Flávio Celso Trigo

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  • Última atualização do currículo em 20/12/2018


Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (1985), Mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (2001) e Doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é Professor Doutor junto ao Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de São Paulo. Efetua pesquisa na área de estimação não linear de parâmetros em processos estocásticos através de filtros de Kalman, filtros de partículas e análise modal operacional. Possui experiência em identificação de sistemas e modelagem/simulação da dinâmica de sistemas mecânicos e biomecânicos de multiplos corpos, como veículos e equipamentos de auxílio à marcha. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Flávio Celso Trigo
Nome em citações bibliográficas
F. C. Trigo;TRIGO, F.C.;FC Trigo;Trigo, FC;Trigo F.C.;F.C. Trigo;Trigo, F.C.;Flavio C. Trigo;TRIGO, FLAVIO C;Trigo, Flavio Celso;Trigo, F. C.;Trigo, Flavio;Trigo, Flávio

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de São Paulo, Escola Politécnica, Departamento de Engenharia Mecânica.
Av. Prof. Mello Moraes 2231 ? Cidade Universitária
Butantã
05508970 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 30919648


Formação acadêmica/titulação


2001 - 2005
Doutorado em Engenharia Mecânica.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Estimaçao não Linear de Parâmetros Através dos Filtros de Kalman Aplicada à Tomografia por Impedância Elétrica, Ano de obtenção: 2005.
Orientador: Raul Gonzalez Lima.
Palavras-chave: Estimação não linear de parâmetros; Tomografia por Impedância Elétrica; regularização espacial; filtros de Kalman não-lineares.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Biomédica / Subárea: Bioengenharia / Especialidade: Modelagem de Sistemas Biológicos.
Setores de atividade: Fabricação de Equipamentos de Instrumentação Médico-Hospitalar, Odontológico e de Laboratórios; Desenvolvimento de Produtos Tecnológicos Voltados Para A Saúde Humana.
1999 - 2001
Mestrado em Engenharia Mecânica.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Filtro Estendido de Kalman Aplicado à Tomografia Elétrica,Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: Raúl González-Lima.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Estimação não linear de parâmetros; Tomografia por Impedância Elétrica; Identificação de sistemas; filtro de Kalman.
Grande área: Engenharias
Setores de atividade: Fabricação de Equipamentos de Instrumentação Médico-Hospitalar, Odontológico e de Laboratórios; Desenvolvimento de Produtos Tecnológicos Voltados Para A Saúde Humana.
1981 - 1985
Graduação em Engenharia Mecânica.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.




Atuação Profissional



Mercedes-Benz do Brasil S/A, MERCEDES-BENZ, Brasil.
Vínculo institucional

1986 - 1997
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro Mecânico Senior, Carga horária: 45, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

8/1985 - 7/1997
Serviços técnicos especializados , Mercedes-Benz do Brasil S/A, .

Serviço realizado
Engenheiro Senior de Projetos de Bancos de Provas. Engenheiro Senior de Testes do Produto. Projeto de bancadas e execução de testes dinâmicos e estáticos para estruturas do chassi e sistemas de transmissão, suspensão e direção de veículos comerciais..

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Doutor MS 3.2, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2008 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Doutor MS 3.1, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor/Pesquisador RDIDP junto ao Departamento de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica

Vínculo institucional

1999 - 2005
Vínculo: Aluno de Pós-Graduação, Enquadramento Funcional: Aluno de Pós-graduação, Carga horária: 10
Outras informações
Participação no Projeto Temático FAPESP 01/05303-4 ?Novas Estratégias em Ventilação Artificial: Diagnóstico e Prevenção do Barotrauma/Biotrauma Através da Tomografia por Impedância Elétrica?.

Atividades

08/2018 - Atual
Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PME 3100 - Mecânica I
02/2018 - Atual
Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
PME 5009 - Introdução à Teoria de Estimação
02/2018 - Atual
Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PME 3200 - Mecânica II
07/2013 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Politécnica, Departamento de Engenharia Mecânica.

Cargo ou função
Membro Titular representante de Profs. Drs. na Congregação da EPUSP.
06/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Escola Politécnica, Departamento de Engenharia Mecânica.

12/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Escola Politécnica, Departamento de Engenharia Mecânica.

4/2011 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Politécnica, Departamento de Engenharia Mecânica.

Cargo ou função
Membro Titular do Conselho de Curso - CoC - Engenharia Mecânica.
08/2010 - Atual
Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
PME 5009 - Introdução à Teoria de Estimação
07/2008 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Escola Politécnica, Departamento de Engenharia Mecânica.

08/2018 - 12/2018
Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PME 3402 - Laboratório de Simulações Numéricas
08/2017 - 12/2017
Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PME 3100 - Mecânica I
8/2017 - 12/2017
Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PME 3402 - Laboratório de Medição e Controle Discreto
3/2017 - 12/2017
Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PME3210 - Mecânica dos Sólidos I
2/2017 - 6/2017
Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
PME 5009 - Introdução à Teoria de Estimação
8/2016 - 12/2016
Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PME3100 - Mecânica I
PME2443 - Microcontroladores e Controle Digital
PME3201 - Laboratório de Simulações Numéricas
2/2016 - 6/2016
Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PME3100 - Mecânica I
8/2015 - 12/2015
Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PME2443 - Microcontroladores e Controle Digital
PME3100 - Mecânica I
PME3210 - Laboratório de Simulações Numéricas
2/2015 - 7/2015
Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PME3200 - Mecânica II
8/2014 - 12/2014
Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PME2443 - Microcontroladores e Controle Digital
PME3100 - Mecânica I
2/2014 - 7/2014
Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PME2200 - Mecânica B
8/2013 - 12/2013
Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PME2100 - Mecânica A
PME2443 - Microcontroladores e Controle Digital
2/2013 - 6/2013
Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PME2200 - Mecânica B
7/2012 - 12/2012
Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PME2100 - Mecânica A
PME2443 - Microcontroladores e Controle Digital
2/2012 - 7/2012
Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PME2100 - Mecânica A
PME2200 - Mecânica B
8/2011 - 12/2011
Ensino, Engenharia Industrial Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PME2100 - Mecânica A
2/2011 - 7/2011
Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PME2200 - Mecânica B
8/2010 - 12/2010
Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PME2100 - Mecânica A
2/2010 - 7/2010
Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PME2100 - Mecânica A
PME2200 - Mecânica B
8/2009 - 12/2009
Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PME2100 - Mecânica A
2/2009 - 6/2009
Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PME2100 - Mecânica A
8/2008 - 12/2008
Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PME2100 - Mecânica A
10/1999 - 12/2005
Pesquisa e desenvolvimento , Universidade de São Paulo, .


Ims Engenharia de Sistemas Médicos, IMS*, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretor, Carga horária: 10

Atividades

3/2004 - 6/2008
Pesquisa e desenvolvimento , Ims Engenharia de Sistemas Médicos, .


Cnz Engenharia e Informática Ltda, CNZ, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 10

Atividades

7/2006 - 6/2007
Serviços técnicos especializados , Cnz Engenharia e Informática Ltda, .

Serviço realizado
Consultoria na elaboração de um modelo em elementos finitos para a transferência de calor em um equipamento Termociclador Gradiente (PCR) para utilização em Laboratórios de Biologia Molecular, processo CNPq 551867/2005-1..

Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 12
Outras informações
Cinemática do Sólido (3o. semestre do curso de Engenharia) Dinâmica do Sólido (4o. semestre do curso de Engenharia) Controle e Servomecanismos I e II (7o. e 8o. semestres do curso de Eng. Mecatrônica) Projeto Integrado em Engenharia Mecatrônica I e II: orientação de trabalhos de formatura (9o. e 10o. semestres do curso de Engenharia Mecatrônica)

Atividades

2/2001 - 6/2008
Ensino, Engenharia Mecatrônica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cinemática do Sólido
Controle e Servomecanismos I
Controle e Servomecanismos II
Dinâmica do Sólido
Projeto Integrado em Engenharia Mecatrônica I
Projeto Integrado em Engenharia Mecatrônica II


Linhas de pesquisa


1.
Modelagem de sistemas biológicos
2.
Estimação não-linear de parâmetros aplicada à Tomografia por Impedância Elétrica

Objetivo: Obter modelos dinâmicos com base em estimadores estocásticos não-lineares para sistemas cuja descrição matemática é complexa ou mesmo inviável, do ponto de vista prático à solução de problemas de Engenharia. Exemplos de aplicações em estudo são: - estudo da dinâmica de risers; - monitoramento do comportamento de chamas em fornos de refino de óleo; - caracterização de fração de vazio no escoamento em dutos de extração de óleo e gás; - melhoria das imagens absolutas em aplicações na área médica; - rastreamento de objetos móveis.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Biomédica.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
Palavras-chave: filtros de Kalman não-lineares; Identificação de sistemas; Rastreamento de objetos móveis; dinâmica de chamas; Sinais biomédicos.
3.
Identificação de modelos de sistemas biológicos

Objetivo: A compreensão da dinâmica dos sistemas que envolvem organismos vivos (e, em particular, os processos que ocorrem no corpo humano), são fundamentais no projeto de equipamentos destinados à melhoria na qualidade de vida das pessoas, seja em termos de fornecer diagnósticos mais precisos ou de auxiliar na reabilitação de pacientes com sequelas diversas. O objetivo dessa linha é estudar a adequação das abordagens convencionais de identificação de sistemas de engenharia em complexos sistemas biológicos. Exemplos dessas abordagens são a otimização do acionamento manual de cadeiras de rodas e o projeto de um dispositivo inteligente de auxílio a pessoas que sofrem de apneia do sono..
Palavras-chave: Auxílio à marcha; Controle motor; Identificação de sistemas.
4.
Aplicação de métodos numéricos à solução de problemas inversos
5.
Projeto de equipamentos para auxílio à marcha de pessoas com deficiência

Objetivo: Esta linha é especificamente dedicada ao estudo e ao projeto de equipamentos para auxílio de portadores de deficiências de movimentação..
Palavras-chave: Auxílio à marcha; Auxílio a portadores de deficiência.
6.
Modelagem e simulação da dinâmica de veículos submarinos do tipo planador aquático (glider)

Objetivo: Compreender a dinâmica desses equipamentos para efeito de aplicação em controle e navegação inercial..
Palavras-chave: dinãmica de sistemas de massa variável; dinâmica de sistemas multicorpos; dinâmica de veículos.
7.
Estudo da dinâmica de chamas em fornos de refino de óleo utilizando análise modal operacional e estimadores estocásticos não-lineares.

Objetivo: O controle de processos em fornos de refino de óleo é efetuado, atualmente, por um conjunto de sensores de alto custo de operação e manutenção. Tais sensores são necessários para que um especialista (operador) possa corrigir as variáveis do processo em tempo hábil para que fenômenos de instabilização da chama levem à perda de eficiência no processo de combustão, com consequente aumento na emissão de poluentes ou à extinção da chama, situação esta potencialmente perigosa tanto para as pessoas quanto para o próprio equipamento. Nessa pesquisa, visa-se substituir os complicados sensores por câmeras fotográficas cujas imagens das chamas, uma vez processadas, geram vetores de características a serem utilizados como entradas na obtenção de um modelo da dinâmica do processo de combustão. Para tanto, técnicas de análise modal operacional e estimadores estocásticos não-lineares (filtros de Kalman) realizam a tarefa supracitada. O objetivo final é fornecer dados para a criação de um sistema de controle automatizado, que requeira menos intervenção do especialista humano..
Grande área: Engenharias
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Estimação de parâmetros através de filtros de Kalman.
Setores de atividade: Fabricação de coque, de produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis; Extração de Petróleo e Gás Natural; Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Palavras-chave: dinâmica de chamas; Estimação não linear de parâmetros; Identificação de sistemas; problemas inversos.


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Desenvolvimento de sistema de medição de múltiplos sensores inerciais para monitoramento da segurança de veículos
Descrição: Descrição: Sistemas monitorados utilizando sensores MEMS (micro eletro-mechanic systems), tem sido desenvolvido e empregados em inúmeras áreas da engenharia tornando-se cada vez mais comum em aplicações nos diversos segmentos da industria. A aplicação no segmento veicular como, sistema ABS, sistema de controle de tração, controle de direcionamento, tem atingido até veículos populares devido à redução de custo e facilidade de implementação. Entretanto devido a sua natureza construtiva os MEMS apresentam em geral pouca precisão e elevado ruído interno. O uso de múltiplos sensores MEMS é uma das soluções para esta limitação sendo objetivo deste plano de pesquisa. Esta técnica associada com métodos adequados de tratamento de sinais (redundância, fusão, observadores, filtro de Kalman, etc.) permite melhorar suas características funcionais estendendo sua funcionalidade identificando diretamente a aceleração angular que é o objetivo do desenvolvimento deste projeto. O produto final é de interesse nas diversas áreas da engenharia, entre elas metro-ferroviária e ônibus urbano, diversificando e ampliando sua faixa de aplicação. Um protótipo será construído e testando em campo numa aplicação metro-ferroviária. este projeto é financiado pela FAPESP.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Flávio Celso Trigo - Integrante / Roberto Spinola Barbosa - Coordenador / Marlon Dyo Fukuda Koga - Integrante / Renan Destefani Monteiro - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
2016 - Atual
Estimação simultânea da vazão multifásica e composição do fluido em medidores baseados em diferencial de pressão
Descrição: Escoamentos multifásicos em dutos submarinos de petróleo e gás apresentam fases líquida e gasosa, o que torna a determinação da vazão média problemática pois, para sua medição, é necessária a interrupção da operação para a montagem de equipamento específico. Os intervalos combinados de parada, montagem /desmontagem do equipamento de medição e nova partida da planta implicam em elevados custos, que poderiam ser evitados caso fosse possível mensurar a vazão média em tempo real. Além disso, os equipamentos de medição atualmente utilizados, que representam o estado-da-arte, são importados e caros. O presente projeto tem, pois, por objetivo, utilizar técnicas de tomografia por impedância elétrica na estimação da fração de vazio no duto, sem que haja necessidade de parada da planta..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) .
Integrantes: Flávio Celso Trigo - Integrante / Raul Gonzalez Lima - Integrante / Jorge Luis Baliño - Coordenador / Sérgio de Paula Pellegrini - Integrante / Fabio Saltara - Integrante.Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Cooperação.
Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 1
2011 - 2014
Núcleo de Apoio à Pesquisa Oceano Sustentável (NAP-OS)
Descrição: As recentes demandas para a exploração sustentável dos oceanos criaram as condições para o estabelecimento de uma parceria entre a Escola Politécnica e o Instituto Oceanográfico da USP em um projeto patrocinado pela Pró-Reitoria de Pesquisa. O objetivo do projeto é proporcionar aos pesquisadores em engenharia e tecnologia a oportunidade de conhecer melhor as demandas dos pesquisadores em oceanografia e trabalhar em conjunto no atendimento a tais demandas. Neste particular, o Laboratório de Dinâmica e Controle, do Departamento de Engenharia Mecânica da EPUSP, irá estudar e desenvolver o protótipo de um veículo do tipo glider, veículo autônomo de exploração oceânica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2014
Caracterização do início do processo de instabilização de chamas em fornos de refino
Descrição: A estabilidade da chama em fornos de refino é de fundamental importância na correta operação deste tipo de equipamento, uma vez que a queima na proporção estequiométrica requerida dela depende. Além disso, caso a chama venha a se tornar instável, uma conseqüência direta é o aumento na probabilidade de sua extinção, resultando em dispersão de poluentes altamente tóxicos diretamente na atmosfera e, na hipótese de alguma falha grave na operação do sistema de controle de alimentação de combustível, até em explosão do forno. Dessa forma, faz-se mister estabelecer com exatidão o limiar de ocorrência da instabilidade da chama. Diversos estudos denotam a dependência entre propriedades de imagens das chamas como brilho, geometria e espectros, e as respectivas variáveis do processo de combustão. Nestes estudos mostra-se que o desenvolvimento de vários métodos destinados a construir um vetor de características proveniente da análise das imagens permite a estimação de um subconjunto de variáveis de estado que definem um ponto de operação no processo de combustão. No presente projeto, pretende-se determinar o limiar de ocorrência de instabilidade da chama em fornos de refino através da análise de seqüências de imagens, com particular atenção à porção contendo a raiz da chama. A observação das condições de textura, espectro de freqüências e da forma dos histogramas de tons de cinza em função das condições estáveis ou instáveis das chamas possibilitará a determinação de um vetor de características das imagens. Os dados de imagens assim tratados serão utilizados na identificação de um modelo com base em técnicas de análise modal operacional; uma vez identificados os modelos correspondentes às situações de classificação previamente estabelecidas, sua validação será efetuada com dados (o vetor de características de imagens) de outras condições de chamas que não as empregadas na determinação do modelo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Flávio Celso Trigo - Coordenador / Agenor de Toledo Fleury - Integrante / Flavius Portella Ribas Martins - Integrante / Rodrigo Prado da Silva - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2010 - 2012
Desenvolvimento Tecnológico Colaborativo de Ferramenta de Projeto para Avaliação do Desempenho Hidrodinâmico de Embarcações Submersas
Descrição: O projeto visa o desenvolvimento tecnológico de ferramenta de apoio ao projeto hidrodinâmico de embarcações submersas em avanço e em manobras. A abordagem utilizada baseia-se na modelagem analítico-numérica de um modelo de embarcação submersa axisimétrica e na obtenção de coeficientes hidrodâmicos com o auxílio de técnicas experimentais como PIV (Particles Image Velocity) e na execução de ensaios através de PMM (Planar Motion Mecanism) em tanque de provas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de desenvolvimento


2006 - 2007
Desenvolvimento de um aparelho de ventilação portátil de baixo custo para uso domiciliar, baseado no conceito de pressão positiva nas vias aéreas superiores (CPAP), com controle automático dos níveis de pressão.
Descrição: Este projeto é parcialmente financiado através do PIPE-FAPESP 055864-3. O conceito CPAP (Continuous Positive Airway Pressure) baseia-se no fornecimento de ar sob pressão positiva, por meio de um sistema artificial, durante todo o ciclo da respiração humana. Atualmente, equipamentos que utilizam este conceito são disponíveis para uso domiciliar, com o intuito de minimizar o incômodo causado pela apnéia do sono. Os aparelhos CPAP mais simples destinados ao alívio dos sintomas decorrentes da apnéia do sono caracterizam-se por manter pressão positiva constante durante todo o ciclo da respiração; como a pressão positiva é mantida também na fase expiratória da respiração, o usuário pode experimentar algum desconforto. A eliminação deste efeito deu origem aos aparelhos conhecidos como BiPAP, nos quais a pressão positiva é diminuída na fase expiratória. O preço dos equipamentos CPAP no mercado nacional varia entre US$ 500 e US$ 900, e não existe similar fabricado no Brasil. Este projeto visa desenvolver um aparelho para fornecimento de ar sob pressão positiva que seja portátil, para uso domiciliar, cujo preço final ao consumidor não ultrapasse US$ 300 e com controle automático programável dos níveis de pressão, de acordo com as necessídades do paciente. O controle automático programável, do tipo malha fechada, é a inovação tecnológica pretendida..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Flávio Celso Trigo - Coordenador / José Augusto Lopes - Integrante / Agenor de Toledo Fleury - Integrante / Fernando Souza e Freitas Júnior - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Outra.
1999 - 2005
Novas Estrategias em Ventilacao Artificial: Diagnostico e Prevencao do Barotrauma/Biotrauma Atraves da Tomografia por Impedância Elétrica
Descrição: Desenvolvimento de tecnologia de Tomografia por Impedância Elétrica. Aplicação de técnicas de filtros de Kalman para a solução do problema inverso de estimação de parâmetros (propriedades dielétricas de um meio) heterogêneo. A pesquisa foi desenvolvida durante o programa de Pós-graduação no Departamento de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica da USP, e é parte do Projeto Temático FAPESP 01/05303-4..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Flávio Celso Trigo - Integrante / Raúl Gonzalez Lima - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Outra.


Outros Projetos


2006 - 2007
Órtese Híbrida para Auxílio de Marcha em Pacientes com Comprometimento de Movimentação dos Membros Inferiores
Descrição: Órtese é um dispositivo ortopédico de fixação externa para auxílio de marcha ou postura aplicável a pacientes com alguns tipos de disfunção de marcha e mobilidade dos membros inferiores. Este projeto visa o desenvolvimento de uma órtese híbrida, que junta a parte mecânica de adaptação ortopédica a mecanismos de controle eletrônico ou de Estimulação Elétrica Funcional (EEF). O projeto é executado com suporte do Programa PIPE FAPESP 05/55863-7..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Flávio Celso Trigo - Integrante / José Augusto Lopes - Coordenador / Agenor de Toledo Fleury - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Outra.


Revisor de periódico


2004 - Atual
Periódico: IEEE Transactions on Biomedical Engineering
2006 - Atual
Periódico: ABCM Symposium Series in Bioengineering Vol. 1'. 2006
2009 - Atual
Periódico: Journal of the Brazilian Society of Mechanical Sciences and Engineering
2013 - Atual
Periódico: Expert Systems with Applications
2014 - Atual
Periódico: Ocean Engineering
2018 - Atual
Periódico: LATIN AMERICAN JOURNAL OF SOLIDS AND STRUCTURES (IMPRESSO)
2018 - Atual
Periódico: IEEE SENSORS JOURNAL


Revisor de projeto de fomento


2015 - Atual
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
2013 - Atual
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Estimação de parâmetros através de filtros de Kalman.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Mecânica dos Sólidos/Especialidade: Dinâmica dos Corpos Rígidos, Elásticos e Plásticos.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Projetos de Máquinas/Especialidade: Estática e Dinâmica Aplicada.
4.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Biomédica / Subárea: Bioengenharia/Especialidade: Aplicação de Métodos Numéricos à Solução de Problemas Inversos.
5.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Fenômenos de Transporte/Especialidade: Princípios Variacionais e Métodos Numéricos.
6.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Biomédica / Subárea: Bioengenharia/Especialidade: Estimação de Parâmetros e Identificação de Sistemas Biológicos.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2012
The Best 2012 Automotive Engineering Capstone Project Competition ­ 7 th edition - 1st. place, PACE - ­ Partners fort the Advancement of Collaborative Engineering Education.
2011
The Best 2011 Automotive Engineering Capstone Project Competition ­ 6th edition - 2nd. place, PACE - ­ Partners fort the Advancement of Collaborative Engineering Education.
2011
The Best 2011 Automotive Engineering Capstone Project Competition ­ 6th edition - 3rd. place, PACE - ­ Partners fort the Advancement of Collaborative Engineering Education.
2006
Menção Honrosa do Prêmio CAPES de Teses 2006, CAPES.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de trabalhos:20
Total de citações:89
Fator H:4
Trigo, Flavio C  Data: 20/12/2018

SCOPUS
Total de trabalhos:9
Total de citações:42
Trigo, F. C.; F.C.Trigo; Trigo, Flavio C., FC Trigo, Trigo F. C.  Data: 24/04/2014

Artigos completos publicados em periódicos

1.
PELLEGRINI, SERGIO P2018PELLEGRINI, SERGIO P ; TRIGO, FLAVIO C ; LIMA, RAUL G . Solving the electrical impedance tomography inverse problem for logarithmic conductivity: numerical sensitivity. COMPEL-THE INTERNATIONAL JOURNAL FOR COMPUTATION AND MATHEMATICS IN ELECTRICAL AND ELECTRONIC ENGINEERING, v. 37, p. 681-690, 2018.

2.
FLEURY, A.T.2017FLEURY, A.T. ; Trigo, F.C. ; PACÍFICO, A.L. ; MARTINS, F.P.R. . An inference model for combustion diagnostics in an experimental oil furnace. EXPERT SYSTEMS, v. 35, p. e12245/1-18, 2017.

3.
OLIVEIRA, A.L.L.2014OLIVEIRA, A.L.L. ; TRIGO, F.C. ; MARTINS, F.P.R. . Quantitative evaluation of parameters used in wear testing simulators of total hip arthroplasty components. Wear (Lausanne), v. 313, p. 1-10, 2014.

4.
SILVA, R.P.2014SILVA, R.P. ; FLEURY, A.T. ; MARTINS, F.P.R. ; PONGE-FERREIRA, W.J.A. ; Trigo, F.C. . Identification of the state-space dynamics of oil flames through computer vision and modal techniques. Expert Systems with Applications, v. 42, p. 2421-2428, 2014.

5.
5OLIVEIRA, A. L. L.2013 OLIVEIRA, A. L. L. ; F. C. Trigo ; QUEIROZ, R. D. ; Carvalho, R. T. . Development of a protocol for the performance evaluation of wear machines used in tests of joint prostheses. Mechanism and Machine Theory, v. 61, p. 59-67, 2013.

6.
4QUEIROZ, R. D.2013 QUEIROZ, R. D. ; OLIVEIRA, A. L. L. ; F. C. Trigo ; LOPES, José Augusto . A finite element method approach to compare the wear of acetabular cups in polyethylene according to their lateral tilt in relation to the coronal plane. Wear (Lausanne), v. 298-99, p. 8-13, 2013.

7.
2FLEURY, A.T.2013FLEURY, A.T. ; TRIGO, F.C. ; MARTINS, F.P.R. . A new approach based on Computer Vision and non-linear Kalman filtering to monitor the nebulization quality of oil flames. Expert Systems with Applications, v. 40, p. 4760/ESWA8426-4769, 2013.

8.
1F. C. Trigo2013 F. C. Trigo; Flavius P.R. Martins ; Agenor T. Fleury ; Hélio Silva Jr. . Identification of a scaled-model riser dynamics through a combined computer vision and adaptive Kalman filter approach. Mechanical Systems and Signal Processing, v. 43, p. 124-140, 2013.

9.
6MARTINS, Flavius Portella Ribas2012MARTINS, Flavius Portella Ribas ; LIMA, Raúl González ; Ferreira, W. P. ; F. C. Trigo . Singularities in the expression of the kinetic energy of a system of particles subject to holonomous constraints. International Journal of Mechanical Engineering Education, v. 40, p. 251-260, 2012.

10.
7MARTINS, Flavius Portella Ribas2011MARTINS, Flavius Portella Ribas ; F. C. Trigo ; FLEURY, Agenor de Toledo . On the Euler and Lagrange's points of view in rigid body mechanics. International Journal of Mechanical Engineering Education, v. 39, p. 68-77, 2011.

11.
3F. C. Trigo2004 F. C. Trigo; LIMA, Raúl González ; AMATO, Marcelo . Electrical impedance tomography using the Extended Kalman Filter. IEEE Transactions on Biomedical Engineering (Print), Estados Unidos da América, v. 1, n.51, p. 72-81, 2004.

Capítulos de livros publicados
1.
Trigo, F.C.; Sanchez, O. ; MARTINS, F.P.R. . Application of Optical Techniques to Materials Characterization and Modeling. In: Gilmar F. Batalha. (Org.). Comprehensive Materials Processing. 1ed.: Elsevier, 2014, v. 2, p. 83-94.

2.
MANTRIPRAGADA, K. ; TRIGO, F.C. ; MARTINS, F.P.R. ; FLEURY, A.T. . Vehicle tracking using feature matching and Kalman filtering. In: Alfaro, C.S.A; Caurin, G.A.P.; Gonçalvel, R.S.; De Negri, V.J.; Ledezma, J.A.. (Org.). ABCM Symposium Series in Mechatronics. 1ed.Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas, 2014, v. 6, p. 497-507.

3.
FLEURY, Agenor de Toledo ; F. C. Trigo ; MARTINS, Flavius Portella Ribas . Application of Computer Vision and Kalman Filtering Techniques to Identify Oil Flames Nebulization Quality. In: Victor Juliano De Negri; Eduardo André Perondi; Mauro André Barbosa Cunha; Oswaldo Horikawa. (Org.). ABCM Symposium Series in Mechatronics Vol. 4. Rio de Janeiro, Brasil: Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas, ABCM, 2010, v. 4, p. 1-10.

4.
F. C. Trigo; LIMA, Raúl Gonzalez . Iterated Extended Kalman Filter with Adaptive State Noise Estimation for Electrical Impedance Tomography. In: Luciano Menegaldo; Jayme Pinto Ortiz; Djenane C. Pamplona. (Org.). ABCM Symposium Series in Bioengineering Vol. 1. 1ed.Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas, 2007, v. 1, p. 13-14.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ROTAVA, E. ; BALINO, J. L. ; TRIGO, F.C. . Assessment of uncertainties and parameter estimation in a offshore gas pipeline. In: DINAME 2017 - XVII International Symposium on Dynamic Problems of Mechanics, 2017, São Sebastião. DINAME 2017 - XVII International Symposium on Dynamic Problems of Mechanics - Book of Abstracts. Rio de Janeiro: ABCM - Brazilian Society of Mechanical Sciences and Engineering, 2017. p. 25-25.

2.
SAMPAIO, R. ; TRIGO, F.C. . Modelling and simulation of the rolling dynamics of a tractor-trailer truck vehicle. In: DINAME 2017 - XVII International Symposium on Dynamic Problems of Mechanics, 2017, São Sebastião. DINAME 2017 - XVII International Symposium on Dynamic Problems of Mechanics - Book of Abstracts. Rio de Janeiro: ABCM - Brazilian Society of Mechanical Sciences and Engineering, 2017. p. 39-39.

3.
PELLEGRINI, S. P. ; YAMAGUCHI, A. J. ; TRIGO, F.C. ; LIMA, R. G. ; BALINO, J. L. ; CAMPOS, S. R. V. . Apparatus Design for an independent Multiphase Flowrate meter. In: 4th Multiphase Flow Journeys: EBECEM, 2017, 2017, S'ao Paulo. IV journeys in Multiphase Flows (JEM2017), 2017.

4.
PELLEGRINI, S. P. ; BALINO, J. L. ; TRIGO, F.C. . Design of a sample-based prior using a phenomenological model for annular flow. In: 8th World Congress on Industrial Process Tomography, 2016, Foz do Iguaçu. 8th World Congress on Industrial Process Tomography, 2016.

5.
Agenor T. Fleury ; Danilo S. Chuí ; Flavio C. Trigo ; Flavius P.R. Martins . Modeling, Identification and a First Control Approach on the Quality of Flames in Oil Furnaces. In: The 8th International Conference on Integrated Modeling and Analysis in Applied Control and Automation, 2015, Bergeggi, Italy. Proceedings of the Int. Conf. on Integrated Modeling and Analysis in Applied Control and Automation - IMAACA 2015. Genova, Italy: DIME Universitá di Genova, 2015. p. 79-88.

6.
MARTINS, F.P.R. ; TRIGO, F.C. ; FLEURY, Agenor de Toledo ; PONGE-FERREIRA, W. A. J. . Comparative study of vorticity fields generated by cylindrical bodies undergoing forced rolling motion. In: 22nd International Congress of Mechanical Engineering, 2013, Ribeirão Preto. Proceedings of COBEM 2013. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas - ABCM, 2013. p. 557-564.

7.
MANTRIPRAGADA, K. ; MARTINS, F.P.R. ; TRIGO, F.C. ; Agenor T. Fleury . Vehicle tracking using feature matching and Kalman filtering. In: 22nd International Congress of Mechanical Engineering, 2013, Ribeirão Preto. Proceedings of COBEM 2013. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas - ABCm, 2013. p. 361-371.

8.
MARTINS, Flavius Portella Ribas ; F. C. Trigo ; SILVA JR., H ; FLEURY, Agenor de Toledo . Application of a Computer Vision Method to Identify the Kinematics of a Scaled-Model Riser. In: 14th DINAME International Symposium on Dynamic Problems of Mechanics, 2011, Sao Sebastião - São Paulo. Proceedings of the XIV International Symposium on Dynamic Problems of Mechanics (DINAME 2011), 2011. v. 1. p. 1-322.

9.
FLEURY, Agenor de Toledo ; F. C. Trigo ; MARTINS, Flavius Portella Ribas . Identificação da qualidade de nebulização de chamas de óleo em fornos de refino utilizando técnicas de visão computacional e filtro de Kalman. In: XVIII Congresso Brasileiro de Automática - CBA-2010, 2010, Bonito, MS. Anais do XVIII CBA, 2010, 2010. v. 1. p. 1-8.

10.
FLEURY, Agenor de Toledo ; Flavius P.R. Martins ; F. C. Trigo . Application of computer vision and Kalman filtering techniques to identify oil flames nebulization quality. In: 20th International Congress of Mechanical Engineering, 2009, Gramado. Proceedings of COBEM 2009. Rio de Janeiro: ABCM - Associação Brasileira de Ciências Mecânicas, 2009. p. 1-10.

11.
LIMA, Raúl Gonzalez ; F. C. Trigo ; FLEURY, Agenor de Toledo . An Algorithm for Dynamic Electrical Impedance Tomography based on the Unscented Kalman Filter. In: Technology and Medical Sciences International 4, 2006, Dundee. Proceedings of the Technology and Medical Sciences International 4, 2006. p. 1-8.

12.
F. C. Trigo; LIMA, Raúl Gonzalez . Iterated Extended Kalman Filter with Adaptive Noise Estimation for Electrical Impedance Tomography. In: Technology Meets Surgery International, 2005, São Paulo. Annals of Technology Meets Surgery 2005, 2005.

13.
F. C. Trigo; LIMA, Raúl González . Tomography algorithm Using the Extended Kalman Filter. In: 4th Conference on Biomedical Applications of Electrical Impedance Tomography, 2003, Manchester. Proceedings of the 4th Conference on Biomedical Applications of Electrical Impedance Tomography, 2003.

14.
F. C. Trigo; LIMA, Raúl González ; AMATO, Marcelo . Extended Kalman Filter for Electrical Impedance Tomography. In: Technology Meets Surgery International, 2002, Dundee. Proceedings of Technology Meets Surgery 2002, 2002.

15.
F. C. Trigo; LIMA, Raúl Gonzalez . Filtro Estendido de Kalman Aplicado à Tomografia por Impedância Elétrica. In: Boletim Técnico da Escola Politécnica da USP - Departamento de Engenharia Mecânica, 2002, São Paulo. Boletim Técnico da Escola Politécnica da USP. BT/PME, 2002. p. 1-12.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PELLEGRINI, S. P. ; TRIGO, F.C. ; LIMA, Raúl Gonzalez . Solving the electrical impedance tomography inverse problem for logarithmic conductivity: numerical sensitivity.. In: 14th International Workshop on Optimization and Inverse Problems in Electromagnetism, 2016, Roma. Proceedings of the 14th International Workshop on Optimization and Inverse Problems in Electromagnetism, 2016.

2.
F. C. Trigo; LIMA, Raúl González ; FLEURY, Agenor de Toledo . Adaptive Iterated Extended Kalman Filter for Electrical Impedance Tomography. In: 10th Int. Conf. Biomed. Appl. Electrical Impedance Tomography (EIT 2009), 16th-19th June 2009 University of Manchester, UK, 2009, Manchester, UK. Book of Extended Abstracts. Manchester, UK: Manchester University Press, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, L. R. ; TRIGO, F.C. . Desenvolvimento de um modelo matemático para a descrição da dinâmica do ombro humano. In: 24o Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP ? SIICUSP, 2016, São Paulo. Anais do 24o Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP ? SIICUSP. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2016.

2.
SAMPAIO, R. ; TRIGO, F.C. . Estudo da dinâmica de posicionamento de um veículo do tipo glider submarino através da expulsão de lastro e movimentação de massas internas.. In: 21o. Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2013, São Carlos - AP. Anais do 21o. Siicusp, 2013.

3.
PRADO, G. C. ; TRIGO, F.C. . A disciplina de Mecânica oferecida aos alunos da EP-USP à luz dos conteúdos programáticos desde o século XIX até os dias atuais: estudo comparativo. In: 3o. Simpósio Aprender com Cultura e Extensão - PRCEU 2012-2013, 2013, Ribeirão Preto - SP. 3o. Simpósio Aprender com Cultura e Extensão - PRCEU 2012-2013, 2013.

4.
SILVA, R. P. ; TRIGO, F.C. . Utilização do método de Ibrahim no Domínio do Tempo para a caracterização do início do processo de instabilização de chamas em fornos de refino. In: 21o. Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2013, São Carlos - SP. Anais do 21o. Siicusp, 2013.

5.
LOURENCO, L. F. N. ; F. C. Trigo . Modelo Tridimensional para Auxílio à Solução do Problema Inverso na Tomografia por Impedância Elétrica. In: 18o. Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP - SIICUSP, 2010, São Paulo. Anais do 18o. SIICUSP, 2010.

6.
TOMOTANI, J. V. ; MACHADO, R. A. ; BISELLI, M. C. ; F. C. Trigo . Análise dinâmica de uma cadeira de rodas convencional ocupada por um ser humano na transposição de obstáculos. In: 17o. Simpósio Internacional de Inicialão Científica - SIICUSP, 2009, São Carlos - SP. Anais do 17o. SIICUSP, 2009.

7.
PEDRO, F. M. ; FARIAS, F. F. ; SOUZA NETO, J. M. ; F. C. Trigo . Estudo da viabilidade de um mecanismo ativado por força humana que proporcione a uma cadeira de rodas a capacidade de transpor guias. In: Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo- SIICUSP, 2009, São Carlos - SP. Anais do 17o. SIICUSP, 2009.

8.
F. C. Trigo; LIMA, Raúl González ; MOLINA, Nelson ; AYA, Julio . Numerical Error Reduction in an Extended Kalman Filter Applied to Electrical Impedance Tomography. In: XII International Conference on Electrical Bioimpedance and V Electrical Impedance Tomography, 2004, Gdansk. XII International Conference on Electrical Bioimpedance and V Electrical Impedance Tomography. Gdansk: Gdansk University of Technology Publishing Office, 2004. v. II. p. 572-574.

Apresentações de Trabalho
1.
ROTAVA, E. ; BALINO, J. L. ; TRIGO, F.C. . Assessment of uncertainties and parameter estimation in a offshore gas pipeline. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
SAMPAIO, R. ; TRIGO, F.C. . Modelling and simulation of the rolling dynamics of a tractor-trailer truck vehicle. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
PONGE-FERREIRA, W. A. J. ; MARTINS, F.P.R. ; Trigo, F.C. . Stress concentration decomposition of finite element results by wavelet multiscale analysis. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
PELLEGRINI, S. P. ; Trigo, F.C. ; LIMA, R. G. . Solving the Electrical Impedance Tomography inverse problem for logarithmic conductivity: numerical sensivity. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
PONGE-FERREIRA, W. A. J. ; MARTINS, Flavius Portella Ribas ; Trigo, F.C. . Wavelet Multi-Scale Analysis for Finite Element Post-processing and Structural Model Validation. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
TRIGO, F.C.; Flavius P.R. Martins . Dinâmica da manobra de emersão por 'ar aos lastros'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
Flavius P.R. Martins ; F. C. Trigo ; SILVA JR., H ; FLEURY, Agenor de Toledo . Application of a Computer Vision Method and a Kalman Filter to Identify the Kinematics of a Scaled-Model Riser. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
F. C. Trigo; LIMA, Raúl González ; FLEURY, Agenor de Toledo . Adaptive Iterated Extended Kalman Filter for Electrical Impedance Tomography. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
FLEURY, A.T.; DIAS JR., M.; TRIGO, F.C.. Participação em banca de André de Souza Mendes. Análise de estabilidade em guinada de veículos articulados. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros.

2.
Agenor T. Fleury; ACKERMANN, M.; Trigo, Flavio Celso. Participação em banca de Rafael de Carvalho Puglisi. Projeto de neutralizadores de vibrações com mecanismos de colheita de energia. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade de São Paulo.

3.
FLEURY, A.T.; BORTOLUSSI, R.; Trigo F.C.. Participação em banca de André Tognolli. Estudo da influência dos parâmetros geométricos na redução de esforços no sistema de direção de um veículo FSAE. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros.

4.
ACKERMANN, M.; BORTOLUSSI, R.; F. C. Trigo. Participação em banca de Guilherme Caravieri de Abreu. Estudo de amortecedores com válvula inercial na dinâmica vertical de um veículo. 2014. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros.

5.
MARTINS, Flavius Portella Ribas; F. C. Trigo; RODRIGUES, P. S.. Participação em banca de Kiran Mantripragada. Análise do Algoritmo SIFT e sua aplicação ao rastreamento e reconhecimento de veículos em imagens de tráfego. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia da Computação) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.

6.
FLEURY, Agenor de Toledo; BORTOLUSSI, R.; F. C. Trigo. Participação em banca de Daniel Ribeiro Pereira. Avaliação da Dinâmica Lateral de Veículos Comerciais Equipados com Multieixos Esterçantes. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros.

7.
BORTOLUSSI, R.; FLEURY, Agenor de Toledo; F. C. Trigo. Participação em banca de Marcos Paulo G. F. Pinheiro. Análise Comparativa da Influência da Torção no Comportamento Dinâmico de um Chassi de Fórmula SAE. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros.

8.
QUEIROZ, R. D.; GARCIA, R. J.; TRIGUEIRO, G.; LIMA, Raúl Gonzalez; F. C. Trigo. Participação em banca de Marcello Martins de Souza. Análise da resistência mecânica de 13 cimentos ósseos acrílicos. 2010 - Instituto de Assistência Medica ao Servidor Público.

9.
ALVES, M. A. L.; LIMA, R. G.; F. C. Trigo. Participação em banca de Rafael Tytko Armelin. Viabilidade física do mecanismo de esterçamento de suspensão de um eixo direcional e tracionado para veículos 4x4 com esterçamento em dois estágios. 2007. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Automotiva) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

10.
FLEURY, Agenor de Toledo; F. C. Trigo; LIMA, Raúl Gonzalez. Participação em banca de Erick Darío León Bueno de Camargo. Desenvolvimento de um Sistema de Alarme INteligente para Equipamentos de Monitorização Multiparamétrica de Pacientes. 2006 - Universidade de São Paulo.

Teses de doutorado
1.
LIMA, Raúl Gonzalez; ARANA-CHAVEZ, V. E.; TRIGO, F.C.; BORGES, A. L. S.; XAVIER, T. A.. Participação em banca de Lucas Vinicius Sansana Pabis. Comportamento bimodular em osso cortical e novo método para calcular o módulo de elasticidade (E) em resinas compostas. 2015. Tese (Doutorado em Materiais Dentários) - Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo.

2.
CRUZ, J. J.; TRIGO, F.C.; NASCIMENTO, V. H.; KUGA, H. K.; LOPES, R. V. F.. Participação em banca de Leonardo Azevedo Scardua. Sintonia automática do filtro de Kalman unscented. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Engenharia Elétrica) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

3.
BARBOSA, R. S.; Trigo F.C.; LOPES, L. A. S.; BITTENCOURT, T. N.; CANALE, A. C.. Participação em banca de Guilherme Fabiano Mendonça dos Santos. Análise Dinâmica de Segurança em Veiculo Ferroviário de Carga em Tangente considerando a excitação periódica da via permanente. 2015. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
FLEURY, Agenor de Toledo; ACKERMANN, M.; Trigo F.C.. Participação em banca de André de Souza Mendes. ESTRATÉGIA ÓTIMA DE COORDENAÇÃO DE CAMINHÕES PARA FORMAÇÃO DE COMBOIOS EM RODOVIAS. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Mecânica) - Universidade de São Paulo.

2.
ALVES, M.; KAMINSKI, P. C.; F. C. Trigo. Participação em banca de Anderson de Lima. Análise a colisão de veículos leves e resposta biomecânica dos ocupantes. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

3.
CRUZ, J. J.; F. C. Trigo; NASCIMENTO, V. H.. Participação em banca de Leonardo Azevedo Scardua. Ajuste Adaptativo do Parâmetro de Escalamento do Filtro de Kalman Unscented. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação em Engenharia Elétrica) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

4.
BALLESTER, R. Y.; ARANA-CHAVEZ, V. E.; LIMA, Raúl Gonzalez; F. C. Trigo. Participação em banca de Lucas Vinícius Sansana Pabis. Influência do estímulo biomecânico aplicado a implantes de titânio sobre as características do osso circundante. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Materiais Dentários) - Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo.

5.
BARBOSA, R. S.; F. C. Trigo. Participação em banca de Guilherme Fabiano Mendonsa dos Santos. Análise Dinâmica de Segurança em Veiculo Ferroviário. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
PADOVESE, L. R.; TRIGO, F.C.; ZACHARIADIS, D. C.. Participação em banca de Fernando Cunha Tralli. Modelagem de Rotores de Unidades Hidrogeradoras. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia Mecânica) - Universidade de São Paulo.

2.
BARBOSA, R. S.; TRIGO, F.C.; Flavius P.R. Martins. Participação em banca de Rodrigo de Castro Baker Botelho. Estudo de técnicas de controle embarcado e modelagem de um veículo quadrimotor não tripulado. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

3.
Arturo Forner Cordero; F.C. Trigo; MARUYAMA, N.. Participação em banca de Rafael Sanchez Souza. Controle de impedancias para exoesqueleto modular. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

4.
SOUZA, R. M.; MACHADO, I. F.; TRIGO, F.C.. Participação em banca de André Rodrigues Garcia da Silveira. Determinação analítica da correção de hélice em um par engrenado devido ao efeito da flexo-torção. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

5.
LIMA, R. G.; F. C. Trigo; TSUZUKI, M. S. G.. Participação em banca de Talles Rattis. Sistema de Tomografia por Impedância Elétrica para triagem de pericardio bovino. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

6.
BARBOSA, R. S.; F. C. Trigo; LIMA, R. G.. Participação em banca de Gabriel Pedro Ramos Maciel. Redução de graus de liberdade e metodologias de modelagem eficiente para sistemas dinâmicos. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

7.
LIMA, R. G.; F. C. Trigo. Participação em banca de Paulo Sabia. Projeto e construção de máquina para ensaio de tração bi-axial para vasos sanguíneos. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
TAMAI, E. H.; F. C. Trigo; BARBOSA, R. S.. Participação em banca de Victor Psota Luglio.Projeto de barras de torção com rigidez ajustável para um veículo do tipo fórmula SAE. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de São Paulo.

2.
TAMAI, E. H.; Trigo, F. C.; MARTINS, Flavius Portella Ribas. Participação em banca de João Vitor Mendes Cardoso Fraga.Projeto de um sistema de colheita de energia para alimentação de sensores internos em pneus de carros de rua. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de São Paulo.

3.
TAMAI, E. H.; Trigo, F. C.; MARTINS, Flavius Portella Ribas. Participação em banca de Pedro Silva Kozilek.Bancada experimental para laboratório didático da área de dinâmica e controle. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de São Paulo.

4.
SALVAGNI, R. B.; Trigo, F. C.; BARBOSA, R. S.. Participação em banca de Giuliano de Paula Ferrari.Projeto de compatibilização de elevadores de carga para o trabalho com veículos guiados automaticamente (AGVs). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de São Paulo.

5.
Donha, D.C.; Trigo, FC. Participação em banca de Vitor Robles Filomeno.Sistema de controle de troca de marchas automático por lógica fuzzy.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de São Paulo.

6.
MARTINS, Flavius Portella Ribas; FLEURY, Agenor de Toledo; TRIGO, F.C.. Participação em banca de Rudi Eros De Francesco.Medição de Objetos Bidimensionais a Partir de Imagens. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de São Paulo.

7.
TRIGO, F.C.; BARBOSA, R. S.; SALVAGNI, R. B.. Participação em banca de Raphael Vian Montani.Análise e Controle da Dinâmica de um Caminhão. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de São Paulo.

8.
TRIGO, F.C.; BARBOSA, R. S.; SALVAGNI, R. B.. Participação em banca de Daniel Augusto de Souza Mello Monteiro.Modelagem Dinâmica de Veículo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de São Paulo.

9.
TRIGO, F.C.; ALVES, M. A. L.; DRIEMEIER, L.. Participação em banca de Klauss Alves Barros.Projeto de Caixa de Transmissão Sequencial Automotiva. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de São Paulo.

10.
TRIGO, F.C.; MASSARANI, M.; BARBOSA, R. S.. Participação em banca de Gustavo Woiler Rausher.Modelagem e verificação da estabilidade dinâmica longitudinal e lateral de um planador da classe 15 metros. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de São Paulo.

11.
LIMA, R. G.; TRIGO, F.C.; ORTIZ, J. P.. Participação em banca de Marcos Mitsuru Hiroyama Suzuki.Desenvolvimento do manual e software de interface gráfica com o usuário para uma máquina de ensaio biaxial para tecidos biológicos tubulares. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

12.
BARBOSA, R. S.; TRIGO, F.C.; SALVAGNI, R. B.. Participação em banca de Eduardo Moretti & Guilherme Fernandez Baptista.Modelagem e projeto de um sistema de controle ótimo da suspensão semi-ativa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de São Paulo.

13.
ZACHARIADIS, D. C.; TRIGO, F.C.; COELHO, T. A. H.. Participação em banca de Juan Honora Milan.Modelagem e projeto de suspensão integral para bicicleta. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de São Paulo.

14.
BARBOSA, R. S.; TRIGO, F.C.; FURUKAWA, C. M.. Participação em banca de Marlon Dyo Fukuda Koga.Modelagem e implementação de um veículo aéreo não tripulado do tipo quadricóptero. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de São Paulo.

15.
LIMA, R. G.; TRIGO, F.C.; TAMAI, E. H.. Participação em banca de Daniel Douteiro Carrion & Felipe Sze Alves.Projeto de máquina para teste de desgaste de próteses articulares totais de quadril. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de São Paulo.

16.
BARBOSA, R. S.; Flavio C. Trigo; TAMAI, E. H.. Participação em banca de Luis Felipe de Castro Aun Lima.Conforto veicular em veíclo Toyota Etios na Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira - USP. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de São Paulo.

17.
ALVES, M. A. L.; TRIGO, F.C.; KAMINSKI, P. C.. Participação em banca de Marcelo Filgueiras Cruz.Ferramenta para Diagnose de Falha em Sistema de Freios de um Veículo Baja SAE. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

18.
PONGE-FERREIRA, W. A. J.; LIMA, R. G.; TRIGO, F.C.. Participação em banca de Luccas Betton da Silva.Análise do comportamento dinâmico de uma máquina de papel por ODS e elementos finitos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

19.
BARBOSA, R. S.; ALVES, M. A. L.; TRIGO, F.C.. Participação em banca de Paulo Hideki Yamagata.Modelagem de sistema de suspensão e veículo BAJA SAE com software de dinâmica multicorpos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

20.
ALVES, M. A. L.; TRIGO, F.C.. Participação em banca de Fábio Fernandes de Castro Santos.Projeto de pinça de freio para veículo Fórmula SAE. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

21.
RAMOS JUNIOR, R.; GAY NETO, A.; TRIGO, F.C.. Participação em banca de Rodrigo Broggi.Análise estrutural de tubulações Pipe-in-Pipe. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

22.
TAMAI, E. H.; LIMA, R. G.; F. C. Trigo. Participação em banca de Yuri Darian.Desenvolvimento e construção do protótipo de um dispositivo para a detecção de pessoas em um veículo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

23.
SALVAGNI, R. B.; MASSARANI, M.; F. C. Trigo. Participação em banca de Carlos Massaiti Okubo Júnior.Projeto de Carroceria para Veículo de Competição de Eficiência Energética. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

24.
ZACHARIADIS, D. C.; NIGRO, F. E. B.; F. C. Trigo. Participação em banca de Filipe Filgueira Farias.MODELAGEM DA ESTRUTURA DE GRUAS PARA SIMULAÇÃO DO SEU COMPORTAMENTO DINÂMICO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

25.
BARBOSA, R. S.; F. C. Trigo; HERNANDEZ NETO, A.. Participação em banca de Thiago Leister Sá.Modelagem e controle do sistema de tração de um trem de alta velocidade - TAV. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

26.
BARBOSA, R. S.; HERNANDEZ NETO, A.; F. C. Trigo. Participação em banca de Rodrigo C. B. Botelho.Identificação de parâmetros de correlação entre comportamento dinâmico do veículo ferroviário e indicadores de segurança. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de São Paulo.

27.
BARBOSA, R. S.; HERNANDEZ NETO, A.; F. C. Trigo. Participação em banca de Juliano Todesco.Otimização do controle da dinâmica longitudinal do trem de carga equipado com sistema de frenagem eletropneumático (ECP). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de São Paulo.

28.
MARTINS, Flavius Portella Ribas; HERNANDEZ NETO, A.; F. C. Trigo. Participação em banca de Eduardo Morita Ishihara.Síntese de mecanismo de acoplamento para instrumento de artroscopia. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de São Paulo.

29.
Flavius P.R. Martins; F. C. Trigo; HERNANDEZ NETO, A.. Participação em banca de Eduardo Morita Ishihara.Síntese de mecanismo de acoplamento para instrumento de artroscopia. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

30.
HERNANDEZ NETO, A.; LIMA, Raúl Gonzalez; F. C. Trigo. Participação em banca de Elder Rubens Silveira Rampazzo Fo. & Marcelo Idel Vasserman.Tomografia por Óptica Difusa - Protótipo de 16 Canais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de São Paulo.

31.
HERNANDEZ NETO, A.; LIMA, Raúl Gonzalez; F. C. Trigo. Participação em banca de Mathias Costa Tomazelli e Christian Fleischfresser.Validação e atualização de um modelo FEM do corpo humano para simulações de whiplash. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de São Paulo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
F. C. Trigo. Revisor do 'ABCM Symposium Series in Bioengineering Vol. 1'. 2006. Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas.

2.
F. C. Trigo. Revisor do 'IEEE Transactions on Biomedical Engineering'. 2004. Engineering In Medicine And Biology Society.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DINAME 2017 - XVII International Symposium on Dynamic Problems of Mechanics.Modelling and simulation of the rolling dynamics of a tractor-trailer truck vehicle. 2017. (Simpósio).

2.
14th Diname - International Symposium on Dynamic Problems of Mechanics. Application of a Computer Vision Method and a Kalman Filter to Identify the Kinematics of a Scaled-Model Riser. 2011. (Congresso).

3.
International Congress of Mechanical Engineering 2011 - COBEM 2011. Participante no comitê científico. 2011. (Congresso).

4.
XIX SIMEA - Simpósio Internacional da Mobilidade e Engenharia Automotiva.Ensaios e Simulações. 2011. (Simpósio).

5.
XVIII SIICUSP. Avaliador de trabalhos na área de Engenharia Mecânica. 2010. (Congresso).

6.
XVIII Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva - SIMEA.Presidende de Sessão Técnica em Ensaios e Simulações. 2010. (Simpósio).

7.
10th Int. Conf. Biomed. Appl. Electrical Impedance Tomography (EIT 2009). Adaptive Iterated Extended Kalman Filter for Electrical Impedance Tomography. 2009. (Congresso).

8.
SIMEA 2009 - XVII Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva.Comitê técnico de avaliação de trabalhos. 2009. (Simpósio).

9.
XVII Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva.Projeto e Tecnologia do Veículo - Materiais e Reciclagem. 2009. (Simpósio).

10.
Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP - SIICUSP.Avaliação de trabalhos na área de Bioengenharia. 2008. (Simpósio).

11.
XVI Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva - SIMEA.Suplente de Presidente de Mesa em Sessões Técnicas de Gestão/ Ruídos e Vibrações / Emissões. 2008. (Simpósio).

12.
Technology Meets Surgery International. Technology Meets Surgery International. 2005. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
F. C. Trigo. TMSi - Technology and Medical Sciences International. 2006. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Tese de doutorado
1.
Gustavo Cunha da Silva Neto. Desenvolvimento de um controlador para obtenção de chamas estáveis em fornos industriais a partir de modelos dinâmicos identificados por visâo computacional. Início: 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de São Paulo. (Orientador).

2.
Sérgio de Paula Pelegrini. Estimação dinâmica de imagens em tomografia por impedância elétrica com modelos adaptativos. Início: 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. (Orientador).

3.
Elói Rotava. Acúmulo de condensado em linhas de transferência de gas natural não processado. Uma análise dos parâmetros e quantificação de sua influência no volume totalizado acumulado previsto e comparado a valores de campo. Início: 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica - Poli/USP) - Universidade de São Paulo. (Coorientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Thales Platon Nogueira de Brito. Projeto, modelagem e construção de um pêndulo de Furuta. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de São Paulo. (Orientador).

2.
Roger Lima Felix. Projeto, modelagem e construção de um pêndulo de Furuta. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de São Paulo. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Pedro Cavalcante Silva. Modelagem e simulação numérica de um veículo fórmula SAE em manobra de aceleração em trajetória retilínea. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade de São Paulo. (Orientador).

2.
Yan Ychihara de Paula. Análise, modelagem e simulação de um monocóptero. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade de São Paulo. (Orientador).

3.
Flavio Ferreira Menten. Modelagem e simulação de um músculo artificial pneumático. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade de São Paulo. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Rodrigo Prado da Silva. Aplicação de técnicas de análise modal operacional na identificação da dinâmica de imagens de chamas visando à caracterização do processo de combustão. 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Flávio Celso Trigo.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Douglas Marques Fantini. Development and Implementation of a Kalman Estimator for States Reconstruction and Parametric Identification in an Exoskeleton. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Mecatrônica) - Universidade de São Paulo. Orientador: Flávio Celso Trigo.

2.
Rafael Antunes Peres. Projeto executivo de um veículo autônomo submersível do tipo planador com finalidades acadêmicas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Mecânica) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Orientador: Flávio Celso Trigo.

3.
Ricardo Sampaio. Desenvolvimento de um modelo num[erico para o estudo da dinâmica lateral de um veículo com reboque. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Mecânica) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Orientador: Flávio Celso Trigo.

4.
Yuri Fiusa Yokota. PROJETO, CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM QUADRICÓPTERO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Mecânica) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Orientador: Flávio Celso Trigo.

5.
Rodrigo Prado da Silva. Comparação entre análises modais experimental e por elementos finitos da gaiola do carro da Equipe Poli de Baja. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Mecânica) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Orientador: Flávio Celso Trigo.

6.
Gunter Aguiar Wittlich. Projeto de um veículo autônomo submersível do tipo glider. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Mecânica) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Orientador: Flávio Celso Trigo.

7.
Luiz Guilherme Aun Fonseca. Estudo e determinação das características dinâmicas de um pneu fora de estrada em veículo Baja SAE. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Mecânica) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Orientador: Flávio Celso Trigo.

8.
Lawrence Yan. Análise Estrutural Utilizando o Método de Elementos Finitos de Componentes do Veículo Baja SAE submetidos a esforços de fadiga. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de São Paulo. Orientador: Flávio Celso Trigo.

9.
Matheus Ribeiro Rodrigues. Modelagem teórica, simulação e testes de uma transmissão continuamente variável para veículo BAJA SAE. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Mecânica) - Escola Politécnica. Orientador: Flávio Celso Trigo.

Iniciação científica
1.
Leticia Reame de Souza. Desenvolvimento de um modelo matemático para a descrição da dinâmica do ombro humano. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Mecânica) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Associação dos Engenheiros Politécnicos. Orientador: Flávio Celso Trigo.

2.
Rodrigo Prado da Silva. Utilização do Método de Ibrahim no Domínio do Tempo para a caracterização do início do processo de instabilização de chamas em fornos de refino. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Mecânica) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Flávio Celso Trigo.

3.
Ricardo Sampaio. ESTUDO DA DINÂMICA DE POSICIONAMENTO DE UM VEÍCULO DO TIPO GLIDER SUBMARINO ATRAVÉS DA EXPULSÃO DE LASTRO E MOVIMENTAÇÃO DE MASSAS INTERNAS. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Mecânica) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Flávio Celso Trigo.

4.
Joao Victor Gomes Sant Anna. Dispositivo para atenuação do desconforto em usuários de equipamentos de auxílio à respiração baseados em Pressão Positiva Contínua - CPAP. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Mecânica) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Flávio Celso Trigo.

5.
Gabriela Cardoso Prado. A disciplina de Mecânica oferecida aos alunos da EPUSP à luz dos conteúdos programáticos desde o século XIX até os dias atuais: estudo comparativo. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Mecânica) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Orientador: Flávio Celso Trigo.

6.
Rafael Antunes Peres. Projeto de um dispositivo acoplável a uma cadeira de rodas convencinal visando o posicionamento estável do cadeirante em pé. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Mecânica) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Flávio Celso Trigo.

7.
Gunter Aguiar Wittlich. Modelagem do sistema esquelético do ombro e do cotovelo para a estimação dos esforços articulares de usuários de cadeiras de rodas convencionais. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Mecânica) - Escola Politécnica, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Flávio Celso Trigo.

8.
Luis Felipe Normandia Lourenço. Modelo Tridimensional para Auxílio à Solução do Problema Inverso na Tomografia por Impedância Elétrica. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Escola Politécnica, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Flávio Celso Trigo.

9.
Fernando Martins Pedro. Estudo da viabilidade de um mecanismo ativado por força humana que proporcione a uma cadeira de rodas a capacidade de transpor guias. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Mecânica) - Escola Politécnica, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Flávio Celso Trigo.

10.
João Vitor Tomotani. Análise dinâmica de uma cadeira de rodas convencional ocupada por um ser humano na transposição de obstáculos. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Mecânica) - Escola Politécnica, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Flávio Celso Trigo.

Orientações de outra natureza
1.
Elvis de Andrade Oliveira. Monitoria em Mecânica I e II. 2014. Orientação de outra natureza. (Engenharia Mecânica) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Orientador: Flávio Celso Trigo.

2.
Matheus Berloffa Santos. Monitoria em Mecânica I e II. 2014. Orientação de outra natureza. (Engenharia Mecânica) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Orientador: Flávio Celso Trigo.

3.
Matheus Lucci Sanchez. Monitoria em Mecânica I. 2014. Orientação de outra natureza. (Engenharia Mecânica) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Orientador: Flávio Celso Trigo.

4.
Vitor Bossolani. Monitoria em Mecânica I. 2014. Orientação de outra natureza. (Engenharia Mecânica) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Orientador: Flávio Celso Trigo.

5.
Airton Almeida da Silva. Monitoria em Mecânica I e II. 2013. Orientação de outra natureza. (Engenharia Mecânica) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Orientador: Flávio Celso Trigo.

6.
João Pedro de Arruda Leme. Monitoria em Mecânica I e II. 2013. Orientação de outra natureza. (Engenharia Mecânica) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Orientador: Flávio Celso Trigo.

7.
Gabriel Fonseca Francisco. Monitoria em Mecânica I. 2012. Orientação de outra natureza. (Engenharia Mecânica) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Orientador: Flávio Celso Trigo.

8.
Gustavo Woiler Rauscher. Monitoria em Mecânica I e II. 2012. Orientação de outra natureza. (Engenharia Mecânica) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Orientador: Flávio Celso Trigo.

9.
Gildo Ribeiro Gonçalves Junior. Monitoria em Mecânica I e II. 2012. Orientação de outra natureza. (Engenharia Mecânica) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Orientador: Flávio Celso Trigo.

10.
Matheus Cripa Rocha. Monitoria em Mecânica I. 2012. Orientação de outra natureza. (Engenharia Mecânica) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Orientador: Flávio Celso Trigo.

11.
Yuri Fiusa Yokota. Monitoria em Mecânica I e II. 2011. Orientação de outra natureza. (Engenharia Mecânica) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Orientador: Flávio Celso Trigo.

12.
Ricardo Sampaio. Monitoria em Mecânica I e II. 2011. Orientação de outra natureza. (Engenharia Mecânica) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Orientador: Flávio Celso Trigo.

13.
Fernando Mattavo de Almeida. Monitoria em Mecânica I. 2011. Orientação de outra natureza. (Engenharia Mecânica) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Orientador: Flávio Celso Trigo.

14.
Marcelo Martins Meira. Monitoria em Mecânica A. 2010. Orientação de outra natureza. (Engenharia Mecânica) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Flávio Celso Trigo.

15.
Bruno Mitsuo Mazetto. Monitoria em Mecânica A. 2009. Orientação de outra natureza. (Engenharia Mecânica) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Flávio Celso Trigo.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
6MARTINS, Flavius Portella Ribas2012MARTINS, Flavius Portella Ribas ; LIMA, Raúl González ; Ferreira, W. P. ; F. C. Trigo . Singularities in the expression of the kinetic energy of a system of particles subject to holonomous constraints. International Journal of Mechanical Engineering Education, v. 40, p. 251-260, 2012.




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