Elismara Vaz Talmas

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3001363203951235
  • Última atualização do currículo em 24/04/2018


Graduada e Licenciada em Psicologia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (1994). Mestre em Letras pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora - (CES/JF). Linha de pesquisa Literatura de Minas - O Regional e o Universal. Especialista em Educação Infantil, Creche e Pré-Escola (CES/JF). Professora titular da Faculdade Metodista Granbery - (FMG). Atualmente coordenadora do curso de graduação em Psicologia e Pós- graduação em Psicopedagogia clínica e Institucional.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Teorias da Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação e Diversidade, Distúrbios e Transtornos de Aprendizagem. Atualmente tem se dedicado à compreensão dos processos cognitivos envolvidos na aprendizagem, com pesquisas que busquem compreender a relação entre atenção, percepção e memória. (Texto informado pelo autor) (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Elismara Vaz Talmas
Nome em citações bibliográficas
TALMAS, E. V.

Endereço


Endereço Profissional
Faculdade Metodista Granbery.
Rua Batista de Oliveira 1145
Granbery
36010530 - Juiz de Fora, MG - Brasil
Telefone: (32) 21011800
Ramal: 1860
URL da Homepage: http://www.granbery.com.br


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2009
Mestrado em Letras.
Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, CESJF, Brasil.
Título: As margens do imaginário: um estudo sobre o conto,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Thereza da Conceição Apparecida Domingues.
Palavras-chave: João Guimarães Rosa; A terceira margem do rio.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
1999 - 2000
Especialização em Pós Graduação Em Educação Infantil. (Carga Horária: 375h).
Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, CESJF, Brasil.
Título: Adaptação Escolar:um desafio de pais e educadores.
Orientador: Maria de Lourdes.
1989 - 1994
Graduação em Psicologia.
Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, CESJF, Brasil.
Título: Estimulação Precoce em crianças de 0 a 2 anos de idade.
Orientador: Christiane Hagreaves surerus.




Formação Complementar


2016 - 2016
1º Encontro ABENEPI. (Carga horária: 16h).
Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria, ABENEPI, Brasil.
2015 - 2015
Avaliação Neuropsicológica Infantil. (Carga horária: 40h).
Centro de Estudos Avançados de Psicologia, CEAP, Brasil.
2013 - 2013
Workshop em Neuroeducação. (Carga horária: 40h).
Centro de Atenção de Desenvolvimento Integral, CADI, Brasil.
2013 - 2013
Neuroeducação e Primeira Infância. (Carga horária: 4h).
Centro Iberoamericano de Neurociências, Educação e Desenvolvimento Humano, CEREBRUM, Brasil.
2013 - 2013
TGD: Transtornos Globais do Desenvolvimento. (Carga horária: 190h).
UnicEAD Unique Tutoria e Mediação Didática, UnicEAD, Brasil.
2012 - 2012
Neuroeducação.
Centro Iberoamericano de Neurociências, Educação e Desenvolvimento Humano, CEREBRUM, Brasil.
2012 - 2012
Neurociência e Educação. (Carga horária: 15h).
Faculdade Metodista Granbery, FMG, Brasil.
2012 - 2012
A Neurociência. (Carga horária: 3h).
Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED, Brasil.
2011 - 2011
Psicologia do esporte. (Carga horária: 60h).
Portal Educação, PE, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade Metodista Granbery, FMG, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 24

Atividades

8/2002 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação II
Psicologia da Educação I
8/2002 - Atual
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia, educação e educação física
8/2002 - Atual
Serviços técnicos especializados , SAPD Serviço de Atendimento Psicopedagógico ao Discente, .

Serviço realizado
Responsável pelo Serviço de Atendimento Psicopedagógico ao Discente.
10/2002 - 12/2004
Direção e administração, Granbery Integral, .

Cargo ou função
Coordenadora do Granbery Integral.

Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, CESJF, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1994
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária em Clínica e Orientação Vocacional, Carga horária: 20

Atividades

03/2007 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, .

2/1994 - 12/1994
Estágios , Clínica de Psicologia do CESJF, .

Estágio realizado
Estágio supervisionado em clínica, indústria, escolar e orientação vocacional.

Escola Maternal Infantil Tiquinho, EMIT, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 2002
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Professora e Coord. Pedagógica, Carga horária: 40

Atividades

2/1989 - 12/2002
Direção e administração, Educação Infantil, .

Cargo ou função
Coordenadora Pedagógica.
2/1989 - 12/2000
Ensino,

Disciplinas ministradas
Maternal
2/1989 - 12/2000
Serviços técnicos especializados , Educação Infantil, Pre Escola.

Serviço realizado
Psicóloga.

Espaço Elo, ELO, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Profissional liberal, Enquadramento Funcional: Psicóloga Clinica, Carga horária: 20



Linhas de pesquisa


1.
Literatura de Minas: o regional e o universal


Projetos de pesquisa


2013 - 2014
A Implementação das Políticas de Inclusão nas Escolas de Juiz de Fora
Descrição: Foi realizada uma pesquisa nas Escolas das Redes Públicas Municipais e Estaduais de Juiz de Fora -MG, com o objetivo de conhecer as praticas de políticas de inclusão, Analisar como as políticas de inclusão estão sendo implementadas nas escolas de Juiz de Fora. Apresentar recursos didáticos apoiadores em sala de aula, contribuindo com estratégias mediadoras que permitam a aquisição da leitura e linguagem escrita. Pesquisar novas alternativas metodológicas que venham contribuir para a minimização das dificuldades encontradas pelos alunos com peculiaridades linguísticas, em especial os deficientes auditivos. Discutir as diferentes concepções de aprendizagem a partir de um embasamento teórico que subsidie os diferentes olhares por parte da escola e do professor. Compreender e identificar a diferença entre dificuldades, distúrbios e transtornos de aprendizagem. Refletir sobre a importância de um olhar diferenciado por parte do educador e da escola na identificação dos distúrbios de aprendizagem. Auxiliar o educador na identificação e encaminhamento dos principais transtornos de aprendizagem presentes nas escolas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Elismara Vaz Talmas - Coordenador / Guilherme Aparecido Penna - Integrante / Sonia Cupertino de Jesus - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1


Outros Projetos


Imaginário escola: compreendendo práticas educativas
Situação: Desativado; Natureza: Outra.
Grupo de Pesquisa Minas Literária (MNLIT)
Situação: Desativado; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Teorias da Aprendizagem.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano/Especialidade: Processos Perceptuais e Cognitivos; Desenvolvimento.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem/Especialidade: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Cognitiva/Especialidade: Processos Cognitivos Atencionais.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Cognitiva/Especialidade: Processos de Aprendizagem Memória e Motivação.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano/Especialidade: Desenvolvimento Social e da Personalidade.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
TALMAS, E. V.2006 TALMAS, E. V.; Dias ; ROCHA, Maria A. Q. . (RE) Visitando o Imaginário. Revista Eletrônica da Faculdade Metodista Granbery, v. 1, p. 003, 2006.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
TALMAS, E. V.. Limites: A arte de fazer acordos. In: III Fórum Metodista de Educação Básica, 2008, Juiz de Fora. III Fórum Metodista Ganbery, 2008.

2.
TALMAS, E. V.. Representação do imaginário simbólico no conto "Sorôco, sua mãe, sua filha" de Guimarães Rosa. In: I Congresso de Letras do CES/ JF, 2007, Juiz de Fora, MG. I Congresso de Letras do CES/JF Memória, Literarura e Linguagem, 2007.

3.
TALMAS, E. V.; Dias ; ROCHA, Maria A. Q. . Memórias da educação na trajetória de educandas/educadoras: as tramas do imaginário. In: As Redes de conhecimentos e a tecnologia: práticas educativas, cotidiano e cultura, 2007, Rio de Janeiro, RJ. As Redes de conhecimentos e a tecnologia: práticas educativas, cotidiano e cultura, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
TALMAS, E. V.. Imaginário e Escola:compreendendo práticas educativas. In: IV Fórum de Investigação Qualitativa, 2005, Juiz de Fora. Anais IV Fórum de investigação qualitativa. Juiz de Fora-MG: FEME, 2005. p. 12-12.

Apresentações de Trabalho
1.
TALMAS, E. V.; BARRETO, L. . A Psicologia Organizacional e sua contribuição no processo motivacional de organizações e pessoas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
TALMAS, E. V.. A história da loucura. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
TALMAS, E. V.. O que tenho feito para tornar o meu ambiente de trabalho um local prozeroso?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
TALMAS, E. V.. Corpo em movimento na Educação Infantil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
TALMAS, E. V.. Desenvolvimento psicológico e cognitivo de crianças de 0 a 3 anos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
TALMAS, E. V.. Desenvolvimento psicológico e cognitivo de crianças de 0 a 6 anos- um olhar das neurociencias. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
TALMAS, E. V.. O Imaginário no conto "A Terceira margem do rio" de Guimarães Rosa. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
TALMAS, E. V.. Imaginário social e identidade. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
TALMAS, E. V.. Diversidade: a busca de um novo olhar. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
TALMAS, E. V.. Imaginário e escola: compreendendo práticas educativas. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
TALMAS, E. V.. VII Semana Acadêmica da FMG. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
TALMAS, E. V.. Como se preparar na reta final para o ENEM. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
TALMAS, E. V.. Transtornos Globais do desenvolvimento. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
TALMAS, E. V. ; TALMAS, E. V. . Projeto Pedagógico do curso de Psicologia. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Revisão do texto do Projeto Pedagógico de curso).

3.
TALMAS, E. V.. Curso de especialização em Educação Especial numa perspectiva inclusiva. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Projeto pedagáogico do curso de pós-graduação em Educação Especial).

4.
TALMAS, E. V.. Autismo: práticas inclusivas. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
TALMAS, E. V.. Transtornos Globais do Desenvolvimento. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
TALMAS, E. V.. Projeto Pedagógico do curso de Psicologia. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Confecção do Projeto Pedagógico de curso).

7.
TALMAS, E. V.. Transtornos Globais do Desenvolvimento. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
TALMAS, E. V.. Desenvolvimento cognitivo e emocional de crianças na primeira infância - um olhar da neuroeducação. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
TALMAS, E. V.. Desenvolvimento psicológico e cognitivo de crianças de 0 a 3 anos. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
TALMAS, E. V.. Dificuldades, Distúrbios e Transtornos de Aprendizagem. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
TALMAS, E. V.. Oficina de Práticas em Educação Inclusiva. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
TALMAS, E. V.. Transtornos Globais do Desenvolvimento. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Projeto pedagáogico do curso de Extensão em TGD).

13.
TALMAS, E. V.. Orientação e avaliação de alunos na Jornada Científica. 2006. (Orientação e avaliação de alunos na Jornada Científica).

14.
TALMAS, E. V.. O psicodrama como facilitador pedagógico. 2006. (Apresentção de trabalho).

15.
TALMAS, E. V.. Resiliência - a capacidade de dar a volta por cima. 2006. (Palestra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
TALMAS, E. V.. Participação em banca de Nádia de Castro Toti. Considerações sobre o distúrbio do processamento auditivo central e suas interferências no processo ensino-aprendizagem: possíveis ações interventivas.. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Metodista Granbery.

2.
TALMAS, E. V.. Participação em banca de Eduardo da Silva Miranda. A Síndrome de Noonan, o TGD e a aprendizagem: relato de experiencia de estágio em atendimento psicopedagógico. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Metodista Granbery.

3.
TALMAS, E. V.. Participação em banca de Franciele de Souza Canalli Ribeiro. Transtorno Opositor Desafiador: relato de experiencia em atendimento psicopedagógico clínico.. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Metodista Granbery.

4.
TALMAS, E. V.. Participação em banca de Mayara Mayer Fonseca Lage. A influencia das emoções na aprendizagem: relato de experiencia a partir da prática psicopedagógica. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Metodista Granbery.

5.
TALMAS, E. V.. Participação em banca de Jennifer da Silva Gramiani Celeste. Educação na cibercultura para jovens nativos digitais: diálogos e reflexões a partir da prática psicopedagógica.. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Metodista Granbery.

6.
TALMAS, E. V.. Participação em banca de Amanda de Castro Rezende. O papel do gestor na construção democrática e participativa. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) - Faculdade Metodista Granbery.

7.
TALMAS, E. V.. Participação em banca de Samara Gabry Souza. A gestão escolar no processo de inclusão. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) - Faculdade Metodista Granbery.

8.
TALMAS, E. V.. Participação em banca de Michelle Aparecida da Silva Horácio. A Gestão escolar e o trabalho com a sexualidade. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) - Faculdade Metodista Granbery.

9.
TALMAS, E. V.. Participação em banca de Aline Reis Gonçalves Soares. A Importância do Pedagogo Empresarial. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) - Faculdade Metodista Granbery.

10.
TALMAS, E. V.. Participação em banca de Amabile da Silva Lima. Psicopedagogia Clinica: Possibilidades e desafios no atendimento à crianças com Déficit de atenção e hiperatividade- estudo de caso. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Metodista Granbery.

11.
TALMAS, E. V.. Participação em banca de Pedro Antonio Tostes de Magalhães. O papel do coordenador pedagógico na inclusão de alunos autistas em escola regulares. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) - Faculdade Metodista Granbery.

12.
TALMAS, E. V.. Participação em banca de Helga de Oliveira Mattos. O desenvolvimento e a aprendizagem: um olhar psicopedagógico a partir de dois estudos de caso. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Metodista Granbery.

13.
TALMAS, E. V.. Participação em banca de Janaina Souza da Silva. Escola: espaço para o trabalho com a diversidade. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização e Letramento) - Faculdade Metodista Granbery.

14.
TALMAS, E. V.. Participação em banca de Patricia Joana da Costa. Relação do Transtorno do Processamento Auditivo com a Dificuldade de Aprendizagem: Um estudo de caso. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Metodista Granbery.

15.
TALMAS, E. V.. Participação em banca de Elisabete da Silveira Dutra. Reflexões acerca da questão da inclusão e a participação do coordenador pedagógico na organização do trabalho escolar. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) - Faculdade Metodista Granbery.

16.
TALMAS, E. V.. Participação em banca de Claudia Garcia Costa. A atuação do gestor educacional na inclusão das pessoas com síndrome de Down. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) - Faculdade Metodista Granbery.

17.
TALMAS, E. V.. Participação em banca de Érico Grasinoli Alves. O individualismo contemporâneo e as equipes de trabalho. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Pessoas) - Faculdade Metodista Granbery.

18.
TALMAS, E. V.. Participação em banca de Renata de Paiva Castro. Corpo e Midia: os caminhos da inclusão em tempos de culto ao corpo. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação e Diversidade) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
TALMAS, E. V.. Participação em banca de Natália Gonçalves de Almeida.Efeito do exercício físico regular como fator de proteção à saúde das pessoas idosas em relação ao consumo de medicamentos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Metodista Granbery.

2.
TALMAS, E. V.. Participação em banca de Franciane Paula Costa de Oliveira.Professores de Educação Física e Síndrome de Burnout: Uma possibilidade de doença laboral. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Metodista Granbery.

3.
TALMAS, E. V.. Participação em banca de Ana Paula Peres da Silva.Experimentando os jogos cooperativos na Educação Física Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Metodista Granbery.

4.
TALMAS, E. V.. Participação em banca de Fernanda Tagliati Vargas Dias.Reciclar e Brincar: a criação de brinquedos com materiais recicláveis nas aulas de Educação Física Escolar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Metodista Granbery.

5.
TALMAS, E. V.. Participação em banca de Larissa de Loures.Alfabetização e Letramento: muitas teorias e uma só pratica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery.

6.
TALMAS, E. V.. Participação em banca de João Pedro de Oliveira Lima Silva.Hidroginástica e treinamento funcional: prescrição de exercícios físicos para a funcionalidade do idoso. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Metodista Granbery.

7.
TALMAS, E. V.. Participação em banca de Nathália Luiza da Silva Ribeiro.A importância do brincar para a criança no contexto escolar da Educação Infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery.

8.
TALMAS, E. V.. Participação em banca de Amanda de Faria Franco Machado.Atividade física e qualidade de vida: os benefícios para o bem-estar físico e emocional de idosos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Metodista Granbery.

9.
TALMAS, E. V.. Participação em banca de Miriam Fernanda Costa.Letramento acadêmico: resultados de um processo de construção da escrita. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery.

10.
TALMAS, E. V.. Participação em banca de Marciliana Baptista Amaral.Entre laços inclusivos - formação educacional e sexualidade: um breve olhar para os alunos com surdez. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery.

11.
TALMAS, E. V.. Participação em banca de Ariadla Welita do Carmo.A literatura como uma das estratégias nos processos de alfabetização e letramento: experiências de professoras alfabetizadoras do Pacto Nacional pela Alfabetização na idade certa. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery.

12.
TALMAS, E. V.. Participação em banca de Rayane Aparecida Miranda Caravellas.A pratica inclusiva: a bidocência. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery.

13.
TALMAS, E. V.. Participação em banca de Camila Pereira Dutra.Pedagogia de projetos na Educação Infantil como instrumento para construção da autonomia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery.

14.
TALMAS, E. V.. Participação em banca de Andrina Francesca de Oliveira Souza.A complexidade do conceito de violência e sua repercussão no âmbito escolar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery.

15.
TALMAS, E. V.. Participação em banca de Aricia Carla Ribeiro SCheffer.O esporte na escola: possibilidades pedagógicas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Metodista Granbery.

16.
TALMAS, E. V.. Participação em banca de Pâmela Tavares Guedes.Qualidade de vida no trabalho: uma reflexão a partir da percepção dos professores. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery.

17.
TALMAS, E. V.. Participação em banca de Raiane Silva Soares.O desenvolvimento da modalidade oral da lingua na Educação Infantl. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery.

18.
TALMAS, E. V.. Participação em banca de Daniel Grossi Soares de Souza.Análise da percepção de estresse e recuperação em uma atleta brasileira de mountain bike cross country. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Metodista Granbery.

19.
TALMAS, E. V.. Participação em banca de Lidiane Maria da Silva.Os atendimentos educacionais especializados em uma escola da rede pública de Juiz de Fora. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery.

20.
TALMAS, E. V.. Participação em banca de Luiz Gustavo Ribeiro dos Santos.Efeitos da ginástica localizada na funcionalidade corporal e flexibilidade de membros inferiores em idosas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Metodista Granbery.

21.
TALMAS, E. V.. Participação em banca de Gabriela Petronilho Clímaco.Uma reflexão histórica sobre as teorias da motiovação e sua influência nas atividades docentes. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery.

22.
TALMAS, E. V.. Participação em banca de Bruno de Paula Duque.Atividade Física e os benefícios à saúde de idosos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Metodista Granbery.

23.
TALMAS, E. V.. Participação em banca de Flávia Cyrino de Carvalho Stersi.Inclusão de crianças com TDAH na Educação Infantil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery.

24.
TALMAS, E. V.. Participação em banca de Ana Maria Ramaldes Nocelli.Os caminhos por quais perpassam a inclusão e suas singularidades. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery.

25.
TALMAS, E. V.. Participação em banca de Joema Cristiane Almeida Marciano.A interface entre a sala de aula e o sistema de ensino. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery.

26.
TALMAS, E. V.. Participação em banca de Aline Bellini Fernandes.Políticas Públicas na Educação Inclusiva. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery.

27.
TALMAS, E. V.. Participação em banca de Livia Mara de Paula.Escola e Família: uma parceria necessária na aprendizagem escolar. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery.

28.
TALMAS, E. V.. Participação em banca de Shirley Cristina Cassiano de Oliveira.Reflexões sobre a inclusão e o desenvolvimento escolar dos alunos com deficiência. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery.

29.
TALMAS, E. V.. Participação em banca de Tomázia Kátia da Costa.O valor e a significação da matemática na vida. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery.

30.
TALMAS, E. V.. Participação em banca de Josiane Aparecida da Silva Santos.A inclusão de slunos com Síndrome de Down em escolas regulares. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery.

31.
TALMAS, E. V.. Participação em banca de Rebecca Vieira Pereira.O estágio supervisionado, suas significações e oportunidades de aprendizagem: refletindo a partir da prática do estágio com uma criança autista. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery.

32.
TALMAS, E. V.. Participação em banca de Carlos Roberto Guedes Cintra.Libras: ferramenta fundamental no processo de alfabetização e aquisição dos conhecimentos linguisticos do indivíduo surdo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery.

33.
TALMAS, E. V.. Participação em banca de Camila Felicio Silva Arantes Braga.Educação Física Escolar: contribuições na construção da identidade corporal de adolecentes do sexo feminino. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Metodista Granbery.

34.
TALMAS, E. V.. Participação em banca de Patricia Carneiro Medeiros.Crianças com Transtorno Autistico e sua inclusão em escolar regulares. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery.

35.
TALMAS, E. V.. Participação em banca de Elis Paula de Lima Rodrigues Daud.Criança e televisão: uma relação tão delicada. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery.

36.
TALMAS, E. V.. Participação em banca de Sabrina Maria de Oliveira Silva.O Desinteresse de meninas na Educação Física. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Metodista Granbery.

37.
TALMAS, E. V.. Participação em banca de Franciane Fátima de Lima.A Educação Inclusiva na Prática: um olhar sobre o atendimento educacional à criança com disfunção neuromotora. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery.

38.
TALMAS, E. V.. Participação em banca de Jéssica Dalamura Ferreira.Letramento Literário: práticas de leitura literária no processo de formação dos leitores. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery.

39.
TALMAS, E. V.. Participação em banca de Aline Knop da Silva.As Dificuldades de Aprendizagem no Ensino da Matemática. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery.

40.
TALMAS, E. V.. Participação em banca de Silvia Cristina dos Reis Oliveira Assis.Imaginação e Criação na Infância: um estudo Vygotskyano. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery.

41.
TALMAS, E. V.. Participação em banca de Josiane Aparecida Coelho.A Atuação do Pedagogo na Educação Profissional. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery.

42.
TALMAS, E. V.. Participação em banca de Roberta Kariny Neves Bezerra.Contribuindo com a Aprendizagem da Criança com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: conceitos, concepções e práticas docentes. 2011 - Faculdade Metodista Granbery.

43.
TALMAS, E. V.. Participação em banca de Marcela Silva Giovanini.A Importância da Ginástica Laboral. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Metodista Granbery.

44.
TALMAS, E. V.. Participação em banca de Maria Rosalina Alcantara.A Sexualidade Infantil no Contexto Escolar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery.

45.
TALMAS, E. V.. Participação em banca de Gilmara Toledo Netto Gribel.O ensino de matemática e sua interferências no aprendizado. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery.

46.
TALMAS, E. V.. Participação em banca de Eneida Corrêa de Souza.Violênciade doméstica contra criança e dificuldade de aprendizagem: entendendo o problema e quebrando tabus. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery.

47.
TALMAS, E. V.. Participação em banca de Gisele Aparecida Braga Martins Jacome.Dança escolar e o trabalho psicomotor como proposta de inclusão. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Metodista Granbery.

48.
TALMAS, E. V.. Participação em banca de Gabriela Lavinas Pêrro.A importancia da pesquisa de clima organizacional para o sucesso da organização Granbery Consultoria Junior. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Metodista Granbery.

49.
TALMAS, E. V.. Participação em banca de Kelly Cristina de Gouvêa Barrozo.Entrelaços: surdez, desenvolvimento e aprendizagem no contexto educacional inclusivo.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - Faculdade Metodista Granbery.

50.
TALMAS, E. V.. Participação em banca de Inêz de Paulo Rabelo.O surdo e o problema da comunicação no contexto educacional inclusivo.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - Faculdade Metodista Granbery.

51.
TALMAS, E. V.. Participação em banca de Vanessa Aparecida Dias de Carvalho.Artes visuais: propostas para Educação Infantil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - Faculdade Metodista Granbery.

52.
TALMAS, E. V.. Participação em banca de Elisabeth Brilhante Caniato.A importância do brincar no cotidiano escolar. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - Faculdade Metodista Granbery.

53.
TALMAS, E. V.. Participação em banca de Andreia Martins M. Lopes.Indisciplina baseada nas ideias de Paulo Freire. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - Faculdade Metodista Granbery.

54.
TALMAS, E. V.. Participação em banca de Michel Rodrigo Carminati Costa.EF inclusiva: uma experiencia na rede municipal de ensino. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Metodista Granbery.

55.
TALMAS, E. V.. Participação em banca de Thiago Silva de Castro.A importância da psicomotricidade no desenvolvimento das crianças. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Metodista Granbery.

56.
TALMAS, E. V.. Participação em banca de Tiago Azevedo Paiva.Nível de satisfação corporal em idosas sedentárias e praticantes de atividade física. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Metodista Granbery.

57.
TALMAS, E. V.. Participação em banca de Nancymara Lima Rocha.A inclusão de alunos com deficiência nas aulas de EF em uma escola estadual de Juiz de Fora. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Metodista Granbery.

58.
TALMAS, E. V.. Participação em banca de Josiane Almeida Freitas.Inclusão: as dificuldades enfrentadas pelos professores de EF da rede municipal de ensino. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Metodista Granbery.

59.
TALMAS, E. V.. Participação em banca de Rodrigo Willian de O. Machado.Meninos e meninas: gênero na Educação Física Escolar. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Metodista Granbery.

60.
TALMAS, E. V.. Participação em banca de Gorete Nascimento de Jesus.A ausência da figura do negro no livro didático. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - Faculdade Metodista Granbery.

61.
TALMAS, E. V.. Participação em banca de Angela Maria de Oliveira.Educação de jovens e adultos: percepções e perspectivas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - Faculdade Metodista Granbery.

62.
TALMAS, E. V.. Participação em banca de Lilian Gonzaga do Vale Cabral.Montessori: o corpo no processo educacional. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - Faculdade Metodista Granbery.

63.
TALMAS, E. V.. Participação em banca de Silvia Maria Turchetti.A pluralidade cultural na escola: questão étnica. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - Faculdade Metodista Granbery.

64.
TALMAS, E. V.. Participação em banca de Rosemary Oliveira Delgado Macedo.Jogos e brincadeiras no contexto escolar. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - Faculdade Metodista Granbery.

65.
TALMAS, E. V.. Participação em banca de Alinda Márcia Cúgola Coimbra.A educação especial na perspectiva de Vigotsky. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - Faculdade Metodista Granbery.

66.
TALMAS, E. V.. Participação em banca de Tatiane da Silva Abreu.A interferência do lúdico na leitura. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - Faculdade Metodista Granbery.

67.
TALMAS, E. V.; Goreski; LEITE, M. I. G.. Participação em banca de Raquel Macedo Batista.Uma visão diferenciada da consultoria. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Metodista Granbery.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Seminário Internacional de neurociências de Fraiburgo.Autismo: desafios pedagágicos. 2017. (Seminário).

2.
I Seminário Internacional de Neurociências- Transformando escolas.Inclusão escolar: desafios e possibilidades. 2017. (Seminário).

3.
(RE) Significando a Inclusão. 2016. (Encontro).

4.
Encontro de Capacitação Profissional da Associação Assistencial Criança Feliz.Desenvolvimento psicológico e cognitivo da criança de 0 a 6 anos - um olhar das neurociências. 2014. (Outra).

5.
O currículo em ação e o direito de aprender.Corpo em movimento na educação infantil. 2014. (Outra).

6.
VII Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia da FMG.A organização geopolítica e contemporaneidade. 2014. (Outra).

7.
Educando o Presente e Garantindo o Futuro.Bullying na Adolescência. 2013. (Encontro).

8.
12º Congresso Nacional de Iniciação Científica - CONIC-SEMESP. A Implementação das Políticas de Inclusão nas Escolas de Juiz de Fora. 2012. (Congresso).

9.
Curso de A Neurociência. 2012. (Outra).

10.
Mini Curso Neurociência e Educação. 2012. (Outra).

11.
Semana interna de prevenção de acidentes de trabalho.Relações interpessoais e qualidade de vida no trabalho. 2012. (Outra).

12.
Curso de Psicologia do Esporte. 2011. (Outra).

13.
Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular.Utilização da Memória na Melhor Idade. 2011. (Oficina).

14.
IV Semana Acadêmica de Pedagogia.Pedagogo: Identidade e Perspectivas. 2011. (Oficina).

15.
II Encontro do curso de Pedagogia.Psicanálise e Educação: Um diálogo possível. 2009. (Encontro).

16.
O sobrevivente-memórias de um brasileiro que escapou de Auschvwitz. 2009. (Outra).

17.
III Fórum Metodista Granbery.Limites: A arte de fazer acordos. 2008. (Outra).

18.
I Congresso de Letras do CES/JF. Representação do imaginário simbólico no conto "Sorôco, sua mãe, sua filha" de Guimarães Rosa. 2007. (Congresso).

19.
III Colóquio de pesquisa em literatua brasileira.O Imaginário no conto "A Terceira margem do rio" de Guimarães Rosa. 2007. (Outra).

20.
IV Seminário Internacional "As redes de conhecimentos e a tecnologia: práticas edicativas, cotidiano e cultura.Memórias da educação na trajetória de educandas/educadoras: as tramas do imaginário. 2007. (Seminário).

21.
I Encontro Internacional de Políticas Educacionais e formação de professores na América Latina do Caribe. 2006. (Encontro).

22.
III Seminário do Curso Normal Superior-FMG. 2006. (Seminário).

23.
II Seminário de Prática Pedagógica e Formação de Professores do Granbery. 2006. (Seminário).

24.
I Semana da Saúde. 2006. (Outra).

25.
IV Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-graduação em Educação-UFJF. 2006. (Seminário).

26.
Jornada Científica "Pesquisa em Educação". 2006. (Outra).

27.
Encontro de Capacitação e Formação Docente. 2005. (Encontro).

28.
I Seminário Projeto Pedagógico do Curso Normal Superior. 2005. (Seminário).

29.
IV Fórum de Investigação Qualitativa e III Painel Brasileiro-Alemão de Pesquisa. 2005. (Outra).

30.
I Simpósio de Saúde,Educação e Cidadania. 2004. (Simpósio).

31.
O Psicodrama como Facilitador Pedagógico. 2004. (Oficina).

32.
Palestra:Teorias da Aprendizagem. 2004. (Outra).

33.
Simpósio Educação,Saúde e Cidadania. 2004. (Simpósio).

34.
Encontro Nacional de Equipes tecnico-Pedagógicas. 2002. (Encontro).

35.
III Encontro de Integração de Educação. 2002. (Encontro).

36.
Refletindo sobre o desenvolvimento ortogáfico. 2002. (Encontro).

37.
Seminário de capacitação de professores da Faculdade Metodista Granbery. 2002. (Seminário).

38.
Infância, sociedade e diversidade. 2001. (Seminário).

39.
Ciclo de Estudo: Financiamento da Educação Básica. 2000. (Outra).

40.
Educação como valor de futuro. 2000. (Seminário).

41.
Curso:Autismo Infantil. 1998. (Outra).

42.
Encontro Minas-Rio da ABENEPI. 1998. (Encontro).

43.
Imagens do Incosciente. 1994. (Outra).

44.
Conferencia -Solidão. 1991. (Outra).

45.
II Congresso Nacional de Psicologia e Psicanálise. 1990. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
TALMAS, E. V.. X semana do curso de Pedagogia. 2017. (Outro).

2.
TALMAS, E. V.. IX Semana do curso de Pedagogia. 2016. (Outro).

3.
TALMAS, E. V.. VIII Semana do curso de Pedagogia. 2015. (Outro).

4.
TALMAS, E. V.. VII Semana do Curso de Pedagogia. 2014. (Outro).

5.
TALMAS, E. V.. VI Semana do Curso de Pedagogia. 2013. (Outro).

6.
TALMAS, E. V.. V Semana do Curso de Pedagogia. 2012. (Outro).

7.
TALMAS, E. V.; ARAUJO, G. T. G. . IV Semana do Curso de Pedagogia. 2011. (Outro).

8.
TALMAS, E. V.; Vieira, Maria Angela Moreira . "(Re)vendo a Diversidade". 2007. (Outro).

9.
TALMAS, E. V.. III Colóquio de Pesquisa em Literatura Brasileira. 2007. (Outro).

10.
TALMAS, E. V.. A relação entre o saber e o fazer- A escola de todos e para todos. 2006. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Bárbara Pires. A Psicopedagogia e a Consciência Fonológica: Um Estudo de Caso. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Elismara Vaz Talmas.

2.
Livia Ferreira Santana. Como o Psicopedagogo pode auxiliar no trabalho com crianças diagnosticadas com o TDAH?. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Elismara Vaz Talmas.

3.
Suellen Cardoso de Souza. Reflexões acerca das dificuldades de aprendizagem e o papel da família e da gestão escolar junto à criança. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Elismara Vaz Talmas.

4.
Juscélia Aparecida Silveira. O Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade e a Importância da Intervenção do Professor. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Elismara Vaz Talmas.

5.
Gisele de Oliveira Barros. O Fenômeno Bullying e o papel da Gestão Escolar. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Elismara Vaz Talmas.

6.
Roberta Santos da Silva. O projeto sóciocultural "curto circuito" e o papel do coordenador pedagógico em seu processo de desenvolvimento. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Elismara Vaz Talmas.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ana Cristina Ferreira Lima. Os neurônios e o processo de alfabetização: como o cérebro processa a leitura. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Elismara Vaz Talmas.

2.
Kátia Dutra Pacheco. Literatura infanto juvenil: um estudo sobre o interesse de pré-adolescentes pela série Diário de um Banana. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Elismara Vaz Talmas.

3.
Bianca Cesso Almeida Percegoni Vidal. O desenvolvimento da criança com autismo: um estudo sobre as possibilidades do trabalho do professor de Educação Física. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Elismara Vaz Talmas.

4.
Ana Paula Aragão de Moraes. Bullying:um estudo sobre a origem e a banalização do termo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Elismara Vaz Talmas.

5.
Darlan Carnevali. Perfil motivacional de corredores proficionais especialistas em provas de 5 e 10 KM. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Elismara Vaz Talmas.

6.
Tatianne da Costa Silva. Autismo: Uma reflexão sobre as possibilidades de intervenção pedagógica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Elismara Vaz Talmas.

7.
Alexandra Fernandes Andrade. A afetividade e sua relevância na aprendizagem numa perspectiva Walloniana. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Elismara Vaz Talmas.

8.
Camilo Lelis de Carvalho. Autismo infantil e Educação Física Escolar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Elismara Vaz Talmas.

9.
Carla Cristiane Vital. Dificuldades de aprendizagem: uma análise das terminologias e possibilidades de intervenção. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Elismara Vaz Talmas.

10.
Aline Guedes Costa. Estimulação precoce de crianças de 0 a 3 anos com Síndrome de Down. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Elismara Vaz Talmas.

11.
Alice Fonseca Thomé Barbosa. Literatura infantil : por mares muito pouco navegados. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Elismara Vaz Talmas.

12.
Raphaela Marins Carvalho de Almeida. A Psicomotricidade como proposta de intervenção em alunos com transtorno de déficitde atenção/hiperatividade. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Elismara Vaz Talmas.

13.
Fabiane de Souza Nicodemos. O papel do professor de Educação Física no desenvolvimento de alunos com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Elismara Vaz Talmas.

14.
Douglas Fernando Fabiano. Motivação: um facilitador nos relacionamentos interpessoais na empresa. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Elismara Vaz Talmas.

15.
kátia Conceição Andrade Simões. O Olhar e a Participação da Família no Processo de Escolarização de Crianças dos Anos Iniciais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Elismara Vaz Talmas.

16.
Maria de Lourdes Gomes dos Santos. A inclusão de crianças com deficiências múltiplas no ensino regular: um desafio para escola. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Elismara Vaz Talmas.

17.
Barbara Pires. Sala de aula: espaço e tempo de construção de conhecimento. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Elismara Vaz Talmas.

18.
Aline Fonseca Petermann. A interação criança/animal e suas contribuições no desenvolvimento infantil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Elismara Vaz Talmas.

19.
Denise Beatriz Thomaz. A importância do desenho livre na Educação Infantil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Elismara Vaz Talmas.

20.
Luana Aparecida Novelino. A dislexia no contexto escolar: desafios e possibilidades. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Elismara Vaz Talmas.

21.
Rosiane da Glória Giron. Violência e Escola: concepções através de uma análise histórica e social. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Elismara Vaz Talmas.

22.
Anita César Moreira. Distúrbio de Déficit de Atenção: a importância da escola nas práticas de intervenção pedagógica. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Elismara Vaz Talmas.

23.
Amina Araujo Feres. Atividade Física e a Melhoria da Qualidade de Vida. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Elismara Vaz Talmas.

24.
Larissa Ferreira Botti. O Espaço Creche e sua Importância no Desenvolvimento Cognitivo de Crianças de 0 a 3 Anos de Idade. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Elismara Vaz Talmas.

25.
Suellen Dias Cardoso. A Relação Entre Família, Escola e as Dificuldades de Aprendizagem: uma reflexão necessária. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Elismara Vaz Talmas.

26.
Laura Cassiano Silva Mendonça. A Importância da Educação Sexual na Infância: reflexões sobre práticas docentes e sociais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Elismara Vaz Talmas.

27.
Thaís Santana Chaves. A Inclusão de Crianças com Sindrome de Down no Ensino Regular. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Elismara Vaz Talmas.

28.
Gisele de Oliveira Barros. BULLYING: mais que uma brincadeira sem graça. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Elismara Vaz Talmas.

29.
Patrícia Ferreira da Silva. A sexualidade Infantil e a Orientação Sexual na Escola. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Elismara Vaz Talmas.

30.
Ana Carolina Alvim Guerra Silva. O Bullying como Retrato da Intolerância Social. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Elismara Vaz Talmas.

31.
Valéria Vasques Gomes. As voltas com o imaginário: um estudo sobre o conto cinderela e sua alquimia no imaginário infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Elismara Vaz Talmas.

32.
Raphaela Abib Pimenta. O transtorno de déficit de atenção/hiperatividade nas crianças e suas implicações em sala de aula. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Elismara Vaz Talmas.

33.
Alessandra Medeiros Werneck. Adolescência, imagem corporal, e mídia: o papel do profissional de Educação Física. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Elismara Vaz Talmas.

34.
Monica Cristina Rocha Ribeiro. Os contos de fada e o imaginário infantil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Elismara Vaz Talmas.

35.
Lílian Maria Fernandes Bernado. A hiperatividade no contexto das dificuldades de aprendizagem. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Elismara Vaz Talmas.

36.
Fabiana Jacintho de Oliveira. A inclusão de crianças com necessidades especiais na escola regular. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Elismara Vaz Talmas.

37.
Sulamita Ferreira da Silva Lima. A importância dos contos de fadas no Imaginário Infantil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Elismara Vaz Talmas.

38.
Eloiza Maria de Lima. A ludicidade como estratégia de estimulação básica no contexto da Educação Infantil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Elismara Vaz Talmas.

39.
Maria Rosa Furtado de Andrade. A importância do lúdico na Educação Infantil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Elismara Vaz Talmas.

40.
Marcia Rodrigues de Souza. Dificuldades de Aprendizagem : um olhar sobre a dislexia. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Elismara Vaz Talmas.

41.
Gorete Nascimento de Jesus Silva. A importancia da escola na reconstrução da identidade negra. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Elismara Vaz Talmas.

42.
Bruna Fernanda Carvalho Avila. A inclusão de crianças com Síndrome de Down na escola regular. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Elismara Vaz Talmas.

43.
Valeska Silveira da Silva. Obesidade Infantil: prevenção e intervenção em atividades. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Elismara Vaz Talmas.

44.
Humberto Teodoro dos Santos. Capoeira e Educação Física Escolar:possíveis relações. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Elismara Vaz Talmas.

45.
Jefferson Lamas Moraes. Agressividade infantil e o papel da Educação Física Escolar. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Elismara Vaz Talmas.

46.
Renata de Paiva Castro. Inclusão escolar e Educação Física: um olhar sobre a prática pedagógica. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Elismara Vaz Talmas.

47.
Fabíola Amaral Honori. Dança de salão: instrumento para a qualidade de vida. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Elismara Vaz Talmas.

48.
Cristina Campos Toledo. Inclusão de crianças com deficiência no ensino regular:um relato de professores e alunos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Elismara Vaz Talmas.

49.
Roberto Talmas de Carvalho. A Educação Física e o adolescente. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Elismara Vaz Talmas.

50.
Michelle Veronique Moreira de Freitas. Obesidade na adolescência: a importância da atividade física. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Elismara Vaz Talmas.

51.
Marcelo dos Santos Mariano. A diversidade da linguagem corporal. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Elismara Vaz Talmas.

52.
Luciana Gomes Ferreira. O professor de Educação Física como mediador nos transtornos alimentares. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Elismara Vaz Talmas.

53.
Flávia Cristina Calazan Silva. A Inclusão de crianças com Síndrome de Down nas aulas de Educação Física Escolar. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Elismara Vaz Talmas.

54.
Rosy Bonoto Dutra. A influência da família na prática esportiva das crianças. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Elismara Vaz Talmas.

55.
Cristina Angelim Sotto Maior. Os jogos lúdicos como fonte para o desenvolvimento infantil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Elismara Vaz Talmas.

56.
Vera Lúcia Grosso Moraes. Jogos e brincadeira na Educação Infantil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Elismara Vaz Talmas.

57.
Sheila Raposo Salomão de Castro. Afetividade no Contexto Escolar. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior Educação Física) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Elismara Vaz Talmas.

58.
Maria das Graças Prata de Aquino. A Dependencia Química e a Escola. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior Educação Física) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Elismara Vaz Talmas.

59.
Roberta Narciso Rosso. Orientação Sexual na Escola. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior Educação Física) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Elismara Vaz Talmas.

60.
Roberta Feliciano de Oliveira. A Sexualidade na Escola. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior Educação Física) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Elismara Vaz Talmas.

61.
Leticia Tavares Lima. A Inclusão Escolar da Criança com Sindrome de Down. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior Educação Física) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Elismara Vaz Talmas.

62.
Roseli Rosa de Oliveira. Disciplina e Autonomia. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior Educação Física) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Elismara Vaz Talmas.

63.
Kátia Conceição Andrade Simões. Afetividade no cotidiano escolar. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Elismara Vaz Talmas.

64.
Maria de Fatima Lodi Pereira. A importância do mediador no processo de aprendizagem de crianças com síndrome de down. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Elismara Vaz Talmas.

65.
Aletheia Henriques Dorigatti. Educação: a solução está no afeto. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Elismara Vaz Talmas.

66.
Rosiméria Gonçalves Almas. Projetos: o repensar da prática pedagógica. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Elismara Vaz Talmas.

67.
Cora de Castro Silva Moreira. A importância dos limites na infância. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Elismara Vaz Talmas.

68.
Maria da Consolação Villela Corrêa. A (in) disciplina na escola. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Elismara Vaz Talmas.

69.
Hezelaine Aparecida da Silva. Dificuldades de aprendizagem. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Elismara Vaz Talmas.

70.
Emanuele Thimoteo. A importância da psicomotricidade na lateralização. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Elismara Vaz Talmas.

71.
Edilamara dos Reis Eugênio e Silva. Afetividade no contexto escolar. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Elismara Vaz Talmas.

72.
Juliane Nogueira Cavanellas Maiolli. Violência na escola. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Elismara Vaz Talmas.

73.
Maria Domingas de Jesus. A nova LDB e a educação especial. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Elismara Vaz Talmas.

74.
Rosiene Inês Martins Genuino. Transtorno do déficit de atenção/hiperatividade: como a escola deve lidar com criaças com TDAH. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Faculdade Metodista Granbery. Orientador: Elismara Vaz Talmas.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
TALMAS, E. V.; BARRETO, L. . A Psicologia Organizacional e sua contribuição no processo motivacional de organizações e pessoas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Cursos de curta duração ministrados
1.
TALMAS, E. V.. Dificuldades, Distúrbios e Transtornos de Aprendizagem. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
TALMAS, E. V.. Transtornos Globais do desenvolvimento. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
TALMAS, E. V.. Transtornos Globais do Desenvolvimento. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
TALMAS, E. V. ; TALMAS, E. V. . Projeto Pedagógico do curso de Psicologia. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Revisão do texto do Projeto Pedagógico de curso).

2.
TALMAS, E. V.. Transtornos Globais do Desenvolvimento. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Projeto pedagáogico do curso de Extensão em TGD).

3.
TALMAS, E. V.. Curso de especialização em Educação Especial numa perspectiva inclusiva. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Projeto pedagáogico do curso de pós-graduação em Educação Especial).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
TALMAS, E. V.. VII Semana Acadêmica da FMG. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/11/2018 às 1:24:20