Lívia Borges Pádua

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4897751758537435
  • Última atualização do currículo em 26/06/2018


Possui mestrado em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2009), pós-graduação em Comunicação e Política pela Universidade de Belo Horizonte (2008) e graduação em Comunicação Social (Hab. Publicidade e Propaganda) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2005). É professora e coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase nas interfaces entre Comunicação e Política. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lívia Borges Pádua
Nome em citações bibliográficas
PÁDUA, Lívia Borges

Endereço


Endereço Profissional
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas.
Padre Francis Cletus Cox
1661
37701-355 - Pocos de Caldas, MG - Brasil
Telefone: (35) 37299200
Ramal: 9242
Fax: (35) 37299201
URL da Homepage: http://www.pucpcaldas.br


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2009
Mestrado em Comunicação Social: Interações Midiáticas.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Título: O escândalo político midiático: uma abordagem sobre o papel da mídia na democracia,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Teresinha Maria de Carvalho Cruz Pires.
Palavras-chave: esfera pública; Política; Mídia.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Setores de atividade: Outros.
2006 - 2007
Especialização em Comunicação e Política. (Carga Horária: 360h).
Uni-BH, UNI-BH, Brasil.
Título: O discurso auto-referencial da mídia na ocasião de um escândalo político: uma reflexão sobre o papel da mídia na democracia.
Orientador: Adélia Fernandes Barroso.
2002 - 2005
Graduação em Comunicação Social Hab Publicidade e Propaganda.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Título: A (re)construção do contexto urbano da cidade de Arcos a partir da interação comunicativa entre os estudantes.
Orientador: Edison Gomes.




Formação Complementar


2006 - 2006
História da Arte:suas origens à contemeporaneidade. (Carga horária: 30h).
Maison da Arte, MAISON DA ARTE, Brasil.
2006 - 2006
Metodologia do Ensino Superior. (Carga horária: 30h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.


Atuação Profissional



Sinapse Comunicação e Marketing, SCM, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 20

Atividades

11/2004 - 02/2006
Estágios , Planejamento estratégico/ Divinópolis, .

Estágio realizado
Durante este período elaborei planejamentos de comunicação e mídia e criei peças publicitárias para algumas empresas da região centro-oeste de Minas Gerais, como: ESMA (Escola Superior de Meio Ambiente), Mobilar, Brasclean, Brasciclo, IGE.

TEMBASE Propaganda e Publicidade Ltd., TB PROP. E PUB., Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 10

Atividades

12/2004 - 12/2005
Estágios , Programa de TV/ Formiga, .

Estágio realizado
Durante este período atuei como apresentadora e repórter do programa Tem Base TV, veiculado pela TV Oeste..

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Bolsista F.I.P, Enquadramento Funcional: Pesquisa, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Bolsita, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 20
Outras informações
Durante este período atuei na função de diretora de atendimento na F/kaz Agência Júnior, do curso de Publicidade e Propaganda.

Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 20
Outras informações
Durante este período realizei estágio supervisionado na F/kaz Agência Júnior, do Curso de Publicidade e Propaganda, elaborando planejamentos de comunicação e mídia.

Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 20

Atividades

02/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, .

Cargo ou função
Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão.
08/2013 - Atual
Ensino, Comunicação e Marketing em Mídias Digitais, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Espaço Publicitários nos Ambientes Digitais
08/2013 - Atual
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Integrada
Política e Mídia
Sociologia da Comunicação
02/2013 - Atual
Extensão universitária , PUC Minas - Campus Poços de Caldas, .

Atividade de extensão realizada
Coordenação do Projeto A terceira idade no rádio: socialização e produção de conteúdo voltado para os idosos.
08/2012 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, PUC Minas - Campus Poços de Caldas, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE).
04/2012 - Atual
Direção e administração, Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas, Campus Poços de Caldas.

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
08/2011 - Atual
Direção e administração, Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas, Campus Poços de Caldas.

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
01/2013 - 07/2013
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Integrada
Política e Mídia
Sociologia da Comunicação
Projeto Experimental I
08/2012 - 12/2012
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Integrada
Política e Mídia
Sociologia da Comunicação
08/2012 - 09/2012
Ensino, Comunicação e Marketing em Mídias Digitais, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
ESPAÇO PUBLICITÁRIO NOS AMBIENTES DIGITAIS
01/2012 - 07/2012
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Integrada
Política e Mídia
Sociologia da Comunicação
01/2012 - 07/2012
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia, Processos Educativos e Novas Tecnologias
02/2012 - 03/2012
Ensino, Comunicação Organizacional, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação nas Organizações Públicas
08/2011 - 12/2011
Direção e administração, Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas, Campus Poços de Caldas.

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
08/2011 - 12/2011
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Integrada
Política e Mídia
08/2011 - 12/2011
Extensão universitária , Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas, Campus Poços de Caldas.

Atividade de extensão realizada
Coordenação de Extensão no Curso de Publicidade e Propaganda.
07/2011 - 12/2011
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia, Processos Educativos e Novas Tecnologias
01/2011 - 07/2011
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Integrada
Política e Mídia
08/2010 - 12/2010
Ensino, Comunicação Social Integrada (Pub. e Prop.), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia da Comunicação
Planejamento de Mídia
08/2010 - 12/2010
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Integrada
01/2010 - 07/2010
Ensino, Comunicação Social Integrada (Pub. e Prop.), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria e Pesquisa de Opinião Pública
Política e Mídia
Planejamento de Mídia
08/2009 - 12/2009
Ensino, Comunicação Social Integrada (Pub. e Prop.), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Planejamento de Mídia
Arte e Estética
Gerência de Campanha Publicitária e Institucional
01/2009 - 07/2009
Ensino, Comunicação Social Integrada (Pub. e Prop.), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Política e Mídia
Gerência de Campanha Publicitária e Institucional
05/2009 - 06/2009
Ensino, Imagens e Mídias Diversas, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Imagem Pública
08/2008 - 12/2008
Ensino, Comunicação Social Integrada (Pub. e Prop.), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gerência de Campanha Publicitária e Institucional
Teoria e Pesquisa de Opinião Pública
01/2008 - 07/2008
Ensino, Comunicação Social Integrada (Pub. e Prop.), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria e Técnica de Publicidade e Propaganda
Política e Mídia
08/2007 - 12/2007
Ensino, Comunicação Social Integrada (Pub. e Prop.), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia da Comunicação
Teoria e Técnica de Publicidade e Propaganda
02/2007 - 07/2007
Ensino, Comunicação Social Integrada (Pub. e Prop.), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria e Técnica de Publicidade e Propaganda
Sociologia da Comunicação
02/2005 - 12/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas, Arcos.

Cargo ou função
Durante este período fui membro do colegiado, representante dos alunos, do curso de Comunicação Social.
02/2005 - 07/2005
Estágios , Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas, Arcos.

Estágio realizado
Durante este período realizei estágio supervisionado no setor de rádio e TV, do curso de Comunicação Social Integrada..
8/2003 - 12/2003
Estágios , Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas, Arcos.

Estágio realizado
Durante este período realizei estágio supervisionado na F/kaz Agência Júnior, do curso de Publicidade e Propaganda, elaborando planejamentos de comunicação e mídia..
2/2003 - 6/2003
Estágios , Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas, Arcos.

Estágio realizado
Monitoria de direção de atendimento, na F/kaz Agência Júnior.
11/2002 - 12/2002
Estágios , Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas, Arcos.

Estágio realizado
Durante este período realizei estágio supervisionado na F/kaz Agência Júnior, do curso de Publicidade e Propaganda, atuando como redatora..

Fundação de Ensino Superior de Passos, FESP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Atividades

08/2010 - 12/2010
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Mídia
01/2010 - 07/2010
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Criação Publicitária
Mídia
08/2009 - 12/2009
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Mídia
01/2009 - 07/2009
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos Especiais em Publicidade e Propaganda
Criação Publicitária
08/2008 - 12/2008
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Criação Publicitária
Tópicos Especiais em Publicidade e Propaganda
02/2008 - 07/2008
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Criação Publicitária
Tópicos Especiais em Publicidade e Propaganda


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
ENTRE A VITÓRIA ELEITORAL E A VITÓRIA POLÍTICA: As semelhanças e as disparidades dos temas das propostas apresentadas no HGPE por candidatos que ocupam posições diferentes na corrida eleitoral
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Lívia Borges Pádua - Coordenador / Juliana Costa Senciano - Integrante.Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Bolsa.
2016 - 2017
A CONVERGÊNCIA ENTRE AS AGENDAS DA MÍDIA E DA POLÍTICA: um estudo da disputa presidencial de 2014
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Lívia Borges Pádua - Coordenador / Leticia Ferreira - Integrante.Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Bolsa.
2004 - 2005
Durante este período atuei como pesquisadora no estudo: Mulheres Idosas e Alternativas de Sociabilidade: uma Análise Comparativa em Realidades Urbanas Distintas -Arcos e BH , cujo orientador foi o Prof. Dr. Marcos Roberto do Nascimento.
Descrição: Este trabalho buscou verificar quais eram as alternativas de sociabilidade encontradas e criadas pelas mulheres idosas da cidade de Arcos, com o intuito de se estabelecer uma comparação com as encontradas em Belo Horizonte, para que se pudesse demonstrar que as diferenças dos contextos urbanos implicam em diferentes possibilidades de socialização..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Lívia Borges Pádua - Coordenador.Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 2


Projetos de extensão


2013 - Atual
A tercerira idade no rádio: socialização e produção de conteúdo voltado para os idosos
Descrição: Este Projeto busca promover a inserção da Terceira Idade da comunidade poços-caldense na Era da rádio digital, com o intuito produzir conteúdo informativo, pertinente aos interesses desse público, para rádios web e comunitárias. Com isso, pretende-se ainda promover a sociabilidade dos idosos por meio das oficinas previstas no projeto; fazer um paralelo entre a Era de Ouro da Rádio, nos anos 30 do século XX, com as novas possibilidades da rádio na Era Digital; incentivar a problematização de questões pertinentes a comunidade da terceira idade por meio de discussões durante as oficinas, para gerar pautas para os programas de rádio a serem criados; capacitar o público-alvo para o uso de tecnologias da comunicação e informação e, assim, permitir que atuem como locutores e produtores de programas para rádios web e comunitárias; gerar conteúdo informativo para programas de rádios web e comunitárias pertinentes aos interesses do público-alvo nas mais diversas áreas de interesse: saúde e bem-estar, assessoria jurídica, economia, entre outros, em parceria com os cursos de Graduação da PUC Minas; envolver os participantes do projeto a fim de promover uma transformação em suas vidas via atividades que fortaleçam suas relações sociais e capacidade criativa..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Lívia Borges Pádua - Coordenador / Amanda Veronesi Vieira - Integrante / Cintia Maria Gomes Murta - Integrante / Clarissa Mendes Baldim Rabelo - Integrante / Laura Pereira Melo - Integrante.Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Política.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Publicidade e Propaganda.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2005
Prêmio de Propaganda: 2º CRIAFEST MG, Assossiação Mineira de Propaganda.
2004
Prêmio de Propaganda: 1º CRIAFEST MG, Associação Mineira de Propaganda e Clube Mineiro de Criação.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PÁDUA, Lívia Borges2014 PÁDUA, Lívia Borges; Viana, Pablo Morena Fernandes . A realidade econômica, segundo Aécio Neves e Dilma Rousseff: uma análise semiótica sobre as tentativas de (re)construção social da realidade. Memento (Três Corações), v. 5, p. 1-24, 2014.

2.
PÁDUA, Lívia Borges2010 PÁDUA, Lívia Borges. A relação entre o enquadramento da notícia e o processo de accountability: uma reflexão sobre um dos episódios do caso Renan Calheiros. Mediação (Belo Horizonte), v. 11, p. 80-90, 2010.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
PÁDUA, Lívia Borges. Marketing Político. 1. ed. São Paulo: Pearson, 2016. v. 1. 160p .

Capítulos de livros publicados
1.
PÁDUA, Lívia Borges. Os escândalos midiáticos protagonizados por pessoas comuns: a pornografi a de revanche e a publicização da intimidade. In: Moisés de Lemos Martins & Madalena Oliveira. (Org.). Comunicação ibero-americana: os desafios da Internacionalização - Livro de Atas do II Congresso Mundial de Comunicação ibero-americana. 1ed.Braga: CECS - Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade Universidade do Minho, 2014, v. , p. 120-128.

2.
PÁDUA, Lívia Borges. A (re)construção do contexto urbano arcoense sob a perspectiva das interações comunicativas. In: BOMFIM, Filomena Maria Avelina; Pacheco, Roni P. M.. (Org.). Tom regional: a voz dos filhos da terra. 01ed.Arcos (MG}: CCO Comunicações e Empreendimentos - Gráfica e Editora Centro Oeste, 2010, v. 01, p. 01-222.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PÁDUA, Lívia Borges. A lógica das estratégias eleitorais de Aécio Neves em 2014: uma leitura do HGPE em face da midiatização da política. In: I Seminário Internacional de Pesquisa em Midiatização e Processos Sociais, 2016, São Leopoldo (RS). Anais do I Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais. São Leopoldo (RS): Casa Leiria, 2016. v. 1. p. 445-465.

2.
PÁDUA, Lívia Borges; Viana, Pablo Morena Fernandes . O entretenimento como propaganda eleitoral negativa: um estudo de caso sobre ?Turista da Veiga? em Minas Gerais. In: VI Compolítica, 2015, Rio de Janeiro. Anais do VI Congresso da Compolítica (2015), 2015.

3.
PÁDUA, Lívia Borges. A midiatização da política: notas sobre as congruências entre as agendas apresentadas por Aécio Neves no HGPE e pelo JN. In: 39o Encontro anual da Anpocs, 2015, Caxambu/MG. Anais do 39º Encontro Anual da Anpocs, 2015.

4.
PÁDUA, Lívia Borges. As eleições presidenciais de 2014 e o escândalo midiático da Petrobras. In: XIII Seminário Internacional da Comunicação, 2015, Porto Alegre. Janelas para o mundo : telas do imaginário. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2015.

5.
PÁDUA, Lívia Borges. O escândalo da Petrobras e as eleições presidenciais no Brasil: Uma análise das estratégias de campanha adotadas por Aécio Neves e Dilma Rousseff em virtude desse escândalo. In: VIII Congreso Latinoamericano de Ciencia Política, 2015, Lima. Anales de los Congresos Latinoamericanos de Ciencia Política ALACIP, 2015.

6.
PÁDUA, Lívia Borges. Vigilância e controle no Orkut. In: IV Semana da Comunicação, 2008, Passos/MG. IV Semana da Comunicação, 2008.

7.
PÁDUA, Lívia Borges. A (re)construção do contexto urbano arcoense a partir da inserção do estudante estrangeiro. In: X Colóquio Internacional de Comunicação para o Desenvolvimento Regional, 2005, Chapecó/SC. Regiocom 2005, 2005. v. 1.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PÁDUA, Lívia Borges. A lógica das estratégias eleitorais de Aécio Neves em 2014: uma leitura do HGPE em face da midiatização da política. In: I Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais, 2016, São Leopoldo (RS). Caderno de Resumos do I Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais. São Leopoldo (RS): Casa Leiria, 2016. v. 1. p. 88-91.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PÁDUA, Lívia Borges. O HGPE em face da midiatização da política: uma proposta metodológica. In: I Congresso de Estudos Comunicacionais (Conec), 2016, Poços de Caldas (MG). Caderno de Resumos e Programação do 1º CONEC: Congresso Nacional de Estudos Comunicacionais da PUC Minas em Poços de Caldas, 2016. v. 1. p. 1-251.

2.
PÁDUA, Lívia Borges. A campanha eleitoral para os pobres: o discurso de Aécio Neves no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral. In: VI Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso (SIAD), 2016, Belo Horizonte. Programação e Caderno de Resumos. Belo Horizonte (MG): UFMG, 2016. v. 1. p. 122-123.

3.
PÁDUA, Lívia Borges. A midiatização da política: notas sobre as congruências entre as agendas apresentadas por Aécio Neves no HGPE e pelo JN. In: 39º ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS, 2015, Caxambu/MG. RESUMOS 2015, 2015. p. 1-30.

4.
PÁDUA, Lívia Borges; ALMEIDA, L. K. . Mulheres Idosas e Alternativas de Sociabilidade: uma Análise Comparativa em Realidades Urbanas Distintas - Arcos e BH. In: 12º Seminário de Iniciação Cientifica - Semana de Ciência e Tecnologia, 2004, Betim. 12º Seminário de Iniciação Cientifica. Belo Horizonte: FUMARC, 2004. v. 1. p. 69-69.

Apresentações de Trabalho
1.
PÁDUA, Lívia Borges. Entre a vitória política e a vitória eleitoral: as estratégias dos candidatos nanicos nas eleições presidenciais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
PÁDUA, Lívia Borges. A lógica das estratégias eleitorais de Aécio Neves em 2014: uma leitura do HGPE em face da midiatização da política. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
PÁDUA, Lívia Borges. A campanha eleitoral para os pobres: o discurso de Aécio Neves no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
PÁDUA, Lívia Borges. O HGPE em face da midiatização da política: uma proposta metodológica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
PÁDUA, Lívia Borges. A lógica das estratégias eleitorais de Aécio Neves em 2014: uma leitura do HGPE em face da midiatização da política. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
PÁDUA, Lívia Borges. O escândalo da Petrobras e as eleições presidenciais no Brasil: Uma análise das estratégias de campanha adotadas por Aécio Neves e Dilma Rousseff em virtude desse escândalo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
PÁDUA, Lívia Borges. A midiatização da política: notas sobre as congruências entre as agendas apresentadas por Aécio Neves no HGPE e pelo JN. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
PÁDUA, Lívia Borges; Viana, Pablo Morena Fernandes . O entretenimento como propaganda eleitoral negativa: um estudo de caso sobre ?Turista da Veiga? em Minas Gerais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
PÁDUA, Lívia Borges. Os escândalos midiáticos protagonizados por pessoas comuns: a pornografia de revanche e a publicização da intimidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
PÁDUA, Lívia Borges. As eleições municipais de 2012 em São Paulo: o papel do discurso sobre os partidos na construção/desconstrução da imagem dos candidatos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
PÁDUA, Lívia Borges. Vigilância e Controle no Orkut. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
PÁDUA, Lívia Borges; ALMEIDA, L. K. . Mulheres Idosas e Alternativas de Sociabilidade: uma Análise Comparativa em Realidades Urbanas Distintas - Arcos e BH. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
PÁDUA, Lívia Borges. A (re)construção do contexto urbano da cidade de Arcos a partir da interação comunicativa entre estudantes 2006 (Resumo).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PÁDUA, Lívia Borges; LEITE, R. S.; RODRIGUES, R. J. C.. Participação em banca de Olivieira, Júnia M. de; MIRANDA, Lígia B. F. M.; MENEZES.A imagem pública de Lula sob a perspectiva de dois veículos impressos: uma análise das campanhas de 1989, 1994, 1998 e 2002. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

2.
PÁDUA, Lívia Borges; ALMEIDA, F. L.; ARAUJO, G. S.. Participação em banca de RIBEIRO, D. M. E.; SILVA, G. R.; FELIPE, G. J. J.; LEITE, N..A espetacularização da cobertura jornalística: o caso dos mineiros chilenos no portal G1. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

3.
BONATTO, F. R. O.; SILVA, E. P.; PÁDUA, Lívia Borges. Participação em banca de Fernanda Generoso de Alcântra.Violência, sociedade e escola: qual o papel da escola?. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

4.
FREITAS, J. M. A.; ALMEIDA, Fernanda Lília; PÁDUA, Lívia Borges. Participação em banca de Camila H. Santos; Carina F. Martins.O olhar semiótico sobre o Teleljornalismo: um estudo do quadro "Proteste Já" do programa CQC da Rede Bandeirantes de Televisão. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Integrada (Hab. Jornalismo)) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

5.
CAETANO, Claudia Siquiera; FREITAS, J. M. A.; PÁDUA, Lívia Borges. Participação em banca de Daniela T. F.; Douglas A. F; Gabriel C. P.; Lucas J. da S. P.Rainha "só" dos baixinhos?: um estudo de caso das estratégias que transformaram Xuxa em mito midiático. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Integrada (Pub. e Prop.)) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

6.
Cláudia Siqueira Caetano; TEIXEIRA, Naiara; PÁDUA, Lívia Borges. Participação em banca de Thaís Maria da Costa.Propaganda Política na contemporaneidade: uma análise dos bastidores da campanha de 2002 de Luiz Inácio Lula da Silva no documentário "Entreatos". 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Integrada (Pub. e Prop.)) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

7.
FREITAS, J. M. A.; IMBROISI, Françoise; PÁDUA, Lívia Borges. Participação em banca de Daniela G. de A.; Eduardo de O. P.; Júnia Pablo de M..Fotografia ou ilustração?. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Integrada (Pub. e Prop.)) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

8.
PÁDUA, Lívia Borges; Aida Franco de Lima; Cláudia Siqueira Caetano. Participação em banca de Daiany Soares Sarmento.O território das capas de livros: Uma análise semiótica das capas da coleção Plenos Pecados. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Integrada (Hab. Jornalismo)) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

9.
Viana, Pablo Morena Fernandes; Brum, Marco Antônio Carvalho; PÁDUA, Lívia Borges. Participação em banca de Willian Douglas Faria Vargas.Identidade da marca do banco Itáu: Influência dos elementos visuais. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Integrada (Pub. e Prop.)) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
PÁDUA, Lívia Borges; Viana, Pablo Morena Fernandes. Concurso de docentes do Quadro Efetivo. Edital 002/2014. 2014. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VI Compolítica. O entretenimento como propaganda eleitoral negativa: um estudo de caso sobre ?Turista da Veiga? em Minas Gerais. 2015. (Congresso).

2.
VIII Congreso Latinoamericano de Ciencia Política. O escândalo da Petrobras e as eleições presidenciais no Brasil: Uma análise das estratégias de campanha adotadas por Aécio Neves e Dilma Rousseff em virtude desse escândalo. 2015. (Congresso).

3.
II Confibercom: Os desafios da investigação. Os escândalos midiáticos protagonizados por pessoas comuns: a pornografia de revanche e a publicização da intimidade. 2014. (Congresso).

4.
I Semana de Pós-Graduação em Ciência Política: Interfaces da Ciência Política. 2013. (Seminário).

5.
Produção de filme publicitário.Produção de filme publicitário. 2010. (Oficina).

6.
A importância do estágio/monitoria na formação profissional do comunicador.A importância do estágio/monitoria na formação profissional do comunicador. 2008. (Encontro).

7.
COMPÓS. 2008. (Congresso).

8.
12º Seminário de Iniciação Cientifica - Semana de Ciência e Tecnologia.Mulheres Idosas e Alternativas de Sociabilidade: uma Análise Comparativa em Realidades Urbanas Distintas - Arcos e BH. 2004. (Seminário).

9.
I Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão.Mulheres Idosas e Alternativas de Sociabilidade: uma Análise Comparativa em Realidades Urbanas Distintas - Arcos e BH. 2004. (Outra).

10.
Oficina: Memória e construção do projeto de vida para, em velho, Ser.Memória e construção do projeto de vida para, em velho, Ser. 2004. (Oficina).

11.
Oficina de Voz. 2004. (Oficina).

12.
Palestra: Representação de Nação no Jornal Nacional. 2004. (Outra).

13.
III Semana da Comunicação. 2003. (Outra).

14.
Seminário de Pesquisa: 'A Crítica da Modernidade'. 2003. (Seminário).

15.
II Semana de Comunicação. 2002. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PÁDUA, Lívia Borges; FAVARO, R. V. ; NOGUEIRA, A. C. ; MURTA, C. M. G. ; OLIVERIA, E. F. ; CARVALHO, L. F. T. ; OLIVEIRA, V. V. ; FERREIRA JUNIOR, S. ; MENDES, C. M. . II Congresso Nacional de Estudos Comunicacionais. 2017. (Congresso).

2.
PÁDUA, Lívia Borges. I Congresso Nacional de Estudos Comunicacionais. 2016. (Congresso).

3.
PÁDUA, Lívia Borges; Viana, Pablo Morena Fernandes . III Jornada da Comunicação - Comunicação Digital. 2013. (Outro).

4.
PÁDUA, Lívia Borges; Viana, Pablo Morena Fernandes . II Jornada da Comunicação - Semana do Audiovisual. 2012. (Outro).

5.
PÁDUA, Lívia Borges; Viana, Pablo Morena Fernandes . II E-Com (II Encontro de Comunicadores). 2012. (Outro).

6.
PÁDUA, Lívia Borges; Viana, Pablo Morena Fernandes . I E-Com (I Encontro de Comunicadores). 2011. (Outro).

7.
PÁDUA, Lívia Borges. Marketing esportivo: o Brasil e a Copa de 2014. 2010. (Outro).

8.
PÁDUA, Lívia Borges. Museu Virtual. 2010. (Outro).

9.
PÁDUA, Lívia Borges. Novas mídias: mídia digital out of home. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Carina D'A. V. F., Jéssica M., Marcos A. F. L. Marcelo M. T.. Comunicação organizacional nas redes sociais: o caso do perfil do facebook da PUC Minas em Poços de Caldas. Início: 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Eduardo L. V., Eulália M. M., Ricardo M. P.; Sttenio R. C.. Mídia Digital Out-of-home: um estuda da mensagem publicitária veiculada nos metrôs da cidade de São Paulo pela TV Minuto. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Integrada (Pub. e Prop.)) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Lívia Borges Pádua.

2.
Simone Oliveira de Morais. O entretenimento como publicidade: uma análise do produto cultural "Ben 10" e dos anúncios dos produtos relacionados a ele. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Fundação de Ensino Superior de Passos. Orientador: Lívia Borges Pádua.

3.
André C.A.; Diego. A. S.; João Paulo S. Sthéfan A. P. S.. Estratégias promocionais do Cruzeiro Esporte Clube: estudo de caso do pprograma de fidelidade "Sócio do Futebol". 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Integrada (Pub. e Prop.)) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Lívia Borges Pádua.

4.
Geralda Aparecida de Moraes. Assessoria de comunicação integrada no âmbioto de uma instituição pública: o caso da Prefeitura Municipal de Jacuí. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Fundação de Ensino Superior de Passos. Orientador: Lívia Borges Pádua.

5.
Marcelo Silva Coimbra. As possibilidades do uso do celular para transmissão de mensagens com dicas preventivas da Polícia Militar para o cidadão. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Fundação de Ensino Superior de Passos. Orientador: Lívia Borges Pádua.

6.
Aryel Filipe Vasconcelos Silva; Graciellen Cabral Rezende. Publicidade de móteis: análise da publicidade realizada por móteis de Belo Horizonte. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Integrada (Pub. e Prop.)) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Lívia Borges Pádua.

7.
Walter Antonio Silva. Mídia externa: o uso do outdoor como midia principal pelas empresas de moda em Passos/MG. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Fundação de Ensino Superior de Passos. Orientador: Lívia Borges Pádua.

Iniciação científica
1.
Letícia Veríssimo Militão Martins. O LUGAR DE FALA DAS MULHERES NA POLÍTICA: uma análise comparativa entre a representação feminina e masculina na Câmara Municipal de Poços de Caldas e na mídia poços-caldense. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Lívia Borges Pádua.

2.
Gabriel Anadão Aliende Ribeiro. Esporte e consumo: a consolidação do Clube de Futebol como Marca. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Lívia Borges Pádua.

3.
Raíssa Campos Ribeiro. O papel da mídia local para a construção da imagem institucional: estudo de caso da empresa LDC SEV. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação Social Integrada (Pub. e Prop.)) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Lívia Borges Pádua.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 10:50:18