Érica de Faria Dutra

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3782641254095824
  • Última atualização do currículo em 14/08/2017


Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo, tem um artigo publicado intitulado ?A revisão de textos nos livros didáticos: em busca de sentido? no livro ?Textos em contextos. Reflexões sobre o ensino da língua escrita?. Trabalhou como coordenadora da equipe de Língua Portuguesa pelo Centro de Formação do município de São Caetano do Sul e atualmente é professora do curso de Pós-Graduação do ISEVEC e Faculdades WLasan, é formadora de professores de Língua Portuguesa e Matemática no município de Itirapina, pelo Instituto Toca; em diversos municípios pelo Instituo Avisa Lá e formadora de cursos de leitura literária pelo Movimenta, em parceria com editoras. Experiência consolidada na área da Educação e em formação de professores e coordenadores com ênfase na Didática da Língua Portuguesa, Didática da Matemática, Alfabetização e Práticas de Ensino. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Érica de Faria Dutra
Nome em citações bibliográficas
Faria, E.


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2011
Mestrado em Educação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A revisão textual nos anos iniciais da escolaridade: percursos e procedimentos,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Silvia M. Gasparian Colello.
Palavras-chave: Revisão Textual.
Setores de atividade: Educação.
2003 - 2004
Especialização em CONSTRUTIVISMO E EDUCAÇÃO. (Carga Horária: 256h).
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS, FLACSO, Argentina.
1999 - 2000
Especialização em PSICOPEDAGOGIA. (Carga Horária: 256h).
UNIVERSIDADE PADRE ANCHIETA, UNIANCHIETA, Brasil.
1995 - 1998
Graduação em PEDAGOGIA.
UNIVERSIDADE ANCHIETA, UNIANCHIETA, Brasil.
1992 - 1995
Ensino Médio (2º grau).
Escola Padre Anchieta, ANCHIETA, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
III Jornadas Internacionales de Escritura y Alfabetización. (Carga horária: 30h).
Universidad Nacional de La Plata, UNLP, Argentina.
2016 - 2016
Al dia con los libros para niños y jóvenes, panorama de la LIJ latinoamerc.. (Carga horária: 7h).
Laboratório Emilia de Formación, LAB EMILIA, Espanha.
2014 - 2014
O ingresso nas culturas do escrito: o papel da escola no início do séc XXI. (Carga horária: 4h).
CENTRO DE ESTUDOS DA ESCOLA DA VILA, CEEV, Brasil.
2013 - 2013
Tematização da prática de Sala de Aula por Telma Weisz. (Carga horária: 40h).
Instituto Superior de Educação Vera Cruz, ISE Vera Cruz, Brasil.
2004 - 2004
OBSERVAR, REGISTRAR E COMPARTIRLHAR A PRATICA EDUC. (Carga horária: 18h).
CENTRO DE ESTUDOS DA ESCOLA DA VILA, CEEV, Brasil.
2003 - 2003
ERA UMA VEZ UM LIVRO INFANTIL .... (Carga horária: 18h).
CENTRO DE ESTUDOS DA ESCOLA DA VILA, CEEV, Brasil.
2003 - 2003
AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO DA APREND. DA LÍNGUA ESC.. (Carga horária: 18h).
CENTRO DE ESTUDOS DA ESCOLA DA VILA, CEEV, Brasil.
2002 - 2002
PROBLEMAS SÃO OS QUE NÃO FALTAM. (Carga horária: 24h).
CENTRO DE ESTUDOS DA ESCOLA DA VILA, CEEV, Brasil.
2002 - 2002
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. (Carga horária: 120h).
CENTRO DE ESTUDOS DA ESCOLA DA VILA, CEEV, Brasil.
2001 - 2001
FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES. (Carga horária: 120h).
CENTRO DE ESTUDOS DA ESCOLA DA VILA, CEEV, Brasil.
2000 - 2000
EDUCAR PARA REDESCOBRIR. (Carga horária: 8h).
Centro Universitário Positivo, UNICENP, Brasil.
2000 - 2000
AVALIAÇÃO: EM BUSCA DE NOVOS SIGNIFICADOS. (Carga horária: 8h).
Centro Universitário Positivo, UNICENP, Brasil.
1999 - 1999
UM MERGULHO NAS LINGUAGENS DA BRINCADEIRA. (Carga horária: 8h).
CENTRO DE ESTUDOS DO COLÉGIO SANTA MARIA, PRISMA, Brasil.
1999 - 1999
INTERPRETAÇÃO DO DESENHO INFANTIL. (Carga horária: 8h).
CENTRO DE ESTUDOS DO COLÉGIO SANTA MARIA, PRISMA, Brasil.
1999 - 1999
A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM CONSTRUÇÃO. (Carga horária: 8h).
Universidade Positivo, POSITIVO, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Superior de Educação Vera Cruz, ISE Vera Cruz, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Professora de Pós Graduação de Alfabetização, Carga horária: 3


Avisa lá, AVISA LÁ, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Formadora, Carga horária: 4


CENTRO DE ESTUDOS DA ESCOLA DA VILA, CEEV, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor do curso de Pós Graduação, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor para o curso de Pós graduação, Carga horária: 4


Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul, PMSCS, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Capacitação de professores do Fundamental I, Carga horária: 18


Centro de Estudos Movimenta, DICA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Capacitação, Carga horária: 3
Outras informações
Capacitação de professores


Associação de Escolas Particulares, GRUPO, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 25

Atividades

02/1996 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Polivalente - 1ª série

Instituto Fazenda da Toca, IFT, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: prestação de serviços, Enquadramento Funcional: assessora, Carga horária: 10
Outras informações
Assessoria para as escolas de ensino fundamental do município de Itirapina, atuando nas disciplinas de LP e Mat.



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
Faria, E.; COLELLO, S. M. G. ; Luize, A. ; Castado, M. . Da Educação Infantil ao Ensino Fundamental: desafios e perspectivas da língua escrita. In: Valéria Silva Ferreira; Verônica Gesser. (Org.). Da Educação Infantil ao Ensino Fundamental: desafios e perspectivas da língua escrita. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2013, v. , p. 13-32.

2.
Faria, E.. A revisão de textos nos livros didáticos: em busca de sentidos. In: Silvia M. Gasparian Colello. (Org.). Textos em contextos Reflexões sobre o ensino da língua escrita. 2ed.São Paulo: Summus, 2011, v. , p. 163-176.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Faria, E.. A aprendizagem dos procedimentos do escritor: a revisão como espaço para reflexão sobre a escrita. In: IV Seminário de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa da FEUSP, 2005, São Paulo. Cadernos de Resumos Língua Portuguesa.

Apresentações de Trabalho
1.
Faria, E.. A arte de escrever bem: planejamento, textualização e revisão textual. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
Faria, E.. Projeto Nossa Rede - Salvador. Salvador: Secretaria Municipal de Educação de Salvador, 2016 (Produção de material didático).

2.
Faria, E.. A formação do ser revisor 2005 (monografia).

3.
Faria, E.. A prática educativa 1998 (monografia).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
Faria, E.. Produção de textos na escola. 2016.

Trabalhos técnicos
1.
Faria, E.. Feira Científica Cultural. 1999.


Demais tipos de produção técnica
1.
Faria, E.. A produção de textos na escola. 2017. .

2.
Faria, E.. Matemática em Jogo. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

3.
Faria, E.. Magia de Ler. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

4.
Faria, E.. Reescrita e Revisão Textual. 2006. .

5.
Faria, E.. Cadernos de Ciências. 2000. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - supervisão pedagógica).

Demais trabalhos
1.
Faria, E.. GEAL/USP - Grupo de Estudos e Pesquisa de Alfabetização e Letramento. 2003 (Participação em Grupo de Estudos e Pesquisa) .



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Jornadas Internacionales de escritura. 2016. (Congresso).

2.
Congresso de Leitura. Cole. 2005. (Congresso).

3.
CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO. 2º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS. 2005. (Congresso).

4.
ENSINAR A LER, ENSINAR A COMPREENDER.SEMINÁRIO INTERNACIONAL. 2002. (Seminário).

5.
FAZENDO DESCOBERTAS SOBRE O SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL.FAZENDO DESCOBERTAS. 2002. (Oficina).

6.
RETROSPECTIVA DO SÉCULO XX; PERSPECTIVAS PARA O´SÉCULO XXI. IV CONGRESSO E FEIRA DE EDUCAÇÃO SABER 2000. 2000. (Congresso).

7.
A VOZ E A LETRA DOS EXCLUÍDOS. 11º CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL. 1997. (Congresso).

8.
SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO JUNDIAÍ.VII SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO. 1997. (Seminário).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 10/12/2018 às 22:06:29