Eduardo Ferreira Veras

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0986480511351524
  • Última atualização do currículo em 12/12/2018


Professor Adjunto do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atua no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) e no Bacharelado em História da Arte. É Doutor (2012) e Mestre (2006) pelo PPGAV/UFRGS, com ênfase em História, Teoria e Crítica de Arte. Foi bolsista de pós-doutorado FAPERGS/CAPES também junto ao PPGAV/UFRGS (2012-14). Tem experiência nos seguintes temas: história da arte, historiografia da arte, crítica de arte, relações entre palavra e imagem, entrevistas com artistas, arte conceitual e arte contemporânea. Atualmente pesquisa artistas em deslocamento (viagens, trânsitos, derivas, observações da paisagem), estabelecendo pontes, via anacronismo histórico, entre a contemporaneidade e a tradição. É membro do Comitê Brasileiro de História da Arte (CBHA) e da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA). Integra o Conselho Deliberativo da Fundação Vera Chaves Barcellos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Eduardo Ferreira Veras
Nome em citações bibliográficas
VERAS, E.;VERAS, Eduardo.;VERAS, EDUARDO FERREIRA VERAS FERREIRA;VERAS, EDUARDO FERREIRA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais.
Rua Senhor dos Passos, 248
Centro Histórico
90020180 - Porto Alegre, RS - Brasil
Telefone: (51) 33084312
URL da Homepage: http://www.ufrgs.br/artes/


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2012
Doutorado em Artes Visuais.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Seja, faça, experimente: enunciados imperativos na arte contemporânea (anos 2000), Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Mônica Zielinsky.
Palavras-chave: arte conceitual; arte por instruções; historia da arte.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2004 - 2006
Mestrado em Artes Visuais.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Entre ver e enunciar - O uso da entrevista em estudos sobre o processo de criação artística,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Elida Tessler.
Palavras-chave: processo de criação artística; entrevista; obra de arte.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
1984 - 1988
Graduação em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo Gráfico e Audiovisual.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.


Pós-doutorado


2012 - 2014
Pós-Doutorado.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, FAPERGS, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações
Bolsista de Pós-Doutorado FAPERGS / CAPES (Edital DOCFIX 09/2012)

Atividades

08/2018 - Atual
Ensino, História da Arte, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Laboratório de Pesquisa em História da Arte III
História da Arte no Brasil I
04/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, .

03/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Artes, .

01/2014 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Graduação (Comgrad) do Bacharelado em História da Arte (representante docente).
03/2018 - 07/2018
Ensino, História da Arte, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Arte Afro-Brasileira
Historiografia de Arte II
03/2018 - 07/2018
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Seminário de Análise e Produção de Textos em Arte
08/2017 - 01/2018
Ensino, História da Arte, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Arte no Brasil I
Laboratório de Pesquisa em Artes Visuais III
03/2017 - 07/2017
Ensino, História da Arte, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos das Artes Visuais
Historiografia da Arte II
Laboratório de Textos
05/2017 - 06/2017
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Entrevistas com Artistas: Usos, Especificidades, Métodos
08/2016 - 02/2017
Ensino, História da Arte, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Arte no Brasil I
Laboratório de Pesquisa em História da ArteIII
02/2016 - 07/2016
Ensino, História da Arte, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos das Artes Visuais
Historiografia da Arte II
08/2015 - 12/2015
Ensino, História da Arte, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Arte no Brasil I
Laboratório de Pesquisa em História da Arte III
08/2015 - 12/2015
Ensino, Artes Visuais, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Leituras da Obra de Arte I
02/2015 - 07/2015
Ensino, História da Arte, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Arte Afro-Brasileira
Historiografia da Arte II
Tópico Especial I: Espaços da Arte
08/2014 - 12/2014
Ensino, História da Arte, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Arte no Brasil I
História da Arte Popular Brasileira
Laboratório de Pesquisa em História da Arte III
03/2014 - 07/2014
Ensino, Artes Visuais, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Seminário de Análise e Produção de Textos em Arte
03/2014 - 07/2014
Ensino, História da Arte, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Arte Afro-Brasileira
História da Crítica de Arte
Laboratório de Pesquisa em História da Arte III
08/2013 - 12/2013
Ensino, Artes Visuais, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Entrevistas com Artistas: Usos, Especificidades, Métodos (Tópico Especial III)
08/2013 - 12/2013
Ensino, História da Arte, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Laboratório de Pesquisa em História da Arte I
04/2013 - 07/2013
Ensino, Artes Visuais, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Seminário de Análise e Produção de Textos em Arte

Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Atividades

02/2010 - 10/2012
Direção e administração, Agência Experimental de Comunicação, .

Cargo ou função
Coordenador da área de jornalismo online.
03/2012 - 09/2012
Ensino, Comunicação Social - Audiovisual, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estética e História da Imagem
03/2012 - 07/2012
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Arte
Introdução ao Jornalismo
Jornalismo Cidadão
Redação Experimental em Jornal
Redação Jornalística I
Redação em Relações Públicas II
2012 - 2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências da Comunicação, .

Cargo ou função
Integrante do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Comunicação Social (Habilitação: Jornalismo).
08/2011 - 12/2011
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Arte
Introdução ao Jornalismo
Redação Experimental em Jornal
Redação Jornalística I
03/2011 - 09/2011
Ensino, Comunicação Social - Audiovisual, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estética e História da Imagem
03/2011 - 07/2011
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Arte
Introdução ao Jornalismo
Redação Experimental em Revista
Redação Experimental em Jornal
2011 - 2011
Ensino, Cinema, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Imagem
08/2010 - 12/2010
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Arte
Introdução ao Jornalismo
Redação Experimental em Revista
Redação Experimental em Jornal
03/2010 - 09/2010
Ensino, Comunicação Social - Audiovisual, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estética e História da Imagem
02/2010 - 07/2010
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e arte (educação a distância)
Introdução ao Jornalismo
Redação Experimental em Revista
Redação Experimental em Jornal
08/2009 - 12/2009
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Arte
02/2009 - 07/2009
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Arte
08/2008 - 12/2008
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Arte

Zero Hora Editora Jornalística, ZERO HORA, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Jornalista, Carga horária: 40
Outras informações
Repórter, editor e crítico de arte no Segundo Caderno. De outubro de 1999 a outubro de 2007, foi editor do caderno Cultura.



Linhas de pesquisa


1.
História, Teoria e Crítica da Arte
2.
Artistas viajantes no Brasil e nas Américas: o olhar estrangeiro


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
PERCURSOS DA FOTOGRAFIA NA ARTE
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2016
PARTE ESCRITA: TEXTOS LITERÁRIOS E SEUS CONTEXTOS NA ARTE CONTEMPORÂNEA: LIVRO, PALAVRA E IMAGEM

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Elida Starosta Tessler em 01/12/2016.
Descrição: A presente pesquisa dá prosseguimento à etapa anterior desenvolvida com Bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq, intitulada PARTE ESCRITA: A PRESENÇA DA PALAVRA EM PRODUÇÕES DE ARTE CONTEMPORÂNEA PELA VIA DA LITERATURA que se preocupou em manter as relações entre o campo das artes visuais e o da literatura, repertoriando artistas que vinculam uma produção artística pessoal a obras da literatura universal. Cabe lembrar que o foco da pesquisa vem sendo mantido desde a sua primeira proposta com a denominação de ?Parte escrita? antecedendo a sequência do título, pois desta forma já pretende anunciar um conceito operacional capaz de reunir e articular produções recentes das artes visuais à escrita em sua história milenar. A primeira questão que se apresenta é formulada da seguinte maneira: Como situar a parte escrita da arte hoje? O presente projeto vincula-se à nova linha de pesquisa ?Linguagens e contextos de criação?, da ênfase ?Poéticas visuais? correspondente à estrutura do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Instituto de Artes UFRGS. Esta linha de pesquisa envolve projetos que abordam as relações entre os elementos pelos quais a obra vem à existência, analisando as etapas do processo de criação, as relações entre produções de diferentes artistas e os conceitos operacionais que fazem as ligações com as outras áreas de conhecimento, sempre articulando da maneira mais estreita possível as etapas de produção dos trabalhos às reflexões críticas pertinentes ao processo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Eduardo Ferreira Veras - Integrante / Elida Starosta Tessler - Coordenador.
2014 - Atual
ARTISTAS VIAJANTES: ITINERARIOS ENTRE A TRADIÇÃO E A CONTEMPORANEIDADE
Descrição: A partir de estudos de caso, o projeto visa estabelecer conexões entre a produção artística mais recente (décadas de 2000 e 2010) e o legado visual dos artistas viajantes que percorreram o Brasil aos tempos da Colônia e do Império (séc. XVI a XIX). Seguindo o modelo de anacronismo histórico que Didi-Huberman encontra em Carl Einstein, a pesquisa examina como artistas em atividade hoje desdobram, atualizam e ressignificam procedimentos e estratégias de artistas ligados a uma certa tradição, em particular no que se refere à percepção da paisagem.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Eduardo Ferreira Veras - Coordenador / Diego Rafael Hasse - Integrante / Pedro Cupertino - Integrante / Thaís Franco - Integrante.
Número de produções C, T & A: 14 / Número de orientações: 8
2012 - 2016
ARTE E DOCUMENTAÇÃO: UMA QUESTÃO INTERDISCIPLINAR
Descrição: O projeto organiza um acervo documental sobre as artes plásticas contemporâneas no Rio Grande do Sul. Busca mapear a organização desta produção no meio artístico local através das várias instâncias de inserção dos artistas e obras no sistema. Analisa também os problemas que esta arte levanta em relação à arte contemporânea mundial. / A pesquisa integra o Grupo de Pesquisa do CNPq "Dimensões artísticas e documentais da obra de arte" liderada pela pesquisadora..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2014
ARQUIVOS DESDOBRADOS: PROCESSOS DE CRIAÇÃO EM CONTEXTO PÓS-CONCEITUAL.
Descrição: A pesquisa se insere na linha de pesquisa Obra, Discurso e Campo Artístico, do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ambiciona articular, de um lado, a reflexão sobre processos de criação artística, a partir de estudos de caso, e, de outro, o debate sobre possíveis desdobramentos da arte conceitual e dos diferentes conceitualismos (anos 1960/70) na produção contemporânea mais recente.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2016
DIMENSÕES ARTÍSTICAS E DOCUMENTAIS DA OBRA DE ARTE
Descrição: O grupo de pesquisa estuda, em diferentes abordagens, as relações entre arte e documentação.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2014
PARTE ESCRITA: TEXTOS DE ARTISTAS E A PRESENÇA DA PALAVRA EM PRODUÇÕES DE ARTE CONTEMPORÂNEA.

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Elida Starosta Tessler em 13/01/2013.
Descrição: o presente projeto vincula-se à linha de pesquisa Processos híbridos de criação, correspondente à estrutura do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Instituto de Artes, UFRGS. Esta linha de pesquisa envolve projetos que abordam os lineamentos pelos quais a obra vem à existência, incluindo cruzamentos de procedimentos, conceitos, investigações de processos tecnológicos, relação do artista com a palavra escrita, seja no contexto da obra, seja na produção textual e elaborações de códigos semânticos pertinentes à mesma. Por esta razão, as questões relacionadas a poïetica serão aqui trabalhadas, em suas três dimensões, quais sejam, as etapas do processo de criação, as relações entre produções de diferentes artistas e os conceitos operacionais que fazem as ligações com as outras áreas de conhecimento, sempre articulando da maneira mais estreita possível as etapas de produção dos trabalhos às reflexões críticas pertinentes ao processo. Partindo de uma experiência artística própria, associada à atividade acadêmica, esta pesquisa visa contextualizar diferentes produções em artes visuais, tanto a nível nacional quanto internacional, que efetivam a aproximação entre o estatuto da palavra e o de imagem visual. A primeira etapa da presente pesquisa prevê o estabelecimento da diferença entre textos escritos, produzidos por artistas, e a palavra escrita presente como elemento formal e expressivo importante da obra. O caráter interdisciplinar da pesquisa é fundamental, relacionando conceitos da história, teoria e crítica de arte, da psicanálise, da filosofia e principalmente da literatura e de poéticas visuais. Como delimitação temporal, o enfoque será mantido a partir de 1980, sem desconsiderar produções e reflexões anteriores.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2015 - Atual
Arte negra na escola
Descrição: O projeto, desenvolvido em parceria com o Departamento de Educação e Desenvolvimento Social e com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Africanos da UFRGS, visa o desenvolvimento, a produção e a distribuição de material didático nas redes pública e privada de ensino, em todos os níveis (Fundamental, Médio e Superior), para a divulgação da obra de artistas afrodescendentes e discussão de questões ligadas à negritude no Brasil..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Eduardo Ferreira Veras - Coordenador / Rita Camisolão - Integrante / Estevao da Fontoura - Integrante.


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: Revista Valise
2015 - Atual
Periódico: Arte ConTexto


Revisor de periódico


2013 - Atual
Periódico: Revista Valise


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: História, teoria e crítica de arte.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2017
Prêmio Açorianos de Artes Visuais. Categoria Melhor Exposição Coletiva (para a exposição "Salta d'água: dimensões crítica da paisagem", curadoria de Eduardo Veras e Diego Hasse, Prefeitura Municipal de Porto Alegre.
2013
Menção Honrosa no Prêmio Capes de Tese 2013, Capes.
1997
Prêmio Esso de Reportagem/Região Sul, 1997, pela série de reportagens No Limiar da Civilização, feita em parceria com o repórter Itamar Melo e publicada no jornal Zero Hora, Esso.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
VERAS, EDUARDO FERREIRA VERAS FERREIRA2017VERAS, EDUARDO FERREIRA VERAS FERREIRA. Entrevistas com artistas: canteiro virgem de conteúdo fértil. PORTO ARTE (UFRGS), v. 22, p. 221-237, 2017.

2.
VERAS, EDUARDO FERREIRA2017VERAS, EDUARDO FERREIRA; BERNARDES, MARIA HELENA . -Sinto que o mundano está incorporado-: uma conversa com Maria Helena Bernardes. PORTO ARTE (UFRGS), v. 22, p. 103-117, 2017.

3.
VERAS, E.2011VERAS, E.. Outra volta no parafuso conceitual: comentário sobre Located work (Madrid), uma curadoria de Joseph Kosuth (2008). Poiésis (Niterói), v. Nº 18, p. 35-45, 2011.

4.
VERAS, E.2008VERAS, E.. Dentro do labirinto: arquitetura utópicas em León Ferrari. Porto Arte (UFRGS), v. V. 14, p. 67-73, 2008.

5.
VERAS, E.2003VERAS, E.; SOUSA, E. L. A. ; TESSLER, E. S. . O verdadeiro valor do tempo. Humanidades (Brasília), Brasília, v. 49, p. 114-120, 2003.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
VERAS, Eduardo.. O poder da multiplicação / Die macht der vervielfältigung. 1. ed. porto Alegre: Goethe-Institut (Porto Aegre); Estação Liberdade (São Paulo); Kerber (Berlim), 2018. v. 1. 248p .

2.
VERAS, E.. Destino dos objetos. 1. ed. Porto Alegre: Fundação Vera Chaves Barcellos, 2015. v. 1. 94p .

3.
VERAS, E.; FILHO, M. A. . Viagem pela linha invisível (publicação de artista). 1. ed. Porto Alegre: Panorama Crítico, 2014. v. 1. 40p .

Capítulos de livros publicados
1.
VERAS, Eduardo.. Os relicários gráficos de Patricio Farías. In: Thaís Franco. (Org.). Patricio Farías: a arte de rir da arte. 1ed.Viamão: Fundação Vera Chaves Barcellos, 2018, v. 1, p. 32-38.

2.
VERAS, E.. Artistas viajantes: itinerários entre o passado e a contemporaneidade. In: CATTANI, Icleia Borsa; BULHÕES, Maria Amélia. (Org.). Pela arte contemporânea: desdobramentos de um projeto. 1ed.Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2017, v. 1, p. 108-109.

3.
VERAS, E.. História Oral e História da Arte: aproximações. In: Ricardo Santhiago. (Org.). História Oral e arte: narração e criatividade. 1ed.São Paulo: Letra e Voz, 2016, v. 1, p. 137-162.

4.
VERAS, E.; CARVALHO, A. M. A. . Arte contemporânea no acervo da PBSA: um olhar sobre a produção dos anos 1980/1990. In: Paulo Gomes. (Org.). Pinacoteca Barão de Santo Ângelo: Catálogo Geral (1910-2014). 1ed.Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2015, v. II, p. 569-582.

5.
VERAS, E.. A linha incontornável: desenhos de Iberê Camargo. In: Luiz Camillo Osorio. (Org.). Cem anos de Iberê. 1ed.São Paulo: , 2014, v. 0, p. 179-195.

6.
VERAS, E.. Diante do enigma. In: Luiz Antonio de Assis Brasil (coord.); Camila Canali Doval; Camila Gonzatto da Silva; Gabriela Silva. (Org.). A escrita criativa - Pensar e escrever literatura. 1ed.Porto Alegre: EdiPuCRS, 2012, v. 0, p. 138-157.

7.
VERAS, E.. A onda, a montanha. In: Lilian Maus Junqueira; Alexandre Ricardo dos Santos. (Org.). Atelier Subterrânea. 1ed.Porto Alegre: Panorama Crítico / Fumproarte, 2010, v. 0, p. 154-155.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
VERAS, E.. Sobre o destino dos objetos. Arte ConTexto, Porto Alegre, 27 jul. 2015.

2.
VERAS, E.. Oiticica, filme-experimento. Teorema - Crítica de cinema, Porto Alegre, p. 52 - 55, 01 dez. 2014.

3.
VERAS, E.. Sobre nuestras cabezas. Art.es, Madri, p. 96 - 96, 01 set. 2013.

4.
VERAS, E.. Duas forças, dois mestres. Zero Hora (Caderno Cultura), Porto Alegre, p. 3 - 3, 25 maio 2013.

5.
VERAS, E.. O mito na caverna. Zero Hora (Caderno Cultura), Porto Alegre, p. 3 - 3, 09 mar. 2013.

6.
VERAS, E.. Relíquias em ferro fundido. Zero Hora (Cultura), Porto Alegre, p. 4 - 5, 02 jan. 2010.

7.
VERAS, E.. Duas forças, mesma tensão. Zero Hora (Segundo Caderno), Porto Alegre, p. 8 - 8, 27 jun. 2009.

8.
VERAS, E.. Riboud: Não procuro o espetacular. O que me motiva é a surpresa. Zero Hora (Segundo Caderno), Porto Alegre, p. 6 - 7, 27 abr. 2009.

9.
VERAS, E.. Sudário missioneiro. Zero Hora (Segundo Caderno), Porto Alegre, p. 1 - 1, 22 dez. 2008.

10.
VERAS, E.. Um inventor do Brasil. Zero Hora (Caderno Cultura), Porto Alegre - RS, p. 2 - 2, 15 dez. 2007.

11.
VERAS, E.. Os espaços respiram, escutam e falam. Zero Hora (Caderno Cultura), Porto Alegre - RS, p. 8 - 8, 17 nov. 2007.

12.
VERAS, E.. Poesia animada. Zero Hora (Segundo Caderno), Porto Alegre - RS, p. 3 - 3, 14 nov. 2007.

13.
VERAS, E.. A arte de contar a arte. Zero Hora (Caderno Cultura), Porto Alegre - RS, p. 8 - 8, 20 out. 2007.

14.
VERAS, E.. Menos espetacular, mais humana. Zero Hora (Caderno Cultura), Porto Alegre - RS, p. 2 - 2, 20 out. 2007.

15.
VERAS, E.. A paisagem abstrata. Zero Hora (Segundo Caderno), Porto Alegre - RS, p. 6 - 6, 26 set. 2007.

16.
VERAS, E.. Arte por um fio. Zero Hora (Caderno Cultura), Porto Alegre - RS, p. 2 - 8, 01 set. 2007.

17.
VERAS, E.. A Bienal do silêncio. Zero Hora (Segundo Caderno), Porto Alegre - RS, p. 1 - 1, 31 ago. 2007.

18.
VERAS, E.. Na companhia de um olhar que fez história. Zero Hora (Caderno Cultura), Porto Alegre- RS, p. 6 - 7, 14 jul. 2007.

19.
VERAS, E.. Entre elogios sinceros e afetuosas divergências. Zero Hora (Caderno Cultura), Porto Alegre - RS, p. 6 - 6, 14 jul. 2007.

20.
VERAS, E.. Retorno às obsessões do mestre. Zero Hora (Segundo Caderno), Porto Alegre - RS, p. 1 - 1, 05 jun. 2007.

21.
VERAS, E.. A invenção da imagem. Zero Hora (Segundo Caderno), Porto Alegre - RS, p. 1 - 1, 05 maio 2007.

22.
VERAS, E.. Coletivo veneziano. Zero Hora (Segundo Caderno), Porto Alegre - RS, p. 1 - 1, 17 fev. 2007.

23.
VERAS, Eduardo.. Elogio de um esquecimento. Arte & crítica (Jornal da ABCA), n. 46, ano XVI..

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
VERAS, Eduardo.. África e Brasil nos desenhos de Viviane Pasqual: novas migrações, outras imagens. In: XXXVI Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, 2017, Campinas. Anais do XXXVI Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte: Arte em Ação. Rio de Janeiro: CBHA, 2017. v. 1. p. 625-637.

2.
VERAS, E.. Temporalidades da paisagem: Marina Camargo e Augustus Earle. In: XXXIV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, 2015, Uberlândia. Anais do XXXIV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte: Territórios da História da Arte. Uberlândia: CBHA, 2014. v. 2. p. 775-780.

3.
VERAS, E.. Enunciados imperativos em Cildo Meireles. In: XXX Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, 2010, Rio de Janeiro. Anais do XXX Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. Rio de Janeiro: CBHA, 2010. p. 1158-1163.

4.
VERAS, E.. Palavra feito figura. Um olhar anacrônico sobre enunciados imperativos na arte brasileira. In: XXVIII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, 2008, Rio de Janeiro. Anais do XXVIII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. Rio de Janeiro: CBHA, 2008. p. 843-850.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
VERAS, E.. Temporalidades da paisagem: Marina Camargo e Augustus Earle. In: XXXIV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, 2014, Uberlândia. Caderno de Resumos do XXXIV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte: Territórios da História da Arte. Uberlândia: CBHA, 2014. v. Único. p. 245-246.

2.
VERAS, E.. Enunciados imperativos em Cildo Meireles. In: XXX Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, 2010, Rio de Janeiro. Resumos do XXX Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. Rio de Janeiro: CBHA, 2010.

3.
VERAS, E.. Palavra feito figura. Um olhar anacrônico sobre enunciados imperativos na arte brasileira. In: XXVIII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, 2009, Rio de Janeiro. Caderno de resumos do XXVIII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. Rio de Janeiro: CBHA, 2009. p. 37-37.

Apresentações de Trabalho
1.
VERAS, Eduardo.; BOHNS, N. M. F. . A arte de rir da arte. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
VERAS, Eduardo.. História da Arte e História Oral: usos, abusos, contrapontos e contribuições. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
VERAS, Eduardo.. África e Brasil nos desenhos de Viviane Pasqual: novas migrações, outras imagens. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
VERAS, Eduardo.. O protocolo como estratégia criativa: persistências conceituais na arte contemporânea. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
VERAS, E.. Temporalidades da paisagem. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
KILPP, S. ; MORAES, C. A. ; VERAS, E. . Semana da Imagem. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
VERAS, E.. O cinema narra as artes visuais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
VERAS, E.. Pesquisa e crítica de arte: um depoimento. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
VERAS, E.. Arte conceitual: o que é? O que não é? Por quê?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
VERAS, E.; JUNQUEIRA, L. M. ; FERREIRA, G. . Arte, documentos e seus percursos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
VERAS, E.; CORONA, M. ; ZIELINSKY, M. . Metodologias da pesquisa em arte e sobre arte. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
VERAS, E.; ALBUQUERQUE, F. . Arte contemporânea: origens. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
VERAS, E.. Enunciados imperativos em Cildo Meireles: deslocamentos da obra e do autor. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
VERAS, E.. Palavra feito figura - Um olhar anacrônico sobre o lugar do texto na arte brasileira. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
VERAS, E.. Arte contemporânea: processos de criação. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
VERAS, E.. Aspectos da pesquisa em artes visuais - História, Teoria e Crítica de Arte. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
VERAS, E.. Dos mapas em ruínas. Porto Alegre: Goethe-Institut, 2015 (Texto para catálogo de exposição de Marina Camargo).

2.
VERAS, E.; MOTTA, G. . Palavra dada, escrita aberta. Porto Alegre: Galeria Bolsa de Arte de Porto Alegre, 2015 (Texto para catálogo de exposição de Elida Tessler).

3.
VERAS, E.. Por uma teoria da /montanha/ 2014 (Texto para catálogo de exposição de Guilherme Dable).

4.
WAETGE, G. M. ; VERAS, E. . O avesso da grandiloquência. Rio de Janeiro, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Posfácio)>.

5.
VERAS, E.. Melodia visual 2011 (Texto para catálogo de apresentação de exposição de Gisela Waetge).

6.
VERAS, E.; THOMAZ, A. ; ESCOBAR, D. ; CAMARGO, M. . Lugares/Representações. São Leopoldo 2011 (Texto e entrevistas para catálogo-livro).

7.
MOTTA, G. ; VERAS, E. . Entre olhares e leituras. Porto Alegre, 2007. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
FARIAS, A. A. C. ; VERAS, E. ; COUTINHO, F. ; OSORIO, L. C. . Membro do Comitê Curatorial da Fundação Iberê Camargo. 2015.

2.
VERAS, E.; RAMOS. P. V. ; GOMES, P. ; SOUZA, B. J. ; FETTER, B. ; KARWATZKI, W. . Membro do Comitê de Acervo e Curadoria do Muse de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. 2013.

3.
VERAS, E.; FARIAS, P. ; BINS, I. R. ; KIEFER, F. ; TEDESCO, E. ; FARIAS, A. A. C. ; SOUZA, B. J. . Membro do Conselho Deliberativo da Fundação Vera Chaves Barcellos. 2004.

Trabalhos técnicos
1.
VERAS, E.. Parecer para a Revista-Valise (v. 4, n. 8, dezembro de 2014). 2014.

2.
VERAS, E.. Parecer para a Revista-Valise (v. 4, n. 8, dezembro de 2014). 2014.

3.
VERAS, E.. Parecer para a Revista-Valise (v. 3, n. 6, dezembro de 2013).. 2013.

4.
VERAS, E.. Parecer para a Revista-Valise (v. 3, n. 6, dezembro de 2013). 2013.

5.
VERAS, E.. Parecer para a Revista-Valise (v. 2, n. 4, dezembro de 2012). 2012.

6.
VERAS, E.. Parecer para a Revista-Valise (v. 2, n. 4, dezembro de 2012). 2012.


Demais tipos de produção técnica
1.
VERAS, Eduardo.. Revista Valise n. 14. 2017. (Editoração/Periódico).

2.
VERAS, E.. Palavra e imagem nas artes visuais. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
VERAS, E.. Palavra e imagem - Aula inaugural dos cursos de Artes, Letras e Diversidade do Ensino em Arte dos Centro Universitário Feevale. 2007. (Conferência/palestra).

4.
VERAS, E.. Aspectos da pesquisa em Artes Visuais - História, Teoria e Crítica de Arte - palestra no Instituto de Artes da UFRGS. 2006. (Conferência/palestra).

5.
VERAS, E.. Criação e criatividade - palestra no 1º Fórum de Criatividade da Escola Superior de Propaganda e Marketing. 2006. (Conferência/palestra).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
VERAS, Eduardo.. 'Tempos reversos' (exposição de trabalhos de Hélio Fervenza), Galeria Mamute, Porto Alegre (curadoria). 2018 (Curadoria).

2.
VERAS, Eduardo.. 'Detalhe, desenho' (exposição de trabalhos de Amélia Brandelli, Luciano Zanette e Marcos Fioravante), Espaço Cultural ESPM, Porto Alegre. 2017 (Curadoria).

3.
VERAS, E.; HASSE, D. R. . 'Salta d'água: dimensões crítica da paisagem' (exposição coletiva, com trabalhos de 14 artistas), Pinacoteca Barão de Santo Ângelo, Instituto de Artes, UFRGS, Porto Alegre. 2017 (Curadoria).

4.
VERAS, E.. 'O avesso do avesso do avesso do avesso' (exposição de xilogravuras de Mara De Carli e desenhos de Viviane Pasqual). Galeria Gerd Bornheim, Caxias do Sul. 2016 (Curadoria).

5.
VERAS, E.; KIEFER, L. W. . 'Gisela Waetge' (exposição de desenhos e pinturas da artista), com catálogo. Instituto Ling, Porto Alegre (Curadoria). 2016 (Curadoria).

6.
VERAS, Eduardo.. 'Viviane Pasqual - Bordados, desenhos e placas' (exposição de trabalhos da artista). Museu do Trabalho, Porto Alegre (Curadoria). 2016 (Curadoria).

7.
VERAS, E.; BALDISSEROTTO, Ana Flávia . 'Julio Mariani - Desenhos' (exposição de desenhos do artista). Museu do Trabalho, Porto Alegre. 2015 (Curadoria).

8.
VERAS, E.. 'Destino dos objetos - O artista como colecionador e as coleções da Fundação Vera Chaves Barcellos' (exposição coletiva de artes visuais). Sala dos Pomares, FVCB, Viamão, com catálogo e material impresso para uso pedagógico. 2015 (Curadoria).

9.
VERAS, E.; MOTTA, Gabriela Kraemer . '365' (exposição de trabalhos de Elida Tessler). Galeria Bolsa de Arte de Porto Alegre, com catálogo impresso. 2015 (Curadoria).

10.
VERAS, E.. 'Território da folha - Paisagens de Teresa Poester' (exposição de desenhos e pintuiras da artista). Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul, Galeria Sotero Cosme, Casa de Cultura Mario Quintana, Porto Alegre, com catálogo impresso. 2014 (Curadoria).

11.
VERAS, E.. 'Volúpia construtiva - Prazer e ordenamento em desenho sobre papel no acervo do MACRS' (exposição coletiva de artes visuais). Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul, Galeria Sotero Cosme, Casa de Cultura Mario Quintana, Porto Alegre. 2014 (Curadoria).

12.
VERAS, E.. 'Já não é mais verão' (exposição de fotografias de Marco A. F.). Instituto Estadual de Artes Visuais, Galeria Augusto Meyer, Casa de Cultura Mario Quintana, Porto Alegre. 2013 (Curadoria).

13.
VERAS, E.. 'Base 12 - base 9' (exposição de desenhos e pinturas de Gisela Waetge), com folder. Museu do Trabalho, Porto Alegre. 2012 (Curadoria).

14.
VERAS, E.. 'A linha incontornável - Desenhos de Iberê Camargo' (exposição de desenhos e pinturas do artista), com catálogo. Fundação Iberê Camargo, Porto Alegre, com catálogo impresso. 2011 (Curadoria).

15.
VERAS, E.. 'Francisco Stockinger - O combate silencioso' (exposição de esculturas do artista), com catálogo. Centro Cultural dos Correios, Rio de Janeiro. 2007 (Curadoria).

16.
VERAS, E.. 'Palavra figurada' (exposição coletiva, com trabalhos de Élida Tessler, Gerson Reichert, Glaucis de Moraes, Marina Camargo e Téti Waldraff), Espaço Cultural da ESPM, em Porto Alegre. 2007 (Curadoria).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
VERAS, Eduardo.; GARCIA, M. A. B. (orientadora); SCOVINO, F.; KERN, D.. Participação em banca de José Teixeira de Brito. Glauco Rodrigues e sua obra: trânsitos no tempo. 2018 - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS.

2.
VERAS, Eduardo.; ZIELINSKY, M. (orientadora); RIBEIRO, N.; JAREMTCHUK, D. G.. Participação em banca de Fernanda Soares da Rosa. Claudio Goulart: o arquivo como memória. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

3.
VERAS, Eduardo.; CARVALHO, A. M. A. (orientadora); BOHNS, N. M. F.; BRITES, B.. Participação em banca de Luciane Campana Tomasini. Um museu para quê(m)?. 2018. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais (ênfase em História, Teoria e Crítica de Arte)) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS.

4.
VERAS, Eduardo.; MARSHALL, F. (orientador); RAMOS. P. V.; CERQUEIRA, F. V.. Participação em banca de Thirzá Amaral Berquó. A iconologia de Atalanta: heroísmo e gênero na cerâmica ática (séculos VI - IV A.E.C.). 2018. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais (ênfase em História, Teoria e Crítica de Arte)) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS.

5.
VERAS, Eduardo.; GARCIA, M. A. B. (orientadora); BASBAUM, R.; ZANATTA, C. V.. Participação em banca de Denis Rodriguez. Jogos de aproximação: as práticas artísticas do Nervo Óptico, do Arte Construtuora e da Galeria Península. 2018. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais (ênfase em História, Teoria e Crítica de Arte)) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS.

6.
VERAS, E.; ZORDAN, P.; TEDESCO, E. A. A.; SALVATORI, M. (orientadora); PALUDO, L. (co-orientadora). Participação em banca de Janete Vilela Fonseca. Manual de aproximação. 2017. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais (ênfase em Poéticas Visuais)) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS.

7.
VERAS, E.; CEDILLO, R. B.; GONCALVES, F.; ZIELINSKY, M. (orientadora). Participação em banca de Isabel Miranda Ramil. Um somos eu e muitos em mim. 2017. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais (ênfase em Poéticas Visuais)) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS.

8.
VERAS, E.; CARVALHO, A. M. A. (orientadora); LOPONTE, L. G.; ZANATTA, C. V.. Participação em banca de Carolina da Silva Mendoza. Experiências de mediação na Bienal do Mercosul de 2007 a 2015. 2017. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais (ênfase em História, Teoria e Crítica de Arte)) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS.

9.
VERAS, E.; ZIELINSKY, M.; RIVERA, T.; SANTOS, A. R. (orientador). Participação em banca de Taís Cardoso. O que é uma autora? Autoficção e performatividade nas escritas de Chris Kraus e Dora Longo Bahia. 2017. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais (ênfase em História, Teoria e Crítica de Arte)) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS.

10.
VERAS, E.; GARCIA, M. A. B. (orientadora); BRITES, B.; ANTONACCI RAMOS, C. M.. Participação em banca de Adauany Pieve Zimovski. Escrita subversiva: a pixação paulistana e o campo da arte. 2017. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais (ênfase em História, Teoria e Crítica de Arte)) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS.

11.
VERAS, E.; CHAVES, C. L.; KERN, D.; SILVEIRA, P. A. M. P. (orientador). Participação em banca de Filipe Conde. Cinco vezes Vanusa. 2017. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais (ênfase em História, Teoria e Crítica de Arte)) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS.

12.
VERAS, E.; SILVEIRA, P. A. M. P. (orientador); CADOR, A. B.; SALVATORI, M.. Participação em banca de Fabiano Mota Luiz. Presente contínuo: reflexões sobre a serialização do inacabável. 2017. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais (ênfase em Poéticas Visuais)) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS.

13.
VERAS, E.; KERN, D.; ZORDAN, P.; CUNHA, E. V. (orientador). Participação em banca de Bruna Elida Conforte. Ali onde o mar se fez ilha. 2017. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais (ênfase em Poéticas Visuais)) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS.

14.
VERAS, E.; MARSHALL, F. (orientador); KERBER, A. M.; AVANCINI, J. A.. Participação em banca de Carolina Ferreira de Figueiredo. Traços de uma haifa vermelha: um estudo sobre a cultura visual da sociedade palestina através de charges e ilustrações do artista plástico Abed Abdi (1972-1982). 2016. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

15.
VERAS, E.; SILVEIRA, P. A. M. P.; ANTONACCI RAMOS, C. M.; ZIELINSKY, M. (orientadora). Participação em banca de Giovana Ellwanger. A arte de Paulo Nazareth: perspectivas locais e globais em sua circulação. 2016 - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS.

16.
VERAS, E.; AMARAL, A. R.; HENN, R. (orientador). Participação em banca de Pedro Revillion de Oliveira. A fotografia na palma da mão: fotografia móvel nos processos de edição jornalística. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

17.
VERAS, E.; ZIELINSKY, M.; REIS, P. R. O.; SANTOS, A. R. (orientador). Participação em banca de Ricardo Henrique Ayres Alves. Tanatografias da aids nas artes visuais: o corpo enfermo diante da morte e da fotografia. 2015. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

18.
VERAS, E.; HENN, R.; MALDONADO, A. E.; SILVEIRA, F. L. (orientador). Participação em banca de Tainara Andressa Becker Bastianello. Grafismos urbanos: mensagens políticas em grafites e pichações na região central de Porto Alegre (2013-2014). 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

19.
VERAS, E.; BERGER, C.; MAROCCO, B. A. (orientadora). Participação em banca de Aline dos Santos Custódio. As anotações da pé-no-barro: o processo de produção da reportagem "Invisíveis", publicada no jornal Diário Gaúcho. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

20.
VERAS, E.; SPERANZA, C. G.; CHAVES, L. P.; LOPES, A. E. M. (orientador). Participação em banca de Vitor Bernardi Bündchen. Representações cinematográficas da Máfia norte-americana. 2015. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Pelotas.

21.
VERAS, E.; CUNHA, E. V. (orientador); GONCALVES, F. R.; RAMIRO, M.. Participação em banca de Luciano Fernandez Scherer. A memória do sagrado ressignificada. 2015. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

22.
VERAS, E.; FRANCA-HUCHET, P.; HERNANDEZ, A.; ACOSTA, D. A. (orientador). Participação em banca de Ismael Agliardi Montecelli. Tapetum lucidum. 2014. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal de Pelotas.

23.
VERAS, E.; AMARAL, M. F.; MAROCCO, B. A. (orientadora). Participação em banca de Carina Mersoni. Enquadramento jornalístico no retrato - As fontes populares nas fotografias do Diário Gaúcho.. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

24.
VERAS, E.; FISCHER, G. D.; KILPP, S. (orientadora). Participação em banca de Camila Schäfer. Entre o novo e o obsoleto: memória, rastros e aura do hardware na chipmusic. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

25.
VERAS, E.; FISCHER, G. D.; KILPP, S. (orientadora). Participação em banca de Renata Heinz. Atmosfera em "Amor à flor da pele", de Wong Kar Wai: o filme como experiência. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Teses de doutorado
1.
VERAS, Eduardo.; CARVALHO, A. M. A. (orientadora); FIALHO, A. L. N.; SCOVINO, F.; CORONA, M.. Participação em banca de Felipe Bernardes Caldas. Vende-se artistas: a dimensão econômica da crítica a partir da arte brasileira. 2018 - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS.

2.
VERAS, E.; ORIENTADORA, M. A. B. G. (orientadora); SCOVINO, F.; SACCO, H. G.; SALVATORI, M.. Participação em banca de Bettina Rupp. Residências em arte contemporânea: espaço, tempo e interlocução. 2017 - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS.

3.
VERAS, E.; FISCHER, G. D.; GUTFREIND, Cristiane. F.; ROSA, A. P.; KILPP, S. (orientadora). Participação em banca de Ricardo Weschenfelder. Rastros do invisível no plano cinematográfico. 2016. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

4.
VERAS, E.; FURTADO, B.; CATTANI, I. B.; PAIM, C.; TESSLER, E. S. (orientadora). Participação em banca de Martha Gomes de Freitas. Notas sobre o deserto: extensão e transbordamento como articuladores espaço-temporais. 2016 - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS.

5.
VERAS, E.; CATTANI, I. B.; FONTANIVE, M. F.; CAMPOS, M.; KERN, D. (orientadora). Participação em banca de Lilian Maus Junqueira. (Des)apre(e)nder o ver com a paisagem: a expedição pela Paragem das Conchas. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

6.
VERAS, E.; KLEUGEL, S.; FUAO, F. F.; SILVA, L. A. A. B. E.; BARBERENA, R. A. (orientador). Participação em banca de Camila Gonzatto da Silva. A cidade-em-que-o-muro-já-caiu: uma história de amor-percurso em Porto Alegre e Berlim. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

7.
VERAS, E.; GERVAISEAU, Henri. P. A. A.; GUTFREIND, Cristiane. F.; BALDISSERA, Rudimar; ROSSINI, M. S. (orientadora). Participação em banca de Gabriela Machado Ramos de Almeida. Pensamento, montagem e arqueologia crítica das imagens: um estudo sobre o ensaísmo na série História(s) do Cinema, de Jean-Luc Godard. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

8.
VERAS, E.; SANTOS, E.; COSTA, L. E. O.; AVILA, A.; CEZAR, T. (orientador). Participação em banca de Marina Corrêa da Silva de Araújo. O privilégio de inventar a poesia: vanguarda pop e reestruturação do tempo histórico na arte em Nova York nas décadas de 1960 e 1970. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em História UFRGS) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

9.
VERAS, E.; FARIAS, A. A. C.; CABRAL, C.; LUCCAS, L. H.; OLIVEIRA, R. C. (orientador). Participação em banca de Maria Paula Piazza Recena. Notações arquitetônicas; diagramas, coreografias, composições. 2013. Tese (Doutorado em Arquitetura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Qualificações de Doutorado
1.
VERAS, Eduardo.; SANTOS, Maria Ivone (orientadora); GOMES, P.; INDRUSIAK, E.. Participação em banca de Daiana Schröpel. Instituto Allotria de Análises e Intervenções Antrópicas Investigativas: a ficcionalização de formas documentais e a criação de contextos científicos especulativos. 2018 - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS.

2.
VERAS, E.; KILPP, S. (orientadora); CRUZ, S. S. M. L.. Participação em banca de Clarissa Rita Daneluz. Como sonham as imagens: fabulações nas imagens de rosto geradas por softwares. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Curso de pós Graduação Stricto Sensu - Doutorado - da UNISINOS) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

3.
VERAS, Eduardo.; FERVENZA, H. C. F. (orientador); TEDESCO, E. A. A.; GERBASE, C.. Participação em banca de Tula Holderbaum Anagnostopoulos. Cartas a Ellen: vídeoensaio, narrativas, releituras. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Poéticas Visuais) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS.

4.
VERAS, Eduardo.; SILVEIRA, P. A. M. P. (orientador); KERN, D.; FIGUEIREDO, A. M.. Participação em banca de Anderson Diego da Silva Almeida. Nas cinzas da imagem, a história arte: pathosformel e articulação simbólica no etnodesign da Coleção Perseverança. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Ênfase em História, Teoria e Crítica de Arte) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS.

5.
VERAS, E.; RIBEIRO, N.; BOHNS, N. M. F.; ZIELINSKY, M. (orientadora). Participação em banca de Paula Cristina Luersen. Torreão, um lugar de rastros. 2016 - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS.

6.
VERAS, E.; SANTOS, A.; SOUSA, E. L. A.; CARVALHO, A. M. A. (orientadora). Participação em banca de Francisco Eduardo Coser Dalcol. Territórios em descoberta - A viagem como estratégia investigativa nas práticas artísticas contemporâneas (anos 2000). 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

7.
VERAS, E.; RIBEIRO, N.; BOHNS, N. M. F.; SANTOS, A. R. (orientador). Participação em banca de Luísa Martins Waetge Kiefer. A fotografia como dispositivo de ficção na arte contemporânea. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

8.
VERAS, E.; FIALHO, A. L. N.; CORONA, M.; CARVALHO, A. M. A. (orientadora). Participação em banca de Felipe Bernardes Caldas. Vende-se artistas. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

9.
VERAS, E.; SANTOS, M. I.; SACCO, H. G.; ORIENTADOR, H. C. F. (orientador). Participação em banca de Mariana Silva da Silva. Zonas de contato: ressonâncias da natureza no infra-ordinário. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

10.
VERAS, E.; PAIM, C.; CUNHA, E. V.; KERN, D. (orientadora). Participação em banca de Laura Borsa Cattani. O duplo, seus desdobramentos e suas possibilidades de existência. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

11.
VERAS, E.; CARVALHO, A. M. A.; BRITTES, B. L. (orientadora); CHAVES, L. P.. Participação em banca de Igor Simões. História da arte como montagem: objetos em trânsito para uma escrita contemporânea da arte. 2016 - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS.

12.
VERAS, E.; KERN, D.; CUNHA, E. V.; CAMPOS, M.; GONCALVES, F. (orientador). Participação em banca de Lilian Maus Junqueira. Cosmografias do que escapa: cultivando uma gramática da paisagem. 2014 - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS.

13.
VERAS, E.; ROSARIO, N. M.; HENN, R. (orientador). Participação em banca de Luís Fernando Assunção. O processo criativo e produtivo de João Antonio: um escritor e jornalista das bordas. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Comunicação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Qualificações de Mestrado
1.
VERAS, Eduardo.; ZANATTA, C. V. (orientadora); SPRITZER, M.. Participação em banca de Cristiano Souto Sant'Anna. Lugar Farrapos: Uma deriva poética em busca dos vestígios em camadas sobre a Avenida Farrapos. 2018 - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS.

2.
VERAS, Eduardo.; ZANATTA, C. V. (orientadora); SANTOS, M. I.. Participação em banca de Vicente Carcuchinski Costa. Jardim Infinito. Uma investigação poética sobre jardins, a mente e o tempo. 2018 - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS.

3.
VERAS, Eduardo.; CORONA, Marilice (orientadora); CUNHA, E. V.; CAIMI, Claudia. Participação em banca de Marcelo Armesto dos Santos. Entre: pretextos poéticos. 2018 - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS.

4.
VERAS, Eduardo.; AVANCINI, J. A. (orientador); SILVEIRA, P.. Participação em banca de Guilherme Reolon de Oliveira. Identidade e estilo: identificação platina e fantasia de outro Brasil na Estética do Frio de Vitor Ramil. 2018 - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS.

5.
VERAS, Eduardo.; MARSHALL, F. (orientador); KERN, D.; TROMBETTA, G. L.. Participação em banca de Jonia Rodrigues de Lima. Sublime e liberdade: entre Schiller e Caspar David Friedrich. 2018 - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS.

6.
VERAS, Eduardo.; ZIELINSKY, M. (orientadora); SANTOS, A.. Participação em banca de Flávio Fontana Dutra. As vidas são sempre singulares. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

7.
VERAS, Eduardo.; SILVEIRA, P. A. M. P. (orientador); KERN, D.. Participação em banca de Erly Emilio Almanza Torres. Imagen del indigena andino en las historietas. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Artes Visuais (ênfase em História, Teoria e Crítica de Arte)) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS.

8.
VERAS, E.; KERN, D.; GARCIA, M. A. B. (orientadora). Participação em banca de José Teixeira de Brito. Um certo grupo de Bagé: a redescoberta do Grupo de Bagé no sistema da arte brasileira. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Artes Visuais (ênfase em História, Teoria e Crítica de Arte)) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS.

9.
VERAS, E.; RAMOS. P. V.; MARSHALL, F. (orientador). Participação em banca de Thirzá Berquó. A iconologia de Atlanta: heroísmo e gênero na cerâmica ática (séc. VI-IV a.C.). 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Artes Visuais (ênfase em História, Teoria e Crítica de Arte)) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS.

10.
VERAS, E.; GONÇALVES, E. (orienrtadora). Participação em banca de Nauita Meireles. Centro Compacto de Devaneio: laboratório poético. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Artes Visuais) - Universidade Federal de Pelotas.

11.
VERAS, E.; TEDESCO, E. A. A.; SALVATORI, M. (orientadora); PALUDO, L. (co-orientadora). Participação em banca de Janete Vilela Fonseca. Corpo em movimento e gravura: em busca de um contato sutil e consciente para a produção poétca. 2016 - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS.

12.
VERAS, E.; SANTOS, A.; ZIELINSKY, M. (orientadora). Participação em banca de Isabel Miranda Ramil. Um somos eu e muitos em mim. 2016 - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS.

13.
VERAS, E.; KERN, D.; CUNHA, E. V. (orientador). Participação em banca de Bruna Elida Conforte. Ygarata, 1981: ali, onde o mar se fez ilha. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

14.
VERAS, E.; ZIELINSKY, M.; SANTOS, A. R. (orientador). Participação em banca de Taís Cardoso da Silva. O que é uma autora? Autoficção e performatividade em Chris Kraus e Dora Longo Bahia. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

15.
VERAS, E.; BRITTES, B. L.; ORIENTADORA, M. A. B. G. (orientadora). Participação em banca de Adauany Pieve Zimovski. Escrita subversiva: processos de rejeição e reconhecimento da pichação. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

16.
VERAS, E.; ZANATTA, C. V.; CARVALHO, A. M. A. (orientadora). Participação em banca de Carolina da Silva Mendoza. Microcosmos da arte: a mediação entre público, arte e instituição na Bienal do Mercosul. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

17.
VERAS, E.; KERN, D.; ORIENTADOR, P. A. M. P.. Participação em banca de Filipe Conde Pereira. O álbum musical enquanto unidade: projeto, processo e operações. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

18.
VERAS, E.; SILVEIRA, P. A. M. P. (orientador); SALVATORI, M.. Participação em banca de Fabiano Mota Luiz. Presente contínuo: reflexões sobre a serialização do inacabável. 2016 - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS.

19.
VERAS, E.; CARVALHO, A. M. A.; ZIELINSKY, M. (orientadora). Participação em banca de Giovana Ellwanger. A arte de Paulo Nazareth e as perspectivas locais e globais discutidas em sua circulação internacional. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

20.
VERAS, E.; KERBER, A. M.; MARSHALL, F. (orientador). Participação em banca de Carolina Ferreira de Figueiredo. Traços de uma "Red" Haifa. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

21.
VERAS, E.; CARDOSO, A. Z.; MAROCCO, B. A. (orientadora). Participação em banca de Aline dos Santos Custódio. Dois pares de all star e 20 relatórios - Análise do método de apuração do pé no barro. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Comunicação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

22.
VERAS, E.; BERGER, C.; MAROCCO, B. A. (orientadora). Participação em banca de Carina Mersoni. Os sujeitos enquadrados no fotojornalismo popular. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Comunicação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

23.
VERAS, E.; FISCHER, G. D.; KILPP, S. (orientadora). Participação em banca de Renata Heinz. O filme além da retina. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Comunicação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
VERAS, Eduardo.; SILVEIRA, P. A. M. P. (orientador); TEDESCO, E. A. A.. Participação em banca de Nívia Ferreira de Souza.Diálogos entre videoclipe e arte. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
VERAS, E.; KERN, D. (orientadora); POZZER, K.. Participação em banca de Valdriana Prado Corrêa.Azul na História da Arte. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

3.
VERAS, E.; KERN, D. (orientadora); SILVEIRA, P.. Participação em banca de André Lima.O participativo, o imaterial e o mental: a Biblioteca de Babel de jonathan Basile e o infinito incomensurável. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

4.
VERAS, E.; RAMOS, P. V. (orientadora); NUNEZ, R.. Participação em banca de Clarissa Faccini de Lima.Com Roswitha Bitterlich no mundo dos contos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

5.
VERAS, E.; RAMOS. P. V.; FIGUEIREDO, J. B. (orientadora). Participação em banca de Caroline Bouvie Grippa.A memória que se tece: o Centro Gaúcho de Tapeçaria Contemporânea. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

6.
VERAS, E.; GOMES, P. (orientador); RAMOS. P. V.. Participação em banca de Gabriela Carvalho da Luz.Imagem em procissão. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

7.
VERAS, E.; ZORDAN, P.; SANTOS, A.; SCHENKEL, C. (orientadora). Participação em banca de David Ceccon dos Santos.Drag-Queer Alma Negrot: o corpo como montagem artística. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

8.
VERAS, E.; ZORDAN, P.; CARVALHO, A. M. A. (orientadora). Participação em banca de Estêvão da Fontoura Haeser.Performance na escola: desafios e experiências do ensino de arte na Rede Federal de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

9.
VERAS, E.; ZANATTA, C. V. (orientadora); CASTILHOS, L.. Participação em banca de Taís Almeida Fanfa.Entre fios e nós: formação discente e atuação docente. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

10.
VERAS, E.; SILVEIRA, P.; CARVALHO, A. M. A. (orientadora). Participação em banca de Liana Schedler Dombrowski.Arte postal e sua dimensão política no período da ditadura militar brasileira - Acervo da Fundação Vera Chaves Barcellos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

11.
VERAS, E.; KERN, D.; NUNEZ, R. (orientador). Participação em banca de Bruno Salvaterra.O essencial. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

12.
VERAS, E.; POESTER, T. (orientadora); CASTILHOS, L.. Participação em banca de Kelvin Koubik.Artista professor ou professor artista: identidade híbrida e reflexões no contexto escolar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

13.
VERAS, E.; KERN, D. (orientadora); POZZER, K.. Participação em banca de Giordano Dexheimer Gil.Animais fantásticos & as artes que habitam: anotações para uma criptozoografia da arte. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

14.
VERAS, E.; KERN, D. (orientadora); BRITTES, B. L.. Participação em banca de Thais Canfild da Silva.A trajetória de Benito Mazon Castañeda no Iinstituto de Belas Artes: uma reflexão sobre o ensino das artes. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

15.
VERAS, E.; ZIELINSKY, M. (orientadora); CAMARGO, C. A.. Participação em banca de Clarissa Silveira.Ruídos urbanos: mulheres negras: uma poética radiovisual. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

16.
VERAS, E.; GONCALVES, F.; TEDESCO, E. (orientadora). Participação em banca de Calvin Rilho Maister.Desejo de perder-se: a fotografia e o desenho como possibilidades de uma construção autobiográfica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

17.
VERAS, E.; POESTER, Teresa; SANTOS, A. R. (orientador). Participação em banca de Juliana Vieira da Costa.Formas de ver e inventar o mundo: o cinema como experiência de identificação e estranhamento. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

18.
VERAS, E.; VITELLI, C.; RAMOS, P. V. (orientadora). Participação em banca de Camila Zarembski.Nossa Senhora dos Nove Sublimes Presságios: Camadas de xilogravura, escrita e poética. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

19.
VERAS, E.. Participação em banca de Patrícia de Oliveira.Festivais de música popular brasileira: a relação existente entre a década de 60 e o III Festival de Música Popular Brasileira da TV Record. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

20.
VERAS, E.. Participação em banca de Everton Fabiano Ribeiro Bertolli.Jornalismo de bairro: uma análise sobre a temática comunitária no jornal Vitrine gaúcha. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

21.
VERAS, E.. Participação em banca de Camila Cabrera.Ausências e silenciamentos: o meio ambiente não incorporado nas coberturas de ZH. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

22.
VERAS, E.. Participação em banca de Guilherme Barcelos Bastos.Antropologia Visual e Eduardo Coutinho: um estudo analítico sbre metodologia do filme etnográfico na obra do cineasta. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

23.
VERAS, E.. Participação em banca de Stéfanie Telles Dal'Forno.Webjornalismo cultural e cidadania: a construção da dança contemporânea no portal Idança. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

24.
VERAS, E.. Participação em banca de Lívia Freo Saggin.Apropriações de fãs da Paramore do blog da banda no Livejournal. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

25.
VERAS, E.. Participação em banca de Marília Pereira Bissigo.A criação dos lords: análise da construção das personagens Voldemort e Darth Vader. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

26.
VERAS, E.; SALLET, B.. Participação em banca de Carina Mersoni.Fotojornalismo na imprensa tradicional e popular: as linguagens fotográficas dos jornais Zero Hora e Diário Gaúcho. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

27.
VERAS, E.; FURTADO, T.. Participação em banca de Roberta Becker dos Reis.Estratégias de editoriais de moda da revista Gloss para construir identidade com a leitora. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

28.
VERAS, E.. Participação em banca de Priscila Rossana Zigunovas.Dedo na garganta - Uma análise do escrever jornalístico e literário contemporâneo no Brasil a partir das reportagens de Eliane Brum e da correspondência de Caio Fernando Abreu. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

29.
VERAS, E.. Participação em banca de Júlia Costa Warken.A revista Capricho - Influência comportamental na era web. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

30.
VERAS, E.. Participação em banca de Pablo Luis Furlanetto.Do cenário musical para o jornalismo - Um estudo de caso sobre a banda porto-alegrense Pública. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

31.
VERAS, E.. Participação em banca de Marco Antonio Santos da Rocha Filho.Baixando a câmera: o fotógrafo como mediador da prática fotográfica. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

32.
VERAS, E.. Participação em banca de Gustavo Guedes Weber.A influência da Pop Art na publicidade. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

33.
VERAS, E.. Participação em banca de Andressa Vanessa Boll.A mulher na revista Women's health: um estudo sobre imprensa feminina. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

34.
VERAS, E.. Participação em banca de Bruna Élida Conforte.Bullet with butterfly wings: uma tradução intersemiótica de Sebastião Salgado através do rock alternativo do Smashing Pumpkins. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

35.
VERAS, E.. Participação em banca de Luan Iglesias do Santos Ferreira.Jornalismo como fonte da vida: a influência do universo real a construção teledramatúrgica da minissérie Queridos amigos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

36.
VERAS, E.. Participação em banca de Priscila Lazzarotto Pilletti.Jornalismo ambiental: interesse editorial ou comercial?. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

37.
VERAS, E.. Participação em banca de Rafael Dresch Martins.A poética barroca em Lavoura arcaica. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Audiovisual) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

38.
VERAS, E.. Participação em banca de João Gabriel da Fonseca Pereira de Queiroz.Memórias impressas: arquivo e afetividade. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Audiovisual) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

39.
VERAS, E.. Participação em banca de Leonardo Flores Redaelli.Fotojornalismo: retrospectiva de 40 anos de carreira de Ricardo Chaves. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

40.
VERAS, E.. Participação em banca de Gustavo Alencastro da Costa.Enfoque Vila Brás: a prática do jornalismo comunitário como exercício acadêmico. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

41.
VERAS, E.. Participação em banca de Eduardo Herrmann.O funk carioca e a indústria musical: estudo de caso de Mr. Catra. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

42.
VERAS, E.. Participação em banca de Priscila Milán Rodriguez.A estereotipia de gêneros nas crônicas de Zero Hora: uma análise do discurso de Martha Medeiros e David Coimbra. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

43.
VERAS, E.. Participação em banca de Cristiane Machado Medeiros.A grande reportagem como forma de credibilidade: uma análise do livro O olho da rua, de Eliane Brum. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

44.
VERAS, E.. Participação em banca de Rodrigo Mignot Schuster.Observação da representação da História em dois produtos audiovisuais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Audiovisual) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

45.
VERAS, E.. Participação em banca de Émerson Vasconcelos Almeida.Audiovisualidades nos webcomics. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

46.
VERAS, E.. Participação em banca de Gustavo von Scharten Heldt.Blogs de viagem: a evolução do jornalismo de turismo até a publicação digital. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

47.
VERAS, E.. Participação em banca de Luana Pagliarini Trevisol.Interatividade e expansão da narratividade da telenovela: uma análise do blog Sonhos de Luciana, de Viver a vida. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

48.
VERAS, E.. Participação em banca de Rodrigo Teixeira Rodrigues.Jorginho da Luz Vermelha - A invençao de um bandido. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

49.
VERAS, E.. Participação em banca de Bibiana dos Santos Barbará.A crítica de teatro na revista Bravo!. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

50.
VERAS, E.. Participação em banca de Eduardo Nozari Araujo.O acaso no processo fotográfico: um estudo a partir da lomografia. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

51.
VERAS, E.. Participação em banca de Vanessa Costa de Souza.Márquez, o narrador benjaminiano em Notícia de um sequestro. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

52.
VERAS, E.. Participação em banca de Carolina Anchieta.O programa Manos e minas da TV Cultura de São Paulo como espaço de visibilidade do universo hip hop. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

53.
VERAS, E.. Participação em banca de Fernanda Caterine Toigo Herrera.A crítica e o cinema brasileiro no lançamento de Chico Xavier e Tropa de elite 2. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

54.
VERAS, E.. Participação em banca de Matheus Cardoso de Almeida.A imagem do Enart e das danças tradicionais gaúchas na imprensa porto-alegrense. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

55.
VERAS, E.. Participação em banca de Isadora Gaelzer Müller.Assessoria de comunicação na música - Um estudo sobre estratégia de jornalismo em uma banda de rock. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

56.
VERAS, E.. Participação em banca de Ricardo de Jesus Machado.Construções discursivas sobre minorias na telenovela Viver a vida. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

57.
VERAS, E.. Participação em banca de Tássia Carina Kastner.Jornalismo cultural de serviço: uma análise dos roteiros de cinema dos jornais O Globo e O Estado de S. Paulo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

58.
VERAS, E.. Participação em banca de Christian Santos da Silva.All you need is Beatles - O mito perene que a mídia não deixa esquecer. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

59.
VERAS, E.. Participação em banca de Carlos Felipe Zavarize de Menezes.Grafismos urbanos: a comunicação das ruas em Porto Alegre. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

60.
VERAS, E.. Participação em banca de Diego Garcia Goulart.Uma análise do mercado de exibidores de cinema de arte em Porto Alegre. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

61.
VERAS, E.. Participação em banca de Vanderson Correa.Cinema e realidade: um estudo da crítica de Hélio Nascimento no Jornal do Comércio de Porto Alegre. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
VERAS, E.; FURTADO, T.; FRANCO, M. P.. Participação em banca de seleção do Prof. Josmar Reyes para a subárea de Teorias do Cinema e Análise Fílmica no Curso de Realização Audiovisual. 2012. Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Outras participações
1.
PINTO, Ivonete; MORENO, V.; VERAS, E.. Membro do Júri de Premiação do Cine Esquema Novo (festival de cinema). 2016. Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

2.
VERAS, E.; KERN, D.; FIGUEIREDO, J. B.. Membro da Comissão Julgadora do XXVII Salão de Iniciação Científica promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Sessão: Legados e patrimônios da História da Arte. 2015. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

3.
VERAS, E.; NUNEZ, R.; HOFSTAETTER, A.. Banca de Avaliação da Prova Específica em Artes Visuais do Concurso Vestibular 2016/1. 2015. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

4.
VERAS, E.; MARSHALL, F.; SEBEN, P.. Membro da Comissão Julgadora do XXVI Salão de Iniciação Científica promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Sessão: Narrativas em História das Artes. 2014. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

5.
VERAS, E.; RIBEIRO, N.; ARMANI, M.. Membro do Júri do Concurso para Realização de Exposições Individuais e Ocupações dos Espaços Expositivos da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. 2014. Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre.

6.
VERAS, E.; DALCOL, F.; JONER, C.. Membro da Comissão de Seleção do Concurso para Ocupação da Galeria dos Arcos e da Galeria Lunara, na Usina do Gasômetro. Prefeitura Municipal de Porto Alegre. 2014. Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre.

7.
VERAS, E.; GONELLA, F.; FERNANDEZ, X. B.. Membro do Júri de Seleção e Premiação da 14ª Bolsa Iberê Camargo. 2014. Fundação Iberê Camargo.

8.
VERAS, E.; FIGUEIREDO, J. B.; ROSENFIELD, L.. Membro da Comissão Julgadora do XXV Salão de Iniciação Científica promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Sessão: Artes Visuais. Historiografia e Crítica. 2013. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

9.
VERAS, E.; BALDISSEROTTO, A.; FELIPE, L.. Membro da Comissão Julgadora do 2º Prêmio IEAVi. Incentivo à Produção Visual. Instituto Estadual de Artes Visuais. 2013. Instituto Estadual de Artes Visuais.

10.
VERAS, E.; RITTER, M.; DEL RE, F.; STREIBEL, M.. Membro do Júri de Premiação do VI Prêmio Açorianos de Artes Plásticas. 2012. Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre.

11.
VERAS, E.; ZIELINSKY, M.; LAMBRECHT, K.; SAUER, R.. Membro da Comissão Julgadora da 10ª edição do Concurso de Artes Plásticas do Goethe-Institut Porto Alegre. 2009.

12.
VERAS, E.; BRITES, B.; ABARNO, A.; GONCALVES, F.; RIBEIRO, N.. Membro do Júri do 20º Salão do Jovem Artista - Seleção e Premiação Região Metropolitana, Pelotas, Caxias do Sul, Passo Fundo e Santa Maria. 2008. Grupo RBS.

13.
VERAS, E.; PARENTE, A.; BARJA, W.. Membro da Comissão Julgadora do Prêmio Atos Visuais Funarte para ocupação das Galerias Fayga Ostrower e Marquise. 2007. Fundação Nacional de Artes.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VII Seminário de Pesquisa do Mestrado em Artes Visuais da UFPel "Práticas artísticas e ensino em tempos de resistência"."Um cego guiando outros cegos". 2018. (Seminário).

2.
XXXVII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte.História da Arte e História Oral: usos, abusos, contrapontos e contribuições. 2017. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VERAS, E.; HASSE, D. R. . Organização do Seminário Dimensões Críticas da Paisagem. 2017. (Outro).

2.
VERAS, E.; RAMOS. P. V. . Organização do Seminário Arte, Cultura e Patrimônio na Terra de Todos os Santos (seminário preparatório à viagem de estudos). 2015. (Outro).

3.
VERAS, E.; RAMOS. P. V. . Organização e acompanhamento da Viagem de Estudos Arte, Cultura e Patrimônio na Terra de Todos os Santos (BA, MG e RJ). 2015. (Outro).

4.
VERAS, E.; FIGUEIREDO, J. B. ; POZZER, K. ; RAMOS. P. V. . Organização e acompanhamento da Viagem de Estudos Arte, Cultura e Patrimônio nas Missões Jesuítico-Guaranis (Brasil, Argentina e Paraguai). 2014. (Outro).

5.
VERAS, E.; POZZER, K. ; FIGUEIREDO, J. B. ; RAMOS. P. V. ; CARVALHO, A. M. A. . Organização do II Seminário Interdisciplinar de Pesquisa em História da Arte. 2014. (Outro).

6.
VERAS, E.; MARSHALL, F. ; POZZER, K. ; FIGUEIREDO, J. B. ; RAMOS. P. V. . Organização do Seminário Arte, Cultura e Patrimônio nas Missões Jesuítico-Guaranis (seminário preparatório à viagem de estudos). 2014. (Outro).

7.
VERAS, E.; FETTER, B. ; SILVA, G. . Coordenação do Seminário Diálogos com a arte: uso e especificidades da entrevista no campo das artes visuais. PPGAV UFRGS. Instituto de Artes. 2013. (Outro).

8.
VERAS, E.. Coordenação do Microssimpósio 12, do Simpósio Internacional Alguém sabe alguma coisa... E alguém que sabe algo mais: educação como encontro e igualdade. Fundação Bienal do Mercosul, 9ª Bienal do Mercosul.. 2013. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Diego Rafael Hasse. Apreensão da natureza e crítica ambiental: diálogos entre Maria Graham e produções em arte contemporânea. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais (ênfase em História, Teoria e Crítica de Arte)) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS. (Orientador).

2.
Pedro Cupertino. Sobre o skate na arte e a arte no skate: das manobras fotográficas às performances urbanas. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais (ênfase em História, Teoria e Crítica de Arte)) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Laura Amral Sambaqui Gruber. Brasil Nativo/Brasil Alienígena: uma proposta de encontro entre Albert Eckhout e Anna Bella Geiger. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em História da Arte) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Bolsa de Iniciação Científica da UFRGS. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Thaís Franco. Não é bem assim - Vertentes da ironia na arte de Patricio Farías. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Eduardo Ferreira Veras.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Diego Rafael Hasse. Dimensões críticas da paisagem: Maria Graham e Claudia Hamerski. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História da Arte) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Eduardo Ferreira Veras.

2.
Natália Lehmen de Moraes. Corpo, fragmento e memória: uma aproximação entre ex-votos corporais e Epidermic scapes. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História da Arte) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Eduardo Ferreira Veras.

3.
Charlene Cabral Pinheiro. Why are you doing mail art? Dois momentos da arte postal (1999 | 2016) e alguns trajetos da rede eterna. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História da Arte) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Eduardo Ferreira Veras.

4.
Guilherme Acetta Bragança. Poético por escrito: a experiência monográfica de graduação no Bacharelado em Artes Visuais no Instituto de Artes da UFRGS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História da Arte) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Eduardo Ferreira Veras.

5.
Pedro Cupertino. Dentro e fora: manobras entre skate e arte nos autorretratos de Fabiano Rodrigues. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História da Arte) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Eduardo Ferreira Veras.

6.
Lílian Brandt Stein. O repórter de perfil: um estudo sobre pauta, apuração e texto em João Moreira Salles. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Eduardo Ferreira Veras.

7.
Natália Vitória de Oliveira Silva. O texto como ele é: sobre o discurso jornalístico nos contos de Nelson Rodrigues. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Eduardo Ferreira Veras.

8.
Tiago Branze Silva. Pretinho básico: informação e diversão na FM. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Eduardo Ferreira Veras.

9.
Cassiana Görgen. A estética do grotesco: construção e manutenção da imagem do cantor e compositor Marilyn Mason. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Eduardo Ferreira Veras.

10.
Gabriela Schuch. Jornalismo tensionado ao humor: O Pasquim como referência para o CQC. Aproximações e impossibilidades. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Eduardo Ferreira Veras.

11.
Ana Paula Moraes Figueiredo. O repórter vai ao cinema: a construção da imagem do jornalista em filmes nacionais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Eduardo Ferreira Veras.

12.
Eder Romeu Kurz. O papel do jornal e do jornalista como mediadores de questões entre o leitor e a esfera pública. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Eduardo Ferreira Veras.

13.
Leandro Vignoli. As teletelas das redes sociais, uma aproximação entre o Facebook e 1984, de George Orwell. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Eduardo Ferreira Veras.

14.
Larissa Caldas de Oliveira. Conversas com Woody Allen: dos filmes à biografia, o uso da entrevista como elemento revelador da história e da personalidade do cineasta. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Eduardo Ferreira Veras.

15.
Valéria Guilardi da Silva. De frente para as câmeras: um estudo comparado entre Peões e Munique 1972: Um dia em setembro. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Eduardo Ferreira Veras.

16.
Leonardo Poglia Vidal. O humor na leitura da charge: Uma análise das charges que marcaram época em O Pasquim 21. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Eduardo Ferreira Veras.

Iniciação científica
1.
Laura Amaral Sambaqui Gruber. Brasil Nativo/Brasil Alienígena: uma proposta de encontro entre Albert Eckhout e Anna Bella Geiger. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em História da Arte) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Bolsa de Iniciação Científica da UFRGS. Orientador: Eduardo Ferreira Veras.

2.
Charlene Cabral Pinheiro. O maior caminho entre dois pontos: deslocares necessários na Arte Contemporânea. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em História da Arte) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Bolsa de Iniciação Científica da UFRGS. Orientador: Eduardo Ferreira Veras.

3.
Diego Rafael Hasse. Maria Graham: a apreensão da paisagem brasileira e a crítica ambiental no século XIX. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em História da Arte) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Eduardo Ferreira Veras.

4.
Pedro Cupertino. Deslocamentos contemporâneos e a tradição dos viajantes. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em História da Arte) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Bolsa de Iniciação Científica da UFRGS. Orientador: Eduardo Ferreira Veras.



Inovação



Projetos de pesquisa



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/12/2018 às 10:26:36