Mônica Lana da Paz

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3169029039263319
  • Última atualização do currículo em 14/10/2018


Licenciada em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002) com Especialização Lato sensu em Educação Matemática, Mestre em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2008), Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013) / linha de pesquisa: Educação Matemática. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), Diretora de Planejamento e Desenvolvimento Educacional do IFMG. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem e Formação Docente. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Mônica Lana da Paz
Nome em citações bibliográficas
PAZ, M. L.;PAZ, MÔNICA LANA DA

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais.
Rua Padre Alberico
São Luiz
35570000 - Formiga, MG - Brasil
Telefone: (37) 33214094
URL da Homepage: http://formiga.ifmg.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2013
Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação da FAE/UFMG.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: A permanência e o abandono da profissão docente entre professores de matemática, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Cristina de Castro Frade.
2005 - 2008
Mestrado em Educação Tecnológica.
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.
Título: A construção da identidade profissional do professor de matemática. O caso dos egressos do Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes do CEFET MG.,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Antônio de Pádua Nunes Tomasi.
Palavras-chave: identidade profissional; professores de matemática; tipo ideal.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2003 - 2004
Especialização em Educação Matemática. (Carga Horária: 360h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Título: O Papel do Professor de Matemática na Educação de Jovens e Adultos.
Orientador: Maria Clara Rezende Frota.
1999 - 2002
Graduação em Matemática.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Practitioner Módulo I em Linguagem de Influência. (Carga horária: 12h).
Alberto Martin & Atitude. VC, LDI, Brasil.
2018 - 2018
Practitioner Módulo II em Linguagem de Influência. (Carga horária: 16h).
Alberto Martin & Atitude. VC, LDI, Brasil.
2017 - 2017
Practitioner na Arte de Programação Neurolinguística. (Carga horária: 96h).
Potencial - Instituto de Programação Neurolinguística, PNL, Brasil.
2016 - 2016
Curso Rumo a Universidade Empreendedora. (Carga horária: 60h).
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais, SEBRAE, Brasil.
2009 - 2009
Atualização em serviço. (Carga horária: 40h).
Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Contagem/MG), PMC, Brasil.
2008 - 2008
Pesquisas sobre formação docente / Disc. isolada. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2008 - 2008
Tendências na Pesquisa em Educação Matemática.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2008 - 2008
Curso de Formação para o Ensino de Xadrez. (Carga horária: 31h).
Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura de Contagem, SEDUC, Brasil.
2007 - 2007
Formação Continuada de Educadores da EJA. (Carga horária: 40h).
Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura de Contagem, SEDUC, Brasil.
2006 - 2006
Formação Inicial em EJA. (Carga horária: 30h).
Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Cultura de Contagem, SEDUC, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em O ensino superior europeu em mudança. (Carga horária: 3h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
2004 - 2004
"Atitudes Humanizadors nas relações da Escola. (Carga horária: 9h).
Gaivotas - Educação Infantil, GAIVOTAS, Brasil.
2004 - 2004
Políticas Contemporâneas - Formação de Professores. (Carga horária: 60h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
2003 - 2003
"Aprendendo e ensinando Geometria". (Carga horária: 36h).
Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, C.E.R.P, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em "As Pirâmides de Giseh e o Número Áureo". (Carga horária: 2h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em "Introdução à Álgebra Vetorial". (Carga horária: 20h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em "Inter, pluri, transciplinaridade". (Carga horária: 2h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
2002 - 2002
"Jogos em Classe: A Matemática com Prazer".
Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, C.E.R.P, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Curso TV na Escola e os Desafios de Hoje. (Carga horária: 180h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em "Como é possível trabalhar a Matemática?". (Carga horária: 2h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Metodologia e Técnica de Comunicação. (Carga horária: 5h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.


Atuação Profissional



Escola Municipal Sócrates Mariani Bittencourt, EMSMB, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Matemática, Carga horária: 20

Atividades

06/2014 - 08/2014
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática

Escola Municipal Josefina de Souza Lima, E.M.J.S.L, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Matemática, Carga horária: 20

Atividades

02/2014 - 06/2014
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, IFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

07/2018 - Atual
Direção e administração, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, .

Cargo ou função
Diretora de Planejamento e Desenvolvimento Educacional.
02/2015 - Atual
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo II
02/2015 - Atual
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo II
08/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Campus Formiga, .

08/2014 - Atual
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino, Estágio Curricular Supervisionado, Didática, Cálculo II, Metodologia Científica
05/2016 - 07/2018
Direção e administração, Campus Formiga, .

Cargo ou função
Coordenação Geral dos Cursos de Graduação e EAD.

Centro Universitário Newton Paiva, CNP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2014
Vínculo: Professor Adjunto, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Atividades

02/2009 - 07/2014
Ensino, Engenharias, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo I, Cálculo II, Cálculo III
02/2009 - 12/2009
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Aplicada à Informática II

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10

Atividades

8/2005 - 12/2005
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Instrumentação para o ensino de Matemática
Didática Aplicada ao Ensino de Matemática
02/2005 - 07/2005
Ensino, Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo I
02/2005 - 07/2005
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática
11/2002 - 11/2002
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática (Projeto de Nivelamento) - 12 horas - aula

E. M. Pedro de Alcântara Júnior, E.M.P.A.J, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Matemática, Carga horária: 22

Atividades

02/2009 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática

Cursos Preparatórios Objetivo Roma, OBJETIVO ROMA, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Matemática, Carga horária: 10

Atividades

02/2001 - 05/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática

Centro Estadual de Educação Continuada "Clemente de Faria", CESEC, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 24

Atividades

02/2003 - 12/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática

Colégio Ômega, C.O, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Física, Carga horária: 10

Atividades

02/2001 - 12/2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
Física

E.E. Domingas Maria de Almeida, E.E.D.M.A, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: livre, Enquadramento Funcional: Professora de Matemática, Carga horária: 20

Atividades

02/2004 - 12/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática

E.E. Engenheiro Francisco Bicalho, E.E.F.B, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Atividades

02/1999 - 12/2000
Ensino,

Disciplinas ministradas
Geometria
Matemática

E.E.Cecília Meireles, E.E.C.M, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professora de Matemática, Carga horária: 20

Atividades

02/2003 - 12/2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática

Escola Municipal Professora Ana Guedes Vieira, E.M.P.A.V, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Matemática, Carga horária: 28

Atividades

02/2006 - 01/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática na Educação de Jovens e Adultos

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro do grupo de pesquisa


Escola Municipal Professor Júlia Kubitschek de Oliveira, EMPJKO, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Matemática, Carga horária: 22

Atividades

02/2007 - 12/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática na Educação de Jovens e Adultos

Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: aluna, Enquadramento Funcional: aluna
Outras informações
Participação em projetos de pesquisa: Espacos educativos, producao e apropriacao de conhecimentos matematicos ; Identidade, cognição e afetividade na educação matemática e em outros contextos intra e extraescolares.

Atividades

08/2009 - 08/2013
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, .

Linhas de pesquisa
Educação Matemática


Linhas de pesquisa


1.
Educação Matemática
2.
Formação de professores
3.
Formação de identidade
4.
Espaços educativos, produção e apropriação de conhecimentos matemáticos


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
O desenvolvimento da linguagem na constituição identitária de professores de matemática
Descrição: O objetivo geral deste projeto de pesquisa é construir um entendimento para o desenvolvimento da linguagem profissional de professores de matemática, sob uma perspectiva pragmatista para a constituição da identidade. Para tal, propomos os seguintes objetivos específicos: 1) elaborar uma interpretação teórica para o conceito de 'marcas cegas' (Rorty, 1989) no contexto de desenvolvimento profissional de professores que seja operacional, passível de tratamento empírico; 2) produzir evidências de como as manifestações das 'marcas cegas' contribuem para a ampliação do 'vocabulário final' (Rorty, 1989), mais geralmente para o o desenvolvimento da linguagem de uma pessoa como professor, sob o ponto de vista da perspectiva pragmatista da identidade; 3) produzir evidências de que redescrições de 'marcas cegas' por meio do uso de um certo 'vocabulário final' pode nos fornecer elementos significativos para traçar a trajetória do perfil identitário do professor; 4) desenvolver método/instrumental analítico consistente para explorar empiricamente aspectos do desenvolvimento da linguagem docente do professor através da noção pragmatista de identidade; 5) preparar comunicações das pesquisas dos alunos de pós-graduação envolvidos no projeto, bem como da presente pesquisa para conferências nacionais e internacionais; 6) oferecer infra-estrutura adequada à realização de estágios de pesquisa dos pesquisadores-colaboradores externos à UFMG para trabalharem com membros da equipe local; 7) proporcionar estágios de pesquisa da coordenadora deste projeto à LSBU para trabalhar na análise sistemática dos dados e preparar material para publicação dos resultados da pesquisa; 8) contribuir para a formação acadêmica de alunos de graduação como futuros pesquisadores na área de Educação com incentivo de bolsa de inicação científica; 9) fortalecer o envolvimento dos membros do Grupo de Pesquisa 'Identidade, cognição e afetividade na Educação Matemática e em outros contextos intra e extra-escolares' nas atividades do grupo, em particular dos alunos de pós-graduação desta proponente, cujas investigações de mestrado e de doutorado se beneficiarão com os estudos a serem realizados para o presente projeto; 10) ampliar a aquisição de material de informática e bibliográfico de qualidade, visando assegurar a manutenção da prática de pesquisa do grupo, o bom andamento das investigações e o arquivamento apropriado do banco de dados..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (2) .

Integrantes: Mônica Lana da Paz - Integrante / Cristina de Castro Frade - Coordenador / Stephen Lerman - Integrante / Luciano Meira - Integrante / Giovanni Campos Fonseca - Integrante / Flávio de Ligório - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2009 - Atual
Identidade, cognição e afetividade na educação matemática e em outros contextos intra e extraescolares
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Mônica Lana da Paz - Integrante / Cristina de Castro Frade - Coordenador / Renata Bastos Ferreira Antipoff - Integrante / Maria Imaculada de Souza Marcenes Gonçalves - Integrante / Adriana Assis Ferreira - Integrante / Stephen Lerman - Integrante.
2005 - 2006
Vidas de Professores da Educação Profissional
Descrição: A pesquisa, financiada pela FAPEMIG, coletou depoimentos orais sob a forma de histórias de vida de 20 professores da Educação Profissional (E.P.) que atuam em diferentes tipos de instituições de E.P. a fim de: - Analisar as representações acerca do ofício de professores da E.P.; - Investigar suas histórias de vida e os fatores que contribuíram para as escolhas desses sujeitos relativas à carreira: ingresso, permanência, abandono; - Analisar as concepções subjacentes ou explícitas, de Educação Profissional que orientam as práticas desses professores..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (5) .

Integrantes: Mônica Lana da Paz - Integrante / Suzana Lanna Burnier - Coordenador / Marina Nunes Durães - Integrante / Regina Mara Ribeiro Cruz - Integrante / Humberto Cardoso Santos - Integrante / Adriana Netto Silva - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


2015 - 2016
A contação de histórias no desenvolvimento de atitudes para o uso racional e preservação da água
Descrição: Edital ANA/CAPES nº18/2015 -referente ao Programa de Apoio à Produção de Material Didático para a Educação Básica - Projeto Água. O projeto ?A Contação de histórias no desenvolvimento de atitudes para o uso racional e preservação da água? objetiva a criação e produção de um livro paradidático para alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. O livro versará sobre aspectos sociais, históricos, geográficos, políticos, econômicos e culturais que envolvem a criação do Lago de Furnas até os dias atuais numa perspectiva socioambiental e emancipatória. Na criação do livro será considerado primordial que a história narrada permita que o leitor tenha envolvimento social com a discussão sobre a crise hídrica, perpassando de forma lúdica por vários conteúdos abordados nas disciplinas curriculares. Sendo assim, é possível a interlocução entre diversas áreas do conhecimento humano, integrando várias disciplinas curriculares na construção do livro..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Mônica Lana da Paz - Coordenador / Aline Rodrigues Alves - Integrante / Thais Lopes Reis - Integrante.
2014 - 2017
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID - IFMG
Descrição: O projeto visa incentivar a formação de professores para a educação básica, valorizar o magistério e promover a melhoria da qualidade da educação básica. Função no projeto: Coordenadora de Área - Licenciatura em Matemática - Campus Formiga. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (36) .

Integrantes: Mônica Lana da Paz - Coordenador.


Revisor de periódico


2014 - Atual
Periódico: ForScience - Revista Científica do IFMG - Campus Formiga
2017 - 2017
Periódico: ZETETIKE (UNICAMP)
2017 - 2017
Periódico: CADERNOS DE EDUCAÇÃO (UFPEL)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Matemática/Especialidade: Educação Matemática.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.


Idiomas


Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2017
Professora Paraninfa da turma de formandos do 2º semestre de 2017 do curso de Licenciatura em Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais.
2016
Professora homenageada dos formandos de Matemática, 12/2016, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais.
2015
Professora homenageada dos formandos de Matemática, 12/2015, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Formiga.
2002
Destaque Acadêmico, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1PAZ, MÔNICA LANA DA2016PAZ, MÔNICA LANA DA; FRADE, CRISTINA . A História de Nair: a Força da Identidade Institucional para a Permanência na Docência em Matemática. BOLEMA : Boletim de Educação Matemática (Online), v. 30, p. 1260-1279, 2016.

2.
2BURNIER, S. L.2007 BURNIER, S. L. ; CRUZ, R. M. R. ; DURAES, M. N. ; PAZ, M. L. ; SILVA, I. M. M. ; Adriana Netto Silva . Histórias de vida de professores: o caso da educação profissional. Revista Brasileira de Educação, v. 12, p. 343-358, 2007.

3.
3PAZ, M. L.;PAZ, MÔNICA LANA DA2007 PAZ, M. L.; TOMASI, A. P. N. ; SILVA, I. M. M. . A docência na educação profissional: reflexões sobre a formação docente e a importância da Licenciatura.. Educação & Tecnologia, v. 12 n.2, p. 22-28, 2007.

4.
4PAZ, M. L.;PAZ, MÔNICA LANA DA2007 PAZ, M. L.; Juliana Cordeiro Soares Branco ; Adriana Netto Silva . Saberes Docentes. Educação & Tecnologia, v. 12 n.3, p. 57-60, 2007.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
PAZ, M. L.; ALVES, A. R. ; REIS, T. L. . Um mergulho nas histórias do Mar de Minas. 1. ed. Belo Horizonte: Estrela da Manhã, 2016.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PAZ, M. L.. Engenheiro ou Professor de Matemática? Dilemas na construção da identidade profissional. In: X Encontro Nacional de Educação Matemática, 2010, Salvador. X Encontro Nacional de Educação Matemática, 2010.

2.
PAZ, M. L.. Marcas Identitárias do trabalho docente: o engenheiro requalificado como professor de Matemática. In: XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010, Belo Horizonte. XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010.

3.
Adalci Righi Viggiano ; PAZ, M. L. ; Adriana Netto Silva . O Tipo Ideal do aluno de engenharia geração NET.. In: IV Simpósio Trabalho e Educação, 2007, Belo Horizonte. IV Simpósio Trabalho e Educação, 2007.

4.
PAZ, M. L.; OLIVEIRA, L. M. ; VENTURA, P. C. S. ; SILVEIRA, M. C. R. V. . A educação tecnológica no contexto das séries iniciais do ensino fundamental: a voz docente.. In: VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação e Ciências, 2007, Florianópolis. Anais do VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação e Ciências. Belo Horizonte: Abrapec, 2007. v. 1. p. 1-12.

5.
PAZ, M. L.; TOMASI, A. P. N. ; SILVA, I. M. M. . A docência na educação profissional: reflexões sobre a formação docente e a importância da licenciatura. In: I Encontro Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores da América Latina e do Caribe, 2006, Juiz de Fora. I Encontro Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores da América Latina e do Caribe, 2006.

6.
BURNIER, S. L. ; PAZ, M. L. ; DURAES, M. N. ; CRUZ, R. M. R. ; Adriana Netto Silva . HISTÓRIAS DE VIDA DE PROFESSORES: O CASO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL.. In: II Congresso Internacioal sobre Pesuqisa (Auto) Biográfica, 2006, Salvador. II Congresso Internacioal sobre Pesuqisa (Auto) Biográfica, 2006.

7.
PAZ, M. L.; Juliana Cordeiro Soares Branco ; Adriana Netto Silva . Saberes docentes e identidade.. In: I Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade, 2006, Belo Horizonte. I Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade, 2006.

8.
PAZ, M. L.; Maria Clara Rezende Frota . O Papel do Professor de Matemática na Educação de Jovens e Adultos. In: III Encontro de Educação matemática de Ouro Preto, 2005, Ouro Preto. 3º Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto, 2005.

9.
PAZ, M. L.; NOVAIS, A. E. C. ; TOMASI, A. P. N. ; SANTOS, H. C. ; DURAES, M. N. ; MARTINS, N. M. J. ; CRUZ, R. M. R. ; BURNIER, S. L. . Vida de Professores da Educação Profissional. In: III Simpósio Trabalho e Educação, 2005, Belo Horizonte. III Simpósio Trabalho e Educação, 2005.

10.
PAZ, M. L.. A Construção da Identidade Profissional de Professores de Matemática. O caso dos egressos do Programa Especial de Formação Docente do CEFET - MG.. In: III Simpósio Trabalho e Educação, 2005, Belo Horizonte. III Simpósio Trabalho e Educação, 2005.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BURNIER, S. L. ; PAZ, M. L. ; DURAES, M. N. ; CRUZ, R. M. R. ; TOMASI, A. P. N. ; Adriana Netto Silva . Pesquisando a docência na Educação Profissional através das histórias de vida de seus professores.. In: I Jornada Nacional da Produção Científica em Educação Profissional e Tecnológica, 2006, Brasília. I Jornada Nacional da Produção Científica em Educação Profissional e Tecnológica. Brasília: MEC/SETEC / Editora Qualidade, 2006. p. 71-72.

Apresentações de Trabalho
1.
PAZ, M. L.. Identidades construídas e sustentadas entre professores de matemática. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
PAZ, M. L.; PINTO, M. N. ; GOMES, E. H. S. . Inserção na profissão docente: uma investigação com egressos do curso de licenciatura em matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
PAZ, M. L.; PINTO, M. N. ; SILVA, T. H. . Inserção na profissão docente: uma investigação com egressos do curso de licenciatura em matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
TOMASI, A. P. N. ; PAZ, M. L. ; SILVA, I. M. M. . A docência na educação profissional: reflexões sobre a formação docente e a importância da licenciatura. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
PAZ, M. L.. A Construção da Identidade Profissional de Professores de Matemática. O caso dos egressos do Programa Especial de Formação Docente do CEFET - MG.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
PAZ, M. L.; Maria Clara Rezende Frota . O Papel do Professor de Matemática na Educação de Jovens e Adultos. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
PAZ, M. L.. Um mergulho nas Histórias do Mar de Minas 2016 (Expositor no painel "Compartilhando experiências de produção de material didático").

2.
PAZ, M. L.. A permanência e o abandono da profissão docente entre professores de matemática 2013 (Tese de Doutorado).

3.
PAZ, M. L.; Adriana Netto Silva ; Juliana Cordeiro Soares Branco . Saberes Docentes. 2006 (Pôster).

4.
PAZ, M. L.. O papel do professor de Matemática na Educação de Jovens e Adultos 2004 (Monografia).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
PAZ, M. L.. A inovação na sala de aula. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
PAZ, M. L.. Manifestação de identidades: abandono ou permanência da profissão docente?. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
PAZ, M. L.. Banco de questões de Cálculo I. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

2.
PAZ, M. L.. I Simpósio dos Grupos de Pesquisa sobre Formação de Professores do Brasil. 2006. (Comunicação).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
PAZ, M. L.. Participação em banca de Francisco Almeida da Silva. Feira de Matemática: espaço de socialização de saberes e inovação curricular do professor de matemática. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Acre.

2.
PAZ, M. L.. Participação em banca de Inayara Rodrigues de Carvalho. Manifestações do saber pedagógico do conteúdo específico de análise combinatória: o caso da professora que atua no Programa de Formação Continuada Poronga Médio. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Acre.

Qualificações de Mestrado
1.
PAZ, M. L.. Participação em banca de Francisco Almeida da Silva. Feira de Matemática: espaço de socialização de saberes e inovação curricular do professor de matemática. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Acre.

2.
PAZ, M. L.. Participação em banca de Inayara Rodrigues de Carvalho. Manifestações do saber pedagógico do conteúdo específico de análise combinatória: o caso da professora que atua no Programa de Formação Continuada Poronga Médio. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Acre.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PAZ, M. L.. Participação em banca de Cristiane César Campos.A História nos livros didáticos de Matemática: uma análise dos principais livros didáticos do Ensino Fundamental adotados pelas escolas do ensino público. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

2.
PAZ, M. L.. Participação em banca de Elaine Verônica Souza Oliveira.Kumon, o método.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
PAZ, M. L.. Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto regido pelo Edital 11/2018. 2018. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais.

2.
PAZ, M. L.. Composição da Comissão de Seleção do Processo Seletivo Simplificado para Professor Visitante regido pelo edital 012/2018 para a área de Matemática. 2018. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais.

3.
PAZ, M. L.; BORGES, A. E. A.; DOMINGUES, J. S.. Participação em Banca de Avaliação de Processo Seletivo Simplificado do Edital 024/2016. 2016. Instituto Federal Minas Gerais.

4.
PAZ, M. L.; BORGES, A. E. A.; BARBOSA, C. P.. Participação em banca examinadora de concurso público de provas e títulos para professor substituto na área de matemática. 2015. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Seminário de Pesquisa e Inovação (SEMPI).Inserção na profissão docente: uma investigação com egressos do curso de licenciatura em matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais. 2017. (Seminário).

2.
Panorama da profissão docente no Estado de Minas Gerais: diagnóstico e perspectivas.Manifestação de identidades: abandono ou permanência da profissão docente?. 2017. (Seminário).

3.
VI Encontro do Pibid IFMG. 2017. (Encontro).

4.
VI SIC.Inserção Na Profissão Docente: Uma Investigação Com Egressos Do Curso De Licenciatura Em Matemática Do Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia De Minas Gerais.. 2017. (Seminário).

5.
Encontro de Intercâmbio dos Coordenadores do Projeto Água.Um mergulho nas histórias do Mar de Minas. 2016. (Encontro).

6.
IV Congresso Brasileiro de Neurovisão. 2016. (Congresso).

7.
V Encontro do PiBID IFMG: A construção da identidade profissional do professor. 2016. (Encontro).

8.
IV Encontro do PIBID - Formação de Professores: novos e velhos desafios. 2015. (Encontro).

9.
34th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education. 2010. (Congresso).

10.
X Encontro Nacional de Educação Matemática.Engenheiro ou professor de Matemática? Dilemas na construção da identidade profissional. 2010. (Encontro).

11.
XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Marcas Identitárias do trabalho docente: o engenheiro requalificado como professor de Matemática. 2010. (Encontro).

12.
Primeira Mostra de Trabalhos Interdisciplinares do curso de Matemática da Puc Minas."A importância do Trabalho Interdisciplinar na vida acadêmica e profissional do professor de Matemática". 2008. (Outra).

13.
IV Simpósio Trabalho e Educação Gramsci, Política e Educação.O Tipo ideal do estudante de engenharia geração Net. 2007. (Simpósio).

14.
Objetos Técnicos como suporte para a preservação da memória e construção de uma cultura técnica. 2007. (Seminário).

15.
29º Reunião - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2006. (Outra).

16.
III Simpósio Trabalho e Educação.A construção da identidade profissional de professores de matemática. O caso dos egressos do Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes do CEFET - MG. 2006. (Simpósio).

17.
I Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade.Saberes Docentes. 2006. (Simpósio).

18.
VIII Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação e I Encontro Interinstitucional de Pesquisa em Pós-Graduação.A construção da identidade profissional dos professores de matemática. O caso dos egressos do Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes do CEFET-MG. 2006. (Seminário).

19.
III Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto.III Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto. 2005. (Encontro).

20.
VII Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação e I Encontro Interinstitucional de Pesquisa em Pós-Graduação.A construção da identidade profissional de professores de matemática. O caso dos egressos do Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes do CEFET - MG.. 2005. (Seminário).

21.
27ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2004. (Outra).

22.
VI Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação e I Encontro Interinstitucional de Pesquisa em Pós-Graduação. 2004. (Seminário).

23.
Fórum Internacional de Educação.Fórum Internacional de Educação. 2003. (Outra).

24.
Seminário de Educação Matemática da PUC Minas.Seminário de Educação Matemática da PUC Minas. 2002. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PAZ, M. L.. VIII Jornada de Educação, Ciência e Tecnologia do IFMG ? Campus Formiga. 2018. (Outro).

2.
PAZ, M. L.. Jornada Cultural 2018 do IFMG Campus Formiga. 2018. (Outro).

3.
PAZ, M. L.. VII Jornada de Educação, Ciência e Tecnologia do IFMG ? Campus Formiga.. 2017. (Outro).

4.
PAZ, M. L.. V Encontro do PIBID IFMG: A construção da identidade profissional do professor. 2016. (Outro).

5.
PAZ, M. L.. VI Jornada de Educação, Ciência e Tecnologia do IFMG ? Campus Formiga.. 2016. (Outro).

6.
PAZ, M. L.. IV Encontro do Pibid - Formação de Professores: novos e velhos desafios. 2015. (Outro).

7.
PAZ, M. L.. 34th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education. 2010. (Congresso).

8.
PAZ, M. L.. I Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade. 2006. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
TABATHA HELENA DA SILVA ; MARIANE NOGUEIRA PINTO. Inserção na profissão docente: uma investigação com egressos do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais.. Início: 2017 - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais. (Orientador).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
PAZ, M. L.; PINTO, M. N. ; SILVA, T. H. . Inserção na profissão docente: uma investigação com egressos do curso de licenciatura em matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
PAZ, M. L.. A inovação na sala de aula. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
PAZ, M. L.. Manifestação de identidades: abandono ou permanência da profissão docente?. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PAZ, M. L.. VI Jornada de Educação, Ciência e Tecnologia do IFMG ? Campus Formiga.. 2016. (Outro).

2.
PAZ, M. L.. VII Jornada de Educação, Ciência e Tecnologia do IFMG ? Campus Formiga.. 2017. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/02/2019 às 22:21:13