Marcelo Paravisi

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  • Última atualização do currículo em 10/07/2018


Possui graduação em Engenharia de Computação pela Universidade Federal do Rio Grande (2006) e mestrado em Programa de Pós Graduação em Ciência de Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2008). Atualmente é professor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, atuando principalmente nos seguintes temas: computação, simulação, computação gráfica, agentes virtuais, multidões. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcelo Paravisi
Nome em citações bibliográficas
PARAVISI, M.;Paravisi, Marcelo

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS - Campus Osório.
Rua Santos Dumont, 2127
Albatroz
95520000 - Osório, RS - Brasil
Telefone: (51) 36013500


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Ciência da Computação.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Orientador: Alexandre de Morais Amory.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2007 - 2008
Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ciência de Computação.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: Comportamentos auto-organizados de multidões,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Soraia Raupp Musse.
Bolsista do(a): União Brasileira de Educação e Assistência, UBEE, Brasil.
Palavras-chave: Computação Gráfica; continuum crowds; multidão; simulação; BioCrowds.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Matemática da Computação / Especialidade: Modelos Analíticos e de Simulação.
2014 - 2015
Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO BÁSICA PROFISSIONAL. (Carga Horária: 445h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
Título: O ENSINO DE PROGRAMAÇÃO POR MEIO DE FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS LÚDICAS.
Orientador: Aline Silva de Bona.
2002 - 2006
Graduação em Engenharia de Computação.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Título: UM SIMULADOR DE TRÂNSITO 3D.
Orientador: Alessandro de Lima Bicho.
1998 - 2000
Ensino Médio (2º grau).
Escola da URI, ESCOLA DA URI, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2012
Extensão universitária em Programação avançada na plataforma android. (Carga horária: 20h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2006 - 2006
Mini-curso de Superwaba. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2004 - 2004
Curso avançado de Microeletrônica. (Carga horária: 30h).
Sociedade Brasileira de Microeletrônica, SBMicro, Brasil.
2004 - 2004
Banco de Dados PostgreSQL. (Carga horária: 20h).
Colégio Técnico Industrial Mário Alquati, CTI, Brasil.
2003 - 2003
Curso básico de Microeletrônica. (Carga horária: 30h).
Sociedade Brasileira de Computação - Porto Alegre, SBC, Brasil.
2001 - 2001
Linguagem escrita - gramática. (Carga horária: 24h).
Curso Permanente de Português, CPP, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Efetivo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Diretor de Ensino (março/2014 - fevereiro/2016) Coordenador de Ensino a partir de 22/02/2013 Diretor Geral substituto 02/12/2013 à Grupo de Trabalho para Norma Discente Fiscal de Contrato de Serviços Eventuais de Contrato Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso Superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas Membro de Comissão de Processo Seletivo para Professor Temporário Membro da Comissão Permanente de Formatura Supervisor do PRONATEC

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Professor temporário, Enquadramento Funcional: Professor temporário, Carga horária: 40

Atividades

07/2012 - Atual
Extensão universitária , IFRS - Campus Osório, .

Atividade de extensão realizada
Projeto: Olímpiada de Programação.
06/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , IFRS - Campus Osório, .

04/2012 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFRS - Campus Osório, .

Cargo ou função
Comissão de Criação de Curso Superior de Informática.
03/2014 - 02/2016
Direção e administração, IFRS - Campus Osório, .

Cargo ou função
Direção de Ensino.
02/2013 - 02/2014
Direção e administração, IFRS - Campus Osório, .

Cargo ou função
Coordenação de Ensino Médio e Técnico.

QI Escolas e Faculdades, QI, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 24


3D interactive Boards, 3DINB, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Proprietário, Enquadramento Funcional: Administrador e Desenvolvedor, Carga horária: 40


Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Mestrado, Enquadramento Funcional: Aluno de mestrado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Bolsa, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsa, Carga horária: 12

Atividades

05/2004 - 05/2005
Estágios , CPD - Central de Processamento de DADOS, .

Estágio realizado
Programação WEB.
05/2003 - 12/2003
Estágios , DMAT - Departamento de Matemática, .

Estágio realizado
Manutenção laboratório de informática e servidor da engenharia de computação..


Linhas de pesquisa


1.
Novas Tecnologias no Ensino: o uso do Arduino como alternativa no ensino de Física e Matemática


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Integração de veículos autônomos e redes de sensores para aquisição de dados remotos para prevenção e mitigação de desastres naturais
Descrição: Este projeto inter-institucional (PUCRS, UFRN, UFRGS, UFSC) e multidisciplinar (envolve faculdades de informática, engenharia elétrica, engenharia mecatrônica, automação, engenharia cartográfica e geografia) propõe a integração de sensores estáticos (i.e. sensores meteorológicos convencionais) e móveis (i.e. veículos autônomos ou robôs) em um único sistema de captura de dados. Os sensores estáticos são tipicamente empregados em locais estratégicos, onde há maior recorrência de incidentes. Os veículos autônomos são empregados durante e após a ocorrência de desastres, para mitigar danos e capturar dados que podem ser usados para modelar e prever futuros desastres. Os veículos autônomos também podem capturar informações sobre os desastres nos locais mais críticos, onde um humano não consegue alcançar sem se expor a riscos. As informações capturadas pelos sensores estáticos e móveis podem ser integradas a sistemas de monitoração em tempo real, facilitando a coordenação da população e defesa civil..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
O ENSINO DE PROGRAMAÇÃO POR MEIO DE FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS LÚDICAS
Descrição: Pretende-se averiguar se o uso de ferramentas computacionais lúdicas auxilia no ensino de programação, estimulando e motivando os alunos na aprendizagem dos conceitos e das habilidades relacionadas à área, pois utilizar a técnica e a ferramenta mais eficiente são primordiais para o ensino de qualidade dos estudantes. A metodologia de pesquisa a ser utilizada será do tipo mista, ou seja, uma combinação entre caráter qualitativo e quantitativo para que reflita um melhor resultado. Serão realizadas oficinas, utilizando uma ferramenta digital lúdica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2007
CIDIS - Construção Interativa de Ambientes Urbanos Virtuais para Simulação de Comunidades Carentes Descrição: Este projeto visa a concepção de ferramentas computacionais para construção virtual de ambientes urbanos populados. O principal objetivo é
Descrição: Este projeto visa a concepção de ferramentas computacionais para construção virtual de ambientes urbanos populados. O principal objetivo é prover uma ferramenta interativa que possa auxiliar a simulação de deslocamentos das pessoas bem como o planejamento urbano. Além da possibilidade de se simular situações interativamente, será possível a geração de vídeos para demonstração de novos serviços e utilização destes para as comunidades. Baseando-se em informações demográficas e geográficas, as ferramentas podem reconstruir as comunidades, incluindo as vias de acesso, relevo, ruas, obstáculos ao tráfego de pedestres e com isso conseguir simular o comportamento da população da comunidade, através da inclusão de humanos virtuais nas regiões reconstruídas. Com as regiões reconstruídas digitalmente, os usuários podem interativamente investigar e visualizar em tempo-real o impacto da inclusão de novos serviços naquela comunidade, inclusive verificando que parte da população terá acesso e de que maneira isso será feito..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Marcelo Paravisi - Integrante / Soraia Raupp Musse - Coordenador / Luiz Gonzaga da Silveira Júnior - Integrante / André Tavares - Integrante / Ricardo Lucca - Integrante / Alessandor de Lima Bicho - Integrante.


Projetos de extensão


2012 - 2012
Programação e Diversão com Scratch
Descrição: Este projeto visa desenvolver a lógica de programação dos alunos do Ensino Médio de Informática por meio do uso de ferramentas de programação áudio visuais, como por exemplo, o Scratch. Os alunos poderão criar pequenos jogos e animações, permitindo que expressem suas opiniões sobre diversos temas. O projeto possibilidade a interdisciplinariedade, pois pode-se trabalhar diversos temas das diferentes áreas do currículo do Ensino Médio..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - 2012
Olímpiada de Programação
Descrição: O projeto consiste em uma gincana interna entre os alunos da informática, gerando integração e estimulo do aprendizado de algoritmos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Ciência da Computação.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Processamento Gráfico (Graphics).
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Arquitetura de Sistemas de Computação.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas Operacionais.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2008
Tracking is Believing - Technical Category, Vídeo Festival SIBGRAPI 2008.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Bicho, Alessandro2012 Bicho, Alessandro ; Rodrigues, Rafael ; Raupp Musse, Soraia ; Rosito Jung, Cláudio ; Paravisi, Marcelo ; Pini Magalhães, Léo ; MUSSE, S. R. . Simulating crowds based on a space colonization algorithm. Computers & Graphics, v. 1, p. 1, 2012.

2.
Rodrigues, Rafael Araújo2010Rodrigues, Rafael Araújo ; Magalhães, Léo Pini ; Musse, Soraia Raupp ; Jung, Cláudio Rosito ; de Lima Bicho, Alessandro ; PARAVISI, M. . AN INTERACTIVE MODEL FOR STEERING BEHAVIORS OF GROUPS OF CHARACTERS. Applied Artificial Intelligence, v. 24, p. 594-616, 2010.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BONA, A. S. ; LUFT, G. F. ; GREFF, G. V. ; PARAVISI, M. ; PORTELA, R. C. ; PORTELLA, S. G. S. ; Viegas, T. R. . Conexões no processo educativo: possíveis olhares sobre a Matemática, a Literatura, a Informática e a Etica. 1. ed. Curitiba: CRV, 2017. 100p .

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
PARAVISI, M.; BONA, A. S. . O WhatsApp: um espaço de construção pedagógica e de gestão escolar. Revista Thema, http://revistathema.ifsul.edu..

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PARAVISI, M.; AMORY, A. M. ; Musse S. R. . Simulating Rescue of Agents in Crowds during Emergency Situations. In: Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), 2017, Curitiba. Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2017.

2.
Paravisi, Marcelo; Viegas, T. R. ; BONA, A. S. . O uso de Compiladores no ensino de algoritmos. In: Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa, 2014, Osório. Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa. Osório: IFRS, 2014. v. 2. p. 58-58.

3.
CASSOL ; MARSON, F. ; VENDARMINI, M. ; PARAVISI, M. ; BICHO, A. DE L. ; JUNG, Claudio Rosito ; MUSSE, S. R. . Simulation of Autonomous Agents Using Terrain Reasoning. In: Computer Graphics and Imaging. In: Computer Graphics and Imaging, 2011, Insbruck. Proceedings of Computer Graphics and Imaging, 2011. v. 1. p. 101-108.

4.
Rodrigues, R. ; Bicho A. de L. ; PARAVISI, M. ; JUNG, Claudio Rosito ; Magalhaes, L. P. ; Musse S. R. . Tree Paths: A New Model for Steering Behaviors. In: Intelligent Virtual Agents (IVA 09), 2009, Amsterdam. Intelligent Virtual Agents (IVA 09), 2009.

5.
PARAVISI, M.; WERHLI, A. ; JACQUES JR, J. ; Rodrigues, R. ; JUNG, Claudio Rosito ; BICHO, A. DE L. ; MUSSE, S. R. . Continuum Crowds with Local Control. In: Computer Graphics International, 2008, Istambul. Proceedings of CGI 2008. v. 1. p. 108-115.

6.
Musse S. R. ; PARAVISI, M. ; Rodrigues, R. ; JACQUES JR, J. ; JUNG, Claudio Rosito . Using Synthetic Ground Truth Data to Evaluate Computer Vision Technologies. In: IEEE International Workshop on PETS - ICCV, 2007, Rio de Janeiro. Proceedings of 10th IEEE International Workshop on PETS - ICCV 2007, 2007. v. 1. p. 25-32.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Viegas, T. R. ; Paravisi, Marcelo ; OKUYAMA, F. Y. ; BERTAGNOLLI, S. C. . Uso das TICs no processo de ensino-aprendizagem de programação. In: TISE - Congresso Internacional de Informática Educativa, 2015, Santiago. Nuevas Ideas en Informática Educativa, 2015. v. 11. p. 780-785.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MAGALHAES, M. B. ; Paravisi, Marcelo . Programa do Almoxarifado para a Secretária Municipal de Assistência Social de Osório-RS. In: Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa, 2015, Osório. Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa. Osório: IFRS, 2015. p. 105-105.

2.
Paravisi, Marcelo; Viegas, T. R. ; BONA, A. S. . O ENSINO DE PROGRAMAÇÃO POR MEIO DE FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS LÚDICAS. In: Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa, 2014, Osório. Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa. Osório: IFRS, 2014. p. 41-41.

3.
PARAVISI, M.; Bicho A. de L. . Otimização da Temporização Semafórica através de Sistemas Classificadores. In: V Mostra de Produção Universitária da FURG, 2006, Rio Grande. V MPU, 2006.

4.
PARAVISI, M.; Musse S. R. ; Bicho A. de L. . Modelagem e Simulação do Tráfego de Veículos e Controle Semafórico em um Ambiente Virtual. In: VETOR, 2006, Rio Grande. VETOR, 2006.

Apresentações de Trabalho
1.
Paravisi, Marcelo. O ensino de programação por meio de Ferramentas Lúdicas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MAGALHAES, M. B. ; Paravisi, Marcelo . PROGRAMA DO ALMOXARIFADO PARA A SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSITÊNCIA SOCIAL DE OSÓRIO ? RS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
PARAVISI, M.; Musse S. R. ; Rodrigues, R. . Workshop de Humanos de Virtuais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
PARAVISI, M.. Animação de Humanos Virtuais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II SEMANA INTEGRADA DE TECNOLOGIA EM COMPUTAÇÃO. 2006. (Simpósio).

2.
19º Simposio Sul de Microeletrônica. 2004. (Congresso).

3.
V Fórum Internacional Software Livre. 2004. (Congresso).

4.
VII Semana Acadêmica de Engenharia de Computação. 2004. (Congresso).

5.
IV Fórum Internacional Software Livre. 2003. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Paravisi, Marcelo. III Jornada Pedagógica do IFRS Campus Osório. 2015. (Outro).

2.
Paravisi, Marcelo. 4ª MoExP - Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa do Campus Osório. 2014. .

3.
PARAVISI, M.. 3º Seminário de Turismo da Cidade do Rio Grande (RS) e Região. 2005. (Outro).

4.
PARAVISI, M.. VII Semana Acadêmica de Engenharia de Computação. 2004. (Congresso).




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