Cintia Avila Blank

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  • Última atualização do currículo em 23/02/2017


Possui formação em Letras/Espanhol pela Universidade Federal de Pelotas e Mestrado e Doutorado em Letras/Linguística Aplicada pela Universidade Católica de Pelotas. É Professora Adjunta da Universidade Federal de Pelotas. Atualmente, coordena o Curso de Letras-Espanhol a Distância da UFPel. É Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPel. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Psicolinguística, atuando principalmente nos seguintes temas: multilinguismo, transferência grafo-fônico-fonológica, processamento de priming, conexionismo, sistemas dinâmicos e aquisição da linguagem, sistemas de memória. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Cintia Avila Blank
Nome em citações bibliográficas
BLANK, C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Pelotas, CEAD.
Félix da Cunha, 630
centro
96085-000 - Pelotas, RS - Brasil
URL da Homepage: http://cead.ufpel.edu.br/


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2013
Doutorado em Letras.
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
Título: A influência grafo-fônico-fonológica na produção oral e no processamento de priming em multilíngues: uma perspectiva dinâmica, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Márcia Cristina Zimmer.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2006 - 2008
Mestrado em Letras.
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
Título: A transferência grafo-fônico-fonológica L2 (francês) - L3 (inglês): um estudo conexionista,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Márcia Cristina Zimmer.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: L2 e L3; transferência grafo-fônico-fonológica; conexionismo.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Psicolingüística.
2002 - 2006
Graduação em Letras Hab Língua Espanhola e Literatura.
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.




Formação Complementar


2011 - 2011
Elaboração de experimentos de produção da fala. (Carga horária: 20h).
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
2010 - 2010
Capacitação de Professores do FPELE/UFPel. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2009 - 2009
Estatística Aplicada às Ciências Humanas e Sociais. (Carga horária: 30h).
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
2009 - 2009
Capacitação em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2008 - 2008
Introdução à Fonética Acústica. (Carga horária: 30h).
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
2005 - 2005
Cadeira de Língua Francesa V. (Carga horária: 90h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2004 - 2005
Extensão universitária em Aspectos e Desafios da Francofonia II. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em O francês visto através do cinema V. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em O francês visto através do cinema IV. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2004 - 2004
Cadeira de Fonética da Língua Francesa. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2004 - 2004
Cadeira de Língua Francesa IV. (Carga horária: 90h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2004 - 2004
Cadeira de Língua Francesa III. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Aspectos e Desafios da Francofonia. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2003 - 2003
Cadeira de Língua Francesa I. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2003 - 2003
Cadeira de Língua Francesa II. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Bosista, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador II - UAB/UFPel, Carga horária: 20
Outras informações
corresponsável por elaborar e ministrar a disciplina de Língua Espanhola I

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professora colaboradora, Enquadramento Funcional: Professora colaboradora, Carga horária: 4
Outras informações
Curso de português como língua estrangeira oferecido aos alunos estrangeiros do Programa de Pós-graduação em Epidemiologia da UFPel financiados pela WELLCOME TRUST.

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora colaboradora, Carga horária: 4
Outras informações
Professora de Português como Língua Estrangeira para alunos da América Latina do Programa de Pós-graduação em Epidemiologia da UFPel financiados pela Wellcome Trust.

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: corretora: testes proficiência, Enquadramento Funcional: Professora colaboradora

Vínculo institucional

2002 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: aluna pesquisadora

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: aluno ministrante de curso de extensão

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: aluna participante de comissão, Enquadramento Funcional: aluna
Outras informações
Participação na comissão organizadora do "II Taller Didáctico de Enseñanza de Español", realizado de 9 a 11 de junho de 2005, com carga horária de 60 horas, promovido pelo Departamento de Intercâmbio e Programas Internacionais, Centro de Cultura Hispânica e Departamento de letras da UFPel.

Atividades

09/2015 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras - CLC UFPel
11/2014 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, CLC, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso - Letras Espanhol a Distância.
10/2014 - Atual
Direção e administração, Letras- Espanhol EaD, .

Cargo ou função
Coordenador de Tutoria.
03/2011 - Atual
Extensão universitária , CEAD, .

Atividade de extensão realizada
Desenvolvendo a oralidade em Espanhol como L2 na modalidade a distância: da prática controlada à fala expontânea.
05/2010 - Atual
Ensino, Letras - Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado I
Estágio Supervisionado II
Língua Espanhola I
Língua Espanhola III
Linguística Aplicada I
Morfofonologia da Língua Espanhola
Estágio Supervisionado III
12/2010 - 05/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, CEAD, .

Cargo ou função
Membro do colegiado do Curso de Letras/Espanhol.
02/2011 - 12/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, CEAD, .

Cargo ou função
Membro da Câmara de Pós-Graduação.
03/2011 - 06/2011
Outras atividades técnico-científicas , CEAD, CEAD.

Atividade realizada
Projeto de ensino: Desenvolvendo a oralidade na EAD: alternativas para o ensino de Língua Espanhola.
04/2009 - 01/2010
Ensino, FPELE, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola I
03/2009 - 11/2009
Ensino, Programa de Pós-graduação em Epidemiologia, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Curso de Português como Língua Estrangeira
02/2007 - 11/2007
Ensino, Programa de Pós-graduação em Epidemiologia, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Curso de Português como Língua Estrangeira
2/2006 - 2/2006
Serviços técnicos especializados , Instituto de Letras e Artes, Departamento de Letras.

Serviço realizado
correção dos teste de proficiência em Língua Espanhola.
9/2005 - 12/2005
Estágios , Instituto de Letras e Artes, Departamento de Letras.

Estágio realizado
Escola Estadual de Ensino Médio Monsenhor Queiroz.
8/2005 - 12/2005
Extensão universitária , Instituto de Letras e Artes, Departamento de Letras.

Atividade de extensão realizada
Projeto de Extensão Pontes para o Futuro: curso de Língua Espanhola ministrado aos alunos da Rede Pública de Pelotas.
3/2005 - 12/2005
Extensão universitária , Instituto de Letras e Artes, Departamento de Letras.

Atividade de extensão realizada
Projeto de Extensão A Educação Especial e o Ensino da Língua Espanhola. Curso de Extensão ministrado no CERENEPE.
3/2005 - 8/2005
Extensão universitária , Instituto de Letras e Artes, Departamento de Letras.

Atividade de extensão realizada
Ministrante de Curso de Extensão de Espanhol Básico IV no Departamento de Letras.
5/2005 - 6/2005
Serviços técnicos especializados , Instituto de Letras e Artes, Departamento de Letras.

Serviço realizado
comissão organizadora do II Talleres Didácticos de Enzeñanza de Lengua Española.
4/2005 - 5/2005
Estágios , Instituto de Letras e Artes, Departamento de Letras.

Estágio realizado
Pré-Estágio em Língua Espanhola- Escola Joaquim Assumpção.

Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: doutoranda

Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: mestranda

Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: voluntário, Enquadramento Funcional: Pesquisadora voluntária, Carga horária: 10

Atividades

04/2010 - 04/2010
Outras atividades técnico-científicas , Pró Reitoria de Pós Graduação Pesquisa e Extensão, Pró Reitoria de Pós Graduação Pesquisa e Extensão.

Atividade realizada
monitoria no VI SENALE.
08/2007 - 12/2007
Estágios , Centro de Ciências Humanas e da Educação, Departamento de Letras.

Estágio realizado
Disciplina ministrada: Oficina de Produção Textual II.
10/2006 - 10/2006
Serviços técnicos especializados , Pró Reitoria de Pós Graduação Pesquisa e Extensão, Programa de Pós Graduação Em Letras.

Serviço realizado
monitora do 7° CELSUL.

Smart Way Escola de Idiomas, SW, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 6

Atividades

03/2009 - 06/2009
Ensino, Língua Espanhola, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola

Sociedade educacional Dona Conceição/Escola Jeremias Fróes, EJF, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: voluntária, Enquadramento Funcional: Professora de língua Espanhola, Carga horária: 6

Atividades

03/2003 - 12/2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
Oficina de Língua Espanhola


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
A relação grafo-fônico-fonológica na produção oral e no processamento de priming em multilíngues: uma abordagem dinâmica: Fase II
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Cintia Avila Blank - Coordenador / Marta Bandeira - Integrante / Marilia de Souza Voltan - Integrante.
2013 - 2014
A relação grafo-fônico-fonológica na produção oral e no processamento de priming em multilíngues: uma abordagem dinâmica
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Especialização: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Cintia Avila Blank - Coordenador / Fabiana Vera Cruz dos Santos - Integrante.
2011 - 2013
A aquisição das vogais do espanhol por falantes nativos de português brasileiro: contrastando o desempenho de alunos do ensino presencial e a distância
Descrição: No cenário atual, em que contamos com cursos de graduação a distância, além dos presenciais, faz-se necessário o estudo e avaliação do desempenho dos estudantes matriculados em ambas as modalidades de ensino, para que se tenha uma ideia das diferenças que possam existir na aquisição de uma L2, de acordo com o tipo de ensino ao qual o aluno esteja inscrito. Neste estudo, propõem-se a análise e estudo das vogais da língua espanhola aprendidas por falantes nativos do português brasileiro, estudantes universitários da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) nos contextos presencial e a distância. Pretende-se, com isso, investigar se existem diferenças qualitativas quanto ao desempenho desses alunos ao produzir as vogais da língua alvo, considerando o semestre e nível de proficiência de cada aluno. Esta pesquisa será norteada por um referencial teórico advindo das Teorias dos Sistemas Dinâmicos aplicada ao estudo da cognição (Van Gelder; Port, 1995)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Cintia Avila Blank - Coordenador / Ana Lúcia Cavalheiro - Integrante / João Côrtes - Integrante.
2006 - 2008
O papel do insumo na aquisição da L2 e a interface fonética-fonologia
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Cintia Avila Blank - Integrante / Márcia Cristina Zimmer - Coordenador / Lílian Chagas - Integrante.
2006 - 2008
O papel da freqüência (lexical e segmental) na formação da gramática fônica em crianças de 1-4 anos: incluindo parâmetros contínuos no estudo da aquisição fonológica
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Cintia Avila Blank - Integrante / Márcia Cristina Zimmer - Coordenador / Magnun Rochel - Integrante.
2005 - 2005
Perfil dos Alunos em Formação do Curso de Letras (UFPEL)- habilitação na língua Espanhola e Respectivas Literaturas
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Cintia Avila Blank - Integrante / Fabiana Lasta Beck - Integrante / Patricia Duarte Garcia - Integrante / María Pía Mendoza Sassi - Coordenador.
2002 - 2005
Projeto Biblioteca Virtual de Letras
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Cintia Avila Blank - Integrante / Elton Vergara Nunes - Coordenador / Marcus Vinícius Liessen Fontana - Integrante.


Projetos de extensão


2013 - Atual
Curso Básico de Língua Espanhola para as Comunidades dos Polos Presenciais Atendidos pelo Curso de Espanhol a Distância da UFPel
Descrição: Este projeto de extensão tem por objetivo subsidiar a prática de estágio dos acadêmicos do Curso de Letras-Espanhol a Distância, bem como fomentar o ensino de Língua Espanhola nas comunidades dos Polos Presenciais atendidos pelo Curso..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Cintia Avila Blank - Coordenador.
2011 - Atual
Desenvolvendo a oralidade em Espanhol como L2 na modalidade a distância: da prática controlada à fala espontânea
Descrição: Este projeto de extensão tem por finalidade desenvolver a habilidade oral em L2 (Espanhol) dos alunos do curso de Espanhol a Distância da UFPel. O curso objetivará complementar o trabalho já desenvolvido na graduação, contudo, fornecerá uma carga horária específica para o contato e desenvolvimento da oralidade em L2..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Revisor de periódico


2010 - 2011
Periódico: Revista Click: EAD UFPel


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Psicolingüística.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2013
Indicação de Tese para publicação, UCPel.
2013
Professora Homenageada, Turma de Letras-Espanhol Herval UFPel.
2013
Professora Homenageada, Turma de Letras-Espanhol Novo Hamburgo UFPel.
2013
Patronesse da Turma de Letras-Espanhol Santa Vitória do Palmar UFPel, Turma de Letras-Espanhol Santa Vitória do Palmar UFPel.
2013
Professora Homenageada, Turma de Letras-Espanhol Serafina Corrêa UFPel.
2009
Bolsa de Estudos da Capes para realização do curso de Doutorado em Letras/Lingüística Aplicada na Universidade Católica de Pelotas (UCPel), UCPel/CAPES., UCPel/CAPES.
2008
Menção de Louvor. Trabalho de Dissertação de Mestrado, UCPel.
2006
Bolsa de Estudos da Capes para realização do curso de Mestrado em Letras/Lingüística Aplicada na Universidade Católica de Pelotas (UCPel), UCPel/CAPES.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BLANK, C.2017BLANK, C.; LLAMA, R. . Processamento de priming grafo-fônico-fonológico em multilíngues em imersão versus contexto acadêmico. Revista Gradus, v. 1, p. 1-20, 2017.

2.
BLANK, C.2014BLANK, C.; ZIMMER, M.C. . A influência grafo-fônico-fonológica na produção oral de multilíngues e o papel da proficiência: uma abordagem dinâmica. Letras de Hoje (Impresso), v. 1, p. 66-75, 2014.

3.
BLANK, C.2013BLANK, C.; ZIMMER, Márcia Cristina . A aquisição multilíngue na perspectiva da Teoria dos Sistemas Dinâmicos. Nonada : letras em revista, v. 2, p. 32-47, 2013.

4.
FACIN, H.2012FACIN, H. ; BLANK, C. . Percursos e práticas pedagógicas de professores em EAD na Universidade Federal de Pelotas/RS. Revista Educação em Rede, v. 1, p. 1-12, 2012.

5.
BLANK, C.2011BLANK, C.; BANDEIRA, M. . O desempenho de multilíngues em tarefas de controle inibitório e de priming grafo-fônico-fonológico. Organon (UFRGS), v. 26, p. 52-78, 2011.

6.
BLANK, C.2011BLANK, C.; ZIMMER, M.C. . A influência da grafia em tarefa de acesso lexical envolvendo a L2 (francês) e a L3 (inglês) de um multilíngue: uma abordagem via sistemas dinâmicos. Calidoscópio (UNISINOS), v. 9, p. 28-40, 2011.

7.
BLANK, C.2010BLANK, C.. A interação aluno-tutor no ambiente virtual de Língua Espanhola: uma abordagem dinâmica. Revista Click: EAD UFPel, v. 1, p. 07-18, 2010.

8.
BLANK, C.2009 BLANK, C.; ZIMMER, M.C. . A transferência fonético-fonológica L2 (francês) - L3 (inglês): um estudo de caso. Revista de Estudos da Linguagem, v. 17, p. 207-233, 2009.

9.
BLANK, C.2009BLANK, C.. A intercompreensão em línguas romanas. Revista HISPECI & LEMA, v. 1, p. 5, 2009.

10.
BLANK, C.2008BLANK, C.; ZIMMER, M.C. . O papel da grafia na transferência fonético-fonológica L2 (francês) - L3 (inglês): um estudo de caso. MOARA, v. 30, p. 135-168, 2008.

Capítulos de livros publicados
1.
BLANK, C.. A transferência grafo-fônico-fonológica em multilíngues falantes de português, espanhol e inglês: uma abordagemdinâmica. In: Ubiratã Kickhöfel Alves. (Org.). Aquisição fonético-fonológica de Língua Estrangeira: Investigações Rio-Grandenses e Argentinas em discussão. 1ed.Campinas: Editora Pontes, 2016, v. 1, p. 209-228.

2.
BLANK, C.. Un enfoque conexionista al fenómeno de la transferencia grafo-fónico-fonológica de las vocales del español y del inglés. In: CANALE, Germán. (Org.). Adquisición, Identidades y Actitudes Lingüísticas: el inglés como lengua extranjera. 1ed.Montevideo: Editores Cruz del Sur, 2013, v. 1, p. 14-48.

3.
BLANK, C.; ZIMMER, M.C. . Multilinguismo e processamento lexical em tarefa envolvendo priming ortográfico e fonético-fonológico: uma abordagem dinâmica. In: Giovana Ferreia-Gonçalves; Mirian Rose Brum-de-Paula; Márcia Keske-Soares. (Org.). Estudos em Aquisição Fonológica. 1ed.Pelotas: Editora e Gráfica Universitária UFPel, 2011, v. 4, p. 55-72.

4.
BLANK, C.; ZIMMER, M.C. . Phonetic-phonological transfer in multilingualism: a case study. In: Scliar-Cabral, Leonor. (Org.). Psycholinguistics: Scientific and technological challenges. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010, v. 1, p. 303-314.

5.
ZIMMER, M.C. ; BANDEIRA, M. ; BLANK, C. . A dinâmica do multilinguismo na transferência de padrões de aspiração de obstruintes iniciais entre o pomerano (L1), o português (L2) e o inglês (L3). In: Borba, Valquíria C. M.; Carvalho, Maria leônia Garcia da Costa; Lima, Geralda de Oliveira Santos. (Org.). Contribuições para a pesquisa em linguística nas diferentes áreas: partilhando reflexões e resultados. Maceió: EDUFAL, 2009, v. 1, p. 57-72.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BLANK, C.; ZIMMER, M.C. . O papel da imersão no desempenho de multilíngues em tarefa de priming grafo-fônico-fonológico. In: VII SENALE, 2012, Pelotas. VII SENALE: Ensino e Linguagem: novos desafios. Pelotas: EDUCAT, 2012. v. 1. p. 56-56.

2.
BLANK, C.; ZIMMER, M.C. . O processamento do priming fonético-fonológico e ortográfico em falantes multilíngues. In: VI SENALE, 2010, Pelotas. Linguagens: metodologias de ensino e pesquisa, 2010. v. 1.

3.
ZIMMER, M.C. ; BLANK, C. . A dinâmica do processamento trilíngue em tarefas de aprendizagem associativa de pares e de priming grafo-fônico-fonológico. In: VI Congresso Internacional da ABRALIN, 2009, João Pessoa. VI Congresso Internacional da ABRALIN. João Pessoa: Idéia, 2009. v. 1.

4.
BLANK, C.; ZIMMER, M.C. . A transferência fonético-fonológica L2 (francês) - L3 (inglês): um estudo de caso. In: 8º Encontro do CELSUL, 2008, Porto Alegre. 8º Encontro do CELSUL. Pelotas: Educat, 2008.

5.
BLANK, C.. João e Maria: do conto de fadas ao discurso publicitário. In: 7º Encontro do CELSUL, 2008, Pelotas. 7º Encontro do CELSUL. Pelotas: Educat, 2006.

6.
BLANK, C.; MULLING, L. T. . A aquisição de L2 no paradigma conexionista: estudos empíricos. In: 1º SMELL: Seminário de Metodologias do Ensino de Línguas e Literaturas, 2008, Pelotas. Anais do 1º SMELL. Pelotas: EDUFPEL, 2008.

7.
BLANK, C.. O sistema de memória HipCort e o papel da grafia na transferência fonético-fonológica L2 (francês) - L3 (inglês). In: 8º Encontro do CELSUL, 2008, Porto Alegre. 8º Encontro do CELSUL. Pelotas: Educat, 2008.

8.
BLANK, C.; ZIMMER, M.C. . O modelo HipCort de sistemas de memória complementares e a transferência L2-L3 durante a produção oral de L3. In: I CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRAPUI, 2007, Belo Horizonte. I CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRAPUI. Belo Horizonte: UFMG, 2007. v. único.

9.
BLANK, C.; ZIMMER, M.C. . A transferência grafo-fônico-fonológica L2-L3: um estudo conexionista. In: V SENALE, 2007, Pelotas. Teorias Lingüísticas e Ensino: Possibilidades e Limites. Pelotas: Educat, 2007. v. único.

10.
BLANK, C.; BLANK, D. . A leitura em língua estrangeira na escola: o lugar das línguas neolatinas. In: Fórum Internacional de Ensino de Línguas Estrangeiras - IV FILE, 2006, Pelotas RS. IV FILE: Cultura e Diversidade, 2006. p. 53-54.

11.
BLANK, C.; BECK, Fabiana Lasta ; GARCIA, Patricia Duarte ; SASI, María Pía Mendoza . Oralidade e Inclusão: O Ensino da Língua Espanhola na Educação Especial. In: IV SENALE: Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino, 2005, Pelotas. IV Senale: Oralidade e Ensino: Questões e Perspectivas, 2005.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BEHLING, A. ; BLANK, C. . Multilinguismo e acesso lexical: uma abordagem dinâmica. In: VIII SENALE, 2016, Pelotas. VIII: Linguagem, Identidade e Práticas Sociais. Pelotas: UCPel, 2016. v. 1. p. 1-1.

2.
FIALHO, V. ; BLANK, C. . Influência grafo-fônico-fonológica e acesso lexical: uma abordagem dinâmica. In: VIII SENALE, 2016, Pelotas. VIII: Linguagem, Identidade e Práticas Sociais. Pelotas: UCPel, 2016. v. 1. p. 1-1.

3.
BLANK, C.; ZIMMER, M.C. . A dynamic approach to orthography-phonology transfer in multilinguals? vowel production. In: 4º Encontro Internacional de Ciência da Fala, 2013, Belo Horizonte. 4º EICEFALA. Belo Horizonte: UFMG, 2013. v. 1. p. 1-1.

4.
BLANK, C.. DIFERENÇAS NO PROCESSAME NTO DE PRIMING GRAFO-FÔNICO- FONOLÓGICO ENTRE MULTILÍNGUES ACADÊMICOS E EM CONTEXTO DE IMERSÃO: UMA ANÁLISE DINÂMICA. In: VI Conferência Linguística e Cognição, 2013, Santa Cruz do Sul. VI Conferência Linguística e Cognição. Santa Cruz do Sul: UNISC, 2013. v. 1. p. 1-1.

5.
BLANK, C.; LLAMA, R. . Multilingüismo y transferencia fonético-fonológica: el papel del español como L2. In: VIII Québec-Ontario Dialogues on the Acquisition of Spanish, 2012, Montreal. VIII QODAS. Montreal: VIII QODAS, 2012. v. 1. p. 8-8.

6.
BLANK, C.; ZIMMER, M.C. . O papel da imersão no desempenho de multilíngues em tarefa de priming grafo-fônico-fonológico. In: VII SENALE, 2012, Pelotas. VII SENALE: Ensino e Linguagem: novos desafios. Pelotas: EDUCAT, 2012. v. 1. p. 1-1.

7.
BLANK, C.. O desempenho de multilíngues em tarefa lexical envolvendo priming grafo-fônico-fonológico: discutindo o papel da imersão numa visão dinâmica. In: Salão Universitário UCPel 2012, 2012, Pelotas. Salão Universitário UCPel 2012. Pelotas: EDUCAT, 2012. v. 1.

8.
BLANK, C.; LLAMA, R. . Discutindo o papel da imersão em tarefa de priming grafo-fônico-fonológico: uma abordagem dinâmica. In: AATSP-ON-Congreso Anual Glendon College de la Asociación de profesores de Español y Portugués, 2012, Ontário. AATSP-ON-Congreso Anual Glendon College de la Asociación de profesores de Español y Portugués. Ontário: AATSP, 2012. v. 1.

9.
SANTOS, F. V. C. ; BLANK, C. . A aquisição das vogais da Língua Espanhola na Educação a Distância: um estudo de caso. In: 1º Encontro Sul Letras, 2012, São Leopoldo. 1º Encontro Sul Letras. São Leopoldo: UNISINOS, 2012. v. 1.

10.
BLANK, C.; ZIMMER, M.C. . Multilinguismo e processamento lexical em tarefa envolvendo priming ortográfico e fonético-fonológico: uma abordagem dinâmica.. In: II Seminário de Aquisição Fonológica, 2011, Pelotas. Tendências Metodológicas. Pelotas: Editora e Gráfica Universitária UFPel, 2011. v. 1. p. 45-46.

11.
BLANK, C.; ZIMMER, M.C. . O processamento do priming fonético-fonológico e ortográfico em falantes multilíngues. In: VI SENALE, 2010, Pelotas. VI SENALE- Linguagens: metodologias de ensino e pesquisa. Pelotas: EDUCAT, 2010. v. 1. p. 98-98.

12.
SASSI, Maria Pía ; LUZARDO, Javier ; BLANK, C. . Metodologias do ensino de língua espanhola na educação a distância: da abordagem explícita à implícita. In: VI SENALE, 2010, Pelotas. Linguagens: metodologias de ensino e pesquisa. Pelotas: EDUCAT, 2010. v. 1. p. 203-203.

13.
BLANK, C.. O desempenho de multilíngues em tarefas de acesso lexical envolvendo priming. In: 19º Congresso de Iniciação Científica da UCPel, 2010, Pelotas. 19º Congresso de Iniciação Científica da UCPel, 2010. v. 1.

14.
BLANK, C.. A influência da tipologia linguística sobre o processamento da memória na transferência L1/L2-L3: uma perspectiva conexionista. In: 18 Congresso de Iniciação Científica/8ª Mostra da Pós-Graduação/1º Congresso de Extensão da UCPel, 2009, Pelotas. 18 Congresso de Iniciação Científica/8ª Mostra da Pós-Graduação/1º Congresso de Extensão da UCPel, 2009. v. único. p. 1-1.

15.
BLANK, C.; ZIMMER, M.C. . O papel da distância tipológica na transferência fonético-fonológica L2-L3: uma abordagem emergentista. In: II Seminário de Aquisição Fonológica, 2009, Santa Maria. II Seminário de Aquisição Fonológica. Santa Maria: UFSM, 2009. v. 1. p. 44-45.

16.
BLANK, C.; CAVALHEIRO, A. L. ; SASSI, Maria Pía . Ensino de Língua Espanhola na educação a distância: da abordagem implícita à explícita. In: II SMELL e Semana Acadêmica do curso de Letras da UFPel, 2009, Pelotas. II SMELL e Semana Acadêmica do curso de Letras da UFPel. Pelotas: UFPel, 2009. v. único. p. 24-25.

17.
ZIMMER, M.C. ; BLANK, C. ; Rodrigues, Liliane ; Silva, Rosane . Processamento Cognitivo da Língua Materna e da Língua Estrangeira. In: XXIII Encontro Nacional da Anpoll, 2008, Goiânia. Produção do conhecimento em Letras e Lingüística: identidade, impacto e visibilidade, 2008. v. único.

18.
BLANK, C.; ZIMMER, M.C. . Grapho-phonic-phonologic transfer from French (L2) into English (L3): A connectionist account. In: The 15th World Congress of Applied Linguistics - Multilingalism: Challenges and opportunities, 2008, Essen. Conference Program & Abstracts. Essen, 2008. p. 94-94.

19.
BLANK, C.; ZIMMER, M.C. . A transferência fonético-fonológica L2 (francês) - L3 (inglês): um estudo de caso. In: 8º Encontro do CELSUL, 2008, Porto Alegre. 8º Encontro do CELSUL. Pelotas: Educat, 2008. p. 53-53.

20.
BLANK, C.. O sistema de memória HipCort e o papel da grafia na transferência fonético-fonológia L2 (francês) - L3 (inglês). In: 8º Encontro do CELSUL, 2008, Porto Alegre. 8º Encontro do CELSUL. Pelotas: Educat, 2008. p. 194-194.

21.
BLANK, C.; MULLING, L. T. . A aquisição de L2 no paradigma conexionista: estudos empíricos. In: I Smell: Seminário de Metodologia do Ensino de Línguas e Literaturas, 2007, Pelotas. I Smell: Seminário de Metodologia do Ensino de Línguas e Literaturas. Pelotas: UFPel, 2007. v. único.

22.
BLANK, C.; ZIMMER, M.C. . The HipCort model of complementary memory systems and the L2-L3 transfer. In: I CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRAPUI, 2007, Belo Horizonte. I CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRAPUI. Belo Horizonte: UFMG, 2007. v. único.

23.
BLANK, C.. O conexionismo e a transferência grafo-fônico-fonológica L2-L3. In: 16º Congresso de Iniciação Científica, 6ª Mostra de Pós-Graduação e 3ª Mostra de Extensão, 2007, Pelotas. 16º Congresso de Iniciação Científica, 6ª Mostra de Pós-Graduação e 3ª Mostra de Extensão. Pelotas: UCPEL, 2007. v. único.

24.
BLANK, C.. O modelo Hipcort e a transferência L2-L3 durante a produção oral de L3. In: 8º Congresso Internacional da ISAPL, 2007, Porto Alegre. 8º Congresso Internacional da ISAPL. Porto Alegre: PUCRS, 2007. v. único. p. 29-30.

25.
BLANK, C.; ZIMMER, M.C. . L2(French)-L3(English) phonetic-phonological transfer among Brazilian Portuguese native speakers. In: New Sounds 2007 - Fifth International Symposium on the Acquisition of Second Language Speech, 2007, Florianópolis. Fifth International Symposium on the Acquisition of Second Language Speech. Florianópolis: UFSC, 2007. v. único.

26.
BLANK, C.; ZIMMER, M.C. . A transferência grafo-fônico-fonológica L2-L3: um estudo conexionista. In: V Senale: Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino, 2007, Pelotas. Teorias Lingüísticas e Ensino: Possibilidades e Limites. Pelotas: Educat, 2007.

27.
BLANK, C.. João e Maria: do conto de fadas ao discurso publicitário. In: 7° Círculo de estudos lingüísticos do Sul, 2006, Pelotas. 7° ENCONTRO DO CELSUL, 2006. v. ÚNICO. p. 148-149.

28.
BLANK, C.; BLANK, D. . A leitura em língua estrangeira na escola: o lugar das línguas neolatinas. In: IV FILE: Fórum Internacional de Ensino de Línguas Estrangeiras, 2006, Pelotas. IV FILE: Fórum Internacional de Ensino de Línguas Estrangeiras. Pelotas: UCPEL/UFPEL, 2006. v. único. p. 53-54.

29.
BLANK, C.. Intercompreensão: um novo viés da atividade de leitura em língua estrangeira. In: XV Congresso de Iniciação Científicada UCPel, 2006, Pelotas. XV Congresso de Iniciação Científicada UCPel. Pelotas: UCPel, 2006. v. único.

30.
BLANK, C.; SASSI, María Pía Mendoza ; BECK, Fabiana Lasta . O Ensino da Língua Espanhola na Educação Especial: Desafios e Possibilidades. In: Congresso Internacional Linguagem e Interação / III Colóquio Nacional de Filosofia da Linguagem: Linguagem e Interação, 2005, São Leopoldo. Congresso Internacional linguagem e Interação, II Colóquio Nacional de Filosofia da Linguagem: Linguagem e Interação, 2005.

31.
BLANK, C.; BECK, Fabiana Lasta ; GARCIA, Patricia Duarte ; SASSI, Maria Pía . Que professor de Língua Espanhola estamos formando?. In: XIV CIC: Congresso de Iniciação Científica; VII Enpos: Encontro de Pós-graduação, 2005, Pelotas. XIV CIC: Congresso de Iniciação Científica; VII EnPos: Encontro de Pós-Graduação, 2005.

32.
BLANK, C.; BECK, Fabiana Lasta ; GARCIA, Patricia Duarte ; SASSI, Maria Pía . Oralidade e Inclusão: O Ensino da Língua Espanhola na Educação Especial. In: IV Senale: Oralidade e Ensino: Questões e Perspectivas, 2005, Pelotas. IV Senale: Oralidade e Ensino: Questões e Perspectivas. Pelotas: UCPEL, 2005. v. único. p. 108-109.

Apresentações de Trabalho
1.
BEHLING, A. ; BLANK, C. . Multilinguismo e acesso lexical: uma abordagem dinâmica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
FIALHO, V. ; BLANK, C. . influência grafo-fônico-fonológica e acesso lexical: uma abordagem dinâmica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
BLANK, C.. Cognição e multilinguismo: perspectivas teóricas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
BLANK, C.. Reflexões teóricas acerca da influência interlinguística. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
BLANK, C.. DIFERENÇAS NO PROCESSAME NTO DE PRIMING GRAFO-FÔNICO- FONOLÓGICO ENTRE MULTILÍNGUES ACADÊMICOS E EM CONTEXTO DE IMERSÃO: UMA ANÁLISE DINÂMICA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
BLANK, C.. Reflexões acerca das práticas metodológicas para o ensino de línguas estrangeiras. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
BLANK, C.; ZIMMER, M.C. . O papel da imersão no desempenho de multilíngues em tarefa de priming grafo-fônico-fonológico. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
BLANK, C.. O desempenho de multilíngues em tarefa lexical envolvendo priming grafo-fônico-fonológico: discutindo o papel da imersão numa visão dinâmica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
BLANK, C.; ZIMMER, M.C. . Multilinguismo e processamento lexical em tarefa envolvendo priming ortográfico e fonético-fonológico. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
BLANK, C.. Aquisição/aprendizagem de Língua Estrangeira: uma visão dinâmica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
BLANK, C.. El aprendizaje de Lengua Extranjera y sistemas de memoria: una visión dinámica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
BLANK, C.; ZIMMER, M.C. . O processamento do priming fonético-fonológico e ortográfico em falantes multilíngues. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SASSI, Maria Pía ; LUZARDO, Javier ; BLANK, C. . Metodologias do ensino de língua espanhola na educação a distância: da abordagem explícita à implícita. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
BLANK, C.. O desempenho de multilíngues em tarefas de acesso lexical envolvendo priming. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
BLANK, C.. Aspectos cognitivos envolvidos na aprendizagem lexical: o caso do espanhol como L2. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
BLANK, C.. A aquisição da pronúncia em Espanhol como L2 na educação a distância: desafios e possibilidades. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
BLANK, C.; CAVALHEIRO, A. L. . Aspectos Cognitivos e Discursivos da aquisição de L2: um Olhar sobre a Língua Espanhola. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
BLANK, C.. A influência da tipologia linguística sobre o processamento da memória na transferência L1/l2-l3: uma perspectiva conexionista. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
BLANK, C.; BANDEIRA, M. ; MARTINS, S. ; ZIMMER, M.C. . A dinâmica do bi/multilingüismo: as vantagens de se falar mais de uma língua. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
BLANK, C.; CAVALHEIRO, A. L. ; SASSI, Maria Pía . Ensino de Língua Espanhola na educação a distância: da abordagem implícita à explícita. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
BLANK, C.; ZIMMER, M.C. . A transferência fonético fonológica L2 (francês) - L3 (inglês): um estudo de caso. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
BLANK, C.. O sistema de memória HipCort e o papel da grafia na transferência fonético-fonológica L2 (francês) - L3 (inglês). 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
BLANK, C.; MULLING, L. T. . A aquisição de L2 no paradigma conexionista: estudos empíricos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
BLANK, C.; ZIMMER, M.C. . O modelo HipCort de sistemas de memória complementares e a transferência L2-L3 durante a produção oral de L3. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

25.
BLANK, C.; ZIMMER, M.C. . A transferência grafo-fônico-fonológica L2-L3: um estudo conexionista. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
BLANK, C.. O conexionismo e a transferência grafo-fônico-fonológica L2-L3. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

27.
BLANK, C.. O modelo HipCort e a transferência L2-L3 durante a produção de L3. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
BLANK, C.. João e Maria: do conto de fadas ao discurso publicitário. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
BLANK, C.; BECK, Fabiana Lasta ; GARCIA, Patricia Duarte ; SASSI, María Pía Mendoza . Que professor de Língua Espanhola estamos formando?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

30.
BLANK, C.. Intercompreensão: um novo viés da atividade de leitura em língua estrangeira. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
BLANK, C.; BLANK, D. . A leitura em língua estrangeira na escola: o lugar das línguas neolatinas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
BLANK, C.; SASI, María Pía Mendoza ; BECK, Fabiana Lasta . O ensino da língua espanhola na educação especial: desafios e possibilidades. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

33.
BLANK, C.; GARCIA, Patricia Duarte ; SASSI, María Pía Mendoza ; BECK, Fabiana Lasta . Oralidade e inclusão: o ensino da língua espanhola na educação especial. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
BLANK, C.. A transferência grafo-fônico-fonológica L2 (francês) - L3 (inglês): um estudo conexisonista. Pelotas: EDUCAT, 2009 (Outro).

2.
BLANK, C.. Análise do Discurso: reflexões introdutórias, De Cleudemar Alves Fernandes. Linguagem e Ensino, v. 9, n. 2.. Pelotas: Educat, 2006 (Resenha).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
BLANK, C.. Parecerista ad hoc da International Journal of Multilingualism. 2017.

2.
BLANK, C.. Parecerista Ad hoc da Revista Letrônia. 2016.

3.
BLANK, C.. Pareceria Ad Hoc da Revista Linguagem e Ensino. 2016.

4.
BLANK, C.. Pareceria Ah Hoc da Revista Letrônia. 2016.

5.
BLANK, C.. Elaboração de Prova de Proficiência de Língua Espanhola - Mestrado em Letras UFPel - Ingresso 2016. 2015.

6.
BLANK, C.; BRUM-DE-PAULA, M. R. . Prova de admissão para o Mestrado em Letras UFPel 2016. 2015.

7.
BLANK, C.. Avaliação e Banca de Trabalhos do II CEC UFPel. 2015.

8.
BLANK, C.. Avaliação e Banca da 1 Semana Integrada de Ensino. 2015.

9.
BLANK, C.. Paecerista Ad Hoc da Revista Organon. 2015.

10.
BLANK, C.. Parecerista ad hoc Revista Entretextos. 2014.

11.
BLANK, C.. Parecerista ad hoc da Linguagem & Ensino. 2013.

12.
BLANK, C.. Parecerista ad hoc da Revista Entretextos. 2013.

13.
BLANK, C.; BLANK, D. . Parecer de trabalho para o XXI CIC UFPel. 2012.

14.
BLANK, C.; BLANK, D. . Parecer de trabalho para o XXI CIC UFPel. 2012.

15.
BLANK, C.. Elaboração de teste de nivelamento em Língua Espanhola. 2011.

16.
BLANK, C.. Parecer de trabalho para o XX CIC da UFPel. 2011.

17.
BLANK, C.. Parecer de trabalho para o XIX CIC da UFPel. 2010.

18.
BLANK, C.. Parecer de trabalho para o 1º CIED. 2010.

19.
BLANK, C.. Mediador de comunicações no 1º CIED. 2010.

20.
BLANK, C.. Paracer de trabalho para o XVIII CIC da UFPel. 2009.

21.
SASSI, María Pía Mendoza ; LUZARDO, Javier ; FERNÁNDEZ, Ana Loudes ; BLANK, C. . Correção dos Testes de Competência em Língua Estrangeira - Espanhol. 2006.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BLANK, C.; FONTES, A. ; TOMITCH, L. ; CRUZ, C. . Bilinguismo e Neurociências. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
BLANK, C.; Paixão Côrtes, J. . Manual didático de Morfofonologia da Língua Espanhola. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual didático).

2.
BLANK, C.; CAVALHEIRO, A. L. . Manual Didático de Linguística Aplicada I. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual didático).

3.
BLANK, C.; CAVALHEIRO, A. L. . Curso virtual de Linguística Aplicada I. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso virtual).

4.
BLANK, C.; CÔRTES, J. . Morfofonologia da Língua Espanhola: curso virtual. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso virtual).

5.
CAVALHEIRO, A. L. ; BLANK, C. . Espanhol 3 FPELE/UFPel: curso virtual. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso virtual de Língua Espanhola).

6.
BLANK, C.. Curso de desenho experimental com E-Prime. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
BLANK, C.. Elaborando testes com o software E-Prime (curso de curta duração ministrado - UFRGS). 2009. .

8.
CAVALHEIRO, A. L. ; BLANK, C. . Manual Didático de Língua Espanhola para o 1º semestre. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual didático).

9.
BLANK, C.; CAVALHEIRO, A. L. . Espanhol 1 FPELE/UFPel: curso virtual. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso virtual de Língua Espanhola).

10.
BLANK, C.. Site do Laboratório de Psicolingüística e Fonética Acústica TCHENAFON - http://tchenafon.ucpel.tche.br. 2008. (Desenvolvimento e atualizaçãdo site do Laboratório de Psicolingüística e Fonética Acústica TCHENAFON).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
GONCALVES, G.; BRUM-DE-PAULA, M. R.; SEARA, I.; BLANK, C.. Participação em banca de Bruna Teixeira Correa. Aquisição das vogais nasais francesa [E], [a] e [O] por aprendizes brasileiros: aspectos acústico-articulatórios. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.

2.
BRUM-DE-PAULA, M. R.; GONCALVES, G.; VIEIRA, M. J. B.; BERTI, L.; BLANK, C.. Participação em banca de KATIANE TEIXEIRA BARCELOS CASERO. A dinâmica dos gestos articulatórios da líquida lateral palatal: a fala dos usuários de Implantes Cocleares avaliada com base na Fonologia Articulatória. 2016.

3.
FONTES, A.; SIQUEIRA, M.; ALVES, U. K.; BLANK, C.. Participação em banca de Laura Barcelos. O acesso lexical em trilingues brasileiros falantes de português, inglês e francês. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

4.
BRUM-DE-PAULA, M. R.; GONCALVES, G.; BRISOLARA, L.; MACHRY, S.; BLANK, C.. Participação em banca de Gullan da Silva-Pinto. Percepção e produção das vogais anteriores arredondadas [y], [ø] e [?] do francês por locutoras nativas do português brasileiro (L1), proficientes em francês (L2). 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.

5.
GONCALVES, G.; BRUM-DE-PAULA, M. R.; BLANK, C.. Participação em banca de Bruna Teixeira Correa. Aquisição das vogais nasais francesas [Ē] e [ã] por aprendizes brasileiros: aspectos acústicos, articulatórios e percentuais. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.

6.
FINGER, I.; FONTES, A.; BLANK, C.; BILLIG, J.. Participação em banca de Ana Paula Scholl. Proficiência autoavaliada através de um questionário de histórico da linguagem. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

7.
Rodrigues, Liliane; SCHEIFER, C. L.; BLANK, C.. Participação em banca de Fernanda Rusch Zahn. Estrutura da narrativa e grounding na aquisição da linguagem. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

8.
ALVES, U. K.; ZIMMER, M.C.; WELP, A.; BLANK, C.. Participação em banca de Cristiano Corrêa Dutra. Intelligibility: an emergent fractal as evinced by in vivo assessment. 2014. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

9.
Rodrigues, Liliane; BLANK, C.; SCHEIFER, C. L.. Participação em banca de Ane Thurow. "Corpo é uma máquina social": metáforas conceptuais no discurso de universitários. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

10.
ZIMMER, M.C.; SCHERER, L.; BLANK, C.. Participação em banca de Leandra Fagundes da Silva. ACESSO LEXICAL NA PRODUÇÃO DE FALA BILÍNGUE EM REGIÃO DE FRONTEIRA - BRASIL / URUGUAI. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

Teses de doutorado
1.
BLANK, C.; BANDEIRA, M.; CARVALHO, F. A. H.; Rodrigues, Liliane. Participação em banca de RENATA CARPENA SCHRAMM. FALAR MAIS DE UMA LÍNGUA PODE AUMENTAR A CRIATIVIDADE? UM ESTUDO COGNITIVO SOBRE O IMPACTO DO BILINGUISMO NA ATENÇÃO E NA CRIATIVIDADE. 2015. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

2.
FINGER, I.; BRANDAO, L.; FRANCA, A. I.; BLANK, C.. Participação em banca de Johanna Dagort Billig. IMPACTO DO BILINGUISMO NAS REDES DE ATENÇÃO, NO ACESSO LEXICAL E NA MEMÓRIA DE TRABALHO EM ADULTOS E IDOSOS. 2014. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

3.
BLANK, C.; SCHERER, L.; Rodrigues, Liliane; FONTES, A.. Participação em banca de Marta Helena Tessmann Bandeira. VANTAGENS BILÍNGUES? UM ESTUDO SOBRE AS DIFERENÇAS NAS FUNÇÕES EXECUTIVAS ? CONTROLE INIBITÓRIO E ATENÇÃO ? ENTRE MONOLÍNGUES E BILÍNGUES. 2014. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

Qualificações de Doutorado
1.
FINGER, I.; FONTES, A.; BLANK, C.; ALTENHOFEN, C. V.. Participação em banca de Minka B. Pickbrenner. O acesso lexical em multilíngues inglês (L2) e alemão (L3) no reconhecimento de palavras tipologicamente similares. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
BLANK, C.; BANDEIRA, M.; Rodrigues, Liliane. Participação em banca de Renata Schramm. Falar mais de uma língua pode aumentar a criatividade? Um estudo cognitivo sobre o impacto do bilinguismo na atenção e na criatividade. 2015.

3.
MATZENAUER, C.; ZIMMER, M.C.; BLANK, C.; SCHERER, L.. Participação em banca de Marta Helena tessmann Bandeira. Diferenças cognitivas entre monolíngues e bilíngues e VOT. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

Qualificações de Mestrado
1.
GONCALVES, G.; BRUM-DE-PAULA, M. R.; BRISOLARA, L.; BLANK, C.. Participação em banca de BRUNA SANTANA DIAS CAVALHEIRO. AQUISIÇÃO DA VOGAL [a] DO ESPANHOL POR FALANTES DO PORTUGUÊS BRASILEIRO. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.

2.
MOZZILLO, I.; FREITAS, L.; BLANK, C.. Participação em banca de julia Mendes. A interlingua como sistema complexo: análise da estrutura oral de falantes de Francês como LE. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.

3.
GONCALVES, G.; BRUM-DE-PAULA, M. R.; MACHRY, S.; BRISOLARA, L.; BLANK, C.. Participação em banca de Giulian Silva-Pinto. Aquisição das vogais nasais francesas [Ē] e [ã] por aprendizes brasileiros: aspectos acústicos, articulatórios e percentuais. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.

4.
BLANK, C.; VIEIRA, M. J. B.; BRUM-DE-PAULA, M. R.. Participação em banca de Katiane Teixeira Barcelos Casero. A dinâmica dos gestos articulatórios da líquida lateral palatal: a fala dos usuários de implantes coleares avaliada à luz da Fonologia Gestual. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.

5.
BLANK, C.; ALVES, U. K.; BRUM-DE-PAULA, M. R.. Participação em banca de Guilian da Silva-Pinto. Estudo Acústico-perceptual relativo à aquisição das vogais anteriores arredondadas do francês. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.

6.
BLANK, C.; BRISOLARA, L.; GONCALVES, G.. Participação em banca de Bruna Santana Dias Cavalheiro. Aquisição da vogal "a" espanhola por aprendizes de espanhol como L2. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
BLANK, C.; FACIN, H.; CAVALHEIRO, A. L.. Participação em banca de Fabiana Vera Cruz dos Santos. A aquisição das vogais da Língua Espanhola na Educação a Distância: um estudo de caso. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
BLANK, C.; CÔRTES, J.; NUNES, Elton Vergara. Banca para Professor Substituto de Língua Espanhola. 2016. Universidade Federal de Pelotas.

Outras participações
1.
GONCALVES, G.; BLANK, C.; WITTKE, C.. Banca de revalidação de título de Mestrado. 2016. Universidade Federal de Pelotas.

2.
MOZZILLO, I.; ALCANTARA, C.; VIEIRA, M. J.; BLANK, C.. Banca de avaliação de trabalhos do XV ENPOS da UFPel. 2013. Universidade Federal de Pelotas.

3.
BLANK, C.; SASSI, Maria Pía; Paixão Côrtes, J.; CAVALHEIRO, A. L.. Participação em Banca para Tutor a Distância de Língua Espanhola. 2011. Universidade Federal de Pelotas.

4.
BLANK, D.; BRUM, J.; BLANK, C.. Participação em Banca para Professor Pesquisador de Língua Latina. 2011. Universidade Federal de Pelotas.

5.
GOMES, M.; BLANK, C.; BRUM, J.. Participação na banca de seleção de tutores a distância para Língua Portuguesa e Língua Espanhola. 2010. Universidade Federal de Pelotas.

6.
BLANK, C.; BLANK, D.; GOMES, M.. Participação na banca de seleção para Professor Pesquisador de Língua Espanhola. 2010. Universidade Federal de Pelotas.

7.
GOMES, M.; BLANK, D.; BLANK, C.. Participação na banca de seleção para Professor Pesquisador de Literatura. 2010. Universidade Federal de Pelotas.

8.
BLANK, C.; GOMES, M.; LUZARDO, Javier; SASSI, Maria Pía. Participação em banca de seleção para Professor Pesquisador II de Língua Espanhola. 2010.

9.
GOMES, M.; BLANK, D.; BRUM, J.; BLANK, C.. Participação em banca de seleção para Professor Pesquisador II de Língua Portuguesa. 2010.

10.
BLANK, C.; GOMES, M.. Participação na banca de seleção para Professor Pesquisador de Morfofonologia da Língua Espanhola. 2010. Universidade Federal de Pelotas.

11.
SASSI, Maria Pía; BLANK, C.; NUNES, R.; ALVES, C.. Participação na Banca de tutores Presenciais do curso de Formação de Professores de Espanhol como Língua Estrangeira da UAB/UFPel. 2009. Universidade Aberta do Brasil.

12.
BLANK, C.; VOLCAO, C. L.. Comissão Avaliadora do 18º Congresso de Iniciação Científica da UCPel. 2009. Universidade Católica de Pelotas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Selin.Cognição e Neurociências. 2016. (Seminário).

2.
SALE 2016.Cognição e Multilinguismo: perspectivas teóricas. 2016. (Outra).

3.
VIII SENALE.Multilinguismo e acesso lexical: uma abordagem dinâmica. 2016. (Seminário).

4.
VI Conferência Linguística e Cognição. Diferenças do processamento de priming grafo-fônico-fonológico entre multilíngues acadêmicos e em contexto de imersão: uma análise dinâmica. 2013. (Congresso).

5.
I Encontro Regional da UAB/UFPel. 2012. (Encontro).

6.
Salão Universitário UCPel 2012. O desempenho de multilíngues em tarefa lexical envolvendo priming grafo-fônico-fonológico: discutindo o papel da imersão numa visão dinâmica. 2012. (Congresso).

7.
VII SENALE.O papel da imersão no desempenho de multilíngues em tarefa de priming grafo-fônico-fonológico. 2012. (Seminário).

8.
III Seminário de Aquisição Fonológica.Multilinguismo e processamento lexical em tarefa envolvendo priming ortográfico e fonético-fonológico. 2011. (Seminário).

9.
Programa de Formação Docente da UFPel. 2011. (Outra).

10.
19º Congresso de Iniciação Científica da UCPel. O desempenho de multilíngues em tarefas de acesso lexical envolvendo priming. 2010. (Congresso).

11.
1ª Jornada de Espanhol em EaD do Polo Universitário de Novo Hamburgo.A aquisição da pronúncia em Espanhol como L2 na educação a distância: desafios e possibilidades. 2010. (Outra).

12.
1º Congresso de Educação a Distância da UFPel. 2010. (Congresso).

13.
A Pesquisa e a Pós-Graduação na UFPel: oportunidades de desenvolvimento. 2010. (Seminário).

14.
Ciclo de palestras do Programa PAM: Neurobiologia da Aprendizagem. 2010. (Encontro).

15.
Jornada Internacional de Linguística. 2010. (Outra).

16.
Potencialidades do uso das tecnologias nos processos de Ensino. 2010. (Oficina).

17.
Seminário Linguagem & Neurociências. 2010. (Seminário).

18.
VI SENALE.O processamento do priming fonético-fonológico e ortográfico em falantes multilíngues. 2010. (Seminário).

19.
18 Congresso de Iniciação Científica/8ª Mostra da Pós-Graduação/1 Congresso de Extensão da UCPel. A influência da tipologia linguística sobre o Processamento da memória na transferência L1/L2-L3: uma Perspectiva conexionista. 2009. (Congresso).

20.
37ª Feira do Livro de Pelotas.A dinâmica do bi/multilingüismo: as vantagens de se falar mais de uma língua. 2009. (Outra).

21.
Cognição e aprendizagem de língua estrangeira.. 2009. (Outra).

22.
II SMELL e Semana Acadêmica de Letras da UFPel.Ensino de Língua Espanhola na educação a distância: da abordagem implícita à explícita. 2009. (Seminário).

23.
Migrantes em travessia: entre a memória e o esquecimento. 2009. (Outra).

24.
8º Encontro do CELSUL.A transferência fonético-fonológica L2 (francês) - L3 (inglês): um estudo de caso; O sistema de memória HipCort e o papel da grafia na transferência fonético-fonológica L2 (francês) - L3 (inglês). 2008. (Encontro).

25.
A neuroimagem na neurolingüística: estudos sobre o processamento lingüístico no cérebro. 2008. (Outra).

26.
16º Congresso de Iniciação Científica, 6ª Mostra de Pós-Graduação e 3ª Mostra de Extensão. O conexionismo e a transferência grafo-fônico-fonológica 2-L3. 2007. (Congresso).

27.
1º SMELL: Seminário de Metodologia do Ensino de Línguas e Literaturas.A aquisição de L2 no paradigma conexionista: estudos empíricos. 2007. (Seminário).

28.
8º Congresso Internacional da ISAPL. O modelo HipCort e a transferência L2-L3 durante a produção oral em L3. 2007. (Congresso).

29.
I Congresso Internacional da ABRAPUI. O modelo HipCort de sistemas de memória complementares e a transferência L2-L3 durante a produção oral de L3. 2007. (Congresso).

30.
V SENALE: Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino.A transferência grafo-fônico-fonológica: um estudo conexionista. 2007. (Seminário).

31.
7° CELSUL.João e Maria: do conto de fadas ao discurso publicitário. 2006. (Encontro).

32.
Em torno do que já não é o mesmo: ou empréstimos e estrangeirismos. 2006. (Outra).

33.
IV FILE: Fórum Internacional de Ensino de Línguas Estrangeiras.A leitura em língua estrangeira na escola: o lugar das línguas neolatinas. 2006. (Outra).

34.
O processamento nas interfaces - questões gerais e a língua indígena karajá. 2006. (Outra).

35.
XV Congresso de Iniciação Científicada UCPel. Intercompreensão:um novo viés da atividade de leitura em língua estrangeira. 2006. (Congresso).

36.
Congresso Internacional Linguagem e Interação. O ensino da língua espanhola na educação especial: desafios e possibilidades. 2005. (Congresso).

37.
II Taller Didáctico de Enseñanza de Español. 2005. (Oficina).

38.
IV SENALE: Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino.Oralidade e Inclusão: o Ensino da Língua Espanhola na Educação Especial. 2005. (Seminário).

39.
XIV CIC: Congresso de Iniciação Científica; VII Enpos: Encontro de Pós-graduação. Que professor de língua espanhola estamos formando?. 2005. (Congresso).

40.
Atitudes e Comportamentos Língüísticos nas Fronteiras do Rio Grande do Sul.Projeto de Extensão Atitudes e Comportamentos Lingüísticos nas Fronteiras do Rio grande do sul. 2004. (Outra).

41.
Evento Comemorativo dos 20 Anos de Curso de Letras. 2004. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BLANK, C.; GOMES, M. ; DAMACENO, V. ; BRUM, J. ; BLANK, D. ; SASSI, María Pía Mendoza . Membro da Comissão Organizadora do I SELIN. 2016. (Outro).

2.
FACIN, H. ; GOMES, M. ; RIBEIRO, L. ; MIRANDA, R. ; BLANK, C. . Membro do Comitê cultural do 1º Congresso de Educação a Distância da UFPel. 2010. (Congresso).

3.
SASSI, María Pía Mendoza ; BLANK, C. . II Taller Didáctico de Enzeñanza de Español. 2005. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Vivian Fialho. Decisão lexical e priming grafo-fônico-fonológico. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pelotas. (Orientador).

2.
Aline Behling. Decisão lexical e multilinguismo. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Fabiana Vera Cruz dos Santos. A aquisição das vogais da Língua Espanhola na Educação a Distância: um estudo de caso. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Cintia Avila Blank.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Christiane Ribeiro Gomes. Construcción de una carpeta. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Cintia Avila Blank.

2.
Jocemar dos Santos. Desvalorização do Ensino e da Aprendizagem de Língua Espanhola no Sistema Educacional Brasileiro. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Cintia Avila Blank.

3.
Jucelaine Solange Broll. A importância do Lúdico no Ensino de Língua Espanhola. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Cintia Avila Blank.

4.
Julian dos Santos Silva. O material Didático no Ensino de Língua Espanhola. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Cintia Avila Blank.

5.
Sandra do Amaral Tavares. Fatores Motivadores para a Aprendizagem de uma Nova Língua. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Cintia Avila Blank.

6.
Suzana Cristina Idalêncio Tassoni. Estágio Docente: o Caminho e os Desafios da Atuação do Professor na Prática Educativa de Língua Espanhola. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Cintia Avila Blank.

7.
Laerte Pisoni Lima. Impressões sobre a Prática Docente de Língua Estrangeira. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Cintia Avila Blank.

Orientações de outra natureza
1.
Daniel Fagundes Farias. Orientação de Bolsista de graduação: Monitor de Espanhol. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Cintia Avila Blank.

2.
Miriam Goldschmidt. A aquisição das vogais do espanhol por falantes nativos de português brasileiro: contrastando o desempenho de alunos do ensino presencial e a distância. 2011. Orientação de outra natureza. (Letras Hab Língua Espanhola e Literatura) - Universidade Federal de Pelotas, Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Cintia Avila Blank.

3.
Pierre Moreira. A aquisição das vogais do espanhol por falantes nativos de português brasileiro: contrastando o desempenho de alunos do ensino presencial e a distância. 2011. Orientação de outra natureza. (Letras Habilitação Em Língua Espanhola e Literatur) - Universidade Federal de Pelotas, Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Cintia Avila Blank.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
BLANK, C.. DIFERENÇAS NO PROCESSAME NTO DE PRIMING GRAFO-FÔNICO- FONOLÓGICO ENTRE MULTILÍNGUES ACADÊMICOS E EM CONTEXTO DE IMERSÃO: UMA ANÁLISE DINÂMICA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).




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