Alexandre José Pinto Cadilhe de Assis Jácome

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4582472522277913
  • Última atualização do currículo em 01/05/2018


Alexandre Cadilhe é doutor em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF/2013) e mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/2007), com especializações nas áreas de Gênero e Sexualidade pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/2016) e Leitura & Produção Textual pela Universidade Federal Fluminense (UFF/2004). É Professor Adjunto da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) no Departamento de Educação (área de Linguagem e Ensino) e no Programa de Pós-Graduação em Linguística (Linha de pesquisa: Linguagem & Humanidades). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Sociolinguística Interacional; Análise de Discurso Crítica; Análise da fala-em-interação; Letramentos; Linguagem, Gênero e Sexualidade em contexto institucionais (ênfase na saúde e na educação); Ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alexandre José Pinto Cadilhe de Assis Jácome
Nome em citações bibliográficas
CADILHE, Alexandre José

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação.
Universidade Federal de Juiz de Fora (Campus UFJF)
São Pedro
36036900 - Juiz de Fora, MG - Brasil
Telefone: (32) 21023911
URL da Homepage: http://www.ufjf.br/portal/


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2013
Doutorado em ESTUDOS DE LINGUAGEM.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Anatomias da Aprendizagem: a expertise em comunicação na formação médica a partir da fala-em-interação, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: José Carlos Gonçalves.
Bolsista do(a): Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular, FUNADESP, Brasil.
Palavras-chave: Sociolingüística Interacional; Análise da Conversa Etnometodológica; Análise de Discurso Crítica; Construção Identitária; Educação (Ensino Superior).
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.
2005 - 2007
Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Letramento & Literatura no Ensino Médio Noturno: um estudo de caso etnográfico,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Idalina Azevedo da Silva.
Palavras-chave: Lingüistica Aplicada; Interação na Sala de Aula; Discurso Literário; Práticas de Letramento.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2015 - 2016
Especialização em Gênero e Sexualidade. (Carga Horária: 436h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Masculinidades na prática clínica: o trabalho interacional desempenhado por médicos e pacientes homens.
Orientador: Carla dos Santos Mattos.
2008 - 2009
Especialização em Processos de Mudança: Ensino Superior e Saúde. (Carga Horária: 360h).
Centro Universitário Serra dos Órgãos, UNIFESO, Brasil.
Título: Práticas Docentes, Currículo e Identidade na Gestão do Ensino Superior em Contexto de Mudança..
Orientador: Helena Telles Falcão.
2004 - 2005
Especialização em Leitura e Produção de Textos.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Considerações acerca da Lingüística e o Ensino da Língua Materna.
Orientador: Luiz Martins Monteiro de Barros.
2001 - 2003
Graduação em Letras.
Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM, Brasil.
Título: Considerações sobre a Coesão Sequencial em Narrativas Escolares: o Emprego e o Ensino.
Orientador: Tania Maria Nunes de Lima Camara.




Formação Complementar


2016 - 2016
Extensão universitária em Workshop Linguística Interacional. (Carga horária: 4h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
2016 - 2016
DESENVOLVIMENTO DE DISCIPLINAS INTEGRADORAS E CURRÍCULOS INTEGRADOS. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Conversation Analysis. (Carga horária: 15h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Workshop Formação de Professores na Contemporanedade. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Análise da Conversa: tendências contemporâneas. (Carga horária: 6h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
2011 - 2011
Analysing Communication in Public Health and Healt. (Carga horária: 24h).
Cardiff University, UC, Inglaterra.
2009 - 2009
Extensão universitária em Análise do Discurso Oral. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2008 - 2008
Metodologia e práticas de pesquisa interpretativa. (Carga horária: 14h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2006 - 2006
Utilização de ambientes para Educação a Distância. (Carga horária: 8h).
Centro Universitário Serra dos Órgãos, UNIFESO, Brasil.
2006 - 2006
Crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2005 - 2005
Aula Prática, Teórica e Demonstrativa. (Carga horária: 16h).
Centro Universitário Serra dos Órgãos, UNIFESO, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Lotado no Departamento da Educação, atuando nos cursos de Letras e Pedagogia, e no Programa de Pós-graduação em Linguística

Atividades

08/2017 - Atual
Ensino, Lingüística, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Linguagem & Interação
Texto & Discurso
09/2015 - Atual
Ensino, Abi - Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa II
Reflexões sobre atuação no espaço escolar de Língua Portuguesa II
Saberes Escolares da Língua Portuguesa
Seminário em Temas Transversais: Letramentos, gênero e sexualidade
Práticas de Linguagem no Ensino

Fundação Educacional Serra dos Órgãos, FESO, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2015
Vínculo: Pesquisador / Professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Atividades

05/2013 - 09/2015
Direção e administração, Centro Universitário Serra dos Órgãos, Direção de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão.

Cargo ou função
Diretor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão..
02/2013 - 06/2013
Ensino, Farmácia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação, Ciência, Saúde e Sociedade
02/2011 - 04/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Univeritário Serra dos Órgãos, Diretoria de Pesquisas e Programas.

Cargo ou função
Assessor de Pesquisa.
02/2008 - 12/2012
Ensino, Farmácia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Práticas Discursivas Acadêmicas
03/2009 - 02/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Universitário Serra dos Órgãos, Centro de Ciência e Tecnologia.

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de graduação em Matemática.
03/2009 - 12/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências da Saúde - UNIFESO, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Avaliação do Centro de Ciências da Saúde, representante docente do curso de graduação em Farmácia..
02/2009 - 12/2010
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Práticas Discursivas Acadêmicas
02/2009 - 12/2010
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Práticas Discursivas Acadêmicas
02/2009 - 12/2010
Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Práticas Discursivas Acadêmicas
07/2008 - 12/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Universitário Serra dos Órgãos, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante o dos cursos de graduação em Administração e Ciências Contábeis..
02/2005 - 12/2010
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Atividades Integradas II (Disciplina semi-presencial, através de plataforma on-line)
Atividades Integradas IV (Disciplina semi-presencial, através de plataforma on-line)
Interação e Discurso Empresarial
02/2005 - 12/2010
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Atividades Integradas IV (Disciplina semi-presencial, através de plataforma on-line)
Atividades Integras II (Disciplina semi-presencial, através de plataforma on-line)
Interação e Discurso Empresarial
06/2009 - 06/2010
Ensino, Medicina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Conferencista - Práticas Discursivas Acadêmicas (1º período)
03/2007 - 07/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas e Sociais - UniFeso, .

Cargo ou função
Coordenador do Grupo de Trabalho de Monitoria.
11/2003 - 06/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Literatura

Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Aprovado em 1º lugar no processo seletivo para professor substituto no Departamento de Estudos da Linguagem do Instituto de Letras.

Atividades

03/2014 - 08/2014
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguística Aplicada: Ensino de Língua Estrangeira
Linguística II: Princípios de Análise
10/2013 - 02/2014
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguística I: Fundamentos
Linguística III: Linguagem e Sociedade
04/2013 - 09/2013
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguística Aplicada: Ensino de Língua Estrangeira
Linguística Aplicada: Ensino de Língua Materna
11/2012 - 03/2013
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguística I
03/2012 - 10/2012
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguística II
08/2011 - 12/2011
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção de Textos na Escola
Linguistica Aplicada: Ensino de Língua Estrangeira
Linguistica Aplicada: Ensino de Língua Materna

Secretaria Estadual de Educação - RJ, SEEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16
Outras informações
Professor aprovado por concurso público em 2007. Docente do Colégio Euclydes da Cunha - 2007-2010. Licencidado para curso de doutorado - 2011. Docente do Colégio Campos Salles - 2012 - atual.

Atividades

02/2007 - 09/2015
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa

Universidade Castelo Branco, UCB/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Atividades

08/2011 - 12/2013
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguística Aplicada: Práticas Profissionais
Linguística I
Práticas Pedagógicas em Letras I
08/2010 - 04/2013
Direção e administração, Escola de Formação de Professores, .

Cargo ou função
Coordenador do Curso de Graduação em Letras.
02/2011 - 07/2011
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Práticas Investigativas da Escola da Saúde e do Meio Ambiente
02/2011 - 07/2011
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Práticas Pedagógicas da EFP

Prefeitura Municipal de Teresópolis - RJ - Secretaria de Educação., PMT - SME, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro Titular - CME
Outras informações
Membro Titular do Conselho Municipal de Educação.


Colégio Único - Teresópolis, ÚNICO, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Médio, Carga horária: 12
Outras informações
Professor de Língua Portuguesa e Produção Textual.



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
(Multi)Letramentos e Interação Social: Linguagem, Gênero(s) e Sexualidade(s) na Escola
Descrição: Este projeto ancora-se no escopo da Linguística Aplicada, que se ocupa em ?criar inteligibilidade sobre problemas sociais em que a linguagem tem um papel central? (Moita Lopes, 2006, p. 14). Situado neste campo de conhecimento, busca-se construir uma compreensão sobre o papel desempenhado pela linguagem em eventos de letramento escolar que se proponham, dentre outros objetivos, a uma formação para a cidadania ao pensar a diversidade de gênero e sexualidade como temas transversais. De modo a consubstanciar este projeto, e inspirado em Collins (2015), esta pesquisa fundamenta-se em três pilares, ligados ao campo de estudo, ao enquadre teórico-metodológico e ao compromisso ético-político: (a) como campo de estudo, toma-se como base os estudos do Letramento de matriz sociocultural (Perry, 2012; Street, 2014; Kleiman & Assis, 2016): (b) como enquadre teórico-metodológico, orienta-se pela Linguística Interacional e de natureza etnográfica (Wortham, 2008; Lindstrom, 2009; Garcez & Schulz, 2015; Collins, 2015): (c) como tema de compromisso ético e político, compartilha-se dos estudos de linguagem, gênero e sexualidade, sobretudo na educação (Louro, 2008; Louro, 2013; Moita Lopes, 2013)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Alexandre José Pinto Cadilhe de Assis Jácome - Coordenador.Número de orientações: 2
2016 - Atual
Masculinidades em performance na fala-em-interação
Descrição: Este projeto decorre de pesquisa anterior, a respeito da a relação entre masculinidades, linguagem e práticas de saúde. Nesta fase, são aprimoradas as análises de 30 consultas clínicas gravadas em áudio e transcritas em sua íntegra. São considerados os aportes teóricos e metodológicos da Sociolinguísitca Interacional, da Análise da Conversa e da análise do discurso de vertente anglo-americana..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Alexandre José Pinto Cadilhe de Assis Jácome - Coordenador.
2014 - 2015
Linguagem, gênero e sexualidade: A construção discursiva de masculinidades na prática clínica
Descrição: Este projeto tem por objetivo analisar como as relações de gênero e sexualidade masculinas são engendradas pela interação e discurso produzido por profissionais de saúde e paciente em práticas de saúde. Situa-se no âmbito da instituição da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, lançado pelo Ministério da Saúde em 2008. Nesta situação de mudança, um dos dispositivos indicados para a compreensão de fatores determinantes das práticas de saúde por homens são os de gênero e sexualidade, compreendidos como práticas sociais, culturais e históricas e, portanto, não essencializados, e que se realizam nas práticas discursivas. A pesquisa será realizada em cenários de serviço de saúde da Fundação Educacional Serra dos Órgãos, em Teresópolis, Rio de Janeiro. Os dados serão gerados a partir da perspectiva qualitativa de pesquisa, através da microetnografia, tendo como objeto de análise a fala produzida em interação social. Serão utilizados como instrumentos primários a gravação em áudio de consultas entre médicos e o público masculino, e como dados secundários, a observação em notas de campo e a gravação em áudio de entrevistas com grupo de profissionais da saúde e pacientes homens. O processo de geração de dados será ao longo de seis meses. As gravações serão transcritas, e as análises terão como bases conceitos da Análise da Conversa e da Sociolinguística Interacional, perspectivas que estabelecem fundamentos teóricos e metodológicos para análise da fala-em-interação. Trata-se, portanto, de uma pesquisa interdisciplinar entre os campos dos estudos da Linguística Aplicada, estudos de Gênero e Sexualidade, e estudos em práticas de saúde, com foco na humanização da prática clínica. Como resultados esperados, propõe-se a identificação de fatores interacionais e discursivos que instituem relações de gênero e sexualidade por pacientes homens em práticas de saúde, os quais consubstanciam profissionais de saúde para um atendimento mais efetivo e humanizado ao público masculino..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) .
Integrantes: Alexandre José Pinto Cadilhe de Assis Jácome - Coordenador.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
2012 - 2013
A Micropolítica da Organização Curricular na Educação Básica: interação, discurso e multiculturalismo em aulas de língua materna.
Descrição: A pesquisa tem por objetivo construir uma compreensão acerca das práticas multiculturais no âmbito educacional, tendo como base a diretriz da transversalidade proposta pelo MEC. Será realizado um estudo de cunho microetnográfico em aulas de Língua Portuguesa / Literatura no Colégio de Aplicação da UCB, de modo a perceber como práticas multiculturais são construídas na micropolítica da proposta curricular em curso. Os dados são analisados à luz dos estudos da Sociolinguística Interacional e Análise Crítica do Discurso..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Alexandre José Pinto Cadilhe de Assis Jácome - Coordenador.Financiador(es): Universidade Castelo Branco - Cooperação.
2010 - 2011
Linguagem e trabalho na contemporaneidade: a tecnologização do discurso na educação médica
Descrição: Esta pesquisa tem por objetivo investigar de que modo a competência comunicativa é construída por estudantes de graduação na área de saúde, em contexto de mudança curricular. Tal investigação tem como pressuposto a noção desta competência como fator de produção da Tecnologia Leve na construção de modelos assistenciais concernentes às diretrizes do MEC e aos parâmetros do SUS. Para este estudo, será realizada uma pesquisa qualitativa, em abordagem etnometodológica com estudantes de graduação em Medicina do UNIFESO. Os dados serão gerados a partir de gravações orais e/ou filmagens das interações entre estudantes e profissionais em cenários de aprendizagem, além de questionários e documentos, e serão transcritos e analisados à luz da Sociolinguistica Interacional, Análise da Conversação e Análise de Discurso Crítica. Deste modo, reconhecendo-se as interações e os discursos produzidos nos cenários de aprendizagem, pretende-se ainda compreender as identidades médicas construídas por estes estudantes no novo currículo, bem como propor abordagens pedagógicas que proporcionem a construção da competência comunicativa e da Tecnologia Leve de modo fundamentado na teoria e na prática..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Linguagem, Educação e Formação de Professores
Descrição: Este projeto situa-se no âmbito da formação continuada de professores de educação básica, especialmente da rede pública municipal e estadual da região da Zona da Mata de Minas Gerais. Justifica-se, primeiramente, em atendimento ao disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Lei n. 9394/96, cujo artigo 62 dispõe sobre a responsabilidade das instituições de ensino superior na atuação na formação inicial e continuada de pessoal docente. Outro documento, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial e formação continuada de Professores (MEC, 2015), também reitera, em seu Capítulo VI, a responsabilidade das instituições de ensino superior para a oferta de formação contínua a pessoal docente. Este projeto propõe-se, deste modo, a garantir este espaço de formação a professores atuantes na educação básica. Seus objetivos são: (i) capacitar professores no tema Letramento e Práticas Sociais, considerando as teorias contemporâneas e as pesquisas vigentes sobre o tema e (ii) produzir material didático sobre Letramentos múltiplos, tornando-os disponíveis gratuitamente. Este projeto de extensão será desenvolvido a partir de curso de extensão e produção de material didático. O curso, com o título Letramentos e Práticas Sociais, terá a carga horária de 45 horas, dividido em quatro módulos. Constituem beneficiários deste projeto: os professores de educação básica que atuam em todos os segmentos do ensino fundamental e médio, professores da educação infantil, professores formadores de professores e pesquisadores de práticas de ensino e de ensino de língua. Há também o benefício indireto dos estudantes da educação básica, cujos docentes desenvolverão ações a partir da capacitação prevista neste projeto. Este projeto será desenvolvido na Faculdade de Educação da UFJF, em encontros semanais, alternados entre a formação continuada dos professores e as orientações dos estudantes bolsistas do projeto..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Alexandre José Pinto Cadilhe de Assis Jácome - Integrante / Tania Guedes Magalhães - Integrante / Andreia Resende Garcia Reis - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2018 - Atual
Periódico: DOMÍNIOS DE LINGU@GEM
2016 - Atual
Periódico: Educação em Foco (Juiz de Fora)
2016 - Atual
Periódico: Revista Práticas de Linguagem
2014 - 2016
Periódico: Novo Enfoque


Revisor de periódico


2014 - Atual
Periódico: Palimpsesto (Rio de Janeiro. Online)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada/Especialidade: Discurso e Interação.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Letramento.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CADILHE, Alexandre José2017CADILHE, Alexandre José. 'Tenho dificuldades em lidar com essa situação': narrativas, gênero e sexualidade na formação continuada de professores/as. HUMANIDADES & INOVAÇÃO, v. 4, p. 46-54, 2017.

2.
CADILHE, Alexandre José2015CADILHE, Alexandre José. Letramentos, interação e discurso na sala de aula: reflexões sobre a formação de leitores. Revista Unifeso - Humanas e Sociais, v. 2, p. 99-122, 2015.

3.
CADILHE, Alexandre José2013CADILHE, Alexandre José; PEREIRA, A. O. . Multiculturalismo na Educação Básica: problematizando relações de gênero a partir da interação e do discurso em um evento de Letramento.. Novo Enfoque, v. 17, p. 61, 2013.

4.
CADILHE, Alexandre José2013CADILHE, Alexandre José. Linguagem & Práticas de Saúde: por uma interação entre campos. Revista da ANPOLL (Online), v. 1, p. 437, 2013.

5.
CADILHE, Alexandre José2010CADILHE, Alexandre José. Discurso & Construção do Conhecimento: um estudo sobre interação e aprenizagem significativa. Icarahy, v. 1, p. 1-22, 2010.

6.
CADILHE, Alexandre José2010CADILHE, Alexandre José. Resenha do livro Linguagem. Gênero. Sexualidade: clássicos traduzidos. Gragoatá (UFF), v. 29, p. 263-267, 2010.

7.
CADILHE, Alexandre José2004CADILHE, Alexandre José. A linguagem e o discurso literário escolar: perspectivas para uma interação entre o texto e o leitor. Cadernos do CNLF (CiFEFil), Rio de Janeiro, v. VIII, p. 19-26, 2004.

8.
CADILHE, Alexandre José2004CADILHE, Alexandre José. A produção do texto narrativo na escola: influências da oralidade ou modalidade sintática?. Revista Philologus, v. 28, p. 44-49, 2004.

9.
CADILHE, Alexandre José2002CADILHE, Alexandre José; GOMES, Nataniel dos Santos . A formação lexical em Palavreado, de Luís Fernando Veríssimo. Cadernos do CNLF (CiFEFil), Rio de Janeiro, v. 07, p. 19-24, 2002.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CADILHE, Alexandre José; GUEDES, E. A. (Org.) . A Pesquisa Como Artesanato Intelectual: Coletânea de Trabalhos da III JOPIC. 1. ed. Rio de Janeiro: Publit, 2014. v. 1. 202p .

Capítulos de livros publicados
1.
CADILHE, Alexandre José; REIS, A. R. G. . Letramentos na formação de professores a partir de uma concepção discursiva da linguagem: reflexões propositivas. In: Tãnia Magalhães; Andreia Garcia-Reis. (Org.). Concepção discursiva de linguagem: ensino e formação docente. 1ed.São Paulo: Pontes, 2017, v. 1, p. 213-232.

2.
CADILHE, Alexandre José. Letramento, gênero e sexualidade na escola: reflexões para uma transversalidade curricular. In: REIS, Andreia Garcia; MAGALHAES, Tania. (Org.). Letramentos e Práticas de Ensino. 1ed.Campinas: Pontes, 2016, v. 1, p. 167-182.

3.
CADILHE, Alexandre José; GUEDES, E. A. . Introdução - ou: a pesquisa como artesanato. In: CADILHE, A.; GUEDES, E.. (Org.). A pesquisa como artesanato intelectual - III Jopic. 1ed.Rio de Janeiro: Publit, 2014, v. 1, p. 13-15.

4.
CADILHE, Alexandre José. Discourse Technologization and Medical Education: the use of role-play in the construction of competencies and professional identity. In: José Carlos Gonaçalves. (Org.). Presence in healthcare communication: implications for professional education. 1ed.Niterói: EdUFF, 2013, v. , p. 169-199.

5.
CADILHE, Alexandre José. O Leitor, o Texto Literário e o Professor: uma Pesquisa Empírica sobre o Ensino da Leitura.. In: Sonia Zyngier; Vander Viana; Alessandra Spallanzani. (Org.). Linguagens e Tecnologias: Estudos Empíricos. 1ed.Rio de Janeiro: Publit / UFRJ, 2006, v. , p. 127-141.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CADILHE, Alexandre José. Interação, Discurso e Saúde: masculinidades em produção na prática clínica. In: VIII Congresso Internacional de Estudos sobre a Diversidade Sexual e de Gênero, 2017, Juiz de Fora. ABEH e a construção de um campo de Pesquisa e Conhecimento: desa os e potencialidades de nos re-inventarmos. Campina Grande: Realize Editora, 2016. v. 1. p. 831-840.

2.
CADILHE, Alexandre José. Práticas de Letramento no Ensino Médio Noturno: a construção da interação e do discurso na sala de aula.. In: XV Congresso da ASSEL-Rio (Associação de Estudos da Linguagem do Rio de Janeiro), 2009, Rio de Janeiro. Anais do XV Congresso da ASSEL - Rio (Associação de Estudos da Linguagem). Rio de Janeiro: UFRJ, 2009. v. 1.

3.
CADILHE, Alexandre José. O Relato Reflexivo e a Construção Identitária Profissional: um estudo de caso com professor de língua materna. In: Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa - SIMELP / USP, 2008, São Paulo. SIMELP - O professor de português e seu papel no ensino: experiências contermporâneas. São Paulo: USP, 2008.

4.
CADILHE, Alexandre José. Considerações sobre a literatura e a formação do leitor. In: 4º Encontro de Literatura Infantil e Juvenil, 2005, Rio de Janeiro UFRJ. 4º Encontro Nacional de Literatura Infanto Juvenil. Rio de Janeiro: UFRJ, 2005.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
QUINTELLA, A. ; CADILHE, Alexandre José . A formação cidadã por meio dos Letramentos: refletindo sobre performances de gênero na escola. In: VIII Congresso Internacional de Estudos sobre a Diversidade Sexual e de Gênero, 2017, Juiz de Fora. ABEH e a construção de um campo de Pesquisa e Conhecimento: desa os e potencialidades de nos re-inventarmos. Campina Grande: Realize Editora, 2016. v. 1. p. 1418-1421.

2.
HOTZ, M. C. ; BOTELHO, R. D. ; CADILHE, Alexandre José . Por que gênero e sexualidade na aula? Questões de sexismo e violência na escola. In: VIII Congresso Internacional de Estudos sobre a Diversidade Sexual e de Gênero, 2017, Juiz de Fora. ABEH e a construção de um campo de Pesquisa e Conhecimento: desa os e potencialidades de nos re-inventarmos. Campina Grande: Realize Editora, 2016. v. 1. p. 1459-1463.

3.
CADILHE, Alexandre José; LEITE, J. . Os problemas que os homens contam: o trabalho interacional a partir de explicações de pacientes na prática clínica. In: V JOPIC - Jornada de Pesquisa e Iniciação Científica da FESO, 2015, Teresópolis. V Jopic - Ciência e Diversidade. Teresópolis: Editora Feso, 2015. v. 1. p. 153-155.

4.
CADILHE, Alexandre José; GONCALVES, J. C. . Discourse Technologization and Medical Education: the use of role-playng in the construction of competencies and professional identity. In: 8th COMET - Communication, Medicine and Ethics, 2010, Boston, MA, EUA. 8th COMET. Boston, MA: Boston University, 2010. v. 1. p. 184-184.

5.
GONCALVES, J. C. ; CADILHE, Alexandre José . Interaction and Discourse in a context of change in Brazilian medical education: a study on Problem Based Learning. In: 8th COMET - Communication, Medicine and Ethics, 2010. 8th COMET. Boston, MA: Boston University, 2010. v. 1. p. 102-102.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CADILHE, Alexandre José. 'A gente é homem, né?': moralidades e masculinidades na consulta clínica. In: I Encontro de Análise da Conversa Etnometodológica, 2017, Porto Alegre. Encontro de Análise da Conversa Etnometodológica. Porto Alegre: Instituto de Letras - UFRGS, 2017. v. 1. p. 26-26.

2.
CADILHE, Alexandre José. Performances de Masculinidades na Prática Clínica: a Sociolinguística Interacional e Análise da Conversa como mecanismos de investigação. In: VI Colóquio Internacinal de Estudos de Homens e Masculinidades, 2017, Recife. Livro de resumo do VI Colóquio Internacional de Estudos sobre Homens e Masculinidades. Recife: Editora da UFPE, 2017. v. 1. p. 26-26.

3.
CADILHE, Alexandre José. Linguagem, gênero e sexualidade na saúde do homem: análises da prática clínica. In: III Congresso Internacional Linguagem e Interação, 2015, São Leopoldo. Caderno de resumos do 3o. Congresso Internacional Linguagem e Interação. São Leopoldo: Ed UNISINOS, 2015. v. 1. p. 169-169.

4.
CADILHE, Alexandre José. Performances de Masculinidades na Prática Clínica: uma análise a partir da fala-em-interação. In: 11o. Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2015, Goiânia. Anais do 11o. Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Goiânia: Abrasco, 2015. v. 1. p. 0-0.

5.
LABREGO, L. P. ; SAMPAIO, S. ; CADILHE, Alexandre José . Gênero, Sexualidade, Política e Discurso: análise de atos de fala no gênero discursivo notícia. In: VIII Jornada de Estudos da Linguagem, 2014, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos - VIII JEL - UERJ. Rio de Janeiro: UERJ, 2014. v. 1. p. 113-113.

6.
CADILHE, Alexandre José. Cenas da Interação da Formação Médica: o ensino da comunicação e a humanização da tarefa clínica. In: 19º InPLA - 5ºSIL, 2013, São Paulo. Linguagens, Teorias e Práticas. São Paulo: IDP, 2013. v. 1.

7.
CADILHE, Alexandre José. A prática da formulação em cenário de aprendizagem: estratégias de legitimação da comunicação na formação médica. In: VI Jornada de Estudos do Discurso - JED - Puc Rio, 2012, Rio de Janeiro. Anais da VI JED. Rio de Janeiro: PUC Rio. v. 1.

8.
CADILHE, Alexandre José. 'A gente pode, sim, ter uma qualidade na entrevista': o ensino da comunicação médica analisado a partir da fala-em-interação. In: III Seminário dos Alunos de Pós-Graduação do Instituto de Letras da UFF, 2012, Niterói. Anais do III SAPPIL - UFF. Niterói: UFF, 2012. v. 1.

9.
CADILHE, Alexandre José. Comunicação como solução: a humanização da consulta clínica a partir de estratégias interacionais e discursivas na formação médica. In: I Encontro de Pesquisadores de Práticas de Linguagem no campo do trabalho: o grupo em suas singularidades - UFF, 2012, Niterói. Anais do I Encontro de Pesquisadores de Práticas de Linguagem no campo do trabalho: o grupo em suas singularidades - UFF. Niterói: UFF. v. 1. p. 26-27.

10.
CADILHE, Alexandre José. A tecnologização do discurso na educação médica: perspectivas profissionais emergentes em interação simulada. In: V Jornada de Estudos do Discurso - JED - Puc Rio, 2011, Rio de Janeiro. Anais da V JED. Rio de Janeiro: PUC Rio, 2011. v. 1.

11.
CADILHE, Alexandre José. Interação e discurso em um contexto de mudança na educação médica brasileira: um estudo sobre a Aprendizagem Baseada em Problemas. In: Congresso Internacional Linguagem e Interação II, 2010, São Leopoldo. Anais do Congresso Internacional Linguagem e Interaçao II. São Leopoldo: UNISINOS. v. 1.

12.
CADILHE, Alexandre José. Perspectivas em Linguistica Aplicada: interação e discurso na construção identitária profissional por estudantes de medicina.. In: 17ª Inpla - Intercâmbio de Pesquisas em Linguistica Aplicada, 2009, São Paulo. 17º Inpla: Perspectivas, dimensões e desafios da Linguistica Aplicada. São Paulo: Puc - SP, 2009. v. 1. p. 301-301.

13.
CADILHE, Alexandre José. Práticas de Letramento no Ensino Médio Noturno: configurações identitárias em conflito.. In: XV Congresso da ASSEL-Rio (Associação de Estudos da Linguagem do Rio de Janeiro), 2009, Rio de Janeiro. Linguagens em diálogo: pesquisa e ensino na área de Letras: caderno de resumos. Rio de Janeiro: UFRJ, 2009. v. 1. p. 270-270.

14.
CADILHE, Alexandre José. O Relato Reflexivo e a Construção Identitária Profissional: um estudo de caso com professor de língua materna.. In: I SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa, 2008, São Paulo. Caderno de Resumos - I SIMELP / USP, 2008.

15.
CADILHE, Alexandre José. Socialização Literária e Práticas Escolares: por uma formação de leitores. In: XI InPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada, 2007, São Paulo. Caderno de Resumos, 2007.

16.
CADILHE, Alexandre José. A leitura negligenciada: uma discussão sobre a escola e a formação do leitor.. In: 16º COLE - Congresso de Leitura do Brasil, 2007, Campinas - SP. Cadernos de Atividades e Resumos. Campinas: Editora da ALB, 2007. v. 1. p. 356-356.

17.
CADILHE, Alexandre José. Considerações acerca do dialogismo e da polifonia e o ensino de língua materna. In: IX Semana de Letras da UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto) - As Letras e seu ensino, 2006, Ouro Preto - MG. Caderno de Resumos, 2006.

18.
CADILHE, Alexandre José. Sobre Leitores e Textos: diálogos numa aula de leitura.. In: XI Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística - UFU, 2006, Uberlândia - MG. Caderno de Resumos, 2006.

19.
CADILHE, Alexandre José. Letramentos e Práticas Escolares: perspectivas para a formação do leitor.. In: VII ECEL - Encontro de Ciência Empírica da Literatura - UFRJ, 2006, Rio de Janeiro. Caderno Progama & Resumos. Rio de Janeiro: Serviço de Publicações FL / UFRJ, 2006. v. 1. p. 23-23.

20.
CADILHE, Alexandre José. Leitura e Arte Literária. In: Poesia e Pensamento II - A arte em questã: as questões da arte, 2005, Rio de Janeiro. Poesia e Pensamento II - Caderno de Resumos e Programação. Rio de Janeiro: UFRJ, 2005. v. II. p. 18-18.

21.
CADILHE, Alexandre José. Considerações sobre a Literatura e a Formação do Leitor. In: 4° Encontro de Literatura Infantil e Juvenil - UFRJ, 2005, Rio de Janeiro. CD-Rom 4º Encontro de Literatura Infantil e Juvenil, 2005.

22.
CADILHE, Alexandre José; JORDAO, S. ; MACIEL, T. . O projeto Redes e o desenvolvimento de pesquisas empíricas no Brasil. In: VI ECEL - Encontro de Ciência Empírica da Literatura, 2005, Rio de Janeiro. Os percursos do texto: do papel à tela. Rio de Janeiro: Serviço de publicações FL/UFRJ, 2005.

23.
CADILHE, Alexandre José. O leitor, o texto literário e o professor: uma pesquisa empírica sobre o ensino da leitura. In: VI ECEL - Encontro de Ciência Empírica da Literatura, 2005, Rio de Janeiro. Os percursos do texto: do papel à tela. Rio de Janeiro: Serviço de publicações - FL/UFRJ, 2005.

24.
CADILHE, Alexandre José. O ensino da leitura literária: uma pesquisa empírica. In: XIII Congresso da ASSEL:, 2005, Niterói. Anais do XIII Congresso da ASSEl, 2005.

25.
CADILHE, Alexandre José. A linguagem e o discurso literário escolar: perspectivas para um interação entre o texto e o leitor. In: I Congresso Internacional de Estudos Filológicos e Lingüísticos, 2004, Rio de Janeiro. Livro de Resumos, 2004.

26.
CADILHE, Alexandre José; GOMES, Nataniel dos Santos . A produção do texto narrativo na escola: influências da oralidade ou modalidade sintática?. In: VII Congresso Nacional de Lingüística e Filologia, 2003, Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF (CiFEFil), 2003.

27.
CADILHE, Alexandre José; GOMES, Nataniel dos Santos . A formação lexical em Palavreado, de Luís Fernando Veríssimo. In: VI Congresso Nacional de Lingüística e Filologia, 2002, Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF (CiFEFil), 2002.

Apresentações de Trabalho
1.
CADILHE, Alexandre José. A saúde dos homens e sua interface som os estudos sobre linguagem e masculinidades. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
CADILHE, Alexandre José. Masculinidades em práticas de saúde: gênero e sexualidade na fala-em-interação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
CADILHE, Alexandre José. Interação na sala de aula: a construção conjunta de conhecimento para estabelecimento de uma aprendizagem significativa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
CADILHE, Alexandre José. Performances de masculinidades na prática clínica: a Sociolinguística Interacional e Análise da Conversa como mecanismos de investigação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CADILHE, Alexandre José. 'There are the ones who like it': moralities and masculinities in a prostate exam. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
CADILHE, Alexandre José. Interação, discurso e saúde: masculinidades em produção na prática clínica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
CADILHE, Alexandre José. Linguagem, gênero e sexualidade na saúde do homem: análises da prática clínica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
CADILHE, Alexandre José. Performances de Masculinidades na Prática Clínica: uma análise a partir da fala-em-interação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
CADILHE, Alexandre José. O ensino da comunicação médica: a discursivização da humanização da saúde como objeto de aprendizagem. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
CADILHE, Alexandre José. O discurso como objeto de análise na pesquisa qualitativa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
CADILHE, Alexandre José. Corpo, masculinidades e escola. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
CADILHE, Alexandre José. Linguística Aplicada e Práticas Profissionais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
CADILHE, Alexandre José. Cenas da Interação da Formação Médica: o ensino da comunicação e a humanização da tarefa clínica.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
CADILHE, Alexandre José. Letramentos: múltiplas linguagens em diálogo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
CADILHE, Alexandre José; CORTEZ, C. . Linguagem em Práticas Profissionais: caminhos investigativos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
CADILHE, Alexandre José. Letramento e Práticas Escolares. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
CADILHE, Alexandre José. Workshop Análise de Dados de Pesquisas Qualitativas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
CADILHE, Alexandre José. Interação e discurso em um contexto de mudança na educação médica brasileira: um estudo sobre a Aprendizagem Baseada em Problemas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
CADILHE, Alexandre José; GONCALVES, J. C. . Discourse Technologization and Medical Education: the use of role-playng in the construction of competencies and professional identity. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
GONCALVES, J. C. ; CADILHE, Alexandre José . Interaction and Discourse in a context of change in Brazilian medical education: a study on Problem Based Learning. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
CADILHE, Alexandre José. Integrando e (re)construindo conhecimento. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

22.
CADILHE, Alexandre José. Linguagem e Trabalho na Contemporaneidade: a tecnologização do discurso na educação médica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

23.
CADILHE, Alexandre José. Linguagem, ensino e subjetividade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

24.
CADILHE, Alexandre José. Integração e Reconstrução do Conhecimento. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
CADILHE, Alexandre José. Perspectivas em Linguistica Aplicada: interação e discurso na construção identitária profissional por estudantes de medicina. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
CADILHE, Alexandre José. Discurso & Construção do Conhecimento: alinhamentos e enquadres interacionais em encontros de tutoria na formação médica.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
CADILHE, Alexandre José. Produção da Tecnologia Leve na Formação em Saúde: o lugar das interações e das práticas discursivas.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
CADILHE, Alexandre José. Coordenação da sessão "A formação de formadores em foco".. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

29.
CADILHE, Alexandre José. Práticas de Letramento no Ensino Médio Noturno: configurações identitárias em conflito.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
CADILHE, Alexandre José. O Relato Reflexivo e a Construção Identitária Profissional: um estudo de caso com professor de língua materna.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
CADILHE, Alexandre José. A leitura negligenciada: uma discussão sobre a escola e a formação do leitor.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
CADILHE, Alexandre José. Socialização Literária e Práticas Escolares: por uma formação de leitores. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
CADILHE, Alexandre José. Compreensão do Fazer Pedagógico. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

34.
CADILHE, Alexandre José. O Sistema Social Literário em "Que farei com este livro", de Saramago.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
CADILHE, Alexandre José. Considerações acerca do dialogismo e da polifonia e o ensino de língua materna.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
CADILHE, Alexandre José. Letramento e práticas escolares: perspectivas para a formação do leitor.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
CADILHE, Alexandre José. Metáfora. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

38.
CADILHE, Alexandre José. Sobre leitores e textos: diálogos numa aula de leitura.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

39.
CADILHE, Alexandre José. Considerações sobre a Literatura e a Formação do Leitor. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

40.
CADILHE, Alexandre José. Leitura e arte literária. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

41.
CADILHE, Alexandre José. O ensino de leitura literária: uma pesquisa empírica.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

42.
CADILHE, Alexandre José. O leitor, o texto literário e o professor: uma pesquisa empírica sobre o ensino da leitura.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

43.
CADILHE, Alexandre José; JORDAO, S. ; MACIEL, T. . O prjeto REDES e o desenvolvimento de pesquisas empíricas no Brasil.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

44.
CADILHE, Alexandre José. Caminhos e leituras. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

45.
CADILHE, Alexandre José. A linguagem e o discurso literário escolar: perspectivas para uma interação entre o texto e o leitor.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

46.
CADILHE, Alexandre José; GOMES, Nataniel dos Santos . A produção do texto narrativo na escola: influências da oralidade ou modalidade sintática?. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

47.
CADILHE, Alexandre José. A formação lexical em Palavreado de Luís Fernando Veríssimo. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

48.
CADILHE, Alexandre José. Literatura e outras linguagens - Literatura e Música; Trovadorismo e MPB. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
CADILHE, Alexandre José. Interação e discurso na Universidade de Cardiff (UK): uma experiência multicultural. Rio de Janeiro: Revista Escrita - Programa de Pós-Graduação em Letras da PUC-Rio, 2011 (Relato).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
CADILHE, Alexandre José. Avaliação dos Projetos submetidos ao PIBC&T UCB. 2014.

2.
CADILHE, Alexandre José. Membro da Comissão Científica do V Fórum de Produção Acadêmica do CCT/UNIFESO. 2011.

Trabalhos técnicos
1.
CADILHE, Alexandre José. Parecerista da Revista Veredas (UFJF) - Edição Especial - Autoetnografia. 2018.

2.
CADILHE, Alexandre José. Parecerista da Revista Veredas (UFJF) - Edição Especial - ISD. 2017.

3.
CADILHE, Alexandre José. Parecerista da Revista Domínios de Linguagem - UFU. 2016.

4.
CADILHE, Alexandre José. Parecerista da Revista Gragoatá - UFF. 2016.

5.
CADILHE, Alexandre José. Parecerista da Revista Matraga - UERJ. 2016.

6.
CADILHE, Alexandre José; SILVA, J. C. . Projeto PIBIC - CNPq / UNIFESO. 2014.

7.
CADILHE, Alexandre José; SILVA, J. C. . Projeto PIBITI - CNPq / UNIFESO. 2014.

8.
CADILHE, Alexandre José; SILVA, J. C. . Projeto JOPIC - FAPERJ / UNIFESO. 2014.

9.
CADILHE, Alexandre José. III Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da Universidade Castelo Branco. 2014.

10.
CADILHE, Alexandre José. Comitê Científico do Congresso Internacional Linguagem e Interação 3 - UNISINOS. 2014.

11.
CADILHE, Alexandre José. Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ. 2014.


Demais tipos de produção técnica
1.
CADILHE, Alexandre José; LIMA, C. . Revista Práticas de Linguagem V.6 N.1. 2016. (Editoração/Periódico).

2.
CADILHE, Alexandre José. Revista Práticas de Linguagem V.6 N.2. 2016. (Editoração/Periódico).

3.
CADILHE, Alexandre José. Pesquisa qualitativa em saúde: linguagem, gênero e sexualidade em foco. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
CADILHE, Alexandre José. Linguagem, gênero e sexualidade: a construção discursiva de masculinidade na prática clínica. 2015. (Relatório de pesquisa).

5.
CADILHE, Alexandre José. Noções Básicas em Pesquisa. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
CADILHE, Alexandre José. Práticas de Linguagem e Multiculturalismo: reflexões sobre o trabalho docente. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
CADILHE, Alexandre José. Interação, Discursos e Identidades: mecanismos de pesquisa e investigação da constução identitária e das representações sociais.. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
CADILHE, Alexandre José. Primeiras observações para produção de artigo científico. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Instrucional).

9.
CADILHE, Alexandre José. Orientações para produção textual.. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Instrucional).

10.
CADILHE, Alexandre José. Mecanismos de Leitura: análise do discurso acadêmico. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Instrucional).

11.
CADILHE, Alexandre José. Portfólio: orientações para produção. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
CADILHE, Alexandre José. Textos Acadêmicos: leitura e escrita.. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
CADILHE, Alexandre José. Leitura - entre a oralidade e a escrita: os caminhos para a aula de leitura.. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
CADILHE, Alexandre José. Proposta de orientação para produção de Portfólio Educacional. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Instrucional).

15.
CADILHE, Alexandre José. Práticas de Leitura e Escrita na Escola: pressupostos e propostas. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

16.
CADILHE, Alexandre José. A Pesquisa Qualitativa e o Texto Acadêmico: orientações básicas. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

17.
CADILHE, Alexandre José. O Letramento em foco: orientações metodológicas para pesquisas. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

18.
CADILHE, Alexandre José. A Leitura Literária na Escola: perspectivas teóricas e implicações pedagógicas.. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

19.
CADILHE, Alexandre José. Produção de Textos Dissertativos e Argumentativos em Monografias.. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

20.
CADILHE, Alexandre José; TAMELLA, I. . Organizações Multiculturais: pressupostos e desafios.. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

21.
CADILHE, Alexandre José. O texto na sala de aula: propostas e desafios. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
OLIVEIRA, R. P.; SANTANNA, P. F.; CADILHE, Alexandre José; NEUBERT, L. F.. Participação em banca de Priscila Soares Lima. O desenvolvimento de projetos em uma escola de Educação em tempo Integral da Rede Pública de Manaus - Amazonas. 2018. Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

2.
CADILHE, Alexandre José; CUNHA, G. X.; SCHRODER, U.. Participação em banca de Flávia Fidelis de Paula. Contribuições do silêncio na conversa eliciada: um estudo à luz da Análise da Conversa e das Teorias da Polidez. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
RODRIGUES, A. C.; CAMPOS, M. L.; CADILHE, Alexandre José; PINTO, V. P. S.. Participação em banca de Michele Alice da Silva. Sentidos sobre a monocultura do eucalipto no município de Lima Duarte - MG: educabilidades possíveis a partir da Educação Ambiental e da Educação do Campo. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

4.
OLIVEIRA, J. H. C.; CADILHE, Alexandre José; MARTINS, A. M. R.; MEIHY, J. C. S. B.. Participação em banca de Mozart Cruz de Carvalho. Stefan Zweig: chegar sem direção. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-gradução em Humanidades, Culturas e Artes) - Universidade do Grande Rio.

5.
NOGUEIRA, E. S.; CADILHE, Alexandre José. Participação em banca de Marcela Gomes de Souza. Das narrativas bíblicas às outras jornadas de heróis: uma proposta de ampliação da jornada do jovem leitor. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

6.
CADILHE, Alexandre José; ANDRADE, C. C. S.; BAIAO, J. C.. Participação em banca de Juliana Maria Ferreira Prados. "Como não adormecer": a construção da identidade de gênero na infância a partir da análise discursiva do conto A Bela Adormecida e suas versões. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino da Educação Básica) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

7.
SANTOS, M. C. F.; CADILHE, Alexandre José; BAIAO, J. C.. Participação em banca de Vandcleide Monteiro da Silva. Entre corpos, textos e silenciamentos: abordagens sobre gênero e sexualidade em livros didáticos de ciências. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino da Educação Básica) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

8.
OLIVEIRA, R. P.; CADILHE, Alexandre José; AMORIM, C. M. S.. Participação em banca de Francisco Auricélio Rodrigues Dias. O projeto professor diretor de turma na gestão do protagonismo juvenil e da relação escola-família: o caso da EEM João Alves Moreira, em Aracoiaba-CE. 2016. Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

9.
FRIEDE, R.; MIRANDA, M. G.; CADILHE, Alexandre José. Participação em banca de Márcio Barreto dos Santos. A visibilidade da coleta seletiva de lixo e seu impacto em favelas do Rio de Janeiro.. 2015. Dissertação (Mestrado em Multidisciplinar em Desenvolvimento Local) - Centro Universitário Augusto Motta.

10.
MIRANDA, M. G.; CADILHE, Alexandre José; AVELAR, K. E. S.; SOUZA, R. O. L.. Participação em banca de Alan Silva Barcelos. Misericórdia: a relação entre cinema e educação ambiental. 2015. Dissertação (Mestrado em Multidisciplinar em Desenvolvimento Local) - Centro Universitário Augusto Motta.

11.
MIRANDA, M. G.; SOUZA, R. O. L.; CADILHE, Alexandre José. Participação em banca de Danielle de Souza Reis. Educação Ambiental: da conscientização à ação reciclando valores, reutilizando conceitos, reduzindo o lixo.. 2014. Dissertação (Mestrado em Multidisciplinar em Desenvolvimento Local) - Centro Universitário Augusto Motta.

Teses de doutorado
1.
VIEIRA, A. T.; OLIVEIRA, R. P.; ABRITTA, C. S.; CADILHE, Alexandre José; RICCIO NETO, V.. Participação em banca de Mônika Miranda de Oliveira. Reformulação do movimento argumentativo de evidência legal em audiências de conciliação do Procon. 2018. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

2.
SALGADO, A. C. P.; JUNG, N. M.; OLIVEIRA, R. P.; CADILHE, Alexandre José; EL-JAICK, A. P. G.. Participação em banca de Mariana Schuchter Soares. "Só o barulho do spray foskando algum tom": os grafismos urbanos na paisagem sociolinguística da cidade de Juiz de Fora/MG. 2018. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

3.
VIEIRA, A. T.; LADEIRA, W. T.; GAGO, P. C.; CADILHE, Alexandre José; ROCHA, L. F. M.. Participação em banca de Rogéria Tarocco dos Santos. O uso de ameaças como estratégia argumentativa em audiências do Procon. 2018. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

4.
GAGO, P. C.; BASTOS, L. C.; OLIVEIRA, R. P.; CADILHE, Alexandre José; VIEIRA, A. T.. Participação em banca de Priscila Fernandes Sant`Anna. As fases da entrevista de pré-seleção e suas implicações interacionais para a atividade profissional de mediação. 2017. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

5.
FERRARI, A.; MIRANDA, S. R.; CADILHE, Alexandre José. Participação em banca de Jairo Barduni Filho. Masculinidades: um jogo de aproximações e afastamentos, o caso do jornal estudantil O Bonde. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Qualificações de Doutorado
1.
FLOR, C. C.; CADILHE, Alexandre José; AFONSO, A. F.; SILVA, C. S.; OLIVEIRA, A. M.. Participação em banca de Wallace Alvez Cabral. Leitura e escrita na formação inicial de professores de Química: entrelaces com a perspectiva do letramento científico. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

2.
FERRARI, A.; SOUZA, M. L.; CADILHE, Alexandre José; MIRANDA, S. R.. Participação em banca de Jairo Barduni Filho. Seguindo as pistas das produções de masculinidades da ESAF e UREMG a partir das páginas estudantis O Bonde. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Qualificações de Mestrado
1.
OLIVEIRA, R. P.; SOUZA, E. G.; CADILHE, Alexandre José; AMORIM, C. M. S.. Participação em banca de Márcia Aparecida dos Santos. O uso pedagógico do celular na sala de aula: o caso de uma escola da superintendência regional de ensino de Diamantina (MG). 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

2.
FLOR, C. C.; SOUZA, G. P.; RAMOS, M. B.; CADILHE, Alexandre José. Participação em banca de Marcela Arantes Meirelles. Compreendendo os sentidos produzidos por professores frente a perguntas inusitadas de estudantes. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

3.
OLIVEIRA, R. P.; AZEVEDO, I. C. M.; CADILHE, Alexandre José. Participação em banca de Sirlei Adriani dos Santos Baima Elisario. Política Estadual de Educação Integral para o Ensino Médio no Amazonas: um estudo sobre a implementação do tempo integral numa escola de Manaus. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Gestão em Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

4.
SANTOS, I. S.; INOCENCIO, M. T.; CADILHE, Alexandre José. Participação em banca de Andrea de Oliveira Costa. Por que alguns alunos chegam ao 6o ano do Ensino Fundamental sem saber ler e escrever?. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

5.
SANTOS, I. S.; INOCENCIO, M. T.; CADILHE, Alexandre José. Participação em banca de Robson de Souza Rocha. Defasagem na leitura e escrita nos anos finais do Ensino Fundamental: um caso de gestão numa escola da rede pública estadual de MG. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

6.
MAGALHAES, T. G.; LEAL, T. F.; CADILHE, Alexandre José. Participação em banca de Analina Alves Oliveira Muller. Práticas interdisciplinares no processo de alfabetização: uma análise sobre as propostas didáticas do PNAIC. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

7.
SANTOS, M. C. F.; PORTO, M. B. D. S. M.; BAIAO, J. C.; CADILHE, Alexandre José. Participação em banca de Vandcleide Monteiro da Silva. Abordagens sobre gênero e sexualidade em livros didáticos de Ciências. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino em Educação Básica) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

8.
MENDES, M. A. S.; CADILHE, Alexandre José; NOGUEIRA, E. S.. Participação em banca de Rosane Queiroga Eliotério. Personagens planos e esféricos em obras de Machado de Assis e Lima Barreto: uma propostas interventiva de ampliação de repertório. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

9.
SANTOS, I. S.; CADILHE, Alexandre José; INOCENCIO, M. T.. Participação em banca de Gilcimar Cordeiro da Silva Nolasco. Os desafios de alfabetizar os alunos do 6o ano do Ensino Fundamental. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

10.
ANDRADE, C. C. S.; CADILHE, Alexandre José; BAIAO, J. C.. Participação em banca de Juliana Maria Ferreira Prados. Como não adormecer: uma análise discursiva sobre a influência dos contos de fadas na construção da identidade de gênero de crianças no Ensino Fundamental. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Ensino da Educação Básica) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

11.
OLIVEIRA, R. P.; CADILHE, Alexandre José; MOREIRA, L. V. S.. Participação em banca de Priscila Soares de Lima. Projetos interdisciplinares em uma escola de tempo integral da rede pública de Manaus/Amazonas. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

12.
OLIVEIRA, J. H. C.; CADILHE, Alexandre José; MEIHY, J. C. S. B.; MARTINS, A. M. R.. Participação em banca de Mozart Cruz de Carvalho. Stefan Zweig: chegar sem direção. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-gradução em Humanidades, Culturas e Artes) - Universidade do Grande Rio.

13.
CADILHE, Alexandre José. Participação em banca de Alxandra Cristina Bento Silveira. Contos maravilhosos no cotidiano escolar: um possível caminho para o Letramento Literário. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

14.
OLIVEIRA, R. P.; CADILHE, Alexandre José; PINTO, P. J. G.. Participação em banca de Frank do Carmo Guedes. Gestão do conflito e clima escolar: um estudo de caso na escola Mario Silva D`Almeida no Amazonas. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

15.
VASCONCELLOS, C. A.; MIRANDA, M. G.; FRIEDE, R.; SILVA, R. F.; CADILHE, Alexandre José. Participação em banca de Danielle de Souza Reis. Educação Ambiental: da conscientização à ação - reciclando valores, reutilizando conceitos, reduzindo o lixo. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Multidisciplinar em Desenvolvimento Local) - Centro Universitário Augusto Motta.

16.
VASCONCELLOS, C. A.; FRIEDE, R.; MIRANDA, M. G.; AVELAR, K. E. S.; CADILHE, Alexandre José. Participação em banca de Marcio Barreto dos Santos Garcia. A emergência da coleta seletiva de lixo em favelas. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Multidisciplinar em Desenvolvimento Local) - Centro Universitário Augusto Motta.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
FERRARI, A.; MAGALHAES, T. G.; SAMIRA, D.; CADILHE, Alexandre José. Participação em banca de Pilar Silveira Mattos. Potencialidades e desafios do trabalho com o gênero crônica: uma experiência leitora e reflexiva com jovens do Ensino Médio. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação no Ensino Fundamental) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CADILHE, Alexandre José; MOREIRA, M. D.; IORIO, V. M.. Participação em banca de Ulisses Marcelo Pereira Bravo.A arte no ensino da matemática. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Centro Universitário Serra dos Órgãos.

2.
CADILHE, Alexandre José; LEWANDOWSKI, O.; FONTES, P.B.. Participação em banca de Lyviane Azevedo de Amorim.A qualidade no atendimento bancário. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Serra dos Órgãos.

3.
CADILHE, Alexandre José; LEWANDOWSKI, O.; FONTES, P.B.. Participação em banca de Priscila Azevedo de Amorim.Políticas públicas com base na educação. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Serra dos Órgãos.

4.
FONTES, P.B.; Secchin, J. A.; CADILHE, Alexandre José. Participação em banca de Alexandre Sant'Ana Lopes da Silva.Tecnologia e Desemprego. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Serra dos Órgãos.

5.
FONTES, P.B.; Secchin, J. A.; CADILHE, Alexandre José. Participação em banca de Monnique de Araújo Bosi.Atendimento ao cliente. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Serra dos Órgãos.

6.
CADILHE, Alexandre José; LEWANDOWSKI, O.; FONTES, P.B.. Participação em banca de Vanessa de Oliveira Siqueira.Gestão de pessoas por competências. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Serra dos Órgãos.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
CADILHE, Alexandre José; DEUSDARA, B. R.; ROCHA, D.. Participação na banca para seleção de Professor Substituto de Linguística. 2014. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
CADILHE, Alexandre José; DEUSDARA, B. R.; CLEMENTE, T.. Participação na banca para seleção de Professor na área de Alfabetização e Letramento (Graduação). 2014. Instituto Nacional de Educação de Surdos.

Outras participações
1.
CADILHE, Alexandre José. Comissão Avaliadora dos Projetos submetidos ao PIBIC&T 2013-2014. 2014. Universidade Castelo Branco.

2.
CADILHE, Alexandre José. Parecerista - Revista Palimpsesto / UERJ. 2014. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

3.
CADILHE, Alexandre José. Avaliador do III Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica. 2014. Universidade Castelo Branco.

4.
CADILHE, Alexandre José. Comitê Científico do Congresso Internacional Linguagem e Interação 3. 2014. Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

5.
CADILHE, Alexandre José. Comissão Científica do V Fórum de Produção Acadêmica do CCT. 2011. Centro Universitário Serra dos Órgãos.

6.
CADILHE, Alexandre José. Banca Avaliadora dos trabalhos da I Semana Acadêmica de Engenharia Ambiental. 2011.

7.
CADILHE, Alexandre José. I Seminário de Produção Acadêmica dos cursos de Graduação em Eng. Ambiental e Eng. de Produção: Inovação Tecnológica. 2010. Centro Universitário Serra dos Órgãos.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VI Colóquio Internacional de Estudos sobre Masculinidades. Performances de masculinidades na prática clínica: a Sociolinguística Interacional e Análise da Conversa como mecanismos de investigação. 2017. (Congresso).

2.
VII SETED - Seminário de Teses e Dissertações PosLin UFMG.Avaliação dos Simpósios 24 e 25. 2017. (Seminário).

3.
III SEMANA DA FACED VIII SEMANA DA EDUCAÇÃO XI SEMINÁRIO ANUAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DO PPGE EDUCAÇÃO, DIREITOS HUMANOS E QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS.DIREITOS HUMANOS, RELIGIÃO E GÊNERO. 2016. (Seminário).

4.
III SEMANA DA FACED VIII SEMANA DA EDUCAÇÃO XI SEMINÁRIO ANUAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DO PPGE EDUCAÇÃO, DIREITOS HUMANOS E QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS.Comissão Científica. 2016. (Seminário).

5.
VIII Congresso Internacional sobre Diversidade Sexual e de Gênero da ABEEH. Literaturas e Diversidades sexuais e de gênero. 2016. (Congresso).

6.
VIII Congresso Internacional sobre diversidade Sexual e Gênero da ABEH. A dinâmica do ensino contra os fascismos contemporâneos: uma proposta prática. 2016. (Congresso).

7.
VIII Congresso Internacional sobre diversidade Sexual e Gênero da ABEH. Por que gênero e sexualidade na aula? Questões de sexismo e violência na escola. 2016. (Congresso).

8.
VIII Congresso Internacional sobre diversidade Sexual e Gênero da ABEH. Diversidade, gênero e sexualidade: possibilidades numa aula de língua portuguesa. 2016. (Congresso).

9.
VIII Congresso Internacional sobre diversidade Sexual e Gênero da ABEH. Gênero(s), Sexualidade(s), Multiplicidade(s): micropolítica, performances e práticas discursivas. 2016. (Congresso).

10.
VIII Congresso Internacional sobre diversidade Sexual e Gênero da ABEH. A formação cidadã por meio dos letramentos: refletindo sobre performances de gêneros na escola. 2016. (Congresso).

11.
XIII Semana de Pesquisa, Extensão e Pós-graduação da UNISUAM.Comissão Científica. 2016. (Seminário).

12.
Congresso Internacional Linguagem e Interação II. Membro do Comitê Científico. 2015. (Congresso).

13.
I Encontro de Pesquisadores de Práticas de Linguagem no campo do trabalho: o grupo em suas singularidades - UFF. 2012. (Seminário).

14.
III Seminário dos Alunos de Pós-Graduação do Instituto de Letras da UFF. 2012. (Seminário).

15.
II JOPIC.GT Projetos de Pesquisa PICPE. 2012. (Seminário).

16.
Semana de Letras e Pedagogia 2012 - UCB. 2012. (Encontro).

17.
VI Jornada de Estudos do Discurso - JED - Puc Rio. 2012. (Seminário).

18.
V Jornada de Estudos do Discurso - JED - Puc Rio. 2011. (Simpósio).

19.
8th COMET - Communication, Medicine and Ethics. Discourse Technologization and Medical Education: the use of role-playng in the construction of competencies and professional identity. 2010. (Congresso).

20.
Congresso Internacional Linguagem e Interação II. Interaçã e Discurso em um contexto de mudança na educação médica brasileira: um estudo sobre a Aprendizagem Baseada em Problemas. 2010. (Congresso).

21.
Jornada de Pesuqisa e Iniciação Científica - JOPIC.Linguagem e Trabalho na Contemporaneidade: a tecnologização do discurso na educação médica.. 2010. (Seminário).

22.
Semana de Licenciatura.Integrando e (Re)Construindo Conhecimento. 2010. (Encontro).

23.
VII Fórum de Produção Acadêmica do CCHS.Linguagem, ensino e subetividade.. 2010. (Seminário).

24.
17ª Inpla - Intercâmbio de Pesquisas em Linguistica Aplicada. Perspestivas em Linguistica Aplicada: interação e discurso na construção identitária profissional por estudantes de medicina.. 2009. (Congresso).

25.
VI Fórum do Centro de Ciências da Saúde - UNIFESO.Produção da Tecnologia Leve na Formação em Saúde: o lugar das interações e das práticas sociais.. 2009. (Seminário).

26.
VI Seminário dos Alunos de Pós-Graduação em Letras da UFF.Discurso & Construção do Conhecimento: alinhamentos e enquadres interacionais em encontros de tutoria na formação médica.. 2009. (Seminário).

27.
X ECEL - Encontro de Ciência Empírica em Letras.A formação de formadores em foco.. 2009. (Encontro).

28.
XV Congresso da ASSEL-Rio (Associação de Estudos da Linguagem do Rio de Janeiro). Práticas de Letramento no Ensino Médio Noturno: configurações identitárias em conflito.. 2009. (Congresso).

29.
I SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa.O Relato Reflexivo e a Construção Identitária Profissional: um estudo de caso com professor de língua materna.. 2008. (Simpósio).

30.
IX ECEL - Encontro de Ciência Empírica em Letras.Linguística Empírica: diferentes metodologias. 2008. (Encontro).

31.
V Fórum de Produção Acadêmica do CCHS - "Multiculturalismo, Direitos Humanos e Educação".Leitura - entre a oralidade e a escrita: os caminhos da aula de leitura.. 2008. (Encontro).

32.
16º COLE - Congresso de Leitura do Brasil. A leitura negligenciada: uma discussão sobre a leitura e a formação do leitor. 2007. (Congresso).

33.
16º Inpla - Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada. Socialização Literária e Práticas Escolares: por uma formação de leitores. 2007. (Congresso).

34.
IV Fórum de Produção Acadêmica do CCHS.Minicursos. 2007. (Outra).

35.
VIII ECEL - Encontro de Ciência Empírica em Letras.Compreensão do fazer Pedagógico. 2007. (Encontro).

36.
Crenças sobre Ensino e Aprendizagem de Línguas (Minicurso) - UFU. 2006. (Outra).

37.
III Fórum de Produção Acadêmica do CCHS / UNIFESO.Minicursos. 2006. (Seminário).

38.
II Seminário Pró-Arte / UNIFESO: Movimentos Artísticos e Sociabilidade.O Sistema Social Literário na obra. 2006. (Seminário).

39.
IX Semana de Letras da UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto) - As Letras e seu ensino.Considerações acerca do dialogismo e da polifonia e o ensino de língua materna. 2006. (Seminário).

40.
Programa de Educação e Treinamento - Rede Pitágoras de Ensino. 2006. (Outra).

41.
VII ECEL - Encontro de Ciência Empírica da Literatura - UFRJ.Letramentos e Práticas Escolares: perspectivas para a formação do leitor.. 2006. (Seminário).

42.
XI Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística - UFU.Sobre Leitores e Textos: diálogos numa aula de leitura.. 2006. (Simpósio).

43.
4º Encontro de Literatura Infantil e Juvenil.4º Encontro de Literatura Infantil e Juvenil (UFRJ). 2005. (Encontro).

44.
Encontro de Ciência Empírica da Literatura.VI ECEL - Encontro de Ciência Empírica da Literatura. 2005. (Encontro).

45.
II Fórum Acadêmico do CCHS - FESO.II Fórum Acadêmico do CCHS - FESO. 2005. (Outra).

46.
Poesia e Pensamento II - A arte em questão: as questões da arte.Poesia e Pensamento II - A arte em questão: as questões da arte (UFRJ). 2005. (Simpósio).

47.
Programa de Educação e Treinamento - Rede Pitágoras de Ensino. 2005. (Outra).

48.
XIII Congresso da ASSEL: "Linguagens para o terceiro milênio". XIII Congresso da ASSEL: "Linguagens para o terceiro milênio". 2005. (Congresso).

49.
As implicações dos desvios sintático - semânticos na produção textual.As implicações dos desvios sintáticos - semânticos na produção textual (UERJ). 2004. (Outra).

50.
I Congresso Internacional de Estudos Filológicos e Lingüísticos. I Congresso Internacional de Estudos Filológicos e Lingüísticos (UERJ). 2004. (Congresso).

51.
Programa de Educação e Treinamento.Programa de Educação e Treinamento (Rede Pitágoras de Ensino). 2004. (Simpósio).

52.
Rachel de Queiroz para Crianças. 2004. (Oficina).

53.
O ensino de morfossintaxe nos níveis fundamental e médio: uma perspectiva textual.O ensino da morfossintaxe nos ensinos fundamentais e médio: uma perspectiva textual (UERJ). 2003. (Outra).

54.
Oficina de Criação Literária.Oficina de Criação Literária (Casa da Gávea). 2003. (Oficina).

55.
VI Congresso Nacional de Lingüística e Filologia. VII Congresso Nacional de Lingüística e Filologia (UERJ). 2003. (Congresso).

56.
II Encontro Nacional com a Filologia.II Encontro Nacional com a Filologia (ABL). 2002. (Encontro).

57.
VI Congresso Nacional de Lingüística de Filologia. VI Congresso Nacional de Lingüística e Filologia (UERJ). 2002. (Congresso).

58.
Encontor Nacional com a Filologia.Encontro Nacional com a Filologia (ABL). 2001. (Encontro).

59.
Encontro de Letras e Artes.Encontro de Letras e Artes (UniSuam). 2001. (Encontro).

60.
XV Congresso Nacional de Língua, Linguística e Literatura. XV Congresso Nacional de Língua, Lingüística e Literatura (UniSuam). 2001. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
REIS, A. R. G. ; CADILHE, Alexandre José ; MAGALHAES, T. G. . IV Colóquio Letramentos, Linguagem e Ensino. 2017. (Congresso).

2.
REIS, A. R. G. ; CADILHE, Alexandre José ; MAGALHAES, T. G. . VII Seminário Linguagem e escola: recursos e materiais didáticos para o ensino de línguas. 2017. (Outro).

3.
CADILHE, Alexandre José. III SEMANA DA FACED VIII SEMANA DA EDUCAÇÃO XI SEMINÁRIO ANUAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DO PPGE EDUCAÇÃO, DIREITOS HUMANOS E QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS. 2016. (Congresso).

4.
MAGALHAES, T. G. ; REIS, A. G. ; CADILHE, Alexandre José . III Colóquio Letramento, Linguagem e Ensino. 2015. (Congresso).

5.
CADILHE, Alexandre José. IV Jornada de Pesquisa, Iniciação Científica e Extensão. 2014. (Congresso).

6.
CADILHE, Alexandre José. III JOPIC - Jornada de Pesquisa e Iniciação Científica. 2013. (Congresso).

7.
CADILHE, Alexandre José. Semana de Letras & Pedagogia "Letramento e Múltiplas Linguagens". 2012. (Outro).

8.
CADILHE, Alexandre José. Semana de Letras "As palavras de Saramago". 2011. (Outro).

9.
CADILHE, Alexandre José. VIII ECEL - Encontro de Ciência Empírica em Letras. 2007. (Congresso).

10.
CADILHE, Alexandre José. VI ECEL - Encontro de Ciência Empírica da Literatura. 2005. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Leomar Francisco. Interdisciplinaridade: A Infografia e o trabalho integrado na escola. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal de Juiz de Fora. (Orientador).

2.
Bárbara Delgado Azevedo. Multiletramentos e construções de identidade: eventos de letramento para uma formação escolar cidadã. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal de Juiz de Fora. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Bárbara Delgado Azevedo. (Multi) Letramentos e interação social: gênero e sexualidade na escola. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Abi - Letras) - Universidade Federal de Juiz de Fora. (Orientador).

2.
Mariana Souza Veiga. (Multi) Letramentos e interação social: gênero e sexualidade na escola. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Abi - Letras) - Universidade Federal de Juiz de Fora. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Beatriz Corrêa Oscar da Silva. Pesquisa Qualitativa: práticas em análise da fala-em-interação. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Juiz de Fora. (Orientador).

2.
Tales Augusto Felipe. Pesquisa Qualitativa: práticas em análise da fala-em-interação. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Juiz de Fora. BIC-UFJF. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Viviane Rosa de Souza. O processo de produção escrita de crianças nos anos inicias. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Alexandre José Pinto Cadilhe de Assis Jácome.

2.
Fabrícia Nocelli Benevenuto. Letramentos múltiplos na formação de professor e na sua prática docente. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Alexandre José Pinto Cadilhe de Assis Jácome.

3.
Gabriel da Costa Andrade. Os discursos do mercado de luxo e sua relação com o consumo no Brasil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Centro Universitário Serra dos Órgãos. Orientador: Alexandre José Pinto Cadilhe de Assis Jácome.

4.
Kelly de Lima Guimarães. A humanização no trabalho Farmacêutico: uma análise da construção discursiva da saúde e dos usos de anti-hipertensivos por idosos.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Farmácia) - Centro Universitário Serra dos Órgãos. Orientador: Alexandre José Pinto Cadilhe de Assis Jácome.

5.
Márcio Fernando de Souza. Comunicação com o paciente no processo de atenção farmacêutica. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Farmácia) - Centro Universitário Serra dos Órgãos. Orientador: Alexandre José Pinto Cadilhe de Assis Jácome.

6.
Monique Marques Bianquini. Humanização do profissional farmacêutico às gestantes: uma abordagem a atenção farmacêutica no município de Teresópolis ? RJ. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Farmácia) - Centro Universitário Serra dos Órgãos. Orientador: Alexandre José Pinto Cadilhe de Assis Jácome.

7.
Anderson Luiz Fernandes da Silva. A mudança na gestão de empresas familiares como diferencial competitivo no mercado globalizado. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Centro Universitário Serra dos Órgãos. Orientador: Alexandre José Pinto Cadilhe de Assis Jácome.

8.
Luiz Fernando Vieira. Reflexões sobre o papel do farmacêutico na estratégia de Saúde da Família. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Farmácia) - Centro Universitário Serra dos Órgãos. Orientador: Alexandre José Pinto Cadilhe de Assis Jácome.

9.
Vanessa Ramos Caputo. Criação do conhecimento: uma visão empresarial. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Centro Universitário Serra dos Órgãos. Orientador: Alexandre José Pinto Cadilhe de Assis Jácome.

10.
Lucy Loures de Rezende. A empresa e a propaganda na construção da identidade feminina. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Centro Universitário Serra dos Órgãos. Orientador: Alexandre José Pinto Cadilhe de Assis Jácome.

11.
Eduardo Aragão Quintella. A falta de profissionalização nas empresas familiares. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Centro Universitário Serra dos Órgãos. Orientador: Alexandre José Pinto Cadilhe de Assis Jácome.

12.
Henrique Rezende da Costa. Considerações sobre o discurso da propaganda e a construção da identidade social. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Centro Universitário Serra dos Órgãos. Orientador: Alexandre José Pinto Cadilhe de Assis Jácome.

13.
Ana Carolina Guarilha dos Santos. As identidades representadas através da mídia. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Centro Universitário Serra dos Órgãos. Orientador: Alexandre José Pinto Cadilhe de Assis Jácome.

14.
André Pereira Coelho. Profissionalização e identidade institucional: um estudo sobre uma empresa familiar. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Centro Universitário Serra dos Órgãos. Orientador: Alexandre José Pinto Cadilhe de Assis Jácome.

15.
Raphael de Oliveira Queiroz. Discurso & Poder na Empresa Familiar: um estudo de caso. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Centro Universitário Serra dos Órgãos. Orientador: Alexandre José Pinto Cadilhe de Assis Jácome.

16.
Leonardo Demani Mendes. A Relevância da Comunicação e da Interação no Ambiente Organizacional. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Centro Universitário Serra dos Órgãos. Orientador: Alexandre José Pinto Cadilhe de Assis Jácome.

Iniciação científica
1.
Álvaro Grossi Albuquerque Moreira. Masculinidades em performance na fala-em-interação. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Juiz de Fora, PROGRAMA BIC/UFJF. Orientador: Alexandre José Pinto Cadilhe de Assis Jácome.

2.
Miriam de Souza Pinto. Masculinidades em performance na fala-em-interação. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Alexandre José Pinto Cadilhe de Assis Jácome.

3.
Pedro Alexandre Nascimento de Carvalho. Linguagem, gênero e sexualidade: a construção discursiva de masculinidade em práticas de saúde. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Centro Universitário Serra dos Órgãos. Orientador: Alexandre José Pinto Cadilhe de Assis Jácome.

4.
João Pedro Nascimento Carvalho. Linguagem, gênero e sexualidade: a construção discursiva de masculinidade em práticas de saúde. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Centro Universitário Serra dos Órgãos. Orientador: Alexandre José Pinto Cadilhe de Assis Jácome.

5.
Alessandra de Oliveira Pereira. Multiculturalismo na Educação Básica: problematizando relações de gênero a partir da interação e do discurso em um evento de Letramento.. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Castelo Branco. Orientador: Alexandre José Pinto Cadilhe de Assis Jácome.

Orientações de outra natureza
1.
Amanda Quintella. Monitoria em Saberes Escolares da Língua Portuguesa. 2016. Orientação de outra natureza. (Abi - Letras) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Alexandre José Pinto Cadilhe de Assis Jácome.

2.
Marcos Vinicius Viana dos Santos Guarilha Gomes. Linguagem, gênero e sexualidade: a construção discursiva de masculinidade em práticas de saúde. 2015. Orientação de outra natureza. (Medicina) - Centro Universitário Serra dos Órgãos, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Alexandre José Pinto Cadilhe de Assis Jácome.

3.
Ana Carolina de Araujo Silva. Linguagem, gênero e sexualidade: a construção discursiva de masculinidade na prática clínica. 2015. Orientação de outra natureza. (Medicina) - Centro Universitário Serra dos Órgãos, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Alexandre José Pinto Cadilhe de Assis Jácome.

4.
Jhulia Pinheiro. Linguagem, gênero e sexualidade: a construção discursiva de masculinidade na prática clínica. 2015. Orientação de outra natureza. (Medicina) - Centro Universitário Serra dos Órgãos, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Alexandre José Pinto Cadilhe de Assis Jácome.

5.
Fernando Salles de Souza. Interação e processos de co-construção do conhecimento na sala de aula de matemática.. 2010. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Matemática) - Centro Universitário Serra dos Órgãos. Orientador: Alexandre José Pinto Cadilhe de Assis Jácome.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
CADILHE, Alexandre José. Workshop Análise de Dados de Pesquisas Qualitativas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
CADILHE, Alexandre José. A saúde dos homens e sua interface som os estudos sobre linguagem e masculinidades. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
CADILHE, Alexandre José. Masculinidades em práticas de saúde: gênero e sexualidade na fala-em-interação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
CADILHE, Alexandre José. Interação na sala de aula: a construção conjunta de conhecimento para estabelecimento de uma aprendizagem significativa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
CADILHE, Alexandre José. Noções Básicas em Pesquisa. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
CADILHE, Alexandre José. Práticas de Linguagem e Multiculturalismo: reflexões sobre o trabalho docente. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Outras informações relevantes


Professor de Língua Portuguesa da Rede Estadual de Educação do Rio de Janeiro aprovado por concurso público em 2005, até setembro de 2015.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/10/2018 às 23:45:44