Vanessa Sonia Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7219370079101126
  • Última atualização do currículo em 06/12/2018


Doutora em Comunicação Social pela Universitat Pompeu Fabra (2017). Mestre em Sistemas Cognitivos e Meios Interativos (Universitat Pompeu Fabra, 2011) e em Comunicação Social, linha de pesquisa Imagem e Som (Universidade de Brasília, 2006). Graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (2002). Artista e pesquisadora multimídia, cuja experiência acadêmica e atuação profissional perpassam os seguintes temas: cinema documentário, narrativa audiovisual, comunicação digital e interativa, mídias móveis e locativas, realidade aumentada e virtual, jogos. Ministra cursos e desenvolve metodologias para processos formativos em audiovisual. Desenvolveu trabalhos junto a coletivos artísticos ligados à apropriação tecnológica, redes sociotécnicas e software livre. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Vanessa Sonia Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, V.;Santos, Vanessa;Santos, Vanessa Sonia

Endereço


Endereço Profissional
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Coração Eucarístico
30535901 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (031) 33194444
URL da Homepage: www.pucminas.br


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2017
Doutorado em Comunicação.
Universitat Pompeu Fabra, UPF, Espanha.
com período co-tutela em Universidade Federal da Bahia (Orientador: Karla Schuch Brunet).
Título: Designing Mobile Narratives: discursive strategies and interaction modes in Locative Media Art, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Roc Pares i Burques.
Coorientador: Karla Schuch Brunet.
Palavras-chave: midias locativas; narrativas interativas; comunicação ubiqua; comunicação móvel; espaço urbano.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Arte Eletrônica.
2010 - 2011
Mestrado em Sistemas Cognitivos y Medios Interactivos.
Universitat Pompeu Fabra, UPF, Espanha.
Título: Navigation mechanisms and recollection of historical data,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Paul F M J Verschure.
Coorientador: Alberto Betella; Ulysses Bernardet.
Bolsista do(a): Universitat Pompeu Fabra, UPF, Espanha.
Palavras-chave: navegação; realidade virtual; dispositivos móveis; sistemas interativos; big data; vizualização de dados.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Neurociência.
2004 - 2006
Mestrado em Comunicação.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Narradores da cidade - táticas estéticas de renovação da linguagem cinematográfica documental,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Dácia Ibiapina da Silva.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: cinema documentário; espaço urbano; narrativa; estética.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Imagem e Som / Especialidade: Cinema Documentário.
1998 - 2002
Graduação em Jornalismo.
Centro Universitário de Belo Horizonte, UniBH, Brasil.
Título: No princípio era o verbo; e o verbo se fez imagem: o papel da fotografia na reformulação gráfica dos jornais impressos..
Orientador: Marcus Antônio Assis Lima.




Formação Complementar


2004 - 2004
Edição de Vídeo Não-Linear. (Carga horária: 90h).
Escola de Tecnologia e Design, OZI, Brasil.


Atuação Profissional



Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto 1, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto 1, Carga horária: 6

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente 1, Carga horária: 6

Atividades

08/2018 - 12/2018
Ensino, Relações Públicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Produção Audiovisual
10/2018 - 11/2018
Ensino, Pós-graduação em Comunicação Digital, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Produção Audiovisual em Mídias Digitais Interativas
10/2018 - 11/2018
Ensino, Pós-Graduação em Criação Publicitária e Produção Audiovisual, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Produção Audiovisual em Mídia Digital Interativa
09/2018 - 11/2018
Ensino, Comunicação Social - Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Seminário: Vídeo Mobile.
08/2018 - 10/2018
Ensino, Relações Públicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Seminário III: Vídeo Mobile na Comunicação Organizacional
05/2018 - 06/2018
Ensino, Comunicação Digital, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Produção Audiovisual em Mídias Digitais e Interativas.
03/2018 - 06/2018
Ensino, Relações Públicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Seminário III: Video Mobile na Comunicação Organizacional.
11/2017 - 12/2017
Ensino, Comunicação Digital, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Produção Audiovisual em Mídias Digitais e Interativas
09/2017 - 11/2017
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Jornalismo Mobile

Centro Universitário UNA, UNA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 5

Atividades

05/2015 - 12/2015
Ensino, Jornalismo Audiovisual, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Projetos Transmídia
Webdocumentário

Hangar, HANGAR, Espanha.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Residente, Enquadramento Funcional: Artista, Carga horária: 40

Atividades

09/2014 - 11/2014
Pesquisa e desenvolvimento , Residencia Artística, .

Linhas de pesquisa
Mídia Locativa

Blast Theory, BLAST THEORY, Inglaterra.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 40

Atividades

02/2014 - 05/2014
Serviços técnicos especializados , Programa de Voluntariado, .

Serviço realizado
Filmagem e edição, teste e preparação de equipamentos, marketing e publicidade digital, produção de eventos, arquivo..

Universitat Pompeu Fabra, UPF, Espanha.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador Assistente, Carga horária: 30

Atividades

09/2011 - 11/2012
Pesquisa e desenvolvimento , Laboratory of Synthetic Perceptive, Emotive and Cognitive Systems - SPECS, .

09/2011 - 11/2012
Serviços técnicos especializados , Laboratory of Synthetic Perceptive, Emotive and Cognitive Systems - SPECS, .

Serviço realizado
Implementação do projeto CEEDS (The Collective Experience of Empathic Data Systems), financiado pela European Commission FP7.

Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 20

Atividades

06/2010 - 06/2010
Ensino, Composição e Arte Contemporânea, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Composição e Multimeios

Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40

Atividades

07/2009 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Artes, .

07/2009 - 07/2009
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Artes, Instituto de Artes.

Atividade realizada
Curadoria coletiva e ensino no Projeto Artes Mídia em Código Aberto..

Associação Imagem Comunitária-Grupo Pesq. Exp. em Mídias de Acesso Público, AIC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Jornalista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2008 - 02/2009
Direção e administração, Associação Imagem Comunitária, .

Cargo ou função
Gestor do projeto "Rede Juventude de Atitude" .
03/2007 - 07/2007
Ensino, Produção Audiovisual, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Processo Formativo em Produção Audiovisual

Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação, IPTI/SE, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Pesquisador-Bolsista, Enquadramento Funcional: Apoio Técnico, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

07/2005 - 12/2006
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação - São Paulo, .

Linhas de pesquisa
Cultura Digital
07/2005 - 12/2006
Serviços técnicos especializados , Secretaria de Programas e Projetos Culturais, .

Serviço realizado
Implementação do Projeto BRA/04/051 - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e Ministério da Cultura, Projeto Cultura Viva/Pontos de Cultura..

Lide Soluções Integradas em Comunicação, LIDE, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Comunicador, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2003 - 02/2004
Serviços técnicos especializados , Petrobras Transportes S.A - Transpetro, .

Serviço realizado
Implementação do Plano de Comunicação Comunitária de Convivência e Co-responsabilidade das Comunidades do Entorno das Faixas de Dutos..

Agência Nacional dos Direitos da infância, ANDI, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Editora Assistente, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

12/2002 - 03/2003
Serviços técnicos especializados , Editoria de Mídia Infanto Juvenil, .

Serviço realizado
Edição de boletins, monitoramento da produção editorial de mídia jovem, pesquisa e análises quanti-qualitativas do comportamento editorial das mídias impressa e televisiva..

Sinal de Fumaça - A comunicação Original, SINAL DE FUMAÇA, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Profissional Autônomo, Enquadramento Funcional: Jornalista, Carga horária: 30

Atividades

07/2002 - 07/2002
Serviços técnicos especializados , Universidade Federal de São João del Rey, .

Serviço realizado
Assessoria de Comunicação do Festival de Inverno da Funrey.
05/2002 - 06/2002
Serviços técnicos especializados , Secretarias Estadual de Cultura e Turismo, .

Serviço realizado
Apuração e redação do "Catálogo do Circuito Minas de Festivais Culturais"..

Centro Universitário de Belo Horizonte, UniBH, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Programador, Carga horária: 12

Atividades

11/2001 - 06/2002
Estágios , TV Universitária, .

Estágio realizado
Controle Mestre de Programação.

Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, P/BELO HORIZONTE, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Jornalista, Carga horária: 20

Atividades

08/2000 - 05/2002
Estágios , Secretaria Municipal de Cultura, .

Estágio realizado
Assessoria de Comunicação.

Prefeitura Municipal de Betim, PMB, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Jornalista, Carga horária: 20

Atividades

10/1999 - 09/2000
Estágios , Assessoria de Comunicação, .

Estágio realizado
Apuração e redação do jornal comunitário "Pé na Rua"..


Linhas de pesquisa


1.
Cultura Digital

Objetivo: 1) desenvolvimento de infra-estruturas e padrões para distribuição de conteúdo digital ? repositórios e interfaces (plataformas) para disponibilização de conteúdos; 2) desenvolvimento de softwares livres para criação artístico-cultural; 3) incentivo à formação de mídia labs para experimentação e prospecção em novas ferramentas para a cultura..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.
Palavras-chave: cultura digital; software livre; apropriacao tecnologica.
2.
Mineração de dados e sistemas de realidade virtual

Objetivo: 1) combinar pesquisa científica e inovação tecnológica para desenvolver sistemas baseados em realidade virtual destinados a melhorar o entendimento de grandes e complexos bancos de dados; 2) desenvolver uma aplicação de realidade aumentada para dispositivos móveis que agrega dados históricos sobre o Holocausto, a ser utilizada no contexto de museus..
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Interativa.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Tecnologias da Informação.
Palavras-chave: narrativas interativas; realidade aumentada; vizualização de dados; holocausto.
3.
Poéticas da Imagem / Artes Mídias e Saberes Livres

Objetivo: Reúne Investigações caracterizadas pelo pensamento colaborativo e hibridismo técnico, estabelecendo pontes entre a plástica e o digital. Promove ações artísticas (intervenções urbanas) que operam pelos princípios da Cultura Livre Digital valendo-se das ideias de arte participativa e inclusão digital via WEB 2.0 conjuntamente a ações multi-locais, como o ciberÀtrações charreteNet e o carROBOis..
Palavras-chave: intervenções urbanas; mídias digitais; ações artísticas; produção audiovisual; software livre.
4.
Mídia Locativa

Objetivo: Construir um ambiente de trabalho para reflexão, pesquisa e troca sobre os novos gêneros narrativos georreferenciados, mapeamento visual e sonoro, realidade aumentada, participação comunitária e redes sociais. Gerar pensamento crítico no campo das narrativas transmídia locativas e ver como o parâmetro de geoposição pode contribuir para a informação compartilhada descentralizada. Ao mesmo tempo, visa promover o uso dos sistemas Floss, Peer to Peer e open, em vez daqueles utilizados pelas empresas de telecomunicações e nas estratégias Smart Cities, cujos interesses estão longe de ser um verdadeiro espaço digital público..
Palavras-chave: mídia locativa; espaço urbano; intervenções urbanas; geolocalização.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Audiovisual.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Interativa.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Arte Mídia.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2017
Menção "excellent cum laude" à tese de doutorado "Designing Mobile Narratives", Universitat Pompeu Fabra.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANTOS, V.2018SANTOS, V.. Bricolagem metodológica na compreensão de performances interativas no espaço público. REVISTA ASPAS, v. 7, p. 78-96, 2018.

2.
SANTOS, V.2018SANTOS, V.. Narrative experiences in Locative Art. Digimag, v. 78, p. 27-38, 2018.

3.
SANTOS, V.2017SANTOS, V.. Tesis doctoral: Narrativas Móviles ? estrategias discursivas y modos de participación en el Arte Locativo. Hipertext.net (Barcelona), v. 15, p. 74-83, 2017.

4.
SANTOS, V.2017SANTOS, V.. Inter-relações entre o lúdico e o narrativo em uma experiencia geolocalizada com dinâmica de jogo. Metamorfose. Revista Interdisciplinar de Arte, Ciência e Tecnologia, v. 2, p. 338-352, 2017.

Capítulos de livros publicados
1.
Santos, Vanessa; Burguès, Roc Parés . Authoring a Serious Pervasive Game for Reflecting upon Urban Spaces. In: Anthony L. Brooks; Eva Brooks; Nikolas Vidakis. (Org.). Lecture Notes of the Institute for Computer Sciences, Social Informatics and Telecommunications Engineering. 1ed.: Springer International Publishing, 2018, v. , p. 74-84.

2.
SANTOS, V.; PARES, R. . Arte LocatIvo: narratividad y juego colectIvo en el espacio público aumentado. In: Lidia Bocanegra Barbecho; Ana García López. (Org.). Con la Red / En la Red: Creación, Investigación y Comunicación Cultural y Artística en la Era de Internet. 1ed.Granada: Universidad de Granada, 2017, v. , p. 443-472.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, V.. Between technological precision and artistic ambiguity in Locative Art.. In: 24th International Symposium on Electronic Art, 2018, Durban. Proceedings of the 24th International Symposium on Electronic Art., 2018. p. 61-66.

2.
SANTOS, V.; Gastão Frota . Cyber attractions of WagonNet: modes of activist engagement for reclaiming the public space.. In: 24th International Symposium on Electronic Art, 2018, Durban. Proceedings of the 24th International Symposium on Electronic Art, 2018. p. 123-129.

Artigos aceitos para publicação
1.
SANTOS, V.. Rider Spoke y la interpretación del patrimonio de las ciudades a partir de la memoria urbana expresa en micro-historias geolocalizada. Quiroga Revista del Patrimonio Iberoamericano, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, V.. Between technological precision and artistic ambiguity in Locative Art.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
SANTOS, V.; Gastão Frota . Cyber attractions of WagonNet: modes of activist engagement for reclaiming the public space.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
SANTOS, V.. Performative and Embodied Narrative Experiences. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SANTOS, V.. Playing with connotative and denotative meanings of the urban space in a geolocated performance. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SANTOS, V.. Chronica Mobilis: um estudo de caso de eventos cinematográficos interativos e geolocalizados. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
SANTOS, V.. Investigating Locative Art through a methodological bricolage. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
SANTOS, V.. Authoring a Pervasive Serious Game for Reflecting upon Urban Spaces. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
SANTOS, V.. Chronica Mobilis: el diseño de una narrativa geolocalizada con dinámica de juego. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SANTOS, V.. La movilidad y los cambios narrativos en la era de la ubicuidad. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS, V.. Virada RP: Video Mobile.. 2018. .

2.
SANTOS, V.. Semana de Museus CCBB Belo Horizonte: Processos Compartilhados.. 2018. .

3.
SANTOS, V.. Narrativas Digitales Interactivas. 2017. .

4.
SANTOS, V.; PARÉS BURGUÈS, R. ; EGANA, L. . Geoartivismos: Medios Locativos, Artes, Digitales, Acción Social. 2015. .

5.
SANTOS, V.; MOSCOZO, A. . Chronica Mobilis: narrativas interativas e geolocalizadas. 2015. .

6.
SANTOS, V.; José Pereita Neto ; Daniel Madsen . Meta-Mídia: Ações Colaborativas em Tecnologia de Baixo Custo. 2009. .

7.
SANTOS, V.; Silvia Amelia . Produção Audiovisual com Software Livre. 2009. .

8.
SANTOS, V.; Newton Goto ; Lúcio Araújo . Circuitos Compartilhados: registros de ações artísticas em circuitos autodependentes.. 2008. (Editoração/Coletânea).

9.
SANTOS, V.; Maria Lu . Edição Não-Linear com Software Livre. 2007. .


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
SANTOS, V.; GOTO, N. ; Simone Bittencourt . Circuitos Compartilhados - CCTV. 2018. Animação.

2.
SANTOS, V.. Chronica Mobilis. 2014. Performance.

3.
VERSCHURE, P. ; MURA, A. ; SANTOS, V. ; PACHECO, D. . Here: Space of Memory. 2012. Instalação.

4.
Gastão Frota ; SANTOS, V. ; Bráulio Brito ; Silvia Amelia ; Carlos Paulino . Mostra Artes Mídia em Código Aberto. 2009. Instalação.

5.
Carlos Paulino ; Glerm Soares ; Lúcio Araújo ; Otávio Camargo ; Ricardo Palmieri ; Simone Bittencourt ; SANTOS, V. . Conserto. 2007. Instalação.

6.
SANTOS, V.; Ricardo Palmieri ; Leornardo Germani ; Jean Habib ; Maria Lu . Web TV Preto Velho. 2007. Performance.

7.
SANTOS, V.; Glerm Soares . Toscolão - Novas Bases Instrumentais. 2007. Vídeo.

8.
SANTOS, V.; Pontos de Cultura ; Coletivo Estudio Livre . Mosaico FestiSesi. 2007. Vídeo.

9.
SANTOS, V.; Thiago Novaes ; Caetano Ruas ; Fábio Moura ; Margareth do Nascimento ; Maria Clara Azevedo . Intercambiando. 2006. Vídeo.

10.
SANTOS, V.. Aqui Estaremos Bem. 2002. Vídeo.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
FLORES, L. F.; AYRES, L.; SANTOS, V.. Participação em banca de Jaques Diogo Ramos de Azevedo. Projeto de Documentário sobre o Frei Cláudio Van. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Jornalismo Audiovisual) - Centro Universitário UNA.

2.
AYRES, L.; FLORES, L. F.; SANTOS, V.. Participação em banca de Victor Schwaner Gontijo. BatBike. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Jornalismo Audiovisual) - Centro Universitário UNA.

3.
SANTOS, V.. Participação em banca de Bernadete do Belém de Andrade. Arte Contemporânea: Interatividade, Intervenção no Espaço e Provocação ao Público. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Composição e Arte Contemporânea) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MAIA, V.; SANTOS, V.. Participação em banca de Melissa Andrade Coelho.Desafios do Jornalismo Móvel: Análise da Imprensa de Belo Horizonte. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
24th International Symposium on Electronic Art (ISEA2018).Between technological precision and artistic ambiguity in Locative Art.. 2018. (Simpósio).

2.
24th International Symposium on Electronic Art (ISEA2018).Cyber Attractions of Wagonnet: modes of activist engagement for reclaiming the public space.. 2018. (Simpósio).

3.
2nd Open Fields conference VIRTUALITIES AND REALITIES. Investigating Locative Art through a Methodological Bricolage. 2017. (Congresso).

4.
6th EAI International Conference: ArtsIT, Interactivity & Game Creation. Authoring a Serious Pervasive Games for Reflecting upon Urban Spaces. 2017. (Congresso).

5.
Besides the Screen. Chronica Mobilis: um estudo de caso de eventos cinematográficos interativos e geolocalizados. 2017. (Congresso).

6.
International Federation of Theater Research Conference. ?Playing with connotative and denotative meanings of the urban space in a geolocated performance. 2017. (Congresso).

7.
XXIV Udine International Film Studies Conference. Performative and Embodied Narrative Experiences. 2017. (Congresso).

8.
Geoartivismos: Medios Locativos, Artes Digitales, Acción Social.Chronica Mobilis: experiências narrativas geolocalizadas.. 2015. (Encontro).

9.
Taula de Nova Recerca.La movilidad y los cambios narrativos en la era de la ubicuidad. 2015. (Seminário).

10.
Jornada Chronica Mobilis.Novos gênereros narrativos em debate. 2014. (Encontro).

11.
Submidialogia II - Subvertendo a Mídia. 2006. (Encontro).

12.
Submidialogia I - Subvertendo a Mídia. 2005. (Encontro).

13.
A Agência Nacional do Cinema e Audiovisual - ACINAV e o fortalecimento da produção. 2004. (Seminário).

14.
O Roteiro no Documentário: entre a ficção e a realidade. 2004. (Oficina).

15.
Ozu e Misoguchi: Mestres do Cinema Japonês. 2004. (Seminário).

16.
Simpósio Internacional - Comunicação e Experiência Estética. 2004. (Simpósio).

17.
Documentário e Narrativa. 2002. (Oficina).

18.
Encontro Mundial de Artes Cênicas. 2002. (Encontro).

19.
Realização em Vídeo Digital. 2001. (Oficina).

20.
Introdução à Realização Cinematográfica. 2000. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS, V.; MOSCOZO, A. . Jornada Chronica Mobilis. 2014. (Outro).

2.
Bráulio Brito ; Carlos Paulino ; Gastão Frota ; Silvia Amelia ; SANTOS, V. . Mostra Artes Mídia em Código Aberto. 2009. (Exposição).

3.
SANTOS, V.; Adriana Veloso . Cibersalão.br. 2007. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Sandrine Rodrigues Nascimento. Aspectos que sustentam o ?sucesso? e a visibilidade conquistada pelos Youtubers.. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Comunicação Digital) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Vanessa Sonia Santos.

2.
Ana Luisa Altieri Pereira. Videoaula no YouTube Aspectos estéticos e de conteúdo de um canal educativo na plataforma.. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Comunicação Digital) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Vanessa Sonia Santos.

3.
Denise Basso Pesk. O Deslocamento do Objeto na Arte Contemporânea Informando um Processo Criativo. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Composição e Arte Contemporânea) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Vanessa Sonia Santos.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
SANTOS, V.; PARÉS BURGUÈS, R. ; EGANA, L. . Geoartivismos: Medios Locativos, Artes, Digitales, Acción Social. 2015. .

2.
SANTOS, V.; MOSCOZO, A. . Chronica Mobilis: narrativas interativas e geolocalizadas. 2015. .




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 10/12/2018 às 16:26:57