Guilherme Ramalho Arduini

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4213387772904874
  • Última atualização do currículo em 03/11/2018


Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em História pela Unicamp (2005), mestrado em História pela mesma universidade (2009) e Doutorado em Sociologia pela USP (2014). Desde 2015, é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, câmpus Hortolândia (IF-SP/HTO). Entre 2016 e 2017, foi membro do Departamento de Ciências Sociais na Educação na Unicamp e responsável por disciplinas de EP340 - Sociologia da Educação e EL678 - Estágio Supervisionado. No IF-SP/HTO ministra aulas para Ensino Médio e Superior. Sua dissertação de mestrado trata da História do Brasil Contemporâneo (especialmente entre os anos 1930 e 1940) a partir de alguns elementos biográficos de Alceu Amoroso Lima e foi publicada pela Edusp ("Em busca da Idade Nova"). No doutorado, sob orientação de Sergio Miceli, abordou um grupo de intelectuais inspirados pela Doutrina Social da Igreja e o filósofo francês Jacques Maritain como porta de entrada para a compreensão das disputas pelo preenchimento das vagas abertas com a expansão das políticas públicas no terreno da educação e do trabalho durante a Era Vargas. Trabalhou entre 2011 e 2012 no Curso de Especialização em História promovido em convênio pela Unicamp e pela Secretaria de Educação de São Paulo, responsável por quatro disciplinas ("Teoria, Historiografias e Ensino", "História Moderna", "História Contemporânea I" e "História Contemporânea II") e orientador de quinze monografias. Foi historiador da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo entre 2010 e 2015. Também possui experiência em avaliação de sistemas educacionais e orientação de professores de História de redes de ensino básico. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Guilherme Ramalho Arduini
Nome em citações bibliográficas
ARDUINI, G. R.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de São Paulo, IFSP - Campus Hortolândia.
Avenida Thereza Ana Cecon Breda
Vila São Pedro
13183250 - Hortolândia, SP - Brasil
Telefone: (19) 38658070


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em Sociologia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: OS SOLDADOS DE ROMA CONTRA MOSCOU: A atuação do Centro Dom Vital no cenário político e cultural brasileiro (Rio de Janeiro, 1922-1948), Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Sergio Miceli Pessôa de Barros.
Palavras-chave: Alceu Amoroso Lima; Era Vargas; Primeira República; História Intelectual do Brasil; Centro Dom Vital; Jackson de Figueiredo.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História do Brasil República.
Setores de atividade: Educação.
2006 - 2009
Mestrado em História.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Alceu Amoroso Lima e o Corporativismo da Igreja Católica Brasileira (1928-1945),Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Jefferson Cano.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Alceu Amoroso Lima; corporativismo; Era Vargas; Doutrina Social da Igreja; Centro Dom Vital; Jackson de Figueiredo.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.
Setores de atividade: Administração Pública, Defesa e Seguridade Social; Educação.
2001 - 2005
Graduação em Bacharelado e Licenciatura em História.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: RECRISTIANIZANDO A NAÇÃO: O pensamento social de Amoroso Lima, suas práticas e suas influências (1928-1945).
Orientador: Fernando Teixeira da Silva.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
O que é vocabulário controlado?. (Carga horária: 4h).
SESC-SP - Centro de Pesquisa e Formação, CPF/SESC-SP, Brasil.
2015 - 2015
Avaliação Documental: Instrumento de Memória Insti. (Carga horária: 18h).
SESC-SP - Centro de Pesquisa e Formação, CPF/SESC-SP, Brasil.
2015 - 2015
A Multiplicidade de Stuart Hall. (Carga horária: 10h).
SESC-SP - Centro de Pesquisa e Formação, CPF/SESC-SP, Brasil.
2014 - 2014
Pierre Bourdieu e o mundo social. (Carga horária: 15h).
Serviço Social do Comércio - São Paulo, SESC, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Gestão Documentos/Informação Ambientes Eletrônicos. (Carga horária: 64h).
Associação de Arquivistas de São Paulo, AARQ-SP, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Fundamentos em Gerenciamento de Projetos. (Carga horária: 40h).
PM Training, PM TRAINING, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Capacitação para Desenvolvimento Gerencial. (Carga horária: 80h).
Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, EAESP/FGV, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em MS Excel 2007 Avançado. (Carga horária: 30h).
CompuClass, COMPUCLASS, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Knowing and the Known: Philosophical Foundations. (Carga horária: 34h).
International Political Science Organization, IPSA-USP, Brasil.
2010 - 2010
Gestão de Contratos. (Carga horária: 3h).
Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, ALESP, Brasil.
2010 - 2010
Gestão Qualidade p/ Gestores: Avaliação Desempenho. (Carga horária: 3h).
Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, ALESP, Brasil.
2010 - 2010
Paleografia e Notariado. (Carga horária: 6h).
Associação dos Arquivistas do Estado do Espírito Santo, AARQES, Brasil.
2010 - 2010
História do Legislativo Paulista. (Carga horária: 9h).
Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, ALESP, Brasil.
2009 - 2009
Avaliação aprendizagem ações pedagógicas planejada. (Carga horária: 2h).
Editora Moderna, EDITORA MODERNA, Brasil.
2009 - 2009
Minicurso: Aprender História. (Carga horária: 8h).
Associação Nacional de História - Sede, ANPUH/Sede, Brasil.
2009 - 2009
A Construção do Texto Didático. (Carga horária: 80h).
SENAI - Departamento Regional de São Paulo, SENAI/DR/SP, Brasil.
2009 - 2009
Consultoria Técnica - Elaboração de Currículos. (Carga horária: 40h).
Serviço Social da Indústria - Departamento Regional de São Paulo, SESI, Brasil.
2002 - 2002
Mini-curso Novos Caminhos da América. (Carga horária: 12h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.


Atuação Profissional



Serviço Social da Indústria - Departamento Regional de São Paulo, SESI, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista Pedagógico, Carga horária: 40
Outras informações
Oferecer suporte aos professores da Rede SESI de Ensino Básico em todo o Estado de São Paulo. Promover encontros presenciais de discussão de suas práticas pedagógicas de dois dias de duração, realizados diversas vezes ao ano. Produzir e avaliar materiais didáticos e para-didáticos em todos os níveis da educação básica. Elaborar instrumentos de avaliação da rede.


Fundação de Desenvolvimento da UNICAMP, FUNCAMP/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Orientador e tutor on line, Carga horária: 24
Outras informações
A Redefor foi o Programa de Formação Continuada dos Professores da Rede Estadual Paulista de Ensino Básico. Entre as atividades desenvolvidas inclui-se a orientação e correção de pesquisas realizadas pelos professores e a promoção de fóruns de discussão sobre questões teóricos e didáticas concernentes à História.

Atividades

2011 - 2012
Ensino, Curso de Especialização em História/REDEFOR, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
HI001: História: Teorias, Historiografia e Ensino
HI003: História Moderna
HI005: História Contemporânea I
HI008: História Contemporânea II

Universidad Santo Tomás de Aquino Colômbia, USTA, Colômbia.
Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Conferencista e pesquisador convidado, Carga horária: 0
Outras informações
Profiro conferências em espanhol sobre o Brasil e a situação educacional brasileira. Participo de um grupo de estudos sobre estudos pós-coloniais em associação com o Prof. Dr. Andrés Argüello, da Universidad Santo Tomás, de Colômbia, e a Prof. Dra. Letícia Muñiz Terra, da Universidad de La Plata, Argentina. Juntos, coordenamos uma rede latinoamericana de estudos pós-coloniais.


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 4
Outras informações
Tradução consecutiva do francês para o português de seis sessões de 4 horas cada.


Centro Universitário UNIFEOB, UNIFEOB, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 5
Outras informações
Disciplina Ministrada: Historiografia Geral


Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Educação Básica e Tecnológica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor de Ensino Medio. Professor de Ensino Superior -- Formação de Professores em Licenciatura de Matemática. Professor de Ensino Superior -- Formação Tecnológica (Análise de Sistemas, etc.) Membro do Conselho Superior do Campus e outras comissões.

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Educação Básica e Tecnológica, Carga horária: 40
Outras informações
Professor de Ensino Médio. Professor de Ensino Superior. Membro de Comissões.

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Educação Básica e Tecnológica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor de História no Ensino Médio e de "História da Ciência e Tecnologia" no Ensino Superior. Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Licenciatura em Matemática. Membro da Comissão do Plano de Desenvolvimento Institucional do IF-SP Campus Hortolândia.

Atividades

03/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Hortolândia, Conselho de Campus.

Cargo ou função
Membro.
03/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Hortolândia, Revisão PPCs ETIM - Mecânica.

Cargo ou função
Representante das Ciências Humanas na Comissão de Revisão dos Currículos dos Cursos de Ensino Técnico Integrado ao Médio.
03/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Hortolândia, Revisão PPCs ETIM - Automação.

Cargo ou função
Representante das Ciências Humanas na Comissão de Revisão dos Currículos dos Cursos de Ensino Técnico Integrado ao Médio.
10/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Hortolândia, Comissão do Planejamento de Desenvolvimento Institucional.

Cargo ou função
Membro.
03/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Hortolândia, Comitê de Pesquisa.

Cargo ou função
Membro.
12/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , IFSP - Campus Hortolândia, .

12/2015 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
História
01/2018 - 07/2018
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Ciência e Tecnologia
06/2016 - 02/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Hortolândia, Núcleo Docente Estruturante do curso de Licenciatura em Matemática.

Cargo ou função
Membro.
08/2016 - 12/2016
Ensino, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Ciência e Tecnologia
04/2016 - 10/2016
Extensão universitária , IFSP - Campus Hortolândia, Coordenadoria de Extensão.

Atividade de extensão realizada
Coordenador de Projeto.
12/2015 - 06/2016
Ensino, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Ciência e Tecnologia

Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 0
Outras informações
Grupo de Pesquisa sobre Educação, Instituições e Desigualdade. Membro do comitê gestor do Projeto temático Fapesp: Congregações católicas, educação e Estado Nacional no Brasil (1840-1950) Processo Fapesp: 11/51829-0. Vigência: 01/04/2012 a 31/08/2017 Pesquisador responsável: Agueda Bittencourt

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 12
Outras informações
Professor do Departamento de Ciências Sociais na Educação (DECISE) da Faculdade de Educação da Unicamp (FE-Unicamp). Pesquisador do Grupo de Pesquisa sobre Educação, Instituições e Desigualdade (Focus) da FE-Unicamp.

Atividades

08/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, FOCUS - Grupo de Pesquisa sobre Educação, Instituições e Desigualdade.

08/2017 - 12/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia da Educação I
10/2016 - 12/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia da Educação I
03/2017 - 07/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Infantil - Estágio Supervisionado
03/2017 - 07/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia da Educação I
10/2016 - 12/2016
Ensino, Programa de Formação Interdisciplinar Superior, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado II - Para alunos de todas as licenciaturas

Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, ALESP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Agente Técnico Legislativo, Carga horária: 40
Outras informações
Historiador da Assembleia Legislativa, lotado no Acervo Histórico.



Linhas de pesquisa


1.
História da Sociologia
2.
História da Ciência e Tecnologia
3.
Sociologia da Educação
4.
História do Catolicismo no Brasil
5.
Sociologia da Religião
6.
História da Educação
7.
Sociologia da Educação


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Entre Éris e Atenas: a sociologia de Pierre Bourdieu e as ciências humanas no Brasil dos últimos 50 anos
Descrição: Este projeto visa a contribuir para a renovação dos estudos sobre a produção da pesquisa em ciências humanas (notadamente entre História e Sociologia) no Brasil nos últimos trinta anos, tendo como eixo organizador as múltiplas possibilidades de diálogo com Pierre Bourdieu. A opção por ele se deve à confluência entre sua importância (no cenário brasileiro e internacional) e suas parcerias com alguns pares brasileiros na tentativa de estabelecer um controle sobre o modo como ele seria lido no contexto brasileiro, ainda que isso nem sempre tenha sido bem sucedido, como demonstrado pela análise da sociologia da educação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2018 - Atual
A reforma do Ensino Médio e a Educação Profissional de Nível Técnico
Descrição: No diálogo com as investigações em andamento no grupo ?Ensino Médio em Pesquisa? e com as patreflexões teórico-metodológicas concebidas pelo eixo ?Trabalho docente na educação profissional? da Rede de Estudos sobre Trabalho Docente, este projeto visa mapear as discussões em torno do Ensino Médio em distintas redes de ensino público, bem como suas respostas frente às decisões do Ministério da Educação sobre a Reforma dessa etapa da educação básica. Optou-se por enfatizar um dos conjuntos de componentes curriculares atingidos em cheio por essas medidas: o das Ciências Humanas, cujo interesse também se justifica pela polêmica em torno do papel que eles devem desempenhar no tocante à formação para a cidadania e para a preparação do estudante para o mercado de trabalho..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2017 - Atual
Da crise da Nação Católica às disputas na República Pluricultural: as (re)configurações da Igreja Católica e suas relações com a educação, os movimentos sociais e a mídia
Descrição: Participação em um projeto coletivo que toma para análise as práticas culturais e os processos de criação e de divulgação produzidos no campo religioso para inserção no mundo midiático, nos movimentos sociais e nas redes privadas e públicas de ensino básico e superior. O objetivo é entender os efeitos dos novos investimentos do campo religioso sobre a cultura e educação brasileira. Parte-se do lugar tradicional ocupado pela Instituição Católica em sua fase hegemônica, para examinar as transformações de suas alianças e disputas no interior do Estado e com o Estado, a partir dos anos 1950, quando se estabelecem importantes mudanças na Igreja e na vida política nacional..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2017
A Igreja Católica e as Instituições de Ensino Superior
Descrição: Este projeto visa realizar uma topografia social das instituições de ensino superior brasileiras cujas mantenedoras são ligadas à Igreja Católica..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Guilherme Ramalho Arduini - Coordenador / Agueda Bernardete Bittencourt - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
2012 - 2014
Grupo de Estudios Biográficos Latinoamericanos
Descrição: O grupo mantem reuniões periódicas e participa de congressos nacionais e internacionais. Ele coordenará a mesa 9 do IV Encuentro Latinoamericano de Metodología en Ciencias Sociales, a se realizar na Universidad Nacional de Costa Rica (Heredia, Costa Rica).
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (4) .
Integrantes: Guilherme Ramalho Arduini - Coordenador / Andrés Parra Arguello - Integrante / Letícia Muñiz Terra - Integrante / Rosa María Torres - Integrante.


Membro de corpo editorial


2017 - 2017
Periódico: PRÓ-POSIÇÕES (UNICAMP. ONLINE)
2016 - 2016
Periódico: Revista do NUPEM
2008 - 2009
Periódico: História Social (UNICAMP)


Revisor de periódico


2014 - 2014
Periódico: Revista Latinoamericana de Metodología de las Ciencias Sociales
2015 - Atual
Periódico: Territórios e Fronteiras (UFMT. Impresso)
2016 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de História da Educação
2016 - Atual
Periódico: Interações : Cultura e Comunidade (Faculdade Católica de Uberlândia. Impres
2016 - Atual
Periódico: Revista NUPEM (Online)
2017 - Atual
Periódico: PRÓ-POSIÇÕES (UNICAMP. ONLINE)
2017 - Atual
Periódico: ETD: EDUCAÇÃO TEMÁTICA DIGITAL


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Sociologia da Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia da Religião.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: História da Sociologia.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Teoria e Filosofia da História.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Ciência e Tecnologia.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2016
Aprovação em Concurso para Professor Substituto de Sociologia da Educação - Faculdade de Educação - Unicamp, Departamento de Ciências Sociais na Educação (DECISE) - Faculdade de Educação - Unicamp.
2015
Aprovação em Concurso para Professor Efetivo - Teoria de História, Universidade Federal de Uberlândia.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ARDUINI, G. R.2017ARDUINI, G. R.. A Igreja Católica e suas instituições de Ensino Superior. PRÓ-POSIÇÕES (UNICAMP. ONLINE), v. 28, p. 1, 2017.

2.
BITTENCOURT, A.2017BITTENCOURT, A. ; ARDUINI, G. R. . Apresentação - DOSSIÊ: Empreendimentos sociais, elite eclesiástica e congregações religiosas no Brasil República: a arte de ?formar bons cidadãos e bons cristãos?. PRÓ-POSIÇÕES (UNICAMP. ONLINE), v. 28, p. 1, 2017.

3.
ARDUINI, G. R.2016ARDUINI, G. R.; SILVEIRA, D. O. . Apresentação do dossiê Intelectuais católicos: Brasil e Portugal/Europa. Revista do NUPEM, v. 8, p. 21-23, 2016.

4.
ARDUINI, G. R.2013ARDUINI, G. R.. Intelectuales y política. El Centro d. Vital: estudio de caso de un grupo de intelectuales católicos en rio de janeiro entre los años 1920 y 1940. Observatorio Latinoamericano, v. 10, p. 1-19, 2013.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
ARDUINI, G. R.; TRINDADE, M. (Org.) ; FERREIRA, C. E. A. (Org.) ; LIMA FILHO, A. A. (Org.) ; BITTENCOURT, A (Org.) ; SILVA, A. G. (Org.) ; MENDES, C. (Org.) ; RODRIGUES, C. M. (Org.) ; GARCIA, L. R. (Org.) . Ciclo Tristão de Athayde. 1. ed. São Paulo: Centro de Pesquisa e Formação do SESC/SP, 2017. v. 1. 60p .

2.
ARDUINI, G. R.. Em busca da Idade Nova: Alceu Amoroso Lima e os Projetos Católicos de Organização Social (1928-1945). 1. ed. São Paulo: Edusp, 2015. v. 1. 200p .

Capítulos de livros publicados
1.
ARDUINI, G. R.. Alceu Amoroso Lima - alegria e rigor. In: ARDUINI, Guilherme Ramalho; TRINDADE, Marcelo. (Org.). Coletânea Ciclo Tristão de Athayde (Alceu Amoroso Lima). 1ed.São Paulo: Centro de Pesquisa e Formação do SESC-SP, 2017, v. 1, p. 5-5.

2.
ARDUINI, G. R.. Os escritos jornalísticos de Tristão de Athayde nos anos 1920 como matriz interpretativa de sua conversão ao catolicismo. In: ARDUINI, Guilherme Ramalho; TRINDADE, Maurício. (Org.). Coletânea Ciclo Tristão de Athayde (Alceu Amoroso Lima). 1ed.São Paulo: Centro de Pesquisa e Formação do SESC-SP, 2017, v. 1, p. 44-51.

3.
ARDUINI, G. R.; SILVEIRA, D. O. . Valores, normas e crenças: uma leitura das linguagens políticas conservadoras nos periódicos "A Ordem" (Rio de Janeiro) e "O Arquidiocesano". In: Cândido Moreira Rodrigues; Gizele Zanotto; Rodrigo Coppe Caldeira;. (Org.). Manifestações do pensamento católico na América doSul. 1ed.São Paulo: Fonte Editorial, 2015, v. 1, p. 1-307.

4.
ARDUINI, G. R.. O livro católico e o mercado editorial brasileiro. In: Antonio Carlos Amorim; Alik Wunder. (Org.). Leituras sem margens. 1ed.Campinas: Edições Leituras Críticas, 2014, v. 1, p. 1-379.

5.
ARDUINI, G. R.. O Centro D. Vital: estudo de caso de um grupo de intelectuais católicos no Rio de Janeiro entre os anos 1920 e 1940. In: RODRIGUES, Cândido Moreira; PAULA, Christiane Jalles de. (Org.). Intelectuais e militância católica no Brasil. 1ed.Cuiabá: Ed UFMT, 2013, v. 1, p. 1-377.

6.
ARDUINI, G. R.. Padre Leonel Franca, SJ: o "centro de gravidade" da sociabilidade católica carioca (1918-1945). In: RODRIGUES, Cândido Moreira; ZANOTTO, Gizele.. (Org.). Catolicismos e sociabilidade intelectual no Brasil e na Argentina. 1ed.Cuiabá: Ed UFMT, 2013, v. 1, p. 1-390.

7.
ARDUINI, G. R.. Em Busca da Idade Nova: Alceu Amoroso Lima e os círculos operários católicos (anos 1930 e 1940). In: CARLOS ANDRÉ S. DE MOURA; ELIANE MOURA DA SILVA; MÁRIO R. DOS SANTOS; PAULO JULIÃO DA SILVA. (Org.). RELIGIÃO, CULTURA E POLÍTICANO BRASIL: Perspectivas Históricas. 1ed.Campinas: Gráfico do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, 2011, v. 2, p. 1-200.

8.
ARDUINI, G. R.; ANTONIO, Silvana da Silva ; SERINO, Denise ; SANTESSO, Zilda . CONEXÃO E CIDADANIA: UMA EXPERIÊNCIA DE INCLUSÃO. In: Susana Beatriz Sacavino; Vera Maria Candau. (Org.). Educar em tempos difíceis: construindo caminhos. 1ed.Rio de Janeiro: Novamerica - 7 letras, 2011, v. 1, p. 1-296.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ARDUINI, G. R.; WOHNRATH, V. . As atuações das Igrejas Cristãs em duas constituintes democráticas brasileiras. In: 42o Encontro Anual da ANPOCS, 2018, Caxambu. Anais do 42o Encontro Anual da ANPOCS. São Paulo: ANPOCS, 2018. v. 1. p. 1-28.

2.
ARDUINI, G. R.; ARGUELLO, A. P. ; MUÑIZ TERRA, Letícia . Emergencias continentales de la perspectiva biográficas: reflexiones epistemológicas y metodológicas desde América Latina. In: IV Encuentro Latinoamericano de Metodología en Ciencias Sociales, 2014, Heredia. Anales del IV Encuentro Latinoamericano de Metodología en Ciencias Sociales, 2014. v. 1. p. 1.

3.
ARDUINI, G. R.; ARGUELLO, A. P. ; MUÑIZ TERRA, Letícia . Os ?Estudos biográficos? e a emergência de novos saberes descoloniais: reflexões epistemológicas e metodológicas a partir da América Latina. In: 38o Encontro Anual da ANPOCS, 2014, Caxambú. Anais do 38o Encontro Anual da ANPOCS, 2014.

4.
ARDUINI, G. R.. A imprensa carioca nos anos 1930 e o Centro Dom Vital. In: XXVII Simpósio Nacional de História: Conhecimento histórico e diálogo social, 2013, Natal. Anais do XXVII Simpósio Nacional de História: Conhecimento histórico e diálogo social. São Paulo: ANPUH, 2013. v. 1. p. 1-999.

5.
ARDUINI, G. R.. Os fundadores do Centro Dom Vital. In: 1o Simpósio Internacional da Associação Brasileira de História das Religiões, 2013, São Paulo. Anais do 1o Simpósio Internacional da Associação Brasileira de História das Religiões. São Paulo: ABHR, 2013. v. 1. p. 1-234.

6.
ARDUINI, G. R.. De Júlio Maria à Ação Católica: contribuições para a história do laicato católico brasileiro (1901-1947). In: XXVI simpósio nacional da ANPUH, 2011, São Paulo. Anais do XXVI simpósio nacional da ANPUH - Associação Nacional de História, 2011.

7.
ARDUINI, G. R.. Centro Dom Vital e o campo intelectual brasileiro (anos 1930). In: XII Simpósio Nacional da Associação Brasileira de História das Religiões, 2011, Juiz de Fora. Anais do XII Simpósio Nacional da Associação Brasileira de História das Religiões, 2011.

8.
ARDUINI, G. R.. Alceu Amoroso Lima e o pensamento social católico brasileiro (anos 1930). In: XIV Encontro Regional de História da Anpuh-RJ: Memória e Patrimônio, 2010, Rio de Janeiro. Anais do XIV Encontro Regional da ANPUH-RIO, 2010.

9.
ARDUINI, G. R.. Contribuições de Bourdieu e Weber para a compreensão da trajetória de um intelectual católico leigo no Brasil: Alceu Amoroso Lima (anos 1920-1940). In: 34º Encontro Anual da ANPOCS, 2010, Caxambu. Anais do 34º Encontro Anual da ANPOCS, 2010.

10.
ARDUINI, G. R.; SILVA JUNIOR, N. F. . Formação continuada de professores da área de ciências humanas na rede escolar SESI-SP. In: X Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, 2009, Águas de Lindóia. Anais do X Conbresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, 2009.

11.
ARDUINI, G. R.. Em Busca da Idade Nova: Alceu Amoroso Lima e seu projeto de organização social (1928-1937). In: XXV Simpósio Nacional de História, 2009, Fortaleza. Anais do XXV Simpósio Nacional de História, 2009.

12.
ARDUINI, G. R.. A Confederação Nacional dos Operários Católicos (1932-1937): um projeto de itnervenção na questão trabalhista. In: XIX Encontro Regional de História ANPUH São Paulo: Poder, Exclusão e Violência, 2008, São Paulo. Anais do XIX Encontro Regional de História ANPUH São Paulo, 2008.

13.
ARDUINI, G. R.. Alceu Amoroso Lima e a organização do mundo do trabalho no Brasil (1928-1946). In: IV Jornada Nacional de História do Trabalho, 2008, Criciúma. Anais da IV Jornada Nacional de História do Trabalho, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ARDUINI, G. R.. Alceu amoroso lima (contrainte et liberté). In: The 2nd ISA Forum of Sociology, 2012, Buenos Aires. Book of Abstracts. Madri: International Sociology Association, 2012. v. 1. p. 1-690.

Apresentações de Trabalho
1.
ARDUINI, G. R.; BITTENCOURT, A . Exilés, émigrés ou missionnaires: le clergé étranger au Brésil et leurs entreprises éducationnelles. Défis théoriques et méthodologiques pour la compréhension de l?histoire de l?Éducation au Brésil. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ARDUINI, G. R.; BITTENCOURT, A . Nature, Technologie et Ecologie dans le magistère de l?Église Catholique. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ARDUINI, G. R.. Debates na imprensa católica sobre religião (Rio de Janeiro, anos 1930). 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
ARDUINI, G. R.; WOHNRATH, V. . AS ATUAÇÕES DAS IGREJAS CRISTÃS EM DUAS CONSTITUINTES DEMOCRÁTICAS BRASILEIRAS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
ARDUINI, G. R.. Notas sobre o pensamento social no Brasil de inspiração na doutrina social católica entre 1921 e 1964. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
ARDUINI, G. R.. Aproximações histórico-conceituais da produção de direitos democráticos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
ARDUINI, G. R.. Circulação internacional de profissionais religiosos católicos - estado da arte. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
ARDUINI, G. R.; BITTENCOURT, A . XXIX Simpósio Nacional de História. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
ARDUINI, G. R.. I Fórum de Docentes de História de Institutos Federais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
ARDUINI, G. R.. 34th Conference of the International Society for Sociology of Religion. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
ARDUINI, G. R.. Nova legislação da educação: isso muda minha vida?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
ARDUINI, G. R.. Sexo, moral e casamento na história da Família Brasileiro. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
ARDUINI, G. R.. Linhagens do pensamento social brasileiro contemporâneo: a Doutrina Social da Igreja como matriz interpretativa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
ARDUINI, G. R.. A Escola Nova e a Formação de Professores. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
ARDUINI, G. R.. Em Busca da Idade Nova: Alceu Amoroso Lima. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
ARDUINI, G. R.. Em Busca da Idade Nova. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
ARDUINI, G. R.. Em busca da Idade Nova: Alceu Amoroso Lima e os Projetos Católicos de Organização Social (1928-1945). 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
ARDUINI, G. R.. A temática religiosa nas Constituintes de 1933 e 1946. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
ARDUINI, G. R.. O combate ao ?espírito burguês? e o pensamento social conservador presente na revista A Ordem (1921-1937). 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
ARDUINI, G. R.. La educación brasileña en perspectiva histórica: desafíos para el siglo XXI. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
ARDUINI, G. R.. II Colóquio: Congregações Católicas, Educação e Estado Nacional no Brasil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

22.
ARDUINI, G. R.. A temática religiosa nas Constituintes de 1933 e 1946. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

23.
ARDUINI, G. R.. Espaço Novos Autores. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
ARDUINI, G. R.. Perspectivas de la Educación en América Latina. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
ARDUINI, G. R.. Histórias de conversão: a memória e a produção de identidades. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
ARDUINI, G. R.; ARGUELLO, A. P. ; MUÑIZ TERRA, Letícia . Emergencias continentales de la perspectiva biográficas: reflexiones epistemológicas y metodológicas desde América Latina. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
ARDUINI, G. R.. Histórias de Conversão. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
ARDUINI, G. R.. Os ?estudos biográficos? e a emergência de novos saberes decoloniais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

29.
ARDUINI, G. R.. O livro católico e o mercado editorial brasileiro. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

30.
ARDUINI, G. R.. Uma abordagem comparativa entre quatro autores cariocas da década de 1920. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
ARDUINI, G. R.. A imprensa carioca nos anos 1930 e o Centro Dom Vital. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
ARDUINI, G. R.. Alceu Amoroso Lima: contrainte et liberté (1893-1983). 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
ARDUINI, G. R.. De Júlio Maria à Ação Católica: contribuições para a história do laicato católico brasileiro (1901 ? 1947). 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
ARDUINI, G. R.. Centro Dom Vital e o campo intelectual brasileiro (anos 1930). 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
ARDUINI, G. R.; ANTONIO, Silvana da Silva ; SANTESSO, Zilda ; SERINO, Denise . Conexão Cidadania: Uma Experiência de Inclusão Digital na Periferia de Campinas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
ARDUINI, G. R.. Alceu Amoroso Lima e o pensamento social católico brasileiro (anos 1930). 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
ARDUINI, G. R.. Uma Educação católica como projeto de nação: o caso de Alceu Amoroso Lima (anos 1930-1940). 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
ARDUINI, G. R.. Alceu Amoroso Lima e a trajetória dos intelectuais católicos leigos no Brasil (1891-1945). 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

39.
ARDUINI, G. R.. Em busca da Idade Nova: Alceu Amoroso Lima e seu projeto de organização social (1928-1937). 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

40.
ARDUINI, G. R.; SILVA JUNIOR, N. F. . Formação continuada de professores da área de ciências humanas na rede escolar SESI-SP. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

41.
ARDUINI, G. R.. Alceu Amoroso Lima e a Organização do mundo do trabalho no Brasil (1928-1946). 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

42.
ARDUINI, G. R.. A Conferência Nacional dos Operários Católicos (1932-1937): um projeto de intervenção na questão trabalhista. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

43.
ARDUINI, G. R.. CIRCULARIDADE E RESISTÊNCIA CULTURAL NO CARNAVAL PAULISTANO (1920-1945). 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ARDUINI, G. R.. III Seminário do Movimento Socio-educativo. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Redes sociais, websites e blogs
1.
ARDUINI, G. R.. Academia.edu. 2014; Tema: Divulgação dos Trabalhos Publicados. (Rede social).


Demais tipos de produção técnica
1.
FERREIRA, C. E. A. ; ARDUINI, G. R. . Quem nunca olhou nos olhos mansos dos animais ferozes. 2018. (Editoração/Livro).

2.
FERREIRA, X. A. ; ARDUINI, G. R. . Histórias de meu avô Tristão. 2015. (Editoração/Livro).

3.
ARDUINI, G. R.; HORTA, M. C. A. L. . Informativo da Divisão do Acervo Histórico - ano I n. 3 - março/abril. 2015. (Editoração/Periódico).

4.
ARDUINI, G. R.; HORTA, M. C. A. L. ; PASCHOA, A. ; MARTINS, A. . Informativo do Acervo Histórico ano I n. 2 - janeiro/fevereiro 2015. 2015. (Editoração/Periódico).

5.
Betto, Frei ; Lima Filho, Alceu Amoroso Lima ; ARDUINI, G. R. . Diário de um Ano de Trevas. 2014. (Editoração/Livro).

6.
ARDUINI, G. R.; HORTA, M. C. A. L. ; PASCHOA, A. ; MARTINS, A. . Informativo da Divisão de Acervo Histórico - ano I nro. 1. 2014. (Editoração/Periódico).

7.
ARDUINI, G. R.; ANDRADE, Zeleonaire Porto de. . FORMAPROFs -- Formação Continuada de Professores da rede SESI-SP. 2009. .

8.
ARDUINI, G. R.; ANDRADE, Zeleonaire Porto de. ; RIPA, Roselaine . Movimento do Aprender/ Muitos textos/ Fazer Pedagógico. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Revisão material didático História (4º e 5º anos)).

9.
ARDUINI, G. R.; ANDRADE, Zeleonaire Porto de. . Não se aplica. 2009. (Reformulação do currículo de História da rede escolar SESI-SP).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Teses de doutorado
1.
ARDUINI, G. R.; BITTENCOURT, A.; XAVIER, L. N.; PAULILO, A. L.; PINHEIRO, A. R.. Participação em banca de Glaucia Moreira Monassa Martins. Prestígio Escolar: uma corrida de obstáculos. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Qualificações de Mestrado
1.
ARDUINI, G. R.; PAIXAO, A. H.; BITTENCOURT, A. Participação em banca de Pâmela Roberta Ramelo. A gênese das questões culturais como objeto de política pública no Brasil. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
ARDUINI, G. R.; RODRIGUES, C. M.; REIS, A. R.. Participação em banca de Rhaissa Marques Botelho Lobo. Teologia da Libertação e Metamorfoses: as relações entre religião e política na obra de Frei Betto (1980-2010). 2015. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Mato Grosso.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ARDUINI, G. R.; SANTANA, M. B.; TOREZIN, F. L.. Professor de Sociologia do IF-SP/Campus Hortolândia. 2017. Instituto Federal de São Paulo.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
40th annual conference of the International Standing Conference for the History of Education (ISCHE). Exilés, émigrés ou missionnaires: le clergé étranger au Brésil et leurs entreprises éducationnelles. Défis théoriques et méthodologiques pour la compréhension de l?histoire de l?Éducation au Brésil. 2018. (Congresso).

2.
40th annual conference of the International Standing Conference for the History of Education (ISCHE). Nature, Technologie et Ecologie dans le magistère de l?Église Catholique. 2018. (Congresso).

3.
V Seminário do Movimento Socio-educativo."A (re)ação do ódio: por que o Brasil está se tornando tão intolerante?". 2018. (Encontro).

4.
34th Conference - International Society for Sociology of Religion. Catholic Church and Brazilian Higher Education Institutions. 2017. (Congresso).

5.
IV Seminário do Movimento Socio-educativo.Educação, mercantilização dos direitos e a Constituição de 1988. 2017. (Encontro).

6.
IX Encontro Brasileiro da Redestrado.Eixo 9 - Trabalho docente na educação profissional. 2017. (Simpósio).

7.
XXIII Simpósio Nacional de História. Apresentação Oral. 2017. (Congresso).

8.
2º Seminário Discente PPGS/ USP.Constrições e disposições: estudos de caso da vida intelectual Brasileira. 2016. (Seminário).

9.
III Seminário do Movimento Socio-educativo.Amor, moral e casamento em perspectiva histórica. 2016. (Encontro).

10.
XXVIII Simpósio Nacional de História. A temática religiosa nas Constituintes de 1933 e 1946. 2015. (Congresso).

11.
19o Congresso de Leitura do Brasil (COLE). Escrituras e Edições Católicas. 2014. (Congresso).

12.
38o Encontro Anual da ANPOCS.Os ?estudos biográficos? e a emergência de novos saberes decoloniais. 2014. (Encontro).

13.
A Social Science Manifesto. 2014. (Encontro).

14.
A Social Science Manifesto. 2014. (Exposição).

15.
FOCUS - Faculdade de Educação/UNICAMP.Histórias de Conversão: memórias e produção de Identidades. 2014. (Outra).

16.
II Colóquio: Congregações Católicas, Educação e Estado Nacional no Brasil.Histórias de conversão: a memória e a produção de identidades. 2014. (Outra).

17.
IV Encuentro Latinoamericano de Metodología en Ciencias Sociales.Emergencias continentales de la perspectiva biográficas: reflexiones epistemológicas y metodológicas desde América Latina. 2014. (Encontro).

18.
XXVI Simpósio Nacional de História.De Júlio Maria à Ação Católica: Contribuições para a História do Laicato Católico Brasileiro (1901-1947). 2011. (Simpósio).

19.
Gestão Documental e Tecnologias da Informação. 2010. (Seminário).

20.
III Seminário Gestão Documental e Tecnologias da Infiormação: Desafios e Tendências. 2010. (Seminário).

21.
IV Congresso Nacional de Arquivologia. 2010. (Simpósio).

22.
XIX Encontro Regional de História (ANPUH-SP). A confederação nacional dos operários católicos (1932-1937): um projeto de intervenção na questão trabalhista. 2008. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ARDUINI, G. R.; MACHADO, M. L. B. ; MORAES, C. . IX Encontro Brasileiro da Redestrado. 2017. (Congresso).

2.
ARDUINI, G. R.; FERREIRA, C. E. A. ; SILVA, A. G. . Jornada Tristão de Athayde. 2015. (Outro).

3.
ARDUINI, G. R.; ALAMBERT, F. C. ; Betto, Frei ; BITTENCOURT, A. ; GARCIA, L. R. ; GARCIA, A. S. ; RODRIGUES, C. M. ; COSTA, M. T. ; MENDES, C. ; FERREIRA, C. E. A. ; LIMA FILHO, A. A. . Ciclo Tristão de Athayde. 2015. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Pedro Juan Gillo. História e Filosofia da História: as relações entre presente, passado e futuro. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Ensino Técnico em Informática Integrado ao Médio) - Instituto Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Alexandre Ricardo Bugni. A possibilidade de uma educação histórica em nossos dias. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em História/REDEFOR) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Guilherme Ramalho Arduini.

2.
Andréia Dias Pereira. O sindicalismo na educação. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em História/REDEFOR) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Guilherme Ramalho Arduini.

3.
Cristiane Ribeiro Justino Moura. As fontes históricas na sala de aula: desafios e possibilidades. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em História/REDEFOR) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Guilherme Ramalho Arduini.

4.
Eliana da Silva. Metodologia do Ensino de História: em busca de uma História das Mulheres. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em História/REDEFOR) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Guilherme Ramalho Arduini.

5.
Eliel Farias Soares. Estudo comparativo sobre a historiografia das lutas sociais. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em História/REDEFOR) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Guilherme Ramalho Arduini.

6.
Gilda de Fátima Gotardo. O ensino de História: o livro didático, a internet e os filmes na sala de aula. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em História/REDEFOR) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Guilherme Ramalho Arduini.

7.
Gilson de Sousa. Sindicalismo: desafios e conquistas.. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em História/REDEFOR) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Guilherme Ramalho Arduini.

8.
Katia Regina Siqueira Meirelles. Sindicalismo, ideologias e mobilizações trabalhistas. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em História/REDEFOR) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Guilherme Ramalho Arduini.

9.
Lucas Ayub de Medeiros. O papel dos sindicatos na redemocratização do Brasil. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em História/REDEFOR) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Guilherme Ramalho Arduini.

10.
Luzinete Nobre Ferreira. Trabalho infantil: uma análise didática de livros brasileiros. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em História/REDEFOR) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Guilherme Ramalho Arduini.

11.
Marco Antonio Bevilaqua. A fundação do Partido dos Trabalhadores a partir dos movimentos sindicais e a greve de São Bernardo. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em História/REDEFOR) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Guilherme Ramalho Arduini.

12.
Marlene Carvalho. Trabalhadores brasileiros: reflexões em torno do trabalho e a construção identitária nos anos de 1950-1960. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em História/REDEFOR) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Guilherme Ramalho Arduini.

13.
Regina Helena da Silva. Movimentos sociais. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em História/REDEFOR) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Guilherme Ramalho Arduini.

14.
Valdeir Telles Nogueira. A permeabilidade sindical na história política do Brasil. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em História/REDEFOR) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Guilherme Ramalho Arduini.

15.
Karina Rejane de Camargo Lima. Vozes silenciadas: Clarice Lispector, violência e história. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em História/REDEFOR) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Guilherme Ramalho Arduini.

Iniciação científica
1.
Pedro Juan Gillo. A Teoria e a Metodologia da História apresentada aos alunos do Ensino Médio. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Ensino Técnico em Informática Integrado ao Médio) - Instituto Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Guilherme Ramalho Arduini.

Orientações de outra natureza
1.
Rute Caroline Moraes dos Santos. Não se aplica. 2017. Orientação de outra natureza. (Ensino Técnico em Automação Integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal de São Paulo. Orientador: Guilherme Ramalho Arduini.

2.
Hellen Ferreira C. de Araujo. Memórias em moda de viola - Mestre Chiquinho e a orquestra de violeiros de Hortolândia. 2016. Orientação de outra natureza. (Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Guilherme Ramalho Arduini.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
ARDUINI, G. R.. O livro católico e o mercado editorial brasileiro. In: Antonio Carlos Amorim; Alik Wunder. (Org.). Leituras sem margens. 1ed.Campinas: Edições Leituras Críticas, 2014, v. 1, p. 1-379.


Apresentações de Trabalho
1.
ARDUINI, G. R.. Linhagens do pensamento social brasileiro contemporâneo: a Doutrina Social da Igreja como matriz interpretativa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ARDUINI, G. R.. Em Busca da Idade Nova: Alceu Amoroso Lima. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
ARDUINI, G. R.. Em busca da Idade Nova: Alceu Amoroso Lima e os Projetos Católicos de Organização Social (1928-1945). 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
ARDUINI, G. R.. I Fórum de Docentes de História de Institutos Federais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
ARDUINI, G. R.. 34th Conference of the International Society for Sociology of Religion. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
ARDUINI, G. R.; BITTENCOURT, A . Exilés, émigrés ou missionnaires: le clergé étranger au Brésil et leurs entreprises éducationnelles. Défis théoriques et méthodologiques pour la compréhension de l?histoire de l?Éducation au Brésil. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
ARDUINI, G. R.; BITTENCOURT, A . Nature, Technologie et Ecologie dans le magistère de l?Église Catholique. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ARDUINI, G. R.. III Seminário do Movimento Socio-educativo. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ARDUINI, G. R.; ALAMBERT, F. C. ; Betto, Frei ; BITTENCOURT, A. ; GARCIA, L. R. ; GARCIA, A. S. ; RODRIGUES, C. M. ; COSTA, M. T. ; MENDES, C. ; FERREIRA, C. E. A. ; LIMA FILHO, A. A. . Ciclo Tristão de Athayde. 2015. (Outro).



Outras informações relevantes


Bolsista FAPESP durante a graduação e o mestrado.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 8:35:30