Luciana Maria Lima Souto de Vasconcelos Torres

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  • Última atualização do currículo em 11/09/2018


Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2012), com bolsa-sanduíche na Universidade de Maryland, USA (2011), concedida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Federal Fluminense. Graduada com Licenciatura em Letras pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é Professora de Educação a Distância do Magistério Superior do Instituto Nacional de Educação de Surdos (DESU/INES) RJ , participante de grupo de pesquisa na Universidade Federal Fluminense e no INES. Tem experiência na área de Educação, atuando como professora principalmente nos seguintes temas: gestão educacional, orientação educacional, supervisão educacional, história da educação, filosofia da educação, pós-graduação lato sensu, educação a distância,formação de professores, língua portuguesa e letramento e alfabetização. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luciana Maria Lima Souto de Vasconcelos Torres
Nome em citações bibliográficas
TORRES, L.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Nacional de Educação de Surdos, NEO.
Rua das Laranjeiras - 232
Laranjeiras
22240003 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 22857546
Ramal: 1532
Fax: (21) 22857284
URL da Homepage: http://portalines.ines.gov.br/


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2012
Doutorado em Educação.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: O SILENCIAMENTO SOBRE A PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU NO BRASIL E SUA MERCANTILIZAÇÃO, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: JÉSUS DE ALVARENGA BASTOS.
1982 - 1988
Mestrado em Educação.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Comunidade e Necessidade Escolar,Ano de Obtenção: 1988.
Orientador: Balina Bello Lima.
Palavras-chave: Escola comunitária.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação Superior.
1992 - 1993
Especialização em Linguá Portuguesa. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
1971 - 1977
Graduação em LETRAS (PORTUGUÊS-LITERATURA).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.




Formação Complementar


2016
LIBRAS. (Carga horária: 360h).
Instituto Nacional de Educação de Surdos, INES, Brasil.
2016 - 2018
Curso de Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. (Carga horária: 50h).
Instituto Nacional de Educação de Surdos, INES, Brasil.
2016 - 2016
Tecnologia no ensino bilíngue: uso do PREZI e outros recursos.. (Carga horária: 2h).
Instituto Nacional de Educação de Surdos, INES, Brasil.
2015 - 2015
Tecnologia no ensino bilíngue: uso do PREZI e outros recursos.. (Carga horária: 2h).
Instituto Nacional de Educação de Surdos, INES, Brasil.
2005 - 2005
A pesquisa recente sobre a formação do professor:.
Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação, ANPEd, Brasil.
2004 - 2004
Inglês como segunda Língua.
The New England School Of English, TNESE, Estados Unidos.
2001 - 2001
Rumos para a área de educação na universidade bras.
Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação, ANPEd, Brasil.
2001 - 2001
OFICINA SOBRE PLANO DE METAS 2001.
Comanda Treinamento & Consultoria Ltda., COMANDA, Brasil.
2000 - 2000
Computadores na Educação Uma Introdução. (Carga horária: 60h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
2000 - 2000
METODOLOGIA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E AD.
Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação, ANPEd, Brasil.
1997 - 1997
HISTÓRIA DO CURRÍCULO.
Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação, ANPEd, Brasil.
1995 - 1995
Windows. (Carga horária: 8h).
Datapro, DATAPRO, Brasil.
1994 - 1994
Extensão universitária em Oficina da Oralidade a Escrita.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
1994 - 1994
Extensão universitária em Oficina de Texto.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
1991 - 1991
UMA ABORDAGEM PRODUTIVA PARA O ENSINO DE LÍNGUA PO.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Nacional de Educação de Surdos, INES, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ADJUNTO, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: PROFESSOR SUBSTITUTO, Carga horária: 40

Atividades

03/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , INES, .


Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Professora contratada, Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 12

Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Substituta, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas Ministradas : Alfabetização I e II, Pesquisa em Educação I e II, Prática de Ensino I e Prática de Ensino para as Séries Iniciais

Atividades

3/1998 - 12/1998
Ensino, Formação de Professores, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Alfabetização I e II
Pesquisa em Educação I e II
Prática de Ensino I
Prática de Ensino para Séries Iniciais

Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - Atual
Vínculo: Grupo de pesquisa, Enquadramento Funcional: participante, Carga horária: 4

Atividades

01/2002 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Estudos Sociais Aplicados, Faculdade de Educação.


Fundação Pública Municipal de Educação de Niteroi, FPMEN, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Assessora do Plano Municipal, Enquadramento Funcional: Assessora, Carga horária: 20

Atividades

08/2005 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Secretaria Municipal de Educação de Niteroi, Secretaria Municipal de Educação de Niteroi.

Atividade realizada
Assessoria.

Fundação Educacional Serra dos Órgãos, FESO, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Titular B, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Titular B, Carga horária: 4
Outras informações
Coordenadora do Curso de Especialização - nível de Pós-graduação Lato Sensu em Administração Escolar

Vínculo institucional

2001 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Titular B, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia

Atividades

01/2005 - 12/2005
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Princípios e Métodos em Supervisão Educacional
02/2004 - 07/2004
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Princípios e Métodos em Supervisão Educacional
02/2004 - 07/2004
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Planejamento e Avaliação
8/1999 - 7/2004
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino Médio
Estrutura e Funcionamento de Ensino
Planejamento e Avaliação Educacional
Princípios e Métodos em Supervisão Educacional
10/2003 - 06/2004
Direção e administração, Fundação Educacional Serra dos Órgãos, .

Cargo ou função
Coordenação da Pós-Graduação Lato Sensu.
10/2003 - 06/2004
Ensino, Administração Escolar, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tendências Pedagógicas Contemporânes
02/2001 - 01/2004
Direção e administração, Curso de Pedagogia, .

Cargo ou função
Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia.
2000 - 2000
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática do Ensino Fundamental
1999 - 1999
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática do Ensino Médio
1998 - 1998
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática I
1998 - 1998
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ensino Básico

INSTITUTO SUPERIOR DE ENSINO CELSO LISBOA, CEUCEL, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: PROFESSOR AUXILIAR DE ENSINO, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: PROFESSOR AUXILIAR DE ENSINO, Carga horária: 2

Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Prof. Auxiliar de Ensino, Carga horária: 23

Atividades

02/2007 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Alfabetização e letramento
Estudos Pedagógicos Integrados
História da Educação
Tecnologia e educação
Tópicos Teórico-práticos de Aprofundamento
07/2006 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Universitário Celso Lisboa, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Curso de Pedagogia.
02/2006 - 07/2006
Outras atividades técnico-científicas .

Atividade realizada
Orientação de Monografia.

Universidade do Grande Rio, UNIGRANRIO, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1993
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora Visitante, Carga horária: 10

Vínculo institucional

1991 - 1991
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora Visitante, Carga horária: 12
Outras informações
Ministrei o módulo " Prática de Magistério" no Curso de Pós-graduação em TÉCNICAS DE ENSINO PARA O MAGISTÉRIO SUPERIOR da Faculdade de Educação, ciêmcias e Letras Grande Rio.

Vínculo institucional

1991 - 1991
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora Visitante, Carga horária: 12
Outras informações
45 h/a de atividades no Curso de Pós-graduação em TÉCNICAS PARA O MAGISTÉRIO SUPERIOR da Faculdade de Educação, Ciências e Letras Grande Rio.

Vínculo institucional

1990 - 1990
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora Visitante, Carga horária: 10
Outras informações
20 horas de atividades no Curso de Póis-graduação em ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR, da Faculdade de Educação Ciências e Letras Grande Rio.

Atividades

08/1993 - 10/1993
Ensino, Pós-Graduação "Lato Sensu", Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Administração Escolar - Pública e Privada
Meios Métodos e Técnicas de Ensino
Didática e Inovação em Educação
12/1991 - 12/1991
Ensino, Pós-Graduação "Lato Sensu", Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Magistério
09/1991 - 10/1991
Ensino, Pós-Graduação "Lato Sensu", Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Didática e Inovação em Educação
11/1990 - 12/1990
Ensino, Pós-Graduação "Lato Sensu", Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Administração Escolar Pública e Privada

Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1992
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8

Vínculo institucional

1991 - 1991
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de pós-graduação, Carga horária: 36
Outras informações
Curso de Supervisão Educacional na cidade de Guaçuí-ES

Vínculo institucional

1991 - 1991
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de pós-graduação, Carga horária: 36
Outras informações
No Curso de Pós Graduação em Planejamento Educacional em Laginha-MG

Vínculo institucional

1990 - 1990
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Vínculo institucional

1990 - 1990
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de pós-graduação, Carga horária: 30
Outras informações
Curso de Pós-graduação Lato Sensu da ASOEC, de Supervisão, na cidade de Guaçui- ES

Atividades

04/1991 - 03/1992
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estrutura e Funcionamento do Ensino de primeiro e segundo graus
06/1991 - 06/1991
Ensino, Pós-Graduação "Lato Sensu", Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Supervisão Educacional
03/1991 - 03/1991
Ensino, Pós-Graduação "Lato Sensu", Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Planejamento Educacional
10/1990 - 10/1990
Ensino, Pós-Graduação "Lato Sensu", Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Supervisão Educacional
08/1990 - 08/1990
Ensino, Pós-Graduação "Lato Sensu", Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino Superior
05/1990 - 05/1990
Ensino, Pós-Graduação "Lato Sensu", Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Planejamento Educacional
03/1990 - 03/1990
Ensino, Pós-Graduação "Lato Sensu", Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Mudança e Inovação em Educação
Métodos e técnicas de Estudo e Pesquisa
Estrutura e Funcionamento do Ensino
02/1990 - 02/1990
Ensino, Pós-Graduação "Lato Sensu", Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Planejamento Educacional
10/1989 - 10/1989
Ensino, Pós-Graduação "Lato Sensu", Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Administração Educacional

Fundação Brasileira de Educação-Centro Educacional de Niterói, CEN, Brasil.
Vínculo institucional

1972 - 1974
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40

Atividades

04/1972 - 07/1974
Ensino,

Disciplinas ministradas
Todas das séries iniciais do ensino fundamental

Instituto Superior de Educação La Salle, ISE LASALLE, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0

Atividades

2002 - 2003
Ensino, Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didatica I, Didática II

Faculdade Cenecista de Itaboraí, FACNEC, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 11

Atividades

02/2005 - 03/2006
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Orientação Educacional
Pesquisa e Prática Pedagógica
08/2005 - 12/2005
Ensino, Põs-graduação "lato sensu", Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Trabalho Científico

Governo do Estado do Rio de Janeiro, GOVERNO/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

1972 - 1997
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Primário do Quadro Perma., Carga horária: 20

Atividades

03/1972 - 12/1997
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa

Curso Alzira Bittencourt, CAB, Brasil.
Vínculo institucional

1971 - 1971
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Atividades

03/1971 - 11/1971
Ensino,

Disciplinas ministradas
Música


Linhas de pesquisa


1.
POLíTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO

Objetivo: Pesquisa sobre Políticas Públicas em Educação.
Palavras-chave: Educação; LATO SENSU; Ensino Superior.
2.
NOVAS TECNOLOGIAS E ACESSIBILIDADE NA SURDEZ


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
ACESSIBILIDADE A MUSEU E EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE SURDOS
Descrição: Analisar a apropriação dos bens culturais do museu como espaço de ampliação cultural e educacional na educação bilíngue; Discutir a utilização do museu no processo educacional de surdos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Luciana Maria Lima Souto de Vasconcelos Torres - Coordenador / Tania Chalhub - Integrante / Luciana Torres - Integrante / Érica Machado - Integrante.

Número de produções C, T & A: 1
2008 - Atual
A PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU COMO OPÇÃO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .

Integrantes: Luciana Maria Lima Souto de Vasconcelos Torres - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional/Especialidade: Administração de Unidades Educativas.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: ENSINO SUPERIOR.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Libras
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2001
Prêmio Lions de Educação, Associação Internacional de Lions Clubes,Distrito LC-1.
1991
Paraninfa da Turma de Pós-graduação em Guaçuí-ES, Universidade Salgado de Oliveira.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
TORRES, L.. A Mercantilização da Pós-Graduação Lato Sensu no Brasil. 23. ed. Curitiba - PR: APPRIS, 2018. 280p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
TORRES, L.. Pos-graduação lato sensu: territorio do livre-mercado.. In: II SEMINARIO DE EDUCAÇÃO BRASILEIRA, 2009, CAMPINAS -SP. OS DESAFIOS CONTEMPORÄNEOS PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA E OS PROCESSOS DE REGULAÇÃO. CAMPINAS: CEDES, 2009.

2.
TORRES, L.; ORNELAS, A. P. B. ; OLIVEIRA, P. S. ; OLIVEIRA, M. T. E. ; DORNELLAS SOBRINHO, R. J. ; IÓRIO, V. M. V. B. M. . Perspectivas para uma pedagogia radical em uma instituição particular : uma experiência na formação de educadores críticos em Teresópolis. In: Simpósio Internacional Crise da Razão e da Política ma Formação Docente, 2001, Niterói. Simpósio Internacional Crise da Razão e da Política na Formação Docente. Rio de Janeiro: Ágora da Ilha, 2001. v. 01.

3.
TORRES, L.. É POSSÍVEL UMA ESCOLA COMUNITÁRIA EM UM PAÍS CAPITALISTA?l. In: CONGRESSO DE PEDAGOGIA, 1999, Havana. Programa Científico Pedagogia 99. HAVANA, 1999. v. 01.

Apresentações de Trabalho
1.
TORRES, L.. TRABALHO, CULTURA E CURRÍCULO NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
TORRES, L.. O SILENCIAMENTO SOBRE A PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU NO BRASIL E SUA MERCANTILIZAÇÃO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
TORRES, L.. POS-GRADUAÇÃO LATO SENSU: TERRITORIO DO LIVRE MERCADO.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
TORRES, L.; COSTA, Isa. . DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS ENTRE ANISIO TEIXEIRA E PAULO FREIRE.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
TORRES, L.. POS-GRADUAÇÃO LATO SENSU: TERRITORIO DO LIVRE MERCADO.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
TORRES, L.; ORNELLAS, A. P. B. ; OLIVEIRA, P. S. ; OLIVEIRA, M. T. E. ; D SOBRINHO, R. J. ; IÓRIO, V. . Perspectiva para uma pedagogia radical em uma instituição particular:uma experiência na formação de educadores críticos em Teresópolis/RJ. 2001. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
TORRES, L.. É POSSÍVEL UMA ESCOLA COMUNITÁRIA NUM PAÍS CAPITALISTA?. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
TORRES, L.. MANUAL DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO. RIO DE JANEIRO: UCB, 1996 (GUIA DE ESTUDOS).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
CAMPELO, A.R.S ; Oliveira, E S ; LEMOS, G.S ; BAPTISTA, J. R. ; TORRES, L. ; GOMES, M.C. ; MATOS, N.X. ; JANOARIO, R. ; SILVA, S. M. . Núcleo Ubuntu de Direitos Humanos. 2016.

2.
TORRES, L.. Assessoria ao Plano Municipal de Educação de Niterói. 2007.

3.
TORRES, L.. Assessoria ao Plano Municipal de Niterói. 2006.

4.
TORRES, L.. Assessoria ao Plano Municipal de Educação de Niterói. 2005.

Trabalhos técnicos
1.
TORRES, L.. Grupo de pesquisa-GRUPPE. 2009.

2.
TORRES, L.. Grupo de pesquisa. 2006.

3.
TORRES, L.. Grupo de pesquisa. 2005.

4.
TORRES, L.. Grupo de pesquisa. 2004.

5.
TORRES, L.. Grupo de Pesquisa. 2003.

6.
TORRES, L.. Grupo de Pesquisa. 2002.

7.
TORRES, L.. Plano de Desenvolvimento Institucional. 2002.

8.
TORRES, L.. Projeto Institucional. 2001.

9.
TORRES, L.. Comitê de Ética em Pesquisa da FESO. 2000.

10.
TORRES, L.. Subsecretaria de Planejamento e Administração da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro. 1994.


Demais tipos de produção técnica
1.
TORRES, L.; MUNIZ, V. C. ; BAPTISTA, J. R. . Relatório de Autoavaliação da Instituição. 2016. (Planejamento Institucional).

2.
TORRES, L.. Plano de Desenvolvimento Institucional. 2003. (Planejamento Institucional).

3.
TORRES, L.. Manual de Filosofia da Educação. 1996. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual para curso de especialização à distância).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Oliveira, E S; TORRES, L.; CAMPOS, M. S. L.. Participação em banca de Vera do Nascimento Gomes da Silva.Como se dá a escolarização do adulto surdo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos.

2.
TORRES, M. C. E.; TORRES, L.; Oliveira, E S. Participação em banca de Márcia Lúcia de Oliveira.A Formação do Professor e a Construção da Subjetividade da Criança na Educação Infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos.

3.
TORRES, L.; CAMPELLO, A. R. E. S.; JANOARIO, R.. Participação em banca de Jacqueline Aparecida Feliz dos Santos.Surdolimpíada: Uma Análise da Inclusão do Judoca Surdo Brasileiro no Esporte. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos.

4.
SILVA, Y. R. O. C.; ANTUNES, A. L.; TORRES, L.. Participação em banca de Meg Cristina Nunes.A importância da família no contexto educacional e sua reflexões quanto aos saberes e práticas docentes. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
TORRES, L.; VAL, E. M.; GUIMARÃES, S. W.. Comissão do processo Seletivo. 2003. Fundação Educacional Serra dos Órgãos.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Vl SEMINÁRIO ESTADUAL DA ANPAE - RJ e Xlll ENCONTRO ESTADUAL DA ANFOPE - RJ. 2017. (Seminário).

2.
XXVlll Simpósio de |Política e Administração da Educação: Estado, , políticas e gestão da educação: Tensões e agendas em (des)construção. 2017. (Simpósio).

3.
XII Encontro Estadual RJ e do X Encontro Regional Sudeste da Associação Nacional pela Formação dos profissionais da Educação intitulado "Formação de Professores em tempos de Crise: desafios e resistênciastutu. 2016. (Encontro).

4.
XV Congresso Internacional do INES e XX Seminário Nacional do INES Loc. 2016. (Congresso).

5.
37 Reunião Nacional Da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educaçãoção. 2015. (Outra).

6.
I ENCONTRO DE PESQUISAS do Departamento do Ensino Superior de Instituto Nacional de Educação de Surdos.Acessibilidade a museu e a educação bilíngue de surdos. 2015. (Encontro).

7.
Integrando Saberes no INES: " Desobedecer a linguagem na educação de surdos".. 2015. (Seminário).

8.
Integrando Saberes no INES: "Educar como Travessia. 2015. (Seminário).

9.
VI SEMANA PEDAGÓGICA DO INES. 2015. (Outra).

10.
Visita Técnica ao centro de Visitação Ambiental da Estação de Tratamento de Esgotos da Alegria ETE Alegria. 2015. (Outra).

11.
Fórum Permanente de Educação Linguagem e Surdez do Instituto Nacional de Educação de Surdos. 2014. (Encontro).

12.
II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DIÁLOGOS COM PAULO FREIRE.TRABALHO, CULTURA E CURRÍCULO NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR. 2014. (Seminário).

13.
III ENCONTRO ESTADUAL DA ANPAE-RJ.O silenciamento sobre a Pós-Graduação lato sensu No Brasil e sua Mercantilização. 2012. (Encontro).

14.
10 Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.Pós-graduação Lato Sensu no Brasil. 2011. (Encontro).

15.
II FÓRUM SOBRE PESQUISA E EXTENSÃO EM EAD. 2010. (Outra).

16.
III JORNADA ESTUDOS DO IMÁGINÁRIO. 2010. (Outra).

17.
XV ENDIPE. 2010. (Encontro).

18.
32 REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE POS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO. 2009. (Outra).

19.
II ENCONTRO ARTICULANDO A UNIVERSIDADE E A ESCOLA BASICA NO LESTE FLUMINENSE. 2009. (Encontro).

20.
II SEMINARIO DE EDUCAÇÃO BRASILEIRA: OS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS PARA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E OS PROCESSOS DE REGULAÇÃO.POS-GRADUAÇÃO LATO SENSU: TERRITORIO DO LIVRE MERCADO.. 2009. (Seminário).

21.
SEMINARIO DISCENTE 2009 O PAPEL DO INTELECTUAL E A PESQUISA EM EDUCAÇÃO.DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS ENTRE ANISIO TEIXEIRA E PAULO FREIRE.. 2009. (Seminário).

22.
SEMINARIO DISCENTE 2009 O PAPEL DO INTELECTUAL E A PESQUISA EM EDUCAÇÃO. 2009. (Seminário).

23.
31 REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO-ANPED. 2008. (Encontro).

24.
XIV ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO. 2008. (Encontro).

25.
CONFERÊNCIAS LEIA BRASIL-" Os Custos do Analfabetismo Funcional". 2007. (Outra).

26.
FÓRUM DE PEDAGOGOS. 2007. (Encontro).

27.
FÓRUM MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. 2006. (Encontro).

28.
III ENCONTRO DA REDE BRASILEIRA DA ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE CIDADES EDUCADORAS. 2006. (Encontro).

29.
28a.REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO. 2005. (Encontro).

30.
27a. REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO. 2004. (Encontro).

31.
ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: EXPERIÊNCIAS IBERO-AMERICANAS.ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:EXPERIÊNCIAS IBERO-AMERICANAS. 2003. (Seminário).

32.
XVII ENCONTRO DO FÓRUM NACIONAL DE FACULDADES/CENTROS DE EDUCAÇÃO. 2003. (Encontro).

33.
25a. REUNIÃO DA ANPED.25a.REUNIÃO ANUAL DA ANPED. 2002. (Encontro).

34.
COLÓQUIO FRANCO-BRASILEIRO DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO.Colóquio Franco-Brasileiro de Filosofia da Educação. 2002. (Outra).

35.
CURSOS SUPERIORES-ESTÁGIOS E EMPREGOS/PERSPECTIVAS PARA O FUTURO.CURSOS SUPERIORES-ESTÁGIOS E EMPREGOS/PERSPECTIVAS PARA O FUTURO. 2002. (Seminário).

36.
DEBATE SOBRE TEMA TRANSVERSAL: EVOLUÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO ESTUDO.EVOLUÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO ENSINO. 2002. (Outra).

37.
MESA REDONDA SOBRE AVALIAÇÃO DISCENTE, DOCENTE E INSTITUCIONAL.AVALIAÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR. 2002. (Outra).

38.
SEMINÁRIO GESTÃO ESCOLAR: IMPASSES E DESAFIOS.SEMINÁRIO GESTÃO ESCOLAR: IMPASSES E DESAFIOS. 2002. (Seminário).

39.
XI ENCONTRO NACIONAL DA ANFOPE.XI ENCONTRO NACIONAL DA ANFOPE. 2002. (Encontro).

40.
24a. REUNIÃO ANUAL DA ANPED.24a. REUNIÃO ANUAL DA ANPED. 2001. (Encontro).

41.
PROJETO INSTITUCIONAL DA FESO.Projeto Institucional da FESO. 2001. (Oficina).

42.
23a. REUNIÃO ANUAL DA ANPED.23a.REUNIÃO ANUAL DA ANPED. 2000. (Encontro).

43.
EDUCAÇÃO- REFLEXÃO SOBRE A RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO NO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM.RECEPÇÃO AO ESTUDANTE EM INGRESSO. 2000. (Outra).

44.
22a. REUNIÃO ANUAL DA ANPED.22a.REUNIÃO ANUAL DA ANPED. 1999. (Encontro).

45.
A CONSTRUÇÃO DE SENTIDO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS..II SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DE TERESÓPOLIS. 1999. (Seminário).

46.
II SEMINÁRIO - PROJETO PEDAGÓGICO E PERFIS DE FORMAÇÃO.II SEMINÁRIO-PROJETO PEDAGÓGICO E PERFIS DE FORMAÇÃO. 1999. (Seminário).

47.
Educação Comunitária.I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DE TERESÓPOLIS. 1998. (Seminário).

48.
20a. REUNIÃO ANUAL DA ANPED.20a. REUNIÃO ANUAL DA ANPED. 1997. (Encontro).

49.
II CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. II CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. 1997. (Congresso).

50.
46a. REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADEBRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA.46a. REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA. 1994. (Encontro).

51.
CONGRESSO PROJETOS ESTRATÉGICOS ALTERNATIVOS PARA O BRASIL. CONGRESSO PROJETOS ESTRATÉGICOS ALTERNATIVOS PARA O BRASIL. 1994. (Congresso).

52.
SEMINÁRIO PÓS-NEOLIBERALISMO: AS POLÍTICAS SOCIAIS E O ESTADO DEMOCRÁTICO.SEMINÁRIO PÓS-NEOLIBERALISMO: AS POLÍTICAS SOCIAIS E O ESTADO DEMOCRÁTICO. 1994. (Seminário).

53.
SEMINÁRIO MINHA PÁTRIA MINHA LÍNGUA.SEMINÁRIO MINHA PÁTRIA MINHA LÍNGUA. 1993. (Seminário).

54.
AVALIAÇÃO - MITO E DESAFIO, UMA PERSPECTIVA CONSTRUTIVISTA.AVALIAÇÃO-MITO E DESAFIO,UMA PESPECTIVA CONSTRUTIVISTA. 1992. (Encontro).

55.
SEMINÁRIO AMÉRICA LATINA: ALTERNATIVAS PEDAGÓGICAS PARA O TERCEIRO MILÊNIO.SEMINÁRIO AMÉRICA LATINA: ALTERNATIVAS PEDAGÓGICAS PARA O TERCEIRO MILÊNIO. 1991. (Seminário).

56.
I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO PIAGETIANA E II CONGRESSO BRASILEIRO PIAGETIANO. I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO PIAGETIANA E II CONGRESSO BRASILEIRO PIAGETIANO. 1984. (Congresso).

57.
III CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO.III CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO. 1984. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
TORRES, L.. Seminário: Visões do Real e do Concreto nas Ciências Sociais. 2002. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Midiã Lishrá. Brinquedoteca. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Ricardo Boaretto SIqueira. O papel do professor surdo e intérprete surdo. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos. Orientador: Luciana Maria Lima Souto de Vasconcelos Torres.

2.
Ana Lídia Matos e Rosilei Fonseca. O problema da Inclusão escolar. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação) - Faculdade Cenecista de Itaboraí. Orientador: Luciana Maria Lima Souto de Vasconcelos Torres.

3.
Claudia Cristina Alves. Dificuldades na aprendizagem de matemática em Itaboraí. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Põs-graduação "lato sensu") - Faculdade Cenecista de Itaboraí. Orientador: Luciana Maria Lima Souto de Vasconcelos Torres.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Midiã Lishrá Silva Bezerra. A importância da brincadeira na Educação Infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos. Orientador: Luciana Maria Lima Souto de Vasconcelos Torres.

2.
Jéssica Araujo da Silva. O Capital Cultural na Educação de Surdos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos. Orientador: Luciana Maria Lima Souto de Vasconcelos Torres.

3.
Ricardo Boaretto Siqueira. O papel do intérprete surdo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos. Orientador: Luciana Maria Lima Souto de Vasconcelos Torres.

4.
Maria Eliana de Alves Nunes. A importância da Afetividade na Alfabetização. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Centro Universitário Celso Lisboa. Orientador: Luciana Maria Lima Souto de Vasconcelos Torres.

5.
Ana Beatriz Pinheiro Fróes. A influência da afetividade no processo ensino-aprendizagem. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Centro Universitário Celso Lisboa. Orientador: Luciana Maria Lima Souto de Vasconcelos Torres.

6.
Lilian Mara Dias Jerônimo. Alfabetização e Letramento. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Celso Lisboa. Orientador: Luciana Maria Lima Souto de Vasconcelos Torres.

7.
Pierre Arruda. A Democratização do Ensino. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Centro Universitário Celso Lisboa. Orientador: Luciana Maria Lima Souto de Vasconcelos Torres.

8.
Maria Cristina da Silva. A Linguagem no Desenvolvimento Infantil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Centro Universitário Celso Lisboa. Orientador: Luciana Maria Lima Souto de Vasconcelos Torres.

9.
Katy da Silva Cunha. Dificuldades de Aprendizagem. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Centro Universitário Celso Lisboa. Orientador: Luciana Maria Lima Souto de Vasconcelos Torres.

10.
Bella Lopes. Dificuldades de Aprendizagem. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Centro Universitário Celso Lisboa. Orientador: Luciana Maria Lima Souto de Vasconcelos Torres.

11.
Adriana de Oliveira. A influência da afetividade na aprendizagem. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Centro Universitário Celso Lisboa. Orientador: Luciana Maria Lima Souto de Vasconcelos Torres.

12.
Aline Ribeiro Marques. A Função do Orientador Educacional na Escola Atual. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Fundação Educacional Serra dos Órgãos. Orientador: Luciana Maria Lima Souto de Vasconcelos Torres.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
TORRES, L.. A Mercantilização da Pós-Graduação Lato Sensu no Brasil. 23. ed. Curitiba - PR: APPRIS, 2018. 280p .


Apresentações de Trabalho
1.
TORRES, L.. O SILENCIAMENTO SOBRE A PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU NO BRASIL E SUA MERCANTILIZAÇÃO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Outras informações relevantes


Coordenadora Pedagógica do Curso de Pedagogia, na modalidade a Distância, a contar de 06 de outubro de 2016, segundo Portaria n. 591, de 13 de outubro de 2016, da Direção geral do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), publicada no Diário Oficial da União no dia 14 de outubro de 2016.

Participação no grupo de pesquisa na UFF,GRUPPE, sob a coordenação do Prof. Dr. Waldeck Carneiro da Silva.



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