Flávia Serrano Batista

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9148729105309413
  • Última atualização do currículo em 20/11/2018


Possui graduação em Biomedicina pelo Centro Universitário Barão de Maua (2002), doutorado em Biologia Experimental pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Atualmente é Coordenadora do Curso de Biomedicina do Centro Universitário São Lucas - UniSL. Biomédica no Centro de Pesquisa em Medicina Tropical - SESAU/Rondônia. Tem experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Parasitologia Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: Diagnóstico Laboratorial em Parasitologia, Protozoários Coccídeos, Vigilância Epidemiológica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Flávia Serrano Batista
Nome em citações bibliográficas
BATISTA, Flávia Serrano

Endereço


Endereço Profissional
Centro de Pesquisa em Medicina Tropical - Rondônia, Centro de Pesquisa em Medicina Tropical - CEPEM/RO.
Avenida Guaporé - até 385 - lado ímpar
Lagoa
76812329 - Porto Velho, RO - Brasil
Telefone: (69) 32165442
URL da Homepage: http://flavia.serranob@gmail.com


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2008
Mestrado em Biologia Odontológica.
Universidade de Taubaté, UNITAU, Brasil.
Título: Disssertação,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Celso Silva Queiroz.
Setores de atividade: Saúde Humana; Outros Setores.
2001 - 2002
Especialização em Analise Ambiental. (Carga Horária: 360h).
Centro Universitário Barão de Maua, CUBM, Brasil.
Título: VMP - de formol em tubulações de água de laboratório de controle de qualidade em industria farmaceutica.
Orientador: Alessandra Scopinho.
1996 - 2002
Graduação em Biomedicina.
Centro Universitário Barão de Maua, CUBM, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2013
Curso de Bioética Aplicada às Pesquisas Envolvendo. (Carga horária: 180h).
Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, ENSP, Brasil.


Atuação Profissional



Centro Universitário São Lucas, UNISL, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora e Docente - Biomedicina, Carga horária: 40


Centro de Pesquisa em Medicina Tropical - Rondônia, CEPEM - RO, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Biomédica, Carga horária: 40
Outras informações
Atuação no Laboratório de Microbiologia com projetos de pesquisa (em andamento).


Agencia de Vigilânica em Saúde, AGEVISA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Biomédica, Carga horária: 40
Outras informações
Atuei na Agência de Vigilância em Saúde como Coordenadora dos seguintes programas: - Malária - Leishmaniose - Esquistossomose - Toxoplasmose Participei ativamente da investigação do Surto de Toxoplasmose que ocorreu em 2011. Realizei muitas atualizações para diagnóstico laboratorial da Malária - LACEN/RO Realizei palestras para o monitoramento das doenças diarreicas agudas, após ter participado da investigação do surto. Realizei treinamento com a técnica de Kato-Katz, pelo Kit Helm-Test da biomanguinhos para o LACEN, com o intuito de prepara-los para o inquérito de esquistossomose Organizei eventos em cada uma das coordenações em que pertenci, solicitei minha transferência para o CEPEM com o intuito de realizar meu Doutorado e reforçar minha contribuição para o CEP.

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora Estadual do Programa de Malária, Carga horária: 40
Outras informações
Quando na coordenação do Programa Estadual de Malária participaei da fase de implantação do COARTEM (medicamento para P. falciparum)no estado de Rondônia com treinamento e implantação. Desenvolvimento de Reuniões Técnicas para discussão epidemiologica do agravo

Atividades

08/2007 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Agência de Vigilância em Saúde, Agência de Vigilância em Saúde.

Atividade realizada
Coordenadora Estadual do Programa de Controle da Leishmaniose.

Faculdade de Educação de Porto Velho, UNIPEC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: DOCENTE, Carga horária: 60
Outras informações
DISCIPLINA MINISTRADA NO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATU SENSO - PARASITOLOGIA CLÍNICA

Atividades

05/2007 - 06/2007
Ensino, BIOLOGIA HUMANA, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
PARASITOLOGIA CLÍNICA

Faculdade de Pimenta Bueno, FAP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: PÓS-GRADUÇÃO
Outras informações
Ministrante da Disciplina de Vigilância em Saúde no curso de pós-graduação em Saúde Pública e Saúde da Família, com carga horária 30 hs no período de 18 e 19; 25 e 26 de julho de 2009



Projetos de pesquisa


2014 - Atual
ESTUDO FENOTÍPICO E GENOTÍPICO DE ENTEROPATÓGENOS ISOLADOS DE ANÁLISES COPROSCÓPICAS DE INDIVÍDUOS INFECTADOS PELO HIV/AIDS, NO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO - RO
Descrição: Os Enteropatógenos caracterizam-se por importante causa de infecções gastrointestinais em pacientes portadores do vírus da imunodeficiência humana ? HIV. Principalmente os portadores de contagem CD4 > 200 mm3. As condições socioeconômicas, cultural e ambiental são determinantes para que ocorram com maior frequência os casos de gastroenterites nesse grupo de risco. O número de internações por gastroenterites é maior onde o investimento em saneamento básico é menor, essa questão é mais evidenciada no norte do país, onde o percentual de investimento em saneamento é menor. Algumas infecções comportam-se como oportunistas outras como assintomáticas, depende das condições imunológicas dos indivíduos. Podem ser causados por grupos de bactérias, vírus, protozoários, helmintos e fungos, onde o diagnóstico laboratorial torna-se muitas vezes deficiente quando se trata de um grande espectro para encontro de enteropatógenos, não sendo aplicadas em rotina laboratorial no serviço de saúde técnicas mais específicas e necessárias. Dessa forma considera-se importante identificar os enteropatógenos nos pacientes soropositivos de todas as idades internados ou não, assistidos pelo Serviço de Atendimento Especializado (SAE) da Policlínica Rafaela Vaz e Silva e do Centro de Medicina Tropical ? CEMETRON, hospital de referência do Estado de Rondônia no atendimento ao paciente com quadro de AIDS. Como forma de estabelecer parcerias com o serviço prestado ao paciente, bem como de trabalhar a importância da prevenção dos enteropatógenos dentro da realidade regional existente, melhorando a qualidade de vida dos portadores do vírus da imunodeficiência humana..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Flávia Serrano Batista - Coordenador / Najla Benevides Matos - Integrante / Juliana Cordeiro de Luca - Integrante.
2013 - Atual
ESTUDO QUALITATIVO DO CONHECIMENTO DOS PROFISSIONAIS MÉDICOS E ENFERMEIROS NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE QUANTO AO DIAGNÓSTICO LABORATORIAL E TRATAMENTO DA TOXOPLASMOSE NOS MUNICÍPIOS DE JI-PARANÁ, OURO PRETO D?OESTE, JARU E PORTO VELHO NO ESTADO DE ROND
Descrição: Avaliar a forma como o tratamento e diagnóstico tem sido realizado em gestantes, dependendo dos períodos gestacionais, bem como nos casos de toxoplasmose adquirida e aguda nos municípios de Ji-paraná, Ouro Preto d?Oeste, Jaru e Porto Velho no Estado de Rondônia com Médico e Enfermeiros e Laboratório Central de Rondônia através do preenchimento de formulário com perguntas pertinentes ao agravo. Metodologia: O projeto tem caráter qualitativo e será realizado mediante aplicação de formulário com perguntas específicas do diagnóstico e tratamento da toxoplasmose para médicos e enfermeiros que trabalham nas Unidades Básicas de Saúde e que realizam o tratamento da toxoplasmose nos municípios de Ji-Paraná, Ouro Preto d?Oeste, Jaru e Porto Velho. Será realizada entrevista no LACEN como forma de entender os trâmites de realização e liberação de diagnóstico de toxoplasmose..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Flávia Serrano Batista - Coordenador / Lima, Sonia Maria Dias - Integrante.Financiador(es): Fundação Rondônia - Outra.


Membro de corpo editorial


2015 - Atual
Periódico: Revista Eletrônica Saber Científico - Faculdade São Lucas


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Parasitologia.
2.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.
3.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Epidemiologia.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BATISTA, Flávia Serrano; LUCA, J. C. ; MIRANDA, L. S. ; MATOS, N. B. ; SILVA, N. C. . Identificação de Enteropatógenos Isolados de Análises Coproscópicas de Indivíduos infectados pelo HIV/Aids, no município de Porto Velho - RO, Resultados Parciais. In: 51° Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2015, Fortaleza - CE. DOENÇAS TROPICAIS: DO ENSINO E PESQUISA AOS SERVIÇOS DE SAÚDE. Fortaleza-CE: Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2015. v. 51. p. 477-2446.

2.
BATISTA, Flávia Serrano; COGUETTO, V. ; SIQUEIRA, R. ; LUCA, J. C. . Utilização de Técnicas parasitológicas distintas em Pacientes HIV/AIDS Internados no Centro de Medicina Tropical - CEMETRON, no Município de Porto Velho - RO. In: 50° Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2014, Rio Branco - AC. Utilização de Técnicas parasitológicas distintas em Pacientes HIV/AIDS Internados no Centro de Medicina Tropical - CEMETRON, no Município de Porto Velho - RO. RIO BRANCO: Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2014. v. 50. p. 01-438.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BATISTA, Flávia Serrano; MATOS, N. B. ; Lima, Sonia Maria Dias ; LUCA, J. C. . TOXOPLASMOSE EM GESTANTES: Estudos Preliminares em Unidades Básicas de Saúde ? UBS?s no Município de Porto Velho ? RO. In: 51° Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2015, Fortaleza CE. DOENÇAS TROPICAIS: DO ENSINO E PESQUISA AOS SERVIÇOS DE SAÚDE. Fortaleza-CE: Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2015. v. 51. p. 283-2446.

2.
Lima, Sonia Maria Dias ; BATISTA, Flávia Serrano . Perfil Epidemiológico da Paracoccidioidomicose em Rondônia 1997 a 2008. In: XLVII CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA TROPICAL, 2011, NATAL. XLVII CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA TROPICAL - Tema Central: Doenças tropicais e Centros Urbanos. Natal - RN, 2011.

3.
BATISTA, Flávia Serrano; Lima, Sonia Maria Dias . Esquistossmose: Risco de Transmissão em Rondônia. In: XLVII CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA TROPICAL, 2011, Natal - RN. XLVII CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA TROPICAL - Tema Central: Doenças tropicais e Centros Urbanos. Natal - RN, 2011.

4.
BATISTA, Flávia Serrano; Amanate, Carlos Antônio ; Lima, Sonia Maria Dias . The changing risk in the Epidemiologic Profile of Schistosomiasis in Rondônia State. In: International Symposium on Schistosomiasis, 2010, Rio de Janeiro. The changing risk in the Epidemiologic Profile of Schistosomiasis in Rondônia State. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz, 2010. v. 12. p. 1-429.

5.
Lima, Sonia Maria Dias ; BATISTA, Flávia Serrano ; Ramalhaes, Maria Augusta . Segundo Caso Autóctone de Doença de Chagas - Rondônia - Brasil. In: XLV Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2009, Recife. Segundo Caso Autóctone de Doença de Chagas - Rondônia - Brasil. Uberaba - MG: Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2009. v. 42. p. 1-602.

Apresentações de Trabalho
1.
BATISTA, Flávia Serrano; Lima, Sonia Maria Dias ; MATOS, N. B. ; MIRANDA, L. S. . SEMINÁRIO FINAL PPSUS-2013. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
BATISTA, Flávia Serrano; GALVAO, L. A. S. ; ROSA, A. G. S. L. ; MATOS, N. B. . SEMINÁRIO MARCO ZERO PPSUS-2016. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
ALVES, R. ; NAVARRO, I. T. ; DUTRA, L. H. ; TREVISAN, R. ; BATISTA, Flávia Serrano . Manual de Condutas e Controle de Doenças de Veiculação Hídrica. Brasília: Ministério da Saúde - Brasil, 2012 (Manual - Ministério da Saúde).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BATISTA, Flávia Serrano. Endemias em Rondônia. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
BATISTA, Flávia Serrano; Lima, Sonia Maria Dias ; BARBIERE, A. . Capacitação em Diagnóstico e Tratamento de Leishmaniose, Doença de Chagas e Paracocccioidomicose. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
BATISTA, Flávia Serrano. Palestra: Relação dos Exames Laboratoriais com a Nutrição. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
BATISTA, Flávia Serrano. Mini-curso: Malária. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
BATISTA, Flávia Serrano. Palestra: Profissão Biomédicas. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
BATISTA, Flávia Serrano. Campanha de Prevenção à Diabetes e Dislipidemias. 2004. (Campanha).

6.
BATISTA, Flávia Serrano. Mini-curso: Análises Microbiológica da Água. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
BATISTA, Flávia Serrano. Treinamento: Diagnóstico Clássico e Molecular de Hemoglobinopatias. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Demais trabalhos
1.
BATISTA, Flávia Serrano; MARES, luna ; MARTINS, R. . Projeto Jeca Tatu - Enteroparasitoses e outros preditores de qualidade de vida no Bairro Planalto - município de Porto Velho - RO. 2007 (Projeto de Extensão) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Carla Celedônio Freire Fernandes; BATISTA, Flávia Serrano; Camila Maciel de Souza. Participação em banca de Michele da Silva Morais.Anticorpos de Camelídeos como Ferramenta de Terapia e Diagnóstico de Doenças Humanas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Centro Universitário São Lucas.

2.
Rodrigues, Marques Fernando; BATISTA, Flávia Serrano; Katia Regina Coimbra Tobias. Participação em banca de Alana A. Pereira Costa.Refratariedade à Malária por P. vivax em indivíduos Afro-Americanos fenótipos Duffy incomuns. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário São Lucas.

3.
BATISTA, Flávia Serrano. Participação em banca de Géssica Grangeiro Clemente.Contaminação da Doença de Chagas por Transmissão oral na Região Amazônica do Brasil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário São Lucas.

4.
Fabiana Daltro; BATISTA, Flávia Serrano. Participação em banca de Maiara Oliveira Soltovski.Identificação de Deficiência de Glicose 6-fosfato desidrogenase (G6PD) em indivíduos portadores de Malária no município de Porto Velho e Região.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário São Lucas.

5.
Tony Hiroshi Katsuragawa; BATISTA, Flávia Serrano. Participação em banca de Alzemar Alves de Lima.Malária em Porto Velho: Análise Epidemiológica Através de Informações Secundárias (2004-2014). 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário São Lucas.

6.
Katia Regina Coimbra Tobias; BATISTA, Flávia Serrano. Participação em banca de Ariane Fernanda da Silva.Asma e Rinite Alérgica: Aspectos Etiológicos, Clínicos e Terapêuticos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário São Lucas.

7.
Fabiana Daltro; BATISTA, Flávia Serrano. Participação em banca de Nadiele Honorato Sawada.Avaliação de Anemia e Enteroparasitas Associadas a Fatores Nutricionais em Crinaças de Porto Velho/RO que frequentam Creche Escolar. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário São Lucas.

8.
BATISTA, Flávia Serrano. Participação em banca de Ana Paula Takahashi Fernandes.Controladores de Elite e suas Implicações para Infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana Tipo 1 (HIV- 1). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário São Lucas.

9.
BATISTA, Flávia Serrano. Participação em banca de Liz Maria Gomes, Maria Zelita Neta e Marilena Silva Brito.Amebíase por Entamoeba histolytica: manifestações Atípicas e Sistêmcias em Pacientes de Risco. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário São Lucas.

10.
BATISTA, Flávia Serrano. Participação em banca de Camila Ferreira Santos e Natalia de Oliveira Pinheiro.Abordagem Clínica e Diagnóstica da Candidíase Vulvovaginal. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário São Lucas.

11.
BATISTA, Flávia Serrano. Participação em banca de Suelen Maria Rodrigues Ribeiro.Prevalência de Infecção por Giardia lamblia nas creches brasileiras. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário São Lucas.

12.
Garcia, Bioni Carolina; BATISTA, Flávia Serrano; Marteline, Marco Aurélio. Participação em banca de Marcinete Latorre Almeida.Avaliação terapêutica do Triterpeno 3 β, 6 β, 16 β - Triidroxilup - 20 (29) - ENO isolado dos frutos de Combretum leprosum em animais infectados por Leishmania amazonensis.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Faculdade São Lucas.

13.
BATISTA, Flávia Serrano; Ramalhaes, Maria Augusta. Participação em banca de Maria Rosemeire da Silva.Atendimento prestado ao usuário com malária no Centro de Medicina Tropical - CEMETRON - RO. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade São Lucas.

14.
MARES, luna; BATISTA, Flávia Serrano; Oliveira, Vanderneide Costa de. Participação em banca de Maria Auxiliadora de Jesus.Enteroparasitoses e Estado Nutricional de Crianças e Adolescentes do Bairro Planalto em Porto Velho - RO. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade São Lucas.

15.
Vasconcelos, Pedrosa Luciano; BATISTA, Flávia Serrano. Participação em banca de Sandra.Avaliação da qualidade higiênico-sanitária da água em uma estufa hidropônica de Lactuca sativa (Alface) na cidade de Porto Velho - Rondônia. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Faculdade São Lucas.

16.
BATISTA, Flávia Serrano. Participação em banca de Gacilene Pinto de Souza Lima.Avaliação preliminar do perfil da malária: Fatores que contribuem para a incidência da malária no município de Porto Velho - Rondônia. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Faculdade São Lucas.

17.
BATISTA, Flávia Serrano. Participação em banca de Josmara dos Passos Carvalho.Uso da fita teste H2S para análise bacteriológica da água consumida pela população do bairro Ronaldo Aragão, zona leste de Porto Velho - RO.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Faculdade São Lucas.

18.
BATISTA, Flávia Serrano; MARES, luna. Participação em banca de Eline Messias de Oliveira.Avaliação Nutricional de Pacientes Internados com Malária no Hospital CEMETRON. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário São Lucas.

19.
BATISTA, Flávia Serrano. Participação em banca de Solange da Silva Costa.Verificação da Predominância do protozoário Giardia lamblia em pacientes atendidos no período de Fevereiro a Março de 2006 no laboratório Hemolab - Porto Velho-RO. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Centro Universitário São Lucas.

20.
BATISTA, Flávia Serrano. Participação em banca de Elisabeth N. Vasconcelos, Cássia Cândida e Câssia M. Duarte.Prevalência de Enteroparasitoses e Saneamento na Cidade de Porto Velho/RO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário São Lucas.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Seminário do Programa de Pesquisa para o Sistema Único de Saúde - SUS.Estudo Fenotípico e Genotípico de Enteropatógenos isolados de Análises Coproscópicas de indivíduos infectados pelo HIV/Aids no Município de Porto Velho - RO. 2017. (Seminário).

2.
52º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Toxoplasmose: A necessidade do processo de educação em saúde.. 2016. (Congresso).

3.
52º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Estudo morfológico de enteroparasitas em pacientes HIV/Aids internados no Centro de Medicina Tropical ? CEMETRON. 2016. (Congresso).

4.
52º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Relato de Caso: Isosporíase intestinal crônica em paciente HIV/Aids atendido no Serviço de Assistência Especializado - SAE, no município de Porto Velho ? RO. 2016. (Congresso).

5.
52º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Saúde Bucal: Autopercepção e impacto na qualidade de vida associados ao excesso de peso em portadores de Hepatite C. 2016. (Congresso).

6.
51º Congresso de Medicina Tropical. Identificação de Enteropatógenos isolados de análises coproscópicas de indivíduos infectados pelo HIV/Aids no Município de Porto Velho - RO, Resultados Parciais. 2015. (Congresso).

7.
?Multidisciplinary Malaria Research in the Era of Eradication?. 2014. (Simpósio).

8.
50° Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Utilização de Técnicas Parasitológicas Distintas em Pacientes HIV/AIDS Internados no Centro de Medicina Tropical - CEMETRON, no Município de Porto Velho - RO, Brasil. 2014. (Congresso).

9.
Capacitação em Diagnóstico e Tratamento de Leishmaniose, Doença de Chagas e Paracoccidioidomicose.Diagnóstico Laboratorial da Leishmaniose Tegumentar Americana. 2014. (Outra).

10.
Workshop - Transformando o conhecimento gerado. 2014. (Outra).

11.
11º Fórum de Ética em Pesquisa Clínica.Fórum de Ética em Pesquisa Clínica. 2013. (Outra).

12.
I Simpósio de Nanobiotecnologia de Rondônia e II Encontro de Pós-graduação de Rondôniagroi. 2013. (Simpósio).

13.
Encontro Extraordinário dos Comitês de Ética em Pesquisa.Encontro Extraordinário dos Comitês de Ética em Pesquisa. 2012. (Encontro).

14.
Treinamento em Boas Práticas Clínicas.Treinamento em Boas Práticas Clínicas. 2012. (Outra).

15.
Avaliação de Aprendizagem. 2011. (Oficina).

16.
Capacitação Pedagógica. 2011. (Encontro).

17.
XLVII Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Perfil Epidemiológico da Paracoccidioidomicose em Rondônia 1997 a 2008. 2011. (Congresso).

18.
XLVII Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Esquistossomose: Risco de Transmissão em Rondônia, Brasil. 2011. (Congresso).

19.
12º Simpósio Internacional sobre Esquistossomose.THE CHANGING RISK IN THE EPIDEMIOLOGIC PROFILE OF SCHISTOSOMIASIS IN RONDÔNIA STATE. 2010. (Simpósio).

20.
Oficina para Avaliação do Programa de Vigilância e Controle da Esquistossomose - PCE.Oficina para Avaliação do Programa de Vigilância e Controle da Esquistossomose - PCE. 2010. (Oficina).

21.
Ciclo de Palestras - Temas em Infectologia da Amazônia.Temas em Infectologia da Amazônia. 2009. (Outra).

22.
Curso Diagnóstico de Doenças infecciosas e Parasitárias. XLV Congresso Brasileiro de Medicina Tropical. 2009. (Congresso).

23.
I Encontro de Comitês de Ética do Estado de Rondônia.I Encontro de Comitês de Ética do Estado de Rondônia. 2009. (Encontro).

24.
XLV Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Segundo Caso Autóctone de Doença de Chagas - Rondônia - Brasil. 2009. (Congresso).

25.
24ª Reunião de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e 12ª Reunião de Pesquisa Aplicada em Leishmaniose.Reunião em Pesquisa de Leishmaniose e Doença de Chagas. 2008. (Outra).

26.
Métodos de Pesquisa em Medicina Tropical.24ª Reunião de Pesquisa Aplicada em Doença de chagas e 12ª Reunião de Pesquisa Aplicada em Leishmaniose. 2008. (Outra).

27.
15ª Reunião de Avaliação do Programa de Controle da Malária na Região Amazônica.Malária para o Estado de Rondônia - Propostas do PC da Malária. 2007. (Outra).

28.
5ª SEMANA DA BIOMEDICINA.MINI-CURSO DE LEISHMANIOSE. 2007. (Encontro).

29.
SEMINÁRIO ESTADUAL DE DST AIDS E HEPATITES VIRAIS. 2007. (Seminário).

30.
33º Congresso Brasileiro de Analises Clínicas. participante. 2006. (Congresso).

31.
Curso de Capacitação de aperfeiçoamento para Técnicos de Laboratório em Gestação de Alto Risco.Ministrante na área de Embriologia. 2005. (Outra).

32.
Curso de Extensão em imagenologia. 2005. (Outra).

33.
CURSO DE INFECTOLOGIA "Medicina Tropical".Curso de Infectologia - Apresentação Riquétias. 2005. (Outra).

34.
Programa de Capacitação Docente da Faculdade São Lucas. 2005. (Encontro).

35.
Curso de elaboração de Projetos Científicos. 2004. (Oficina).

36.
Esquadrão de Saúde da Base Aérea de Porto Velho.Campanmha de Prevenção à Diabetes e Dislipedemias. 2004. (Outra).

37.
II Seminário dos´Profissionais da Hemorrede do Estado de Rondônia. 2004. (Seminário).

38.
Palestra: Unidades de Conservação: Sustentabilidade e Cidadania.Palestra: Unidades de Conservação: Sustentabilidade e Cidadania. 2004. (Outra).

39.
6º Seminário Estadual de Recursos Hídricos.6º Seminário Estadual de Recursos Hídricos. 2003. (Seminário).

40.
Conferência Municipal de Meio Ambiente.Conferência Municipal de Meio Ambiente. 2003. (Outra).

41.
Curso de Relações Humanas. 2003. (Oficina).

42.
II Semana de Biomedicina.II Semana da Biomedicina. 2003. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SCHOTT, M. ; BATISTA, Flávia Serrano . Coaching para Biomédicos. 2016. (Outro).

2.
BATISTA, Flávia Serrano; BALDEZ, A. ; CABRAL, C. M. . Seminário de Toxoplasmose. 2011. (Outro).

3.
BATISTA, Flávia Serrano. I Atualização para Profissionais do Programa de Saúde da Família em Leishmanise. 2008. (Outro).

4.
BATISTA, Flávia Serrano. Semana de Biomedicina. 2008. (Outro).

5.
BATISTA, Flávia Serrano. Reunião de Avaliação Estadual do Programa de Controle da Malária. 2007. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Juliana Cordeira de Luca. Importância da conduta de diagnóstico laboratorial coproscópico em pacientes HIV/AIDS no Município de Porto Velho - RO. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário São Lucas. (Orientador).

2.
Laís Miranda. Estudo de Enteropatógenos em pacientes HIV/AIDS internados no Centro de Medicina Tropcial - CEMETRON. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário São Lucas. (Orientador).

3.
Jaqueline Ramos Roque. Toxoplasmose: Trabalho de Prevenção em Gestantes atendidas em Unidade Básica de Saúde no Município de Porto Velho - RO. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário São Lucas. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Renan Siqueira. Realização de mais de uma Técnica Parasitológica de Fezes para Encontro de Parasitas Intestinais em Pacientes Soropositivos Internados no CEMETRON - RO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário São Lucas. Orientador: Flávia Serrano Batista.

2.
Vanessa Coghetto. Pesquisa de Strongyloides stercoralis em Pacientes Soropositivos Internados no Centro de Medicina Tropical (CEMETRON) no município de Porto Velho - RO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário São Lucas. Orientador: Flávia Serrano Batista.

3.
Welington Dalbém Dos Santos. GIARDÍASE EM COMUNIDADE CARENTE DO BAIRRO PLANALTO NO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO ? RO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biomedicina) - Faculdade São Lucas. Orientador: Flávia Serrano Batista.

4.
Ana Cláudia Quintino de Souza. PREVALÊNCIA DE PARASITAS INTESTINAIS EM UMA CRECHE FILANTRÓPICA DO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO - RO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biomedicina) - Faculdade São Lucas. Orientador: Flávia Serrano Batista.

5.
Anne Caroline Medeiros Vasconcelos. PREVALÊNCIA DE PARASITAS INTESTINAIS EM UMA CRECHE FILANTRÓPICA DO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO - RO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biomedicina) - Faculdade São Lucas. Orientador: Flávia Serrano Batista.

6.
Ariane Silva da Costa. PREVALÊNCIA DE PARASITAS INTESTINAIS EM UMA CRECHE FILANTRÓPICA DO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO - RO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biomedicina) - Faculdade São Lucas. Orientador: Flávia Serrano Batista.

7.
Izabela Teixeira Melo. O Uso de medicamentos por gestantes que fizeram o Pré-Natal na Policlínica Halmilton Raulino Gondin. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário São Lucas. Orientador: Flávia Serrano Batista.

8.
Solange da Silva Costa. A Verificação da predominância do Protozoário Giardia lamblia em pacientes atendidos no período de fevereiro a março de 2006 no laboratório hemolab - Porto Velho - RO. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biologia) - Centro Universitário São Lucas. Orientador: Flávia Serrano Batista.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
BATISTA, Flávia Serrano; Lima, Sonia Maria Dias ; MATOS, N. B. ; MIRANDA, L. S. . SEMINÁRIO FINAL PPSUS-2013. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
BATISTA, Flávia Serrano; GALVAO, L. A. S. ; ROSA, A. G. S. L. ; MATOS, N. B. . SEMINÁRIO MARCO ZERO PPSUS-2016. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Cursos de curta duração ministrados
1.
BATISTA, Flávia Serrano; Lima, Sonia Maria Dias ; BARBIERE, A. . Capacitação em Diagnóstico e Tratamento de Leishmaniose, Doença de Chagas e Paracocccioidomicose. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 23:58:23