Lúcio Siqueira Amaral Filho

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4347713946164397
  • Última atualização do currículo em 22/05/2018


Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos). Professor na Univates e na Unisc. Possui Mestrado em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná e graduação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Santa Maria. Também é especialista em Gestão de Marketing e MBA em Comunicação e Processos Midiáticos. Tem experiência nas áreas de Comunicação, Publicidade e Marketing, com ênfase em Comunicação Visual, Design, Criação, Redação Publicitária e Publicidade Online, atuando principalmente nos seguintes temas: publicidade, cibercultura, web, YouTube e criação e produção de estratégias publicitárias online e offline. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lúcio Siqueira Amaral Filho
Nome em citações bibliográficas
AMARAL FILHO, L. S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.
Rua Avelino Tallini, 171
Universitário
95900000 - Lajeado, RS - Brasil
Telefone: (51) 37147000
URL da Homepage: www.univates.br


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Ciências da Comunicação.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Título: Do player à interface: escavações publicitárias no YouTube em busca da relação entre os meios, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Gustavo Daudt Fischer.
Palavras-chave: publicidade; Arqueologia da Mídia; YouTube; audiovisualidades; web.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
2009 - 2011
Mestrado em Comunicação e Linguagens.
Universidade Tuiuti do Paraná, UTP, Brasil.
Título: Publicidade 2.0 (ou uma análise da publicidade colaborativa no site Zooppa Brasil),Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Álvaro Larangeira.
Palavras-chave: publicidade; comunicação; promoção; linguagem; cibercultura.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação / Especialidade: Cibercultura.
2007 - 2010
Especialização em MBA em Comunicação e Processos Midiáticos. (Carga Horária: 360h).
Celer Faculdades, CELER, Brasil.
Título: Participação, remediação e bricolagem, os principais componentes da cultura digital.
Orientador: Andressa Pacheco Moschetta.
2006 - 2007
Especialização em Gestão em Marketing. (Carga Horária: 450h).
Celer Faculdades, CELER, Brasil.
Título: Vício pelo novo: uma positiva relação do marketing e a criatividade.
Orientador: Ana Paula da Rosa.
2005 - 2005
Especialização em Metodologia do Ensino Superior - disc. isolada. (Carga Horária: 60h).
Universidade Comunitária Regional de Chapecó, UNOCHAPECÓ, Brasil.
Título: ..
2005 - 2005
Especialização em Formação para o Magistério Superior. (Carga Horária: 90h).
FIE - Faculdade Exponencial, FIE, Brasil.
1996 - 1999
Graduação em Publicidade e Propaganda.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: As Empresas que Patrocinam o Futebol Profissional na Cidade de Santa Maria.
Orientador: Sérgio Carvalho.




Formação Complementar


2017
Nanodegree Marketing Digital. (Carga horária: 120h).
Udacity, UDACITY, Estados Unidos.


Atuação Profissional



Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES, UNIVATES, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 12

Atividades

02/2018 - Atual
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estratégia e Segmentação de Mercado
Inteligência de Mercado
02/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Comunicação Social, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante das habilitações de Publicidade e Propaganda e Relações Públicas.
08/2017 - 12/2017
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Opinião Pública e Comportamento do Consumidor
Publicidade Gráfica
02/2017 - 07/2017
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Publicidade Digital
Publicidade Gráfica
Vídeo Publicitário
08/2016 - 12/2016
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Publicidade Gráfica
02/2016 - 08/2016
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Publicidade Digital
Opinião Pública e Comportamento do Consumidor
08/2015 - 12/2015
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Publicidade Digital
Redação Publicitária II
Opinião Pública e Comportamento do Consumidor
02/2015 - 08/2015
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Organizacional
Introdução às Práticas Publicitárias
Publicidade Digital
Publicidade Gráfica
08/2014 - 12/2014
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Organizacional
Introdução às Práticas Publicitárias
Opinião Pública e Comportamento do Consumidor
Publicidade Digital
Redação Publicitária I
02/2014 - 07/2014
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Opinião Pública e Comportamento do Consumidor
Publicidade Digital
Publicidade Gráfica
08/2013 - 12/2013
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Organizacional
Opinião Pública e Comportamento do Consumidor
Redação Publicitária II

Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 12

Atividades

02/2018 - Atual
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos em Publicidade e Propaganda
Redação em Publicidade e Propaganda III
Técnicas de Veiculação
08/2017 - 12/2017
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Redação em Publicidade e Propaganda I
Redação em Publicidade e Propaganda II
02/2015 - 12/2017
Outras atividades técnico-científicas , Curso de Comunicação Social, Curso de Comunicação Social.

Atividade realizada
Coordenador do Núcleo de Publicidade e Propaganda da Agência Experimental A4.
10/2017 - 10/2017
Ensino,

Disciplinas ministradas
Curso de extensão Marketing Digital - Mídias Sociais
02/2017 - 07/2017
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Comunicação
02/2017 - 07/2017
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Editoração Eletrônica
08/2016 - 12/2016
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos e Técnicas de Publicidade e Propaganda
Redação em Publicidade e Propaganda I
Redação em Publicidade e Propaganda II
Redação em Publicidade e Propaganda III
02/2016 - 08/2016
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Campanha Publicitária I
Redação em Publicidade e Propaganda II
Redação em Publicidade e Propaganda III
Introdução à Editoração Eletrônica
08/2015 - 12/2015
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos e Técnicas de Publicidade e Propaganda
Redação em Publicidade e Propaganda I
Redação em Publicidade e Propaganda II
Redação em Publicidade e Propaganda III
02/2015 - 08/2015
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Editoração Eletrônica
Redação em Publicidade e Propaganda II

Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 8

Atividades

02/2014 - 07/2014
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria da Publicidade
08/2013 - 12/2013
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cibercultura
Teoria da Publicidade
02/2013 - 07/2013
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria da Publicidade
02/2013 - 07/2013
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cibercultura
08/2012 - 12/2012
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria da Publicidade

Centro Superior de Tecnologia TECBrasil, TECBRASIL, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Atividades

08/2014 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Empreendedorismo
Computação Gráfica
08/2014 - Atual
Ensino, Gestão Comercial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Negócios e Comércio Eletrônico
08/2012 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Computação Gráfica
02/2014 - 07/2014
Ensino,

Disciplinas ministradas
Projeto Integrado

Celer Faculdades, CELER, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Especialista, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Especialista, Carga horária: 4

Atividades

01/2010 - 09/2010
Direção e administração, Departamento de Marketing, .

Cargo ou função
Coordenador do Departamento de Marketing da IES.
03/2009 - 09/2010
Outras atividades técnico-científicas , Agência Experimental de Comunicação Integrada, Agência Experimental de Comunicação Integrada.

Atividade realizada
Coordenação da Agência Experimental de Comunicação Integrada - Looping.
07/2010 - 08/2010
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Projeto Experimental em Publicidade e Propaganda
Redação Publicitária II
07/2008 - 08/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, NDE - Núcleo Docente Estruturante, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante - NDE do Curso de Publicidade e Propaganda.
02/2010 - 07/2010
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Projeto Experimental em Publicidade e Propaganda
Redação Publicitária I
Seminário em Comunicação - Ciberpublicidade
07/2009 - 12/2009
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Webmarketing
09/2009 - 10/2009
Ensino, Marketing e Vendas, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Marketing Eletrônico/E-Commerce
03/2009 - 07/2009
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Redação Publicitária I
08/2008 - 12/2008
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Redação Publicitária II
02/2008 - 07/2008
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Redação Publicitária II
Redação Publicitária I
07/2007 - 12/2007
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Redação Publicitária I

Uceff Faculdades, UCEFF, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

04/2011 - 04/2011
Ensino, MBA em Comunicação Estratégica e Branding, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
E-branding
07/2010 - 07/2010
Ensino, Gestão Empresarial, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Publicidade e Propaganda

Competence Comunicação, COMP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 40


T12 Marketing e Comunicação, T12, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretor de Arte, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Clientes Atendidos: Prefeitura Municipal de Chapecó, Aurora Alimentos, Tronic Materiais Esportivos, Cedrense Alimentos, Fittipaldi Licencing, Vanzin Automotive, Semil Equipamentos Industriais.


Net Center, NETCENTER, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 3
Outras informações
Professor da disciplina de Técnicas Fotográficas


Fokus Propaganda, FOKUS, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretor de Arte, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Clientes Atendidos: CooperAlfa, Amauri Supermercados, Cabo Transportes, CDL-Chapecó, Celer Faculdades, Farmácia Mini Preço, Moto Jeans, Pittol Calçados


Incob Comunicação, INCOB, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Arte Criador, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Clientes: Toke Final, LF Caminhões, Unimed Chapecó, FM Pneus, MR Consultoria Tributária, Nutrisul


Globalcomm Comunicação, GLO/RS, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Chefe de estúdio e assistente de arte, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Clientes: Bausch & Lomb, Avipal, Termolar, Sistema de Saúde Mãe de Deus, Bortoncello, Medex Medicamentos, Elegê, Dell Anno, Hertz Medicamentos, Telasul, RGE, Correio do Povo, Carrefour, Pompéia, GM, Sea Shepherd, Governo do RS, Miolo, Universidade de Caxias do Sul, Memphis, Ramarim


Duecom, DUECOM, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Arte-Finalista e assistente de arte, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Clientes: Auxiliadora Predial, Fundação Maurício Sirotsky,Faculdade, Plano de Saúde, Farmácia e Hospital Fátima, Objetivo Pré-Vestibular, Unidos Volkswagen, Yázigi, entre outros


Parla Comunicação, PARLA, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente de arte e Arte-finalista, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Clientes: Arca Consórcios, Bomber Auto-Falantes, Banrisul,Confiança Companhia de Seguros, Construtora CFL, Construtora Melnick, Instituto do Câncer Infantil, Jornal O Sul, LZ Comunicação Visual, Mat Inset, Mônaco Citröen, South Service, Stock Photos, Unesul Transportes e Turismo



Membro de corpo editorial


2010 - Atual
Periódico: Revista Rethorika


Revisor de periódico


2016 - Atual
Periódico: Cadernos de Comunicação (UFSM)
2016 - Atual
Periódico: Comunicologia (Brasília)
2017 - Atual
Periódico: DESTAQUES ACADÊMICOS


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual/Especialidade: Publicidade e Propaganda.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Redação Publicitária.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação/Especialidade: Cibercultura.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
AMARAL FILHO, L. S.2015 AMARAL FILHO, L. S.. O princípio da evolução da publicidade na web. Vozes e Diálogo, v. 14, p. 175-188, 2015.

2.
AMARAL FILHO, L. S.2015 AMARAL FILHO, L. S.. A narrativa audiovisual publicitária no YouTube. Temática (João Pessoa. Online), v. 11, p. 30-41, 2015.

3.
AMARAL FILHO, L. S.2014AMARAL FILHO, L. S.. Apontamentos iniciais sobre a publicidade colaborativa: uma colaboração para a pesquisa. CADERNOS DE COMUNICAÇÃO (UFSM), v. 18, p. 171-190, 2014.

4.
AMARAL FILHO, L. S.2010AMARAL FILHO, L. S.. A necessidade de ser visto. Comunicação e Sociedade, v. 17, p. 67-72, 2010.

5.
AMARAL FILHO, L. S.2009AMARAL FILHO, L. S.. A folksonomia do YouTube. Ícone (Recife) (Cessou em 2006. Cont. ISSN 2175-215X Ícone (Recife. Online)), v. 11, p. 1-12, 2009.

6.
AMARAL FILHO, L. S.2008AMARAL FILHO, L. S.. Onde ironia e polêmica coexistem. Think (Porto Alegre), v. 6, p. 5-8, 2008.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
AMARAL FILHO, L. S.. Publicidade na web, uma trajetória histórica. In: 10º Encontro Nacional de História da Mídia, 2015, Porto Alegre. A Memória na Era Digital, 2015.

2.
AMARAL FILHO, L. S.. Publicidade Colaborativa: contextualizando suas origens. In: VI Simpósio Nacional da ABCiber, 2012, Novo Hamburgo. VI Simpósio Nacional da ABCiber - Anais 2012, 2012.

3.
AMARAL FILHO, L. S.. Publicidade cinematográfica, onde narrativas se encontram. In: XI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul, 2010, Novo Hamburgo. Comunicação, Cultura e Juventude, 2010.

4.
AMARAL FILHO, L. S.. A folksonomia do YouTube. In: III Simpósio Nacional ABCiber, 2009, São Paulo. III Simpósio Nacional ABCiber, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
AMARAL FILHO, L. S.. Contribuições Metodológicas para entender as imagens formadas a partir de algoritmos. In: 11ª Semana da Imagem na Comunicação, 2013, São Leopoldo. XI Semana da Imagem, 2013.

2.
AMARAL FILHO, L. S.. O tela-a-tela. In: X Seminário Internacional da Comunicação, 2009, Porto Alegre. Comunicação e Imaginário, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
AMARAL FILHO, L. S.. Do player à interface: escavações publicitárias no YouTube em busca da relação entre os meios. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
AMARAL FILHO, L. S.. Publicidade na web, uma trajetória histórica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
AMARAL FILHO, L. S.. Audiovisualidades publicitárias na web: aportes iniciais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
AMARAL FILHO, L. S.. Contribuições Metodológicas para entender as imagens formadas a partir de algoritmos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
AMARAL FILHO, L. S.. A produção colaborativa na Publicidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
AMARAL FILHO, L. S.. A narrativa audiovisual publicitária no Youtube. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
AMARAL FILHO, L. S.. Publicidade Colaborativa: contextualizando suas origens. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
AMARAL FILHO, L. S.. Publicidade cinematográfica, onde narrativas se encontram. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
AMARAL FILHO, L. S.. O tela-a-tela. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
AMARAL FILHO, L. S.. A internet além de um diário pessoal. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
AMARAL FILHO, L. S.. A folksonomia do YouTube. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
AMARAL FILHO, L. S.. Publicidade e Administração. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
AMARAL FILHO, L. S.. Planejar é preciso: Relação entre Planejamento e Criação. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
KEGLER, B.; FELIPPI, A. C.; AMARAL FILHO, L. S.. Participação em banca de Adryan Mayusa Fuelber.Comunicação Pública e democracia digital: análie da fanpage da prefeitura de Curitiba. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

2.
MORITZ, A. B.; LARA, E. S.; AMARAL FILHO, L. S.. Participação em banca de Camila Almeida.A transmídia no seria How I Meet Your Mother. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

3.
MORITZ, A. B.; LARA, E. S.; AMARAL FILHO, L. S.. Participação em banca de Maikel Linhares de Oliveira.Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades: um estudo sobre marca e licenciamento com base na história de sucesso da Marvel. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

4.
AMARAL FILHO, L. S.; MORITZ, A. B.; LARA, E. S.. Participação em banca de Mariana Moura.A campanha Emojis do Itaú. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

5.
KIRST, S. L.; SIMOES, D. G.; AMARAL FILHO, L. S.. Participação em banca de Fernanda Thaís Lopes.Uso de lovemarks como estratégia de comunicação: caso Melissa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.

6.
KRAEMER, F. L.; KIRST, S. L.; AMARAL FILHO, L. S.. Participação em banca de Giovani Marasca.Patrocínio esportivo: o envolvimento da Fruki com o Brasil de Pelotas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.

7.
KRAEMER, F. L.; KIRST, S. L.; AMARAL FILHO, L. S.. Participação em banca de Giovani Marasca.Patrocínio esportivo: o envolvimento da Fruki com o Brasil de Pelotas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.

8.
KRAEMER, F.; KREUTZ, E. A.; AMARAL FILHO, L. S.. Participação em banca de Felipe Osvaldo Horn.Análise de brand placement no MasterChef Brasil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.

9.
AMARAL FILHO, L. S.; SIMOES, D. G.; DURAYSKI, J.. Participação em banca de Tatiane Cristina Oestreich.A publicidade nas redes sociais como mediadora da alimentação saudável. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.

10.
HETGES, H. A.; GUERIN, Y. S.; AMARAL FILHO, L. S.. Participação em banca de Valquiria da Silva Pereira.O Código de Ética: uma análise do conhecimento dos egressos do curso de Publicidade e Propaganda da UNISC. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

11.
KOPP, R.; MORITZ, A. B.; AMARAL FILHO, L. S.. Participação em banca de Gustavo Gerhard.Os redesigns das marcas TIM e Oi. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

12.
KRAEMER, F.; KREUTZ, E. A.; AMARAL FILHO, L. S.. Participação em banca de Diego Henrique de Macedo.Product Placement no cinema e promoção da marca. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.

13.
AMARAL FILHO, L. S.. Participação em banca de João Pedro de Freitas Trusset.O espetáculo e a Indústria Cultural: o negócio de ser Amy Winehouse. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.

14.
AMARAL FILHO, L. S.. Participação em banca de Marco Aurélio Henz.Significados de um sonho popular: análise da história e representações sociais do Fusca. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.

15.
AMARAL FILHO, L. S.. Participação em banca de Bárbara Koch Kranz."Tudo o que você quer ter": um estudo sobre o brincar e o consumo de bonecas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.

16.
AMARAL FILHO, L. S.. Participação em banca de Vinnie Souza Marchisio.Vem pro rolezinho: o papel do consumo e das redes sociais na sociabilidade dos jovens da periferia de São Paulo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

17.
AMARAL FILHO, L. S.. Participação em banca de Fernanda Pasqualini Allem.O marketing digital como ferramenta para construção de uma marca: o caso Foxter. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

18.
AMARAL FILHO, L. S.. Participação em banca de Leonardo Lucas Adriano.A percepção dos consumidores em relação às ações de comunicação desenvolvidas pela Netshoes no Facebook. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

19.
AMARAL FILHO, L. S.. Participação em banca de Gisele Daiane Wagner.O que os olhos não veem e o coração sente: propaganda subliminar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.

20.
AMARAL FILHO, L. S.. Participação em banca de Rodrigo Farias Costa.O minimalismo e o design de identidade visual: um estudo de caso da marca Starbucks. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.

21.
AMARAL FILHO, L. S.. Participação em banca de Marcelo Monti Mattar.A todo vapor: uma análise do comportamento dos consumidores da plataforma Steam. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

22.
AMARAL FILHO, L. S.. Participação em banca de Ana Tetelbom Schuchmann.Curta ou compartilhe: as espetaculares formas de exposição no Facebook. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

23.
AMARAL FILHO, L. S.. Participação em banca de Thiago Tarouco Tomasi.A usabilidade e a arquitetura de informação no desenvolvimento de websites e portais responsivos: um estudo de caso do website institucional da empresa Zee. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

24.
AMARAL FILHO, L. S.. Participação em banca de Adriana Anselmini.Emoção e persuasão na publicidade: o papel da música nos anuncios audiovisuais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.

25.
AMARAL FILHO, L. S.. Participação em banca de Verenice Magali Diniz da Luz.O uso estratégico da comunicação na gestão de pessoas: estudo de caso Docile. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Relações Públicas) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.

26.
AMARAL FILHO, L. S.. Participação em banca de Ana Maria Magnani.Foursquare: as dinâmicas de utilização do Foursquare em Porto Alegre. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

27.
AMARAL FILHO, L. S.. Participação em banca de Vinicius Laitano Mutterle.Littlemonsters.com - rede social ou pesquisa de marketing?. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

28.
AMARAL FILHO, L. S.. Participação em banca de João Pedro Hack Ribeiro.Sinergia Digital: a visão do público sobre as ações da empresa Sinergy novas mídias no Facebook. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

29.
AMARAL FILHO, L. S.. Participação em banca de Thaís Bernardes Bagialtsalief Tubiana.Expressão de religiosidades dos jovens nas redes sociais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

30.
AMARAL FILHO, L. S.. Participação em banca de Bruna de Angeli Neves.A influência da gamificação na comunicação das marcas com os jovens da geração Y. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

31.
AMARAL FILHO, L. S.. Participação em banca de Bruna Cerentini Severo.Curtir: a construção da identidade dos usuários do Facebook através da fotografia. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

32.
AMARAL FILHO, L. S.. Participação em banca de Eduardo Mussoi Bruno.Tecendo a rede. Facebook e Diabetes: um estudo sobre o uso da rede digital como ferramenta de marketing aplicada à área da saúde. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

33.
AMARAL FILHO, L. S.. Participação em banca de Juliana Teixeira da Silva Tonietto.O QR Code na visão de profissionais de comunicação e marketing de Porto Alegre. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

34.
AMARAL FILHO, L. S.. Participação em banca de Daniela Schemeneck, Idania Welter, Vanessa Langaro.Planejamento de Campanha para a Empresa Bio Magistral. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Celer Faculdades.

35.
AMARAL FILHO, L. S.. Participação em banca de Crystiane O., Daiane S., Juliana L., Sandra Mara V..Como se nunca fosse adeus. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Celer Faculdades.

36.
AMARAL FILHO, L. S.. Participação em banca de Alexandra G., Gianfrancesco N. Liciane A. Rafael C..Estratégia de Branding: a construção de uma identidade para a empresa Amores e Amoras. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Celer Faculdades.

37.
AMARAL FILHO, L. S.. Participação em banca de João Ricardo G., Lúcio Bedin, Wellington Barbosa.Produção de Documentário. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Celer Faculdades.

38.
AMARAL FILHO, L. S.. Participação em banca de Beatrice Andréa G., Gustavo K..Reformulação do site Liverpool camisetas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Celer Faculdades.

39.
AMARAL FILHO, L. S.. Participação em banca de João Ricardo Gonçalves.A publicidade em jogos eletrônicos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Celer Faculdades.

40.
AMARAL FILHO, L. S.. Participação em banca de Gianfrancesco Negri.Impacto e repercussão da criatividade no marketing esportivo da ESPN. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Celer Faculdades.

41.
AMARAL FILHO, L. S.. Participação em banca de Liciane Teresa Amorim Salini.A nova estrutura da Publicidade: o consumidor como principal agente. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Celer Faculdades.

42.
AMARAL FILHO, L. S.. Participação em banca de Gustavo Kronhardt.Publicidade online: a interatividade no campo da comunicação. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Celer Faculdades.

43.
AMARAL FILHO, L. S.. Participação em banca de Beatrice Andréa Gasparetto.A imortalidade das imagens. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Celer Faculdades.

44.
AMARAL FILHO, L. S.. Participação em banca de Sandra Mara Velloso de Linhares de Farias.Breve análise do emprego de fotografias publicitárias na propaganda social. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Celer Faculdades.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
AMARAL FILHO, L. S.. Processo seletivo para contratação de docente. 2009. Celer Faculdades.

2.
AMARAL FILHO, L. S.. Processo seletivo para contratação de docente. 2009. Celer Faculdades.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
10º Alcar - Encontro Nacional de História da Mídia.Publicidade na web: uma trajetória histórica. 2015. (Encontro).

2.
10º Alcar - Encontro Nacional de História da Mídia. 2015. (Encontro).

3.
VI Pró-Pesq PP - Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda.Audiovisualidades publicitárias na web: aportes iniciais. 2015. (Encontro).

4.
11ª Semana da Imagem na Comunicação. 2013. (Encontro).

5.
Seminário de Interação Mediada por Computador. 2013. (Seminário).

6.
XII Seminário Internacional da Comunicação.A narrativa audiovisual publicitária no Youtube. 2013. (Seminário).

7.
VI Simpósio Nacional da ABCiber. 2012. (Simpósio).

8.
20º COMPÓS: Encontro Anual da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Comunicação. 2011. (Encontro).

9.
XI Seminário Internacional da Comunicação. 2011. (Seminário).

10.
XI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul. Publicidade cinematográfica, onde narrativas se encontram. 2010. (Congresso).

11.
III Simpósio Nacional ABCiber.A Folksonomia do YouTube. 2009. (Simpósio).

12.
X Seminário Internacional da Comunicação.O tela-a-tela. 2009. (Seminário).

13.
XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2009. (Congresso).

14.
XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - IX Colóquio Bi-nacional de Ciências da Comunicação - Brasil-França - Estudos Comparados entre Brasil e França - Comunicação e Políica. 2009. (Congresso).

15.
XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Oficina 14 - O processo criativo da publicidade e o repertório cultural do publicitário. 2009. (Oficina).

16.
I Semana Acadêmica de Publicidade e Propaganda. 2007. (Outra).

17.
Publicidade em Debate 2007. 2007. (Outra).

18.
Publicidade em Debate 3. 2006. (Outra).

19.
Semana Acadêmica das Artes Visuais. 2006. (Outra).

20.
Aula Inaugural.Publicidade e Administração. 2005. (Outra).

21.
Publicidade em Debate 2.Planejar é preciso: Relação entre Planejamento e Criação. 2005. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
AMARAL FILHO, L. S.. I Jornada de Comunicação: olhares, trilhas e processos no campo da Publicidade e Propaganda. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Pâmela Aline da Silva. A comunicação da Igreja Católica através do perfil do Papa Francisco no Twitter. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Santa Cruz do Sul. (Orientador).

2.
Andrya Martins Flores. Publicidade no ciberespaço: o uso do YouTube como ferramenta de comunicação das marcas. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Santa Cruz do Sul. (Orientador).

3.
Laura Müller da Silva. A convergência midiática entre TV, Twitter e Instagram e as apropriações populares na terceira temporada de MasterChef Brasil. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Santa Cruz do Sul. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Guilherme Carvalho Gonçalves. Marketing esportivo: um estudo sobre o patrocínio na camisa de futebol do Sport Club Internacional. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Santa Cruz do Sul. Orientador: Lúcio Siqueira Amaral Filho.

2.
Rafael Costa Mostardeiro. Comunicação para transformar o mundo: a utilização da comunicação através da internet no ativismo para a construção de cidades melhores. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Santa Cruz do Sul. Orientador: Lúcio Siqueira Amaral Filho.

3.
Maurício Marin. O relacionamento da Harley Davidson com seus clientes. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES. Orientador: Lúcio Siqueira Amaral Filho.

4.
Arthur Mainardi. A percepção da marca LEO Clube na cidade de Guaporé. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES. Orientador: Lúcio Siqueira Amaral Filho.

5.
Daniela Duarte. Comunicação interna e o engajamento dos colaboradores para a criação de um programa de voluntariado. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Relações Públicas) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES. Orientador: Lúcio Siqueira Amaral Filho.

6.
Dan Cristian. Storytelling na Publicidade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES. Orientador: Lúcio Siqueira Amaral Filho.

7.
Gabriela Tempel Jung. A influência dos inovadores na padronização no estilo de vida de jovens da geração Y através de redes sociais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Lúcio Siqueira Amaral Filho.

8.
Marcus Rodrigues. Recursos para um site de comércio eletrônico para aumentar a probabilidade de venda. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Lúcio Siqueira Amaral Filho.

9.
Bruno Pastori Steffen. BAH.CC: a percepção do mercado publicitário gaúcho em relação ao engajamento do consumidor. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Lúcio Siqueira Amaral Filho.

10.
Gianfrancesco Negri. Análise de imagens de anúncios da ESPN. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Celer Faculdades. Orientador: Lúcio Siqueira Amaral Filho.

11.
Liciane Salim. Publicidade no Twitter. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Celer Faculdades. Orientador: Lúcio Siqueira Amaral Filho.

12.
Wellington Salvio Barbosa. Publicidade online. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Celer Faculdades. Orientador: Lúcio Siqueira Amaral Filho.

13.
Gustavo Khonrardt. A realidade aumentada na publicidade. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Celer Faculdades. Orientador: Lúcio Siqueira Amaral Filho.

14.
Elizandro Marcos Maroli. A comunicação da Coca-Cola na Copa do Mundo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Celer Faculdades. Orientador: Lúcio Siqueira Amaral Filho.

15.
Jean Carlo Dall'Agnol. Alternativas para a publicidade lucrativa no oeste catarinense. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Celer Faculdades. Orientador: Lúcio Siqueira Amaral Filho.

16.
Guilherme Secchi Danielli. O marketing esportivo do Palmeiras. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Celer Faculdades. Orientador: Lúcio Siqueira Amaral Filho.

17.
Marcela Aparecida Alves. Rede social Linkedin: uma nova alternativa de classificados. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Celer Faculdades. Orientador: Lúcio Siqueira Amaral Filho.

18.
Maysa Bertan. A importância da prática para o acedêmico de Publicidade e Propaganda: o caso da Agência Looping. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Celer Faculdades. Orientador: Lúcio Siqueira Amaral Filho.

19.
Aline Rech dos Santos. Convergência dos mundos online e offline: Avatar nas telas e na vida real. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Celer Faculdades. Orientador: Lúcio Siqueira Amaral Filho.

20.
Jaqueline V., Daniela G., Aline L., Aline P., Pedro Leonardo. Post It Revista Digital. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Celer Faculdades. Orientador: Lúcio Siqueira Amaral Filho.

21.
Daniela Schemeneck, Idania Welter, Vanessa Langaro. Planejamento de Campanha para a Empresa Bio Magistral. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Celer Faculdades. Orientador: Lúcio Siqueira Amaral Filho.

22.
Crystiane O., Daiane S., Juliana L., Sandra Mara V.. Como se nunca fosse adeus. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Celer Faculdades. Orientador: Lúcio Siqueira Amaral Filho.

23.
Alexandra G., Gianfrancesco N. Liciane A. Rafael C.. Estratégia de Branding: a construção de uma identidade para a empresa Amores e Amoras. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Celer Faculdades. Orientador: Lúcio Siqueira Amaral Filho.

24.
João Ricardo G., Lúcio Bedin, Wellington Barbosa. Produção de Documentário.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Celer Faculdades. Orientador: Lúcio Siqueira Amaral Filho.

25.
BEatrice Andréa G., Gustavo K.. Reformulação do site Liverpool camisetas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Celer Faculdades. Orientador: Lúcio Siqueira Amaral Filho.

Iniciação científica
1.
Tatiane. Jornalismo móvel. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Jornalismo) - Celer Faculdades. Orientador: Lúcio Siqueira Amaral Filho.

2.
Felipe Ballin. Intervenção midiática nas relações humanas do pós-guerra no sul do Brasil. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Publicidade e Propaganda) - Celer Faculdades. Orientador: Lúcio Siqueira Amaral Filho.

3.
Júlia Vieira Gonçalves. A relação dos modelos sociais no comportamento das crianças. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Publicidade e Propaganda) - Celer Faculdades. Orientador: Lúcio Siqueira Amaral Filho.

4.
Jaques Antônio de Toledo. Comunicação Digital: Inclusão ou exclusão Social?. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Publicidade e Propaganda) - Celer Faculdades. Orientador: Lúcio Siqueira Amaral Filho.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/10/2018 às 20:17:54