Carla Montuori Fernandes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1731982225546672
  • Última atualização do currículo em 05/11/2018


Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (UNICID) e Processamento de Dados pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie. É especialista em Comunicação Jornalística pela Fundação Cásper Líbero (2000) e em Administração Mercadológica pela Fundação Armando Alvares Penteado (1998). É Mestre em Comunicação pela Universidade Paulista (2005) e Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). Possui Pós-doutorado em Ciências Sociais com ênfase em Comunicação Política pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011). Atualmente é professora titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura das Mídias da Universidade Paulista. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Visual, atuando principalmente nos seguintes temas: política, comunicação e marketing. É pesquisadora do Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política da PUC-SP. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Carla Montuori Fernandes
Nome em citações bibliográficas
FERNANDES, CARLA MONTUORI

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Paulista.
Rua Padre Carvalho, 566
Pinheiros
05427020 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (011) 30397940


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2009
Doutorado em Ciências Sociais.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Os contrapontos eleitorais e os cinco Brasis em Campanha pela Caravana JN, Ano de obtenção: 2009.
Orientador: Profa. Dra. Vera Lucia Michalany Chaia.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Comportamento Político.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Comportamento Político / Especialidade: Estudos Eleitorais e Partidos Políticos.
2003 - 2005
Mestrado em Comunicação.
Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
Título: Telejornalismo e Audiência: um estudo de caso do Jornal Nacional,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Dr. Antonio Adami.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Rádio e Televisão.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.
1998 - 1999
Especialização em Comunicação Jornalística. (Carga Horária: 360h).
Faculdade Cásper Líbero, FCL, Brasil.
1997 - 1999
Especialização em Administração em Marketing. (Carga Horária: 596h).
Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, Brasil.
Título: O marketing de relacionamento no mercado financeiro.
Orientador: Prof. Ms. Helio Pelegrino.
2010 - 2013
Graduação em Ciências Sociais.
Universidade Cidade de São Paulo, UNICID, Brasil.
1994 - 1997
Graduação em Processamento de Dados.
Instituto Presbiteriano Mackenzie, IPM, Brasil.


Pós-doutorado


2011 - 2012
Pós-Doutorado.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas


Atuação Profissional



Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2018
Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 8


Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor horista, Carga horária: 12


Centro Universitário de Rio Preto, UNIRP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Pós-Graduação - MBA
Outras informações
Aulas no curso de MBA Executivo em Comunicação e Marketing


Centro Universitário Assunção, UNIFAI, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: CLT, Carga horária: 6


Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
Outras informações
Professora de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Comunicação e Cultura das Mídias

Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenadora Auxiliar do Curso de Gestão, Carga horária: 10

Atividades

2005 - Atual
Ensino, Mercadologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Planejamento Estratégico

Faculdades das Americas, CATEC, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: CLT, Carga horária: 9

Atividades

2002 - Atual
Ensino, Marketing, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Canais de Distribuição
Marketing de Relacionamento
2002 - Atual
Ensino, Marketing Estratégico, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Estratégias de Comunicaçào Empresarial
2002 - Atual
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa
Comunicação Empresarial
Ética Profissional


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
A Produção do Espetáculo e Escândalo Político Midiático nas Eleições Presidenciais e Municipais no Brasil, 2014 e 2016
Descrição: O aparecimento de diversas formas de comunicação midiática e a velocidade na propagação das informações propiciou transformações significativas na conduta dos líderes políticos e na vida pública em geral. Thompson (2002) atribui parte dessa mudança a visibilidade proferida pela mídia, sobretudo em função do desbotamento das fronteiras entre a esfera pública e a privada. Na contemporaneidade, público tornou-se sinônimo de tudo que pode ser registrado e propagado pelos meios de comunicação. Nesse sentido, cabe ao personagem político conferir maior publicidade para os seus atos, ampliando a visibilidade das ações que executa como, em contrapartida, deve ampliar o gerenciamento de situações adversas que possam repercutir negativamente na sua imagem pública. O escândalo político-midiático está inserido nesse contexto de reconfiguração política e social, já que Thompson (2002) o conceitua como a revelação midiática de um ato, procedimento ou atividade, que estavam ocultos e implicam em transgressões a normas, valores, leis e obrigações sociais. A política brasileira é marcada por uma série de escândalos políticos com alto grau de espetacularização midiática. No período que antecedeu as eleições presidenciais de 2014, o país viveu um escândalo político com extensão repercussão, envolvendo partidos, empreiteiras, executivos de estatais, membros do governo, etc. A operação nomeada de Lava Jato, que busca irregularidades e crimes de corrupção na Petrobras, alcançou diariamente a agenda dos meios de comunicação. Nesse sentido, a pesquisa tem como objetivo de estudar os processos de enquadramento e agendamento conferido pelos meios de comunicação no que tange aos escândalos e espetáculos políticos, sobretudo em período eleitorais. As eleições presidenciais de 2014 e o pleito municipal de 2016 foram tomados como objeto de estudo, cujo enfoque estará centrado nas denúncias de corrupção da Petrobras, envolvendo membros do poder executivo e legislativo. A construção do escândalo político e seus desdobramentos constituirão a base dessa pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2015
Entre a realidade e a ficção: teledramaturgia e a representação política na novela Saramandaia e na minissérie A mulher do prefeito¸ da Rede Globo
Descrição: A relação entre política e televisão se caracteriza por uma longa trajetória de pesquisas na área de comunicação e cultura. No âmbito da teledramaturgia, sua importância é potencializada pelo papel ativo que o gênero exerce na discussão de temas e eventos políticos em diferentes momentos da história do país. Em meados de 2013, um ano antes das eleições presidenciais, a Rede Globo de Televisão, levou ao ar o remake da telenovela Saramandaia e a minissérie A mulher do prefeito, para retratar temas políticos, com a trama principal voltada à corrupção e à ineficácia governamental. Conferida a importância marcante da telenovela na sociedade brasileira, a pesquisa tem por objetivo analisar como foi construída a representação da política nas narrativas ficcionais da Rede Globo, no período da pré-campanha eleitoral..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
Lideranças Políticas no Brasil: características e questão institucional
Descrição: O líder político personifica os interesses políticos em disputa, em torno de sua figura são construídas as relações de poder. A liderança política pode ser exercida de diversas formas e assumir diferentes formatos, o que coloca em debate o significado e o papel da liderança política. Nas disputas políticas nas sociedades democráticas, ou mesmo em sociedades não democráticas, a figura do líder político é expressiva dentro dos processos políticos contemporâneos, pois canalizam as ações políticas e conduzem as operações e negociações políticas e econômicas. Tendo por base a nossa experiência teórica e metodológica adquirida através de estudos e orientações de teses e dissertações, a preocupação da presente pesquisa é a de aprofundar o tema das lideranças políticas no Brasil, recuperando historicamente o surgimento dessas lideranças, problematizando o seu significado e buscando compreender o sentido histórico e as características pessoais desses líderes. Para a análise das lideranças propostas neste projeto, serão realizados mapeamentos que respeitem o período histórico, as mídias respectivamente disponíveis em cada período e as relações destas com os líderes, de modo que investigaremos as produções audiovisuais e textuais presentes em jornais governamentais ou independentes, revistas, arquivos radiofônicos e televisivos, filmes, blogs, sites e redes sociais. Esta análise é sugerida a fim de que seja possível avaliar o desenvolvimento das mídias e a constituição da imagem de lideranças políticas no país. Serão enfatizadas possíveis imagens que elucidam a forma como atores políticos empregaram os meios de comunicação para afirmarem a sua condição de líderes e suas ações políticas. . Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Vera Lucia Michalany Chaia - Coordenador / Silvana Tótora - Integrante / Marco Antonio Teixeira - Integrante / Miguel Chaia - Integrante / Carlos Alberto Furtado de Melo - Integrante / Rosemary Segurado - Integrante / Cláudio Luis de Camargo Penteado - Integrante / Andréa dos Reis - Integrante / Rafael de Paula Aguiar Araújo - Integrante / Marcelo Burgos Pimentel dos Santos - Integrante / Paulo Niccoli Ramirez - Integrante / Katia Saisi - Integrante / Carla Montuori Fernandes - Integrante / Cristina Maranhão - Integrante / Natasha Bachini Pereira - Integrante / Telmo Estevinho - Integrante / Fhoutine Marie Reis Souto - Integrante / Silvana Gobbi Martinho - Integrante / Daniela Atalla da Silva Ramos - Integrante / Pedro Abrahão Lameirinhas Malina - Integrante / Genira Chagas - Integrante / Tathiana Senne Chicarino - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: CULTURAS MIDIÁTICAS


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Mercadologia.
6.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Rádio e Televisão.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FERNANDES, CARLA MONTUORI2018FERNANDES, CARLA MONTUORI; DIAS, L. ; CHAGAS, G. . Resistência e popularidade na campanha presidencial de 1950: o retorno de Getúlio Vargas à Presidência da República. ECCOM - EDUCAÇÃO, CULTURA E COMUNICAÇÃO, v. 9, p. 139-150, 2018.

2.
MONTUORI, C.2018MONTUORI, C. ; FERNANDES, CARLA MONTUORI . Rádio, gastronomia e cultura: modos de endereçamento do boletim radiofônico Pitadas de Gastronomia. CONEXÃO: COMUNICAÇÃO E CULTURA, v. 17, p. 61-77, 2018.

3.
FERNANDES, CARLA MONTUORI2018FERNANDES, CARLA MONTUORI; CHAGAS, G. ; OLIVEIRA, L. A. . Novos passos do golpe: o enquadramento da Reforma da Previdência no Jornal Nacional. REVISTA CONTRACAMPO, v. 2, p. 1-28, 2018.

4.
MARQUES, G. S. E.2018MARQUES, G. S. E. ; FERNANDES, CARLA MONTUORI . La telenovela Salve Jorge y la división Política respecto a la Trata de Personas en Brasil. RAZÓN Y PALABRA, v. 22, p. 168-181, 2018.

5.
FERNANDES, CARLA MONTUORI2018FERNANDES, CARLA MONTUORI; DE OLIVEIRA, LUIZ ADEMIR ; GOMES, VINÍCIUS BORGES ; DOS SANTOS, DÉBORAH LUÍSA VIEIRA . A propaganda política no Facebook: O uso das fanpages pelos principais candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte. RIZOMA, v. 6, p. 74-88, 2018.

6.
FERNANDES, CARLA MONTUORI2017FERNANDES, CARLA MONTUORI; LIMA, P. . O Humor Irônico dos Contratempos Políticos na websérie Porta dos Fundos. LUMINA (JUIZ DE FORA), v. 11, p. 1-22, 2017.

7.
FERNANDES, CARLA MONTUORI2017FERNANDES, CARLA MONTUORI; SANTOS, C. . Mapeamento dos Estudos sobre Debates Eleitorais pela Televisão no Brasil. RAZÓN Y PALABRA, v. 21, p. 495-510, 2017.

8.
FERNANDES, CARLA MONTUORI2017FERNANDES, CARLA MONTUORI; OLIVEIRA, L. A. ; FRANCO, T. ; CHAIA, V. . Campanha Permanente e Espetacularização Política: análise das estratégias narrativas de João Dória (PSDB) na fanpage. LÍBERO (FACASPER), v. 2, p. 1, 2017.

9.
REIS, A.2016REIS, A. ; FERNANDES, CARLA MONTUORI . O enquadramento da Crise Hídrica na Revista Veja. ECCOM - Educação, Cultura e Comunicação, v. 7, p. 27-36, 2016.

10.
OLIVEIRA, L. A.2016OLIVEIRA, L. A. ; PAULO ROBERTO FIGUEIRA LEAL, ; THAMIRIS FRANCO MARTINS, ; FERNANDES, CARLA MONTUORI . Campanha permanente de Dilma Rousseff: uma análise da comunicação governamental e das estratégias eleitorais. Mediaciones Sociales, v. 1, p. 81-100, 2016.

11.
FERNANDES, CARLA MONTUORI2016FERNANDES, CARLA MONTUORI; CHAGAS, G. . A dramaticidade na narrativa do impeachment de Dilma Rousseff (PT) no Jornal Nacional. Culturas Midiáticas, v. 9, p. 1-15, 2016.

12.
FERNANDES, CARLA MONTUORI2016FERNANDES, CARLA MONTUORI; SANTOS, C. S. ; HEMZO, L. F. . The political thematic and the fiction on TV: A reflexion based on the miniserie O Brado Retumbante. Observatorio (OBS*), v. 10, p. 1-13-13, 2016.

13.
FERNANDES, CARLA MONTUORI2016FERNANDES, CARLA MONTUORI; RODRIGUES, I. C. A. . A mídia como palanque dos políticos brasileiros: uma análise dos depoimentos dos deputados federais na votação do impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). COMMUNICARE (SÃO PAULO), v. 16, p. 96-111, 2016.

14.
FERNANDES, CARLA MONTUORI2016FERNANDES, CARLA MONTUORI; DIAS, L. ; LIMA, P. ; FURLAN, R. . Humor e espetáculo político: uma análise dos memes do impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) na mídia on-line. Alceu (PUCRJ), v. 16, p. 202-218, 2016.

15.
FERNANDES, CARLA MONTUORI2015FERNANDES, CARLA MONTUORI; CORREIA, GENIRA CHAGAS . Lei de meios audiovisuais da República Argentina: paradigma para uma legislação brasileira?. Eptic (UFS), v. 17, p. 85-102, 2015.

16.
FERNANDES, CARLA MONTUORI2015FERNANDES, CARLA MONTUORI. O coronelismo ficcional e os desmandos da política brasileira na telenovela Meu pedacinho de chão. Revista Comunicação & Sociedade, v. 37, p. 213-235, 2015.

17.
CHAGAS, G.2015CHAGAS, G. ; FERNANDES, CARLA MONTUORI . A Morte de Eduardo Campos e a narrativa do espetáculo político midiático: do jornalismo à propaganda eleitoral. Alceu (PUCRJ), v. 15, p. 77-91, 2015.

18.
FERNANDES, CARLA MONTUORI2015FERNANDES, CARLA MONTUORI. Da mídia impressa à audiovisual: o agendamento intermediático do escândalo da Petrobras no Jornal Nacional. Líbero (FACASPER), v. II, p. 111-122, 2015.

19.
FERNANDES, CARLA MONTUORI2015FERNANDES, CARLA MONTUORI. Os reveses do escândalo político-midiático nas eleições presidenciais de 2014. Comunicação & Inovação (Online), v. 16, p. 41-58, 2015.

20.
FERNANDES, CARLA MONTUORI2014FERNANDES, CARLA MONTUORI. Entre a realidade e a ficção: a telenovela Saramandaia e a representação da política nacional. Alceu (PUCRJ), v. 14, p. 89-100, 2014.

21.
FERNANDES, CARLA MONTUORI2014FERNANDES, CARLA MONTUORI; FRANCO, E. F. . O uso da ?a voz do brasil? como mecanismo político-partidário na construção da candidatura de Dilma Rousseff. Temática (João Pessoa. Online), v. X, p. 1-14, 2014.

22.
FERNANDES, CARLA MONTUORI2014FERNANDES, CARLA MONTUORI; CORREIA, GENIRA CHAGAS . Mídia jornalística como instrumento de ação política no Golpe Militar de 1964. Estudos em Jornalismo e Mídia (UFSC), v. 11, p. 77, 2014.

23.
FERNANDES, CARLA MONTUORI2014FERNANDES, CARLA MONTUORI. Inovações na produção da narrativa fantástica na teledramaturgia: da versão original ao remake de Saramandaia. Organicom (USP), v. 11, p. 205-215, 2014.

24.
FERNANDES, CARLA MONTUORI2014FERNANDES, CARLA MONTUORI. A agenda dos desacertos políticos na obra ficcional A mulher do Prefeito. Culturas Midiáticas, v. 7, p. 1-15, 2014.

25.
FERNANDES, CARLA MONTUORI2014FERNANDES, CARLA MONTUORI. A narrativa ficcional e a representação dos fatos políticos na telenovela. E-Compós (Brasília), v. 17, p. 1-14, 2014.

26.
FERNANDES, CARLA MONTUORI2014FERNANDES, CARLA MONTUORI; CHAGAS, G. ; CHAIA, V. . Produção da Campanha 'Voto Limpo': atores e protagonistas nas eleições municipais de 2012. Revista Compolitica, v. 4, p. 5-24, 2014.

27.
FERNANDES, CARLA MONTUORI2013FERNANDES, CARLA MONTUORI. A liderança da presidente Dilma Rousseff na mídia internacional: uma análise dos jornais Le Monde, The New York Times e El Pais. Observatorio (OBS*), v. 7, p. 1, 2013.

28.
FERNANDES, CARLA MONTUORI2013FERNANDES, CARLA MONTUORI. Rede Globo de Televisão: hegemonia e poder na trajetória do telejornalismo brasileiro. Punto Cero, v. 27, p. 31-38, 2013.

29.
FERNANDES, CARLA MONTUORI2013FERNANDES, CARLA MONTUORI. Dilma Rousseff e a mídia internacional: uma análise do primeiro ano do mandato presidencial. Revista Compolitica, v. 3, p. 217-236, 2013.

30.
FERNANDES, CARLA MONTUORI2013FERNANDES, CARLA MONTUORI. Em destaque nas revistas: a cobertura da transformação visual de Dilma Rousseff na fase de pré-campanha. Anuário Unesco/Metodista de Comunicação Regional, v. 17, p. 223-231, 2013.

31.
FERNANDES, CARLA MONTUORI2012FERNANDES, CARLA MONTUORI. As representações midiáticas de Dilma Rousseff no cenário político brasileiro. Aurora (PUCSP. Online), v. 5, p. 69-85, 2012.

32.
FERNANDES, CARLA MONTUORI2005FERNANDES, CARLA MONTUORI. É possível o Lula sem PT?. Observatório da Imprensa (São Paulo), n.342, 2005.

33.
FERNANDES, CARLA MONTUORI2005 FERNANDES, CARLA MONTUORI. Imagem e sentido: um estudo sobre o significado do cenário de apresentação do Jornal Nacional. Revista Ângulo - Caderno do Centro Cultural Teresa D'avilla, 2005.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
FERNANDES, CARLA MONTUORI; OLIVEIRA, L. A. (Org.) ; CHAGAS, G. (Org.) . Comunicação Política e Estratégias de Campanha. 1. ed. Rio de Janeiro: Multifoco, 2017. v. 1. 314p .

2.
FERNANDES, CARLA MONTUORI; CHAGAS, G. ; CHAIA, V. . Mídia, Misoginia e Golpe. 1. ed. Brasília: FAC-UNB, 2016. 316p .

3.
FERNANDES, CARLA MONTUORI; CHAGAS, G. (Org.) . Mídia e Governos Autoritários: 60 anos do suicídio de Getúlio Vargas e 50 anos do golpe civil-militar no Brasil. 1. ed. João Pessoa: Ideia, 2014. v. 1. 177p .

4.
FERNANDES, CARLA MONTUORI. A liderança da presidente Dilma Rousseff na mídia internacional. 1. ed. São Paulo: Grupo Editoria Scortecci, 2012. v. 1. 135p .

5.
Adami, A. ; FERNANDES, CARLA MONTUORI ; Longhi ; WAJNMAN, S. . Panorama da comunicação e dos meios no Brasil e Espanha = Panorámica de la comunicación y de los medios en Brasil y España. 1. ed. São Paulo: INTERCOM, 2012. v. 1. 788p .

6.
FERNANDES, CARLA MONTUORI. Os Contrapontos Eleitorais e os Cinco "Brasis" em Campanha pela Caravana JN. 1. ed. São Paulo: Porto de Ideias, 2010. v. 1. 206p .

Capítulos de livros publicados
1.
FERNANDES, CARLA MONTUORI; CHAGAS, G. . Telejornalismo e espetáculo: o conflito na narrativa do impeachment de Dilma Rousseff no Jornal Nacional. In: Cláudio Novaes Pinto Coelho; Simonetta Persichetti. (Org.). Política, Mídia e Espetáculo. 1ed.São Paulo: São Paulo, 2018, v. 1, p. 1-331.

2.
FERNANDES, CARLA MONTUORI; CHAGAS, G. ; BICO, M. . CENSURA X LIBERDADE DE EXPRESSÃO: A COBERTURA DO JORNAL O ESTADO DE S. PAULO EM CENÁRIOS DE CORRUPÇÃO POLÍTICA. In: Atena Editora. (Org.). Comunicação e Educação - Lances e Deslances. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2018, v. 1, p. 1-355.

3.
FERNANDES, CARLA MONTUORI; CHAGAS, G. . Liderança política forjada: transmissão familiar de capital político. In: Rosemary Segurado; Vera Chaia; Rodrigo Estramanho. (Org.). Política e Liderança: teoria e práticas. 1ed.São Paulo: São Paulo, 2018, v. 1, p. 1-104.

4.
FERNANDES, CARLA MONTUORI; OLIVEIRA, L. A. ; CHAIA, V. . Estratégias discursivas e políticas: uma análise do pronunciamento de Dilma Rousseff no Dia Internacional da Mulher. In: Carla Montuori Fernandes; Luiz Ademir de Oliveira; Vera Chaia. (Org.). Comunicação Política e Estratégias de Campanha. 1ed.Rio de Janeiro: Multifoco, 2017, v. 1, p. 1-314.

5.
FERNANDES, CARLA MONTUORI; CHAGAS, G. . A morte de Eduardo Campos e o espetáculo político-midiático na construção do líder político. In: Vera Chaia; Cláudio Coelho; Rodrigo de Carvalho. (Org.). Mídia e Política: estudos sobre democracia e os meios de comunicação no Brasil. 1ed.São Paulo: Anita Garibaldi, 2015, v. I, p. 1-231.

6.
FERNANDES, CARLA MONTUORI. A ditadura militar e o surgimento do Jornal Nacional: oficialismo e submissão na transmissão da notícia. In: Carla Montuori Fernandes; Genira Chagas. (Org.). Mídia e Governos Autoritários: 60 anos do suicídio de Getúlio Vargas e 50 anos do golpe civil-militar no Brasil. 1ed.João Pessoa: Ideia, 2014, v. 1, p. 1-177.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
FERNANDES, CARLA MONTUORI; Rodelli, P. . Entre a realidade e a ficção: os desacertos da política neoliberal no Jornal Nacional. Revista de educação cultura e comunicação do Curso de Comunicação Social das Faculdades Integradas Teresa D'Ávila - Fatea, Lorena, p. 46 - 54, 01 ago. 2010.

2.
FERNANDES, CARLA MONTUORI. Jornal da Globo - Apologia à Política de Privatização. Observatório da Imprensa (São Paulo), São Paulo, 20 abr. 2010.

3.
FERNANDES, CARLA MONTUORI; Rodelli, P. . Uma análise intertextual da telenovela brasileira - "Paraíso Tropical". Punto Cero, Bolivia, p. 17 - 28, 01 set. 2008.

4.
FERNANDES, CARLA MONTUORI; Rodelli, P. . Bebel e Olavo - Idolatrados Vilões e Mocinhos das Oito: uma análise intertextual da Novela Paraiso Tropical. Caligrama (ECA/USP. Online), p. 1 - 13, 01 abr. 2008.

5.
FERNANDES, CARLA MONTUORI. Os desacertos da política neoliberal na mídia televisiva: um olhar para o Jornal Nacional. Punto Cero, p. 25 - 34, 01 set. 2007.

6.
FERNANDES, CARLA MONTUORI. Record X Globo - Uma ameaça ainda longíqua. Observatório de Imprensa, 03 abr. 2007.

7.
FERNANDES, CARLA MONTUORI. O espetáculo da vida e da morte. Observatório de Imprensa, São Paulo, 09 jan. 2007.

8.
FERNANDES, CARLA MONTUORI. Caravana JN. Um olhar sobre a estética de produção. Observatório de Imprensa, São Paulo, 17 out. 2006.

9.
FERNANDES, CARLA MONTUORI. Rescaldos do Terror. Em nome da população. Observatório de Imprensa, São Paulo, 23 maio 2006.

10.
FERNANDES, CARLA MONTUORI. O mito na Política. A minissérie JK e os seus efeitos midiáticos. Observatório de Imprensa, São Paulo, 07 fev. 2006.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FERNANDES, CARLA MONTUORI; CHAGAS, G. ; OLIVEIRA, L. A. . Diálogos inconveniente no Palácio do Jaburu: a midiatização do escândalo político no Jornal Nacional. In: Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2018, XXVII Encontro Anual da Compós. DIÁLOGOS INCONVENIENTES NO PALÁCIO DO JABURU: a midiatização do escândalo político no Jornal Nacional, 2018. v. 1. p. 1-28.

2.
FERNANDES, CARLA MONTUORI; THAMIRIS FRANCO MARTINS, . As estratégias utilizadas pelo Partido dos Trabalhadores (PT) na Propaganda Partidária Gratuita (PPG) de 2015 a 2017. In: Comunicacion politica y Campañas Electorales, 2018, Múrcia. VII CONGRESO NUEVOS PARTIDOS Y NUEVOS ESCENARIOS EN EUROPA Y AMÉRICA LATINA, 2018. v. 1. p. 1-16.

3.
FERNANDES, CARLA MONTUORI; MARQUES, G. S. E. . Da telenovela para a mídia impressa: o agendamento intermidiático do tráfico de pessoas na novela Salve Jorge. In: XVI Congresso Internacional Fomerco, 2017, Salvador. Da telenovela para a mídia impressa: o agendamento intermidiático do tráfico de pessoas na novela Salve Jorge, 2017. p. 1-16.

4.
FERNANDES, CARLA MONTUORI; FRANCO, T. . Campanha Permanente: análise das Estratégias Narrativas de João Doria (PSDB) no HGPE e nas redes sociais. In: VII Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação Política, 2017, Porto Alegre. Anais do VI Congresso da Compolítica 2017, 2017. p. 1-25.

5.
FERNANDES, CARLA MONTUORI; THAMIRIS FRANCO MARTINS, ; OLIVEIRA, L. A. . A Propaganda Política na Televisão: o HGPE como modelo hegemônico de estratégia eleitoral. In: XI Encontro Nacional de História da Mídia (ALCAR), 2017, São Paulo. Anais do XI Encontro Nacional de História da Mídia (ALCAR), 2017. p. 1-15.

6.
FERNANDES, CARLA MONTUORI. Comunicação, tecnologia e inovação televisual na produção do realismo fantástico em Saramandaia. In: XII Congresso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación, 2014, Lima. Anais do XII Congresso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación, 2014. p. 1-20.

7.
FERNANDES, CARLA MONTUORI. Entre a realidade e a ficção: a telenovela Saramandaia e a representação da política nacional. In: Comunicação Ibero-americana: os desafios da internacionalização, 2014, Braga. Livro de Atas do II Congresso Mundial de Comunicação Ibero-Americana. Braga: Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, 2014. p. 1222-1234.

8.
FERNANDES, CARLA MONTUORI. Em destaque nas revistas: a cobertura da transformação visual de Dilma Rousseff na fase de pré-campanha. In: XII Congresso Brasileiro de Comunicação e Marketing Político, 2013, Juiz de Fora. Comunicação Política e Consolidação Democrática no Brasil e na América Latina. Juiz de Fora: Gráfica Juiz de Fora, 2013.

9.
FERNANDES, CARLA MONTUORI; CHAGAS, G. ; CHAIA, V. . 'Voto Limpo' atores e protagonistas na Campanha de Soberania Popular. In: V Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política, 2013, Curitiba. Anais do V Congresso da Compolítica, 2013.

10.
FERNANDES, CARLA MONTUORI. As dimensões políticas do telejornalismo seriado: o Jornal Nacional e a agenda do Horário Gratuíto de Propaganda Eleitoral (HGPE) nas eleições de 2006. In: Simpósio Nacional ABCiber, 2009, São Paulo. III Simpósio Nacional ABCiber, 2009.

11.
FERNANDES, CARLA MONTUORI. Telejornalismo e Poder - um estudo de caso do Jornal Nacional. In: V Simpósio Multidisciplinar da UNIFAI, 2007, São Paulo. Estado, Igreja e Cultura. São Paulo: IESP, 2007. v. V. p. 105-146.

12.
FERNANDES, CARLA MONTUORI. Telejornalismo e Controle da Informação: uma análise da estrutura noticiosa do Jornal Nacional. In: 3º Congresso Latino-americano de Ciência Política, 2006, Campinas. 3º Congresso Latino-americano de Ciência Política - Democracia e Desigualdades, 2006. v. V.

13.
Adami, A. ; Freitas, Bianca Gonçalves ; Baroni, D. ; FERNANDES, CARLA MONTUORI . Comunicação, Cultura e Memória: o Rádio Paulista. In: VI Encontro Científico da Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIP, 2006, São Paulo. Anais VI Encontro Científico da Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIP, 2006.

14.
Adami, A. ; Oliveira, Marcelo P. ; FERNANDES, CARLA MONTUORI . A arte figurativa das "Figureiras de Taubaté" e a Mídia. In: V ENCONTRO CIENTÍFICO UNIP - 2005, 2005, São Paulo. Anais do V Encontro Científico da Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIP, 2005.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
FERNANDES, CARLA MONTUORI. A responsabilidade social por meio das incubadoras de empresas e universidades. In: XVI Simpósio Multidisciplinar da USJT: Universidade e Responsabilidade Social, 2010, São Paulo. Universidade e Responsabilidade Social, 2010.

2.
FERNANDES, CARLA MONTUORI. A Caravana JN e as eleições Presidenciais em 2006. In: XV Simpósio Multidisciplinar da USTJ, 2009, São Paulo. "Ensino, Pesquisa e Extensão na Pós-graduação, 2009.

3.
Adami, A. ; Baroni, D. ; Freitas, Bianca Gonçalves ; FERNANDES, CARLA MONTUORI . Comunicação, Cultura e Memória. In: IX Encontro Científico da Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIP, 2009, São Paulo. Encontro Científico da Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIP, 2009.

4.
FERNANDES, CARLA MONTUORI; Rodelli, P. . Uma análise intertextual da telenovela brasileira - "Paraiso Tropical". In: XIV Simpósio Multidisciplinar da USJT - Prof. Mesquita: uma vida dedicada ao ensino, 2008, São Paulo. XIV Simpósio Multidisciplinar da USJT, 2008.

5.
FERNANDES, CARLA MONTUORI; Rodelli, P. . As dimensões Políticas do Jornal Nacional no Governo Fernando Henrique Cardoso. In: XIII Simpósio Multidisciplinar da USJT, 2007, São Paulo. 25 anos pós-graduação, 2007.

6.
Rodelli, P. ; FERNANDES, CARLA MONTUORI . Jornalismo Internacional: qual é o papel do correspondente?. In: XIII Simpósio Multidisciplinar da USJT, 2007, Sào Paulo. 25 anos de Pós-Graduação, 2007.

7.
FERNANDES, CARLA MONTUORI. A estética da mercadoria: uma análise do cenário de apresentação do Jornal nacional. In: A mídia e o consumidor do futuro, 2005, São Paulo. 1. Congresso de Comunicação e Mídia da ESPM, 2005.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FERNANDES, CARLA MONTUORI. O Fetiche da Mercadoria na Sociedade de Consumo. In: Simpósio Multidisciplinar. Conhecimento e Inovação: 100 anos do vôo do 14 Bis, 2006, Sào Paulo. O Fetiche da Mercadoria na Sociedade de Consumo. Simpósio Multidisciplinar. Conhecimento e Inovação: 100 anos do vôo do 14 Bis. São Paulo: Universidade São Judas, 2006. v. XII.

2.
FERNANDES, CARLA MONTUORI. A cor na produção do sentido - um estudo sobre o logotipo do PT. In: XI Simpósio Multidisciplinar da Universidade São Judas Tadeu (USJT), 2005, São Paulo. XI Simpósio Multidisciplinar da Universidade São Judas Tadeu, 2005.

3.
FERNANDES, CARLA MONTUORI. Imagem e sentido: um estudo sobre o significado do cenário de apresentação do Jornal Nacional. In: XI Simpósio Multidisciplinar da Universidade São Judas Tadeu (USJT), 2005, São Paulo. XI Simpósio Multidisciplinar da Universidade São Judas Tadeu, 2005.

4.
FERNANDES, CARLA MONTUORI. Telejornalismo e Controle da Informação: uma análise da estrutura noticiosa do Jornal Nacional. In: XI Simpósio Multidisciplinar da Universidade São Judas Tadeu (USJT), 2005, São Paulo. XI Simpósio Multidisciplinar da Universidade São Judas Tadeu, 2005.

Artigos aceitos para publicação
1.
FERNANDES, CARLA MONTUORI; OLIVEIRA, L. A. ; THAMIRIS FRANCO MARTINS, . A Propaganda Política na TV e o HGPE como modelo hegemônico de estratégia eleitoral: análise da eleição de 2014. Mediaciones Sociales, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
FERNANDES, CARLA MONTUORI; CHAGAS, G. ; OLIVEIRA, L. A. . Diálogos Inconvenientes no Palácio do Jaburu: a midiatização do escândalo político no Jornal Nacional. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
FERNANDES, CARLA MONTUORI; THAMIRIS FRANCO MARTINS, . VII Congreso de Comunicación Política y Estrategias de Campaña. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
FERNANDES, CARLA MONTUORI. Coordenação da mesa 'Mídia e Política no Brasil: cenários e representações'. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
FERNANDES, CARLA MONTUORI. Mídia e Crise de Representação Política - uma análise da eleição presidencial de 2018. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
FERNANDES, CARLA MONTUORI. Medios y crisis de representácion política: un análisis de las elecciones presidenciales brasileñas de 2018. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
FERNANDES, CARLA MONTUORI; LEME, F. A. . A cobertura jornalística no Jornal Nacional em manifestações e movimentos sociais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
FERNANDES, CARLA MONTUORI. Coordenação da Mesa 'Jornalismo e Política'. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
FERNANDES, CARLA MONTUORI. Coordenação do GT - Imagem, Opinião Pública e Democracia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
FERNANDES, CARLA MONTUORI. Coordenação da Mesa 'Mídia, espetáculo e crise de representação política'. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
FERNANDES, CARLA MONTUORI; RODRIGUES, I. C. A. ; LEME, F. . O que a mídia silenciou na votação do impeachment da Dilma Rousseff no Senado Federal: uma breve análise da cobertura jornalística. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
FERNANDES, CARLA MONTUORI; FURLAN, R. . A estratégia discursiva de Dilma Rousseff (PT) durante o julgamento do impeachment no Senado Federal. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
FERNANDES, CARLA MONTUORI; CHAGAS, G. ; DIAS, L. ; BICO, M. . Resistência e popularidade na campanha presidencial de 1950: o retorno de Getúlio Vargas à Presidência da República. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
FERNANDES, CARLA MONTUORI. Coordenação do Grupo de Trabalho Comunicação e Política. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
FERNANDES, CARLA MONTUORI. Comentadora dos trabalhos do GT1 Comunicação e Política. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
FERNANDES, CARLA MONTUORI; LIMA, P. . A representação da política brasileira na websérie humorística Porta dos Fundos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
FERNANDES, CARLA MONTUORI; OLIVEIRA, L. A. ; FRANCO, T. . A propaganda política na televisão: o HGPE como modelo hegemônico de estratégia eleitoral. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
FERNANDES, CARLA MONTUORI. A espetacularização da política na mídia: o caso brasileiro. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
FERNANDES, CARLA MONTUORI. A espetacularização da notícia no Jornal Nacional: a cobertura do escândalo político nas eleições de 2014. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
FERNANDES, CARLA MONTUORI. Telejornalismo espetáculo: a dramaticidade na narrativa do impeachment de Dilma Rousseff no Jornal Nacional. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

20.
FERNANDES, CARLA MONTUORI. Agenda e Eleições. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

21.
FERNANDES, CARLA MONTUORI; RODRIGUES, I. C. A. . A Mídia como Palanque Político: análise dos depoimentos dos Deputados Federais na votação do impeachment da Presidente Dilma Rousseff (PT). 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

22.
FERNANDES, CARLA MONTUORI. Análise da cobertura jornalística do Portal UOL e Carta Capital referente à votação do impeachment de Dilma Rousseff. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

23.
FERNANDES, CARLA MONTUORI. Imagem, Opinião Pública e Democracia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
FERNANDES, CARLA MONTUORI. A construção do líder político na mídia: Dilma Rousseff e a imprensa internacional. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

25.
FERNANDES, CARLA MONTUORI. O escândalo política da Petrobras e a imagem da candidata Dilam Rousseff nas eleições presidenciais de 2014. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

26.
REIS, A. ; FERNANDES, CARLA MONTUORI . O enquadramento da crise hídrica na revista Veja. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

27.
FERNANDES, CARLA MONTUORI; LIMA, P. . Relação mídia, humor e política: análise do episódio 'Deputado' da webserie Porta dos Fundos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

28.
FERNANDES, CARLA MONTUORI; SANTOS, C. ; HEMZO, L. F. . Entre a ficção e a realidade: análise do discurso político na microssérie 'O Brado Retumbante'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

29.
FERNANDES, CARLA MONTUORI. Entre a realidade e a ficção: a representação da política na telenovela Saramandaia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

30.
FERNANDES, CARLA MONTUORI. Comunicação, tecnologia e inovação televisual na produção do realismo fantástico em Saramandaia.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

31.
FERNANDES, CARLA MONTUORI; CORREIA, GENIRA CHAGAS . Vozes em harmonia do Estado Novo: a música popular brasileira e o programa a Hora do Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

32.
FERNANDES, CARLA MONTUORI; CHAGAS, G. . Mídia jornalística como instrumento de ação política no Golpe Civil-Militar de 1964. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

33.
FERNANDES, CARLA MONTUORI. Interfaces da Lusofonia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

34.
FERNANDES, CARLA MONTUORI; CHAIA, V. ; CHAGAS, G. . 5. Congresso de Pesquisadores em Comunicação e Política. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

35.
FERNANDES, CARLA MONTUORI; CHAGAS, G. ; CHAIA, V. . 'Voto Limpo' atores e protagonistas na Campanha de Soberania Popular. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

36.
FERNANDES, CARLA MONTUORI. Em destaque nas revistas: a cobertura da transformação visual de Dilma Rousseff na fase de pré-campanha. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

37.
FERNANDES, CARLA MONTUORI. Rede Globo de Televisão: hegemonia e poder na trajetória do telejornalismo brasileiro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

38.
FERNANDES, CARLA MONTUORI. A liderança da presidente Dilma Rousseff na mídia internacional: uma análise dos jornais Le Monde, El Pais e The New York Times. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

39.
FERNANDES, CARLA MONTUORI. Os contrapontos eleitorais e os cinco Brasis em Campanha pela Caravana JN. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

40.
ARTICO, J. A. ; ARTICO, M. G. ; FERNANDES, CARLA MONTUORI . A responsabilidade social por meio das incubadoras de empresas e universidades. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

41.
FERNANDES, CARLA MONTUORI; ARTICO, M. G. . As dimensões políticas do telejornalismo seriado: o Jornal Nacional e a agenda do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) nas eleições presidenciais de 2006. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

42.
FERNANDES, CARLA MONTUORI. A Caravana JN e as eleições presidenciais de 2006. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

43.
FERNANDES, CARLA MONTUORI. Agenda da mídia X agenda política: as eleições presidenciais de 2006 e o Jornal Nacional. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

44.
FERNANDES, CARLA MONTUORI; Rodelli, P. . Uma análise intertextual da telenovela brasileira - Paraíso Tropical. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

45.
FERNANDES, CARLA MONTUORI. As dimensões políticas do Jornal Nacional no governo Fernando Henrique Cardoso. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

46.
FERNANDES, CARLA MONTUORI. Telejornalismo e poder - um estudo de caso do Jornal Nacional. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

47.
FERNANDES, CARLA MONTUORI. Telejornalismo e Controle da Informação: uma análise da estrutura noticiosa do Jornal Nacional. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

48.
FERNANDES, CARLA MONTUORI. O fetiche da mercadoria na sociedade de consumo. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

49.
FERNANDES, CARLA MONTUORI. A Cor na Produção do Sentido. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

50.
FERNANDES, CARLA MONTUORI. Telejornalismo e Controle da Informação: uma análise da estrutura noticiosa do Jornal Nacional. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

51.
FERNANDES, CARLA MONTUORI. A estética da mercadoria: um estudo sobre o significado do cenário de apresentação do Jornal Nacional. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
Montuori ; FERNANDES, CARLA MONTUORI . Filme Boa Noite, Boa Sorte. 2013.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FERNANDES, CARLA MONTUORI; MIRANDA, E. ; CANDIDA, M. . Fatos da Semana. 2017.

2.
FERNANDES, CARLA MONTUORI; CHAIA, V. . Lideranças Políticas - dois personagens. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
FERNANDES, CARLA MONTUORI. Revista Matrizes. 2018. (Parecerista ad hoc).

2.
FERNANDES, CARLA MONTUORI. ABCIBER XI - SIMPÓSIO NACIONAL DA ABCIBER 2018. 2018. (Parecerista ad hoc).

3.
FERNANDES, CARLA MONTUORI. Revista Opinião Pública. 2017. (Parecerista ad hoc).

4.
FERNANDES, CARLA MONTUORI. Revista Comunicação & Sociedade. 2017. (Parecerista ad hoc).

5.
FERNANDES, CARLA MONTUORI. Revista Lumina. 2017. (Parecerista ad hoc).

6.
FERNANDES, CARLA MONTUORI. Noções do virtual: uma chave de leitura para o ciberespaço e a cibercultura. 2015. (Parecerista ad hoc).

7.
FERNANDES, CARLA MONTUORI. Aurora. Revista de Arte, Mídia e Política. 2015. (Parecerista ad hoc).

8.
FERNANDES, CARLA MONTUORI. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política. 2014. (Parecerista ad hoc).

9.
FERNANDES, CARLA MONTUORI. Congresso SBP JOR. 2013. (Parecerista ad hoc).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
FERNANDES, CARLA MONTUORI; OLIVEIRA, L. A.; PAULO ROBERTO FIGUEIRA LEAL,. Participação em banca de Fernando de Resende Chaves. Consumo de Mídia e Comportamento Político-Ideológico do Cidadão de Juiz de Fora. 2017. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

2.
FERNANDES, CARLA MONTUORI; MEDEIROS, A.; MIKLOS, J.. Participação em banca de Antônia Márcia Artico. Ciberativismo e as Estratégias Comunicacionais nos Movimentos Abolicionistas Veganos. 2015. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista.

3.
FERNANDES, CARLA MONTUORI; Adami, A.; SANTAELLA, L.. Participação em banca de Claudio Junqueira Braga Junior. O Pulo do Gato nas Ondas da Sociedade Paulistana. 2015. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista.

4.
BALOGH, A. M.; FERNANDES, CARLA MONTUORI; GUERRA, M. A.. Participação em banca de João Knijnik. O outro na narrativa cinematográfica nos filmes Ao Lado e Som ao Redor. 2015. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista.

5.
FERNANDES, CARLA MONTUORI; WAJNMAN, S.; VIANA, F. R. P.. Participação em banca de Luciana Nascimento Maeda. Inovação Tecnológica e Estética de uma TV Pública: Um estudo Exploratório dos Cenários da TV Cultura Rumo a Virtualização. 2014. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista.

6.
FERNANDES, CARLA MONTUORI; Longhi; GONCALVES, E. M.. Participação em banca de Danilo Santiago Gomes Valentim. As Representações Midiáticas: Um estudo sobre como a mídia aborda os fatos da Sustentabilidade na Sociedade Contemporânea. 2014. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista.

7.
FERNANDES, CARLA MONTUORI; HELLER, B.; HOFF, T. M. C.. Participação em banca de Fabia Gomes da Silva. Dialogismo na Marie Claire Brasileira: os discursos jornalístico e publicitário (1991 - 2013). 2014. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista.

8.
Adami, A.; FERNANDES, CARLA MONTUORI; WAJNMAN, S.. Participação em banca de Marcio Roberto Bico. O Reality Show no Brasil: Cultura, Memória e Violação. 2013. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista.

9.
BALOGH, A. M.; FERNANDES, CARLA MONTUORI; CANIZAL, E. P.. Participação em banca de Darci Arrais Campioti. A transmutação da Plataforma de História em Quadrinhos para o Cinema. 2013. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista.

10.
Longhi; FERNANDES, CARLA MONTUORI; HELLER, B.. Participação em banca de Danilo Silveira Manha. Mídia e Administração Pública: o acesso da população ao orçamento participativo de Atibaia. 2012. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista.

11.
Adami, A.; WAJNMAN, S.; FERNANDES, CARLA MONTUORI. Participação em banca de Maria Goreti Artico. No mundo da imaginação e do consumo: a estratégias do programa Cocoricó da TV Cultura. 2011. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista.

12.
Longhi; FERNANDES, CARLA MONTUORI; Nascimento. Participação em banca de Marco Antonio Silva. Estratégias comunicativas dos apresentadores do programa Hoje em Dia da TV Record nas ações de merchandising. 2011. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista.

Teses de doutorado
1.
Silva; CHAIA, V.; FERNANDES, CARLA MONTUORI; SILVA, C. A. M. G.; PERON, M. L.. Participação em banca de Maurício Tintori Piqueira. Representações das Relações entre classes sociais em duas novelas brasileira: Cheias de Charme e Avenida Brasil. 2017. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

2.
FERNANDES, CARLA MONTUORI; CHAIA, V.; CHAIA, M.; DURAND, M. R. G. L.; AMORIM, M. C. S.. Participação em banca de Ronaldo Frederico. A Revista Exame - a mídia de negócios numa dimensão política.. 2015. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

3.
Melo; CHAIA, V.; CHAIA, M.; Silva; FERNANDES, CARLA MONTUORI. Participação em banca de Maria Tereza Garcia. Proposta de Jornalismo Público da TV Cultura: o que há de novo nas pautas e produção do telejornal?. 2011. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
FERNANDES, CARLA MONTUORI; BALOGH, A. M.; SILVA, G. S.; COSTA, R.; ARAUJO, L. F. F.. Participação em banca de Euclides Alves Vital Junior. Animação e Noir em: Uma Cilada para Roger Habbit. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação) - Universidade Paulista.

2.
Adami, A.; FERNANDES, CARLA MONTUORI; CHAGAS, G.; MIKLOS, J.; HOFF, T.. Participação em banca de Maria Isabel Galvão de França. Diálogos entre o Mercado Publicitário e as Esferas do Curso de Publicidade e Propaganda: uma abordagem Ergológica. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação) - Universidade Paulista.

3.
FERNANDES, CARLA MONTUORI; BALOGH, A. M.; SILVA, F. M.; BODSTEIN, C.. Participação em banca de José Alexandre Cury Sacomano. Do paradigma analógico ao paradigma digital: consequências e tendências no fotojornalismo. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação) - Universidade Paulista.

4.
BALOGH, A. M.; GUERRA, M. A.; MIKLOS, J.; GARCIA, M. T.; FERNANDES, CARLA MONTUORI. Participação em banca de Elizabeth de Menezes Roch. A imagem do Brasil na copa do mundo 2014 pela perspectiva fílmica e publicitária.. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação) - Universidade Paulista.

Qualificações de Mestrado
1.
Adami, A.; FERNANDES, CARLA MONTUORI; SANTAELLA, L.. Participação em banca de Claudio Junqueira Braga Junior. O Pulo do Gato nas Ondas da Sociedade Paulistana. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade Paulista.

2.
FERNANDES, CARLA MONTUORI; MIKLOS, J.; MEDEIROS, A.. Participação em banca de Antônia Márcia Artico. Comunicação e ciberativismo nos movimentos veg-abolicionistas. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade Paulista.

3.
BALOGH, A. M.; FERNANDES, CARLA MONTUORI; GUERRA, M. A.. Participação em banca de João Knijnik. O outro na narrativa cinematográfica nos filmes Ao Lado e Som ao Redor. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade Paulista.

4.
FERNANDES, CARLA MONTUORI; WAJNMAN, S.; VIANA, F. R. P.. Participação em banca de Luciana Nascimento Maeda. Inovação tecnológica e estética: uma abordagem diacrônica da cenografia da TV Cultura. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade Paulista.

5.
FERNANDES, CARLA MONTUORI; Longhi; GONCALVES, E. M.. Participação em banca de Danilo Santiago Gomes Valentim. As Representações Midiáticas: Um estudo sobre como a mídia aborda os fatos da Sustentabilidade na Sociedade Contemporânea. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade Paulista.

6.
FERNANDES, CARLA MONTUORI; Nascimento; Adami, A.. Participação em banca de Marcio Roberto Bico. O Reality Show no Brasil: Cultura, Memória e Violação. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade Paulista.

7.
BALOGH, A. M.; FERNANDES, CARLA MONTUORI; Nascimento. Participação em banca de Darci Arrais Campioti. A transmutação da Plataforma de História em Quadrinhos para o Cinema. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade Paulista.

8.
FERNANDES, CARLA MONTUORI; CAZELOTO, E.; Longhi. Participação em banca de Danilo Silveira Manha. Mídia e Administração Pública: o acesso da população ao orçamento participativo de Atibaia. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade Paulista.

9.
FERNANDES, CARLA MONTUORI; Longhi; Nascimento. Participação em banca de Marco Antonio Silva. Estratégias comunicativas dos apresentadores do programa Hoje em Dia da TV Record nas ações de merchandising. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade Paulista.

10.
FERNANDES, CARLA MONTUORI; Adami, A.; WAJNMAN, S.. Participação em banca de Maria Goreti Lopes Artico. No mundo da imaginação e do consumo: a estratégias do programa Cocoricó da TV Cultura. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade Paulista.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
FERNANDES, CARLA MONTUORI. Participação em banca de Monica Silva. Gestão Empresarial. 2005 - Universidade Brasil.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FERNANDES, CARLA MONTUORI; Paziani, Eurípedes; CURUCHI, V.. Participação em banca de Angela Maria Camargo Lunardi.Harley-Davidson Motor Company: as estratégias de marketing envolvidas no ressurgimento da marca nos anos 80. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Assunção.

2.
FERNANDES, CARLA MONTUORI; PAZIANE, E.; CURUCHI, V.. Participação em banca de Kelson Ângelo Monteiro da Silva.A influência do Marketing nas Prescrições Médicas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Assunção.

3.
FERNANDES, CARLA MONTUORI; GIMENEZ, C.; MAGNAGNAGNO, C. C.. Participação em banca de Flavio Mitsuori Shiraishi.Os fatores decisivos na composição de frete no transporte rodoviário de cargas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Assunção.

4.
FERNANDES, CARLA MONTUORI; GIMENEZ, C.; MAGNAGNAGNO, C. C.. Participação em banca de Nathalia Nissi.Endomarketing como ferramenta de gestão. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Assunção.

5.
FERNANDES, CARLA MONTUORI; GIMENEZ, C.; MAGNAGNAGNO, C. C.. Participação em banca de Silvia Regina Vidal da Fonseca.E-Commerce e o Surgimento das lojas virtuais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Assunção.

6.
LAPORTA, J. E.; GIMENEZ, C.; FERNANDES, CARLA MONTUORI. Participação em banca de Renato Antonio de Souza.O consumidor infiel. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Assunção.

7.
FERNANDES, CARLA MONTUORI; LAPORTA, J. E.; GIMENEZ, C.. Participação em banca de Bruna Enmy Sueyoshi.Marketing verde. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Assunção.

8.
FERNANDES, CARLA MONTUORI; GIMENEZ, C.; LAPORTA, J. E.. Participação em banca de Edson Cordeiro dos Santos.Estratégia de Marketing para a Base da Pirâmide. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Assunção.

9.
FERNANDES, CARLA MONTUORI; JESUS, V.; FANTINATO, O.. Participação em banca de Giulia P. de Lima.Influência dos feedbacks. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Assunção.

10.
FERNANDES, CARLA MONTUORI; FANTINATO, O.; JESUS, V.. Participação em banca de Edjane Bastos B.Pereira.Como motivar colaboradores pelos benefícios concedidos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Assunção.

11.
FERNANDES, CARLA MONTUORI; LAPORTA, J. E.; Paziani, Eurípedes. Participação em banca de Eloize Modesto de Oliveira.Produtividade: resultado da implantação de práticas behavioristas nas organizações. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Assunção.

12.
FERNANDES, CARLA MONTUORI; CARVALHO, I. S.; LEAO, A. J.. Participação em banca de Tatiane Mendes Barbosa.Qualidade de vida no trabalho. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Assunção.

13.
FERNANDES, CARLA MONTUORI; LEAO, A. J.; CARVALHO, I. S.. Participação em banca de Rissa Ito.Investimento do capital humano como diferencial competitivo nas organizações. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Assunção.

14.
FERNANDES, CARLA MONTUORI; Varrengia, J. R; Paziani, Eurípedes. Participação em banca de Raquel Mazzare.Ética propagandista da cerveja e do cigarro. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Assunção.

15.
FERNANDES, CARLA MONTUORI; Varrengia, J. R; PAZIANE, E.. Participação em banca de Felipe Gomes Avezani.Processo Estratégico de Terceirização. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Assunção.

16.
FERNANDES, CARLA MONTUORI; LAPORTA, J. E.; Paziani, Eurípedes. Participação em banca de Raphael Henrique Ribeiro Vieira.E-Commerce como ferramanta estratégica. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Assunção.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
FERNANDES, CARLA MONTUORI; SILVA, G. S.. V Prêmio de Iniciação Científica. 2016. Universidade Paulista.

2.
FERNANDES, CARLA MONTUORI; PEREIRA, S. L.. II Prêmio de Iniciação Científica. 2013. Universidade Paulista.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
4o. Seminário Comunicação e Política na Sociedade do Espetáculo.Telejornalismo espetáculo: a dramaticidade na narrativa do impeachment de Dilma Rousseff no Jornal Nacional. 2016. (Seminário).

2.
III Seminário Mídia, Política e Eleições - NEAMP/PUC-SP.Comentarista da mesa "Agenda e Eleições". 2016. (Seminário).

3.
III Seminário Mídia, Política e Eleições - NEAMP-PUC/SP.A mídia como palanque político: análise dos depoimentos dos Deputados Federais na votação do impeachment da Presidente Dilma Rousseff (PT). 2016. (Seminário).

4.
V Congresso Internacional en Comunicación Política y Estrategias de Campaña s. A espetacularização da Política na Mídia: o caso brasileiro. 2016. (Congresso).

5.
V Congresso Internacional en Comunicación Política y Estrategias de Campaña s. A espetacularização da notícia no Jornal Nacional: a cobertura do escândalo político nas eleições de 2014. 2016. (Congresso).

6.
Colóquio Internacional de Comunicação Política e Marketing Eleitoral. 2015. (Outra).

7.
VIII Congresso Latinoamericano de Ciência Política. 2015. (Congresso).

8.
XIV Congresso Brasileiro de Comunicação Política e Marketing Eleitoral. 2015. (Congresso).

9.
XIV Congresso Brasileiro de Comunicação Política e Marketing Eleitoral. Relação mídia, humor e política: análise do episódio "Deputado" da webserie Porta dos Fundos. 2015. (Congresso).

10.
XIV Congresso Brasileiro de Comunicação Política e Marketing Eleitoral. Entre a ficção e a realidade: análise do discurso político na microssérie "O Brado Retumbante". 2015. (Congresso).

11.
XIV Congresso Brasileiro de Comunicação Política e Marketing Eleitoral. Enquadramento da crise hídrica na revista Veja. 2015. (Congresso).

12.
10º Encontro Internacional de Música e Mídia.Vozes em harmonia do Estado Novo: a música popular brasileira e o programa a Hora do Brasil. 2014. (Encontro).

13.
Alaic - XII Congresso Latinoamericano de Investigadores de Comunicação. Comunicação, tecnologia e inovação televisual na produção do realismo fantástico em Saramandaia. 2014. (Congresso).

14.
II Congresso Mundial de Comunicação Ibero-Americana - Os desafios da Internacionalização. Entre a realidade e a ficção: a representação da política na telenovela Saramandaia. 2014. (Congresso).

15.
Interfaces da Lusofonia. Rede Globo de Televisão: hegemonia e poder na trajetória do telejornalismo brasileiro. 2013. (Congresso).

16.
V Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política. "Voto Limpo" atores e protagonistas na Campanha de Soberania Popular. 2013. (Congresso).

17.
XII Congresso Brasileiro de Comunicação e Marketing Político. Em destaque nas revistas: a cobertura da transformação visual de Dilma Rousseff na fase de pré-campanha. 2013. (Congresso).

18.
X Congresso da LUSOCOM ? Comunicação, Cultura e Desenvolvimento. A liderança da presidente Dilma Rousseff na mídia internacional: uma análise dos jornais Le Monde, El Pais e New York Times. 2012. (Congresso).

19.
Lideranças Políticas.Mesa Redonda - Lideranças Políticas: dois personagens. 2011. (Encontro).

20.
XVI Simpósio Multidisciplinar da USJT.A responsabilidade social por meio das incubadoras de empresas e universidades. 2010. (Seminário).

21.
III Simpósio Nacional ABCIber.As dimensões políticas do telejornalismo seriado: o Jornal Nacional e a agenda do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) nas eleições presidenciais de 2006. 2009. (Simpósio).

22.
XV Simpósio Multidisciplinar da USJT.A Caravana JN e as eleições presidenciais de 2006. 2009. (Simpósio).

23.
VII Simpósio Multidisciplinar "Identidades brasileiras: olhares cruzados".Agenda da mídia X agenda política: as eleições presidenciais de 2006 e o jornal nacional. 2008. (Seminário).

24.
XIII Simpósio Multidisciplinar da USJT.As dimensões políticas do Jornal Nacional no governo Fernando Henrique Cardoso. 2007. (Simpósio).

25.
XIII Simpósio Multidisciplinar da USJT.As dimensões políticas do Jornal Nacional no governo Fernando Henrique Cardoso. 2007. (Simpósio).

26.
XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2007. (Congresso).

27.
3 Congresso Latino-Americano de Ciências Políticas - Democracia & Desigualdades. Teejornalismo e Controle da Informação: uma análise da estrutura noticiosa do Jornal Nacional. 2006. (Congresso).

28.
V Simpósio Multidisciplinar do UNIFAI - "Estado, Igreja e Cultura".Telejornalismo e Poder - um estudo de caso do Jornal Nacional. 2006. (Simpósio).

29.
XII Simpósio Multidisciplinar da USJT "Conhecimento e Inovação: 100 anos do vôo do 14 Bis".O Fetiche da Mercadoria na Sociedade de Consumo. 2006. (Simpósio).

30.
1 Encontro ESPM de ComunicaÇão e Marketing - A Mídia e o Consumidor do Futuro.A estética da mercadoria: um estudo sobre o significado do cenário de apresentação do Jornal Nacional. 2005. (Simpósio).

31.
XI Simpósio Multidisciplinar da USJT "O que é produção científica? ".Telejornalismo e Controle da Informação: uma análise da estrutura noticiosa do Jornal Nacional. 2005. (Simpósio).

32.
IV Encontro Científico.VI Encontro de Iniciação Científica da UNIP. 2004. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FERNANDES, CARLA MONTUORI. XVI CONGRESSO DE COMUNICAÇÃO POLÍTICA E MARKETING ELEITORAL ? POLITICOM. 2017. (Congresso).

2.
FERNANDES, CARLA MONTUORI. 2o. ENCITECI - Encontro de Ciência, Tecnologia e Informação. 2013. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Fabian Macrini. Rádio e Propaganda: do Hertz ao Bit. Início: 2015. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista. (Orientador).

2.
Christiane Santos. Uma reflexões sobre a teoria da agenda após o desenvolvimento das redes sociais. Início: 2014. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista. (Orientador).

3.
Patrícia Cristina de Lima. PORTA DOS FUNDOS: HUMOR E POLÍTICA NAS WEBSÉRIES BRASILEIRAS. Início: 2014. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista. (Orientador).

4.
Liliana Fusco Enzo. A PRODUÇÃO DA IMAGEM NA POLÍTICA: uma análise do vestuário de Marta Suplicy em tempos de midiatização. Início: 2014. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Rafael Furlan. O processo de construção cenográfica e a formação de um ethos de solidariedade com o programa Minha Casa Minha Vida. Início: 2015. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Paulista. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Giseli Sacco e Marques. O agendamento intermidiático do tráfico de pessoas na novela Salve Jorge. 2018. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista, . Orientador: Carla Montuori Fernandes.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Enio Fachin Franco. O uso da ?a voz do brasil? como mecanismo político-partidário na construção da candidatura de Dilma Rousseff. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação e Marketing) - Centro Universitário de Rio Preto. Orientador: Carla Montuori Fernandes.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Flavia Nunes dos Santos. PLANO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão de Recursos Humanos) - Centro Universitário Assunção. Orientador: Carla Montuori Fernandes.

2.
Aline Cabral. Endomarketing na indústria farmacêutica: um estudo de caso. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Carla Montuori Fernandes.

3.
Sonia Fernandes de Moraes e Jenilson Matias. Marketing de Relacionamento e suas Táticas de Promoção e Fidelização ao Consumidor. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Carla Montuori Fernandes.

4.
Maurício Ferreira dos Santos Mendes. Marketing Esportivo: O poder da Marca de um clube de Futebol. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Carla Montuori Fernandes.

5.
José Gomes Braga, Miquéias Fernandes dos Santos. Competências Comportamentais no Programa Menor Aprendiz. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Carla Montuori Fernandes.

6.
Jussara da Silva Macedo. A mulher no emprego doméstico. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Sociais) - Centro Universitário Assunção. Orientador: Carla Montuori Fernandes.

7.
Ana Paula de Queiroz Besse Signorini; Judy Lee das Graças; e. Técnicas de comercialização de produtos orgânicos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Marketing) - Faculdade Flamingo. Orientador: Carla Montuori Fernandes.

8.
Adriano Lofresi; Joel Carlos Mesquita; et al.. Um negócio bom pra cachorro ? como encantar e fidelizar clientes por meio de técnicas de vendas. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Marketing) - Faculdade Flamingo. Orientador: Carla Montuori Fernandes.

9.
Cláudio Roberto; Luciano de Melo; et al.. Surpreendendo cliente interno, fidelizando o cliente externo. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Marketing) - Faculdade Flamingo. Orientador: Carla Montuori Fernandes.

10.
Alexandre Avelino; Andrea de Fátima Castro; et al. Técnicas de Comercialização de Art- Chic. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Marketing) - Faculdade Flamingo. Orientador: Carla Montuori Fernandes.

11.
Adelson M. Santos; Marcelo Urakawa; outros. As vantagens do comércio eletrônico nas empresas. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Faculdade Flamingo. Orientador: Carla Montuori Fernandes.

12.
André Bispo; Rafael de Sousa; André Luiz; outros. Exclusão Digital. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Faculdade Flamingo. Orientador: Carla Montuori Fernandes.

13.
Elaine da Silva; Caio Henrique. Exclusão Digital. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Faculdade Flamingo. Orientador: Carla Montuori Fernandes.

Orientações de outra natureza
1.
Rafael Gomes Leopoldo. Plano de Negócios: estudo de caso da empresa Natura. 2013. Orientação de outra natureza. (Gestão Mercadológica) - Universidade Paulista. Orientador: Carla Montuori Fernandes.

2.
Rodrigo Alvarenga. Plano de Negócios da empresa Greendene. 2013. Orientação de outra natureza. (Gestão Mercadológica) - Universidade Paulista. Orientador: Carla Montuori Fernandes.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
FERNANDES, CARLA MONTUORI. A liderança da presidente Dilma Rousseff na mídia internacional: uma análise dos jornais Le Monde, El Pais e The New York Times. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
FERNANDES, CARLA MONTUORI; CHAGAS, G. ; CHAIA, V. . 'Voto Limpo' atores e protagonistas na Campanha de Soberania Popular. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
FERNANDES, CARLA MONTUORI. Em destaque nas revistas: a cobertura da transformação visual de Dilma Rousseff na fase de pré-campanha. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
FERNANDES, CARLA MONTUORI. Rede Globo de Televisão: hegemonia e poder na trajetória do telejornalismo brasileiro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
FERNANDES, CARLA MONTUORI; CHAGAS, G. . Mídia jornalística como instrumento de ação política no Golpe Civil-Militar de 1964. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
FERNANDES, CARLA MONTUORI; LEME, F. A. . A cobertura jornalística no Jornal Nacional em manifestações e movimentos sociais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FERNANDES, CARLA MONTUORI; MIRANDA, E. ; CANDIDA, M. . Fatos da Semana. 2017.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/11/2018 às 24:33:03