Renata Fonseca Lima da Fonte

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  • Última atualização do currículo em 31/12/2018


Possui doutorado em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (2011), mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2006), título de especialista em Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (2011), especialização em saúde Pública pela Universidade de Pernambuco (2009) e graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Católica de Pernambuco (2003). Atualmente é professora assistente II da Universidade Católica de Pernambuco, atuando na Graduação em Letras e na Graduação em Fonoaudiologia. É professora e pesquisadora do Mestrado em Ciências da Linguagem da Universidade Católica de Pernambuco, atuando nos seguintes temas: multimodalidade, tecnologia digital, aquisição da linguagem, interação, cegueira e distúrbios da linguagem. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Renata Fonseca Lima da Fonte
Nome em citações bibliográficas
FONTE, Renata Fonseca Lima da;DA FONTE, Renata Fonseca Lima

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Católica de Pernambuco, Centro de Teologia e Ciências Humanas.
Rua do Príncipe, 526
Boa Vista
50050-900 - Recife, PE - Brasil
Telefone: (81) 21194421


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2011
Doutorado em Lingüística.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Título: O funcionamento da atenção conjunta na interação máe-criança cega, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2004 - 2006
Mestrado em Letras.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Título: Estratégias maternas na interação com gêmeos, cego e vidente, na aquisição da linguagem,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Profa Dra Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante.
Palavras-chave: estratégias interativas; gêmeos; criança cega; criança vidente; prosódia.
2011 - 2011
Especialização em Linguagem.
Conselho Federal de Fonoaudiologia, CFFA, Brasil.
Título: Concurso de Especialista em Linguagem.
2007 - 2009
Especialização em Saúde Pública. (Carga Horária: 630h).
Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
Título: A trajetória da Fonoaudiologia no Sistema Único de Saúde do período de 1988 a 2008.
Orientador: Rosário Antunes Fonseca Lima.
2000 - 2003
Graduação em Fonoaudiologia.
Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, Brasil.
Título: O lúdico na clínica fonoaudiológica.
Orientador: Nadia Pereira da Silva Gonçalves de Azevedo.


Pós-doutorado


2017 - 2017
Pós-Doutorado.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes


Formação Complementar


2017 - 2018
Aperfeiçoamento Profissional em Educação a Distância. (Carga horária: 60h).
Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, Brasil.
2007 - 2007
Terapia Vocal. (Carga horária: 20h).
Unidade Especializada em Voz, VOCAL, Brasil.
2007 - 2007
I Curso de Tiflologia. (Carga horária: 100h).
Centro de Apoio Pedagógico às Pessoas com Deficiência Visual, CAP-PE, Brasil.
2006 - 2006
Leitura, Interpretação e Comunicação da LIBRAS. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Assistente III, Carga horária: 40

Atividades

08/2018 - Atual
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fonoaudiologia Clínica I
08/2018 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Multiletramentos na escola
08/2018 - Atual
Ensino, Ciências da Linguagem, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos avançados sobre aquisição da linguagem: multimodalidade
03/2013 - Atual
Ensino, Ciências da Linguagem, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos de estudo sobre linguagem: Linguagem e Multimodalidade
08/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Teologia e Ciências Humanas, .

08/2012 - Atual
Ensino, Ciências da Linguagem, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos Avançados em Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem Escrita
08/2012 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Mestrado em Ciências da Linguagem, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Mestrado em Ciências da Linguagem.
08/2012 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Teologia e Ciências Humanas, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Graduação em Letras.
08/2012 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Teologia e Ciências Humanas, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Curso de Graduação de Letras.
02/2018 - 06/2018
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Aquisição e avaliação da linguagem oral
03/2018 - 05/2018
Ensino, Ciências da Linguagem, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Atenção conjunta na aquisição da linguagem
08/2017 - 12/2017
Ensino, Ciências da Linguagem, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Distúrbios de Linguagem
08/2017 - 12/2017
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociolinguística
08/2017 - 12/2017
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fonoaudiologia Clínica I
06/2007 - 07/2017
Ensino, Ciências da Linguagem, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura Dirigida: Aquisição e desvios de Linguagem na perspectiva multimodal
08/2016 - 12/2016
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociolinguística
08/2016 - 12/2016
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fonoaudiologia Clínica I
09/2016 - 10/2016
Ensino, Ciências da Linguagem, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura Dirigida: Texto e Multimodalidade
08/2015 - 12/2015
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociolinguística
02/2015 - 06/2015
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Instrumental I
02/2015 - 06/2015
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Instrumental II
08/2014 - 12/2014
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociolinguística
08/2014 - 12/2014
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fonoaudiologia Clínica I
02/2014 - 06/2014
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Aquisição e avaliação da leitura e da escrita
02/2014 - 06/2014
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Instrumental I
02/2014 - 06/2014
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Instrumental II
08/2013 - 12/2013
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociolinguística
10/2013 - 11/2013
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos de Linguística - Regime especial
08/2013 - 09/2013
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudo de texto ? Produção e interpretação I
02/2013 - 06/2013
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Aquisição e Avaliação da Leitura e da Escrita
Aquisição e Avaliação da Linguagem Oral
02/2013 - 06/2013
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Instrumental II
08/2012 - 12/2012
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Instrumental II
08/2012 - 12/2012
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fonoaudiologia e Linguística I
09/2012 - 11/2012
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Instrumental I
09/2003 - 12/2003
Outras atividades técnico-científicas , UNICAP, UNICAP.

Atividade realizada
Monitora da disciplina Introdução à Prática em Fonoaudiologia, concursada pelo departamento de Psicologia da Universidade Católica de Pernambuco..
08/2003 - 12/2003
Estágios , UNICAP, .

Estágio realizado
Estágio no serviço de Recepção e Triagem Fonoaudiológica da Unicap, com carga horária de 90 horas.
02/2003 - 12/2003
Estágios , UNICAP, .

Estágio realizado
Estágio supervisionado em Audiologia Clínica, nas dependências da Clínica Manuel de Freitas Limeira, na UNICAP com carga horária de 120hs.
02/2003 - 12/2003
Estágios , UNICAP, .

Estágio realizado
Estágio supervisionado em Terapia Fonoaudiológica, nas dependências da Clínica Manuel de Freitas com carga horária de 240hs na UNICAP..
10/2003 - 10/2003
Outras atividades técnico-científicas , UNICAP, UNICAP.

Atividade realizada
Monitora do módulo I do curso de Orientação em Saúde Vocal.


Linhas de pesquisa


1.
Aquisição, Desenvolvimento e Distúrbios da Linguagem em suas diversas manifestações

Objetivo: Estudo dos diferentes aspectos e elementos envolvidos no processo de aquisição da linguagem; singularidades; desvios e distúrbios da linguagem..


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
PROCAD UCPEL, UFPB e UNICAP- Diálogos em linguística: do formal ao discursivo
Descrição: Este Projeto PROCAD (Edital nº 071/2013), Diálogos em Linguística: do Formal ao Discursivo, é uma proposta que visa ao intercâmbio acadêmico-científico entre três universidades, quais sejam: Universidade Católica de Pelotas (UCPEL ? proponente), Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP ? associada 1), Universidade Federal da Paraíba (UFPB ? associada 2). Três programas de Pós- Graduação estão envolvidos: Letras (Linguística Aplicada) (PPGL-UCPEL), Ciências da Linguagem (UNICAP) e Linguística (UFPB). Trata-se de proposta cujos objetivos atendem às metas do referido Edital, uma vez que está voltada à sistematização de relações e parcerias entre equipes dos referidos Programas, por meio do incremento articulado de missões de estudo, missões de pesquisa e atividades docentes, que dão suporte à mobilidade intra-inter regional. O trânsito previsto não só articula professores e alunos de diferentes níveis, como permite atingir maior equilíbrio regional da pósgraduação no pa.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Renata Fonseca Lima da Fonte - Integrante / Nadia Pereira da Silva Golçalves de Azevedo - Integrante / Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante - Integrante / Isabela do Rêgo Barros - Integrante / Roberta Caiado - Integrante / Moab Duarte Acioli - Integrante / Wanilda Maria Alves Cavalcanti - Integrante / Carmen Lúcia B. Matzenauer - Coordenador / Evangelina Brito de Faria - Integrante / Dermeval da Hora - Integrante / Lucienne C. Espíndola - Integrante / Jan Edson Rodrigues Leite - Integrante / Pedro Farias Francelino - Integrante / Regina Celi Mendes Pereira da Silva - Integrante / Betânia Passos Medrado - Integrante / Carla Lynn Reichmann - Integrante / Liliane da Silva Prestes Rodrigues - Integrante / Vilson José Leffa - Integrante / Fabiane Villela Marroni - Integrante / Aracy Ernst Pereira - Integrante / Eliane Terezinha do Amaral Campello - Integrante / Raquel da Cunha Recuero - Integrante / Adail Ubirajara Sobral - Integrante / Alessandro Zir - Integrante / Hilário Inácio Bohn - Integrante / Karl-Heinz Efken - Integrante.
2013 - 2017
Análise do funcionamento linguistico-discursivo de grupos de afásicos no Recife e em Campinas a partir dos componentes da CIF
Descrição: A linguagem é uma das maiores riquezas que o homem possui. Investigar a linguagem humana não é tarefa fácil, especialmente na linguagem com alterações. O desafio, neste trabalho, será o de analisar o discurso de sujeitos afásicos, acerca de suas próprias condições de falantes, bem como analisar a eficácia da Comunicação Suplementar Alternativa e sujeitos participantes de Grupos de de Afásicos de duas regiões distintas Brasil, Recife e Campinas. Para tanto, serão constituídos recortes discursivos de sessões realizadas em grupo para compreender o sujeito/linguagem a partir do funcionamento linguístico-discursivo dos mesmos. Serão utilizados os construtos teóricos da Análise de Discurso de linha francesa e da Neurolinguística Discursiva, bem como os componentes da CIF para análise da funcionalidade e participação. Na interdiscursividade, pretende-se realizar uma análise das formações discursivas, ou seja, a relação da totalidade discursiva com a exterioridade. É possível que, através dos dados colhidos e do estudo realizado sobre o tema, tenha-se uma boa compreensão sobre o funcionamento da linguagem do sujeito afásico, visto sob a perspectiva linguístico-discursiva. Esta pesquisa conta com a participação de pesquisadores da UNICAMP..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Renata Fonseca Lima da Fonte - Integrante / Nadia Pereira da Silva Golçalves de Azevedo - Coordenador / Regina Yu Shon Chun - Integrante / Lúcia Helena Reily - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Cooperação.
2013 - 2017
Contínuo gestuo-vocal: aprofundando a matriz multimodal em aquisição da linguagem
Descrição: Neste novo projeto, buscamos aprofundar a caracterização da matriz multimodal gestuo-vocal, inserindo a tipologia prosódico-vocal e sua correlação com o contínuo gestual, bem como buscamos lançar um olhar acerca do estatuto da fluência no processo aquisicional. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Renata Fonseca Lima da Fonte - Integrante / Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante - Coordenador / Evangelina Maria Brito de Faria - Integrante / José Temístocles Ferreira Júnior - Integrante / Paulo Vinicius Ávila Nóbrega - Integrante / Isabelle Cahino Delgado - Integrante / José Moacir Soares Costa Filho - Integrante / Paula Michely Silva - Integrante / Glória Maria Leitão - Integrante.
2012 - 2016
Distúrbios de linguagem: foco no funcionamento multimodal da linguagem
Descrição: A linguagem humana apresenta modalidades diversas de manifestação, incluindo fala, gestos, posturas e movimentos corporais e expressões faciais, que permeiam a interação dialógica entre os interlocutores. Desse modo, esta pesquisa propõe investigar esse funcionamento multimodal da linguagem em sujeitos com distúrbios de linguagem, como gagueira e afasia. Para isso, os dados serão coletados no Grupo de Atendimento e Estudos sobre a Gagueira e no Grupo de Convivência de Afásicos do Mestrado em Ciência da Linguagem da Universidade Católica de Pernambuco. Para a análise desses dados, serão selecionados recortes de situações discursivas estabelecidas por sujeitos com gagueira e por sujeitos com afasia de forma a compreender o funcionamento multimodal da linguagem. Os achados deste estudo poderão contribuir para a compreensão da gagueira e da afasia enquanto funcionamento multimodal da linguagem e para se pensar em pistas que possam favorecer ao diagnóstico desses distúrbios de linguagem e em estratégias terapêuticas que promovam maior fluência na fala dos sujeitos com gagueira e um melhor funcionamento na linguagem dos sujeitos afásicos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .

Integrantes: Renata Fonseca Lima da Fonte - Coordenador / Nadia Pereira da Silva Golçalves de Azevedo - Integrante / Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante - Integrante / Isabela do Rêgo Barros - Integrante / Eulines Barbosa de Lima - Integrante / Eurico da Silva Santos - Integrante / Naftaly de Queiroz da Costa - Integrante / Jeane Amanda da Silva - Integrante.
2012 - 2016
Novas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e o desenvolvimento da leitura e produção de textos
Descrição: Essa pesquisa se propõe a investigar as contribuições das Novas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação para o desenvolvimento da leitura e produção de textos, de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II, a partir de uma visão sociointeracionista da língua, tendo por base a teoria enunciativa da linguagem e a teoria da construção do conhecimento. Desejamos investigar se as novas tecnologias digitais podem modificar o ato de ler e produzir textos em um espaço diferente meio digital. Nosso desafio está em observar, analisar e compreender como os leitores leem hipertextos, como eles buscam ou ativam seu conhecimento prévio dentro da macroestrutura hipertextual, tecendo pontes inferenciais e analisar a qualidade dos textos produzidos no espaço digital, após a atividade de leitura de hipertextos. Para atingir tal fim, realizaremos um estudo comparativo entre dois grupos de alunos de uma escola da rede pública. Um grupo de alunos que será convidado a trabalhar com a leitura e a produção de textos no computador interligado à web 2.0, no laboratório de informática da escola; e outro grupo de alunos que será convidado a trabalhar com a leitura e a produção de textos lineares, na sala de aula regular. O gênero textual selecionado para este estudo é a notícia. As notícias selecionadas tratarão do mesmo assunto nas duas versões: digital e impressa. O estudo comparativo das atividades realizadas acontecerá com base no que preveem os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa para o ensino-aprendizagem da leitura e da produção de textos, privilegiando as competências discursivas dos sujeitos (BRASIL, 1998). Nossa intenção, a partir do desenvolvimento dessa pesquisa, é tentar compreender as contribuições das Novas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação para o desenvolvimento da leitura e produção de textos. Palavras-chave: Novas tecnologias digitais da informação e comunicação, leitura, produção de textos. ..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Renata Fonseca Lima da Fonte - Integrante / Isabela do Rêgo Barros - Integrante / Roberta Caiado - Coordenador / Gutemberg Lima da Silva - Integrante / Jamyle Freire - Integrante / Artur Gomes de Morais - Integrante / Francilene Leite Cavalcante - Integrante / Vera Lucy B. de Castro Bezerra - Integrante / Yuri José Manique - Integrante / Elanxirle Teixeira da Silva - Integrante.


Revisor de periódico


2014 - Atual
Periódico: Psicologia em Revista (Online)
2011 - 2011
Periódico: Cadernos de Estudos Linguísticos (UNICAMP)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Psicolingüística/Especialidade: Aquisição da Linguagem.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica/Especialidade: Distúrbios da Linguagem.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2015
1º Lugar na Premiação ? Área de LINGÜISTICA, LETRAS E ARTES durante a 17ª JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA do trabalho da orientanda Naftaly de Queiroz da Costa, Universidade Católica de Pernambuco.
2004
Laurea Universitária do curso de Fonoaudiologia, Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP.
2003
1ª colocação na área de fonoterapia na jornada de monografias em Fonoaudiologia, Universidade Católica de Pernambuco.
2003
3ª colocação na área de audiologia na jornada de monografias em Fonoaudiologia, Universidade Católica de Pernambuco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CAIADO, R.2018CAIADO, R. ; FONTE, Renata Fonseca Lima da ; BARROS, I. R. . TEXTUALIDADE EM TECNOLOGIA DIGITAL MÓVEL: A CONSTRUÇÃO DA COESÃO E DA COERÊNCIA EM TEXTOS IMAGÉTICOS. HIPERTEXTOS REVISTA DIGITAL, v. 19, p. 23-38, 2018.

2.
FONTE, Renata Fonseca Lima da2017FONTE, Renata Fonseca Lima da; COSTA, N. Q. . Fluência/disfluência na gesticulação e na fala de sujeitos com gagueira. Revista Prolíngua, v. 12, p. 17-26, 2017.

3.
LUZ, A. F.2017LUZ, A. F. ; CAIADO, R. ; FONTE, Renata Fonseca Lima da . O INSTAGRAMER E SEU DISCURSO MULTISSEMIÓTICO NA REDE SOCIAL DIGITAL INSTAGRAM. Diálogo das Letras, v. 6, p. 139-158, 2017.

4.
BARROS, ISABELA BARBOSA DO RÊGO2016 BARROS, ISABELA BARBOSA DO RÊGO ; FONTE, Renata Fonseca Lima da . Estereotipias motoras e linguagem: aspectos multimodais da negação no autismo. Revista Brasileira de Linguistica Aplicada, v. 16, p. 745-763, 2016.

5.
DA FONTE, Renata Fonseca Lima2014 DA FONTE, Renata Fonseca Lima. Fluência/Disfluência e Gesticulação: compreendendo a aquisição da linguagem de uma criança cega.. Revista Intercâmbio, v. 29, p. 202, 2014.

6.
FONTE, Renata Fonseca Lima da2014 FONTE, Renata Fonseca Lima da; CAIADO, R. . Práticas discursivas multimodais no WhatsApp: uma análise verbo-visual. Desenredo (PPGL/UPF), v. 10, p. 475-487, 2014.

7.
FONTE, Renata Fonseca Lima da2013 FONTE, Renata Fonseca Lima da. Cenas de atenção conjunta na interação mãe-criança cega: contribuições à aquisição da linguagem. Revista Signótica, v. 25, p. 393-412, 2013.

8.
SILVA, G. L.2013SILVA, G. L. ; ALVARES, T. L. G. ; DA FONTE, Renata Fonseca Lima . PEÇAS PUBLICITÁRIAS MULTIMODAIS DA COCA-COLA NAS CAMPANHAS DAS COPAS DO MUNDO DA ÁFRICA DO SUL E DO BRASIL. Intersecções (Jundiaí), v. 1, p. 140-156, 2013.

9.
DA FONTE, Renata Fonseca Lima2013DA FONTE, Renata Fonseca Lima. COMPREENDENDO A ATENÇÃO CONJUNTA E A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM NAS ESPECIFICIDADES DA CEGUEIRA. DLCV (UFPB), v. 10, p. 33-46, 2013.

10.
FONTE, Renata Fonseca Lima da2010FONTE, Renata Fonseca Lima da. PROCESSOS METAFÓRICOS E METONÍMICOS NA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM. Prolíngua (João Pessoa), v. 5, p. 51-61, 2010.

11.
FONTE, Renata Fonseca Lima da2006FONTE, Renata Fonseca Lima da. Episódios interativos entre mãe e filhos gêmeos, cego e vidente: um análise. Revista Cadernos do LAFE, v. 1, p. 55-66, 2006.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
ACIOLI, M. D. (Org.) ; Madeiro, F. (Org.) ; BARROS, I. R. (Org.) ; AZEVEDO (Org.) ; FONTE, Renata Fonseca Lima da (Org.) ; CAIADO, R. (Org.) ; CAVALCANTI, W. M. A. (Org.) . Linguagem: entre o sistema, o texto e o discurso.. 1. ed. Curitiva: CRV, 2015. v. 1. 176p .

2.
BARROS, I. R. (Org.) ; EFKEN, K. H. (Org.) ; ACIOLI, M. D. (Org.) ; AZEVEDO (Org.) ; FONTE, Renata Fonseca Lima da (Org.) ; CAIADO, R. (Org.) ; CAVALCANTI, W. M. A. (Org.) . Ensino, texto e discurso. 1. ed. Curitiba: CRV, 2014. v. 1. 207p .

3.
BARROS, I. R. (Org.) ; EFKEN, K. H. (Org.) ; ACIOLI, M. D. (Org.) ; AZEVEDO (Org.) ; FONTE, Renata Fonseca Lima da (Org.) ; CAIADO, R. (Org.) ; CAVALCANTI, W. M. A. (Org.) . Aquisição, desvios e práticas de linguagem. 1. ed. Curitiba: CRV, 2014. v. 1. 199p .

4.
AZEVEDO (Org.) ; FONTE, Renata Fonseca Lima da (Org.) . Análise do Discurso: mo(vi)mento de interpretações. 1ed. ed. Curitiba: Editora CRV, 2011. 175p .

5.
AZEVEDO (Org.) ; FONTE, Renata Fonseca Lima da (Org.) . Aquisição da linguagem, seus distúrbios e especificidades: diferentes perspectivas. 1ed. ed. Curitiba: Editora CRV, 2011. 233p .

Capítulos de livros publicados
1.
NASCIMENTO, C. G. B. F. ; FONTE, Renata Fonseca Lima da . Recursos multimodais em contação de histórias: um estudo de caso de uma criança cega. In: Marianne Cavalcante; Márcio Martins Leitão; Paulo Ávila Nóbrega; Gitanna Brito Bezerra; Thalita Maria Lucindo Aureliano; Giovan Ânderson dos Santos Alves. (Org.). Questões em aquisição da linguagem e psicolinguística: aquisição de gêneros textuais e leitura. 1ed.João Pessoa: Mídia Gráfica Editora, 2016, v. 3, p. 121-134.

2.
COSTA, E. M. A. ; FONTE, Renata Fonseca Lima da . Os aspectos multimodais no discurso do sujeito afásico: um estudo de caso. In: Marianne Cavalcante; Márcio Martins Leitão; Paulo Ávila Nóbrega; Gitanna Brito Bezerra; Thalita Maria Lucindo Aureliano; Giovan Ânderson dos Santos Alves. (Org.). Questões em aquisição da linguagem e psicolinguística: aquisição de gêneros textuais e leitura. 1ed.: , 2016, v. 3, p. 218-232.

3.
FONTE, Renata Fonseca Lima da; CAVALCANTE, M. C. B. . Abordagem multimodal da linguagem: contribuições à clínica fonoaudiológica. In: Ana Cristina de Albuquerque Montenegro; Isabela Barbosa do Rêgo Barros; Nadia Pereirra da Silva Gonçalves de Azevedo. (Org.). Fonoaudiologia e Linguística: teoria e prática. 224ed.Curitiba: Appris, 2016, v. 1, p. 205-205.

4.
CAVALCANTE, M. C. B. ; FONTE, Renata Fonseca Lima da . Interface da Psicolinguística e da Fonoaudiologia na linguagem oral. In: Ana Cristina de Alburqueque Montenegro, Isabela Barbosa do Rêgo Barros. (Org.). Fonoaudiologia e Linguística: teoria e prática. 1ed.Curitiba: Appris, 2016, v. 1, p. 121-137.

5.
AZEVEDO ; FONTE, Renata Fonseca Lima da ; CAVALCANTI . Gagueira. In: Geraldine Rose de Andrade Borges e Danielle Gomes Pinto. (Org.). Fonoaudiologia em tópicos para concurso. 1ed.Olinda: Editora Livro Rápido, 2015, v. , p. 220-226.

6.
FONTE, Renata Fonseca Lima da; CAIADO, R. . Multimodalidade e tecnologia móvel digital: a relação entre imagem e texto verbal na produção de sentidos. In: Moab Duarte Acioli; Francisco Madeiro;Isabela Barbosa do Rêgo Barros; Karl Heinz Efken; Nadia Pereira da Silva Gonçalves de Azevedo; Renata Fonseca Lima da Fonte; Roberta Caiado; Wanilda Maria Alves Cavalcanti.. (Org.). Linguagem: entre o sistema, o texto e o discurso. 1ed.Curitiba: CRV, 2015, v. 1, p. 39-50.

7.
FONTE, Renata Fonseca Lima da. Aquisição da linguagem e cegueira: uma abordagem multimodal. In: Marianne Cavalcante; Evangelina Maria Brito de Faria. (Org.). Cenas de aquisição da linguagem: multimodalidade, atenção conjunta e subjetividade. 1ed.João Pessoa: Editora UFPB, 2015, v. 1, p. 125-139.

8.
FONTE, Renata Fonseca Lima da; BARROS, A. ; CAVALCANTE, M. C. B. ; SOARES, P. M. . A matriz gesto-fala na aquisição da linguagem: algumas reflexões. In: BARROS, I. B. R. (Org.) ; EFKEN, K. (Org.) ; ACIOLI, M. D. (Org.) ; AZEVEDO, N.P.S.G. (Org.) ; FONTE, R. F. L. (Org.) ; CAIADO, R. (Org.) ; CAVALCANTI, W.M.A. (Org.). (Org.). Aquisição, desvios e práticas de linguagem. 1ed.Curitiba: CRV, 2014, v. 1, p. 11-26.

9.
CAIADO, R. ; FONTE, Renata Fonseca Lima da ; FREIRE, J. . O desafio do letramento digital: leitura e escrita multimodais. In: BARROS, I. B. R. (Org.) ; EFKEN, K. (Org.) ; ACIOLI, M. D. (Org.) ; AZEVEDO, N.P.S.G. (Org.) ; FONTE, R. F. L. (Org.) ; CAIADO, R. (Org.) ; CAVALCANTI, W.M.A. (Org.). (Org.). Ensino, texto e discurso. 1ed.Curitiba: CRV, 2014, v. 1, p. 11-27.

10.
SALGUEIRO ; AZEVEDO ; FONTE, Renata Fonseca Lima da . A linguagem de sujeitos e seus interlocutores em reuniões do grupo de afásicos. In: AZEVEDO, Nadia.; FONTE, Renata.. (Org.). Análise do Discurso: mo(vi)mentos de interpretações. 1eded.Curitiba: Editora CRV, 2011, v. , p. 59-69.

11.
SILVA ; AZEVEDO ; FONTE, Renata Fonseca Lima da ; CAVALCANTI . A linguagem de sujeitos-gagos e seus interlocutores em sessões de grupo de atendimento. In: AZEVEDO, Nadia; FONTE, Renata.. (Org.). Análise do Discurso: mo(vi)mento de interpretações. 1eded.Curitiba: Editora CRV, 2011, v. , p. 71-94.

12.
MELO ; FONTE, Renata Fonseca Lima da ; AZEVEDO . Algumas concepções em aquisição de linguagem. In: AZEVEDO, Nadia; FONTE, Renata. (Org.). Aquisição da linguagem, seus distúrbios e especificidades: diferentes perspectivas. 1eded.Curitiba: Editora CRV, 2011, v. , p. 11-20.

13.
FONTE, Renata Fonseca Lima da. A linguagem e seu funcionamento na interação mãe-criança cega. In: AZEVEDO, Nadia; FONTE, Renata. (Org.). Aquisição da linguagem, seus distúrbios e especificidades: diferentes pesperctivas. 1eded.Curitiba: Editora CRV, 2011, v. , p. 53-70.

14.
FONTE, Renata Fonseca Lima da; CAVALCANTE, M. . A singularidade de cenas de atenção conjunta entre a mãe e seus filhos gêmeos, vidente e cego, em aquisição da linguagem. In: MOURA, M.D; SIBALDO, M.; SEDRINS, A.. (Org.). Novos desafios da língua - pesquisas em língua falada e escrita. Maceió: EDUFAL, 2010, v. , p. 113-117.

15.
FONTE, Renata Fonseca Lima da; CAVALCANTE, M. . Situações dialógicas entre mãe e filho cego em aquisição da linguagem: relações de não sintonia. In: Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante. (Org.). Multimodalidade em aquisição da linguagem. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2010, v. , p. 53-68.

16.
FONTE, Renata Fonseca Lima da. A subjetividade e a constituiçâo do sujeito na relaçâo mãe-filho cego. In: Eunice de Oliveira; Severina Sílvia Ferreira; Tereza Avellar Barreto. (Org.). As interfaces da Clínica com Bebês. Recife: Bagaço, 2009, v. , p. 17-516.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, A. M. B. ; FONTE, Renata Fonseca Lima da . Aquisição da linguagem e multimodalidade em contextos interativos. In: XXVI Jornada do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste (GELNE), 2017, Recife. Anais Eletrônicos da XXVI Jornada do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste (GELNE). Recife: Pipa comunicação, 2017. v. 1. p. 75-84.

2.
CARVALHO, M. A. S. ; FONTE, Renata Fonseca Lima da . RELAÇÃO VERBO-VISUAL EM TEXTOS MULTIMODAIS POSTADOS NO APLICATIVO WHATSAPP : INFLUÊNCIA DA VARIÁVEL PROFISSÃO. In: XX Semana de Estudos Linguísticos e Literários da UNICAP - o universo da obra de Raimundo Carrero : entre aspectos linguísticos e literários, 2017, Recife. Anais eletrônicos da XX Semana de Estudos Linguísticos e Literários da UNICAP - o universo da obra de Raimundo Carrero : entre aspectos linguísticos e literários. Recife: Universidade Católica de Pernambuco, 2017. p. 324-330.

3.
COSTA, N. Q. ; FONTE, Renata Fonseca Lima da . GESTICULAÇÃO E DISFLUÊNCIA DE SUJEITO GAGO PARTICIPANTES DE GRUPO DE ESTUDO E ATENDIMENTO À GAGUEIRA NA INTERAÇÃO COM SEUS PARES: UM ESTUDO DE CASO. In: XX Semana de Estudos Linguísticos e Literários da UNICAP - o universo da obra de Raimundo Carrero : entre aspectos linguísticos e literários, 2017, Recife. Anais eletrônicos da XX Semana de Estudos Linguísticos e Literários da UNICAP - o universo da obra de Raimundo Carrero : entre aspectos linguísticos e literários. Recife: Universidade Católica de Pernambuco, 2017. p. 248-253.

4.
BARROS, I. R. ; FONTE, Renata Fonseca Lima da . Ressignificando os gestos no autismo: um estudo sobre a linguagem. In: Congresso Internacional Linguagem e Interação 3, 2015, São Leopoldo. Anais do Congresso Internacional Linguagem e Interação 3. São Leopoldo: Casa Leiria, 2015. v. 1. p. 1180-1190.

5.
SOUZA, A. M. B. ; FONTE, Renata Fonseca Lima da . Multimodalidade e aquisição da linguagem de crianças na interação face a face. In: VI Encontro das Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino - ECLAE, 2015, Garanhuns. Anais Eletrônicos VI ECLAE. Recife: Pipa Comunicação, 2015. p. 345-355.

6.
NASCIMENTO, C. G. B. F. ; FONTE, Renata Fonseca Lima da . Variações prosódicas e gestos no reconto de história: um estudo de caso de uma criança cega. In: VI Encontro das Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino - ECLAE, 2015, Garanhuns. Anais eletrônicos VI ECLAE. Recife: Pipa Comunicação, 2015. p. 435-451.

7.
NASCIMENTO, C. G. B. F. ; FONTE, Renata Fonseca Lima da . Aspectos multimodais na relação da criança cega com o texto narrativo. In: IX Congresso Internacional da ABRALIN, 2015, Belém- PA. Anais do IX Congresso Internacional da ABRALIN. Belém: ABRALIN, 2015. v. 2. p. 164-172.

8.
COSTA, N. Q. ; FONTE, Renata Fonseca Lima da . A gesticulação nas repetições de palavras da fala de sujeitos gagos. In: Congresso Internacional da Abralin, 2015, Belém. Anais do IX Congresso Internacional da Abralin. Belém: ABRALIN, 2015. v. 2. p. 1346-1355.

9.
NASCIMENTO, C. F. ; FONTE, Renata Fonseca Lima da . Narrativas orais de uma criança cega: uma análise da prosódia e da gesticulação no conto e no reconto de histórias. In: 25ª Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguístico do Nordeste - GELNE, 2014, Natal. 25ª Jornada Nacional do GELNE, 2014.

10.
FONTE, Renata Fonseca Lima da; COSTA, N. Q. . Relação entre gesticulação e fala disfluente de um sujeito com gagueira. In: 25ª Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguístico do Nordeste - GELNE, 2014. 25ª Jornada Nacional do GELNE, 2014.

11.
FONTE, Renata Fonseca Lima da; Sampaio . Emergência de gestos em criança ouvinte: caminhos para aquisição da Libras em contexto bilíngue. In: Simpósio Internacional do Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Linguagem, 2012, Recife. Simpósio Internacional do Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Linguagem, 2012. v. 1. p. 1026-1041.

12.
Sampaio ; FONTE, Renata Fonseca Lima da . Palavra pescando não palavra: um estudo sobre produções textuais escritas de surdos. In: Simpósio Internacional do Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Linguagem, 2012, Recife. Simpósio Internacional do Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Linguagem, 2012. v. 1. p. 818-835.

13.
FONTE, Renata Fonseca Lima da. Gesto e fala da criança cega em aquisição da linguagem: constituindo uma cena de atenção conjunta com a mãe. In: Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste, 2012, Natal. Anais da XXIV Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste. Natal: EDUFRN, 2012.

14.
FONTE, Renata Fonseca Lima da; Azevedo . Gagueira: o lugar do sujeito gago e suas relações com os outros. In: I ENCONTRO NACIONAL DE FLUÊNCIA E GAGUEIRA, 2012, Recife. Anais do I Encontro Nacional de Fluência e Gagueira. Recife: Editora da Universidade Católica de Pernambuco,, 2012. v. 1. p. 42-60.

15.
Lopes, Juliana Costa Maia ; FONTE, Renata Fonseca Lima da ; CAVALCANTE, M. . O funcionamento da atenção conjunta em duas crianças: uma autista e uma com desenvolvimento típico. In: Congresso Internacional da Abralin, 2011, Curitiba. Abralin Curitiba 2011, 2011. p. 3672-3681.

16.
FONTE, Renata Fonseca Lima da. Multimodalidade na interação mãe-criança cega. In: Encontro Nacional de Interação em Linguagens Verbal e Não-verbal, 2011, João Pessoa. Interação em linguagens verbal e não -verbal: linguagens e cultura. João Pessoa: Idéia, 2011.

17.
FONTE, Renata Fonseca Lima da. Gestos nas interações: mãe-filho cego e mãe-filho vidente. In: VI Congresso Internacional da ABRALIN, 2009, João Pessoa. ABRALIN, 2009.

18.
FONTE, Renata Fonseca Lima da. A prosódia materna na fala dirigida à criança cega em aquisição da linguagem. In: XXI Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos, 2006, João Pessoa. Anais da XXI Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos. João Pessoa: Idéia, 2006. p. 2464-2472.

19.
FONTE, R. ; FONTE, Renata Fonseca Lima da . Aquisição do rótico coronal da língua portuguesa: um estudo de caso. In: IV Seminário sobre Ensino de Língua Materna e estrangeira e de literatura, 2005, Campina Grande. SELIMEL, 2005.

20.
FONTE, Renata Fonseca Lima da. Estratégias comunicativas entre a tríade mãe-crianças típica e atípica. In: Congesso Internacional Linguagem e Interação, 2005, São Leopoldo. Congresso Internacional Linguagem e Interação, 2005.

21.
FONTE, Renata Fonseca Lima da. Interação mãe-crianças gêmeas cega e vidente em processo de aquisição de linguagem. In: Encontro Nordestino em Aquisição de Linguagem, 2005, Recife. Encontro Nordestino em Aquisição de Linguagem (ENEAL), 2005.

22.
FONTE, Renata Fonseca Lima da; Amorim, A. ; PORTO, C. ; MORAIS, C. ; LEITE, F. ; NARCISA, N. ; LUCENA, V. . O lúdico e a linguagem infantil na clínica fonoaudiológica. In: Encontro Nordestino em Aquisição de Linguagem, 2005, Recife. Encontro Nordestino em Aquisição de Linguagem, 2005.

23.
FONTE, Renata Fonseca Lima da; FONTE, R. . Percurso de aquisição da líquida não-lateral /r/. In: Encontro Nordestino em Aquisição de Linguagem, 2005, Recife. Encontro Nordestino em Aquisição de Linguagem, 2005.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FONTE, Renata Fonseca Lima da. Multimodalidade na interação mãe-criança cega. In: IX Encontro Nacional de Interação em Linguagem Verbal e Não Verbal: Linguagens e Cultura, 2010, João Pessoa. Encontro Nacional de Interação em Linguagem Verbal e Não Verbal: Linguagens e Cultura, 2010.

2.
FONTE, Renata Fonseca Lima da. A singularidade de cenas de atenção conjunta entre mãe e seus filhos gêmeos, cego e vidente, em aquisição da linguagem. In: XXII Jornada Nacional de Estudos Linguísticos, 2008, Maceió. XXII Jornada Nacional de Estudos Linguísticos, 2008.

3.
FONTE, Renata Fonseca Lima da. Pistas prosódicas da fala materna: guia de orientação espacial para a criança cega. In: V Encontro Nacional de Língua Falada e Escrita, 2006, Maceió. V Encontro Nacional de Língua Falada e Escrita, 2006.

4.
FONTE, Renata Fonseca Lima da. Análise comparativa das interações mãe-filhos gêmeos, cego e vidente, em aquisição da linguagem. In: 7º Encontro Nacional sobre Aquisição da Linguagem, 2006, Porto Alegre. 7º Encontro Nacional sobre Aquisição da Linguagem, 2006.

5.
FONTE, Renata Fonseca Lima da. Interação mãe-criança portadora de visão subnormal: caminhos para a aquisição da linguagem. In: VII CCHLA- CONHECIMENTO EM DEBATE, 2005. VII CCHLA- CONHECIMENTO EM DEBATE, 2005.

6.
FONTE, R. ; FONTE, Renata Fonseca Lima da . Aquisição do rótico coronal da língua portuguesa: um estudo de caso. In: IV Seminário sobre Ensino de Língua Materna e estrangeira e de literatura, 2005, Campina Grande. SELIMEL, 2005.

Apresentações de Trabalho
1.
VELEZ, G. G. S. ; FONTE, Renata Fonseca Lima da . Incidência de gestos de uma criança autista em cenas interativas: uma análise dos emblemas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
NASCIMENTO, K. V. ; FONTE, Renata Fonseca Lima da . O 'não' visual de crianças autistas na aquisição da linguagem. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
LIRA, M. ; FONTE, Renata Fonseca Lima da . Alô amigos: aspectos multimodais dos personagens Pato Donald e Zé Carioca, em cinema de animação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
SOUZA, A. M. B. ; FONTE, Renata Fonseca Lima da . Aquisição da linguagem e multimodalidade em contextos interativos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SILVA, G. M. ; FONTE, Renata Fonseca Lima da . Práticas discursivas multimodais: uma produção verbo-visual no Aplicativo WhatsApp Menssenger. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
BARROS, I. R. ; FONTE, Renata Fonseca Lima da . Ressignificando os gestos no autismo: um estudo sobre a linguagem. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
SILVA, G. M. ; FONTE, Renata Fonseca Lima da . Práticas discursivas entre pai e filha no WhatsApp: um campo para o discurso multimodal. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
SOUZA, A. M. B. ; FONTE, Renata Fonseca Lima da . Multimodalidade e aquisição da linguagem de crianças na interação face a face. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
NASCIMENTO, C. G. B. F. ; FONTE, Renata Fonseca Lima da . Variações prosódicas e gestos no reconto de história: um estudo de caso de uma criança cega. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
NASCIMENTO, C. G. B. F. ; FONTE, Renata Fonseca Lima da . Aspectos multimodais na relação da criança cega com o texto narrativo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
COSTA, N. Q. ; FONTE, Renata Fonseca Lima da . GESTICULAÇÃO NAS REPETIÇÕES DE PALAVRAS DA FALA DE SUJEITOS GAGOS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
FONTE, Renata Fonseca Lima da; BARROS, I. R. ; AZEVEDO ; ESTIMA, M. G. ; MELO, J. ; LOPES, S. . Interlocuções Interdisciplinares na Educação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
NASCIMENTO, C. G. B. F. ; FONTE, Renata Fonseca Lima da . Narrativas orais de uma criança cega: uma análise da prosódia e da gesticulação no conto e no reconto de histórias. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
FONTE, Renata Fonseca Lima da; COSTA, N. Q. . Relação entre gesticulação e fala disfluente de um sujeito com gagueira. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
FONTE, Renata Fonseca Lima da. A prosódia da fala materna: guia de inserção da criança cega em cenas de atenção conjunta. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
BARROS, I. R. ; FONTE, Renata Fonseca Lima da . A significância dos gestos na aquisição da linguagem do autista: um estudo de caso. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
FONTE, Renata Fonseca Lima da; FARIAS, C. G. B. . Recursos multimodais em narração de histórias: um estudo de caso de uma criança cega. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
COSTA, E. M. A. ; FONTE, Renata Fonseca Lima da . Os aspectos multimodais no discurso do sujeito afásico: um estudo de caso. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
FONTE, Renata Fonseca Lima da. Fluência e gesticulação:compreendendo a aquisição da linguagem de uma criança cega. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

20.
LIMA, E. B. ; BARROS, I. R. ; FONTE, Renata Fonseca Lima da . As marcas da oralidade nas produções de crianças em aquisição da escrita. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
FREIRE, J. ; FONTE, Renata Fonseca Lima da ; CAIADO, R. . Letramento Digital na EJA: Desafio de Uma Escola Pública de Gravatá ? PE.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
FALCAO, R. C. ; FONTE, Renata Fonseca Lima da ; CAIADO, R. . A Multimodalidade em Contação de Histórias. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
FONTE, Renata Fonseca Lima da. Atenção conjunta na interação mãe-criança cega. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
FONTE, Renata Fonseca Lima da; Sampaio . Emergência de gestos em criança ouvinte: caminhos para a aquisição da Libras em contexto bilingue. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

25.
Sampaio ; FONTE, Renata Fonseca Lima da . Palavra pescando não palavra: em estudo sobre produções textuais escritas de surdos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

26.
FONTE, Renata Fonseca Lima da. Gesto e fala da criança cega em aquisição da linguagem: constituindo uma cena de atenção conjunta com a mãe. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

27.
FONTE, Renata Fonseca Lima da; Lopes, Juliana Costa Maia ; CAVALCANTE, M. . O funcionamento da atenção conjunta em duas crianças: uma autista e uma com desenvolvimento típico. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
FONTE, Renata Fonseca Lima da; CAVALCANTE, M. . Recursos multimodais gesto-vocais maternos: vias de inserção da criança cega na interação dialógica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
FONTE, Renata Fonseca Lima da. Multimodalidade na interação mãe-criança cega. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

30.
FONTE, Renata Fonseca Lima da; Sampaio . Emergência de gestos em criança ouvinte: caminhos para aquisição da Libras em contexto bilíngue. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

31.
FONTE, Renata Fonseca Lima da. Gestos nas interações: mãe filho cego e mãe-filho vidente. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
FONTE, Renata Fonseca Lima da. A singularidade de cenas de atenção conjunta entre a mãe e seus filhos gêmeos, cego e vidente, em aquisição de linguagem. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
FONTE, Renata Fonseca Lima da. A subjetividade e a constituição do sujeito na relação mãe-filho cego. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

34.
FONTE, Renata Fonseca Lima da. Pistas prosódicas da fala materna: guia de orientação espacial para a criança cega. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

35.
FONTE, Renata Fonseca Lima da. Análise comparativa das interações mãe-filhos gêmeos, cego e vidente, em aquisição da linguagem. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
FONTE, Renata Fonseca Lima da. Interação mãe-crianças gêmeas cega e vidente em processo de aquisição de linguagem. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

37.
FONTE, Renata Fonseca Lima da. Estratégias comunicativas entre a tríade mãe-crianças típica e atípica. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

38.
FONTE, Renata Fonseca Lima da; FONTE, R. . Aquisição do rótico coronal da lingua portuguesa: um estudo de caso. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

39.
FONTE, Renata Fonseca Lima da. Interação mãe-criança portadora de visão subnormal: caminhos para a aquisição de linguagem. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

40.
FONTE, Renata Fonseca Lima da; NARCISA, N. . O lúdico e a linguagem infantil na clínica fonoaudiológica. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

41.
FONTE, Renata Fonseca Lima da; FONTE, R. . Percurso de aquisição da líquida não-lateral /r/. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

42.
FONTE, Renata Fonseca Lima da; Amorim, A. ; LUCENA, V. ; MORAIS, C. . O lúdico e a linguagem infantil na clínica fonoaudiológica: uma perspectiva lingüística.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
FONTE, Renata Fonseca Lima da. Interação mãe-crianças gêmeas, cega e vidente, em processo de aquisição de linguagem. Pelotas -RS: Editora da Universidade Católica de Pelotas, 2006 (TEP-Textos em Psicolingüística -Publicação eletrônica do GT de Psicolingüística da ANPOLL).

2.
FONTE, Renata Fonseca Lima da. Estratégias maternas na interação com gêmeos, cego e vidente, na aquisição da linguagem 2006 (Dissertação de mestrado em Letras).

3.
FONTE, Renata Fonseca Lima da; Amorim, A. ; ÃNGELO, A. ; MORAIS, C. ; LEITE, F. ; NARCISA, N. ; LUCENA, V. . Utilização da testagem da freqüência de 250 HZ na audiometria tonal por via óssea 2003 (Monografia de conclusão do curso de Fonoaudiologia).

4.
FONTE, Renata Fonseca Lima da; Amorim, A. ; PORTO, C. ; MORAIS, C. ; LEITE, F. ; NARCISA, N. ; LUCENA, V. . O Lúdico na clínica fonoaudiológica 2003 (Monografia de conclusão do curso de Fonoaudiologia).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
FONTE, Renata Fonseca Lima da. Membro do Comitê Científico da Universidade Católica de Pernambuco. 2017.

2.
FONTE, Renata Fonseca Lima da. Membro do Comitê Científico de Pesquisa da Universidade Católica de Pernambuco. 2016.

Trabalhos técnicos
1.
FONTE, Renata Fonseca Lima da. Parecerista ad hoc da Hipertextus Revista Digital. 2017.

2.
FONTE, Renata Fonseca Lima da. Parecerista ad hoc da Revista Letrônica. 2017.

3.
FONTE, Renata Fonseca Lima da. Parecerista ad hoc da revista Diálogo das Letras (ISSN 2316-1795). 2016.

4.
FONTE, Renata Fonseca Lima da. Parecerista ad hoc para a Revista de Estudos da Linguagem da Faculdade de Letras da UFMG. 2016.

5.
DA FONTE, Renata Fonseca Lima. Parecerista para o Programa de Iniciação Científica da UNICAP. 2014.

6.
FONTE, Renata Fonseca Lima da. Parecerista ad hoc de artigo de Psicologia em Revista. 2014.

7.
FONTE, Renata Fonseca Lima da. Avaliador das apresentações dos bolsistas da16ª Jornada de Iniciação Científica da UNICAP. 2014.

8.
DA FONTE, Renata Fonseca Lima. Parecerista para o Programa de Iniciação Científica da UNICAP. 2013.

9.
FONTE, Renata Fonseca Lima da. Parecerista de artigos da Revista Cadernos de Estudos Linguísticos. 2011.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FONTE, Renata Fonseca Lima da; CAIADO, R. . Fluente em português, inglês e...emoji. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
DA FONTE, Renata Fonseca Lima. Distúrbios de linguagem na criança na fase escolar. 2014. .

2.
DA FONTE, Renata Fonseca Lima. Educação das pessoas com necessidades educacionais especiais na área visual. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
DA FONTE, Renata Fonseca Lima. Educação das pessoas com necessidades especiais na área visual. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
DA FONTE, Renata Fonseca Lima. Cegueira e Educação. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

5.
DA FONTE, Renata Fonseca Lima. Intervenção educacional na cegueira. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

6.
DA FONTE, Renata Fonseca Lima. Aquisição da linguagem e deficiência visual. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

7.
DA FONTE, Renata Fonseca Lima. Problemas de aquisição da linguagem. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CAIADO, R.; FONTE, Renata Fonseca Lima da; NININ, M. O. G.. Participação em banca de Cecília de Morais Dantas. A pesquisa escolar realizada na web por estudantes do ensino fundamental e médio. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco.

2.
CAIADO, R.; FONTE, Renata Fonseca Lima da; CAVALCANTE, M. C. B.. Participação em banca de Ednaldo Gomes da Silva. Objetos Educacionais Digitais e produção de textos escritos: contribuições do livro didático de língua portuguesa para o letramento digital. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco.

3.
CAIADO, R.; FONTE, Renata Fonseca Lima da; LIMA, A. V. A.. Participação em banca de Vera Lucy Borba de Castro Bezerra. Leitura de gêneros discursivos/textuais digitais nos livros didáticos de língua portuguesa: uma realidade?. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco.

4.
FONTE, Renata Fonseca Lima da; CAIADO, R.; HENZ, R. G. R.. Participação em banca de Gisely Martins da Silva. A relação verbo-visual em tela da criança em aquisição de escrita e em processo de letramento digital. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco.

5.
FONTE, Renata Fonseca Lima da; BARROS, I. B. R.; LEDO, A. C. O.. Participação em banca de Andressa Maria de Lima Pontes Ferreira. Anúncios em outdoors da década de 60 versus anúncios em outdoors contemporâneos: uma análise comparativa dos aspectos semióticos visuais. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco.

6.
BARROS, I. B. R.; FONTE, Renata Fonseca Lima da; CORTEZ, S.. Participação em banca de Ana Fabrícia Rodrigues de Souza Xavier. Ecolalia e metáfora: Um estudo Apoiado na Teoria da Enunciação de Émile Benveniste. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco.

7.
FONTE, Renata Fonseca Lima da; CAVALCANTE, M. C. B.; BARROS, I. R.. Participação em banca de Andrea Maria Borges de Souza. Da Interação Face a Face à consolidação de cena de atenção conjunta entre irmãos: uma análise dos aspectos multimodais na aquisição da linguagem. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco.

8.
AZEVEDO; FONTE, Renata Fonseca Lima da; SOUSA, W. P. A.. Participação em banca de Júnior Antonio da Silva Gomes. Efeitos de sentidos em uma logomarca municipal: estudo de caso sob a ótica da análise do discurso. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco.

9.
FONTE, Renata Fonseca Lima da; AZEVEDO; SOUSA, W. P. A.. Participação em banca de Emanuel Artur de Albuquerque. A multimodalidade em atividades de leitura no livro didático de língua portuguesa do ensino fundamental anos finais: contribuições para o letramento visual?. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco.

10.
ACIOLI, M. D.; FONTE, Renata Fonseca Lima da; MELO, S. H. D.. Participação em banca de Leonardo Ariel Grosskreutz Felipe. Estratégias ideológicas no discurso eleitoral para o governo do estado de Pernambuco: um olhar da ACD. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco.

11.
CAIADO, R.; FONTE, Renata Fonseca Lima da; OLIVEIRA, A. F. T.. Participação em banca de Elanxirle Teixeira da Silva. Variação linguística na Comunidade de Livramento: um estudo de caso. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco.

12.
AZEVEDO; FONTE, Renata Fonseca Lima da; CARVALHO, F. S. S.. Participação em banca de Dayvesson Deleon Bezerra da Silva. Eu não vou ter um filho gay: uma análise discursiva do filme "orações para Bobby". 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco.

13.
FONTE, Renata Fonseca Lima da; BARROS, I. R.; CAVALCANTE, M. C. B.. Participação em banca de Christiane Gleice Barbosa de Farias Nascimento. Multimodalidade em narrativas de reconto de histórias: um estudo de caso de uma criança cega. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco.

14.
CAIADO, R.; BARROS, I. R.; PEREIRA, G. C.; FONTE, Renata Fonseca Lima da. Participação em banca de Andréa Francisca da Luz. O instagramer e seu discurso multissemiótico na rede social instagram. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco.

15.
AZEVEDO; FONTE, Renata Fonseca Lima da; LUCENA, J. A.. Participação em banca de Erika Maria Asêvedo Costa Moura. O trabalho linguístico-discursivo em um grupo de convivência com sujeitos afásicos. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco.

16.
CAVALCANTE, M. C. B.; FARIA, E. B.; FONTE, Renata Fonseca Lima da. Participação em banca de Katia Araújo de Lima. Estudo comparativo do uso do apontar e sua relação com a produção vocal infantil em cenas de atenção conjunta. 2015. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba.

17.
CAVALCANTE, M. C. B.; FARIA, E. B.; FONTE, Renata Fonseca Lima da. Participação em banca de Katia Araújo de Lima. Estudo comparativo do uso do apontar e sua relação com a produção vocal infantil em cenas de atenção conjunta. 2015. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba.

18.
CAVALCANTE, M. C. B.; FARIA, E. B.; FONTE, Renata Fonseca Lima da. Participação em banca de Henrique Miguel de Lima Silva. Criança e tecnologia: as interfaces dos artefatos culturais e suas implicações nos processos linguísticos-cognitivos nas interações mãe-criança e tablete. 2015. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba.

19.
BARROS, I. R.; FONTE, Renata Fonseca Lima da; VOGELEY, A.C.. Participação em banca de Anabelle Veloso De Melo Vieira Afonso Ferreira Paiva. Consciência fonológica e alfabetização: uma análise dos exercícios propostos nos livros didáticos. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco.

20.
CAVALCANTE, M. C. B.; FONTE, Renata Fonseca Lima da; FARIA, E. M. B.. Participação em banca de Paula Michely Soares da Silva. Gestos e produção verbal: a fluência multimodal em aquisição da linguagem. 2014. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba.

21.
ACIOLI, M. D.; FONTE, Renata Fonseca Lima da; CAVALCANTE, M. C. B.. Participação em banca de Jane Kelly Silva de Lima. Uma análise do modo argumentativo do discurso publicitário: uma temática de gênero social. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco.

22.
FONTE, Renata Fonseca Lima da; BARROS, I. R.; SOUSA, W. P. A.. Participação em banca de Jamyle Sabino Freire. Produção textual na tela: contribuições do letramento digital na EJA em uma escola pública de Gravatá-PE. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco.

23.
BARROS, I. R.; FONTE, Renata Fonseca Lima da; FERREIRA JUNIOR, J. T.. Participação em banca de Lorena Grace do Vale Deissler. Multilinguismo e Síndrome do X Frágil: relação entre identificação na/pela língua. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco.

24.
CARVALHO, G. M. M.; FONTE, Renata Fonseca Lima da; PINHEIRO, M. A.. Participação em banca de Adauto Alves da Silva. O "erro" na produções escritas de alunos do ensino fundamental II: um confronto entre a abordagem cognitiva e a abordagem estruturalista. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco.

25.
FONTE, Renata Fonseca Lima da; BARROS, I. R.; CAVALCANTE, M. C. B.. Participação em banca de Rosineide Costa Falcão. Multimodalidade e produção de sentido em narrativas orais infantis. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco.

26.
AZEVEDO; FONTE, Renata Fonseca Lima da; NARDI, F. S.. Participação em banca de Alba Valéria da Silva Moraes. Uma análise discursiva da canção buarqueana da época da ditadura: silenciamento ou resistência?. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco.

27.
CAVALCANTI, W. M. A.; FONTE, Renata Fonseca Lima da; CAVALCANTE, M. C. B.. Participação em banca de Bernardo Luís Torres Klimsa. Narrativas de alunos universitários sobre o professor surdo e o ensino de Libras. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco.

28.
AZEVEDO; MELO; SILVA, S. D.; FONTE, Renata Fonseca Lima da. Participação em banca de Larissa Petrusk Santos Silva. Uma análise linguístico-discursiva de sujeitos que gaguejam participantes de terapia fonoaudiológica em grupo. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco.

29.
ACIOLI, M. D.; DA FONTE, Renata Fonseca Lima; AZEVEDO, K. F.. Participação em banca de Vanessa de Matos Peixoto. O Ethos e o Pathos no discurso publicitário da coca-cola: uma análise verbo e audiovisual. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco.

30.
FONTE, Renata Fonseca Lima da; CAIADO, R.; FRAGA, R. M.. Participação em banca de Michele Elias de Carvalho. A relação entre a concepção de escrita e a mediação das atividades de produção textual: um estudo de caso da prática do professor alfabetizador. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco.

31.
SCARPA, E. M.; CAVALCANTE, M. C. B.; FONTE, Renata Fonseca Lima da. Participação em banca de Andressa Toscano Moura de Caldas Barros. Fala inicial e prosódia: do balbucio aos blocos de enunciado. 2012. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba.

32.
Madeiro, F.; FONTE, Renata Fonseca Lima da; VOGELEY, A.C.. Participação em banca de Cassandra Trajado. Marcas de interatividade em produções textuais de estudantes da rede pública de ensino no fundamental II. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco.

Teses de doutorado
1.
CAVALCANTE, M.; RODRIGUES, M. I.; ALVES, G. A.; DELGADO, I. C.; FARIA, E. M. B.; COSTA FILHO, J. M. S.; NOBREGA, P. V. A.; FONTE, Renata Fonseca Lima da. Participação em banca de Paula Michely Soares da Silva. A inter(relação) multimodal dos gestos e das produções vocais em cenas de atenção conjunta: contribuições para o processo de aquisição da linguagem da criança surda implantada. 2018. Tese (Doutorado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco.

2.
CAVALCANTE, M.; DELGADO, I. C.; ALVES, G. A. S.; FARIA, E. M. B.; FONTE, Renata Fonseca Lima da; RODRIGUES, I. M. G.; NOBREGA, P. V. A.; SCARPA, E. M.. Participação em banca de Andressa Toscano Barros. A matriz gesto-fala em narrativas multimodais infantis. 2018. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba.

3.
CAVALCANTE, M.; FARIA, E. B.; ALVES, G. A.; FONTE, Renata Fonseca Lima da; DEL RE, A.. Participação em banca de Glória Maria Leitão de Souza Melo. CENAS DE ATENÇÃO CONJUNTA ENTRE PROFESSORAS E CRIANÇAS EM PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM. 2015. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba.

4.
LEITÃO, Márcio Martins; FERRARI, José Neto; CAVALCANTE, M. C. B.; FONTE, Renata Fonseca Lima da; LOPES, L. W.. Participação em banca de Giorvan Anderson dos Santos Alves. O processamento correferencial em idosos com e sem a doença de Alzheimer. 2012. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba.

Qualificações de Mestrado
1.
CAIADO, R.; FONTE, Renata Fonseca Lima da; NININ, M. O. G.. Participação em banca de Cecília de Morais Dantas. A pesquisa realizada na Web por estudantes do ensino fundamental e médio. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco.

2.
AZEVEDO; FONTE, Renata Fonseca Lima da; SOUSA, W. P. A.. Participação em banca de Junior Antonio da Silva Gomes. A produção de efeitos de sentidos de uma logomarca municipal: um estudo de caso sob a ótica da análise do discurso de linha francesa. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco.

3.
CAIADO, R.; FONTE, Renata Fonseca Lima da; OLIVEIRA, A. F. T.. Participação em banca de Elanxirle Teixeira da Silva. Variação linguística na comunidade de livramento: um estudo de caso. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco.

4.
AZEVEDO; FONTE, Renata Fonseca Lima da; CARVALHO, F. S. S.. Participação em banca de Dayveson Deleon Bezerra da Silva. Eu não vou ter um filho gay: uma análise discursiva de "orações para Bobby". 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco.

5.
BARROS, I. R.; FONTE, Renata Fonseca Lima da; FERREIRA JUNIOR, J. T.. Participação em banca de Lorena Grace do Vale Deissler. Multilinguismo e Síndrome do X Frágil: relação entre identificação na/pela língua. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco.

6.
Madeiro, F.; FONTE, Renata Fonseca Lima da; VOGELEY, A.C.. Participação em banca de Cassandra de Lemos Trajano. O continuum fala-escrita: uma investigação sobre marcas de interatividade em produções textuais de estudantes da rede pública de ensino fundamental II. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
Albuquerque; Ferreira; FONTE, Renata Fonseca Lima da; Sampaio; Alves. Participação em banca de Fabiana Ximenes Ferreira e Maria de Fátima M. de Albuquerque. Alfabetização e Letramento Formal do Sujeito Surdo no Ensino Fundamental I. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Psicopedagogia) - Fundação de Ensino Superior de Olinda.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FONTE, Renata Fonseca Lima da. Participação em banca de Catharina Carneiro da Cunha Modesto.Língua Brasileira de Sinais: uma influência familiar?. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Centro Universitário de João Pessoa.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
LOPES, L. W.; FONTE, Renata Fonseca Lima da; COSTA, M. L. G.. Concurso Público para Professor Efetivo do 3º Grau. 2014. Universidade Federal da Paraíba.

Outras participações
1.
BEZERRA, B. G.; EFKEN, K. H.; ACIOLI, M. D.; CARVALHO, N. M.; FONTE, Renata Fonseca Lima da; CAIADO, R.. Comissão de Seleção para o Mestrado em Ciências da Linguagem. 2017. Universidade Católica de Pernambuco.

2.
BEZERRA, B. G.; CARVALHO, G. M. M.; BARROS, I. R.; EFKEN, K.; ACIOLI, M. D.; FONTE, Renata Fonseca Lima da; CAIADO, R.. Comissão de Seleção para o Mestrado em Ciências da Linguagem. 2015. Universidade Católica de Pernambuco.

3.
AZEVEDO; FONTE, Renata Fonseca Lima da; BARROS, I. R.; EFKEN, K. H.; MELO, M. F. V.; ACIOLI, M. D.; CAIADO, R.. Comissão de Seleção para o Mestrado em Ciências da Linguagem. 2014. Universidade Católica de Pernambuco.

4.
BARROS, I. R.; MELO, M. F. V.; ACIOLI, M. D.; AZEVEDO; FONTE, Renata Fonseca Lima da; CAIADO, R.; CORTEZ, S.. Comissão de Seleção para o Mestrado em Ciências da Linguagem. 2013. Universidade Católica de Pernambuco.

5.
FONTE, Renata Fonseca Lima da. Comitê Local do Programa PIBIC da UNICAP. 2013. Universidade Católica de Pernambuco.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Seminário de Pesquisas em Linguística e Literatura do GELNE.Aquisição da linguagem no Nordeste: uma breve história. 2018. (Seminário).

2.
XXI Semana de Estudos Linguísticos e Literários.Incidência de gestos de uma criança autista em cenas interativas: uma análise dos emblemas. 2018. (Outra).

3.
XXVII Jornada do Grupo de Estudos Linguísticos e Literários.O lugar da prosódia na linguagem de crianças autistas: uma análise multimodal. 2018. (Outra).

4.
XXVII Jornada do Grupo de Estudos Linguísticos e Literários.Aspectos multimodais da linguagem oral e atenção conjunta em apresentação científica. 2018. (Outra).

5.
XXVI Jornada Nacional de Estudos Linguísticos.Aquisição da linguagem e multimodalidade em contextos interativos. 2016. (Outra).

6.
XXVI Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos.Práticas discursivas multimodais: uma produção verbo-visual no aplicativo WhatsApp Messenger. 2016. (Outra).

7.
Congresso Internacional Linguagem e Interação III. Ressignificando os gestos no autismo: um estudo sobre a linguagem. 2015. (Congresso).

8.
IX Congresso Internacional da Abralin. Aspectos multimodais na relação da criança cega com o texto narrativo. 2015. (Congresso).

9.
VI Encontro das Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino - ECLAE.Variações prosódicas e gestos no reconto de história: um estudo de caso de uma criança cega. 2015. (Encontro).

10.
VI Encontro de Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino.Multimodalidade e aquisição da linguagem de crianças na interação face a face. 2015. (Encontro).

11.
VIII Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais.Práticas discursivas entre pai e filha no WhatsApp: um campo para o discurso multimodal. 2015. (Simpósio).

12.
25ª Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguístico do Nordeste - GELNE.Relação entre gesticulação e fala disfluente de um sujeito com gagueira. 2014. (Outra).

13.
25ª Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguístico do Nordeste - GELNE.Narrativas orais de uma criança cega: uma análise da prosódia e da gesticulação no conto e no reconto de histórias. 2014. (Outra).

14.
19º Intercâmbio de Pesquisa em Linguística Aplicada/ 5º Seminário Internacional de Línguística.Fluência e gesticulação:compreendendo a aquisição da linguagem de uma criança cega. 2013. (Seminário).

15.
IX Encontro Nacional de Aquisição da Linguagem/ III Encontro Internacional de Aquisição da Linguagem.A significância dos gestos na aquisição da linguagem do autista: um estudo de caso. 2013. (Encontro).

16.
IX Encontro Nacional de Aquisição da Linguagem/ III Encontro Internacional de Aquisição da Linguagem.Recursos multimodais em narração de histórias: um estudo de caso de uma criança cega. 2013. (Encontro).

17.
IX Encontro Nacional de Aquisição da Linguagem/ III Encontro Internacional de Aquisição da Linguagem.As marcas da oralidade nas produções de crianças em aquisição da escrita. 2013. (Encontro).

18.
IX Encontro Nacional de Aquisição da Linguagem/ III Encontro Internacional de Aquisição da Linguagem.Os aspectos multimodais no discurso do sujeito afásico: um estudo de caso. 2013. (Encontro).

19.
VIII Congresso Internacional da Abralin. A prosódia da fala materna: guia de inserção da criança cega em cenas de atenção conjunta. 2013. (Congresso).

20.
VIII Congresso Internacional da Abralin. A prosódia da fala materna: guia de inserção da criança cega em cenas de atenção conjunta. 2013. (Congresso).

21.
I Encontro Nacional de Fluência e Gagueira.Coordenadora de mesa redonda. 2012. (Encontro).

22.
Simpósio Internacional do Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Linguagem.Palavra pescando não palavra: em estudo sobre produções textuais escritas de surdos. 2012. (Simpósio).

23.
Simpósio Internacional do Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Linguagem.Emergência de gestos em criança ouvinte: caminhos para aquisição da Libras em contexto bilíngue. 2012. (Simpósio).

24.
XXIV Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste.Gesto e fala da criança cega em aquisição de linguagem: constituindo uma cena de atenção conjunta com a mãe. 2012. (Outra).

25.
VII Congresso Internacional da Abralin. O funcionamento da atenção conjunta em duas crianças: uma autista e uma com desenvolvimento típico. 2011. (Congresso).

26.
IX Encontro Nacional de Interação em Linguagem Verbal e Não Verbal.Multimodalidade na interação mãe-criança cega. 2010. (Encontro).

27.
VI Congresso Internacional da Abralin. Gestos nas interações: mãe-filho cego e mãe-filho vidente. 2009. (Congresso).

28.
XXII Jornada Nacional de Estudos Linguísticos.A singularidade de cenas de atenção conjunta entre a mãe e seus filhos gêmeos, cego e vidente, em aquisição de linguagem. 2008. (Outra).

29.
IV Encontro Nordestino sobre Psicanálise e Clínica com Bebês.A subjetividade e a constituição do sujeito cego na relação mãe-filho cego. 2007. (Encontro).

30.
7° Encontro Nacional sobre Aquisição de Linguagem (ENAL).Análise Comparativa das interações mãe-filhos gêmeos, cego e vidente, em aquisição da linguagem. 2006. (Encontro).

31.
V Encontro Nacional de Língua Falada e Escrita (V ELFE).Pistas prosódicas da fala materna: guia de orientação espacial para a criança cega. 2006. (Encontro).

32.
Congresso Internacional de Linguagem e Interação. Estratégias comunicativas entre a tríade mãe-crianças típica e atípica. 2005. (Congresso).

33.
Encontro Nordestino em Aquisição de Linguagem (ENEAL).Interação mãe-crianças gêmeas cega e vidente em processo de aquisição da linguagem. 2005. (Encontro).

34.
IV Seminário sobre ensino de língua materna e estrangeira e de literatura.Aquisição do rótico coronal da lingua portuguesa: um estudo de caso. 2005. (Seminário).

35.
Seminário Dialogismo Bakhtiniano: Inlerlocuções com a Lingüística, a Psicologia e a Educação.Dialogismo Bakhtiniano: Interlocuções com a Lingüística, a Psicologia e a Educação. 2005. (Seminário).

36.
VII CCHLA- CONHECIMENTO EM DEBATE.Interação mãe-criança portadora de visão subnormal: caminhos para a aquisição de linguagem. 2005. (Outra).

37.
XX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos.O lúdico e a linguagem infantil na clínica fonoaudiológica: uma perspectiva lingüística. 2004. (Outra).

38.
Curso: Exercícios aplicados a motricidade oral e linguagem e distúrbios da aprendizagem: como diagnosticar e atuar. 2003. (Outra).

39.
Curso Disfagia Orofaríngea -Teórico e Prático.Disfagia Orofaríngea - Teórico e Prático. 2002. (Outra).

40.
Curso Fonoaudiologia em UTI.Fonoaudiologia em UTI. 2002. (Outra).

41.
II Simpósio sobre Autismo do IMIP.II Simpósio sobre Autismo do IMIP. 2002. (Simpósio).

42.
XIII Encontro Nacional dos Estudantes de Fonoaudiologia.Vivenciando a Fala. 2002. (Oficina).

43.
XIII Encontro Nacional dos Estudantes de Fonoaudiologia.XIII Encontro Nacional dos Estudantes de Fonoaudiologia. 2002. (Encontro).

44.
Curso Alimentação infantil: Abordagem Fonoaudiológica do Aleitamento Materno.Alimentação infantil: Abordagem Fonoaudiológica do Aleitamento Materno. 2001. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FONTE, Renata Fonseca Lima da. 7º Encontro Brasileiro de Pessoas que Gaguejam. 2014. (Outro).

2.
FONTE, Renata Fonseca Lima da; CORTEZ, S. ; BARROS, I. R. ; CAIADO, R. ; RAMOS, F. ; EFKEN, K. H. . I Encontro Interdisciplinar de Linguagem, Discurso e Enunciação. 2013. (Outro).

3.
FONTE, Renata Fonseca Lima da. IV Encontro Nacional de Aquisição da Linguagem/ III Encontro Internacional de Aquisição de Linguagem. 2013. (Outro).

4.
FONTE, Renata Fonseca Lima da. I Encontro Nacional de Fluência e Gagueira. 2012. (Outro).

5.
FONTE, Renata Fonseca Lima da. VI Congresso Internacional da ABRALIN e XIX Instituto da ABRALIN. 2009. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Cirana Raquel Vasconcelos Dantas. Multimodalidade e aquisição da linguagem científica dos alunos do ensino médio: efeitos dos modos semióticos da escrita nos slides na apresentação oral da escrita. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco. (Orientador).

2.
Ana Maria Paixão Felix. Estereotipias motoras e autismo: uma abordagem multimodal. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco. (Orientador).

3.
Maria Ligia Ramos Bezerra Cavalcanti. Aspectos multimodais na enunciação do personagem Chacrinha. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Idjane Mendes de Freitas. A produção de Memes de Internet no smartphone. Início: 2018. Tese (Doutorado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco. (Coorientador).

2.
Albertina Maria de Melo Tenório. MACROLETRAMENTO DIGITAL NO ENSINO SUPERIOR: PRODUÇÃO DE TEXTOS MULTIMODAIS ONLINE. Início: 2016. Tese (Doutorado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco. (Orientador).

3.
Enio Luiz Costa Tavares.. Análise Composicional da Linguagem dos Aplicativos sob o Olhar da Semiótica Moderna na Aprendizagem Ubíqua. Início: 2015. Tese (Doutorado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco. (Coorientador).

Iniciação científica
1.
Ádelly Kalyne da Silva Oliveira. RELAÇÃO ENTRE GESTOS E HOLÓFRASES NA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Letras) - Universidade Católica de Pernambuco. (Orientador).

2.
Danielle Santos. Papéis do gesto de apontar na aquisição da linguagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Letras) - Universidade Católica de Pernambuco. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Monika Lira Malhoit. Interlocução Brasil e Estados Unidos durante a 2ª Guerra Mundial: Uma análise enunciativa do discurso de Zé Carioca e Pato Donald em cinema de animação. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco, . Orientador: Renata Fonseca Lima da Fonte.

2.
Gisely Martins Silva. A Relação Verbo-Visual do Texto Multimodal em Tela da Criança em Aquisição de Escrita e em Processo de Letramento Digital. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco, . Orientador: Renata Fonseca Lima da Fonte.

3.
Andresa Maria de Lima Pontes Ferreira. Outdoors da Década de 60 Outdoors Contemporâneos: uma Análise Comparativa dos Aspectos Semióticos Visuais. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco, . Orientador: Renata Fonseca Lima da Fonte.

4.
Andrea Maria Barbosa de Souza. Da Interação Face a Face à consolidação de cena de atenção conjunta entre irmãos: uma análise dos aspectos multimodais na aquisição da linguagem. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco, . Orientador: Renata Fonseca Lima da Fonte.

5.
Christiane Gleice Barbosa de Farias Nascimento. A Multimodalidade em narrativas de reconto de histórias: um estudo de caso de uma criança cega. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco, . Orientador: Renata Fonseca Lima da Fonte.

6.
Emanuel Artur d Albuquerque. A multimodalidade em atividades de leitura no livro didático de língua portuguesa do ensino fundamental anos finais: contribuições para o letramento visual?. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco, . Orientador: Renata Fonseca Lima da Fonte.

7.
Andréa Francisca da Luz. O Instagramer e seu discurso multissemiótico na rede social do instagram. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Renata Fonseca Lima da Fonte.

8.
Jamyle Sabino Freire. Produção textual na tela: contribuições do letramento digital na EJA em uma escola pública de Gravatá- PE. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco, . Orientador: Renata Fonseca Lima da Fonte.

9.
Rosineide Costa Falcão. Multimodalidade e produção de sentidos em narrativas orais infantis. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco, . Orientador: Renata Fonseca Lima da Fonte.

10.
Michele Elias de Carvalho. A relação entre a concepção de escrita e a mediação das atividades de produção textual: um estudo de caso da prática do professor alfabetizador. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco, . Orientador: Renata Fonseca Lima da Fonte.

11.
Célia Maria da Paz Teixeira. Redação no Ensino Médio: a argumentação de alunos no projeto Travessia. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco, . Coorientador: Renata Fonseca Lima da Fonte.

Iniciação científica
1.
Marcia Antonia de Souza Carvalho. Relação verbo-visual em textos multimodais postados no aplicativo Whatsapp: influência da variável profissão. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade Católica de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Renata Fonseca Lima da Fonte.

2.
Rosângela Travassos Resendes de Lima. ASPECTOS MULTIMODAIS DA LINGUAGEM DE CRIANÇAS AUTISTAS EM CONTEXTOS INTERATIVOS DE AFIRMAÇÃO. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Fonoaudiologia) - Universidade Católica de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Renata Fonseca Lima da Fonte.

3.
Geovana Germano Soares Velez. GESTOS EMBLEMÁTICOS DE CRIANÇAS AUTISTAS EM CENAS INTERATIVAS. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Católica de Pernambuco, Universidade Católica de Pernambuco. Orientador: Renata Fonseca Lima da Fonte.

4.
Késia Vanessa Nascimento da Silva. ASPECTOS MULTIMODAIS DA LINGUAGEM DE CRIANÇAS AUTISTAS EM CONTEXTOS INTERATIVOS DE NEGAÇÃO. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Fonoaudiologia) - Universidade Católica de Pernambuco. Orientador: Renata Fonseca Lima da Fonte.

5.
Carina Pereira dos Santos da Silva. Relação verbo-visual em textos multimodais no aplicativo whatsapp: uma análise da variável gênero/sexo. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade Católica de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Renata Fonseca Lima da Fonte.

6.
Marcia Antonia de Souza Carvalho. Relação verbo-visual em textos multimodais: uma análise da variação diafásica no aplicativo whatsapp. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade Católica de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Renata Fonseca Lima da Fonte.

7.
Naftaly de Queiroz da Costa. FLUÊNCIA/DISFLUÊNCIA E GESTICULAÇÃO DE SUJEITOS GAGOS NA INTERAÇÃO COM SEUS PARES. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Católica de Pernambuco. Orientador: Renata Fonseca Lima da Fonte.

8.
Jeane Amanda da Silva. Gestos pantomímicos de sujeitos afásicos na interação com seus pares e com sujeitos não afásicos. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e Espanhol) - Universidade Católica de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Renata Fonseca Lima da Fonte.

9.
Eulines Barbosa de Lima. Gesto e fala: Funcionamento multimodal da linguagem de sujeitos afásicos na interação com seus pares e com sujeitos não afásicos. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Fonoaudiologia) - Universidade Católica de Pernambuco. Orientador: Renata Fonseca Lima da Fonte.

10.
Eurico da Silva Santos. Gestos emblemáticos de sujeitos afásicos na interação com seus pares e com sujeitos não afásicos. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade Católica de Pernambuco. Orientador: Renata Fonseca Lima da Fonte.

11.
Naftaly de Queiroz da Costa. Gesticulação e disfluência de sujeitos gagos participantes de grupo de estudo e atendimento à gagueira na interação com seus pares. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Católica de Pernambuco. Orientador: Renata Fonseca Lima da Fonte.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
LIMA, E. B. ; BARROS, I. R. ; FONTE, Renata Fonseca Lima da . As marcas da oralidade nas produções de crianças em aquisição da escrita. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
FONTE, Renata Fonseca Lima da; BARROS, I. R. ; AZEVEDO ; ESTIMA, M. G. ; MELO, J. ; LOPES, S. . Interlocuções Interdisciplinares na Educação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
DA FONTE, Renata Fonseca Lima. Distúrbios de linguagem na criança na fase escolar. 2014. .



Outras informações relevantes


Teve o projeto Gagueira e afasia: funcionamento linguístico multimodal, aprovado pelo órgão de fomento FACEPE, número do processo BFP - 0001.8.01/12, em 2012.
De 02/2008 - 06/2008 Realizou Estágio Docência na Universidade Federal da Paraíba - UFPB
03/2006 12/2006   Atuou como Fonoaudióloga voluntária do instituto Antônio Pessoa de Queiroz, realizando atendimentos clínicos de crianças deficientes visuais e de crianças com surdez-cegueira e trabalhos em sala de aula.



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