Rosanna Claudia Bendinelli

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2101071803852068
  • Última atualização do currículo em 16/10/2018


Doutoranda em Educação, na área Educação e Ciências Sociais: Desigualdades e Diferenças, mestre em Educação, na área de Estado, Sociedade e Educação, ambas pela Universidade de São Paulo (2012), Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Especial: aprofundamento na área da Deficiência Visual pela Universidade Cidade de São Paulo (2004), graduada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (2007), em Comunicação Social pela Fundação Armando Álvares Penteado (1997). Trabalhou como professora de AEE em rede pública e privada e, atualmente, é docente do Centro Universitário Senac, no curso de Pedagogia, responsável pela disciplina de Educação Inclusiva, além de ser professora orientadora de estágio e coordenadora da área de estágio do curso. Também ministra formação para professores e gestores de redes públicas e privadas, na temática da educação inclusiva. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rosanna Claudia Bendinelli
Nome em citações bibliográficas
BENDINELLI, Rosanna Claudia

Endereço


Endereço Profissional
Centro Universitário Senac, Centro Universitário SENAC - Campus Santo Amaro.
Avenida Engenheiro Eusébio Stevaux
Jurubatuba
04696000 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 56827300
Fax: (11) 47125757
URL da Homepage: http://blogs.educataboao.com.br/ciadeva/


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2012
Mestrado em Educação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Redes de apoio e a política de inclusão escolar no município de São Paulo,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Profa. Dra. Rosângela Gavioli Prieto.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Rede de Apoio; Educação Especial; Município de São Paulo; Inclusão Escolar.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Especial / Especialidade: Políticas Públicas.
Setores de atividade: Educação.
2003 - 2004
Especialização em Educação Especial com ênfase na Deficiência Visual. (Carga Horária: 550h).
Universidade Cidade de São Paulo, UNICID, Brasil.
Título: Projeto de abertura de postos para confecção de livros em Braille, ampliados e em voz..
Orientador: Profa. Dra. Tomázia Dirce Peres Lora.
1998 - 2007
Graduação em Pedagogia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A constituição de redes de apoio educacional a alunos com deficiência visual.
Orientador: Prof. Dra. Rosângela Gavioli Prieto.
1992 - 1997
Graduação em Comunicação.
Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, Brasil.




Formação Complementar


2009 - 2009
Extensão universitária em Planejamento e Gestão de Políticas Públicas de Educação Especial. (Carga horária: 30h).
Faculade de Educação da USP, FEUSP, Brasil.
2001 - 2001
Criação de Web Sites. (Carga horária: 30h).
Senac Centro de Educação em Informática, SENAC, Brasil.
2001 - 2001
Web Animation Construction. (Carga horária: 30h).
Senac Centro de Educação em Informática, SENAC, Brasil.
2001 - 2001
Web Design Editor. (Carga horária: 30h).
Senac Centro de Educação em Informática, SENAC, Brasil.


Atuação Profissional



Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Mensalista, Carga horária: 28
Outras informações
Ministra as disciplinas: Educação Inclusiva Libras Pesquisa, Tecnologia e Sociedade Coordenadora e Orientadora de estágio


Prefeitura de Taboão da Serra, PTB, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Básica II - Ed Especial, Carga horária: 25
Outras informações
Professora de Atendimento Educacional Especializado (AEE) no município de Taboão da Serra.


Mais Diferenças - Educação e Cultura Inclusivas, MD, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Coordenador de Formações, Carga horária: 40
Outras informações
Coordenadora de formações na área da educação inclusiva nas redes municipais de Osasco e Guarulhos; Coordenadora de projeto de fechamento de classes especiais da rede municipal de Guarulhos; Formadora de professores dessas redes públicas na temática da educação inclusiva.


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Livre, Carga horária: 8
Outras informações
? Março / 2011 - atualmente Grupo de Pesquisa: Observatório Nacional de Educação Especial Coordenação Geral: Profª Dra. Enicéia Gonçalves Mendes Coordenação regional: Profa. Dra. Rosângela Gavioli Prieto ? Julho 2010 ? 2013 Grupo de Pesquisa: Inclusão escolar e as novas exigências do atendimento educacional especializado complementar: focalizando práticas de professores especializados. Coordenação: Profª. Dra. Rosângela Gavioli Prieto ? Fevereiro / 2009 - 2012 Pesquisa de Mestrado: Redes de Apoio e a Política de Inclusão Escolar no Município de São Paulo. Orientadora: Profª. Dra. Rosângela Gavioli Prieto ? Março / 2008 ? 2010 Grupo de Pesquisa: Atendimento escolar de alunos com necessidades educacionais especiais: análise das ações dos Centros de formação e acompanhamento à inclusão (Cefai). Coordenação: Profª. Dra. Rosângela Gavioli Prieto ? Março / 2005 ? Março / 2006 Pesquisa de Iniciação Científica: Inclusão de crianças de Educação Infantil e com necessidades educacionais especiais em situações de brincadeiras, em meios digitais, envolvendo famílias e professores. Orientação: Profª Dra. Tizuko Morchida Kishimoto


Projeto Acesso - Centro Bras. de Apoio Pedag. Espec. ao Deficiente Visual, PROJETO ACESSO, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2009
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Professor especializado, Carga horária: 20
Outras informações
Atendimento de apoio pedagógico a crianças e jovens com deficiência visual, por meio de projetos desenvolvidos individualmente ou pequenos grupos; auxílio no desenvolvimento de projetos da Associação.



Projetos de pesquisa


2011 - 2014
Inclusão escolar e novas exigências nos campos político, da gestão e pedagógico: focalizando práticas de professores de educação especial
Descrição: Trata-se de pesquisa que visa a analisar política pública de inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação em implantação em rede municipal de ensino paulista. Justifica-se a relevância do trabalho pela necessidade de monitoramento de implicações de conjunto de normativas e de orientações nacionais que propõem mudanças significativas na educação especial, enquanto política, estrutura de serviços e diretrizes para a prática de professores nessa área. Pautado no alinhamento da educação especial com princípios da educação inclusiva, o município de São Paulo instituiu, em final de 2004, sua política de educação especial que, entre outras tarefas, visa a assegurar a esse alunado, matriculado na classe comum, condições de acesso e permanência na escola até que atinjam níveis mais elevados de ensino. Nas normativas daquele ano foram criados e regulamentados centros de formação e apoio à inclusão em cada uma das regiões educacionais da capital paulista. Em sintonia com tal processo, esta pesquisa tem por objeto a política de educação especial paulistana e seu objetivo é apreender e analisar suas implicações na gestão dos centros de Campo Limpo e Freguesia do Ó/Brasilândia, as concepções e práticas de atendimento educacional especializado desenvolvidas em escolas municipais nessas regiões pelas professoras de Salas de apoio e acompanhamento à inclusão, com o fito de apreender e discutir efeitos do atendimento educacional especializado na aprendizagem da população-alvo da educação especial, bem como averiguar quais referências teórico-práticas subsidiam a atuação desses professores. Apoiada em pesquisa na vertente qualitativa, mais especificamente na pesquisa-ação como abordagem teórico-metodológica, teve sua origem pautada em interesse de desenvolver ações colaborativas entre profissionais do referido centro e da equipe de pesquisadores da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Rosanna Claudia Bendinelli - Integrante / Rosângela Gavioli Prieto - Coordenador / Simone Girardi Andrade - Integrante / Roberta Santos de Oliveira - Integrante / Lisiane Fonceza Diogo - Integrante / Raquel da Silva Ribeiro - Integrante / Elaine Alves Raimundo - Integrante / Adriana Mitiko do Nascimento Takeuti - Integrante / Rafael Augusto Agena - Integrante / Amanda da Motta Baptista - Integrante / Ivanildo Bezerra da Silva - Integrante / Simone Capuano Mascarenhas - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
2010 - 2014
Observatório nacional de educação especial: estudo em rede nacional sobre as salas de recursos multifuncionais nas escolas comuns
Descrição: Apesar do crescimento expressivo da produção científica na área de Educação especial, o conhecimento que vem sendo produzido ainda influi pouco na definição dos caminhos que as políticas educacionais brasileiras para a escolarização de pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Isso acontece em parte pela falta de articulação entre pesquisadores e seus projetos, resultando em produções reiterativas e que acabam tendo pouca visibilidade. Considerando a importância atual da articulação da produção científica em contextos de redes colaborativas de pesquisa, a presente proposta visa a fomentar a criação do Observatório nacional de Educação especial (Oneesp), cujo foco será a produção de estudos integrados sobre políticas e práticas direcionadas á inclusão escolar da mencionada população-alvo na realidade brasileira. O presente projeto de pesquisa pretende inaugurar as atividades do Oneesp e terá como foco uma avaliação de âmbito nacional do programa de implantação de Salas de recursos multifuncionais (SRMs), promovido pela Diretoria de Políticas de Educação especial da Secretaria de educação continuada, alfabetização, diversidade e inclusão do Ministério da Educação, que, desde 2005, vem financiando e apoiando a criação deste serviço de atendimento educacional especializado. Segundo dados do MEC, entre os anos de 2005 a 2009, foram financiadas 15.551 SRMs para 4.564 municípios brasileiros, espalhadas em todos os estados. Em que medida este tipo de serviço tem servido apoiar a escolarização desse alunado? Que possibilidades e limites as SRMs oferecem? Para responder a essas questões 22 pesquisadores de 18 estados e provenientes de 16 programas de pós-graduação, estão se propondo a conduzir um estudo em rede cujo delineamento misto envolverá estudos locais nos municípios com professores de salas de recursos, baseados na metodologia da pesquisa colaborativa que tem como foco hibrido produzir conhecimento e formação; co.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Rosanna Claudia Bendinelli - Integrante / Rosângela Gavioli Prieto - Coordenador / Simone Girardi Andrade - Integrante / Roberta Santos de Oliveira - Integrante / Lisiane Fonceza Diogo - Integrante / Raquel da Silva Ribeiro - Integrante / Elaine Alves Raimundo - Integrante / Adriana Mitiko do Nascimento Takeuti - Integrante / Rafael Augusto Agena - Integrante / Amanda da Motta Baptista - Integrante / Ivanildo Bezerra da Silva - Integrante / Simone Capuano Mascarenhas - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
2008 - 2012
Redes de apoio e a política de inclusão escolar no município de São Paulo
Descrição: Nos últimos anos temos lido e ouvido com certa frequência que redes de apoio são importantes aos usuários de drogas, às mulheres grávidas de baixa renda, aos profissionais que trabalham com pacientes idosos, ao público-alvo da educação especial. Contudo, no âmbito da educação, pouco se sabe sobre o que são e como se efetivam redes de apoio, uma vez que essa discussão é ainda escassa em nosso país, principalmente na área da educação especial. Após revisão de literatura formalizamos, para fins deste trabalho, um sentido de redes de apoio compreendendo-o como a articulação de diversas instâncias públicas e privadas, que possuem interface com a educação especial, por meio da institucionalização de trabalho intersecretarial para planejamento, implantação e avaliação de políticas públicas em prol da inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Uma vez compreendido esse conceito, procedemos aos objetivos deste estudo que foram investigar as formas com que o município de São Paulo, por meio de suas diferentes secretarias, organiza atendimentos a esse público-alvo e averiguar se tais ações se constituíram como redes de apoio, segundo o sentido dado em nossa análise. Para tanto, esta pesquisa de caráter exploratório combinou alguns procedimentos afeitos à abordagem qualitativa tais como: análise de fontes documentais, com enfoque principal na legislação municipal de educação especial; levantamento de planos e programas das secretarias que possuem interface com essa modalidade; e de depoimentos colhidos com profissionais que atuam na educação especial no âmbito municipal. Os resultados evidenciaram que os documentos legais analisados das Secretarias Municipais da Saúde, Assistência Social e da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida estabeleciam ações articuladas com a educação. Localizamos também, algumas redes de apoio pontuais que atenderam uma parcela restrita da população, não garantindo a cobert.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2010
Atendimento escolar de alunos com necessidades educacionais especiais: análise das ações dos Centros de Formação e Acompanhamento à Inclusão (CEFAI)
Descrição: Como decorrência de pesquisas anteriores sobre o serviço especializado de apoio pedagógico aos alunos com necessidades educacionais especiais e, em face à recente implantação de um novo conjunto de documentos que regulamentam as políticas públicas educacionais na Rede Municipal de Ensino de São Paulo, propõe-se uma pesquisa qualitativa sobre as condições de implementação dos chamados Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão (CEFAI), com os objetivos de sistematizar e analisar tal processo. A pesquisa ora proposta deverá permitir o confronto entre o que está previsto na legislação e o implantado nos referidos centros, em três aspectos prioritários: composição estrutural e de funcionamento; composição das equipes; e construção das ?redes de apoio? aos serviços pedagógicos especializados no âmbito da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Os resultados com esta pesquisa poderão auxiliar na confirmação e / ou reorientação das ações em desenvolvimento relativamente às políticas públicas educacionais nessa rede de ensino, além de produzir indicadores de análise de programas de educação especial em âmbito nacional..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Rosanna Claudia Bendinelli - Integrante / Rosângela Gavioli Prieto - Coordenador / Simone Girardi - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da USP - Bolsa.
2007 - 2007
A constituição de redes de apoio educacional a alunos com deficiência visual
Descrição: Monografia entregue como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da graduação em Pedagogia.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Rosanna Claudia Bendinelli - Coordenador.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Compartilhando Conhecimento
Descrição: Buscando minimizar essa distância entre o que se executa nas instituições e o acumulado teórico resultado de pesquisas e propostas inovadoras pensadas pela academia, essa proposta se volta à oferta desse serviço multidisciplinar à comunidade escolar, de terceiro setor e governamental. Esta proposta adota uma perspectiva participativa, onde as decisões são tomadas em conjunto com os profissionais das instituições atendidas após escuta, análise, pesquisa e orientação constante de alunos da graduação, orientados pelos docentes relacionados ao projeto. No ano de 2017, esse projeto atendeu duas instituições: a Fundação Mário Brandão; e o Residencial Brooklin, ambas localizadas na Zona Sul da cidade. Com essas experiências percebeu-se que ambas instituições possuem necessidades e necessitam de apoio, já estando abertas às construções coletivas que os próprios alunos organizaram. Assim, o objetivo principal dessa proposta é oferecer às instituições que primam pela responsabilidade social um apoio de pesquisa/consultoria educacional, visando melhorar a qualidade do atendimento que oferecem à população, em processo participativo e cooperativo..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (18) .
Integrantes: Rosanna Claudia Bendinelli - Coordenador / Lívia Cristina Toneto - Integrante / caio augusto de carvalho alves - Integrante / Alexandre Santos - Integrante.


Revisor de periódico


2016 - 2016
Periódico: Revista Eletrônica de Inciação Científica Tecnológica e Artística


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Inclusiva.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Especial.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Políticas Públicas.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BENDINELLI, Rosanna Claudia2017BENDINELLI, Rosanna Claudia; LAMBERT, A. ; GOMES, K. P. ; MARTINS, M. B. ; KASTECKAS, A. A. . Educação inclusiva e alunos com Transtornos Globais do Desenvolvimento: práticas pedagógicas na classe comum. REVISTA ELETRÔNICA DE INCIAÇÃO CIENTÍFICA TECNOLÓGICA E ARTÍSTICA, v. 6, p. 67-78, 2017.

2.
BENDINELLI, Rosanna Claudia2012 BENDINELLI, Rosanna Claudia; ANDRADE, S. G. ; PRIETO, R. G. . Inclusão escolar, redes de apoio e políticas sociais. Revista Educação Especial (Online), v. 25, p. 13-27, 2012.

3.
PRIETO, R. G.2011PRIETO, R. G. ; ANDRADE, S. G. ; RAIMUNDO, Elaine Alves ; RIBEIRO,Raquel da Silva ; BENDINELLI, Rosanna Claudia . Formação Continuada para as novas demandas da educação especial. Intermeio (UFMS), v. 17, p. 82-93, 2011.

Capítulos de livros publicados
1.
RAIMUNDO, Elaine Alves ; BENDINELLI, Rosanna Claudia ; PRIETO, R. G. . Estrutura e funcionamento do atendimento educacional especializado na rede municipal de ensino de São Paulo. In: MENDES, Enicéia Gonçalves; CIA Fabiana; TANNÚS-VALADÃO, Gabriela. (Org.). Inclusão escolar em foco: organização e funcionamento do atendimento educacional especializado - Série: Observatório Nacional de Educação Educação Especial. 1ed.São Carlos: Marquezine & Manzini, 2015, v. 4, p. 441-462.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BENDINELLI, Rosanna Claudia. Redes de apoio em nível mesopolítico: um panorama da política pública de inclusão escolar no município de São Paulo. In: V Congresso Brasileiro de Educação Especial - CBEE, 2012, São Carlos. Redes de apoio em nível mesopolítico: um panorama da política pública de inclusão escolar no município de São Paulo. São Carlos, 2012.

2.
RAIMUNDO, Elaine Alves ; RIBEIRO,Raquel da Silva ; BENDINELLI, Rosanna Claudia . Formação continuada em serviço para as novas demandas da educação especial. In: 10º encontro da Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2011, Rio de Janeiro. Anais - Anpedinha 2011. Rio de Janeiro, 2011.

3.
BENDINELLI, Rosanna Claudia; OLIVEIRA, Roberta Santos ; DIOGO, Lisiane Fonceca . Educación especial y redes de apoyo: enfoque en el municipio de San Pablo. In: Pedagogía 2011 - Encuentro por la unidad de los educadores, 2011, Havana. Pedagogía 21011 - Encuentro por la unidad de los Educadores, 2011.

4.
RIBEIRO,Raquel da Silva ; RAIMUNDO, Elaine Alves ; BENDINELLI, Rosanna Claudia ; PRIETO, R. G. ; GIRARDI, SImone . O município de São Paulo e sua proposta de inclusão para o público-alvo da educação especial: uma análise comparativa de dois centros de apoio municipais. In: Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2010, São Carlos. VI Encontro Brasileiro dos Pesquisadores da Educação Especial, 2010.

5.
BENDINELLI, Rosanna Claudia. ANÁLISE DAS AÇÕES DOS CENTROS DE FORMAÇÃO E ACOMPANHAMENTO À INCLUSÃO (CEFAI) NA CONSTITUIÇÃO DE REDES DE APOIO. In: 17º COLE - Congresso, 2009, Campinas. Anais do 17 COLE, 2009.

6.
BENDINELLI, Rosanna Claudia. Análise das ações dos Centros de Formação e Acompanhamento à Inclusão (Cefai) na constituição de redes de apoio. In: IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - Anpedinha, 2009, São Carlos. Pesquisa em educação no Brasil: Balanço do século XX e desafios para o sécilo XXI, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
BENDINELLI, Rosanna Claudia. Inclusão social, educacional e no mercado de trabalho: os sete princípios do desenho universal. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BENDINELLI, Rosanna Claudia. Inclusão social, educacional e no mercado de trabalho: barreiras e acessibilidade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
CENTENARO, G. ; RITTES, J. A. ; YAMAZAKI, S. ; BENDINELLI, Rosanna Claudia . Desafios do Pedagogo no século XXI a partir de três experiências de estágio. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
ROCHA, K. L. ; BENDINELLI, Rosanna Claudia . Desafios e possibilidades educacionais: a inclusão de alunos com autismo na classe comum. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
BENDINELLI, Rosanna Claudia; TONETO, L. C. . Esporte e Educação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
BENDINELLI, Rosanna Claudia. A educação física e o paradigma da inclusão: desafios e conquistas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
BENDINELLI, Rosanna Claudia. Desafios na caracterização dos alunos com deficiência intelectual. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
BENDINELLI, Rosanna Claudia; ANDRADE, S. G. ; RIBEIRO,Raquel da Silva ; RAIMUNDO, Elaine Alves ; AGENA, Rafael Augusto ; TAKEUTI, Adriana Mitiko Nascimento ; DIAS, M. C. . Inclusão e Sociedade: formação conceitual e prática voltada à ampliação da Rede de Apoio à Pessoa com Deficiência. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
BENDINELLI, Rosanna Claudia. II Mostra de Pesquia sobre Educação Especial da FEUSP. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
BENDINELLI, Rosanna Claudia. V CBEE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
BENDINELLI, Rosanna Claudia. A inclusão escolar de alunos com deficiência visual em salas comuns. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
BENDINELLI, Rosanna Claudia; OLIVEIRA, Roberta Santos ; DIOGO, Lisiane Fonceca . Educación especial y redes de apoyo: enfoque en el municipio de San Pablo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
BENDINELLI, Rosanna Claudia. A inclusão das pessoas com deficiencia visual. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
RAIMUNDO, Elaine Alves ; RIBEIRO,Raquel da Silva ; BENDINELLI, Rosanna Claudia . Pesquia em pós graduação em educação e políticas públicas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
BENDINELLI, Rosanna Claudia. A inclusão escolar de alunos com deficiência visual. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
BENDINELLI, Rosanna Claudia. A inclusão escolar de alunos com deficiência visual em salas comuns. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
BENDINELLI, Rosanna Claudia. O município de São Paulo e sua proposta de inclusão para o público-alvo da educação especial: uma análise comparativa de dois centros de apoio municipais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
BENDINELLI, Rosanna Claudia. Análise das ações dos Centros de Formação e Acompanhamento à Inclusão(Cefai) na constituição de redes de apoio. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
BENDINELLI, Rosanna Claudia. Análise das ações dos Centros de Formação e Acompanhamento à Inclusão (Cefai) na constituição de redes de apoio. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
BENDINELLI, Rosanna Claudia. Educação de qualidade e interlocução: o papel dos Centros de Formação e Acompanhamento à Inclusão (Cefai) na constituição de redes de apoio. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

21.
BENDINELLI, Rosanna Claudia. Análise das ações dos Centros de Formação e Acompanhamento à Inclusão (Cefai) na constituição de redes de apoio. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
BENDINELLI, Rosanna Claudia. Inclusão de crianças de educação infantil e com necessidades educacionais especiais em situações de brincadeiras, em meios digitais, envolvendo famílias e professores. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

23.
BENDINELLI, Rosanna Claudia. Inclusão de crianças de educação infantil e com necessidades educacionais especiais em situações de brincadeiras, em meios digitais, envolvendo famílias e professores. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SILVA, C. N. O. ; BENDINELLI, Rosanna Claudia . Revisor técnico - Educação Inclusiva. 2017.

2.
BENDINELLI, Rosanna Claudia; MATOS, A. H. . Elaboração de questões para Concurso público - Intérprete Libras. 2016.

3.
GREGGRSEN, G. ; BENDINELLI, Rosanna Claudia . Revisor Técnico - Pesquisa, Tecnologia e Sociedade. 2016.

4.
BENDINELLI, Rosanna Claudia. Elaboração de questões para concurso público - Cuidador. 2016.

5.
BENDINELLI, Rosanna Claudia. Elaboração de questões para Concurso Público - Professor de Braille. 2015.

6.
BENDINELLI, Rosanna Claudia. Elaboração de questões para Concurso Público - Deficiente Visual. 2015.

7.
BENDINELLI, Rosanna Claudia. Elaboração de questões para Concurso Público - Intérprete de Libras. 2015.

8.
BENDINELLI, Rosanna Claudia. Elaboração de questões para Concurso Público - Cuidador. 2015.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BENDINELLI, Rosanna Claudia; TONETO, L. C. . Esporte e Educação. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
BENDINELLI, Rosanna Claudia. A inclusão do aluno com DV e DA. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
BENDINELLI, Rosanna Claudia. A inclusão dos alunos com Dv e DA. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
PRIETO, R. G. ; GIRARDI, SImone ; BENDINELLI, Rosanna Claudia ; RIBEIRO,Raquel da Silva ; RAIMUNDO, Elaine Alves ; TAKEUTI, Adriana Mitiko Nascimento ; OLIVEIRA, Roberta Santos ; AGENA, Rafael Augusto ; DIOGO, Lisiane Fonceca . Atendimento escolar de alunos com necessidades educacionais especiais: análise das ações dos Centros de formação e acompanhamento à inclusão (Cefai). 2010. (Relatório de pesquisa).

4.
BENDINELLI, Rosanna Claudia. Conhecendo a Deficiência Visual, sem Limites para Aprender. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
BENDINELLI, Rosanna Claudia. A constituição de redes de apoio educacional a alunos com deficiência visual. 2007. (Relatório de pesquisa).

6.
BENDINELLI, Rosanna Claudia. Inclusão de crianças de educação infantil e com necessidades educacionais especiais em situações de brincadeiras, em meios digitais, envolvendo famílias e professores. 2006. (Relatório de pesquisa).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
MARTIN, R.E. ; BENDINELLI, Rosanna Claudia . Oficina de brinquedos confeccionados com caixa de leite longa vida. 2005 (Oficina ministrada).

2.
MARTIN, R.E. ; BENDINELLI, Rosanna Claudia . Oficina de construção de brinquedos com garrafa reciclável pet para crianças de 6 a 12 anos. 2005 (Oficina ministrada).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BENDINELLI, Rosanna Claudia; SANTOS, R. A.. Participação em banca de Sérgio Yamazaki.A importância da relação pais-escola na primeira infância. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Senac.

2.
BENDINELLI, Rosanna Claudia; TAKEDA, E. R. O.. Participação em banca de Marli dos Santos Rosa Moretti.A relevância do lúdico na educação infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Senac.

3.
BENDINELLI, Rosanna Claudia; DIAS, M. C.. Participação em banca de Juliana Palota Guadanhin Figueiredo.Fatores que contribuem para uma educação de qualidade na perspectiva das diferenças. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Vera Cruz.

4.
BENDINELLI, Rosanna Claudia; DIAS, M. C.. Participação em banca de Gislaine Ferreira Koga.Educação Inclusiva - reflexões sobre a vivência de uma aluna com Síndrome de Down na Educação Infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Vera Cruz.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
BENDINELLI, Rosanna Claudia. Concurso Público Professor PEB I - Barueri. 2016. Prefeitura de Barueri.

2.
BENDINELLI, Rosanna Claudia; MATOS, A. H.. Concurso Público para Assist de Tradução e Interpretação ? Libras - Câmara Municipal Araraquara. 2016. Prefeitura Municipal de Araraquara.

3.
BENDINELLI, Rosanna Claudia; BERTEVELLI, I. C. D.; LOURO, V. S.. Concurso Público - Prof. Leitura e Escrita Braille - UEMG. 2016. Universidade Estadual de Minas Gerais.

4.
BENDINELLI, Rosanna Claudia; BERTEVELLI, I. C. D.; LOURO, V. S.. Concurso público - Prof. Musicografia Braile UEMG. 2016. Universidade Estadual de Minas Gerais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Semana de Educação Senac: Propostas para uma educação contemporânea.Educação Inclusiva: desafios para a educação contemporânea. 2017. (Encontro).

2.
CONAE 2014.Delegada do município de Taboão da Serra. 2013. (Encontro).

3.
II Encontro Observatório Nacional Educação Especial (ONEESP)). 2012. (Encontro).

4.
V Congresso Brasileiro de Educação Espedial. 2012. (Congresso).

5.
I Encontro Observatório Nacional Educação Especial (ONEESP). 2011. (Encontro).

6.
Pedagogía 2011 - Encuentro por la unidad de los educadores. Educación especial y redes de apoyo: enfoque en el municipio de San Pablo. 2011. (Congresso).

7.
Pedagogía 2011 - Encuentro por la unidad de los educadores. 2011. (Congresso).

8.
Seminário Políticas Públicas de Inclusão de Pessoas com Deficiência na Educação, Cultura e Esporte. 2011. (Seminário).

9.
Congresso Brasileiro de Educação Especial. O município de São Paulo e sua proposta de inclusão para o público-alvo da educação especial: uma análise comparativa de dois centros de apoio municipais. 2010. (Congresso).

10.
Congresso Brasileiro de Educação Especial. 2010. (Congresso).

11.
IMostra de Pesquisa sobre Educação Especial - Feusp. 2010. (Encontro).

12.
17º Congresso de Leitura do Brasil - COLE. Análise das ações dos Centros de Formação e Acompanhamento à Inclusão (Cefai) na constituição de redes de apoio. 2009. (Congresso).

13.
7º Seminário de Educação Inclusiva sobre "Bases Teóricas, Metodológicas e Práticas da Educação Especial em Cuba". 2009. (Seminário).

14.
IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - Anpedinha.Análise das ações dos Centros de Formação e Acompanhamento à Inclusão (Cefai) na constituição de redes de apoio. 2009. (Encontro).

15.
IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - Anpedinha. 2009. (Encontro).

16.
Seminário de Preparação Pedagógica. 2009. (Seminário).

17.
Seminário de Preparação Pedagógica. 2009. (Seminário).

18.
Seminário Internacional de Educação Inclusiva: 15 anos após Salamanca.Educação de qualidade e interlocução: o papel dos Centros de Formação e Acompanhamento à Inclusão (Cefai) na constituição de redes de apoio. 2009. (Seminário).

19.
VII Semana da Educação - 40 anos da Faculdade de Educação, 50 anos da Escola de Aplicação: conquistas e desafios.Análise das ações dos Centros de Formação e Acompanhamento à Inclusão (Cefai) na constituição de redes de apoio. 2009. (Encontro).

20.
V Seminário Nacional de Pesquisa em Educação Especial: formação de professores em foco. 2009. (Seminário).

21.
14º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP.Inclusão de crianças de educação infantil e com necessidades educacionais especiais em situações de brincadeiras, em meios digitais, envolvendo famílias e professores. 2006. (Simpósio).

22.
Formação de professores para a inclusão: formando professores-pesquisadores. 2005. (Outra).

23.
III Semana da Educação - Educação é cultura, cultura é educação?.Inclusão de crianças de educação infantil e com necessidades educacionais especiais em situações de brincadeiras, em meios digitais, envolvendo famílias e professores. 2005. (Outra).

24.
Simpósio Internacional sobre Deficiência Visual - América Latina e Inclusão Social: Avanços e Desafios Futuros. 2005. (Simpósio).

25.
10 anos da Declaração de Salamanca. O que fizemos e o que podemos fazer.. 2004. (Seminário).

26.
Fórum mundial de educação São Paulo - Educação Cidadã para uma cidade educadora. 2004. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BENDINELLI, Rosanna Claudia; MONTEIRO, T. A. . II Semana de Educação - Senac. 2018. (Congresso).

2.
BENDINELLI, Rosanna Claudia; MONTEIRO, T. A. ; TONETO, L. C. . I Semana de Educação Senac. 2017. (Congresso).

3.
BENDINELLI, Rosanna Claudia; TONETO, L. C. . I Encontro de Estágio Senac. 2016. (Outro).

4.
BENDINELLI, Rosanna Claudia; TONETO, L. C. . Fórum de Educadores - Senac. 2015. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ayton Lambert Junior. O ensino da língua inglesa para surdos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Senac. Orientador: Rosanna Claudia Bendinelli.

2.
Camila Custódio Ikeda. Escolas inovadoras: a construção do conhecimento através de uma relação próxima, afetiva e libertadora. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Senac. Orientador: Rosanna Claudia Bendinelli.

3.
Daniela Marin Guirizo. Bullying na Educação Infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Senac. Orientador: Rosanna Claudia Bendinelli.

4.
Keide Pereira Vieira. O uso do lúdico na inclusão do aluno com síndrome de down no contexto escolar. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Senac. Orientador: Rosanna Claudia Bendinelli.

5.
Lucas Tavares Pereira. Atuação do pedagogo nos ambientes não formais de educação. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Senac. Orientador: Rosanna Claudia Bendinelli.

6.
Luciane San Felici Tamanaha. Programa de aprendizagem: uma oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Senac. Orientador: Rosanna Claudia Bendinelli.

7.
Priscila Miguel Antunes da Silva. As ações e desafios dos Professores de Apoio e Acompanhamento à Inclusão do Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Senac. Orientador: Rosanna Claudia Bendinelli.

8.
Rosângela Cristina Camaroto da Silva. A inclusão da Língua Brasileira de Sinais na Educação Infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Senac. Orientador: Rosanna Claudia Bendinelli.

9.
Carolina Sieja Bertin. A transmissão da memória do holocausto na educação brasileira. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Senac. Orientador: Rosanna Claudia Bendinelli.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
BENDINELLI, Rosanna Claudia. Desafios na caracterização dos alunos com deficiência intelectual. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
BENDINELLI, Rosanna Claudia. Inclusão social, educacional e no mercado de trabalho: barreiras e acessibilidade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
BENDINELLI, Rosanna Claudia. A inclusão dos alunos com Dv e DA. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BENDINELLI, Rosanna Claudia; TONETO, L. C. . Esporte e Educação. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 11:38:30