Vitor Marcelino da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7855574249378578
  • Última atualização do currículo em 28/10/2018


Doutorando do Programa Interunidades em Estética e História da Arte da Universidade de São Paulo e mestre, bacharel e licenciado em Artes pela Universidade Federal de Uberlândia. Professor responsável pelas disciplinas de arte na graduação em Linguagens na Faculdade SESI de Educação. É artista e tem se preocupado com as questões narrativas em suas fotografias. Atua principalmente nos seguintes temas: fotografia, narrativa, livros de fotografia, história da arte no Brasil, arte contemporânea no Brasil, história das exposições. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Vitor Marcelino da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, V. M.;MARCELINO, V.


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Estética e História da Arte.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Experimentações e narrativas na produção fotográfica dos anos 1960 e 1970 na cidade de São Paulo,
Orientador: Helouise Lima Costa.
Palavras-chave: Fotografia; Narrativa; Livro de fotografia; História das exposições; Fotolivro.
2010 - 2012
Mestrado em Artes.
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Título: Desvios de linguagem: as contribuições de Rubens Gerchman e Nelson Leirner para a prática da apropriação de imagens na arte contemporânea no Brasil.,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Dr. Marco Antonio Pasqualini de Andrade.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Apropriação de Imagens; Anos 60; Rubens Gerchman; Nelson Leirner.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
2003 - 2007
Graduação em Artes Visuais.
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Título: Poética da Homenagem: Um universo carregado de afeto e identificação em um conjunto de pinturas..
Orientador: Alexandre Pereira França.




Formação Complementar


2017 - 2017
Histórias da fotografia - Parte I (Módulo 2: A fotografia através das expos. (Carga horária: 8h).
Instituto Moreira Salles, IMS, Brasil.
2017 - 2017
Roger Chartier: O passado no presente (ministrado por Roger Chartier). (Carga horária: 20h).
Serviço Social do Comércio - Centro de Formação e Pesquisa, SESC - CPF, Brasil.
2014 - 2014
Curadoria em Artes Visuais. (Carga horária: 30h).
Serviço Social do Comércio - Centro de Formação e Pesquisa, SESC - CPF, Brasil.
2014 - 2014
Curadoria e Projeto. (Carga horária: 30h).
Museu de Arte Moderna de São Paulo, MAM-SP, Brasil.
2013 - 2013
Crítica de Arte. (Carga horária: 60h).
SESC Pompeia, SESC, Brasil.
2013 - 2013
9 encontros de formação sobre arte contemporânea. (Carga horária: 45h).
Fundação Bienal de São Paulo, BIENAL, Brasil.
2013 - 2013
Aluno especial na disciplina Trânsitos e Exílios. (Carga horária: 90h).
Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, ECA/USP, Brasil.
2011 - 2011
Curadoria e Produção - Andrés Hernandes. (Carga horária: 20h).
Museu Universitário de Arte da Universidade Federal de Uberlândia, MUNA/UFU, Brasil.
2009 - 2009
Oficina de Direção de Fotografia. (Carga horária: 16h).
Associação Curta Minas, ACM, Brasil.
2007 - 2007
Artifício maneirista: dentro e fora dos conceitos. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2006 - 2006
3 + 1: Processo Crítico de Criação. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2006 - 2006
Mais ou menos três reflexões para a Arte Cont.. (Carga horária: 18h).
Prefeitura Municipal de Uberlândia, PMU, Brasil.
2005 - 2006
Web Design (Fireworks, Flash, Dreamweaver e Pub.). (Carga horária: 87h).
Escola de Informática S.O.S. Computadores, SOS, Brasil.
2005 - 2005
Introdução à Crítica de Arte. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2005 - 2005
Montagem de Exposição. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2005 - 2005
Animação em Flash. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2005 - 2005
Ação Educativa em Museus. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2005 - 2005
Introdução à Arte Contemporânea. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2003 - 2003
Ciclo de Palestras "Arte e Pesquisa". (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2003 - 2003
Web-Art: Veiculação de Imagens Interativas. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2003 - 2003
Corpo e Linguagem Audiovisuais. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade SESI de Educação, FASESP, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Universitário, Carga horária: 20
Outras informações
Professor responsável pelas disciplinas de artes da Licenciatura em Linguagens.


Faculdade Mozarteum de São Paulo, FAMOSP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações
Disciplinas ministradas: - História da Arte e Estética: modernidade e contemporaneidade; - Fundamentos da Arte Educação; - Fundamentos da Linguagem Digital I e II; - Evolução das Artes Visuais; - Desenho de Observação e Expressão; - Pesquisa em Materiais Expressivos; - Tecnologia da Informação I e II; - Fotografia; - Linguagens Contemporâneas: Audiovisual.

Atividades

03/2014 - Atual
Ensino, Licenciatura em Artes Visuais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Arte Educação
Sistemas de Representação Gráfica I
Sistemas de Representação Gráfica II
Evolução das Artes Visuais II
Fundamentos da Linguagem Digital II
Desenho de Observação e Expressão II
Pesquisa em Materiais Expressivos II

Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno, Carga horária: 4
Outras informações
Estágio docência na disciplina "Arte Contemporânea I" na graduação em Artes Visuais.

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: contratado, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Professor substituto do ensino fundamental na Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia - ESEBA/UFU. Coordenador da área de artes da escola durante todo o ano de 2010.

Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Fotógrafo, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Estagiário do Estúdio Fotográfico da Assessoria de Imprensa da Universidade Federal de Uberlândia

Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Monitor da Biblioteca, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 6
Outras informações
Monitor da bilbioteca do Museu Universitário de Arte (MUnA)

Atividades

03/2009 - 01/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
Artes

Serviço Social da Indústria do Estado de São Paulo, SESI-SP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2018
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor da disciplina Artes, Carga horária: 12
Outras informações
Professor de Artes do ensino fundamental II e do ensino médio.


Prefeitura Municipal de São Paulo, PMSP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor efetivo, Carga horária: 30
Outras informações
Professor de artes do ensino fundamental da Secretaria de Educação da Prefeitura de São Paulo.


Centro Estadual de Educação Continuada de Uberlândia, CESEC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor contratado, Carga horária: 24

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Artes, Carga horária: 24


Escola Municipal Professora Stella Saraiva Peano/CAIC, EMPSSP/CAIC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Contratado, Carga horária: 20


Escola Estadual Armando Santos, EEAS, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto de artes, Carga horária: 24


Núcleo Educativo Monteiro Lobato, NEML, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Professor de Artes, Carga horária: 2


Papel e Placa Digital, PPD, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Designer Gráfico, Carga horária: 44


1º Salão de Artes Visuais de Uberlândia, ., Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Monitor de Ação Educativa, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Monitor voluntário, Carga horária: 20
Outras informações
Auxiliou no processo inicial do 1º Salão de Artes Visuais de Uberlândia



Projetos de pesquisa


2009 - Atual
Tratados experimentais: corpo, ambiente e linguagem nas Artes Visuais décadas de 1960 e 1970
Descrição: O objetivo da pesquisa é elaborar reflexões sobre as manifestações artísticas produzidas nas décadas de 1960 e 1970 nas artes visuais, em confronto com a teoria e crítica desenvolvidas na época, em termos da arte brasileira, internacional, e suas relações. Corpo, ambiente e linguagem servirão como conceitos privilegiados para a investigação, que poderá incluir: a revisão dos diversos movimentos, teorias e artistas; o estudo analítico e crítico de textos e obras significativas para o período; e a relação com as práticas da contemporaneidade. O resultado da pesquisa almeja constituir-se predominantemente em formato ensaístico, com a produção de textos, artigos e curadorias de exposições sobre aspectos privilegiados acerca do assunto..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Vitor Marcelino da Silva - Integrante / Marco Antônio Pasqualini de Andrade - Coordenador / Caroliny Pereira - Integrante.


Membro de corpo editorial


2010 - 2011
Periódico: Olhares & Trilhas (UFU)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: História da Arte.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas/Especialidade: Pintura.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação Artística.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2007
3º Lugar - Exposição Festival de Arte 2007 (Interno/Externo), Departamento de Artes Visuais - Universidade Federal de Uberlândia.
2005
3º lugar "Concurso Saboreando Palavras" categoria Artes Gráficas, SESC - Uberlândia.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MARCELINO, V.2018 MARCELINO, V.. El Lissitzky e o uso da fotografia como linguagem universal. ARTE & ENSAIO (UFRJ), v. 35, p. 114-125, 2018.

2.
SILVA, V. M.2011SILVA, V. M.. Gerchman Antropófago. Revista Palíndromo - ISSN 2175-2346- volume 6 ? número 6 - Universidade do Estado de Santa Catarina. Centro de Artes. Mestrado em Artes Visuais. ? Florianópolis SC. p. 121-157. PALÍNDROMO (ONLINE), v. 6, p. 121-157, 2011.

3.
SILVA, V. M.2010 SILVA, V. M.. Nelson Leirner: dentro e fora da vanguarda brasileira dos anos 1960 - Revista OuvirOUver - ISSN 1809-290X - volume 06 - número 02 - Programa de Pós-graduação em Artes da UFU - Uberlândia MG. OuvirOUver (Uberlândia. Impresso), v. 6, p. 222-241, 2010.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, V. M.. ?O novo mundo não precisará de imagens pequenas?: relações de imbricamento entre livros e exposições de fotografia projetados por El Lissitzky. In: III Seminário de Estética e Crítica de Arte, 2017, São Paulo. nais do III Seminário de Estética e Crítica de Arte "As artes entre a urgência e a inoperância". São Paulo: FFLCH/USP, 2017. v. 1. p. 618-632.

2.
SILVA, V. M.. De um aspirante a artista para um aspirante a historiador: análise de um processo de pesquisa. In: I SIMPÓSIO INTERNACIONAL MOVÊNCIAS DA PINTURA, 2012, Uberlândia. Anais do I Simpósio Internacional Movências da Pintura. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, 2012. v. 1. p. ---.

3.
SILVA, V. M.. Origens da apropriação de imagens na arte contemporânea brasileira: as contribuições de Nelson Leirner e Rubens Gerchman. In: 20º Encontro Nacional da Associação dos Pesquisadores em Artes Plástivas, 2011, Rio de Janeiro. Anais do ... Encontro Nacional da ANPAP (Cd-Rom). Rio de Janeiro: ANPAP, 2011. v. CD-ROM. p. 2968-2980.

4.
SILVA, V. M.. O Mergulho do Olho: Observações de um processo pautado na tríade tecnologia-projeção-pintura. In: I Simpósio do Núcleo de Pesquisa em Pintura e Educação, 2008, Uberlândia. I Simpósio Nuppe, 2008.

5.
SILVA, V. M.. Experimentações pictóricas tendo a apropriação como base para o início do desenvolvimento de uma identidade plástico-visual.. In: Festival de Artes Interno/Externo, 2007, Uberlândia. Festival de Artes 2007 - Comunicações, 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
MARCELINO, V.. Caminhos da pesquisa em arte. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SILVA, V. M.. O processo de apropriação de imagens em 'Lindonéia - a Gioconda dos subúrbios' de Rubens Gerchman. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SILVA, V. M.. De um aspirante a artista para um aspirante a historiador: análise de um processo de pesquisa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
SILVA, V. M.. Origens da apropriação de imagens na arte contemporânea brasileira. III Seminário de Pesquisa do Pesquisa em Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes - Universidade Federal de Uberlândia.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
SILVA, V. M.. Origens da apropriação de imagens na arte contemporânea brasileira: as contribuições de Nelson Leirner e Rubens Gerchman. 20º Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas. Rio de Janeiro/RJ.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SILVA, V. M.. O Mergulho do Olho: Observações de um processo pautado na tríade tecnologia-projeção-pintura. I Simpósio do Núcleo de Pesquisa em Pintura e Educação. Universidade Federal de Uberlândia.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
SILVA, V. M.. Experimentaçõs pictóricas tendo a apropriação como base para o início do desenvolvimento de uma identidade plástico-visual. Festival de artes - Interno Externo. Universidade Federal de Uberlândia.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, V. M.. Pensando a arte: Uma introdução à História Geral da Arte. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
CARLETO, E. A. ; SILVA, V. M. . Artes nas séries iniciais. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
SILVA, V. M.. O lugar do desenho na Educação Infantil. 2009. (Palestra).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
SILVA, V. M.. Áreas de respiro, pontos de fuga. 2016. Livro de Artista.

Outras produções artísticas/culturais
1.
SILVA, V. M.. Curadoria da exposição Movências da Pintura. 2012 (Curadoria).

Demais trabalhos
1.
SILVA, V. M.. Eu sou tudo isso n°3. 2008 (Trabalho artístico ilustrando capa da revista "Olhares e Trilhas" n° 9 - Ano IX) .



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
SILVA, V. M.. Comissão de Seleção do Edital das Galerias de Arte Municipais. 2011. Secretaria Municipal de Cultura de Uberlândia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
27o Encontro Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas.O espaço sobreposto: a experiência caminhante de Robert Smithson em Passaic. 2018. (Encontro).

2.
27o Encontro Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas. 2018. (Encontro).

3.
Seminário Internacional Arte Degenerada 80 anos: repercurssões no Brasil. 2018. (Seminário).

4.
Seminário Internacional Arte Degenerada 80 anos: repercussões no Brasil.Sessão de comunicações 4. 2018. (Seminário).

5.
XXXVIII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte."Amazônia", de Claudia Andujar e George Love, em contexto. 2018. (Outra).

6.
III Seminário de Estética e Crítica de Arte.?O novo mundo não precisará de imagens pequenas?: relações de imbricamento entre livros e exposições de fotografia projetados por El Lissitzky. 2017. (Seminário).

7.
SEMINÁRIO INTERNACIONAL ?1917: O ANO QUE ABALOU O MUNDO?,. 2017. (Seminário).

8.
XII Encontro de História da Arte.O aspecto narrativo na obra de El Lissitzky: a fotomontagem, o livro de fotografia, o design de exposição e o revés. 2017. (Encontro).

9.
Seminário Internacional sobre a Cor. 2013. (Seminário).

10.
I SIMPÓSIO INTERNACIONAL MOVÊNCIAS DA PINTURA.De um aspirante a artista para um aspirante a historiador: análise de um processo de pesquisa. 2012. (Simpósio).

11.
Palestra "Estratégias curatoriais e História da Arte: autor como reprodutor" - Dra. Elisa Martinez. 2011. (Outra).

12.
Próxima Parada: Leonilson. 2011. (Outra).

13.
I Simpósio do Núcleo de Pesquisa em Pintura e Educação.O Mergulho do Olho: Observações de um processo pautado na tríade tecnologia-projeção-pintura. 2008. (Simpósio).

14.
Festival de Arte "Interno/Externo".Experimentações pictóricas tendo a apropriação como base para o início do desenvolvimento de uma identidade plástico-visual.. 2007. (Outra).

15.
Festival de Arte "Rotações". 2006. (Outra).

16.
Festival de Arte "Territorialidades". 2005. (Outra).

17.
II Semana Acadêmica. 2005. (Outra).

18.
I Semana Acadêmica. 2004. (Outra).

19.
Festival de Arte. 2003. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, V. M.; SILVA, P. R. C. D. . Cine-clube MUnA. 2007. (Outro).

2.
SILVA, V. M.. Laca Gerânio Amarelo Limão Verde Inglês nº5 Azul Cerúleo. 2007. (Exposição).

3.
SILVA, V. M.; BASTOS, L. A. M. . Pinturas. 2006. (Exposição).

4.
SILVA, V. M.. Drainspotting project in Uberlândia / Bueiros. 2005. (Exposição).

5.
SILVA, V. M.. Soft Dreams - sobreposições-condensações-compressões. 2005. (Exposição).

6.
SILVA, V. M.. 1º Salão de Artes Visuais de Uberlândia. 2004. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Alunos do 3° ano da ESEBA no PICD. Conhecendo a Fazenda do Glória. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Ensino Fundamental) - Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Vitor Marcelino da Silva.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/12/2018 às 24:09:53