Yesid Ernesto Asaff Mendoza

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  • Última atualização do currículo em 03/07/2018


Professor Adjunto Nível A do Departamento de Engenharias da Mobilidade (CEM) da Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Joinville. Possui graduação em Engenharia Mecânica - Universidade Francisco de Paula Santander - UFPS (Colômbia, 2002), com mestrado (2006) e doutorado (2013) em Engenharia Mecânica na área de hidráulica e pneumática pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com período sanduíche no Institut für fluidtechnische Antriebe und Steuerungen (IFAS) RWTHAachen University - Alemanha. As áreas de interesse incluem: projeto, modelagem e controle de sistemas mecânicos, hidráulicos e pneumáticos, manutenção industrial e investigação e prevenção de acidentes ferroviários e metroviários. Atualmente é o coordenador de Engenharia Ferroviária e Metroviária do Centro Tecnológico de Joinville na Universidade Federal de Santa Catarina. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Yesid Ernesto Asaff Mendoza
Nome em citações bibliográficas
ASAFF, YESID;ASAFF, Y. E.;YESID ASAFF;MENDOZA, YESID ERNESTO ASAFF

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC - Campus Joinville, Centro Tecnológico de Joinville.
Rua Dona Francisca 8300 - Bloco U
Zona Industrial Norte
89219600 - Joinville, SC - Brasil
Telefone: (48) 37217306
URL da Homepage: http://joinville.ufsc.br/


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2013
Doutorado em Engenharia Mecânica.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
com período sanduíche em Institut für fluidtechnische Antriebe und Steuerungen RWTHAachen University (Orientador: Prof. Dr. Humbertus Murrenhoff).
Título: Sistematização do projeto de sistemas hidráulicos para o emprego de fluidos biodegradáveis, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Prof. Victor Juliano De Negri, Dr. Eng.
Coorientador: Prof. Hubertus Murrenhoff, Dr. - Ing.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Sistemas hidráulicos; Fluidos biodegradáveis; Metodologia de projeto.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Hidraúlica e Pneumática / Especialidade: Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos Para Controle e Automação..
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
2004 - 2006
Mestrado em Engenharia Mecânica.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Desenvolvimento de um sistema servopneumático para regulação de velocidade de turbinas em pequenhas centrais hidrelétricas,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Victor Juliano de Negri.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Controle; Energia elétrica; Servopneumática.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Controle de processos industriais / Especialidade: Automação Pneumatica.
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos / Especialidade: Controle de Processos Eletrônicos, Retroalimentação.
Setores de atividade: Produção e Distribuição de Energia Elétrica; Fabricação de Máquinas, Aparelhos e Equipamentos de Sistemas Eletrônicos Dedicados À Automação Industrial e Controle do Processo Produtivo.
1996 - 2002
Graduação em Engenharia Mecanica.
Universidad Francisco de Paula Santander, U.F.P.S., Colômbia.
Título: Implantação de um programa de mantenimento preventivo.
Orientador: Camilo Florez.




Formação Complementar


2013 - 2013
Sistemas de regulação para geração de energia elet. (Carga horária: 3h).
Reivax Automação e Controle, REIVAX, Brasil.
2011 - 2011
Doutorado Sanduíche. (Carga horária: 960h).
Institut für fluidtechnische Antriebe und Steuerungen RWTHAachen University, IFAS - RWTH, Alemanha.
2006 - 2006
Formulación de proyectos. (Carga horária: 40h).
Servicio Nacional de Apredizagem, SENA, Colômbia.
2005 - 2005
Automação em processos industriais. (Carga horária: 40h).
Weg - Acionamentos Ltda, WEG, Brasil.
2004 - 2004
Modelagem SolidEdge 3D. (Carga horária: 20h).
Crear 3D, CREAR 3D, Colômbia.
2002 - 2002
Regulación automática. (Carga horária: 85h).
Servicio Nacional de Apredizagem, SENA, Colômbia.
2002 - 2002
Tratamiento térmico de los aceros. (Carga horária: 100h).
Servicio Nacional de Apredizagem, SENA, Colômbia.
2002 - 2002
Manutenção de sistemas de transmissão de velocidad. (Carga horária: 90h).
Servicio Nacional de Apredizagem, SENA, Colômbia.
2001 - 2001
Mantenimiento y designación de rodamientos. (Carga horária: 48h).
Servicio Nacional de Apredizagem, SENA, Colômbia.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: Doutorando, Enquadramento Funcional: Doutorando, Carga horária: 40

Atividades

03/2016 - Atual
Ensino, Engenharia Ferroviária e Metroviária, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Investigação de Acidentes Ferroviários
Introdução à Engenharia Ferroviária e Metroviária
11/2014 - Atual
Direção e administração, Centro de Engenharia da Mobilidade, Engenharia Ferroviária e Metroviária.

Cargo ou função
Coordenador do Curso de Engenharia de Ferroviária e Metroviária.
07/2014 - Atual
Extensão universitária , Centro de Engenharia da Mobilidade, Engenharia Ferroviária e Metroviária.

Atividade de extensão realizada
Coordenação da Equipe de Projeto de Locomotivas para Competição FEMETRO.
07/2014 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Engenharia da Mobilidade, Engenharia Ferroviária e Metroviária.

Cargo ou função
Integrante do Núcleo Docente Estruturante..
06/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , UFSC - Campus Joinville, .

Linhas de pesquisa
Engenharia Ferroviária
05/2014 - Atual
Ensino, Interdisciplinar em Mobilidade, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos
06/2009 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Universidade Federal de Santa Catarina, Laboratorio de Sistemas Hidráulicos e Pneumaticos LASHIP.

07/2004 - Atual
Ensino, Engenharia Ferroviária e Metroviária, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Manutenção Ferroviária e Metroviária I
Veiculos de Tração I
Engenharia Ferroviária e Metroviária: Fundamentos e Legislação
06/2014 - 12/2014
Ensino, Engenharia Ferroviária e Metroviária, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fisica I

Laboratorio de Sistemas hidraúlicos e Pneumáticos, LASHIP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Engenheiro Mecânico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Pesquisador de Desenvolvimento Tecnológico e Industrial ? CNPq.

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Engenheiro pesquisador, Carga horária: 40
Outras informações
Extensão - RWR Equipamentos hospitalares

Atividades

12/2006 - 12/2009
Pesquisa e desenvolvimento , Laboratorio de Sistemas Hidraúlicos e Pneumáticos, .

09/2006 - 02/2007
Extensão universitária , Laboratorio de Sistemas Hidraúlicos e Pneumáticos, .

Atividade de extensão realizada
Projeto de sistemas pneumáticos.

Reivax Automação e Controle, REIVAX, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Fixação de Recursos Humanos, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

06/2013 - 04/2014
Pesquisa e desenvolvimento , Reivax Automação e Controle SA, .


Marketing Directo GL S.A. - EEPPMM, MD - EEPPMM, Colômbia.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Engenheiro, Enquadramento Funcional: Engenheiro manutenção, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Manutenção de redes de telecomunicações

Atividades

09/2002 - 04/2003
Serviços técnicos especializados , Marketing Directo GL S.A. - EEPPMM, .

Serviço realizado
Manutenção de redes de telecomunicações.

Insituto Segudo Social, ISS, Colômbia.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Engenheiro Estagario, Enquadramento Funcional: Desenvolvimento de programa de manutenção pre, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

10/2001 - 06/2002
Estágios , Ministerio da Sauded, ISS - Cucuta.

Estágio realizado
Desenvolvimento de um programa de manuntenção preventiva para equipamento industrial.

Centro de servicios multimarcas, DEC, Colômbia.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro de manutenção, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

10/2003 - 02/2004
Serviços técnicos especializados , Centro de servicios multimarcas, .

Serviço realizado
Elaborar planos de manutenção corretiva e preventiva; Supervisão de equipe operacional; Coordenar equipes de montagem e manutenção industrial.


Linhas de pesquisa


1.
Projeto de Sistemas Mecatrónicos

Objetivo: Automação Industrial e Desenvolvimento de Sistemas Mecatrônicos..
Grande área: Engenharias
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Hidraúlica e Pneumática / Especialidade: Automação Industrial e Desenvolvimento de Sistemas Mecatrônicos..
Palavras-chave: Controle; Servopneumática; Hidraúlica.
2.
Engenharia Ferroviária

Objetivo: Projeto de sistemas ferroviários e metroviários Investigação e prevenção de acidentes ferroviários e metroviários Manutenção de sistemas ferroviários Acústica Ferroviária.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Engenharia Ferroviária e Metroviária.
Palavras-chave: Sistemas ferroviários e metroviários.
3.
Fluídos biodegradáveis

Objetivo: Caracterização de fluidos hidráulicos biodegradáveis - Biodegradabilidade e ecotoxicidade de fluidos - Testes de oxidação e hidrólises.
Grande área: Engenharias
Palavras-chave: Fluidos biodegradáveis; Oxidação; Biodegradabilidade; Contaminação de fluidos hidráulicos.
4.
Sistemas hidráulicos de centrais hidrelétricas

Objetivo: Sistemas de atuação (controle) de reguladores de velocidade (RV) turbinas de centrais hidroelétricas - Soluções ambientais para sistemas de atuação de RV de turbinas de centrais hidroelétricas - Fluidos hidráulicos biodegradáveis.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Hidraúlica e Pneumática / Especialidade: Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos Para Controle e Automação..
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Fluidos Biodegradáveis.
Palavras-chave: Centrais hidroelétricas; Sistemas hidráulicos; Sistemas pneumáticos; Reguladores de velocidade.
5.
Análise de falhas de válvulas hidráulicas proporcionais

Objetivo: Análise e diagnóstico de falhas de válvulas hidráulicas proporcionais.
Grande área: Engenharias
Palavras-chave: Sistemas hidráulicos; Hidráulica proporcional; Diagnóstico de falhas.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Pesquisa de Identificação e Aplicação de Estratégias para Controle de Ruídos Ferroviários - Vale

Projeto certificado pela empresa Companhia Vale do Rio Doce em 10/07/2017.
Descrição: Os problemas relacionados ao ruído urbano e a acústica de um modo geral têm se agravado ao longo dos últimos anos, especialmente nos centros urbanos, onde são mais frequentes e intensos. Esse tipo de ruído tem sido considerado um fator determinante no desconforto e insalubridade nessas áreas. Grande parte desses sons indesejáveis é ocasionada pelos transportes, alvos de preocupação, pois são grandes fontes geradoras de poluição ambiental. O modal ferroviário caracteriza-se como um meio de transporte regular e seguro. Possui capacidade de transportar grandes volumes, com elevada eficiência energética, principalmente em caso de deslocamento a média e grande distância. No entanto, a principal crítica do público em relação a esse tipo de transporte é o nível excessivo de ruído. O ruído de tráfego ferroviário resulta da contribuição de diferentes fontes sonoras, em que os mecanismos de transmissão por via área e por via estrutural são responsáveis pela radiação e propagação dos estímulos sonoros. A avaliação do ruído em um determinado ambiente é feita com base em medições experimentais. Elas devem ser realizadas de acordo com o procedimento definido pela legislação ou baseado em normas específicas. No caso do ruído gerado pela operação ferroviária há normas específicas indicando o procedimento que deve ser seguido durante as medições. Sabendo da problemática em questão, o objetivo inicial de esta pesquisa é quantificar o problema ambiental ocasionado pelo ruído ferroviário na malha ferroviária da VALE, o qual será feito por meio da elaboração de mapas de ruído acústicos nos ramais ferroviários. Por meio de estes mapas de ruído será desenvolvido om modelo previsional que tem em conta os principais mecanismos de emissão e propagação de ruído ferroviário, e que tem como base de dados os comboios em circulação nas linhas férreas operadas pela VALE em regiões urbanas. Após os resultados obtidos das medições e mapeamentos acústicos em função do tráfego de trens nos trechos urbanos estudados, será feito uma análise do impacto ambiental que resulta em níveis de poluição sonora inadequados às pessoas que vivem ou trabalham próximas às vias férreas. Estes resultados podem demonstrar que são necessárias medidas de controle para diminuição dos níveis sonoros. Para mitigar os efeitos do ruído ferroviário, algumas propostas de soluções e procedimentos serão apresentadas, baseando-se na regulamentação nacional. Estes procedimentos ou soluções serão concebidos por meio de um processo de transferência tecnológica com especialistas do setor ferroviário no Reino Unido, em conjunto com especialistas do setor ferroviário no Brasil, tendo como base o projeto SUSTRAIL desenvolvido no Reino Unido. Neste processo de transferência tecnológica, a equipe interna do projeto (VALE) participará por meio da realização de workshops no Brasil, o qual terá atividades de treinamento técnico. A partir das soluções propostas para a mitigação do ruído ferroviário em áreas urbanas, será realizado um estudo de caso, aplicando estas soluções em um trecho da via férrea Vitoria-Minas com o intuito de verificar a eficiências de aplicação de estes recursos ou procedimentos para o controle ou diminuição a poluição sonora..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Yesid Ernesto Asaff Mendoza - Coordenador / Thiago Fiorentin - Integrante.Financiador(es): VALE - Cooperação.
2016 - 2016
A Systematic Method for designing Rail Services for Regional Rail Networks, incorporating Transfer and Application of New Technologies for both Passengers and Freight
Descrição: This rail-orientated research project will develop and implement a systematic method for designing new rail services for rail networks in Brazil through collaborative techniques including research mobility?s for knowledge exchange, technology transfer and joint ventures between NewRail, Newcastle University and Mobility Engineering Department, Railway and Metro Engineering Unit, UFSC. In addition this project is designed with the objectives to: ? To initiate and establish a long lasting partnership in railway research between Newcastle University and UFSC; ? To discuss recent developments in HS, conventional, metro and light rail systems around the world and build knowledge and strategies for transferring and implementing this knowledge at a regional level (both North East England and Santa Caterina, Brazil); ? To analyse the importance of innovation in rail and research the potential for implementation of innovation in rail by studying the social benefits of new rail-based technologies such as HSR, TruckTrains, TopHat, urban freight by rail and multi modal services; ? To understand the foundation and the principles for steady sustainable development, incorporate new strategies for improving mobility and transport in urban and suburban areas, build simulation and analytical modelling methodologies to evaluate the impacts from new rail-based technologies on regional development, economic growth, seamless mobility, feel safe and feel secure, reduction of incidents, accidents, etc; ? To design new regional rail service networks for the purposes of the State of Santa Catarina, South Brazil; ? To engage with rail unions, forums and association such as ABIFER and UIC and involve them the project as a potential user group and secure public engagement through their dissemination channels; ? To discuss the possibility and necessity for setting up a rail operations laboratory in UFSC where the collaborative research work will continue after the successful completion of this project. The results of this collaboration will aim for joint publications be produced and published in rail magazines, e.g. Revista Ferroviaria, Rail Professional, Rail Technology Magazine and peer reviewed journals, e.g. Simulation Modelling Practice and Theory, Urban Rail Transit, Transportation Research, Elsevier, etc. Participation in specialised conferences will also be targeted and secured. At the end a new teaching material for rail-related university and college programmes will be discussed internally. This material shall be of a multi-disciplinary nature and academics from both universities shall be delivering it..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Yesid Ernesto Asaff Mendoza - Coordenador / Cassiano Augusto Isler - Integrante / Marin Varbanov Marinov - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina - Auxílio financeiro.
2014 - Atual
Desenvolvimento de um Modelo de Referência par ao Projeto de Produtos Mecatrônicos para o setor ferroviário
Descrição: O projeto de produtos mecatrônicos tem sido, nas últimas 3 décadas, uma atividade de grande relevância para a indústria em todo o mundo, principalmente para aquelas voltadas ao desenvolvimento de tecnologia de ponta. Entretanto, conforme observado em uma pesquisa preliminar, ainda se observa uma carência de estudos sobre o processo metodológico par ao desenvolvimento desta categoria de produtos, sendo um tema ainda muito restrito na literatura acadêmica. Em se considerando o uso de técnicas de projeto de produtos modulares, esta carência se torna ainda mais evidente, tendo sido observado apenas um estudo voltado à união de ambos os temas. Neste projeto de pesquisa é proposta a criação de um modelo de referência para o desenvolvimento de produtos mecatrônicos modulares, consolidando em uma única proposta as melhores praticas de projeto mecatrônico e de projeto modular. Em termos metodológicos, a pesquisa possuirá uma fase inicial exploratória, essencialmente bibliográfica, objetivando a construção de um arcabouço de métodos e ferramentas hoje utilizados pela área de mecatrônica; seguido da elaboração da proposta e aplicação do modelo de referência proposto visando sua validação, sendo utilizado para tanto elementos de pesquisa-ação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Yesid Ernesto Asaff Mendoza - Integrante / Régis Kovacs Scalice - Coordenador / Gian Ricardo Berkenbrock - Integrante.
2007 - 2007
Desenvolvimento de Regulador de Velocidade Pneutrônico para Pequenas Centrais Hidrelétricas
Descrição: Este projeto tem como objetivo principal o desenvolvimento de um regulador de velocidade para pequenas centrais hidrelétricas empregando sistema de controle de posição eletropneumático baseado em DSP. É contemplada a investigação teórico-experimental para a escolha e adequação de técnicas avançadas de controle para o campo de aplicação específico, aliada ao dimensionamento estático e dinâmico dos componentes pneumáticos. O projeto prevê também a implementação do controlador em DSP (processador digital de sinais) industrial, originando um protótipo final de regulador de velocidade. Desta forma, além de desenvolver completamente uma solução tecnológica inovadora para o setor de geração de energia elétrica, o presente projeto oportuniza o estudo continuado em técnicas avançadas de controle e na modelagem de componentes pneumáticos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Yesid Ernesto Asaff Mendoza - Integrante / De Negri, Victor.Juliano - Coordenador.Financiador(es): Reivax Automação e Controle - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 2


Projetos de extensão


2014 - Atual
Observatório Tecnológico Metroferroviário
Descrição: Como atividade de extensão é proposta a criação de um Observatório Tecnológico Metroferroviário, à semelhança do Observatorio del Ferrocarril na Espanha (www.observatorioferrocarril.es), porém focado nas necessidades e interesses do público brasileiro. Segundo dados da própria Confederação Nacional do Transporte (CNT, 2013) é necessário uma série de investimentos para solucionar os gargalos do transporte ferroviário no país. Segundo a CNT, Estão previstos, pelo PPA (Plano Plurianual), investimentos na ordem de R$ 39,6 bilhões para infraestrutura ferroviária entre 2013 e 2015, sendo que no PIL (Programa de Investimentos em Logística), estão previstas a expansão e construção de 12 trechos ferroviários pela iniciativa privada. Este cenário pode ser visto de forma positiva para as empresas do setor, que necessitarão investir em inovação para serem competitivas frente à modernização de nossa rede metroferroviária, bem como oportunidade de negócio para profissionais mais empreendedores. Neste contexto, o Observatório Tecnológico Metroferroviário teria por objetivo se tornar um vetor para a inovação e tranferência tecnológica para a indústria metroferroviária brasileira, identificando novidades relacionadas com a engenharia ferroviária, incluindo novas tecnologias, conhecimentos científicos aplicados à engenharia ferroviária, eventos relacionados ao setor e eventuais notícias de impacto tecnológico. O observatório será gerido e operacionalizado por uma equipe de professores e um grupo de até quatro alunos voluntários. As informações obtidas serão então analisadas e disponibilizadas na Internet via Facebook e uma página própria desenvolvida para este projeto..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2014 - Atual
FEMETRO
Descrição: O Projeto FEMETRO é um projeto de extensão estudantil que visa o desafio da apli-cação pratica dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, assim como a preparação dos alunos envolvidos para o competitivo mercado de trabalho. Por meio da construção de um protótipo de trem de carga e/ou passageiro (locomoti-va + vagão/carro), os alunos do curso de Engenharia Ferroviária e Metroviária da Universi-dade Federal de Santa Catarina, Campus Joinville são estimulados e introduzidos aos co-nhecimentos sobre projeto, construção, montagem, manutenção de máquinas, trabalho em equipe, liderança, administração e marketing. Paralelamente, o projeto FEMETRO almeja a criação de uma competição universitá-ria inédita no Brasil e de abrangência nacional com apoio da SAE Brasil. Nesta proposta de competição, os universitários são estimulados a desenvolverem e construírem um modelo funcional, em escala reduzida, de um trem de carga e/ou passageiros, com o objetivo fo-mentar a geração de inovações na área de Engenharia Ferroviária e Metroviária e afins. O projeto será coordenado por um professor e desenvolvido por um grupo de alunos voluntários de diferentes fases das diferentes engenharias do Centro de Engenharia da Mo-bilidade UFSC ? Campus Joinville. As informações sobre noticias e andamentos do projeto serão disponibilizadas em internet por meio da página web http://www.femetro.ufsc.br..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) .
Integrantes: Yesid Ernesto Asaff Mendoza - Coordenador.


Projetos de desenvolvimento


2006 - 2008
System for the Pneumatic Circuits Sizing
Descrição: ituação atual: Projeto iniciado em janeiro de 2006 e término em novembro de 2006 Objetivos: O objetivo deste projeto é o desenvolvimento de um equipamento didático destinado ao aprendizado do dimensionamento de sistemas pneumáticos. Este equipamento permitirá o estudo de comportamentos estático e dinâmico, sendo que o projeto do mesmo irá integrar estudantes de graduação e de pós-graduação. O principal foco é a aplicação de conceitos e técnicas ensinados nos cursos de graduação relacionados ao projeto de circuitos pneumáticos, caracterizando um projeto 'mão-na-massa'..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Yesid Ernesto Asaff Mendoza - Coordenador / De Negri, Victor.Juliano - Integrante / henri belan - Integrante / thiago boaventura - Integrante.Financiador(es): National Fluid Power Association - Auxílio financeiro / Camozzi - Cooperação.


Outros Projetos


2009 - 2013
SISTEMATIZAÇÃO DO PROJETO DE CIRCUITOS HIDRÁULICOS PARA O EMPREGO DE FLUIDOS BIODEGRADÁVEIS
Descrição: O Objetivo desta pesquisa é a estruturação e/ou sistematização de procedimentos para dimensionamento, especificação e análise de circuitos hidráulicos incluindo sistemas de atuação de controle em malha fechada, com o fim de adequar e otimizar o desempenho e vida útil dos componentes dos sistemas hidráulicos com a utilização de fluidos biodegra-dáveis. Também será feito um estudo para minimizar as condições adversas dos óleos com base vegetal nos componentes comerciais de circuitos hidráulicos. Como estudo de caso do trabalho de doutorado será apresentado e avaliado o desempenho dos sistemas hidráulicos empregando fluidos rapidamente biodegradáveis e não-tóxicos (base vegetal) como meios de transmissão de potência nos circuitos hidráulicos de controle de posição utilizados nos reguladores de velocidade de turbinas para geração de energia elétrica..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2006 - 2007
Desenvolvimento de ciclador pneumático
Descrição: Esta é uma atividade como consultor voluntario para o desenvolvimento de componente pneumático empregado em respirador pneumático, em substituição a componente já existente para o sequenciamento e temporização das operações do respirador..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Yesid Ernesto Asaff Mendoza - Integrante / De Negri, Victor.Juliano - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 1


Revisor de periódico


2012 - Atual
Periódico: Revista Técnica de la Facultad de Ingeniería. Universidad del Zulia
2013 - Atual
Periódico: Journal of Mechanics Engineering and Automation - JMEA


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Hidraúlica e Pneumática/Especialidade: Análise e Projeto de Componentes e Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos..
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Engenharia Ferroviária e Metroviária.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Automação Industrial e Desenvolvimento de Sistemas Mecatrônicos..
4.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Processos e Equipamentos para Automação Monitoração e Testes..
5.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos Para Controle e Automação..


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2007
Artigo classificado em 1 LUGAR - Grupo GGH - Desenvolvimento de um regulador de velocidade para turbinas de PCHs empregando um servoposicionador pneumático. XIX SNPTEE, Cigre., CIGRÉ - Brasil.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
RADUENZ, HENRIQUE2018 RADUENZ, HENRIQUE ; MENDOZA, YESID ERNESTO ASAFF ; FERRONATTO, DESYEL ; SOUZA, FÁBIO JOSÉ ; DA CUNHA BASTOS, PEDRO PAULO ; SOARES, JOÃO MARCOS CASTRO ; DE NEGRI, VICTOR JULIANO . Online fault detection system for proportional hydraulic valves. JOURNAL OF THE BRAZILIAN SOCIETY OF MECHANICAL SCIENCES AND ENGINEERING (ONLINE), v. 40, p. 331, 2018.

2.
GRUBISIC, V. V. F.2016 GRUBISIC, V. V. F. ; ZAGHENI, E. S. S. ; ASAFF, YESID . A framework for categorizing risks in High Speed Train (HST) projects: the example of the first HST in Brazil. Transport Problems, v. 10, p. 37-46, 2016.

3.
ASAFF, YESID2015 ASAFF, YESID; DE NEGRI, VICTOR JULIANO ; SOARES, JOÃO MARCOS CASTRO . Pneutronic speed governor for small hydropower plants: a new application for pneumatics. Journal of the Brazilian Society of Mechanical Sciences and Engineering (Impresso), v. 1, p. 1, 2015.

4.
ASAFF, YESID2015ASAFF, YESID; GRUBISIC, VIVIANE ; SCALICE, REGIS ; DIAS, ACIRES . The Resurgence of Education in Railway and Metro Engineering in Brazil. Social Sciences, v. 4, p. 806-819, 2015.

5.
ASAFF, YESID2014 ASAFF, YESID; DE NEGRI, VICTOR J. ; THEISSEN, HEINRICH ; MURRENHOFF, HUBERTUS . Analysis of the Influence of Contaminants on the Biodegradability Characteristics and Ageing of Biodegradable Hydraulic Fluids. Strojniski Vestnik, v. 60, p. 417-424, 2014.

6.
Bacca, Germán2010Bacca, Germán ; De Negri, Victor.Juliano ; ASAFF, YESID . Modelo Matemático No-Lineal para un Servosistema Neumático de Posicionamiento. Revista Tecno Lógicas. TECNO LÓGICAS, v. 24, p. 11-37, 2010.

7.
ASAFF, YESID2008ASAFF, YESID; SOARES, J. M. ; De Negri, Victor.Juliano . Desenvolvimento de um Regulador de Velocidade para Turbinas de PCH's Empregando um Servoposicionador Pneumático.. Eletroevolução (Rio de Janeiro), v. -, p. 10-16, 2008.

Capítulos de livros publicados
1.
DAWSON, A. ; BRAZ, L. D. V. ; BLAUENSTEINER, B. ; ISLER, C. A. ; DIAS, A. ; ASAFF, Y. E. ; MARINOV, M. V. . Evaluation of a Rail-Orientated Researcher Links Workshop. In: Anna Fraszczyk, Marin Marinov. (Org.). Sustainable Rail Transport Proceedings of RailNewcastle 2017. 1ed.: Springer, 2018, v. 1, p. 289-306.

2.
ASAFF, YESID; HENÉ, Mauro Damian ; thiago boaventura ; De Negri, Victor.Juliano . Development of a didactic equipment for pneumatic component sizing. In: Victor Juliano De Negri; Eduardo André Perondi; Mauro André Barbosa Cunha; Oswaldo Horikawa. (Org.). ABCM Symposium Series in Mechatronics. 1ed.Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas, ABCM., 2010, v. 4, p. 934-943.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SCALICE, Régis Kovacs ; BERKENBROCK, G. R. ; ASAFF, Y. E. . Use case based methodology for conceptual design of industrial mechatronic products. In: 21st International Conference on Engineering Design 2017 (ICED17), 2017, Vancouver. DS 87-4 Proceedings of the 21st International Conference on Engineering Design (ICED 17Design Methods and Tools, Vancouver, Canada, 21-25.08.2017, 2017. v. 4. p. 347-356.

2.
ASAFF, YESID; GRUBISIC, V. V. F. ; SCALICE, Régis Kovacs ; DIAS, A. . The Resurgence of Education in Railway and Metro Engineering in Brazil. In: RailNewcastle conference 2015, 2015, Newcastle upon Tyne. RailNewcastle conference 2015 ? Full paper, 2015.

3.
GRUBISIC, V. V. F. ; ZAGHENI, E. S. S. ; ASAFF, Y. E. ; DIAS, A. . A Framework for Categorizing Risks in High Speed Train (HST) Projects: The example of the first HST in Brazil.. In: RailNewcastle Conference 2015, 2015, Newcastle upon Tyne. RailNewcastle conference 2015 ? Full paper, 2015.

4.
DESYEL FERRONATTO ; YESID ASAFF ; PEDRO PAULO DA CUNHA BASTOS ; FÁBIO JOSÉ SOUZA ; HENRIQUE RADUENZ ; VICTOR JULIANO DE NEGRI ; JOÃO MARCOS CASTRO SOARES . PROPORTIONAL HYDRAULIC VALVE CONDITION MONITORING METHOD FOR ON-LINE FAULT DETECTION. In: 23rd ABCM International Congress of Mechanical Engineering, 2015, Rio de Janeiro, 2015.

5.
ASAFF, YESID; De Negri, Victor.Juliano ; THEISSEN, H. ; MURRENHOFF, H. . Impact of Ageing Due to Contaminants on Oxidation and Hydrolytic Stability of Biodegradable Hydraulic Fluids. In: International Conference on Fluid Power Transmission and Control ICFP 2013, 2013, Hangzhiu - China. Proceedings of the Eighth International Conference on Fluid Power Transmission and Control ICFP 2013. Hangzhou - China: World Publishing Corporation, 2013. v. 1. p. 567-570.

6.
HENÉ, Mauro Damian ; ASAFF, YESID ; Gonçalves, Lidiane ; De Negri, Victor.Juliano . Theoretical and experimental study of the matching between proportional valves and symmetric and asymmetric cylinders. In: 7th International Fluid Power Conference - 7 IFK, 2010, Aachen. Workshop proceedings, 7th International Fluid Power Conference.. Aachen: Apprimus Verlag, 2010. v. v. 2. p. 155-166.

7.
ASAFF, YESID; Locatelli, C. ; Dilda, V. ; De Negri, Victor.Juliano ; De Pieri, E . Resultados teóricos - experimentais do controle de trajetória de um atuador hidráulico: controladores pid, backstepping e estrutura variável. In: XVIII Congresso Brasilero de Automática, 2010, Bonito - MS. XVIII Congresso Brasilero de Automática, 2010. p. 908-915.

8.
LUCAS, G. ; ASAFF, YESID ; De Negri, Victor.Juliano . Bancada para ensaios de componentes e sistemas pneumáticos ¨IBYTU¨. In: XVI Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Mecânica, 2009, Florianópolis. XVI Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Mecânica, 2009.

9.
CESCONETTO, A. C. ; ASAFF, YESID ; De Negri, Victor.Juliano . Desenvolvimento de um equipamento didático para o dimensionamento de componentes pneumáticos. In: XVI Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Mecânica, 2009, Florianópolis. XVI Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Mecânica, 2009.

10.
ASAFF, YESID; HENÉ, Mauro Damian ; thiago boaventura ; De Negri, Victor.Juliano . Development of a Didatic Equipament for Pneumatic Component Sizing. In: Cobem 2009 - 20th International Congress of Mechanical Engineering, 2009, Gramado. Cobem 2009 - 20th International Congress of Mechanical Engineering, 2009.

11.
ASAFF, YESID; Gonçalves, Lidiane ; De Negri, Victor.Juliano . Applicability of Servo-pneumatic Positioning Systems for High Loads. In: Bath/ASME Symposium on Fluid Power and Motion Control (FPMC 08), 2008, Bath. Symposium on Fluid Power and Motion Control (FPMC 08), 2008. v. 1. p. 219-232.

12.
ASAFF, YESID; De Negri, Victor.Juliano ; SOARES, J. M. . Regulador de Velocidade Pneutrónico para Pequenas Centrais Hidrelétricas.. In: IV Conferência de PCH - Mercado & Meio Ambiente, 2008, São Paulo. IV Conferência de PCH - Mercado & Meio Ambiente, 2008.

13.
ASAFF, YESID; SOARES, J. M. ; De Negri, Victor.Juliano . Desenvolvimento de um regulador de velocidade para turbinas de PCHs empregando um servoposicionador pneumático. In: XIX SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA, 2007, Rio de Janeiro., 2007, Rio de Janeiro.. XIX SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA, 2007.

14.
ASAFF, YESID; De Negri, Victor.Juliano . Development of a High Power Pneumatic Servo Positioning System for Speed Governors of Hydraulic Turbines.. In: 9TH INTERNATIONAL CONGRESS OF MECHANICAL ENGINEERING., 2007, Brasília. COBEM 2007, 2007., 2007.

15.
ASAFF, YESID; CARONE, R. R. . Simulação dinâmica de um sistema de controle hidraúlico. In: XII Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Mecânica, 2005, Ilha Solteira - SP. CREEM, 2005., 2005.

Apresentações de Trabalho
1.
ASAFF, YESID. Systematization of hydraulic systems design for use with biodegradable fluids. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ASAFF, YESID; De Negri, Victor.Juliano ; THEISSEN, H. ; MURRENHOFF, H. . Impact of Ageing Due to Contaminants on Oxidation and Hydrolytic Stability of Biodegradable Hydraulic Fluids. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
ASAFF, YESID; Locatelli, C. ; Dilda, V. ; DE NEGRI, V. J. ; De Pieri, E . Resultados teóricos - experimentais do controle de trajetória de um atuador hidráulico: controladores PID, backstepping e estrutura variável. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
ASAFF, YESID; De Negri, Victor.Juliano ; SOARES, J. M. . Regulador de Velocidade Pneutrónico para Pequenas Centrais Hidrelétricas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
ASAFF, YESID; De Negri, Victor.Juliano ; SOARES, J. M. . Desenvolvimento de um regulador de velocidade para turbinas de PCH´S empregando um servoposcicionador pneumático. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
ASAFF, YESID; De Negri, Victor.Juliano . Development of a high power pneumatic servo-positioning system for speed governors of hydraulic turbines. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Produtos tecnológicos
1.
ASAFF, YESID; De Negri, Victor.Juliano . Regulador de Velociade Pneutrônico. 2008.

2.
De Negri, Victor.Juliano ; Henri Belan ; ASAFF, YESID ; thiago boaventura ; HENÉ, Mauro Damian . SPCS Sistema didático para dimensionamento de circuitos pneumáticos. 2008.

Trabalhos técnicos
1.
ASAFF, YESID; De Negri, Victor.Juliano . Desenvolvimento de ciclador pneumático. 2006.

2.
ASAFF, YESID. Programa de manutenção industrial de equipos médicos. 2002.


Demais tipos de produção técnica
1.
ASAFF, YESID. Metodología de Diseños de Productos para Ingeniería. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
DE NEGRI, V. J. ; DIAS, A. ; Locatelli, C. ; ASAFF, Y. E. . Sistemas hidráulicos: Fundamentos, fluidos e manutenção centrada na confiabilidade. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
De Negri, Victor.Juliano ; ASAFF, YESID ; Locatelli, C. ; DIAS, A. . Curso de Fundamentação em sistemas hidráulicos. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
ASAFF, YESID; De Negri, Victor.Juliano . Projeto: Desenvolvimento de Regulador de Velocidade Pneutrônico para Pequenas Centrais Hidrelétricas Edital MCT/CNPq/CT-Energ nº 028/2006 Processo nº 554843/2006-4. 2009. (Relatório de pesquisa).

5.
De Negri, Victor.Juliano ; ASAFF, YESID . Posicionadores Eletropneumáticos. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

6.
ASAFF, YESID; De Negri, Victor.Juliano . Desenvolvimento de Regulador de Velocidade Pneutrônico para Pequenas Centrais Hidrelétricas. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
De Negri, Victor.Juliano ; ASAFF, YESID . Desenvolvimento de Regulador de Velocidade Pneutrônico para Pequenas Centrais Hidrelétricas. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
DE NEGRI, V. J.; OLIVEIRA JUNIOR, A. A. M.; LINSINGEN, I. V.; ASAFF, Y. E.. Participação em banca de Vinícius Vigolo. ESTUDO TEÓRICO-EXPERIMENTAL PARA AUXÍLIO NO DIMENSIONAMENTO DE SISTEMAS DE ATUAÇÃO PNEUMÁTICOS. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Egenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
DE NEGRI, V. J.; ASAFF, Y. E.; SILVA, A. R.; SILVA, J. C.. Participação em banca de Rafael Matos Goularte. Análise do desempenho estático e dinâmico de sistema hidráulico para aplicação submarina. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Egenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
ASAFF, Y. E.; DIAS, A.; VIEIRA, R. S.; OGLIARI, A.. Participação em banca de Rafael Monteiro Veras. Uma abordagem para análise de degradação de sistemas técnicos. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Qualificações de Mestrado
1.
SILVA, J. C.; ASAFF, Y. E.. Participação em banca de Rafael Matos Goularte. Análise do desempenho estático e dinâmico de sistema hidráulico para aplicação submarina. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SCALICE, REGIS; ASAFF, Y. E.; MORTEAN, M. V.. Participação em banca de GLAUBER STERDI LUIZ.APLICAÇÃO DO MÉTODO DE ANÁLISE DE ÁRVORE DE FALHAS EM ITEM CRÍTICO DOS MOTORES DE TRAÇÃO DE LOCOMOTIVAS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ferroviária e Metroviária) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
ISLER, C. A.; ASAFF, Y. E.; ZAGHENI, E. S. S.. Participação em banca de LAURA DACORÉGGIO VOLPATO BRAZ.ANÁLISE DE VIABILIDADE ECONÔMICA DE REDES FERROVIÁRIAS EM SANTA CATARINA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ferroviária e Metroviária) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
ASAFF, Y. E.; GRUBISIC, V. V. F.; ZAGHENI, E. S. S.. Participação em banca de Gustavo Heiden.Proposta de um programa computacional para seleção de tecnologia para sinalização de passagens de nível, baseado nos critérios de custo e segurança. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ferroviária e Metroviária) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
CALIL, L. F. P.; EGER, J. S.; ASAFF, Y. E.. Participação em banca de Rodrigo José Rocha.Estudo sobre métodos de estimação de F(t) para o cálculo dos parâmetros de distribuições Weibull com a aplicação em uma análise de falhas de garrafas PET. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Mobilidade) - Universidade Federal de Santa Catarina.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SCALICE, Régis Kovacs; ASAFF, Y. E.. Membro da Banca Examinadora em concurso público Edital n° 033/DDP/2016, Processo 23080.037086/2016-54, para contratação de professor efetivo UFSC no campo de conhecimento Projeto de Máquinas. 2016. Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
SCALICE, Régis Kovacs; BARBIERI, R.; ASAFF, YESID. Membro da Banca Examinadora em concurso público Edital n° 154/DDP/2015, Processo 23080.037818/2015-25, para contratação de professor efetivo UFSC no campo de conhecimento Projeto de Máquinas. 2015. Universidade Federal de Santa Catarina.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
3rd Workshop on Innovative Engineering for Fluid Power - WIEFP2016. 2016. (Oficina).

2.
9th FPNI Ph.D. Symposium on Fluid Power - FPNI2016. 2016. (Simpósio).

3.
Feira de Ciencia Inovação e Tecnologia de Joinville. Trabalhos diversos. 2016. (Feira).

4.
IV Feira de Profissões. OFuturo está nos Trilhos. 2016. (Feira).

5.
VI Seminário de Integração do Setor Ferroviário.Engenharia Ferroviária: Implementação e Possibilidades. 2016. (Seminário).

6.
II Congresso Nacional das Engenharias da Mobilidade. 2015. (Congresso).

7.
2nd Workshop on Innovative Engineering for Fluid Power: Applications in Aircraft, Vehicles and Energy (Wind, Hydroelectricity and Oil & Gas).Systematization of hydraulic systems design for use with biodegradable fluids. 2014. (Oficina).

8.
2º Seminário Cenários da Cidade. 2014. (Seminário).

9.
VI Brasil nos Trilhos. 2014. (Encontro).

10.
International Conference on Fluid Power Transmission and Control ICFP 2013. Impact of Ageing Due to Contaminants on Oxidation and Hydrolytic Stability of Biodegradable Hydraulic Fluids. 2013. (Congresso).

11.
Workshop em sensores e conectividade. 2013. (Oficina).

12.
I Workshop on Innovative Engineering or Fluid Power and Vehicular Systems ? CISB. 2012. (Oficina).

13.
Workshop on Mechanisms and Robots Design. 2010. (Oficina).

14.
XVIII Congresso Brasilero de Automática. Resultados teóricos - experimentais do controle de trajetória de um atuador hidráulico: controladores pid, backstepping e estrutura variável. 2010. (Congresso).

15.
IV Conferência de PCH Mercado & Meio Ambiente.Regulador de Velocidade Pneutrónico para Pequenas Centrais Hidrelétricas. 2008. (Outra).

16.
19th International Congress of Mechanical Engineering. DEVELOPMENT OF A HIGH POWER PNEUMATIC SERVO-POSITIONING SYSTEM FOR SPEED GOVERNORS OF HYDRAULIC TURBINES. 2007. (Congresso).

17.
XIX SNPTEE Seminário Nacional De Produção E Transmissão De Energia Elétrica.DESENVOLVIMENTO DE UM REGULADOR DE VELOCIDADE PARA TURBINAS DE PCH´s EMPREGANDO UM SERVOPOSICIONADOR PNEUMÁTICO. 2007. (Seminário).

18.
Salud ocupacional y seguridad industrial. 2001. (Oficina).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Nayara Fernanda Siementkowsk. Análise de modos de falha em sistema de freio de vagão de carga com aplicação em FMEA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Ferroviária e Metroviária) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Yesid Ernesto Asaff Mendoza.

2.
Guilherme Becker da Câmara. Procedimento para identificar, classificar e analisar problemas na Linha Ferroviária de Trem de Carga (MILF). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Ferroviária e Metroviária) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Yesid Ernesto Asaff Mendoza.

Orientações de outra natureza
1.
Jeancarlo Contatto. Desenvolvimento de Regulador de Velocidade Pneutrônico para uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH). 2008. Orientação de outra natureza. (Curso de Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Yesid Ernesto Asaff Mendoza.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
De Negri, Victor.Juliano ; ASAFF, YESID ; Locatelli, C. ; DIAS, A. . Curso de Fundamentação em sistemas hidráulicos. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
ASAFF, YESID. Metodología de Diseños de Productos para Ingeniería. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
De Negri, Victor.Juliano ; ASAFF, YESID . Desenvolvimento de Regulador de Velocidade Pneutrônico para Pequenas Centrais Hidrelétricas. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).




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