Rafael Mendonça Almeida

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3220716493472066
  • Última atualização do currículo em 31/12/2018


Graduou-se (2009) e titulou-se mestre em Física (2011) pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), titulou-se doutor em Física (2015) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e concluiu (2018) o pós-doutorado em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É também professor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), desde 2010, atuando no Campus São Luís Maracanã. Tem experiência em Física com ênfase em materiais dielétricos e ferróicos usando como métodos de investigação as técnicas de espectroscopia de impedância, Raman e infravermelho. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rafael Mendonça Almeida
Nome em citações bibliográficas
ALMEIDA, Rafael Mendonça;Almeida, Rafael M.;Almeida, R.M.;ALMEIDA, R. M.;ALMEIDA, R M;ALMEIDA, RAFAEL M

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal do Maranhão.
Avenida Newton Bello
Vila Maria
65919050 - São Luís, MA - Brasil
Telefone: (98) 35244745
URL da Homepage: http://www.cefet-ma.br


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em Física.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Análise Vibracional e de Transições de Fase em Dielétricos Ferróicos e de Baixa Simetria, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Roberto Luiz Moreira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Espectroscopia Raman; Espectroscopia no infravermelho; Análise de Dispersão; Dielétricos.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
2008 - 2010
Mestrado em Física.
Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
Título: Propriedades dielétricas do Bi2Sn2O7 puro e dopado com manganês,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: CARLOS WILLIAM DE ARAÚJO PASCHOAL.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física da Matéria Condensada / Especialidade: Prop. Óticas e Espectrosc. da Mat. Condens; Outras Inter. da Mat. com Rad. e Part..
2004 - 2008
Graduação em Física.
Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
Título: PROPRIEDADES DIELÉTRICAS DA HEXAFERRITA DE BARIO DO TIPO M PROCESSADA POR MOAGEM MECÂNICA.
Orientador: Carlos William de Araujo Paschoal.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.


Pós-doutorado


2017 - 2018
Pós-Doutorado.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra


Atuação Profissional



Instituto Federal do Maranhão, IFMA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Prof. do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Ministrou as disciplinas de Cálculo I, Cálculo III, Cálculo Numérico e Física Matemática no Curso de Licenciatura em Física do IFMA - Campus Imperatriz.



Projetos de pesquisa


2016 - 2017
INVESTIGAÇÃO DAS PROPRIEDADES VIBRACIONAIS DE VANADATOS DE TERRAS RARAS
Descrição: Vanadatos de terras-raras ReVO4 (Re = íon terra-rara) são materiais pouco estudados e pouco conhecidos da literatura. São compostos que geralmente se cristalizam segundo uma fase tipo-zircônia (grupo espacial I41/amd e com quatro motivos por célula unitária, i.e., Z=4), embora alguns espécimes possam assumir outras fases polimórficas. Nesse trabalho, pretende-se sintetizar amostras de SmVO4 e NdVO4, na fase zircônia, transformá-las sob condições controladas de pressão para a fase scheelita e estudá-las por espectroscopia no infravermelho. O interesse do estudo está voltado para investigar, portanto, as propriedades dielétricas e vibracionais desses materiais na fase scheelita..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Rafael Mendonça Almeida - Coordenador / Ketellen Magahães Pereira - Integrante / Rebeca Cristina Costa de Sá - Integrante.Financiador(es): Instituto Federal do Maranhão - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
2016 - 2017
INVESTIGAÇÃO DAS PROPRIEDADES VIBRACIONAIS DE MATERIAIS FERROELÉTRICOS
Descrição: O óxido de chumbo e nióbio, PbNb2O6 (PNO), foi um dos primeiros óxidos ferroelétricos já descobertos a não apresentar estrutura perovskita e em que a fase não ferroelétrica é a fase mais estável à temperatura ambiente. De fato, ele exibe polimorfismo e dependendo das condições de síntese, cristaliza à temperatura ambiente segundo uma fase romboédrica, não ferroelétrica e estável ou segundo uma fase ortorrômbica, ferroelétrica e metaestável. Além disso, o PNO possui uma fase tetragonal de alta temperatura que é acessível a partir de ambos os polimorfos de temperatura ambiente. Recentemente, esse óxido e suas soluções sólidas com BiTiNbO6, Na0,5Bi0,5Nb2O6, K0,5Bi0,5Nb2O6 ou CaTiO3 (CTO) foram investigados com o propósito de estabilizar a fase ferroelétrica. No âmbito desse projeto propõe-se, então, o estudo do espectro Raman do PNO puro e de sua solução sólida com o CaTiO3, porque: (i) não há um estudo dos modos Raman dos mesmos e (ii) é um método prático e não destrutivo de identificar as fases do PNO e de sua solução sólida com o CTO..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Rafael Mendonça Almeida - Coordenador / BEATRIZ DA SILVA BATISTA - Integrante / NATHÁLIA PAIVA RIBEIRO - Integrante.Financiador(es): Instituto Federal do Maranhão - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
2016 - 2017
INVESTIGAÇÃO DAS PROPRIEDADES VIBRACIONAIS DE VANADATOS DE TERRAS-RARAS
Descrição: Vanadatos de terras-raras ReVO4 (Re = íon terra-rara) são materiais pouco estudados e pouco conhecidos da literatura. São compostos que geralmente se cristalizam segundo uma fase tipo-zircônia (grupo espacial I41/amd e com quatro motivos por célula unitária, isto é, Z=4), embora alguns espécimes possam assumir outras fases polimórficas. Nesse trabalho, pretende-se sintetizar amostras de SmVO4 e NdVO4, na fase zircônia, transformá-las sob condições controladas de pressão para a fase scheelita e estudá-las por espectroscopia no infravermelho. O interesse do estudo está voltado para investigar, portanto, as propriedades dielétricas e vibracionais desses materiais na fase scheelita..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Rafael Mendonça Almeida - Coordenador / Ana Angélica Mathias Macêdo - Integrante / Ketellen Magahães Pereira - Integrante / Leonardo Sobreira Rodrigues - Integrante / Rebeca Cristina Costa de Sá - Integrante.Financiador(es): Instituto Federal do Maranhão - Auxílio financeiro / Instituto Federal do Maranhão - Bolsa.Número de orientações: 1
2016 - 2017
EFEITO PTCR EM FERROELÉTRICOS SEMICONDUTORES
Descrição: Um estudo experimental no âmbito da espectroscopia de impedância do composto Bi2Sn2O7 é proposto de forma a investigar o efeito PTCR (do inglês, Positive Temperature Coefficient of Resistivity) nesses compostos, bem como sintonizar o mesmo sob dopagens nos sítios dos cátions Bi3+ e Sn4+. Tal efeito caracteriza-se por um aumento anômalo da resistividade de certo material com a temperatura próximo da transição de Curie ferroelétrica-paraelétrica, e é um comportamento típico de materiais ferroelétricos e semicondutores. A sintonização desse efeito permite entre outras aplicações, o uso em termistores, circuitos de temporização, limitadores de corrente para proteção de sobrecorrente e sobretensão, proteção de superaquecimento e estabilizadores de corrente. Nesse Projeto, propõe-se, então sintonizar tal efeito nesse material a partir de dopagens (substituições catiônicas) utilizando a espectroscopia de módulo elétrico como técnica de investigação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Rafael Mendonça Almeida - Coordenador / LUCAS SILVA NOGUEIRA - Integrante / Eduardo da Silva Gomes - Integrante.Financiador(es): Instituto Federal do Maranhão - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
2016 - Atual
TRANSIÇÕES EM FERROELÉTRICOS SEMICONDUTORES POR ESPECTROSCOPIA DE MÓDULO ELÉTRICO
Descrição: O estanato de bismuto, Bi2Sn2SO7 (BSO), apresenta três fases acessíveis com temperatura: a fase ?-BSO (grupo espacial Pc 7 ou Cs2, Z=32), da temperatura ambiente até 137°C; a fase ?-BSO (grupo espacial P31 144 ou C32, Z=12), de 137°C a 626°C; e, a fase ?-BSO (grupo espacial Fd?3m 227 ou Oh7, Z=8), acima de 626°C. À temperatura ambiente, o material é ferroelétrico e exibe caráter semicondutor, com gap de energia igual a 1,98 eV. Particularmente, o ?-BSO já foi utilizado como componente em catalisadores multifásicos para a oxidação seletiva de isobuteno em metacroleína, a dehidrodimerização oxidativa do propileno e do isobuteno e o acoplamento oxidativo do metano. O BSO também já foi descrito como um sensor de gás seletivo que é sensível ao monóxido de carbono em preferência a hidrocarbonetos pequenos. Um estudo experimental no âmbito da espectroscopia de impedância do BSO é proposto de forma a investigar o efeito PTCR (do inglês, Positive Temperature Coefficient of Resistivity) nesses compostos, bem como sintonizar o mesmo sob diversas dopagens nos sítios dos cátions Bi3+ e Sn4+. Tal efeito caracteriza-se por um aumento anômalo da resistividade de certo material com a temperatura próximo da transição de Curie ferroelétrica-paraelétrica, e é um comportamento típico de materiais ferroelétricos e semicondutores. A sintonização desse efeito permite entre outras aplicações, o uso em termistores, circuitos de temporização, limitadores de corrente para proteção de sobrecorrente e sobretensão, proteção de superaquecimento e estabilizadores de corrente. O módulo elétrico, assim como a impedância, a constante dielétrica e a admitância, é uma das imitâncias muito estudadas para verificar o comportamento dielétrico de materiais isolantes e semicondutores. Ele já se mostrou particularmente útil na investigação do efeito PTCR no BSO puro, tanto para marcar o ponto de Curie quanto para acompanhar a elevação da resistividade elétrica do material. Propõe-se agora sintonizar o efeito nesse material por diferentes dopagens utilizando a espectroscopia de módulo elétrico..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Rafael Mendonça Almeida - Coordenador / SILVA, ROSIVALDO X. - Integrante / Ana Angélica Mathias Macêdo - Integrante / Rebeca Cristina Costa de Sá - Integrante / Rivelino Cunha Vilela - Integrante / ADACI NASCIMENTO BATISTA - Integrante / GLAUCO HEBERT DE ALMEIDA MELO - Integrante / MANOEL CARVALHO CASTRO JUNIOR - Integrante / VALÉRIA MATOS LIMA - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.Número de orientações: 3


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física da Matéria Condensada/Especialidade: Materiais Dielétricos e Propriedades Dielétricas.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de trabalhos:12
Total de citações:159
Fator H:6
ALMEIDA, RAFAEL M  Data: 26/11/2018

Artigos completos publicados em periódicos

1.
MOREIRA, ROBERTO L2016MOREIRA, ROBERTO L ; ALMEIDA, RAFAEL M ; SIQUEIRA, KISLA P F ; ABREU, CINTIA G ; DIAS, ANDERSON . Optical phonon modes and infrared dielectric properties of monoclinic CoWO 4 microcrystals. Journal of Physics. D, Applied Physics (Print), v. 49, p. 045305, 2016.

2.
Almeida, Rafael M.2015 Almeida, Rafael M.; HÖFER, SONJA ; MAYERHÖFER, THOMAS G. ; POPP, JÜRGEN ; KRAMBROCK, KLAUS ; LOBO, RICARDO P.S.M. ; DIAS, ANDERSON ; MOREIRA, ROBERTO L. . Optical phonon features of triclinic montebrasite: Dispersion analysis and non-polar Raman modes. Vibrational Spectroscopy (Print), v. 77, p. 25-34, 2015.

3.
RIBEIRO-SOARES, J.2015RIBEIRO-SOARES, J. ; ALMEIDA, R. M. ; CANÇADO, L. G. ; DRESSELHAUS, M. S. ; JORIO, A. . Group theory for structural analysis and lattice vibrations in phosphorene systems. Physical Review. B, Condensed Matter and Materials Physics, v. 91, p. 205421, 2015.

4.
SILVA, ROSIVALDO X.2015SILVA, ROSIVALDO X. ; DE MENEZES, ALAN S. ; Almeida, Rafael M. ; MOREIRA, ROBERTO L. ; PANIAGO, R. ; MARTI, XAVI ; REICHLOVA, HELENA ; MARY?KO, MIROSLAV ; REZENDE, MARCOS VINICIUS S. ; Paschoal, Carlos William A. . Structural order, magnetic and intrinsic dielectric properties of magnetoelectric La2CoMnO6. Journal of Alloys and Compounds, p. 541-552, 2015.

5.
SILVA, R. X.2015SILVA, R. X. ; MOREIRA, R. L. ; ALMEIDA, R. M. ; PANIAGO, R. ; PASCHOAL, C. W. A. . Intrinsic dielectric properties of magnetodielectric La2CoMnO6. Journal of Applied Physics, v. 117, p. 214105, 2015.

6.
ALMEIDA, R M2014ALMEIDA, R M; ANDREETA, M R B ; HERNANDES, A C ; DIAS, A ; MOREIRA, R L . Optical phonon characteristics of an orthorhombic-transformed polymorph of CaTa 2 O 6 single crystal fibre. Materials Research Express, v. 1, p. 016304, 2014.

7.
RIBEIRO-SOARES, J.2014RIBEIRO-SOARES, J. ; ALMEIDA, R. M. ; BARROS, E. B. ; ARAUJO, P. T. ; DRESSELHAUS, M. S. ; CANÇADO, L. G. ; JORIO, A. . Group theory analysis of phonons in two-dimensional transition metal dichalcogenides. Physical Review. B, Condensed Matter and Materials Physics, v. 90, p. 1-10, 2014.

8.
SILVA JÚNIOR, F.M.2013SILVA JÚNIOR, F.M. ; Paschoal, C.W.A. ; Almeida, R.M. ; MOREIRA, R.L. ; PARAGUASSU, W. ; CASTRO JUNIOR, M.C. ; Ayala, A.P. ; KANN, Z.R. ; LUFASO, M.W. . Room-temperature vibrational properties of the BiMn2O5 mullite. Vibrational Spectroscopy (Print), v. 66, p. 43-49, 2013.

9.
ALMEIDA, R. M.2013 ALMEIDA, R. M.; MATINAGA, F. M. ; ANDREETA, M. R. B. ; HERNANDES, A. C. ; DIAS, A. ; MOREIRA, R. L. . Polymorphic-Induced Transformations in CaTa 2 O 6 Single-Crystal Fibers Obtained by Laser-Heated Pedestal Growth. Crystal Growth & Design, v. 13, p. 5289-5294, 2013.

10.
Silva, R.X.2012Silva, R.X. ; Silva, R.X. ; Paschoal, C.W.A. ; Almeida, R.M. ; Castro, M. Carvalho ; Ayala, A.P. ; Auletta, Jeffrey T. ; Lufaso, Michael W. ; Lufaso, Michael W. ; Almeida, R.M. ; Castro, M. Carvalho ; Auletta, Jeffrey T. ; Paschoal, C.W.A. ; Ayala, A.P. . Temperature-dependent Raman spectra of Bi2Sn2O7 ceramics. Vibrational Spectroscopy (Print), v. n/a, p. n/a, 2012.

11.
Almeida, Rafael M.2012 Almeida, Rafael M.; Paschoal, Carlos William A. ; Auletta, Jeffrey T. ; Kann, Zachary R. ; Lufaso, Michael W. . Ionic conductivity in Bi2Sn2O7 ceramics. Ceramics International, v. 38, p. 1275-1279, 2012.

12.
ALMEIDA, Rafael Mendonça;Almeida, Rafael M.;Almeida, R.M.;ALMEIDA, R. M.;ALMEIDA, R M;ALMEIDA, RAFAEL M2009 ALMEIDA, Rafael Mendonça; Pires, Danúbia Soares ; Corrêa, Ronaldo Ribeiro ; de Araujo Paschoal, Carlos William . Impedance spectroscopy analysis of BaFe12O19 M-type hexaferrite obtained by ceramic method. Ceramics International, v. 35, p. 2443-2447, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
Silva, A. R. Q. ; ALMEIDA, R. M. ; Silva, C. C. . Caracterização do CaTiO3 dopado com Tb e Er. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
ALMEIDA, Rafael Mendonça; WALDECI, P. ; de Araujo Paschoal, Carlos William ; Luffaso, Michael . Espectroscopia Raman aplicada à investigação de amostras de Bi2Sn2O7. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
ALMEIDA, Rafael Mendonça; de Araujo Paschoal, Carlos William ; WALDECI, P. ; Furtado, P.S. ; Vasconcelos, J.S. ; Oliveira, M.M. . Espectroscopia de impedância aplicada à investigação de varistores SnO2 sinterizados por microondas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
ALMEIDA, Rafael Mendonça; de Araujo Paschoal, Carlos William ; Feio, W.P. ; Pires, Danúbia Soares ; Corrêa, Ronaldo Ribeiro . Vibrational and Dielectric Properties Of The M-type Barium Hexaferrite Obtained By Mechanical Mill. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
RIBEIRO, P. R. S.; ALMEIDA, R. M.; ORLANDA, J. F. F.. Participação em banca de Francisca Célia da Silva. Síntese e Caracterização de um Novo Cocristal de Gliclazida com Trometamina. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciência dos Materias) - Universidade Federal do Maranhão.

Qualificações de Mestrado
1.
RIBEIRO, P. R. S.; DOS SANTOS, A. O.; ALMEIDA, R. M.. Participação em banca de Francisco Tauvânio Vieira Junior. Síntese e Caracterização de um Novo Co-amorfo de Clorpropamida com Trometamina. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência dos Materias) - Universidade Federal do Maranhão.

2.
ALMEIDA, R. M.; STEIMACHER, A; BARBOZA, M. J.. Participação em banca de Valéria Matos Lima. Transições Estruturais em Ferroelétricos Semicondutores por Espectroscopia de Módulo Elétrico. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência dos Materias) - Universidade Federal do Maranhão.

3.
ALMEIDA, R. M.; DOS SANTOS, A. O.; RIBEIRO, P. R. S.. Participação em banca de Francisca Célia da Silva. Síntese e Caracterização de um Novo Cocristal de Gliclazida com Trometamina. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência dos Materias) - Universidade Federal do Maranhão.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XXXIII ENCONTRO DE FÍSICOS DO NORTE E NORDESTE.Investigação de transições de fase no Li3ThF7 por medidas Raman e no IV. 2015. (Encontro).

2.
XXXVII ENCONTRO NACIONAL DE FISICA DA MATÉRIA CONDENSADA.Cubic-to-Orthorhombic Polymorphic Transformation in CaTa2O6 Single-Crystal Fiber Investigated by Optical Methods. 2014. (Encontro).

3.
ISAF ECAPD PFM. Extrinsic Features of the Colossal Dielectric Constant of CaCu3Ti4O12 Thin Films. 2012. (Congresso).

4.
XXXV ENCONTRO NACIONAL DE FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADADA.Vibrational Spectroscopy and Atomistic Calculation of the Natural Manganotantalite Mineral Mn0,91Fe0,09(Ta0,95Nb0,05)2O6. 2012. (Encontro).

5.
III WORKSHOP DE FÍSICA DO MARANHÃO. 2009. (Seminário).

6.
XXVII ENCONTRO DE FÍSICOS DO NORTE E NORDESTE.Espectroscopia Raman aplicada à investigação de amostras de Bi2Sn2O7. 2009. (Encontro).

7.
XXVI ENCONTRO DE FÍSICOS DO NORTE E NORDESTE.Espectroscopia de impedância aplicada à investigação de varistores SnO2 sinterizados por microondas. 2008. (Encontro).

8.
CURSO DE VERÃO DO INSTITUTO DE FÍSICA DA USP (IFUSP). 2007. (Outra).

9.
II EVFITA - II ENCONTRO DE VERÃO DE FÍSICA DO ITA. 2007. (Encontro).

10.
II WORKSHOP DE FÍSICA DO MARANHÃO. 2007. (Outra).

11.
XVII SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA (SNEF). 2007. (Simpósio).

12.
XXV ENCONTRO DE FÍSICOS DO NORTE E NORDESTE.Vibrational and Dielectric Properties Of The M-type Barium Hexaferrite Obtained By Mechanical Mill. 2007. (Encontro).

13.
SEMANA DA FÍSICA 2006 (UFMA). 2006. (Oficina).

14.
VI ESCOLA DE VERÃO DO CBPF. 2006. (Outra).

15.
SEMANA DA FÍSICA 2005 (UFMA). 2005. (Oficina).

16.
56° Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). 2004. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ALMEIDA, R. M.; ALMEIDA, R. M. MACEDO, A. A. M. XAVIER, E. S. SÁ, E. J. V. OLIVEIRA, D. M. OLIVEIRA NETO, J. N. MARTINZ, J. P. RODRIGUES, E. N. L. GOMES JUNIOR, D. L. COSTA, L. C. F. BRITO, N. M. FILHO, A. F. M. S. OLIVEIRA, A. H. R. COSTA, E. B. M. SANTOS, W. R. M. MELO, G. H. A. CERQUEIRA, V. R. SA, M. J. R. VILELA, R. C. COELHO, J. B. BATISTA, A. N. FREIRE, T. P. JALES, P. C. CARVALHO, D. S. NASCIMENTO, A. G. , et al.FIGUEIREDO FILHO, L. A. S. MARTINS, K. C. R. FERREIRA, J. S. MESQUITA, B. D. R. FERREIRA, D. J. L. BURITI, C. J. O. OLIVEIRA, R. G. S. G. ; II Universo IFMA - UMA CONSTELAÇÃO CRIATIVA. 2017. (Congresso).

2.
ALMEIDA, R. M.; MACEDO, A. A. M. ; BRAGANCA, A. A. B. V. ; FILHO, A. F. M. S. ; BRITO, N. M. ; COSTA, L. C. F. ; ROCHA, L. C. M. B. ; SOUSA, F. A. ; CARREIRO, T. M. ; MESQUITA, B. D. R. ; COSTA, E. B. M. ; SÁ, E. J. V. ; XAVIER, E. S. ; REIS, G. S. ; GUEDES, E. N. ; SILVA, R. D. ; COSTA, P. M. F. ; PEREIRA, L. J. M. ; CARVALHO, C. C. . III UNIVERSO IFMA ? INOVAÇÃO, CRIATIVIDADE E TECNOLOGIA A SERVIÇO DA COMUNIDADE. 2017. (Congresso).

3.
Almeida, R.M.; VILELA, R. C. ; CORTEZ, D. S. ; SA, M. J. R. ; COELHO, J. B. ; COELHO, I. P. ; MACEDO, A. A. M. ; HOFFMANN, A. R. K. . III ENCONTRO DE FÍSICA DO ENTORNO DO BICO DO PAPAGAIO. 2016. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Eduardo da Silva Gomes. Aplicação do Estanato de Bismuto (Bi2Sn2O7) Dopado como Capacitor Sintonizável. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Física) - Instituto Federal do Maranhão, Instituto Federal do Maranhão. (Orientador).

2.
Cristiane Carvalho Araújo. Síntese e Caracterização das Fases Monoclínicas do Vanadato de Neodímio (NdVO4) por Substituição Catiônica. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Física) - Instituto Federal do Maranhão, Instituto Federal do Maranhão. (Orientador).

3.
REBECA CRISTINA COSTA DE SÁ. Investigação das Propriedades Vibracionais do Vanadato de Samário (SmVO4). Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Física) - Instituto Federal do Maranhão, FAPEMA. (Orientador).

4.
Beatriz da Silva Batista. Investigação das propriedades vibracionais de materiais ferroelétricos. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Física) - Instituto Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA. (Orientador).

5.
Guilherme Lima Santos. Aplicação de Filmes Finos de CaCu3Ti4O12 em Supercapacitores. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Física) - Instituto Federal do Maranhão, Instituto Federal do Maranhão. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Marcos Lauremiro Melo Silva. Análise Quantitativa de Carga Efetiva de Amostra para Pastilhas de KBr ou CsI na Espectroscopia de Infravermelho por Transmissão. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Instituto Federal do Maranhão. Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA. (Orientador).

2.
MATHEUS SOUZA SANTOS. ANÁLISE QUANTITATIVA DE CARGA EFETIVA DE AMOSTRA PARA PASTILHAS DE KBR OU CSI NA ESPECTROSCOPIA DE INFRAVERMELHO POR TRANSMISSÃO. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Instituto Federal do Maranhão. FAPEMA. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
VALÉRIA MATOS LIMA. ESTUDO DAS PROPRIEDADES VIBRACIONAIS DO ESTANATO DE BISMUTO DOPADO COM CÁLCIO. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciência dos Materias) - Universidade Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA. Orientador: Rafael Mendonça Almeida.

2.
ANA REGINA DE QUEIROZ SILVA. SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DA PEROVSKITA CaTiO3 DOPADA COM TERRA RARA. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciência dos Materias) - Universidade Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA. Coorientador: Rafael Mendonça Almeida.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ronaldo Silva. Simulações atomísticas do MnTa2O6: previsão de propriedades físicas e espectroscópicas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física) - Instituto Federal do Maranhão. Orientador: Rafael Mendonça Almeida.

2.
Ronaldo Andrade de Araújo. Simulação Clássica Atomística do Fluoreto de Lítio e Tório (Li3ThF7) à Temperatura Ambiente. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física) - Instituto Federal do Maranhão. Orientador: Rafael Mendonça Almeida.

3.
Laís Costa Alves Da Silva. Simulação Atomística do Titanato de Cálcio (CaCu3Ti4O12). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física) - Instituto Federal do Maranhão. Orientador: Rafael Mendonça Almeida.

4.
David Rêgo Barnabé. Louis de Broglie e a Natureza Dual das Partículas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física) - Instituto Federal do Maranhão. Orientador: Rafael Mendonça Almeida.

Iniciação científica
1.
Rebeca Cristina Costa de Sá. Investigação das propriedades vibracionais de vanadatos de terras-raras. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Física) - Instituto Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA. Orientador: Rafael Mendonça Almeida.

2.
Beatriz da Silva Batista. Investigação das propriedades vibracionais de materiais ferroelétricos. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão, Instituto Federal do Maranhão. Orientador: Rafael Mendonça Almeida.

3.
Laís Costa Alves Da Silva.  Investigação da constante dielétrica colossal no CaCu3Ti4O12. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA. Orientador: Rafael Mendonça Almeida.

4.
Ronaldo Andrade de Araújo. Transições de fase no Li3ThF7 por cálculos clássicos atomísticos. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA. Orientador: Rafael Mendonça Almeida.

5.
Eduardo da Silva Gomes. Efeito PTCR em ferroelétricos semicondutores. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Física) - Instituto Federal do Maranhão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rafael Mendonça Almeida.

6.
Ronaldo Andrade de Araújo. Transições de fase no Li3ThF7 por cálculos clássicos atomísticos. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA. Orientador: Rafael Mendonça Almeida.

7.
Ronaldo Silva. Simulações atomísticas do MnTa2O6 ? previsão de propriedades físicas espectroscópicas. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão, Instituto Federal do Maranhão. Orientador: Rafael Mendonça Almeida.

8.
Laís Costa Alves. Investigação do efeito de constante dielétrica colossal no CaCu3Ti4O12. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA. Orientador: Rafael Mendonça Almeida.

9.
Danillo Mello da Cunha Cardim. Simulações Atomísticas das Fases Estruturais do Ba2BiTaO6. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em LICENCIATURA EM FÍSICA) - Instituto Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA. Orientador: Rafael Mendonça Almeida.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ALMEIDA, R. M.; ALMEIDA, R. M. MACEDO, A. A. M. XAVIER, E. S. SÁ, E. J. V. OLIVEIRA, D. M. OLIVEIRA NETO, J. N. MARTINZ, J. P. RODRIGUES, E. N. L. GOMES JUNIOR, D. L. COSTA, L. C. F. BRITO, N. M. FILHO, A. F. M. S. OLIVEIRA, A. H. R. COSTA, E. B. M. SANTOS, W. R. M. MELO, G. H. A. CERQUEIRA, V. R. SA, M. J. R. VILELA, R. C. COELHO, J. B. BATISTA, A. N. FREIRE, T. P. JALES, P. C. CARVALHO, D. S. NASCIMENTO, A. G. , et al.FIGUEIREDO FILHO, L. A. S. MARTINS, K. C. R. FERREIRA, J. S. MESQUITA, B. D. R. FERREIRA, D. J. L. BURITI, C. J. O. OLIVEIRA, R. G. S. G. ; II Universo IFMA - UMA CONSTELAÇÃO CRIATIVA. 2017. (Congresso).

2.
ALMEIDA, R. M.; MACEDO, A. A. M. ; BRAGANCA, A. A. B. V. ; FILHO, A. F. M. S. ; BRITO, N. M. ; COSTA, L. C. F. ; ROCHA, L. C. M. B. ; SOUSA, F. A. ; CARREIRO, T. M. ; MESQUITA, B. D. R. ; COSTA, E. B. M. ; SÁ, E. J. V. ; XAVIER, E. S. ; REIS, G. S. ; GUEDES, E. N. ; SILVA, R. D. ; COSTA, P. M. F. ; PEREIRA, L. J. M. ; CARVALHO, C. C. . III UNIVERSO IFMA ? INOVAÇÃO, CRIATIVIDADE E TECNOLOGIA A SERVIÇO DA COMUNIDADE. 2017. (Congresso).



Outras informações relevantes


Coordenador do Curso de Licenciatura em Física do IFMA Campus Imperatriz, conforme Portaria 3.671, publicada no D.O.U. Nº 114, Seção 2, de 16 de junho de 2016 (Período: 16/06/2016 a 06/12/2017). Bolsista de Produtividade Científica (BPC) do IFMA (Vigência agosto/2016 a julho/2017), conforme Edital IFMA / PRPGI N° 44, de 23 de junho de 2016. Chefe do Departamento de Inovação da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPGI) do IFMA, conforme Portaria 4.081, publicada no D.O.U. Nº 130, Seção 2, de 10 de julho de 2017 (Período: 10/07/2017 - Atual).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 1:39:44