Carmem Lúcia Batista

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6981471047386422
  • Última atualização do currículo em 04/07/2018


Possui graduação em Biblioteconomia pela Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP), em Letras (Português/Francês), pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/USP), mestrado em Ciência da Informação pela ECA/USP e doutorado em Ciência da Informação pela ECA/USP, área de concentração apropriação social da informação, com estudos em direito de acesso à informação. Trabalha no Arquivo Público do Estado de São Paulo. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Carmem Lúcia Batista
Nome em citações bibliográficas
BATISTA, C. L.;BATISTA, CARMEM LÚCIA

Endereço


Endereço Profissional
Arquivo Público do Estado de São Paulo.
Rua Voluntários da Pátria - 596
Santana
02010000 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 20898147
URL da Homepage: www.fazenda.sp.gov.br


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em Ciência da Informação.
Escola de Comunicações e Artes, ECA, Brasil.
com período sanduíche em Universidade de Paris-Sorbonne IV (Orientador: Yves Jeanneret).
Título: Mediação e apropriação da informação pública: a educação fiscal, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Edmir Perrotti.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: informação pública; direito de acesso à informação; educação fiscal.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública.
2008 - 2010
Mestrado em Ciência da Informação.
Escola de Comunicações e Artes, ECA, Brasil.
Título: Informação pública: entre o acesso e a apropriação social,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Edmir Perrotti.
Palavras-chave: informação pública; apropriação social da informação; educação; mediação da informação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública.
Setores de atividade: Atividades de prestação de serviços de informação.
2008 - 2012
Graduação em Letras (português/francês).
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, FFLCH, Brasil.
1997 - 2001
Graduação em Biblioteconomia e Documentação.
Escola de Comunicações e Artes, ECA, Brasil.
Título: Necessidade de informação entre os vestibulandos.
Orientador: Waldomiro de Castro Vergueiro.




Formação Complementar


2018 - 2018
Curso de conservação preventiva. (Carga horária: 9h).
Arquivo Público do Estado de São Paulo, APESP, Brasil.
2016 - 2016
Gestão da informação pública: do impresso ao digital. (Carga horária: 21h).
Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo, EPCMSP, Brasil.
2007 - 2007
Disseminadores de Educação Fiscal. (Carga horária: 80h).
Escola de Administração Fazendária, ESAF, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Desenvolvimento de competências. (Carga horária: 64h).
Escola Fazendária do Estado de São Paulo, FAZESP, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Curso de organização e gestão por processos. (Carga horária: 24h).
Fundação do Desenvolvimento Administrativo, FUNDAP, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Indic. para monitoramento de programas e projetos. (Carga horária: 24h).
Fundação do Desenvolvimento Administrativo, FUNDAP, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Gestão de Conteúdos da Administração Tributária. (Carga horária: 294h).
Faculdade FIA de Administração e Negócios, FIA, Brasil.
2005 - 2005
Curso para supervisores de equipe de atendimento. (Carga horária: 16h).
Fundação do Desenvolvimento Administrativo, FUNDAP, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Curso de desenvolvimento gerencial. (Carga horária: 76h).
Fundação do Desenvolvimento Administrativo, FUNDAP, Brasil.
2004 - 2004
Marketing para produtos e serviços de informação. (Carga horária: 8h).
Federação Brasileira de Associações de Biblitoecários, Cientistas da Inform, FEBAB, Brasil.
2004 - 2004
Gestão do conhecimento. (Carga horária: 24h).
Escola Fazendária do Estado de São Paulo, FAZESP, Brasil.
2003 - 2003
Gestão de pessoas em unidades de informação. (Carga horária: 30h).
Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.


Atuação Profissional



Arquivo Público do Estado de São Paulo, APESP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Executivo Público, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Centro Universitário Assunção, UNIFAI, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Contratado


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Pesquisa e Desenvolvimento, Carga horária: 3, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Pesquisadora júnior do Colaboratório de Infoeducação sob a orientação do Prof. Dr. Edmir Perrotti

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor contratado, Carga horária: 12


Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, SEFAZ, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Executivo Público, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2003 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Diretor Técnico de Serviços, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Banco Interamericano de Desenvolvimento, BID, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Biblioteconomia.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2012
Melhor trabalho apresentado no GT 5 do XII Enancib 2011, Ancib.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BATISTA, CARMEM LÚCIA2018BATISTA, CARMEM LÚCIA. Os conceitos de apropriação: contribuições à Ciência da Informação. EM QUESTÃO (UFRGS. IMPRESSO), v. 24, p. 210, 2018.

2.
BATISTA, CARMEM LÚCIA2016BATISTA, CARMEM LÚCIA. Mediação e apropriação da informação pública fiscal: educação para a cidadania. INFORMAÇÃO@PROFISSÕES, v. 5, p. 181-205, 2016.

3.
BATISTA, C. L.;BATISTA, CARMEM LÚCIA2012BATISTA, C. L.. Informação pública: controle, segredo e direito de acesso. In Texto (UFRGS. Online), v. 26, p. 204-222, 2012.

4.
BATISTA, C. L.;BATISTA, CARMEM LÚCIA2011BATISTA, C. L.. Informação pública: uma questão de acesso, de direito e de apropriação social. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, v. 4, p. 20, 2011.

5.
BATISTA, C. L.;BATISTA, CARMEM LÚCIA2010BATISTA, C. L.. As dimensões da informação pública: transparência, acesso e comunicação. Transinformação, v. 22, p. 225-231, 2010.

Capítulos de livros publicados
1.
BATISTA, C. L.. Mediação e apropriação: questões do direito de acesso à informação. In: Maria Aparecida Moura. (Org.). A construção social do acesso público à informação no Brasil: contexto, historicidade e repercussões. 1ed.Belo Horizonte: UFMG, 2014, v. , p. 137-152.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BATISTA, C. L.. El acceso a la información pública y la política del mercado internacional. In: Simposio Latinoamericano sobre acceso a la informacipon gubernamental, 2014, Ciudad del Mexico. Anais do Simposio Latinoamericano sobre acceso a la informacipon gubernamental, 2014.

2.
BATISTA, C. L.. As relações entre informação e comunicação no programa Nota Fiscal Paulista. In: XIII Enancib, 2012, Rio de Janeiro. Anais do XIII Enancib. Rio de Janeiro, 2012.

3.
BATISTA, C. L.. Informação pública: uma questão de acesso, de direito e de apropriação social. In: XII Enancib, 2011, Brasília-DF. Anais Eletrônicos, 2011.

4.
BATISTA, C. L.. A modernização do Núcleo de Documentação e Informação da Secretaria da Fazenda. In: XXIII Painel Biblioteconomia em Santa Catarina, 2004, Florianópolis. Anais do XXIII Painel Biblioteconomia em Santa Catarina, 2004.

Apresentações de Trabalho
1.
BATISTA, C. L.. As relações entre informação e comunicação no programa Nota Fiscal Paulista. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
BATISTA, C. L.. Informação pública: uma questão de acesso, de direito e de apropriação social. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
BATISTA, C. L.. Apropriação social da informação pública. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
BATISTA, C. L.. Plano de arquitetura de informação do site do GDFAZ. 2008.

2.
BATISTA, C. L.. Projeto editorial da Revista de Administração Fazendária. 2005.


Demais tipos de produção técnica
1.
BATISTA, CARMEM LÚCIA. Elaboração de projecto de investigação. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
BATISTA, C. L.. A história da educação fiscal do Estado de São Paulo. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro institucional).

3.
BATISTA, C. L.. Disseminadores de Educação Fiscal. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
BATISTA, C. L.. Redação aplicada. 2011. .

5.
BATISTA, C. L.. Metodologia do trabalho científico. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

6.
BATISTA, C. L.. Manual de redação dos atos oficiais e de comunicação da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual de instrução).

7.
BATISTA, C. L.. Redação oficial. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
BATISTA, C. L.. Técnicas de Leitura e Redação. 2006. .

9.
BATISTA, C. L.. Metodologia do Trabalho Científico. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

10.
BATISTA, C. L.. Revista de Administração Fazendária. 2005. (Editoração/Periódico).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
NEVES, R. X.; BATISTA, C. L.. Participação em banca de Ana Paula Teixeira. Letramento informacional na escola pública paulista: desafios na implementação de uma proposta pedagógica. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de arquivos e bibliotecas escolares) - Centro Universitário Assunção.

2.
BATISTA, C. L.; NEVES, R. X.. Participação em banca de Isabel Maria de Sousa Dias. Letramento informacional e ensino a distância na biblioteca escolar. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de arquivos e bibliotecas escolares) - Centro Universitário Assunção.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
OLIVEIRA, F. M.; BATISTA, C. L.; FAZIOLI, R. A.. Participação em banca de Natali de Lima Santos.Direito autoral na sociedade da informação: as licenças creative commons. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Centro Universitário Assunção.

2.
NEVES, R. X.; BATISTA, C. L.; PALHARES, M. C.. Participação em banca de Carla Camargo Candido.Música e informação: política e cultura no Brasil (anos 1960 e 1970). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Centro Universitário Assunção.

3.
NEVES, R. X.; BATISTA, C. L.; FAZIOLI, R. A.. Participação em banca de Patrícia Alcântara de Sá.Biblioteca escolar: verificação da gestão da qualidade nos serviços de referência e pesquisa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Centro Universitário Assunção.

4.
NEVES, R. X.; BATISTA, C. L.; OLIVEIRA, F. M.. Participação em banca de Luciana de Cássia da Silva.Gestão de arquivos em instituições de ensino superior: teoria e prática da adaptação da portaria n. 1.224/2013. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Centro Universitário Assunção.

5.
BATISTA, C. L.; NEVES, R. X.. Participação em banca de Camila de Carvalho Vieira Tavares.Organização e gestão da biblioteca Cyomara de Godoy Andrade pertencente ao Grupó Espírita Casa do Caminho: gestão de procesos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Centro Universitário Assunção.

6.
BATISTA, C. L.; NEVES, R. X.. Participação em banca de Claudia Pires Prado.Biblioteca escolar e Centro de Educação Infantil Direto da Cidade de São Paulo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Centro Universitário Assunção.

7.
BATISTA, C. L.; NEVES, R. X.. Participação em banca de Bruna Thalita Farias da Silva.O bibliotecário como gestor em Sistema de Informação em Marketing. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Centro Universitário Assunção.

8.
BATISTA, C. L.; NEVES, R. X.. Participação em banca de Dolores Cristina Franco de Oliveira.Gestão da qualidade em atendimento em uma biblioteca universitária. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Centro Universitário Assunção.

9.
Pieruccini, I.; OLIVEIRA, L. M. B.; BATISTA, C. L.. Participação em banca de Juliana Subino Teixeira.Bibliotecas públicas e promoção do acesso à informação pública: caminhos possíveis. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Escola de Comunicações e Artes.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Seminário de gestão documental e acesso à informação: olhares e perspectivas sobre a LAI.Mediação de gestão documental e acesso à informação. 2018. (Seminário).

2.
XIII Enancib.As relações entre informação e comunicação no programa Nota Fiscal Paulista. 2012. (Encontro).

3.
XII Enancib: políticas de informação para a sociedade.Informação pública: uma questão de acesso, de direito e de apropriação social. 2011. (Encontro).

4.
Jornadas de Infoeducação. 2009. (Outra).

5.
Jornadas de Infoeducação.Apropriação social da informação pública. 2009. (Outra).

6.
Conservação e preservação de documentos iconográficos. 2007. (Outra).

7.
Criatividade como motor do conhecimento. 2007. (Outra).

8.
Direitos autorais. 2007. (Outra).

9.
Gestão e organização de documentos audiovisuais. 2007. (Outra).

10.
Seminário de Inovação na Sociedade do Conhecimento. 2007. (Seminário).

11.
II Semana de Biblioteconomia da ECA/USP.Mesa Redonda: Depto de Biblioteconomia e Documentação (CBD/ECA/USP): 40 anos de história. 2006. (Encontro).

12.
5º Congresso Brasileiro de Comunicação no Serviço Público. 2005. (Congresso).

13.
Gerando resultados pela gestão de projetos. 2005. (Outra).

14.
Simpósio Internacional de Propriedade Intelectual: da produção ao acesso à informação. 2005. (Simpósio).

15.
Seminário de Gestão do Conhecimento em Educação e Tecnologia da Informação. 2004. (Seminário).

16.
XXIII Painel Biblioteconomia em Santa Catarina.A modernização do Núcleo de Documentação e Informação da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo. 2004. (Simpósio).

17.
Seminário de Segurança da Informação da Sefaz. 2002. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BATISTA, C. L.; SILVA ; SCAPECHI ; OLIVEIRA ; PASCHOAL . II Diálogos de Infoeducação: saberes informacionais. 2009. (Outro).

2.
BATISTA, C. L.; SILVA ; SCAPECHI ; OLIVEIRA ; PASCHOAL ; ALCÂNTARA . Fórum de Infoeducação: aprendizagens informacionais. 2008. (Outro).

3.
BATISTA, C. L.; OLIVEIRA ; PASCHOAL ; SCAPECHI ; SILVA ; ALCÂNTARA . Diálogos de Infoeducação. 2008. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Maria Cibelle B. B. Cervera Tatay. Mediação de leitura para crianças. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biblioteconomia) - Centro Universitário Assunção. Orientador: Carmem Lúcia Batista.

2.
Gilvania S. Nascimento. Movimento manguebeat: inspiração para programação cultural em bibliotecas escolares. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biblioteconomia) - Centro Universitário Assunção. Orientador: Carmem Lúcia Batista.

3.
Alessandra Sestari Veras. O incentivo à leitura para idosos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biblioteconomia) - Centro Universitário Assunção. Orientador: Carmem Lúcia Batista.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
BATISTA, CARMEM LÚCIA. Elaboração de projecto de investigação. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Outras informações relevantes


A dissertação de mestrado foi indicada para concorrer a prêmio nacional.
O trabalho apresentado no XII Enancib, em 2011, foi considerado o melhor do grupo de trabalho e por isso foi publicado na Revista Tendências de Pesquisa em Ciência da Informação.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/12/2018 às 6:38:09