Marla Soares Carvalho

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0183078746183693
  • Última atualização do currículo em 01/07/2018


Possui graduação em Ciências Biológicas, licenciatura plena, pela Universidade Federal de Mato Grosso (2008). É mestre em Biologia de Água Doce e Pesca Interior pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Tem experiência nas áreas de Ecologia e Comportamento Animal, especialmente de peixes de água doce, com ênfase em história natural de peixes de riacho (igarapés) da Amazônia Central. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marla Soares Carvalho
Nome em citações bibliográficas
CARVALHO, Marla Soares;CARVALHO, MARLA S.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Coordenação de Pesquisas em Biologia Aquática.
Av. André Araújo, 2936. Laboratório de Ecologia de Peixes
Aleixo
69011970 - Manaus, AM - Brasil - Caixa-postal: 478
Telefone: (92) 36433607
Ramal: 3607
URL da Homepage: http://www.igarapes.bio.org


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2010
Mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior.
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, INPA, Brasil.
Título: História natural de Pygidianops amphioxus (Trichomycteridae, Siluriformes) em um igarapé de terra-firme da Amazônia Central, Brasil.,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Efrem Jorge Gondim Ferreira.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2004 - 2008
Graduação em Ciências Biológicas.
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
Título: História Natural de Laetacara dorsigera (Cichlidae, Perciformes) no Pantanal de Poconé-MT..
Orientador: Francisco de Arruda Machado.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2001 - 2003
Ensino Médio (2º grau).
Centro Federal de Educação Tecnológica de Mato Grosso, CEFET/MT, Brasil.




Formação Complementar


2011 - 2011
Fotografia de peixes. (Carga horária: 8h).
Sociedade Brasileira de Ictiologia, SBI, Brasil.
2007 - 2007
Biologia de Peixes Oceânicos. (Carga horária: 6h).
Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
2006 - 2006
Biologia Marinha Básica. (Carga horária: 50h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2006 - 2006
Mét. de Obs. e Reg. de Comp. de Mamíferos Aquát. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2006 - 2006
Tópicos em Conservação de Aves. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
2005 - 2005
Anatomia Comparada dos Vertebrados. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
2004 - 2004
Corredores Ecológicos. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
2004 - 2004
Ecologia de Campo. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, INPA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PCI MCT/INPA, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de pós-graduação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2010 - Atual
Uso de habitat por peixes psamófilos em igarapés de terra-firme da Amazônia Central, Brasil
Descrição: Ambientes de areia são habitats amplamente distribuídos e estruturalmente simples, no entanto, a psamofilia (hábito de viver nesses locais) requer desses organismos um conjunto de características ecológicas altamente especializadas. Como conseqüência, poucas espécies constituem habitantes exclusivos desses habitats, onde geralmente ocorrem em baixas densidades populacionais. O objetivo desse projeto é avaliar a disponibilidade e uso de habitat e de presas, assim como a movimentação de peixes psamófilos em igarapés de terra-firme da Amazônia Central..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - Atual
Movimentação de peixes e a estrutura da ictiofauna em igarapés
Descrição: As movimentações animais costumam ter importante papel sobre o tamanho e a dinâmica populacional e sobre o fluxo de indivíduos entre populações. No Brasil, pouco se sabe sobre a movimentação de peixes de riachos e sobre a importância destas mudanças de posições sobre a dinâmica populacional e a estrutura geral de assembleias. Os pequenos igarapés de terra-firme são um excelente modelo para estudar estas movimentações devido à elevada eficiência de captura de peixes e à alta diversidade de peixes, o que permite mais opções de escolha de grupos taxonômicos focais para estudo. Além disso, a diversidade estrutural e a dinâmica sazonal destes igarapés, ainda pouco estudadas, resultam em uma grande heterogeneidade espacial e temporal em suas características. Algumas espécies parecem responder às mudanças ambientais alterando suas taxas de movimentação longitudinal nos igarapés, enquanto outras podem usar ambientes temporários disponíveis sazonalmente. Neste projeto, temos o objetivo de determinar as taxas de movimentação dos peixes em diferentes momentos do ano e em diferentes habitats. Para isso, temos utilizado métodos de marcação e recaptura de peixes, com visitas sequenciais aos locais de amostragem ao longo de 2 anos em areas de Floresta de Terra-Firme próximas a Manaus, Amazonas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Especialização: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Marla Soares Carvalho - Coordenador / Jansen Alfredo Sampaio Zuanon - Integrante / Helder Matheus Viana Espírito-Santo - Integrante / Marco A. Rodríguez - Integrante.
2008 - 2010
História Natural de Pygidianops amphioxus (Trichomycteridae, Siluriformes) em um igarapé de terra-firme da Amazônia Central, Brasil
Descrição: Neste projeto, a história natural de Pygidianops amphioxus (Trichomycteridae, Glanapteryginae), uma espécie não descrita de candiru de vida livre, foi estudada com base em observações de indivíduos que habitam um igarapé de terra-firme da Amazônia Central. Esses peixes permanecem todo o tempo mergulhados na areia do fundo do igarapé, se alimentam de pequenos invertebrados psamófilos e se reproduzem durante todo o ciclo sazonal. A presença/ausência e abundância dessa espécie ao longo do igarapé parece ser influenciada por uma combinação de fatores ambientais, como declividade do banco de areia, velocidade da corrente, profundidade, composição granulométrica da areia e, especialmente, o fluxo da água entre as partículas de areia..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Marla Soares Carvalho - Coordenador / Jansen Alfredo Sampaio Zuanon - Integrante / Efrem Jorge Gondim Ferreira - Integrante.
2008 - Atual
Projeto Igarapés
Descrição: O Projeto Igarapés vem sendo desenvolvido desde 2001. É objetivo deste projeto avaliar as mudanças de estrutura e função em igarapés sujeitos à fragmentação e alteração da cobertura vegetal, integrando informações sobre peixes, invertebrados aquáticos, anfíbios, libélulas e aranhas associadas a esses sistemas. As principais hipóteses a serem testadas são: (a) a fragmentação florestal causa diminuição na riqueza de espécies, na riqueza de determinadas guildas tróficas e no processo de fragmentação do folhiço nos sistemas aquáticos; (b) a alteração da cobertura vegetal para uma cobertura homogênea têm efeitos semelhantes em qualidade aos da fragmentação, mas os ultrapassa em intensidade. Em particular, as taxas de decomposição são diminuídas pela simplificação química e estrutural do material do folhiço; (c) o grau de variação interanual nas comunidades é maior nas áreas com cobertura vegetal alterada, onde mudanças microclimáticas e estruturais dos sistemas são maiores durante o ano do que nas áreas com a cobertura vegetal primitiva; (d) ) sistemas de igarapés amazônicos podem ter alta diversidade alfa, mas baixa diversidade beta. Tais questões serão testadas com o objetivo geral de contribuir para uma melhor compreensão da dinâmica de sistemas de igarapés de terra firme, como forma de subsidiar estratégias de conservação em ambientes fragmentados..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2008
História Natural de peixes em alagados e corixos dos Pantanais de Poconé e Barão de Melgaço-MT.
Descrição: O projeto faz parte do programa Gran Pantanal. Tem por objetivo entender a história natural dos peixes pantaneiros, enfatizando: hábitos alimentares e reprodutivos; comportamento; estratégias de defesa e predação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Marla Soares Carvalho - Integrante / Francisco de Arruda Machado - Coordenador / Izaias Médice Fernandes - Integrante / Geyce Martins de Alencar - Integrante.
2005 - 2006
Ecologia de Pteronura brasiliensis (Carnivora, Mustelidae) na RPPN SESC PANTANAL em Barão de Melgaço-MT
Descrição: O projeto faz parte do Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração (PELD) - Sítio 12, Pantanal Norte. E tem por objetivo estudar aspectos ecológicos da ariranha (Pteronura brasiliensis), enfatizando: dieta, estudo de refúgios, comportamento social e monitoramento a longo prazo, utilzando como uma das ferramentas a fotoidentificação de indivíduos e grupos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Marla Soares Carvalho - Integrante / Victor P Pacheco - Integrante / Marília C S Shiraiwa - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Ictiologia.
3.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: História Natural.
4.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: História Natural/Especialidade: História Natural de Peixes.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CARVALHO, MARLA S.2013 CARVALHO, MARLA S.; Zuanon, Jansen ; FERREIRA, EFREM J. G. . Diving in the sand: the natural history of Pygidianops amphioxus (Siluriformes: Trichomycteridae), a miniature catfish of Central Amazonian streams in Brazil. Environmental Biology of Fishes, v. 97, p. 59-68, 2013.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CARVALHO, Marla Soares; DIAS, M. S. ; Zuanon, Jansen . Análise experimental do potencial de deslocamentos terrestres por Rivulus micropus (Cyprinodontiformes: Rivulidae) em sistemas de igarapés da Amazônia Central. In: XIX Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2011, Manaus. XIX Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2011.

2.
FERNANDES, I. M. ; CARVALHO, Marla Soares ; LEITE, C. M. . Variação longitudinal da riqueza e abundância da ictiofauna do rio Verde, Bacia do Alto Tapajós, MT.. In: XXVII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2008, Curitiba. Anais do XXVII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2008.

3.
CARVALHO, Marla Soares; MACHADO, F. A. . Ontogenetic shift in the diet of Crenicichla lepidota (Cichlidae, Perciformes) at the Poconé Wetlands, Mato Grosso, Brazil. In: 8th International Wetlands Conference - INTECOL, 2008, Cuiabá. 8th INTECOL, 2008.

4.
CARVALHO, Marla Soares; FERNANDES, I. M. ; LEITE, C. M. . Variação Nictimeral da ictiofauna do rio Verde, Bacia do Alto Tapajós, MT.. In: XXVII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2008, Curitiba. Anais do XXVII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2008.

5.
CARVALHO, Marla Soares; MACHADO, F. A. . Dieta de Laetacara dorsigera (CICHLIDAE-PERCIFORMES) no Pantanal de Barão de Melgaço-MT. In: XVII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2007, Itajaí-SC. XVII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2007.

6.
CARVALHO, Marla Soares; MACHADO, F. A. . Comportamento alimentar de Crenicichla lepidota (Cichlidae, Perciformes) no Pantanal de Poconé, MT.. In: XXV Encontro Anual de Etologia, 2007, São José do Rio Preto. Anais do XXV Encontro Anual de Etologia, 2007.

7.
PACHECO, Victor P ; CARVALHO, Marla Soares ; SHIRAIWA, Marília C S . Análise do espectro alimentar de Pteronura brasiliensis (Carnivora, Mustelidae), na RPPN SESC Pantanal, MT.. In: XXVI Congresso Brasileiro de Zoologia, 2006, Londrina. XXVI Congresso Brasileiro de Zoologia, 2006.

8.
Siqueira, T. ; CARVALHO, Marla Soares ; Siniz, S. . A influência do tamanho territorial e do contato prévio entre machos de Betta splendens no nível de agressividade da espécie. In: XXIV Encontro Anual de Etologia, 2006, Brasília. XXIV Encontro Anual de Etologia, 2006.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VXII Encontro Brasileiro de Ictiologia.Dieta de Laetacara dorsigera (CICHLIDAE-PERCIFORMES) no Pantanal de Barão de Melgaço-MT. 2007. (Encontro).

2.
XXVI Congresso Brasileiro de Zoologia. Análise do Espectro Alimentar de Pteronura brasiliensis (MUSTELIDAE) no Pantanal Matogrossense. 2006. (Congresso).

3.
XXVIII Seminário de Estudos Biológicos. 2006. (Seminário).

4.
56 Reunião Anual da SBPC.56ª Reunião Anual da SBPC. 2004. (Encontro).

5.
BioCiclos - Ciclo de Conferências.BioCiclos - Cliclo de Conferências. 2004. (Outra).

6.
XLIV Congresso Brasileiro de Química - CBQ. XLIV Congresso Brasileiro de Química - CBQ. 2004. (Congresso).

7.
XXVII Seminário de Estudos Biológicos - SEB.XXVII Seminário de Estudos Biológicos - SEB. 2004. (Seminário).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/10/2018 às 19:44:10