Giselle Madureira Bueno

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9607524572657474
  • Última atualização do currículo em 29/09/2018


Atualmente é professora dos cursos de Letras e Pedagogia da FAINAM e do curso de Pedagogia da UNIPAULISTANA. Concluiu Pós-Doutorado na área de Teoria e História Literária do Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP (Bolsa FAPESP). Fez Mestrado e Doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo; Bacharelado (Latim/Português) e Licenciatura Plena (Português) pela mesma instituição. Seus trabalhos de Mestrado e Doutorado, realizados com bolsas do CNPQ, têm por título: A luzinha dividida: violência e trauma em Grande Sertão: Veredas (2007) e Humor e alegria em Tutameia: terceiras estórias de Guimarães Rosa (2012). Publicou em 2011, pela EDUFAL, o livro: Uma Razão de Loucura: violência e trauma em Grande Sertão: Veredas. Estuda principalmente os temas: Guimarães Rosa, humor, paradoxo, absurdo e nonsense. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Giselle Madureira Bueno
Nome em citações bibliográficas
BUENO, Giselle


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2011
Doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Humor e alegria em "Tutameia: terceiras estórias" de Guimarães Rosa, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Regina Lúcia Pontieri.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: "Tutameia: terceiras estórias"; Guimarães Rosa; humor; alegria; absurdo.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2003 - 2006
Mestrado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A luzinha dividida: violência e trauma em "Grande Sertão: Veredas",Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Regina Lúcia Pontieri.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: "Grande Sertão: Veredas"; Guimarães Rosa; violência; trauma; representação; mal.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
1993 - 1999
Graduação em Letras - Latim/Português - Bacharelado/Lic.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Pós-doutorado


2013 - 2015
Pós-Doutorado.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes


Formação Complementar


2002 - 2002
O amor e o poder no universo rosiano. (Carga horária: 120h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2001 - 2002
O romance de M. de Assis: metafísica e história. (Carga horária: 120h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1993 - 2000
Língua Inglesa.
Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa - Santo André, CI, Brasil.
1998 - 1998
Língua Francesa. (Carga horária: 156h).
Aliança Francesa - Santo André, AF, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pós-Doutoranda/Bolsista FAPESP, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2013 - 02/2015
Pesquisa e desenvolvimento , IEL - Instituto de Estudos da Linguagem, .


Associação Princesa Isabel de Educação e Cultura - UNIB, APIEC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta Mestra, Carga horária: 16

Atividades

08/2007 - 05/2008
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria Literária; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestranda e Doutoranda do DTLLC

Atividades

02/2003 - 03/2012
Pesquisa e desenvolvimento , FFLCH - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, .


Centro Educacional Integrado Americano, FIA-CIAM, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2007
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora Assistente, Carga horária: 12

Atividades

03/2003 - 06/2007
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria Literária; Estilística; Literatura Portuguesa; Linguística; Literatura Brasileira
03/2003 - 06/2007
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Instrumental para Matemática
03/2003 - 06/2007
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Instrumental para Administração
03/2003 - 06/2007
Ensino, Informática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Instrumental para Informática

Centro Educacional Integrado Americano, FIA-CIAM, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8

Atividades

03/2002 - 06/2002
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguística; Teoria Literária

Centro Educacional Paulista - Lemos Monteiro, OBJETIVO, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora - Ensino Médio e Fundamental, Carga horária: 20

Atividades

02/2001 - 03/2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
02/2001 - 03/2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa; Redação; Análise de Texto

Centro Educacional Paulista - Alferes Bonilha, OBJETIVO, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora - Ensino Médio, Carga horária: 8

Atividades

02/2000 - 12/2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
Literatura Portuguesa; Análise de Texto; Literatura Brasileira

Centro Educacional Paulista - Silva Jardim, OBJETIVO, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora - Ensino Fundamental, Carga horária: 10

Atividades

08/2000 - 12/2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa

Faculdade Interação Americana, FAINAM, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8

Atividades

08/2018 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudo dos Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil
02/2018 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Produção de Texto em Língua Portuguesa
08/2017 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguística
02/2017 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Brasileira
02/2017 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Oficinas Pedagógicas na Educação Infantil
08/2016 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino dos Conteúdos de Língua Portuguesa
02/2016 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Imagens da Ética na Educação
02/2016 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos da Cultura e Folclore Brasileiros
08/2015 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Instrumental
08/2015 - Atual
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Instrumental
08/2015 - Atual
Ensino, Gestão de Recursos Humanos, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Instrumental
08/2015 - Atual
Ensino, Logística, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Instrumental
08/2015 - Atual
Ensino, Gestão de Recursos Humanos, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Empresarial - EAD

Centro Universitário Paulistano, UniPaulistana, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor III Nível I, Carga horária: 8

Atividades

08/2018 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da Educação; Currículos e Programas
08/2018 - Atual
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Interpretação de Texto
08/2018 - Atual
Ensino, Logística, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Interpretação de Texto
02/2018 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão do Conhecimento; Metodologia da Educação Infantil
08/2017 - Atual
Ensino, Logística, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa e Comunicação
08/2017 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Oficinas Pedagógicas na Educação Infantil; Educação de Jovens e Adultos
02/2017 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia Científica; Sociologia da Educação
02/2017 - Atual
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa e Comunicação


Linhas de pesquisa


1.
Literatura e Filosofia; Literatura e Sociedade; Literatura e Psicanálise; Literatura e Estilística; Literatura e Retórica.
2.
Literatura e Filosofia; Literatura e Estilística; Literatura e Retórica.


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
O humor anedótico em ?Aletria e hermenêutica? de Guimarães Rosa ? Fase II
Descrição: Haveria culturas macrossociais do cômico empiricamente observáveis? Alguns mitos equivocados e estereótipos com escasso fundamento científico à parte, sociólogos como Peter Berger, por exemplo, acreditam que sim: humores típicos de nação, profissão, etc. Neste sentido, o que dizer da localização social, cultural e histórica do humor do prefácio de "Tutameia: terceiras estórias"? A sensibilidade cômica da peça para em si mesma e exprime apenas a singularidade de estilo e pensamento da persona autoral Guimarães Rosa? Ou amplifica-se como traço, não representativo em acepção tradicional, mas sugestivo de toda uma época ou classe ou região ou país? Parece defensável que o humor do prefácio se engasta naquilo que Guimarães Rosa chamou de "lógica do ilógico": "somos o único povo da terra que pratica diariamente a lógica do ilógico, como prova nossa política". Esta forma singular e histórica de absurdo, que tem faces positivas e negativas, seria um dos apanágios de certo "sentir-pensar" próprio da "brasilidade", noção esta poética, imprecisa, subjetiva e indizível, fabulada por Rosa no cadinho da loucura e da circunspecção..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2015
O humor anedótico em "Aletria e hermenêutica" de Guimarães Rosa
Descrição: Propõe-se, neste projeto, uma interpretação de "Aletria e hermenêutica" de "Tutameia: terceiras estórias" à luz da temática do cômico, do humor e do nonsense. A ideia consiste em esquadrinhar, por meio de uma abordagem intratextual, se não todos, a maior parte dos intertextos ou pré-textos cuja costura dá corpo e sentido ao prefácio; dito de outro modo: interpretar detalhadamente aquilo que Guimarães Rosa achou de batizar com o nome de anedota de abstração. Com isto, visa-se não somente a descortinar os artifícios linguísticos das anedotas ou discutir o modus operandi da heurística rosiana, inteiramente atravessada pela consciência do absurdo, como também apreender a unidade precária urdida para o texto, a dinâmica de seu formato humorístico, retórico, poético e místico..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2012
Humor e alegria em "Tutameia: terceiras estórias" de Guimarães Rosa
Descrição: O objetivo é esmiuçar, com atenção aos tópicos da alegria e do humor, a obra "Tutameia: terceiras estórias" de João Guimarães Rosa. Apresentam-se, primeiramente, considerações teóricas e gerais sobre o tema, que aparece, no ficcionista mineiro, matizado pelas sombras da angústia, da dormência e do trágico. Discute-se, em seguida, a relação entranhada da própria forma lacunar da obra com esse espírito intransparente, ao mesmo tempo melancólico e venturoso, que a constitui. Finalmente, aborda-se o prefácio "Aletria e hermenêutica", examinando os artifícios de composição de algumas das anedotas, bem como a meditação rosiana sobre elas, de modo que se registrem certos movimentos paradoxais do texto, sério e espirituoso, poético e lógico-persuasivo, prosaico e sublime..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2003 - 2007
A luzinha dividida: violência e trauma em "Grande Sertão: Veredas"
Descrição: O trabalho consiste em uma reflexão sobre "Grande Sertão: Veredas", tendo como foco a temática da violência e o problema da representação literária. Na obra-prima rosiana, às vezes, a violência, exibida em sua fisionomia banal e rotineira, quando não estetizada, ainda pode ser dita assimilável e representável, seja pela resistência, costume e preparo bélico e psicológico envolvido em sua prática e recepção - a virilidade jagunça -, seja pela relativa aptidão das palavras para recuperar o vivido. E, mesmo em algumas ocasiões, quando a violência é trazida ao leitor na sua condição de cena hedionda e terrível, Riobaldo convoca a linguagem (ou anuncia ser capaz de fazê-lo) para que esta diga ou pareça dizer tudo. Finalmente, em outros momentos, nada disso acontece: a linguagem, mais marcadamente, titubeia e esbarra ante uma ferocidade a tal ponto desnorteante que se apequenam melancolicamente as possibilidades de comunicá-la. Esse desamparo linguístico pode assumir literariamente as feições de um trauma. É este conceito, portanto, que é utilizado para analisar algumas das imagens e (des)construções formais atadas à truculência e guerra no sertão rosiano..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Latim
Lê Razoavelmente.
Grego
Lê Razoavelmente.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2018
Prêmio Nega Tide - Melhor Enredo do Carnaval de Florianópolis, 2018 (Supervisão do Enredo 'Nas memórias de um Griot, surge Sua Majestade, o Samba' ), Instituto Cidade com Carinho.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BUENO, Giselle2016 BUENO, Giselle. 'O leite que a vaca não prometeu': uma interpretação de 'Aletria e hermenêutica' de Guimarães Rosa. Remate de Males, v. 36.2, p. 581-601, 2016.

2.
BUENO, Giselle2013 BUENO, Giselle. Humor, alegria e forma em 'Tutameia: terceiras estórias' de Guimarães Rosa. Cadernos do IL, v. 47, p. 55-71, 2013.

3.
BUENO, Giselle2013 BUENO, Giselle. A alegria em Tutameia: terceiras estórias de Guimarães Rosa. CRÍTICA CULTURAL, v. 8, p. 67-83, 2013.

4.
BUENO, Giselle2013 BUENO, Giselle. 'Salvem-se cócega e mágica': o conceito de anedota de Guimarães Rosa. Revista Letras (Curitiba), v. 88, p. 29-48, 2013.

5.
BUENO, Giselle2006BUENO, Giselle. Jagunçagem e autoritarismo em 'Grande Sertão: Veredas' de Guimarães Rosa. Academos (São Bernardo do Campo), v. 2, p. 105-117, 2006.

6.
BUENO, Giselle2006BUENO, Giselle. O ponto de vista paradoxal do conto 'A menor mulher do mundo' de Clarice Lispector. ESTUDOS LINGUÍSTICOS (SÃO PAULO. 1978), v. 35, p. 855-860, 2006.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BUENO, Giselle. Uma Razão de Loucura: violência e trauma em 'Grande Sertão: Veredas'. 1. ed. Maceió: EDUFAL, 2011. 160p .

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BUENO, Giselle; BUENO, Átila . Metáfora, arte e ciência. Cruzeiro do Sul, Sorocaba, , v. A, p. A2 - A2, 22 nov. 2016.

2.
BUENO, Giselle; BUENO, Átila . Língua e Pensamento. Cruzeiro do Sul, Sorocaba, , v. A, p. A2 - A2, 08 nov. 2016.

3.
BUENO, Giselle; BUENO, Átila . Para uma leitura da leitura. Cruzeiro do Sul, Sorocaba, , v. A, p. A2 - A2, 11 out. 2016.

4.
BUENO, Giselle; BUENO, Átila . Inculta e bela. Cruzeiro do Sul, Sorocaba, , v. A, p. A2 - A2, 19 jul. 2016.

5.
BUENO, Giselle; BUENO, Átila . Conteudismo versus superficialismo. Cruzeiro do Sul, Sorocaba, , v. A, p. A2 - A2, 10 nov. 2015.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PRADO, Edna ; BUENO, Giselle . Do hábito ao prazer: a leitura e a escrita discente no Ensino Superior.. In: 17o Congresso de Leitura do Brasil, 2009, Campinas. Anais do 17o Congresso de Leitura do Brasil. Campinas: ALB, 2009. p. 1-11.

2.
BUENO, Giselle. O destapar do demônio: violência e trauma em 'Grande Sertão: Veredas'.. In: XI Congresso Internacional da ABRALIC - Tessituras, Interações, Convergências, 2008, São Paulo. Anais do XI Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada. São Paulo: ABRALIC, 2008.

3.
PRADO, Edna ; BUENO, Giselle . A formação docente no Movimento de Alfabetização.. In: Encontro Regional do International Council on Education for Teaching, 2005, São Carlos. Anais do Encontro Regional do ICET, 2005. p. 1-10.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PRADO, Edna ; BUENO, Giselle . A participação social no MOVA ABC: novo cenário, novos atores.. In: 62a Reunião Anual da SBPC, 2010, Natal. Anais/Resumos da 62ª Reunião Anual da SBPC, 2010.

2.
BUENO, Giselle; PRADO, Edna . O mal no 'Grande Sertão: Veredas' - polêmicas na recepção crítica.. In: 62a Reunião Anual da SBPC, 2010, Natal. Anais/Resumos da 62ª Reunião Anual da SBPC, 2010.

3.
BUENO, Giselle. Mire e veja: representação, violência e trauma em 'Grande Sertão: Veredas'.. In: 61a Reunião Anual da SBPC, 2009, Manaus. Anais/Resumos da 61ª Reunião Anual da SBPC, 2009.

4.
PRADO, Edna ; BUENO, Giselle . Do hábito ao prazer: a leitura e a escrita discente no Ensino Superior.. In: 17o Congresso de Leitura do Brasil, 2009, Campinas. Caderno de Atividades e Resumos. Campinas: ALB, 2009. p. 225-225.

5.
BUENO, Giselle. O ponto de vista paradoxal do conto 'A menor mulher do mundo' de Clarice Lispector.. In: 53o Seminário do GEL, 2005, São Carlos. 53o Seminário do GEL 2005 - Resumos. Campinas: UNICAMP; Mercado de Letras, 2005. p. 277-277.

6.
BUENO, Giselle; PRADO, Edna . Considerações sobre a alteridade num conto de Clarice Lispector.. In: 57a Reunião Anual da SBPC, 2005, Fortaleza. Anais/Resumos da 57a Reunião Anual da SBPC, 2005.

7.
PRADO, Edna ; BUENO, Giselle . Um currículo interdisciplinar no curso de Licenciatura em Letras.. In: 57a Reunião Anual da SBPC, 2005, Fortaleza. Anais/Resumos da 57a Reunião Anual da SBPC, 2005.

8.
BUENO, Giselle. Violência e impacto no 'Grande Sertão: Veredas'.. In: 1o Encontro de Alunos de Pós-Graduação: Língua e Literatura Italiana, Teoria Literária e Literatura Comparada/USP, 2005, São Paulo. Programa e Caderno de Resumos. São Paulo: Gráfica - FFLCH, 2005. p. 24-25.

9.
PRADO, Edna ; BUENO, Giselle . A formação docente no Movimento de Alfabetização.. In: Encontro Regional do International Council on Education for Teaching, 2005, São Carlos. Anais do Encontro Regional do ICET, 2005.

Apresentações de Trabalho
1.
BUENO, Giselle. A linguagem hermética de Guimarães Rosa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BUENO, Giselle. A alegria em 'Tutameia: terceiras estórias' de Guimarães Rosa. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
PRADO, Edna ; BUENO, Giselle . A participação social no MOVA ABC: novo cenário, novos atores. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
BUENO, Giselle; PRADO, Edna . O mal no 'Grande Sertão: Veredas' - polêmicas na recepção crítica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
BUENO, Giselle. Mire e veja: representação, violência e trauma em 'Grande Sertão: Veredas'. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
PRADO, Edna ; BUENO, Giselle . Do hábito ao prazer: a leitura e a escrita discente no Ensino Superior. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
BUENO, Giselle. O destapar do demônio: violência e trauma em 'Grande Sertão: Veredas'. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
BUENO, Giselle. Violência e impacto no 'Grande Sertão: Veredas'. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
PRADO, Edna ; BUENO, Giselle . Um currículo interdisciplinar no curso de Licenciatura em Letras. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
BUENO, Giselle; PRADO, Edna . Considerações sobre a alteridade num conto de Clarice Lispector. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
PRADO, Edna ; BUENO, Giselle . A formação docente no Movimento de Alfabetização. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
BUENO, Giselle. O ponto de vista paradoxal do conto 'A menor mulher do mundo' de Clarice Lispector. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
BUENO, Giselle. Revisão e Supervisão de samba-enredo: DALPÍCOLO, André. 'Nas memórias de um Griot, surge Sua Majestade, o Samba'. Florianópolis: Liga das Escolas de Samba de Florianópolis. 2018.

2.
BUENO, Giselle. Orientação Metodológica dos Artigos Científicos dos Cursos de Administração e Logística - UNIPAULISTANA. 2018.

3.
BUENO, Giselle. Revisão Gramatical e Metodológica e Avaliação de Artigos de Pós-Graduação (MBA) - FAINAM. 2018.

4.
BUENO, Giselle. Projeto de Iniciação Científica da FAINAM. 2016.

5.
BUENO, Giselle. Parecer (1) para a Revista Magma do DTLLC-USP. 2015.

6.
BUENO, Giselle. Parecer (2) para a Revista Magma do DTLLC-USP. 2015.


Demais tipos de produção técnica
1.
BUENO, Giselle. Coesão e coerência. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Criação e edição de apresentação multimídia).

2.
BUENO, Giselle. Diferença entre linguagem formal e informal. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Criação e edição de apresentação multimídia).

3.
BUENO, Giselle. Inadequações linguísticas. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Criação e edição de apresentação multimídia).

4.
BUENO, Giselle. Estrangeirismo/Empréstimo linguístico. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Criação e edição de apresentação multimídia).

5.
BUENO, Giselle. Argumentação: Plínio Marcos. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Criação e edição de apresentação multimídia).

6.
BUENO, Giselle. Como elaborar um resumo?. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Criação e edição de apresentação multimídia).

7.
BUENO, Giselle. Variações linguísticas. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Criação e edição de apresentação multimídia).

8.
BUENO, Giselle. O emprego da vírgula. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Criação e edição de apresentação multimídia).

9.
BUENO, Giselle. O que é incoerência?. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Criação e edição de apresentação multimídia).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Qualificações de Mestrado
1.
ALMEIDA, J. R.; BIANCHI, M. F.; VASSINA, E.; BUENO, Giselle. Participação em banca de Jéssica Ribeiro de Almeida. O Fausto de Ivan Turguêniev: tradução e análise. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Letras/Programa de Literatura e Cultura Russa) - Universidade de São Paulo.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Programa de Capacitação Docente - PCD. 2018. (Outra).

2.
Uso das Ferramentas e Atribuições do Office 365 da Microsoft. 2018. (Outra).

3.
Uso do Portal do Sistema Acadêmico - GEO (Diário On-Line). 2018. (Outra).

4.
XXIX Formação Continuada FAINAM. 2016. (Encontro).

5.
Palestra na FAINAM - Faculdade Interação Americana."A linguagem hermética de Guimarães Rosa". 2015. (Outra).

6.
58o Seminário do GEL.A alegria em "Tutameia: terceiras estórias" de Guimarães Rosa. 2010. (Seminário).

7.
62a Reunião Anual da SBPC.O mal no "Grande Sertão: Veredas" - polêmicas na recepção crítica; A participação social no MOVA ABC: novo cenário, novos atores. 2010. (Outra).

8.
17o Congresso de Leitura do Brasil. Do hábito ao prazer: a leitura e a escrita discente no Ensino Superior. 2009. (Congresso).

9.
61a Reunião Anual da SBPC.Mire e veja: representação, violência e trauma em 'Grande Sertão: Veredas'. 2009. (Outra).

10.
Palestra: Teatro Brasileiro - Nelson Rodrigues. 2008. (Outra).

11.
Programa de Capacitação "Sistema Webclasses 2.0". 2008. (Outra).

12.
XI Congresso Internacional da ABRALIC - Tessituras, Interações, Convergências. O destapar do demônio: violência e trauma em "Grande Sertão: Veredas". 2008. (Congresso).

13.
X Encontro de Formação Continuada dos Docentes da FIA (atual FAINAM). 2006. (Encontro).

14.
1o Encontro de Alunos de Pós-Graduação: Língua e Literatura Italiana, Teoria Literária e Literatura Comparada/USP.Violência e impacto no "Grande Sertão: Veredas". 2005. (Encontro).

15.
53o Seminário do GEL.O ponto de vista paradoxal do conto "A menor mulher do mundo" de Clarice Lispector. 2005. (Seminário).

16.
57a Reunião Anual da SBPC.Um currículo interdisciplinar no curso de Licenciatura em Letras; Considerações sobre a alteridade num conto de Clarice Lispector. 2005. (Outra).

17.
Encontro Regional do International Council on Education for Teaching.A formação docente no Movimento de Alfabetização. 2005. (Encontro).

18.
Palestra: Interdisciplinaridade - Limitações e Possibilidades. 2003. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BARROS, G. M. Z. ; BUENO, Giselle ; ALMEIDA, A. F. ; VIEIRA, J. ; FIGUEIREDO, P. ; SORELLI, P. M. ; DINIZ, T. M. ; FERREIRA, V. C. L. ; DAMASCENO, G. A. da S. e ; VALLE, E. E. . V Jornada Pedagógica da UniPaulistana: Politicamente Correto na Educação. 2018. (Outro).

2.
BUENO, Giselle; BATISTA, César . Teatro Brasileiro - Nelson Rodrigues. 2008. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 10/12/2018 às 9:46:12