Vanessa Ferraz Almeida Neves

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5601614079869123
  • Última atualização do currículo em 20/12/2018


Professora Adjunta da Faculdade de Educação - UFMG e Professora do Programa de Pós-graduação em Educação na mesma instituição. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), Mestrado em Psicologia Social pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas/UFMG (2005) e Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação/UFMG, com estágio sanduíche na Indiana University sob supervisão do Prof. William Corsaro (2010). Realizou Pós-doutorado em Educação na Ohio State University sob supervisão da Profa. Laurie Katz. É coordenadora do Grupo Estudos em Cultura, Educação e Infância (EnlaCEI) e membro do Grupo de Pesquisas e Estudos em Psicologia histórico-cultural na Sala de Aula (GEPSA/FaE/UFMG) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil (NEPEI/FaE/UFMG). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Infância, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Etnografia em Educação e Psicologia Histórico-cultural. Atualmente desenvolve um projeto de pesquisa longitudinal e etnográfico em que acompanha um grupo de bebês desde a sua inserção em uma instituição de Educação Infantil até a saída para o Ensino Fundamental. O projeto se encontra em andamento e está em seu segundo ano. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Vanessa Ferraz Almeida Neves
Nome em citações bibliográficas
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação.
Av. Antônio Carlos, 6627 - Faculdade de Educação - Sala 1537
Pampulha
31270901 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 34096208


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2010
Doutorado em Educação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
com período sanduíche em Indiana State University (Orientador: William Corsaro).
Título: Tensões contemporâneas na passagem da educação infantil para o ensino fundamental: um estudo de caso., Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Maria Cristina Soares de Gouvêa / Maria Lúcia Castanheira.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Educação Infantil; Ensino Fundamental; Transição.
Grande área: Ciências Humanas
2003 - 2005
Mestrado em Psicologia.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Encontros e desencontros:A creche como lugar de apropriação da cultura pela criança como sujeito social,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Maria Lúcia Miranda Afonso.
Palavras-chave: Educação Infantil; Creche comunitária; Cultura; Etnografia; Pesquisa-ação; infância.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação Pré-Escolar e Fundamental.
1988 - 1993
Graduação em Psicologia.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.


Pós-doutorado


2017 - 2018
Pós-Doutorado.
Ohio State University, OSU, Estados Unidos.
Grande área: Ciências Humanas


Atuação Profissional



Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto II, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora


Ohio State University, OSU, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Prefeitura de Belo Horizonte, PBH, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Municipal I, Carga horária: 25

Atividades

12/2001 - 10/2007
Treinamentos ministrados , Secretaria Municipal de Educação, Gerência de Educação Regional Noroeste.

Treinamentos ministrados
Formação em Serviço de Educadores Infantis de Creches comunitárias conveniadas com a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte
Formação em serviço de Professores Municipais atuando com Educação Infantil
1/1992 - 11/2001
Ensino,

Disciplinas ministradas
Ensino Fundamental

Lucy Daniels Center, LDC, Estados Unidos.
Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12
Outras informações
Acompanhante de uma criança de quatro anos com diagnóstico de autismo.


Fairmont United Methodist Church, FUMC, Estados Unidos.
Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8
Outras informações
Professora da Turma de Berçário (crianças entre seis meses e um ano).


Marcy Sociedade de Ensino - Number One, NO, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1998
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8
Outras informações
Professora de Inglês em turmas de crianças e adolescentes.


The Carlton Private Day Nursery, CPDN, Inglaterra.
Vínculo institucional

1995 - 1995
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 45
Outras informações
Professora responsável pela Turma de Maternal III (crianças com três anos de idade).


Brookhill House - Private Day Nursery, BHPDN, Inglaterra.
Vínculo institucional

1994 - 1994
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
Outras informações
Ajudante do Berçario (crianças entre seis meses e dois anos).


Jardim Olympico, JO, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1991
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 22
Outras informações
Professora responsável pela Turma de 1o Período (crianças com quatro anos de idade), em 1990, e responsável pela Turma de 2o Período (crianças com cinco anos de idade).


Escola Bercinho de Ouro, EBO, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 1989
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 25
Outras informações
Professora responsável pela Turma de Maternal II (crianças com dois anos de idade).


Sistema Pitágoras de Ensino, SPE, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 1988
Vínculo: Monitor I, Enquadramento Funcional: Monitor I, Carga horária: 25
Outras informações
Ajudante da professora da Turma de Maternal III (crianças de três anos de idade).



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
The Context of Infant-Toddler Care in Ohio
Descrição: Temos como objetivo principal compreender as interações entre crianças de diferentes idades (8 meses a 3 anos) em uma mesma turma de Educação Infantil no estado americano de Ohio. Para tanto, iremos acompanhar essa turma ao longo de sete meses por meio de uma perspectiva etnográfica. Utilizaremos a observação participante, anotaçõese filmagens da turma investigada..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Infância e escolarização ? Bebês: participação, amizades, cognição e cultura (Fase I)
Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como objetivo acompanhar uma turma de crianças ao longo de toda a sua trajetória na Educação Infantil por meio de uma abordagem etnográfica. Ou seja, acompanharemos uma turma de crianças de uma Unidade Municipal de Educação Infantil em Belo Horizonte: bebês de quatro meses desde os primeiros contatos com a instituição até completarem os seis anos de idade, momento em que as crianças serão encaminhadas para o Ensino Fundamental. A primeira fase da pesquisa abrange os três primeiros anos dos bebês na instituição educativa, isto é, até eles completarem dois anos de idade. Temos como objetivo geral, nesta primeira fase, compreender, a partir de diferentes perspectivas (famílias, professoras e bebês), as formas de inserção e participação dos bebês nas práticas educativas em uma instituição pública de educação infantil. A relevância desta investigação reside em três aspectos teórico-metodológicos principais. O primeiro deles é relativo à escassez da produção acadêmica no campo educacional relativa a essa faixa etária, em particular no que se refere a estudos longitudinais. O segundo aspecto relaciona-se com a necessária busca da compreensão das perspectivas dos diferentes sujeitos que se entrecruzam nas formas de participação das crianças em práticas de cuidado e educação públicas e coletivas, que não estão restritas ao âmbito familiar, e que se configuram em um tempo integral, aproximadamente dez horas diárias de permanência na instituição. Finalmente, consideramos que a complexidade da pesquisa proposta exige um estudo interdisciplinar apoiado na Psicologia histórico-cultural, nos Estudos da infância e na Etnografia em Educação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Vanessa Ferraz Almeida Neves - Coordenador / Maria de Fátima Cardoso Gomes - Integrante / Isabela Costa Dominici - Integrante / Mônica Correia Baptista - Integrante / Maria Inês Mafra Goulart - Integrante / Virginia Souza Oliveira - Integrante / Angela Rabelo Barreto - Integrante / Viviane Tolentino da Silva - Integrante / Elenice de Brito Teixeira Silva - Integrante / Luiza de Paula Cortezzi - Integrante / Laurie Katz - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 3
2014 - Atual
Cultura, Linguagem e Cognição escolares e não escolares: Quebrando o círculo em torno da língua
Descrição: Este projeto é fruto das práticas de pesquisa do Grupo de Estudos e pesquisa em psicologia Histórico-cultural na sala de aula GEPSA que vem aprofundando seu trabalho em conceitos como linguagem, cultura, discurso e cognição. Em pesquisa anterior, iniciada em dezembro de 2011 e finalizada em dezembro de 2013 , aprofundamos nossos estudos sobre os conceitos de linguagem, cultura e discurso dos pontos de vista da Psicologia Histórico-cultural e da Etnografia Interacional. Entretanto, em nossa avaliação, necessitamos continuar esses estudos, mas desta feita inserindo um outro conceito cognição social para dialogar com os conceitos de cultura e linguagem do ponto de vista de Vigotski (1983/1997; 1934/1993). Dando continuidade à pesquisa anterior, introduziremos por meio da pesquisa empírica a análise das relações entre esses conceitos e situações reais de conversação e práticas sociais de alunos e ex-alunos adultos da Educação de Jovens e Adultos e Ensino Superior.Para desenvolvermos esta pesquisa, nos baseamos nos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural (VIGOTSKI, 1934/1993; 1983/1995); nos estudos translinguísticos de Bakhtin (1931/1992; 1965/2010), na análise crítica do discurso de Fairclough (1992/2001/2008) e nos estudos de Agar (1994/2002) sobre as conversações entre pessoas de diferentes culturas e os sentidos e significados que são construídos que revelam os choques de linguagem/cultura que acontecem nessas interações.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Vanessa Ferraz Almeida Neves - Integrante / Maria de Fátima Cardoso Gomes - Coordenador / Alessandra Domingos Corrêa Gideoni - Integrante / Fernando Francisco Pereira - Integrante / Lorena Gouveia - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1
2013 - 2016
Avaliação de contexto em uma instituição pública de educação infantil em Belo Horizonte
Descrição: A partir de uma colaboração com as Universidade Federal do Paraná, Universidade Estadual de Santa Catarina, Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Universidade de Pavia (Itália), este projeto de pesquisa propõe investigar o referencial teórico e prático da avaliação de contexto na educação infantil, com o objetivo de construir formas de avaliação que, de fato, orientem práticas educativas que respeitem a criança como sujeito de direitos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Vanessa Ferraz Almeida Neves - Coordenador / Sandro Vinícius Sales dos Santos - Integrante / Maria Inês Mafra Goulart - Integrante.
Número de produções C, T & A: 8
2013 - 2016
Leitura e escrita na educação infantil
Descrição: O Projeto tem como objetivo difundir proposições para o desenvolvimento de práticas pedagógicas de leitura e escrita na Educação Infantil comprometidas com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil nacional. Além de uma revisão bibliográfica sobre o tema e organização de cinco seminários internacionais para aprofundamento teórico e amplo debate sobre o tema, foi realizado o estudo "Boas práticas de leitura e escrita na Educação infantil: experiências em creches e pré-escolas", em cinco estados brasileiros, junto com pesquisadores da UFPE, UFRN, UFMT, UFMG e UERG, para conhecer práticas de oralidade, leitura e escrita que vêm sendo desenvolvidas em turmas de creches e de pré-escolas para ampliar o diálogo com as escolas e elaborar as proposições..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2014
Acompanhando crianças ao longo dos primeiros anos do ensino fundamental: processos de apropriação da cultura escolar, construção do conhecimento e formação de professores
Descrição: Propomos, nessa pesquisa, acompanhar uma turma no início do ensino fundamental por um período de três anos e duas turmas no 3º ano do ensino fundamental. Temos o objetivo de compreender o processo de adaptação das crianças nesse nível de ensino. As questões orientadoras da investigação são: Como acontece o processo de apropriação da cultura escolar e da cultura da sala de aula? Como acontece a organização da turma e dos pequenos grupos de amizade? Como acontece a construção da cultura de pares? Quais as relações entre a cultura de pares e a cultura escolar? Como acontece o processo de construção do conhecimento, em particular no campo da linguagem focalizando a linguagem escrita e a linguagem científica, mais epecificamente voltada aos estudos das ciências naturais? Quais as relações entre a linguagem escrita e o processo de aprendizagem em ciências? A metodologia da pesquisa se baseia na abordagem etnográfica interacional e inclui (i) a observação participante, (ii) filmagens e fotografias do cotidiano da sala de aula, (iii) entrevistas com professoras e crianças, (iv) coleta de artefatos produzidos na sala de aula e (v) participação nas reuniões de pais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Vanessa Ferraz Almeida Neves - Coordenador / Danusa Munford - Integrante / Kely Cristina Nogueira Souto - Integrante / Claúdia Starling Bosco - Integrante / Mariana Guedes Machado - Integrante / Francisco Angelo Coutinho - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 4
2011 - 2015
A apropriação do conceito ?culturas infantis? pela pesquisa em educação infantil no Brasil (1990-2010)
Descrição: A presente pesquisa tem como objetivo a análise qualitativa de pesquisas brasileiras da área de educação infantil que recorrem ao conceito de ?culturas infantis?, e aos análogos ?cultura de pares? e ?culturas da infância?. Pretende-se analisar como estes conceitos têm sido apropriados pela área O corpus deste estudo será constituído das pesquisas desenvolvidas em programas de pós-graduação em educação brasileiros e publicadas em periódicos da área e nas Reuniões da Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação, no período de 1990 a 2010..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2013
PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E ETNOGRAFIA INTERACIONAL: A BUSCA DA COERÊNCIA
Descrição: Esta pesquisa tem como objetivos: *Aprofundar nossos estudos referentes à perspectiva genética de análise da abordagem histórico-cultural; *Aprofundar a compreensão da lógica de investigação da etnografia interacional, adotando como eixo os estudos dos conceitos de linguagem, discurso e cultura. * Buscar compreender o caráter dialético das interpretações das culturas na construção de oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento para todos nas salas de aulas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Vanessa Ferraz Almeida Neves - Integrante / Maria de Fátima Cardoso Gomes - Coordenador / Maria Lúcia Castanheira - Integrante / Danusa Munford - Integrante / Isabela Costa Dominici - Integrante / Luciana Oliveira Silva - Integrante.
Número de produções C, T & A: 3
2006 - 2006
Infância, Metrópole e educação
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2012 - Atual
Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil
Descrição: Este Curso de Especialização é uma ação indutora do Ministério da Educação (MEC), em parceria com algumas Instituições Federais de Ensino Superior e Secretarias Municipais de Educação, para formar professores da Educação Infantil, em nível de pós-graduação lato sensu. O curso visa atender a uma demanda de formação continuada e insere-se no âmbito da Política Nacional de Formação de Professores para a Educação Infantil, proposta pela Secretaria de Educação Básica, do Ministério da Educação..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (52) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (10) .
Integrantes: Vanessa Ferraz Almeida Neves - Coordenador / Mônica Correia Baptista - Integrante.Financiador(es): Ministério da Educação - Cooperação.


Membro de corpo editorial


2014 - Atual
Periódico: Educação em Revista (UFMG. Impresso)


Revisor de periódico


2012 - Atual
Periódico: Educação em Revista (UFMG. Impresso)
2012 - Atual
Periódico: Revista de Educação PUC-Campinas
2013 - Atual
Periódico: Leitura. Teoria & Prática


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2016
Professora Homenageada - Pedagogia: Turma N, Faculdade de Educação/UFMG.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
DOMINICI, I. C.2018DOMINICI, I. C. ; GOMES, M. F. C. ; NEVES, Vanessa Ferraz Almeida . Por que aprender a ler? : afeto e cognição na Educação Infantil. PRÓ-POSIÇÕES (UNICAMP. ONLINE), v. 29, p. 15-40, 2018.

2.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida2018 NEVES, Vanessa Ferraz Almeida; KATZ, L. ; GOULART, M. I. M. ; GOMES, M. F. C. . Dancing with the pacifiers: infant's perizhivanya in a Brazilian early childhood education centre. EARLY CHILD DEVELOPMENT AND CARE, v. 1, p. 1-12, 2018.

3.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida2017NEVES, Vanessa Ferraz Almeida; MUNFORD, D. ; COUTINHO, F. A. ; SOUTO, K. C. N. . Infância e Escolarização: a inserção das crianças no ensino fundamental. EDucação e Realidade Edição eletrônica, v. 42, p. 345-369, 2017.

4.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida2017NEVES, Vanessa Ferraz Almeida; GOULART, M. I. M. ; SANTOS, S. V. S. . A conjugação de diferentes temporalidades na construção da ideia de qualidade na Educação Infantil. RELADEI - REVISTA LATINO AMERICANA DE EDUCACIÓN INFANTIL, v. 1, p. 42-60, 2017.

5.
GOMES, M. F. C.2015GOMES, M. F. C. ; NEVES, Vanessa Ferraz Almeida ; DOMINICI, I. C. . A psicologia histórico-cultural em diálogo: a trajetória de pesquisa do GEPSA. Fractal: Revista de Psicologia, v. 27, p. 44-49, 2015.

6.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida2015 NEVES, Vanessa Ferraz Almeida; CASTANHEIRA, Maria Lúcia ; GOUVÊA, Maria Cristina Soares . O letramento e o brincar em processos de socialização na educação infantil brincadeiras diferentes. Revista Brasileira de Educação (Impresso), v. 20, p. 215-244, 2015.

7.
JENNINGS, L.2014JENNINGS, L. ; NEVES, Vanessa Ferraz Almeida ; GOMES, M. F. C. . Oportunidades de aprendizagem e cidadania responsável: práticas democráticas em sala de aula. Revista Educação em Questão (Online), v. 50, p. 10-41, 2014.

8.
FOGACA, D. S.2014FOGACA, D. S. ; SOARES, D. O. Q. ; MUNFORD, D. ; SILVEIRA, L. G. F. ; NEVES, Vanessa Ferraz Almeida ; SOUTO, K. C. N. ; COUTINHO, F. A. . MOVIMENTOS DE TRANSLAÇÃO EM UMA AULA DE CIÊNCIAS PARA OS ANOS INICIAIS: CONSTRUINDO UM OBJETO CIENTÍFICO. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), v. 7, p. 1592-1602, 2014.

9.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida2013 NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. História coletiva e construções subjetivas: uma trama de narrativas em uma creche comunitária. Educação em Revista (UFMG. Impresso), v. 29, p. 225-246, 2013.

10.
CASTANHEIRA, Maria Lúcia2013 NEVES, Vanessa Ferraz Almeida; CASTANHEIRA, Maria Lúcia ; GOUVÊA, Maria Cristina Soares . Eventos interacionais e eventos de letramento: um exame das condições sociais e semióticas da escrita em uma turma de educação infantil. Cadernos CEDES (Impresso), v. 33, p. 91-107, 2013.

11.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida2013NEVES, Vanessa Ferraz Almeida; MORO, C. . Avaliação na educação infantil: um debate necessário. Estudos em Avaliação Educacional (Online), v. 24, p. 272, 2013.

12.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida2013NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. História coletiva e construções subjetivas: uma trama de narrativas em uma creche comunitária.. Educação em Revista, v. 29, p. 225-246, 2013.

13.
GOMES, M. F. C.2012GOMES, M. F. C. ; NEVES, Vanessa Ferraz Almeida ; OLIVEIRA, L. S. . Aproximações entre a Psicologia Histórico-Cultural e a Etnografia Interacional. Educação em Foco (Juiz de Fora), v. 1, p. 75-85, 2012.

14.
MUNFORD, D.2012MUNFORD, D. ; SOUTO, K. C. N. ; NEVES, Vanessa Ferraz Almeida ; BOSCO, C. S. . A disciplina escolar Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental: reflexões a partir de uma experiência de colaboração entre educadores e pesquisadores. Revista da SBEnBIO, v. 4, p. 10-14, 2012.

15.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida2011 NEVES, Vanessa Ferraz Almeida; GOUVÊA, Maria Cristina Soares ; CASTANHEIRA, Maria Lúcia . A passagem da educação infantil para o ensino fundamental: tensões contemporâneas. Educação e Pesquisa (USP. Impresso), v. 37, p. 121-140, 2011.

16.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida2008NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. Diálogos e silêncios na educação infantil. Presença Pedagógica, v. 14, p. 40-47, 2008.

17.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida2008NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. Gênero, sexualidade e Educação Infantil: conversando com mulheres, meninas e meninos. Paidéia (Belo Horizonte), v. 4, p. 147-167, 2008.

18.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida2008NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. O ontem, o hoje... O amanhã?. Pro-Posições (UNICAMP. Impresso), v. 19, p. 275-282, 2008.

19.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida2006NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. Pesquisa-ação e etnografia: caminhos cruzados. Pesquisas e Práticas Psicossociais, v. 1, p. 57-71, 2006.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CARVALHO, L. D. (Org.) ; NEVES, Vanessa Ferraz Almeida (Org.) . Infâncias, Crianças e Educação: discussões contemporâneas. 1. ed. Belo Horizonte: Fino Traço, 2018. v. 1. 248p .

2.
BAPTISTA, M. C. (Org.) ; NEVES, Vanessa Ferraz Almeida (Org.) ; NUNES, M. F. R. (Org.) ; CORSINO, P. (Org.) ; COELHO, R. (Org.) ; BARRETO, A. M. R. F. (Org.) . Leitura e Escrita na Educação Infantil. 1. ed. Brasília: MEC/SEB, 2016. v. 10. 500p .

3.
BAPTISTA, M. C. (Org.) ; COELHO, R. (Org.) ; NEVES, Vanessa Ferraz Almeida (Org.) ; NUNES, M. F. R. (Org.) ; CORSINO, P. (Org.) ; BARRETO, A. M. R. F. (Org.) . Literatura na Educação Infantil: acervos, espaços e mediações. 1. ed. Brasília: MEC, 2015. v. 1. 187p .

Capítulos de livros publicados
1.
OLIVEIRA, V. S. ; NEVES, Vanessa Ferraz Almeida . 'Aqui é lugar da gente ser feliz': o choro e o enlaçamento do outro. In: CARVALHO, L. D.; NEVES, V. F. A.. (Org.). Infâncias, Crianças e Educação: discussões contemporâneas. 1ed.Belo Horizonte: Fino Traço, 2018, v. 1, p. 93-110.

2.
BAPTISTA, M. C. ; NEVES, Vanessa Ferraz Almeida ; CORSINO, P. ; NUNES, M. F. R. . A produção acadêmica sobre leitura e escrita na educação infantil no período de 1973 a 2013: algumas reflexões. In: CARVALHO, L. D.; NEVES, V. F. A.. (Org.). Infâncias, Crianças e Educação: discussões contemporâneas. 1ed.Belo Horizonte: Fino Traço, 2018, v. 1, p. 217-234.

3.
NOGUEIRA, G. M. ; NEVES, Vanessa Ferraz Almeida . Educação Infantil e o Ensino Fundamental: relações no contexto da ampliação da obrigatoriedade escolar. In: Magali dos Reis; Roberta Rocha Borges. (Org.). Educação Infantil: arte, cultura e sociedade. 1ed.Curitiba: CRV, 2016, v. 1, p. 165-188.

4.
CORSINO, P. ; NUNES, M. F. R. ; BAPTISTA, M. C. ; NEVES, Vanessa Ferraz Almeida ; BARRETO, A. M. R. F. . Leitura e escrita na educação infantil: concepções e implicações pedagógicas. In: Monica Correia Baptista; Patricia Corsino; Vanessa Ferraz Almeida Neves; Maria Fernanda Rezende Nunes. (Org.). Crianças como leitoras e autoras. 1ed.Brasília: MEC/SEB, 2016, v. 6, p. 13-57.

5.
BAPTISTA, M. C. ; CORSINO, P. ; NEVES, Vanessa Ferraz Almeida ; NUNES, M. F. R. ; BARRETO, A. M. R. F. . Leitura e escrita: conquistas e desafios para a formação continuada. In: Monica Correia Baptista; Patricia Corsino; Vanessa Ferraz de Almeida Neves; Maria Fernanda Rezende Nunes. (Org.). Diálogo com as famílias: a leitura dentro e fora da escola. 1ed.Brasília: MEC/SEB, 2016, v. 9, p. 75-83.

6.
BAPTISTA, M. C. ; CORSINO, P. ; NEVES, Vanessa Ferraz Almeida ; NUNES, M. F. R. ; BARRETO, A. M. R. F. . Leitura literária entre professoras e crianças. In: Monica Correia Baptista; Patricia Corsino; Vanessa Ferraz Almeida Neves; Maria Fernanda Rezende Nunes. (Org.). Ser docente na educação infantil: entre o ensinar e o aprender. 1ed.Brasília: MEC/SEB, 2016, v. 2, p. 87-124.

7.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. A tomada de decisões ao longo de uma pesquisa educacional de abordagem etnográfica: educando o olhar e as emoções. In: Jacqueline Araujo Corrêa Mendes; Rosângela Silveira. (Org.). Vivências e experiências na pesquisa: desafios e possibilidades. 1ed.Montes Claros: Unimontes, 2015, v. 1, p. 40-60.

8.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida; GOULART, M. I. M. ; SANTOS, S. V. S. . Avaliação de Contexto na Educação Infantil: distintas temporalidades que se entrecruzam na construção da ideia de qualidade. In: SOUZA, Gizele de; MORO, Catarina; COUTINHO, Angela Scalabrin. (Org.). Formação da Rede em Educação Infantil: avaliação de contexto. 1ed.Curiitiba: Appris, 2015, v. 1, p. 111-150.

9.
BAPTISTA, M. C. ; COELHO, R. ; NEVES, Vanessa Ferraz Almeida ; NUNES, M. F. R. ; CORSINO, P. ; BARRETO, A. M. R. F. . Apresentação. In: Monica Correia Baptista; Rita de Cássia Freitas Coelho; Vanessa Ferraz Almeida Neves; Maria Fernanda Rezende Nunes; Patricia Corsino; Angela Rabelo Barreto;.. (Org.). Literatura na educação infantil: acervos, espaços e mediações / Monica. 1ed.Brasília: MEC, 2015, v. 1, p. 5-12.

10.
SILVA, L. O. ; DOMINICI, I. C. ; GOMES, M. F. C. ; NEVES, Vanessa Ferraz Almeida . O brincar e a abordagem histórico-cultural:algumas apreciações. In: Mara Aparecida Salmaze; Alessandra Muzzi de Queiroz Chaves; Helison Salles Silva. (Org.). 28º Simpósio Mundial da OMEP. 1ªed.Campo Grande: UFMS, 2013, v. , p. 123-132.

11.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida; MONTEIRO, S. M. . Eventos de letramento na Educação Infantil: o interesse das crianças pela leitura e escrita. In: Ana Lúcia Horta Nogueira. (Org.). Ler e escrever na infância: imaginação, linguagem e práticas culturais. 1ªed.Campinas: Leitura Crítica, 2013, v. 1, p. 115-136.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida; CORSINO, P. . Produção Acadêmica Sobre Leitura E Escrita Na Educação Infantil No Período De 1973 A 2013: Algumas Reflexões. In: 38 Reunião Anual da ANPEd, 2017, São Luiz. Anais da 38ª Reunião Anual da ANPEd, 2017. v. 1. p. 1-25.

2.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida; GOULART, M. I. M. ; SILVA, V. T. . A PESQUISA COM BEBÊS: DESAFIOS DA APROXIMAÇÃO AO CAMPO DE PESQUISA. In: I Congresso de Estudos da Infância - Diálogos Contemporâneos, 2017, Rio de Janeiro. I Congresso de Estudos da Infância - Diálogos Contemporâneos. Rio de Janeiro, 2017. v. 1. p. 96-96.

3.
Montalvão, L. A. S. ; NEVES, Vanessa Ferraz Almeida . Cultura de pares ? o que acontece entre os limites e as possibilidades das interações sociais na educação infantil?. In: 12ª REUNIÃO CIENTÍFICA REGIONAL SUDESTE DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL E PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (ANPED), 2016, Vitória. Anais [ do XII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. [Comunicações Orais.]. Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, 2016. v. 1. p. 528-543.

4.
PORTELA, R. D. ; NEVES, Vanessa Ferraz Almeida . A cultura do lúdico: brincadeiras musicais no contexto do ensino fundamental. In: 12ª REUNIÃO CIENTÍFICA REGIONAL SUDESTE DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL E PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (ANPED), 2016, Vitória. Anais [ do ] XII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. [Comunicações Orais.].. Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, 2016. v. 1. p. 2348-2364.

5.
BAPTISTA, M. C. ; BELMIRO, C. A. ; NEVES, Vanessa Ferraz Almeida ; GALVAO, C. S. L. ; GALVAO, B. L. . A formação de professores e a leitura literária na educação infantil: a experiência de um propjeto de pesquisa-ação.. In: II Congresso Brasileiro de Alfabetização: Políticas públicas de alfaberização, 2015, Recife. Anais do II Congresso Brasileiro de Alfabetização: Políticas públicas de alfaberização. Recife: UFPE, 2015. v. 1.

6.
BAPTISTA, M. C. ; NEVES, Vanessa Ferraz Almeida ; GALVAO, C. S. L. ; ROHLFS, F. . Práticas de leitura literária na Educação Infantil e interações verbais: construindo subjetividades.. In: ANPEd Regional Sudeste, 2014, São João Del'Rey. Anais do 11º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. 1: 1, 2014. v. 1. p. 1-1.

7.
BAPTISTA, M. C. ; NEVES, Vanessa Ferraz Almeida ; GALVAO, C. S. L. . A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O LETRAMENTO LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE PESQUISAAÇÃO. In: IV Seminário de Grupos de Pesquisa sobre crianças e infâncias, 2014, Goiânia. Anais do IV Seminário de Grupos de Pesquisa sobre crianças e infâncias. 1: 1, 2014. v. 1. p. 1-1.

8.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. A leitura de livros literários por crianças na Educação Infantil. In: I Congresso Brasileiro de Alfabetização, 2013, Belo Horizonte. Anais do I Congresso Brasileiro de Alfabetização, 2013.

9.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida; SOUTO, K. C. N. . Acompanhando uma turma de crianças nos três primeiros anos do ensino fundamental: o início do processo de escolarização. In: 36ª Reunião Anual da ANPEd, 2013, Goiânia. 36ª Reunião Anual da ANPEd, 2013.

10.
SOUTO, K. C. N. ; FRANCA, E. S. ; MUNFORD, D. ; NEVES, Vanessa Ferraz Almeida ; COUTINHO, F. A. ; MACHADO, M. G. . Prática investigativa na sala de aula de Ciências: vozes e saberes nos discursos das crianças de 6 anos. In: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013, Águas de Lindóia. Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013.

11.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. Avaliação na Educação Infantil: algumas reflexões. In: 35ª Reunião Anual da ANPEd, 2012, Porto de Galinhas. Anais da 35ª Renuião Anual da ANPEd, 2012.

12.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. A construção da cultura de pares no contexto da Educação Infantil: brincar, ler e escrever. In: 34ª Reunião Anual da ANPED, 2011, Natal. 34ª Reunião Anual da ANPED, 2011.

13.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. "Deixa eu escrever no seu caderno?": Relações das crianças com a língua escrita.. In: 33a Reunião Anual da ANPED, 2010, Caxambu. Educação no Brasil: o balanço de uma década, 2010.

14.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. Entrando no ensino fundamental aos seis anos: o que se revela nas primeiras interações entre professora e crianças. In: II Seminário de Grupos de Pesquisas sobre Crianças e Infâncias: Perspectivas metodológicas, 2010, Rio de Janeiro. II Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias: Perspectivas metodológicas, 2010.

15.
OLIVEIRA, Maria das Graças ; NEVES, Vanessa Ferraz Almeida . Movimento de profissionalização na educação infantil: os avanços e desafios da educação de meninos e meninas por mulheres. In: Enfoques Feministas e os Desafios contemporâneos, 2008, Belo Horizonte. Enfoques Feministas e os Desafios contemporâneos, 2008.

16.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. Tecendo memórias, educando infâncias: o entrelaçar de memórias em uma instituição de educação infantil. In: 31ª Reunião anual da Associação Nacional de Pós-graduação em Educação, 2008, Caxambu. 31ª Reunião Anual da ANPED, 2008.

17.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. A escolarização da infância: o processo de passagem da educação infantil para o ensino fundamental. In: I Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias: Tendências e Desafios contemporâneos, 2008, Juiz de Fora. 1º GRUPECI - Anais, 2008.

18.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. Gênero e Educação Infantil: Situações do cotidiano. In: XIV Encontro NAcional da ABRAPSO: Diálogos em Psicologia Social, 2007, Rio de Janeiro. Anais de Resumos e trabalhos completos do XIV Encontro nacional da ABRAPSO, 2007.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
GOMES, M. F. C. ; NEVES, Vanessa Ferraz Almeida ; SILVA, L. P. . Towards an understanding of the relationship between schooling and situated cognition. In: 20th European Conference on Literacy, 2017, Madrid. 20th European Conference on Literacy. Madrd, 2017. v. 1. p. 66-66.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
NUNES, M. F. R. ; BAPTISTA, M. C. ; COELHO, R. ; NEVES, Vanessa Ferraz Almeida ; BARRETO, A. M. R. F. . Reading and writing in ECE: Contributions to the policy of teacher training in Brazil. In: 27th EECERA ANNUAL CONFERENCE, 2017, Bologna. ?SOCIAL JUSTICE, SOLIDARITY AND CHILDREN?S RIGHTS?, 2017. v. 1. p. 244-244.

2.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. Eventos de letramento na educação infantil: o interesse das crianças pela leitura e escrita. In: 18º Congresso de leitura do Brasil, 2012, CAmpinas. Anais do ... Congresso de Leitura do Brasil. Campinas: UNICAMP, 2012. v. 1. p. 46-47.

3.
DOMINICI, I. C. ; GOMES, M. F. C. ; NEVES, Vanessa Ferraz Almeida . As Novas DCNEIs: um olhar para os eventos de letramento. In: X Coloquio sobre Questões Curriculares & VI Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo, 2012, Belo Horizonte. Anais X Coloquio sobre Questões Curriculares & VI Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo, 2012.

4.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida; AFONSO, M. L. M. . As Vozes das crianças em uma creche comunitária de Belo Horizonte: Um encontro possível. In: 25ª Reunião Brsileira de Antropologia, 2006, Goiânia. Saberes e práticas antropológicas: desafios para o século XXI, 2006.

5.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida; AFONSO, M. L. M. . Metodologias de Pesquisa e a formação de educadores. In: Fórum Mundial de Educação, 2006, Nova Iguaçu. Anais do Forum Mundial de Educação, 2006.

6.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida; AFONSO, M. L. M. . A infância em uma creche comunitária de Belo Horizonte: encontros e desencontros. In: Fórum Mundial de Educação, 2006, Nova Iguaçu. Anais do Forum Mundial de Educação, 2006.

7.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida; AFONSO, M. L. M. . Encontros e desencontros: a creche como lugar de apropriação da cultura pela criança como sujeito social. In: 13º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social, 2005, Belo Horizonte. Os múltiplos lugares de produção e ação da Psicologia Social, 2005.

Artigos aceitos para publicação
1.
BAPTISTA, M. C. ; NEVES, Vanessa Ferraz Almeida ; GALVAO, C. S. L. . A FORMAÇÃO DE LEITORES DE LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES DE UMA PESQUISA COLABORATIVA. Cadernos de Pesquisa em Educação PPGE.UFES, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. Comments on Discourse Analysis in research on pre-school through elementary school education'. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
KATZ, L. ; NEVES, Vanessa Ferraz Almeida . More than cuddles: making sense of infant/toddlers interactions'. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
GOMES, M. F. C. ; NEVES, Vanessa Ferraz Almeida . Emotions, Cognition and writing in a Brazilian Early Childhood Center. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida; KATZ, L. ; GOULART, M. I. M. ; GOMES, M. F. C. . Gestures as language: the 'dance of pacifiers' in a Brazilian Early Childhood Education Center. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. Childhood and Schooling: different trajectories of participation. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. Coments on Description and analysis in classroom talk and interaction.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
OLIVEIRA, V. S. ; PASSOS, V. O. ; NEVES, Vanessa Ferraz Almeida . Escolarização da infância em uma escola de tempo integral: cruzamentos entre a cultura de pares e a cultura escolar. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. Reflexões sobre avaliação na Educação Infantil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. Avaliação na Educação Infantil: um debate necessário. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida; CASTANHEIRA, M. L. . Ingressando no ensino fundamental aos nove anos: a conformação de uma turma 'imatura' e indisciplinada'.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. Avaliação na Educação Infantil: algumas reflexões. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. A construção da cultura de pares no contexto da Educação Infantil: brincar, ler e escrever. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. Entrando no ensino fundamental aos seis anos: o que se revela nas primeiras interações entre professora e crianças. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. A escolarização da infância: o processo de passagem da educação infantil para o ensino fundamental. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
OLIVEIRA, Maria das Graças ; NEVES, Vanessa Ferraz Almeida . Movimento de profissionalização na educação infantil: os avanços e os desafios da educação de meninos e meninas por mulheres. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. Gênero e Educação Infantil: Situações do cotidiano. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
DEBORTOLI, J. A. O. ; MARTINS, Maria de Fátima Almeida ; MARTINS, Sérgio ; NEVES, Vanessa Ferraz Almeida ; PIMENTA, Jennifer Gonçalves Aires ; BARBOSA, Raquel Souza . Buscando articulações entre os campos da Educação Física e da Geografia: Um percurso de pesquisa com crianças no contexto urbano contemporâneo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida; AFONSO, M. L. M. . As vozes das crianças em uma creche comunitária: um encontro possível. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. Metodologias de Pesquisa e a formação de educadores. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida; AFONSO, M. L. M. . A Infância em uma creche comunitária de BH: Encontros e Desencontros. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida; AFONSO, M. L. M. . A apropriação de significados através do lúdico. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. Etnografia e Pesquisa-ação: Caminhos cruzados. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

23.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida; AFONSO, M. L. M. . Click: O olhar de crianças sobre a instituição. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. Proposições Curriculares para a Educação Infantil na Rede Municipal de Educação e nas Creches Conveniadas em Belo Horizonte. 2012.

Trabalhos técnicos
1.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. Parecer Periódico REVISTA COMPLUTENSE SOCIEDAD E INFANCIA. 2018.

2.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. Parecer para artigo - African Educational Research Journal. 2018.

3.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. Consultora Adhoc - 21 COLE: Leituras dissonantes. 2018.

4.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. Consultora AdHoc GT 07 - Educação de crianças de 0 a 6. 2018.

5.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. Consultora AdHoc GT 07 - Educação de Crianças de 0 a 6 anos. 2017.

6.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. Parecer a artigo submetido à Educação e Pesquisa. 2016.

7.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. Parecer para artigo submetido à Revista Veras. 2016.

8.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. Parecer a artigo submetido à Revista de Educação PUC-Campinas. 2016.

9.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. Parecer a artigo submetido à Revista Contemporânea de Educação - UFRJ. 2016.

10.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. Parecerista a artigo submetido à Revista Práxis Educativa. 2016.

11.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. Parecer a artigo submetido à Revista Linhas. 2016.

12.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. Parecerista ad hoc a projeto submetido ao Instituto de Ensino Superior ?Presidente Tancredo de Almeida Neves?. 2016.

13.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. Parecer a artigo submetido à Revista Ensino e Pesquisa. 2016.

14.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. Parecer para artigo submetido à Revista Brasileira de Educação. 2016.

15.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. Parecer para artigo submetido à Revista Ensino & Pesquisa. 2015.

16.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. Parecer para artigo submetido à Educar em Revista. 2015.

17.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. Parecer para artigo submetido à Revista Eletrônica de Educação (São Carlos). 2014.

18.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. Parecer para artigo submetido à Revista Ensaio (UFMG). 2014.

19.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. Parecer para artigo submetido à Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais. 2014.

20.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. Parecer para artigo submetido à Revista Educação e Pesquisa. 2014.

21.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. Parecerista para o V Colóquio Internacional sobre Letramento e Cultura Escrita. 2014.

22.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. Parecer para o 19º Congresso de Leitura do Brasil. 2014.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. A passagem da educação infantil para o ensino fundamental. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. O processo de passagem da educação infantil para o ensino fundamental.. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida; GOULART, M. I. M. ; SANTOS, S. V. S. . Formação da rede em Educação Infantil: avaliação de contexto em uma em uma instituição pública de Belo Horizonte - Relatório Final. 2014. (Relatório de pesquisa).

2.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. Parecer para artigo submetido à 'Educação em Revista'. 2014. (Parecer para artigo submetido à "Educação em Revista").

3.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. Avaliadora dos trabalhos submetidos ao V Colóquio Internacional de Letramento e Cultura Escrita. 2014. (Avaliadora dos trabalhos submetidos ao V Colóquio Internacional de Letramento e Cultura Escrita).

4.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. A disciplina e a construção de limites com as crianças. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cadernos Pedagógicos da EaD).

5.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida; GOULART, M. I. M. ; SANTOS, S. V. S. . Formação da rede em educação infantil: avaliação de contexto - Relatório parcial. 2013. (Relatório de pesquisa).

6.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. Parecer para artigo submetido à 'Educação em Revista'. 2013. (Parecer para artigo submetido à "Educação em Revista").

7.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. Parecer para artigo submetido à Revista Olhar de Professor. 2013. (Parecer para artigo submetido à Revista Olhar de Professor).

8.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. Parecer para artigo submetido à 'Educação em Revista'. 2013. (Parecer para artigo submetido à "Educação em Revista").

9.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. Avaliadora do 'X Seminário Educação Infantil em Debate: Infâncias, Educação e Contemporaneidade'. 2013. (Avaliadora do "X Seminário Educação Infantil em Debate: Infâncias, Educação e Contemporaneidade').

10.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. Avaliação de livros de literatura infantil - PNBE/2014.. 2013. (Programa Nacional da Biblioteca na Escola-2014).

11.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. Parecer para artigo submetido à Revita Leitura: Teoria & Prática. 2013. (Parecer para artigo submetido à Revita Leitura: Teoria & Prática).

12.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. Avaliadora XVI Encontro de Extensão/PROEX/UFMG. 2013. (Avaliadora XVI Encontro de Extensão/PROEX/UFMG).

13.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. Parecerista do 18º Congresso de Leitura e Escrita do Brasil. 2012. (Parecerista do 18º Congresso de Leitura e Escrita do Brasil).

14.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. Avaliadora do XV Encontro de Extensão - UFMG. 2012. (Avaliadora do XV Encontro de Extensão - UFMG).

15.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. Avaliadora da XXI Semana de Iniciação Científica da UFMG. 2012. (Avaliadora da XXI Semana de Iniciação Científica da UFMG).

16.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. Parecer para artigo submetido à 'Educação em Revista'. 2012. (Parecer para artigo submetido à "Educação em Revista").

17.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. Parecer para artigo submetido à 'Revista de Educação - PUC Campinas'. 2012. (Parecer para artigo submetido à "Revista de Educação - PUC Campinas").

18.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. Parecerista do Programa Nacional Biblioteca da Escola/PNBE-2012. 2011. (Parecerista do Programa Nacional Biblioteca da Escola/PNBE-2012).

19.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. Tradução da palestra 'The history of education in England'. 2010. (Tradução de Palestra).

20.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. Tradução da palestra 'The history of education in England'. 2010. (Tradução de Palestra).

21.
GUIMARÃES, M. B. ; COSTA, S. P. ; NEVES, Vanessa Ferraz Almeida . Dinâmica do cotidiano na Educação Infantil. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro didático).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
AFONSO, M. L. M.; FIGUEIREDO, F. C.; NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. Participação em banca de Aline Soares Storch Araújo. Educação em direitos humanos na Educação Infantil. 2017. Dissertação (Mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local) - Centro Universitário UNA.

2.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida; GOULART, M. I. M.; SANTOS, N. A. S.. Participação em banca de Lilian Aparecida de Souza Montalvão. Eu vou andar de trem/ você vai também: uma viagem pela constituição cultural das crianças de uma turma de 3 anos na educação infantil. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida; BELMIRO, C. A.; GOUVÊA, Maria Cristina Soares; MICARELLO, H. A. L. S.. Participação em banca de Bruna Leite Galvão. Pela estrada afora eu não vou bem sozinha: a experiência de mediação literária e a classificação dos livros de literatura por faixa etária. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
LUZ, I. R.; SILVA, I. O.; NEVES, Vanessa Ferraz Almeida; PEREIRA, V. M.. Participação em banca de Elaine Conceição Silva de Almeida. "Se você estiver aqui, você é nossa amiga, senão não é": as interações entre um grupo de crianças no ambiente da educação infantil. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
BELMIRO, C. A.; BAPTISTA, M. C.; CORSINO, P.; NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. Participação em banca de Cristiene de Souza Leite Galvão. Existe uma literatura para bebês?. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

6.
SANTOS, L.; NEVES, Vanessa Ferraz Almeida; MARQUES, S. M. F.. Participação em banca de Danielle Vasconcelos Corrêa. O papel das trajetórias profissionais na construção de concepções, saberes e práticas de professoras que atuam no 1º ano do Ensino Fundamental de 9 anos. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

7.
BAPTISTA, M. C.; NEVES, Vanessa Ferraz Almeida; VIEIRA, L. M. F.. Participação em banca de Fernanda Cecília Farias de Ávila. Alfabetização e Letramento na Educação Infantil: Análise das concepções das professoras das UMEIs no município de BH. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

8.
GOMES, M. F. C.; NEVES, Vanessa Ferraz Almeida; SANTIAGO, A. L.; DINIZ, M.. Participação em banca de Alessandra Domingos Correa Gideoni. Trajetória de uma criança em relação à apropriação da escrita: o que ela não pode saber?. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

9.
AFONSO, M. L. M.; NEVES, Vanessa Ferraz Almeida; THOMAZI, A. R. G.. Participação em banca de Gislene Silva Dutra. Participação do Conselho Escolar em processos decisórios de escolas municipais. 2015. Dissertação (Mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local) - Centro Universitário UNA.

10.
NOGUEIRA, G. M.; NEVES, Vanessa Ferraz Almeida; MOTA, M. R. A.; NORNBERG, M.. Participação em banca de Gabriela Ortiz Prado. A avaliação na educação infantil - reflexões sobre a perspectiva de uma professora. 2015. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÂO) - Universidade Federal do Rio Grande.

11.
REIS, M.; NEVES, Vanessa Ferraz Almeida; ALVES, V. F. N.. Participação em banca de Rosa Maria Vilas Boas Espiridião. A criança e o lúdico na transição da educação infantil para o ensino fundamental. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

12.
GOMES, M. F. C.; NEVES, Vanessa Ferraz Almeida; SILVA, I. O.; REIS, M.. Participação em banca de Isabela Costa Dominici. A educação infantil e os eventos de letramento em uma turma de 5 anos. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

13.
GOMES, M. F. C.; GOULART, M. I. M.; CRUZ, S. H. V.; NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. Participação em banca de Juliana Basílio Medrado. A prática do registro da rotina em uma escola privada de Belo Horizonte. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

14.
GOUVÊA, Maria Cristina Soares; SANTIAGO, A. L.; SARMENTO, M. J.; NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. Participação em banca de Cibele Noronha de Carvalho. A reprodução interpretativa do obsceno infantil. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e inclusão social, da F) - Universidade Federal de Minas Gerais.

15.
SILVA, I. O.; LUZ, I. R.; VIEIRA, L. M. F.; NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. Participação em banca de Ilma Lemos Pinheiro Lages. A Educação Infantil em Montes Claros: transformações institucionais e processos identitários. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Teses de doutorado
1.
MUNFORD, D.; NEVES, Vanessa Ferraz Almeida; DOMINGUEZ, C. R. C.; TAVARES, M. L.; GOMES, M. F. C.; SALOMAO, S. R.. Participação em banca de Elaine Soares França. A CONSTRUÇÃO DE RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA E IMAGINAÇÃO EM UMA TURMA AO LONGO DO PRIMEIRO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
MUNFORD, D.; NEVES, Vanessa Ferraz Almeida; FREITAS, C.; MARTINS, I. G. R.; TAVARES, M. L.. Participação em banca de Vanessa Alves Cappelle Fonseca. Construindo Investigações em aulas de Ciências: práticas, modos de comunicação e relações temporais nos três primeiros anos do Ensino Fundamental.. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
GOMES, M. F. C.; NEVES, Vanessa Ferraz Almeida; GOULART, M. I. M.; REIS, M.; BARBOSA, M. C. S.. Participação em banca de Luciana da Silva de Oliveira. Um lócus de constituição do humano: vivências e afecções de bebês e educadoras na creche. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
SILVA, I. O.; MULLER, F.; PEREIRA, V. M.; GOUVÊA, Maria Cristina Soares; NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. Participação em banca de Sandro Vinícius Sales dos Santos. Socialização de gênero na Educação Infantil: uma análise na perspectiva das crianças. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
MUNFORD, D.; NEVES, Vanessa Ferraz Almeida; MORTIMER, E.; SASSERON, L. H.; SCARPA, D. L.. Participação em banca de Ana Paula Souto Silva Teles. Situações argumentativas em salas de aula de Ciências da Natureza: Práticas de professores em diferentes momentos de seu desenvolvimento profissional. 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

6.
VIEIRA, L. M. F.; NEVES, Vanessa Ferraz Almeida; OLIVEIRA, J. F.; BRITO, V. L. F. A.; ARANHA, A. V. S.; SANTOS, M. R. S.. Participação em banca de Neide Elisa Portes dos Santos. Avaliação de Desempenho Individual e suas implicações sobre o trabalho docente: um estudo de caso em uma instituição de ensino superior de Minas Gerais. 2014. Tese (Doutorado em doutorado em educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

7.
GOUVÊA, Maria Cristina Soares; GOMES, M. F. C.; CASTANHEIRA, M. L.; KOLB, R.; BORBA, A.; NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. Participação em banca de Adriana Máximo Monteiro. Desenho infantil na escola: a significação do mundo por crianças de 4 e 5 anos. 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

8.
CASTANHEIRA, Maria Lúcia; SALES, J. P.; NEVES, Vanessa Ferraz Almeida; BUNZEN JUNIOR, C. S.; ROCHA, H. A. B.; SIMAN, L. M. C.. Participação em banca de Luísa Teixeira Andrade Pinho. Práticas de leitura em aulas de História: um estudo de caso etnográfico. 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Qualificações de Doutorado
1.
MUNFORD, D.; FREITAS, C.; NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. Participação em banca de Vanessa Avelar Cappelle Fonseca. A construção de práticas investigativas utilizando diferentes modos de comunicação ao longo dos três primeiros anos do Ensino Fundamental. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
MUELLER, F.; NEVES, Vanessa Ferraz Almeida; ANJOS, J. J. T.; CAVATON, M. F. F.. Participação em banca de Viviane Fernandes FAria Pinto. A avaliação na Educação Infantil em perspectiva comparada: as práticas, as narrativas e a construção de sentidos na creche e na pré-escola. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade de Brasília.

Qualificações de Mestrado
1.
TAVARES, M. L.; SILVA, F. A. R. E.; NEVES, Vanessa Ferraz Almeida; SILVA, N. S.. Participação em banca de Pollyanna Mara de Souza Carvalho. Proposta de unidade didática com produção teatral sobre o desenvolvimento das plantas para o ensino de ciências na educação infantil. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ALVES, M. T. G.; NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. Participação em banca de Laura Engler Barbosa.A Educação Infantil e o desempenho do aluno no Ensino Fundamental: as evidências do Sistema de Avaliação da Educação Básica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
MUELLER, F.; NEVES, Vanessa Ferraz Almeida; CAVATON, M. F. F.. Participação em banca de Ana Paula Batista Pina dos Santos.Avaliação e Educação Infantil: um mapeamento nos artigos científicos (1996-2015). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Brasília.

3.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida; ZAIDAN, S.. Participação em banca de Priscila Karollyne Fidelis da Silva.Cartografia das brinquedotecas das escolas das escolas municipais de educação infantil da cidade de Contagem. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Minas Gerais.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MONTEIRO, S. M.; SILVA, I. O.; NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. Banca de Professor Substituto - Área Didática. 2013. Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
GOMES, S. S.; TAVARES, R. H.; NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. Banca de Seleção de Bolsistas de Pós-Graduação do Programa CAPES/REUNI, na área de Didática.. 2012. Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
MARTINS, Maria de Fátima Almeida; NEVES, Vanessa Ferraz Almeida; TAVARES, R. H.. Banca de Seleção de Bolsistas de Pós-Graduação do Programa CAPES/REUNI, na área de Educação do Campo. 2012. Universidade Federal de Minas Gerais.

Outras participações
1.
MARINHO, S. P. P.; NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. Comissão de seleção de candidatura à Bolsa PDES/Capes. 2014. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
2018 Annual Conference of the National Council of Teachers of English Assembly for Research. Gestures as language: the dance of pacifiers in a Brazilian Early Childhood Education Center. 2018. (Congresso).

2.
2018 Annual Conference of the National Council of Teachers of English Assembly for Research. Languaging, thinking, personhood, and selves-as-relation in classroom conversations and literacy practices. 2018. (Congresso).

3.
V Seminário Leitura e Escrita na Educação Infantil. Leitura e Escrita na Educação Infantil: o estado do conhecimento (1973-2013). 2016. (Congresso).

4.
Working Conference on Discourse Analysis in Education Research. Childhood and Schooling: different trajectories of participation. 2016. (Congresso).

5.
37ª Reunião Nacional da ANPEd. 2015. (Congresso).

6.
Avaliação de Contexto: Restituição, Participação e Formação.Avaliação de contexto em uma instituição pública de Educação Infantil em Belo Horizonte. 2015. (Seminário).

7.
II Encontro PNAIC.A inserção das criança no Ensino Fundamental: duas experiências possíveis. 2015. (Encontro).

8.
Seminário Internacional: Avaliação de Contexto na Educação Infantil: perspectiva formativa e participativa.Percurso reflexivo e formativo na avaliação de contexto: perspectiva formativa e proposições. 2015. (Seminário).

9.
I Seminário de Educação Infantil.Reflexões sobre avaliação na Educação Infantil. 2014. (Seminário).

10.
I Seminário Internacional de Educação Integral: observando realidades e construindo compromissos.Escolarização da infância em uma escola de tempo integral: cruzamentos entre a cultura de pares e a cultura escolar. 2014. (Seminário).

11.
Politiche per l'infanzia - Tra sostentenibilità e sviluppo: un conforonto tra Italia e Brasile.Curricolo e pratiche educative nella prima infanzia: esplorazioni del mondo fisico e naturale. 2014. (Seminário).

12.
Quale educazione per l'infanzia tra pedagogia e politica: un dialogo Italia-Brasile.Curricolo e pratiche educative nella prima infanzia: esplorazioni del mondo fisico e naturale. 2014. (Seminário).

13.
V Colóquio Internacional sobre Letramento e Cultura Escrita.Coordenadora da Mesa Letramentos na Educação Infantil. 2014. (Seminário).

14.
36ª Reunião Anual da ANPEd. ACOMPANHANDO UMA TURMA DE CRIANÇAS NOS TRÊS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O INÍCIO DO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO. 2013. (Congresso).

15.
Formação de docentes da educação infantil. 2013. (Seminário).

16.
I Congresso Brasileiro de Alfabetização. A leitura de livros literários pro crianças na Educação Infantil. 2013. (Congresso).

17.
I VERESK. A Psicologia histórico-cultural em diálogo: a trajetória de pesquisa do GEPSA. 2013. (Congresso).

18.
La qualità dei servizi educativi per l'infanzia in Italia e in Brasile: Orientamenti politici ed esperienze di valutazione. 2013. (Seminário).

19.
Seminário Internacional - Avaliação como promoção da qualidade:.Formação da Rede em Educação Infantil: Avaliação de contexto. 2013. (Seminário).

20.
V Encontro de Pesquisa FaE/UFMG.Avaliação na Educação Infantil: um debate necessário. 2013. (Encontro).

21.
18º Congresso de leitura do Brasil. Letramento e Alfabetização: eixos do trabalho pedagógico na Educação Infantil. 2012. (Congresso).

22.
28º Simpósio Mundial da OMEP.O Brincar e a abordagem Histórico-Cultural: algumas apreciações. 2012. (Simpósio).

23.
35ª Reunião Anual da ANPEd. Avaliação na Educação Infantil: algumas reflexões. 2012. (Congresso).

24.
4º Colóquio Internacional sobr Letramento e Cultura Escrita. 2012. (Simpósio).

25.
II Fórum Nacional ISCAR BRASIL. Aproximações entre a Psicologia Histórico-Cultural e a Etnografia Interacional. 2012. (Congresso).

26.
III Encontro ampliado do Fórum Mineiro de Educação Infantil.Identidade da Educação Infantil: articulações, possibilidades e tensões entre creche, pré-escola e ensino fundamental.. 2012. (Outra).

27.
Seminário do Curso de Especialização em Educação Infantil.Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil: O curso na UFMG. 2012. (Seminário).

28.
XI Congresso Internacional da Brazilian Studies Association. Ingressando no Ensino Fundamental de nove anos: a conformação de uma turma ?imatura? e ?indisciplinada?. 2012. (Congresso).

29.
34ª Reunião Anual da ANPED. A construção da cultura de pares no contexto da Educação Infantil: brincar, ler e escrever. 2011. (Congresso).

30.
Dia de Mobilização pela Educação Infantil em Minas Gerais: Proinfantil convida.Os desafios da passagem da educação infantil para o ensino fundamental. 2011. (Encontro).

31.
Encontro de Coordenadores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental da Regional Noroeste.Tensões contemporâneas no processo de passagem da educação infantil para o ensino fundamental. 2011. (Encontro).

32.
Encontro de formação das Educadoras da UMEI Ouro Minas.Tensões contemporâneas no processo de passagem da educação infantil para o ensino fundamental. 2011. (Encontro).

33.
Encontro de Gestores da Secretaria de Educação de Contagem.Tensões contemporâneas no processo de passagem da educação infantil para o ensino fundamental. 2011. (Encontro).

34.
Perspectivas Ceale.Tensões contemporâneas no processo de passagem da educação infantil para o ensino fundamental: um estudo de caso. 2011. (Encontro).

35.
Seminário internacional de avaliação em larga escala em alfabetização, leitura e escrita: pesquisa e ação educacional. 2011. (Seminário).

36.
33a Reunião Anual da ANPED. "Deixa eu escrever no seu caderno?": Relações das crianças com a língua escrita na educação infantil. 2010. (Congresso).

37.
III Colóquio Internacional sobre Letramento e Cultura Escrita. 2010. (Congresso).

38.
Primeiro Colóquio Internacional sobre letramento e cultura escrita. 2007. (Outra).

39.
Universidade e Formação do Profissional da Educação Infantil - Desafios e Perspectivas.Pesuisas sobre a formação do profissional de Educação Infantil em instituições de ensino superior. 2007. (Seminário).

40.
XIV Encontro Nacional da ABRAPSO: Diálogos em psicologia social. GÊnero e Educação Infantil: Situações do cotidiano. 2007. (Congresso).

41.
25ª Reunião Brasileira de Antropologia. As Vozes das crianças em uma creche comunitária: um encontro possível. 2006. (Congresso).

42.
Fórum Mundial de Educação. Metodologias de pesquisa e a formação de educadores. 2006. (Congresso).

43.
13º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social. Encontros e desencontros: A creche como lugar de apropriação da cultura pela criança como sujeito social. 2005. (Congresso).

44.
O Estatuto da Crianças e do Adolescente vai à escola.Palestra intitulada: 'A família moderna e a concepção contemporânea de criança e adolescente'.. 2003. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida; GOMES, M. F. C. ; GOULART, M. I. M. ; GREEN, J. ; MAHN, H. . Video-conference Dialogues between Cultural Historical Psychology and Ethnography in Education: Childhood and Schooling. 2017. (Outro).

2.
BAPTISTA, M. C. ; COELHO, R. ; NEVES, Vanessa Ferraz Almeida ; CORSINO, P. ; NUNES, M. F. R. ; BARRETO, A. R. . V Seminário Leitura e Escrita na Educação Infantil. 2016. (Congresso).

3.
BAPTISTA, M. C. ; COELHO, R. ; NEVES, Vanessa Ferraz Almeida ; CORSINO, P. ; NUNES, M. F. R. . IV Seminário Internacional Leitura e Escrita na Educação Infantil. 2015. (Congresso).

4.
SOUZA, G. ; MORO, C. ; COUTINHO, A. ; NEVES, Vanessa Ferraz Almeida ; GOULART, M. I. M. ; SANTOS, S. V. S. ; BONDIOLI, A. ; SAVIO, D. . Uma abordagem reflexiva e dialógica à avaliação de contextos educativos. 2015. (Outro).

5.
BAPTISTA, M. C. ; COELHO, R. ; CORSINO, P. ; NUNES, M. F. R. ; NEVES, Vanessa Ferraz Almeida . II Seminário Internacional Literatura na Educação Infantil: Diálogos com Ana Teberosky e Magda Soares. 2014. (Congresso).

6.
BAPTISTA, M. C. ; COELHO, R. ; CORSINO, P. ; NUNES, M. F. R. ; NEVES, Vanessa Ferraz Almeida . III Seminário Internacional Literatura na Educação Infantil: Boas Práticas. 2014. (Congresso).

7.
BAPTISTA, M. C. ; CORSINO, P. ; NUNES, M. F. R. ; COELHO, R. ; NEVES, Vanessa Ferraz Almeida . Seminário Internacional Literatura na Educação Infantil. 2014. (Congresso).

8.
GOUVÊA, Maria Cristina Soares ; NEVES, Vanessa Ferraz Almeida ; BAPTISTA, M. C. . Investigações sobre infância na pós-graduação FAE/UFMG: Diálogos com Manuel Sarmento. 2013. (Outro).

9.
GOMES, M. F. C. ; NEVES, Vanessa Ferraz Almeida . Ciclo de Debates com o GEPSA. 2012. (Outro).

10.
MUNFORD, D. ; NEVES, Vanessa Ferraz Almeida ; GOMES, M. F. C. ; CASTANHEIRA, Maria Lúcia ; JENNINGS, L. . Interactional Ethnography and Discourse of Inquiry in Elementary School. 2012. (Outro).

11.
MUNFORD, D. ; NEVES, Vanessa Ferraz Almeida ; GOMES, M. F. C. ; CASTANHEIRA, Maria Lúcia ; GREEN, J. . Interactional Ethnography and video analysis. 2012. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Luiza de Paula Cortezzi. A Educação de Bebês: Os discursos que circulam sobre os currículos do berçário nas UMEIs. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

2.
Virgínia Souza Oliveira. Interações sociais entre os bebês. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Alice de Paiva Macário. Vivências dos bebês em uma instituição de Educação Infantil. Início: 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

2.
Elenice de Brito Teixeira Silva. Modos de participação de crianças de dois anos em brincadeiras na Educação Infantil. Início: 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Sabrina Mori. O brincar em uma turma de crianças de um ano. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Rodrigo Duarte Portela. A cultura do lúdico: as brincadeiras musicais tradicionais da infância em um contexto do Ensino Fundamental. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Vanessa Ferraz Almeida Neves.

2.
Bruna Leite Galvão. Pela estrada afora eu não vou bem sozinha: a experiência de mediação leitura literária e a classificação dos livros de literatura infantil por faixa etária. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Vanessa Ferraz Almeida Neves.

3.
Lilian Aparecida de Souza Montalvão. Eu vou andar de trem/ você vai também: uma viagem pela dinâmica de constituição cultural das crianças de uma turma de 3 anos na educação infantil. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Vanessa Ferraz Almeida Neves.

4.
Alessandra Domingos Correa Gideoni. Trajetória de uma criança em relação à apropriação da escrita: o que ela não pode saber?. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e inclusão social, da F) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Vanessa Ferraz Almeida Neves.

5.
Isabela Costa Dominici. A educação infantil e os eventos de letramento em uma turma de 5 anos. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Coorientador: Vanessa Ferraz Almeida Neves.

Tese de doutorado
1.
Elaine Soares França. A CONSTRUÇÃO DE RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA E IMAGINAÇÃO EM UMA TURMA AO LONGO DO PRIMEIRO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Coorientador: Vanessa Ferraz Almeida Neves.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Valéria Fátima Rosa Pereira. A VISÃO DAS PROFESSORAS SOBRE A RELAÇÃO ENTRE A ORGANIZAÇÃO DO TEMPO E DO ESPAÇO E QUALIDADE NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS DO CIM VILA CRISTINA. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência na Educação Infantil) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Vanessa Ferraz Almeida Neves.

2.
Mariana Guedes Machado. Experimentação científica: uma análise de discussões em aulas de ciências dos anos iniciais escolares. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização ENCI-UAB) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Vanessa Ferraz Almeida Neves.

Iniciação científica
1.
Luíza de Paula Cortezzi. Produção acadêmica sobre bebês e educação infantil. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Vanessa Ferraz Almeida Neves.

2.
Anaiane de Jesus Coelho. Leitura, Escrita e Educação Infantil nos trabalhos apresentados nas Reuniões Anuais da ANPEd. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Vanessa Ferraz Almeida Neves.

3.
Amanda Alves Pereira da Silva. Trajetórias de participação no Ensino Fundamental. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Vanessa Ferraz Almeida Neves.

4.
Ana Paula Nascimento Balieiro. Processos de escolarização no início do ensino fundamental. 2014. Iniciação Científica - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Vanessa Ferraz Almeida Neves.

5.
Viviane Oliveira Passos. Rotinas e práticas escolares propostas em um turma do 1º Ciclo do Ensino Fundamental. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Vanessa Ferraz Almeida Neves.

6.
Virginia Souza Oliveira. Contrastanto práticas escolares no Ensino Fundamental. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Vanessa Ferraz Almeida Neves.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos aceitos para publicação
1.
BAPTISTA, M. C. ; NEVES, Vanessa Ferraz Almeida ; GALVAO, C. S. L. . A FORMAÇÃO DE LEITORES DE LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES DE UMA PESQUISA COLABORATIVA. Cadernos de Pesquisa em Educação PPGE.UFES, 2018.


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. A passagem da educação infantil para o ensino fundamental. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/01/2019 às 19:11:53