Belo Horizonte - MG

Atividades

06/1996 - 06/1996
Ensino,

Disciplinas ministradas
A criança de 0 a 6 anos: brincar é preciso

Núcleo de Atenção Interdisciplinar à Criança e ao adolescente, NAICA, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1995
Vínculo: Professora convidada, Enquadramento Funcional: contratada
Outras informações
Professora convidada do curso ?Uma Visão Interdisciplinar da Criança - Construindo a Cidadania?. Entidade Promotora: NAICA - Núcleo de Atenção Interdisciplinar à Criança e ao Adolescente. Curso ministrado em conjunto com a Prof. Maria Lúcia Afonso: ?A Criança/Adolescente e a Família?. Carga horária: 04 horas. Período: 22 de novembro de 1995. Belo Horizonte - MG

Atividades

11/1995 - 11/1995
Ensino, Atenção a criança e ao adolescente, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Uma Visão Interdisciplinar da Criança - Construindo a Cidadania

UNIVERSITAS INGLÊS - FRANCÊS., UIF, Brasil.
Vínculo institucional

1983 - 1995
Vínculo: Assessora, Enquadramento Funcional: Contratada
Outras informações
Assessora da Coordenação Administrativa. Atendimento em Relações Humanas do UNIVERSITAS INGLÊS - FRANCÊS. Descrição das atividades: assessoria à Coordenação Administrativa dos cursos voltados para crianças e adolescentes; facilitação de diálogo e acordo entre funcionários (conflitos, divisão de tarefas, etc); treinamento pré-admissional e acompanhamento de funcionários para controle de qualidade; realização de atendimentos em grupo como parte de treinamento específico; orientação de alunos com necessidade de acompanhamento psicopedagógico; assessoria às coordenações pedagógicas para programação de lazer associada às atividades de aprendizagem e culturais, inclusive lúdicas, etc. Período: 1983 a 1995. Belo Horizonte - MG.

Atividades

1983 - 1995
Direção e administração, UNIVERSITAS INGLÊS - FRANCÊS, .

Cargo ou função
Assessora da coordenação administrativa.

Instituto de Seleção Profissional, ISEP, Brasil.
Vínculo institucional

1979 - 1980
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Aprovada
Outras informações
Descrição das atividades: Aplicação dos testes Psicodiagnóstico Miocinético, Atenção Difusa, G-36, VIG-Bateria Burocrática, Machover, Pfister e Entrevistas; seleção para motoristas e para agências bancárias; avaliação quantitativa dos testes. Período: agosto de 1979 a janeiro de 1980. Belo Horizonte - MG

Atividades

08/1979 - 01/1980
Estágios , Instituto de Seleção Profissional, .

Estágio realizado
Aplicação de testes.

Escola Maternal ?Casa do Girassol", EMCG, Brasil.
Vínculo institucional

1978 - 1978
Vínculo: Sócio-proprietária, Enquadramento Funcional: Direção e Coordenação
Outras informações
Sócia-proprietária da Escola Maternal ?Casa do Girassol? (em parceria com a Profª Lucia Afonso). Descrição das atividades: gerenciamento de atividades administrativas; orientação de professores; atendimento e acompanhamento individualizado de crianças com problemas específicos; atendimento de pais (entrevistas, orientação educacional, etc.). Período: junho de 1978 a dezembro de 1978. Belo Horizonte - MG

Vínculo institucional

1977 - 1978
Vínculo: Professora Educação Infantil, Enquadramento Funcional: Contratada
Outras informações
Professora da Escola Maternal ?Casa do Girassol?. Descrição das atividades: turmas de 8 alunos de 03 e 04 anos de idade; criação, orientação e desenvolvimento de atividades de arte; realização de estudo e acompanhamento de casos para crianças com problemáticas específicas sob supervisão da psicóloga Maria Lúcia M. Afonso. Período: agosto de 1977 a junho de 1978. Belo Horizonte - MG

Atividades

06/1978 - 12/1978
Direção e administração, Escola Maternal Casa do Girassol, .

Cargo ou função
Gerenciamento, Atendimento individual e aos pais.
08/1977 - 06/1978
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professora de E. I.; Criação, Orientação e Desenvolvimento de Atividades de Arte; Realização de estudo e acompanhamento de casos para crianças com problemáticas específicas

Conservatório Estadual de Música ?Dr. José Zóccoli, CEM, Brasil.
Vínculo institucional

1974 - 1974
Vínculo: Professora substituta, Enquadramento Funcional: Contratada
Outras informações
Professora-substituta do Conservatório Estadual de Música ?Dr. José Zóccoli de Andrade?. Descrição das atividades: aulas práticas de piano e cursos teóricos de música. Período: 1977. Ituiutaba - MG

Atividades

1977 - 1977
Ensino,

Disciplinas ministradas
Aulas práticas de piano e cursos teóricos de música

Jardim de Infância ?Pituchinha?, JIP, Brasil.
Vínculo institucional

1973 - 1974
Vínculo: auxiliar de classe, Enquadramento Funcional: Contratada
Outras informações
Auxiliar de classe no Jardim de Infância ?Pituchinha?. Descrição das atividades: recreação e desenvolvimento de trabalhos de arte; organização de banda musical infantil junto às crianças de toda a escola. Período: 1973 a 1974. Ituiutaba - MG

Atividades

1973 - 1974
Estágios , Jardim de Infância Pituchinha, .

Estágio realizado
Auxiliar de classe.


Linhas de pesquisa


1.
Programa de Iniciação Científica da Newton Paiva

Objetivo: Linha de Pesquisa pertence ao Núcleo de Pesquisas Históricas, Culturais e Educacionais..
Grande área: Ciências Humanas
2.
PSICOLOGIA, PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO

Objetivo: EMENTA: A subjetividade nos vínculos educativos. A Psicanálise aplicada aos problemas da educação. Sucesso, fracasso e inclusão escolar e socioeducativa. Relações entre linguagem, cultura e cognição na sala de aula. Representações sociais nas práticas educativas escolares e não-escolares. História da Psicologia na interface com a Educação..


Projetos de pesquisa


2014 - 2015
Por uma didática clínica na Psicologia da Educação: delimitação de um conceito em busca de uma nova prática para a formação de professores
Descrição: O objetivo dessa pesquisa é desenvolver a metodologia da didática clínica, como instrumento do professor de Psicologia da Educação nas licenciaturas, a partir da influência que a sua formação anterior, em psicologia, exerce sobre as suas práticas, conteúdos e objetivos da disciplina, discussão teórico-prática que foi tecida, em minha tese de doutorado. (Projeto de Pesquisa de Pós-Doutorado)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2013
Psicologia da Educação nas Licenciaturas: Considerações sobre uma didática clínica
Descrição: O objetivo dessa pesquisa é investigar a influência que a formação anterior, em psicologia, dos professores de Psicologia da Educação nas licenciaturas, exerce sobre as suas práticas e sobre os conteúdos e objetivos da disciplina. (Projeto de pesquisa de doutoramento)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2007
Em busca da palavra bem dita e bem escrita: um estudo para atuações estratégicas multiprofissionais em casos de dislexia e disortografia
Descrição: Programa de Iniciação Científica do Centro Universitário Newton Paiva.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Merie Bitar Moukachar - Coordenador / Izabel cristina Silva Reis - Integrante / eliane maria freitas monken - Integrante / Elismar Luciana da Cruz - Integrante / Maria Eugênia da Costa Machado - Integrante / Mariana Silva Lima - Integrante / Janaina Vieira de Carvalho - Integrante / Keyla Fabíola Neves dos Santos - Integrante.
2004 - 2005
Reinventando as relações de Ensino: os jovens e o saber no espaço do Ensino Superior.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Merie Bitar Moukachar - Coordenador / marcelo loures dos santos - Integrante / Clarice Tolentino B. de Oliveira - Integrante / Maria Júlia Andrade Vale - Integrante / Vânia Aparecida Costa - Integrante / Fabio Frazão Messias - Integrante / Fernanda da Costa Diniz - Integrante / Isabela Maria Rodrigues Marques - Integrante / Jamerson Viana Camelo - Integrante / Ramon Coelho de Souza - Integrante.
1993 - 1996
Crianças, Aprendizes, Cidadãs. Representações de Infância em Jogos, Brinquedos e Brincadeiras (1935-1985)
Descrição: O objetivo dessa pesquisa é compreender melhor como se dão as transformações na prática de jogos, brincadeiras e brinquedos usados pelas crianças em diferentes períodos históricos e a representação de infância associada às mudanças nas atividades lúdicas. (Projeto de Pesquisa de Mestrado)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2013 - 2013
NÚCLEO DE APOIO PSICOLÓGICO E EDUCACIONAL À ESCOLA
Descrição: ATIVIDADES DE ATENDIMENTO NA ESCOLA. Projeto que dá continuidade e sistematiza, em um mesmo Núcleo, as ações de vários projetos desenvolvidos de 2001 a 2011 pela professora em estágios supervisionados oferecidos aos alunos do curso de Psicologia do Centro Universitário Newton Paiva. PÚBLICO ATENDIDO: Alunos de uma Escola da rede Municipal de BH, (crianças, adolescentes e adultos). Professores, gestores e funcionários (Escola Municipal Hugo Werneck). OBJETIVOS DO PROJETO: Objetivo Geral: Atender às demandas da escola e preparar os alunos estagiários para uma atuação profissional de qualidade no campo das políticas educacionais e da psicologia educacional. Objetivos específicos: a) introduzir os alunos estagiários neste campo de atuação, capacitando-os com instrumentos teórico-metodológicos que os subsidiem no exercício de atividades básicas e desenvolvendo nestes alunos a concepção crítica e a postura ética na inserção em uma instituição educacional; c) atender às demandas emergentes na escola, tanto na própria escola quanto no encaminhamento daqueles casos que assim o exigirem. Proposta (em andamento) de continuidade do projeto em 2013-02..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (32) .
Integrantes: Merie Bitar Moukachar - Coordenador.


Outros Projetos


2014 - Atual
A Psicologia Educacional e a Psicologia Social - Projeto do Instituto de Psicologia Educacional e Social ? IPÊS
Descrição: Objetivos Gerais: No campo do serviço: Atender às demandas da escola em uma atuação profissional de qualidade no campo das políticas educacionais, da psicologia educacional - institucional e clínica - e da formação docente. No campo da formação: Preparar alunos de Psicologia em formação e psicólogos recém-formados, para uma atuação profissional de qualidade no campo das políticas educacionais e da psicologia educacional..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


2010 - 2013
Periódico: De um curso a um discurso
2004 - 2009
Periódico: De um curso a um discurso


Revisor de periódico


2008 - 2008
Periódico: Psicologia em Revista
2013 - 2013
Periódico: Psicologia em Revista
2013 - Atual
Periódico: Educação em Revista (UFMG. Impresso)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Escolar e Educacional.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação docente.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia de Grupos.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2013
Tese selecionada para o evento ?Vale a Pena Ver de Novo? ? Reapresentações de teses e dissertações de destaque no ano de 2013, Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação/UFMG.
2001
Honra ao Mérito-Homenageada do Corpo Docente (do Curso de Psicologia), Unicentro Newton Paiva.
2000
Honra ao Mérito-Homenageada do Corpo Docente (do Curso de Psicologia), Unicentro Newton Paiva.
1999
Honra ao Mérito-Homenageada do Corpo Docente (do Curso de Psicologia), Unicentro Newton Paiva.
1999
Honra ao Mérito - Professora Homenageada do Curso de Psicologia, Unicentro Newton Paiva.
1995
Aprovação em 1° lugar na seleção para Professor-Assistente da área de Psicologia Educacional das Faculdades Integradas Newton Paiva, Newton Paiva.
1986
Aprovação e classificação no concurso público para o cargo de psicólogo da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MOUKACHAR, M. B.2017MOUKACHAR, M. B.; SANTOS, W. A. R. . A importância das interações na inclusão de crianças com Síndrome de Down na educação infantil. Revista Brasileira de Educação Básica, v. 2, p. 1-1-1-1, 2017.

2.
MOUKACHAR, Merie Bitar2016 MOUKACHAR, Merie Bitar; CIRINO, SÉRGIO DIAS . POR UMA DIDÁTICA CLÍNICA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NAS LICENCIATURAS. Educação em Revista (UFMG), v. 32, p. 293-316, 2016.

3.
CIRINO, SÉRGIO DIAS2016CIRINO, SÉRGIO DIAS ; MOUKACHAR, M. B. . TOWARDS A CLINICAL DIDACTICS: EDUCATIONAL PSYCHOLOGY IN TEACHING GRADUATION COURSES. EDUCAÇÃO EM REVISTA, v. 32, p. 293-315, 2016.

4.
MOUKACHAR, M. B.2008MOUKACHAR, M. B.; REIS, I. C. S. ; MONKEN, E. M. F. . Em busca da Palavra bem-dita e bem-escrita: um estudo para atuações estratégicas multiprofissionais em casos de dislexia e disortografia. Revista Iniciação Científica, v. 06, p. 152-161, 2008.

5.
MOUKACHAR, M. B.2004 MOUKACHAR, M. B.; Maria Julia Andrade Vale ; SANTOS, M. L. ; TOLENTINO, C. ; Vânia Costa . Reinventando as Relações de Ensino: Os jovens e o Saber no espaço do Ensino Superior. Paralelo 20 (Belo Horizonte), v. 01, p. 11-34, 2004.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MOUKACHAR, M. B.. Representações da infância em jogos, brinquedos e brincadeiras. 01. ed. Belo Horizonte: Editora Newton Paiva, 2004. v. 01. 237p .

Capítulos de livros publicados
1.
HUDSON, B. C. S. ; MOUKACHAR, M. B. . A PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA REDE PUBLICA DE BELO HORIZONTE: a percepção dos professores. In: CAMPOS, REgina Célia Passos Ribeiro de; MARTINS, Tânia Gonçalves; PACHECO, Maria Aparecida; FERRARI, Ana Carolina Machado; SÁ, Michele Aparecida de .. (Org.). Inclusão Escolar: da Educação Básica ao Ensino Superior: possibilidades e perspectivas. 1ed.Curitiba: CRV, 2018, v. , p. 95-99.

2.
CIRINO, S. D. ; MOUKACHAR, Merie Bitar . Indagações sobre estágios na licenciatura em Psicologia. Como? Quando? Onde?. In: Carlos César Barros; Marie Claire Sekkel. (Org.). LICENCIATURA EM PSICOLOGIA - TEMAS ATUAIS. 01ed.São Paulo: ZAGODONI ED. LTDA, 2013, v. 01, p. 113-138.

3.
MOUKACHAR, M. B.. Um estudo das representações de infância através dos jogos, brinquedos e brincadeiras. In: BOMFIM, Elizabeth de Melo. (Org.). Horizontes Psicossociais. 1ed.Belo Horizonte: ABRAPSO, 1997, v. 1, p. 48-57.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MOUKACHAR, M. B.. Alegria na Escola: O Papel do Psicólogo na Sensibilização para o Lúdico na Aprendizagem. Psique.

2.
MOUKACHAR, M. B.. Moleques, Aprendizes, Cidadãs ? Representações da infância através dos Jogos, Brinquedos e Brincadeiras.. Psicologia Educacional.

3.
MOUKACHAR, M. B.. Brincar é preciso? Considerações sobre Jogos, Brinquedos e Brincadeiras no Desenvolvimento Infantil. Psique.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MOUKACHAR, Merie Bitar; CIRINO, S. D. ; GARCIA, A. L. . Towards a Clinical Didactics in Teachers? Education. In: International Conference on Education and Social Sciences, 2015, Istambul. Anais. Istambul, 2015.

2.
GARCIA, A. L. ; CIRINO, S. D. ; MOUKACHAR, Merie Bitar . Didática Clínica no contexto das novas tecnologias. In: XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO - Educação, Tecnologia e Formação do Professor, 2014, Recife. Anais, 2014.

3.
GARCIA, A. L. ; CIRINO, S. D. ; MOUKACHAR, Merie Bitar . A Didática Clínica no contexto da Saúde Mental. In: XI Jornada Acadêmica de Saúde Mental, 2014, Belo Horizonte. Anais da XI Jornada Acadêmica de Saúde Mental, 2014.

4.
MOUKACHAR, M. B.. A Formação e a Atuação do Professor de Psicologia: Possibilidades e Limites. In: XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010, Belo Horizonte. Anais do XV ENDIPE - Convergências e Tensões no Campo da Formação e do Trabalho Docente: Políticas e Práticas Educacionais. Belo Horizonte: Faculdade de Educação/UFMG, 2010.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
GARCIA, A. L. ; CIRINO, S. D. ; MOUKACHAR, Merie Bitar . Formação de Professores da Saúde: Diálogos com a temática do envelhecimento à luz da Didática Clínica. In: XIV Fórum Brasileiro de Neuropsiquiatria Geriátrica, 2014, Belo Horizonte. Anais do XIV Fórum Brasileiro de Neuropsiquiatria Geriátrica, 2014.

2.
MOUKACHAR, M. B.; DIEGUES, Marcela ; JARDIM, Ilda Natsumi Yamasaki ; EVANGELISTA, P. C. ; NASCIMENTO, Rosângela . Ética e Violência nas Instituições - A Violência escolar e o contexto sociocultural. In: II JORNADA INTERDISCIPLINAR, 2011, Belo Horizonte. ANAIS II JORNADA INTERDISCIPLINAR. Belo Horizonte: Centro Universitário Newton Paiva, 2011. v. 01. p. 01-180.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GARCIA, A. L. ; CIRINO, S. D. ; MOUKACHAR, Merie Bitar . Gestão da Educação: Didática Clínica Aplicada à Terapia Ocupacional. In: I Jornada de Terapia Ocupacional na UFMG, 2014, Belo Horizonte. Anais. Belo Horizonte: UFMG, 2014.

2.
GARCIA, A. L. ; MOUKACHAR, Merie Bitar ; CIRINO, S. D. . Relação docente na construção do vínculo terapeuta-paciente. In: 3º Congresso Nacional de Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG - Cenários da Saúde na Contemporaneidade, 2014, Belo Horizonte. 3º Congresso Nacional de Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG - Cenários da Saúde na Contemporaneidade, 2014.

3.
MOUKACHAR, Merie Bitar. É possível uma didática clínica na disciplina Psicologia da Educação na formação docente?. In: VI ENCONTRO INTEGRADO DE PSICOLOGIA DA PUC MINAS-Psicologia e sociedade: práticas e desafios, 2014, Belo Horizonte. VI ENCONTRO INTEGRADO DE PSICOLOGIA DA PUC MINAS Psicologia e sociedade: práticas e desafios, 2014.

4.
MOUKACHAR, M. B.. Sobre os Estágios e a Extensão.... In: III Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão, 2010, São Paulo. III Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência & Profissão, 2010.

5.
MOUKACHAR, M. B.. Conversando sobre a formação do(a) psicólogo(a) na Clinica Escola. In: III Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão, 2010, São Paulo. III Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência & Profissão, 2010.

6.
MOUKACHAR, M. B.. Os Jovens e o Saber no Ensino Superior. In: 14o Encontro Mineiro de Psicologia Social, 2004, São João del Rei. Políticas Públicas: Saberes e Práticas Psicossociais, 2004.

7.
MOUKACHAR, M. B.. Representações da Infância em Jogos, Brinquedos e Brincadeiras. In: IX Encontro Mineiro de Psicologia Social, 1996, Belo Horizonte. IX Encontro Mineiro de Psicologia Social - Cadernos de Resumo, 1996.

Apresentações de Trabalho
1.
MOUKACHAR, M. B.; LEAL, R. . Reflexões sobre o brincar e as brincadeiras na formação do pedagogo e do psicopedagogo.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MOUKACHAR, Merie Bitar; HUDSON, B. C. S. . A PERCEPÇÃO DE EDUCADORAS SOBRE A PARTICIPAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CONTEXTO EDUCACIONAL INCLUSIVO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MOUKACHAR, M. B.; HUDSON, B. C. S. . A PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA REDE PUBLICA DE BH/MG: A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MOUKACHAR, M. B.. Psicopedagogia e Interdisciplinaridade - Ludicidade e Aprendizagem. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
MOUKACHAR, Merie Bitar; CIRINO, S. D. ; GARCIA, A. L. . Towards a Clinical Didactics in Teachers? Education. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
MOUKACHAR, M. B.. É possível uma didática clínica na disciplina Psicologia da Educação na formação docente?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
GARCIA, A. L. ; MOUKACHAR, M. B. ; CIRINO, S. D. . Relação docente na construção do vínculo terapeuta-paciente. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
GARCIA, A. L. ; CIRINO, S. D. ; MOUKACHAR, M. B. . Gestão da Educação: Didática Clínica Aplicada à Terapia Ocupacional. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
GARCIA, A. L. ; CIRINO, S. D. ; MOUKACHAR, M. B. . Formação de Professores da Saúde: Diálogos com a temática do envelhecimento à luz da Didática Clínica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
GARCIA, A. L. ; CIRINO, S. D. ; MOUKACHAR, M. B. . Didática Clínica no contexto das novas tecnologias. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
GARCIA, A. L. ; CIRINO, S. D. ; MOUKACHAR, M. B. . A Didática Clínica no contexto da Saúde Mental. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
MOUKACHAR, M. B.; DIEGUES, Marcela ; JARDIM, Ilda Natsumi Yamasaki ; EVANGELISTA, P. C. ; NASCIMENTO, Rosângela . Ética e Violência nas Instituições - A Violência escolar e o contexto sociocultural. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
MOUKACHAR, Merie Bitar. Conversando sobre a formação do(a) psicólogo(a) na Clínica Escola. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
MOUKACHAR, M. B.. Sobre os Estágios e a Extensão. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
MOUKACHAR, M. B.. A Formação e a Atuação do Professor de Psicologia: Possibilidades e Limites. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
MOUKACHAR, M. B.. Os Jovens e o Saber no Ensino Superior. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
MOUKACHAR, M. B.. Representações da Infância em Jogos, Brinquedos e Brincadeiras. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
MOUKACHAR, Merie Bitar. Psicologia da Educação nas Licenciaturas: Considerações sobre uma didática clínica. Belo Horizonte: Faculdade de Educação/UFMG, 2013 (Tese (Doutorado em Educação)).

2.
MOUKACHAR, M. B.. Esperança sem Fronteiras - vida através do tempo, recordando os brinquedos nos 100 anos de Belo Horizonte. Belo Horizonte: Faculdades Integradas Newton Paiva, 1997 (Cartilha).

3.
MOUKACHAR, Merie Bitar. Crianças, Aprendizes, Cidadãs. Representações de Infância em Jogos, Brinquedos e Brincadeiras (1935-1985). Belo Horizonte: Fafich/UFMG, 1996 (Dissertação (Mestrado em Psicologia Social)).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
MOUKACHAR, Merie Bitar. Prestação de Assessoria Técnico-cientifica à Fundação Editora da UNESP. 2010.

Trabalhos técnicos
1.
MOUKACHAR, Merie Bitar. Elaboração de Prova de Concurso Público para o Cargo de Psicólogo Escolar - FUNEC. 2012.

2.
MOUKACHAR, Merie Bitar. Elaboração de Prova de Concurso Público para o Cargo de Psicólogo - FUNEC. 2012.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MOUKACHAR, M. B.. Bom para o corpo e a mente. 2013. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

2.
MOUKACHAR, Merie Bitar. Violência nas escolas. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
MOUKACHAR, Merie Bitar. Dando a volta por cima. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
MOUKACHAR, M. B.. Psicologia, Cinema e Educação: Considerações sobre uma didática clínica. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
MOUKACHAR, Merie Bitar. Mini curso: Processo de Aprendizagem e Fracasso Escolar, ministrado no II Congresso de Saúde e Meio Ambiente UNA: Promoção da Saúde e Qualidade de Vida. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ASSIS, R. M.; GOUVEA, M. C.; MOUKACHAR, M. B.. Participação em banca de Celsa Mércia Hinaundipula dos Santos. Representação social de professores sobre alunos adolescentes: um estudo na escola Sagrada Esperança da cidade de Cabinda-Angola. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e inclusão social, da F) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Teses de doutorado
1.
CAMPOS, R. H. F.; BORGES, A.; MONARCHA, C. R.; DRUMOND, A. C.; MOUKACHAR, M. B.. Participação em banca de Maria de Fátima Pio Cassemiro. Formação de professores para a Educação Especial: A experiência de Helena Antipoff e seus colaboradores na Fazenda do Rosário na década de 1960.. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pos graduação em Educação) - Faculdade de Educação - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
CAMPOS, R. H. F.; SA, A. L.; LUZ, I. R.; SANTOS, L. L. C. P.; MOUKACHAR, Merie Bitar. Participação em banca de Cecília Andrade Antipoff. A escola EDUC - Centro de Educação Criadora: Uma Proposta Pedagógica Humanista e Ecológica no contexto das transformações da educação contemporânea. 2017. Tese (Doutorado em doutorado em educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
CAMPOS, R. H. F.; LOURENCO, E.; PROENCA, M.; MOUKACHAR, M. B.; BORGES, A.. Participação em banca de Adriana Otoni Silva Antunes Duarte. Psicologia na Formação de Professores - Interligação entre teoria e prática nos cursos da Fazenda do Rosário, Ibirité, MG (1948 - 1974). 2017. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Educação) - Faculdade de Educação/Universidade Federal de Minas Gerais.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
CASTRO, I. S. P.; MOUKACHAR, Merie Bitar. Participação em banca de Alexandra Gomes da Silva Castro. Neurovendas: a relação do cérebro e os processos de aprendizagem na gestão de vendas.. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Neurociências Aplicada à Educação) - Centro Universitário UNA.

2.
MOUKACHAR, M. B.. Participação em banca de Jair Mari Filho. Reflexões sobre jogos, brinquedos e brincadeiras. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Folclore e Cultura Popular) - Centro Universitário Newton Paiva.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CRUVINEL, A.; MOUKACHAR, M. B.. Participação em banca de Roberta Miligrana Lopes e Bruna Ariane Silvestre.Clinica Comportamental Infantil: uma discussão sobre formação profissional. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário UNA.

2.
MOUKACHAR, M. B.; OTONI, A.. Participação em banca de Eloíza dos Santos Silvia e Flavia Cristina M. Gonçalves.As contribuições do Psicólogo Escolar para a Educação Inclusiva. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário UNA.

3.
ANTIPOFF, C. A.; BARRETO, G. V.; MOUKACHAR, M. B.. Participação em banca de Flavia Aparecida Cassemiro.Transtorno do Espectro do Autista dos 0 aos 3 anos de idade: intervenção precoce e estimulação precoce na clínica transdisciplinar. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário UNA.

4.
MOUKACHAR, M. B.. Participação em banca de Graziella Maria Corrêa Teixeira e Iolanda Fonseca Gonçalves.Orientação profissional para ingressantes no Ensino Superior. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário UNA.

5.
MOUKACHAR, M. B.; FIDELIS, P.. Participação em banca de Janine Matos Soares Rosa da Silva.O contexto do suicídio na adolescência e a atuação do psicologo. 2017 - Centro Universitário UNA.

6.
MOUKACHAR, M. B.; SANTANA, I.; OTONI, A.. Participação em banca de Rita de Cassia Hungria e Rejane Maria Hungria.A atuação do psicólogo com a criança com transtorno do espectro autista - TEA - Síndrome de Aserger. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário UNA.

7.
CAMPOS, A. F.; PROSDOCIMO, R.; MOUKACHAR, Merie Bitar. Participação em banca de Henriqueta Morais Bernardes.O impacto da disfunção executiva no desenvolvimento da criança com o diagnóstico de autismo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário UNA.

8.
CAMPOS, A. F.; MOUKACHAR, M. B.. Participação em banca de Cristiana Rios Ferreira.Estratégias de Aprendizagem para Adultos com Diagnóstico de TDA-H. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário UNA.

9.
BERTOLA, L.; MOUKACHAR, M. B.; CAMPOS, A. F.. Participação em banca de Rosiana Alves Moreira e Sebastião Antônio da S Bicalho.Transtorno de personalidade Borderline: dificuldades no diagnóstico e tratamento. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário UNA.

10.
CAMPOS, M. C. A.; MOUKACHAR, M. B.. Participação em banca de Eliz Regina Carvalho Silva.Alfabetização na Educação infantil: um novo olhar para alfabetização das crianças. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário UNA.

11.
CAMPOS, M. C. A.; MOUKACHAR, M. B.. Participação em banca de Luciana Alves Santos Cruz.Alfabetização na Educação infantil: um novo olhar para alfabetização das crianças. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário UNA.

12.
SOARES, C. A.; MOUKACHAR, M. B.. Participação em banca de Bruna Evelin de Medeiros.A brincadeira e o desenvolvimento da criança na educação infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário UNA.

13.
LIMA, R. T. P.; MOUKACHAR, M. B.. Participação em banca de Juliana Nunes da Silva.Praticas de Leitura na Educação Infantil: a contribuição da literatura infantil na formação da criança. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário UNA.

14.
LIMA, R. T. P.; MOUKACHAR, M. B.. Participação em banca de Luciana de Fátima Araújo Pereira.Praticas de Leitura na Educação Infantil: a contribuição da literatura infantil na formação da criança. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário UNA.

15.
LIMA, A. M.; MOUKACHAR, M. B.. Participação em banca de Nicole Costa Silva.A Educação escolar e suas representações sociais por mães de estudantes acompanhados pelo programa Família-Escola. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário UNA.

16.
MOUKACHAR, Merie Bitar; MANSO, A. P.. Participação em banca de Luana Paula Nicácio Nunes.A Prática de bullying no contexto escolar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - Centro Universitário Newton Paiva.

17.
MOUKACHAR, Merie Bitar; MARTINS, G. M.. Participação em banca de José Lucas Verteiro Pimenta.Emmy Von N: Um estudo sobre a histeria. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - Centro Universitário Newton Paiva.

18.
MOUKACHAR, M. B.; Santos, Leonardo Alberto de Azevedo; FERNANDES, M. C. F.. Participação em banca de Juliana Almeida de Albuquerque.O exame da cronologia do desenvolvimento cognitivo de uma criança a partir da aplicação das provas operatórias piagetianas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas Pitágoras.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
MOUKACHAR, Merie Bitar. COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DE PROJETOS E/OU CURRÍCULO LATTES. 2018. Universidade do Estado de Minas Gerais.

2.
MOUKACHAR, M. B.. Comissão Cientfica do 6º SEminário educação e Formação Humana: Desafios do Tempo Presente. 2018. Programa de Pos-graduação da UEMG e CEFET-MG.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Cerimonia de Formatura do Curso de Psicologia (manhã e noite) 2º/2017.PARANINFA. 2018. (Outra).

2.
XXXVI ENCONTRO ANUAL HELENA ANTIPOFF - II COLOQUIO PESQUISA E INTERVENÇÃO EM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO.A PERCEPÇÃO DE EDUCADORAS SOBRE A PARTICIPAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CONTEXTO EDUCACIONAL INCLUSIVO. 2018. (Encontro).

3.
Fórum UNA de Educação.Psicologia Cinema e Educação: considerações sobre uma didática clínica. 2016. (Outra).

4.
Fórum UNA de Educação.Oficina - Psicologia Cinema e Educação: considerações sobre uma didática clínica. 2015. (Oficina).

5.
International Conference on Education and Social Sciences. Towards a Clinical Didactics in Teachers? Education. 2015. (Congresso).

6.
3º Congresso Nacional de Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG - Cenários da Saúde na Contemporaneidade. Relação docente na construção do vínculo terapeuta-paciente. 2014. (Congresso).

7.
I Jornada de Terapia Ocupacional na UFMG.Gestão da Educação: Didática Clínica aplicada à Terapia Ocupacional. 2014. (Outra).

8.
Seminário de Pesquisa do LAPED/Faculdade de Educação/UFMG. Tema: Circulação do Conhecimento em Teses e Dissertações: O caso da linha de pesquisa Psicologia, Psicanálise e Educação.Participação como debatedora do projeto de pesquisa de doutorado de Amanda Tolomelli Brescia. 2014. (Seminário).

9.
VI ENCONTRO INTEGRADO DE PSICOLOGIA - Psicologia e Sociedade: práticas e desafios..É POSSÍVEL UMA DIDÁTICA CLINICA NA DISCIPLINA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES?. 2014. (Encontro).

10.
XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO - Educação, Tecnologia e Formação do Professor. Didática-clínica no contexto das novas tecnologias. 2014. (Congresso).

11.
XI Jornada Acadêmica de Saúde Mental.A Didática Clínica no contexto da Saúde Mental. 2014. (Outra).

12.
XIV FÓRUM BRASILEIRO DE NEUROPSIQUIATRIA GERIÁTRICA - Sociedade, Ética e Envelhecimento.Formação de Professores da Saúde: Diálogos com a temática do envelhecimento à luz da Didática Clínica. 2014. (Outra).

13.
Palestra: Terapia de Aceitação e Compromisso. 2013. (Outra).

14.
Vale a pena ver de novo: Reapresentações teses destaque no ano de 2013.Psicologia da Educação nas Licenciaturas: Considerações sobre uma didática clínica. 2013. (Encontro).

15.
XI CONPE Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. Reflexões sobre os estágios na licenciatura em Psicologia: Como? Quando? Onde?. 2013. (Congresso).

16.
1º Simpósio Psicologia e Formação: Políticas Nacionais, Diretrizes Curriculares e Licenciatura. 2012. (Simpósio).

17.
Ação Social Newton Paiva.Oficinas de Jogos em Aprendizagem, Oficinas de currículo, Roda de Conversa com Pais, Conhecendo a Clinica de Psicologia. 2012. (Outra).

18.
Ciclo de Debates GEPSA. 2012. (Outra).

19.
Comemoração do Dia Internacional da Mulher.Dia Internacional da Mulher: A Mulher Hoje. 2012. (Seminário).

20.
I Encontro de Coordenadores de Curso de Psicologia de Minas Gerais. 2012. (Encontro).

21.
I Encontro Intersetorial: consolidando Políticas Públicas para a Pessoa Idosa. 2012. (Encontro).

22.
II Mostra Mineira de Práticas em Psicologia.Fracasso Escolar nos documentos do SOSP. 2012. (Outra).

23.
Semana Docente. 2012. (Outra).

24.
Ciclo de Debates GEPSA. 2011. (Outra).

25.
Ciclo de Debates GEPSA. 2011. (Outra).

26.
IV SEMINÁRIO DE PESQUISA DO LAPED. 2011. (Seminário).

27.
MOSTRA LOCAL DE SERVIÇOS.Clínica de Psicologia Newton Paiva. 2011. (Outra).

28.
Curso: Piaget e a Educação Infantil: um enfoque construtivista. 2010. (Outra).

29.
III Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão. Sobre os Estágios e a Extensão. 2010. (Congresso).

30.
I LEVANTAMENTO NACIONAL SOBRE O USO DE ÁLCOOL, TABACO E OUTRAS DROGAS ENTRE UNIVERSITÁRIOS DAS 27 CAPITAIS BRASILEIRAS. 2010. (Seminário).

31.
XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.A Formação e a Atuação do Professor de Psicologia: Possibilidades e Limites. 2010. (Encontro).

32.
XXVIII Encontro Anual Helena Antipoff: Psicologia, Psicanálise e Educação. 2010. (Encontro).

33.
XXVIII Jornada do Fórum de Psicanálise do Círculo Psicanalítico de Minas Gerais. 2010. (Outra).

34.
III Ciclo de Palestras sobre Formação de Professor de Psicologia do GENPSI.Curso de Psicologia - Algumas Reflexões sobre o Bacharelado e a Licenciatura. 2009. (Outra).

35.
II Seminário de Pesquisa do Laboratório de Psicologia e Educação Helena Antipoff.Conhecimento Psicológico e Formação Docente: uma investigação sobre Práticas Pedagógicas para o Ensino de Psicologia e Formação de Professores. 2009. (Seminário).

36.
V ENCONTRO DE LICENCIATURA EM PSICOLOGIA.LICENCIATURA EM PSICOLOGIA - CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO DE PSICOLOGIA. 2009. (Encontro).

37.
III Encontro de Licenciatura em Psicologia.Mesa Redonda sobre Licenciatura. 2008. (Encontro).

38.
III Psicologia das Gerais.Mesa Redonda - Ensino de Psicologia: regulamentação e campos de atuação. 2008. (Outra).

39.
Painel Universitário Newton Paiva.Palestra - Ensinando seu filho a se desenvolver. 2008. (Outra).

40.
XXIV Jornada de Psicologia-de um curso a um discurso.A Clínica-Escola de Psicologia Newton Paiva. 2008. (Outra).

41.
5º Congresso Internacional de Iniciação Científica. Em busca da palavra bem dita e bem escrita: um estudo para atuações estratégicas multiprofissionais em casos de dislexia e disortografia. 2007. (Congresso).

42.
7º Congresso Nacional de Iniciação Científica.Em busca da palavra bem dita e bem escrita: um estudo para atuações estratégicas multiprofissionais em casos de dislexia e disortografia. 2007. (Encontro).

43.
I Colóquio Interinstitucional de Laboratórios de Psicologia.Apresentação da Clínica de Psicologia. 2007. (Outra).

44.
I Colóquio Interinstitucional de Laboratórios de Psicologia. 2007. (Outra).

45.
II Encontro de Licenciatura em Psicologia. 2007. (Encontro).

46.
III Fórum Internacional Psicanálise e Hospital. 2007. (Outra).

47.
Oficina Técnica de Ensino em Sala de Aula. 2007. (Oficina).

48.
VI Encontro Nacional da ABEP.A experiência de um Centro de Solidariedade como um dos projetos de uma Clínica-Escola ampliada. 2007. (Encontro).

49.
VI Encontro Nacional da ABEP. 2007. (Encontro).

50.
VIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. Mesa Redonda - Novos discursos sobre o fracasso escolar: Um estudo para atuações estratégicas multiprofissionais em casos de dislexia e disortografia. 2007. (Congresso).

51.
VIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. 2007. (Congresso).

52.
XIV Encontro Nacional da ABRAPSO.As atividades lúdicas como instrumento para reflexão sobre cidadania e moralidade na escola. 2007. (Encontro).

53.
XIV Encontro Nacional da ABRAPSO. 2007. (Encontro).

54.
15º Encontro Regional da ABRAPSO Minas. 2006. (Encontro).

55.
15º Encontro Regional da ABRAPSO Minas.Mesa Redonda - A formação em Psicologia Social. 2006. (Encontro).

56.
Debate do livro Brinca(res). 2006. (Outra).

57.
II Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e profissão. 2006. (Congresso).

58.
II Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão. Mesa Redonda - A multidimensionalidade do processo educativo: práticas em Psicologia Escolar. 2006. (Congresso).

59.
Seminário Políticas Públicas de Direitos Humanos e Cidadania: perspectivas nacional e local. 2006. (Seminário).

60.
V Jornada Acadêmica de Psicologia e Psicanálise. 2006. (Congresso).

61.
1º Seminário Mineiro de Formação em Psicologia. 2005. (Seminário).

62.
2ª Mostra de Conhecimento e Ação.Mesa Redonda: Clinica de Psicologia: Saberes e praticas nos laboratórios e Estágios. 2005. (Outra).

63.
IV Congresso Norte Nordeste de Psicologia. 2005. (Congresso).

64.
Mesa Redonda na II Jornada de Estágios II e II Jornada Clínica Intervenção e Ética.Tema - Clínica Escola: desafios para a formação. 2005. (Outra).

65.
Palestra em Curso de Graduação.A criança na contemporaneidade. 2005. (Outra).

66.
V Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. A criança-cidadã e seus jogos, brinquedos e brincadeiras. 2005. (Congresso).

67.
V Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. 2005. (Congresso).

68.
VII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. Reinventando as relações de Ensino. Os jovens e o saber no espaço do Ensino Superior. 2005. (Congresso).

69.
XIII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social.Uma re-visão de infâncias e seus mundos lúdicos. 2005. (Encontro).

70.
XIII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social. 2005. (Encontro).

71.
14º Encontro Mineiro de Psicologia Social-Políticas Públicas: saberes e práticas psicossociais.Os jovens e o saber no Ensino Superior. 2004. (Encontro).

72.
Fórum Internacional de Psicanálise. 2004. (Congresso).

73.
IV Jornada do NUPSI - Estética da Subjetividade da Psicologia na Atualidade.IV Jornada do NUPSI. 2004. (Outra).

74.
Metodologia para Apresentação de Pesquisas em Psicologia.Seminário de Metodologia Cientifica. 2004. (Seminário).

75.
Projeto Newcine.Filme: Cidade de Deus. 2004. (Outra).

76.
Seminário de Metodologia Científica.Metodologia Científica. 2004. (Seminário).

77.
Conferência: ENSINO E PESQUISA NO CAMPO DA SAÚDE MENTAL. 2003. (Outra).

78.
IV ENCONTRO NACIONAL DA ABEP. 2003. (Congresso).

79.
SEMINÁRIO CLÍNICO: A ÉTICA NA CLÍNICA DA CRIANÇA - EIXO HUMANISTA-EXISTENCIAL. 2003. (Seminário).

80.
Seminário Metodologia para apresentação de pesquisas na área de Psicologia. 2003. (Seminário).

81.
I CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO. 2002. (Congresso).

82.
I SEMINÁRIO AVALIAÇÃO, INFORMAÇÃO E QUALIDADE - Psicologia. 2002. (Seminário).

83.
SEMINÁRIO CENÁRIOS DO FUTURO DOMENICO DE MASI. 2002. (Seminário).

84.
XIII ENCONTRO MINEIRO DE PSICOLOGIA SOCIAL.Psicologia social e direitos humanos: Desafios locais e internacionais. 2002. (Encontro).

85.
1º Encontro de Iniciação Científica do Programa de Iniciação Científica do UNICENTRO NEWTON PAIVA. 2001. (Encontro).

86.
I Simpósio O Homem e O Método e o II Encontro das Escolas de Psicologia de Belo Horizonte..Possíveis fazeres do psicólogo no espaço escolar. 2001. (Simpósio).

87.
XII ENCONTRO MINEIRO DE PSICOLOGIA SOCIAL ? PSICOLOGIA SOCIAL EM MINAS: NOVOS DESAFIOS, ANTIGAS QUESTÕES. 2001. (Encontro).

88.
XXXI REUNIÃO ANUAL DE PSICOLOGIA - A CONSTRUÇÃO DA PSICOLOGIA BRASILEIRA NA PESQUISA E NO ENSINO.. 2001. (Outra).

89.
I ENCONTRO NACIONAL DA ABEP PSICOLOGIA E REALIDADE BRASILEIRA: transformação. 2000. (Encontro).

90.
V CONPE ? CONGRESSO NACIONAL DE PSICOLOGIA ESCOLAR. Mini-Curso/Workshop: A queixa escolar no alvo dos diagnósticos. 2000. (Congresso).

91.
V CONPE ? CONGRESSO NACIONAL DE PSICOLOGIA ESCOLAR/Psicologia Escolar e Educacional: Tendências para o século XXI. 2000. (Congresso).

92.
Encontro de Psicopedagogia. 1999. (Encontro).

93.
IX Encontro Mineiro de Psicologia Social. 1999. (Encontro).

94.
As áreas de atuação da Psicologia: Psicologia Educacional.As áreas de atuação da Psicologia. 1998. (Outra).

95.
I Jornada de Apresentação dos Projetos de Estudo do Estágio I.Nas trilhas da Formação do Psicólogo. 1998. (Outra).

96.
Semana de Psicologia.Jogos e Brincadeiras na Infância. 1998. (Outra).

97.
V Jornada de Apresentação de Psicologia.Psicologia Escolar e Problemas de Aprendizagem. 1998. (Outra).

98.
1° Encontro das Escolas de Psicologia de Belo Horizonte.Mesa Redonda - Psicologia Escolar: formação, práxis e perspectivas. 1997. (Encontro).

99.
1° Encontro das Escolas de Psicologia de Belo Horizonte. 1997. (Encontro).

100.
Comemoração do Aniversário de 25 anos da Newton Paiva.Pode ser lúdico o espaço escolar?. 1997. (Outra).

101.
Fórum: Psicologia da Educação ... de Quem?. 1997. (Outra).

102.
III Simpósio Internacional de Distúrbios de Aprendizagem. 1997. (Simpósio).

103.
Psicologia - Somando Competência nos 25 anos da Newton Paiva.Psicologia Educacional: novos campos de atuação. 1997. (Outra).

104.
Autismo e Psicose na Infância - O que pode a Saúde? O que pode a Educação?. 1996. (Seminário).

105.
Breve relato do cotidiano de uma pesquisa. 1996. (Outra).

106.
II Simpósio Internacional de Distúrbios de Aprendizagem. 1996. (Simpósio).

107.
IV Seminário Mineiro Sobre o Álcool e Outras Drogas.. 1996. (Seminário).

108.
IX Encontro Mineiro de Psicologia Social.Representações da Infância em Jogos, Brinquedos e Brincadeiras. 1996. (Encontro).

109.
IX Encontro Mineiro de Psicologia Social. 1996. (Encontro).

110.
Seminário: O Lúdico no processo de aprendizagem.O Lúdico no Processo de Aprendizagem. 1996. (Seminário).

111.
Encontro Internacional Sexualidade e Cidadania. 1995. (Encontro).

112.
Encontro Internacional Sexualidade e Cidadania.Boneca ou Carrinho? Uma reflexão sobre gênero e brincadeiras. 1995. (Encontro).

113.
II Congresso de Ciências Humanas, Letras e Artes e II Mostra de Ciências Humanas, Letras e Artes das Universidades Federais de Minas Gerais. 1995. (Congresso).

114.
O sujeito que brinca e as representações da infância. 1995. (Outra).

115.
Conferência: De Piaget a Freud - do sujeito epistêmico ao sujeito do desejo (ministrada pelo Prof. Leandro de Lajonquière). 1994. (Outra).

116.
Conferência: O Papel do Jogo na Educação Pré-Escolar (ministrada pelo Prof. Gilles Brougère - Prof. Doutor em Ciências Humanas e Antropologia e Coordenador do Laboratório do Brinquedo da Universidade de Paris XII. 1994. (Seminário).

117.
VIII Encontro Mineiro de Psicologia Social. 1994. (Encontro).

118.
XIII Encontro Cultural Helena Antipoff. 1994. (Encontro).

119.
Conferência: O Relacionamento de Ajuda voltado para o atendimento na clínica (ministrada por Maria Letícia Fonseca Barreto). 1979. (Seminário).

120.
Conferência: Vídeo-Terapia e Psicodrama. 1976. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MOUKACHAR, M. B.; CAMPOS, R. H. F. ; CIRINO, S. D. ; LOURENCO, E. ; ASSIS, R. M. ; MOUKACHAR, M. B. . XXXII Encontro Anual Helena Antipoff - Psicologia Educação e Inclusão Social. 2014. (Outro).

2.
MOUKACHAR, M. B.. XXVII JORNADA DE PSICOLOGIA. 2012. (Outro).

3.
MOUKACHAR, M. B.. XXVI JORNADA DE PSICOLOGIA. 2011. (Outro).

4.
MOUKACHAR, M. B.; Junia Lara . XXV Jornada de Psicologia: De um Curso a um Discurso ? Psicologia, Sociedade e Trabalho. 2010. (Outro).

5.
MOUKACHAR, M. B.. III Seminário de Pesquisa do Laboratório de Psicologia e Educação Helena Antipoff. 2010. (Outro).

6.
MOUKACHAR, M. B.. VI Encontro de Licenciatura em Psicologia. 2009. (Outro).

7.
MOUKACHAR, M. B.. IV Encontro de Licenciatura em Psicologia. 2008. (Outro).

8.
MOUKACHAR, M. B.. XXIV Jornada de Psicologia. 2008. (Outro).

9.
MOUKACHAR, M. B.. XXIII Jornada de Psicologia. 2007. (Outro).

10.
MOUKACHAR, M. B.. XXII Jornada de Psicologia. 2006. (Outro).

11.
MOUKACHAR, M. B.. XXI Jornada de Psicologia. 2005. (Outro).

12.
MOUKACHAR, M. B.. As Práticas da Psicologia na Escola. 2004. (Outro).

13.
MOUKACHAR, M. B.. XX Jornada de Psicologia. 2004. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
BÁRBARA VIANA, GABRIELLA MEDEIROS, ISABELLA MOURÃO RAFAELA A. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS COM CRIANÇAS QUE APRESENTAM TRANSTORNOS DO ESPECTRO AUTISTA NO ENSINO REGULAR. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação/Campus Belo Horizonte/Universidade do Estado de MG. (Orientador).

2.
BÁRBARA ISABELLA GUIMARÃES PEREIRA E MIRIAM CRUZ SILVA. O Psicólogo e a Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário UNA. (Orientador).

3.
ISABELA GONÇALVES DIAS. VULNERABILIDADE SOCIAL: Impacto do contexto social na aprendizagem dos jovens. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário UNA. (Orientador).

4.
Emmanuelle Passos da Silva Vieira E Raquel Maria Barbosa. A INCLUSÃO DAS CRIANÇAS AUTISTAS NO ENSINO REGULAR. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário UNA. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Alexandra Gomes da Silva Castro. Neurovendas: a relação do cérebro e os processos de aprendizagem na gestão de vendas. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Neurociências Aplicada à Educação) - Centro Universitário UNA. Orientador: Merie Bitar Moukachar.

2.
LILIAN NILDA LOURENÇO RAMOS. INCLUSÃO DA CRIANÇA AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Impactos, dificuldades e possibilidades das professoras das Salas de Recursos Multifuncionais. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência na Educação Infantil) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Merie Bitar Moukachar.

3.
ROSENI GOMES DOS SANTOS PAULA. JOGOS E BRINCADEIRAS NA INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência na Educação Infantil) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Merie Bitar Moukachar.

4.
WANUSA ANTUNES RIBEIRO DOS SANTOS. Inclusão na Educação Infantil: a contribuição das interações sociais entre crianças com Síndrome de Down e seus colegas de sala de aula. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência na Educação Infantil) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Merie Bitar Moukachar.

5.
Fernanda Leite Dias. A inclusão escolar na perspectiva do professor. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência em Educação Infantil - DOCEI) - Faculdade de Educação - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Merie Bitar Moukachar.

6.
Alessandra Alves Mendonça dos Santos. Afetividade e autoestima na Educação Infantil: uma relação possível.. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência em Educação Infantil - DOCEI) - Faculdade de Educação - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Merie Bitar Moukachar.

7.
Dirlene Raquel Felipe de Oliveira. O Entendimento dos Educadores sobre Afetividade na Educação Infantil. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência em Educação Infantil - DOCEI) - Faculdade de Educação - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Merie Bitar Moukachar.

8.
Claudia Regina Rago Gonçalves. As relações afetivas e sua importância para uma melhor adaptação das crianças na escola. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência em Educação Infantil - DOCEI) - Faculdade de Educação - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Merie Bitar Moukachar.

9.
VANIRES VÂNIA FRANCISCO. Afetividade como estratégia para trabalhar a diversidade na educação infantil. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência em Educação Infantil - DOCEI) - Faculdade de Educação - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Merie Bitar Moukachar.

10.
Leda Fioravante Diniz. Construindo e buscando transformar paradigmas na Educação Infantil Inclusiva. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Inclusão Escolar) - Fundação Dom Cabral. Orientador: Merie Bitar Moukachar.

11.
Jair Mari Filho. Folclore e Cultura Popular. 2002. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Folclore e Cultura Popular) - Centro Universitário Newton Paiva. Orientador: Merie Bitar Moukachar.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ana Carolina Abreu Sousa e Alice Martins Simon. O CONHECIMENTO PSICOLÓGICO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR: reflexões sobre a patologização das dificuldades de aprendizagem de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário UNA. Orientador: Merie Bitar Moukachar.

2.
Lorraine Soares Rodrigues e Marcely Ohany Freitas Rodrigues. DESENVOLVIMENTO MORAL: A CONTRIBUIÇÃO DO LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO MORAL DE CRIANÇAS DE UM A SEIS ANOS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário UNA. Orientador: Merie Bitar Moukachar.

3.
Ana Caroline Lopes Magalhães e Larissa Padilha Generoso Vale. A importância da alimentação no desenvolvimento do aluno e na sua aprendizagem.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário UNA. Orientador: Merie Bitar Moukachar.

4.
Patricia Mara Santos de Oliveira Matos. A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NA EDUCAÇÃO: Possibilidades de aprendizagem via aproximação família e escola. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário UNA. Orientador: Merie Bitar Moukachar.

5.
Guilherme Dias Santos. A PROMOÇÃO DE SAÚDE NA ESCOLA E O PAPEL DA PSICOLOGIA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário UNA. Orientador: Merie Bitar Moukachar.

6.
Daranna Emanuella Dias de Souza Lima. Patologização e Medicalização: a contribuição da Psicologia junto aos educadores com casos de TDA-H. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário UNA. Orientador: Merie Bitar Moukachar.

7.
Josiane Cristina Marcelino Pimenta. Patologização e medicalização: a contribuição da Psicologia junto aos educadores com casos de TDA-H. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário UNA. Orientador: Merie Bitar Moukachar.

8.
Fernanda Porto de Souza. Violência na Escola: Possíveis contribuições da Psicologia Escolar. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário UNA. Orientador: Merie Bitar Moukachar.

9.
Juliana da Silva Santos. Violência na Escola: Possíveis contribuições da Psicologia Escolar. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário UNA. Orientador: Merie Bitar Moukachar.

10.
Bruna Cristina da Silva Hudson. A contribuição da Psicologia Escolar e Educacional ma Educação Inclusiva: ações conjuntas com a rede pública e BH/MG. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário UNA. Orientador: Merie Bitar Moukachar.

11.
Rita Hungria. A atuação do psicólogo com a criança com Síndrome de Asperger. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário UNA. Orientador: Merie Bitar Moukachar.

12.
Rejane Hungria. A atuação do psicólogo com a criança com Síndrome de Asperger. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário UNA. Orientador: Merie Bitar Moukachar.

13.
Dayane Souza dos Santos e Viviane Ferreira Monteiro. A influência da família na aprendizagem Escolar e possibilidades de contribuição da psicologia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário UNA. Orientador: Merie Bitar Moukachar.

14.
Conceição Aparecida V. Vieira e Michelle Estefânia Mendes. Qualidade de Vida do estudante de graduação: uma reflexão. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário UNA. Orientador: Merie Bitar Moukachar.

15.
Camila Cristina Gomes e Margarida Fátima Lima da Silva. A PSICOLOGIA COMO FACILITADORA NA RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário UNA. Orientador: Merie Bitar Moukachar.

16.
ERICA SALDANHA DE PAULA GOMES. AFETIVIDADE NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL: A IMPORTÂNCIA DO VINCULO EMOCIONAL ENTRE PAIS E SEUS FILHOS AUTISTAS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário UNA. Orientador: Merie Bitar Moukachar.

17.
LUISA AGUIAR MOTA. CONTRIBUIÇÃO DA PSICOLOGIA PARA REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário UNA. Orientador: Merie Bitar Moukachar.

18.
GISLENE CRISTINA C. DE SOUZA. AFETIVIDADE NA RELAÇÃO EDUCADOR-EDUCANDO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O APRENDIZADO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário UNA. Orientador: Merie Bitar Moukachar.

19.
PAULA GOMES BARBOSA e TÁBITA TARCIA GERSEN DUTRA. A IMPORTÂNCIA DA BRINCADEIRA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário UNA. Orientador: Merie Bitar Moukachar.

20.
Deborah Eloizzi Silva Brito. Acompanhante Terapêutico no ambiente escolar: considerações sobre os benefícios para crianças com Transtorno do espectro autista (TEA). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário UNA. Orientador: Merie Bitar Moukachar.

21.
Fabiana Pena de Medeiros. Acompanhante Terapêutico no ambiente escolar: considerações sobre os benefícios para crianças com Transtorno do espectro autista (TEA). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário UNA. Orientador: Merie Bitar Moukachar.

22.
Tabata Oliveira Santos. Acompanhante Terapêutico no ambiente escolar: considerações sobre os benefícios para crianças com Transtorno do espectro autista (TEA). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário UNA. Orientador: Merie Bitar Moukachar.

23.
Keila Mattos Costa. Como estrelas na Terra; Considerações sobre a dislexia e a relação professor aluno. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário UNA. Orientador: Merie Bitar Moukachar.

24.
Thaisa Mara martins Pereira. Como estrelas na Terra: Considerações sobre a dislexia e a relação professor aluno. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário UNA. Orientador: Merie Bitar Moukachar.

25.
Iara Maciel Delaretti. O Educar e o Cuidar na promoção do desenvolvimento infantil: contribuições da Psicologia na Educação Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário UNA. Orientador: Merie Bitar Moukachar.

26.
Juliana Tatiana Ferreira. O Educar e o Cuidar na promoção do desenvolvimento infantil: contribuições da Psicologia na Educação Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário UNA. Orientador: Merie Bitar Moukachar.

27.
Gabriela dos Santos Pereira Oliveira. O TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE (TDAH) NO COTIDIANO ESCOLAR: Hiperativos e/ou Estereotipados nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário UNA. Orientador: Merie Bitar Moukachar.

28.
Tatiane Gomes da Fonseca Carvalho. O TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE (TDAH) NO COTIDIANO ESCOLAR: Hiperativos e/ou Estereotipados nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário UNA. Orientador: Merie Bitar Moukachar.

29.
Cristiane Santos de Paula. A importância da clínica psicológica nas empresas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PSICOLOGIA) - Centro Universitário Newton Paiva. Orientador: Merie Bitar Moukachar.

30.
Elisa Maria Vieira Bravim. A redução da Maioridade Penal: perspectiva das viabilidades da inserção do adolescente no sistema carcerário. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PSICOLOGIA) - Centro Universitário Newton Paiva. Orientador: Merie Bitar Moukachar.

31.
Glenda Almeida Pinheiro. Internação Compulsória: Uma questão de direitos? Humanos?. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PSICOLOGIA) - Centro Universitário Newton Paiva. Orientador: Merie Bitar Moukachar.

32.
Helena Malheiros Tavares. Re-incidência do ato infracional: as ações das instituições sócio-educativas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PSICOLOGIA) - Centro Universitário Newton Paiva. Orientador: Merie Bitar Moukachar.

33.
Jalyli Laiola Barbosa. A queixa escolar: o encaminhamento como saída. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PSICOLOGIA) - Centro Universitário Newton Paiva. Orientador: Merie Bitar Moukachar.

34.
Lucilaine Lisboa da Costa. Pela Educação das crianças: A contribuição do ?não? dito pelos pais na construção dos limites. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PSICOLOGIA) - Centro Universitário Newton Paiva. Orientador: Merie Bitar Moukachar.

35.
Michelle Telles Cristo Moreira. Efeitos subjetivos do ser-para-a morte na terceira idade. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PSICOLOGIA) - Centro Universitário Newton Paiva. Orientador: Merie Bitar Moukachar.

36.
Sarana de Carvalho Paes. A relação afetiva do sujeito com os animais de estimação no mundo atual. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PSICOLOGIA) - Centro Universitário Newton Paiva. Orientador: Merie Bitar Moukachar.

37.
Silas Marques Gonçalves. A impulsividade por trás da paixão. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PSICOLOGIA) - Centro Universitário Newton Paiva. Orientador: Merie Bitar Moukachar.

38.
Djanira Jovercine da Silva Costa. Indisciplina na Escola. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Newton Paiva. Orientador: Merie Bitar Moukachar.

39.
Elce Queiroz Almeida. A escola como espaço para construção das relações afetivas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PSICOLOGIA) - Centro Universitário Newton Paiva. Orientador: Merie Bitar Moukachar.

40.
Elismar Luciana da Cruz. A contribuição da Psicomotricidade na Educação. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PSICOLOGIA) - Centro Universitário Newton Paiva. Orientador: Merie Bitar Moukachar.

41.
Maria Eugênia da Costa Machado. Dislexia: contribuições da psicologia sócio-histórica visando a inclusão social. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PSICOLOGIA) - Centro Universitário Newton Paiva. Orientador: Merie Bitar Moukachar.



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
MOUKACHAR, M. B.2004 MOUKACHAR, M. B.; Maria Julia Andrade Vale ; SANTOS, M. L. ; TOLENTINO, C. ; Vânia Costa . Reinventando as Relações de Ensino: Os jovens e o Saber no espaço do Ensino Superior. Paralelo 20 (Belo Horizonte), v. 01, p. 11-34, 2004.

2.
MOUKACHAR, Merie Bitar2016 MOUKACHAR, Merie Bitar; CIRINO, SÉRGIO DIAS . POR UMA DIDÁTICA CLÍNICA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NAS LICENCIATURAS. Educação em Revista (UFMG), v. 32, p. 293-316, 2016.

3.
MOUKACHAR, M. B.2017MOUKACHAR, M. B.; SANTOS, W. A. R. . A importância das interações na inclusão de crianças com Síndrome de Down na educação infantil. Revista Brasileira de Educação Básica, v. 2, p. 1-1-1-1, 2017.


Apresentações de Trabalho
1.
MOUKACHAR, M. B.; LEAL, R. . Reflexões sobre o brincar e as brincadeiras na formação do pedagogo e do psicopedagogo.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MOUKACHAR, Merie Bitar; HUDSON, B. C. S. . A PERCEPÇÃO DE EDUCADORAS SOBRE A PARTICIPAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CONTEXTO EDUCACIONAL INCLUSIVO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Outras informações relevantes


Pode-se citar como informações relevantes: 
- Associada a ABRAPSO (Associação Brasileira de Psicologia Social).
- Membro do Laboratório de Psicologia e Educação Helena Antipoff - Conselho Consultivo (LAPED-FAE/UFMG). 
- Membro da Sociedade Brasileira de História da Psicologia (SBHP).
- Formação em Terapia Psicomotora (sob coordenação de Vanice T. Salles e Maria Célia Bonatti, entre 1984 e 1986; Belo Horizonte - MG).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/11/2018 às 15:36:06