Lyana Carvalho e Sousa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6945300438957812
  • Última atualização do currículo em 18/10/2018


Terapeuta Ocupacional pela Universidade Sagrado Coração (USC) Bauru - SP (2009). Mestre em Terapia Ocupacional pela UFSCar (2012). Doutora pelo programa de Pós- Graduação em Ciências da Reabilitação do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo (USP). Foi aluna pesquisadora do CNPq no período de 2005-2006 e FAPESP no período de 01/2009 - 07/2009, com ênfase na área de infância. Atualmente é docente no curso de Terapia Ocupacional na USC, atuando na área de infância, desenvolvimento infantil e neurologia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lyana Carvalho e Sousa
Nome em citações bibliográficas
SOUSA, L.C.;SOUZA, L.C.;SOUZA, LYANA CARVALHO E

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Sagrado Coração, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde.
Rua Irmã Arminda, 10-50
Jardim Brasil
17011160 - Bauru, SP - Brasil
Telefone: (14) 21077000
Ramal: 7391
URL da Homepage: www.usc.br


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Ciências da Reabilitação.
Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais - USP, HRAC - USP, Brasil.
Título: Teleducação e desenvolvimento infantil: contribuições do profissional da saúde a pais e equipe, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Dra Luciana Paula Maximino.
2010 - 2012
Mestrado em Terapia Ocupacional.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Estudo comparativo do cotidiano de crianças com paralisia cerebral e de crianças com desenvolvimento típico,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Profa Dra Maria Luísa G. Emmel.
2003 - 2009
Graduação em Terapia Ocupacional.
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
2000 - 2002
Ensino Médio (2º grau).
Cursos Preve Unidade II Bauru, PREVE, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
SECOD 2018 - SEMANA DE ESTUDOS DO CORPO DOCENTE - A INOVAÇÃO NA PRÁTICA DOC. (Carga horária: 11h).
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
2018 - 2018
Sensory Integration Treatment: From Intercention to Participation. (Carga horária: 21h).
Chan Division of Occupational Science and Occupational Therapy, USC, Brasil.
2018 - 2018
Theoretical Foundations of Sensory Integration: From Theory to Identificati. (Carga horária: 30h).
Chan Division of Occupational Science and Occupational Therapy, USC, Brasil.
2018 - 2018
Sensory Integration Evaluation and Clinical Reasoning. (Carga horária: 21h).
Chan Division of Occupational Science and Occupational Therapy, USC, Brasil.
2017 - 2017
Espaço Terapêutico e raciocínio clínico a partir da experiência prática IS. (Carga horária: 8h).
Ludens Cursos de Capacitação Profissional, LUDENS, Brasil.
2017 - 2017
Utilização da AIMS - ALBERTA INFANT MOTOR SCALE. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2017 - 2017
Curso de ABA?Applied Behavior Analysis? Análise do Comportamento Aplicada. (Carga horária: 16h).
Gradual - Grupo de Intervenção Comportamental, GRADUAL, Brasil.
2017 - 2017
SEMANA DE ESTUDOS DO CORPO DOCENTE - SECOD 2017. (Carga horária: 20h).
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
2017 - 2017
SEMANA DE ESTUDOS DO CORPO DOCENTE - SECOD 2017. (Carga horária: 30h).
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
2016 - 2016
Curso de Bandagem Neuromuscular - Fisiotaping. (Carga horária: 20h).
Fisiotaping - bandagem neuromuscular, FISIOTAPING, Brasil.
2015 - 2015
O Autismo e Integração Sensorial. (Carga horária: 30h).
Ludens Cursos de Capacitação Profissional, LUDENS, Brasil.
2014 - 2014
Explorando a Plataforma Moodle. (Carga horária: 6h).
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
2014 - 2014
Formação Pedagógica. (Carga horária: 12h).
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
2014 - 2014
Elaboração de Questões avaliativas. (Carga horária: 10h).
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
2014 - 2014
Redação de Artigos Científicos. (Carga horária: 12h).
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
2014 - 2014
Curso de Atenção à Saúde do Recém-nascido de Risco. (Carga horária: 45h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2011 - 2011
Formação em Currículo Funcional Natural. (Carga horária: 8h).
Casa Transitória André Luiz de Sorocaba, CTAL, Brasil.
2010 - 2010
Adaptação em Cadeiras de Rodas. (Carga horária: 8h).
SORRI - Bauru, SORRI, Brasil.
2010 - 2010
A dinâmica do uso de atividades utilizados na TO. (Carga horária: 1h).
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
2010 - 2010
Atuação da TO álcool e drogas. (Carga horária: 1h).
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
2010 - 2010
curso Teórico-prático de órteses para MMSS. (Carga horária: 8h).
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
2010 - 2010
Orteses para MMSS para pacientes com PC - AACD. (Carga horária: 2010h).
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
2010 - 2010
SUS: Sistema Único de Saúde. (Carga horária: 1h).
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
2010 - 2010
Instrumentos de avaliação utilizados na TO. (Carga horária: 1h).
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
2010 - 2010
TO na geriatria. (Carga horária: 1h).
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
2010 - 2010
Anomalias Craniofaciais - abordagem hospitalar. (Carga horária: 1h).
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
2010 - 2010
Atualização da TO na Paralisia Cerebral - AACD. (Carga horária: 1h).
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
2010 - 2010
TO na UTI neonatal. (Carga horária: 3h).
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
2009 - 2009
A utilização do botox na reabilitação do paciente. (Carga horária: 2h).
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
2009 - 2009
Atividades. (Carga horária: 4h).
Associação Cearense de Terapeutas Ocupacionais, ACTO, Brasil.
2009 - 2009
Ocupação e Funcionalidade. (Carga horária: 4h).
Associação Cearense de Terapeutas Ocupacionais, ACTO, Brasil.
2009 - 2009
Estágio em Terapia Ocupacional. (Carga horária: 89h).
Instituto Lauro de Souza Lima, ILSL, Brasil.
2008 - 2008
I Simpósio de Reabilitação Física.. (Carga horária: 4h).
SOCIEDADE DE REABILITAÇÃO E REINTEGRAÇÃO DO INCAPACITADO, SORRI, Brasil.
2008 - 2008
II Simpósio Internacional de Cirurgia de Mão e Rea. (Carga horária: 16h).
Instituto Lauro de Souza Lima, ILSL, Brasil.
2008 - 2008
Qualidade de Vida. (Carga horária: 1h).
Hospital Unimed Bauru, HUB, Brasil.
2008 - 2008
O corpo, as abordagens corporais e a dança na prát. (Carga horária: 4h).
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
2008 - 2008
Estágio Curricular não obrigatório em Infância I. (Carga horária: 32h).
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
2008 - 2008
Etágio não obrigatório em aprendizagem escolar. (Carga horária: 32h).
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
2007 - 2007
I Simpósio Brasileiro de TO Social: campo, conheci. (Carga horária: 5h).
CONGRESSO BRASILEIRO DE TERAPIA OCUPACIONAL, XCBTO, Brasil.
2007 - 2007
Paralisia Cerebral - Aspectos Ortopédicos. (Carga horária: 4h).
SOCIEDADE DE REABILITAÇÃO E REINTEGRAÇÃO DO INCAPACITADO, SORRI, Brasil.
2007 - 2007
I Simpósio de Saúde Mental. (Carga horária: 7h).
Hospital Estadual de Bauru, HEB, Brasil.
2007 - 2007
O cenáro da Terapia Ocupacional na inclusão social. (Carga horária: 4h).
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
2007 - 2007
Atualização em Dislexia e TDHA. (Carga horária: 8h).
Associação Paulista de Dislexia, APD, Brasil.
2007 - 2007
Estágio Curricular não obrigatório em Gerontologia. (Carga horária: 28h).
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
2007 - 2007
Estágio Curricular não obrigatório em Gerontologia. (Carga horária: 28h).
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
2006 - 2006
Paralisia Cerebral: uma visão multidisciplinar. (Carga horária: 7h).
Associação de Pais e Amigos de Excepcionais - Bauru, APAE-BAURU, Brasil.
2006 - 2006
Sistema Nervoso Autônomo: uma abordagem para a se. (Carga horária: 2h).
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
2006 - 2006
Análise dos movimentos dos membros superiores. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista, UNESP, Brasil.
2006 - 2006
Alaterações da função motora fina em crianças com. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista, UNESP, Brasil.
2006 - 2006
Determinantes Históricos e Sociais da Reforma Psiq. (Carga horária: 3h).
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
2006 - 2006
T.O. no contexto hospitalar na área oncológica. (Carga horária: 8h).
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
2006 - 2006
Introdução a Terapia de Integração Sensorial. (Carga horária: 32h).
CONGRESSO NORTE NORDESTE DE TERAPIA OCUPACIONAL, IV CONNTO, Brasil.
2006 - 2006
A Construção do conhecimento da Terapia Ocupaciona. (Carga horária: 8h).
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
2006 - 2006
TDAH: Identificando e atuando com crianças, adoles. (Carga horária: 8h).
Clínica Espaço Interdisciplinar, CLÍN.ESP. INTERD, Brasil.
2006 - 2006
Shantala e estimulação para crianças de 0 a 5 anos. (Carga horária: 8h).
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
2005 - 2005
Dor e Amputação. (Carga horária: 4h).
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
2005 - 2005
A Federação Mundial de T.O. e os Novos Padrões Cur. (Carga horária: 2h).
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
2004 - 2004
Habilidades Ocupacionais na Infância. (Carga horária: 6h).
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
2004 - 2004
Equoterapia: Um Recurso Terapêutico. (Carga horária: 6h).
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
2004 - 2004
Envelhecimento Aspectos Gerais Direcionados-Idosos. (Carga horária: 6h).
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
2004 - 2004
SUS: Uma Abordagem. (Carga horária: 3h).
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.


Atuação Profissional



Hospital de Base de Bauru, HB, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Terapeuta Ocupacional, Carga horária: 30


Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais - USP, HRAC - USP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Aluno de Pós-Graduação - Doutorado


Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 24
Outras informações
Supervisror de estágio de Terapia Ocupacional em Ações Sociais - PSF.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista didático, Enquadramento Funcional: Supervisor de estágio, Carga horária: 8

Atividades

02/2012 - 12/2012
Ensino, Terapia Ocupacional, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado em Terapia Ocupacional e Ações Sociais - PSF
02/2011 - 11/2011
Ensino, Terapia Ocupacional, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado em Terapia Ocupacional - Saúde do Trabalhador
Estágio Supervisionado em Terapia Ocupacional em Ações Sociais
Estágio Supervisionado em Terapia Ocupacional em Pediatria Hospitalar

Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Aluno de Pós-Graduação - Mestrado


Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Terapeuta Ocupacional, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 25

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Membro Comissão Instituicional, Enquadramento Funcional: Membro de Equipe Saber em Rede, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Responsável Técnico da Clínica de TO USC, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Aluno Pesquisador, Enquadramento Funcional: Aluno Pesquisador FAPESP, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Bolsista - estagiário CIEE, Enquadramento Funcional: Recepcionista clínica de Terapia Ocupacional, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Aluno Pesquisador, Enquadramento Funcional: Aluno Pesquisador CNPq, Carga horária: 20

Atividades

05/2010 - Atual
Ensino, Terapia Ocupacional, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Atividades e Recursos Terapêuticos II e III
Bases Metodológicas em Terapia Ocupacional
Estágio Curricular em Desenvolvimento Neuropsicomotor
Estágio Curricular em Disfunção Física
Estágio Curricular em Neurologia Adulto
Estágio Curricular em Neurologia Infantil
Estágio Curricular em Saúde Mental e Reinserção Social
Psicomotricidade
TO Aplicada à Disfunção Física
TO Aplicada à Neurologia I e II
TO Aplicada ao Desenvolvimento Neuropsicomotor
TO Aplicada em saúde mental e reinserção social
Trabalho de Conclusão de Curso I e II
Estágio Curricular Supervisionado de Terapia Ocupacional em Disfunções Físicas
Estágio Curricular Supervisionado de Terapia Ocupacional aplicado ao Desenvolvimento Infantil
Ética e Deontologia
08/2011 - 08/2012
Ensino, Psiocopedagogia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Organização de espaços lúdicos
06/2005 - 06/2007
Estágios , Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, .

Estágio realizado
RECEPCIONISTA CLÍNICA DE TERAPIA OCUPACIONAL.
05/2005 - 06/2006
Estágios , Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, .

Estágio realizado
PARTICIPANTE PROGRAMA DE ESTIMULAÇÃO E DESENVOVIMENTO INFANTIL DE 0 A 6 ANOS.

SORRI - Bauru, SORRI, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Terapeuta Ocupacional, Carga horária: 24


Hospital Unimed Bauru, HUB, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Recreacionista Brinquedoteca, Carga horária: 36

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Bolsista - estagiário CIEE, Enquadramento Funcional: Estagiária Terapia Ocupacional Brinquedoteca, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Guthrie - Habilitação e Reabilitação, GUTHRIE, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Terapeuta Ocupacional



Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Teleducação e desenvolvimento infantil: contribuições do profissional da saúde a pais e equipe
Descrição: As fissuras labiopalatinas estão entre as malformações de maior incidência, sendo reconhecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como importante problema de saúde pública. Essa informação configura-se como dado importante para proposição de ações de promoção e prevenção em saúde nos diferentes níveis do sistema de assistência, visando a abrangência de toda a população, mesmo aquelas que não são conduzidas precocemente a centros de assistência especializada, por residirem em territórios descentralizados. Considerando que a comunicação em saúde é um potencial recurso na transmissão de conhecimento e pode promover a capacitação profissional continuada, por meio também da realidade virtual que resulta do recente e acelerado desenvolvimento tecnológico, os Programas de Telessaúde, entre eles a Teleducação podem representar um importante instrumento nesse processo. Considerando isso, o objetivo deste projeto é desenvolver e analisar um ambiente virtual para transmissão de informações sobre o desenvolvimento de crianças com e sem fissura labiopalatina e/ou anomalia craniofacial para pais e profissionais na rede de assistência em saúde por meio da Teleducação. Para a realização dessa pesquisa está sendo elaborado um ambiente virtual e é prevista a avaliação do mesmo pelos participantes da pesquisa. Estima-se que este trabalho irá contribuir no fomento da utilização da Teleducação na propagação dos serviços promovidos na assistência em saúde à criança com fissura labiopalatina e/ou anomalia craniofacial, aprimorando a assistência ofertada a essa clientela, assim como promover o desenvolvimento da criança com fissura labiopalatina e/ou anomalia craniofacial ou sem malformações e/ou deficiências junto a seus familiares. Destacar-se-á neste contexto as contribuições do profissional da terapia ocupacional que ao atuar neste âmbito deve explorar, entre outros fatores, as habilidades de cada criança, o ambiente em que será realizada a atividade e o interesse envolvido na sua realização, fomentando a educação e treinamento com os pais em relação as atividades da criança que, decorrente a hospitalização e prolongados períodos voltados a atendimentos de saúde, podem ser privadas de atividades cotidianas que organizam e orientam seu desenvolvimento, podendo apresentar prejuízos em seu desenvolvimento. Para minimizar esses fatores, torna-se relevante a condução desses casos por profissionais e recursos que possam orientar os pais quanto a estratégias que favoreçam o desenvolvimento da criança em seu cotidiano, cabendo também ao terapeuta ocupacional, como integrante da equipe multidisciplinar e profissional na área da saúde, promover o desenvolvimento de programas e práticas educativas que possibilitem a promoção, a prevenção e a recuperação neste âmbito..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Lyana Carvalho e Sousa - Coordenador / Luciana Paula Maximino - Integrante.
2010 - 2012
ESTUDO COMPARATIVO DO COTIDIANO DE CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL E DE CRIANÇAS COM DESENVOLVIMENTO TÍPICO

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Maria Luísa Guillaumon Emmel em 03/08/2016.
Descrição: O cotidiano tem sido tema de interesse de diversos especialistas em diferentes áreas do conhecimento, com objetivos variados. A valorização crescente deste tema refletiu na produção de teorias e pesquisas que discutem a sua importância. Considerando a complexidade na (re)construção do cotidiano, o terapeuta ocupacional deverá estar atento não apenas à avaliação de como estão sendo organizadas as atividades, mas também ao papel e à satisfação do sujeito diante dessa organização. Em pessoas com distúrbios do desenvolvimento, a vida cotidiana e as construções do indivíduo acabam sendo alteradas. É o caso das crianças com paralisia cerebral. Este estudo teve por objetivo descrever e comparar aspectos do cotidiano de 19 crianças com paralisia cerebral e 19 crianças com desenvolvimento típico, relacionados a sua rotina diária, às atividades de cuidados pessoais, de lazer, escolares/educativas e terapêuticas. Para tal, foi feita a descrição geral das crianças por meio dos dados obtidos através da aplicação de entrevistas semiestruturadas e do instrumento Relógio de Atividades, realizados com os responsáveis. Os resultados mostraram que as crianças com paralisia cerebral apresentam maior dependência na realização de suas atividades de vida diária, menor diversidade de companhias, de ambientes frequentados e menor tempo dedicado a atividades de lazer, quando comparadas com as crianças com desenvolvimento típico. Os achados apresentados e discutidos puderam contribuir com a ampliação do conhecimento sobre o cotidiano de crianças com e sem deficiências, suas semelhanças e principais diferenças, além de apontar para novas pesquisas que se fazem necessárias dentro da área..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Lyana Carvalho e Sousa - Integrante / MARIA LUÍSA G. EMMEL - Coordenador.
2008 - 2009
O brincar no contexto hospitalar na visão dos acompanhantes de crianças internadas
Descrição: A hospitalização infantil pode comprometer o desenvolvimento normal da criança, decorrente da quebra de sua rotina e do processo de adaptação à nova realidade. São várias as iniciativas no sentido de promover espaços em hospitais que possibilitem à criança contato com atividades lúdicas, principalmente após o movimento de humanização hospitalar, iniciado pelo Ministério da Saúde desde 2000. Os espaços existentes possuem organização própria e muitas são as variáveis que influenciarão a atitude da criança perante a possibilidade de realização de atividades lúdicas, dentre elas, a participação dos acompanhantes. Saber qual a interpretação dos mesmos sobre o brincar no contexto hospitalar e quais as características que associa a essa atividade é essencial para melhor planejamento das ações de assistência. Esta pesquisa teve por objetivo analisar a opinião dos acompanhantes sobre a promoção do brincar no espaço de hospitalização da criança. Para tanto, os acompanhantes responderam a questionários durante o período de internação e foram registrados aspectos da relação entre as crianças, seus acompanhantes e as atividades de brincar a partir da observação participante. Os dados foram analisados através de estatística descritiva e análise de conteúdo. Participaram do estudo 65 mães de crianças internadas, sendo que a maioria acompanhava pacientes na faixa etária entre 2 a 6 anos. Todas avaliaram que a criança deve participar da brinquedoteca, pois auxilia na recuperação, propiciando alívio do sofrimento, acalmando a criança e aliviando as tensões. As atividades de maior preferência e mais desenvolvidas foram o desenho e a pintura. Observou-se que as crianças apresentam alguma resistência inicial à responsável pela brinquedoteca, sendo que a seguir começam a entender a proposta, ficando mais seguras e interagindo melhor. Em relação aos acompanhantes, preferem ficar observando a criança na situação do brincar, interferindo de forma isolada, geralmente reforçando estímulos dados pela responsável pelo local. Conclui-se os acompanhantes consideram importante a brinquedoteca no contexto de hospitalização das crianças para amenizar os efeitos da internação e auxiliar no desenvolvimento..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Lyana Carvalho e Sousa - Integrante / Fabiana Cristina Frigieri De Vitta - Coordenador.
2005 - 2006
O cotidiano lúdico de crianças com necessidades especiais.
Descrição: O presente trabalho teve por objetivo investigar o cotidiano lúdico de crianças portadoras de necessidades especiais atendidas na Clínica de Educação para a Saúde (CEPS) da Universidade do Sagrado Coração (USC). Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com os pais dessas crianças que aceitaram participar deste estudo, formando um total de 9 mães de crianças de 5 a 9 anos de idade. Os dados obtidos pelos prontuários das crianças visaram a caracterização descritiva dos participantes, posteriormente, a análise dos dados obtidos pelas entrevistas com as mães permitiu organizar os resultados por semelhanças nas seguintes categorias: rotina, companhia, preferências, materiais, horários e ambientes que brincam. Este estudo possibilitou identificar que todas as crianças que compuseram essa amostra estavam matriculadas em escolas, permitiu também confirmar que quanto maior o comprometimento neuropsicomotor dessas crianças, maior é o número de atendimentos especializados em sua rotina semanal. Assim, o tempo para brincar, a diversidade de companheiros e de ambientes no cotidiano dessas crianças são menos valorizados enquanto atividade que possui elevado potencial terapêutico. Os resultados também forneceram indicativos sobre a concepção dos pais sobre o brincar e sobre os fatores que influenciam esta atividade quando a criança apresenta um atraso no desenvolvimento. Dessa forma, o presente estudo contribui para refletir sobre a intervenção do terapeuta ocupacional no cotidiano de atividades lúdicas de crianças portadoras de necessidades especiais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Lyana Carvalho e Sousa - Integrante / Carla Cilene Baptista da Silva - Coordenador.


Projetos de extensão


2011 - 2012
TERAPIA OCUPACIONAL NO CONTEXTO HOSPITALAR EXPERIÊNCIAS NA ORGANIZAÇÃO E ATUAÇÃO EM ESPAÇOS LÚDICOS
Descrição: A hospitalização infantil pode comprometer o desenvolvimento normal da criança, decorrente da quebra de sua rotina e do processo de adaptação à nova realidade. São várias as iniciativas no sentido de promover espaços para o desenvolvimento da criança, principalmente após o movimento de humanização hospitalar, iniciado pelo Ministério da Saúde desde 2000. Possibilitar a realização de atividades lúdicas, expressivas em espaços organizados pode influenciar a atitude da criança perante a dinâmica vivenciada durante a internação hospitalar. Considerando a importância dessa temática este projeto tem como objetivo favorecer o desenvolvimento infantil em âmbito hospitalar e promover o aprimoramento das estagiárias do curso de Terapia Ocupacional em relação aos conceitos e organizações lúdicas. Para tal serão realizadas atividades lúdicas semanalmente no espaço denominado Serviço de Educação e Terapia Ocupacional, do Hospital de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo (HRAC ? USP BAURU) conhecido como Centrinho, essas intervenções serão realizadas em grupo e/ou individualmente..
Situação: Desativado; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Lyana Carvalho e Sousa - Coordenador.
2010 - 2010
INTENSIFICAÇÃO DE CUIDADOS DE TERAPIA OCUPACIONAL A PACIENTES COM TRANSTORNO MENTAL
Descrição: O contexto atual da assistência à saúde mental no Brasil é marcado pela experiência da desinstitucionalização, isto é, busca-se desinstituir o tradicional, por meio de novas formas de se relacionar com o louco e a loucura. No sentido de intensificar esforços, a fim de demonstrar objetivamente a possibilidade de substituir o hospital psiquiátrico por meio de um conjunto de iniciativas políticas, científicas, sociais, culturais, administrativas e jurídicas visando transformar a relação da sociedade com as pessoas portadoras de transtornos mentais criaram-se os serviços substitutivos, por exemplo, os centros de atenção psicossocial - CAPS. Considerando que a terapia ocupacional aborda problemas do cotidiano do indivíduo, em casos de transtornos mentais severos e persistentes, age sobre os problemas como o controle da vida e as habilidades comprometidas, através do acompanhamento terapêutico ocupacional tornam-se possível o refinamento ou a aquisição de habilidades práticas do controle da vida do sujeito. Nesse sentido, esse projeto teve por objetivo ampliar os cuidados terapêuticos ocupacionais prestados a essa clientela. Para realização do mesmo as atividades propostas durante o estágio dos alunos do curso de terapia ocupacional foram intensificadas tendo em vista a promoção e avanço relacionados às atividades ligadas à inclusão social, como a participação em atividades sociais, educacionais e de lazer. Essas propostas foram realizadas semanalmente no CAPS ? Bauru em atendimentos realizados em grupo composto por 8 pacientes e 6 alunas do curso de terapia ocupacional sob orientação da Profa Lyana Carvalho e Sousa. Os resultados do projeto permitiram verificar alguns fatores relacionados ao cuidado e interesses dessa clientela, como atividades de maior e menor interesse, sentimentos explorados e expressados durante o processo terapêutico, entre outros. Através dessa experiência foi possível ampliar as possibilidades da assistência prestada ao doente mental, assim como o.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Lyana Carvalho e Sousa - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2016
Menção Honrosa com a apresentação do trabalho: Análise do perfil sensorial de crianças com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, na IX Jornada de Terapia Ocupacional, Universidade do Sagrado Coração.
2016
Menção Honrosa com a apresentação do trabalho: O olhar terapêutico ocupacional sobre a importância da classe hospitalar no aprendizado de crianças em tratamento oncológico, na modalidade painel, IX Jornada de Terapia Ocupacional da Universidade do Sagrado Coração.
2016
Menção Honrosa com a apresentação do trabalho: Crianças com fissuras labiopalatinas: manual de orientação de brinquedos e brincadeiras, na IX Jornada de Terapia Ocupacional, Universidade do Sagrado Coração.
2015
Paraninfa do Curso de Terapia Ocupacional, Universidade do Sagrado Coração - USC - Bauru/SP.
2013
Paraninfa do Curso de Terapia Ocupacional, Universidade do Sagrado Coração - USC - Bauru/SP.
2011
Nome de Turma do Curso de Terapia Ocupacional - USC, Universidade Sagrado Coração - USC Bauru/SP.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
XIMENES, MARIA AMÉLIA2017XIMENES, MARIA AMÉLIA ; DEL? VESCOVO, ROSA MARIA ; MANCHINI, RAFAELA FIORETTO ; CONTI, MARTA HELENA SOUZA DE ; SOUZA, LYANA CARVALHO E . Qualidade de vida dos idosos participantes do Projeto -Unidos da Melhor Idade- do Município de Fernão, SP, Brasil. REVISTA KAIRÓS GERONTOLOGIA, v. 20, p. 427, 2017.

2.
SOUZA, C. D. R.2017SOUZA, C. D. R. ; GONCALVES, I. C. R. C. ; BRAZ, G. M. ; SOUSA, L.C. ; BUFFA, M. J. M. B. ; MORAES, MCAF ; MAXIMINO, L. P. . ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO DE MANUAL EDUCATIVO SOBRE ESTIMULAÇÃO NEUROPSICOMOTORA: ESTRATÉGIA DE CONHECIMENTO PARA PAIS E/OU CUIDADORES DE CRIANÇAS COM FISSURAS LABIOPALATINAS E/OU SÍNDROMES ASSOCIADAS. REVISTA SALUSVITA (ONLINE), v. 36, p. 983-998, 2017.

3.
SOUSA, L.C.2017SOUSA, L.C.; MORAES, MCAF ; SOUZA, C. D. R. ; SILVA, H. ; SILVA, E. G. ; REIS, L. C. S. ; SILVA, P. P. ; MAXIMINO, L. P. . AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES DA TERAPIA OCUPACIONAL A PAIS E FAMILIARES NA ASSISTÊNCIA DE CRIANÇAS COM ANOMALIAS CRANIOFACIAIS. CADERNOS DE TERAPIA OCUPACIONAL DA UFSCAR, v. 25, p. 255-266, 2017.

4.
SOUSA, L.C.2015SOUSA, L.C.; VITTA, A. ; LIMA, J. M. ; VITTA, F. C. F. . THE ACT OF PLAYING WITHIN THE HOSPITAL CONTEXT IN THE VISION OF THE ACCOMPANYING PERSONS OF THE HOSPITALISED CHILDREN. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano, v. 25, p. 41-49, 2015.

5.
SOUSA, L.C.2013 SOUSA, L.C.; EMMEL, M. L. G. . A organização do tempo no cotidiano de crianças com paralisia cerebral e de crianças com o desenvolvimento típico.. Temas sobre Desenvolvimento, v. 19, p. 136-141, 2013.

Capítulos de livros publicados
1.
RIBEIRO FILHO, C. F. ; SOUZA, L.C. . Manual para pessoas com mobilidade reduzida e deficiência física provocadas por neuropatologias adquiridas. Tecnologia assistiva: desenvolvimento e aplicação. 1ed.Bauru: Canal 6, 2018, v. 1, p. 1-.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SOUSA, L.C.. Em busca de qualidade de vida. O mundo secreto do cérebro, Editora Alto Astral, p. 25 - 25, 01 jul. 2015.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
FERRAZ, F. ; CAVALANTE, J. V. M. ; SANDRI, V. M. ; SOUZA, L.C. . UMA PROPOSTA COLABORATIVA DA TERAPIA OCUPACIONAL NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: MANUAL INCLUIR. In: Simpósio Internacional de Linguagens Educativas, 2018, Bauru. ANAIS - SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LINGUAGENS EDUCATIVAS, 2018. v. 1. p. 532-542.

2.
PINSON, L. F. ; SOUSA, L.C. ; XIMENES, M. A. ; QUAGGIO, C. M. P. . A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NA ASSISTÊNCIA TERAPÊUTICA OCUPACIONAL À CRIANÇAS COM ALTERAÇÕES MOTORAS: UMA ANÁLISE DOS RESPONSÁVEIS. In: Simpósio Internacional de Linguagens Educativas, 2018, Bauru. ANAIS - SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LINGUAGENS EDUCATIVAS, 2018. v. 1. p. 568-576.

3.
VICENTE, T. ; SOUZA, A. G. ; MANTOVANI, J. V. ; QUAGGIO, C. M. P. ; SILVA, E. G. ; SOUZA, L.C. . DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO MÓVEL NA ÁREA DA TERAPIA OCUPACIONAL: ORGANIZAÇÃO DA ROTINA DIÁRIA DE CRIANÇAS COM DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM ESCOLAR. In: Simpósio Internacional de Linguagens Educativas, 2017, Bauru. ANAIS - SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LINGUAGENS EDUCATIVAS, 2017.

4.
SILVA, H. ; SILVA, E. G. ; SILVA, P. P. ; SOUSA, L.C. . TeO: um chatterbot para Telessaúde. In: 5 Simpósio Internacional de Linguagens Educativas, 2015, Bauru. Anais - Simpósio Internacional de Linguagens Educativas, 2015.

5.
SOUSA, L.C.; EMMEL, M. L. G. . O cotidiano na vida de crianças com paralisia cerebral e de crianças com o desenvolvimento típico.. In: XII Congresso Brasileiro e IX Congresso Latino Americano de Terapia Ocupacional, 2011, São Paulo. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar. São Carlos, 2011. v. 19.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SOUSA, L.C.; MORAES, MCAF ; SOUZA, C. D. R. ; SILVA, M. C. A. ; MANSANO, J. M. ; SILVA, E. G. ; SILVA, P. P. ; MAXIMINO, L. P. . TELEDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES DO PROFISSIONAL DA SAÚDE A PAIS E EQUIPETELEDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES DO PROFISSIONAL DA SAÚDE A PAIS E EQUIPE. In: V Simpósio Internacional de Fissuras Orofaciais e Anomalias Relacionadas, 2017, Bauru. V Simpósio Internacional de Fissuras Orofaciais e Anomalias Relacionadas, 2017.

2.
RIBEIRO, I. R. ; FRUTUOSO, R. M. ; SANTOS, R. F. M. ; SILVA, M. C. A. ; MANSANO, J. M. ; SOUSA, L.C. ; TRETTENE, A. S. ; MORAES, MCAF . A ATUAÇÃO DA TERAPIA OCUPACIONAL NA ELABORAÇÃO DE MANUAL DE BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS PARA ESTIMULAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA. In: V Simpósio Internacional de Fissuras Orofaciais e Anomalias Relacionadas, 2017, Bauru. V Simpósio Internacional de Fissuras Orofaciais e Anomalias Relacionadas, 2017.

3.
ROSSIM, S. Q. ; SOUSA, L.C. . PROTOCOLO DE TRATAMENTO TERAPÊUTICO OCUPACIONAL PARA PACIENTES COM SEQUELAS DO ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO. In: I SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA NA SAÚDE FUNCIONAL, 2017, Bauru. I SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA NA SAÚDE FUNCIONAL, 2017.

4.
GROSSO, S. M. ; QUAGGIO, C. M. P. ; SOUSA, L.C. ; XIMENES, M. A. . UM OLHAR DA T.O. NO ACOMPANHAMENTO FISIOTERÁPICO DE UM PACIENTE COM TRAUMA DE MÃO POR FOGO DE ARTIFÍCIO. In: Jornada de Terapia Ocupacional - TO inovando e renovando a terapia ocupacional, 2016, Bauru. Anais Jornada de Terapia Ocupacional. Bauru: Universidade do Sagrado Coração, 2016. v. 1. p. 1-22.

5.
SERRANO, A. C. ; SOUSA, L.C. ; SCHINZARI, N. R. G. . A importância do brincar na terapia ocupacional: uma revisão de literatura em periódicos nacionais. In: Jornada de Terapia Ocupacional - TO Inovando e renovando a terapia ocupacional, 2016, Bauru. ANAIS JORNADA DE TERAPIA OCUPACIONAL. Bauru: Universidade do Sagrado Coração, 2016. v. 1. p. 1-22.

6.
SCARPELLI, S. V. ; SCHINZARI, N. R. G. ; SOUSA, L.C. . ANÁLISE DO PERFIL SENSORIAL DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE. In: JORNADA DE TERAPIA OCUPACIONAL - TO inovando e renovando a terapia ocupacional, 2016, Bauru. ANAIS JORNADA DE TERAPIA OCUPACIONAL. Bauru: Universidade do Sagrado Coração, 2016. v. 1. p. 1-22.

7.
SILVA, M. C. A. ; MORAES, MCAF ; SCHINZARI, N. R. G. ; SOUSA, L.C. . Crianças com fissuras labiopalatinas: manual de orientação de brinquedos e brincadeiras. In: Jornada de Terapia Ocupacional - TO inovando e renovando a terapia ocupacional, 2016, Bauru. ANAIS JORNADA DE TERAPIA OCUPACIONAL. Bauru: Universidade do Sagrado Coração, 2016. v. 1. p. 1-22.

8.
RIBEIRO FILHO, C. F. ; QUAGGIO, C. M. P. ; SOUSA, L.C. . Manual de instruções para pessoas com mobilidade reduzida e deficiência física provocadas por neuropatologias adquiridas. In: Jornada de Terapia Ocupacional - TO inovando e renovando a terapia ocupacional, 2016, Bauru. ANAIS JORNADA DE TERAPIA OCUPACIONAL. BAuru: Universidade do Sagrado Coração, 2016. v. 1. p. 1-22.

9.
FRASCARELI, L. M. ; SCHINZARI, N. R. G. ; SOUSA, L.C. . O olhar terapêutico ocupacional sobre a importância da classe hospitalar no aprendizado de crianças em tratamento oncológico. In: Jornada de Terapia Ocupacional - TO inovando e renovando a Terapia Ocupacional, 2016, Bauru. ANAIS JORNADA DE TERAPIA OCUPACIONAL. Bauru: Universidade do Sagrado Coração, 2016. v. 1. p. 1-22.

10.
XIMENES, M. A. ; QUAGGIO, C. M. P. ; MANCHINI, R. F. ; SOUSA, L.C. . Idosos ativos: um estudo sobre qualidade de vida. In: 9 Congresso Paulista de Geriatria e Gerontologia, 2015, São Paulo. Anais 9 Congresso Paulista de Geriatria e Gerontologia, 2015.

11.
SOUSA, L.C.; SILVA, E. G. ; SILVA, H. ; MORAES, MCAF ; MAXIMINO, L. P. . TeO: um processador de linguagem natural para otimização da assistência de crianças com fissuras labiopalatinas e anomalias craniofaciais.. In: VI Simpósio Internacional de Fissuras Orofaciais e Anomalias Relacionadas, 2015, Bauru. Anais do VI Simpósio Internacional de Fissuras Orofaciais e Anomalias Relacionadas, 2015.

12.
SOUZA, C. D. R. ; MORAES, MCAF ; BUFFA, M. J. M. B. ; BRAZ, G. M. ; MAXIMINO, L. P. ; SOUSA, L.C. . Relato de experiência da Terapia Ocupacional nas Unidades de Terapia Intensiva e Semi-intensiva em bebês com fissuras orofaciais e síndromes associadas. In: VI Simpósio Internacional de Fissuras Orofaciais e Anomalias Relacionadas, 2015, Bauru. Anais do VI Simpósio Internacional de Fissuras Orofaciais e Anomalias Relacionadas, 2015.

13.
SOUZA, C. D. R. ; GONCALVES, I. C. R. C. ; MORAES, MCAF ; BUFFA, M. J. M. B. ; MAXIMINO, L. P. ; SOUSA, L.C. . Orientações sobre o desenvolvimento neuropsicomotor para pais e cuidadores de crianças com fissuras labiopalatinas e/ou síndromes associadas. In: VI Simpósio Internacional de Fissuras Orofaciais e Anomalias Relacionadas, 2015, Bauru. Anais do VI Simpósio Internacional de Fissuras Orofaciais e Anomalias Relacionadas, 2015.

14.
XIMENES, M. A. ; DEL? VESCOVO, ROSA MARIA ; MANCHINI, R. F. ; CONTI, M. H. S. ; SOUSA, L.C. . Qualidade de vida dos idosos participantes do Projeto -Unidos da Melhor Idade- do Município de Fernão, SP, Brasil. In: GERP.15, 2015, São Paulo. 9º CONGRESSO PAULISTA DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA. São Paulo, 2015. v. 1. p. 1-444.

15.
SOUSA, L.C.; SILVA, S. C. L. ; CESAR, A. C. ; MORAES, MCAF ; BRAZ, G. M. . Atenção a familiares de crianças com anomalias craniofaciais: experiência de estágio em terapia ocupacional. In: XIV Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional, 2015, Rio de Janeiro. XIV Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional, 2015.

16.
SOUSA, L.C.; MORAES, MCAF . Experiência de estágio de terapia ocupacional junto às crianças com anomalias craniofaciais hospitalizadas e seus familiares. In: 2ºEncontro da Cultuta e Extensão do HRAC/USP, 2014, Bauru. 2ºEncontro da Cultuta e Extensão do HRAC/USP. Bauru, 2014.

17.
SOUSA, L.C.; MORAES, MCAF ; BUENO, T. O. ; FRANCA, A. B. ; MOREIRA, C. L. . A terapia ocupacional na atenção a crianças com anomalias craniofaciais hospitalizadas: um relato de experiência. In: II Simpósio Internacional de Fissuras Orofaciais e Anomalias Relacionadas, 2011, Bauru. II Simpósio Internacional de Fissuras Orofaciais e Anomalias Relacionadas, 2011. v. 1.

18.
SOUSA, L.C.; VITTA, F. C. F. . O brincar no contexto hospitalar na visão dos acompanhantes de crianças internadas.. In: XII Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional e IX Congresso Latino Americano de Terapia Ocupacional, 2011, São Paulo. XII Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional e IX Congresso Latino Americano de Terapia Ocupacional, 2011.

19.
SOUSA, L.C.; PEREZ, NMP . Terapia Ocupacional em contextos hospitalares: um estudo exploratório nas unidades de terapia intensiva pediátrica e neonatal na cidade de Bauru.. In: XII Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional e IX Congresso Latino Americano de Terapia Ocupacional, 2011, São Paulo. XII Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional e IX Congresso Latino Americano de Terapia Ocupacional, 2011.

20.
SOUSA, L.C.; SEGURA, LMS ; PEREZ, NMP ; MORAES, MCAF ; MORAES, JCV ; KRAINER, DF . Terapia Ocupacional e Recursos Lúdicos Como Agentes Promotores do Desenvolvimento da Criança. In: 44º Curso de anomalias congênitas labiopalatinas., 2011, Bauru. 44º Curso de anomalias congênitas labiopalatinas., 2011.

21.
VITTA, F. C. F. ; SOUSA, L.C. ; VITTA, A. . O brincar no contexto hospitalar na visão dos acompanhantes de crianças internadas. In: II Congresso Internacional de Saúde da Criança e do Adolescente, 2010, São Paulo. Revista Brasileira Crescimento Desenvolvimento Humano, 2010. v. 20.

22.
SOUSA, L.C.; VITTA, F. C. F. . O brincar no contexto hospitalar na visão dos acompanhantes de crianças internadas.. In: XVI Forum de Iniciação Científica, 2009, Bauru. XVI Fórum Anual de Iniciação Científica. Bauru, 2009.

23.
SILVA, Carla Cilene Baptista da ; SOUSA, L.C. ; BOTELHO, Isabel Cristina Ferreira . O cotidiano lúdico de crianças com necessidades especiais. In: X Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional, 2006, Goiania. X Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional: contextos, territórios e diversidades. Goiania: Kelps - UCG, 2006.

24.
SOUSA, L.C.; LEDA, Juliana ; XIMENES, M. A. ; MORALES, Letícia ; SEBER, Seber . Lar dos Desamparados: facilitando, prevenindo e orientando seu cotidiano. In: X Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional, 2006, Goiania. X Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional:contextos, territórios e diversidades. Goiania: Kelps - UCG, 2006.

Apresentações de Trabalho
1.
RIBEIRO FILHO, C. F. ; SOUZA, L.C. ; MORAES, MCAF . ATUAÇÃO DA TERAPIA OCUPACIONAL NO HOSPITAL DE REABILITAÇÃO DE ANOMALIAS CRANIOFACIAIS: RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
CABRIOLI, M. ; SOUZA, L.C. . EXPERIÊNCIA GRUPAL DA TERAPIA OCUPACIONAL JUNTO A FAMILIARES DE BEBÊS INTERNADOS EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
CABRIOLI, M. ; SOUZA, L.C. . EXPERIÊNCIA GRUPAL DA TERAPIA OCUPACIONAL JUNTO A FAMILIARES DE BEBÊS INTERNADOS EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
PINHEIRO, R. P. ; SOUZA, L.C. . GRUPO DE FAMILIARES DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA: UMA EXPERIÊNCIA DA TERAPIA OCUPACIONAL. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
FERRAZ, L. T. A. ; SOUZA, L.C. . AVALIAÇÃO TERAPÊUTICA OCUPACIONAL DO DESENVOLVIMENTO DE PREMATUROS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
LOPES, A. C. ; SOUSA, L.C. . TERAPIA OCUPACIONAL EM UMA UNIDADE DE INTERNAÇÃO NEONATAL. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
RODRIGUES, M. P. ; SANDRI, V. M. ; SOUSA, L.C. . A INTERVENÇÃO DA TERAPIA OCUPACIONAL JUNTO A ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
ROSSIM, S. Q. ; SOUSA, L.C. . PROTOCOLO DE TRATAMENTO TERAPÊUTICO OCUPACIONAL PARA PACIENTES COM SEQUELAS DO ACIDENTE VASCULAR ENCEFALICO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
SOUSA, L.C.; MORAES, MCAF ; SOUZA, C. D. R. ; SILVA, M. C. A. ; MANSANO, J. M. ; SILVA, E. G. ; SILVA, P. P. ; MAXIMINO, L. P. . TELEDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES DO PROFISSIONAL DA SAÚDE A PAIS E EQUIPETELEDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES DO PROFISSIONAL DA SAÚDE A PAIS E EQUIPE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
RIBEIRO, I. R. ; FRUTUOSO, R. M. ; SANTOS, R. F. M. ; SILVA, M. C. A. ; MANSANO, J. M. ; SOUSA, L.C. ; TRETTENE, A. S. ; MORAES, MCAF . A ATUAÇÃO DA TERAPIA OCUPACIONAL NA ELABORAÇÃO DE MANUAL DE BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS PARA ESTIMULAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
RIBEIRO FILHO, C. F. ; QUAGGIO, C. M. P. ; SOUSA, L.C. . MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA PESSOAS COM MOBILIDADE REDUZIDA E DEFICIÊNCIA FÍSICA PROVOCADAS POR NEUROPATOLOGIAS ADQUIRIDAS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
SERRANO, A. C. ; GARCIA-SCHINZARI, N. R. ; SOUSA, L.C. . A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA TERAPIA OCUPACIONAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA EM PERIÓDICOS NACIONAIS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
SCARPELLI, S. V. ; GARCIA-SCHINZARI, N. R. ; SOUSA, L.C. . Análise do perfil sensorial de crianças com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
FRASCARELI, L. M. ; GARCIA-SCHINZARI, N. R. ; SOUSA, L.C. . O OLHAR TERAPÊUTICO OCUPACIONAL SOBRE A IMPORTÂNCIA DA CLASSE HOSPITALAR NO APRENDIZADO DE CRIANÇAS EM TRATAMENTO ONCOLÓGICO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
SILVA, M. C. A. ; MORAES, MCAF ; GARCIA-SCHINZARI, N. R. ; SOUSA, L.C. . Crianças com fissuras labiopalatinas: Manual de orientação de brinquedos e brincadeiras na prática terapêutica ocupacional. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
SILVA, M. C. A. ; MORAES, MCAF ; GARCIA-SCHINZARI, N. R. ; QUAGGIO, C. M. P. ; SOUSA, L.C. . Crianças com fissuras labiopalatinas: Manual de orientação de brinquedos e brincadeiras na prática terapêutica ocupacional. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
SOUSA, L.C.. Intervenção Multidisciplinar: evidências sobre sequência de Robin, Síndrome de Crouzon e Velocardiofacial. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
SOUSA, L.C.; CAVALHEIRO, M. G. ; PASCON, C. ; HADUO, M. D. H. ; OLIVEIRA, M. A. R. ; MAXIMINO, L. P. . Intervenção multidisciplinar na Sequência de Pierre Robin. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
SOUSA, L.C.; MORAES, MCAF ; BUFFA, M. J. M. B. ; MAXIMINO, L. P. ; GONCALVES, I. C. R. C. ; SOUZA, C. D. R. . Orientações sobre o desenvolvimento neuropsicomotor para pais e cuidadores de crianças com fissuras labiopalatinas e/ou síndromes associadas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

20.
SOUSA, L.C.; MORAES, MCAF ; SOUZA, C. D. R. ; MAXIMINO, L. P. ; BRAZ, G. M. ; BUFFA, M. J. M. B. . Relato de experiência da Terapia Ocupacional nas Unidades de Terapia Intensiva e Semi-intensiva em bebês com fissuras orofaciais e síndromes associadas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

21.
SILVA, E. G. ; MAXIMINO, L. P. ; MORAES, MCAF ; SILVA, H. ; SOUSA, L.C. . TeO: um processador de linguagem natural para otimização da assistência de crianças com fissuras labiopalatinas e anomalias craniofaciais.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

22.
SOUSA, L.C.; MORAES, MCAF ; MAXIMINO, L. P. ; BRAZ, G. M. ; CESAR, A. C. ; SILVA, S. C. L. . Atenção a familiares de crianças com anomalias craniofaciais: experiência de estágio em terapia ocupacional. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

23.
SOUSA, L.C.; PASCON, C. ; CAVALHEIRO, M. G. ; MAXIMINO, L. P. ; OLIVEIRA, M. A. R. . Intervenção multidisciplinar na síndrome velocardiofacial. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
SOUSA, L.C.; QUAGGIO, C. M. P. ; XIMENES, M. A. ; MANCHINI, R. F. . Idosos ativos: um estudo sobre qualidade de vida. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

25.
SOUSA, L.C.; MORAES, MCAF ; SILVA, S. C. L. ; CESAR, A. C. . Atenção a familiares de crianças com anomalias craniofaciais: experiência de estágio em terapia ocupacional. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

26.
SILVA, H. ; SILVA, E. G. ; SILVA, P. P. ; SOUSA, L.C. . TeO: um chatterbot para Telessaúde. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

27.
SILVA, S. C. L. ; CESAR, A. C. ; MORAES, MCAF ; SOUSA, L.C. . ATENÇÃO A FAMILIARES DE CRIANÇAS COM ANOMALIAS CRANIOFACIAIS: EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO EM TERAPIA OCUPACIONAL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

28.
XIMENES, M. A. ; DEL? VESCOVO, ROSA MARIA ; MANCHINI, R. F. ; CONTI, M. H. S. ; SOUSA, L.C. . Qualidade de vida dos idosos participantes do Projeto -Unidos da Melhor Idade- do Município de Fernão, SP, Brasil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

29.
SOUSA, L.C.; MORAES, MCAF . Experiência de estágio de terapia ocupacional junto às crianças com anomalias craniofaciais hospitalizadas e seus familiares. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

30.
SOUSA, L.C.. Telessaúde,telemedicina, teleassistência, telereabilitação: tratamentos do século XXI. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

31.
SOUSA, L.C.; MORAES, MCAF . Experiência de estágio de terapia ocupacional junto à crianças com anomalias craniofaciais hospitalizadas e seus familiares.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

32.
SOUSA, L.C.; MORAES, MCAF ; NASCIMENTO, N. M. ; BUFFA, M. J. M. B. ; MOTTI, T. F. G. . Grupo de expressão corporal de adoslescentes com fissura labiopalatina: visão dos familiares. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

33.
SOUSA, L.C.; MORAES, MCAF . Experiência de estágio de terapia ocupacional junto à crianças com anomalias craniofaciais hospitalizadas e seus familiares.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

34.
SOUSA, L.C.; MORAES, MCAF ; NASCIMENTO, N. M. ; BUFFA, M. J. M. B. ; MOTTI, T. F. G. . Grupo de expressão corporal de adoslescentes com fissura labiopalatina: visão dos familiares. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

35.
SOUSA, L.C.. Terapia Ocupacional em Contextos Hospitalares: Processos Avaliativos e Recursos Terapêuticos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

36.
SOUSA, L.C.; CARLOMANHO, A. M. F. ; PIOVEZANNI, M. A. T. ; SUEIRO, W. G. . Processo de prescrição e confecção de recursos de tecnologia assistiva de baixo custo no estágio supervisionado em programas sociais.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

37.
SOUSA, L.C.; CARLOMANHO, A. M. F. ; PIOVEZANNI, M. A. T. ; SUEIRO, W. G. . Processo de prescrição e confecção de recursos de tecnologia assistiva de baixo custo no estágio supervisionado em programas sociais.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

38.
SOUSA, L.C.; FRANCA, A. B. ; MOREIRA, C. L. ; MORAES, MCAF ; BUENO, T. O. . A terapia ocupacional na atenção de crianças com anomalias craniofaciais hospitalizadas: um relato de experiência. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

39.
SOUSA, L.C.; MORAES, MCAF ; KRAINER, DF ; MORAES, JCV ; PEREZ, NMP ; SEGURA, LMS . Terapia Ocupacional e Recursos Lúdicos Como Agentes Promotores do Desenvolvimento da Criança. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

40.
SOUSA, L.C.; PEREZ, NMP . Terapia Ocupacional em contextos hospitalares: um estudo exploratório nas unidades de terapia intensiva pediátrica e neonatal na cidade de Bauru.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

41.
SOUSA, L.C.; VITTA, F. C. F. . O brincar no contexto hospitalar na visão das mães das crianças internadas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

42.
SOUSA, L.C.; EMMEL, M. L. G. . O cotidiano na vida de crianças com paralisia cerebral e de crianças com o desenvolvimento típico. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

43.
SOUSA, L.C.; SEGURA, LMS ; MOREIRA, C. L. ; MORAES, MCAF ; BUENO, T. O. . A terapia ocupacional na atenção a crianças com anomalias craniofaciais hospitalizadas: um relato de experiência. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

44.
SOUSA, L.C.; VITTA, F. C. F. . O brincar no contexto hospitalar na visão dos acompanhantes de crianças internadas.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

45.
SOUSA, L.C.; BOTELHO, Isabel Cristina Ferreira ; SILVA, Carla Cilene Baptista da . O cotidiano lúdico de crianças com necessidades especiais.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

46.
SILVA, Carla Cilene Baptista da ; SOUSA, L.C. ; BOTELHO, Isabel Cristina Ferreira . O cotidiano lúdico de crianças com necessidades especiais. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

47.
SILVA, Carla Cilene Baptista da ; SOUSA, L.C. ; BOTELHO, Isabel Cristina Ferreira . O cotidiano lúdico de crianças com necessidades especiais. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

48.
SOUSA, L.C.; XIMENES, M. A. ; MORALES, Letícia ; LEDA, Juliana ; SEBER, Seber . Lar dos Desamparados: facilitando, prevenindo e orientando o seu cotidiano. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

49.
SILVA, Carla Cilene Baptista da ; SOUSA, L.C. ; BOTELHO, Isabel Cristina Ferreira . O cotidiano lúdico de crianças com necessidades especiais. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
SOUSA, L.C.; MORAES, MCAF ; SILVA, E. G. ; SILVA, P. P. ; SILVA, H. ; REIS, L. C. S. ; SOUZA, C. D. R. ; BRAZ, G. M. ; CAVALHEIRO, M. G. ; MAXIMINO, L. P. . TO Crescendo: desenvolvimento do seu bebê. 2018; Tema: O site apresenta informações que foram elaboradas e avaliadas sobre o desenvolvimento de bebês, especialmente bebês com fissura labiopalatina e anomalias craniofaciais. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
FERRAZ, F. ; SOUSA, L.C. . Manual Incluir. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).

2.
VICENTE, T. ; SOUZA, A. G. ; SILVA, E. G. ; SOUSA, L.C. . DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO MÓVEL NA ÁREA DA TERAPIA OCUPACIONAL: ORGANIZAÇÃO DA ROTINA DIÁRIA DE CRIANÇAS COM DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM ESCOLAR. 2017. (Aplicativo).

3.
SILVA, M. C. A. ; MORAES, MCAF ; SOUSA, L.C. . Manual de brinquedos e brincadeiras. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).

4.
RIBEIRO FILHO, C. F. ; SOUSA, L.C. . Manual prático para disfunções físicas. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual de informações).

5.
SOUSA, L.C.. Telessaúde,telemedicina, teleassistência, telereabilitação: os desafios do tratamento. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
SOUSA, L.C.. Disgrafia: do diagnóstico à reabiolitação.. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
SOUSA, L.C.. Disgrafia: do diagnóstico à reabilitação. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
SOUSA, L.C.. Reabilitação Cognitiva e Memória. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
SOUSA, L.C.; MONTEIRO, Alexandra dos Santos . Como lidar com a diversidade nas atividades escolares. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
SOUSA, L.C.. Como lidar com a diversidade nas atividades escolares. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SOUSA, L.C.; MONTEIRO, Alexandra dos Santos; VITTA, F. C. F.. Participação em banca de Débora Aleixo Campanhã. O brincar da criança com e sem deficiência na percepção de seus responsáveis.. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Intervenção em Neurope) - Universidade Federal de São Carlos.

2.
SOUSA, L.C.. Participação em banca de Sonia Maria de Souza Garofa. A mediação do psicopedagogo clínico nas dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psiocopedagogia) - Universidade do Sagrado Coração.

3.
SOUSA, L.C.. Participação em banca de Maria Silva de Barros Salgado. Um olhar psicopedagógico sobre a afetividade e o ato motor. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psiocopedagogia) - Universidade do Sagrado Coração.

4.
SOUSA, L.C.. Participação em banca de Kelly de Lima Gimenes e Regina Camargo de Lima. A contribuição da psicopedagogia e sua intervenção nas dificuldades de aprendizagem.. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psiocopedagogia) - Universidade do Sagrado Coração.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
XIMENES, M. A.; SOUSA, L.C.; CAVALANTE, J. V. M.. Participação em banca de Izabella Cristina Santana.Terapia Ocupacional na demência: o que se sabe sobre o tema. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade do Sagrado Coração.

2.
QUAGGIO, C. M. P.; SOUSA, L.C.; CAVALANTE, J. V. M.. Participação em banca de GABRIELA LEITE SÔNEGO.Benefícios da equoterapia para crianças com deficiências: um enfoque interdisciplinar. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade do Sagrado Coração.

3.
SANDRI, V. M.; SOUSA, L.C.; CAVALANTE, J. V. M.. Participação em banca de JOÃO VITOR PEREIRA DA SILVA.A atuação da Terapia Ocupacional junto a pacientes depressivos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade do Sagrado Coração.

4.
SANDRI, V. M.; SOUSA, L.C.; CAVALANTE, J. V. M.. Participação em banca de ARIADNE CRISTHINIE ALVIN BATISTA.Adolescente em conflito com a lei: atuação da Terapia Ocupacional. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade do Sagrado Coração.

5.
SANDRI, V. M.; SOUSA, L.C.; CAVALANTE, J. V. M.. Participação em banca de AMANDA CAMPOS VASCONCELOS.Terapia Ocupacional no contexto familiar com pessoas em situação de vulnerabilidade. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade do Sagrado Coração.

6.
QUAGGIO, C. M. P.; SOUSA, L.C.; CAVALANTE, J. V. M.. Participação em banca de TAMIRIS FERNANDA SORRATINI.Qualidade de vida dos cuidadores de crianças de 0 a 12 anos atendidas na clínica de Terapia Ocupacional. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade do Sagrado Coração.

7.
ABREU, J. M.; GARCIA-SCHINZARI, N. R.; SOUSA, L.C.. Participação em banca de Juliana Miziara de Abreu.Qualidade de vida no contexto escolar de crianças com baixa visão após utilização de recursos de auxílio óptico. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade do Sagrado Coração.

8.
FRASCARELI, L. M.; GARCIA-SCHINZARI, N. R.; SOUSA, L.C.. Participação em banca de Letícia Maciel Frascareli.O olhar terapêutico ocupacional sobre a importância da classe hospitalar no aprendizado de crianças em tratamento oncológico.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade do Sagrado Coração.

9.
GARCIA-SCHINZARI, N. R.; SOUSA, L.C.. Participação em banca de Gabrielle Marques Silveira Cezar.A importância do brincar e sua utilização pelo terapeuta ocupacional na oncopediatria: análise da produção científica brasileira. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade do Sagrado Coração.

10.
QUAGGIO, C. M. P.; SOUSA, L.C.. Participação em banca de Samanta Moreno Grosso.Um olhar da TO no acompanhamento fisioterápico de um paciente com trauma de mão por fogo de artifício. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade do Sagrado Coração.

11.
SOUSA, L.C.; SILVA, E. G.; SILVA, P. P.. Participação em banca de Helcio da Silva.Um Chatterbot para o Tele-Saúde. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade do Sagrado Coração.

12.
SOUSA, L.C.; XIMENES, M. A.. Participação em banca de Rosa Maria Del´Vescovo.Qualidade de vida dos idosos participantes do projeto "Unidos da melhor idade" do município de Fernão do Estado de São Paulo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade do Sagrado Coração.

13.
QUAGGIO, C. M. P.; SOUSA, L.C.. Participação em banca de Laís de Fátima Chuvuquian Chinaque.Estudp de caso: aplicação da CIF em um paciente com hanseníase. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade do Sagrado Coração.

14.
MONTEIRO, Alexandra dos Santos; SOUSA, L.C.. Participação em banca de Thaísa Paula de Carvalho.O parque e suas contribuições para o desenvolvimento infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade do Sagrado Coração.

15.
SILVA, N. R.; SOUSA, L.C.. Participação em banca de Michele Mity Suzuki.Indicadores de burnout em professores do ensino especial. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

16.
VITTA, F. C. F.; SOUSA, L.C.. Participação em banca de Larissa Barros.A terapia ocupacional na atuação com crianças em situação de risco social: um relato de experiência. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

17.
MONTEIRO, Alexandra dos Santos; SOUSA, L.C.. Participação em banca de ALINE BORGATTO FRANÇA.A toxina botulínica tipo A em membros superiores nas crianças com paralisia cerebral combinado com a terapia ocupacional: uma busca na literatura. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade do Sagrado Coração.

18.
MONTEIRO, Alexandra dos Santos; SOUSA, L.C.. Participação em banca de CARINA LOPES MOREIRA.A funcionalidade da criança com paralisia cerebral na escola ? uma avaliação através da School Function Assessment (SFA). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade do Sagrado Coração.

19.
MONTEIRO, Alexandra dos Santos; SOUSA, L.C.. Participação em banca de Nayara Francez Batagini e Francine Aguiar dos Santos.A atividade lúdica no processo quimioterápico. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade do Sagrado Coração.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SOUSA, L.C.. Processo Seletivo Terapeuta Ocupacional Hospital Estadual de Bauru. 2014. Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar.

2.
SOUSA, L.C.. Concurso Público Técnico Apoio Educativo - HRAC/USP. 2013. Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais - USP.

Outras participações
1.
SOUSA, L.C.; QUAGGIO, C. M. P.; XIMENES, M. A.; GARCIA-SCHINZARI, N. R.; MANTOVANI, J. V.. Membro da Comissão Científica da IX Jornada de Terapia Ocupacional. 2016. Universidade do Sagrado Coração.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Ciclo de Palestras, em comemoração a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla e a Semana Municipal de Prevenção às Deficiências. 2018. (Outra).

2.
X Jornada de Terapia Ocupacional. 2018. (Outra).

3.
Encontro comemorativo aos 100 anos da terapia ocupacional no mundo. 2017. (Encontro).

4.
V Simpósio Internacional de Fissuras Orofaciais e Anomalias Relacionadas. 2017. (Simpósio).

5.
IX Jornada de Terapia Ocupacional. 2016. (Outra).

6.
Oficna IAD - Instrumento de Avaliação Diagnóstica.Oficna IAD - Instrumento de Avaliação Diagnóstica. 2016. (Oficina).

7.
2° Encontro da Cultura e Extensão do HRAC-USP.Experiência de estágio de terapia ocupacional junto à crianças com anomalias craniofaciais hospitalizadas e seus familiares.. 2014. (Encontro).

8.
2° Encontro da Cultura e Extensão do HRAC-USP.Experiência de estágio de terapia ocupacional junto às crianças com anomalias craniofaciais hospitalizadas e seus familiares. 2014. (Encontro).

9.
5° Simpósio de Terapia Ocupacional: disfunção física e suas interfaces.Telessaúde, Telemedicina, Teleassistência/Telereabilitação e os Desafios do Tratamento. 2014. (Simpósio).

10.
5° Simpósio de Terapia Ocupacional: disfunção física e suas interfaces.Telessaúde,telemedicina, teleassistência, telereabilitação: tratamentos do século XXI. 2014. (Simpósio).

11.
I Congresso de Terapia Ocupacional em Contextos Hospitalares e Cuidados Paliativos. Grupo de expressão corporal de adoslescentes com fissura labiopalatina: visão dos familiares. 2014. (Congresso).

12.
I Congresso de Terapia Ocupacional em Contextos Hospitalares e Cuidados Paliativos. Experiência de estágio de terapia ocupacional junto à crianças com anomalias craniofaciais hospitalizadas e seus familiares.. 2014. (Congresso).

13.
I Congresso de Terapia Ocupacional em Contextos Hospitalares e Cuidados Paliativos. 2014. (Congresso).

14.
REATECH - XIII Feira Internacional de Reabilitação, Inclusão, Acessibilidade e Esporte Adaptado. 2014. (Feira).

15.
REATECH - XIII Feira Internacional de Reavilitação, Inclusão, Acessibilidade e Esporte Adaptado. 2014. (Feira).

16.
VIII Jornada de Terapia Ocupacional da USC.Grupo de expressão corporal de adoslescentes com fissura labiopalatina: visão dos familiares. 2014. (Outra).

17.
VIII Jornada de Terapia Ocupacional da USC. 2014. (Outra).

18.
VIII Jornada de Terapia Ocupacional da USC.Experiência de estágio de terapia ocupacional junto à crianças com anomalias craniofaciais hospitalizadas e seus familiares.. 2014. (Outra).

19.
XXXVIII Semana de Estudos do Corpo Docente. 2014. (Outra).

20.
II Jornada de Estudos de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP.Processo de prescrição e confecção de recursos de tecnologia assistiva de baixo custo no estágio supervisionado em programas sociais.. 2012. (Outra).

21.
IX Congresso Norte Nordeste de Terapia Ocupacional - CONNTO - 2012. A terapia ocupacional na atenção de crianças com anomalias craniofaciais hospitalizadas: um relato de experiência. 2012. (Congresso).

22.
IX Congresso Norte Nordeste de Terapia Ocupacional - CONNTO - 2012. Processo de prescrição e confecção de recursos de tecnologia assistiva de baixo custo no estágio supervisionado em programas sociais.. 2012. (Congresso).

23.
Jornada Interdisciplinar dos Cursos da Saúde: Estética e Cosmética, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. 2012. (Outra).

24.
44º Curso de anomalias congênitas labiopalatinas..Terapia Ocupacional e Recursos Lúdicos Como Agentes Promotores do Desenvolvimento da Criança. 2011. (Outra).

25.
II Simpósio Internacional de Fissuras Orofaciais e Anomalias Relacionadas.A terapia ocupacional na atenção de crianças com anomalias craniofaciais hospitalizadas: um relato de experiência. 2011. (Simpósio).

26.
I Jornada de Educação Inclusiva SORRI-BAURU.Disgrafia: do diagnóstico à reabilitação. 2011. (Outra).

27.
Lição dos Grandes Mestres - UATI - USC.Reabilitação Cognitiva e Memória. 2011. (Outra).

28.
XII Congresso Brasileiro e IX Congresso Latino Americado de Terapia Ocupacional. O cotidiano na vida de crianças com paralisia cerebral e de crianças com o desenvolvimento típico. 2011. (Congresso).

29.
XII Congresso Brasileiro e IX Congresso Latino Americano de Terapia Ocupacional. Terapia Ocupacional em contextos hospitalares: um estudo exploratório das unidades de terapia intensiva pediátrica e neonatal na cidade de Bauru. 2011. (Congresso).

30.
XII Congresso Brasileiro e IX Congresso Latino Americano de Terapia Ocupacional. O brincar no contexto hospitalar na visão dos acompanhantes de crianças internadas. 2011. (Congresso).

31.
VI Jornada de Terapia Ocupacional - USC Bauru. 2010. (Simpósio).

32.
I Seminário Nacional de Pesquisa em Terapia Ocupacional. 2009. (Seminário).

33.
Programa de Pós Graduação em Psicopedagogia - USC.Brincando no hospital?!. 2009. (Outra).

34.
XI Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional. 2009. (Congresso).

35.
XVI Fórum de Iniciação Científica." O brincar no contexto hospitalar na visão dos acompanhantes de crianças internadas". 2009. (Simpósio).

36.
II Simpósio Internacional de Cirurgia de Mão e Reabilitação. 2008. (Simpósio).

37.
I Simpósio de Reabilitação Física. 2008. (Simpósio).

38.
V Jornada de Terapia Ocupacional da USC. 2008. (Simpósio).

39.
I Exposição da Produção Técnica e Científica do Curso de Terapia Ocupacional.O cotidiano lúdico de crianças com necessidades especiais.. 2007. (Outra).

40.
X Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional. O cotidiano lúdico de crianças com necessidades especiais. 2007. (Congresso).

41.
I Simpósio em Atuação da Terapia Ocupacional. 2006. (Simpósio).

42.
IV Jornada de Terapia Ocupacional: Fundamentos e Práticas Atuais. 2006. (Simpósio).

43.
VI Congresso Norte Nordeste de Terapia Ocupacional. O cotidiano lúdico de crianças com necessidades especiais. 2006. (Congresso).

44.
XIII Fórum de Iniciação Científica.O cotidiano lúdico de crianças com necessidades especiais. 2006. (Outra).

45.
I Fórum de Educação Especial de Bauru. 2005. (Outra).

46.
III Jornada de Terapia Ocupacional. 2004. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SOUSA, L.C.; QUAGGIO, C. M. P. ; SANDRI, V. M. ; CAVALANTE, J. V. M. ; XIMENES, M. A. . X Jornada de Terapia Ocupacional. 2018. (Outro).

2.
SOUSA, L.C.; QUAGGIO, C. M. P. . IX Jornada de Terapia Ocupacional. 2016. (Outro).

3.
SOUSA, L.C.; MONTEIRO, Alexandra dos Santos ; QUAGGIO, C. M. P. ; XIMENES, M. A. ; SANDRI, V. M. . VIII Jornada de Terapia Ocupacional da USC. 2014. (Outro).

4.
SOUSA, L.C.; QUAGGIO, C. M. P. ; MONTEIRO, Alexandra dos Santos . Jornada Interdisciplinar dos Cursos da Saúde: Estética e Cosmética, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. 2012. (Outro).

5.
SOUSA, L.C.; MONTEIRO, Alexandra dos Santos ; QUAGGIO, C. M. P. . Ferramenta computacional de avaliação de tratamento na reabilitação da mão utilizando técnicas de reabilitação virtual.. 2011. (Outro).

6.
QUAGGIO, C. M. P. ; SOUSA, L.C. ; MONTEIRO, Alexandra dos Santos . A visão multidisciplinar na inclusão escolar. 2011. (Outro).

7.
MONTEIRO, Alexandra dos Santos ; QUAGGIO, C. M. P. ; SOUSA, L.C. . Dor: o que você precisa saber. 2011. (Outro).

8.
SOUSA, L.C.; MONTEIRO, Alexandra dos Santos ; QUAGGIO, C. M. P. . Raio X de Membros Superiores: como identificar a fratura. 2011. (Outro).

9.
QUAGGIO, C. M. P. ; SOUSA, L.C. ; MONTEIRO, Alexandra dos Santos . VI Jornada de Terapia Ocupacional - USC Bauru. 2010. (Outro).

10.
SOUSA, L.C.. I Exposição da Produção Técnica e Científica do Curso de Terapia Ocupacional.. 2007. (Outro).

11.
SOUSA, L.C.. IV Jornada de Terapia Ocupacional: Fundamentos e Práticas Atuais. 2006. (Outro).

12.
SOUSA, L.C.. Dia da Saúde Solidária. 2006. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Regina Maria da Silva. INTEGRAÇÃO SENSORIAL E AUTISMO: ESTUDO DE CASO NA TERAPIA OCUPACIONAL. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade do Sagrado Coração. (Orientador).

2.
Larissa Tavares Alves Ferraz. UM MANUAL DE BRINQUEDOS E RECURSOS ADAPTADOS PARA PREMATUROS DE MUITO BAIXO PESO. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade do Sagrado Coração. (Orientador).

3.
Rebeca Peduti Pinheiro. Assistência terapêutica ocupacional grupal a familiares de crianças com fissura labiopalatinas. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade do Sagrado Coração. (Orientador).

4.
Mariana Cabrioli. TERAPIA OCUPACIONAL NA ASSISTÊNCIA DE FAMILIARES DE BEBÊS INTERNADOS EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL: MANUAL DO DESENVOLVIMENTO. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade do Sagrado Coração. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Ana Carolina Lopes. ESTIMULAÇÃO TERAPÊUTICA OCUPACIONAL EM BEBÊS NO PERÍODO DE INTERNAÇÃO NEONATAL E ORIENTAÇÕES PARA SEUS FAMILIARES. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Terapia Ocupacional) - Universidade do Sagrado Coração. (Orientador).

2.
Mariana Cabrioli. TERAPIA OCUPACIONAL NA ASSISTÊNCIA GRUPAL DE MÃES DE BEBÊS INTERNADOS EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Terapia Ocupacional) - Universidade do Sagrado Coração. (Orientador).

3.
Larissa Tavares Alves Ferraz. ATENÇÃO TERAPÊUTICA OCUPACIONAL A PREMATUROS DE MUITO BAIXO PESO. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Terapia Ocupacional) - Universidade do Sagrado Coração. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
ANDREÍNA MARIA PEREIRA ROMANI. ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN: SUPERANDO A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Lyana Carvalho e Sousa.

2.
SUELI RODRIGUES DA SILVA DOMINGUETE. EDUCAÇÃO ESPECIAL: O USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Lyana Carvalho e Sousa.

3.
ANNA LAURA DE CARVALHO CANDIDO DO CARMO. A INCLUSÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: DESAFIO DOCENTE PERANTE A INCLUSÃO SOCIAL. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Lyana Carvalho e Sousa.

4.
Débora Aleixo Campanhã. O brincar da criança com e sem deficiência na percepção de seus responsáveis. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Intervenção em Neurope) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Lyana Carvalho e Sousa.

5.
JAIANE CRISTINE CAMILO; TÁBATA DE PONTES GRASSI. A ATIVIDADE LÚDICA NA INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA: CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA E CRIANÇAS COM DESENVOLVIMENTO TÍPICO. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psiocopedagogia) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Lyana Carvalho e Sousa.

6.
DANIELA REGINA C. BIRCOL; JOSÉ ROBERTO DALBETO MACHADO. A INFLUÊNCIA DA ESTIMULAÇÃO NOS PRIMEIROS ANOS DE VIDA: A FAMÍLIA, O PSICOPEDAGOGO E O LÚDICO. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psiocopedagogia) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Lyana Carvalho e Sousa.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Letícia Pinson. A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NA ASSISTÊNCIA TERAPÊUTICA OCUPACIONAL À CRIANÇAS COM ALTERAÇÕES MOTORAS: UMA ANÁLISE DOS RESPONSÁVEIS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Lyana Carvalho e Sousa.

2.
Josiane Carvalho Rodrigues. TTERAPIA OCUPACIONAL E SUA INTERVENÇÃO NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Lyana Carvalho e Sousa.

3.
Tainá Vicente. ADESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO MÓVEL NA ÁREA DA TERAPIA OCUPACIONAL: ORGANIZAÇÃO DA ROTINA DIÁRIA DE CRIANÇAS COM DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM ESCOLAR. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Lyana Carvalho e Sousa.

4.
Fernanda Ferraz. UMA PROPOSTA COLABORATIVA DA TERAPIA OCUPACIONAL NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: MANUAL INCLUIR. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Lyana Carvalho e Sousa.

5.
Shirley Queiroz Rossim. DESCRIÇÃO DE UM PROTOCOLO TERAPÊUTICO OCUPACIONAL VOLTADO A PACIENTES COM SEQUELAS DO ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade do Sagrado Coração, Fundo de Amparo a Pesquisa da USC. Orientador: Lyana Carvalho e Sousa.

6.
Arine Pedroso de Marche. Integração Sensorial no Desenvolvimento Infantil: uma revisão bibliográfica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Lyana Carvalho e Sousa.

7.
Mayara Cristina Alves da Silva. Crianças com fissuras labiopalatinas: Manual de orientação de brinquedos e brincadeiras na prática terapêutica ocupacional. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Lyana Carvalho e Sousa.

8.
Silvana Cristina de Lima Silva. Educação em saúde: uma programa de treinamento relacionado ao desenvolvimento infantil à familiares de crianças com deficiência.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Lyana Carvalho e Sousa.

9.
Carlos Felix Ribeiro Filho. Comunicação em saúde: manual de orientações à pessoas com disfunções físicas.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Lyana Carvalho e Sousa.

10.
Ana Clara Serrano. O brincar no desenvolvimento da criança com deficiência: práticas da terapia ocupacional ? Revisão de Literatura. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Lyana Carvalho e Sousa.

11.
Naiara Martins do Nascimento. Aspectos positivos e negativos de um grupo de expressão corporal de adolescentes com fissura labiopalatina: visão dos familiares. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Lyana Carvalho e Sousa.

12.
Natália Campos de Oliveira. O grupo TO na Arte: dificuldades e benefícios da expressão corporal para pessoas com fissura labiopalatina.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Lyana Carvalho e Sousa.

13.
Thaís Helena Carneiro. A humanização nos referenciais teóricos da terapia ocupacional.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Lyana Carvalho e Sousa.

14.
NATALIA M. PILATI PEREZ. TERAPIA OCUPACIONAL EM CONTEXTOS HOSPITALARES: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NAS UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA PEDIÁTRICA E NEONATAL NA CIDADE DE BAURU.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Lyana Carvalho e Sousa.

Iniciação científica
1.
Shirley Queiroz Rossim. OS EFEITOS DA REABILITAÇÃO TERAPÊUTICA OCUPACIONAL EM PACIENTES COM SEQUELAS DO ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO COMBINADO COM A APLICAÇÃO DA NEUROTOXINA BOTULÍNICA TIPO A. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Terapia Ocupacional) - Universidade do Sagrado Coração, Fundo de Amparo a Pesquisa da USC. Orientador: Lyana Carvalho e Sousa.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
SOUSA, L.C.. Telessaúde,telemedicina, teleassistência, telereabilitação: tratamentos do século XXI. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
SOUSA, L.C.. Intervenção Multidisciplinar: evidências sobre sequência de Robin, Síndrome de Crouzon e Velocardiofacial. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
SOUSA, L.C.. Disgrafia: do diagnóstico à reabilitação. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SOUSA, L.C.. Como lidar com a diversidade nas atividades escolares. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
SOUSA, L.C.. Reabilitação Cognitiva e Memória. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
SOUSA, L.C.. Telessaúde,telemedicina, teleassistência, telereabilitação: os desafios do tratamento. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Outras informações relevantes


Financiada no período de 2005-2006 pelo CNPq em pesquisa científica, intitulada "O cotidiano lúdico de crianças com necessidades especiais". Financiada no período de 01/2009 - 06/2009 pela FAPESP em pesquisa científica, intitulada "O brincar no contexto hospitalar na visão dos acompanhantes de crianças internadas."
Supervisiona estágio curricular de desenvolvimento neurpsicomotor e coordenadora de projetos de extensão com ênfase no desenvolvimento infantil, brincar e hospitalização da USC (Universidade Sagrado Coração) no HRAC (Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais - Centrinho).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/01/2019 às 12:34:48