Mirela de Lima Piteli

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7941619938657667
  • Última atualização do currículo em 16/12/2018


Possui graduação em Letras - habilitação em Português e Inglês - pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar e mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (São José do Rio Preto). Atualmente é docente de Língua Inglesa da Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC-Tq), onde atua nos Cursos Superiores de Tecnologia em Agronegócio, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Produção Industrial e Gestão Empresarial (EaD). Tem experiência docente nas áreas de Linguística Aplicada e Língua Inglesa, Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio), Ensino Superior e pós-graduação, com atuação nos seguintes temas: língua inglesa, formação de professores, ensino e aprendizagem de línguas e metodologia científica. Possui experiência em Educação a Distância, lidando com Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA - Moodle). É Coordenador do Núcleo de Estudos de Linguagem da Fatec Taquaritinga - NELF, Coordenador Institucional do programa Idiomas sem Fronteiras (Centro Aplicador TOEFL ITP), além de Professor Representante de Disciplina no Projeto Acadêmico de Língua Inglesa do Centro Paula Souza, na FATEC Taquaritinga. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Mirela de Lima Piteli
Nome em citações bibliográficas
PITELI, M. L.

Endereço


Endereço Profissional
Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga, Centro Paula Souza.
Avenida Dr. Flávio Henrique Lemos, 585
Portal Itamaracá
15900000 - Taquaritinga, SP - Brasil
Telefone: (16) 32525250
URL da Homepage: www.fatectq.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2006
Mestrado em Estudos Lingüísticos.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: A leitura em língua estrangeira em um contexto de escola pública:relação entre crenças e estratégias de aprendizagem,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Profa. Dra. Ana Mariza Benedetti.
Bolsista do(a): Secretaria de Estado da Educação, S.E.E., Brasil.
Palavras-chave: crenças; leitura; Estratégias de aprendizagem; língua inglesa; escola púbica.
1996 - 2000
Graduação em Letras.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Capacitação para Orientadores de Polo. (Carga horária: 10h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2017 - 2018
Extensão universitária em Teacher Development Interactive. (Carga horária: 100h).
Hunter College, HC, Estados Unidos.
2017 - 2017
Teacher Development Interactive - TDI Reading. (Carga horária: 40h).
Pearson Education do Brasil S.A., PEARSON, Brasil.
2017 - 2017
Teacher Development Interactive - TDI Listening. (Carga horária: 40h).
Pearson Education do Brasil S.A., PEARSON, Brasil.
2017 - 2017
Oficina Recursos do Moodle. (Carga horária: 20h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2017 - 2017
Teacher Development Interactive - TDI Speaking. (Carga horária: 40h).
Pearson Education do Brasil S.A., PEARSON, Brasil.
2017 - 2017
Preparation for TKT. (Carga horária: 40h).
Pearson Education do Brasil S.A., PEARSON, Brasil.
2015 - 2015
Treinamento para Aplicadores do Exame TOEFL ITP. (Carga horária: 4h).
Mastertest Certificação Internacional, MASTERTEST, Brasil.
2012 - 2012
Curso de Capacitação em EaD: Autores e Mediadores. (Carga horária: 72h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2012 - 2012
Treinamento para Aplicadores do Teste TOEIC®. (Carga horária: 20h).
UP Language Consultants, UP LANGUAGE, Brasil.
2011 - 2011
TEFL- Professional Development Course. (Carga horária: 80h).
University of California, San Diego, UC San Diego, Estados Unidos.
2008 - 2008
American Studies Institute for Teachers of English. (Carga horária: 60h).
Texas International Education Consortium, TIEC, Estados Unidos.
2006 - 2006
Ensino Médio em Rede: o currículo em áreas-PEB II. (Carga horária: 60h).
Secretaria de Estado da Educação, S.E.E., Brasil.
2005 - 2006
Interaction Teachers. (Carga horária: 240h).
Secretaria de Estado da Educação, S.E.E., Brasil.
2004 - 2005
Ensino Médio em Rede - Fase 1. (Carga horária: 90h).
Secretaria de Estado da Educação, S.E.E., Brasil.


Atuação Profissional



FACULDADE DE TECNOLOGIA DE TAQUARITINGA, FATECtq, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior Referência II, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora de Língua Inglesa nos cursos superiores de tecnologia em Agronegócio, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Produção Industrial.

Atividades

02/2015 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Centro Paula Souza, Centro Paula Souza.

Atividade realizada
Representante de Disciplina no Projeto de Língua Inglesa das Faculdades de Tecnologia do Centro Paula Souza.
12/2013 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Congregação, .

Cargo ou função
Membro da Congregação da FATEC Taquaritinga - categoria docente Associado do curso de ADS.
07/2011 - Atual
Ensino, Tecnologia em Agronegócio, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês 1
Inglês 2
Inglês 3
Inglês 4
Inglês 5
Inglês 6
02/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Núcleo de Ensino-Aprendizagem e Pesquisa em Línguas Estrangeiras - NEPLE, .

07/2010 - Atual
Ensino, Tecnologia em Análise Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês 1
Inglês 2
Inglês 3
Inglês 5
Inglês 6
03/2015 - 12/2016
Outras atividades técnico-científicas , Núcleo de Estudos da Linguagem da FATEC Taquaritinga, Núcleo de Estudos da Linguagem da FATEC Taquaritinga.

Atividade realizada
Coordenadora Institucional do Programa Idiomas sem Fronteiras.
11/2012 - 12/2015
Outras atividades técnico-científicas , Núcleo de Estudos da Linguagem da FATEC Taquaritinga, Núcleo de Estudos da Linguagem da FATEC Taquaritinga.

Atividade realizada
Coordenador Institucional do Programa Ciência sem Fronteiras.
02/2014 - 12/2014
Outras atividades técnico-científicas , Centro Paula Souza, Centro Paula Souza.

Atividade realizada
Representante de Disciplina no Projeto de Língua Inglesa das Faculdades de Tecnologia do Centro Paula Souza.
12/2011 - 12/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Congregação, .

Cargo ou função
Membro da Congregação da FATEC Taquaritinga - categoria docente Assistente do curso de ADS.
08/2011 - 11/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Paula Souza, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Local do Processo de Evolução Funcional.

Escola Estadual Profa. Rosa Mari de Souza Simielli, EE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: QM-PEB II, Carga horária: 10
Outras informações
Professor efetivo de Língua Inglesa

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Coordenador Pedagógico, Carga horária: 40


Faculdades Integradas, FAFIBE, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 12

Atividades

08/2006 - 01/2009
Outras atividades técnico-científicas , Faculdades Integradas Fafibe, Faculdades Integradas Fafibe.

Atividade realizada
Orientação de Estágio Curricular Supervisionado.
08/2005 - 01/2009
Ensino, Licenciatura em Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Curricular Supervisionado
Língua Inglesa
Lingüística Aplicada
Prática de Formação
08/2006 - 07/2007
Extensão universitária , Faculdades Integradas Fafibe, .

Atividade de extensão realizada
Curso de Extensão Universitária - EAD - Pesquisa Aplicada.

Faculdade de Educação São Luis, FESL, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2009
Vínculo: prestador de serviços, Enquadramento Funcional: horista

Atividades

03/2005 - 12/2009
Ensino, Metodologia do Ensino de Inglês, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Formação e Evolução da Língua Inglesa
Avaliação e Análise de Material Didático e Técnicas Científicas de Observação em Sala de Aula
Taxonomia e Técnicas de Ensino da Língua Inglesa

Escola Estadual Abílio Alves Marques, E.E. A. MARQUES, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor efetivo, Carga horária: 20

Atividades

07/2004 - 02/2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa

Escolas FISK, --, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico, Carga horária: 12


Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20
Outras informações
Professor contratado por concurso interno, categoria TP20.

Atividades

03/2001 - 01/2002
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Produção Oral em Língua Inglesa
Inglês Instrumental
Língua Inglesa

Upper English, UPPER, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2

Atividades

03/2001 - 12/2001
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês

Escola de Formação Profissional do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos, --, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações
Professor de Língua Inglesa


Escolas Fisk, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 2000
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Professor de língua inglesa.

Atividades

01/2001 - 12/2004
Direção e administração, .

Cargo ou função
Coordenador pedagogico.
08/1995 - 12/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês


Linhas de pesquisa


1.
Exames de Proficiência em Língua Inglesa


Outros Projetos


2018 - 2018
Projeto de Língua Inglesa das Faculdades de Tecnologia do Centro Paula Souza
Descrição: Projeto integrador da equipe de professores de língua inglesa de todas as unidades de Fatec do Estado de São Paulo. Função: professor representante de disciplina.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2018 - Atual
Projeto de Assessoria à Direção
Descrição: Projeto de Assessoria à Direção que tem como principal objetivo coordenar o Núcleo de Estudos de Linguagem das Fatecs - NELF Taquaritinga. Dentre as diversas ações previstas pelo NELF destacam-se: 1) representação da disciplina de língua inglesa da FATEC TQ junto ao Projeto Acadêmico de Línguas do Centro Paula Souza, atuando como professora responsável pela área em nossa unidade 2) implementação do processo de nivelamento linguístico dos alunos ingressantes nos cursos superiores de tecnologia da FATEC Taquaritinga a partir da aplicação do Exame de Proficiência em Língua Inglesa e 3) oferecimento de atividades de ensino e aprendizagem incluindo-se aqui a avaliação, de línguas estrangeiras e materna, de acordo com as necessidades e interesses da Unidade, por meio das modalidades de cursos, oficinas, palestras, aplicação de exames e eventos culturais para professores, alunos, comunidade interna e externa..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
2017 - 2017
Projeto de Assessoria à Direção
Descrição: Projeto de Assessoria à Direção que tem como principal objetivo coordenar o Núcleo de Estudos de Linguagem das Fatecs - NELF Taquaritinga. Dentre as diversas ações previstas pelo NELF destacam-se: 1) representação da disciplina de língua inglesa da FATEC TQ junto ao Projeto Acadêmico de Línguas do Centro Paula Souza, atuando como professora responsável pela área em nossa unidade 2) implementação do processo de nivelamento linguístico dos alunos ingressantes nos cursos superiores de tecnologia da FATEC Taquaritinga a partir da aplicação do Exame de Proficiência em Língua Inglesa e 3) oferecimento de atividades de ensino e aprendizagem incluindo-se aqui a avaliação, de línguas estrangeiras e materna, de acordo com as necessidades e interesses da Unidade, por meio das modalidades de cursos, oficinas, palestras, aplicação de exames e eventos culturais para professores, alunos, comunidade interna e externa..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2017 - 2017
Projeto de Língua Inglesa das Faculdades de Tecnologia do Centro Paula Souza
Descrição: Projeto integrador da equipe de professores de língua inglesa de todas as unidades de Fatec do Estado de São Paulo. Função: professor representante de disciplina.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2016 - 2016
Projeto de Assessoria à Direção
Descrição: Projeto de Assessoria à Direção que tem como principal objetivo coordenar o Núcleo de Estudos de Linguagem das Fatecs - NELF Taquaritinga. Dentre as diversas ações previstas pelo NELF destacam-se: 1) representação da disciplina de língua inglesa da FATEC TQ junto ao Projeto Acadêmico de Línguas do Centro Paula Souza, atuando como professora responsável pela área em nossa unidade 2) implementação do processo de nivelamento linguístico dos alunos ingressantes nos cursos superiores de tecnologia da FATEC Taquaritinga a partir da aplicação do Exame de Proficiência em Língua Inglesa e 3) oferecimento de atividades de ensino e aprendizagem incluindo-se aqui a avaliação, de línguas estrangeiras e materna, de acordo com as necessidades e interesses da Unidade, por meio das modalidades de cursos, oficinas, palestras, aplicação de exames e eventos culturais para professores, alunos, comunidade interna e externa..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2016 - 2016
Projeto de Língua Inglesa das Faculdades de Tecnologia do Centro Paula Souza
Descrição: Projeto integrador da equipe de professores de língua inglesa de todas as unidades de Fatec do Estado de São Paulo. Função: professor representante de disciplina.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2015 - 2016
Programa Inglês sem Fronteiras
Descrição: Promovido pelo Ministério da Educação (MEC) através da Secretaria de Educação Superior (SESu) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o principal objetivo do Programa Idiomas sem Fronteiras - Inglês é incentivar o aprendizado da língua inglesa, além de propiciar uma mudança abrangente e estruturante no ensino de idiomas estrangeiros nas universidades do País. Nesse contexto, coordenei o "Inglês sem Fronteiras", atendendo às demandas previstas pelo programa, as quais incluem, principalmente, a divulgação e aplicação do Exame TOEFL ITP na Fatec Taquaritinga..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2015 - 2015
Projeto de Assessoria à Direção
Descrição: Projeto de Assessoria à Direção que tem como principal objetivo coordenar o Núcleo de Estudos de Linguagem das Fatecs - NELF Taquaritinga. Dentre as diversas ações previstas pelo NELF destacam-se: 1) representação da disciplina de língua inglesa da FATEC TQ junto ao Projeto Acadêmico de Línguas do Centro Paula Souza, atuando como professora responsável pela área em nossa unidade 2) implementação do processo de nivelamento linguístico dos alunos ingressantes nos cursos superiores de tecnologia da FATEC Taquaritinga a partir da aplicação do Exame de Proficiência em Língua Inglesa.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2015 - 2015
Projeto de Assessoria à Direção
Descrição: Projeto de Assessoria à Direção que tem como principal objetivo coordenar o Núcleo de Estudos de Linguagem das Fatecs - NELF Taquaritinga. Dentre as diversas ações previstas pelo NELF destacam-se: 1) representação da disciplina de língua inglesa da FATEC TQ junto ao Projeto Acadêmico de Línguas do Centro Paula Souza, atuando como professora responsável pela área em nossa unidade 2) implementação do processo de nivelamento linguístico dos alunos ingressantes nos cursos superiores de tecnologia da FATEC Taquaritinga a partir da aplicação do Exame de Proficiência em Língua Inglesa e 3) oferecimento de atividades de ensino e aprendizagem incluindo-se aqui a avaliação, de línguas estrangeiras e materna, de acordo com as necessidades e interesses da Unidade, por meio das modalidades de cursos, oficinas, palestras, aplicação de exames e eventos culturais para professores, alunos, comunidade interna e externa..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2015 - 2015
Projeto de Língua Inglesa das Faculdades de Tecnologia do Centro Paula Souza
Descrição: Projeto integrador da equipe de professores de língua inglesa de todas as unidades de Fatec do Estado de São Paulo. Função: professor representante de disciplina.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2014 - 2014
Projeto de Assessoria à Direção
Descrição: Projeto de Assessoria à Direção que tem como principal objetivo coordenar o Núcleo de Estudos de Linguagem das Fatecs - NELF Taquaritinga. Dentre as diversas ações previstas pelo NELF destacam-se: 1) representação da disciplina de língua inglesa da FATEC TQ junto ao Projeto Acadêmico de Línguas do Centro Paula Souza, atuando como professora responsável pela área em nossa unidade 2) implementação do processo de nivelamento linguístico dos alunos ingressantes nos cursos superiores de tecnologia da FATEC Taquaritinga a partir da aplicação do Exame de Proficiência em Língua Inglesa e 3) oferecimento de atividades de ensino e aprendizagem incluindo-se aqui a avaliação, de línguas estrangeiras e materna, de acordo com as necessidades e interesses da Unidade, por meio das modalidades de cursos, oficinas, palestras, aplicação de exames e eventos culturais para professores, alunos, comunidade interna e externa..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2014 - 2014
Projeto de Língua Inglesa das Faculdades de Tecnologia do Centro Paula Souza
Descrição: Projeto integrador da equipe de professores de língua inglesa de todas as unidades de Fatec do Estado de São Paulo. Função: professor representante de disciplina.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2013 - 2013
Projeto de Língua Inglesa das Faculdades de Tecnologia do Centro Paula Souza
Descrição: Projeto integrador da equipe de professores de língua inglesa de todas as unidades de Fatec do Estado de São Paulo. Função: professor representante de disciplina.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2013 - 2013
Projeto de Assessoria à Direção
Descrição: Projeto de Assessoria à Direção que tem como principal objetivo coordenar o Núcleo de Estudos de Linguagem das Fatecs - NELF Taquaritinga. Dentre as diversas ações previstas pelo NELF destacam-se: 1) representação da disciplina de língua inglesa da FATEC TQ junto ao Projeto Acadêmico de Línguas do Centro Paula Souza, atuando como professora responsável pela área em nossa unidade 2) implementação do processo de nivelamento linguístico dos alunos ingressantes nos cursos superiores de tecnologia da FATEC Taquaritinga a partir da aplicação do Exame de Proficiência em Língua Inglesa e 3) oferecimento de atividades de ensino e aprendizagem incluindo-se aqui a avaliação, de línguas estrangeiras e materna, de acordo com as necessidades e interesses da Unidade, por meio das modalidades de cursos, oficinas, palestras, aplicação de exames e eventos culturais para professores, alunos, comunidade interna e externa..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


2013 - Atual
Periódico: INTERFACE TECNOLÓGICA (SÃO PAULO)


Revisor de periódico


2009 - Atual
Periódico: Interface Tecnológica (São Paulo)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2008
Nome da XXXIV Turma de Letras, Faculdades Integradas Fafibe., .
2008
American Studies Institute for teachers of English from Argentina, Brazil, and Chile (curso de aperfeiçoamento), Texas International Education Consortium (TIEC) e Embaixada Norte-Americana.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ANTUNES, E. E.2018ANTUNES, E. E. ; PITELI, M. L. ; PINTO, G. S. ; RAGAZANI, A. V. F. . Chatbot como interface para a aprendizagem de língua inglesa. Interface Tecnológica, v. 15, p. 28-38, 2018.

2.
PITELI, M. L.2013 PITELI, M. L.. A LEITURA EM FOCO: BREVE ANÁLISE DE UMA COMPLEXA E INTRIGANTE HABILIDADE LINGUÍSTICA. Interface Tecnológica (São Paulo), v. 9, p. 32-38, 2013.

3.
PITELI, M. L.2006 PITELI, M. L.. CRENÇAS DE ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA ACERCA DE LEITURA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA (INGLÊS). Intercâmbio (CD-ROM), v. XV, p. 1-10, 2006.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PITELI, M. L.. A relação entre as crenças dos alunos e o uso de estratégias de aprendizagem na leitura em língua estrangeira. In: I Congresso Internacional da ABRAPUI, 2007, Belo Horizonte (MG). Anais do I Congresso Internacional da ABRAPUI, 2007. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PITELI, M. L.. A relação entre as crenças dos alunos e o uso de estratégias de aprendizagem na leitura em língua estrangeira.. In: I Congresso Internacional da ABRAPUI, 2007, Belo Horizonte (MG). Caderno de Resumos. Belo Horizonte (MG), 2007. v. 1. p. 150-150.

2.
PITELI, M. L.. Discutindo o ensino e aprendizagem de língua inglesa em contextos públicos. In: XXIII JELI-Jornada de Ensino de Língua Inglesa, 2007, São José do Rio Preto. Caderno de Resumos. São José do Rio Preto: Editora UNESP, 2007. p. 19-19.

3.
PITELI, M. L.. Estratégias de leitura voltadas para o inglês na escola pública. In: IV Semana de Letras - UNICERES, 2007, São José do Rio Preto. Caderno de Resumos, 2007.

4.
PITELI, M. L.. O status da língua inglesa no ensino globalizado. In: IV Semana de Letras - UNICERES 2007, 2007, São José do Rio Preto. Caderno de Resumos, 2007.

5.
PITELI, M. L.. A leitura em língua estrangeira em um contexto de escola pública: relação entre crenças e uso de estratégias de aprendizagem. In: VI Seminário de Estudos Lingüísticos, 2006, São José do Rio Preto. Caderno de Resumos, 2006. p. 18-19.

6.
PITELI, M. L.. Conscientização e uso das estratégias de apredizagem voltadas para a leitura em LE: investigação em uma escola pública. In: XVIII Encontro Nacional de Professores de Língua Inglesa- ENPULI, 2005, Fortaleza. Caderno de Resumos, 2005. p. 86-86.

7.
PITELI, M. L.. Crenças de alunos sobre o processo de leitura. In: XV Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada ? InPLA, 2005. Caderno de Resumos, 2005.

8.
PITELI, M. L.. Conscientização das estratégias de aprendizagem e a leitura em LE: investigação em uma escola pública. In: V Seminário de Estudos Lingüísticos (SELin), 2005, São José do Rio Preto. Caderno de Resumos. São José do Rio Preto: Editora da UNESP, 2005. v. 5. p. 26-26.

9.
PITELI, M. L.. Investigando o processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa em um contexto de escola pública: foco na habilidade de leitura. In: IV Seminário de Estudos Lingüísticos (SELin), 2004, São José do Rio Preto. Caderno de Resumos, 2004. p. 36-36.

10.
PITELI, M. L.; Hofling, C. . Relato de experiência: a formação de professores de língua inglesa. In: XVII Jornada de Ensino de Língua Inglesa ? JELI, 2001, Assis. Caderno de Resumos, 2001.

Apresentações de Trabalho
1.
PITELI, M. L.; CHINA, A. P. Z. . Núcleo de Estudos da Linguagem da Fatec Taquaritinga: relato de experiências bem sucedidas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CHINA, A. P. Z. ; PITELI, M. L. ; CAMPOS, R. . Implementação do Núcleo de Estudos da Linguagem das FATECs -Taquaritinga (NELF-TQ). 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
PITELI, M. L.. Intercâmbio Cultural - CPS, Exames de Proficiência e Ciência sem Fronteiras. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
PITELI, M. L.. Elaboração de Exame Vestibular-Língua Inglesa. 2008.

2.
PITELI, M. L.. Elaboração de Exame Vestibular-Língua Inglesa. 2007.

3.
PITELI, M. L.. Elaboração de Exame Vestibular - Língua Inglesa. 2006.

4.
PITELI, M. L.. Correção de Exame Vestibular de Redação. 2005.

5.
PITELI, M. L.. Elaboração de Exame Vestibular - Língua Inglesa. 2005.


Demais tipos de produção técnica
1.
PITELI, M. L.. Summer Mini-Course: Listening and Speaking Practice. 2015. .

2.
PITELI, M. L.. Inglês III. 2011. (Implantação de Disciplina).

3.
PITELI, M. L.. Inglês I. 2011. (Implantação de Disciplina).

4.
PITELI, M. L.. Metodologias de Ensino de Língua Estrangeira. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

5.
PITELI, M. L.. Metodologias de Ensino de Língua Estrangeira. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

6.
NOVAES, N. B. ; PITELI, M. L. . Português Instrumental. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
PITELI, M. L.. Metodologia de Pesquisa. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso de extensão universitária a distância).

8.
PITELI, M. L.. Pesquisa Aplicada. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
PITELI, M. L.. Inglês Instrumental. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PITELI, M. L.; RAGAZANI, A. V. F.; FIGUEIRA, L. B.. Participação em banca de Edinei Edson Antunes.Chatbot como interface cognitiva para a aprendizagem da língua inglesa. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas para Internet) - Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga.

2.
OLIVEIRA, M. R.; PITELI, M. L.; ALVES, R. S.. Participação em banca de Daiana Beatriz Biffi.A evolução da comunicação no ramo contábil com a implementação do e-social e DCTFWEB. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga.

3.
PITELI, M. L.; MARCELINO, E. R.; PINTO, G. S.. Participação em banca de Henzo Pires.O uso das tecnologias para o estudo de línguas estrangeiras. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga.

4.
MENDES, O. L.; PITELI, M. L.; LOURENCANO, P.. Participação em banca de Wesley Carvalho.Desenvolvimento de aplicativo multiplataforma: provador virtual. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga.

5.
PITELI, M. L.; MARCELINO, E. R.; MALAGOLLI, G. A.. Participação em banca de Marina Johansen Guerra.Proficiência em língua inglesa no Brasil e sua relação com o papel da liderança do professor. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Industrial) - Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga.

6.
REIS FILHO, R. R.; PITELI, M. L.; GALATTI, K. C.. Participação em banca de Wesley Ricardo Furlaneto Ferreira.Manutenção produtiva final (MPT). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Industrial) - Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga.

7.
PICCHI, M. R.; MUNDO NETO, M.; PITELI, M. L.. Participação em banca de Marcos Aparecido Fernandes.Desafio de continuar grande diante das gigantes. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronegócio) - Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga.

8.
PITELI, M. L.; ROSSATO, L.. Participação em banca de Fábio Nelson Quiles.Experiências Vivenciadas na Empresa Grotec Indústria e Comércio Ltda. no Setor de Compras. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Produção Industrial) - FACULDADE DE TECNOLOGIA DE TAQUARITINGA.

9.
PITELI, M. L.; RODOLPHO, D.. Participação em banca de Paulo Henrique Panichelli.A Gestão Estratégica na Comercialização de Produtos Agrícolas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Agronegócio) - FACULDADE DE TECNOLOGIA DE TAQUARITINGA.

10.
PITELI, M. L.; MENDES, O. L.. Participação em banca de Bruno Henrique Pelegrin.Ginga: Middleware aberto do Sistema Brasileiro de TV Digital. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Procesamento de Dados) - Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga.

11.
FREIRE, J. E.; PITELI, M. L.. Participação em banca de Tatiane Antonio Alve.Empreendedorismo: estratégias empresariais dos pequenos produtores de leite frente às novas tecnologias. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronegócio) - Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga.

12.
PITELI, M. L.; COAN, R. M.. Participação em banca de Orlando Ferreira Morello.Agroecologia e Sustentabilidade: uma abordagem alternativa à agricultura moderna. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronegócio) - Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga.

13.
PITELI, M. L.; HEIFFIG JUNIOR, A.. Participação em banca de Jéssica Mariane Spera.Gestão de Relacionamentos com o Cliente em uma Empresa Automobilística. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Industrial) - Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga.

14.
PITELI, M. L.; TANAKA, J. T.. Participação em banca de Murilo Kimura Gagliardi.Processo de Admissão dos Funcionários do Centro Paula Souza (FATEC-Taquaritinga). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Industrial) - Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga.

15.
ROSSATO, L.; PITELI, M. L.. Participação em banca de André Luis da Silva.Rotina de Trabalho da Diretoria Acadêmica da FATEC Taquaritinga. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Produção Industrial) - FACULDADE DE TECNOLOGIA DE TAQUARITINGA.

16.
OKADA, R. H.; PITELI, M. L.. Participação em banca de Carlos Vinícius Lourenço.Layout e Movimentação Interna da Produção. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Produção Industrial) - FACULDADE DE TECNOLOGIA DE TAQUARITINGA.

17.
ROSSATO, L.; PITELI, M. L.. Participação em banca de Denis Wilson Negri Pereira.Estímulo à Criatividade e Inovação: uma Necessidade para o Novo Contexto Organizacional. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Produção Industrial) - FACULDADE DE TECNOLOGIA DE TAQUARITINGA.

18.
PITELI, M. L.. Participação em banca de Glauce Morais Salvador do Carmo.Coesão referencial: o uso de anáforas e catáforas em dois ciclos finais do processo de ensino e aprendizagem. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras) - Centro Universitário Unifafibe.

19.
PITELI, M. L.. Participação em banca de Dionília M. de Souza e Verônica P. da Silva.Um estudo comparativo: PCNs de Língua Portuguesa e o livro didático no Ensino Fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras) - Centro Universitário Unifafibe.

20.
PITELI, M. L.. Participação em banca de Denis Willian Odnik e Everton E. Cambrainha.Hipertexto: uma análise de questionários aplicados a professores do ensino fundamental e médio. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras) - Centro Universitário Unifafibe.

21.
PITELI, M. L.. Participação em banca de Talita Cristina Ramos Fraga.Ensino de língua: intersecção entre os gêneros escolares e o hipertexto. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras) - Centro Universitário Unifafibe.

22.
PITELI, M. L.. Participação em banca de Tânia L. Montenegro.Abordagem da variação lingüística no Ensino Fundamental. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas Fafibe.

23.
PITELI, M. L.. Participação em banca de Luciana C. M.P. Costa.O papel da linguagem na escola e na prática social. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas Fafibe.

24.
PITELI, M. L.. Participação em banca de Juvelina Quitina.A importância da reflexão na prática docente. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas Fafibe.

25.
PITELI, M. L.. Participação em banca de Luciene Aparecida Perri.Ensino de Língua Estrangeira. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas Fafibe.

26.
PITELI, M. L.. Participação em banca de Carla Luíza P. Daud.O fator idade e a motivação para a aprendizagem de inglês: uma análise dessa relação. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas Fafibe.

27.
PITELI, M. L.. Participação em banca de Daiana L. G. Silva.Método PDCA: uma solução para o ensino. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas Fafibe.

28.
PITELI, M. L.. Participação em banca de Tatiana Roberta Modenes.A escrita em tempo real na internet. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras) - Centro Universitário Unifafibe.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
PITELI, M. L.. Processo Seletivo Simplificado. 2018. Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga.

2.
PITELI, M. L.. Processo Seletivo Simplificado. 2018. Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga.

3.
PITELI, M. L.. Processo Seletivo Simplificado. 2018. Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga.

4.
PITELI, M. L.. Processo Seletivo Simplificado. 2018. Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga.

5.
PITELI, M. L.. Processo Seletivo Simplificado. 2018. Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga.

6.
PITELI, M. L.. Processo Seletivo Simplificado. 2018. Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga.

7.
PITELI, M. L.; BASSETTI, M. Z.. Concurso Público para Docente da Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga. 2017. Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga.

8.
PITELI, M. L.. Processo Seletivo Simplificado. 2017. Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga.

9.
PITELI, M. L.. Processo Seletivo Simplificado. 2016. Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga.

10.
PITELI, M. L.. Processo Seletivo Simplificado. 2016. Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga.

11.
PITELI, M. L.. Processo Seletivo Simplificado. 2016. Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga.

12.
PITELI, M. L.. Processo Seletivo Simplificado. 2016. Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga.

13.
JABUR, M. M.; PITELI, M. L.; GALATTI, K. C.. Concurso Público para Docente da Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga. 2013. Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga.

14.
JABUR, M. M.; PITELI, M. L.; SOUZA, F. T.. Concurso Público para Docente da Faculdade de Tecnologia de Sertãozinho. 2013. Faculdade de Tecnologia de Sertãozinho.

15.
JABUR, M. M.; PITELI, M. L.; BASSETTI, M. Z.. Concurso Público para Docente da Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga. 2013. Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga.

16.
ASSIRATI, E.; PITELI, M. L.. Concurso Público para Docente da Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga. 2012. Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga.

17.
NETTO, C. E. F.; BASSETTI, M. Z.; GALATTI, K. C.; PITELI, M. L.. Concurso Público para Docente da Faculdade de Tecnologia de Jaboticabal. 2012. Faculdade de Tecnologia de Jaboticabal.

18.
ASSIRATI, E.; PITELI, M. L.. Concurso Público para Docente da Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga. 2011. Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga.

19.
FIGO, M. C.; PITELI, M. L.; FOCHI, E. M.. Concurso Público para Docente da Faculdade de Tecnologia de São José do Rio Preto. 2011. Faculdade de Tecnologia de São José do Rio Preto.

20.
PITELI, M. L.; ASSIRATI, E.. Concurso Público para Docente do Curso Superior de Tecnologia em Bioenergia Sucro-Alcooleira (área de Língua Portugesa). 2008. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.

Outras participações
1.
PITELI, M. L.; GALATTI, K. C.; FERRAREZI, L. A.. Projeto Intercâmbio Cultural do CEETEPS - Seleção de Professores das Áreas Técnicas e Tecnológicas das ETECs e FATECs. 2012. Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Semana de Planejamento e Aperfeiçoamento Pedagógico. 2018. (Encontro).

2.
IV CBTecLE - Congresso Brasileiro de Línguas Estrangeiras na Formação Técnica e Tecnológica. 2018. (Congresso).

3.
IV CBTecLE - Congresso Brasileiro de Línguas Estrangeiras na Formação Técnica e Tecnológica. Núcleo de Estudos de Linguagem da Fatec Taquaritinga: consolidação, ações positivas e perspectivas. 2018. (Congresso).

4.
American English Webinar Series 7. 2017. (Seminário).

5.
Fatec English Program Workshop-Teaching without translation. 2017. (Oficina).

6.
I Reunião de Planejamento de Aperfeiçoamento Pedagógico. 2017. (Encontro).

7.
II Colóquio do Agronegócio.Influência da Língua Inglesa no Aprimoramento Profissional do Tecnólogo em Agronegócio no Mundo Globalizado. 2015. (Encontro).

8.
II Colóquio do Agronegócio."Influência da Língua Inglesa no Aprimoramento Profissional do Tecnólogo em Agronegócio no Mundo Globalizado". 2015. (Outra).

9.
III Congresso Nacional de Línguas para Fins Específicos - LinFE. Implementação do Núcleo de Estudos da Linguagem das FATECs -Taquaritinga (NELF-TQ). 2015. (Congresso).

10.
Semana de Abono Pecuniário.Workshops em Língua Inglesa - NELF Fatec Tq. 2015. (Oficina).

11.
Semana de Recepção aos Calouros da Fatec Taquaritinga.Intercâmbio Cultural - CPS, Exames de Proficiência e Ciência sem Fronteiras. 2015. (Encontro).

12.
I Colóquio do Agronegócio.Influência da Língua Inglesa no Aprimoramento Profissional do Tecnólogo em Agronegócio. 2014. (Encontro).

13.
I Colóquio do Agronegócio. Importância das Línguas Materna e Estrangeira no Mercado de Trabalho. 2014. (Exposição).

14.
I Colóquio do Agronegócio.Importância das Línguas Materna e Estrangeira no Mercado de Trabalho. 2014. (Outra).

15.
I Colóquio do Agronegócio.Influência da Língua Inglesa no Aprimoramento Profissional do Tecnólogo em Agronegócio no Mundo Globalizado. 2014. (Outra).

16.
Reunião de Planejamento da Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga. 2014. (Encontro).

17.
Semana de Recepção aos Calouros da Fatec Taquaritinga.Intercâmbio Cultural - CPS, Exames de Proficiência e Ciência sem Fronteiras. 2014. (Encontro).

18.
XXV JELI - Jornada de Ensino de Língua Inglesa. 2009. (Congresso).

19.
II Seminário de Pesquisa em Letras. 2008. (Seminário).

20.
Semana de Letras. 2008. (Encontro).

21.
TIEC Alumni Reunion: Outcomes & Implementation and "Shaping the way we teach English" training. 2008. (Oficina).

22.
XXIV JELI - Jornada de Ensino de Língua Inglesa. 2008. (Congresso).

23.
I Congresso Internacional da ABRAPUI. A relação entre as crenças dos alunos e o uso de estratégias de aprendizagem na leitura em língua estrangeira.. 2007. (Congresso).

24.
IV Semana de Letras - UNICERES.Estratégias de leitura voltadas para o inglês na escola pública. 2007. (Outra).

25.
IV Semana de Letras - UNICERES.O estatus da língua inglesa no mundo globalizado. 2007. (Outra).

26.
XXIII JELI-Jornada de Ensino de Língua Inglesa. Discutindo o ensino e aprendizagem de língua inglesa em contextos públicos. 2007. (Congresso).

27.
Semana de Letras.Ética e estética: o ser em trânsito. 2006. (Outra).

28.
VI Seminário de Estudos Lingüísticos.A leitura em língua estrangeira em um contexto de escola pública: relação entre crenças e uso de estratégias de aprendizagem. 2006. (Seminário).

29.
Semana de Letras.Letras: outras identidades. 2005. (Outra).

30.
V Seminário de Estudos Lingüísticos.Conscientização das estratégias de aprendizagem voltadas para a leitura em LE: investigação em uma escola pública. 2005. (Seminário).

31.
XVIII Encontro Nacional de Professores de Língua Inglesa- ENPULI.Conscientização e uso das estratégias de aprendizagem voltadas para a leitura em LE: investigação em uma escola pública. 2005. (Encontro).

32.
XV Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada ? InPLA. Crenças de alunos sobre o processo de leitura. 2005. (Congresso).

33.
IV Seminário de Estudos Lingüísticos (SELin).Investigando o processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa em um contexto de escola pública: foco na habilidade de leitura. 2004. (Seminário).

34.
IV Construir Pontes. 2003. (Encontro).

35.
VII Conferência para Profissionais de Língua Estrangeira. 2002. (Outra).

36.
Construir Pontes II.Atividades comunicativas para salas numerosas. 2001. (Encontro).

37.
XVII Jornada de Ensino de Língua Inglesa ? JELI.Relato de experiência: a formação de professores de Língua Inglesa. 2001. (Outra).

38.
I Encontro Universidade - Escola. 2000. (Oficina).

39.
IV Jornada de Letras.Dicionários bilíngües como apoio para recepção de textos estrangeiros: o caso Folha Webster's. 2000. (Outra).

40.
III Jornada de letras. 1999. (Outra).

41.
II Jornada de Letras. 1998. (Outra).

42.
I Jornada de Letras. 1996. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PITELI, M. L.; SOARES, N. M. . II Integra Fatec. 2018. (Outro).

2.
PITELI, M. L.; PICCHI, M. R. . III Colóquio do Agronegócio. 2015. (Outro).

3.
PITELI, M. L.. "I Integração Cultural FATEC TQ". 2014. (Outro).

4.
PITELI, M. L.. I Integração Cultural Fatec Tq. 2014. (Outro).

5.
PITELI, M. L.; LOURENCANO, P. ; TREVELIN, A. T. C. ; FERRAREZI, L. A. . Semana da Melhor Idade. 2013. (Outro).

6.
PITELI, M. L.. XXVII JELI - Jornada de Ensino de Língua Inglesa. 2011. (Congresso).

7.
PITELI, M. L.. XXVI JELI - Jornada de Ensino de Língua Inglesa. 2010. (Congresso).

8.
PITELI, M. L.. XXIV Spring Conference. 2010. (Congresso).

9.
PITELI, M. L.. XXV JELI - Jornada de Ensino de Língua Inglesa. 2009. (Congresso).

10.
PITELI, M. L.. XXIII Spring Conference. 2009. (Congresso).

11.
PITELI, M. L.. XXIV JELI-Jornada de Ensino de Língua Inglesa. 2008. (Congresso).

12.
PITELI, M. L.. XXII Spring Conference. 2008. (Congresso).

13.
PITELI, M. L.. XXI Spring Conference. 2007. (Congresso).

14.
PITELI, M. L.. V Seminário de Estudos Lingüísticos - SELin. 2005. (Congresso).

15.
PITELI, M. L.. I Encontro Universidade - Escola. 2000. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Cristina de Oliveira Fernandes. A importância do lúdico nas aulas de língua inglesa. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas de Ensino da Língua Inglesa) - Faculdade São Luís. Orientador: Mirela de Lima Piteli.

2.
Leila Pomárico Oliveira Ribeiro. As atividades lúdicas e seu poder facilitador de aprendizagem de língua estrangeira (L.E). 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas de Ensino da Língua Inglesa) - Faculdade São Luís. Orientador: Mirela de Lima Piteli.

3.
Adriana Pereira Spineli. Língua Inglesa: aprendendo através do lúdico. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas de Ensino da Língua Inglesa) - Faculdade São Luís. Orientador: Mirela de Lima Piteli.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Edinei Edson Antunes. Chatbot como interface cognitiva para a aprendizagem da língua inglesa. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas para Internet) - Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga. Orientador: Mirela de Lima Piteli.

2.
Henzo Pires. O uso das tecnologias para o estudo de línguas estrangeiras. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga. Orientador: Mirela de Lima Piteli.

3.
Marina Johansen Guerra. Proficiência em língua inglesa no Brasil e sua relação com o papel da liderança do professor. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Produção Industrial) - Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga. Orientador: Mirela de Lima Piteli.

4.
Bárbara dos Anjos Barbosa e Regiane Araújo Saguma. Proposta Curricular de LEM para o Ensino Médio público do estado de São Paulo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras) - Centro Universitário Unifafibe. Orientador: Mirela de Lima Piteli.

5.
Fernanda Regina de Souza e Paula Roberta Pinhal Piccolli. Crenças no ensino-aprendizagem de inglês: uma análise nas quintas séries de escolas públicas e particulares. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras) - Centro Universitário Unifafibe. Orientador: Mirela de Lima Piteli.

6.
Carla Luiza P. Daud. O fator idade e a motivação para a aprendizagem de inglês: uma análise dessa relação. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras) - Faculdades Integradas Fafibe. Orientador: Mirela de Lima Piteli.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
PITELI, M. L.2013 PITELI, M. L.. A LEITURA EM FOCO: BREVE ANÁLISE DE UMA COMPLEXA E INTRIGANTE HABILIDADE LINGUÍSTICA. Interface Tecnológica (São Paulo), v. 9, p. 32-38, 2013.


Apresentações de Trabalho
1.
PITELI, M. L.. Intercâmbio Cultural - CPS, Exames de Proficiência e Ciência sem Fronteiras. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PITELI, M. L.; LOURENCANO, P. ; TREVELIN, A. T. C. ; FERRAREZI, L. A. . Semana da Melhor Idade. 2013. (Outro).



Outras informações relevantes


- Membro da diretoria da APLIESP - Associação dos Professores de Língua Inglesa do Estado de São Paulo por dois biênios consecutivos (2007-2009 / 2009-2011).
 - Membro da Congregação da FATEC Taquaritinga, Representante dos Docentes Assistentes do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, de 16/12/2011 até 30/07/2013.
 - Membro da Congregação da FATEC Taquaritinga, Representante dos Docentes Associados do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, de dezembro de 2013 até setembro de 2016. 
- Membro da Congregação da FATEC Taquaritinga, Representante dos Docentes Associados do Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio, de outubro de 2016 até o presente.. 
 - Coordenadora Institucional do Programa Ciência sem Fronteiras desde 26/11/2012 até 2016. 
 - Professora representante de disciplina no Projeto Acadêmico de Língua Inglesa na FATEC Taquaritinga desde janeiro de 2013 até o presente.
 - Coordenadora Institucional do Programa Idiomas sem Fronteiras desde março de 2015 até julho de 2016.
 - Coordenadora do Núcleo de Estudos da Linguagem da FATEC Taquaritinga - NELF TQ (de 2016 até o presente.
 - Exame de Proficiência em Língua Inglesa - TOEIC (Test of English for International Communication), com pontuação total de 935 pontos (495 - listening e 440 - Reading). Exame realizado em 26 de outubro de 2018, na Bergenline (Ribeirão Preto - SP).
 - Aplicador de testes TOEFL ITP Assessment Series (certificado pela MasterTest Certificação Internacional)



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 18:25:31