Elisa de Noronha Nascimento

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2384367323973958
  • Última atualização do currículo em 21/04/2016


Professora Afiliada da Universidade do Porto, colaborando na realização das atividades de ensino e investigação dos Cursos de Museologia (Mestrado e Doutorado) da Faculdade de Letras e do Mestrado em Estudos Museológicos e Curatorias da Faculdade de Belas Artes. Investigadora do Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória» (CITCEM) e Doutora em Museologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, tem desenvolvido e participado em projetos/ações de natureza científica, cultural e artística, como a organização de ciclos de estudos, ciclos de palestras, seminários, publicações e exposições. Participou recentemente do projeto «Bienal de Cerveira: 35 anos de valores culturais e arte contemporânea», mais especificamente no desenvolvimento e implementação do software de gestão da coleção do Museu de Arte Contemporânea da Bienal de Cerveira. Seus interesses de investigação estão relacionados com a intersecção entre a Museologia e os Estudos Artísticos (Artes Visuais), assumindo como ponto de confluência os museus e centros de arte contemporânea em suas diversas dimensões (coleções, exposições, espaços, públicos, outros agentes), e a própria arte contemporânea como uma forma profundamente importante de pensamento e de provocação ao pensamento. Atualmente, desenvolve sua pesquisa de pós-doutoramento na Universidade Porto, com apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia de Portugal, tendo como objeto de estudo a musealização de livros e publicações de artistas por instituições museológicas portuguesas e espanholas, com especial atenção ao caso da coleção de livros e publicações de artistas da Fundação de Serralves. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Elisa de Noronha Nascimento
Nome em citações bibliográficas
NASCIMENTO, E. N.

Endereço


Endereço Profissional
Elisa Noronha.
Rua 25 de Abril, 65B
Vila Nova de Cerveira
4920250 - Vila Nova de Cerveira, - Portugal
Telefone: (48) 000000


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2013
Doutorado em Museolgia.
Faculdade de Letras - Universidade do Porto, FLUP, Portugal.
Título: Discursos e reflexividade: um estudo sobre a musealização da arte contemporânea, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Alice Lucas Semedo.
Bolsista do(a): 11/2007-08/2008 Fundação Calouste Gulbenkian; 11/2008-Atual FCT, FCG/FCT, Portugal.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Visuais.
2004 - 2006
Mestrado em Artes Visuais.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: O processo artístico como um dispositivo ficcional: da ficcionalização de objetos à ficcionalização do artista,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Sandra Terezinha Rey.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: processo artístico; vídeo; fotografia; imagem; ficção; ficcionalização.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
1997 - 2001
Graduação em Bacharelado Em Artes Plásticas.
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Título: Um estudo sobre a imagem a partir da experiência prática com vídeo.
Orientador: Laurette Emilie Pasternak.


Pós-doutorado


2015
Pós-Doutorado.
Faculdade de Letras da Universidade do Porto, FLUP, Portugal.
Bolsista do(a): Fundação para Ciência e a Tecnologia, FCT, Portugal.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Visuais.


Formação Complementar


2014 - 2014
Towards a Regional Canon: Collecting|Exhibiting.
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, FBAUP, Portugal.
2013 - 2013
Exhibitions and their Histories.
Fundação de Serralves, FS, Portugal.
2012 - 2012
Museus Participativos: questões de acessibilidade.
Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, FDACM, Portugal.
2012 - 2012
Projeto QUARTO.
Fundação de Serralves, FS, Portugal.
2011 - 2011
Política em Exposição.
Fundação de Serralves, FS, Portugal.
2011 - 2011
Critical Theory and ?Post-Colonial? Museums.
Faculdade de Letras da Universidade do Porto, FLUP, Portugal.
2011 - 2011
Arte Contemporânea: exposição e documentação.
Faculdade de Letras da Universidade do Porto, FLUP, Portugal.
2011 - 2011
Espaço e Matéria.
Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, FAUP, Portugal.
2011 - 2011
Access2CA: Access to Contemporary Art Conservation.
Fundação de Serralves, FS, Portugal.
2011 - 2011
Públicos, parcerias e outras geometrias.
Faculdade de Letras da Universidade do Porto, FLUP, Portugal.
2011 - 2011
Da visualidade à exposição de design.
Faculdade de Letras da Universidade do Porto, FLUP, Portugal.
2011 - 2011
Beyond Site-specificity+Indigeneity+Museum Flux.
Faculdade de Letras da Universidade do Porto, FLUP, Portugal.
2009 - 2009
Período de Investigação.
Departamento de Historia del Arte da Universidad de Zarogoza, DART-UNIZAR, Espanha.
2009 - 2009
III Jornadas de Museologia.
Museu da Indústria de Chapelaria, MIC, Portugal.
2009 - 2009
Los Museos: concepto. sentido. historia. actualiza.
Fundação de Serralves, FS, Portugal.
2009 - 2009
Museumania ? Museus de hoje, Modelos de ontem!.
Fundação de Serralves, FS, Portugal.
2009 - 2009
Património de Ciência e Tecnologia no Brasil.
Faculdade de Letras da Universidade do Porto, FLUP, Portugal.
2008 - 2008
Conservación y Restauración Arte Contemporaneo.
Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia, MNCARS, Espanha.
2008 - 2008
Colecting the New.
Universidade do Porto, U.PORTO, Portugal.
2007 - 2007
Disfusão: a partir da POP.
Universidade do Estado de São Paulo, USP, Brasil.
2005 - 2005
Arte e Espaço.Três momentos da noção de espaço.
Museu Victor Meirelles, MVM, Brasil.
2004 - 2004
Expressionismo: Historia e Atualidade.
Fundação Iberê Camargo, FIC, Brasil.
2003 - 2003
Arte Barroca no Brasil.
Museu Victor Meirelles, MVM, Brasil.
2003 - 2003
Arte Brasileira no Século XIX.
Museu Victor Meirelles, MVM, Brasil.
2003 - 2003
A Arte Moderna, Século XX.
Museu Victor Meirelles, MVM, Brasil.
2002 - 2002
Museu Arte Arquitetura e Espaço Urbano.
Museu Victor Meirelles, MVM, Brasil.
2002 - 2002
Video em Debate: pesquisa, produção e circuito.
Museu Victor Meirelles, MVM, Brasil.
2002 - 2002
Emoção art.ficial.
Instituto Itaú Cultrual, IC, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em O Espelho da Quimera: cidade, cinema, filosofia.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2000 - 2000
Cinema e Arquitetura.
Museu da Imagem e do Som, MIS, Brasil.
2000 - 2000
Corpo como Mídia.
Museu da Imagem e do Som, MIS, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade de Letras da Universidade do Porto, FLUP, Portugal.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Professora Afiliada, Enquadramento Funcional: Docência

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docência, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docência

Atividades

09/2013 - Atual
Ensino, Doutorado e Mestrado em Museologia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Atividades de ensino e investigação
09/2014 - 08/2015
Ensino, Mestrado em Museologia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Museus e Centros de Arte Contemporânea
09/2014 - 08/2015
Ensino, Mestrado em Museologia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Organização e Gestão de Museus
11/2010 - 11/2010
Ensino, Mestrado em Museologia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Módulo "Projetos Expositivos Modernistas" na disciplina "Políticas e Práticas de Comunicação"

Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, FBAUP, Portugal.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docência

Atividades

11/2014 - 02/2015
Ensino, Estudos Museológicos e Curatoriais, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Museologia Contemporânea

Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória, CITCEM, Portugal.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Investigador Associado, Enquadramento Funcional: Investigadora

Atividades

07/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória, .


Fundação Bienal de Cerveira, BC, Portugal.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Técnica superior, Carga horária: 40

Atividades

07/2014 - 07/2015
Serviços técnicos especializados , Museu da Bienal de Cerveira, .

Serviço realizado
Desenvolvimento de atividades e conteúdos para o setor educativo.
07/2014 - 07/2015
Serviços técnicos especializados , Museu da Bienal de Cerveira, .

Serviço realizado
Tentativa de implementação de ações de conservação preventiva.
07/2014 - 07/2015
Serviços técnicos especializados , Museu da Bienal de Cerveira, .

Serviço realizado
Gestão da coleção.
07/2014 - 07/2015
Serviços técnicos especializados , Museu da Bienal de Cerveira, .

Serviço realizado
Produção de exposições.

Arménia 50 | workspace + exhibitions, A50, Portugal.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Coordenadora, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Organização não formal, sem fins lucrativos que contou com um espaço flexível de trabalho e uma pequena galeria ? situada na zona histórica do Porto, na freguesia de Miragaia ? para albergar exposições de arte, de ideias, de projetos e também oficinas ou qualquer tipo de experiência artística e criativa. Atualmente ou em sua segunda fase - Arménia50 | looking for other spaces - caracteriza-se como uma proposta de atuação, de procura por fluxos sustentáveis de cooperação e crescimento através da realização de exposições, curadorias e outros tipos de intervenções artísticas.

Atividades

07/2013 - 07/2015
Serviços técnicos especializados , Galeria, .

Serviço realizado
Produção de exposições.

Fundação de Serralves, FS, Portugal.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: livre, Enquadramento Funcional: Assistente de Investigação, Carga horária: 8

Atividades

02/2008 - 07/2008
Serviços técnicos especializados , Serviço de Edições, .

Serviço realizado
Investigação para o catálogo das exposições "Juan Muñoz: uma retrospectiva" e ?Manoel de Oliveira?, realizadas no Museu de Arte Contemporânea de Serralves.

Museu Victor Meirelles, MVM, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Coordenadora da Agenda Cultural 2002/2003, Carga horária: 30
Outras informações
O projeto Agenda Cultural tem como objetivo realizar um trabalho responsável de ação cultural, ampliando as ações do Museu Victor Meirelles, com uma programação criteriosa, incluindo lançamentos de revistas, apresentações musicais, palestras, encontros com artistas, ciclos de história da arte e seminários com profissionais qualificados no cenário nacional e internacional, estabelecendo, desta forma, um ambiente de encontro para reflexão, construção de conhecimento, discussão e apreciação crítica sobre a arte e patrimônio cultural. O projeto conta com o patrocínio da empresa Caixa Econômica Federal, através da Lei Municipal de Incentivo a Cultura.

Atividades

07/2002 - 01/2004
Serviços técnicos especializados , Museu Victor Meirelles, .

Serviço realizado
Ações de conservação preventia.
07/2002 - 01/2004
Serviços técnicos especializados , Museu Victor Meirelles, .

Serviço realizado
Produção de atividades artísticas e culturais.
07/2002 - 01/2004
Serviços técnicos especializados , Museu Victor Meirelles, .

Serviço realizado
Produção de exposições.
07/2002 - 01/2004
Serviços técnicos especializados , Museu Victor Meirelles, .

Serviço realizado
Desenvolvimento e produção de atividades para o Serviço Educativo.

Fundação para a Ciência e a Tecnologia, FCT, Portugal.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Investigador, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2008 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Investigador, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Formação Avançada, .

11/2008 - 10/2012
Pesquisa e desenvolvimento , Formação Avançada, .


Fundação Calouste Gulbenkian, FCG, Portugal.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Investigador Principal, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

11/2007 - 08/2008
Pesquisa e desenvolvimento , Bolsas Gulbenkian para estrangeiros, .

Linhas de pesquisa
Museus e curadoria

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Investigador Principal, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

04/2004 - 11/2006
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Apoio à Pós-Graduação, .

Linhas de pesquisa
Poeticas Visuais

Centro de Artes - Universidade do Estado de Santa Catarina, CEART-UDESC, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Investigador Auxiliar, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista do Projeto de Extensão Núcleo Pedagógico de Educação e Arte - NUPEART - Área Artes Plásticas, da Universidade do Estado de Santa Catarina - CEART/UDESC. Florianópolis/SC. NUPEART/Núcleo Pedagógico de Educação e Arte tem como meta desenvolver parcerias pedagógicas com outras instituições de ensino. Por meio dos projetos de extensão objetiva-se propiciar a formação continuada de professores, assessoria acerca das políticas públicas educacionais e acompanhamento de estágios curriculares em música, artes visuais e artes cênicas. Em cada projeto, os professores, acadêmicos e a técnica participante do programa buscam conhecer e analisar o trabalho executado pelas entidades parceiras. A equipe do programa acompanha e avalia as atividades desenvolvidas, desde o contato com a instituições até a execução do projeto.

Atividades

03/2000 - 06/2001
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Artes - Universidade do Estado de Santa Catarina, .

Linhas de pesquisa
Ensino das Artes Visuais


Linhas de pesquisa


1.
Ensino das Artes Visuais

Objetivo: Contempla pesquisa sobre os diversos contextos do ensino das artes visuais considerando seus sistemas comunicacionais, estéticos e artísticos..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação Pré-Escolar e Fundamental; Educação Superior; Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.
2.
Memória, Património e Construção de Identidades

Objetivo: Criação, gestão e transmissão de patrimónios. Abrange diversos estudos sobre o património, entendido em diversas concepções, desde o património documental ao património arqueológico e vernacular, do património marítimo ao industrial, mas também à pluralidade de criações e representações artísticas, ou, ainda, às perspectivas sócio-económicas do património, que apontam para questões de herança, diferenciação e reprodução social..
3.
Museus, Coleções e Património
4.
Museus e Curadoria

Objetivo: Inserida na intersecção entre a Museologia e os Estudos Curadoriais, esta linha privilegia a exposição como terreno investigativo, explorando a pluralidade de modelos e diversificados papeis que a Exposição tem assumido histórica e contemporaneamente. A exposição é assumida como processo através do qual conhecimentos e significados são construídos, negociados e expostos; como estratégia para a constituição e conservação de coleções museológicas; como veículo de comunicação e envolvimento de públicos; como medium e lugar de criação artística. Objetivos Promover a análise crítica e a discussão informada em torno das teorias e das práticas expositivas. Promover estudos e pesquisas que desenvolvam abordagens críticas e reflexivas em torno de tema como: - Teoria e história das exposições - Documentação de exposições - Modelos e estratégias expositivas - Exposições e comunicação.
Palavras-chave: Modelos de exposição e estratégias expositivas; Exhibition models and strategies of display.
5.
Museus, Coleções e Património

Objetivo: Linha de investigação interdisciplinar centrada na análise e compreensão crítica dos discursos museológicos e/ou processos de patrimonialização, procurando discutir e refletir sobre as suas implicações, não apenas teóricas e epistemológicas, mas também sociais, políticas e éticas. Estuda a formação de museus e de outros dispositivos de exposição e interpretação cultural e de memória; as políticas e poéticas de colecionar; a história e a teoria das coleções relacionando-se com as enunciações e reformulações de narrativas biográficas dos artefactos, com os tipos de conhecimentos que as histórias dos artefatos revelam; enfim, o museu, as coleções museológicas e o património nas suas múltiplas modalidades, considerando suas potencialidades em termos de poder de transformação dos contextos pré-existentes. A linha acolhe, entre outros, modelos de estudo que nos chegam da teoria crítica, pós-colonial, cultura material, arqueologia, memória e paisagem; procurando explorar este campo rico de construção de significados e os modos de conhecimento a que se referem. Os objetivos mais abrangentes da linha são: Desenvolver estudos sobre processos de musealização / patrimonialização; Desenvolver estudos sobre a formação de museu e outros dispositivos de exposição e interpretação cultural ; Desenvolver estudos sobre coleções e processos de colecionar; Desenvolver estudos sobre os processos de produção e tipos de consumo particulares de cultura material: objetos etnográficos, arte, paisagem? Explorar discursos sobre o passado e as suas materializações (ex.narrativas visuais) em contexto museológico e patrimonial; Participar na construção de conhecimento em Museologia e Património..
Palavras-chave: museologia; Discursos museológicos; Processos de patrimonialização; Processos de muzealização.
6.
Museus e curadoria
7.
Poeticas Visuais

Objetivo: Reúne projetos em arte com ênfase nas Poéticas Visuais, seus processos e sua articulação teórico-prática..


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Livro de artista: processos de musealização
Descrição: Partindo do objetivo de aprofundar a reflexão sobre os discursos e as práticas que caracterizam o livro de artista como uma categoria da arte contemporânea, esta investigação de natureza teórico-prática centra-se nos processos de musealização do livro de artista instaurados por bibliotecas e ou centros de documentação de museus de arte de Portugal e Espanha. Mais especificamente, pretende explorar e analisar criticamente os contextos de formação, as políticas de aquisição, exposição, conservação e acessibilidade da coleção de livros de artista da Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian, da Biblioteca de Serralves, do Centro de Documentación y Biblioteca del Museo Reina Sofía e do Centro de Estudios y Documentación do Museu d´Art Contemporani de Barcelona. Como desdobramento prático, propõe a reavaliação e atualização crítica da catalogação e da documentação da coleção de livros de artista da Biblioteca de Serralves, visando contribuir para a consolidação de práticas reflexivas no processo de musealização do livro de artista instaurado por esta instituição..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2015
"Projeto-piloto de Estudos de Públicos / ON.2 / Operação O Norte Monumental em Rede. Conceção, implementação e gestão da Rede de Monumentos da Região Norte"
Descrição: Assente na metodologia dos Estudos de Caso e através da combinação de abordagens quantitativas e qualitativas, esta ação propõe o desenvolvimento, teste, implementação e avaliação de instrumentos e procedimentos de pesquisa que permitam à DRCN conhecer o perfil sociodemográfico de seus visitantes, assim como as suas motivações, expectativas e necessidades, representações sobre a missão e função dos equipamentos culturais a serem estudados, narrativas e construção de significados pelos visitantes nesses espaços. Enquanto projeto-piloto, propõe a realização de um estudo de públicos em três equipamentos culturais tutelados pela DRCN, a saber: ¦ Estudo de Caso 1 = Igreja do Mosteiro de Leça do Balio, em Matosinhos; ¦ Estudo de Caso 2 = Paço dos Duques, em Guimarães; ¦ Estudo de Caso 3 = Museu Abade de Baçal, em Bragança. O estudo permitirá identificar perfis, perceções, atitudes e práticas dos visitantes a fim de, entre outros impactos esperados, reunir informação para: ¦ desenvolvimento de políticas de comunicação reflexivas; ¦ desenvolvimento de estratégias de desenvolvimento de públicos sustentáveis; ¦ orçamentação de forma mais eficaz e eficiente; ¦ análise SWOT mais conhecedora; ¦ captação de mecenas potenciais e criação de novas oportunidades de mecenato; ¦ idealização de novas prioridades; ¦ desenvolvimento de conhecimento sobre a utilização dos equipamentos culturais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
Radio (ART) Manobras
Descrição: Com o intuito de explorar as potencialidades do rádio com um espaço de criação e experimentação artística, este projeto de investigação curatorial tem como objetivo a criação e transmissão de uma série de programas dedicados à Radio Art, i.e., a transmissão/exposição de uma série de propostas artísticas que utilizam o rádio como fonte, tema ou meio de expressão. Para tanto, parte de uma reflexão aprofundada sobre os discursos que caracterizam a Radio Art como uma categoria da arte contemporânea e que dizem respeito às suas especificidades de produção, circulação, exibição, às suas diferentes definições e subcategorias, aos artistas, estudos e exposições considerados referenciais para sua consolidação e sua compreensão no campo dos Estudos Artísticos e Culturais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2013
Discursos e reflexividade: um estudo sobre a musealização da arte contemporânea
Descrição: Este projeto objetivou desenvolver um estudo sobre o museu de arte contemporânea, mais especificamente sobre a musealização da arte contemporânea, abordando a musealização como um processo discursivo e reflexivo de (auto)afirmação e reinvenção do museu; processo este construído em diálogo entre o museu e o seu próprio objeto, i.e., a arte contemporânea que, seja pelas características de seus materiais e processos, seja pela sua pluralidade de momentos e práticas, tensiona e problematiza funções e conceitos sistematicamente estabelecidos ao longo da história desta instituição, desafiando o museu de arte contemporânea a desenvolver novas formas de expor, de colecionar, de conservar, a criar novos conceitos e categorias, a estabelecer outros tipos de mediações, de contato com o seu público, enfim, a confrontar-se com a sua própria genealogia, com seus próprios limites e suas representações. Assente na metodologia dos Estudos de Caso, esta dissertação analisa três museus situados em Portugal e no Brasil: o Museu do Chiado ? Museu Nacional de Arte Contemporânea, em Lisboa, o Museu de Arte Contemporânea de Serralves, na cidade do Porto, e o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, em São Paulo. Atenta às particularidades de cada caso, esta análise centra-se nos modos como estes museus se organizam e se identificam enquanto museus de arte contemporânea através da contextualização dos paradigmas, das determinações, das funções que os justificam e fundamentam, e dos processos desenvolvidos para a musealização da arte contemporânea: quais são seus modelos paradigmáticos? Qual o período abrangido pelas suas coleções? Como suas coleções são expostas? Como definem a arte contemporânea? Como os artistas são envolvidos e participam nos processos museológicos? Estas são algumas das questões que esta análise procura responder, inserindo-se na discussão sobre a identidade dos museus e refletindo criticamente sobre as ideias atuais e subjacentes do que vem a ser um museu de arte contemporânea quando uma determinada instituição se manifesta como tal..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2012 - Atual
Periódico: Revista MIDAS ? Museus e Estudos Interdisciplinares
2012 - Atual
Periódico: Revista Eletrônica Ventilando Acervos


Revisor de periódico


2012 - 2012
Periódico: Revista Eletrônica Ventilando Acervos
2015 - Atual
Periódico: Revista Midas- Museus e Estudos Interdisciplinares
2014 - Atual
Periódico: Revista Museologia e Património


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Museologia.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2014
Prémio Citcem/Afrontamento «Teses Universitárias, CITCEM.
2013
Apoio as Artes Visuais, Fundação Calouste Gulbenkian.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
NASCIMENTO, E. N.2014 NASCIMENTO, E. N.. A musealização da arte contemporânea como um processo discursivo e reflexivo de reinvenção do museu. Revista Midas- Museus e Estudos Interdisciplinares, v. 1, p. 1-20, 2014.

2.
NASCIMENTO, E. N.2013 NASCIMENTO, E. N.. Discursos e Reflexividade: um estudo sobre a musealização da arte contemporânea. Revista VOX MUSEI Arte e Patrimônio, v. 1, p. 205-213, 2013.

3.
NASCIMENTO, E. N.2010NASCIMENTO, E. N.. Museus de Arte Contemporânea: uma estratégia de abordagem. Interartive: a platform for contemporary art and thought, v. 17, p. 4, 2010.

4.
SEMEDO, A.2009SEMEDO, A. ; NASCIMENTO, E. N. . Plataformas e outras conversações: web quê?. Museologia.pt, v. 3, p. 193-197, 2009.

5.
NASCIMENTO, E. N.2009NASCIMENTO, E. N.. Recensão: Barker, Emma (ed.) (1999), Contemporary Cultures of Display, New Haven and London: Yale University Press in association with The Open, 266p. Revista de Ciências e Técnicas do Património, v. V-VI, p. 635-638, 2009.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
NASCIMENTO, E. N.. Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo: contextualizações e processos. In: Seminário Internacional O Futuro dos Museus Universitários em Perspetiva, 2014, Porto. Actas do Seminário Internacional O Futuro dos Museus Universitários em Perspetiva. Poro: Universidade do Porto | Faculdade de Letras | Departamento de Ciências e Técnicas do Património, 2013. v. 1. p. 88-100.

2.
NASCIMENTO, E. N.. Musealização da arte contemporânea: práticas investigativas e desafios metodológicos. In: III Seminário de Investigação em Museologia dos Países de Língua Portuguesa e Espanhola, 2012, Madrid. Criterios y desarrollos de musealización. Series de Investigación Iberoamericana de Museología. Madrid: Universidad Autónoma de Madrid, 2011. v. 7. p. 75-81.

3.
NASCIMENTO, E. N.. Museus, artistas e afins. In: O pensamento museológico contemporâneo / II Seminário de Investigação em Museologia dos Países de Língua Portuguesa e Espanhola, 2011, Argentina. O pensamento museológico contemporâneo / II Seminário de Investigação em Museologia dos Países de Língua Portuguesa e Espanhola. Buenos Aires: Consejo Internacional de Museos ? ICOM / Comité Internacional del ICOM para la Museología ? ICOFOM, 2010. p. 500-508.

4.
NASCIMENTO, E. N.. Museus de Arte Contemporânea: uma proposta de abordagem. In: Seminário de Investigação em Museologia dos Países de Língua Portuguesa e Espanhola, 2010, Porto. Actas do Seminário de Investigação em Museologia dos Países de Língua Portuguesa e Espanhola. Porto: Universidade do Porto / Faculdade de Letras / Departamento de Ciências e Técnicas do Património, 2010. v. 1. p. 116-125.

5.
NASCIMENTO, E. N.. Etnografia e Arte Contemporânea ? uma breve reflexão. In: IV Congresso Internacional sobre Etnografia., 2009, Lamego. Actas do IV Congresso Internacional sobre Etnografia.. Porto: AGIR - Associação para a Investigação e Desenvolvimento Sócio-cultural, 2009. p. 245-254.

Apresentações de Trabalho
1.
NASCIMENTO, E. N.. Museus, galerias e centros de arte contemporânea: ambiguidades e ambivalências. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
NASCIMENTO, E. N.. Contextualizações e processos: um estudo sobre o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo - MAC-USP. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
NASCIMENTO, E. N.. Discursos e Reflexividade: um estudo sobre a musealização da arte contemporânea. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
NASCIMENTO, E. N.. Sem título ? um estudo sobre as implicações do processo de musealização da arte contemporânea para a poética e política museológica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
NASCIMENTO, E. N.. Museus de Arte Contemporânea: a construção do estudo de caso. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
NASCIMENTO, E. N.. Estudo sobre o processo de musealização da arte contemporânea ? ensaio sobre investigação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
NASCIMENTO, E. N.. O processo de investigação a partir de uma perspectiva não muito distante. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
NASCIMENTO, E. N.. Museus de Arte Contemporânea: uma proposta de abordagem. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
NASCIMENTO, E. N.. Museus de Arte contemporânea: uma proposta de abordagem. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
NASCIMENTO, E. N.. Museu como Meio. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
NASCIMENTO, E. N.. Lina Bo Bardi e dois projectos museológicos brasileiros. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
NASCIMENTO, E. N.. Arte Contemporânea e as instituições responsáveis pelo seu processo de musealização. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
NASCIMENTO, E. N.. Desenvolvimento e implementação de software de gestão de coleção de arte contemporânea. 2015.

Trabalhos técnicos
Redes sociais, websites e blogs
1.
NASCIMENTO, E. N.. Arménia 50 | looking for other spaces. 2013. (Site).

2.
NASCIMENTO, E. N.. Antonio Fercundini. 2013. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
NASCIMENTO, E. N.. Curso de Técnico de Guias de Locais de Interesse Geológico e Mineiro/ Módulo Conceitos de Museologia e Museografia. 2014. .

2.
NASCIMENTO, E. N.; SEMEDO, A. ; CENTENO, R. . Actas do Seminário Internacional O Futuro dos Museus Universitários em Perspetiva. 2014. (Editoração/Anais).

3.
NASCIMENTO, E. N.. Cover Design - Midas - Museus e Estudos Interdisciplinares 01. 2013. (Editoração/Periódico).

4.
NASCIMENTO, E. N.. Cover Design - Midas - Museus e Estudos Interdisciplinares 02. 2013. (Editoração/Periódico).

5.
NASCIMENTO, E. N.. Cover Design - Ensaios e Práticas em Museologia 02. 2012. (Editoração/Periódico).

6.
NASCIMENTO, E. N.. Cover Design - Ensaios e Práticas em Museologia 01. 2011. (Editoração/Periódico).

7.
SEMEDO, A. ; NASCIMENTO, E. N. . Actas do Seminário de Investigação em Museologia dos Países de Língua Portuguesa e Espanhola. Volume 3. 2010. (Editoração/Anais).

8.
SEMEDO, A. ; NASCIMENTO, E. N. . Actas do Seminário de Investigação em Museologia dos Países de Língua Portuguesa e Espanhola. Volume 1. 2010. (Editoração/Anais).

9.
SEMEDO, A. ; NASCIMENTO, E. N. . Actas do Seminário de Investigação em Museologia dos Países de Língua Portuguesa e Espanhola. Volume 2. 2010. (Editoração/Anais).

10.
NASCIMENTO, E. N.. Relatório final das actividades de pesquisa apresentado ao Serviço Internacional da Fundação Calouste Gulbenkian.. 2009. (Relatório de pesquisa).

11.
NASCIMENTO, E. N.. I Relatório trimestral das actividades de pesquisa apresentado ao Serviço Internacional da Fundação Calouste Gulbenkian.. 2008. (Relatório de pesquisa).

12.
NASCIMENTO, E. N.. II Relatório trimestral das actividades de pesquisa apresentado ao Serviço Internacional da Fundação Calouste Gulbenkian.. 2008. (Relatório de pesquisa).

13.
Rosseto, Lourdes ; Peixer, Lena ; Corrêa, Ruth Maria Ribeiro de ; Lacerda, José Antonio de ; NASCIMENTO, E. N. ; Alves, Sandra . ?Vi Vendo Victor Meirelles. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Didático).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
NASCIMENTO, E. N.. I Trilogia (I e II Ato em um dia de sol; Um presente para Emilie). 2009. Vídeo.

2.
NASCIMENTO, E. N.. Ilhas; Satellite of love. 2007. Fotografia.

3.
NASCIMENTO, E. N.. II Trilogia; Auto-retratos - série Flower-garden. 2007. Fotografia.

4.
NASCIMENTO, E. N.. Congele seus heróis - série Objetos de auto-ajuda. 2006. Instalação.

5.
NASCIMENTO, E. N.. II Ato em um dia de sol. 2005. Vídeo.

6.
NASCIMENTO, E. N.. Posso ser útil.. 2004. Outra.

7.
NASCIMENTO, E. N.. II Trilogia (Doa a quem doer; Papai, mamãe e filhinho e Flying Love). 2004. Instalação.

8.
NASCIMENTO, E. N.. O Sorvete. 2004. Vídeo.

9.
NASCIMENTO, E. N.. O Sorvete. 2003. Vídeo.

10.
NASCIMENTO, E. N.. O Sorvete. 2003. Vídeo.

11.
NASCIMENTO, E. N.. .... 2003. Vídeo.

12.
NASCIMENTO, E. N.. .... 2003. Vídeo.

13.
NASCIMENTO, E. N.. O Sorvete. 2003. Vídeo.

14.
NASCIMENTO, E. N.. .... 2003. Vídeo.

15.
NASCIMENTO, E. N.. Velocidade Controlada. 2002. Vídeo.

16.
NASCIMENTO, E. N.. Papai, mamãe e filhinho. 2002. Fotografia.

17.
NASCIMENTO, E. N.. Doa a quem doer. 2002. Fotografia.

18.
NASCIMENTO, E. N.. I Trilogia ( I e II Ato em um dia de sol;Um presente para Emilie). 2002. Vídeo.

19.
Grupo Vaca amarela... ; NASCIMENTO, E. N. . Sala da Vida. 2001. Instalação.

20.
NASCIMENTO, E. N.. Sentido Obrigatório. 2001. Instalação.

21.
NASCIMENTO, E. N.. Velocidade controlada. 2001. Vídeo.

22.
Grupo Vaca amarela... ; NASCIMENTO, E. N. . Meeting. 2001. Outra.

23.
Grupo Vaca amarela... ; NASCIMENTO, E. N. . Área de instabilidade com chuvas ocasionais ao longo do período. 2001. Outra.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
NASCIMENTO, E. N.. Participação em banca de Vânia Alexandra Silva Moreira Borges Meleiro. Memórias vivas da Imprensa. 2014. Dissertação (Mestrado em Museologia) - Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

2.
NASCIMENTO, E. N.. Participação em banca de Olívia Maria Monteiro da Costa Ribeiro. Práticas do Voluntariado nos Museus Universitários - Contributos para a criação de uma bolsa de voluntários seniores especializados. 2014. Dissertação (Mestrado em Museologia) - Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Teses de doutorado
1.
NASCIMENTO, E. N.; Belda Navarro, Cristobal; HERNÁNDEZ FRANCO, Juan; GARCÍA FERNÁNDEZ, Máximo; GONZÁLEZ, Francisco Garcia. Participação em banca de Arianna Giorgi. De la vanidad y de la ostentación. Imagen y representación del vestido masculino y el cambio social en España, siglos XVII-XIX. 2013. Tese (Doutorado em Doctorado en Historia del Arte) - Universidad de Murcia.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
O Futuro dos Museus Universitários em Perspetiva.Contextualizações e processos: um estudo sobre o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo - MAC-USP. 2013. (Seminário).

2.
VOX MUSEI Arte e Património.Discursos e Reflexividade: um estudo sobre a musealização da arte contemporânea. 2013. (Simpósio).

3.
III Seminário de Investigação em Museologia dos Países de Língua Portuguesa e Espanhola.Musealização da arte contemporânea: práticas investigativas e desafios metodológicos. 2011. (Seminário).

4.
O pensamento museológico contemporâneo / II Seminário de Investigação em Museologia dos Países de Língua Portuguesa e Espanhola.Museus, artistas e afins. 2010. (Seminário).

5.
I Seminário de Investigação em Museologia dos Países de Língua Portuguesa e Espanhola.Museus de Arte Contemporânea: uma proposta de abordagem. 2009. (Seminário).

6.
IV Congresso Internacional sobre Etnografia.. Etnografia e Arte Contemporânea ? uma breve reflexão. 2009. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
NASCIMENTO, E. N.; SEMEDO, A. . Seminário InternacionaL Processos de Musealização. 2014. (Outro).

2.
NASCIMENTO, E. N.; SEMEDO, A. ; CARVALHIDO, F. ; CENTENO, R. ; (Medina, Susana) ; Matos, Alexandre . Seminário O Futuro dos Museus Universitários em Perspetiva. 2013. (Outro).

3.
SEMEDO, A. ; SILVA, A. C. F. ; NASCIMENTO, E. N. ; CARVALHIDO, F. ; LOURENCO, A. V. ; TERRA, G. . I Seminário de Investigação em Museologia dos Países de Língua Portuguesa e Espanhola. 2009. (Congresso).

4.
NASCIMENTO, E. N.; SEMEDO, A. ; SANTOS, H. ; SARAIVA, R. ; LOPES, J. T. ; CARVALHIDO, F. . Do Porto: Paisagens, Territórios, Patrimónios. II Seminário Internacional. 2008. (Congresso).

5.
NASCIMENTO, E. N.; Rosseto, Lourdes ; Leticia de Brito Cardoso . Ciclos de História da Arte Brasileira. 2003. (Outro).

6.
NASCIMENTO, E. N.; Rosseto, Lourdes ; Leticia de Brito Cardoso . Seminário Arte e Literatura: A (Des) Construção Da Crítica Estética Contemporânea. 2003. (Outro).

7.
NASCIMENTO, E. N.; Rosseto, Lourdes ; Leticia de Brito Cardoso . Seminário de Conservação Preventiva de Bens Culturais. 2003. (Outro).

8.
NASCIMENTO, E. N.; Rosseto, Lourdes ; Leticia de Brito Cardoso . Poesia Contemporânea em Debate. 2002. (Outro).

9.
NASCIMENTO, E. N.; Rosseto, Lourdes ; Leticia de Brito Cardoso . Semana Improvisação em Dança. 2002. (Outro).

10.
NASCIMENTO, E. N.; Rosseto, Lourdes ; Leticia de Brito Cardoso . Seminário Museu, Arte, Arquitetura e Espaço Urbano. 2002. (Outro).

11.
NASCIMENTO, E. N.; Rosseto, Lourdes ; Leticia de Brito Cardoso . Vídeo em Debate - Produção, Pesquisa e Circuitos. 2002. (Outro).

12.
NASCIMENTO, E. N.; Rosseto, Lourdes ; Leticia de Brito Cardoso . Ciclo de Vídeos sobre Conservação de Patrimônio Cultural. 2002. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Margarida Veloso Teixeira. A coleção de Livros e Edições de Artistas do Museu de Seralves. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Estudos Museológicos e Curatoriais) - Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Laurem Crossetti. Curadoria e narrativas em exposições sobre arquitetura: um estudo de exposições brasileiras e portuguesas na Mostra Internacional de Arquitetura de Veneza. Início: 2014. Tese (Doutorado em Doutoramento em Museologia) - Faculdade de Letras da Universidade do Porto. (Coorientador).

2.
Vanessa Nascimento Freitas. Mediação em Exposição de Arte Contemporânea na Paisagem. Início: 2013. Tese (Doutorado em Doutoramento em Museologia) - Faculdade de Letras da Universidade do Porto. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Ana Temudo. Políticas de Aquisição e Exposição do MNSR durante o período de direcção de S. Barata Feyo. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Museologia) - Faculdade de Letras da Universidade do Porto, . Orientador: Elisa de Noronha Nascimento.

2.
Elisa Maria Vasconcelos de Freitas. Musealização do Design: A escolha de um discurso expositivo no contexto da museologia contemporânea. 2014. Dissertação (Mestrado em Museologia) - Faculdade de Letras da Universidade do Porto, . Coorientador: Elisa de Noronha Nascimento.

Tese de doutorado
1.
Inês Ferreira. Criatividade nos museus. Espaço entre e elementos de mediação. 2013. Tese (Doutorado em Doutoramento em Museologia) - Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Fundação para Ciência e a Tecnologia. Coorientador: Elisa de Noronha Nascimento.



Inovação



Projetos de pesquisa



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/11/2018 às 12:13:19