Denise Kloeckner Sbardelotto

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  • Última atualização do currículo em 23/10/2018


Possui graduação em Pedagogia (2004) e especialização em "História da Educação Brasileira" pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2007), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG (2009), na linha de pesquisa "História e Política Educacionais" e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, na Área de Concentração de "Filosofia e História da Educação". Possui Pós-doutoramento em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação, campus de Francisco Beltrão (2017). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas História da Educação, Intelectuais e Instituições Escolares, vinculado à Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é professora tempo parcial nos cursos de Pedagogia e Psicologia e vice-presidente do Conselho de Pesquisa e Extensão da Faculdade de Tecnologia e Ciências do Norte do Paraná - UNIFATECIE. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Denise Kloeckner Sbardelotto
Nome em citações bibliográficas
SBARDELOTTO, Denise Kloeckner;SBARDELOTTO, DENISE KLOECKNER


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em Educação.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: O PROJETO EDUCACIONAL DA ITAIPU BINACIONAL (1974-1985): uma educação para cada vila e para cada fração da classe trabalhadora., Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Prof. Dr. Sérgio Eduardo Montes Castanho.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2007 - 2009
Mestrado em Educação.
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
Título: O DESENVOLVIMENTO DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRIMÁRIOS NA FRONTEIRA OESTE PARANAENSE: a criação da primeira Escola Normal Secundária pública de Foz do Iguaçu e do Oeste do Paraná.,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Prof.º Dr.º Adair Ângelo Dalarosa.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2006 - 2007
Especialização em História da Educação Brasileira. (Carga Horária: 385h).
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
Título: HISTÓRIA DA CRIAÇÃO DO COLÉGIO ESTADUAL BARTOLOMEU MITRE, O PRIMEIRO GRUPO ESCOLAR DA REGIÃO OESTE DO PARANÁ: contexto histórico de 1889 a 1930..
Orientador: Prof.º Dr.º João Jorge Correa.
2001 - 2004
Graduação em Pedagogia.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.


Pós-doutorado


2015 - 2017
Pós-Doutorado.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas


Formação Complementar


2003
Inglês.
Harpa Informática E Idiomas, HARPA, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Introd. ao Método Materialista Histórico Dialético. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CAPES, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pós-doutoranda, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplina concentrada de 30 h/a, totalizando 2 créditos, ministrada no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIOESTE - campus Francisco Beltrão.


Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30
Outras informações
Docência em 50% da disciplina de Metodologia do Ensino Superior, no Curso de Especialização Lato Sensu em Teoria Histórico-Cultural, ofertada pelo Departamento de Psicologia.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Tutor UAB, Enquadramento Funcional: Bolsista EAD, Carga horária: 20


Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Bolsista CAPES, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2011 - 04/2011
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estrutura e Funcionamento da Educação Básica
02/2011 - 04/2011
Ensino, Licenciatura em Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estrutura e Funcionamento da Educação Básica
02/2011 - 04/2011
Ensino, Licenciatura em Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação
02/2010 - 11/2010
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Educação
02/2010 - 11/2010
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estrutura e Funcionamento da Educação Básica
02/2010 - 11/2010
Ensino, Licenciatura em Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estrutura e Funcionamento da Educação Básica
06/2009 - 12/2009
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação I
06/2009 - 12/2009
Ensino, Licenciatura em Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação

Faculdade de Telêmaco Borba, FATEB, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 4
Outras informações
Encerramento das atividades em função da aprovação no Programa de Doutorado em Educação da UNICAMP.

Atividades

06/2009 - 12/2009
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Educação II
Legislação Educacional
07/2009 - 07/2009
Ensino, Metodologia do Ensino Superior, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Fundamentos Históricos e Políticos da Educação Superior no Brasil
02/2009 - 06/2009
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Educação I

Escola Municipal São Francisco de Assis, N/C, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

7/2006 - 01/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
1º Ano - Séries Iniciais do Ensino Fundamental

Faculdade Harpa de Cascavel, HARPA*, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Chefe de departamento, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Vínculo encerrado em virtude de posse de cargo público.

Atividades

2/2006 - 9/2006
Direção e administração, Ensino Superior, Cascavel.

Cargo ou função
Secretária Acadêmica - Graduação e Pós-Graduação.

Faculdade de Ciênicas Sociais Aplicadas de Cascavel, UNIVEL, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar Administrativo, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Estágio Remunerado, Enquadramento Funcional: Auxiliar Administrativo, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

3/2001 - 2/2006
Direção e administração, Ensino Superior, Cascavel.

Cargo ou função
Auxiliar de Direção e Auxiliar de Secretaria.

Instituto Ambiental do Paraná, IAP*, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Estágio Remunerado, Enquadramento Funcional: Auxiliar Administrativo, Carga horária: 8

Atividades

7/1999 - 12/2000
Direção e administração, Ambiental, Cascavel.

Cargo ou função
Auxiliar Administrativo.

Faculdade de Tecnologia e Ciências do Norte do Paraná, FATECIE, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12

Atividades

07/2018 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos
07/2018 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia Histórico-Cultural: desdobramentos
05/2018 - 07/2018
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Psicológicos da Educação
05/2018 - 07/2018
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia Histórico-Cultural: história e fundamentos


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Influência da mídia na atividade dominante de crianças de 9 a 10 anos
Descrição: Para Vigotski e Leontiev (2006), as crianças passam por diversos estágios de desenvolvimento, e cada um deles é marcado por uma atividade principal, que denuncia a forma como essas crianças se relacionam com a realidade, ou seja, é possível identificar quais são as condições externas que estão envolvidas e quais as suas potencialidades. É a sociedade que produz a atividade principal das pessoas que estão contidas nela, uma vez que as atividades estão ligadas a cultura humana, que deve ser pensada juntamente com o desenvolvimento infantil de acordo com a atividade principal de cada estágio. Desse modo, a televisão se torna um importante alvo a ser estudado, uma vez que ela está presente no cotidiano da criança brasileira, em média de 4horas 51min 19segundos por dia. A televisão não tem como objetivo principal trazer informação, educar ou entreter, mas levar seu público a assistir propagandas, que incentivam a venda de produtos, e os desenhos animados estão inclusos nesse sistema, que visam o lucro a partir de produtos que podem ser comercializados. Assim, a mídia é usada como uma forma de sedução, privando seus telespectadores de fazerem escolhas e prometendo a eles uma ideia de pleno prazer. No entanto isso não ocorre, porque é necessário que o indivíduo continue a buscar satisfação, pois assim continuará consumindo. Assim é possível entender que a cultura não é produzida pela massa, mas já vem pré-fabricada e denuncia valores da sociedade de consumo. Dessa forma, é importante estudar como as ideologias passadas pela televisão podem influenciar na atividade principal das crianças na contemporaneidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2018 - Atual
A caminho do TCC
Descrição: Em virtude de, em breve, as acadêmicas iniciarem a disciplina Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso ? TCC (1º semestre de 2019), percebe-se a necessidade de estimulá-las e orientá-las quanto à leitura e produção de textos científicos, enfatizando a linguagem formal e as normas para elaboração e formatação destes trabalhos. Também observa-se a importância de incentivá-las para a produção e publicação de artigos em periódicos na área da educação, bem como apresentação em eventos científicos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2017
O Projeto Educacional da Itaipu Binacional para a Margem Direita Paraguaia (1974-1985)
Descrição: Análise do Projeto Educacional da Itaipu Binacional no Paraguai (margem direita), viabilizado no Canteiro de Obras e Vilas Habitacionais da Usina Hidrelétrica de Itaipu, e sua relação com o Projeto Educacional de Itaipu no Brasil (margem esquerda). O recorte histórico definido tem por justificativa a data da criação oficial da entidade Itaipu Binacional e início (1974) e término da construção civil da Usina Hidrelétrica Binacional de Itaipu (1985), bem como mudanças na gestão da Itaipu Binacional. Proponho analisar as semelhanças e diferenças entre este contexto já analisado e o Projeto Educacional de Itaipu para a Margem Direita paraguaia, onde foram construídas oito Vilas Habitacionais, denominadas ?Área? de 1 a 8 e distribuídas nas cidades de Hernandarias, Porto Franco, Mingaguaçu e Cidade do Leste, totalizando 4.289 moradias. Esta proposta pretende complementar minha pesquisa de doutorado, em que analisei o Projeto Educacional de Itaipu na Margem Esquerda brasileira, viabilizado nas três Vilas Habitacionais e no Canteiro de Obras em Foz do Iguaçu. Concluí que Itaipu viabilizou uma complexa e eficaz estrutura ideológica, com o apoio da União de Construtoras ? UNICON, responsável pelas obras civis. Juntamente com uma ampla estrutura repressiva, Itaipu utilizava-se desta estrutura ideológica para obtenção de hegemonia e consenso. Isso se dava pela educação formal e não-formal ofertadas para os trabalhadores e seus dependentes..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2014
O Projeto Educacional da Itaipu Binacional (1974-1985): uma educação para cada vila e para cada fração da classe trabalhadora
Descrição: A pesquisa analisa o Projeto Educacional da Itaipu Binacional, viabilizado nas três Vilas Habitacionais e no Canteiro de Obras da margem esquerda brasileira da Usina Hidrelétrica Binacional de Itaipu, entre 1974 e 1985. Fez parte deste projeto toda a estrutura ideológica implementada pela entidade, através da União de Construtoras ? UNICON, responsável pelas obras civis de Itaipu. São analisadas as iniciativas de educação formal, efetivadas através do ensino regular do Anglo-Americano, técnico-profissionalizante do SENAI e Centro de Treinamento e Desenvolvimento da UNICON no Canteiro de Obras, e de alfabetização funcional e supletiva pela Escola do Canteiro; e não-formal, através das atividades culturais e desportivas realizadas pelos Centros Comunitários das Vilas Habitacionais e Canteiro de Obras. Resultante de conflitos diplomáticos entre Brasil, Paraguai e Argentina, a Usina Hidrelétrica de Itaipu foi construída em Foz do Iguaçu, região Oeste do Paraná, concretizando um dos grandes projetos dos governos militares no Brasil. O aumento da capacidade energética significava a infraestrutura necessária ao crescimento do parque industrial brasileiro, com o fortalecimento de indústrias nacionais dependentes de tecnologia externa e instalação de multinacionais e associadas. Porém, a construção da hidrelétrica gerou inúmeros impactos econômicos, ambientais, sociais e educacionais para Foz do Iguaçu e região Oeste do Paraná, devido ao alagamento de grandes áreas rurais e urbanas e inchaço populacional da cidade sede. Sob pressupostos do materialismo histórico-dialético, utilizei fontes bibliográficas, documentais e orais. O recorte histórico definido tem por justificativa a data de início e término da construção civil da Usina Hidrelétrica de Itaipu (1974-1985). A pesquisa me permitiu constatar que a educação formal e não-formal ofertada para os trabalhadores e seus dependentes na região do Projeto Itaipu foi diferenciada de acordo com a fração da classe trabalhadora a que eram destinadas, aprofundando a estratificação de classe que já era visível pelas diferenças qualitativas entre as Vilas Habitacionais A, B e C e alojamentos do Canteiro de Obras. Foram utilizadas estratégias para destinar educação de qualidade e voltada à ?formação? generalista aos dependentes de trabalhadores dos altos níveis funcionais/fração de classe, enquanto aos trabalhadores e seus dependentes dos baixos níveis funcionais/fração de classe era oferta educação qualitativamente inferior, limitada ao ?cuidado? e técnica-profissionalizante. Através da educação formal e não-formal o Projeto Educacional de Itaipu consolidou uma estrutura ideológica eficiente em disseminar valores éticos e morais de racionalidade, produtividade, disciplina, cooperação, respeito à hierarquia, civismo e meritocracia, adequados à manutenção da ordem nas Vilas Habitacionais e Canteiro de Obras e à formação da força de trabalho para as necessidades da obra, prioridade absoluta dos governos militares do Brasil e Paraguai..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2009
O Desenvolvimento dos Cursos de Formação de Professores Primários na Fronteira Oeste Paranaense: a criação da primeira Escola Normal Secundária pública de Foz do Iguaçu e do Oeste do Paraná
Descrição: Esta pesquisa teve como objeto de investigação o desenvolvimento dos cursos normais públicos de formação de professores primários na atual mesorregião Oeste do estado do Paraná, especificamente no núcleo urbano ?pioneiro? de Foz do Iguaçu. Parte-se da seguinte problemática: quais os determinantes políticos e econômicos que levaram ao desenvolvimento dos cursos de formação de professores no Oeste do Paraná? O recorte histórico está delimitado entre os anos de 1946, quando da promulgação da Lei Orgânica do Ensino Normal, e 1960, ano de conclusão da primeira turma da referida Escola Normal. O objetivo principal é analisar os aspectos econômicos, políticos e educacionais que determinaram o desenvolvimento dos cursos de formação de professores, até a criação da Escola Normal Secundária ?Iguaçu?. O trabalho inicia apresentando a organização do ensino público primário e dos Cursos Normais públicos de formação de professores primários no Brasil e no estado do Paraná, bem como a influência das concepções de trabalho e formação docente de Erasmo Pilotto nas políticas voltadas à formação de professores, atrelado aos princípios do Movimento pela Escola Nova. Em seguida, apresenta alguns aspectos relevantes em relação ao processo de ocupação da atual mesorregião Oeste do Paraná, ao desenvolvimento do ensino público primário e à demanda por professores habilitados. Por fim, são apresentados os aspectos políticos, econômicos e educacionais que determinaram o desenvolvimento das primeiras iniciativas em formar professores na atual mesorregião Oeste, até a criação da Escola Normal Secundária ?Iguaçu?. O referencial teórico-metodológico adotado no desenvolvimento da pesquisa e análise das fontes está alicerçado nos pressupostos do materialismo histórico-dialético. Foram realizadas 04 (quatro) entrevistas com exnormalistas e 01 (uma) entrevista com uma das primeiras diretoras da referida Escola Normal, que puderam contar como ocorreu o processo de desenvolvimento dos cursos de formação de professores na atual mesorregião Oeste do Paraná. A pesquisa constatou que o desenvolvimento dos cursos normais públicos de formação de professores primários no Oeste do Paraná, iniciado a partir da década de 1950 com a criação dos Cursos Normais Regionais e da posterior Escola Normal Secundária ?Iguaçu?, embora tenha possibilitado a expansão do número de professores habilitados na região, representou contraditoriamente a difusão do modelo de vida social urbano-industrial, necessários à adequação da região às novas exigências do contexto capitalista. Enquanto os Cursos Normais Regionais foram criados a partir da necessidade dos colonos por professores habilitados, a Escola Normal Secundária foi criada como resultado das reivindicações da elite de Foz do Iguaçu, ansiosa por uma formação em nível secundário que possibilitasse a manutenção da sua hegemonia econômica e cultural, através da ocupação dos cargos educacionais dirigentes. Portanto, enquanto os Cursos Normais Regionais continuavam formando os professores para a docência nas escolas isoladas e multisseriadas destinadas à classe trabalhadora, a Escola Normal Secundária formava professores provenientes da classe dominante, principalmente interessados em compor os quadros educacionais dirigentes de Foz do Iguaçu e do Oeste do Paraná..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: História da Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Política Educacional.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Filosofia da Educação.
4.
Grande área: Outros / Área: Divulgação Científica / Subárea: Metodologia da Pesquisa.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SBARDELOTTO, DENISE KLOECKNER2018SBARDELOTTO, DENISE KLOECKNER; CASTANHA, ANDRÉ PAULO . A pesquisa em História da Educação no sudoeste do Paraná: análise e perspectiva / The research in History of Education in the southwest of Paraná: analysis and perspective. Revista de História e Historiografia da Educação, v. 2, p. 189-213, 2018.

2.
SBARDELOTTO, DENISE KLOECKNER2017 SBARDELOTTO, DENISE KLOECKNER; MONTES CASTANHO, SÉRGIO EDUARDO . -Estado à parte- em Itaipu: a autonomia das vilas habitacionais brasileiras. Argumentos Pró-Educação, v. 2, p. 112-138, 2017.

3.
SBARDELOTTO, Denise Kloeckner;SBARDELOTTO, DENISE KLOECKNER2015SBARDELOTTO, Denise Kloeckner. História dos Cursos Normais Públicos de Formação de Professores Primários no Estado do Paraná. Educere et Educare (versão eletrônica), v. 10, p. 231-242, 2015.

4.
SBARDELOTTO, Denise Kloeckner;SBARDELOTTO, DENISE KLOECKNER2012 SBARDELOTTO, Denise Kloeckner; DALAROSA, A. A. . O desenvolvimento dos cursos de formação de professores primários na fronteira oeste paranaense: a primeira escola normal secundária pública. Revista HISTEDBR On-line, v. 11, p. 159, 2012.

5.
SBARDELOTTO, Denise Kloeckner;SBARDELOTTO, DENISE KLOECKNER2012SBARDELOTTO, Denise Kloeckner. MILLER, Tom Oliver. A segunda Revolução Científica: como o pensamento sobre o Universo chegou a se transfigurar nos últimos anos, na visão de um antropólogoarqueólogo transdisciplinar. Natal - RN: EDUFRN, 2009.. Revista HISTEDBR On-line, v. 10, p. 353, 2012.

6.
SBARDELOTTO, Denise Kloeckner;SBARDELOTTO, DENISE KLOECKNER2010SBARDELOTTO, Denise Kloeckner. Descoberta de Foz do Iguaçu e a fundação da Colônia Militar. REVISTA DE HISTÓRIA REGIONAL, v. 14, p. 206-211, 2010.

7.
SBARDELOTTO, Denise Kloeckner;SBARDELOTTO, DENISE KLOECKNER2010SBARDELOTTO, Denise Kloeckner; DALAROSA, A. A. . Institucionalização do ensino primário público na atual mesorregião Oeste do Paraná. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL (CURITIBA. ONLINE), v. 5, p. 147-164, 2010.

8.
SBARDELOTTO, Denise Kloeckner;SBARDELOTTO, DENISE KLOECKNER2009SBARDELOTTO, Denise Kloeckner; DALAROSA, A. A. ; NASCIMENTO, M. I. M. . Apontamentos teórico-metodológicos da pesquisa em História da educação: o método materialista histórico-dialético. Quaestio (UNISO), v. 11, p. 57-77, 2009.

9.
SBARDELOTTO, Denise Kloeckner;SBARDELOTTO, DENISE KLOECKNER2009SBARDELOTTO, Denise Kloeckner. Análise e perspectivas para a pesquisa em história da educação da atual mesorregião Oeste do Paraná. Educere et Educare (Impresso), v. 4, p. N.º 7, 2009.

10.
NASCIMENTO, M. I. M.2008NASCIMENTO, M. I. M. ; SBARDELOTTO, Denise Kloeckner . A Escola Unitária: educação e trabalho em Gramsci. Revista HISTEDBR On-line, v. 30, p. 275-291, 2008.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SBARDELOTTO, Denise Kloeckner. Planejamento e organização escolar e curricular da educação em tempo integral. 1. ed. Cascavel - Paraná: União Educacional de Cascavel - UNIVEL, 2015. v. 1. 60p .

Capítulos de livros publicados
1.
SBARDELOTTO, Denise Kloeckner. História dos Cursos Normais Públicos de Formação de Professores Primários no estado do Paraná. In: João Carlos da Silva; Eraldo Leme Batista; José Luis Sanfelice. (Org.). História da Educação, Intelectuais e Instituições Escolares. 1ed.Uberlândia - MG: Navegando Publicações, 2016, v. 1, p. 215-231.

2.
SBARDELOTTO, Denise Kloeckner; DALAROSA, A. A. . O Movimento pela Escola Nova no estado do Paraná: a atuação de Erasmo Pilotto nas políticas de formação e trabalho docente. In: João Carlos da Silva, André Paulo Castanha, Paulino José Orso e Lucyelle Cristina Pasqualotto. (Org.). História da Educação: formação de professores e escolarização na Região Oeste do Paraná. 0ed.Cascavel - PR: EDUNIOESTE, 2013, v. -, p. 15-28.

3.
SBARDELOTTO, Denise Kloeckner; CORREA, J. J. . História da criação do Colégio Estadual Bartolomeu Mitre: o primeiro Grupo Escolar do Oeste do Paraná. In: CASTANHA, A. P. (Org.) ; ORSO, paulino José (Org.) ; SILVA, João Carlos (Org.) ; CARVALHO, M. A. B. (Org.). (Org.). HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: Pesquisa, levantamento de Fontes e Instituições escolares.. 1ªed.Cascavel: EDUNIOESTE, 2010, v. 4, p. 41-67.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SBARDELOTTO, Denise Kloeckner; CASTANHA, ANDRÉ PAULO . A Pesquisa em História da Educação no Sudoeste do Paraná: análise e perspectiva. In: IX Congresso Brasileiro de História da Educação, 2017, João Pessoa/Paraíba. Anais Eletrônicos do IX Congresso Brasileiro de História da Educação. João Pessoa/Paraíba: Universidade Federal da Paraíba, 2017. p. 6431-6449.

2.
SBARDELOTTO, Denise Kloeckner. O Projeto Educacional de Itaipu no período de construção da Usina Hidrelétrica Binacional de Itaipu (1974-1985). In: XI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação - COLUBHE, 2016, Porto - Portugal. XI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação - COLUBHE. Porto - Portugal: CITCEM, 2016. v. 1. p. 937-951.

3.
SBARDELOTTO, Denise Kloeckner. Educação no regime civil-militar (1964-1985) no Brasil e a Teoria do Capital Humano. In: XI Jornada do HISTEDBR: a Pedagogia Histórico-Crítica, a educação brasileira e os desafios de sua institucionalização, 2013, Cascavel - PR. XI Jornada do HISTEDBR: a Pedagogia Histórico-Crítica, a educação brasileira e os desafios de sua institucionalização. Cascavel - PR: UNIOESTE, 2013. v. 11. p. 1-18.

4.
SBARDELOTTO, Denise Kloeckner. O impacto educacional da Itaipu Binacional: considerações preliminares. In: III Simpósio Nacional de História, Trabalho, Cultura e Poder: memória, movimentos sociais e hidroelétricas, 2012, Marechal Cândido Rondon. III Simpósio Nacional de História, Trabalho, Cultura e Poder: memória, movimentos sociais e hidroelétricas. Marechal Cândido Rondon, 2012.

5.
SBARDELOTTO, Denise Kloeckner. História e Historiografia da Educação: a mesorregião Oeste do estado do Paraná. In: VIII Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas, 2009, Campinas. VIII Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas, 2009.

6.
SBARDELOTTO, Denise Kloeckner; DALAROSA, A. A. . O Significado Político da Gênese do Ensino Público de Formação de Professores na região Oeste do Paraná. In: VIII Jornada do HISTEDBR, 2008, São Carlos. Anais da VIII Jornada do HISTEDBR, 2008.

7.
SBARDELOTTO, Denise Kloeckner. Influência Argentina na Formação Social de Foz do Iguaçu: implicações educacionais. In: I Simpósio Nacional de Educação e XX Semana de Pedagogia, 2008, Cascavel. I Simpósio Nacional de Educação e XX Semana de Pedagogia, 2008.

8.
SBARDELOTTO, Denise Kloeckner. O Estado do Paraná e a Educação na Primeira República. In: 3º Seminário Nacional Estado e Políticas Sociais no Brasil - Democracia e Políticas Sociais., 2007, Cascavel. O Estado do Paraná e a Educação na Primeira República - Democracia e Políticas Sociais, 2007.

9.
SBARDELOTTO, Denise Kloeckner; PEDRO, C. K. R. C. ; ZANONI, F. ; MELLER, L. C. ; RABEL, L. ; ISQUIERDO, V. F. P. ; BORGES, L. F. P. . A biblioteca da Escola Manuel Ludgero Pompeu: reflexões sobre a unidade entre o especialista e o docente. In: VI Seminário de Prática de Ensino, 2004, Cascavel. Anais do V e VI Seminário de Prática de Ensino, 2004. p. 145-151.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SBARDELOTTO, Denise Kloeckner; PEDRO, C. K. R. C. ; PAULA, F. A. . A importância do Conto de Fadas no Cuidado Emocional da Criança. In: III Seminário de Literatura e História: Confluências Estéticas entre as Literaturas no Brasil e na África., 2004, Cascavel. III Seminário de Literatura e História: Confluências Estéticas entre as Literaturas no Brasil e na África., 2004.

2.
SBARDELOTTO, Denise Kloeckner; PEDRO, C. K. R. C. ; CUNHA, A. F. ; NOVO, I. L. L. ; ZANONI, F. ; RABEL, L. ; ISQUIERDO, V. F. P. ; MELLER, L. C. ; BORGES, L. F. P. . A Leitura, a Biblioteca e a Escola. In: VI Seminário de Prática de Ensino., 2004. VI Seminário de Prática de Ensino..

3.
SBARDELOTTO, Denise Kloeckner; CUNHA, A. F. ; NOVO, I. L. L. ; PEDRO, C. K. R. C. ; RABEL, L. ; ZANONI, F. ; PAULA, F. A. . Tornando-nos professoras: da mudança do lugar social de aluna para o lugar social de professoranda. In: XVII Semana de Educação, VII Seminário de Prática de Ensino do Curso de Pedagogia e II Encontro de Pesquisa e Extensão., 2004, Cascavel. XVII Semana de Educação, VII Seminário de Prática de Ensino do Curso de Pedagogia e II Encontro de Pesquisa e Extensão., 2004. p. 163-169.

4.
SBARDELOTTO, Denise Kloeckner; CUNHA, A. F. ; PEDRO, C. K. R. C. ; ZANONI, F. ; NOVO, I. L. L. ; MELLER, L. C. ; RABEL, L. ; ISQUIERDO, V. F. P. ; BORGES, L. F. P. . A Literatura, a Biblioteca e a Escola. In: II Seminário de Literatura e História: o Cânone como intertexto da narrativa contemporânea e XVI Semana de Letras: Estudos da Linguagem: Interfaces Culturais., 2003, Cascavel. II Seminário de Literatura e História: o Cânone como intertexto da narrativa contemporânea e XVI Semana de Letras: Estudos da Linguagem: Interfaces Culturais..

5.
SBARDELOTTO, Denise Kloeckner; CUNHA, A. F. ; DAMASCENO, A. A. ; RAMARI, V. L. T. ; MARINI, J. ; KUREK, D. L. . Caracterização da Escola Municipal Rubens Lopes. In: V Seminário de Prática de Ensino., 2003, Cascavel. V Seminário de Prática de Ensino., 2003.

Apresentações de Trabalho
1.
SBARDELOTTO, Denise Kloeckner. O Projeto Educacional de Itaipu no período de construção da Usina Hidrelétrica Binacional de Itaipu (1974-1985). 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SBARDELOTTO, Denise Kloeckner. Educação no regime civil-militar (1964-1985) no Brasil e a Teoria do Capital Humano. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SBARDELOTTO, Denise Kloeckner. O impacto educacional da Itaipu Binacional: considerações preliminares. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SBARDELOTTO, Denise Kloeckner. História e Historiografia da Educação: a mesorregião Oeste do estado do Paraná. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
SBARDELOTTO, Denise Kloeckner; DALAROSA, A. A. . O Significado Político da Gênese do Ensino Público de Formação de Professores na região Oeste do Paraná. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SBARDELOTTO, Denise Kloeckner. A Influência Argentina na Formação Social de Foz do Iguaçu: implicações educacionais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
SBARDELOTTO, Denise Kloeckner. O primeiro Grupo Escolar da Região Oeste do Paraná. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
SBARDELOTTO, Denise Kloeckner. O Estado do Paraná e a Educação na Primeira República. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
SBARDELOTTO, Denise Kloeckner; PEDRO, C. K. R. C. . A Importância do Conto de Fadas no Cuidado Emocional da Criança. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
SBARDELOTTO, Denise Kloeckner; ZANONI, F. ; PAULA, F. A. ; MELLER, L. C. ; RABEL, L. . A mudança do lugar social de aluna para professora: considerações sobre a mediação pedagógica. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
BORGES, L. F. P. ; ISQUIERDO, V. F. P. ; MELLER, L. C. ; NOVO, I. L. L. ; PEDRO, C. K. R. C. ; RABEL, L. ; SBARDELOTTO, Denise Kloeckner ; ZANONI, F. . A literatura, a biblioteca e a escola. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
CUNHA, A. F. ; DAMASCENO, A. A. ; ISQUIERDO, V. F. P. ; KUREK, D. L. ; MELLER, L. C. ; NOVO, I. L. L. ; RAMARI, V. L. T. ; SBARDELOTTO, Denise Kloeckner . Caracterização da Escola Municipal Rubens Lopes. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
SBARDELOTTO, Denise Kloeckner. O Projeto Educacional da Itaipu Binacional (1974-1985): uma educação para cada vila e para cada fração da classe trabalhadora. Campinas - SP: Revista HISTEDBR On-line, vol. 15, nº 62, p.261-261, mai/2015, 2015 (Resumo de Tese).

2.
SBARDELOTTO, Denise Kloeckner. O Projeto Educacional da Itaipu Binacional (1974-1985): uma educação para cada vila e para cada fração da classe trabalhadora. Salvador - BA: UFBA, 2015 (Resumo de Tese).

3.
SBARDELOTTO, Denise Kloeckner; DALAROSA, A. A. . O Desenvolvimento dos Cursos de Formação de Professores Primários na Fronteira Oeste Paranaense: a criação da primeira escola normal secundária pública de Foz do Iguaçu e do oeste do Paraná.. Rio Claro - São Paulo: Revista Educação: Teoria e Prática. Vol. 19, No. 32, jan.-jun.-2009, p. 1-2., 2009 (Resumo de Dissertação).

4.
SBARDELOTTO, Denise Kloeckner; DALAROSA, A. A. . O Desenvolvimento dos Cursos de Formação de Professores Primários na Fronteira Oeste Paranaense: a criação da primeira escola normal secundária pública de Foz do Iguaçu e do oeste do Paraná. Campinas - São Paulo: Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.34, jun.2009, 2009 (Resumo de Dissertação).

5.
SBARDELOTTO, Denise Kloeckner. O Desenvolvimento dos Cursos de Formação de Professores Primários na Fronteira Oeste Paranaense: a criação da primeira escola normal secundária pública de Foz do Iguaçu e do oeste do Paraná. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2009 (Resumo de Dissertação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SBARDELOTTO, Denise Kloeckner. Elaboração de projeto para Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Escolar e Legislação Educacional para o Instituto Sul-Americano de Pós-Graduação, Ensino e Tecnologia - ISAPG. 2010.

2.
SBARDELOTTO, Denise Kloeckner. Parecer sobre artigo para o III Encontro de Educação Infantil - Linguagens e Cultura Infantil. 2009.

3.
SBARDELOTTO, Denise Kloeckner. Parecerista de artigos científicos do CIEPG - I Congresso Internacional de Educação de Ponta Grossa - Paraná - Brasil. 2009.

4.
SBARDELOTTO, Denise Kloeckner. Integrante da Comissão Científica do CIEPG - I Congresso Internacional de Educação de Ponta Grossa - Paraná - Brasil. 2009.

5.
SBARDELOTTO, Denise Kloeckner. Parecer sobre artigo para a Revista Educare et Educere. 2009.


Demais tipos de produção técnica
1.
SBARDELOTTO, Denise Kloeckner. A falsa crise da Educação: apontamentos para um debate. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SBARDELOTTO, Denise Kloeckner. Colaboradora na organização da Revista Práxis Educativa (Volume 4, n.º 1). 2009. (Colaboradora).

3.
SBARDELOTTO, Denise Kloeckner. Colaboradora na organização da Revista Práxis Educativa (Volume 3, n.º 1 e 2). 2008. (Colaboradora).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SBARDELOTTO, Denise Kloeckner. Participação em banca de Maricélia Aparecida Nurmberg. História da educação do município de Enéas Marques ? 1960 a 1992: das escolas rurais à nuclearização. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

2.
SBARDELOTTO, Denise Kloeckner. Participação em banca de Moacir da Costa Beliatto. O Colégio Nossa Senhora da Glória e o processo de escolarização no município de Francisco Beltrão-PR (1951-1982). 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Qualificações de Mestrado
1.
SBARDELOTTO, Denise Kloeckner. Participação em banca de Maricélia Aparecida Nurmberg. História da educação do município de Enéas Marques ? 1960 a 1992: das escolas rurais à nuclearização. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

2.
SBARDELOTTO, Denise Kloeckner. Participação em banca de Moacir da Costa Beliatto. O Colégio Nossa Senhora da Glória e o processo de escolarização no município de Francisco Beltrão-PR (1951-1982). 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação - COLUBHE. O Projeto Educacional de Itaipu no período de construção da Usina Hidrelétrica Binacional de Itaipu (1974-1985). 2016. (Congresso).

2.
Minicurso "Proyectos de extensión universitária y escuelas públicas. Reconstrucción de la memória pedagógica con los maestros rurales. In.: VIII Congresso Brasileiro de História da Educação: matrizes interpretativas e internacionalização. 2015. (Congresso).

3.
XI Jornada do HISTEDBR: a Pedagogia Histórico-Crítica, a educação brasileira e os desafios de sua institucionalizaçao.Educação no regime civil-militar (1964-1985) no Brasil e a Teoria do Capital Humano. 2013. (Outra).

4.
II Colóquio de Pesquisa: arquivos, instituições escolares e memória histórica. 2012. (Outra).

5.
III Simpósio Nacional de História, Trabalho, Cultura e Poder: memória, movimentos sociais e hidroelétricas.O impacto educacional da Itaipu Binacional: considerações preliminares. 2012. (Outra).

6.
III Jornada de Pedagogia "Função Social da Escola: Realidade em Debate".Curso "A Falsa Crise da Educação: apontamentos para um debate". 2011. (Outra).

7.
Colóquios de Filosofia e História da Educação. Palestra: "Filosofando e Historiando" - Prof. Maria Lúcia de Arruda Aranha.. 2010. (Outra).

8.
Comunicações em História da Educação. Palestra: "Contribuição para a História e a Historiografia da Educação Brasileira: os manuais escolares das bibliotecas públicas municipais de Campinas/SP (1889-1970)" - Prof. Dra. Olinda Maria Noronha. 2010. (Outra).

9.
II Congresso Internacional de Educação de Ponta Grossa - Paraná - Brasil - CIEPG. 2010. (Congresso).

10.
Mesa-redonda: "A Conferência Nacional de Educação - CONAE - Brasília - Plano Nacional de Educação 2011 a 2020". 2010. (Outra).

11.
I Congresso Internacional de Educação de Ponta Grossa - Paraná - Brasil. 2009. (Congresso).

12.
VIII Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas.História e Historiografia da Educação: a mesorregião Oeste do estado do Paraná. 2009. (Seminário).

13.
Colóquios de Filosofia e História da Educação. Palestra: "Educação e conhecimento científico: o impacto da pós-modernidade" - Profa. Dra. Maria Auxiliadora Cavazzotti. 2008. (Outra).

14.
Colóquios de Filosofia e História da Educação. Palestra: "Filosofia e Condição Humana" - Prof. Dr. Roberto Goto. 2008. (Outra).

15.
Colóquios de Filosofia e História da Educação. Palestra: "Marx, Gramsci e o Conhecimento: ruptura ou continuidade?" - Prof. Dr. Marcos Francisco Martins. 2008. (Outra).

16.
Comunicações em História da Educação. Palestra: " Educação e Fronteira na Historiografia matogrossense (1870-1950)" - Profa. Dra. Carla Villamaina Centeno. 2008. (Outra).

17.
I Simpósio Nacional de Educação e XX Semana de Pedagogia.I Simpósio Nacional de Educação e XX Semana de Pedagogia. 2008. (Simpósio).

18.
3º Seminário Nacional Estado e Políticas Sociais no Brasil..3º Seminário Nacional Estado e Políticas Sociais no Brasil.. 2007. (Seminário).

19.
I Simpósio do Grupo de Pesquisa "História, Sociedade e Educação no Brasil" - 15 anos do HISTEDBR - Campos Gerais/PR: História das Instituições Escolares no Brasil. 2007. (Simpósio).

20.
Programa de Treinamento no uso do Portal de Periódicos da CAPES. 2007. (Outra).

21.
I Colóquio sobre Universidade Contemporânea. 2006. (Outra).

22.
Palestra: A importância do Serviço Social e a nova visão da assistência ou do assistir.. 2006. (Outra).

23.
XI Conferência Regional de Educação.. 2006. (Oficina).

24.
2º Seminário Nacional Estado e Políticas Sociais no Brasil.Monitora de Sessão de Comunicação Científica.. 2005. (Seminário).

25.
I Encontro Educação, Comunicação e Cultura Popular..A Importância do Cômico na Aprendizagem.. 2004. (Encontro).

26.
Seminário de Cooperação Acadêmica: UNIOESTE/UNICAMP/CAPES/PQI. 2004. (Seminário).

27.
XVII Semana da Educação, VII Seminário de Prática de Ensino do Curso de Pedagogia e II Encontro de Pesquisa e Extensão.XVII Semana da Educação, VII Seminário de Prática de Ensino do Curso de Pedagogia e II Encontro de Pesquisa e Extensão. 2004. (Seminário).

28.
Seminário "Os desafios da Educação Pública na Sociedade Brasileira".. 2003. (Seminário).

29.
Seminário Nacional Estado e Políticas Sociais no Brasil.. 2003. (Seminário).

30.
V Seminário de Prática de Ensino.. 2003. (Seminário).

31.
XVI Semana de Educação.Oficina: Resolução de problemas: eixo organizador do ensino-aprendizagem de matemática. 2003. (Oficina).

32.
3º Seminário de Educação: A Leitura.. 2002. (Seminário).

33.
Encontro Paranaense dos Estudantes de Pedagogia - XIX ENPAESP.. 2002. (Encontro).

34.
I ENPEX - Encontro de Pesquisa e Extensão do Curso de Pedagogia da UNIOESTE.. 2002. (Encontro).

35.
I Seminário de Teoria e Prática Educacional: em debate o Marxismo.. 2002. (Seminário).

36.
Seminário sobre Gestão Escolar "Descentralização, Participação e Autonomia na Gestão Escolar: Significados e Perspectivas".. 2002. (Seminário).

37.
Palestra: O Sistema Educacional em Cuba.. 2001. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SBARDELOTTO, Denise Kloeckner. I Colóquio de Pesquisa: Arquivos, Instituições Escolares e Memória Histórica. 2011. (Outro).

2.
SBARDELOTTO, Denise Kloeckner. 3º Congresso Internacional de Educação. Tema: Educação: Saberes para o Século XXI. 2011. (Congresso).

3.
SBARDELOTTO, Denise Kloeckner. 2º Congresso Internacional de Educação. Tema: Educação, Trabalho e Conhecimento: desafio dos novos tempos. 2010. (Congresso).

4.
SBARDELOTTO, Denise Kloeckner. I Simpósio do Grupo de Pesquisa "História, Sociedade e Educação no Brasil" - 15 anos do HISTEDBR - Campos Gerais/PR: História das Instituições Escolares no Brasil.. 2007. (Outro).

5.
SBARDELOTTO, Denise Kloeckner. XVII Semana da Educação, VII Seminário de Prática de Ensino do Curso de Pedagogia e II Encontro de Pesquisa e Extensão.. 2004. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Eliane Antunes e Paula Monique Pereira. A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no Ensino Superior na mesorregião Norte paranaense. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino Superior) - Faculdade de Telêmaco Borba. Orientador: Denise Kloeckner Sbardelotto.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Solange Ribas e Vanderléia Melo. O papel do pedagogo no processo de construção do Projeto Político Pedagógico na perspectiva da gestão democrática: um estudo sobre a rede Municipal de Telêmaco Borba. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Telêmaco Borba. Orientador: Denise Kloeckner Sbardelotto.

2.
Jaqueliane de Oliveira Bezerra e Nicolle Bueno de Godoi. A formação continuada nos anos iniciais do Ensino Fundamental no município de Telêmaco Borba. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Telêmaco Borba. Orientador: Denise Kloeckner Sbardelotto.



Outras informações relevantes


Atuação como parecerista de trabalhos no III Encontro de Educação Infantil, realizado na Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO, Campus de Irati/PR, de 01 a 04 de julho de 2009.

Parecerista da Revista Educare et Educere, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, Cascavel, Paraná.

Atuação como organizadora geral do Processo Seletivo Especial do Curso de Direito, realizado pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel - UNIVEL.



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