Dayse Marinho Martins

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6241320963943327
  • Última atualização do currículo em 25/10/2017


Doutoranda em Políticas Públicas - UFMA, Mestra em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Licenciada em PEDAGOGIA, HISTÓRIA e FILOSOFIA, graduanda em PSICOLOGIA e SOCIOLOGIA, com Especializações na área de Educação. Realiza pesquisas com ênfase em currículo, ensino-aprendizagem, Educação Infantil, Ensino Médio, história da educação, história das disciplinas escolares, ensino de história do Maranhão, política educacional. Tem experiência em todos os níveis da Educação Básica, em docência, supervisão e gestão escolar, bem como, aprofundamento em informática e comunicação na educação. Professora e Suporte Pedagógico na E. Infantil da rede municipal de São Luís. Supervisora Escolar na Rede Estadual de Ensino do Maranhão atuando como gestora de Ensino Noturno no Centro Integrado do Rio Anil - CINTRA/ Fundação Nice Lobão no nível Médio Regular e EJA. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Dayse Marinho Martins
Nome em citações bibliográficas
MARTINS, Dayse M.;MARTINS, DAYSE MARINHO

Endereço


Endereço Profissional
Secretaria de Estado da Educação MA, Fundação Nice Lobão.
Rua da Companhia
Anil
65045000 - São Luís, MA - Brasil
Telefone: (98) 32454499


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Políticas Públicas.
Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
Título: As repercussões do ENEM no currículo do Ensino Médio das escolas estaduais em São Luís - MA na segunda década do século XXI,
Orientador: Maria Ozanira da Silva e Silva.
2012 - 2014
Mestrado em Cultura e Sociedade.
Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
Título: Currículo e historicidade: a disciplina História do Maranhão no sistema público estadual de ensino (1902 - 2013),Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Jose Fernando Manzke.
2017
Especialização em andamento em Educação Especial/ Inclusiva. (Carga Horária: 360h).
Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
2016
Especialização em andamento em Psicologia Educacional. (Carga Horária: 400h).
Centro Universitário Leonardo da Vinci, UNIASSELVI, Brasil.
2015 - 2016
Especialização em Neuropsicopedagogia. (Carga Horária: 440h).
Centro Universitário Leonardo da Vinci, UNIASSELVI, Brasil.
Título: JOVENS OLHARES E PROJETOS DE VIDA NO ENSINO MÉDIO NOTURNO EM SÃO LUÍS - MA.
Orientador: Clarinda Germano de Brito.
2015 - 2016
Especialização em Ludopedagogia. (Carga Horária: 440h).
Centro Universitário Leonardo da Vinci, UNIASSELVI, Brasil.
Título: OS GAMES E A HISTORICIDADE: MEDIAÇÕES NA APRENDIZAGEM COLABORATIVA DA GERAÇÃO SCREENAGER.
Orientador: Ediza Carvalho Aragão.
2014 - 2015
Especialização em História da África e do Maranhão. (Carga Horária: 455h).
Instituto de Estudos Superiores do Maranhão, IESMA, Brasil.
Título: O AFRO-BRASILEIRO NO ENSINO DE HISTÓRIA DO MARANHÃO: silenciamentos no currículo da Educação Básica.
Orientador: Josenildo de Jesus Pereira.
2014 - 2015
Especialização em Planejamento educacional e políticas públicas. (Carga Horária: 420h).
AVM Faculdade Integrada, AVM, Brasil.
Título: EDUCAÇÃO PARA O SENSO HISTÓRICO: A abordagem da História do Maranhão nas diretrizes curriculares da EJA Nível Médio na Rede Estadual de Ensino.
Orientador: Aline Sampaio de Oliveira.
2014 - 2014
Especialização em Metodologia de ensino de História. (Carga Horária: 440h).
Centro Universitário Leonardo da Vinci, UNIASSELVI, Brasil.
Título: INFÂNCIA E HISTORICIDADE: A História do Maranhão no Currículo da Educação Infantil Municipal em São Luís - MA.
Orientador: Kátia Regina Mendonça Santos.
2012 - 2014
Especialização em Metodologia do Ensino de Filosofia e Sociologia. (Carga Horária: 440h).
Centro Universitário Leonardo da Vinci, UNIASSELVI, Brasil.
Título: A Formação Inicial dos Professores de Filosofia no Nível Médio Noturno da rede estadual de ensino em São Luis - Ma.
Orientador: Clarinda Germano de Brito.
2009 - 2010
Especialização em Educação Infantil. (Carga Horária: 480h).
Escola Superior Aberta do Brasil, ESAB, Brasil.
Título: A FORMAÇÃO LEITORA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Práticas docentes.
Orientador: Aloisio Carlos da Silva.
2008 - 2008
Especialização em História do Brasil. (Carga Horária: 360h).
Faculdades Integradas de Jacarepaguá, FIJ, Brasil.
Título: A EDUCAÇÃO NA FRANÇA EQUINOCIAL ? MARANHÃO (1612 ? 1615): um levantamento de fontes.
Orientador: Celene Couto.
2005 - 2006
Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional. (Carga Horária: 360h).
Faculdade Santa Fé, FSF, Brasil.
Título: JOGOS DIDÁTICOS: um olhar psicopedagógico sobre o ensino de História na 2ª etapa do nível fundamental da educação básica.
Orientador: Josemary Ferreira Costa.
2015
Graduação em andamento em Psicologia.
Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
2015
Graduação em andamento em Sociologia.
Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
2009 - 2015
Graduação em Filosofia.
Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
Título: A Filosofia dos capuchinhos na educação pela fé da França Equinocial 1612-1615.
Orientador: Dyêgo Marinho Martins.
2002 - 2008
Graduação em História.
Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
Título: ?DAS TREVAS DA IGNORÂNCIA À CIVILIZAÇÃO?: Os Capuchinhos e a Educação pela fé na França Equinocial (1612 ? 1615).
Orientador: Maria de Lourdes Lauande Lacroix.
2000 - 2005
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
Título: A, B. C... HQ: As histórias em quadrinhos como recurso pedagógico para leitura em séries iniciais do ensino fundamental.
Orientador: José Fernando Manzke.




Formação Complementar


2016 - 2016
Extensão universitária em Ética profissional. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Desenvolvimento humano e educação. (Carga horária: 45h).
Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Políticas Públicas. (Carga horária: 30h).
Centro Universitário Leonardo da Vinci, UNIASSELVI, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Cidadania e sociedade. (Carga horária: 40h).
Centro Universitário Leonardo da Vinci, UNIASSELVI, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Direitos Humanos. (Carga horária: 20h).
Centro Universitário Leonardo da Vinci, UNIASSELVI, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Tópicos em Educação I. (Carga horária: 30h).
Centro Universitário Leonardo da Vinci, UNIASSELVI, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Tópicos em Educação II. (Carga horária: 30h).
Centro Universitário Leonardo da Vinci, UNIASSELVI, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em SUPERA - Sist de detecção do uso abusivo e dependência de psicoativos. (Carga horária: 150h).
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Abordagem do Recém- Nascido. (Carga horária: 32h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Estimulação Precoce. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Tecnologias e seus Impactos sobre a Sociedade. (Carga horária: 30h).
Centro Universitário Leonardo da Vinci, UNIASSELVI, Brasil.
2016 - 2016
O Sistema Único de Saúde e sua legislação. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2016 - 2016
A importância do Brincar e da Participação Familiar para o Desenvolvimento. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2016 - 2016
ANÁLISE DO DISCURSO: DIALOGOS COM FOUCAULT. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
2016 - 2016
?Os quatro conceitos fundamentais em psicanálise?. (Carga horária: 10h).
CORPO FREUDIANO ESCOLA DE PSICANÁLISE ? SEÇÃO SÃO LUÍS, ESC PSIC, Brasil.
2016 - 2016
Prevenção ao suicídio. (Carga horária: 80h).
Instituto Indesfor Brasil, INDESFOR, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Bioética. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Dificuldades de aprendizagem. (Carga horária: 45h).
Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
2015 - 2015
Paleografia: leitura e transcrição de documentos. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
2014 - 2015
Extensão universitária em Pacto nacional pelo fortalecimento do Ensino Médio. (Carga horária: 112h).
Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Cultura africana. (Carga horária: 20h).
Centro Universitário Leonardo da Vinci, UNIASSELVI, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Oficina de Pedagogia. (Carga horária: 20h).
Centro Universitário Leonardo da Vinci, UNIASSELVI, Brasil.
2014 - 2014
Ética na Pesquisa em Ciências Humanas. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em O Brincar. (Carga horária: 30h).
Centro Universitário Leonardo da Vinci, UNIASSELVI, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Sustentabilidade e meio ambiente. (Carga horária: 40h).
Centro Universitário Leonardo da Vinci, UNIASSELVI, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Inovação na Educação e nas organizações. (Carga horária: 20h).
Centro Universitário Leonardo da Vinci, UNIASSELVI, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Autoria e Originalidade de trabalhos acadêmicos. (Carga horária: 20h).
Centro Universitário Leonardo da Vinci, UNIASSELVI, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em A Contribuição indígena e africana no Brasil. (Carga horária: 20h).
Centro Universitário Leonardo da Vinci, UNIASSELVI, Brasil.
2013 - 2013
História da educação no MA e Grão-Pará coloniais. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
2013 - 2013
Formação continuada de coordenadores/ E. Infantil. (Carga horária: 100h).
secretaria municipal de educação de são luís, SEMED/SL, Brasil.
2013 - 2013
Filosofia da Educação. (Carga horária: 100h).
Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED, Brasil.
2013 - 2013
História local para séries iniciais. (Carga horária: 100h).
Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED, Brasil.
2012 - 2013
História da Educação no Brasil. (Carga horária: 280h).
Centro de Desenvolvimento Pessoal e Profissional, CEDEPP, Brasil.
2012 - 2012
Filosofia Antiga. (Carga horária: 40h).
Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED, Brasil.
2012 - 2012
Sociologia. (Carga horária: 30h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2012 - 2012
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo. (Carga horária: 180h).
Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2012 - 2012
Educação de Jovens e Adultos. (Carga horária: 70h).
Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED, Brasil.
2012 - 2012
Filosofia. (Carga horária: 30h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2012 - 2012
Coordenação Pedagógica. (Carga horária: 60h).
Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED, Brasil.
2012 - 2012
Formação continuada de coordenadores/ E. Infantil. (Carga horária: 100h).
secretaria municipal de educação de são luís, SEMED/SL, Brasil.
2012 - 2012
Formação continuada de professores/ E. Infantil. (Carga horária: 60h).
secretaria municipal de educação de são luís, SEMED/SL, Brasil.
2012 - 2012
Filosofia - Ensino Médio. (Carga horária: 280h).
Escola Técnica Infolabor, INFOLABOR, Brasil.
2012 - 2012
Filosofia - Ensino Fundamental. (Carga horária: 280h).
Escola Técnica Infolabor, INFOLABOR, Brasil.
2011 - 2012
Introdução digital. (Carga horária: 40h).
Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2011 - 2011
Formação continuada de supervisores da EJA. (Carga horária: 60h).
Secretaria de Estado da Educação MA, SEEDUC MA, Brasil.
2011 - 2011
O conceito de tempo. (Carga horária: 20h).
Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED, Brasil.
2011 - 2011
História da Educação Infantil no Brasil. (Carga horária: 25h).
Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED, Brasil.
2011 - 2011
Formação continuada de professores/ E. Infantil. (Carga horária: 100h).
secretaria municipal de educação de são luís, SEMED/SL, Brasil.
2011 - 2011
Formação continuada de supervisores/ E Infantil. (Carga horária: 80h).
secretaria municipal de educação de são luís, SEMED/SL, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em E-PROINFO - mídias na Educação (ciclo básico). (Carga horária: 120h).
Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
2010 - 2010
Formação continuada de supervisores da EJA. (Carga horária: 80h).
Secretaria de Estado da Educação MA, SEEDUC MA, Brasil.
2010 - 2010
Formação continuada de supervisores/ E Infantil. (Carga horária: 80h).
secretaria municipal de educação de são luís, SEMED/SL, Brasil.
2007 - 2008
Extensão universitária em Capacitação Continuada em Conselhos Escolares. (Carga horária: 80h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2006 - 2006
Neuroreabilitação da Aprendizagem - Dislexia. (Carga horária: 10h).
Centro de Neuroreabilitação, NEUROCENTER, Brasil.
2005 - 2005
Formação continuada de professores/ E. Fundamental. (Carga horária: 120h).
secretaria municipal de educação de são luís, SEMED/SL, Brasil.
2004 - 2004
PCN'S - Projetos. (Carga horária: 30h).
Prefeitura municipal de são luís, PMSL, Brasil.
2004 - 2004
Formação continuada de professores/ E. Fundamental. (Carga horária: 92h).
secretaria municipal de educação de são luís, SEMED/SL, Brasil.
2003 - 2004
Formação de Professores Alfabetizadores - PROFA. (Carga horária: 204h).
Prefeitura municipal de são luís, PMSL, Brasil.
2003 - 2003
Formação continuada de professores/ E. Fundamental. (Carga horária: 92h).
secretaria municipal de educação de são luís, SEMED/SL, Brasil.
2001 - 2001
Trabalho monográfico. (Carga horária: 12h).
Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Orientador de Estudos do PNEM, Carga horária: 20


Prefeitura Municipal de São Luiz, P/SAO LUIZ, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor nível superior B, Carga horária: 24

Atividades

08/2002 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professor do Infantil II: U.E.B. Olívio Castelo Branco

Fundação Nice Lobão, FNL, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Estatutário, Carga horária: 20
Outras informações
Gestão da Divisão de Ensino Noturno - Centro Integrado do Rio Anil - CINTRA

Atividades

09/2011 - Atual
Direção e administração, Fundação Nice Lobão - FNL, .

Cargo ou função
Gestão da Divisão de Ensino Noturno - CINTRA.

Prefeitura municipal de são luís, PMSL, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Suporte Pedagógico, Carga horária: 24

Atividades

09/2009 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , secretaria municipal de educação semed, secretaria municipal de educação semed.

Atividade realizada
Suporte pedagógico na escola de Ed. infantil: U.E.B. Olivio Castelo Branco.

Governo do Estado do Maranhão, GOVERNO/MA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Supervisor Escolar II 19, Carga horária: 20

Atividades

04/2006 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Secretaria de Estado da Educação, Secretaria de Estado da Educação.

Atividade realizada
Supervisor Escolar II 19 com lotação na Fundação Nice Lobão - Centro Integrado do Rio Anil - CINTRA.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2016
Menção Honrosa a Painel na 46ª Reunião Anual da SBP, Sociedade Brasileira de Psicologia.
2015
1º lugar na Seleção para ingresso no Doutorado em Políticas Públicas, Universidade Federal do Maranhão.
2014
Melhor pôster de ciências humanas - I Encontro de Pós-Graduação,, PPPG/ UFMA.
2000
1º Lugar do Curso de Pedagogia / Processo Seletivo UFMA 2º/2000, Universidade Federal do Maranhão.
1995
1º lugar na Operação Cisne Branco - Concurso de Redação, MARINHA DO BRASIL.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MARTINS, DAYSE MARINHO2016MARTINS, DAYSE MARINHO; BOTTENTUIT JUNIOR, JOÃO BATISTA . A GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE HISTÓRIA: O JOGO -LEGEND OF ZELDA- NA ABORDAGEM SOBRE MEDIEVALISMO. Holos (Natal. Online), v. 7, p. 299-321, 2016.

2.
MARQUES, Adeilson. A.2014MARQUES, Adeilson. A. ; MARTINS, Dayse M. ; SILVA, Narjara. M. ; BOTTENTUIT JUNIOR, J. B. . The Legend of Zelda: Jogos Eletrônicos e Intervenções Pedagógicas na Abordagem sobre Medievalismo. Revista Hipertexto, v. 4, p. 21-52, 2014.

Capítulos de livros publicados
1.
MARTINS, Dayse M.. CURRÍCULO E HISTORICIDADE: A DISCIPLINA HISTÓRIA DO MARANHÃO NO SISTEMA PÚBLICO ESTADUAL DE ENSINO (1902 ? 2013). In: Ivone Goulart Lopes. (Org.). História da educação no Brasil : desafios e perspectivas. 1ed.Curitiba PR: Atena Editora, 2016, v. 1, p. 76-89.

2.
MARTINS, Dayse M.. O PROCESSO DE FORMULAÇÃO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL. In: Antônio Flávio Barbosa Moreira; Márcia Angela da Silva Aguiar; Isabel Carvalho Viana. (Org.). CURRÍCULO, EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL, ENSINO MÉDIO E AVALIAÇÃO. 1ed.Recife PE: ANPAE, 2016, v. 2, p. 821-830.

3.
MARTINS, Dayse M.. Poder Local e Ensino de História Regional no Maranhão. In: Virginio Sá; Leonor Torres;Guilherme Silva; Daniela Silva;. (Org.). O governo das escolas: atores, políticas e práticas. 1ed.Un de Minho, Braga, Portugal: De Facto Editores, 2015, v. 1, p. 1267-1277.

4.
MARTINS, Dayse M.. TEMPO E NARRATIVA NA EDUCAÇÃO EM RAMON LLULL: DOUTRINA PARA CRIANÇAS (1274 ? 1276). In: Adriana Zierer; Ana Livia Bomfim Vieira; Elizabeth Sousa Abrantes.. (Org.). Nas Trilhas da Antiguidade e Idade Media. 1ed.São Luís MA: EDUEMA, 2014, v. 1, p. 155-160.

5.
MARTINS, Dayse M.; MANZKE, J. F. . CURRÍCULO E HISTORICIDADE: a trajetória da disciplina História do Maranhão no sistema público estadual de ensino (1890 - 2013). In: Antonio Flavio Moreira;José Augusto Pacheco; José Carlos Morgado; Filipa Seabra; Carlos Ferreira; Isabel C. Viana; Maria Palmira Alves; Ana Maria Silva Carlos Silva; Maria de Lurdes Carvalho; Geovana Lunardi Mendes; Lucíola Licínio C. P. Santos. (Org.). CURRÍCULO NA CONTEMPORANEIDADE: INTERNACIONALIZAÇÃO E CONTEXTOS LOCAIS. 1ed.Braga - Portugal: Centro de Investigação em Educação (CIEd) Instituto de Educação ? Universidade do Minho, 2014, v. 01, p. 2309-2314.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MARTINS, Dayse M.. ENEM: desafios para o currículo do Ensino Médio estadual no Maranhão. In: I Simpósio Internacional Estado, Sociedade e Políticas Públicas, 2016, Teresina PI. Anais I SINESPP, 2016.

2.
MARTINS, Dayse M.. A OBRA ?HISTÓRIA DO MARANHÃO PARA USO DOS ALUNOS DA ESCOLA NORMAL? DE BARBOSA DE GODÓIS E OS EMBATES INTELECTUAIS NOS JORNAIS DE SÃO LUÍS NO INICIO DO SÉCULO XX. In: IX Encontro Maranhense de História da Educação, 2016, São Luís. Anais IX EMHE, 2016.

3.
MARTINS, Dayse M.. A ?INVENÇÃO DA TRADIÇÃO?: O SURGIMENTO DA DISCIPLINA ESCOLAR HISTÓRIA DO MARANHÃO. In: XI Congresso luso-brasileiro de história da educação, 2016, Porto - Portugal. Anais do XI COLUBHE, 2016.

4.
MARTINS, Dayse M.. MÁRIO MEIRELES E SUA ?PEQUENA HISTÓRIA DO MARANHÃO?. In: Encontro Norte e Nordeste de história da educação (ENNHE), 2016, Natal RN. ANAIS VI ENNHE. NATAL RN: SBHE/ UFRN, 2016.

5.
MARTINS, Dayse M.. O PROCESSO DE FORMULAÇÃO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL. In: XII Colóquio sobre Questões Curriculares/VIII Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo/II Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares, 2016, Recife PE. Anais Currículo: entre o comum e o singular, 2016.

6.
MARTINS, Dayse M.. INCLUSÃO DE PORTADORES DE TRANSTORNO MENTAL NA EJA NÍVEL MÉDIO NOTURNO EM SÃO LUÍS - MA. In: VII Encontro dos Educadores: pesquisas e experiências / Conjuntura nacional e democratização do direito à educação: crises, perspectivas e controle social, 2016, São Luís. Anais VII Encontro de Educadores, 2016.

7.
MARTINS, Dayse M.. OS GAMES E A HISTORICIDADE: MEDIAÇÕES NA APRENDIZAGEM COLABORATIVA DA GERAÇÃO SCREENAGER. In: I Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação, 2016, São Luís. Anais do I Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação, 2016.

8.
MARTINS, Dayse M.. CURRÍCULO E HISTORICIDADE: A HISTÓRIA DO MARANHÃO COMO DISCIPLINA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA. In: VIII Encontro Maranhense de História da Educação, 2015, São Luis MA. ANAIS VIII EMHE, 2015.

9.
MARTINS, Dayse M.. CURRÍCULO E HISTORICIDADE: A DISCIPLINA HISTÓRIA DO MARANHÃO NO SISTEMA PÚBLICO ESTADUAL DE ENSINO (1902 ? 2013). In: VIII Congresso Brasileiro de História da Educação: matrizes Interpretativas e Internacionalização, 2015, Maringá - PR. Anais VII CBHE, 2015.

10.
MARTINS, Dayse M.. 'CURRÍCULO E HISTORICIDADE: MEMÓRIA E TRADIÇÃO NA DISCIPLINA ESCOLAR HISTÓRIA DO MARANHÃO'. In: XXVIII Simpósio Nacional de História, 2015, Florianópolis - SC. Anais XXVIII SNH, 2015.

11.
MARTINS, Dayse M.. AVALIAÇÃO EXTERNA E ENSINO DE HISTÓRIA DO MARANHÃO NO NÍVEL MÉDIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. In: VII JORNADA INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS, 2015, São Luis MA. Anais VII JOINPP, 2015.

12.
MARTINS, Dayse M.. A HISTÓRIA DO MARANHÃO E OS SILENCIAMENTOS NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. In: XI ENECULT Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 2015, Salvador BA. Anais do XI ENECULT, 2015.

13.
MARTINS, Dayse M.. Poder Local e Ensino de História Regional no Maranhão. In: II Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação: o governo das escolas, atores, políticas e práticas, 2015, Un. Minho - BRAGA Portugal. Actas IICICSE_CS2015. Braga: De Facto Editores, 2015.

14.
MARTINS, Dayse M.. Presente e futuro da disciplina história do Maranhão no currículo da rede estadual de ensino.. In: 37ª Reunião Científica da ANPEd, 2015, Florianópolis - SC. Anais da 37ª Reunião Científica da ANPEd, 2015.

15.
MARTINS, Dayse M.. A FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DE FILOSOFIA NO NÍVEL MÉDIO NOTURNO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO EM SÃO LUIS - MA. In: 3º ENCONTRO ESTADUAL DE FILOSOFIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO ?A FILOSOFIA NO UNIVERSO ADULTO', 2014, São Luis MA. ANAIS - 3º ENCONTRO ESTADUAL DE FILOSOFIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO ?A FILOSOFIA NO UNIVERSO ADULTO. São Luís MA: EDUEMA, 2014. p. 14-27.

16.
MARTINS, Dayse M.. A HISTORIOGRAFIA RECENTE SOBRE DITADURA MILITAR NO BRASIL E AS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. In: II COLÓQUIO INTERNACIONAL I SIMPÓSIO EM HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA: O COLAPSO DAS DITADURAS: Rupturas e Continuidades, 2014, São Luis MA. ANAIS - II COLÓQUIO INTERNACIONAL I SIMPÓSIO EM HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA: O COLAPSO DAS DITADURAS: Rupturas e Continuidades. São Luís MA: EDUEMA, 2014. v. 1. p. 23-35.

17.
MARTINS, Dayse M.. RELAÇÕES ENTRE CURRÍCULO E HISTORICIDADE NA TRAJETÓRIA DA DISCIPLINA HISTÓRIA DO MARANHÃO NO SISTEMA PÚBLICO DE ENSINO. In: VII Encontro Maranhense de História da Educação, 2014, São Luis MA. ANAIS VII EMHE, 2014. p. 35-47.

18.
MARTINS, Dayse M.; MANZKE, J. F. . CURRÍCULO E HISTORICIDADE: A DISCIPLINA HISTÓRIA DO MARANHÃO NO SISTEMA PÚBLICO DE ENSINO. In: X Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2014, Curitiba - PR. Anais eletrônicos do X Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2014. v. 1. p. 45-59.

19.
MARTINS, Dayse M.. ?DAS TREVAS DA IGNORÂNCIA À CIVILIZAÇÃO?: OS CAPUCHINHOS E A EDUCAÇÃO PELA FÉ NA FRANÇA EQUINOCIAL (1612 ? 1615). In: X Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2014, Curitiba - PR. Anais eletrônicos do X Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2014. p. 123-136.

20.
MARTINS, Dayse M.; MANZKE, J. F. . A disciplina História do Maranhão: seleções e silenciamentos no currículo da Educação Básica. In: 8º Seminário Brasileiro de História da Historiografia, 2014, Mariana - MG. Anais eletrônicos do 8º SNHH. Ouro Preto MG: EDUFOP, 2014. v. 1. p. 43-56.

21.
MARTINS, Dayse M.; MANZKE, J. F. . CULTURA MATERIAL PRÉ-COLOMBIANA E AS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA DO MARANHÃO. In: X ENECULT Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 2014, Salvador BA. Anais do X ENECULT. Slvador BA: EDUFBA, 2014. p. 27-40.

22.
MARTINS, Dayse M.; MANZKE, J. F. . CURRÍCULO E HISTORICIDADE: a trajetória da disciplina História do Maranhão no sistema público estadual de ensino. In: VII Colóquio Luso-brasileiro sobre questões curriculares/ I Colóquio afro luso brasileiro, 2014, Braga - Portugal. Actas XI Colóquio sobre Questões Curriculares / VII Colóquio Luso-Brasileiro de Questões Curriculares / I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro sobre Questões Curriculares, 2014. p. 89-99.

23.
MARTINS, Dayse M.; MANZKE, J. F. . MEMÓRIA E TRADIÇÃO NA DISCIPLINA ESCOLAR HISTÓRIA DO MARANHÃO. In: III CONINTER ? Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades, 2014, Salvador BA. Anais III Coninter, 2014. v. 1. p. 56-69.

24.
MARTINS, Dayse M.. PANORAMA DA PESQUISA SOBRE A HISTÓRIA DO MARANHÃO COMO DISCIPLINA ESCOLAR. In: XXII Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste (EPENN), 2014, Natal. Anais XXII EPENN, 2014. p. 65-81.

25.
MARTINS, Dayse M.. A EDUCAÇÃO PELA FÉ NA FRANÇA EQUINOCIAL (1612 ? 1615). In: Simpósio Nacional de História Cultural, 2014, São Paulo. Anais eletrônicos do VII Simpósio Nacional de História Cultural. São Paulo SP: EDUSP, 2014. v. 1. p. 78-93.

26.
MARTINS, Dayse M.. CURRÍCULO E TRADIÇÃO: A DISCIPLINA ESCOLAR HISTÓRIA DO MARANHÃO. In: V Encontro Norte e Nordeste de História de Educação, 2014, Teresina - PI. Anais V ENNHE, 2014. p. 18-34.

27.
MARTINS, Dayse M.. PANORAMA DA PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO MARANHÃO. In: XII Jornada do HISTEDBR, 2014, Caxias MA. Anais da XII Jornada do HISTEDBR, 2014. p. 937-951.

28.
MARTINS, Dayse M.. Os impactos do ENEM na disciplina História do Maranhão. In: IV Congresso Internacional de História: Cultura, Sociedade e Poder, 2014, Jataí - GO. Anais eletrônicos do IV Congresso Internacional de História: Cultura, Sociedade e Poder. Jataí GO: Campus Jataí, 2014. p. 98-113.

29.
MARTINS, Dayse M.. O afro-brasileiro no ensino de História do Maranhão: silenciamentos no currículo da Educação Básica. In: VI Encontro Estadual de História - ANPUH MA, 2014, Bacabal MA. Anais VI Encontro Estadual de História. São Luís MA: EDUEMA, 2014. v. 1. p. 76-89.

30.
MARTINS, Dayse M.. A Educação na França Equinocial - Maranhão 1612-1615: um levantamento de fontes. In: VI ENCONTRO MARANHENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO ISSN 2236-3971, 2013, São Luís. VI ENCONTRO MARANHENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2013. p. 53-67.

31.
MARTINS, Dayse M.; MANZKE, J. F. . Bumbaletrando: cultura maranhense e letramento na Educação infantil. In: IX ENECULT Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura ISSN 2318-4035, 2013, Salvador BA. IX ENECULT, 2013. p. 67-81.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MARTINS, Dayse M.. A DISCIPLINA HISTÓRIA DO MARANHÃO NA PROPOSTA DOS ESTUDOS SOCIAIS. In: 4º CONINTER - Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades, 2015, FOZ DO IGUAÇU. ANAIS 4º CONINTER, 2015.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MARTINS, Dayse M.. Representações da Idade Média nos Games e a Aprendizagem Colaborativa da Geração Screenager. In: X Encontro Regional Anpuh/Ma - Autoritarismos e Democracias, 2017, São Luís. Caderno de resumos, 2017.

2.
MARTINS, Dayse M.. Os games na aprendizagem colaborativa em história da geração screenager. In: 9º Seminário Brasileiro de História da Historiografia, 2016, Vitória - ES. Caderno de resumos 9º SNHH, 2016.

3.
MARTINS, Dayse M.. A OBRA ?HISTÓRIA DO MARANHÃO PARA USO DOS ALUNOS DA ESCOLA NORMAL? DE BARBOSA DE GODÓIS E OS EMBATES INTELECTUAIS NOS JORNAIS DE SÃO LUÍS NO INICIO DO SÉCULO XX. In: IX Encontro Maranhense de História da Educação, 2016, São Luís. Caderno de resumos, 2016.

4.
MARTINS, Dayse M.. ?JOVENS OLHARES E PROJETOS DE VIDA NO ENSINO MÉDIO NOTURNO EM SÃO LUÍS ? MA?. In: II ENCONTRO MARANHENSE DE PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO/ I Colóquio de Psicologia Escolar, 2016, São Luís. Caderno de resumos, 2016.

5.
MARTINS, Dayse M.; BORBA, J. M. P. . O ESTÁGIO BÁSICO EM PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO SOB O OLHAR DA FENOMENOLOGIA. In: 46ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia - SBP, 2016, Fortaleza. Caderno de resumos - 46ª RA SBP, 2016.

6.
MARTINS, Dayse M.. CURRÍCULO E HISTORICIDADE: A HISTÓRIA DO MARANHÃO COMO DISCIPLINA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA. In: VIII Encontro Maranhense de História da Educação, 2015, São Luis MA. ANAIS VIII EMHE, 2015.

7.
MARTINS, Dayse M.. CULTURA AFRICANA E AFROBRASILEIRA NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL MUNICIPAL EM SÃO LUÍS ? MA. In: IV Simpósio de História do Maranhão Oitocentista - Escravidão e Diáspora africana no século XIX, 2015, São Luis MA. Caderno de Resumos - IV Simpósio História do Maranhão Oitocentista, 2015. p. 59-59.

8.
MARTINS, Dayse M.; MANZKE, J. F. . CURRÍCULO E HISTORICIDADE: A DISCIPLINA HISTÓRIA DO MARANHÃO NA REDE ESTADUAL DE ENSINO (1902 ? 2013). In: 67ª Reunião Anual da SBPC, 2015, São Carlos - SP. Caderno de resumos - pôsteres, 2015.

9.
MARTINS, Dayse M.. HISTÓRIA DO MARANHÃO POR BARBOSA DE GODÓIS: EMBATES INTELECTUAIS NOS JORNAIS DE SÃO LUÍS NO INICIO DO SÉCULO XX. In: I Simpósio Internacional Brasil e Itália: Cruzamentos transatlânticos e questões interdisciplinares, 2015, São Luís MA. Caderno de resumos, 2015.

10.
MARTINS, Dayse M.. SIMBOLISMO CORPORAL E LUDICIDADE: LINGUAGEM SIMBÓLICA E CULTURA NO FOLCLORE INFANTIL. In: I Seminário de Psicologia da Educação da Universidade Estadual do Maranhão(UEMA), 2015, São Luís. Caderno de resumos, 2015.

11.
MARTINS, Dayse M.. OS GAMES E A HISTORICIDADE MEDIEVAL: MEDIAÇÕES NA APRENDIZAGEM COLABORATIVA DA GERAÇÃO SCREENAGER. In: VI ENCONTRO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA ANTIGA E MEDIEVAL DO MARANHÃO Conflitos sociais, guerras e relações de gênero: representações, violência, 2015, São Luís. Caderno de Resumos, 2015.

12.
MARTINS, Dayse M.. ?Relações étnico-raciais no currículo da Educação Infantil municipal em São Luís - MA. In: Encontro Comemorativo dos 30 anos do NEAB/UFMA / IV Encontro Nacional do CONNEABS / II Jornada Internacional de Ciências Sociais, 2015, São Luís. Caderno de Resumos. São Luís: EDUFMA, 2015.

13.
MARTINS, Dayse M.. Poder Local e Ensino de História Regional no Maranhão. In: II Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação: o governo das escolas, atores, políticas e práticas, 2015, Un. Minho - BRAGA Portugal. Caderno de Resumos, 2015.

14.
MARTINS, Dayse M.. A ?cidade dos lagos?: a concepção lendária das estearias do município de Penalva ? MA. In: IV Seminário: Desenvolvimento, Modernidade e Meio Ambiente - IV SEDMMA, 2015, SAO LUIS. CADERNO DE RESUMOS IV SEDMMA, 2015.

15.
MARTINS, Dayse M.. GAMES E HISTORICIDADE: mediações na aprendizagem colaborativa da geração screenager. In: I Simpósio Internacional Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (I SIICS) PGCult? UFMA, 2015, São Luís. Anais do I Simpósio Internacional Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (I SIICS) PGCult? UFMA. SAO LUIS: edufna, 2015.

16.
MARTINS, Dayse M.. A EDUCAÇÃO PELA FÉ DOS CAPUCHINHOS NA FRANÇA EQUINOCIAL (1612 ? 1615): aproximações com o ideário pedagógico de Rousseau. In: I Congresso Nacional Jean-Jacques Rousseau ? UFMA: Idiossincrasias e Diálogos, 2014, São Luis MA. Caderno de Resumos I Congresso Nacional Jean-Jacques Rousseau ? UFMA: Idiossincrasias e Diálogos, 2014.

17.
MARTINS, Dayse M.. CONTOS AFRO-BRASILEIROS E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. In: II ENCONTRO DOS ESTUDANTES AFRICANOS NA UFMA, 2014, São Luis MA. CADERNO DE RESUMOS ÁFRICA-BRASIL, 2014.

18.
MARTINS, Dayse M.. A FILOSOFIA NO CURRÍCULO ESCOLAR BRASILEIRO. In: VIII Encontro Pedagógico do CECEN - UEMA, 2014, São Luis MA. RESUMOS VIII EPCECEN, 2014.

19.
MARTINS, Dayse M.. A ?INVENÇÃO DA TRADIÇÃO?: O SURGIMENTO DA DISCIPLINA HISTÓRIA DO MARANHÃO NA REDE ESTADUAL DE ENSINO. In: V Encontro de Educadores, 2014, São Luis MA. Anais, 2014.

20.
MARTINS, Dayse M.. Representações do afro-brasileiro no ensino de História do Maranhão: seleções e silenciamentos. In: II Colóquio sobre Consciência Negra, 2014, São Luis MA. Resumos, 2014.

21.
MARTINS, Dayse M.; MANZKE, J. F. . CURRÍCULO E HISTORICIDADE: A disciplina História do Maranhão no sistema público estadual de ensino (1902 ? 2013). In: XXVI SEMIC E I ENCONTRO DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UFMA, 2014, São Luis MA. Caderno de Resumos, 2014.

22.
MARTINS, Dayse M.. CURRÍCULO E HISTORICIDADE: A disciplina História do Maranhão no sistema público estadual de ensino (1902 ? 2013). In: XIV Encontro Humanístico, 2014, São Luis MA. Caderno de Resumos, 2014.

23.
MARTINS, Dayse M.. The Legend Of Zelda: Jogos Eletrônicos e Intervenção Psicopedagógica na Abordagem sobre Medievalismo no Ensino Fundamental. In: V Encontro Internacional de História Antiga e Medieval do Maranhão, 2013, São Luis MA. Caderno de ResumosVEHAM, 2013.

24.
MARTINS, Dayse M.. Simbolismo corporal e ludicidade: uma análise da linguagem simbólica no folclore infantil. In: XIII Encontro Humanístico, 2013, São Luís. Caderno de Resumos: XIII Encontro Humanístico, 2013.

25.
MARTINS, Dayse M.; MANZKE, J. F. . Rio Anil, da fábrica de tecidos à fábrica de sonhos: o CINTRA e a educação integral pioneira no Maranhão. In: II CONINTER ? Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades, 2013, Belo Horizonte. Caderno de Resumos - II CONINTER, 2013.

26.
MARTINS, Dayse M.; LIMA, J. C. . A cidade dos lagos: a concepção lendária das estearias do município de Penalva-MA. In: II CONINTER ? Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades, 2013, Belo Horizonte. Caderno de Resumos - II CONINTER, 2013.

27.
MARTINS, Dayse M.; MANZKE, J. F. . CURRÍCULO E EMPREENDEDORISMO NA EJA NÍVEL MÉDIO DO CENTRO INTEGRADO DO RIO ANIL ? CINTRA EM SÃO LUÍS - MA. In: III Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONEPEX) UFMA, 2012, São Luis MA. Caderno de Resumos CONEPEX - UFMA 2012, 2012.

28.
MARTINS, Dayse M.; MANZKE, J. F. . A FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DE FILOSOFIA NO NÍVEL MÉDIO NOTURNO DO CENTRO INTEGRADO DO RIO ANIL ? CINTRA. In: III Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONEPEX) UFMA, 2012, São Luis MA. Caderno de Resumos CONEPEX - UFMA 2012, 2012.

29.
MARTINS, Dayse M.. Projeto BUMBALETRANDO: cultura e prática de letramento inicial na Educação Infantill. In: 64ª Reunião Anual da SBPC, 2012, São Luis MA. Programação SBPC JOVEM 2012, 2012.

30.
MARTINS, Dayse M.. FORJANDO NARRATIVAS COM A DEMANDA DO SANTO GRAAL: uma experiência de alfabetização no 2º ano do Ensino Fundamental. In: II ENCONTRO INTERNACIONAL II NACIONAL DE HISTÓRIA ANTIGA E MEDIEVAL DO MARANHÃO, 2009, sÃO LUÍS. Caderno de Resumos: II ENCONTRO INTERNACIONAL II NACIONAL DE HISTÓRIA ANTIGA E MEDIEVAL DO MARANHÃO, 2009.

31.
MARTINS, Dayse M.. A Ética Medieval na obra 'História da Missão dos padres capuchinhos na ilha do Maranhão e terras circunvizinhas do Padre Claude D'Abbeville. In: I JORNADA DE LITERATURA E HISTÓRIA ANTIGA E MEDIEVAL, 2008, sÃO LUÍS. CADERNO DE RESUMOS I JORNADA DE LITERATURA E HISTÓRIA ANTIGA E MEDIEVAL, 2008.

32.
MARTINS, Dayse M.. A NARRATIVA NA EDUCAÇÃO EM RAMON LLULL: Doutrina para crianças. In: I JORNADA DE LITERATURA E HISTÓRIA ANTIGA E MEDIEVAL, 2008, São Luis MA. CADERNO DE RESUMOS I JORNADA DE LITERATURA E HISTÓRIA ANTIGA E MEDIEVAL.

33.
MARTINS, Dayse M.. Tempo e narrativa na educação em Ramon Llull: Doutrina para crianças (1274 -1276). In: I ENCONTRO INTERNACIONAL E II NACIONAL DE HISTÓRIA ANTIGA E MEDIEVAL, 2007, SÃO LUÍS. CADERNO DE RESUMOS - I ENCONTRO INTERNACIONAL E II NACIONAL DE HISTÓRIA ANTIGA E MEDIEVAL, 2007.

34.
MARTINS, Dayse M.. JOGOS DIDÁTICOS: um olhar psicopedagógico sobre o ensino de História na segunda etapa do Nível Fundamental. In: VI ENCONTRO HUMANÍSTICO, 2006, SÃO LUÍS. CADERNO DE RESUMOS - VI ENCONTRO HUMANÍSTICO, 2006. v. 002.

35.
MARTINS, Dayse M.. HAGAR, O HORRÍVEL: os quadrinhos nas aulas de história sobre vikings no 3ª ciclo do Ensino Fundamental. In: VI ENCONTRO HUMANÍSTICO, 2006, SÃO LUÍS. CADERNO DE RESUMOS- VI ENCONTRO HUMANÍSTICO, 2006. v. 002.

36.
MARTINS, Dayse M.. A DIVERSIDADE CULTURAL NA EDUCAÇÃO MEDIEVAL: Ramon LLull e a obra Doutrina para Crianças 1274-1276. In: II Encontro de Educadores do Maranhão: Pesquisas e experiências, 2006, São Luís MA. CADERNO DE RESUMOS - II Encontro de Educadores do Maranhão: Pesquisas e experiências, 2006.

37.
MARTINS, Dayse M.. A, B, C...HQ: as histórias em quadrinhos como recurso pedagógico para leitura em séries iniciais do Ensino Fundamental. In: Semana de Ciências Humanas e Sociais, 2005, São Luís. Caderno de Resumos: Ciências Sociais e cenários para o desenvolvimento regional, 2005. v. 01.

38.
MARTINS, Dayse M.. A, B, C... HQ: as histórias em quadrinhos na formação leitora em séries iniciais do Ensino Fundamental. In: V ENCONTRO HUMANÍSTICO, 2005, São Luís - MA. CADERNO DE RESUMOS - V ENCONTRO HUMANÍSTICO, 2005. v. 001.

39.
MARTINS, Dayse M.. A Educação em Ramon Llull: diversidade cultural na obra Doutrina para Crianças (c. 1274-1276). In: I ENCONTRO DE HISTÓRIA ANTIGA E MEDIEVAL DO MARANHÃO, 2005, SÃO LUÍS MA. CADERNO DE RESUMOS - I ENCONTRO DE HISTÓRIA ANTIGA E MEDIEVAL DO MARANHÃO, 2005. v. 001.

Apresentações de Trabalho
1.
MARTINS, Dayse M.; MARTINS, C. W. S. ; SILVA, K. F. . ESTADO, CULTURA E POLÍTICAS PÚBLICAS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MARTINS, Dayse M.. A DISSERTAÇÃO CURRÍCULO E HISTORICIDADE: o processo de pesquisa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MARTINS, Dayse M.. VIDEOGAMES E INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NO ENSINO DE HISTÓRIA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
MARTINS, Dayse M.. DIRETRIZES CURRICULARES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO MARANHÃO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
MARTINS, Dayse M.. ?DAS TREVAS DA IGNORÂNCIA À CIVILIZAÇÃO?: os Capuchinhos e a educação pela fé na França Equinocial (1612 ? 1615).. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MARTINS, Dayse M.. ?DAS TREVAS DA IGNORÂNCIA À CIVILIZAÇÃO?: os Capuchinhos e a educação pela fé na França Equinocial (1612 ? 1615).. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MARTINS, Dayse M.. MINHA HISTÓRIA COM O AVASUS. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
MARTINS, Dayse M.. Protagonismo Juvenil e Cidadania: abordagem em Projeto Didático. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
MARTINS, Dayse M.. Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
MANZKE, J. F. ; MARTINS, Dayse M. . Monitoria na disciplina Processos Metodológicos em EJA - Pedagogia UFMA. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
MARTINS, Dayse M.. Formação Continuada de Professores - U.E.B. Olívio Castelo Branco. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
MANZKE, J. F. ; MARTINS, Dayse M. . Monitoria na disciplina Processos Metodológicos em EJA - Pedagogia UFMA. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
MANZKE, J. F. ; MARTINS, Dayse M. . FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FILOSOFIA NA EJA MÉDIO. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
MARTINS, Dayse M.. Formação Continuada de Professores - U.E.B. Olívio Castelo Branco. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
MANZKE, J. F. ; MARTINS, Dayse M. . CURRÍCULO E EMPREENDEDORISMO NA EJA NÍVEL MÉDIO. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
MANZKE, J. F. ; MARTINS, Dayse M. . BUMBALETRANDO: cultura e práticas de letramento. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
MARTINS, Dayse M.. Formação Continuada de Professores - U.E.B. Olívio Castelo Branco. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
MARTINS, Dayse M.. Formação Conitnuada de Professores - U.E.B. Olívio Castelo Branco. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
MARTINS, Dayse M.. Formação Continuada de Professores - U.E.B. Olívio Castelo Branco. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
MANZKE, J. F. ; MARTINS, Dayse M. . Monitoria na disciplina Projeto Educativo I - Pedagogia UFMA. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
MANZKE, J. F. ; MARTINS, Dayse M. . Monitoria na disciplina Projeto Educativo III - Pedagogia UFMA. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

15.
MARTINS, Dayse M.. Atividades de alfabetização com textos de cór. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

16.
MARTINS, Dayse M.. PROJETO ESCOLA-LABORATÓRIO: uma alternativa para a melhoria da qualidade do Ensino Fundamental. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

17.
MARTINS, Dayse M.. CANTANDO E ALFABETIZANDO: atividades de alfbetização em séries iniciais a partir do uso de cantigas de roda. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MARTINS, Dayse M.; SILVA, Tereza Cristina; Pereira, Yrla Nívea Oliveira. Provimento de caregos na carreira de magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. 2011. Instituto Federal do Maranhão.

2.
MARTINS, Dayse M.; MARTINS, Keyll; CABEÇA, Marcelo C. S.. Provimento de cargos na carreira de magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. 2010. Instituto Federal do Maranhão.

3.
MARTINS, Dayse M.; MARTINS, Keyll; MAIA N., Alfredo. Provimento de cargos na carreira de magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. 2009. Instituto Federal do Maranhão.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
18º Congresso da Sociedade Brasileira de Sociologia. A FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DE SOCIOLOGIA NO NÍVEL MÉDIO NOTURNO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO EM SÃO LUIS - MA. 2017. (Congresso).

2.
47ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia.Memória e identidade institucional no Estágio Básico em Psicologia Escolar. 2017. (Outra).

3.
47ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia.Um olhar sobre a política de saúde mental do CAPS no Estágio Básico em Psicologia Social. 2017. (Outra).

4.
I Colóquio de Educação Patrimonial CINTRANOT.Museu na escola: uma abordagem sobre ditadura militar no Brasil. 2017. (Outra).

5.
III Mostra de Estágio Básico do Curso de Psicologia.Experiência de Estágio em POT - PRH UFMA. 2017. (Outra).

6.
II Jornada Acadêmica do Estudantes de Pedagogia da UFMA - II JAEP UFMA.JOVENS OLHARES E PROJETOS DE VIDA: orientação profissional no Ensino Médio noturno em São Luís ? MA. 2017. (Outra).

7.
II Jornada Científica do CCSo.EDUCAÇÃO E ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL SOB O OLHAR DE GRAMSCI. 2017. (Outra).

8.
II Mostra de Estágio Básico do Curso de Psicologia UFMA.Relato de experiência: Estágio Básico em Psicologia Escolar - CE Dayse Galvão de Sousa. 2017. (Outra).

9.
II Simpósio Internacional Interdisciplinar em Cultura e Sociedade.Gamificação em intervenção psicopedagógica. 2017. (Simpósio).

10.
II Simpósio Nacional de tecnologias Digitais na Educação.Gamificação e intervenção psicopedagógica em História. 2017. (Simpósio).

11.
Ill Coloquio Luso-Afro-Brasileiro de Questoes Curriculares.O PROGRAMA ?AVALIA MARANHÃO? NO CONTEXTO DA AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL. 2017. (Outra).

12.
I Simpósio em Políticas Públicas e Práticas em Saúde. 2017. (Simpósio).

13.
IV SEMANA ACADÊMICA DO PGCult: A pesquisa Interdisciplinar em perspectiva.PSICOFOBIA NA ESCOLA: O preconceito e a inculsão de alunos com transtorno mental no contexto do Ensino Médio Noturno em São Luís - MA. 2017. (Outra).

14.
IX Congresso Brasileiro de História da Educação. A DISCIPLINA HISTÓRIA DO MARANHÃO E O ?TERRA DAS PALMEIRAS? DE MARIA NADIR NASCIMENTO. 2017. (Congresso).

15.
VIII Jornada Internacional de Políticas Públicas.O PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO (PNEM) E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2017. (Outra).

16.
X Encontro Maranhense de História da Educação.DAISY GALVÃO DE SOUSA: O MAGISTÉRIO DE UMA VIDA. 2017. (Encontro).

17.
X Encontro Regional Anpuh/Ma - Autoritarismos e Democracias.Representações da Idade Média nos Games e a Aprendizagem Colaborativa da Geração Screenager. 2017. (Encontro).

18.
XVI Encontro Científico de Estudantes de Educação Física.EDUCAÇÃO FÍSICA E PROTAGONISMO JUVENIL NO ENSINO NOTUR. 2017. (Encontro).

19.
XXIX Simpósio Nacional de História.Os Livros didáticos sobre História do Maranhão e o Programa Nacinal do Livro Didático - PNLD. 2017. (Simpósio).

20.
XXIX Simpósio Nacional de História.Aquilles Lisboa e a eugenia na história da loucura no Maranhão. 2017. (Simpósio).

21.
46ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia.O ESTÁGIO BÁSICO EM PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO SOB O OLHAR DA FENOMENOLOGIA. 2016. (Outra).

22.
Ciclo de seminários: Psicanálise com crianças. 2016. (Seminário).

23.
Colóquio Maranhense de Análise do Comportamento Aplicadaa Autismo: Práticas de Avaliação, Intervenção e Políticas de Inclusão Escolar. 2016. (Outra).

24.
Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste - XXIII EPEN. 2016. (Encontro).

25.
Grandes temas em humanização em saúde. 2016. (Seminário).

26.
I COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE HISTÓRIA DO LIVRO, DA LEITURA E DAS BIBLIOTECAS. 2016. (Outra).

27.
I Congresso brasileiro de psicoterapias existenciais e humanistas. 2016. (Congresso).

28.
I Congresso Maranhense de Psicologia Organizacional e do trabalho. 2016. (Congresso).

29.
I Encontro Norte-Nordeste de Psicologia do Esporte. 2016. (Encontro).

30.
I Fórum Interinstitucional das Licenciaturas do Maranhão. 2016. (Outra).

31.
II ENCONTRO: A PSICOLOGIA E AS INTERVENÇÕES ASSISTIDAS POR ANIMAIS ? IAA´s. 2016. (Encontro).

32.
II ENCONTRO MARANHENSE DE PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO/ I Colóquio de Psicologia Escolar.JOVENS OLHARES E PROJETOS DE VIDA NO ENSINO MÉDIO NOTURNO EM SÃO LUÍS ? MA. 2016. (Encontro).

33.
II Simpósio Internacional de HPV do Maranhão. 2016. (Simpósio).

34.
I Mostra de Estágio Básico do Curso de Psicologia UFMA.Relato de experiência: Estágio Básico em Psicologia Social - CAPS Bacelar Viana. 2016. (Outra).

35.
I Seminário de Pesquisa em Psicologia da UFMA. 2016. (Seminário).

36.
I Simpósio Internacional Estado, Sociedade e Políticas Públicas.ENEM: desafios para o currículo do Ensino Médio estadual no Maranhão. 2016. (Simpósio).

37.
I Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação.OS GAMES E A HISTORICIDADE: MEDIAÇÕES NA APRENDIZAGEM COLABORATIVA DA GERAÇÃO SCREENAGER. 2016. (Simpósio).

38.
IX Encontro Maranhense de História da Educação.A OBRA ?HISTÓRIA DO MARANHÃO PARA USO DOS ALUNOS DA ESCOLA NORMAL? DE BARBOSA DE GODÓIS E OS EMBATES INTELECTUAIS NOS JORNAIS DE SÃO LUÍS NO INICIO DO SÉCULO XX. 2016. (Encontro).

39.
Neurodiálogos: interações entre Psicologia, Biologia e Neurociências. 2016. (Outra).

40.
Palestra DIDÁTICA E COMUNICAÇÃO PARA A GERAÇÃO DIGITAL. 2016. (Outra).

41.
Semana da visibilidade TRANS. 2016. (Encontro).

42.
Seminário Científico Nacional.CURRÍCULO E HISTORICIDADE: A disciplina História do Maranhão no sistema público estadual de ensino (1902 ? 2013). 2016. (Outra).

43.
VI Encontro Ludovicense de Fenomenologia, Psicologia Fenomenológica e Filosofias da Existência. 2016. (Encontro).

44.
VI Encontro Norte e Nordeste de história da educação (ENNHE).MARIO MEIRELES E SUA PEQUENA HISTÓRIA DO MARANHÃO. 2016. (Encontro).

45.
VII Encontro dos Educadores.INCLUSÃO DE PORTADORES DE TRANSTORNO MENTAL NA EJA NÍVEL MÉDIO NOTURNO EM SÃO LUÍS - MA. 2016. (Encontro).

46.
XI Congresso luso-brasileiro de história da educação. A ?INVENÇÃO DA TRADIÇÃO?: O SURGIMENTO DA DISCIPLINA ESCOLAR HISTÓRIA DO MARANHÃO. 2016. (Congresso).

47.
XII Colóquio sobre Questões Curriculares/VIII Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo/II Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares.O PROCESSO DE FORMULAÇÃO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL. 2016. (Outra).

48.
XV Encontro Humanístico.Mesa Redonda "Estado, Cultura e Políticas Públicas". 2016. (Encontro).

49.
XVIII Semana de Psicologia da UFMA. 2016. (Outra).

50.
37ª Reunião Científica da ANPEd.Presente e futuro da disciplina história do Maranhão no currículo da rede estadual de ensino.. 2015. (Outra).

51.
4º CONINTER - Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades. A DISCIPLINA HISTÓRIA DO MARANHÃO NA PROPOSTA DOS ESTUDOS SOCIAIS. 2015. (Congresso).

52.
67ª Reunião Anual da SBPC.CURRÍCULO E HISTORICIDADE: A DISCIPLINA HISTÓRIA DO MARANHÃO NA REDE ESTADUAL DE ENSINO (1902 ? 2013). 2015. (Outra).

53.
Encontro Comemorativo dos 30 anos do NEAB/UFMA / IV Encontro Nacional do CONNEABS / II Jornada Internacional de Ciências Sociais. RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL MUNICIPAL EM SÃO LUÍS - MA. 2015. (Congresso).

54.
I JORNADA ACADÊMICA DOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA DA UFMA ? I JAEP.Currículo e historicidade: a história do Maranhão no sistema público estadual de ensino (1902 ? 2013). 2015. (Outra).

55.
I JORNADA ACADÊMICA DOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA DA UFMA ? I JAEP.Presente e futuro da disciplina história do Maranhão no currículo da rede estadual de ensino.. 2015. (Outra).

56.
I Seminário de Psicologia da Educação da Universidade Estadual do Maranhão(UEMA).SIMBOLISMO CORPORAL E LUDICIDADE: LINGUAGEM SIMBÓLICA E CULTURA NO FOLCLORE INFANTIL. 2015. (Seminário).

57.
I Simpósio de Genética Médica do Maranhão. 2015. (Simpósio).

58.
I Simpósio Internacional Brasil e Itália: Cruzamentos transatlânticos e questões interdisciplinares.HISTÓRIA DO MARANHÃO POR BARBOSA DE GODÓIS: EMBATES INTELECTUAIS NOS JORNAIS DE SÃO LUÍS NO INICIO DO SÉCULO XX. 2015. (Simpósio).

59.
I Simpósio Internacional Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (I SIICS) PGCult? UFMA.GAMES E HISTORICIDADE: mediações na aprendizagem colaborativa da geração screenager. 2015. (Simpósio).

60.
IV Seminário: Desenvolvimento, Modernidade e Meio Ambiente.A ?cidade dos lagos?: a concepção lendária das estearias do município de Penalva ? MA. 2015. (Seminário).

61.
IV Simpósio História do Maranhão Oitocentista.CULTURA AFRICANA E AFROBRASILEIRA NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL MUNICIPAL EM SÃO LUÍS ? MA. 2015. (Simpósio).

62.
Semana Estadual de Ciência e Tecnologia. CURRÍCULO E HISTORICIDADE: A disciplina História do Maranhão no sistema público estadual de ensino (1902 ? 2013). 2015. (Feira).

63.
Seminário ?Perversões?. 2015. (Seminário).

64.
VI ENCONTRO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA ANTIGA E MEDIEVAL DO MARANHÃO Conflitos sociais, guerras e relações de gênero: representações, violência.OS GAMES E A HISTORICIDADE MEDIEVAL: MEDIAÇÕES NA APRENDIZAGEM COLABORATIVA DA GERAÇÃO SCREENAGER. 2015. (Encontro).

65.
VIII Congresso Brasileiro de História da Educação: matrizes Interpretativas e Internacionalização. CURRÍCULO E HISTORICIDADE: A DISCIPLINA HISTÓRIA DO MARANHÃO NO SISTEMA PÚBLICO ESTADUAL DE ENSINO (1902 ? 2013). 2015. (Congresso).

66.
VIII Encontro Maranhense de História da Educação.CURRÍCULO E HISTORICIDADE: A HISTÓRIA DO MARANHÃO COMO DISCIPLINA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2015. (Outra).

67.
VII JORNADA INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS.AVALIAÇÃO EXTERNA E ENSINO DE HISTÓRIA DO MARANHÃO NO NÍVEL MÉDIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2015. (Outra).

68.
XI ENECULT Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura.A HISTÓRIA DO MARANHÃO E OS SILENCIAMENTOS NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2015. (Encontro).

69.
XXVIII Simpósio Nacional de História.CURRÍCULO E HISTORICIDADE: MEMÓRIA E TRADIÇÃO NA DISCIPLINA ESCOLAR HISTÓRIA DO MARANHÃO. 2015. (Simpósio).

70.
3º ENCONTRO ESTADUAL DE FILOSOFIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO ?A FILOSOFIA NO UNIVERSO ADULTO.A FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DE FILOSOFIA NO NÍVEL MÉDIO NOTURNO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO EM SÃO LUIS - MA. 2014. (Encontro).

71.
4º Fórum de Pesquisa, Pós-graduação e inovação. 2014. (Outra).

72.
8º Seminário Brasileiro de História da Historiografia.A disciplina História do Maranhão: seleções e silenciamentos no currículo da Educação Básica. 2014. (Seminário).

73.
I Congresso Nacional Jean-Jacques Rousseau ? UFMA: Idiossincrasias e Diálogos. A EDUCAÇÃO PELA FÉ DOS CAPUCHINHOS NA FRANÇA EQUINOCIAL (1612 ? 1615): aproximações com o ideário pedagógico de Rousseau. 2014. (Congresso).

74.
II COLÓQUIO INTERNACIONAL I SIMPÓSIO EM HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA: O COLAPSO DAS DITADURAS: Rupturas e Continuidades.A HISTORIOGRAFIA RECENTE SOBRE DITADURA MILITAR NO BRASIL E AS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2014. (Simpósio).

75.
II Colóquio sobre Consciência Negra.Representações do afro-brasileiro no ensino de História do Maranhão: seleções e silenciamentos. 2014. (Outra).

76.
II ENCONTRO DOS ESTUDANTES AFRICANOS NA UFMA.CONTOS AFRO-BRASILEIROS E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2014. (Encontro).

77.
III CONINTER ? Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades. MEMÓRIA E TRADIÇÃO NA DISCIPLINA ESCOLAR HISTÓRIA DO MARANHÃO. 2014. (Congresso).

78.
III Jornada de Ciências Sociais da UEMA. 2014. (Outra).

79.
IV Congresso Internacional de História: Cultura, Sociedade e Poder. Os impactos do ENEM na disciplina História do Maranhão. 2014. (Congresso).

80.
Simpósio Nacional de História Cultural.A EDUCAÇÃO PELA FÉ NA FRANÇA EQUINOCIAL (1612 ? 1615). 2014. (Simpósio).

81.
V Encontro de Educadores.A ?INVENÇÃO DA TRADIÇÃO?: O SURGIMENTO DA DISCIPLINA HISTÓRIA DO MARANHÃO NA REDE ESTADUAL DE ENSINO. 2014. (Encontro).

82.
V Encontro Norte e Nordeste de História de Educação.CURRÍCULO E TRADIÇÃO: A DISCIPLINA ESCOLAR HISTÓRIA DO MARANHÃO. 2014. (Encontro).

83.
VI Encontro Estadual de História - ANPUH MA.O afro-brasileiro no ensino de História do Maranhão: silenciamentos no currículo da Educação Básica. 2014. (Encontro).

84.
VII Colóquio Luso-brasileiro sobre questões curriculares/ I Colóquio afro luso brasileiro.CURRÍCULO E HISTORICIDADE: A trajetória da disciplina História do Maranhão no sistema público estadual de ensino (1890 - 2013). 2014. (Outra).

85.
VII Encontro Maranhense de História da Educação.RELAÇÕES ENTRE CURRÍCULO E HISTORICIDADE NA TRAJETÓRIA DA DISCIPLINA HISTÓRIA DO MARANHÃO NO SISTEMA PÚBLICO DE ENSINO. 2014. (Encontro).

86.
VIII Encontro Pedagógico do CECEN - UEMA.A FILOSOFIA NO CURRÍCULO ESCOLAR BRASILEIRO. 2014. (Encontro).

87.
X Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. CURRÍCULO E HISTORICIDADE: a disciplina História Do Maranhão no Sistema Público de Ensino. 2014. (Congresso).

88.
X Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. ?DAS TREVAS DA IGNORÂNCIA À CIVILIZAÇÃO?: os Capuchinhos e a educação pela fé na França Equinocial (1612 ? 1615).. 2014. (Congresso).

89.
X ENECULT - Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura.Cultura Material Pré-Colombiana e as perspectivas para o ensino de História do Maranhão. 2014. (Encontro).

90.
XII Jornada do HISTEDBR.PANORAMA DA PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO MARANHÃO. 2014. (Encontro).

91.
XIV Encontro Humanístico.CURRÍCULO E HISTORICIDADE: A disciplina História do Maranhão no sistema público estadual de ensino (1902 ? 2013). 2014. (Encontro).

92.
XXII Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste (EPENN).PANORAMA DA PESQUISA SOBRE A HISTÓRIA DO MARANHÃO COMO DISCIPLINA ESCOLAR. 2014. (Encontro).

93.
XXVI SEMIC E I ENCONTRO DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UFMA.CURRÍCULO E HISTORICIDADE: A disciplina História do Maranhão no sistema público estadual de ensino (1902 ? 2013). 2014. (Encontro).

94.
II CONINTER ? Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades. A cidade dos lagos: a concepção lendária das estearias do município de Penalva-MA. 2013. (Congresso).

95.
IX ENECULT Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura.BUMBALETRANDO: CULTURA MARANHENSE E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL.. 2013. (Encontro).

96.
V Encontro Internacional de História Antiga e Medieval do Maranhão.The Legend Of Zelda: Jogos Eletrônicos e Intervenção Psicopedagógica na Abordagem sobre Medievalismo no Ensino Fundamental. 2013. (Encontro).

97.
VI Encontro Maranhense de História da Educação.A Educação na França Equinocial - Maranhão 1612-1615: um levantamento de fontes. 2013. (Encontro).

98.
XIII Encontro humanístico.Simbolismo corporal e ludicidade: uma análise da linguagem simbólica no folclore infantil. 2013. (Encontro).

99.
XIII Encontro humanístico.Simbolismo corporal e ludicidade: uma análise da linguagem simbólica no folclore infantil. 2013. (Encontro).

100.
64ª Reunião Anual da SBPC.Projeto BUMBALETRANDO: cultura e prática de letramento inicial na Educação Infantil. 2012. (Outra).

101.
Congresso de Ensino Pesquisa e Extensão CONEPEX. Currículo e empreendedorismo na EJA nível médio do Centro Integrado do Rio Anil - CINTRA. 2012. (Congresso).

102.
Congresso de Ensino Pesquisa e Extensão CONEPEX. A Formação inicial dos professores de Filosofia no Nível Médio Noturno do Centro Integrado do Rio Anil - CINTRA. 2012. (Congresso).

103.
V ENCONTRO DE EDUCADORES DO MARANHÃO.?DAS TREVAS DA IGNORÂNCIA À CIVILIZAÇÃO?: OS CAPUCHINHOS E A EDUCAÇÃO PELA FÉ NA FRANÇA EQUINOCIAL (1612 ? 1615). 2012. (Encontro).

104.
II ENCONTRO INTERNACIONAL E NACIONAL DE HISTÓRIA ANTIGA E MEDIEVAL DO MARANHÃO.FORJANDO NARRATIVAS COM A DEMANDA DO SANTO GRAAL: uma experiência de alfabetização no 2º ano do Ensino Fundamental. 2009. (Encontro).

105.
IV Ciclo de Monografias e Iniciação Científica do Curso de História da UEMA.?DAS TREVAS DA IGNORÂNCIA À CIVILIZAÇÃO?: os Capuchinhos e a educação pela fé na França Equinocial (1612 ? 1615). 2009. (Seminário).

106.
I JORNADA DE LITERATURA E HISTÓRIA ANTIGA E MEDIEVAL.A Ética Medieval na obra "História da Missão dos padres capuchinhos na ilha do Maranhão e terras circunvizinhas do Padre Claude D'Abbeville. 2008. (Outra).

107.
IV FÓRUM MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. 2008. (Seminário).

108.
VII COMMUNICATION WEEK - FIRST STEPS & VERB TENSES. 2008. (Oficina).

109.
I ENCONTRO INTERNACIONAL E II NACIONAL DE HISTÓRIA ANTIGA E MEDIEVAL.TEMPO E NARRATIVA NA EDUCAÇÃO EM RAMON LLULL: DOUTRINA PARA CRIANÇAS (1274 - 1276). 2007. (Encontro).

110.
II ENCONTRO NORTE E NORDESTE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E I ENCONTRO MARANHENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. 2007. (Encontro).

111.
ENCONTRO DE SUPERVISORES DA REDE ESTADUAL DO MARANHÃO. 2006. (Encontro).

112.
I ENCONTRO DE HISTÓRIA DA AMÉRICA. 2006. (Encontro).

113.
II CICLO DE MONOGRAFIAS E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CURSO DE HISTÓRIA DA UEMA. 2006. (Seminário).

114.
II ENCONTRO DE EDUCADORES DO MARANHÃO: pesquisas e experiências.A diversidade cultural na educação medieval: Ramon llull e a Doutrina para Crianças (1274 - 1276). 2006. (Encontro).

115.
VI ENCONTRO HUMANÍSTICO.JOGOS DIDÁTICOS: um olhar psicopedagógico sobre o ensino de História na segunda etapa do nível Fundamental; HAGAR, O HORRÍVEL: os quadrinhos nsa aulas sobre vikings no 3º ciclo o Ensino Fundamental. 2006. (Encontro).

116.
I Ciclo de Monografias do curso de História da UEMA. 2005. (Seminário).

117.
I ENCONTRO DE HISTÓRIA ANTIGA E MEDIEVAL DO MARANHÃO.A educação em ramon Llull: diversidade cultural na obra Doutrina para Crianças ( 1274 - 1276). 2005. (Encontro).

118.
I Jornada de História. 2005. (Seminário).

119.
Jornada de Sensibilização Turística. 2005. (Encontro).

120.
SEMANA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS.A, B, C.. HQ: as histórias em quadrinhos como recurso pedagógico para leitura em séries iniciais do Ensino Fundamental. 2005. (Encontro).

121.
V Encontro de História Oral do Nordeste. 2005. (Encontro).

122.
V ENCONTRO HUMANÍSTICO.A, B, C...HQ: histórias em quadrinho na formação leitora em séries iniciais do Ensino Fundamental. 2005. (Encontro).

123.
II FÓRUM MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. 2004. (Outra).

124.
Oficina Pedagógica Recursos Pedagógicos de 1ª a 4ª série. 2004. (Oficina).

125.
REUNIÃO REGIONAL DA SBPC - MA. 2004. (Outra).

126.
VI CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. 2004. (Encontro).

127.
I FORO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS. 2003. (Seminário).

128.
I FÓRUM MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. 2003. (Encontro).

129.
IV Semana de Pedagogia.CANTANDO E ALFABETIZANDO: atividades de alfabetização em séries iniciais a partir do uso de cantigas de roda. 2003. (Encontro).

130.
II EMEPE - ENCONTRO MARANHENSE DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA. 2001. (Encontro).

131.
I Semana de Ensino Religioso. 2001. (Encontro).

132.
SIMPÓSIO ESTADO E PODER:CONSERVADORISMO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. 2001. (Oficina).

133.
XXI ENEPE - ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA. 2001. (Encontro).

134.
I Congresso de Filosofia e Educação do Maranhão. 2000. (Congresso).

135.
II Semana de Pedagogia. 2000. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MARTINS, Dayse M.. I Colóquio de Educação Patrimonial CINTRANOT. 2017. (Outro).

2.
MARTINS, Dayse M.. Seminário de Práticas Curriculares da 2ª etapa do Pacto Nacional pelo fortalecimento do Ensino Médio. 2015. (Outro).

3.
MARTINS, Dayse M.. Seminário Temático da 1ª etapa do Pacto Nacional pelo fortalecimento do E. Médio. 2015. (Exposição).



Outras informações relevantes


Grupos de Estudos e Pesquisas:

Currículo, EJA e Diversidade Cultural - NEJA/ UFMA
Grupo de Avaliação e Estudo da pobreza e de políticas direcionadas à pobreza - GAEPP/ UFMA

ASSOCIADA:

ANPUH - ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE HISTÓRIA
ANPED - ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO
SBP - SOCIEDADE BRASILEIRA DE PSICOLOGIA
ANPAE - ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO
ANPHLAC - ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISADORES E PROFESSORES DE HISTÓRIA DAS AMÉRICAS
ANINTER - ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES
ABALF - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ALFABETIZAÇÃO
SBPC - SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA
SBHE - SOCIEDADE BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
SBTHH - SOCIEDADE BRASILEIRA DE TEORIA E HISTÓRIA DA HISTORIOGRAFIA

PASEP 1.901.880.700-4 
DADOS BANCÁRIOS: BANCO DO BRASIL AGÊNCIA 1612-8 CONTA CORRENTE 11215-1


Aprovação em Concurso:
1. Prefeitura Municipal de São Luís ? MA ? Secretaria Municipal de Educação
		Cargo: Professor de séries iniciais e educação infantil
		Disciplina: Núcleo Comum.
		Ano: 2002

2. Governo do Estado do MA - Secretaria De Estado da Educação
		Cargo: Supervisor escolar
		Nível: Ensino Médio
		Ano: 2006

3. Prefeitura Municipal de São Luís ? MA ? Secretaria Municipal de Educação
		Cargo: Pedagogo
		Nível: Educação infantil
		Ano: 2009

4. Instituto federal de Educação do Maranhão - IFMA
		Cargo: Pedagogo
		Nível: Ensino Médio técnico e tecnológico
		Ano: 2014

5. Universidade Federal do Maranhão - UFMA
        Cargo: Professor Assistente A
		Área: Educação Infantl
		Ano: 2015



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/11/2018 às 19:32:18