Elaine Regina Cassoli

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1960348348498685
  • Última atualização do currículo em 16/08/2017


Doutoranda em Línguística Aplicada na UFSCar (Universidade Federal de São Carlos)- área de Aquisição de Língua Estrangeira - Formação de Professores. Mestre em Línguística Aplicada - Aquisição de Língua Estrangeira - Pós-Graduação STRICTU SENSU pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos). Pós-Graduação LATU-SENSU em Metodologia do Ensino Superior e Pós-Graduação LATU-SENSU em Educação pela FECAP. Graduação em Letras - Licenciatura Plena PORTUGUÊS-INGLÊS. É membro do grupo de pesquisa TASK do CNPq desde 2007. Participa de módulos dos cursos do Lincoln Center Institute (Julliard School) em New York City cujo tema é "Imaginative Learning"; e "Arts in Education". Professora titular de ensino superior nas Faculdades Integradas de Jahu, ministrando as disciplinas de Língua Inglesa, Literaturas Norte Americana e Inglesa e Prática de Ensino de Língua Inglesa no curso de Letras e ministra Inglês Instrumental no curso de Comunicação Social. Docente responsável pelas disciplinas que ministra nas Faculdades Integradas de Jahu (FIJ) no núcleo de EAD - DP online . Desenvolve desde 2007 apoio online às disciplinas que ministra presencialmente na plataforma moodle tanto no ensino médio quanto no ensino superior. É membro do NDA (Núcleo Docente Estruturante) nas Faculdades Integradas e revisora de Inglês do periódico da FIJ. Também atua como professora de Língua Inglesa nas séries do Ensino Médio e curso pré-vestibular da Fundação Educacional Dr. Raul Bauab (Colégio Anglo). É professora Associado 2 no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza -FATEC Jahu - onde ministra as disciplinas Inglês I e II no curso de Logística e Inglês II no curso de Meio Ambiente e Recursos Hidricos FATEC Jahu. ; atua como mediadora online das disciplinas Inglês IV e V no AVA (Ensino à distância no curso de Gestão Empresarial) da FATEC São Paulo. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Elaine Regina Cassoli
Nome em citações bibliográficas
CASSOLI, E. R.

Endereço


Endereço Profissional
Fundação Educacional Dr. Raul Bauab, Fundação Educacional Dr. Raul Bauab.
Rua Tenente Navarro, 255
centro
17200-000 - Jau, SP - Brasil
Telefone: (14) 21043300


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2011
Mestrado em Linguística Aplicada.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: APRENDER LE COM PLANEJAMENTO E MATERIAL COMUNICATIVOS TEMÁTICOS PARA DESENVOLVER COMPETÊNCIA COMUNICATIVA,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Rita de Cássia Barbirato.
Palavras-chave: Ensino Temático. Tarefas. Alunos de Letras.CLC.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
2003 - 2005
Especialização em Educação Escolar. (Carga Horária: 360h).
Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, FECAP, Brasil.
Título: A Práxis Pedagógica do Professor de Língua Inglesa Segundo um Método Eclético.
Orientador: Profª. Dra. Vera Mariza Regino Casério.
1993 - 1993
Especialização em METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR.
Faculdades Integradas Regionais de Avaré, FCLA, Brasil.
1983 - 1989
Graduação em LETRAS - LICENCIATURA PLENA.
Universidade de Marília, UNIMAR, Brasil.




Formação Complementar


2007
Extensão universitária em Tarefas comun. p/ ensinar LE em contextos adversos. (Carga horária: 180h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Oficina Recursos do Moodle.. (Carga horária: 20h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza., FATEC, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em PFC Unid.1 Educação, Trabalho e Tecnologia e Unid. 2 Educação a Distância.. (Carga horária: 40h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil, FATEC, Brasil.
2014 - 2014
Facing The Challenge: Problem Solving, Critical Th. (Carga horária: 40h).
Lincoln Center Institute for the Arts in Education, JULLIARD SCHOOL, Estados Unidos.
2014 - 2014
Developing Skills of Imagination, Creativity and I. (Carga horária: 60h).
Lincoln Center Institute for the Arts in Education, JULLIARD SCHOOL, Estados Unidos.
2013 - 2013
Capacities for Imaginative Learning - Advanced. (Carga horária: 60h).
Lincoln Center Institute for the Arts in Education, JULLIARD SCHOOL, Estados Unidos.
2012 - 2012
Extensão universitária em International Educator Workshop on Arts in Educati.
Lincoln Center Institute for the Arts in Education, JULLIARD SCHOOL, Estados Unidos.
2008 - 2008
Teaching Listening, Speaking & Grammar Skills.
Hunter College, CUNNY, Estados Unidos.
2007 - 2007
Methodology and Professional Development.
Oxford House College, OHC, Grã-Bretanha.


Atuação Profissional



Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora de ensino superior, Carga horária: 4
Outras informações
associado - tempo indeterminado


Faculdades Integradas de Jaú, FIJ, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Professor Titular, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 18

Atividades

08/2005 - Atual
Ensino, LETRAS, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa

Fundação Educacional Dr. Raul Bauab - Jaú, FJAU, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - Atual
Vínculo: Professor Titular, Enquadramento Funcional: Professora Titular, Carga horária: 15


Colégio ADV Jaú (Sistema Poliedro), ADV, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10
Outras informações
Ensino Médio e Pré-Vestibular


UNIÃO FENIX DE EDUCAÇÃO E CULTURA LTDA, FACULDADE FENIX, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2007
Vínculo: Professora Assistente, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 6


Academia Horácio Berlinck, SETA, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 2007
Vínculo: Professor Titular, Enquadramento Funcional: Professor


Academia Horácio Berlinck S/C LTDA, ACADEMIA, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês, Carga horária: 18

Vínculo institucional

1996 - 2000
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês, Carga horária: 30


Meta S/C de Ensino, OBJETIVO, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1996
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês, Carga horária: 24


Colégio objetivo Integrado de Ibitinga S/C LTDA, OBJETIVO IBITING, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1991
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês, Carga horária: 12


Prevê S/C de Ensino Ltda, COLÉGIO OBJETIVO, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 1990
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês, Carga horária: 20


Associação Cultural e Assistencial Santo Antonio, OBJETIVO- BAURU, Brasil.
Vínculo institucional

1984 - 1984
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês, Carga horária: 12


Fundação Educacional de Jaú, FJAU, Brasil.
Vínculo institucional

1984 - 1984
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês, Carga horária: 24


Faculdades Integradas de Jahu, FIJ, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2000
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês, Carga horária: 18

Vínculo institucional

1983 - 1984
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês, Carga horária: 30



Revisor de periódico


2004 - Atual
Periódico: RECIFIJA Revista Científica das Faculdades Integradas de Jaú


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Inglês Instrumental.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CASSOLI, E. R.2013 CASSOLI, E. R.; Rita de Cássia BARBIRATO . O desenvolvimento da competência linguístico-comunicativa de alunos de Letras em curso temático baseado em tarefas. Horizontes de Linguística Aplicada, v. 1, p. 15-48, 2013.

2.
CASSOLI, Elaine R.2010 CASSOLI, Elaine R. ; BATOCCHI, L. ; Rita de Cássia BARBIRATO ; CASSOLI, E. R. . A AVALIAÇÃO DENTRO DE UM PLANEJAMENTO TEMÁTICO BASEADO EM TAREFAS: UMA EXPERIÊNCIA NA ESCOLA PÚBLICA. Contexturas, v. 16, p. 135-160, 2010.

Capítulos de livros publicados
1.
CASSOLI, E. R.. Conjecturas sobre motivação. In: João Alfredo Carrara; Vera Mariza Regino Casério; Isabel Cristina Miziara; Rosemeire Alves Lourenço; Clóvis Roberto Beneditti Lourenço. (Org.). Mostra das produções científicas Fênix: a leitura e a pesquisa na produção do conhecimento. 1ed.Bauru: Faculdade e Cólegio Fênix, 2004, v. 01, p. 252-253.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CASSOLI, E. R.; CASSOLA, E. A. ; ATIQUE, C. C. . Noite de Talentos. Revista Científica das Faculdades Integradas de Jaú (Impresso), Jaú, p. 33 - 36, 10 nov. 2008.

Apresentações de Trabalho
1.
CASSOLI, E. R.. ARTE NO ENSINO DE LÍNGUAS: APRENDIZAGEM IMAGINATIVA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
CASSOLI, E. R.. REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM CORPORAL DO PROFESSOREM SALA DE AULA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
CASSOLI, E. R.. O ENSINO BASEADO EM CONTEÚDO NA PERCEPÇÃO DE ALUNOS DE LETRAS.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CASSOLI, E. R.. O ENSINO POR TEMA E TAREFAS PARA MELHORAR A ORALIDADE.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CASSOLI, E. R.. COMPETÊNCIA COMUNICATIVA DE ALUNOS INICIANTES EM PROGRAMAS TEMÁTICOS BASEADOS EM TAREFAS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
CASSOLI, E. R.. Panoramic Flight above the USA 2008 (Thematic book based on communicative tasks for SLA).

2.
CASSOLI, E. R.. Spotlight on the History of the USA 2007 (Thematic book based on communicative tasks for SLA).


Demais tipos de produção técnica
1.
CASSOLI, E. R.. Spotlight on the history of the USA. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino Temático de Língua Inglesa).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
CASSOLI, E. R.. X NOITE DE TALENTOS. 2014 (Produção Artística e Cultural).

2.
CASSOLI, E. R.. IX NOITE DE TALENTOS. 2013 (Produção artística e cultural).

3.
CASSOLI, E. R.. VIII NOITE DE TALENTOS. 2012 (Artística e Cultural).

4.
CASSOLI, E. R.; ALUNOS, Curso de Letras (1º - 2º - 3º e 4º) . VII NOITE DE TALENTOS. 2011 (NOITE DE TALENTOS).

5.
CASSOLI, E. R.. VI NOITE DE TALENTOS. 2010 (NOITE DE TALENTOS).

6.
CASSOLI, E. R.. V NOITE DE TALENTOS. 2009 (NOITE DE TALENTOS).

7.
CASSOLI, E. R.. IV NOITE DE TALENTOS. 2008 (NOITE DE TALENTOS).

8.
CASSOLI, E. R.; ALUNOS, do Ensino Médio (1º, 2º e 3º colegiais) . II Fundasom. 2007 (Fundasom).

9.
CASSOLI, E. R.; ALUNOS, Curso de Letras (1º - 2º - 3º e 4º) . III NOITE DE TALENTOS. 2007 (NOITE DE TALENTOS).

10.
CASSOLI, E. R.; ALUNOS, do Ensino Médio (1º, 2º e 3º colegiais) . I Fundasom. 2006 (Fundasom).

11.
CASSOLI, E. R.; ALUNOS, Curso de Letras (1º - 2º - 3º e 4º) . II NOITE DE TALENTOS. 2006 (NOITE DE TALENTOS).

12.
CASSOLI, E. R.. I NOITE DE TALENTOS. 2005 (NOITE DE TALENTOS).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CASSOLI, E. R.; PAULINI, M. P.; RIBEIRO, R. C.. Participação em banca de MAYARA CAROLINA DE ANGELIS.AS MULHERES DE BRÁS CUBAS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Faculdades Integradas de Jaú.

2.
CASSOLI, E. R.. Participação em banca de PEDRO PERRI JUNIOR E RAQUEL MORELLI BORDI.AS VARIÁVEIS AFETIVAS NA AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESTRANGEIRA: O FILTRO AFETIVO EM PAUTA.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Faculdades Integradas de Jaú.

3.
CASSOLI, E. R.. Participação em banca de DANIEL ESTEVES DE BARROS E JOSÉ PEDRO G.F. DA SILVA FILHO.LIVROS DIDÁTICOS INFANTIS: ABORDAGENS DE ENSINO QUE INFLUENCIAM A AQUISIÇÃO DA LÍNGUA INGLESA.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Faculdades Integradas de Jaú.

4.
CASSOLI, E. R.; GIACHINI NETO, E.; PAULINI, M. P.. Participação em banca de ADRIANA ALVES MASSAN.O USO DA ARTE NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Faculdades Integradas de Jaú.

5.
CASSOLI, E. R.. Participação em banca de MARIANA SUELEN GIACHINI GUEDES e NATÁLIA FERNANDA CAZEIRO.A IMPORTÂNCIA DO PAPEL REFLEXIVO DO PROFESSOR FRENTE ÀS ABORDAGENS, TÉCNICAS E MÉTODOS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas de Jaú.

6.
CASSOLI, E. R.. Participação em banca de ANA CAROLINA COSTA DE OLIVEIRA.A MOTIVAÇÃO POR MEIO DAS ARTES COMO PROCESSO DE ENSINO-APREDIZAGEM DE LE: MÚSICA EM FOCO. 2011.

7.
CASSOLI, E. R.. Participação em banca de TAMIRIS ADORNA.REI ARTHUR: ONTEM E HOJE.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas de Jaú.

8.
CASSOLI, E. R.. Participação em banca de BÁRBARA LETÍCIA CAPELARI E MARCELA APARECIDA LUIZ..AS DIVERGÊNCIAS IDEOLÓGICAS DAS PERSONAGENS FEMININAS DO LIVRO AS MENINAS DE LYGIA FAGUNDES TELLES.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas de Jaú.

9.
CASSOLI, E. R.. Participação em banca de BRUNA BERTO PORFÍRIO E LARA MARIA CANTADOR RISSO.O ENSINO DE ESPANHOL NO ESTADO DE SÃO PAULO: SITUAÇÃO ATUAL E PERSPECTIVAS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Faculdades Integradas de Jaú.

10.
CASSOLI, E. R.. Participação em banca de NÁDIA CRISTINA MASSUFARO.A IMPORTÂNCIA DO INSUMO RELEVANTE NO ENSINO TEMÁTICO BASEADO EM TAREFAS COMUNICATIVAS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Faculdades Integradas de Jaú.

11.
CASSOLI, E. R.. Participação em banca de DANIELLE RIOS GARCIA.PLANEJAMENTO TEMÁTICO BASEADO EM TAREFAS COMUNICATIVAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ESTRANGEIROS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Faculdades Integradas de Jaú.

12.
CASSOLI, E. R.. Participação em banca de CARLA CAROLINA S. DE CARVALHO E RENATA AMANDA A. BRANCAGLION.JANE AUSTEN NA VIDA DA MULHER OITOCENTISTA POR MEIO DE SUAS PERSONAGENS FEMININAS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Faculdades Integradas de Jaú.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Colóquio "As Competências na Formação do Professor de Línguas". 2016. (Outra).

2.
VI CLAFPL CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS. 2016. (Congresso).

3.
Jornada do ISE (Instituto Superior de Educação).A Arte na Educação. 2013. (Oficina).

4.
I Seminário de Planejamentos de Cursos de Línguas.APRENDER LE COM PLANEJAMENTO E MATERIAL COMUNICATIVOS TEMÁTICOS. 2012. (Seminário).

5.
Jornada do ISE (Instituto Superior de Educação).A Importâmcia da Linguagem Corporal de Professores e Alunos no Processo de Ensino-Aprendizagem. 2012. (Oficina).

6.
XXVII JELI - NOVOS LETRAMENTOS E AVALIAÇÃO: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE INGLÊS. O ENSINO BASEADO EM CONTEÚDO NA PERCEPÇÃO DE ALUNOS DE LETRAS.. 2011. (Congresso).

7.
XXIV SPRING CONFERENCE - A APRENDIZAGEM DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA. 2010. (Encontro).

8.
XXVI JELI - O PROCESSO DE ENSINAR E APRENDER INGLÊS NA CONTEMPORANEIDADE. Ensino por temas e tarefas como ferramentas para melhorar a oralidade.. 2010. (Congresso).

9.
1º FÓRUM DE IDEIAS - CAMBRIDGE UNIVERSITY PRESS. 2009. (Congresso).

10.
CONFERÊNCIA "NA CONSTRUÇÃO DO MÉTODO: UMA EQUAÇÃO DE COMINICAÇÃO SISTEMATIZAÇÃO E ROTINIZAÇÃO". 2009. (Outra).

11.
I ENCONTRO NACIONAL - DEVELOPING NEW LITERACIES IN CROSS-CULTURAL CONTEXTS. 2009. (Encontro).

12.
XXIII SPRING CONFERENCE. COMPETÊNCIA COMUNICATIVA DE ALUNOS INICIANTES EM PROGRAMAS TEMÁTICOS BASEADOS EM TAREFAS. 2009. (Congresso).

13.
XII Jornada de Letras da UFSCAR. 2008. (Outra).

14.
XXIV JELI Jornada de Ensino de Língua Inglesa. 2008. (Congresso).

15.
XXIII JELI - Jornada de Ensino de Língua Inglesa "Políticas Educacionais para o Ensino de Língua Inglesa". 2007. (Congresso).

16.
Adolescência e Cidadania. 2000. (Outra).

17.
Educar para os Direitos Humanos e Cidadania. 2000. (Outra).

18.
EDUMACK - Encontro de Educadores. 1999. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CASSOLI, E. R.. X NOITE DE TALENTOS. 2014. (Festival).

2.
CASSOLI, E. R.. IX NOITE DE TALENTOS. 2013. (Festival).

3.
CASSOLI, E. R.. VIII NOITE DE TALENTOS. 2012. (Festival).

4.
CASSOLI, E. R.. VII NOITE DE TALENTOS. 2011. (Festival).

5.
CASSOLI, E. R.. VI NOITE DE TALENTOS. 2010. (Festival).

6.
CASSOLI, E. R.. XXVI JELI - O PROCESSO DE ENSINAR E APRENDER INGLÊS NA CONTEMPORANEIDADE. 2010. (Congresso).

7.
CASSOLI, E. R.; ALUNOS, Curso de Letras (1º - 2º - 3º e 4º) . V NOITE DE TALENTOS. 2009. (Festival).

8.
CASSOLI, E. R.. IV NOITE DE TALENTOS. 2008. (Festival).

9.
CASSOLI, E. R.. III NOITE DE TALENTOS. 2007. (Festival).

10.
CASSOLI, E. R.. II NOITE DE TALENTOS. 2006. (Festival).

11.
CASSOLI, E. R.. I NOITE DE TALENTOS. 2005. (Festival).

12.
CASSOLI, E. R.; ALUNOS, do Ensino Médio (1º, 2º e 3º colegiais) . II Festival de Bandas da Academia Interativo. 2001. (Festival).

13.
CASSOLI, E. R.; ALUNOS, do Ensino Médio (1º, 2º e 3º colegiais) . I Festival de Bandas da Academia Interativo. 2000. (Festival).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
PEDRO PERRI JUNIOR E RAQUEL MORELLI BORDI. AS VARIÁVEIS AFETIVAS NA AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESTRANGEIRA: O FILTRO AFETIVO EM PAUTA.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LETRAS) - FACULDADES INTEGRADAS DE JAHU. Orientador: Elaine Regina Cassoli.

2.
DANIEL ESTEVES DE BARROS E JOSÉ PEDRO G. F. DA SILVA FILHO. LIVROS DIDÁTICOS INFANTIS: ABORDAGENS DE ENSINO QUE INFLUENCIAM A AQUISIÇÃO DA LÍNGUA INGLESA.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LETRAS) - Faculdades Integradas de Jaú. Orientador: Elaine Regina Cassoli.

3.
ADRIANA ALVES MASSAN. O USO DA ARTE NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdades Integradas de Jahu. Orientador: Elaine Regina Cassoli.

4.
ANA CAROLINA COSTA DE OLIVEIRA. A MOTIVAÇÃO POR MEIO DAS ARTES COMO PROCESSO DE ENSINO-APREDIZAGEM DE LE: MÚSICA EM FOCO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LETRAS) - Faculdades Integradas de Jaú. Orientador: Elaine Regina Cassoli.

5.
TAMIRIS ADORNA. REI ARTHUR: ONTEM E HOJE.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas de Jaú. Orientador: Elaine Regina Cassoli.

6.
MARIANA SUELEN GIACHINI GUEDES e NATÁLIA FERNANDA CAZEIRO. A IMPORTÂNCIA DO PAPEL REFLEXIVO DO PROFESSOR FRENTE ÀS ABORDAGENS, TÉCNICAS E MÉTODOS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas de Jaú. Orientador: Elaine Regina Cassoli.

7.
NÁDIA CRISTINA MASSUFARO. A IMPORTÂNCIA DO INSUMO RELEVANTE NO ENSINO TEMÁTICO BASEADO EM TAREFAS COMUNICATIVAS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LETRAS) - Faculdades Integradas de Jaú. Orientador: Elaine Regina Cassoli.

8.
DANIELLE RIOS GARCIA. PLANEJAMENTO TEMÁTICO BASEADO EM TAREFAS COMUNICATIVAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ESTRANGEIROS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LETRAS) - Faculdades Integradas de Jaú. Orientador: Elaine Regina Cassoli.

9.
CARLA CAROLINA S. DE CARVALHO E RENATA A. A. BRANCAGLION. JANE AUSTEN NA VIDA DA MULHER OITOCENTISTA POR MEIO DE SUAS PERSONAGENS FEMININAS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LETRAS) - Faculdades Integradas de Jaú. Orientador: Elaine Regina Cassoli.



Outras informações relevantes


Vivência na cidade de Nova Iorque - EUA de 1980 a 1986.
Participante do Projeto TASK na UFSCAR. Orientadora: Doutora Rita de Cássia Barbirato 
Linha de pesquisa: Aquisição de Língua Estrangeira



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/12/2018 às 10:33:14