Fábio José Paz da Rosa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2231168975092887
  • Última atualização do currículo em 31/10/2018


É Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/PPGE) vinculado à Linha de Pesquisa Currículo e Linguagem. É integrante do grupo de Pesquisa Currículo e Linguagem Cinematográfica. É associado à Rede KINO: Rede Latino-Americana de Educação, Cinema e Audiovisual. É Mestre em Educação, Cultura e Comunicação (2012) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É especialista em Organização Curricular e Prática Docente (2009) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É Licenciado em Pedagogia (2007) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente, é professor auxiliar da Universidade Estácio de Sá (UNESA) na Licenciatura em Pedagogia e coordenador da Pós-Graduação Lato-sensu em Psicopedagogia Clínica e Institucional da Universidade Estácio de Sá (UNESA). É coordenador do Projeto de Pesquisa "Luz, Câmera e negritudes: O cinema negro na construção curricular nos cursos de formação de professores" (UNESA) e coordenador do GINCF: Grupo de Estudos Intelectualidade Negra, Currículo e Formação docente.É professor substituto pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) na Licenciatura em Pedagogia na área de Didática e Prática de Ensino das Séries Iniciais. Também é coordenador pedagógico e docente do JP Curso Preparatório.Atuou como professor substituto na Universidade do Estado do Rio de Janeiro entre 2013 e 2015 nas Licenciaturas em Pedagogia, Matemática e Geografia. Tem interesse aos seguintes temas: Currículo e cinema; Currículo intercultural e Decolonial; Questões étnico-raciais e currículo; Gênero e sexualidade e educação. Psicologia da Educação. Didática. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fábio José Paz da Rosa
Nome em citações bibliográficas
ROSA, Fábio José Paz da.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estácio de Sá, Centro de Ciências Humanas e da Educação.
Rua Oscar Soares
Centro
25065050 - Nova Iguaçu, RJ - Brasil
Telefone: (21) 28823429


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Educação.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Performances, estéticas e poéticas no cinema negro: novas educabilidades étnico-raciais na formação de professores pela ótica de Zózimo Bulbul,
Orientador: Adriana Mabel Fresquet.
2010 - 2012
Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: O Dispositivo da sexualidade enquanto enunciador do professor-homem no magistério das Séries Iniciais,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Henrique Garcia Sobreira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: gênero; professor-homem; magistério das séries iniciais.
2007 - 2009
Especialização em organização curricular e prática docente. (Carga Horária: 360h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: A autoridade do professor em busca de ressignificados.
Orientador: Amélia Escotto do Amaral Ribeiro.
2003 - 2007
Graduação em Pedagogia - Licenciatura.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: O que ele está fazendo aqui? Reflexões sobre a presença do gênero masculino no magistério das Séries Iniciais.
Orientador: Henrique Garcia Sobreira.
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.




Formação Complementar


1999 - 2001
Técnico de Administração. (Carga horária: 2930h).
serviço nacional de aprendizagem comercial, SENAC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar I, Carga horária: 14

Atividades

08/2018 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Supervisão e Orientação Educacional
Trabalho de Conclusão de Curso
Pesquisa e Prática em Educação V
Educação Profissional
Pesquisa e Prática em Educação IV
03/2018 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Universidade Estácio de Sá, .

04/2017 - Atual
Direção e administração, Universidade Estácio de Sá, .

Cargo ou função
Coordenador do Curso de Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional - Campis São João de Meriti e Duque de Caxias.
02/2018 - 07/2018
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Conteúdos, Métodos e Práticas do Ensino das Artes
Cultura, diversidade e educação
Educação Profissional
Estágio na Docência do Normal Médio
Pesquisa e Prática em Educação III
Trabalho de Conclusão de Curso
08/2017 - 12/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Profissional
Pesquisa e Prática em Educação IV
02/2017 - 06/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Conteúdos e Métodos do Ensino das Artes
Cultura Brasileira e História dos Povos Afro-brasileiros e Indígenas
História da Educação
03/2017 - 04/2017
Ensino, Psicopedagogia Clínica e Institucional, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Teoria Psicanalítica
08/2016 - 12/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática
Prática e Estágio Supervisionado em Gestão das Organizações Não-Escolares
Psicologia da Educação
02/2016 - 07/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cultura Brasileira e História dos Povos Afro-brasileiros e Indígenas
Pesquisa e Prática em Educação V
Pesquisa e Prática em Educação III
Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem
02/2016 - 07/2016
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia nas Organizações
04/2016 - 06/2016
Ensino, Psicopedagogia Clínica e Institucional, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação
Teoria Psicanalítica
08/2015 - 12/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática e Pesquisa em Educação II
Prática e Pesquisa em Educação III
Prática e Pesquisa em Educação VI
Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem
08/2015 - 12/2015
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia nas Organizações
02/2015 - 07/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Profissional: Teoria e Prática
02/2015 - 07/2015
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia nas Organizações
08/2014 - 12/2014
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia nas Organizações

Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professo substituto, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Formador de Orientadores de Estudo
Outras informações
Formador de orientadores de estudos do Programa Federal Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC/UFRJ) no Polo de Nova Iguaçu. A formação do PNAIC nessa etapa voltou-se para a inserção das artes nos processos de alfabetização. Especificamente, atuei com a ênfase nas perspectivas entre cinema e educação problematizando a leitura pelas imagens e a possibilidades de novas escritas imagéticas por meio da produção cinematográfica desenvolvida pelos orientadores participantes do PNAIC.

Atividades

08/2017 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino das Séries Iniciais e Educação Infantil
Profissão Docente

JP Curso Preparatório, JP PREPARATÓRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico e Docente, Carga horária: 12
Outras informações
Atua como Coordenador Pedagógico e Docente em turmas do 5º Ano do Ensino Fundamental. Atua como Coordenador Pedagógico, Docente e em atividades de Orientação Vocacional em turmas do 9º Ano do Ensino Fundamental.


ADSUMUS, ADSUMUS, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 3
Outras informações
Preparação de candidatos à carreira de oficial da Marinha brasileira ao cargo de Pedagogo

Atividades

09/2017 - 12/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Outro

Disciplinas ministradas
Avaliação
Currículo
Didática
Metodologia da Pesquisa

Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 6

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Estagiário Docente, Enquadramento Funcional: Estágio Docente, Carga horária: 4
Outras informações
Estágiário da disciplina de Escola Espaço Político Pedagógico II sob orientação do Prof.º Dr. Henrique Garcia Sobreira na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (UERJ/FEBF).

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 2

Atividades

08/2014 - 01/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Escola Espaço Político Pedagógico II
Escola Espaço Político Pedagógico IV
Estágio Supervisionado III - Docência do Ensino Médio e Gestão dos sistemas educacionais
03/2014 - 07/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Escola Espaço Político Pedagógico III
Educação, Diferença e Desigualdade
08/2013 - 12/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Escola Espaço Político Pedagógico II
03/2013 - 07/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio supervisionado II - Docência do Ensino Fundamental
Tendências Atuais do Ensino de História A
Escola Espaço Político Pedagógico I
03/2006 - 02/2007
Ensino, Pedagogia - Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura e Educação do educador I - (Monitoria)

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tutoria presencial, Carga horária: 6

Atividades

08/2009 - 07/2010
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Currículo
Avaliação e Educação

Curso Pré-Vestibular Comunitário Santa Teresa D' Ávila, STD, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador pedagógico
Outras informações
Coordenador Pedagógico do período de fevereiro de 2003 até a presente data Professor da disciplina de Literatura Brasileira de fevereiro de 2003 até a presente data Professor da disciplina de História do Brasil no ano letivo de 2007 Supervisor de estágio

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Literatura Brasileira, Carga horária: 2

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de História do Brasil, Carga horária: 2


Creche Institucional Dr. Paulo Niemeyer, CIPN, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário de Pedagogia, Carga horária: 5
Outras informações
Estagiário de Pedagogia - Educação Infantil

Atividades

06/2006 - 06/2006
Estágios , Creche Institucional Dr. Paulo Niemeyer, .

Estágio realizado
Estágio realizado com turmas de educação infantil..

Curso Pré-vestibular comunitário Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, CNSRP, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2
Outras informações
Docente da disciplina de História do Brasil

Atividades

02/2003 - 12/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Literatura Brasileira (Pré-vestibular)

Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Bolsista de I .C, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 2
Outras informações
Bolsista de Iniciação Científica

Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: bolsita de IC, Enquadramento Funcional: bolsista de IC, Carga horária: 2

Atividades

01/2006 - 01/2007
Pesquisa e desenvolvimento , Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, .


Hospital Federal de Bonsucesso, HFB, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Estagiário de Pedagogia, Enquadramento Funcional: Estagiário de Pedagogia, Carga horária: 20
Outras informações
Suporte nos projetos pedagógicos atendimento ao público arquivo elaboração de projetos para o voluntariado elaboração de peças teatrais com fantoches

Atividades

02/2005 - 05/2006
Estágios , Hospital Geral de Bonsucesso, .

Estágio realizado
Realizei as seguintes atividades: suporte nos projetos pedagógicos, atendimento ao público, elaboração de projestos para o voluntariado, atuação na classe hospitalar.

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, PM/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: estagiário de Pedagogia, Enquadramento Funcional: estagiário de Pedagogia, Carga horária: 5
Outras informações
Estágio em sala de aula nas turmas do 1º segmento do ensino fundamental.

Atividades

06/2005 - 06/2005
Estágios , Secretaria Municipal de Educação - RJ, .

Estágio realizado
Estágio realizado na sala de aula nas séries iniciais..

Prefeitura Municipal de Duque de Caxias, P/DUQUE CAXIAS, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: estagiário de Pedagogia, Enquadramento Funcional: estagiário de Pedagogia, Carga horária: 10
Outras informações
Estagiário de Pedagogia pela Secretaria Municipal de Educação na Escola Municipal Lion Atividades: Estágio em sala de aula nas turmas do 1º segmento do ensino fundamental

Atividades

10/2005 - 12/2005
Estágios , Secretaria Municipal de Educação, .

Estágio realizado
Estágio realizado em sala de aula nas séries iniciais do ensino fundamental.

Fundação Nacional de Saúde - Presidência, FUNASA, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: estagiário, Enquadramento Funcional: estagiário do curso técnico de administração, Carga horária: 20
Outras informações
Estágio realizado no setor de cadastro de aposentados e no setor de educação continuada de profissionais da área de saúde.


Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro - Santo Cristo, SEE/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Estagiário de Pedagogia, Enquadramento Funcional: Estagiário de Pedagogia, Carga horária: 5
Outras informações
Estagiário de Pedagogia - Colégio Estadual Antônio Figueira de Almeida Setor: Coordenação Pedagógica

Atividades

07/2007 - 07/2007
Estágios , Secretaria de Estado de Educação - RJ, .

Estágio realizado
Estágio realizado na Coordenação Pedagógica do Colégio Estadual Antônio Figueira de Almeida - Nilópolis - RJ.


Linhas de pesquisa


1.
Crônica de uma Morte Anunciada

Objetivo: Acompanhar os processos afetivos e as suas possiveis sugetões de modificações curriculares que caracterizam a situação dos docentes e discentes de cursos de formação de professores e de pedagogia nos níveis médio e superior..
2.
Grupo de Pesquisa Intelectualidade Negra, Currículo e Formação docente (GINCF)

Objetivo: O GINCF tem por objetivo estudar como e de quais formas as teorizações fundamentadas na intelectualidade negra estão presentes no currículo da formação docente. Conceituamos intelectualidade negra tendo por fundamentação as produções que vem problematizando as questões históricas, culturais e científicas inerentes às populações afro-brasileiras. Nesse sentido, nos aproximamos principalmente de autoras negras que tem contribuído para repensar os conhecimentos produzidos na diáspora, entre elas, Nilma Lino Gomes, Suely Carneiro, Azoilda Loretto e as estadunidenses bell hooks e Patrícia Collins Hills. Compreendendo que essas autoras nos apresentam teorizações que fomentam as questões que em grande parte se inserem nas vivências e (re)existências de negras e negros em diferentes territórios, também nos fundamentaremos nos Estudos decoloniais que tem o intuito de pensar a produção do conhecimento das populações que historicamente foram subjugadas. Para isso nos apropriamos das teorizações de Walter Mignolo e Catherine Walsh com o intuito de pensar as possibilidades e dificuldades que considere um currículo de formação de professores tanto intercultural quanto decoloniais, capaz de produzir novas epistemologias que questionem a escola como espaço ideal ou negado para a constituição dos saberes afro-brasileiros..
Grande área: Ciências Humanas


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Cinema, Raça e Gênero na produção curricular: Perspectivas Interculturais na formação de professoras e professores
Descrição: O presente projeto de pesquisa produtividade é fundamentado em uma evidência histórica e social: o Magistério é uma profissão ainda hoje majoritariamente feminina, principalmente na educação infantil e nas Séries iniciais. Outra importante constatação de acordo com pesquisas sobre a docência no Brasil (BARRETO e GATTI, 2009) se refere ao ingresso de mulheres negras tanto no Magistério da Educação Infantil quanto nas Séries iniciais. O reconhecimento é necessário para que essas mulheres possam construir diferentes maneiras de se visibilizar na sociedade brasileira. O empoderamento das professoras negras poderá aprimorar estratégias de luta contra o preconceito racial desde a mais tenra infância, já que serão elas que em grande parte estarão nas salas de aula das Séries iniciais e da Educação Infantil. O principal objetivo desta pesquisa é potencializar novos conhecimentos por meio do cinema negro feminino contemporâneo nas formações docentes no campus Nova Iguaçu. Os objetivos específicos são *Fomentar novos conhecimentos aos currículos escolares através do feminismo negro; *Fundamentar novas perspectivas curriculares por meio das produções de cineastas negras brasileiras da contemporaneidade; *Inserir o Magistério das séries iniciais e educação infantil em análises fílmicas do cinema negro feminino; *Analisar as seguintes obras contemporâneas sobre feminismo negro na cinematografia nacional que sejam produzidas e dirigidas por mulheres negras ou que tenham essa temática: Nós, Carolinas (2017); Tia Ciata (2017), de Mariana Campos e Raquel Beatriz; Merê (2017), de Urania Muzanzu; Mayra está bem (2017), de Juliana Lima; Da minha pele (2017), de Rosa Miranda e Carol Rocha; Dara: a primeira vez que fui ao céu (2017), de Renato Cândido; Rainha (2017), de Sabrina Fidalgo; Negra sou (2017), de Ana Beatriz Sacramento; Eu preciso dessas palavras escritas, de Milena Manfredini; Elekô (2016), do Coletivo Mulheres de Pedra ; Bambas (2016), de Anná; Deus (2016), de Vinícius Silva ; Kbela (2015), de Yasmin Tainá *Produzir novos conhecimentos curriculares em vídeos, fotografias e livros com as licenciandas e os licenciandos das Licenciaturas do campus Nova Iguaçu. das fundamentações teóricas que nortearão este projeto de formação continuada docente em uma perspectiva étnico-racial por meio da cinematografia permeada pelas questões raciais e de gênero é a Interculturalidade Crítica. Nestor García Canclini (2013) em ?Culturas Híbridas? ao compreender que os estudos interculturais necessitaram se aprofundar em pesquisas de diferentes culturas, analisa que essas complexas relações, nos últimos tempos vêm modificando as fundamentações conceituais de identidades que não poderiam mais ser reconhecidas como fixas, próprias de uma única etnia ou nação. A metodologia dessa formação continuada terá como paradigma principal a Multi/interculturalidade pautada no pensamento de Ana Ivenicki (2008; 2016) e Alberto Canen (2016). Canen (2008, p. 300) afirma que uma formação docente em uma visão multicultural deve ser permeada por uma sensibilização em que a diversidade cultural envolve os professores formadores e os futuros professores..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2017 - 2018
Luz, câmera e Negritudes! O cinema negro na construção curricular nos cursos de formação de professores
Descrição: Este projeto de pesquisa de produtividade tem por objetivo problematizar no processo de formação de professores da Licenciaturas em Pedagogia, do campus de Nova Iguaçu da Universidade Estácio de Sá, acerca das construções, aceitações e negações da população negra inserida na visibilidade cinematográfica nacional. Este tema surge a partir da necessidade cada vez mais latente de debater a sociedade negra na constituição da nossa cultura. Ao compreender que ainda hoje a cinematografia nacional representa negros de formas estereotipadas, proponho, neste projeto de pesquisa caminhos para que na formação docente possamos produzir novas epistemologias da educação étnico-racial a partir das imagens. Para isso, é necessário imergir nas produções que rompem com tais estereótipos, podendo as mesmas trazer outras estéticas possíveis.De formas mais específicas, este projeto pretende: ? Analisar, no contexto dos cursos de Formação de Professores o conjunto de 10 obras cinematográficas brasileiras que ajudem a compreender novos posicionamentos do negro, entre elas: A Negação do Brasil (2001), de Joel Zito; Quase dois irmãos (2005), de Lucia Murat; Quanto vale ou é por quilo? (2005), Sérgio Bianchi; Encontro com Milton Santos ou O Mundo Global visto do lado de cá (2006) de Sílvio Tendler; Besouro (2010) de João Daniel Tikhomiroff, Bróther , de Jefferson De (2011); Cidade de Deus: Dez anos depois (2012), de Cavi Borges e Luis Lomenha do Nascimento. Tendo em vista que é impossível partir de uma analítica neutra de perspectivas políticas, culturais e sociais em relação às produções cinematográficas, dialogamos com Stuart Hall para pensar essa pesquisa a partir da Teoria da Recepção. O autor desenvolveu esse pensamento para compreender como os veículos de comunicação chegam às audiências e essas de alguma forma consomem as produções midiáticas. Hall (1989) concorda que o processo de codificar/decodificar uma mensagem não é uma prática que se mostre tão simples de ser entendida. A metodologia desse projeto de pesquisa de produtividade no conceito de grupo focal.Os resultados esperados pela pesquisa de produtividade são: Aprofundar os conhecimentos históricos e sociais sobre as Matrizes afro-brasileiras na Licenciatura em Pedagogia do campus Nova Iguaçu por meio da cinematografia nacional; Incentivar os alunos a pensar em currículos escolares que sejam orientados para perspectivas étnico-raciais e compreender como e de quais formas os licenciandos convidados para as exibições dos filmes reconstruíram seus conhecimentos acerca dessas temáticas após a exibição dos filmes sugeridos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Revisor de periódico


2018 - Atual
Periódico: REVISTALEPH


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:4
Total de citações:12
Fábio José Paz da Rosa  Data: 31/10/2018

Artigos completos publicados em periódicos

1.
ROSA, Fábio José Paz da.2017 ROSA, Fábio José Paz da.; FRESQUET, A. M. . A estética negra de zózimo bulbul em cena: novas possibilidades para pensar cinema, currículo e formação de professores. ETD: EDUCAÇÃO TEMÁTICA DIGITAL, v. 19, p. 418, 2017.

Capítulos de livros publicados
1.
ROSA, Fábio José Paz da.. Cinema negro, currículo e Formação de professores: contribuições da estética cinematográfica de Zózimo Bulbul. In: Rosiane Xypas, Elaine Costa-Fernandez, Candy Marques Laurendon. (Org.). Comunicação e Interculturalidade: Educação,novas tecnologias e linguagens. 1ed.Recife: EdUFPE, 2018, v. 1, p. 298-313.

2.
ROSA, Fábio José Paz da.; THEODORO, L. F. ; MANOEL, B. C. L. ; COELHO, S. R. . A importância da Arte no processo de desenvolvimento da alfabetização e dos letramentos: caminhos trilhados, saberes compartilhados. PNAIC no Estado do Rio de Janeiro: A polifonia da formação continuada de professores alfabetizadosres. 1ªed.Rio de Janeiro: Rona Editora, 2017, v. 1, p. 9-203.

3.
Sobreira, Henrique Garcia ; ROSA, Fábio José Paz da. ; Santos, Érica Duarte dos . Do Feminino ao masculino?: Professor siim, tio não?. In: Henrique Garcia Sobreira. (Org.). A formação de professores no Brasil: de 1996 a 2006. 1ªed.Rio de Janeiro: EdUERJ, 2008, v. , p. 239-260.

4.
Sobreira, Henrique Garcia ; FONSECA, Gisele Pereira da ; ROSA, Fábio José Paz da. ; COSTA, Claúdia Márcia Albino . Maturidade e Magistério:profissão de gente grande?. In: Henrique Garcia Sobreira. (Org.). A Formação de Professores no Brasil: de 1996 a 2006. 1ªed.Rio de Janeiro: eduerj, 2008, v. , p. 175-195.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ROSA, Fábio José Paz da.. Ativismo político, Movimentos negros e Corporeidades em processos de educabilidade no filme Aniceto do Império, em dia de alforria, de Zózimo Bulbul. In: XXI Encontro da SOCINE, 2018, Paraíba. ANAIS DE TEXTOS COMPLETOS DO XXI ENCONTRO DA SOCINE. João Pessoa, 2018. v. 11. p. 295-301.

2.
ROSA, Fábio José Paz da.. Bendito é o fruto entre as mulheres: tensionando o erotismo no contexto da presença de homens no magistério das séries iniciais e educação infantil. In: IV Seminário Internacional Enlaçando sexualidades, 2015, Salvador. Anais do IV Seminário Enlaçando Sexualidades. Salvador: EDUNEB, 2015.

3.
ROSA, Fábio José Paz da.. Gênero e sexualidade na elaboração de performances masculinas por vozes femininas: uma analítica de um texto opinativo da Revista Crescer sobre a presença de professores-homens na educação infantil. In: VI SEMINÁRIO CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE, II SEMINÁRIO INTERNACIONAL CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE, II ENCONTRO GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA, 2014, Juiz de Fora. ANAIS DO VI SEMINÁRIO CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE, II SEMINÁRIO INTERNACIONAL CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE, II ENCONTRO GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA.. Lavras: Center Gráfica Editora, 2014. p. 536-546.

4.
ROSA, Fábio José Paz da.. O dispositivo da sexualidade enquanto configurador do professor-homem no Magistério das Séries Iniciais. In: x Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2011, Rio de Janeiro. Anais do x Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.

5.
ROSA, Fábio José Paz da.. Para além da autoridade: Em busca de dispositivos para atuação do gênero masculino no magistério das Séries Iniciais. In: VII Colóquio Nacional de Pesquisa em Educação, 2010. Para além da autoridade: Em busca de dispositivos para atuação do gênero masculino no Magistério das Séries Iniciais.

6.
ROSA, Fábio José Paz da.. autoridade,gênero e magistério: reflexões teóricas. In: II Congresso Internacional Cotidiano Diálogos sobre Diálogos, 2008, Niterói. autoridade,gênero e magistério: reflexões teóricas. Rio de Janeiro: HP Comunicação editora, 2008. p. 247-247.

7.
ROSA, Fábio José Paz da.. Respeito é bom e a gente gosta?: As concepções de docentes do ensino fundamental sobre a questão da autoridade do professor. In: IV Seminário de Educação Diferenciada e Etnoreconhecimento e II Encontro Luso-brasileiro de Educação, Formação e Cultura, 2008, Rio de Janeiro. Respeito é bom e a gente gosta?: As concepções de docentes do ensino fundamental sobre a questão da autoridade do professor, 2008.

8.
ROSA, Fábio José Paz da.; Santos, Érica Duarte dos ; Sobreira, Henrique Garcia . Magistério das Séries Inciais: do feminino ao masculino. In: I Encontro Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores da América Latina e Caribe, 2006, Juiz de Fora. Magistério das Séries Iniciais: do feminnino ao masculino. Juiz de Fora: editora UFJF, 2006.

9.
ROSA, Fábio José Paz da.; Sobreira, Henrique Garcia . Professor sim , Tio Não?. In: Cotidiano: Diálogos sobre Diálogos, 2005, Niterói. Professor sim, Tio Não. Niterói, 2005. p. 64-64.

10.
ROSA, Fábio José Paz da.; Sobreira, Henrique Garcia ; Santos, Érica Duarte dos . Professor ou Tio? Eis a questão. In: Semana de Graduação - UERJ, 2005, Rio de Janeiro. Professor ou Tio? Eis a Questão, 2005.

11.
ROSA, Fábio José Paz da.; FONSECA, Gisele Pereira da ; COSTA, Claúdia Márcia Albino . Profissão de gente grande?. In: VI Colóquio Sobre Questões Curriculares, 2004, Riode Janeiro. Currículo:Pensar, Inventar, Diferir. Rio de Janeiro: UFRJ & Universidade do Minho, 2004. v. 1.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ROSA, Fábio José Paz da.. Currículo, cinema negro e formação de professores: diálogos a partir da ótica de Zózimo Bulbul. In: III COCALL - Colóquio de Cinema e Arte na América Latina, 2015, Niterói. Anais do III Cocaal Colóquio de Cinema e Arte na América Latina. Teresópolis: 2AB Editora, 2015. v. 3. p. 40-41.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ROSA, Fábio José Paz da.. Por uma didática da tradução do cinema negro na formação docente: diálogos com Zózimo Bulbul. In: XVIII Encontro Nacional de Didática e Prática Docente, 2016, Cuibá. Anais do Endipe, 2016. p. 12821-12825.

2.
ROSA, Fábio José Paz da.; Sobreira, Henrique Garcia . Agora é que são elas: a opinião das professoras sobre a presença do gênero masculino no magistério das Séries Iniciais e Educação Infantil. In: III Seminário Internacional em Educação Agrícola: Formação Docente no âmbito do Mercosul, 2007, Seropédica. Agora é que são elas: a opinião das professoras sobre a presença do gênero masculino no magistério das Séries Iniciais e Educação Infantil, 2007.

3.
ROSA, Fábio José Paz da.; Sobreira, Henrique Garcia . Eles por Elas: Diálogos com professoras sobre a presença do gênero masculino no magistério das Séries Iniciais. In: 15ª Semana de Iniciação Científica, 2006, Rio de Janeiro. Eles por Elas: Diálogos com professoras sobre a presença do gênero masculino no magistério das Séries Iniciais, 2006.

4.
ROSA, Fábio José Paz da.; Sobreira, Henrique Garcia . Eles por Elas: Diálogos com professoras sobre a presença do gênero masculino no magistério das Séries Iniciais. In: 6ª Semana de Gradução, 2006, Rio de Janeiro. Eles por Elas: Diálogos com professoras sobre a presença do gênero masculino no magistério das Séries Iniciais, 2006.

5.
ROSA, Fábio José Paz da.; Sobreira, Henrique Garcia . Conversando com professoras sobre a presença do gênero masculino no magistério das Séries Iniciais. In: I Seminário de Pesquisas Alterprof/Promemo, 2006, Rio de Janeiro. Conversando com professoras sobre a presença do gênero masculino no magistério das Séries Iniciais, 2006.

6.
ROSA, Fábio José Paz da.; FONSECA, Gisele Pereira da . A Maturidade como categoria essencial na Formação de Professores. In: XIII Semana de Iniciação Científica, 2004, Rio de Janeiro. XIII Semana de Iniciação Científica. Rio de Janeiro: UERJ, 2004.

Apresentações de Trabalho
1.
ROSA, Fábio José Paz da.. Cinema, Raça e Gênero na produção curricular: perspectivas interculturais na formação de professoras e professores. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
ROSA, Fábio José Paz da.. Método Empírico-Qualitativo de Pesquisa e Percepção em Filmografia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
ROSA, Fábio José Paz da.. Qual lugar das habilitações para o Magistério das séries iniciais e na Educação Infantil no curso de Pedagogia?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
ROSA, Fábio José Paz da.. O dispositivo da sexualidade enquanto enunciação do Magistério das Séries Iniciais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
ROSA, Fábio José Paz da.. Para além da autoridade: Em busca de dispositivos para atuação do gênero masculino no magistério das séries iniciais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
ROSA, Fábio José Paz da.. O professor tem autoridade?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
ROSA, Fábio José Paz da.. Cultura, Diversidade e Educação. 2018.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ROSA, Fábio José Paz da.. O Movimento Negro e a Educação. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
ROSA, Fábio José Paz da.. Centro de Atualização Docente. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
ROSA, Fábio José Paz da.. Elaboração de questões para a disciplina de História da Educação. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboração de questões).

2.
ROSA, Fábio José Paz da.. Elaboração de Questões para a disciplina de Conteúdos e Métodos do Ensino de Artes. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboração de questões).

3.
ROSA, Fábio José Paz da.. Elaboração de questões para a disciplina de Cultura brasileira e História dos povos afro-brasileiros e indígenas. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboração de Questões).

4.
ROSA, Fábio José Paz da.. Elaboração de Questões para a disciplina de Cultura de História dos povos afro-brasileiros e indígenas. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboração de Questões).

5.
ROSA, Fábio José Paz da.. Elaboração de questões para a disciplina de Psicologia nas Organizações. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboração de questões).

6.
ROSA, Fábio José Paz da.. Elaboração de questões para a disciplina de Didática. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboração de Questões).

7.
ROSA, Fábio José Paz da.. Questões para a disciplina de Psicologia nas Organizações. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboração de Questões para a disciplina de Psicologia nas Organizações).

8.
ROSA, Fábio José Paz da.. Elaboração de Questões para a disciplina de Pesquisa e Prática em Educação II. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboração de Questões).

9.
ROSA, Fábio José Paz da.. Elaboração de Questões para a disciplina de Psicologia das Organizações. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboração de Questões).

10.
ROSA, Fábio José Paz da.; Patricio, Adelto Cândido Grigório . Seleção de discentes do Curso Pré-Vestibular Comunitário Santa Teresa D'Ávila. 2010. (processo seletivo).

11.
ROSA, Fábio José Paz da.; Patricio, Adelto Cândido Grigório . Seleção de discentes do Curso Pré-vestibular Comunitário Santa Teresa D'Ávila. 2009. (processo seletivo).

12.
ROSA, Fábio José Paz da.. Documentos internacionais sobre educação. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
ROSA, Fábio José Paz da.; Patricio, Adelto Cândido Grigório . Seleção de discentes do Curso Pré-vestibular Comunitário Santa Teresa D'Ávila. 2008. (processo seletivo).

14.
Sobreira, Henrique Garcia ; ROSA, Fábio José Paz da. . Crônica de uma morte anunciada?. 2007. (Relatório de pesquisa).

15.
ROSA, Fábio José Paz da.; Patricio, Adelto Cândido Grigório . Seleção de discentes do Curso Pré-vestibular Comunitário Santa Teresa D'Ávila. 2007. (processo seletivo).

16.
ROSA, Fábio José Paz da.; Sobreira, Henrique Garcia . Magistério das séries iniciais; do feminino ao masculino?. 2006. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SILVA, A. P.; ROSA, Fábio José Paz da.; ALVES, C. N.. Participação em banca de Crystiane Alves Cavalcante. Gestão escolar: (re)pensando a identidade político-pedagógica de uma escola técnica estadual. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
SILVA, A. P.; ROSA, Fábio José Paz da.; ALVES, C. N.. Participação em banca de Adriana Santoro. Gestão democrática como prática emancipatória. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
SILVA, A. P.; ROSA, Fábio José Paz da.; COSTA, Claúdia Márcia Albino. Participação em banca de Deise Lucide de Oliveira Paz. Ler para ser: a escola como veículo de transformação. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
SILVA, A. P.; ROSA, Fábio José Paz da.; ALVES, C. N.. Participação em banca de Mírian da Silva Cardoso. A nossa disciplina é nota mil. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
SILVA, A. P.; ROSA, Fábio José Paz da.; ALVES, C. N.. Participação em banca de Ana Lúcia Gomes de Souza. O papel do brinquedo na Educação Infantil. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
SILVA, A. P.; ROSA, Fábio José Paz da.; ALVES, C. N.. Participação em banca de Ana Paula dos Santos Fontes. A avaliação como processo de intervenção de ensino-aprendizagem: práticas avaliativas ou modo de controle. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
SILVA, A. P.; ROSA, Fábio José Paz da.; ALVES, C. N.. Participação em banca de Monique de Souza Torres. Aplicação da Lei 10639/2003 na Escola Municipal Ernesto Che guevara. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BENFICA, Z. R.; ROSA, Fábio José Paz da.. Participação em banca de Márcia Cristina Carneiro da Silva Pereira.A intolerância religiosa de Matriz Africana e Preconceito nas escolas públicas das séries iniciais do ensino fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.

2.
ROSA, Fábio José Paz da.; SILVA JUNIOR, P. M.. Participação em banca de Rosimeri Ribeiro.O desenvolvimento da criança na educação infantil: reflexões sobre as possibilidades de brincadeiras e jogos tradicionais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

3.
CRUZ, A. G.; ROSA, Fábio José Paz da.. Participação em banca de Camilla Macedo Araújo.O Pedagogo na educação a distância. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

4.
SILVA JUNIOR, P. M.; ROSA, Fábio José Paz da.. Participação em banca de Ticiana Octávio Cândido.A representação social do negro no livro didático. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

5.
SILVA JUNIOR, P. M.; ROSA, Fábio José Paz da.. Participação em banca de Camila da Silva de Souza.A Formação continuada do professor na educação infantil em uma perspectiva inclusiva. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

6.
ROSA, Fábio José Paz da.; Sobreira, Henrique Garcia. Participação em banca de Wallace Souza dos Santos.A Brinquedoteca na Educação Infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

7.
ROSA, Fábio José Paz da.; SILVA JUNIOR, P. M.. Participação em banca de Rosemar Araújo Fonseca.Gravidez na adolescência: um olhar reflexivo sobre o ambiente escolar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

8.
ROSA, Fábio José Paz da.; CRUZ, A. G.. Participação em banca de Cristiane Eufrásio Martins.Uma breve reflexão sobre o racismo no cotidiano escolar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

9.
ROSA, Fábio José Paz da.; SILVA JUNIOR, P. M.. Participação em banca de Rosemary de Moraes Antônio.Reflexões sobre as possibilidades de trabalhar a Lei 10639 nas escolas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

10.
SILVA JUNIOR, P. M.; SOUZA, M. C. N.; ROSA, Fábio José Paz da.. Participação em banca de Renato Romeritto do Nascimento Souza.Entre o giz e o glitter: investigando @s drags queens professores/as (ou seriam professores/as drags queens?). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

11.
ROSA, Fábio José Paz da.; SILVA JUNIOR, P. M.. Participação em banca de Viviane Glicerio Chaves.A sexualidade no contexto da educação infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
ROSA, Fábio José Paz da.. Avaliação de Projetos de Extensão da Universidade Federa do Estado do Rio de Janeiro. 2018. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

2.
ROSA, Fábio José Paz da.. Avaliação de Projetos de Extensão na Semana de Iniciação Científica - UNIRIO. 2018. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

3.
ROSA, Fábio José Paz da.. Avaliação dos Projetos de Extensão da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. 2017. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

4.
ROSA, Fábio José Paz da.. Avaliação dos Projetos de Extensão da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. 2017. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

5.
ROSA, Fábio José Paz da.. Avaliação dos Programas e Projetos de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. 2016. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

6.
ROSA, Fábio José Paz da.. Avaliação dos Programas e Projetos de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. 2016. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

7.
ROSA, Fábio José Paz da.. Avaliador Ad hoc de Projetos de Extensão. 2016. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

8.
ROSA, Fábio José Paz da.. Avaliação de Programas e Projetos de Extensão 2016. 2016. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Encontro da Educação - X Fórum da Rede Kino. 2018. (Outra).

2.
Encontro de Extensão para Professores da Rede pública de Magé.A Lei 10.639 no contexto da Educação das Relações Étnico-Raciais no Município de Magé. 2018. (Oficina).

3.
II Encontro da Rede Kino de Audiovisual e Educação.Sociedade, Educação e Audiovisual. 2018. (Encontro).

4.
I Seminário de Pesquisa e Extensão do curso de Pedagogia.Metodologia do Ensino das Artes. 2018. (Seminário).

5.
XXII Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos do Cinemaa.A presença negra em Abolição: uma perspectiva pedagógica Decolonial. 2018. (Encontro).

6.
12ª Mostra de Cinema de Ouro Preto/ Encontro da Educação. 2017. (Encontro).

7.
XXI Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos do Cinema.Negritudes, corporeidades e educabilidades no filme Aniceto do Império. 2017. (Encontro).

8.
11ª Mostra de Cinema de Ouro Preto. 2016. (Encontro).

9.
Circuito de Herança africana. 2016. (Oficina).

10.
Colloque International de l'Aric (Association Internationale pour la la Recherche Interculturellle)_. Cinema Negro, Currículo e Formação de Professores: Contribuições da estética cinematográfica de Zózimo Bulbul. 2016. (Congresso).

11.
II Jornada de Multiculturalismo & Educação. 2016. (Outra).

12.
Oficina de Mitologia Afrobrasileira: Exu, o Guardião bate à porta. 2016. (Oficina).

13.
Oficinas de Mitologia Afro-brasileira: Oxum, o feminino atemporal. 2016. (Oficina).

14.
XVIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Por um didática da tradução do cinema negro na formação de professores: diálogos com Zózimo Bulbul. 2016. (Encontro).

15.
10ª Mostra de Cinema de Ouro Preto- VII Fórum da Rede Kino.Refletindo sobre a Lei 10006/2014 pelo Cinema Negro no Processo de Formação de Professores. 2015. (Outra).

16.
As quatro escolas do Cinema Africano. 2015. (Oficina).

17.
I Ciclo de Atividades Culturais IFRJ/CDUC.História, Pesquisa e Cultura Afro-brasileira. 2015. (Outra).

18.
III Cocall - Colóquio de Cinema e Arte da América Latina.Currículo, Cinema Negro e Formação de Professores: Diálogos a partir da ótica de Zózimo Bulbul. 2015. (Outra).

19.
IV Seminário Enlaçando Sexualidades.Bendito é o fruto entre as mulheres: tensionando o erotismo no contexto da presença do professor-homem no Magistério das Séries Iniciais.. 2015. (Seminário).

20.
11º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.Histórias, Saberes e Fazeres: Como se tornar Professor-Homens das Séries Iniciais e Educação Infantil?. 2014. (Encontro).

21.
VI Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade.Gênero e Sexualidade na elaboração de performances masculinas por vozes femininas: uma analítica de um texto opinativo da Revista Crescer sobre a presença de professores-homens na educação infantil. 2014. (Seminário).

22.
10º Encontro de Pesquisas em Educação da Região Sudestes.O dispositivo da Sexualidade na Configuração do Professor-homem no Magistério das séries inciaisi. 2011. (Encontro).

23.
Semana do Estudante - CEFET - Unidade: Maria da Graça.Cotas sociais e Cotas racias na UERJ. 2010. (Encontro).

24.
V Colóquio Nacional de Pesquisa em Educação.Para além da autoridade: em busca de dispositivos para a atuação do gênero masculino no magistério das séries iniciais. 2010. (Outra).

25.
VI Semana de Debate Universitário.As novas diretrizes do curso de Pedagogia no Brasil. 2010. (Outra).

26.
XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2010. (Encontro).

27.
II Jornada de Formação Pedagogica em prol das Classes Comunitárias Pré-Técnicas e Pré-Profissionais. 2009. (Outra).

28.
V Semana de debate universitário.O curso de pedagogia. 2009. (Outra).

29.
V Semana de debate universitário.A experiência acadêmica na UERJ. 2009. (Outra).

30.
V Semana de debate universitário.desigualdades educacionais e desigualdades sociais. 2009. (Outra).

31.
1ª palestra sobre pré-vestibulares Comunitários.Pré-vestibulares Comunitários: reflexões e práticas. 2008. (Outra).

32.
II Congresso Internacional Cotidiano - Diálogos sobre Diálogos. Autoridade, Gênero e Magistério: reflexões teóricas. 2008. (Congresso).

33.
III Encontro da UERJ com representantes de cursos Pré-Vestibulares Comunitários e representantes de Ensino Médio. 2008. (Encontro).

34.
II Semana acadêmica da Pós-graduação. 2008. (Outra).

35.
IV Semana de Debate Universitário.O curso de Pedagogia. 2008. (Outra).

36.
IV Semana de Debate Universitário.A experiência acadêmica na UERJ. 2008. (Outra).

37.
IV Seminário de Educação Diferenciada e Etnoreconhecimento e II Encontro Luso-brasileiro de Educação, Formação e Cultura.Respeito é bom e a gente gosta?: As concepções de docentes do ensino fundamental sobre a questão da autoridade do professor. 2008. (Seminário).

38.
mesa redonda: reforma universitária: reflexões e perspectivas.Reforma universitária: reflexões e práticas. 2008. (Outra).

39.
1ª semana acadêmica da Pós-graduação. 2007. (Outra).

40.
FEBF SEM MUROS.Quem tem autoridade? : Reflexões teóricas. 2007. (Outra).

41.
III Semana de Debate Universitário.O Curso de Pedagogia no Brasil. 2007. (Outra).

42.
VII Semana de Graduação.O Professor tem autoridade?. 2007. (Outra).

43.
Fórum Mundial de Educação. 2006. (Outra).

44.
I Encontro Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores da América Latina e Caribe.Magistério das Séries Inciais: do feminino ao Masculino. 2006. (Encontro).

45.
II Semana de Debate Universitário.O curso de Pedagogia no Brasil. 2006. (Outra).

46.
3ª Jornada Escola e Violência. 2005. (Outra).

47.
Cotidiano: Diálogos sobre Diálogos. Professor Sim , Tio Não?. 2005. (Congresso).

48.
I Semana de Debate Universitário.A experiência acadêmica na UERJ/FEBF. 2005. (Outra).

49.
Fórum Nacional de Pedagogia. 2004. (Outra).

50.
VI Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares. Profissão de Gente Grande?. 2004. (Congresso).

51.
Debate "Ações Afirmativas e Cotas". 2003. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ROSA, Fábio José Paz da.. VIII Semana de Debate Universitário. 2012. (Outro).

2.
ROSA, Fábio José Paz da.. II Seminário discente "Tópicos Especiais do Enem". 2012. (Outro).

3.
ROSA, Fábio José Paz da.. IV Seminário Periferia. 2011. (Outro).

4.
ROSA, Fábio José Paz da.. VII Semana de Debate Universitário. 2011. (Outro).

5.
ROSA, Fábio José Paz da.. VI Semana de Debate Universitário. 2010. (Outro).

6.
ROSA, Fábio José Paz da.; Patricio, Adelto Cândido Grigório . V Semana de Debate universitário. 2009. (Outro).

7.
ROSA, Fábio José Paz da.; Patricio, Adelto Cândido Grigório . IV semana de Debate Universitário. 2008. (Outro).

8.
ROSA, Fábio José Paz da.; Patricio, Adelto Cândido Grigório . III Semana de Debate Universitário. 2007. (Outro).

9.
ROSA, Fábio José Paz da.; Patricio, Adelto Cândido Grigório . II Semana de Debate Universitário. 2006. (Outro).

10.
ROSA, Fábio José Paz da.; Patricio, Adelto Cândido Grigório . I Semana de Debate Universitário. 2005. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Emanuelle Teodoro Costa de Jesus. A trajetória de professoras negras no município de Nova Iguaçu. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá. (Orientador).

2.
Aline de Souza Machado. A produção de conhecimento no curso de Pedagogia por intelectuais negras. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá. (Orientador).

3.
Karina da Silva Lima. A produção da identidade das crianças negras nas escolas públicas de Nova Iguaçu. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá. (Orientador).

4.
Isabella da Silva Martins. Gênero e raça na construção identitária de alunas negras no Município de Nova Iguaçu: os livros paradidáticos em questão. Início: 2018 - Universidade Estácio de Sá. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ana Christina Diniz Dantas. A Educação Física e sua relevância no espaço escolar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Fábio José Paz da Rosa.

2.
Andrinea Silva de Vasconcelos. A contribuição da Literatura e da cultura afro-brasileira nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Fábio José Paz da Rosa.

3.
Helen Lima da Silva. A prática docente na construção de valores morais e éticos na Educação infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Fábio José Paz da Rosa.

4.
Juliana Eugenia Conceição da Silva. A relevância e a contribuição do Orientador Educacional na Educação Infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Fábio José Paz da Rosa.

5.
Andréa de Oliveira da Cruz. A atuação do pedagogo nas empresas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Fábio José Paz da Rosa.

6.
Paula Leoni Figueiredo. A aplicação de conteúdos lúdicos como metodologia na alfabetização. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Fábio José Paz da Rosa.

7.
Letícia de Abreu da Silva Damasceno. O lúdico enquanto ao desenvolvimento integral da criança na Educação infantil em uma escola municipal do Rio de Janeiro. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Fábio José Paz da Rosa.

8.
Camila da Cruz Almeida. Família e a escola: a parceria para o desenvolvimento escolar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Fábio José Paz da Rosa.

9.
Wanessa Souza da Silva. O rompimento do lúdico no 1 ano do Ensino Fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Fábio José Paz da Rosa.

10.
Rafaela Maria Torres do Nascimento. Inclusão de crianças com autismo na educação infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Fábio José Paz da Rosa.

11.
Patrícia Cristina das Chagas da Silva. Contar histórias: estimular os alunos e gostar de livros para a formação de novos leitores críticos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Fábio José Paz da Rosa.

12.
Débora Maria da Silva Campos. A saúde ocular nas escolas: a importância de um olhar cuidadoso sobre a miopia em crianças com idade entre 6 e 8 anos de idade. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Fábio José Paz da Rosa.

13.
Helaine Alves Leite da Silva. A Pedagogia empresarial e a inserção e atuação do Pedagogo na empresa. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Fábio José Paz da Rosa.

14.
Ariane Roldão de Oliveira. Orientação Sexual na escola: uma investigação de como se trabalha as diversidades sexuais existentes na sala de aula. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Fábio José Paz da Rosa.

15.
Marcos Vinícius de Araujo Silva. A importância das questões éticas para a educação. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Fábio José Paz da Rosa.

16.
Ana Paula Pereira de Araújo. A docilidade dos/nos corpos dos meninos e meninas: uma pesquisa de tipo etnográfico em uma turma do quinto ano do ensino fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Fábio José Paz da Rosa.

17.
Priscila Maria de Freitas. Os jogos como recursos estimuladores do ensino fundamental da Matemática no Ensino Fundamental I. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Fábio José Paz da Rosa.



Outras informações relevantes


Classificado em 1º lugar no Processo Seletivo para Substituto da Disciplina de Didática e Prática de Ensino nas Séries Iniciais da Universidade Federal do Rio de Janeiro 

Habilitado em 3º lugar no concurso público para a Disciplina de Currículo e Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Básica da Universidade do Estado de Minas Gerais , obtendo as maiores notas na prova escrita e na prova didática.

Classificado em 2º lugar no Processo Seletivo para Substituto da disciplina de Didática da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2016)

Classificado para o cargo de Professor II pela Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu (2015)

Classificado em 3º lugar no Processo Seletivo para Professor Substituto na Área de Conhecimento "Currículo e Diversidade" da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (2013)

Aprovado em 1º lugar no Processo Seletivo para Tutor Presencial do CEDERJ nas disciplinas de Didática, Currículo e Avaliação (2009)

Aluno ouvinte da disciplina "Narrativas e Masculinidades" sob a docência do Professor Doutor Luiz Paulo Moita Lopes no Programa de Pós- Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro;

Bolsista de Iniciação Científica (FAPERJ) de Janeiro de 2006 à Janeiro de 2007;

Bolsista voluntário do Grupo de Pesquisa "Crônica de uma morte Anunciada", de outubro de 2004 à Janeiro de 2006, sob orientação do Professor Henrique Garcia Sobreira.

Bolsista do programa Jovens Talentos II (FAPERJ) de outubro de 2003 à outubro de 2004.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 20:09:54