Carolina Barreiros de Lima

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5214618737133739
  • Última atualização do currículo em 02/07/2018


Mestranda pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na linha de Inclusão, Ética e Interculturalidade com bolsa Mestrado NOTA 10 - Faperj; Pós-graduada em Administração e Supervisão Escolar pela Universidade Cândido Mendes; Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; Pesquisadora do LaPEADE - Laboratório de Pesquisa, Estudos e Apoio à Participação e à Diversidade em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Carolina Barreiros de Lima
Nome em citações bibliográficas
LIMA, C. B.


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado em andamento em Educação.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil. Orientador: Mônica Pereira dos Santos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2014 - 2015
Especialização em Administração e supervisão escolar. (Carga Horária: 360h).
Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
Título: O papel do supervisor escolar no processo de formação continuada.
Orientador: Marcelo Saldanha.
2003 - 2008
Graduação em Licenciatura em Matemática.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: A Educação de Jovens e Adultos: Uma Experiência em Pré-Vestibular.
Orientador: Lucia Tinoco.




Formação Complementar


2015 - 2015
Extensão universitária em Qualificação em Neuropsicologia e Aprendizagem. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2015 - 2015
Didática e Inclusão. (Carga horária: 4h).
IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão, IV CEDUCE, Brasil.
2015 - 2015
Pática de Letramentos em Contextos da EJA. (Carga horária: 4h).
II Congresso Nacional de Educação, II CONEDU, Brasil.
2010 - 2010
Curso Expedito de Técnica de Ensino.
Marinha do Brasil, MB, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Formação em Finanças. (Carga horária: 160h).
UFRJ- Instituto Coppead, UFRJ - COPPEAD, Brasil.


Atuação Profissional



Colégio Brigadeiro Newton Braga, CBNB, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Assistente de Direção

Vínculo institucional

2011 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Matemática, Regime: Dedicação exclusiva.


Colégio Naval, CN, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Matemática, Regime: Dedicação exclusiva.


Colégio Estadual Bairro Jardim América, CEBJA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Servidora Pública, Enquadramento Funcional: Professora de Matemática, Carga horária: 16


Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos, COPPETEC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Assistente Administrativo, Carga horária: 40
Outras informações
Auxílio na gerência financeira do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação - COPPE - UFRJ

Vínculo institucional

2004 - 2008
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20


Colégio Estadual Professor Ney Cidade Palmeiro, CEPNCP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária


Curso Pré-vestibular do Caju - UFRJ, CPV-CAJU, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Professora / Monitora de Matemática, Carga horária: 20


Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.


Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado Nota 10, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
FORTALECENDO OS CONSELHOS ESCOLA-COMUNIDADE DA 2ª CRE: PROCESSOS OMNILÉTICOS DE INCLUSÃO EM AÇÃO
Descrição: Este projeto trata-se de uma pesquisa, de caráter colaborativo, junto a 2a Coordenadoria Regional de Educação do Município do Rio de Janeiro (2a CRE) cujo objetivo é fortalecer o trabalho dos Conselhos Escola Comunidade de quinze escolas públicas municipais do Rio de Janeiro.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - 2016
DESENVOLVENDO E ADAPTANDO O INDEX PARA A INCLUSÃO EM UMA ESCOLA DE GOVERNO NO BRASIL
Descrição: Projeto de Pesquisa de desenvolvimento do Index para a Inclusão na Escola de Contas e Gestão do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2018
Bolsa Nota 10 - Mestrado, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ.
2017
Primeiro lugar na seleção para Mestrado em Educação na Linha de Pesquisa Inclusão, Ética & Interculturalidade, PPGE - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
2012
Aprovada e classificada para Professor Docente I - Matemática, Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro.
2011
Aprovada e classificada no processo seletivo para Oficial Temporário - Matemática, Força Aérea Brasileira.
2009
Aprovada e classificada no processo seletivo para Oficial Temporário - Matemática, Marinha do Brasil.
2007
Aprovada e classificada para Professor Docente I - Matemática, Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANTOS, M. P.2017SANTOS, M. P. ; SENNA, M. ; PINTO, R. M. S. C. ; LIMA, C. B. . DESENVOLVENDO O INDEX PARA INCLUSÃO NO CONTEXTO BRASILEIRO: EXPERIÊNCIAS DE REFLEXÃO/AÇÃO SOBRE PROCESSOS DE INCLUSÃO E EXCLUSÃO EM EDUCAÇÃO. PERCURSO ACADÊMICO, v. 7, p. 1-20, 2017.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, C. B.; SOUZA, J. M. P. . AUTOESTIMA E APRENDIZAGEM: REFLEXÕES SOBRE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA. In: XVIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2016, Cuiabá. Anais do XVIII ENDIPE, 2016.

2.
LACERDA, F. N. ; SOUZA, J. M. P. ; LIMA, C. B. . LUGAR DE ALUNO É NA COZINHA: UMA EXPERIÊCIA DE TRABALHO INTERDISCIPLINAR. In: XVIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2016, Cuiabá. Anais do XVIII ENDIPE, 2016.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, C. B.; PINTO, R. M. S. C. ; ALMEIDA, M. S. N. . DISCUTINDO A INSERÇÃO DO NOME SOCIAL EM UMA ESCOLA DE GOVERNO. In: V ENCONTRO DO OBSERVATÓRIO INTERNACIONAL DE INCLUSÃO, INTERCULTURALIDADE E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA, 2018, Macapá. Anais do V ENCONTRO DO OBSERVATÓRIO INTERNACIONAL DE INCLUSÃO, INTERCULTURALIDADE E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA, 2018.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, C. B.; Kovarik, A. D. ; Figueiredo, E. P. . A Matemática na Educação de Jovens e Adultos no Projeto Pré-Vestibular do Caju. In: 4º Congresso de Extensão da UFRJ, 2007, Rio de Janeiro. Anais do 4º Congresso de Extensão da UFRJ, 2007. p. 183-183.

Apresentações de Trabalho
1.
PINTO, R. M. S. C. ; LIMA, C. B. ; FERNANDES, L. T. . DESENVOLVENDO O INDEX PARA A INCLUSÃO EM UMA ESCOLA DE GOVERNO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
OLIVEIRA, R. B. ; LIMA, C. B. . REFLEXÕES SOBRE INCLUSÃO NA UFRJ: UM OLHAR SOBRE AS POLÍTICAS NO ÂMBITO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
LIMA, C. B.; SOUZA, J. M. P. ; LACERDA, F. N. . GÊNERO, MATEMÁTICA E LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ARTICULAÇÃO POSSÍVEL EM SALA DE AULA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
LIMA, C. B.; SOUZA, J. M. P. ; LACERDA, F. N. . ENTRE O ALUNO REAL E O IDEAL: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE E A PRÁTICA PEDAGÓGICA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
LIMA, C. B.; SOUZA, J. M. P. . AUTOESTIMA E APRENDIZAGEM: REFLEXÕES SOBRE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
SOUZA, J. M. P. ; LACERDA, F. N. ; LIMA, C. B. . LUGAR DE ALUNO É NA COZINHA: UMA EXPERIÊCIA DE TRABALHO INTERDISCIPLINAR. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
SOUZA, J. M. P. ; LIMA, C. B. . AUTOESTIMA E APRENDIZAGEM ? UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFASAGEM SÉRIE/IDADE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
LIMA, C. B.; SOUZA, J. M. P. ; SANTOS, J. L. ; COELHO, R. M. G. . O QUE DIZEM PROFESSORES SOBRE SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM UM PROJETO DE INCLUSÃO DE UMA ESCOLA FEDERAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO RIO DE JANEIRO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
LIMA, C. B.; SOUZA, J. M. P. ; LACERDA, F. N. . O SUPERVISOR ESCOLAR E A FORMAÇÃO CONTINUADA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
SOUZA, J. M. P. ; LIMA, C. B. . O QUE DIZEM ALUNOS COM DEFASAGEM SÉRIE/IDADE INSERIDOS EM UM PROJETO DE INCLUSÃO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
LIMA, C. B.; SILVERIO, A. P. ; SANTANA, S. S. ; MONTEIRO, D. H. . Uma experiência entre a corrida de orientação, a matemática e a língua espanhola. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO: Universidade e Participação ? Inclusão, Ética e Interculturalidade.GÊNERO, MATEMÁTICA E LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ARTICULAÇÃO POSSÍVEL EM SALA DE AULA. 2016. (Seminário).

2.
XVIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.ENTRE O ALUNO REAL E O IDEAL: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE E A PRÁTICA PEDAGÓGICA. 2016. (Encontro).

3.
2° Encontro Internacional Educação 360. 2015. (Encontro).

4.
Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão - Didática e Inclusão.AUTOESTIMA E APRENDIZAGEM ? UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFASAGEM SÉRIE/IDADE. 2015. (Outra).

5.
II Colóquio Pedagógico - Tempo de Ensinar, Aprender e Refletir. 2015. (Outra).

6.
II CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. O QUE DIZEM PROFESSORES SOBRE SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM UM PROJETO DE INCLUSÃO DE UMA ESCOLA FEDERAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO RIO DE JANEIRO. 2015. (Congresso).

7.
II CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. O SUPERVISOR ESCOLAR E A FORMAÇÃO CONTINUADA. 2015. (Congresso).

8.
II CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. O QUE DIZEM ALUNOS COM DEFASAGEM SÉRIE/IDADE INSERIDOS EM UM PROJETO DE INCLUSÃO. 2015. (Congresso).

9.
SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA.MOSTRA LAPEADE DE EXTENSÃO E PESQUISA. 2015. (Outra).

10.
8° Encontro Pedagógico do Ensino Médio Militar.Uma experiência entre a corrida de orientação, a matemática e a língua espanhola. 2011. (Encontro).

11.
Ciclo de Palestras de Psicologia e Liderança para Oficiais do Colégio Naval. 2010. (Outra).

12.
VII Encontro Pedagógico do Ensino Médio Militar. 2010. (Encontro).

13.
31º Encontro do Projeto Fundão.Monitora. 2007. (Encontro).

14.
4º Congresso de Extensão UFRJ. A Matemática na Educação de Jovens e Adultos no Projeto Pré Vestibular do Caju. 2007. (Congresso).

15.
Encontro Regional de Estudantes de Matemática. 2006. (Encontro).

16.
30º Encontro do Projeto Fundão.Monitora. 2004. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS, M. P. ; LIMA, C. B. . IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO: Universidade e Participação ? Inclusão, Ética e Interculturalidade. 2016. (Outro).

2.
FREITAS, J. G. O. ; LIMA, C. B. . Curso de Extensão INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO: GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL NA ESCOLA EM DISCUSSÃO. 2015. (Outro).

3.
SANTOS, M. P. ; LIMA, C. B. . MOSTRA LAPEADE DE EXTENSÃO E PESQUISA - Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. 2015. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Luciana Teixeira Fernandes. Desenvolvendo o Index para a Inclusão em uma Escola de Governo. 2017. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Carolina Barreiros de Lima.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/10/2018 às 4:38:44