Anderson Luis Ribeiro Moreira

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  • Última atualização do currículo em 22/03/2018


Doutorando em Cinema e Audiovisual pelo Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual da UFF (PPGCINE/UFF), mestre em Preservação do Patrimônio Cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), pós-graduado em Direito do Entretenimento pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e advogado. Bacharel em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Foi proponente e coordenador da oficina audiovisual colaborativa Usina do Comum, projeto contemplado pelo Edital Interações Estéticas da FUNARTE. Também foi pesquisador discente e documentarista do Observatório Brasileiro de Economia Criativa (OBEC-RJ). Foi monitor discente no projeto "São Tomé e Príncipe plural: sua gente, sua história, seu futuro - Ações programáticas em comunicação e Cultura", em 2013. Tem experiência nas áreas de Cinema e Audiovisual e Patrimônio Cultural. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Anderson Luis Ribeiro Moreira
Nome em citações bibliográficas
MOREIRA, A. L. R.


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Batman-pobre: apropriações da cultura pop pelo audiovisual brasileiro contemporâneo,
Orientador: Tunico Amancio.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Antropofagia; Audiovisual brasileiro contemporâneo; Cultura pop.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
2010 - 2013
Mestrado em Preservação do Patrimônio Cultural.
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, IPHAN, Brasil.
Título: Indicadores de preservação do patrimônio arqueológico: empreendimento e atividades em Santa Catarina (2002-2007),Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Adriana Sanajotti Nakamuta.
Coorientador: Nelson Lacerda Soares.
Bolsista do(a): Fundação Darcy Ribeiro, FUNDAR, Brasil.
Palavras-chave: preservação; indicadores; patrimônio arqueológico; marcos legais.
2009 - 2010
Especialização em Direito do Entretenimento. (Carga Horária: 120h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: O Estado e a Proteção Legal do Patrimônio Cultural.
2008 - 2017
Graduação em Cinema e Audiovisual.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Cinema antropofágico: apropriações da cultura pop pelo cinema marginal.
Orientador: Cezar Migliorin.
2003 - 2008
Graduação em Direito.
Faculdades de Direito de Vitória, FDV, Brasil.
Título: Mediação Familiar e Transdisciplinaridade.
Orientador: Eneá de Stutz e Almeida.
2000 interrompida
Graduação interrompida em 2003 em Direito.
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Ano de interrupção: 2003




Formação Complementar


2017 - 2017
Tutoria Online. (Carga horária: 30h).
WR Educacional, WR, Brasil.
2015 - 2015
Desenhos Industriais e Contrafação. (Carga horária: 2h).
Fórum Empresarial da Escola de Magistratura do Rio de Janeiro, EMERJ, Brasil.
2015 - 2015
Indicações Geográficas. (Carga horária: 8h).
Instituto Nacional da Propriedade Industrial, INPI, Brasil.
2015 - 2015
Curso de Contratos. (Carga horária: 60h).
Escola Superior de Advocacia da OAB - Seção RJ, ESA/OAB-RJ, Brasil.
2015 - 2015
Minicurso de Inovação e Propriedade Industrial para empresários. (Carga horária: 8h).
Instituto Nacional da Propriedade Industrial, INPI, Brasil.
2015 - 2015
Curso Geral de Propriedade Intelectual. (Carga horária: 70h).
World Intellectual Property Organization, WIPO, Suiça.


Atuação Profissional



Agência UFRJ de Inovação, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista DTI-A do CNPQ, Carga horária: 40


Rio Criativo, RIO CRIATIVO, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2017
Vínculo: Associado, Enquadramento Funcional: Consultor Jurídico Adjunto
Outras informações
A Pragmácio Consultoria Jurídica é um projeto contemplado pelo Edital de Ocupação Rio Criativo - Programa de estímulo ao Empreendedorismo da SEC-RJ. O trabalho consiste na prestação de consultoria jurídica voltada ao universo da cultura e entretenimento, especialmente na elaboração de contratos artísticos, licenciamentos, pareceres, recursos administrativos, dentre outros serviços especializados ao segmento da Economia Criativa.


Observatório Brasileiro de Economia Criativa, OBEC-RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador discente
Outras informações
Desenvolvimento de pesquisa sobre as questões jurídicas envolvidas nos processos da economia criativa, particularmente em relação à Rede Fitovida, que reúne mais de cem grupos no estado do Rio de Janeiro que trabalham com plantas medicinais e remédios caseiros. Parte do projeto de extensão Observatório Estadual de Economia Criativa no Rio de Janeiro (http://www2.cultura.gov.br/economiacriativa/), sediado no Instituto de Arte e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense IACS/UFF.


Fundação Nacional de Artes, FUNARTE, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Artista residente, Carga horária: 15
Outras informações
Coordenação de oficina de produção audiovisual colaborativa como atividade de residência artística em pontos de cultura. Proponente, oficineiro e produtor executivo do projeto Usina do Comum, contemplado pelo Edital Interações Estéticas 2012.


Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, IPHAN, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: BolsistaPesquisador, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Realização de pesquisa sobre a legislação protetiva do patrimônio arqueológico brasileiro em especial o de Santa Catarina, lócus da pesquisa e do trabalho realizado. Criação produto/documento com indicadores e recomendações para a preservação do patrimônio arqueológico brasileiro. Obtenção de nota máxima na apresentação da dissertação Indicadores de Preservação do Patrimônio Arqueológico: empreendimentos e atividades em Santa Catarina, recebendo o título de Mestre em Preservação do Patrimônio Cultural e aprovado com louvor pela banca.


Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Tutor bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor à distância, Carga horária: 20


Cinemateca Brasileira, CB, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Contratado por produtora, Enquadramento Funcional: Assistente e Secretário de Produção, Carga horária: 30
Outras informações
Habilitação de editais, produção de oficinas regionais e nacionais de capacitação e receptivo de encontros e seminários no Cine Mais Cultura, programa do governo vinculado à SAV (Secretaria do Audiovisual do Minc - Ministério da Cultura) que equipava e capacitava cineclubes em todo o território brasileiro.



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
GEDAI - Grupo de Estudos em Direito Autoral e Informação
Descrição: O projeto de pesquisa está focado nos desafios da tutela do Direitos Intelectuais na Sociedade da Informação. O grupo de pesquisadores a partir de estudo comparativo analisam os processos de concretização dos direitos culturais e a adequação da regulamentação dos direitos intelectuais frente a estes novos desafios da Sociedade da Informação, tendo como objetivos: Compreender os efeitos do direito fundamental à cultura sobre os limites dos direitos autorais; Avaliar as consequências da revolução tecnológica em andamento e do advento da cultura digital sobre a regulamentação dos direitos autorais; Identificar o conteúdo da proteção jurídica e o alcance da circulação da produção cultural desenvolvida nas instituições públicas Analisar a tutela jurídica dos novos bens intelectuais advindos da nova Tecnologia da informação com vistas ao desenvolvimento socioeconômico que promova inovação, inclusão tecnológica e difusão do conhecimento..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
Direitos Culturais na Economia Criativa: o caso da REDE FITOVIDA
Descrição: A pesquisa pretende investigar como os direitos culturais são tratados nas relações que envolvem o trabalho da Rede Fitovida, não só no que se refere à propriedade intelectual coletiva mormente da apropriação indevida dos conhecimentos tradicionais desses grupos e sua regulamentação que já vem sendo objeto de estudo por algumas entidades, mas, sobretudo, no que tange aos demais direitos ligados aos setores estruturantes das atividades da economia criativa, denominados de marcos legais, tais como: trabalhistas, tributários, previdenciários, criminais, vigilância sanitária, saúde pública, dentre outras searas que interferem no trabalho dos grupos integrantes da Rede..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Anderson Luis Ribeiro Moreira - Integrante / Mário Ferreira de Pragmácio Telles - Coordenador.


Outros Projetos


2013 - 2013
São Tomé e Príncipe plural: sua gente, sua história, seu futuro - Ações programáticas em comunicação e cultura
Descrição: Monitor discente. Auxilio no curso de capacitação de inventario patrimonial oferecido pela Universidade Federal Fluminense em São Tomé e Príncipe. Produção de vídeos e fotos. Projeto desenvolvido em convênio com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e Ministério das Relações Exteriores (MRE)..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direitos Culturais.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Preservação do Patrimônio Cultural.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Economia Criativa.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
MOREIRA, A. L. R.. A preservação do patrimônio arqueológico no contexto do licenciamento de empreendimentos e atividades em Santa Catarina (2002-2007). Patrimônio Cultural, Direito e Meio Ambiente: perspectivas sobre diversidades, cultura e memória. 1.ªed.Curitiba: Multideia, 2016, v. II, p. 73-93.

2.
Mário Ferreira de Pragmácio Telles ; MOREIRA, A. L. R. ; FERGUS, L. . Direitos culturais e política: as relações entre economia criativa e patrimônio cultural imaterial a partir do caso da Rede Fitovida. In: Flávia Lages de Castro; Mário F. de Pragmácio Telles. (Org.). Dimensões Econômicas da Cultura: Experiências no campo da Economia Criativa no Rio de Janeiro. 1ed.Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2015, v. 1, p. 161-193.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MOREIRA, A. L. R.. Chantal e Quintanilla: o real resiste. Punctun, Florianópolis-SC, 16 maio 2013.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MOREIRA, A. L. R.; TRINDADE, C. R. C. . FILMANDO A CIDADE: UMA CARTOGRAFIA AUDIOVISUAL E COLABORATIVA DE CASTANHAL. In: XI Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 2015, Salvador. XI ENECULT, 2015.

2.
MOREIRA, A. L. R.; Mário Ferreira de Pragmácio Telles ; FERGUS, L. . Direitos Culturais e Interesse Público: Uma análise dos marcos legais da economia criativa a partir do caso da Rede Fitovida. In: VII Codaip - Congresso do Direito do Autor e Interesse Público, 2014, Curitiba. Estudos do DIreito do Autor e Interesse Público. Curitiba: GEDAI, 2014. p. 162-169.

3.
MOREIRA, A. L. R.; Mário Ferreira de Pragmácio Telles ; FERGUS, L. . Direitos Culturais e Economia Criativa: o caso da Rede Fitovida. In: III Encontro Internacional de Direitos Culturais, 2014, Fortaleza. PUBLICAÇÃO ELETRÔNICA DOS ANAIS DO ENCONTRO INTERNACIONAL DE DIREITOS CULTURAIS. Fortaleza, 2014.

4.
MOREIRA, A. L. R.; TRINDADE, C. R. C. . Usina do Comum: Experiência Audiovisual Colaborativa. In: II Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura, 2014, Niterói. II Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura, 2014.

5.
MOREIRA, A. L. R.; Mário Ferreira de Pragmácio Telles ; FERGUS, L. . Em Busca do Farol: apontamentos sobre a inserção dos direitos culturais no marco conceitual da economia criativa. In: II Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura, 2014, Niterói. II Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura. Niterói, 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
MOREIRA, A. L. R.. Meteorango Kid e as apropriações da cultura pop pelo audiovisual brasileiro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
MOREIRA, A. L. R.. Gestão de documentos e preservação do patrimônio arqueológico: uma análise dos documentos referentes à arqueologia de contrato arquivados no IPHAN de Santa Catarina. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
MOREIRA, A. L. R.; TRINDADE, C. R. C. . Filmando a cidade: uma cartografia audiovisual e colaborativa de Castanhal. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
MOREIRA, A. L. R.; VICENTE, L. M. D. . Vaginas livres corações rebeldes. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
MOREIRA, A. L. R.. O audiovisual como instrumento para preservação do patrimônio cultural: notas sobre metodologias colaboratiivas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MOREIRA, A. L. R.; Mário Ferreira de Pragmácio Telles ; FERGUS, L. . Direitos Culturais na Economia Criativa: o caso da Rede Fitovida. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
MOREIRA, A. L. R.; Mário Ferreira de Pragmácio Telles ; FERGUS, L. . Direitos Culturais e Interesse Público: uma análise dos marcos legais da economia criativa a partir do caso da Rede Fitovida. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
MOREIRA, A. L. R.; TRINDADE, C. R. C. . Usina do Comum: experiencia audovisual colaborativa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
MOREIRA, A. L. R.; TRINDADE, C. R. C. . Usina do Comum: experiência audiovisual colaborativa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
MOREIRA, A. L. R.; Mário Ferreira de Pragmácio Telles ; FERGUS, L. . Em busca do farol: apontamentos sobre a inserção dos direitos culturais no marco conceitual da Economia Criativa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
MOREIRA, A. L. R.. Rascunho - Monografias de Cinema e Vídeo (Parecerista). 2017.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MOREIRA, A. L. R.. Usina do Comum realiza oficinas em Castanhal. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
MOREIRA, A. L. R.. Propriedade Intelectual. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
MOREIRA, A. L. R.. Transferência de tecnologia e a interação Universidade-Empresa para a Inovação. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
MOREIRA, A. L. R.; VICENTE, L. M. D. . Vaginas livres corações rebeldes. 2015. Filme.

2.
MOREIRA, A. L. R.. Sobre plantas e partilhas: a Rede Fitovida. 2014. Filme.

3.
MOREIRA, A. L. R.; TRINDADE, C. R. C. . Usina do Comum: Experimentações Audiovisuais em Colaboração. 2013. Vídeo.

4.
TAVIANI, F. ; MOREIRA, A. L. R. . Documentário sobre imigração italiana em SC. 2012. Filme.

5.
NEVES, Helil ; MOREIRA, A. L. R. . Assistente de Som, em 'A Felis Days Night'. 2010. Filme.

6.
MOREIRA, A. L. R.; BRUNO, Leonardo B. . Assistente de Som 'Não existem Profetas'. 2009. Filme.

7.
ALVIM, Luiza ; MOREIRA, A. L. R. . Assistente de som em 'Ilusões de Amor'. 2009. Filme.

Outras produções artísticas/culturais
1.
MOREIRA, A. L. R.. Estranjeiro - Uma carta entre Espanha, Brasil e São Tomé e Príncipe. 2013 (Curta-metragem).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Seminario Internacional de Investigación en Arte y Cultura Visual.Meteorango Kid e as apropriações da cultura pop pelo audiovisual brasileiro. 2017. (Seminário).

2.
III Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cultura.O audiovisual como instrumento de preservação do patrimônio cultural: notas sobre metodologias colaborativas. 2015. (Encontro).

3.
VII Encontro de Arquivos Científicos. Gestão de documentos e preservação do patrimônio arqueológico: uma análise dos documentos referentes à arqueologia de contrato arquivados no IPHAN de Santa Catarina. 2015. (Congresso).

4.
7º Coneco - Congresso dos Estudantes de Pós-Graduação em Comunicação. Usina do Comum: experiências audiovisuais colaborativas. 2014. (Congresso).

5.
II Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cultura (II EBPC).Usina do Comum: experiências audiovisuais colaborativas. 2014. (Encontro).

6.
III Encontro Internacional de Direitos Culturais.Direitos Culturais e Economia Criativa: o caso da Rede Fitovida. 2014. (Encontro).

7.
VIII Congresso de Direito de Autor e interesse Público (VIII CODAIP). DIREITOS CULTURAIS E INTERESSE PÚBLICO: UMA ANÁLISE DOS MARCOS LEGAIS DA ECONOMIA CRIATIVA A PARTIR DO CASO DA REDE FITOVIDA. 2014. (Congresso).

8.
II Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cultura (II EBPC).Em busca do farol: apontamentos sobre a inserção dos direitos culturais no marco conceitual da Economia Criativa. 2013. (Encontro).

9.
Oficina de Curadoria de Mostras e Festivais de Cinema. 2012. (Oficina).

10.
Oficina de Introdução à História da Arte. 2011. (Outra).

11.
Simpósio Arqueologia da Paisagem. 2010. (Congresso).

12.
VII ENCONTRO REGIONAL DA SAB SUL. 2010. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MOREIRA, A. L. R.. Ciclo de Cinema, Cultura e Direitos Intelectuais (Curadoria e Produção). 2017. (Outro).

2.
SOUZA, M. G. ; OLIVEIRA, N. H. C. ; MOREIRA, A. L. R. . V Mostra de Filmes Memória em Movimento (Curadoria). 2017. (Outro).



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MOREIRA, A. L. R.. Usina do Comum realiza oficinas em Castanhal. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).



Outras informações relevantes


Em outubro de 2013 integrou a missão internacional São Tomé e Príncipe Plural, atuando como monitor da oficina de capacitação em Inventários Culturais e assistente de produção do Seminários de Cultura em São Tomé e Príncipe: Apresentação de resultados das oficinas de Inventário do Patrimônio Cultural Saotomense (2012/2013). O projeto foi realizado a partir de convênio entre a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC). 

Foi proponente e coordenador do projeto de oficina de produção audiovisual colaborativa Usina do Comum, projeto ganhador da Bolsa Interações Estéticas da FUNARTE (2012),



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