Marcelo Queiroz Schimidt

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6264114388663523
  • Última atualização do currículo em 25/06/2018


Possui graduação em Administração pela Fundação de Assistência e Educação (1992) e mestrado em Informática pela Universidade Federal do Espírito Santo (2005). Atualmente é professor titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Tem experiência na área de Educação e Sistemas de Informação. Atualmente pesquisando os seguintes temas: educação, agentes inteligentes, educação jovens e adultos, IoT, Realidade Virtual e Telemedicina (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcelo Queiroz Schimidt
Nome em citações bibliográficas
SCHIMIDT, Marcelo Queiroz;SCHIMIDT, Marcelo Q.;SCHIMIDT, M. Q.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Unidade Vitória.
Avenida Vitória
Jucutuquara
29040780 - Vitória, ES - Brasil
Telefone: (27) 33312115
URL da Homepage: http://www.ifes.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2003 - 2005
Mestrado em Informática.
Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
Título: Biblioteca Virtual Temática: uma ferramenta inteligente para socialização de documentos em ambientes virtuais de aprendizagem,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: DSc. Davidson Cury.
Palavras-chave: Biblioteca Digital; Agentes; Multiagente; Educação a Distância.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Biblioteconomia / Especialidade: Técnicas de Recuperação de Informação.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação / Especialidade: Arquitetura de Sistemas de Computação.
Setores de atividade: Educação Superior; Educação Média de Formação Geral; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
1993 - 1995
Especialização em Análise de Sistemas. (Carga Horária: 558h).
Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
Título: Sistema de Informattização de uma Clínica Médica.
1989 - 1992
Graduação em Administração.
Fundação de Assistência e Educação, FAESA, Brasil.
Título: Administração.
1985 - 1987
Curso técnico/profissionalizante.
Fundação de Assistência e Educação, FAESA, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2012
Extensão universitária em Análise Qualitativa com Apoio do Software WebQda. (Carga horária: 8h).
Universidade de Aveiro, UA, Portugal.
2011 - 2011
Extensão universitária em Gestão da Segurançã da Informação. (Carga horária: 40h).
Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, RNP, Brasil.
2010 - 2010
Segunda Opinião Formativa.
Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Sáude, SGTES, Brasil.
2009 - 2009
Administração Sistema Linux. (Carga horária: 32h).
UNITERA Tecnologia em Informática, UNITERA, Brasil.
2009 - 2009
Administração Sistema Linux Avançado. (Carga horária: 32h).
UNITERA Tecnologia em Informática, UNITERA, Brasil.
2008 - 2008
Formação do Docente e o Respeito à Diversidade. (Carga horária: 40h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, IFES, Brasil.
2008 - 2008
Práticas Educacionais Inclusivas para Surdos. (Carga horária: 40h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, IFES, Brasil.
2007 - 2007
Firewall IPTables. (Carga horária: 40h).
Spirit Linux, SPIRIT, Brasil.
2007 - 2007
2275 - Maintaining a Microsoft Windows Server 2003. (Carga horária: 24h).
Mindworks - Microsoft, MINDWORKS, Brasil.
2007 - 2007
2279 - Planning, Implementing MS Active Directory. (Carga horária: 40h).
Mindworks - Microsoft, MINDWORKS, Brasil.
2007 - 2007
2274 - Managing a MS Windows Server 2003. (Carga horária: 40h).
Mindworks - Microsoft, MINDWORKS, Brasil.
2007 - 2007
Administração de Redes Usando Software Livre. (Carga horária: 40h).
Spirit Linux, SPIRIT, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Encontro de Relações Interpessoais. (Carga horária: 20h).
União Social Camiliana, CEUSC, Brasil.
2004 - 2004
Principles Of Software Testing For Testers. (Carga horária: 16h).
Ibm, IBM*, Brasil.
2004 - 2004
Essentials Of Functional Testing With Rational Rob. (Carga horária: 24h).
Ibm, IBM*, Brasil.
2004 - 2004
Essentials Of Teste Management With Rational Teste. (Carga horária: 8h).
Ibm, IBM*, Brasil.
2004 - 2004
Formação de Testadores do Projeto Petrópolis Tecnó. (Carga horária: 64h).
Ucp Universidade Católica de Petrópolis, C2ES, Brasil.
2004 - 2004
Rational Teamtest Fundamentals For Perfor. Testing. (Carga horária: 24h).
Ibm, IBM*, Brasil.
2000 - 2000
Desenvolvimento Pessoal Profissional. (Carga horária: 35h).
Challenge Desenvolvimento Pessoal e Profissional, CHALLENGE, Brasil.
1996 - 1996
DCA / ADE. (Carga horária: 16h).
Pgs Software, PGS, Brasil.
1995 - 1995
Extensão universitária em Capacitação Pedagógica. (Carga horária: 40h).
Fundação de Assistência e Educação, FAESA, Brasil.
1993 - 1993
Extensão universitária em Atualização Didático Pedagógica. (Carga horária: 60h).
Fundação de Assistência e Educação, FAESA, Brasil.
1991 - 1991
Extensão universitária em Algoritmos e Estrutura de Dados. (Carga horária: 80h).
Fundação de Assistência e Educação, FAESA, Brasil.
1988 - 1988
Programaçãoo de Linguagem Cobol. (Carga horária: 80h).
Fundação de Assistência e Educação, FAESA, Brasil.


Atuação Profissional



Fundação de Assistência e Educação, FAESA, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1999
Vínculo: Professor Horista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Atividades

2/1993 - 3/1999
Ensino, Informática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução a Arquitetura de Computadores
Linguagem de Programação I
Linguagem de Programação II
Contrução de Algoritmos
6/1993 - 11/1998
Treinamentos ministrados , Campus 1 Informática, Campus 1 Informática.

Treinamentos ministrados
Micro Iinformática - Windows - Word - Excel - Lotus
Lógica Avançada
Programação Visual Basic
Programação Delphi
Unix
2/1994 - 12/1996
Ensino, Contabilidade, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Informática para Contabilidade

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, IFES, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
1. Coordenador da Pós-graduação PROEJA (Especialização) 2. Coordenação do Programa Telessaúde Espírito Santo 3. Professor do Curso da Coordenadoria de Mecânica e PROEJA integrado 4. Professor da disciplina Tecnologias Educacionais e EAD no Curso de Especialização PROEJA 5. Atuou na Diretoria de Tecnologia da Informação do Sistema IFES ? Coordenando área de Infraestrutura - Redes e Servidores do Sistema IFES

Atividades

07/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Educ., Ciência e Tec. do ES - Reitoria, .

Cargo ou função
Conselheiro no Conselho Superior do Ifes.
07/2013 - Atual
Direção e administração, Unidade Vitória, .

Cargo ou função
Coordenador de Pós-Graduação Lato Sensu PROEJA na Modalidade EAD.
04/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Unidade Vitória, .

Linhas de pesquisa
Telemedicina, Telessaúde
04/2011 - Atual
Extensão universitária , Unidade Vitória, .

Atividade de extensão realizada
Programa Telessaúde Espírito Santo.
10/2006 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Informática Básica
10/2006 - 12/2011
Direção e administração, GTI - Uned Vitória, .

Cargo ou função
Coordenação do Data Center do Instituto.

União Social Camiliana, CEUSC, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2006
Vínculo: Professor Horista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 30

Atividades

6/2004 - 12/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Sistemas de Informação, Campus I.

Cargo ou função
Membro de conselho de Ensino e Pesquisa.
3/2004 - 12/2006
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Computação e Sociedade
Construção de Algoritmos
Empreendedorismo
Estrutura de Dados
Paradigmas de Programação
Produtividade Pessoal
Programação Modular
Sistemas Gerenciais
7/2004 - 12/2004
Serviços técnicos especializados , Coordenação de Cursos, Campus I.

Serviço realizado
Criação do Curso - Tecnologo em Gestão e Desenvolvimento de Sistemas Corporativos.
7/2004 - 12/2004
Serviços técnicos especializados , Coordenação de Cursos, Campus I.

Serviço realizado
Atualização e Adequação da Grade do Curso de Sistemas de Informação.

União de Educação e Cultura Gildásio Amado, UNESC*, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2001
Vínculo: Professor Horista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
Outras informações
Trabalhei como professor e coordenador dos cursos: 1. Tecnólogo em Processamento de Dados 1.1 Construção de Algorítmos 1.2 Estrutura de Dados 2. Administração com Habilitação em Análise de Sistemas 2.1 Construção de Algorítmos 2.2 Estrutura de Dados 3. Administração com Habilitação em Recursos Humanos 3.1 Informática para Administração 4. Administração Rural 4.1 Informática para Administração 5. Contabilidade 5.1 Informática para Contabilidade

Atividades

2/2000 - 3/2001
Ensino, Administração Rural, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Informática para Administração
2/2000 - 3/2001
Ensino, Administração Com Habilitação Em Recursos Humanos, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Informática para Administração
2/2000 - 3/2001
Ensino, Contabilidade, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Informática para Contabilidade
1/2000 - 3/2001
Conselhos, Comissões e Consultoria, Coordenação de Cursos, Serra.

Cargo ou função
Coordenador.
5/1999 - 3/2001
Ensino, Administração Com Habilitação Em Análise de Sistem, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Construção de Algoritmo
Estrutura de Dados
5/1999 - 3/2001
Ensino, Tecnologo Em Processamento de Dados, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Contrução de Algoritmos
Estrutura de Dados
1/2000 - 11/2000
Serviços técnicos especializados , Coordenação de Cursos, Serra.

Serviço realizado
Adequação dos cursos com nova matriz curricular.
1/2000 - 11/2000
Serviços técnicos especializados , Coordenação de Cursos, Campus I Colatina.

Serviço realizado
Crição do Curso de Sistemas de Informação.

Centro Capixaba de Informática, CCI*, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 2000
Vínculo: Professor Horista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
Outras informações
Escola de 2º grau Técnico em Informática. Professor das disciplinas teóricas e práticas

Atividades

3/1988 - 3/2000
Ensino,

Disciplinas ministradas
Construção de Algoritmos
Estrutura de Dados
Linguagem de Programação - C - Cobol - Clipper - Dbase - Pascal
Linguagem de Programação - Visual Basic
Utilitários - Editores de textos, Planilhas Eletrônicas, Software Gráficos
Unix
2/1999 - 12/1999
Direção e administração, Coordenação de Curso, Unidade I.

Cargo ou função
Coordenador da Área Técnica do Curso Técnico em Informática - Noturno.
3/1990 - 12/1996
Treinamentos ministrados , Coordenação de Curso, Unidade I.

Treinamentos ministrados
Linguagem de Programação COBOL
Linguagem de Programação Clipper
Editor de Texto Word
Planilha Eletrônica - Lotus 1 2 3 e Excel
Algoritmos Avançados
Unix

Inspetoria São João Bosco Faculdade Salesiana de Vitória, UNISALES, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Professor Horista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 16

Atividades

8/2000 - 2/2001
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Informática para Educação Física

Instituto de Educação do Espírito Santo, IEES**, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Professor Horista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8

Atividades

4/2004 - Atual
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução a Informática
Sistemas de Informação


Linhas de pesquisa


1.
Telemedicina, Telessaúde

Objetivo: Objetivo: Pesquisa, desenvolvimento e inovação baseados nas Tecnologias da Informação e Comunicação voltadas para a área de saúde buscando dar suporte aos serviços de saúde em geral, especialmente: assistência aos profissionais da Estratégia de Saúde da Família; assistência à urgência/emergência cardiológica; assistência a prevenção e o acompanhamento de pacientes crônicos;. Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Biomédica / Subárea: Bioengenharia / Especialidade: Telemedicina. Setores de atividade: Saúde humana e serviços sociais..
Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana; Educação.
Palavras-chave: Agentes Inteligentes; Biblioteca Virtual; Auxílio a Doagnóstico; Telemonitoramente; Ambientes Virtuais de Aprendizagem; Educação a Distância.


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Avaliação da Implantação do Programa Telessaúde Espírito Santo na Estratégia de Saúde da Família

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rodrigo Varejão Andreão em 04/11/2017.
Descrição: EDITAL FAPES/CNPq/Decit-SCTIE-MS/SESA Nº 05/2015 - PPSUS Protocolo 30105.447.18364.01022016: O Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes tem como objetivo o fortalecimento da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e a articulação de Redes de Atenção à Saúde, coordenadas pela APS no âmbito do SUS. O Núcleo de Telessaúde do ES iniciou suas atividades no início de 2012 e atualmente conta com a participação de 56 municípios e 1000 profissionais de saúde de nível superior e técnico. Resultados iniciais e parciais do processo de implantação inicial do Telessaúde no ES evidenciam a complexidade do desenvolvimento de tais tecnologias e a sua incorporação por profissionais de saúde e gestores locais em seu cotidiano de trabalho. Nesse sentido, este trabalha tem como objetivo avaliar a implantação das tecnologias de informação (consultorias e webconferências à distância) desenvolvidas pelo Programa Telessaúde Espírito Santo no Estado do Espírito Santo enquanto estratégia de educação permanente para profissionais de saúde que atuam no âmbito da APS/ESF. Para isso, será realizada uma avaliação de implantação de programa estruturada em um estudo de múltiplos casos com níveis de análise imbricados em uma perspectiva quanti-qualitativa e exploratória. Serão pesquisados 30 municípios e 4 Superintendências Regionais de Saúde do ES, constituindo uma amostra intencional de casos múltiplos. Os sujeitos da pesquisa serão os coordenadores regionais de APS e/ou Telessaúde, secretários municipais de saúde e coordenadores locais de APS e/ou Telessaúde, diretores de unidades de saúde e profissionais de saúde das equipes de saúde da família de nível superior e técnico. Os procedimentos de coleta de dados serão entrevistas semi-estruturadas, grupos focais e aplicação do questionário Primary Care Assessment Tool (PCATool) versão profissionais de saúde. A análise qualitativa dos dados se dará pela Análise Temática de Conteúdo e a análise quantitativa dos escores do PCATool seguirá rigorosamente as recomendações dos pesquisadores que validaram o instrumento para a realidade brasileira. Os dados serão triangulados na medida do possível. Os mesmos procedimentos serão seguidos em relação aos médicos alocados nos programas PROVAB e Mais Médicos. Quanto ao perfil dos usuários dos serviços do Telessaúde ES, passarão a ser analisados o perfil sociodemográfico e profissional dos usuários que usarem os serviços de consultoria e webconferência, bem como a análise quanti-qualitativa dos temas das solicitações de consultorias realizadas pelos profissionais e sua distribuição nos territórios de saúde. Esses dados serão referentes a um ano de execução dos serviços do Telessaúde ES. A análise desses dados será feita por estatística simples e multivariada, dependendo das características das variáveis. Além disso, os resultados desse plano analítico serão triangulados com os dos demais de forma a enriquecer os conhecimentos produzidos nesse protocolo. Espera-se melhorar a qualidade dos serviços de Telessaúde e APS em todo o país..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Marcelo Queiroz Schimidt - Integrante / Rodrigo Varejao Andreão - Coordenador / Thiago Sarti - Integrante / Jordano Celestrini - Integrante / Eliane de Fatima Almeida Lima - Integrante / Heletícia Scabelo Galavote - Integrante.
2013 - 2015
Observatório de Educação em Ciências e Matemática na Educação Profissional integrada à Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos
Descrição: Este projeto tem como objetivo mapear e acompanhar práticas pedagógicas de professores de Ciências e Matemática que atuam na Educação Básica, na EJA e no Proeja, construídas na interface com as instituições envolvidas, no âmbito das diversas ações de formação, entre elas a especialização Proeja e as pesquisas em andamento no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática do Ifes. Interessa-nos compreender o impacto dessas ações sobre a prática pedagógica dos professores da educação básica envolvidos e sobre as escolas contempladas. Trata-se é um projeto de investigação de cunho qualitativo. Por isso, tem um design bastante complexo numa perspectiva plurimetodológica, privilegiando a colaboração e o diálogo. Como resultados pretende-se, a partir de um processo de formação continuada de professores, traçar um panorama geral das práticas pedagógicas de professores de Ciências e Matemática com vistas à melhoria do trabalho de sala de aula, ajudar na melhoraria dessas práticas, por meio do desenvolvimento profissional dos professores envolvidos. Além disso, pretende-se fomentar a produção de recursos didáticos e fortalecer a formação inicial e continuada oferecidas por instituições públicas. Pretende-se ainda fortalecer as parcerias internacionais, especialmente com pesquisadores portugueses com a consolidação de referenciais teórico-metodológicos de pesquisas em educação em ciências e matemática...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (4) / Mestrado profissional: (8) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Marcelo Queiroz Schimidt - Integrante / Rony C. O. Freitas - Integrante / Alex Jordane - Coordenador / Maria Auxiliadora Vilela Paiva - Integrante / Maria José de R. Ferreira - Integrante.
Financiador(es): Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica - Auxílio financeiro.
2013 - Atual
Tecnologia da Informação e Comunicação no Monitoramento de Pacientes Portadores de Hipertensão e Diabetes
Descrição: (Edital Universal 2013: 487098/2013-7 )O emprego de estratégias que fazem uso da Telemedicina é uma alternativa de custo reduzido e que tem grande potencial de aumentar a efetividade no tratamento de pacientes crônicos. Além disso, a Telemedicina pode potencializar o trabalho das equipes de saúde multiprofissionais no cuidado de pessoas com doenças crônicas, tornando o sistema de saúde mais efetivo e eficiente. Neste sentido, o objetivo principal deste projeto é o estudo, a pesquisa e o desenvolvimento de um sistema de telemonitoramento do estado de saúde, hábitos de vida e de parâmetros vitais e biológicos de pacientes com diagnóstico de condições crônicas de adoecimento, particularmente hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus, acompanhados por equipes de saúde multiprofissionais que atuam na Atenção Primária a Saúde...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Marcelo Queiroz Schimidt - Integrante / Rodrigo Varejao Andreão - Coordenador / João Marques Salomão - Integrante / Gabriel T. Zago - Integrante / Thiago Sarti - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2012 - 2013
Plataforma piloto para o acompanhamento do estado de saúde de pacientes crônicos
Descrição: Neste sentido, o objetivo de projeto é a pesquisa e o desenvolvimento de um protótipo para aquisição e transmissão de dados biomédicos até um servidor remoto. Desta forma, os dados do paciente ficam disponíveis para o profissional de saúde fazer o acompanhamento do estado de saúde do mesmo. Entre os resultados esperados pelo projeto destaca-se o desenvolvimento de uma plataforma piloto para avaliação de estratégias de prevenção em pacientes portadores de doenças crônicas.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Marcelo Queiroz Schimidt - Integrante / Rodrigo Varejao Andreão - Coordenador / Gabriel T. Zago - Integrante.
Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Auxílio financeiro.
2011 - 2016
O material didático de matemática: concepções, produção, avaliação e contribuições na formação de estudantes e professores
Descrição: A discussão sobre a produção/utilização de materiais didáticos sempre esteve presente no meio escolar e, como não poderia deixar de ser, nas práticas e pesquisas em Educação Matemática. Muito se evoluiu nos últimos anos quando nos referimos aos livros didáticos de matemática voltados para a educação básica, muito disso graças ao Programa Nacional de Livros Didáticos PNLD, do MEC, que tem colaborado para que as pesquisas oriundas principalmente de programas de pós-graduação se aproximem mais da sala de aula. Se para livros da educação básica, que já têm passado por um processo de avanço em sua produção/avaliação, ainda há questões a resolver, o que dizer de outras modalidades em que o processo, quando muito, apenas foi iniciado? É o caso da Educação de Jovens e Adultos, da Educação Profissional, do Proeja e da Educação a Distância, por exemplo. A pesquisa apresentada neste projeto tem exatamente essas modalidades de ensino como foco. A pretensão é discutir/pesquisar os fenômenos envolvidos durante o processo de produção e a utilização de materiais didáticos impressos e online voltados para o ensino da matemática. Permeiam a pesquisa questões metodológicas e pedagógicas, a formação do professor ao participar dos momentos de interação/produção, o uso do material e principalmente a adequação dos materiais às especificidades dos cursos e dos sujeitos envolvidos. Serão utilizadas para a análise dos dados coletados referências da Metodologia Comunicativa Crítica, que valoriza o diálogo entre pesquisador e sujeitos de pesquisas. Para isso as referências encontradas estão nos campos da Educação de Jovens e Adultos, Educação e Trabalho, uso de Tecnologias na Educação e Educação Matemática, sendo esse último focado na Educação Matemática Crítica, objetivando discutir o papel da matemática numa perspectiva de formação integral dos sujeitos envolvidos. São sujeitos dessa pesquisa estudantes e professores, podendo o foco ser direcionado para as modalidades ou sujeitos envolvido..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (2) .

Integrantes: Marcelo Queiroz Schimidt - Integrante / Rony C. O. Freitas - Coordenador / Alex Jordane - Integrante / Maria Auxiliadora Vilela Paiva - Integrante.
2005 - 2006
Fábrica de Software
Descrição: Implantação de uma Fábrica de Software para o desenvolvimento de sistemas seguindo as melhores práticas de desenvolvimento de software identificadas pela IBM/RATIONAL. Os alunos são preparados nas ferramentas Rational com o objetivo da fábrica ser usada por grandes empresas para o desenvolvimento, testes e pesquisas nas mais diversas necessidades da área de software, interface, rede, banco de dados e testes..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Marcelo Queiroz Schimidt - Integrante / Fábio Meira - Integrante / Guilherme M Alves - Coordenador / Susana Dardengo Brunoro - Integrante.
Financiador(es): União Social Camiliana - Remuneração.
2004 - 2006
Inclusão Digital para Terceira Idade
Descrição: Esse projeto é uma parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora com o departamento de Neurologia. Inclusão Digital de pessoas com idade acima de 60 anos. Os idosos são avaliados por médicos neurologistas no inicio, meio e fim do projeto - (1 ano de duração). Iremos tentar comprovar as vantagens da informática no tratamento e manutenção da capacidade cognitiva do idoso..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Marcelo Queiroz Schimidt - Integrante / Janaina Dardengo - Coordenador / Dr Leopoldo Pires - Integrante / Dra Ana Laura Maciel - Integrante / Dra Stella Marcia M Rocha - Integrante.
Financiador(es): União Social Camiliana - Remuneração.
2003 - 2006
Membro de colegiado
Descrição: Faço parte do conselho de ensino e pesquisa o Centro Universitário São CAmilo - ES.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Marcelo Queiroz Schimidt - Coordenador.


Projetos de extensão


2012 - 2013
Programa Mulheres Mil
Descrição: Professor da disciplina de informática no curso de Gestão e Relacionamento com o Cliente..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Marcelo Queiroz Schimidt - Integrante / Maria José de R. Ferreira - Coordenador.
2011 - Atual
Telessaúde Espírito Santo
Descrição: Implantação da rede do Telessaúde Brasil no Espírito Santo.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

Integrantes: Marcelo Queiroz Schimidt - Integrante / Rodrigo Varejao Andreão - Coordenador / Thiago Sarti - Integrante / Marcello Dala Bernardina - Integrante.
Financiador(es): Organizacão Pan-Americana da Saude/Organizacão Mundial da Saude - Auxílio financeiro.
2005 - 2006
Inclusão Digital com Projeto de Aprendizado
Descrição: Inclusão Digital fora dos padrões tradicionais. Estamos utilizando Projeto de Aprendizagem com os alunos de uma turma da Inclusão Digital com o objetivo de aprender informática básica e conteúdos de outras áreas que se sintam estimulado por um PA..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Marcelo Queiroz Schimidt - Integrante / Tânia Barbosa Salles Gava - Coordenador / Janaina Dardengo - Integrante.
Financiador(es): União Social Camiliana - Remuneração.
2003 - 2006
Inclusão Digital nos Bairros Carentes
Descrição: Inclusão Digital no Bairro Carente Village. Usamos um laboratório doado pelo Banco do Brasil. Usamos nossos alunos para treinar adolecentes do próprio bairro para ser instrutores, mantendo um acompanhamento do desenvolvimento e execução do projeto. Inclusão Digital em Marataízes em parceria com a CDL - Marataizes com um laboratório doado pelo Governo do Estado do Espírito Santo. Alunos e moradores treinados são os monitores da ID. Mantemos o acompanhamento de toda a execução do projeto desde inscrição dos moradores/estudantes a execução das aulas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Marcelo Queiroz Schimidt - Coordenador.
Financiador(es): União Social Camiliana - Remuneração.
Número de produções C, T & A: 1
2003 - 2006
Inclusão Digital na São Camilo - ES
Descrição: Inclusão Digital Adolecentes nos laboratórios da São Camilo - ES. Usamos os laboratórios da USC e os alunos como instrutores.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Marcelo Queiroz Schimidt - Coordenador / Janaina Dardengoi Paterline - Integrante / Tânia Barbosa Salles Gava - Integrante.
Financiador(es): União Social Camiliana - Remuneração.
Número de produções C, T & A: 1


Projetos de desenvolvimento


1998 - 1998
Mudança do Curso de Tecnologo em Processamento de Dados para CIência da Computação
Descrição: Alteração do Curso de Tecnologo em Processamento de Dados para CIência da Computação. Participei da alteração da grade até a visita doMEC.
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Marcelo Queiroz Schimidt - Integrante / Luiz Egídio - Coordenador / Rober - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Assistência e Educação - Remuneração.
1998 - 1998
Criação e Instalação da Empresa Junior - Softex 2000
Descrição: Implantação da Empresa JR no curso de Informática..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Marcelo Queiroz Schimidt - Coordenador.
Financiador(es): Fundação de Assistência e Educação - Remuneração.
1998 - 1998
Criação do Curso Técnico de Informática - Noturno
Descrição: Criação do Curso Noturno Técnico em Informática.
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Marcelo Queiroz Schimidt - Coordenador / Jailton Macena - Integrante / Marcel o Guerra - Integrante.
Financiador(es): Centro Capixaba de Informática - Remuneração.
1988 - 1988
Alteração da Matriz Curricular do Curso Técnico em Informática
Descrição: Trabalhei numa equipe formada por 5 professores na alteração da matriz curricular do Curso Técnico em Informática.
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Marcelo Queiroz Schimidt - Integrante / Teodoro Molina - Coordenador / Jailton Macena - Integrante / Susilea Silva - Integrante / Julius Caesar Oliveria - Integrante.
Financiador(es): Centro Capixaba de Informática - Remuneração.


Outros Projetos


2013 - Atual
Projeto de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora 2013-2016
Descrição: Desenvolvimento de um ambiente residencial integrado com um ambiente de unidade de saúde.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .

Integrantes: Marcelo Queiroz Schimidt - Integrante / Rodrigo Varejao Andreão - Coordenador / Gabriel T. Zago - Integrante / Jordano Celestrini - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Sistemas de Informação.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Arquitetura de Sistemas de Computação.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Teoria da Computação/Especialidade: Lógicas e Semântica de Programas.
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Linguagens de Programação.
6.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Teoria da Computação/Especialidade: Linguagem Formais e Autômatos.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2005
Cidadão Espírito Santense, Estado do Espírito Santo - Poder Legislativo.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ZAGO, G. T.2015ZAGO, G. T. ; ANDREAO, RODRIGO VAREJAO ; SCHIMIDT, Marcelo Queiroz ; PENA FILHO, F. . UTILIZAÇÃO DO MÉTODO DA DECOMPOSIÇÃO DE MODO EMPÍRICO PARA A REMOÇÃO DE RUÍDO EM SINAIS DE ELETROCARDIOGRAMA. Revista Ifes Ciência, v. 1, p. 137-155, 2015.

2.
SARTI, T.2013 SARTI, T. ; ANDREAO, R. V. ; SCHIMIDT, Marcelo Q. ; Celestrini. J . Teleconsultoria assíncrona como ferramenta de suporte ao trabalho em saúde. Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde, v. 15, p. 79-84, 2013.

3.
SCHIMIDT, Marcelo Queiroz2005SCHIMIDT, Marcelo Queiroz; GAVA, Tânia Barbosa Salles ; CURY, Davidson . Uso de Mapas Conceituais como Ferramentas Metacognitivas. Cadernos Camilliani, São Camilo - Espírito Santo, v. 6, n.1, p. 7-17, 2005.

4.
PATERLINE, Janaina Dardengo2004PATERLINE, Janaina Dardengo ; SCHIMIDT, Marcelo Queiroz . Inclusão Digital. Cadernos Camilliani, Cachoeiro - Espírito Santo, v. 1, n.2, p. 69-72, 2004.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SCHIMIDT, Marcelo Q.; FERREIRA, M. J. R. (Org.) ; PAIVA, Maria Auxiliadora Vilela (Org.) ; Freitas, Rony C. O. (Org.) ; JORDANE, A. (Org.) . Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos: Caminhos para o fortalecimento do PROEJA no Estado do Espírito Santo. 4. ed. Vitória: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, 2014. v. 1. 310p .

2.
SCHIMIDT, Marcelo Queiroz; FERREIRA, M. J. R. (Org.) ; Freitas, Rony C. O. (Org.) ; JORDANE, A. (Org.) ; PAIVA, Maria Auxiliadora Vilela (Org.) . Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos: Caminhos para o fortalecimento do PROEJA no Estado do Espírito Santo. 3. ed. Vitória: Ifes, 2013. v. 1. 400p .

3.
SCHIMIDT, Marcelo Queiroz; Freitas, Rony C. O. (Org.) ; PAIVA, Maria Auxiliadora Vilela (Org.) ; FERREIRA, M. J. R. (Org.) ; JORDANE, A. (Org.) . Pesquisa em Educação de Jovens e Adultos: Caminhos para o fortalecimento do Proeja no Estado do Espírito Santo. 1. ed. , 2012. v. 2. 340p .

4.
SCHIMIDT, Marcelo Queiroz; Freitas, Rony C. O. (Org.) ; PAIVA, Maria Auxiliadora Vilela (Org.) ; JORDANE, A. (Org.) ; FERREIRA, M. J. R. (Org.) . Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos: Caminhos para o fortalecimento do PROEJA no Estado do Espírito Santo. 1. ed. Vitória: Ifes, 2012. v. 1. 344p .

5.
Freitas, Rony C. O. (Org.) ; SCHIMIDT, Marcelo Queiroz (Org.) ; JORDANE, A. (Org.) ; PAIVA, Maria Auxiliadora Vilela (Org.) . Repensando o PROEJA - Concepções para a Formação de Educadores. 1. ed. Vitória: Ifes, 2011. v. 400. 352p .

Capítulos de livros publicados
1.
VITORIA, E. L. ; FERREIRA, M. J. R. ; SCOPEL, E. G. ; SCHIMIDT, Marcelo Q. . Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos: Caminhos para fortalecimento do Proeja no Estado Espírito Santo. In: Eliane Leandro da Vitória; Maria José de Resende Ferreira; Edna Graça Scopel; Marcelo Queiroz Schimidt. (Org.). O Currículo no Contidiano do PROEJA: Um olhar entre o formal e o vivenciado no curso técnico de segurança do trabalho integrado ao ensino médio no Ifes Campus Vitória. 1ed.Vitória: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, 2014, v. 1, p. 91-126.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CELESTRINI, JORDANO RIBEIRO ; PEREIRA DA SILVA, WESLEY ; ANDREAO, RODRIGO VAREJAO ; KOMATI, KARIN ; CORRADI, SOLANGE ; SYLVAN, ANA CAROLINA LOPES ; FERNANDES, FILIPE XAVIER ; SCHIMIDT, Marcelo Queiroz ; SARTI, THIAGO . The Salus platform: A tele-health solution to support teleconsulting for the Brazilian primary health care network. In: 2014 IEEEEMBS International Conference on Biomedical and Health Informatics (BHI), 2014, Valencia. IEEE-EMBS International Conference on Biomedical and Health Informatics (BHI). v. 2014. p. 384-196.

2.
ANDREAO, R. V. ; SARTI, T. ; Celestrini. J ; SCHIMIDT, Marcelo Q. . Automatic Triage of Electrocardiograms. In: Med-e-Tel, 2013, 2013, Luxemburgo. Global Telemedicine and eHealth Updates: Knowledge Resources,, 2013. v. 6. p. 143-147.

3.
Celestrini. J ; SARTI, T. ; ANDREAO, R. V. ; SCHIMIDT, Marcelo Q. ; SYLVAN, A. C. L. . Plataforma de Teleconsultoria Assíncrona baseada em Tecnologia DJANGO. In: XIII Congresso Brasileiro de Informática em Saúde, 2012, Curitiba. Anais do XIII Congresso Brasileiro de Informática em Saúde, 2012.

4.
GAVA, Tânia Barbosa Salles ; SCHIMIDT, Marcelo Queiroz ; CURY, Davidson ; Silveira, Giovani Dias da . VIRTUAL THEMATIC LIBRARY: A INTELLIGENT AGENTS BASED DIGITAL LIBRARY.. In: WCCSETE 2006 World Congress on Computer Science, Engineering and Technology Education, 2006, São Paulo. WCCSETE 2006 World Congress on Computer Science, Engineering and Technology Education, 2006.

5.
GAVA, Tânia Barbosa Salles ; SCHIMIDT, Marcelo Queiroz ; CURY, Davidson ; Menezes, Crediné Silva de . AN APPLICATION ONTOLOGY TO SUPPORT VIRTUAL LEARNING ENVIRONMENT MODELING. In: WCCSETE 2006 World Congress on Computer Science, Engineering and Technology Education, 2006, São Paulo. WCCSETE 2006 World Congress on Computer Science, Engineering and Technology Education, 2006.

6.
SCHIMIDT, Marcelo Queiroz; GAVA, Tânia Barbosa Salles ; CURY, Davidson . Biblioteca Virtual Temática: uma ferramenta inteligente para socialização de documentos em Ambientes Telemáticos. In: XVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2005, Juiz de Fora. ANAIS - XVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Juiz de Fora, 2005. v. V II. p. 612-622.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SARTI, T. ; ANDREAO, R. V. ; SCHIMIDT, Marcelo Q. ; Celestrini. J . Teleconsultoria Assíncrona como ferramenta de suporte ao trabalho em saúde. In: XIII Congresso Brasileiro de Informática em Saúde, 2012, Curitba. Anais do XIII Congresso Brasileiro de Informática em Saúde, 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
SCHIMIDT, Marcelo Queiroz. Social Salus - A Rede Social do Telessaúde Espírito Santo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
SCHIMIDT, Marcelo Q.. Relato de Experiência - Telessaúde-ES. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
SCHIMIDT, Marcelo Q.; ANDREAO, R. V. . DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO NA ÁREA DE SAÚDE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
MATTOS, Marilucia dos Santos ; SCHIMIDT, Marcelo Queiroz . XII Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
SCHIMIDT, Marcelo Q.; DARDENGO, Janaina . Inclusão Digital da Terceira Idade. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
SCHIMIDT, Marcelo Queiroz; GAVA, Tânia Barbosa Salles ; CURY, Davidson . Biblioteca Virtual Temática: uma ferramenta inteligente para socialização de documentos em Ambientes Telemáticos. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
ANDREAO, R. V. ; SCHIMIDT, Marcelo Queiroz ; Celestrini. J ; SARTI, T. . Sistema de Teleconsultoria do Telessaúde-ES. 2012.

2.
SCHIMIDT, Marcelo Queiroz; SANTOS, Vander Borges Do ; CARLOS, Helio . Controle de Embarcamento de Material em Navio. 2002.

3.
SCHIMIDT, Marcelo Queiroz; BORGO, Thiago Moraes ; SANTOS, Vander Borges dos . Consultoria em ambiente computacional da empresa Flytour Turismo - ES. 2001.

4.
SCHIMIDT, Marcelo Queiroz. Sistema de Contabilidade. 1990.

5.
SCHIMIDT, Marcelo Queiroz. Sistema de Folha de Pagamento. 1990.


Demais tipos de produção técnica
1.
SCHIMIDT, Marcelo Queiroz. PROEJA. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SCHIMIDT, Marcelo Queiroz. Participação em banca de Zilda Teles Silva Amparo. A inserção da Mulher afro-descedente do PROEJA no mundo do trabalho. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização PROEJA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

2.
SCHIMIDT, Marcelo Queiroz. Participação em banca de Anidracir Natal. Até hoje não aprendi como usar o meu inglês na lavoura de Jiló: Reflexões acerca da educação do campo, juventude e mundo do trabalho. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização PROEJA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

3.
SCHIMIDT, Marcelo Queiroz. Participação em banca de Gina Marcia Catalunha Luiz da Silva. Apropriação e uso de jogos no ensino da matemática na educação de jovens e adultos: uma pesquisa bibliográfica. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização PROEJA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

4.
SCHIMIDT, Marcelo Queiroz. Participação em banca de Paulo Sergio de Souza. Motivos e conseguencias que levam pessoas com 50 anos ou mais a retornarem a escola. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização PROEJA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

5.
SCHIMIDT, Marcelo Queiroz. Participação em banca de Sabrina de Sousa Proeza. Educação de Jovens e Adultos n EEFM "Alvaro Castelo": Uma analise do curriculo como ferramenta pedagógica em busca da Aprendizagem significativa. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização PROEJA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

6.
SCHIMIDT, Marcelo Q.. Participação em banca de Mirtes David da Silva. Práticas Pedagógicas em uma Escola de Ensino Médio na Modalidade EJA: O Processo de Ensino-Aprendizagem na visão dos Alunos. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização PROEJA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

7.
SCHIMIDT, Marcelo Q.. Participação em banca de Fernanda Cristina Toso Assis. Educação a Distância como uma possibilidade de Ação em Turmas de dependencia em Matemática do PROEJA. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização PROEJA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

8.
SCHIMIDT, Marcelo Q.. Participação em banca de Angela Lucia Fonseca. Evasão na EJA: Estudo de Caso EMEF Padre Anchieta. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização PROEJA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

9.
SCHIMIDT, Marcelo Q.. Participação em banca de Derly Nunes Pereira. A Inserção e permanencia do Aluno oriundo da EJA. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização PROEJA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

10.
SCHIMIDT, Marcelo Q.. Participação em banca de Gilda Maria Raimunda Cândido. O Professor Frente às Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino do PROEJA. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização PROEJA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SCHIMIDT, Marcelo Q.. Participação em banca de Sabrina de Angeli Cavatt.Proposta de Roteiros de Aulas Práticas de Química para a Educação de EJA usando o Simulador de Laboratório de Química. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

2.
SCHIMIDT, Marcelo Q.. Participação em banca de Karine Lorencini Louzada.Validação do Projeto de Inclusão Digital no Centro Universitário São Camilo. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistema de Informação) - Centro Universitário São Camilo - ES.

3.
SCHIMIDT, Marcelo Queiroz; MEIRA, Fábio; GAVA, Tânia Barbosa Salles. Participação em banca de Rachel Pereira Dias & Giovani Almeida da Silva.Biblioteca Virtual Temática: uma Ferramenta Baseada em Agentes para a Socialização de Documento em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - União Social Camiliana.

4.
SCHIMIDT, Marcelo Queiroz; GAVA, Tânia Barbosa Salles; ALVES, Suzana. Participação em banca de Fábio Pinheiro Sanches.Estudo Comparativo de Ambientes Virtuais de Aprendizagem. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - União Social Camiliana.

5.
SCHIMIDT, Marcelo Queiroz; GAVA, Tânia Barbosa Salles; MEIRA, Fábio. Participação em banca de Leonardo Tonedo Alves.SECP - Sistema Especialista para Classificação de Peixes. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - União Social Camiliana.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SCHIMIDT, Marcelo Queiroz. Concurso Instituto Federal Fluminense - Técnico Administrativo. 2014. Instituto Federal Fluminense.

Outras participações
1.
SCHIMIDT, Marcelo Queiroz. Conselheiro Fiscal Polo UAB Aracruz. 2013. UAB - Universidade Aberta Brasil.

2.
SCHIMIDT, Marcelo Queiroz. TecVitória (Incubadora de Empresa de Base Tecnológica)foi criada em dezembro de 1995 como resultado de uma parceria firmada entre Governos, Universidade e Entidades representativas de empresas capixabas as quais perceberam a vocação do Estado para tornar-se um relevante centro de produção de bens e serviços de alto conteúdo tecnológico. GENEVIX - SOFTEX - POLO de Software de Vitória.. 2004. Tecvitoria Incubadora de Empresas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1ª Ciclo de Seminários Regionais de Saúde e Tecnologia - Região Sul.Implantação do Telecardio no Espírito Santo. 2014. (Seminário).

2.
1º Ciclo de Seminários Regionais de Saúde e Tecnologia - Região Central.O Papel do Telessaúde no Espírito Santo. 2014. (Seminário).

3.
1º Ciclo de Seminários Regionais de Saúde e Tecnologia - Região Central. 2014. (Seminário).

4.
1º Ciclo de Seminários Regionais de Saúde e Tecnologia - Região Metropolitana. 2014. (Seminário).

5.
1º Ciclo de Seminários Regionais de Saúde e Tecnologia - Região Norte. 2014. (Seminário).

6.
1º Ciclo de Seminários Regionais de Saúde e Tecnologia - Região Sul. 2014. (Seminário).

7.
Fórum RNP - e-Saude. 2014. (Congresso).

8.
II Seminário Integrado das Especializações PROEJA e EPT. 2013. (Seminário).

9.
I Simposio de Engenharia, Computação e Sistemas.Desenvolvimento Tecnológico e Inovação na área da Saúde. 2013. (Simpósio).

10.
Simposio Nacional de Gestão e Práticas em Saúde.Relato de Experiência - Telessaúde-ES. 2013. (Simpósio).

11.
XIII Congresso Brasileiro de Informática em Saúde. 2012. (Congresso).

12.
5o. Congresso Brasileiro e Internacional de Telemedicina e Telessaúde. 2011. (Congresso).

13.
I Seminário Integrado das Especializações PROEJA e EPT. 2011. (Seminário).

14.
I Workshop de Tecnologia da informação e Comunicação da EPCT. 2011. (Outra).

15.
I Workshop de Tecnologia da Informação e Comunicação da EPCT. 2011. (Outra).

16.
XII Congresso Brasileiro de Informática em Saúde. 2010. (Congresso).

17.
Seminário Especialização PROEJA. 2009. (Seminário).

18.
Seminário Nacional "Como Planejar as Contratações de Serviços de TI Conform IN 04e. 2009. (Seminário).

19.
II Seminário Estadual do PROEJA-ES.EJA, educação profissional e novas tecnologias. 2008. (Seminário).

20.
REDITEC - Reunião dos Dirigentes das Intituições Federais de Educação Tecnológicas. 2008. (Congresso).

21.
I Seminário Estadual de educação de Jovens e Adultos. 2007. (Seminário).

22.
Universidade que Espaço é Esse?.Jogos Educacionais: Construíndo Competências. 2005. (Oficina).

23.
Missões e Políticas do Ensino Superior. 2002. (Seminário).

24.
ENANGRAD. 2000. (Congresso).

25.
VI FÓRUM DOS ESTUDANTES E PROFISSIONAIS DE CONTABILIDADE.VI Fórum dos Estudantes e Profisionais de Contabilidade. 1999. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SCHIMIDT, Marcelo Queiroz. 1ª Ciclo de Seminários Regionais de Saúde e Tecnologia - Norte. 2014. (Congresso).

2.
SCHIMIDT, Marcelo Queiroz. 1ª Ciclo de Seminários Regionais de Saúde e Tecnologia - Central. 2014. (Congresso).

3.
SCHIMIDT, Marcelo Queiroz. 1ª Ciclo de Seminários Regionais de Saúde e Tecnologia - Metropolitana. 2014. (Congresso).

4.
SCHIMIDT, Marcelo Queiroz. Simpósio Nacional de Gestão e Práticas em Saúde: da Politica à ação. 2014. (Congresso).

5.
SCHIMIDT, Marcelo Queiroz. 1ª Ciclo de Seminários Regionais de Saúde e Tecnologia - Sul. 2014. (Congresso).

6.
SCHIMIDT, Marcelo Q.. I Seminário Intercampi de Formação Pedagógica para Docente e Gestores da Educação Profissional. 2013. (Congresso).

7.
CORRADI, S. M. L. ; Rios, Z. ; ANDREAO, R. V. ; SCHIMIDT, Marcelo Q. . II Seminário Telessaúde ES. 2012. (Congresso).

8.
KUMAR, D. K. ; ANDREAO, R. V. ; SCHIMIDT, Marcelo Q. ; SYLVAN, A. C. L. . ISSNIP Biosignals and Biorobotics - Conference 2011. 2011. (Congresso).

9.
Rios, Z. ; CORRADI, S. M. L. ; ANDREAO, R. V. ; SCHIMIDT, Marcelo Q. . I Seminário Telessaúde ES. 2010. (Congresso).

10.
SCHIMIDT, Marcelo Q.. I Seminário Especialização PROEJA. 2009. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
ANA NERY MALHAME POSSATTO. ALUNOS EM LIBERDADE ASSISTIDA E A EJA: INCLUSÃO OU EXCLUSÃO?. Início: 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização PROEJA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Natália Brandão Marques. O perfil discente como ponto de reflexão para a formação do educador da EJA. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização PROEJA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Orientador: Marcelo Queiroz Schimidt.

2.
Norma Benevides da Cunha. O Programa do PROEJA FIC no Município de Marataízes: avanços e entraves. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização PROEJA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Orientador: Marcelo Queiroz Schimidt.

3.
Penha Mara Mateus de Oliveira. Currículo Interdisciplinar em uma Perspectiva Multidisciplinar na EJA. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização PROEJA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Orientador: Marcelo Queiroz Schimidt.

4.
Marilucia dos Santos Mattos. Politica de Assistência ao Educando no PROEJA no Ifes. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização PROEJA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Orientador: Marcelo Queiroz Schimidt.

5.
Edith Patrocinio de Oliveira. O Perfil do Cidadão Estudante da EJA - Suas aspirações e realizações. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização PROEJA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Orientador: Marcelo Queiroz Schimidt.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Marcelo Zanol. Estruturando um E-Business. 2005. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - União Social Camiliana. Orientador: Marcelo Queiroz Schimidt.

2.
Schelbe Veghini Macedo. Proposta de Solução para o Gerenciamento das Informações Provenientes de Processos de Exportação de Rochas Ornamentais. 2005. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - União Social Camiliana. Orientador: Marcelo Queiroz Schimidt.

3.
Danielly Balbino de Abreu. Implantação de Sistema ERP na Samarco. 2005. 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - União Social Camiliana. Orientador: Marcelo Queiroz Schimidt.



Inovação



Programa de computador sem registro
1.
ANDREAO, R. V. ; SCHIMIDT, Marcelo Queiroz ; Celestrini. J ; SARTI, T. . Sistema de Teleconsultoria do Telessaúde-ES. 2012.


Projetos de pesquisa

Projeto de extensão

Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
ZAGO, G. T.2015ZAGO, G. T. ; ANDREAO, RODRIGO VAREJAO ; SCHIMIDT, Marcelo Queiroz ; PENA FILHO, F. . UTILIZAÇÃO DO MÉTODO DA DECOMPOSIÇÃO DE MODO EMPÍRICO PARA A REMOÇÃO DE RUÍDO EM SINAIS DE ELETROCARDIOGRAMA. Revista Ifes Ciência, v. 1, p. 137-155, 2015.


Programa de Computador sem registro de patente
1.
ANDREAO, R. V. ; SCHIMIDT, Marcelo Queiroz ; Celestrini. J ; SARTI, T. . Sistema de Teleconsultoria do Telessaúde-ES. 2012.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/02/2019 às 20:07:46