Daniela Miranda Fernandes Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6008000190700555
  • Última atualização do currículo em 11/07/2018


Doutora e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Campus de Presidente Prudente, linha de pesquisa "Processos Formativos, Ensino e Aprendizagem". Licenciada em Ciências e Matemática pela Fundação Dracenense de Educação e Cultura - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras "Ministro Tarso Dutra". Pedagoga pela Faculdade de Filosofia e Ciências - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Campus de Marília. Atuou como Professora de Matemática da Secretaria Estadual da Educação do Estado de São Paulo - SEESP - de 1997 a 2017 e Professora Coordenadora da Escola Integral EE Profº Amílcare Mattei de 2014 a 2017. Atualmente é Diretora da Escola E.E. Profª Amélia Lopes Anders e docente do Curso de Pedagogia da FAIP - Faculdade do Interior Paulista de Marília/SP. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Daniela Miranda Fernandes Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, D. M. F.

Endereço


Endereço Profissional
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, Escola Integral Prof. Amílcare Mattei.
Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, 265
Cascata
17507070 - Marília, SP - Brasil
Telefone: (14) 34338690


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Doutorado em Educação.
FCT UNESP "Júlio de Mesquita Filho" Campus de Presidente Prudente, FCT - UNESP, Brasil.
Título: A RELAÇÃO ENTRE A ÁLGEBRA ACADÊMICA E A ÁLGEBRA ESCOLAR EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: CONCEPÇÕES DE ALUNOS E PROFESSORES, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Maria Raquel Miotto Morelatti.
Bolsista do(a): Secretaria da Educação de São Paulo, SEE-SP, Brasil.
Palavras-chave: Formaçao inicial de professores de matemática; Álgebra escolar e álgebra acadêmica; Ensino de Álgebra.
Grande área: Ciências Humanas
2007 - 2009
Mestrado em Educação.
FCT UNESP "Júlio de Mesquita Filho" Campus de Presidente Prudente, FCT - UNESP, Brasil.
Título: Ensino de Equação do 1º grau: concepções de professores de Matemática e formação docente,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Maria Raquel Miotto Morelatti.
Bolsista do(a): Secretaria da Educação de São Paulo, SEE-SP, Brasil.
Palavras-chave: Equação do primeiro grau; Concepções de ensino; Formação de professores de Matemática.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.
2003 - 2007
Graduação em Pedagogia com habilitação em Administração Escolar.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1995 - 1997
Graduação em Ciências e Matemática.
Fundação Dracenense de Educação e Cultura, FUNDEC, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Melhor Gestão, Melhor Ensino/Curso 3 - [...] Gestão - 1ª edição/2017. (Carga horária: 80h).
Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, SEESP, Brasil.
2017 - 2017
Foco Aprendizagem - Professor Coordenador - 1ª Edição/2017. (Carga horária: 40h).
Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, SEESP, Brasil.
2017 - 2017
Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) e suas Especificações 1ª ed. (Carga horária: 60h).
Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, SEESP, Brasil.
2017 - 2017
Avaliação Educacional - 1ª Edição 2017. (Carga horária: 60h).
Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, SEESP, Brasil.
2016 - 2016
NEUROCIÊNCIAS E OS PROCESSOS EDUCATIVOS. (Carga horária: 4h).
Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista, FAIP, Brasil.
2016 - 2016
Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle e WAE-APP's. (Carga horária: 100h).
Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista, FAIP, Brasil.
2016 - 2016
PRIMEIROS SOCORROS EM AMBIENTE ESCOLAR ? 2016. (Carga horária: 4h).
Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista, FAIP, Brasil.
2016 - 2016
Tutor e Conteudista e seus papeis na EAD. (Carga horária: 100h).
Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista, FAIP, Brasil.
2015 - 2015
WAE Módulo- Gestor@net - Conteúdo Repositório e Apoio ao Aluno. (Carga horária: 60h).
Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista, FAIP, Brasil.
2015 - 2015
Programas Institucionais-SIOE, Nivelamento e Atend. Psic. no contexto EAD. (Carga horária: 60h).
Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista, FAIP, Brasil.
2015 - 2015
Programa de Formação de Tutores - PROFORT - 10ª Edição - 2015. (Carga horária: 20h).
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, SEE/SP, Brasil.
2014 - 2014
Legislação do Ensino a Distância e suas aplicações no Ensino Superior. (Carga horária: 60h).
Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista, FAIP, Brasil.
2014 - 2014
Ensino Integral: Formação ao Modelo Pedagógico e ao Modelo de Gestão. (Carga horária: 60h).
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, SEE/SP, Brasil.
2014 - 2014
Sistema WAE-Módulos professor@net - aluno@net. (Carga horária: 60h).
Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista, FAIP, Brasil.
2013 - 2013
Formação de Formadores - Curso 1. (Carga horária: 60h).
Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, SEESP, Brasil.
2012 - 2012
Capacitação Pedagógica "Avaliação da Aprendiizagem. (Carga horária: 2h).
Associação Cultural e Educacional de Garça, ACEG, Brasil.
2012 - 2012
I Ciclo de Palestras Interdisciplinares. (Carga horária: 40h).
Centro de Ensino Superior de Marília, CESMAR, Brasil.
2012 - 2012
XXI Colóquio. (Carga horária: 4h).
FCT UNESP "Júlio de Mesquita Filho" Campus de Presidente Prudente, FCT - UNESP, Brasil.
2012 - 2012
Capacitação Pedagógica. (Carga horária: 3h).
Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista, FAIP, Brasil.
2011 - 2011
A Rede Aprende com a Rede PEB II EF Matemática. (Carga horária: 30h).
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, SEE/SP, Brasil.
2010 - 2010
Grandes Temas da Atualidade - 2010. (Carga horária: 54h).
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, SEE/SP, Brasil.
2010 - 2010
Implantação do Currículo de Matemática. (Carga horária: 180h).
Secretaria de Estado da Educação, SEE-SP, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Formação de Tutores para Inclusão Digital. (Carga horária: 40h).
Centro de Educação Continuada em Educação Matemática, Científica Ambiental, CECEMCA, Brasil.
2008 - 2008
XVII Colóquio. (Carga horária: 4h).
Faculdade de Ciências e Tecnologia UNESP de Presidente Prudente, FCT - UNESP, Brasil.
2008 - 2008
Trabalhando com noções de Probabilidade. (Carga horária: 4h).
Faculdade de Ciências Universidade Estadual Paulista campus de Bauru, FC/UNESP BAURU, Brasil.
2007 - 2007
XII Colóquio. (Carga horária: 4h).
Faculdade de Ciências e Tecnologia UNESP de Presidente Prudente, FCT - UNESP, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Atividades Matemáticas. (Carga horária: 40h).
Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP, Brasil.
2005 - 2005
Disseminadores de Educação Fiscal. (Carga horária: 80h).
Escola de Administração Fazendária, ESAF, Brasil.
2005 - 2005
Inglês Instrumental Intensivo. (Carga horária: 30h).
Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP no campus II, UNESP, Brasil.
2005 - 2005
Metodologias de Ensino da Matemática no Ciclo II. (Carga horária: 80h).
Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP - Campus de Marília, UNESP, Brasil.
2005 - 2005
Ensino Médio em Rede - Fase 1 - PEB II. (Carga horária: 75h).
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, SEE/SP, Brasil.
2004 - 2004
Metodologias do Ensino da Leitura. (Carga horária: 80h).
Universidade de Marília, UNIMAR, Brasil.
2001 - 2001
Cabrincando com Geometria. (Carga horária: 30h).
Secetaria de Estado da Educação, SEE-SP, Brasil.
2001 - 2001
Conhecimentos Básicos de Informática na Educação. (Carga horária: 30h).
Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, SEE-SP, Brasil.
1997 - 1997
Introdução ao Folclore Brasileiro. (Carga horária: 32h).
Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, SEE-SP, Brasil.


Atuação Profissional



Centro de Ensino Superior de Marília, CESMAR, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor universitário, Carga horária: 8
Outras informações
Curso de Administração Disciplina: "Matemática Financeira"; "Estatística".


Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, SEESP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Prof. Coordenadora Geral, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2014 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Prof. Coord. Ciências da Nat. e Matemática, Carga horária: 40

Vínculo institucional

1997 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Matemática efetiva, Carga horária: 12


Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista, FAIP-FAEF, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor universitário, Carga horária: 12
Outras informações
Curso de Pedagogia Disciplinas: "Currículo e Conhecimento Escolar"; "Trabalho de Conclusão de Curso"; "Fundamentos da Educação Básica"; "Fundamentos Teóricos e Metodológicos de Matemática"; "Teoria e Prática da Matemática na Educação Infantil".

Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Universitário, Carga horária: 6
Outras informações
Disciplinas: Curso de Administração: "Matemática Financeira" Curso de Pedagogia: "Avaliação e Planejamento Escolar"; " Natureza e Sociedade na Educação Infantil"; "Relação entre Escola e Comunidade"; "Fundamentos Teóricos e Metodológicos de Matemática para as séries iniciais" e "Teoria e Prática da Matemática na Educação Infantil".


Diretoria de Ensino Região de Marília, DE-MARÍLIA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: PCOP de Matemática, Enquadramento Funcional: Professor Coordenador de Oficina Pedagógica, Carga horária: 40


FUNDEPE - Marília, FUNDEPE, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professor da Pós-Graduação em Psicopedagogia, Carga horária: 8


Escola Integral Prof. Amílcare Mattei, PEI, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Prof. Coordenadora Geral, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


E.E. Profª Amélia Lopes Anders, E.E., Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretora de Escola, Carga horária: 40



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MATOS, E. F.2016MATOS, E. F. ; SANTOS, D. M. F. . DISCALCULIA: A UTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO BASEADAS NO LÚDICO. ISSN 2525-8028, v. 03, p. 56-64, 2016.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SANTOS, D. M. F.; MORELATTI, M. R. M. . ENSINO DE EQUAÇÃO DO 1º GRAU: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. 1. ed. Curitiba - Paraná: Appris, 2016. 169p .

Capítulos de livros publicados
1.
SANTOS, D. M. F.. O ENSINO DE ÁLGEBRA NUM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO. In: Isabel Maria Sabino de Farias... [et al.]. (Org.). Didática e a prática de ensino na relação com a formação de professores. 1ed.Fortaleza: EdUECE, 2014, v. 2, p. 04497-04501.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SANTOS, D. M. F.; RIBEIRO . Caminhos trilhados pela mulher brasileira na Matemática. Jornal da Manhã - caderno 2, Marília, p. 2 - 2, 02 ago. 2007.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, D. M. F.; MORELATTI, M. R. M. . A RELAÇÃO ENTRE A ÁLGEBRA ACADÊMICA E A ÁLGEBRA ESCOLAR EXPRESSAS NAS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. In: 3º Congresso Internacional Sobre a Teoria Histórico-Cultural e 15ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília, 2016, MARÍLIA. 3º Congresso Internacional Sobre a Teoria Histórico-Cultural e 15ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília, 2016. p. 19120-19143.

2.
OLIVEIRA, K. R. ; SANTOS, D. M. F. . ALFABETIZAÇÃO NAS AULAS DE MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES E DESAFIO. In: VII SIMPOSIO DE CIENCIAS APLICADAS DA FAIP, 2016, MARÍLIA. VII SIMPOSIO DE CIENCIAS APLICADAS DA FAIP, 2016. v. 04. p. 305-313.

3.
PEREIRA, E. C. G. ; SANTOS, D. M. F. . A TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO FERRAMENTA DO PROFESSOR EMPREENDEDOR NA SUPERAÇÃO DAS BARREIRAS DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA. In: VII SIMPOSIO DE CIÊNCIAS APLICADAS DA FAIP, 2016, MARÍLIA. VII SIMPOSIO DE CIÊNCIAS APLICADAS DA FAIP, 2016. v. 04. p. 339-349.

4.
SANTOS, C. V. ; SANTOS, D. M. F. . A LITERATURA E O ENSINO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES E DESAFIOS. In: VI Simpósio de Ciência Aplicada da FAIP, 2015, Marília. VI Simpósio de Ciência Aplicada da FAIP, 2015. p. 01-06.

5.
PEREIRA, V. C. ; SANTOS, D. M. F. . A IMPORTÂNCIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: VI Simpósio de Ciência Aplicada da FAIP, 2015, Marília. VI Simpósio de Ciência Aplicada da FAIP, 2015. p. 01-06.

6.
SANTOS, D. M. F.; MORELATTI, M. R. M. . A Álgebra no Projeto Pedagógico de um Curso de Licenciatura em Matemática: Implicações Pedagógicas. In: XI ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática: Retrospectivas e Perspectivas, 2013, Curitiba - PR. XI ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática: Retrospectivas e Perspectivas, 2013. p. 01-15.

7.
SANTOS, D. M. F.; MORELATTI, M. R. M. . As Concepções de Álgebra dos Alunos do Primeiro Ano de um Curso de Licenciatura em Matemática. In: VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2013, Canoas - RS. VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2013. p. 01-09.

8.
SANTOS, D. M. F.. XVII EBRAPEM - Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. In: XVII EBRAPEM - Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2013, Vitória - ES. XVII EBRAPEM - Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. p. 01-12.

9.
SIMONELLI, G. C. ; SANTOS, D. M. F. . A Contribuição das Brincadeiras na Construção de Noções Matemáticas na Educação Infantil. In: III Simpósio de Ciências Aplicadas da FAIP, 2012, Marília. III Simpósio de Ciências Aplicadas da FAIP 2012. Garça: FAEF, 2012. p. 355-361.

10.
SANTOS, D. M. F.. Contribuições da Formação Inicial do Professor de Matemática na Construção de Conhecimentos Sobre o Ensino de Álgebra. In: VII Seminário de Pesquisa em Educação, 2012, Presidente Prudente. VII Seminário de Pesquisa em Educação, 2012. p. 01-18.

11.
SANTOS, D. M. F.. Matemática na Educação Infantil: articulação entre teoria e prática como uma experiência possível no curso de Pedagogia. In: I CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2011, Águas de Lindóia. XI CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES I CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. São Paulo: Tec Art Editora Ltda, 2011. p. 4094-4102.

12.
SANTOS, D. M. F.; MORELATTI, M. R. M. . Ensino de equação do 1º grau: concepções de professores de matemática e formação docente. In: IX Colóquio sobre Questões Curriculares/V Colóquio Luso-Brasileiro, 2010, Porto - Portugal. IDebater o Currículo e seus campos. Actas do IX Colóquio Sobre Questões Curriculares/V Colóquio Luso-Brasileiro. Porto PORTUGAL: Legis Editora, 2010. p. 2039-2049.

13.
SANTOS, D. M. F.. As Tecnologias da Informação e Comunicação, a Sociedade do Conhecimento e a Escola. In: I Simpósio de Ciências Aplicadas da FAIP, 2010, Marília. Anais do Simpósio de Ciências Aplicadas da FAIP. Garça: Faef, 2010. p. 01-12.

14.
SANTOS, D. M. F.; MORELATTI, M. R. M. . Metacognição de professores de Matemática: análise da influência da formação inicial no ensino de equação. In: X Congresso Estadual Paulista Sobre Formação de Educadores Formação de Professores e a Prática Docente: os dilemas contemporâneos, 2009, Águas de Lindóia. X Congresso Estadual Paulista Sobre Formação de Educadores Formação de Professores e a Prática Docente: os dilemas contemporâneos, 2009. p. 01-12.

15.
SANTOS, D. M. F.; RIBEIRO, A. S. . APRENDIZAGEM DO CONCEITO ÂNGULO: UM ESTUDO DOS SABERES GERADOS INVESTIGANDO A PRÓPRIA PRÁTICA. In: IX CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES A articulação dos saberes na sociedade atual: o papel do educador e sua formação, 2007, Águas de Lindóia. IX CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES A articulação dos saberes na sociedade atual: o papel do educador e sua formação. São Paulo: UNESP, 2007. p. 23-33.

16.
SANTOS, D. M. F.. O uso do Tangran de Forma Lúdica: uma experiência matemática na 6ª série do ensino fundamental da rede pública estadual. In: XVIII SEMANA DA EDUCAÇÃO SEMANA DA PEDAGOGIA - Políticas Públicas e formação de professores: o que você tem haver com isso?, 2007, Presidente Prudente. XVIII SEMANA DA EDUCAÇÃO SEMANA DA PEDAGOGIA - Políticas Públicas e formação de professores: o que você tem haver com isso?, 2007.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MATOS, E. F. ; SANTOS, D. M. F. . DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: A UTILIZAÇÃO DO LÚDICO COMO RECURSO PEDAGÓGICO. In: 3º Congresso Internacional Sobre a Teoria Histórico-Cultural e 15ª Jornada do Núcleo de Ensino de Maríliaao, 2016, MARÍLIA. 3º Congresso Internacional Sobre a Teoria Histórico-Cultural e 15ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília, 2016. p. 19340-19343.

2.
SANTOS, D. M. F.. Os Padrões de Ensino de Equação do 1º grau e as Concepções de Professores de Matemática. In: I Simpósio de Ciências Aplicadas da FAIP, 2010, Marília. Anais do Simpósio de Ciências Aplicadas da FAIP. Garça: Faef, 2010. p. 01-06.

3.
SANTOS, D. M. F.; MORELATTI, M. R. M. . Relações entre o ensino de equação do 1º grau e as concepções de professores de Matemática. In: IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2009, São Carlos. IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - Pesquisa em Educação no Brasil: balanço do século XX e desafios para o século XXI. São Carlos: Cubo multimídia, 2009. p. 01-06.

4.
SANTOS, D. M. F.; OLIVEIRA, F. P. M. ; RAMOS, R. C. . UM ESTUDO DAS POSSIBILIDADES DO SOFTWARE APLUSIX NO ENSINO DO CONCEITO ALGÉBRICO EQUAÇÃO DO 1º GRAU. In: IX ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2008, BAURU. IX ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E PRÁTICAS CURRICULARES NO ESTADO DE SÃO PAULO: DIVERSOS OLHARES, 2008.

5.
SANTOS, D. M. F.; MORELATTI, M. R. M. . UMA PESQUISA SOBRE CONCEPÇÕES DE EQUAÇÃO DO 1º GRAU DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA REDE PÚBLICA REGIÃO DE MARÍLIA: PERFIL DOS PROFESSORES INVESTIGADOS. In: 7ª JORNADA DO NÚCLEO DE ENSINO DE MARÍLIA, 2008, MARÍLIA. 7ª JORNADA DO NÚCLEO DE ENSINO DE MARÍLIA - Teoria Histórico-Cultural: objetivações contemporâneas para o ensino, a aprendizagem e o desenvolvimento humano. Marília, 2008. p. 01-08.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, D. M. F.; MORELATTI, M. R. M. . A RELAÇÃO ENTRE A ÁLGEBRA ACADÊMICA E A ÁLGEBRA ESCOLAR EXPRESSAS NAS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. In: 3º CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E 15ª JORNADA DO NÚCLEO DE ENSINO DE MARÍLIA, 2016, MARILIA. 3º CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E 15ª JORNADA DO NÚCLEO DE ENSINO DE MARÍLIA, 2016. v. 01. p. 10-11.

2.
SANTOS, D. M. F.. CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE O ENSINO DE EQUAÇÃO DO 1º GRAU. In: III FÓRUM DE PESQUISA E EXTENSÃO - UNIVERSIDADE DE MARÍLIA, 2014, MARÍLIA. III FÓRUM DE PESQUISA E EXTENSÃO. v. ÚNICO. p. 322-322.

3.
SANTOS, D. M. F.. O ENSINO DE ÁLGEBRA NUM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO. In: XVII ENDIPE ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 2014, FORTALEZA. A DIDÁTICA E A PRÁTICA DE ENSINO NAS RELAÇÕES ENTRE ESCOLA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SOCIEDADE. Fortaleza: EdUECE, 2014. v. 01. p. 234-234.

4.
SANTOS, D. M. F.. A Construção de Conhecimentos sobre Ensino de Álgebra em um Curso de Licenciatura em Matemática de uma Universidade Pública do Estado de São Paulo. In: XVII EBRAPEM - Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2013, Vitória - ES. XVII EBRAPEM - Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2013. p. 65-66.

5.
SANTOS, D. M. F.. Matemática na Educação Infantil: articulação entre teoria e prática como uma experiência possível no curso de Pedagogia. In: I CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2011, Águas de Lindóia. XI CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES I CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. São Paulo: Tec Art Editora Ltda, 2011. p. 212-212.

6.
SANTOS, D. M. F.; MORELATTI, M. R. M. . Ensino de equação do 1º grau: concepções de professores de matemática e formação docente. In: IX Colóquio sobre Questões Curriculares/V Colóquio Luso-Brasileiro, 2010, Porto. IX Colóquio Luso Brasileiro Sobre Questões Curriculares: Debater o Currículo e Seus Campos. Porto PORTUGAL: Legis Editora, 2010. p. 204-204.

7.
SANTOS, D. M. F.; MORELATTI, M. R. M. . Relações entre o ensino de equação do 1º grau e as concepções de professores de Matemática. In: IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2009, São Carlos. IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste Pesquisa em Educação no Brasil: balanço do século XX e desafios para o século XXI. São Carlos: Cubo, 2009. p. 320-320.

8.
SANTOS, D. M. F.; MORELATTI, M. R. M. . Metacognição de Professores de Matemática: análise da influência da formação inicial. In: X Congresso Estadual Paulista Sobre Formação de Educadores, 2009, Águas de Lindóia. X Congresso Estadual Paulista Sobre Formação de Educadores Formação de Professores e a Prática Docente: os dilemas contemporâneos. São Paulo: Assessoria de Comunicação e Imprensa ACI - UNESP, 2009. p. 67-67.

9.
SANTOS, D. M. F.; NASCIMENTO, Luciana Sanches do . Quem são os professores que trabalham com a disciplina Matemática nas 7ª séries das escolas públicas da região de Marília/SP?. In: XII Congresso de Educação de Presidente Prudente, 2008, Presidente Prudente. XII Congresso de Educação de Presidente Prudente - Ensinar e Aprender no século XXI. Presidente Prudente: Gráfica Impress, 2008. p. 86-86.

10.
SANTOS, D. M. F.; RIBEIRO, A. S. . Aprendizagem do Conceito Ângulo: um estudo dos saberes gerados investigando a própria prática. In: IX Congresso Estadual Paulista Sobre Formação de Educadores, 2007, Águas de Lindóia. Anais da ... Semana da Educação. São Paulo: ACI - UNESP, 2007. p. 267-267.

11.
SANTOS, D. M. F.. Equação do 1º grau na perspectiva da formação de conceitos. In: IV Jornada do Núcleo de Ensino de Marília - Releitura de Marx para a Educação Atual, 2005, Marília. IV Jornada do Núcleo de Ensino de Marília - Releitura de Marx para a Educação Atual. Marília: SAEPE, 2005.

12.
SANTOS, D. M. F.. Equação do 1º grau na perspectiva da formação de conceitos. In: XVII Congresso de Iniciação Científica da UNESP, 2005, Marília. XVII Congresso de Iniciação Científica da Unesp Os desafios da pesquisa. Marília: UNESP, 2005. p. 01-01.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, D. M. F.. Ensino de equação do 1º grau. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SANTOS, D. M. F.; MORELATTI, M. R. M. . A RELAÇÃO ENTRE A ÁLGEBRA ACADÊMICA E A ÁLGEBRA ESCOLAR EXPRESSAS NAS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
OLIVEIRA, K. R. ; SANTOS, D. M. F. . ALFABETIZAÇÃO NAS AULAS DE MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES E DESAFIO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
PEREIRA, E. C. G. ; SANTOS, D. M. F. . A TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO FERRAMENTA DO PROFESSOR EMPREENDEDOR NA SUPERAÇÃO DAS BARREIRAS DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SANTOS, D. M. F.. CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE O ENSINO DE EQUAÇÃO DO 1º GRAU. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SANTOS, D. M. F.. O ENSINO DE ÁLGEBRA NUM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
FELIX, E. ; PEREIRA, M. A. ; GIROTTO, N. ; SANTOS, D. M. F. . O ENSINO DA MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA LÚDICA E PRAZEROSA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
SANTOS, D. M. F.; MORELATTI, M. R. M. . A Álgebra no Projeto Pedagógico de um Curso de Licenciatura em Matemática: Implicações Pedagógicas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
SANTOS, D. M. F.; MORELATTI, M. R. M. . As Concepções de Álgebra dos Alunos do Primeiro Ano de um Curso de Licenciatura em Matemática. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
SANTOS, D. M. F.. A Construção de Conhecimentos sobre Ensino de Álgebra em um Curso de Licenciatura em Matemática de uma Universidade Pública do Estado de São Paulo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
SANTOS, D. M. F.. Contribuições da Formação Inicial do Professor de Matemática na Construção de Conhecimentos Sobre o Ensino de Álgebra. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
SIMONELLI, G. C. ; SANTOS, D. M. F. . O DESENVOLVIMENTO ETNOCENTRICO DO HOMEM E O DESENVOLVIMENTO DA IDEIA DO NUMERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

13.
MAÇANO, E. dos. S. ; SANTOS, D. M. F. . PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO DAS SUAS POTENCIALIDADES À PRATICA DOCENTE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

14.
FAXINA, S. F. A. ; SANTOS, D. M. F. . DISCALCULIA E O PAPEL DO PEDAGOGO PARA ENFRENTAR ESSE DESAFIO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

15.
SANTOS, D. M. F.. Matemática na Educação Infantil: articulação entre teoria e prática como uma experiência possível no curso de Pedagogia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
SANTOS, D. M. F.. As Tecnologias da Informação e Comunicação, a Sociedade do Conhecimento e a Escola. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

17.
SANTOS, D. M. F.. Os Padrões de Ensino de Equação do 1º grau e as Concepções de Professores de Matemática. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

18.
SANTOS, D. M. F.; MORELATTI, M. R. M. . Metacognição de professores de Matemática: análise da influência da formação inicial no ensino de equação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
SANTOS, D. M. F.; MORELATTI, M. R. M. . Relações entre o ensino de equação do 1º grau e as concepções de professores de Matemática. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
SANTOS, D. M. F.; MORELATTI, M. R. M. . UMA PESQUISA SOBRE CONCEPÇÕES DE EQUAÇÃO DO 1º GRAU DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA REDE PÚBLICA REGIÃO DE MARÍLIA: PERFIL DOS PROFESSORES INVESTIGADOS. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
SANTOS, D. M. F.; OLIVEIRA, F. P. M. ; RAMOS, R. C. . UM ESTUDO DAS POSSIBILIDADES DO SOFTWARE APLUSIX NO ENSINO DO CONCEITO ALGÉBRICO DE EQUAÇÃO DO 1º GRAU. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
SANTOS, D. M. F.; NASCIMENTO, Luciana Sanches do . QUEM SÃO OS PROFESSORES QUE TRABALHAM COM A DISCIPLINA MATEMÁTICA NAS 7ª SÉRIES DAS ESCOLAS PÚBLICAS DA REGIÃO DE MARÍLIA/SP?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

23.
SANTOS, D. M. F.. FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO DAS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES ACERCA DO CONHECIMENTO ALGÉBRICO - EQUAÇÃO DO 1º GRAU: IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

24.
SANTOS, D. M. F.; RIBEIRO, A. S. . APRENDIZAGEM DO CONCEITO ÂNGULO: UM ESTUDO DOS SABERES GERADOS INVESTIGANDO A PRÓPRIA PRÁTICA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

25.
SANTOS, D. M. F.. O USO DO TANGRAN DE FORMA LÚDICA: UMA EXPERIÊNCIA MATEMÁTICA NA 6ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA ESTADUAL. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

26.
SANTOS, D. M. F.. O USO DO SOFTWARE LOGO NA ABORDAGEM CONSTRUCIONISTA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

27.
SANTOS, D. M. F.. Ensino de Equação do 1º grau: concepções de professores de matemática e formação docente. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

28.
SANTOS, D. M. F.. Equação do 1º grau: um estudo acerca da formação de conceitos. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

29.
SANTOS, D. M. F.. Equação do 1º grau na Perspectiva da Formação de Conceitos. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS, D. M. F.. Alfabetização Matemática. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de Conteúdo de Disciplina).

2.
SANTOS, D. M. F.. Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Matemática. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de Conteúdo de Disciplina).

3.
SANTOS, D. M. F.. Teoria e Prática da Matemática na Educação Infantil. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento do Conteúdo de Disciplina).

4.
SANTOS, D. M. F.. MATEMÁTICA: NÚMEROS RACIONAIS - FOCALIZANDO AS FRAÇÕES E OPERAÇÕES COM NÚMEROS DECIMAIS. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
SANTOS, D. M. F.. MATEMÁTICA NÚMEROS E OPERAÇÕES: CAMPO ADITIVO E CAMPO MULTIPLICATIVO. 2014. .

6.
SANTOS, D. M. F.; RAMOS, S. P. . TEORIA E PRATICA DA MATEMATICA PARA PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2013. .

7.
SANTOS, D. M. F.; NASCIMENTO, Luciana Sanches do . FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA/AÇÃO MELHOR GESTÃO MELHOR ENSINO - CURSO 2. 2013. .

8.
SANTOS, D. M. F.. EJA Moderna - Alfabetização e Anos Iniciais do Ensino Fundamental Vol. 3. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro didático).

9.
SANTOS, D. M. F.. XXV Congresso de Iniciação Científica da Unesp. 2013. (Avaliador de trabalhos).

10.
MIGUEL, José Carlos ; MACELLONI, Rosana Alvarenga ; VERONESE, Paula ; SANTOS, D. M. F. . A definir. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Coleção de Livros Didáticos de Educação de Jovens e Adultos - Editora Moderna).

11.
SANTOS, D. M. F.. Curso de Implementação do Currículo Oficial de Matemática do Estado de São Paulo - Ciclo II do Ensino Fundamental e Ensino Médio - Módulo I. 2010. .

12.
SANTOS, D. M. F.. Curso de Implementação do Currículo Oficial de Matemática do Estado de São Paulo - Ciclo II do Ensino Fundamental e Ensino Médio - Módulo II. 2010. .

13.
SANTOS, D. M. F.; SOUZA, D. C. B. . O USO DO SOFTWARE LOGO NA ABORDAGEM CONSTRUCIONISTA. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SANTOS, D. M. F.; SMANIOTTO, E. I.; COLOMBO, F. J.. Participação em banca de BRUNA FERNANDA PEREIRA.IMPLICAÇÕES DO PLANEJAMENTO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL COM CRIANÇAS DE ZERO A TRÊS ANOS: AVANÇOS E LIMITAÇÕES. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista.

2.
SANTOS, D. M. F.; SMANIOTTO, E. I.; COLOMBO, F. J.. Participação em banca de CARLA VERIDIANA MAGGE CASTELANI.PEDAGOGIAS WALDORF E CONSTRUTIVISTA: UM ESTUDO SOBRE MEIOS E MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista.

3.
SANTOS, D. M. F.; SOUZA, P. G. O.; COLOMBO, F. J.. Participação em banca de JULIANA HERNANDES DE MELLO.O PRIMEIRO CONTATO DA CRIANÇA COM O MATERIAL DOURADO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista.

4.
SANTOS, D. M. F.; SOUZA, P. G. O.; UREL, Ana Laura Jeremias. Participação em banca de ELLEN CRISTINA GOLFI PEREIRA.O USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA NO ENSINO DA MATEMÁTICA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista.

5.
SANTOS, D. M. F.; SOUZA, P. G. O.; COLOMBO, F. J.. Participação em banca de AIRON VINICIUS CARDOSO GUIMARAES.AS POTENCIALIDADES DOS JOGOS NO DESENVOLVIMENTO DO CAMPO MULTIPLICATIVO NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista.

6.
SANTOS, D. M. F.; SOUZA, P. G. O.; SMANIOTTO, E. I.. Participação em banca de Tatiucha Silva Pedroso.Discalculia: o papel do professor diante das dificuldades de aprendizagem. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista.

7.
SANTOS, D. M. F.; SMANIOTTO, E. I.; COLOMBO, F. J.. Participação em banca de CARLA VERIDIANA MAGGI CASTELANI.PEDAGOGIA WALDORFI E CONSTRUTIVISTA: UM ESTUDO SOBRE MEIOS E MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista.

8.
TOPPAN, J. M. B.; SANTOS, D. M. F.; COLOMBO, F. J.. Participação em banca de CAROLINE VERA BATISTA.EDUCAÇÃO ESPECIAL PARA SUPERDOTADOS/ALTAS HABILIDADES NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: CONCEITO, AVALIAÇÃO E TRABALHO DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista.

9.
TOPPAN, J. M. B.; SANTOS, D. M. F.; BITTENCOURT, P. C.. Participação em banca de Daiane Andreuci.PEDAGOGIA HOSPITALAR. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista.

10.
COLOMBO, F. J.; SANTOS, D. M. F.; TOPPAN, J. M. B.. Participação em banca de Tamires Soares Martins.O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista.

11.
COLOMBO, F. J.; SANTOS, D. M. F.; BITTENCOURT, P. C.. Participação em banca de ADRIANA RODRIGUES.DESPERTANDO O GOSTO PELA LEITURA E AS CONTRIBUIÇÕES PARA CRIANÇAS NOS ANOS INICIAIS DA ALFABETIZAÇÃO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista.

12.
TOPPAN, J. M. B.; SANTOS, D. M. F.; HONORATO, N. P.. Participação em banca de SILVANA APARECIDA DE SOUZA JARDIM.MUITO ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA: A CLASSE HOSPITALAR. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista.

13.
SMANIOTTO, E. I.; SANTOS, D. M. F.; AZEVEDO, A. J.. Participação em banca de ANDRÉIA CRISTINA PEREIRA DEREÇA.PEDAGOGIA HOSPITALAR: COMPRENDENDO A INTERVENÇÃO DO PEDAGOGO EM AMBIENTES HOSPITALARES. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista.

14.
SERAFIM, P. A.; SANTOS, D. M. F.; SMANIOTTO, E. I.. Participação em banca de NATÁLIA VELOSO ALVES MARCIANO.A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA CRIANÇA: CONTRIBUIÇÕES DAS TEORIAS PSICOGENÉTICAS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista.

15.
SERAFIM, P. A.; SANTOS, D. M. F.; AZEVEDO, A. J.. Participação em banca de ALINE MAIRA COSTA.A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista.

16.
SERAFIM, P. A.; SANTOS, D. M. F.; SMANIOTTO, E. I.. Participação em banca de ARIANE ZANDONÁ CERON.JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DOS ANOS INCIAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista.

17.
BITTENCOURT, P. C.; SANTOS, D. M. F.; SMANIOTTO, E. I.. Participação em banca de GISLAINE SOUZA PEREIRA.CONTRIBUIÇÃO DO DESENHO PARA A FORMAÇÃO DO OLHAR ESTÉTICO DA CRIANÇA DE EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista.

18.
TERAOKA, T. E.; SANTOS, D. M. F.; SMANIOTTO, E. I.. Participação em banca de MAIARA FÉLIX DOS SANTOS.CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS ? UMA PRÁTICA EDUCATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista.

19.
TERAOKA, T. E.; SANTOS, D. M. F.; BITTENCOURT, P. C.. Participação em banca de DAIANE ALMEIDA.BRINQUEDOTECA: RECURSO PEDAGÓGICO E ESPAÇO MEDIADOR DE APRENDIZAGEM. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista.

20.
TERAOKA, T. E.; SANTOS, D. M. F.; BITTENCOURT, P. C.. Participação em banca de MARIELE APARECIDA PEREIRA DA SILVA.A IMPORTANCIA DA LEITURA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista.

21.
SMANIOTTO, E. I.; SANTOS, D. M. F.; TERAOKA, T. E.. Participação em banca de NATÁLIA CRITSTINA GIROTTO.OS DESDOBRAMENTOS DA REFORMA PROTESTANTE NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista.

22.
BITTENCOURT, P. C.; SANTOS, D. M. F.; TERAOKA, T. E.. Participação em banca de ROBERTA VICENZOTO.A IMPORTANCIA DO LUDICO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista.

23.
COLOMBO, F. J.; SANTOS, D. M. F.; TOPPAN, J. M. B.. Participação em banca de NATHÁLIA DE LIMA CARVALHO.O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista.

24.
UREL, Ana Laura Jeremias; SANTOS, D. M. F.; BITTENCOURT, P. C.. Participação em banca de LUANA APARECIDA DA SILVA.ENSINO INTEGRAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PROPOSTA DE UMA ESCOLA PARTICULAR. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista.

25.
BITTENCOURT, P. C.; SANTOS, D. M. F.; COLOMBO, F. J.. Participação em banca de GRACE LOPES MAIA DE OLIVEIRA.A BRINCADEIRA DO FAZ-DE-CONTA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA CRIANÇA DE 4 E 5 ANOS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista.

26.
COLOMBO, F. J.; SANTOS, D. M. F.; BITTENCOURT, P. C.. Participação em banca de NATÁLIA APARECIDA LOPES.A CONTRIBUIÇÃO DOS CONTOS E HISTÓRIAS INFANTIS PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista.

27.
ALVES, M.; SANTOS, D. M. F.; BITTENCOURT, P. C.. Participação em banca de JOSI INGRID LENITA GUEDES MOREIRA.JOGOS E BRINCADEIRAS: REFLEXOS POSITIVOS NA APRENDIZAGEM. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista.

28.
ALVES, M.; SANTOS, D. M. F.; TOPPAN, J. M. B.. Participação em banca de ADRIANA LOPES PEREIRA.EDUCAÇÃO INCLUSIVA: LIMITES E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO NA REDE REGULAR DE ENSINO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista.

29.
BITTENCOURT, P. C.; SANTOS, D. M. F.; SMANIOTTO, E. I.. Participação em banca de CAMILA HELENA LOPES PAIS.CONTRIBUIÇÃO DO PEDAGOGO NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO DESENHO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista.

30.
ALVES, C. E. R.; SANTOS, D. M. F.; SMANIOTTO, E. I.. Participação em banca de SANDRA PEREIRA MARTINS.O FRACASSO DENTRO DA ESCOLA: IMPLICAÇÕES DIRETAS NA PRODUÇÃO DOS ALUNOS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista.

31.
ALVES, C. E. R.; SANTOS, D. M. F.; UREL, Ana Laura Jeremias. Participação em banca de CIBELE COLOMBANI DA SILVA.O DISCURSO EM SALA DE AULA E A FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista.

32.
ALVES, C. E. R.; SANTOS, D. M. F.; UREL, Ana Laura Jeremias. Participação em banca de BRUNA CAROLINA SOARES.UMA ANÁLISE TEÓRICO-CONCEITUAL DE AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista.

33.
UREL, Ana Laura Jeremias; SANTOS, D. M. F.; TERAOKA, T. E.. Participação em banca de JANAINA LEMES DE OLIVEIRA.JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O LUDICO NA ESCOLA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista.

34.
ALVES, C. E. R.; SANTOS, D. M. F.; TERAOKA, T. E.. Participação em banca de AYSLA CHRISTIE GUIRALDELLI SANTOS.VALORES HUMANOS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista.

35.
SMANIOTTO, E. I.; SANTOS, D. M. F.; COLOMBO, F. J.. Participação em banca de ELISÂNGELA OLIVEIRA CARVALHO.CULTURA AFRO-BRASILEIRA: PERSPECTIVAS DE ENSINO NOS ANOS INICIAIS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista.

36.
COLOMBO, F. J.; SANTOS, D. M. F.; SMANIOTTO, E. I.. Participação em banca de LUANA DA SILVA SANTOS.ESTUDO HISTÓRICO DAS METODOLOGIAS DE ENSINO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista.

37.
COLOMBO, F. J.; SANTOS, D. M. F.; AZEVEDO, A. J.. Participação em banca de MILENA NAYLISE MARQUES FERREIRA.O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista.

38.
AZEVEDO, A. J.; SANTOS, D. M. F.; COLOMBO, F. J.. Participação em banca de SILVANA DE MELO SILVA ALVES.A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO ATIVIDADE LÚDICA E ESTRATÉGIA PARA A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista.

39.
AZEVEDO, A. J.; SANTOS, D. M. F.; COLOMBO, F. J.. Participação em banca de ANA PAULA FERNANDES FERREIRA.A MUSICA COMO ESTRATÉGIA DE TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista.

40.
SMANIOTTO, E. I.; SANTOS, D. M. F.; HONORATO, N. P.. Participação em banca de LUCIANA BARBOSA DIAS.O USO DOS CONTOS DE FADAS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE PRÁTICAS ALIMENTARES. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista.

41.
SMANIOTTO, E. I.; SANTOS, D. M. F.; HONORATO, N. P.. Participação em banca de EDLEIDE MARCELINO CORDEIRO.O ENSINO DE HISTÓRIA E AS POLÍTICAS PÚBLICAS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista.

42.
SMANIOTTO, E. I.; SANTOS, D. M. F.; HONORATO, N. P.. Participação em banca de BEATRICE CAMILA DA SILVA.A INDISCIPLINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista.

43.
SMANIOTTO, E. I.; SANTOS, D. M. F.; UREL, Ana Laura Jeremias. Participação em banca de NÉLIO CARDOSO SANTANA.MERITOCRACIA E SUCESSO ESCOLAR: UM ESTUDO SOBRE A REPRODUÇÃO DA DESIGUALDADE DE CLASSES NAS ESCOLAS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista.

44.
SANTOS, D. M. F.; SMANIOTTO, E. I.; TOPPAN, J. M. B.. Participação em banca de KATIA RENATA DE OLIVEIRA.LEITURA E ESCRITA NAS AULAS DE MATEMÁTICA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista.

45.
HONORATO, N. P.; SANTOS, D. M. F.; TOPPAN, J. M. B.. Participação em banca de VANESSA LOPES VIUDES.A FAMILIA CONTEMPORÂNEA E SUAS TRANSFORMAÇÕES: AS INTERFERÊNCIAS DA DIVERSIDADE NA SALA DE AULA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista.

46.
BITTENCOURT, P. C.; SANTOS, D. M. F.; COLOMBO, F. J.. Participação em banca de FRANCIELE RIBEIRO APOLINÁRIO.A IMPORTANCIA DA BRINQUEDOTECA UNIVERSITÁRIA QUANTO À FORMAÇÃO DOCENTE. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista.

47.
BITTENCOURT, P. C.; SANTOS, D. M. F.; TOPPAN, J. M. B.. Participação em banca de LISABELLI CHRISTAL TEBIS DA SILVA.EVOLUÇÃO DO DESENHO DA CRIANÇA DE QUATRO ANOS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista.

48.
SMANIOTTO, E. I.; SANTOS, D. M. F.; UREL, Ana Laura Jeremias. Participação em banca de Rafaela da Silva Lima.PEDAGOGIA EMPRESARIAL: FUNÇÕES E CONTRIBUIÇÕES DO PEDAGOGO NA EMPRESA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista.

49.
TERAOKA, T. E.; SANTOS, D. M. F.; UREL, Ana Laura Jeremias. Participação em banca de Mirela Oliveira Almeida dos Santos.A IMPORTÂNCIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista.

50.
SANTOS, D. M. F.; COLOMBO, F. J.; UREL, Ana Laura Jeremias. Participação em banca de Vanessa Cristina Pereira.A IMPORTÂNCIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA O TRABALHO COM A MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista.

51.
COLOMBO, F. J.; UREL, Ana Laura Jeremias; SANTOS, D. M. F.. Participação em banca de Vanessa Alves Mota.O ENSINO DE ESPAÇO E FORMA A PARTIR DE JOGOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista.

52.
SANTOS, D. M. F.; UREL, Ana Laura Jeremias; TERAOKA, T. E.. Participação em banca de Cristiane Viana Santos.A LITERATURA E O ENSINO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista.

53.
PEREIRA, C. J.; SMANIOTTO, E. I.; SANTOS, D. M. F.. Participação em banca de KELEI CRISTINA XAVIER.A IMPORTÂNCIA DA BRINCADEIRA DE FAZ DE CONTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ABORDAGEM PIAGETIANA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista.

54.
SANTOS, D. M. F.; SOUZA, S. R.; TOME, M. F.. Participação em banca de Adriana Briliano Leiva Barbaroto.ADMINISTRAÇÃO DAS FINANÇAS PESSOAIS: UM ESTUDO DAS SUAS CONDICIONANTES. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista.

55.
SMANIOTTO, E. I.; AZEVEDO, A. J.; SANTOS, D. M. F.. Participação em banca de Itamara Rissardi Mesquita Xavier.A INDISCIPLINA NA ESCOLA: UMA LEITURA ATRAVÉS DA PSICOLOGIA GNÓSTICA DO AUTOCONHECIMENTO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista.

56.
AZEVEDO, A. J.; TOPPAN, J. M. B.; SANTOS, D. M. F.. Participação em banca de Márcia Félix Feitosa.EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA PERSPECTIVA DE ATENDIMENTO RESPONSÁVEL AOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
3º Congresso Internacional Sobre a Teoria Histórico-Cultural e 15ª Jornada do Núcleo de Ensino de Maríliaao. A RELAÇÃO ENTRE A ÁLGEBRA ACADÊMICA E A ÁLGEBRA ESCOLAR EXPRESSA NAS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. 2016. (Congresso).

2.
VII SIMPÓSIO DE CIÊNCIAS APLICADAS DA FAIP.ALFABETIZAÇÃO NAS AULAS DE MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES E DESAFIO. 2016. (Simpósio).

3.
VII SIMPÓSIO DE CIÊNCIAS APLICADAS DA FAIP.A TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO FERRAMENTA DO PROFESSOR EMPREENDEDOR NA SUPERAÇÃO DAS BARREIRAS DA APRENDIZAGEM. 2016. (Simpósio).

4.
XII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2016. (Encontro).

5.
VI SIMPÓSIO DE CIÊNCIA APLICADA DA FAIP.A IMPORTÂNCIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2015. (Simpósio).

6.
VI SIMPÓSIO DE CIÊNCIA APLICADA DA FAIP.A LITERATURA E O ENSINO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES E DESAFIOS. 2015. (Simpósio).

7.
III FÓRUM DE PESQUISA E EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE DE MARÍLIA.CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE O ENSINO DE EQUAÇÃO DO 1º GRAU. 2014. (Outra).

8.
V SIMPÓSIO DE CIENCIAS APLICADAS DA FAIP.O ENSINO DA MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA LÚDICA E PRAZEROSA. 2014. (Simpósio).

9.
XVII ENDIPE - ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO.O ENSINO DE ÁLGEBRA NUM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO. 2014. (Encontro).

10.
VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática. As Concepções de Álgebra dos Alunos do Primeiro Ano de um Curso de Licenciatura em Matemática. 2013. (Congresso).

11.
XI Encontro Nacional de Educação Matemática.A Álgebra no Projeto Pedagógico de um Curso de Licenciatura em Matemática: Implicações Pedagógicas. 2013. (Encontro).

12.
XVII EBRAPEM.A Construção de Conhecimentos sobre Ensino de Álgebra em um Curso de Licenciatura em Matemática de uma Universidade Pública do Estado de São Paulo. 2013. (Encontro).

13.
I Ciclo de Palestras Interdisciplinares. 2012. (Outra).

14.
III Simpósio de Ciência Aplicada da FAIP.A CONTRIBUIÇÃO DAS BRINCADEIRAS NA CONSTRUÇÃO DE NOÇÕES MATEMÁTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2012. (Simpósio).

15.
VII Seminário de pesquisa em Educação.CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE O ENSINO DE ÁLGEBRA. 2012. (Seminário).

16.
XXI Coloquio do Programa de Pós-Graduação em Educação. 2012. (Outra).

17.
I CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Matemática na Educação Infantil: articulação entre teoria e prática como uma experiência possível no curso de Pedagogia. 2011. (Congresso).

18.
II Simpósio de Ciências Aplicadas da FAIP.PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO DAS SUAS POTENCIALIDADES À PRÁTICA DOCENTE. 2011. (Simpósio).

19.
I Simpósio de Ciências Aplicadas da FAIP.Os Padrões de Ensino de Equação do 1º grau e as Concepções de Professores de Matemática. 2010. (Simpósio).

20.
IX Colóquio sobre Questões Curriculares/V Colóquio Luso-Brasileiro.Ensino de equação do 1º grau: concepções de professores de matemática e formação docente. 2010. (Outra).

21.
IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.Relações entre o ensino de equação do 1º grau e as concepções de professores de Matemática. 2009. (Encontro).

22.
X Congresso Estadual Paulista Sobre Formação de Educadores. Metacognição de professores de Matemática: análise da influência da formação inicial no ensino de equação. 2009. (Congresso).

23.
7ª JORNADA DO NÚCLEO DE ENSINO ? Teoria Histórico-Cultural: objetivações contemporâneas para o ensino, a aprendizagem e o desenvolvimento humano.UMA PESQUISA SOBRE CONCEPÇÕES DE EQUAÇÃO DO 1º GRAU DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA REDE PÚBLICA REGIÃO DE MARÍLIA: PERFIL DOS PROFESSORES INVESTIGADOS. 2008. (Outra).

24.
9º Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED - Centro-Oeste. 2008. (Encontro).

25.
IX Encontro Paulista de Educação Matemática.UM ESTUDO DAS POSSIBILIDADES DO SOFTWARE APLUSIX NO ENSINO DO CONCEITO ALGÉBRICO EQUAÇÃO DO 1º GRAU. 2008. (Encontro).

26.
IX Encontro Paulista de Educação Matemática.Um estudo das possibilidades do software APLUSIX no ensino do conceito algébrico de equações do 1º. grau. 2008. (Encontro).

27.
XII CONGRESSO DE EDUCAÇÃO DE PRESIDENTE PRUDENTE. Quem são os professores que trabalham com a disciplina Matemática nas 7ª séries das escolas públicas da região de Marília/SP?. 2008. (Congresso).

28.
XVII Colóquio "As potencialidades pedagógicas da escrita nas aulas de Matemática". 2008. (Outra).

29.
II Seminário de Pesquisa em Educação.Ensino de Equação do 1º grau: concepções de professores de matemática e formação docente. 2007. (Seminário).

30.
IX CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES - A ARTICULAÇÃO DOS SABERES NA SOCIEDADE ATUAL: O PAPEL DO EDUCADOR E. APRENDIZAGEM DO CONCEITO ÂNGULO: UM ESTUDO DOS SABERES GERADOS INVESTIGANDO A PRÓPRIA PRÁTICA. 2007. (Congresso).

31.
VI JORNADA DO NÚCLEO DE ENSINO DE MARÍLIA - Marx, Gramsci e Vigotski: aproximações. 2007. (Outra).

32.
XII Colóquio "Construção e análise de situações-problema". 2007. (Outra).

33.
XVIII SEMANA DA EDUCAÇÃO SEMANA DA PEDAGOGIA - Políticas Públicas e formação de professores: o que você tem haver com isso?.O uso do tangran de forma lúdica: uma experiência matemática na 6ª série do ensino fundamental da rede pública estadual". 2007. (Outra).

34.
Encontro Regional de Educação da APEOESP. 2005. (Encontro).

35.
IVJornada do Núcleo de Ensino de Marília - Releitura de Marx para a Educação Atual. 2005. (Outra).

36.
IV Jornada do Núcleo de Ensino de Marília - Releitura de Marx para a Educação Atual. 2005. (Oficina).

37.
IV Semana da Mulher - Lutas do passado, conquistas do presente e perspectivas futuras. 2005. (Outra).

38.
XVII Congresso de Iniciação Científica da UNESP. Equação do 1º grau na perspectiva da formação de conceitos. 2005. (Congresso).

39.
XXVIII Jornada de Filosofia e Teoria das Ciências Humanas: teoria crítica, política e educação. 2005. (Outra).

40.
1º Encontro com Grandes Educadores. 2004. (Outra).

41.
1º Encontro com Grandes Educadores. 2004. (Outra).

42.
II Encontro do Peja: saberes e práticas pedagógicas no contexto do EJA. 2004. (Encontro).

43.
III Jornada do Núcleo de Esnino de Marília: Teoria Histórico-Cultural e a produção do conhecimento & II Encontro de crianças e adolescentres com a cidade. 2004. (Oficina).

44.
III Jornada do Núcleo de Esnino de Marília: Teoria Histórico-Cultural e a produção do conhecimento & II Encontro de crianças e adolescentres com a cidade. 2004. (Outra).

45.
IV Seminário do Trabalho: perspectivas do trabalho no século XXI. 2004. (Seminário).

46.
VII Jornada de Educação Especial. 2004. (Outra).

47.
II Jornada do Núcleo de Ensino - Vygotsky e a escola atual: implicações no fazer pedagógico. 2003. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS, D. M. F.. I FEIRA DE CIÊNCIAS DA ESCOLA INTEGRAL PROF. AMÍLCARE MATTEI. 2016. .

2.
SANTOS, D. M. F.; AZEVEDO, A. J. ; SMANIOTTO, E. I. . II Semana Científica da Pedagogia. 2011. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Edneia Felix de Matos. DISCALCULIA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE OS CONHECIMENTOS DOS PROFESSORES. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL) - FACULDADE PAULISTA. Orientador: Daniela Miranda Fernandes Santos.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Tatiucha Silva Pedroso. Discalculia: o papel do professor diante das dificuldades de aprendizagem. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista. Orientador: Daniela Miranda Fernandes Santos.

2.
ELLEN CRISTINA GOLFI PEREIRA. O USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA NO ENSINO DA MATEMÁTICA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista. Orientador: Daniela Miranda Fernandes Santos.

3.
AIRON VINICIUS CARDOSO GUIMARÃES. AS POTENCIALIDADES DOS JOGOS NO DESENVOLVIMENTO DO CAMPO MULTIPLICATIVO NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista. Orientador: Daniela Miranda Fernandes Santos.

4.
JULIANA HERNANDES DE MELLO. O PRIMEIRO CONTATO DA CRIANÇA COM O MATERIAL DOURADO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista. Orientador: Daniela Miranda Fernandes Santos.

5.
Katia Renata de Oliveira. LEITURA E ESCRITA NAS AULAS DE MATEMÁTICA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista. Orientador: Daniela Miranda Fernandes Santos.

6.
Vanessa Cristina Pereira. A IMPORTÂNCIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA O TRABALHO COM A MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista. Orientador: Daniela Miranda Fernandes Santos.

7.
Cristiane Viana Santos. A LITERATURA E O ENSINO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista. Orientador: Daniela Miranda Fernandes Santos.

8.
Gisele Colombo Simonelli. A Construção da Ideia do Número: Algumas Considerações Sobre o seu Ensino na Educação Infantil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista. Orientador: Daniela Miranda Fernandes Santos.

9.
Eliane dos Santos Mançano. A Adição e a Contagem na Educação Infantil: Implicações Pedagógicas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista. Orientador: Daniela Miranda Fernandes Santos.

10.
Adriana Briliano Leiva Barbaroto. Administração das Finanças Pessoais: Um Estudo das Suas Condicionantes na Sociedade Atual. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista. Orientador: Daniela Miranda Fernandes Santos.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
SANTOS, D. M. F.; MORELATTI, M. R. M. . ENSINO DE EQUAÇÃO DO 1º GRAU: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. 1. ed. Curitiba - Paraná: Appris, 2016. 169p .


Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, D. M. F.. CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE O ENSINO DE EQUAÇÃO DO 1º GRAU. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SANTOS, D. M. F.. O ENSINO DE ÁLGEBRA NUM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
FELIX, E. ; PEREIRA, M. A. ; GIROTTO, N. ; SANTOS, D. M. F. . O ENSINO DA MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA LÚDICA E PRAZEROSA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Cursos de curta duração ministrados
1.
SANTOS, D. M. F.; RAMOS, S. P. . TEORIA E PRATICA DA MATEMATICA PARA PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2013. .

2.
SANTOS, D. M. F.; NASCIMENTO, Luciana Sanches do . FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA/AÇÃO MELHOR GESTÃO MELHOR ENSINO - CURSO 2. 2013. .

3.
SANTOS, D. M. F.. MATEMÁTICA NÚMEROS E OPERAÇÕES: CAMPO ADITIVO E CAMPO MULTIPLICATIVO. 2014. .


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
SANTOS, D. M. F.. EJA Moderna - Alfabetização e Anos Iniciais do Ensino Fundamental Vol. 3. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro didático).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 24:12:55