Ricardo Soares Nogueira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6395138720333126
  • Última atualização do currículo em 02/01/2019


Mestre em Teologia com linha de pesquisa em Educação Comunitária com Infância e Juventude (2009). Especialista em Docência do Magistério Superior (2002) e Graduado em Licenciatura em Filosofia (2000). Atualmente é Professor EBTT . Tem experiência na área de Educação Básica e Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação, filosofia e teologia. É líder do Grupo de Pesquisa em Religiosidades Aplicadas às Humanidades e membro da Associação Brasileira de Cristãos na Ciência. Compõe os Colegiados dos Cursos de Licenciatura em Física (Portaria nº 215, 21.09.18) e Licenciatura em Informática (Portaria nº 249, 01.11.18) É Sacerdote Católico e Apostólico na Missão Católica Nossa Senhora das Mercês. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ricardo Soares Nogueira
Nome em citações bibliográficas
NOGUEIRA, R. S.;NOGUEIRA, RICARDO SOARES;RICARDO SOARES NOGUEIRA

Endereço


Endereço Profissional
IFAP, IFAP.
BR 210, km 3
Brasil Novo
68900000 - Macapá, AP - Brasil
Telefone: (096) 32235510
URL da Homepage: www.ifap.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2009
Mestrado profissional em Teologia.
Faculdade EST, EST, Brasil.
Título: (Trabalho Final - Texto escrito como pesquisa e entregue a Coordenação) O Conselho Tutelar de Macapá como alternativa de Educação Comunitária, Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Euclides Redin.
Palavras-chave: Ética e Educação; Filosofia, Política e Ética.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Teologia.
Setores de atividade: Educação.
2002 - 2003
Especialização em Metodologia do Ensino Superior. (Carga Horária: 360h).
Faculdade Internacional de Curitiba, FACINTER/IBPEX, Brasil.
Título: O Conhecimento como Instrumento do Processo Educativo Ontem e Hoje.
Orientador: Carmen Lúcia Fornari Diez.
1998 - 2000
Graduação em Licenciatura em Filosofia.
Centro de Educação Superior de Brusque, CESBE, Brasil.
Título: A Influência do Pensamento Utópico.
Orientador: Carlos Eduardo Sell.
1993 - 1996
Ensino Médio (2º grau).
Instituto de Educação do Amapá, IEEA, Brasil.
1985 - 1992
Ensino Fundamental (1º grau).
Escola de 1º Grau Marechal Castelo Branco, EGMCB, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Semana Acadêmica / III Seminário de Educação Inclusiva. (Carga horária: 30h).
Instituto Federal do Amapá, IFAP, Brasil.
2017 - 2017
Oficina de Xadrez. (Carga horária: 4h).
Instituto Federal do Amapá, IFAP, Brasil.
2017 - 2017
Curso de Xadrez para Iniciantes. (Carga horária: 40h).
Instituto Federal do Amapá, IFAP, Brasil.
2016 - 2016
Indisciplina no Cotidiano da Sala de Aula - Oficina. (Carga horária: 8h).
Instituto Federal do Amapá, IFAP, Brasil.
2016 - 2016
Gestão e Apuração da Ética Pública. (Carga horária: 24h).
ESAF-ESCOLA DE ADMINISTRACAO FAZENDARIA, EAF_FORN, Brasil.
2013 - 2013
Capacitação em análise Ética em Pesquisa com Seres. (Carga horária: 8h).
Instituto de Estudos e Pesquisas Científicas do Amapá, IEPA, Brasil.
2012 - 2012
I Fórum das Licenciaturas da UEAP. (Carga horária: 20h).
Universidade do Estado do Amapá, UEAP, Brasil.
2012 - 2012
Francês Básico. (Carga horária: 60h).
Instituto Federal do Amapá, IFAP, Brasil.
2012 - 2012
Legislação do Ensino Superior. (Carga horária: 8h).
Instituto Federal do Amapá, IFAP, Brasil.
2012 - 2012
Filosofia: Construindo os caminhos do ensinar e ap. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2012 - 2012
Contribuição da Ciência e Tecnologia para o desenv. (Carga horária: 3h).
SEBRAE AMAPÁ, SEBRAE, Brasil.
2012 - 2012
Empreendedorismo e Inovação: Instrumento para a ii. (Carga horária: 3h).
SEBRAE AMAPÁ, SEBRAE, Brasil.
2009 - 2009
1º Seminário de Educação a Distância. (Carga horária: 15h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.
2009 - 2009
Teologia e Sociedade Contemporânea: compromisso so. (Carga horária: 20h).
Faculdade EST, EST, Brasil.
2008 - 2009
Capacitação Docente em EAD. (Carga horária: 60h).
Faculdade IDEZ, IDEZ, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Introdução ao Pensamento Teológico de Rubem Alves. (Carga horária: 20h).
Faculdade EST, EST, Brasil.
2007 - 2007
Linguagem Cênica na Produção de Conhecimento em sa. (Carga horária: 5h).
Faculdade SEAMA, SEAMA, Brasil.
2007 - 2007
XIII Semana Pedagógica. (Carga horária: 24h).
Faculdade SEAMA, SEAMA, Brasil.
2007 - 2007
Planejamento e Projetos Curriculares Integrados. (Carga horária: 24h).
Faculdade SEAMA, SEAMA, Brasil.
2007 - 2007
A Relação Professor Aluno e Suas implicações Didát. (Carga horária: 3h).
Faculdade SEAMA, SEAMA, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Ética e Gerenciamento de Recursos Humanos. (Carga horária: 20h).
Faculdade Estácio de Macapá, Estácio Macapá, Brasil.
2006 - 2006
XI Semana Pedagógica. (Carga horária: 16h).
Faculdade SEAMA, SEAMA, Brasil.
2006 - 2006
Desatando os nós - E agora professor?. (Carga horária: 18h).
Faculdade SEAMA, SEAMA, Brasil.
2003 - 2003
Conferência sobre Água na Amazônia. (Carga horária: 8h).
Instituto Ecológico e Cultural Amigos em Ação, IECAA, Brasil.
2003 - 2003
As Funções da Linguagem. (Carga horária: 24h).
Faculdade SEAMA, SEAMA, Brasil.
2003 - 2003
Comissão de Estudos para o conhecimento do curso d. (Carga horária: 40h).
Faculdade SEAMA, SEAMA, Brasil.
2002 - 2002
Francês Intensivo de Férias. (Carga horária: 60h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.
2002 - 2002
Marketing Político para Mobilizadores Sociais. (Carga horária: 4h).
Instituto Brasileiro de Aperfeiçoamento Profissional e Empresari, IBRAPE, Brasil.
2001 - 2001
Operador de Microcomputador com Internet. (Carga horária: 128h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.
2001 - 2001
Visita ao Monumento Marco Zero do Equador. (Carga horária: 2h).
Governo do Estado do Amapá, GEA, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Teoria Musical. (Carga horária: 43h).
Seminário Missionário do PIME, SMPIME, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Por quê Estudar Filosofia? Como Aplicá-la no Ensin. (Carga horária: 20h).
Centro de Educação Superior de Brusque, CESBE, Brasil.
2000 - 2000
Iniciação em Harmonia. (Carga horária: 34h).
Pontifício Instituto das Missões estrangeiras, PIME, Brasil.
1999 - 1999
Corso Elementare di Italiano Per Stranieri. (Carga horária: 30h).
Centro de animação Missionária do PIME, PIME, Brasil.
1999 - 1999
Ética Social e Temáticas Atuais. (Carga horária: 40h).
Centro de Educação Superior de Brusque, UNIFEBE, Brasil.
1998 - 1998
Filosofia Política: do manifesto do partido Comuni. (Carga horária: 40h).
Centro de Educação Superior de Brusque, UNIFEBE, Brasil.
1997 - 1997
Curso de Teologia. (Carga horária: 225h).
Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição, SEMACON, Brasil.
1997 - 1997
Curso de Espanhol. (Carga horária: 60h).
Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição, SEMACON, Brasil.
1995 - 1995
Oficina pedagógica. (Carga horária: 8h).
Colégio Santa Bartolomea Capitâneo, CSBC, Brasil.
1994 - 1994
Curso de datilografia.
Escola de Datilografia Bom Jesus, EBJ, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal do Amapá, IFAP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Leciono nos Cursos Técnicos e na Graduações (Licenciaturas). Ministrei Fundamentos Sócio-Históricos e filosóficos da Educação no Curso de pós-graduação Lato Sensu em Docência na Educação Profissional e Tecnológica Ministrei: Ética e Relações Humanas no PRONATEC no período de 26.06 a 15.08.12 como Bolsista no IFAP com carga horária de 20h; Filosofia da Educação e Ética Profissional no PARFOR do IFAP - Curso de Licenciatura em Informática, no período de jlho de 2012 com carga horária de 80 h/a; Fundamentos Sócio-Históricos e Filosóficos da Educação Profissional e da EJA no Curso de pós-graduação Lato Sensu em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos - EJA.


Universidade do Estado do Amapá, UEAP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Professor Temporário, Enquadramento Funcional: Professor de Curso de Graduação, Carga horária: 40
Outras informações
Disciplinas ministradas Filosofia Antiga e Medieval Ética I e II Metafísica I e II Filosofia da Religião Filosofia do Direito Teoria do Conhecimento I Atividade Complementar I Introdução à Filosofia

Atividades

3/2008 - Atual
Ensino, Licenciatura em Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética I
Filosofia antiga

Fundação Desafio Amazônico, DESAFIO, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 3
Outras informações
Disciplina ministrada Filosofia

Atividades

3/2008 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Filosofia

Faculdade FECAP, FECAP, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Especialista, Carga horária: 2
Outras informações
Disciplina ministrada Filosofia da Ciência

Atividades

08/2005 - Atual
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da Ciência

ESTEFIB, ESTEFIB, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Lógica, Carga horária: 30

Atividades

07/2004 - 07/2004
Ensino, Filosofia, Nível: Outro

Disciplinas ministradas
Lógica

Faculdade Pan Americana, FPA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Coordenador do Curso de Filosofia


Faculdade Assembleiana, FASSEM, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Contrato Temporário, Carga horária: 40
Outras informações
Professor de Filosofia da religião, Sociologia da religião e Antropologia religiosa no Curso de pós-graduação em Ciências da Religião do núcleo de Capanema-PA.

Atividades

01/2004 - 01/2004
Ensino, Especialização em ciências da Religião, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Sociologia da religião
Filosofia da religião
Antropologia da religião

Universidade Federal do Amapá, UNIFAP, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações
Disciplinas ministradas Metodologia Científica Filosofia Professor Adeso no Pólo Universitário de Serra do Navio-AP no curso de formação de Professores da Unifap com o Governo do Amapá em julho de 2004, ministrando a disciplina de Filosofia da Educação no Curso de Licenciatura em Letras.

Atividades

10/2003 - Atual
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia Científica

Faculdade SEAMA, SEAMA, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Mestre, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas ministradas Ciência Política com Teoria Geral do Estado Ética Geral Filosofia Filosofia Jurídica Filosofia da Comunicação Lógica e Metodologia Retórica e Oratória Teoria Política Metodologia da Pesquisa Científica Sociologia Geral e Jurídica Estudos Antropológicos da Amazônia Cursos trabalhados Direito Comunicação Social - Jornalismo Comunicação Social - Publicidade e Propaganda Comunicação Social - Relações Públicas Sistemas de Informação Tecnologia em Redes de Computadores Psicologia Especialização em Magistério Superior

Atividades

08/2002 - Atual
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ciência Política com Teoria Geral do Estado
Ética Geral
Filosofia
Filosofia Jurídica
Lógica e Metodologia

Faculdade do Amapá, FAMAP, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

Atividades

11/2002 - Atual
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética Profissional
Filosofia

Colégio Santa Bartolomea Capitâneo, CSBC, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1996
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

Atividades

03/1995 - 12/1996
Ensino,

Disciplinas ministradas
Ensino Religioso

Igreja Católica Apostólica Brasileira, ICAB, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2
Outras informações
Professor de Introdução à Teologia (EaD) no Seminário Nacional São Carlos do Brasil como membro da Comissão de Educação Eclesiástica



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
A presença de elementos filosóficos de 'Mito y Significado' de Lévi-Strauss no mito do Mariri e na arte Kusiwa dos Waiãpi em Pedra Branca do Amapari-AP
Descrição: Este projeto de Pesquisa Aplicada desenvolvido no âmbito do Grupo de Pesquisa em Religiosidades Aplicadas às Humanidades - GPRHUM, na Linha de Pesquisa em História das Religiões Comparadas visa estudar os Processos Identitários da etnia waiãpi e suas relações com a tese de Claude Lévi-Strauss sobre a ressignificação dos mitos, buscando elementos comuns nas narrativas cosmogônicas e na arte kusiwa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) .

Integrantes: Ricardo Soares Nogueira - Coordenador / Eloisa Freire Lopes Corrêa - Integrante.
2018 - Atual
Análise nutricional do cozido de carne distribuído na Festa de São Joaquim no Quilombo do Curiaú de Fora, em Macapá-AP
Descrição: Este projeto de Pesquisa Aplicada no âmbito do Grupo de Pesquisa em Religiosidades Aplicadas às Humanidades - GPRHUM, com a Linha de Pesquisa Religiosidade nas Comunidades Tradiicionais, visa a análise nutricional do cozido preparado com carne bovina ou bubalina, verduras, legumes, distribuído aos participantes dos festejos profanos em honra a São Joaquim..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) .

Integrantes: Ricardo Soares Nogueira - Coordenador / Stefany Caroline Pantoja Amorim - Integrante.
2017 - 2018
O Fenômeno do Equinócio na Cidade de Macapá: da tradição mística dos povos indígenas à inovação científica (Cadastrado pelo Processo Nº 23228.000115/2017-91)
Descrição: O Projeto de Pesquisa Aplicada desenvolve-se dentro das atividades do Grupo de Pesquisa em Religiosidades Aplicadas às Humanidades - GPRHUM (Linha de Pesquisa: Etnocentrismo e Sincretismo) e visa analisar o fenômeno do equinócio a partir das manifestações religiosas que o promovem e como a astronomia está relacionada com a plantação e a colheita, estudadas por discente do Curso Técnico em Alimentos.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Ricardo Soares Nogueira - Coordenador / Ione Vilhena Cabral - Integrante / Bruna Barbosa Lima - Integrante / Manoella Thaís Monteiro Picanço - Integrante.
2016 - 2017
A Simbologia Maçônica como forma de estudo dos jogos de linguagem de Wittgenstein (Cadastrado pelo Processo Nº23228.000116/2017-36)
Descrição: O Projeto de Pesquisa Aplicada desenvolve-se dentro das atividades do Grupo de Pesquisa em Religiosidades Aplicadas às Humanidades - GPRHUM (Linha de Pesquisa: História das Religiões Comparadas) e visa analisar como os símbolos maçônicos podem ser analisados tanto pela Filosofia da Religião quanto pela Filosofia da Linguagem resultando na comunicação entre indivíduos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Ricardo Soares Nogueira - Coordenador / Ester Suane - Integrante.
2016 - 2017
Influências Alimentares da Religião sobre a dieta dos Fiéis: o Caso da Missão católica Nossa Senhora das Mercês (Cadastrado pelo Processo Nº 23228.000113/2017-01)
Descrição: O Projeto de Pesquisa Aplicada desenvolve-se dentro das atividades do Grupo de Pesquisa em Religiosidades Aplicadas às Humanidades - GPRHUM (Linha de Pesquisa: Religiosidade nas Comunidades Tradicionais). Seu objetivo é a análise de discente do Curso Técnico em Alimentos sobre as contribuições saudáveis dos alimentos dentro de uma comunidade religiosa que pratica o jejum ao longo de ano, conforme calendário litúrgico próprio..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Ricardo Soares Nogueira - Coordenador.
2013 - 2013
Parque Dárien un ejemplo de biodiversidad para educacion ambiental
Descrição: Projeto finalista para participação da edição 2013 da RUTA QUETZAL BBVA.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Ricardo Soares Nogueira - Coordenador / Vera Lúcia Leal Batista - Integrante.
2012 - 2013
Uso de Embalagens Tetra Pak como isolante térmico
Descrição: Projeto de iniciação científica que demonstra a redução da temperatura ambiente em até 4 graus celsius em residências locais a partir do forro confeccionado com embalagens recicláveis..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Ricardo Soares Nogueira - Coordenador / Vera Lúcia Leal Batista - Integrante.
2011 - 2012
O impacto do ensino religioso escolar na formação ética dos discentes do município de Macapá
Descrição: A presente pesquisa objetiva apresentar uma análise acerca do ensino da disciplina Ensino Religioso Escolar no município de Macapá, assim como a graduação na área pleiteada pelos docentes diante das várias manifestações religiosas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Ricardo Soares Nogueira - Coordenador.
2011 - 2012
Projeto de Iniciação Científica do Programa nacional de Formação de Professores da Educação Básica
Descrição: Acompanhamento de discentes do PARFOR, curso de Licenciatura em Pedagogia, da Universidade do Estado do Amapá - UEAP, na elaboração de Paper e publicação de artigos em jornais de circulação na cidade de Macapá-AP referentes a linha de pesquisa Filosofia da Diferença e Educação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) .

Integrantes: Ricardo Soares Nogueira - Coordenador.
2007 - 2008
Educacao comunitaria com infancia e juventude - um redirecionamento a partir da realidade do Conselho Tutelar do municipio de Macapa
Descrição: O presente trabalho foi realizado sobre um amplo estudo acerca da educação comunitária para crianças e adolescentes a partir da realidade vivida pelo Conselho Tutelar do Município de Macapá. Em sua essência o documento aponta as dificuldades que a instituição encontra para desenvolver seu trabalho junto à sociedade e até mesmo, junto às famílias atendidas. Tal dificuldade é visivelmente notada na ausência de investimentos por parte do Governo e pelo descaso do Estado. Para o desempenho e apresentação do estudo, foi necessário o uso da técnica de pesquisa de opinião - aplicada no interior da instituição - o que nos forneceu subsídios necessários para conhecer o cotidiano e o trabalho deste órgão, como também proporcionou caráter cientifico às afirmações, levando-nos a maiores reflexões a respeito do assunto abordado..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Ricardo Soares Nogueira - Coordenador.
2005 - 2006
Racionalidade comunicativa habermasiana nas expressoes linguistico-culturais do bairro Jesus de Nazare
Descrição: Delineia sobre uma pesquisa teórica voltada para o pensamento do filósofo alemão Jürgen Habermas, representando a síntese de um estudo envolvendo a associação entre sua teoria e o empirismo sociocultural, isto é, a essência da tese harbermasiana e sua aplicabilidade no contexto local. Proporcionando-nos, desta forma, embasamento para o entendimento como a racionalidade comunicativa é vivenciada nas manifestações culturais e linguísticas da escola de samba Solidariedade, na comunidade do bairro Jesus de Nazaré.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Ricardo Soares Nogueira - Coordenador.


Projetos de extensão


2018 - 2018
Filosofia da Natureza: uma prática em Educação Ambiental no Ensino Médio Profissional do Campus Macapá - IFAP
Descrição: Projeto de Extensão desenvolvido no ano de 2018 com os discentes das turmas do 4º ano dos Cursos Técnicos em Redes de Computadores e Mineração envolvendo a comunidade externa dos bairros Macapaba I e II e Morada das Palmeiras, tendo como eixos temáticos os seguintes assuntos: espaço indivíduo X natureza, coleta seletiva e reciclagem, poluição visual e sonora, paisagismo e estética e saúde pública. O projeto além de sensibilizar familiares e transeuntes em torno do Campus Macapá se desdobrou na distribuição de folder's educativos e confecção de banner's socializados na SNC&T 2018..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Ricardo Soares Nogueira - Coordenador.
2016 - 2017
Programa de Formação Continuada para Professores de Ciências e do Ensino Médio em Química, Física, Biologia e Matemática
Descrição: Este Projeto de Extensão foi submetido pelo Edital nº 01/2016 do Programa de Extensão Universitária MEC/SESu onde participei ministrando os Componentes Curriculares de Filosofia e Sociologia da Educação em Ciências, totalizando 64h/a, sendo 16h/a em cada módulo..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Ricardo Soares Nogueira - Integrante / Jorge Hermínio - Coordenador / Marcos Antônio Feitosa de Souza - Integrante.
2015 - 2017
Plano de Cultura do IFAP
Descrição: Atividade parte do Projeto Mais Cultura nas Universidades, do Ministério da Cultura e Ministério da Educação: O projeto faz parte do Plano nacional de Cultura do Ministério da Cultura e do Ministério da Educação intitulado "Mais Cultura na Universidade". Consiste em atividade multidisciplinar/ interdisciplinar envolvendo discentes dos Cursos Superiores e dos Cursos Técnicos do IFAP no resgate das tradições culturais do Estado do Amapá e seu devido registro documental.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Ricardo Soares Nogueira - Integrante / Lídia Delly Alves - Integrante / Alexandre Brito - Coordenador / Safira Hagnes - Integrante.
2013 - 2013
Movimentar - Juventude Sustentável
Descrição: A Terra nas últimas décadas vem sofrendo fortes agressões em sua Biodiversidade, ocasionando grandes impactos na natureza. O terceiro setor, em especial a juventude se organiza em grupos para discutir e propor ações de intervenções para estes problemas. Com essa idéia elaboramos o projeto ?Movimentar- Formando Com ? Vida e Construindo a Agenda 21 na Escola? com o tema ?Juventude Sustentável?. A escola é um lugar de possibilidades e valorização das necessidades a partir de diversos contextos sociais, assim é bem mais importante e fácil desempenhar ações de mudança social, cultural proporcionando subsídios para a compreensão da realidade, baseada numa nova forma de ensino aprendizagem resultando no fortalecimento da relação humana entre si e o meio ambiente. A criação das Com-vidas nas escolas vai ajudar a colocar em prática as propostas debatidas, a Agenda 21 escolar é uma atividade permanente da Com vida que dá voz a uma política pública. Uma ação é criada para solucionar problemas da sociedade ou para planejar e organizar o espaço social. 2. OBJETIVOS Criar Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (Com-vidas) no IFAP campus Macapá e na Escola estadual José Bonifácio localizada na área de proteção ambiental- APA localizada no Curiaú para a construção da Agenda 21 na escola visando a sustentabilidade socioambiental, na gestão, na estrutura física e no currículo dos alunos, contribuindo para a construção de espaços educadores sustentáveis e para a mobilização juvenil para a sustentabilidade. - Implementar a COM VIDA (comissão de meio ambiente e qualidade de vida) como instrumento de promoção para um espaço educador sustentável com base nos fundamentos, conceitos e praticas em educação socioambiental, incluindo ética, justiça ambiental e governança por meio de metodologias participativas e interativas; - Formar de coletivos jovens de meio ambiente, seguindo os princípios, ?Jovem educa Jovem?, ?Jovem escolhe Jovem? e uma ?Geração Aprende com a Outra?. - Realizar a ?oficina de futuro? como estratégia de Pesquisa-ação para o desenvolvimento de materiais didático-pedagógico referentes a educação ambiental e para desenvolvimento de propostas de sustentabilidade socioambiental na gestão, na estrutura física e no currículo das instituições envolvidas, contribuindo para a construção de espaços educadores sustentáveis; - Promover diagnóstico participativo junto à comunidade escolar e Movimentos de Juventude; - Estabelecer parceria com a rádio universitária da Universidade Federal do Amapá-UNIFAP - Estabelecer parceria com organizações não governamentais de juventude. Sensibilizar e articular a juventude na construção coletiva de políticas públicas, participando ativamente nas tomadas de decisões. - Valorizar as iniciativas de trabalho em defesa do Meio Ambiente, já existentes na escola e comunidade. - Divulgar em âmbito, local, regional e nacional os resultados alcançados. - Praticas educativas para a sensibilização e redução dos padrões de consumo - Incentivar redução do uso de materiais com alto impacto ambiental..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Ricardo Soares Nogueira - Coordenador / Brenda de Cássia Silva Gomes - Integrante / José Wagner - Integrante.
2006 - 2007
Projeto Rondon
Descrição: Atividade de extensão a ser realizada em Município Sul-Riograndense no período de Janeiro de 2007 em conjunto com o Exército Brasileiro e Faculdade SEAMA referente à Educação Sexual. 1º Projeto Rondon no Estado do Amapá..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) .

Integrantes: Ricardo Soares Nogueira - Coordenador / Márcia Rodrigues Aquino - Integrante / Rafael Bueno Barboza - Integrante.


Projetos de ensino


2018 - Atual
Visita Técnica: uma valorização dos ambientes locais como instrumento de ensino e aprendizagem de forma interdisciplinar
Descrição: Atividade Interdisciplinar entre os Componentes Curriculares de Biologia, Filosofia e Língua Espanhola desenvolvida com os discentes das turmas do 3º ano dos Cursos Técnicos do Instituto Federal do Amapá - Campus Macapá onde com a visita ao Museu Sacaca os discentes relacionam os conhecimentos práticos com os teóricos, sendo: análise de insetos e plantas (Biologia), concepção estética moderna (Filosofia) e tradução e informações aos visitantes (Língua Espanhola). Projeto de Ensino cadastrado no DEPEX Campus Macapá - IFAP no Processo nº 23228000938/2018-06 e Parecer Técnico nº 63..
Situação: Em andamento; Natureza: Ensino.
Alunos envolvidos: Ensino médio: (60) .

Integrantes: Ricardo Soares Nogueira - Integrante / Joádson Rodrigues da Silva Freitas - Coordenador / Thaynam Cistina Maia dos Santos - Integrante.
Temáticas: Aprendizagem por projetos, Ensino e aprendizagem.
Cooperações: Instituição de Ensino.


Projetos de desenvolvimento


2012 - 2013
Uso de Embalagens Tetra Pak como Isolante Térmico
Descrição: O projeto consiste em demonstrar a viabilidade do uso de embalagens de marca tetra pak no forro de residências objetivando a diminuição entre 2 a 4 graus celsos na temperatura ambiente..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.

Integrantes: Ricardo Soares Nogueira - Coordenador / Vera Lúcia Leal Batista - Integrante.


Outros Projetos


2018 - Atual
Visita Técnica: uma valorização dos ambientes locais como instrumento de ensino e aprendizagem de forma interdisciplinar
Descrição: Atividade de Pesquisa no Ensino envolvendo os Componentes Curriculares de Biologia, Filosofia e Língua Espanhola tendo como ponto de partida a visita as instalações do Museu Sacaca em Macapá-AP, promovendo atividade extraclasse de cunho científico e cultural por meio de aulas práticas de botânica, ecologia, estética e língua estrangeira. Em Filosofia, tal atividade objetiva a análise dos elementos estéticos em Kant. Hegel, Schopennauer e Croce produzindo assim material didático com uso em imagens para aulas de Filosofia no Ensino Médio Técnico do IFAP - Campus Macapá..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.

Integrantes: Ricardo Soares Nogueira - Coordenador / Joádson Rodrigues da Silva Freitas - Integrante / Thaynam Cristina Maia dos Santos - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Teologia.


Idiomas


Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2018
Certificate to in recognition of the Publication of Manuscript entitled 'Loceras del Maruanum en observancia a las posibles pérdidas de identidad cultural', International Organization of Scientific Research.
2018
Certificate to in recognition of the Publication of Manuscript entitled 'La Simbología Masónica como forma de estudio de los juegos de lenguaje de Wittgenstein', International Organization of Scientific Research.
2018
Certificate to in recognition of the Publication of Manuscript entitled 'El Fenómeno del Equinocio en la Ciudad de Macapá: de la tradicción Mística de los Pueblos Indígenas a la Innovacción Científico, International Organization of Scientific Research.
2018
Reconhecimento dos Bons-préstimos como membro da Comissão de Ética do IFAP (Portaria Nº 2.145, de 29 de novembro de 2018), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá - Reitoria.
2018
Professor Nº 1, Turma do 3º Ano do Curso Técnico em Mineração (Júloia Fabiana Bragança, representante de turma).
2017
Professor Patrono da Turma de 2016 do Curso Técnico em Redes de Computadores, IFAP.
2016
Certificate to in recognition of the Publication of Manuscript entitled 'Santo Daime: aspectos antroplógicos, sincréticos y polémicos sobre el té, International Organization of Scientific Research.
2015
Reconhecimento de saberes e Competência - Nível III (Portaria Nº 635, de 11 de Junho de 2015), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá - Reitoria.
2013
Credencial para a Expociencia de la Red Colsi - Medellin (Colômbia), Red Colsi.
2012
Credencial para o V Campamento Cientifico - Cerrito, Entre Ríos - Argentina, Mostratecsa - Prefeitura Municipal de Laranjal do Jari - AP.
2012
Guardião Associado do Bethel, Ordem Internacional das Filhas de Jó.
2011
Mestre Maçom, Grande Loja Maçônica do Amapá.
2010
Benção Apostólica de Sua Excelência D. Daniel Clay (U.S.A.) em nome da Missão Católica Nossa senhora das Mercês, Igreja Nacional dos Estados Unidos.
2009
Professor da Turma de Comunicação Social - Relações Públicas 2009, Faculdade SEAMA.
2007
Amigo do Geo-Clube, Geo-Clube / Colégio Desafio.
2006
Titular do Conselho Superior da Faculdade SEAMA, Faculdade SEAMA.
2006
Ambassador for Peace, Universal Peace Federation - The Interreligious and Internacional Federation for World Peace.
2004
Diretor Eclesiástico da Missão Católica Nossa Senhora das Mercês, Igreja Católica Apostólica Missionária de Evangelização.
2000
Fundador da Infância Missionária, Igreja São Roque- Paróquia Santa Catarina- Arquidiocese de Florianópolis (ICAR).
1996
Fundador e Coordenador da C.E.B. São Mateus, Igreja Cristo Redentor - Paróquia Cristo Bom Pastor - Diocese de Macapá.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MELO, L. M.2018MELO, L. M. ; HAGNES, S. ; NOGUEIRA, R. S. . Loceras del Maruanum en Observancia a las Posibles Pérdidas de Identidad Cultural. Journal of Humanities and Social Science, v. 23, p. 63-68, 2018.

2.
SUANE, E.2018SUANE, E. ; NOGUEIRA, R. S. . La Simbología Masónica como Forma de Estudio de los Juegos de Lenguaje de Wittgenstein. Journal of Humanities and Social Science, v. 23, p. 69-73, 2018.

3.
RICARDO SOARES NOGUEIRA2018RICARDO SOARES NOGUEIRA. Influencias Alimentares de la Religión sobre la Dieta de los Fieles: el caso de la Misión Católica Nuestra Señora de las Mercedes. Journal of Humanities and Social Science, v. 23, p. 21-24, 2018.

4.
CABRAL, I. V.2018CABRAL, I. V. ; RICARDO SOARES NOGUEIRA ; LIMA, B. B. ; PICANCO, M. T. M. . El Fenómeno del Equinoccio en la Ciudad de Macapá: de la tradición Mística de los Pueblos Indígenas a la Innovación Científico-Tecnológica en la Producción de Alimentos. Journal of Humanities and Social Science, v. 23, p. 65-70, 2018.

5.
LOBATO, L. G. R.2017LOBATO, L. G. R. ; ALVES, I. C. ; CABRAL, I. V. ; NOGUEIRA, R. S. . Santo Daime: Possibilidades de uma CompreensãoEducativa-Reflexiva a partir de elementos interdisciplinares. Revista Estação, v. I, p. 25-31, 2017.

6.
SANTOS, FABRÍCIA LUANE DA SILVA2016SANTOS, FABRÍCIA LUANE DA SILVA ; NOGUEIRA, RICARDO SOARES ; CARVALHO, SORAIA CAMPOS ; RODRIGUES, WANNE DE ARAÚJO . Mucajá do Curiaú: um relato sobre seu sabor na formação de uma economia identitária. Journal of bioenergy and food science, v. 3, p. 58-62, 2016.

7.
CARVALHO, SORAIA CAMPOS2016CARVALHO, SORAIA CAMPOS ; CASSIA, B. ; RICARDO SOARES NOGUEIRA . Caracterização Mineral na área do Sítio AP CA 18: um estudo de caso a partir do fenômeno religioso presente às margens do Rio Rêgo. Iosr journal of humanities and social science, v. 21, p. 28-34, 2016.

8.
ALVES, I. C.2016ALVES, I. C. ; CABRAL, I. V. ; LOBATO, L. G. R. ; NOGUEIRA, R. S. . Santo Daime: aspectos antropológicos,sincréticos y polémicos sobre el té. IOSR Journal Of Humanities and Social Science, v. 21, p. 48-53, 2016.

9.
NOGUEIRA, R. S.;NOGUEIRA, RICARDO SOARES;RICARDO SOARES NOGUEIRA2015NOGUEIRA, R. S.; CARNEIRO, I. C. . A incompatibilidade da festa de São Tiago com o debate inter-religioso do século XXI. Journal of Bioenergy and Food Science, v. 1, p. 99-104, 2015.

10.
NOGUEIRA, R. S.;NOGUEIRA, RICARDO SOARES;RICARDO SOARES NOGUEIRA2014NOGUEIRA, R. S.; ALVES, I. C. ; LOBATO, L. G. R. ; PEREIRA, M. L. . O Ciclo do Marabaixo em Macapá e a Igreja Católica Romana: conflitos, ideologias e sincretismo religioso. Journal of Bioenergy and Food Science, v. 1, p. 53-57, 2014.

11.
NOGUEIRA, R. S.;NOGUEIRA, RICARDO SOARES;RICARDO SOARES NOGUEIRA2009NOGUEIRA, R. S.. Escola de Samba Solidariedade: uma possibilidade de inserção da tese habermasiana em comunidades de expressão linguístico-culturais. Revista Ciência e Sociedade, v. 6, p. 57-68, 2009.

12.
NOGUEIRA, R. S.;NOGUEIRA, RICARDO SOARES;RICARDO SOARES NOGUEIRA2007NOGUEIRA, R. S.. Da educação: análise dos princípios e compreensão hodierna. Revista Ciência e Sociedade, v. 4, p. 19-37, 2007.

13.
NOGUEIRA, R. S.;NOGUEIRA, RICARDO SOARES;RICARDO SOARES NOGUEIRA2005 NOGUEIRA, R. S.. Habermas: ética e política do consenso. Revista Ciência e Sociedade, v. 1, p. 23-35, 2005.

Capítulos de livros publicados
1.
NOGUEIRA, R. S.. Habermas e a importância da linguagem: um discurso alternativo à formação do indivíduo na Amazônia. In: Gerson Nei Lemos Schulz. (Org.). Educação na Amazônia. 1ed.São Leopoldo-RS: Editora Oikos, 2010, v. 1, p. 46-55.

2.
NOGUEIRA, R. S.. A Influência do pensamento Utópico na Teoria Geral do Estado. In: Otto Petry, José Alex e Ruth Almeida. (Org.). O Estado Brasileiro Contemporâneo e o Reordenamento das Políticas Públicas. Macapá: Editora SEAMA, 2006, v. , p. -.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
NOGUEIRA, R. S.. Eleições. O Cicuta, Brusque, p. 2 - 2, 03 out. 2000.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
NOGUEIRA, R. S.. O Conselho Tutelar de Macapá como ambientação de Políticas Públicas com Educação Comunitária. In: VII Salão de Pesquisa, 2008, São Leopoldo-RS. VII Salão de Pesquisa. São Leopoldo-RS: Editora EST, 2008. v. 1. p. 381-395.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
NOGUEIRA, R. S.; TEIXEIRA, M. V. G. . Influências Alimentares da Religião sobre a Dieta dos Fiéis: o Caso da Missão Católica Nossa Senhora das Mercês. In: A Filosofia e os 500 anos da Reforma Protestante: pressupostos e desdobramentos, 2017, Brasília. 45ª Semana de Filosofia da UNB. Brasília: UNB Campus Darcy Ribeiro, 2017. v. 1. p. 17-18.

2.
NOGUEIRA, R. S.; MONTEIRO, E. S. L. . A Simbologia Maçônica como Forma de Estudo dos Jogos de Linguagem de Wittgenstein. In: A Filosofia e os 500 anos da Reforma Protestante: pressupostos e desdobramentos, 2017, Brasília. 45ª Semana de FIlosofia da UNB. Brasília: UNB Campus Darcy Ribeiro, 2017. v. 1. p. 36-37.

3.
NOGUEIRA, R. S.. O Educando na Filosofia da desconstrução - encontro de saberes na avaliação diferenciada. In: II Congresso Brasileiro de Professores de Filosofia, 2012, Recife. Filosofia: Construindo os caminhos do ensinar e aprender. Recife: Fundação Antônio dos Santos Abranches FASA, 2012. v. 1. p. 159.

Apresentações de Trabalho
1.
NOGUEIRA, R. S.. O Grupo de Pesquisa em Religiosidades do IFAP e sua atuação interdisciplinar no ensino técnico. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
NOGUEIRA, R. S.. Filosofia e Cultura em Levi-Strauss. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
NOGUEIRA, R. S.. Conselho Tutelar em Macapá: possibilidades de educação comunitária para o diálogo escola x família. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
NOGUEIRA, R. S.. Da Educação: análise dos princípios e compreensão hodierna. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
NOGUEIRA, R. S.. A Cultura Humana - sua reflexão no contexto mundializado da epistemologia. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
NOGUEIRA, R. S.. Implantação da Agência SEAMATUR de Turismo. 2004.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
NOGUEIRA, R. S.; BATISTA, V. L. L. . Entrevista sobre Projeto Vencedor na Mostratecsa. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
NOGUEIRA, R. S.. Entrevista sobre a Missão Católica Nossa Senhora das Mercês. 2005. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
NOGUEIRA, R. S.. Entrevista sobre a Missão Católica Nossa Senhora das Mercês. 2004. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
NOGUEIRA, R. S.. Igreja cresce no Estado. 2004. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
NOGUEIRA, R. S.. Entrevista bibliográfica e sobre o Diaconato. 2004. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
NOGUEIRA, R. S.. Ética e gerenciamento de Recursos Humanos. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
NOGUEIRA, R. S.. Metodologia do Trabalho e da Pesquisa Científica. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
NOGUEIRA, R. S.; VILHENA, T. S. . Adaptação da Inconfidência Mineira. 1994. Teatral.

2.
NOGUEIRA, R. S.; VILHENA, T. S. . Adaptação do Romance 'A Escrava Isaura'. 1994. Teatral.

Outras produções artísticas/culturais
1.
NOGUEIRA, R. S.. Rio de janeiro de braços abertos para o mundo - Cristo redentor, uma das sete novas maravilhas do mundo. 2007 (Mostra Cultural).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
NOGUEIRA, R. S.; PEREIRA, M. L.. Participação em banca de Edilene Nazaré de Lima. Educação de Jovens e Adultos: perspectivas do recomeço no ensino técnico do PROEJA. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica) - Instituto Federal do Amapá.

2.
PAIXAO, N. S. S. M.; NOGUEIRA, R. S.. Participação em banca de Andreuma Guedes Ferreira. Mulheres e Empreendimentos Mil: um estudo de caso da Feira do projeto Arte em Educação. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência em Educação Profissional e tecnológica) - Instituto Federal do Amapá.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MAIONE, V.N.; CABRAL, I. V.; NOGUEIRA, R. S.. Participação em banca de Lílian Gabriela Rodrigues Lobato.A Percepção Corpórea na Fenomenologia Existencial de Merleau-Ponty. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Amapá.

2.
NOGUEIRA, R. S.; FERREIRA, R. R.; CONTRERAS, M. M.. Participação em banca de Paulo César Alfaia Neves.Da Constitucionalidade da Lei de Biossegurança. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade SEAMA.

3.
AQUINO, M. A.; NOGUEIRA, R. S.; OLIVEIRA, R. S.. Participação em banca de Geandra Bastos;Kátia Silva;Severina Palmerin;Sheila Barbosa.Estratégias de Comunicação como alvo na divulgação do Museu Fortaleza de São José de Macapá. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Relações Públicas) - Faculdade SEAMA.

4.
NOGUEIRA, R. S.. Participação em banca de Gleydson Augusto Gomes da Mata.A Ética Jornalística no Programa macapá Urgente. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Faculdade SEAMA.

5.
NOGUEIRA, R. S.; SILVEIRA, G. C.; AQUINO, M. A.. Participação em banca de Lucélia Queiroz, Andréa Cristina, Antônia Sâmia, Diego César.Agência Experimental Dallas Publicidade. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Faculdade SEAMA.

6.
NOGUEIRA, R. S.; SILVEIRA, G. C.; FREIRE, M.. Participação em banca de Walmir Souza, Alane Socorro,Diléia Carmen, Maria Balbina e R.Agência Experimental TEASER Publicidade. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Faculdade SEAMA.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
NOGUEIRA, R. S.; PEREIRA, M. L.. Concurso Público para Docentes do IFAP. 2013. Instituto Federal do Amapá.

2.
NOGUEIRA, R. S.. Terceiro Processo Seletivo Simplificado para Docentes da UEAP. 2010. Universidade do Estado do Amapá.

Outras participações
1.
NOGUEIRA, R. S.; FERREIRA, P. C.; HECHT, A.. A guarda compartilhada: eficácia no Estado do Amapá. 2008. Faculdade SEAMA.

2.
NOGUEIRA, R. S.; FERREIRA, P. C.; HECHT, A.. Poço do Mato, a saga de uma memória: degradação de uma área de ressaca. 2008. Faculdade SEAMA.

3.
NOGUEIRA, R. S.. II Concurso de Artigos científicos da Faculdade SEAMA. 2005.

4.
NOGUEIRA, R. S.; MENDONÇA, D.; BARBOZA, R. B.. I Concurso de Artigos Científicos. 2004. Faculdade SEAMA.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Caminhando pela prática da Mente. Exposição na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (Coordenação). 2018. (Exposição).

2.
A Potência Interdisciplinar da Lógica no Ensino Médio. 2016. (Outra).

3.
Mostra dos Grupos de Pesquisa do IFAP.Líder do Grupo de Pesquisa em Religiosidades Aplicadas às Humanidades. 2016. (Outra).

4.
XVII Encontro Nacional da ANPOF.Mini curso em Lógica/ Sessão Temática Filosofia e Ensino - Comunicação Oral. 2016. (Encontro).

5.
III Fórum Mundial de educação profissional e Tecnológica.O Sítio AP CA 18: uma análise mineralógica do zigurate calçoenense. 2015. (Outra).

6.
IV Semana de Ciência e Tecnologia do IFAP.Mini Curso em Ciência e Tecnologia. 2015. (Oficina).

7.
IV Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFAP.Louceiras do Maruanum em observância às possíveis perdas de identidade cultural. 2015. (Outra).

8.
IV Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFAP.Santo Daime: aspectos antropológicos, sincréticos e polêmicos sobre o chá. 2015. (Outra).

9.
X CONNEPI. Louceiras do Maruanum em Observância às Possíveis Perdas de Identidade Cultural. 2015. (Congresso).

10.
X CONNEPI. X CONNEPI. 2015. (Congresso).

11.
X CONNEPI. Santo Daime: Possibilidades de uma Compreensão Educativa-Reflexiva a Partir de Elementos Interdisciplinares. 2015. (Congresso).

12.
Caravana da Ciência.Uso de Tetra Pak como Isolante Térmico. 2014. (Oficina).

13.
II Jornada Científica da PROPESQ. Sítio AP-CA 18 como manifestação da religião primitiva: o zigurate calçoenense. 2014. (Exposição).

14.
IX CONNEPI. 2014. (Congresso).

15.
IX CONNEPI. Mingau de mucajá: um sabor de tradição e fé. 2014. (Congresso).

16.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Exposição dos Trabalhos do GPRHUM. 2014. (Exposição).

17.
Capacitação em Análise Ética em Pesquisa com Seres Humanos. 2013. (Encontro).

18.
I Jornada de Iniciação Científica do IFAP - PROPESQ. A Incompatibilidade da Festa de São Tiago com o Debate Inter-Religioso do Século XXI. 2013. (Exposição).

19.
I Jornada de Iniciação Científica do IFAP - PROPESQ. Mingau de Mucajá: um sabor de tradição e fé. 2013. (Exposição).

20.
IV Foro de Ciencias y Civilización.El uso de los envases Tetra Pak como aislamiento térmico. 2013. (Outra).

21.
V Campamento Científico Interactivo.El uso de los envases Tetra Pak como aislamiento térmico. 2013. (Outra).

22.
AMAZONTECH - Contribuição da Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia. 2012. (Feira).

23.
AMAZONTECH - Empreendedorismo e Inovação: Instrumento para a Inserção e Competitividade do Mercado. 2012. (Feira).

24.
I Fórum das Licenciaturas da UEAP. 2012. (Seminário).

25.
II Congresso Brasileiro dos Professores de Filosofia. 2012. (Congresso).

26.
I Mostra Regional de Ciência e Tecnologia do sul do Amapá.Uso de embalagens tetra pak como isolante térmico. 2012. (Outra).

27.
Legislação do Ensino Superior. 2012. (Encontro).

28.
III Semana Universitária da UEAP.Racionalidade Comunicativa Habermasiana e Interdisciplinaridade Freireana. 2009. (Seminário).

29.
I Semana de Filosofia. O mito em Levi-Strauss. 2009. (Congresso).

30.
II Simpósio Regional de Filosofia da Educação.Simpósio Regional Norte. 2008. (Simpósio).

31.
Workshop de Metodologia Jurídica.Epistemologia e pesquisa Científica. 2006. (Oficina).

32.
II Congresso de Filosofia da ESTEFIB. A Importância da Filosofia no Mercado de Trabalho. 2005. (Congresso).

33.
II ERED.Ética, Liberdade de Imprensa , manipulação e poder. 2005. (Seminário).

34.
Semana Pedagógica.Semana de Planejamento das Atividades Acadêmicas da Faculdade SEAMA. 2005. (Oficina).

35.
X Semana Pedagógica.Ética e Liberdade. 2005. (Seminário).

36.
Revivendo as Tradições Brasileiras. Revivendo as Tradições Brasileiras - Região Sudeste (Pintura). 1993. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Elialda Lobato Mesquita. Relações Interpessoais na EJA: reflexões a partir da I fase na EMEF Prof. Neusona. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica) - Instituto Federal do Amapá. Orientador: Ricardo Soares Nogueira.

2.
Izabel Furtado Negrão. O perfil do professor da EJA da EMEF Neusona no período de 2013 a 2014. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica) - Instituto Federal do Amapá. Orientador: Ricardo Soares Nogueira.

3.
Maria de Nazaré Caldeira da Silva. A práticapedagógica na EJA: um estudo do caso EMEF Esforço Popular. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica) - Instituto Federal do Amapá. Orientador: Ricardo Soares Nogueira.

4.
Érika da Costa Bezerra. Robótica Pedagógica: uma experiência construtiva. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência em Educação Profissional e tecnológica) - Instituto Federal do Amapá. Orientador: Ricardo Soares Nogueira.

5.
Erlysson Farias Fernandes. Reutilização de Óleo de Cozinha usado: produzindo sabão e evitando a contaminação da água. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência em Educação Profissional e tecnológica) - Instituto Federal do Amapá. Orientador: Ricardo Soares Nogueira.

6.
Tatiana Correa Ros. Jornal SEAMA: A Prática como Metodologia de Ensino no Curso Superior de Jornalismo. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino Superior) - Faculdade SEAMA. Orientador: Ricardo Soares Nogueira.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Carla Helena Pinto; Heldecleia Góes; Marlúcia Duarte. O Jornalismo e suas contribuições para a formação política do povo brasileiro. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Faculdade SEAMA. Orientador: Ricardo Soares Nogueira.

2.
Ivan Silva Gonçalves. Mercado Editorial no Amapá - mercado de livros sem editoras. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Faculdade SEAMA. Orientador: Ricardo Soares Nogueira.

3.
Monique Taiane Almeida; Yasmim de Abreu. A concepção de amor em Platão. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Filosofia) - Universidade do Estado do Amapá. Orientador: Ricardo Soares Nogueira.

4.
Anderson Coutinho; Eclebson de Lima. Suicídio: uma abordagem sobre a destruição do ser segundo Arthur Schopenhauer - análise do primeiro decênio do século XXI no Estado do Amapá. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Filosofia) - Universidade do Estado do Amapá. Orientador: Ricardo Soares Nogueira.

5.
Graça Auxiliadora Lopes; Ione Cabral; Tatiani Cardoso. Dessacralização do Sagrado Cristão em Friedrich Nietzsche e Rudolf Otto. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Filosofia) - Universidade do Estado do Amapá. Orientador: Ricardo Soares Nogueira.

6.
Elielson Miranda de Oliveira; Mário Júnior Dias dos Santos. Perspectiva ético-antropológica: um confronto entre a vontade de potência de Nietzsche e o face-a-face de Lévinas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Filosofia) - Universidade do Estado do Amapá. Orientador: Ricardo Soares Nogueira.

7.
Raoni Juan Maia Holanda. Miracleman e o Übermensch: Uma análise do mito do super-herói através do ideal descrito por Nietzsche. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Faculdade SEAMA. Orientador: Ricardo Soares Nogueira.

8.
Sailindy Wesleiany Moreira e Fabíola Calado Pereira. Propaganda Eleitoral televisiva - opinião do eleitor. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Faculdade SEAMA. Orientador: Ricardo Soares Nogueira.

9.
Jamille Wanne Dias da Silva e Sâmia Caroline M. Barbosa. O discurso como forma de estratégia política nas eleições municipais 2008 de Macapá e Santana. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Faculdade SEAMA. Orientador: Ricardo Soares Nogueira.

10.
Vinícius Alfredo Godonix Niz Marvulle. Resoluções de Conflitos e a Humanização do Direito como Resposta. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Faculdade SEAMA. Orientador: Ricardo Soares Nogueira.

11.
Maria do Carmo Cardoso Costa Cantuária. Violência nas relações afetivo-conjugais em Macapá. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Faculdade SEAMA. Orientador: Ricardo Soares Nogueira.

12.
Araguacy Garcia da Silva. Combate ao trabalho infantil em Macapá. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Faculdade SEAMA. Orientador: Ricardo Soares Nogueira.

13.
Ronelli Ferreira Aragão. Realidade Origami. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Faculdade Estácio de Macapá. Orientador: Ricardo Soares Nogueira.

Iniciação científica
1.
Ádria Kássia Barbosa. O Ensino Religioso e o camdomblé nas escolas de ensino fundamental do centro de Macapá. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Filosofia) - Universidade do Estado do Amapá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ricardo Soares Nogueira.

2.
Samara Vicente de Aquino. Educação Comunitária Infanto-Juvenil - um redirecionamento a partir da realidade do Conselho Tutelar de Macapá. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação Social - Relações Públicas) - Faculdade SEAMA, Associação Educacional da Amazônia. Orientador: Ricardo Soares Nogueira.

3.
Sailindy Wesleiany Moreira. Racionalidade Comunicativa Habermasiana nas Expressões Linguistico-Culturais do Bairro Jesus de Nazaré - Descobertas e Socializações. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação Social - Jornalismo) - Faculdade SEAMA, Associação Educacional da Amazônia. Orientador: Ricardo Soares Nogueira.

Orientações de outra natureza
1.
Brenda de Cássia Silva Gomes. Caracterização Mineral na Área do sítio AP CA 18 - Município de calçoene-AP. 2016. Orientação de outra natureza. (Técnico em Mineração) - Instituto Federal do Amapá. Orientador: Ricardo Soares Nogueira.

2.
Vera Lúcia Leal Batista; Wanne Araújo. Mingau de mucajá: um sabor de tradição e fé. 2014. Orientação de outra natureza. (Técnico em Alimentos) - Instituto Federal do Amapá. Orientador: Ricardo Soares Nogueira.

3.
Brenda de Cássia Gomes; Diheimesson Augusto Oliveira. Sítio AP-CA 18 como manifestação da religião primitiva: o zigurate calçoenense. 2014. Orientação de outra natureza. (Técnico em Mineração) - Instituto Federal do Amapá. Orientador: Ricardo Soares Nogueira.

4.
Vera Lúcia Leal Batista. Parque Nacional de Darien: Ejemplo de Estudio para La Biodiversidad y Educacion Ambiental. 2013. Orientação de outra natureza. (Curso Técnico em Alimentos) - IFAP. Orientador: Ricardo Soares Nogueira.

5.
Lilian Gabriela Rodrigues Lobato. Existencialismo religioso: uma abordagem kierkegaardiana. 2012. Orientação de outra natureza. (Filosofia) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Ricardo Soares Nogueira.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de desenvolvimento tecnológico

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Textos em jornais de notícias/revistas
1.
NOGUEIRA, R. S.. Eleições. O Cicuta, Brusque, p. 2 - 2, 03 out. 2000.


Apresentações de Trabalho
1.
NOGUEIRA, R. S.. Filosofia e Cultura em Levi-Strauss. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
NOGUEIRA, R. S.. Entrevista sobre a Missão Católica Nossa Senhora das Mercês. 2004. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
NOGUEIRA, R. S.. Entrevista sobre a Missão Católica Nossa Senhora das Mercês. 2005. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
NOGUEIRA, R. S.. Igreja cresce no Estado. 2004. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
NOGUEIRA, R. S.. Entrevista bibliográfica e sobre o Diaconato. 2004. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
NOGUEIRA, R. S.; BATISTA, V. L. L. . Entrevista sobre Projeto Vencedor na Mostratecsa. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Artes Cênicas
1.
NOGUEIRA, R. S.; VILHENA, T. S. . Adaptação da Inconfidência Mineira. 1994. Teatral.

1.
NOGUEIRA, R. S.; VILHENA, T. S. . Adaptação do Romance 'A Escrava Isaura'. 1994. Teatral.



Outras informações relevantes


Participou como Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Pedagogias, Antropologias e Complexidades _ NEPPAC. Foi Membro do Núcleo de Educação a Distância - NEAD, da Faculdade SEAMA.
Aprovação em concurso público para Professor de Filosofia na Universidade Federal do Amapá, no Governo do Estado do Amapá, na Universidade do Estado do Amapá e no Instituto Federal do Amapá.
Coordenador das Atividades Complementares do Curso de Licenciatura em Filosofia da UEAP e Supervisor dos TCC's do mesmo curso.
Orientou na I MOSTRATECSA a Vera Lúcia Leal Batista, ganhadora da Credencial 2013 para participar do Acampamento Científico em Entre ríos (Argentina). Em fevereiro de 2013 sua orientanda Vera Lúcia Leal Batista também foi a vencedora brasileira para seleção 2013 da RUTA QUETZAL BBVA na Espanha, onde fará intercâmbio cultural por 40 dias entre Panamá, Espanha e Bélgica.
Foi Pesquisador no Curso de Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos na Diversidade e Inclusão Social no IFAP.
Foi membro da Comissão de Ética do IFAP
Em 2015 foi aprovado no Processo Seletivo da UNIVATES para o Doutorado em Ambiente e Desenvolvimento.
Em 2017 associou-se na Associação Brasileira de Filosofia da Religião.
Membro das Comissões para Elaboração dos Projetos Pedagógicos dos Cursos Técnicos em Química (Subsequente) e Informática (Proeja) de acordo com as Portarias 075 e 077, de 12 de abril de 2017
Em Janeiro de 2018 participou dos créditos da disciplina 'Protocolo de Tesis Cualitativa y Cuntitativa' no Programa de Doctorado en Educación da Universidad SEK, em Santiago do Chile.
Avaliador da Comissão Especial de Avaliação de RSC III - Portaria nº 761 de 12 de abril de 2018 GR IFAP.
Membro Suplente Representante dos Docentes do Campus Macapá - IFAP na Comissão Responsável pela Elaboração e Acompanhamento do Programa Estratégico Institucional para Permanência e Êxito dos Estudantes do IFAP (Portaria nº 1.554, 23.08.18)



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/02/2019 às 16:53:49