Paula Caruso Teixeira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6836201781763804
  • Última atualização do currículo em 20/01/2019


Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Itajubá (1990), graduação em Bacharelado em Dança pela Universidade Estadual de Campinas (1995) e mestrado em Pós Graduação em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Em 2008, lançou com a co-autoria de Graziela Rodrigues o livro " A Travessia de Zica- as danças populares do sul de Minas". Atualmente é docente do Curso de graduação em Dança do Instituto de Artes da Unicamp e de, 2009 a 2015, foi docente do curso de licenciatura em Dança da UFAL ( Maceió-AL). Trabalha com o Método BPI ( Bailarino-Pesquisador-Intérprete), a Dança do Brasil e a História da dança. Concluiu seu Doutorado em Artes da Cena no Instituto de Artes da Unicamp em agosto de 2014. Participa como pesquisadora do grupo de pesquisa " Bailarino-Pesquisador-Intérprete e Dança do Brasil " do Instituto de Artes da Unicamp. É diretora no método BPI. Atualmente desenvolve o projeto de pesquisa " Pesquisando Nanã no terreiro de Mãe Mirian". É professora colaboradora da pós-graduação das Artes da Cena do IA-Unicamp. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Paula Caruso Teixeira
Nome em citações bibliográficas
TEIXEIRA, Paula Caruso


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em ARTES DA CENA.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: A História das origens da criação do Método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI) e do seu desenvolvimento no primeiro percurso da sua criadora (1970-1987), Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Graziela Estela Fonseca Rodrigues.
Palavras-chave: História da dança; Bailarino - Pesquisador - Intérprete; originalidade; método; Dança no Brasil; Dança do Brasil.
2005 - 2007
Mestrado em Pós Graduação Em Artes.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: O Santo que Dança: uma vivência corporal a partir do eixo co-habitar com a fonte do método BPI,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Graziela Estela Fonseca Rodrigues.
Palavras-chave: Dança Brasileira; Bailarino - Pesquisador - Intérprete; Dança de Sao Gonçalo.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
1991 - 1995
Graduação em Bacharelado Em Dança.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Interiores:uma linguagem brasileira de dança.
Orientador: Graziela Estela Fonseca Rodrigues.
1988 - 1990
Graduação em Licenciatura Plena Em História.
Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Itajubá, FFCLI, Brasil.




Formação Complementar


2005 - 2005
Percussão Brasileira. (Carga horária: 48h).
Conservatório Estadual de Música de Pouso Alegre, CEMPA, Brasil.
2003 - 2004
Técnica Vocal. (Carga horária: 96h).
Conservatório Estadual de Música de Pouso Alegre, CEMPA, Brasil.
2001 - 2001
Canto Coral. (Carga horária: 96h).
Conservatório Estadual de Música de Pouso Alegre, CEMPA, Brasil.
2001 - 2001
Técnica Vocal. (Carga horária: 48h).
Conservatório Estadual de Música de Pouso Alegre, CEMPA, Brasil.
1999 - 1999
Dança de Salão. (Carga horária: 96h).
Clube Semanal de Cultura Artística, CSCA, Brasil.
1993 - 1993
Conciência Corporal. (Carga horária: 144h).
Profa. Odenise Bellini, PROFA., Brasil.
1992 - 1992
Dança Moderna - Técnica Martha Grahan. (Carga horária: 144h).
Academia Lina Penteado, ACLP, Brasil.
1989 - 1990
Extensão universitária em JAZZ. (Carga horária: 288h).
Academia Corpo e Cia, ACC, Brasil.
1988 - 1990
Extensão universitária em Dança Contemporânea - Método Martha Graham. (Carga horária: 288h).
Academia Corpo e Cia, ACC, Brasil.
1986 - 1990
Extensão universitária em Dança Clássica - Método Vaganova. (Carga horária: 720h).
Academia Corpo e Cia, ACC, Brasil.
1988 - 1988
Sapateado Americano. (Carga horária: 32h).
Academia Corpo e Cia, ACC, Brasil.


Atuação Profissional



Governo do Estado de São Paulo, GOVERNO/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Doutor I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
É professora da cadeira de Dança do Brasil. No primeiro semestre de 2016, ministrou as disciplinas abaixo, num total de 10 horas didáticas semanais: AD135 Dança do Brasil I- Carga horária: 60 horas, AD 421-História da Dança I- Carga horária: 30 horas, AD 071-Estágio I-Carga horária: 105 horas, AD 601-História da Dança no Brasil-Carga horária:30 horas. No segundo semestre de 2016, ministrou as disciplinas abaixo num total de 08 horas didáticas semanais: AD 082-Tcc em arte e educação II-Carga horária: 30 horas, AD 015- Dança do Brasil II: prática e ensino- Carga horária:60 Horas, AD 521-História da dança II-Carga horária:30 Horas No primeiro semestre de 2017, ministrou as disciplinas abaixo: AD135/A Dança do Brasil I- Carga horária: 60 horas, AD 021/A Ateliê de Criação I- Carga horária: 30 horas AD 081 /A Tcc em arte e educação I- Carga horária: 7 horas AD061/B Tcc bacharelado I -Carga horária: 34 horas. AD 053/A Carga horária: 15 horas. No segundo semestre de 2017, ministrou as disciplinas abaixo: AD 082/D Tcc em arte e educação II- Carga horária: 30 horas AD 062/B Tcc bacharelado II -Carga horária: 34 horas. AD 015/A Dança do Brasil II: prática e ensino- Carga horária:60 Horas No primeiro semestre de 2018, ministrou as disciplinas abaixo: AD135 Dança do Brasil I- Carga horária: 60 horas, AD 071-Estágio I-Carga horária: 105 horas, AD 081 Tcc em arte e educação I- Carga horária: 30 Horas, AD 021 Ateliê de criação I- Carga horária: 30 horas A disciplina de Estágio I foi compartilhada.

Atividades

01/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Artes, .


Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2016
Vínculo: Professor assistente-DE, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Ministrou várias disciplinas no Curso de Licenciatura de Dança da UFAL, dentre elas Composição Coreográfica e Improvisação.


Universidade Presidente Antônio Carlos, UNIPAC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Funcionário, Carga horária: 8

Atividades

02/2007 - 12/2007
Ensino, Faculdade de Educação e de Estudos Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Arte e Cultura
Corporeidade e Expressão

Associação Pais e Amigos dos Excepcionais, APAE, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1997
Vínculo: professor para curso livre, Enquadramento Funcional: professor

Atividades

01/2004 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Dança Brasileira
06/1997 - 12/1997
Ensino, Consciência Corporal, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Consciência Corporal
03/1996 - 12/1997
Ensino,

Disciplinas ministradas
Conciência e Expressão Corporal

Faculdade de Administração e Informática, FAI, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Funcinário, Carga horária: 6

Atividades

03/2007 - 08/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
História da Arte
03/2007 - 06/2007
Ensino, Normal Superior, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino de Educação Artística
Música e Dança
03/2007 - 06/2007
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lúdico na Educação


Linhas de pesquisa


1.
Técnicas e Processos de Formação do artista da cena


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Pesquisando Nanã no terreiro de Mãe Mirian
Descrição: Esse projeto tem como objetivo inicial investigar os processos corporais do candomblé, sobretudo, as danças dos orixás e, em especial, a dança de Nanã através da realização de uma pesquisa de campo no terreiro de Mãe Mirian, em Maceió-Al. Pretende-se a partir dela desenvolver uma criação artística, que será apresentada aos investigados e em outros locais. Além disso, todo o material coletado será trabalhado nas aulas das disciplinas em Dança do Brasil. Portanto, esse projeto integrará atividades de pesquisa, criação, ensino e extensão, no qual a referência metodológica é do Método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Paula Caruso Teixeira - Coordenador.
1995 - 2004
Projeto de Pesquisa sobre as manifestações populares do Sul de Minas
Descrição: Realizado durante nove anos após a minha graduaçao em Dança na UNICAMP. Pesquisei principalmente as Congadas, as colheitas de café e as Folias de Reis da região do Sul de Minas, enfocando as Danças populares, o corpo que dança no sagrado e no cotidiano. Durante os cinco últimos anos deste projeto, trabalhei com o auxílio dos meus alunos do Conservatório Estadual de Música de Pouso Alegre-MG. Vários trabalhos artísticos foram criados a partir destas pesquisas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Paula Caruso Teixeira - Coordenador.


Projetos de extensão


2010 - 2011
EnvelheSer
Descrição: Projeto de Extensão no qual três alunas do Curso de Licenciatura em Dança da UFAL irão apresentar o trabalho artístico EnvelheSer em vários espaços de Maceió e paralelo a isso, realizar oficinas de dança voltadas para a terceira idade em três espaços de Maceió-AL..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .

Integrantes: Paula Caruso Teixeira - Coordenador.
Financiador(es): Universidade Federal de Alagoas - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1


Outros Projetos


2017 - 2018
Dança do Brasil: Partilha das vivências corporais das pesquisas de campo
Descrição: Este projeto está vinculado ao projeto de pesquisa " Pesquisando Nanã no terreiro de mãe Mirian" que ainda está em andamento. Foi financiado pelo FAEPEX e durou um ano,. O objetivo foi alcançado, o de partilhar através de palestras, comunicações orais e oficinas os resultados parciais do meu atual projeto de pesquisa tanto em Maceió, local da investigação, como na Unicamp, local onde se realiza a análise dos dados da pesquisa e a realização dos laboratórios de criação. Destaco que tanto no projeto do FAEPEX, como no de pesquisa foi e está sendo utilizado o método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI). Esclareço que os 50 alunos envolvidos, correspondem aos que fizeram oficinas e/ou foram ouvintes das palestras e comunicações orais..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (50) .

Integrantes: Paula Caruso Teixeira - Coordenador.
Financiador(es): Fundação de Desenvolvimento da UNICAMP - Bolsa.
2017 - 2017
?​Desvelando memórias do corpo: uma vivência em Dança do Brasil?.
Descrição: A presente pesquisa objetiva a experienciação de oficinas de dança se utilizando do método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI) para indivíduos da terceira idade. Pretende-se adaptar aspectos centrais do método para esse público, propondo uma vivência prática em dança aos participantes da pesquisa. A pesquisa tem um caráter qualitativo e pretende-se recrutar entre oito e vinte pessoas que completem sessenta anos até o final do ano de 2017 para participarem de vinte seções de atividades, distribuídas ao longo de três meses, duas vezes por semana com duração de duas horas. Este projeto foi desenvolvido na sala do DACO da UNICAMP e financiado pelo Projeto UniversIDADE da Unicamp.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Paula Caruso Teixeira - Coordenador.
Financiador(es): Instituto de Artes- Unicamp - Bolsa.Número de orientações: 1


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Dança/Especialidade: Bailarino Pesquisador Intérprete.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança do Brasil.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Criação Em Dança.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: História da dança.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2007
Lei de Incentivo à Cultura de Pouso Alegre-MG, Secretaria de Cultura de Pouso Alegre-MG.
2003
Lei de incentivo `a cultura de Pouso Alegre, Secretaria municipal de cultura de Pouso Alegre.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
RODRIGUES, G. E. F.2016RODRIGUES, G. E. F. ; TURTELLI, L. S. ; TEIXEIRA, Paula Caruso ; CAMPOS, F. ; COSTA, E. M. ; CALIPO, N. ; FLORIANO, M. ; ALEONI, N. V. ; JORGE, M. . Corpos em Expansão: a arte do encontro no método BPI. Revista Brasileira de Estudos da Presença [Eperiodico], v. 6, p. 551-577, 2016.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
TEIXEIRA, Paula Caruso; RODRIGUES, G. . A Travessia de Zica- as danças populares do sul de Minas. 1a. ed. Pouso Alegre: , 2008. v. 1. 76p .

Capítulos de livros publicados
1.
TEIXEIRA, Paula Caruso. A Estruturação da Personagem Madalena e o espetáculo Interiores; Uma travessia pelos interiores brasileiros. In: Graziela Estela Fonseca Rodrigues; Larissa Sato Turtelli; Mariana Baruco Machado Andraus. (Org.). Dançar o nome: experiências no método Bailarino-Pesquisador-Intérprete. 1ed.Curitiba: Editora Prismas, 2018, v. 1, p. 1-400.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
TEIXEIRA, Paula Caruso. O Rosário das Marias. CultUai (fanzine), Heliodora/MG, 06 jun. 1999.

2.
TEIXEIRA, Paula Caruso. A Alma Negra Ainda Pulsa.... Jornal Sul de Minas, Itajubá/MG, 15 maio 1999.

3.
TEIXEIRA, Paula Caruso. A Bandeira vai embora...mas o milagre fica!. CulUai (fanzine), Heliodora/MG, 01 jan. 1999.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RODRIGUES, G. E. F. ; TURTELLI, L. S. ; TEIXEIRA, Paula Caruso ; CAMPOS, F. ; COSTA, E. M. ; CALIPO, N. ; FLORIANO, M. ; ALEONI, N. V. ; JORGE, M. . Vale da Esperança e Olhando por uma Fresta: pré-estreia e seis laboratórios abertos de pesquisas no método BPI. In: Quarto Seminário da Pós-graduação em artes da cena do Instituto de Artes da Unicamp, 2016, Campinas. Quarto Seminário da Pós-graduação em artes da cena, 2016.

2.
TEIXEIRA, Paula Caruso; RODRIGUES, G. . A originalidade do Método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI) em relação às principais influências de métodos, sistemas e técnicas de dança e de teatro na formação profissional da sua criadora.. In: Oitavo Congresso da Abrace- Associação Brasileiras de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas, 2015, Belo Horizonte. Anais do Oitavo Congresso da Abrace.

3.
TEIXEIRA, Paula Caruso; RODRIGUES, G. . Graça Bailarina de Jesus e o nascimento do método Bailarino-Pesquisador-Intérprete. In: VII Reunião Científica da ABRACE, 2014, Belo Horizonte. Anais da VII Reunião Científica da Abrace, 2013.

4.
TEIXEIRA, Paula Caruso; RODRIGUES, G. . O Santo que Dança. In: II Seminário do Laboratório de Estudos de Movimentos Étnicos, 2009, Maceió-AL. Movimentos Étnicos e Sociais: sua relevância em contextos contemporâneos, 2009.

5.
TEIXEIRA, Paula Caruso. Co-habitar com a fonte. In: IV Congresso da ABRACE, 2006, Rio de Janeiro. "Os trabalhos e os dias das artes cênicas: ensinar, fazer e pesquisar danç a e teatro e suas relações. Rio de Janeiro: Sete Letras, 2006. p. 1-318.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
TEIXEIRA, Paula Caruso; RODRIGUES, G. E. F. . A Bailarina-Pesquisadora-Intérprete das obscuras. In: IX Congresso da Associação Brasileira de Artes Cênicas-Poéticas e Estéticas Descoloniais em campo expandido, 2016, Uberlândia. IX Congresso da Associação Brasileira de Artes Cênicas-Poéticas e Estéticas Descoloniais em campo expandido, 2016.

Artigos aceitos para publicação
1.
TEIXEIRA, Paula Caruso; RODRIGUES, G. . O Santo que dança: uma vivência corporal a partir do eixo co-habitar com a fonte do Método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI). Cadernos de Pós-Graduação da UNICAMP, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
TEIXEIRA, Paula Caruso. Pesquisando Nanã no terreiro de Mãe Mirian: dos corpos investigados às primeiras modelagens no corpo da bailarina-pesquisadora-intérprete. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
TEIXEIRA, Paula Caruso. Pesquisando Nanã no terreiro de Mãe Mirian. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
TEIXEIRA, Paula Caruso. Pesquisando Nanã no terreiro de Mãe Mirian. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
TEIXEIRA, Paula Caruso; RODRIGUES, G. E. F. . Pesquisando Nanã no terreiro de Mãe Mirian: das primeiras vivências ao co-habitar com a fonte e o que começa a emergir do corpo da bailarina-pesquisadora-intérprete. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
TEIXEIRA, Paula Caruso. Pesquisando Nanã no terreiro de Mãe Mirian: das primeiras vivências ao co-habitar com a fonte e o que emerge do corpo da bailarina-pesquisadora-intérprete. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
TEIXEIRA, Paula Caruso; RODRIGUES, G. E. F. . A Bailarina-Pesquisadora-Intérprete das obscuras. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
TEIXEIRA, Paula Caruso. A Bailarina-Pesquisadora-Intérprete das obscuras. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
TEIXEIRA, Paula Caruso. A originalidade do método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI) em relação às principais influências de métodos, sistemas e técnicas de dança e de teatro na formação profissional da sua criadora.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
TEIXEIRA, Paula Caruso. As Influências do contexto histórico da dança no Brasil nos anos 70 e 80 na criação do método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI). 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
TEIXEIRA, Paula Caruso. O Santo que dança. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
TEIXEIRA, Paula Caruso. Cultura Popular: O Santo que dança. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
TEIXEIRA, Paula Caruso. O Santo que dança: uma vivência corporal a partir do eixo co-habitar com a fonte do Método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI). 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
TEIXEIRA, Paula Caruso. Da dor ao júbilo: o sentido de festividade na Dança de São Gonçalo. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
TEIXEIRA, Paula Caruso. Co-Habitar com a Fonte. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
TEIXEIRA, Paula Caruso. A estruturação da personagem Madalena e o espetáculo 'Interiores: uma travessia pelos interiores brasileiros'. Curitiba: Ed. Prismas, 2018 (Capítulo de livro).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
TEIXEIRA, Paula Caruso. Parecer de um artigo para a Revista Científica Conceição. 2018.

2.
TEIXEIRA, Paula Caruso. Parecer de um projeto de iniciação científica-PIBIC-Unicamp. 2018.

3.
TEIXEIRA, Paula Caruso. Parecer de dois artigos para a Revista Conceição do Pós-graduação em Artes da Cena. 2017.

4.
TEIXEIRA, Paula Caruso. Parecer de um projeto de iniciação científica -PIBIC -Graduação. 2017.

5.
TEIXEIRA, Paula Caruso. Parecer sobre o 'Curso de Difusão Cultural 'ART-0248 - ENCONTRO COM O MESTRE - BUMBA MEU BOI. 2017.

6.
TEIXEIRA, Paula Caruso. Parecer sobre 'Curso de fotografia, arte e mediações'. 2017.

7.
TEIXEIRA, Paula Caruso. Parecer sobre curso de Especialização Universitária -ART 0265 - Produção, Gestão e Design em Novas Mídias para a Educação. 2017.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
LAMBERT, M. ; RODRIGUES, A. M. ; TEIXEIRA, Paula Caruso ; ZIMMERMAN, E. . Grupo de Discussão Arte e Educação. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
TEIXEIRA, Paula Caruso; SANTOS, R. ; SMEK, D. . Opressão do corpo na arte através da história. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
TEIXEIRA, Paula Caruso. Dança do Brasil. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
TEIXEIRA, Paula Caruso. Dança do Brasil. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
TEIXEIRA, Paula Caruso. Danças do Brasil. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
TEIXEIRA, Paula Caruso. Danças do Brasil. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
TEIXEIRA, Paula Caruso. Dança. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

6.
TEIXEIRA, Paula Caruso. Aspectos Culturais e históricos da Arte e da dança. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

7.
TEIXEIRA, Paula Caruso. A Dança Brasileira na Dança Contemporânea. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
TEIXEIRA, Paula Caruso. A Dança na Educação. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
MELCHERT, A. C. ; TEIXEIRA, Paula Caruso ; TURTELLI, L. . Dança: Criatividade e Expressão. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
TEIXEIRA, Paula Caruso. A Dança no Ensino dos Esportes. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
TEIXEIRA, Paula Caruso. Percepção e Expressão do corpo. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
TEIXEIRA, Paula Caruso. Dança Brasileira-Resgate da nossa história. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
TEIXEIRA, Paula Caruso. Dança Brasileira-Resgate da nossa história. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
Ferraz, Rianne ; ARAÚJO, Sandrelly ; TEIXEIRA, Paula Caruso . EnvelheSer. 2011. Outra.

Outras produções artísticas/culturais
1.
RODRIGUES, G. ; COSTA, E. M. ; CAMPOS, F. ; TURTELLI, L. ; FLORIANO, M. ; JORGE, M. ; CALIPO, N. ; ALEONI, N. V. ; TEIXEIRA, Paula Caruso . O Corpo como Relicário. 2017 (Espetáculo).

2.
RODRIGUES, G. E. F. ; TURTELLI, L. S. ; TEIXEIRA, Paula Caruso ; SORAIA, J. ; NASCIMENTO, D. ; FLORIANO, M. . Vagabas. 2017 (Espetáculo).

3.
RODRIGUES, G. E. F. ; FLORIANO, M. ; LAMBERT, M. ; TURTELLI, L. ; TEIXEIRA, Paula Caruso ; ALEONI, N. V. ; BERZIN, Y. ; PAGLIUSI, F. ; SORAIA, J. . Um Giro de Boi. 2017 (Performance Cênica).

4.
RODRIGUES, G. E. F. ; TURTELLI, L. S. ; TEIXEIRA, Paula Caruso ; CAMPOS, F. ; COSTA, E. M. ; CALIPO, N. ; FLORIANO, M. ; ALEONI, N. V. ; JORGE, M. . Olhando por uma fresta. 2016 (Instalação cênica).

5.
SANTOS, J. M. ; TEIXEIRA, Paula Caruso . Chapéu Coco. 2014 (Espetáculo de Dança).

6.
TEIXEIRA, Paula Caruso; Joelma Ferreira . Pipoca. 2011 (Cultural).

7.
Andrade, Maria Wilma ; TEIXEIRA, Paula Caruso . Rodopio. 2010 (Cultural).

8.
Ferraz, Rianne ; ARAÚJO, Sandrelly ; Calheiros, Karina ; TEIXEIRA, Paula Caruso . EnvelheSer. 2010 (Cultural).

9.
TEIXEIRA, Paula Caruso. Projeto Dançarte. 2003 (Cultural).

10.
TEIXEIRA, Paula Caruso; FERNANDES, C. ; PEREIRA, E. . Nosso Chão. 2003 (Cultural).

11.
TEIXEIRA, Paula Caruso. Abertura Artística da Feira do Conhecimento. 2001 (Cultural).

12.
TEIXEIRA, Paula Caruso. Projeto Interdisciplinar de Arte. 2001 (Cultural).

13.
TEIXEIRA, Paula Caruso. Comemorações dos 500 anos - Brasil. 2000 (Cultural).

14.
TEIXEIRA, Paula Caruso. A Dança Nossa de cada dia. 2000 (Cultural).

15.
TEIXEIRA, Paula Caruso; RODRIGUES, L. ; RODRIGUES, G. ; PITHAN, C. ; RODRIGUES, C. ; MELCHERT, A. C. . Interiores. 1995 (Cultural).

Demais trabalhos
1.
TEIXEIRA, Paula Caruso. Grupo de Dança Saracotear. 2000 (ARTISTICA) .

2.
TEIXEIRA, Paula Caruso. Grupo Arte Brasileira. 1992 (Artística) .

3.
TEIXEIRA, Paula Caruso; BARCZKAC, I. . Grupo de Dança da Academia Corpo e Cia. 1991 (ARTISTICA) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Teses de doutorado
1.
RODRIGUES, G. E. F.; TEIXEIRA, Paula Caruso; GATTI, D.; LIMA, C. A. S.; GRAVINA, H. C.. Participação em banca de Elisa Massariolli da Costa. A dinâmica do parto no processo criativo do método Bailarino-Pesquisador-Intérprete : um aprofundamento sobre a relação diretora-intérprete e sua importância no nascimento da dança. 2016. Tese (Doutorado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
RODRIGUES, G. E. F.; GATTI, D.; TEIXEIRA, Paula Caruso; OLIVEIRA, I. M. G.; LIMA, C. A. S.. Participação em banca de Nara de Moraes Cálipo Dilly. Para quem você dança? A criação e a recepção da dança no método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI) : uma experiência com as mulheres quebradeiras de coco babaçu e com o Terecô. 2016. Tese (Doutorado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas.

3.
RODRIGUES, G. E. F.; TEIXEIRA, Paula Caruso; CASTRO, C. N. A.; BIANCALANA, G. R.; GRAVINA, H. C.. Participação em banca de Flávio de Campos Braga. O método BPI e sua estética : noções advindas da análise de experiências processuais em artes da cena. 2016. Tese (Doutorado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas.

Qualificações de Doutorado
1.
RODRIGUES, G. E. F.; TURTELLI, L. S.; TEIXEIRA, Paula Caruso. Participação em banca de Natália Vasconcellos Alleoni. A dança do corpo existencial: o método BPI e o desenvolvimento da identidade corporal. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Artes da Cena) - Instituto de Artes- Unicamp.

2.
RODRIGUES, G. E. F.; TURTELLI, L. S.; TEIXEIRA, Paula Caruso. Participação em banca de Mariana Floriano. Expandindo o método BPI para crianças de 5 a 10 anos considerando o campo simbólico dos festejos de boi no Brasil. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Artes da Cena) - Instituto de Artes- Unicamp.

Qualificações de Mestrado
1.
TURTELLI, L. S.; RODRIGUES, G. E. F.; TEIXEIRA, Paula Caruso. Participação em banca de Flávia Pagliusi. Entre trilhas do Sertão do Cariri: o encontro entre o catimbozeiro e o romeiro de Padre Cícero". 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Artes da Cena) - Instituto de Artes- Unicamp.

2.
TURTELLI, L. S.; RODRIGUES, G. E. F.; TEIXEIRA, Paula Caruso. Participação em banca de Maria Júlia Maranzato Alves. Dançar para as Nossas Senhoras: um estudo na confluência de coabitares do método BPI. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
TEIXEIRA, Paula Caruso; CAVALCANTE, T. C.; NOBREGA, N.. Participação em banca de Jorge Luis Schutze. Despacho-o corpo que dança e a pedagogia dos relacionamentos. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em de Especialização em ensino da arte) - Universidade Federal de Alagoas.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
TEIXEIRA, Paula Caruso; TURTELLI, L. S.; GUIMARAES, M. C. A.. Participação em banca de YASMIN BERZIN CAPOZZOLI.DESVELANDO MEMÓRIAS NO CORPO: UMA VIVÊNCIA DE DANÇA DO BRASIL PARA PESSOAS NA TERCEIRA IDADE ATRAVÉS DO MÉTODO BPI (BAILARINO - PESQUISADOR - INTÉRPRETE). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em graduação em Dança) - Instituto de Artes- Unicamp.

2.
TEIXEIRA, Paula Caruso; CRAVELL, H.; ZIMMERMAN, E.. Participação em banca de GABRIEL Fernandes.APONTAMENTOS E REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM DIREÇÃO/CRIAÇÃO DE DANÇA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DANÇA) - Instituto de Artes- Unicamp.

3.
TEIXEIRA, Paula Caruso; RODRIGUEZ, A. M.; LAMBERT, M.. Participação em banca de LETÍCIA MORAES BENEVIDES.DANÇAR ? BRINCANDO: ANÁLISE DE UMA VIVÊNCIA DE ENSINO DE DANÇA NO AMBIENTE ESCOLAR.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DANÇA) - Instituto de Artes- Unicamp.

4.
BARUCCO, M.; NOLF, A.; TEIXEIRA, Paula Caruso. Participação em banca de Victoria Lima Hernandez.Uma experiência no ensino de pilates e relações com a dança. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em graduação em Dança) - Instituto de Artes- Unicamp.

5.
RODRIGUEZ, A. M.; TEIXEIRA, Paula Caruso. Participação em banca de Isadora Massoni de Souza.A potência dos encontros entre Klauss Vianna e Paulo Freire: relatos e reflexões sobre caminhos em dança educação. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em graduação em Dança) - Instituto de Artes- Unicamp.

6.
RODRIGUES, C.; ZIVIANI, J.; TEIXEIRA, Paula Caruso. Participação em banca de Júlia Ferreira.Do papel para o meu corpo, do meu corpo para o outro: proposição de um ensino de dança com enfoque na respiração. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em graduação em Dança) - Instituto de Artes- Unicamp.

7.
RODRIGUES, A. M.; ZIVIANI, J.; TEIXEIRA, Paula Caruso. Participação em banca de Flávia Pinheiro Pereira.O ensino da dança e o professor de si: um estudo artístico-pedagógico sobre como cultivar um corpo-casa por meio do método somático Ideokinesis.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em graduação em Dança) - Instituto de Artes- Unicamp.

8.
TEIXEIRA, Paula Caruso; RODRIGUES, G. E. F.; BARUCCO, M.. Participação em banca de Juliana Pedroso.: A Dança do Brasil e o movimento do encontro: discussões acerca do tema na BNCC e possibilidades de ação para o seu ensino.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade Estadual de Campinas.

9.
TEIXEIRA, Paula Caruso; RODRIGUEZ, A. M.; ZIMMERMAN, E.. Participação em banca de Angélica Topfstedt, Caroline Bertho, Igor Costa.: O diferencial da atuação de um licenciado em dança na construção da autonomia dos alunos em diferentes realidades. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade Estadual de Campinas.

10.
BARUCCO, M.; ZIMMERMAN, E.; TEIXEIRA, Paula Caruso. Participação em banca de Clara Heider, Isadora Prata, Lívia Sene e Maria Noboa..Ensino de dança e Empoderamento. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade Estadual de Campinas.

11.
RODRIGUEZ, A. M.; LAMBERT, M.; TEIXEIRA, Paula Caruso. Participação em banca de Ayumi Hanada, Geovana Andrieta e Luiza Tortorella.Dança na educação básica: reflexões sobre o papel dos licenciados na construção de saberes artísticos no contexto escolar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade Estadual de Campinas.

12.
RODRIGUEZ, A. M.; LAMBERT, M.; GUIMARAES, M. C. A.; TEIXEIRA, Paula Caruso. Participação em banca de Carine G. Shimoura e Mayara B. C. Domingues.O PIBID como campo fértil para a prática do licenciando em Dança e a formação de sua identidade docente. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade Estadual de Campinas.

13.
LOUREIRO, N.; TEIXEIRA, Paula Caruso; ROCHA, I. P.. Participação em banca de Mariane de Almeida Jambo.Contato Improvisação. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade Federal de Alagoas.

14.
LOPES, Antonio; TEIXEIRA, Paula Caruso; ROCHA, Isabelle. Participação em banca de Carlyle Rosemond.A Dança de Salão: da criação aos dias de hoje. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Licenciatura em Dança) - Universidade Federal de Alagoas.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
TEIXEIRA, Paula Caruso. Práticas Corporais para a Cena. 2009. Universidade Federal de Alagoas.

2.
TEIXEIRA, Paula Caruso. Dança Contemporânea. 2009. Universidade Federal de Alagoas.

Outras participações
1.
RODRIGUEZ, A. M.; NOLF, A.; GATTI, D.; CRAVELL, H.; TURTELLI, L. S.; LAMBERT, M.; TEIXEIRA, Paula Caruso; RODRIGUES, G. E. F.. Prova de aptidão para o curso de graduação em Dança. 2019. Instituto de Artes- Unicamp.

2.
RODRIGUES, G.; CRAVELL, H.; LAMBERT, M.; GATTI, D.; TEIXEIRA, Paula Caruso; NOLF, A.; TURTELLI, L.. Prova de aptidão do curso de Graduação em Dança da UNICAMP. 2018. Instituto de Artes- Unicamp.

3.
RODRIGUES, G.; GERALDI, S.; CRAVELL, H.; TURTELLI, L. S.; LAMBERT, M.; TEIXEIRA, Paula Caruso. Prova de aptidão para o curso de graduação em Dança-Unicamp. 2017. Instituto de Artes- Unicamp.

4.
TEIXEIRA, Paula Caruso. Programa Ação Cultural do SAE da UNICAMP. 2017. Universidade Estadual de Campinas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VIII Universidança.Pesquisando Nanã no terreiro de Mãe Mirian. 2018. (Outra).

2.
VI Seminário Interno de Pesquisas Mário Santana.Roda de Professores: "Técnicas e Processos..." e "Arte e Contexto" - Tema Presença. 2018. (Seminário).

3.
VI Seminário Interno de Pesquisas Mário Santana. 2018. (Seminário).

4.
x Congresso da Abrace. Pesquisando Nanã no terreiro de Mãe Mirian: dos corpos investigados às primeiras modelagens no corpo da bailarina-pesquisadora-intérprete. 2018. (Congresso).

5.
II Seminário do PIBID-UNICAMP.Um Giro de Boi. 2017. (Seminário).

6.
II Simpósio Internacional Repensando Mitos Contemporâneoas. 2017. (Simpósio).

7.
IX Reunião Científica da ABRACE. 2017. (Outra).

8.
IX Reunião Científica da ABRACE.Pesquisando Nanã no terreiro de Mãe Mirian: das primeiras vivências de campo ao co-habitar com a fonte e o que começa a emergir do corpo da bailarina-pesquisadora-intérprete.. 2017. (Outra).

9.
V Seminário Interno PPGADC - IA - UNICAMP. 2017. (Seminário).

10.
I Encontro Institucional de grupos de pesquisa em dança. 2016. (Encontro).

11.
IX Congresso da Associação Brasileira de Artes Cênicas-Poéticas e Estéticas Descoloniais em campo expandido. A Bailarina-pesquisadora-intérprete das obscuras. 2016. (Congresso).

12.
IX Congresso da Associação Brasileira de Artes Cênicas-Poéticas e Estéticas Descoloniais em campo expandido. 2016. (Congresso).

13.
Seminário Aller-Retour:Danse Bresil- France. 2016. (Seminário).

14.
VII Reunião Científica da ABRACE.Graça Bailarina de Jesus e o nascimento do método Bailarino-Pesquisador-Intérprete. 2013. (Outra).

15.
Congresso Acadêmico da UFAL. As influências do contexto histórico da dança no Brasil nos anos 60, 70 e 80 na criação do método Bailarino-Pesquisador-Intérprete ( BPI). 2011. (Congresso).

16.
II Encontro dos Cursos de Dança das IFES do Nordeste.Rodopio. 2010. (Encontro).

17.
II Encontro Estadual de História da UFAL.RODOPIO. 2010. (Encontro).

18.
II Universidança da UFAL.Rodopio. 2010. (Outra).

19.
Congresso Acadêmico da UFAL. O Santo que dança. 2009. (Congresso).

20.
I Encontro dos Cursos de Dança das IFES do Nordeste.As atividades de extensão e pesquisa do Curso de Licenciatura em Dança da UFAL. 2009. (Encontro).

21.
II Seminário do Laboratório de Estudos de Movimentos Étnicos.O corpo dos dançantes de São Gonçalo no sul de Minas. 2009. (Seminário).

22.
Primeira Universidança do Curso de Dança da UFAL.Improvisação. 2009. (Outra).

23.
Seminário Interseções Corpo e Olhar. 2009. (Seminário).

24.
IV Encontro Sul Mineiro de Educação para o Pensar-Dialogando...Interpretando...Protagonizando....Danças do Brasil: Dança de São Gonçalo. 2007. (Encontro).

25.
IV Congresso da ABRACE. IV Congresso da ABRACE. 2006. (Congresso).

26.
Dance Festival de Pouso Alegre.Dance Festival de Pouso Alegre. 2000. (Outra).

27.
Mapa Cultural Paulista.MAPA CULTURAL PAULISTA. 1999. (Outra).

28.
Encontro e Batizado de Capoeira.Encontro e Batizado de Capoeira. 1996. (Encontro).

29.
Festival de Folclore de paulínia.Festival de Folclore de Paulínia. 1996. (Outra).

30.
III Encontro Pet-Capes.III Encontro Pet-Capes - UNESP. 1996. (Encontro).

31.
Mostra de Dança do Mercosul.Mostra de Dança do Mercosul. 1995. (Outra).

32.
Simpósio Latino Americano de Ciências de Alimentos.Simpósio Latino Americano de Ciências de Alimentos. 1995. (Simpósio).

33.
Primeira Maratona Artística -PRIMA MAIA.PRIMA MAIA-Primeira Maratona Artística. 1992. (Outra).

34.
Teatro e Canto - VI Lab. Coral de Itajubá.VI Laboratório Coral de Itajubá. 1987. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ROCHA, Isabelle ; TEIXEIRA, Paula Caruso . III Universidança. 2011. (Outro).

2.
NAMÉ, Rita Luiza ; LOPES, Antonio ; TEIXEIRA, Paula Caruso ; XAVIER, Eduardo ; ACCIOLY, José . I Semana da Escola Técnica de Artes -ETA da UFAL. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Letícia Zanellato Michelani. O CORPO DO CAIPIRA VIOLEIRO NO COTIDIANO URBANO: UMA PESQUISA A PARTIR DO EIXO CO-HABITAR COM A FONTE DO MÉTODO BAILARINO-PESQUISADOR-INTÉRPRETE (BPI). Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em graduação em Dança) - Instituto de Artes- Unicamp, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Jorge Luis Schutze. Despacho-o corpo que dança e a pedagogia dos relacionamentos. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em de Especialização em ensino da arte) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Paula Caruso Teixeira.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Nicolli Tortorelli. Projeto Qualificação em Dança: Uma análise de dois processos criativos em contexto. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em graduação em Dança) - Instituto de Artes- Unicamp. Orientador: Paula Caruso Teixeira.

2.
Giovanna Baraldi. Cartas ao professor - Da poética à autonomia: uma abordagem da dança contemporânea para o ensino formal. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em graduação em Dança) - Instituto de Artes- Unicamp. Orientador: Paula Caruso Teixeira.

3.
Thaís Nobre de Campos Esteves. Como conciliar o aprendizado na universidade com o ensino nas academias de dança?. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em graduação em Dança) - Instituto de Artes- Unicamp. Orientador: Paula Caruso Teixeira.

4.
YASMIN BERZIN CAPOZZOLI. DESVELANDO MEMÓRIAS NO CORPO: UMA VIVÊNCIA DE DANÇA DO BRASIL PARA PESSOAS NA TERCEIRA IDADE ATRAVÉS DO MÉTODO BPI (BAILARINO - PESQUISADOR - INTÉRPRETE). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em DANÇA) - Instituto de Artes- Unicamp. Orientador: Paula Caruso Teixeira.

5.
GABRIEL FERNANDEZ TOLGYESI. APONTAMENTOS E REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM DIREÇÃO/CRIAÇÃO DE DANÇA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em DANÇA) - Instituto de Artes- Unicamp. Orientador: Paula Caruso Teixeira.

6.
LETÍCIA MORAES BENEVIDES. Dançar ? brincando: análise de uma vivência de ensino de dança no ambiente escolar. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em DANÇA) - Instituto de Artes- Unicamp. Orientador: Paula Caruso Teixeira.

7.
Angélica Topfstedt, Caroline Bertho e Igor Costa. O diferencial da atuação de um licenciado em dança na construção da autonomia dos alunos em diferentes realidades. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Dança) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Paula Caruso Teixeira.

8.
Juliana Pedroso. : A Dança do Brasil e o movimento do encontro: discussões acerca do tema na BNCC e possibilidades de ação para o seu ensino. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Dança) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Paula Caruso Teixeira.

Iniciação científica
1.
Laís Rodriguez Cardamoni Miola. Os sentidos de cura e de transformação no corpo: uma pesquisa no eixo estruturação da personagem do método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI). 2018. Iniciação Científica. (Graduando em graduação em Dança) - Instituto de Artes- Unicamp, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Paula Caruso Teixeira.

2.
Geovanna Mangiavacchi de Carvalho. A dança na escola de samba: um estudo a partir do eixo co-habitar com a fonte do método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI). 2018. Iniciação Científica. (Graduando em graduação em Dança) - Instituto de Artes- Unicamp. Orientador: Paula Caruso Teixeira.



Inovação



Projetos de pesquisa

Outros projetos


Outras informações relevantes


Desde 1992 realiza pesquisas de campo sobre as manifestações populares brasileiras. A maior parte das suas pesquisas foram orientadas pela professora Graziela Rodrigues da UNICAMP, dentro da metodologia do BPI ( Bailarino-Pesquisador- Intéprete). Pesquisou Congadas, Folias de Reis, Folia do Divino, Catiras,colheitas de café, entre outras. A maioria das suas investigações foram na região do Sul de Minas. Estas enfocavam as danças, o "corpo brasileiro". Foram essenciais para o desenvolvimento do projeto de mestrado desta bailarina-pesquisadora-intérprete, que foi concluído em junho de 2007.  Escreveu um livro sobre as expressões populares do Sul de Minas, financiado pelo Fundo Municipal de Cultura de Pouso Alegre-MG. Concluiu em 2014 o seu doutorado em Artes da Cena na UNICAMP sobre a história da criação do método BPI no primeiro percurso da sua criadora. Atualmente iniciou o projeto de pesquisa " Pesquisando Nanã no terreiro de Mãe Mirian", que tem como objetivo inicial investigar os processos corporais do candomblé, sobretudo, as danças dos orixás, em especial, a de Nanã através da realização de uma pesquisa de campo no terreiro de Mãe Mirian em Maceió-AL. De 2009 a 2015, no curso de licenciatura em Dança da UFAL orientou e dirigiu 04 trabalhos de Montagem Cênica de alunos, todos frutos de intensas pesquisas de campo sobre manifestações populares brasileiras e segmentos sociais marginalizados e em todas foi utilizada a metodologia do BPI. Foram elas: EnvelheSer, Rodopio, Pipoca e Chapéu Coco. Sendo que EnvelheSer. Além disso, no ano passado orientou cinco trabalhos de conclusão de curso em licenciatura em Dança na UNICAMP, sendo que um deles,o da aluna Juliana Pedroso, abordava a temática de Dança do Brasil e a experiência desta aluna no método BPI. Já orientou um TCC do curso de Especialização em Artes da UFAL. Em 2017 orientou três alunos de TCC de licenciatura em Dança da UNICAMP e três alunas de TCC bacharelado em Dança da Unicamp.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 21:30:57