Eliane Regina Crestani Tortola

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9525373665655654
  • Última atualização do currículo em 19/12/2018


Doutora e Mestre em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL. Especialista em Teoria Histórico-Cultural pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia UEM (2007/2009). Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (2006). Membro do GPCCL -Grupo de Pesquisa Corpo, Cultura e Ludicidade (DEF/UEM). Foi professora Efetiva do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Goiás - Unidade de Porangatu-GO, ministrando as disciplinas: Dança, Antropologia do Corpo e Estágio Supervisionado. Atualmente é professora colaboradora do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá, ministrando as disciplinas Fundamentos da Dança, Rítmica e Expressão Corporal, Introdução a Ginástica e Intervenção Profissional em Educação Física, e docente no Centro Universitário Metropolitano de Maringá (UNIFAMMA), ministrando as disciplinas: Fundamentos da Dança e Ética e Deontologia. Desde 2005 atua como professora de Dança de Salão, dançarina, produtora e diretora de espetáculos de Dança no Celso Dias - Studio de Dança. Em 2014 produziu o Espetáculo O Baile, financiado pela Lei de incentivo à cultura (Lei Rouanet-PRONAC Nº 140570). Suas pesquisas voltam-se para os estudos das práticas sociais em Educação Física, Dança, Gênero, Arte e Discurso, por meio da investigação de fenômenos da cultura, tendo como base as ciências humanas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Eliane Regina Crestani Tortola
Nome em citações bibliográficas
TORTOLA, E. R. C.;TORTOLA, ELIANE REGINA CRESTANI


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em Educação Física UEM/UEL.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: O corpo das mulheres em Chiquinha Gonzaga: entre regularidades, rupturas e discursos de resistência, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Larissa Michelle Lara.
Palavras-chave: Corpo; Chiquinha Gonzaga; Mulheres; Discurso.
Grande área: Ciências da Saúde
Setores de atividade: Educação.
2009 - 2011
Mestrado em Educação Física - Uel - Uem.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: O CONSUMO DA DANÇA EM CASAS NOTURNAS: ALIENAÇÃO OU APROPRIAÇÃO CONSCIENTE?,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Larissa Michelle Lara.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Dança; Consumo; Cultura; Lazer.
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Urbana.
Setores de atividade: Educação; Artes, cultura, esporte e recreação.
2007 - 2009
Especialização em Teoria Histórico-cultural. (Carga Horária: 360h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: A Dança em tela: Contribuições da obra de Candido Portinari para a formação e atuação do profissional de educação física.
Orientador: Sonia Mari Shima Barroco.
2003 - 2006
Graduação em Educação Física.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: A DANÇA DE SALÃO NA ESCOLA: EXPERIÊNCIANDO E (RE)DESCOBRINDO A PLURALIDADE CULTURAL.
Orientador: Larissa Michelle lara.




Formação Complementar


2014
Danças Urbanas. (Carga horária: 10h).
CELSO DIAS - STUDIO DE DANÇA, CDSD, Brasil.
2014
Ballet adulto. (Carga horária: 10h).
CELSO DIAS - STUDIO DE DANÇA, CDSD, Brasil.
2018 - 2018
Extensão universitária em Introdução aos Estudos Discursivos Foucaultianos. (Carga horária: 36h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2015 - 2015
Práticas discursivas:sujeito, saber e poder. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2015 - 2015
Samba de Gafieira e Sertanejo Universitário. (Carga horária: 10h).
CELSO DIAS - STUDIO DE DANÇA, CDSD, Brasil.
2014 - 2014
Práticas discursivas:sujeito, saber e poder. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2014 - 2014
DANÇA DE SALÃO. (Carga horária: 15h).
Maringá a Dois - Dança de Salão, MDDS, Brasil.
2014 - 2014
Tango, Bolero, Samba e Zouk. (Carga horária: 4h).
AUGUSTO BOGO - ESCOLA DE DANÇA, ABED, Brasil.
2014 - 2014
TANGO, BOLERO E SAMBA. (Carga horária: 3h).
AUGUSTO BOGO - ESCOLA DE DANÇA, ABED, Brasil.
2013 - 2013
Semana de dança pessoal do curso de professores. (Carga horária: 27h).
Escola de dança e centro cultural Jaime Arôxa, EDCJA, Brasil.
2011 - 2011
A origem do pensamento filosófico ocidentl. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
2011 - 2011
Cabelo Afro: etnicidade e história. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Musculação. (Carga horária: 20h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Dança de Salão. (Carga horária: 36h).
Centro de Ensino Superior de Maringá, CESUMAR, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Hidroginástica. (Carga horária: 36h).
Centro de Ensino Superior de Maringá, CESUMAR, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Atividade física e obesidade. (Carga horária: 3h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Desenvolvimento Motor II. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Desenvolvimento Motor I. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Medidas e avaliação física. (Carga horária: 20h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2005 - 2005
Curso de férias - Dança pessoal. (Carga horária: 32h).
Centro de Dança Jaime Aroxa, CDJA, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Ciclo de palestras e vivências corporais - LALCO 2004. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2004 - 2004
Personal training. (Carga horária: 15h).
Treinamento desportivo, TD, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Dança de Salão. (Carga horária: 4h).
Centro de Ensino Superior de Maringá, CESUMAR, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
Outras informações
Disciplinas Ministradas: Fundamentos de Rítmica e Dança Fundamentos da Dança Rítmica e Expressão Corporal Fundamentos da Dança de Salão Dança de Salão Introdução à Ginástica Educação física e Cultura Seminário de Pesquisa em Educação Física Atividade física para idosos Estágio Curricular Supervisionado I Estágio Curricular Supervisionado II Políticas Públicas em Educação Física I Produção do Conhecimento em Educação Física Seminário Articulador VIII Teoria dos Jogos Corpo e Gênero na Educação Física Intervenção profissional em Educação Física Estágio curricular supervisionado em Lazer

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora-mestranda, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2003 - 2006
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Profa de Dança, Ginástica e Hidroginástica, Carga horária: 10

Atividades

01/2013 - Atual
Ensino, Abi - Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Dança
Dança de Salão
Fundamentos da Dança de Salão
Fundamentos de Rítmica e Dança
Introdução à Ginástica
Rítmica e Expressão Corporal
Educação física e Cultura
02/2009 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Educação Física.


Faculdade Metropolitana de Maringá, FAMMA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente do ensino superior, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas Ministradas: Fundamentos da Dança Ética e Deontologia Deontologia aplicada à Educação Física Introdução à metodologia do trabalho científico

Atividades

01/2015 - Atual
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Dança
Ética e Deontologia
Deontologia aplicada à Educação Física
Introdução à metodologia do trabalho ciêntífico

Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente do Ensino Superior, Carga horária: 40
Outras informações
Disciplina Ministradas: Danças Antropologia geral e da educação física Estágio supervisionado.

Atividades

11/2010 - 03/2012
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia do Corpo
Dança
Estágio Supervisionado

Celso Dias Studio de Dança, CDSD, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, coreógrafa, dançarina e produtora, Carga horária: 20
Outras informações
Atividades exercidas: Aulas de Danças de Salão Execução de Dança Composições coreográficas Produção de projetos culturais de fomento municipal e federal Produção, organização e Direção de Espetáculos

Atividades

01/2005 - Atual
Direção e administração, Escola de Dança, .

Cargo ou função
Direção de espetáculo.
01/2005 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Dança de Salão

Academia Márcia Angeli, AMA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4


Associação Atletica Banco do Brasil, AABB, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2


Centro de Educação Infantil Mundo dos Sonhos, CEI, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Física, Carga horária: 4


Faculdade Católica de Anápolis, FCA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente de Pós-graduação Lato sensu, Carga horária: 4
Outras informações
Curso de Especialização em Educação Física Escolar Disciplinas ministradas: Ginástica, ritmo e dança criativa na Educação Física Escolar Abordagem sociocultural em Educação Física I Abordagem sociocultural em Educação Física II



Linhas de pesquisa


1.
Práticas sociais em Educação Física
2.
Políticas públicas de esporte/lazer em comunidades quilombolas no paraná
3.
Abordagens socioculturais em educação física
4.
Centralidade da cultura e qualidade na educação: perspectivas da educação física escolar na américa latina
5.
Roda de choro - música brasileira na comunidade
6.
Panorama da Educação Física Escolar latino-americana: dimensões da cultura e qualidade na educação
7.
A teoria physical cultural studies na sociologia do esporte e para além dela: aportes para as subáreas sociocultural e pedagógica da educação física brasileira
8.
GRUPO FOLCLÓRICO ALEMÃO GRÜNE STADT DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ - PR


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
A teoria Physical Cultural Studies na Sociologia do Esporte e para além dela: aportes para as subáreas sociocultural e pedagógica da educação física brasileira
Descrição: A presente pesquisa dá continuidade aos estudos realizados junto à Universidade de Bath, no Reino Unido, como parte do pós-doutorado viabilizado pelo Programa de Capacitação Docente (PACD) da Universidade Estadual de Maringá. O objetivo é investigar a teoria do Physical Cultural Studies(PCS)como um projeto em desenvolvimento no interior da Sociologia do Esporte e para além dela no intuito de que esse estudo potencialize reflexões e intervenções junto à área da educação física brasileira, notadamente na produção de conhecimento das subáreas sociocultural e pedagógica. Nessa direção, será necessário: a) acompanhar as recentes discussões e publicações alusivas à teoria PCS; b)reconhecer suas principais linhas de pesquisa e temas investigativos na produção de conhecimento a ser analisada;c) compreender como o PCS se deflagra como projeto teórico e de intervenção em desenvolvimento a partir de um grupo de pesquisadores ligados a universidades no exterior, notadamente no Reino Unido; d) problematizar o PCS como aporte para reflexões em torno do corpo e da cultura física;e) estudar como o PCS pode ser pensado em seus ?tons de latinidade?, em especial, no contexto da educação física brasileira. Incursões por literatura estrangeira na forma de artigos científicos, livros e capítulos orientarão o desenvolvimento investigativo, assim como a literatura nacional complementará muitas das análises realizadas acerca do tema.Os produtos decorrentes dessa pesquisa serão materializados na forma de trabalhos em eventos científicos e artigos em periódicos, em disciplinas na pós-graduação, em grupos de pesquisa, bem como em ações de estudo e intercâmbio junto a pesquisadores, no Brasil e no exterior..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Eliane Regina Crestani Tortola - Integrante / Larissa M Lara - Coordenador / ANTONIO cARLOS MONTEIRO DE MIRANDA - Integrante / Vânia de Fátima Matias de Souza - Integrante / Carlos Herold Junior - Integrante.
2015 - 2017
Panorama da Educação Física Escolar latino-americana: dimensões da cultura e qualidade na educação
Descrição: Esta pesquisa objetiva analisar a centralidade da cultura e a qualidade da educação na educação física escolar latinoamericana e conta com a participação de pesquisadores ligados a três países, quais sejam, Venezuela, Uruguai e México, intencionalmente selecionados a partir de seu vínculo com Instituições de Ensino Superior públicas e produções que tangenciam a interlocução da educação física com o campo sociocultural. Por meio de incursões pela literatura sobre o tema e questionários aplicados aos pesquisadores, acrescido de outras fontes que possam contribuir com a coleta de dados, será possível fomentar o debate sobre a centralidade da cultura e a qualidade na educação latino-americana, identificar se o conceito de cultura integra o campo epistemológico da área nesses países e sob quais perspectivas teóricas, verificar o que se entende por educação de qualidade em países da América Latina e se ela é percebida no âmbito da educação física escolar, assim como discutir a realidade da educação física escolar venezuelana, uruguaia e mexicana a partir de aproximações e distanciamentos com o cenário brasileiro..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Eliane Regina Crestani Tortola - Integrante / Larissa M Lara - Coordenador / ANTONIO cARLOS MONTEIRO DE MIRANDA - Integrante / Silvana dos Santos Silva - Integrante / Vânia de Fátima Matias de Souza - Integrante / Ellen Grace Pinheiro - Integrante / Carlos Herold Junior - Integrante.
2013 - 2015
Centralidade da cultura e qualidade na educação: perspectivas da educação física escolar na América Latina
Descrição: Essa pesquisa tem por objetivo analisar a centralidade da cultura e a qualidade na educação no contexto da educação física escolar latinoamericana, visando à construção de um panorama que possibilite diálogos com a realidade brasileira. Especificamente, a investigação almeja: a) fomentar o debate sobre a centralidade da cultura e a qualidade na educação no contexto latino-americano; b) identificar se o conceito de cultura é central no campo epistemológico da educação física escolar na Argentina, Colômbia e Chile e em que perspectivas teóricas; c) verificar o entendimento de educação de qualidade na educação física escolar ldos países selecionados para essa investigação; d) discutir a realidade da educação física escolar latinoamericana a partir de aproximações e distanciamentos com o cenário brasileiro no tocante ao entendimento de cultura e qualidade da educação. O desenvolvimento investigativo ocorrerá por incursões teóricas pela literatura e também por meio de coleta em campo a partir da participação de profissionais da educação física na América Latina que trabalham com formação em Instituições de Ensino Superior. O projeto será realizado em cinco fases. Na primeira (4 meses), serão desenvolvidos encontros preparatórios para o desenvolvimento da coleta em campo, com estudos sobre educação de qualidade, centralidade da cultura e educação física na América Latina, bem como seleção das IES que participarão da pesquisa e, consequentemente, dos pesquisadores que serão nossos interlocutores, eleitos a partir de indicação da coordenação de curso de pós-graduação ou graduação. A segunda fase (6 meses) consiste no contato com os pesquisadores selecionados para a coleta de dados a partir de questionário. A terceira fase (6 meses) consiste no tratamento dos dados e organização preliminar do texto da pesquisa, em que se articulam literatura sobre o tema e dados obtidos junto aos pesquisadores latino-americanos. A quarta fase (4 meses) consiste em novo contato com os pesquisadores participantes da pesquisa no sentido de aprimorar a coleta realizada a partir de dados que mereçam refinamento no momento da análise. A quinta fase (4 meses) será destinada à finalização de texto acadêmico, aliando a coleta/tratamento dos dados obtidos junto a pesquisadores argentinos, chilenos e colombianos, promovendo o diálogo, ainda, com a realidade brasileira. A coleta dos dados será realizada por meio de questionário com questões abertas e fechadas, complementado, em outra fase, com recursos de multimídia, utilizando-se como técnica a entrevista individual ou coletiva. O tratamento dos dados coletados ocorrerá por meio da análise de conteúdo. O campo teórico será orientado pelos Estudos Culturais na América Latina e pelos Estudos Culturais britânicos, assim como se aportará na Teoria Crítica para o debate sobre educação e educação física..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Eliane Regina Crestani Tortola - Integrante / Juliana Montenegro - Integrante / Larissa M Lara - Coordenador / Giuliano Gomes de Assis Pimentel - Integrante.

Número de produções C, T & A: 1
2012 - 2017
Abordagens Socioculturais em Educação Física
Descrição: Esse projeto de pesquisa tem por objetivo produzir conhecimento voltado para a temática das abordagens socioculturais em educação física com vistas à elaboração de produção acadêmico-científica e didático-pedagógica para estudos junto à graduação e pós-graduação em Educação Física. Por meio de investigações sobre práticas corporais, cultura, lazer e políticas públicas/sociais em seus aspectos sociológicos, antropológicos e filosóficos, serão preparadas as condições para efetivar a produção teórica coletiva. Os pesquisadores se utilizarão de métodos distintos conforme os temas de pesquisa delineados, envolvendo tanto o diálogo com a literatura como a coleta em campo. As produções coletivas resultarão em produção científico-acadêmica e didático-pedagógica que contribuirão com a consolidação de linhas de pesquisa junto à área Práticas sociais em educação física, do Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM-UEL, e com a formação discente e docente, aguçando, sobretudo, o interesse comum pelo ensino e pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Eliane Regina Crestani Tortola - Integrante / Juliana Montenegro - Integrante / Larissa M Lara - Coordenador / Giuliano Gomes de Assis Pimentel - Integrante / Renato Rangel - Integrante.
2009 - 2011
Políticas públicas de esporte/lazer em comunidades quilombolas no Paraná
Descrição: Analisar o alcance das políticas esportivas de lazer em comunidades quilombolas do Paraná, tendo por base suas manifestações características, em interação com as políticas sociais existentes, havendo estruturação e deflagração de ações que venham a somar esforços na melhoria das condições esportivas e de lazer dessas comunidades..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Eliane Regina Crestani Tortola - Integrante / Larissa M Lara - Coordenador / Giuliano Gomes de Assis Pimentel - Integrante / Ieda Parra Barbosa Rinaldi - Integrante.
Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2005 - 2006
A danca de salao no contexto escolar: aspectos da pluralidade cultural
Descrição: Projeto de Iniciação Científica cujo objetivo foi trabalhar a dança de salão no contexto escolar, fornecendo elementos para entender a pluralidade cultural que permeia a diversidade de ritmos em seus aspectos históricos, gestuais e educacionais, bem como discutir essa manifestação a partir das investidas da indústria cultural..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Eliane Regina Crestani Tortola - Coordenador / Larissa M Lara - Integrante.

Número de produções C, T & A: 1


Projetos de extensão


2013 - 2017
Roda de choro - música brasileira na comunidade
Descrição: O Projeto Roda de Choro: música brasileira na comunidade, vinculado ao departamento de música da UEM teve início no ano de 2013. Seu principal objetivo foi de contribuir com a promoção do gênero musical Choro na cidade de Maringá, abrindo espaço para o encontro e formação de músicos e professores de música no que se refere ao gênero. Durante os cinco anos de sua existência, foi também lugar de encontro e formação de regionais de Choro que hoje ocupam espaço profissional na cidade de Maringá e região no que se refere à música popular brasileira, em especial, o Choro. Além das rodas de Choro que se tornaram ponto de encontro para músicos da cidade e formação para os interessados, o projeto teve como principais ações: a oferta de oficinas de música para comunidade em geral, a organização de grupos de estudos sobre o gênero e a participação em eventos artísticos, científicos, feiras, etc. Foram mais de 1500 pessoas que passaram por oficinas e cursos de formação oferecidas em formatos diversos, acontecendo no campus universitário sede, em espaços comunitários e em eventos científicos da área de música. As apresentações artísticas realizadas pelos participantes até ao final do ano de 2017 totalizaram 122, classificadas em aberturas de eventos, apresentações de encerramento de semestre, recepção aos calouros da UEM, e tendo destaque com concertos de gala em eventos internacionais (Santiago/Chile 2013 e Lima/Peru 2015). O projeto também foi espaço para a formação docente dos acadêmicos dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Música da UEM, quando de sua participação como ministrantes das oficinas e cursos oferecidos para a comunidade em geral. O projeto também teve suas ações registradas em artigos científicos apresentados em eventos específicos da área de música em âmbito nacional e internacional. Considerando a abrangência do projeto, o público atendido, as ações desenvolvidas, avalia-se que seus resultados foram positivos e de grande relevância para a comunidade interna e externa à UEM, cumprindo com o objetivo da extensão universitária e aproximando a universidade da comunidade por meio de suas ações..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Eliane Regina Crestani Tortola - Integrante / Andréia Veber - Coordenador.
2011 - 2012
Laboratório de vivências e práticas de ensino em danças
Descrição: Este projeto objetiva, de modo geral, a vivência e experimentação da dança como manifestação artística, cultural e educacional, fornecendo subsídios aos acadêmicos de Educação Física em formação, no sentido de orientar sua futura prática docente nos mais diversos contextos de atuação, oferecendo à comunidade, em geral, a oportunidade de aprender as diversas modalidades de dança existentes, realizando o intercambio entre universidade e comunidade..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Eliane Regina Crestani Tortola - Coordenador.


Projetos de ensino


2004 - 2005
Implantação do Laboratório de Linguagem Corporal
Situação: Concluído; Natureza: Ensino.

Integrantes: Eliane Regina Crestani Tortola - Integrante / Larissa M Lara - Integrante / Deiva M Ribeiro - Coordenador.
Temáticas: Formação inicial ou continuada de professores, Ensino e aprendizagem, Inserção de tecnologias no ensino.
Cooperações: Instituição de Ensino.


Outros Projetos


2015 - 2015
III Festival de Dança e I Festival de Ginástica: meio ambiente e questões étnico/raciais
Descrição: Projeto de ensino com o objetivo de oportunizar um espaço de vivências das manifestações artísticas que envolvem os componentes curriculares Fundamentos de Ginástica e Fundamentos de Dança, por meio da elaboração e apresentação de coreografias envolvendo os temas étnicos/raciais e meio ambiente..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.

Integrantes: Eliane Regina Crestani Tortola - Coordenador / Luciana Boligon Refundini - Integrante.


Revisor de periódico


2018 - Atual
Periódico: REVISTA NUPEART


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança/Especialidade: Coreografia.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança/Especialidade: Execução da Dança.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Estética e Filosofia da Arte.
6.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Gênero e Diversidade Sexual.


Idiomas


Japonês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2017
Prêmio CBCE de Literatura Científica, juntamente com TORTOLA, E.R.C. e MIRANDA, A.C.M. Pesquisa vinculada à Bolsa Produtividade em Pesquisa (Fundação Araucária), Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).
2013
Proficiência em Língua espanhola, Universidade Estadual de Maringá.
2009
Proficiência em língua inglesa, Universidade Estadual de Maringá.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
HEROLD JUNIOR, CARLOS2017HEROLD JUNIOR, CARLOS ; SOLERA, BRUNA ; TORTOLA, ELIANE REGINA CRESTANI ; LARA, LARISSA MICHELLE . Esporte e gênero na Alemanha durante a década de 1920: Body by Weimar, de Erik N. Jensen. MOTRIVIVÊNCIA (UFSC), v. 29, p. 270-276, 2017.

2.
TORTOLA, E. R. C.;TORTOLA, ELIANE REGINA CRESTANI2017 TORTOLA, E. R. C.; PINHEIRO, E. G. ; HEROLD JUNIOR, C. ; SOUZA, V. F. M. ; LARA, L. M . Cultura e qualidade na Educação Física a partir de interlocutores uruguaios. Revista Motrivivência, v. 29, p. 37-56, 2017.

3.
LESSA, P.2016LESSA, P. ; TORTOLA, E. R. C. . O corpo que dança e a construção da poética Drag King: um tango-ação. REVISTA PERIÓDICUS, v. 1, p. 76-90, 2016.

4.
SILVA, S. S.2015SILVA, S. S. ; TORTOLA, E. R. C. ; MONTENEGRO, J. ; LARA, L. M . Dimensões da educação física escolar colombiana e incursões pela tematização da cultura e qualidade na educação. Revista de Investigación: Cuerpo, Cultura e Movimento, v. 5, p. 35-56, 2015.

5.
TORTOLA, E. R. C.;TORTOLA, ELIANE REGINA CRESTANI2011 TORTOLA, E. R. C.; LARA, L. M . A Dança como Produto à Venda em Casas Noturnas: Um Mapeamento do Terreno Mercadológico. Movimento, v. 17, p. 137-154, 2011.

6.
TORTOLA, E. R. C.;TORTOLA, ELIANE REGINA CRESTANI2009TORTOLA, E. R. C.; LARA, L. M . A dança de salão no contexto escolar: aspectos da pluralidade cultural. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires), v. 133, p. 1-1, 2009.

Capítulos de livros publicados
1.
TORTOLA, E. R. C.; MAIO, E. R. . Dançar é coisa de macho: Reflexões sobre a prática da dança de salão e sua relação com as questões de gênero.. In: BIANCON, M.L.; MAIA, J.S.S.. (Org.). Educação das relações de gênero e sexualidades: reflexões contemporâneas. 1ed.Jacarezinho: , 2014, v. 1, p. 1-15.

2.
TORTOLA, E. R. C.; LARA, L. M . A MERCADORIZAÇÃO DA DANÇA NAS NOITES URBANAS: DILEMAS CONTEMPORÂNEOS. In: Larissa Michelle Lara. (Org.). DANÇA: DILEMAS E DESAFIOS NA CONTEMPORANEIDADE. 1ed.Maringá: EDUEM, 2013, v. 1, p. 236-265.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
TORTOLA, E. R. C.; LARA, L. M . O CORPO ERÓTICO EM ?O COZINHEIRO?, DE CHIQUINHA GONZAGA: RUPTURAS DISCURSIVAS ACIONANDO DISCURSOS DE RESISTÊNCIA. In: VII Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, do III Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e do III Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade, 2018, Rio Grande. Anais eletrônicos do VII Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, do III Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e do III Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade [recurso eletrônico]. Rio Grande: Ed. da FURG, 2018. v. 1.

2.
TORTOLA, E. R. C.; MIRANDA, A. C. M. ; LARA, L. M . O tema cultura na educação física escolar latino-americana: apontamentos de docentes/pesquisadores da Argentina, Chile e Colômbia. In: XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VII congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2017, Goiânia. Anais do XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VII Congresso Internacional de Ciências do Esporte. Goiânia: SOAC > XX CONBRACE | VII CONICE, 2017. p. 1249-1253.

3.
TORTOLA, E. R. C.. As danças consumidas no lazer urbano: uma prática de etnografia multissituada. In: XIV SEMINÁRIO O LAZER EM DEBATE, 2013, Campinas. XIV SEMINÁRIO O LAZER EM DEBATE, 2013.

4.
TORTOLA, E. R. C.; FERNANDES, A. N. . DANÇA, EDUCAÇÃO FÍSICA E ESCOLA: DILEMAS CONTEMPORÂNEOS. In: XX Semana de Pedagogia ? VIII Encontro de Pesquisa em Educação - I Jornada PARFOR, 2013, Maringá. XX Semana de Pedagogia ? VIII Encontro de Pesquisa em Educação - I Jornada PARFOR, 2013.

5.
TORTOLA, E. R. C.; LARA, L. M . A influência da música midiática na prática da dança em casas noturnas.. In: I CICPG - Congresso de Iniciação Científica e Pós-graduação, 2010, Florianópolis. ICICPG, 2010.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
TORTOLA, E. R. C.; LARA, L. M . CHIQUINHA GONZAGA E A DANÇA BRASILEIRA: CONDIÇÃO DE PRODUÇÃO HISTÓRICA PARA O EMPODERAMENTO DA MULHER. In: XIV CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DO ESPORTE, LAZER E EDUCAÇÃO FÍSICA (XIV CHELEF/2016) I International Congress of Sports History (ICOSH), 2016, Campinas. Congresso Brasileiro de História do Esporte, Lazer e Recreação, 2016. p. 198-200.

2.
TORTOLA, E. R. C.; LARA, L. M ; SILVA, S. S. ; PINHEIRO, E. G. ; HEROLD JUNIOR, C. . O DEBATE SOBRE CULTURA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR URUGUAIA SOB O OLHAR DE PESQUISADORES. In: VI Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte, 2015, Maringá. VI Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte, 2015.

3.
TORTOLA, E. R. C.; ANVERSA, A. L. B. . A visibilidade da mulher no esporte nas páginas de 'O diário do norte do Paraná nos anos de 1980, 1984 e 1988. In: III Semana de Educação física: valores olímpicos e práticas corporais, 2014, Maringá. III Semana de Educação física: valores olímpicos e práticas corporais, 2014.

4.
TORTOLA, E. R. C.; GARCIA, A. L. de S. ; ZOIA, E. T. ; SOUZA, Lussuede luciana de ; CAMBAÚVA, L. . Vinte beijos numa noite... mas em vite pessoas diferentes: a atual mania de diversão entre os jovens e adolescentes. In: III Congresso Internacioanal de psicologia. IX Semana de psicologia, 2007, Maringá. III Congresso Internacioanal de psicologia. IX Semana de psicologia: coletividade e subjetividade na sociedade contemporânea, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
TORTOLA, E. R. C.; PUJOLI, J. S.P . DANÇA DE SALÃO NA TERCEIRA IDADE: A (RE)DESCOBERTA DA SEXUALIDADE. In: III Simpósio Internacional de Educação Sexual, 2013, Maringá. III Simpósio Internacional de Educação Sexual, 2013.

2.
TORTOLA, E. R. C.; LARA, L. M ; SILVA, S. S. . Tematização da Cultura e da qualidade da Educação Física Escolar Colombiana. In: V Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte, 2013, Maringá. V Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte, 2013.

3.
GUIMARÂES, Valéria Aparecida ; PARENTE, J. de S. ; TORTOLA, E. R. C. . AS MANIFESTAÇÕES DANÇANTES PRESENTES NO CARNAVAL DE PORANGATU-GO. In: I Congresso Acadêmico Científico UEG em movimento: perspectivas socioambientais, 2011, Porangatu. I Congresso Acadêmico Científico UEG em movimento: perspectivas socioambientais, 2011. v. 1. p. 1-2.

4.
TORTOLA, E. R. C.; LARA, L. M . As danças à venda nas prateleiras das casas noturnas da cidade de Maringá-PR. In: III ENGRUPEdança - Encontro Nacional de Grupos de Pesquisa em Dança, 2011, Maringá-PR. Engrupedança (UNESP), 2011.

5.
TORTOLA, E. R. C.; LARA, L. M ; BARROCO, S. M. S. . A Dança em Portinari: A arte pictórica como instrumento de intervenção pedagógica para o ensino da dança.. In: II ENGRUPE DANÇA - Encontro Nacional de Crupos de Pesquisqas em Dança., 2009, Rio de Janeiro. II ENGRUPE DANÇA - Encontro Nacional de Crupos de Pesquisqas em Dança., 2009. v. II.

6.
TORTOLA, E. R. C.; LARA, L. M . Do samba brasileiro à valsa vienense: a pluralidade cultural vivenciada na escola por meio do ensino da dança de salão. In: III Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte. XIX Semana de Educação Física da UEM, 2007, Maringá. III Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte. XIX Semana de Educação Física da UEM, 2007.

7.
TORTOLA, E. R. C.; SANTANA, C. V. C. ; MARTINS, J. M. ; MARCHINI, K. B. ; FARIAS, Letícia G. M. ; COSTA, Simone Dalla ; TEIXEIRA, C. A. . Hidroginástica: perfil das mulheres participantes do CEAF/UEM e possibilidades de intervenção. In: I congresso internacional de saúde. V semináriocientífico do CCS, 2005, Maringá. I congresso internacional de saúde. V semináriocientífico do CCS: olhares sobre a saúde , comprometimento multiprofissional., 2005.

8.
TORTOLA, E. R. C.; GODENY, G. M. ; CORREIA, H. R. ; MONTENEGRO, J. ; KOSUGUI, A. M. ; CRUZ, Maristela S ; SERON, Taisa D ; LARA, L. M ; RIBEIRO, D. M. . Laboratório de linguagem corporal: possibilidades de ensino, pesquisa e vivências corporais. In: III Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte. XVIII Semana de Educação Física da UEM, 2005, Maringá. III Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte. XVIII Semana de Educação Física da UEM. Maringá: Sthampa, 2005. v. 1. p. 06-2005.

Apresentações de Trabalho
1.
TORTOLA, E. R. C.. As músicas de Chiquinha Gonzaga como possibilidade de trato com a Dança no campo da Educação Física. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
TORTOLA, E. R. C.. Corpos de mulheres objetivados na música e na dança: sob o atravessamento dos dispositivos de poder. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
TORTOLA, E. R. C.. Desafios antigos e atuais dos precursores da atividade física em Maringá. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
TORTOLA, E. R. C.. Corpo, gênero e diversidade sexual na Educação Física: reflexões necessárias. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
TORTOLA, E. R. C.. Cada lazer com seu prazer: as diferentes formas de experimentar o tempo livre. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
TORTOLA, E. R. C.. Olhares plurais para as questões de gênero e sexualidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
TORTOLA, E. R. C.. Dança de Salão. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
TORTOLA, E. R. C.; LARA, L. M . As danças a venda nas prateleiras das casas noturnas da cidade de Maringá-PR. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
TORTOLA, E. R. C.. Relação entre as atividades desenvolvidas nas aulas de ginástica no centro de excelência em atividades físicas, e a análise antropométrica das praticantes.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
TORTOLA, E. R. C.. Aula coletiva de dança. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
TORTOLA, E. R. C.. Dança de Salão. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
TORTOLA, E. R. C.. Fundamentos da dança de salão para mulheres. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
TORTOLA, E. R. C.. Dança de Salão. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
TORTOLA, E. R. C.. Fundamentos de dança de salão para mulheres. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
TORTOLA, E. R. C.; DIAS, C. . Oficina de Dança de Salão. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
TORTOLA, E. R. C.. Ginástica, ritmo e dança criativa na educação física escolar. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

8.
TORTOLA, E. R. C.. Abordagem sociocultural em educação física I. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

9.
TORTOLA, E. R. C.. Abordagem sociocultural em educação física II. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

10.
TORTOLA, E. R. C.. SE ELES DANÇAM EU DANÇO.... CONFORME A MÚSICA: INDÚSTRIA CULTURAL, CONSUMO E DANÇA.. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
TORTOLA, E. R. C.; CARVALHO, E. F. . Pra sambar o que a história conta. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
TORTOLA, E. R. C.. Ginástica, ritmo e dança criativa na educação física escolar. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno Didático).

13.
TORTOLA, E. R. C.. Abordagem sociocultural em educação física I. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno Didático).

14.
TORTOLA, E. R. C.. Abordagem sociocultural em educação física II. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno Didático).

15.
TORTOLA, E. R. C.. WORKSHOP DE DANÇA DE SALÃO. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

16.
TORTOLA, E. R. C.; LARA, L. M . Brincando com Tango, Samba e Zouk: Figuras, poses e gingadas. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

17.
TORTOLA, E. R. C.. Oficina de Dança de Salão. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

18.
TORTOLA, E. R. C.. Oficina de Dança de Salão. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
DIAS, C. ; TORTOLA, E. R. C. . Tango. 2016. Coreográfica.

2.
TORTOLA, E. R. C.; DIAS, C. . Convite à Dança - Dançando a bordo. 2016. Coreográfica.

3.
TORTOLA, E. R. C.; REFUNDINI, L. B. . V Festival de Dança e III Festival de Ginástica: uma viagem musical. 2016. Coreográfica.

4.
TORTOLA, E. R. C.; DIAS, C. . V Festival de Dança e III Festival de Ginástica: uma viagem musical. 2016. Coreográfica.

5.
TORTOLA, E. R. C.; DIAS, C. . Convite à Dança - O Baile. 2015. Coreográfica.

6.
TORTOLA, E. R. C.; DIAS, C. . Convite à Dança - Dançar a vida. 2015. Coreográfica.

7.
TORTOLA, E. R. C.; REFUNDINI, L. B. . III Festival de Dança e I Festival de Ginástica. 2015. Coreográfica.

8.
TORTOLA, E. R. C.; SCHUENCK, D. ; GONCALVES, B. H. . TANGO E ZOUK FUSION. 2014. Coreográfica.

9.
TORTOLA, E. R. C.; DIAS, C. . Samba de Gafieira. 2014. Coreográfica.

10.
TORTOLA, E. R. C.; DIAS, C. . 4ª Mostra de Dança de Salão em Maringá. 2013. Coreográfica.

11.
TORTOLA, E. R. C.. Caótica. 2011. Coreográfica.

12.
TORTOLA, E. R. C.. Dança do ventre. 2011. Coreográfica.

13.
TORTOLA, E. R. C.; LARA, L. M ; RANGEL, R. . Mostra de artes - Dança dos orixás. 2011. Coreográfica.

14.
TORTOLA, E. R. C.. 1ª Mostra de Dança de Salão. 2010. Coreográfica.

15.
TORTOLA, E. R. C.. Festival AMA. 2009. Coreográfica.

16.
TORTOLA, E. R. C.. Mostra de Talentos. 2009. Coreográfica.

17.
TORTOLA, E. R. C.. Mostra de Talentos. 2008. Coreográfica.

18.
TORTOLA, E. R. C.. Festival AMA. 2008. Coreográfica.

19.
TORTOLA, E. R. C.. Mostra de Talentos. 2007. Coreográfica.

20.
TORTOLA, E. R. C.. Festival AMA. 2007. Coreográfica.

21.
TORTOLA, E. R. C.. IV Festival de dança. 2007. Coreográfica.

22.
TORTOLA, E. R. C.. Mostra de Talentos. 2006. Coreográfica.

23.
TORTOLA, E. R. C.. Mostra de Talentos. 2005. Coreográfica.

Outras produções artísticas/culturais
1.
TORTOLA, E. R. C.; DIAS, C. . Samba de Gafieira. 2015 (Execução de Dança).

2.
TORTOLA, E. R. C.; DIAS, C. . O Baile. 2014 (Espetáculo de Dança).

3.
TORTOLA, E. R. C.; SCHUENCK, D. ; GONCALVES, B. H. . TANGO E ZOUK FUSION. 2014 (APRESENTAÇÃO DE DANÇA).

4.
TORTOLA, E. R. C.; DIAS, C. . Samba de Gafieira. 2014 (Coreográfica).

5.
DIAS, C. ; TORTOLA, E. R. C. . Samba de Gafieira. 2012 (3ª Mostra de Dança de Salão em Maringá).

6.
TORTOLA, E. R. C.. Sertanejo Universitário. 2012 (3ª Mostra de Dança de Salão em Maringá).

7.
DIAS, C. ; TORTOLA, E. R. C. . Tango/samba. 2012 (3ª Mostra de Dança de Salão de Maringá).

8.
TORTOLA, E. R. C.. Danças. 2005 (Show).

9.
TORTOLA, E. R. C.. Do bem e do Mal. 2005 (Produção coreográfica).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MIRANDA, A. C. M.; TORTOLA, E. R. C.. Participação em banca de Alana Caroline de Freitas.O circo vai à escola: uma proposta para a Educação básica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá.

2.
TORTOLA, E. R. C.. Participação em banca de Suelen Mendes Gutierres.O que você vê? Representações do público sobre a dança de São Gonçalo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá.

3.
TORTOLA, E. R. C.. Participação em banca de Marieli Maio Braga.A expressão corporal na dança do ventre: uma proposta pedagógica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Estadual de Maringá.

4.
TORTOLA, E. R. C.. Participação em banca de Gabriel de Oliveira Ferreira.O stiletto dance como u ma prática de condicionamento físico em academias. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá.

5.
TORTOLA, E. R. C.. Participação em banca de André Borges Dias.As modalidade circenses e seus desdobramentos no cotidiano de praticantes na cidade de Maringá-PR. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá.

6.
TORTOLA, E. R. C.. Participação em banca de Juliete Divina de Matos.Dispositivos da subjetividade: objetos, tênis e identidade nas danças urbanas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade Federal de Goiás.

7.
TORTOLA, E. R. C.. Participação em banca de Nancy Oliveira Ribeiro.Salomé: o desvelar de uma dança através de símbolos e arquétipos do feminino. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade Federal de Goiás.

8.
TORTOLA, E. R. C.; VEBER, A.; MARRONI, P. C. T.. Participação em banca de Diego Antonio Ferreira Coelho.Contribuições no fazer música e dança: análise com profissionais do projeto Roda de choro - música e dança brasileira na comunidade. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá.

9.
MIRANDA, A. C. M.; TORTOLA, E. R. C.. Participação em banca de Paula Telini Souza.A escolha do jazz no projeto de extensão da Diretoria de Cultura da UEM sob a ótica discente. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá.

10.
TORTOLA, E. R. C.; MIRANDA, A. C. M.. Participação em banca de Samanta Feltrin.A matroginástica como um conteúdo da Ginástica: implicações na relação familiar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá.

11.
PIMENTEL, G. G. de A.; TORTOLA, E. R. C.. Participação em banca de ANDRÉ EDUARDO GOBETI.PRESENÇA DO PORNOLAZER NAS PRÁTICAS SOCIAIS EM AMBIENTES VIRTUAIS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá.

12.
PIMENTEL, G. G. de A.; TORTOLA, E. R. C.; MIRANDA, A. C. M.. Participação em banca de KARENN ANDRESSA DE ANDRADE TICIANEL.REPRESENTAÇÃO SOCIAL SOBRE O POLE DANCE ENTRE PRATICANTES DE MARINGÁ-PR. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá.

13.
MAIO, E. R.; TORTOLA, E. R. C.; MIRANDA, A. C. M.. Participação em banca de FABRÍCIO ADRIANO DA SILVA.DIVERSIDADE SEXUAL NA EDUCAÇÃO FÍSICA NA CONCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá.

14.
TORTOLA, E. R. C.; NARDO JUNIOR, N.. Participação em banca de BRUNA CARLA ANDRADE.RELAÇÃO ENTREE O PERFIL ANTROPOMÉTRICO E A PERCEPÇÃO DA IMAGEM CORPORAL EM MULHERES PRATICANTES DE BALLET ADULTO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá.

15.
GARCIA, W. F.; MULLER, V. R.; TORTOLA, E. R. C.. Participação em banca de Felipe Ferreira Martins.Análise dos níveis de auto-eficácia de atletas da categoria infanto-juvenil sub 16 da cidade de Maringá-PR. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá.

16.
GOMES, D. R. G.; PERLES, J. V. M. C.; TORTOLA, E. R. C.. Participação em banca de Cristiane Alves do Santos.Estudo Das relações topográfica do músculo piriforme. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá.

17.
PIMENTEL, G. G. de A.; MONTENEGRO, J.; TORTOLA, E. R. C.. Participação em banca de Nayana Constantino Menoci.A produção do conhecimento em dança na Revista Brasileira de Ciências do Esporte. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá.

18.
SILVA, S. F.; TORTOLA, E. R. C.. Participação em banca de Felipe Carvalho dos Santos.CONTRIBUIÇÃO DA FLEXIBILIDADE PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DE INDIVÍDUOS IDOSOS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Goiás.

19.
SANTOS, R. A.; TORTOLA, E. R. C.. Participação em banca de Murillo Medeiro Salles.INICIAÇÃO AO BASQUETEBOL. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Goiás.

20.
OLIVEIRA, W. S.; TORTOLA, E. R. C.. Participação em banca de Thatienne C. Martins.Auto percepção corporal de participantes de musculação em uma academia da cidade da cidade de Porangatu-GO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Goiás.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Mulheres no Esporte e na Dança: entre (in)visibilidades e resistências.Corpos de mulheres objetivados na música e na dança: sob o atravessamento dos dispositivos de poder. 2018. (Outra).

2.
O Feminismo e o Candomblé: o protagonismo de mulheres periféricas e o maracatu como mediador das relações cotidianas. 2018. (Outra).

3.
VII Semana da Educação Física - Atuação Profissional: aspectos legais, marketing pessoal e gestão. Desafios Antigos e Atuais dos precursores da Atividade Física em Maringá. 2018. (Congresso).

4.
VII Semana da Educação Física - Atuação Profissional: aspectos legais, marketing pessoal e gestão.Corpos de mulheres objetivados na música e na dança: sob o atravessamento dos dispositivos de poder. 2018. (Outra).

5.
III Reunião Científica da Rede Nacional de Cooperação Acadêmica em Dança - CooperacDANÇA. 2016. (Outra).

6.
XIV Congresso Brasileiro de História do Esporte, Lazer e Educação Física e I International Congress of Sport History. Chiquinha Gonzaga e a dança brasileira: condição de produção histórica para o empoderamento da mulher. 2016. (Congresso).

7.
IV Simpósio Internacional de Educação Sexual: feminismos, identidade de gênero e políticas públicas. DIFICULDADES DE PROFESSORES/AS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA O TRATO COM O TEMA SEXUALIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR. 2015. (Congresso).

8.
IV Simpósio Internacional de Educação sexual: Feminismos, identidades de gênero e políticas públicas.Coordenação de Eixo temático. 2015. (Simpósio).

9.
IX Simpósio Jurídico e I Congresso Jurídico da Famma: Direito e políticas públicas.Holocausto Brasileiro. 2015. (Simpósio).

10.
Semana Pedagógica da FAMMA.Fundamentos da Dança. 2015. (Outra).

11.
VI Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte. Parecerista. 2015. (Congresso).

12.
VI Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte. Coordenação de posteres. 2015. (Congresso).

13.
III SEMANA DE EDUCAÇÃO FÍSICA: VALORES OLÍMPICOSS E PRÁTICAS CORPORAIS.DANÇA DE SALÃO. 2014. (Outra).

14.
III SEMANA DE EDUCAÇÃO FÍSICA: VALORES OLÍMPICOSS E PRÁTICAS CORPORAIS.A VISIBILIDADE DA MULHER NO ESPORTE NAS PÁGINAS DE. 2014. (Outra).

15.
IV JORNADA REGIONAL DE EDUCAÇÃO SEXUAL DO PARANÁ E IICOLÓQUIO INTERNACIONAL DE SEXUALIDADES DA UENP.OLHARES PLURAIS PARA AS QUESTÕES DE GÊNERO. 2014. (Outra).

16.
IV Seminário de Estudos do Lazer.Cada lazer com seu prazer. 2014. (Seminário).

17.
V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS CULTURAIS. 2014. (Seminário).

18.
XIII Congresso Brasileiro de História do Esporte, Lazer e Educação Física. 2014. (Congresso).

19.
I SEMANA DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO CAMPUS REGIONAL DO VALE DO IVAÍ.DANÇA DE SALÃO. 2013. (Oficina).

20.
V CONGRESSO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA DO ESPORTE, II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE OLÍMPICO. TEMATIZAÇÃO DA CULTURA E DA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR COLOMBIANA. 2013. (Congresso).

21.
XIV SEMINÁRIO O LAZER EM DEBATE.As danças consumidas no lazer urbano: uma prática de etnografia multissituada. 2013. (Seminário).

22.
XX Semana de Pedagogia ? VIII Encontro de Pesquisa em Educação - I Jornada PARFOR. DANÇA, EDUCAÇÃO FÍSICA E ESCOLA: DILEMAS CONTEMPORÂNEOS. 2013. (Congresso).

23.
3ª Mostra de Dança de Salão em Maringá.Coreográfica. 2012. (Outra).

24.
Evento de Extensão "Sexualidade, diferença/diversidade: possibilidades para a formação docente e práticas pedagógicas". 2012. (Outra).

25.
XV Encontro dos grupos PET da Região sul.Oficina de Dança de Salão. 2012. (Encontro).

26.
Concurso de dança "Batalha The Streets".Dança de rua. 2011. (Outra).

27.
I Congresso Acadêmico Científico UEG em Movimento: Perspectivas Socioambientais. AS MANIFESTAÇÕES DANÇANTES PRESENTES NO CARNAVAL DE PORANGATU-GO. 2011. (Congresso).

28.
III ENGRUPE DANÇA: Dilemas e desafios.As danças à venda nas casas noturnas de Maringá-PR. 2011. (Encontro).

29.
I REUNIÃO AMPLIADA DO NÚCLEO DE ESTÁGIO UEG COM A COMUNIDADE ESCOLAR. 2011. (Outra).

30.
I seminário nacional de estudos quilombolas. 2011. (Seminário).

31.
Reunião da Região Norte sobre Sistema Estadual de Cultura.Danças-UEG. 2011. (Encontro).

32.
I CICPG - Congresso de Iniciação Científica e Pós-graduação. A influência da música midiática na prática da dança em casas noturnas.. 2010. (Congresso).

33.
I VIRADA CULTURAL DAS UEG's DO NORTE GOIANO.Coreográfica. 2010. (Encontro).

34.
II ENGRUPE DANÇA - Encontro Nacional de Grupos de Pesquisa em Dança.A Dança em Portinari: A arte pictórica como instrumento de intervenção pedagógica para o ensino da dança.. 2009. (Encontro).

35.
Workshop de salsa.Curso de salsa. 2008. (Oficina).

36.
III CONGRESSO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA DO ESPORTE E XIX SEMANA DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ. Do samba brasileiro à valsa vienense: a pluralidade cultural vivenciada na escola por meio do ensino da dança de salão. 2007. (Congresso).

37.
III Congresso Internacional e IX semana de psicologia: coletividade e subjetividade na sociedade contemporânea. Vinte beijos numa noite... mas em vinte pessoas diferentes: atual mania de diversão entre os jovens e adolescentes. 2007. (Congresso).

38.
I congresso Nacional de Dança de Salão. Caminhos da dança de salão no Brasil. 2006. (Congresso).

39.
Curso de Extensão-medidas e avaliação física.curso de medidas e avaliação. 2005. (Outra).

40.
Curso de extensão-musculação.curso de musculação. 2005. (Outra).

41.
Curso de férias.curso de professores de dança de salão. 2005. (Outra).

42.
Cuso de Dança de Salão p/ Professores.Curso de Dança de Salão p/ professores. 2005. (Outra).

43.
ENAF-curso de dança de salão.curso de dança de salão. 2005. (Oficina).

44.
ENAF-curso de hidroginástica.Curso de hidroginástica. 2005. (Oficina).

45.
I congresso Internacional de saúde, V seminário científico do CCS e XVIII Semana de integração de Farmácia. Hidroginástica: Perfil das mulheres participantes do CEAF/UEM e possibilidades de intervenção. 2005. (Congresso).

46.
II CONGRESSO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA DO ESPORTE - XVIII SEMANA DA EDUCAÇÃO FÍSICA DA UEM-PR. 2005. (Oficina).

47.
II CONGRESSO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA DO ESPORTE-XVIII SEMANA DA EDUCAÇÃO FÍSICA DA UEM-PR. XVIII SEMANA DA EDUCAÇÃO FÍSICA- UEM. 2005. (Congresso).

48.
Ciclo de Palestras e Vivências Corporais-LALCO.Laboratório de linguagem corporal. 2004. (Outra).

49.
Curso de Personal Training. 2004. (Oficina).

50.
I Fórum de Ginástica da UEM. Fórum de Ginástica. 2004. (Congresso).

51.
XVII Semana da Educação Física da UEM e 1º Fórum Internacional de Educação Física, Esportes e Saúde: Educação Física, Esportes e Suas Múltiplas Relações com a Saúde. 2004. (Congresso).

52.
ENAF-Dança de Salão. 2003. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
TORTOLA, E. R. C.; REFUNDINI, L. B. . V Festival de Dança e III Festival de Ginástica: uma viagem musical. 2016. (Festival).

2.
TORTOLA, E. R. C.. IV Simpósio Internacional de Educação Sexual - Feminismos, identidades de gênero e políticas públicas. 2015. (Outro).

3.
TORTOLA, E. R. C.. VI Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte. 2015. (Congresso).

4.
TORTOLA, E. R. C.. IV Semana da Educação Física. 2015. (Outro).

5.
TORTOLA, E. R. C.; REFUNDINI, L. B. . III Festival de Dança e I Festival de Ginástica: meio ambiente e questões étnico-raciais. 2015. (Festival).

6.
TORTOLA, E. R. C.; DIAS, C. . WORKSHOP DE SALSA E ZOUK. 2014. (Outro).

7.
TORTOLA, E. R. C.. XIII Congresso Brasileiro de História do Esporte, Lazer e Educação Física. 2014. (Congresso).

8.
TORTOLA, E. R. C.. Fest Anglo. 2012. (Festival).

9.
TORTOLA, E. R. C.. I Congresso Acadêmico Científico UEG em movimento: perspectivas socioambientais. 2011. (Congresso).

10.
LARA, L. M ; TORTOLA, E. R. C. . III ENGRUPEdança - Encontro Nacional de Grupos de Pesquisa em dança. 2011. (Congresso).

11.
TORTOLA, E. R. C.. I VIRADA CULTURAL DAS UEG's DO NORTE GOIANO. 2010. (Outro).

12.
TORTOLA, E. R. C.. Festival de dança. 2009. (Festival).

13.
TORTOLA, E. R. C.. Festival de dança. 2008. (Festival).

14.
TORTOLA, E. R. C.. Festival de dança. 2007. (Festival).

15.
TORTOLA, E. R. C.; LARA, L. M . Fazendo 'Arte" no DEF. 2005. (Outro).

16.
TORTOLA, E. R. C.. Show de música e dança. 2005. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Janielly da Silva Pujolli. O tema sexualidade na produção do conhecimento em Dança: dilemas contemporâneos. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Física) - Faculdade Metropolitana de Maringá. Orientador: Eliane Regina Crestani Tortola.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Darlei José Tolfo Jahn. A importância dos jogos e das brincadeiras na problematização das questões de gênero, etnia e classe social para as crianças. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Eliane Regina Crestani Tortola.

2.
Rafaela Madella Thomé. ~Dança de Salão para deficientes visuais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Eliane Regina Crestani Tortola.

3.
BRUNA HONORATO GONÇALVES. DIFICULDADES E DESAFIOS NA AÇÃO DE PROFESSORES/AS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA O TRATO COM A SEXUALIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Eliane Regina Crestani Tortola.

4.
Juliana de Souza Parente. CORPO E LUDICIDADE NO CERRADO: UMA ETNOGRAFIA DA FESTA CARNAVALESCA EM PORANGATU-GO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Eliane Regina Crestani Tortola.

Orientações de outra natureza
1.
João Paulo Oliveira Ferreira. Monitoria da disciplina Fundamentos de Rítmica e Dança. 2014. Orientação de outra natureza. (Abi - Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Eliane Regina Crestani Tortola.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
TORTOLA, E. R. C.;TORTOLA, ELIANE REGINA CRESTANI2009TORTOLA, E. R. C.; LARA, L. M . A dança de salão no contexto escolar: aspectos da pluralidade cultural. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires), v. 133, p. 1-1, 2009.

2.
TORTOLA, E. R. C.;TORTOLA, ELIANE REGINA CRESTANI2011 TORTOLA, E. R. C.; LARA, L. M . A Dança como Produto à Venda em Casas Noturnas: Um Mapeamento do Terreno Mercadológico. Movimento, v. 17, p. 137-154, 2011.

3.
SILVA, S. S.2015SILVA, S. S. ; TORTOLA, E. R. C. ; MONTENEGRO, J. ; LARA, L. M . Dimensões da educação física escolar colombiana e incursões pela tematização da cultura e qualidade na educação. Revista de Investigación: Cuerpo, Cultura e Movimento, v. 5, p. 35-56, 2015.

4.
HEROLD JUNIOR, CARLOS2017HEROLD JUNIOR, CARLOS ; SOLERA, BRUNA ; TORTOLA, ELIANE REGINA CRESTANI ; LARA, LARISSA MICHELLE . Esporte e gênero na Alemanha durante a década de 1920: Body by Weimar, de Erik N. Jensen. MOTRIVIVÊNCIA (UFSC), v. 29, p. 270-276, 2017.

5.
TORTOLA, E. R. C.;TORTOLA, ELIANE REGINA CRESTANI2017 TORTOLA, E. R. C.; PINHEIRO, E. G. ; HEROLD JUNIOR, C. ; SOUZA, V. F. M. ; LARA, L. M . Cultura e qualidade na Educação Física a partir de interlocutores uruguaios. Revista Motrivivência, v. 29, p. 37-56, 2017.

6.
LESSA, P.2016LESSA, P. ; TORTOLA, E. R. C. . O corpo que dança e a construção da poética Drag King: um tango-ação. REVISTA PERIÓDICUS, v. 1, p. 76-90, 2016.


Livros e capítulos
1.
TORTOLA, E. R. C.; LARA, L. M . A MERCADORIZAÇÃO DA DANÇA NAS NOITES URBANAS: DILEMAS CONTEMPORÂNEOS. In: Larissa Michelle Lara. (Org.). DANÇA: DILEMAS E DESAFIOS NA CONTEMPORANEIDADE. 1ed.Maringá: EDUEM, 2013, v. 1, p. 236-265.

2.
TORTOLA, E. R. C.; MAIO, E. R. . Dançar é coisa de macho: Reflexões sobre a prática da dança de salão e sua relação com as questões de gênero.. In: BIANCON, M.L.; MAIA, J.S.S.. (Org.). Educação das relações de gênero e sexualidades: reflexões contemporâneas. 1ed.Jacarezinho: , 2014, v. 1, p. 1-15.


Cursos de curta duração ministrados
1.
TORTOLA, E. R. C.. Dança de Salão. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
TORTOLA, E. R. C.. Aula coletiva de dança. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Artes Cênicas
1.
DIAS, C. ; TORTOLA, E. R. C. . Tango. 2016. Coreográfica.

1.
TORTOLA, E. R. C.; DIAS, C. . Convite à Dança - O Baile. 2015. Coreográfica.

1.
TORTOLA, E. R. C.; DIAS, C. . Convite à Dança - Dançar a vida. 2015. Coreográfica.

1.
TORTOLA, E. R. C.; DIAS, C. . Convite à Dança - Dançando a bordo. 2016. Coreográfica.

1.
TORTOLA, E. R. C.; REFUNDINI, L. B. . V Festival de Dança e III Festival de Ginástica: uma viagem musical. 2016. Coreográfica.

1.
TORTOLA, E. R. C.; DIAS, C. . V Festival de Dança e III Festival de Ginástica: uma viagem musical. 2016. Coreográfica.

1.
TORTOLA, E. R. C.; REFUNDINI, L. B. . III Festival de Dança e I Festival de Ginástica. 2015. Coreográfica.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 24/01/2019 às 11:44:39