Rosilene Horta Tavares

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5692259563826859
  • Última atualização do currículo em 26/01/2016


Por cerca de 23 anos foi professora das séries iniciais, do ensino fundamental e do ensino médio, em escolas públicas de Minas Gerais. É graduada em História (PUC-MG), mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995), doutora em Filosofia pela Universidad Complutense de Madrid (2005). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Minas Gerais, em atividades de ensino, pesquisa e extensão na Faculdade de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Sociedade Capitalista Contemporânea; Didática; Universidade Pública; Tecnologias da Informação e Comunicação; Educação a Distância e Trabalho Docente, . É líder do Grupo de Pesquisa Pr@xis/CNPq, Núcleo de Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação da Faculdade de Educação/UFMG. Com financiamento da CAPES, por meio do Programa PRODOCÊNCIA, coordena Projeto Institucional de Ensino, Pesquisa e Extensão, intitulado Integração das Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação Docente. Foi Pesquisadora de Produtividade em Extensão Inovadora/CNPq, em projeto de inclusão digital em comunidades pobres de Belo Horizonte, no período de 2010 e 2011. Realizou entre 2013-2014 pesquisa de pós-doutorado, junto ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense/UFF, sobre a história das condições de trabalho e estudo na UFMG, no contexto das políticas públicas e empresariais para o Ensino Superior. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rosilene Horta Tavares
Nome em citações bibliográficas
TAVARES, Rosilene Horta

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação.
Av. Antônio Carlos 6.627
Pampulha
31270901 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 34095329
Ramal: 6221
Fax: (31) 34095329
URL da Homepage: http://www.fae.ufmg.br


Formação acadêmica/titulação


2000 - 2005
Doutorado em Filosofia.
Universidad Complutense de Madrid, UCM, Espanha.
Título: Trabajo, Tecnología de la Información y Política de las Transnacionales como factores de Análisis de la Desigualdad Digital en Brasil, Ano de obtenção: 2005.
Orientador: Javier Bustamante Donas.
Palavras-chave: Trabalho; Tecnologia Inclusão Digital Multinacionais Estado; Educação.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
1990 - 1995
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Os trabalhadores em educação e suas formas de luta em Minas Gerais,Ano de Obtenção: 1995.
Orientador: Oder José dos Santos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: História Educação Brasil Sindicatos Políticas Educ.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação Média de Formação Geral; Educação Média de Formação Técnica Ou Profissional; Educação Pré-Escolar e Fundamental.
1986 interrompida
Graduação interrompida em 1990 em Direito.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Ano de interrupção: 1990
1980 - 1988
Graduação em História.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.


Pós-doutorado


2013 - 2014
Pós-Doutorado.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas


Formação Complementar


2009
Especialização Lato Senso em Educação a Distância. (Carga horária: 420h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Minas, SENAC/MG, Brasil.
2008 - 2008
A Pedagogia no Brasil: História e Teorias. (Carga horária: 12h).
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, ANPED, Brasil.
2008 - 2008
Planejamento, Estruturação e Gestão de discip EAD. (Carga horária: 8h).
Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED, Brasil.
2007 - 2007
Gestão de Ambientes de EAD Através do Moodle: Ins. (Carga horária: 8h).
Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED, Brasil.
2005 - 2005
Docencia universitária e eixos do processo didátic. (Carga horária: 15h).
Associação Nacional de Pós Graduação em Edicação, ANPED, Brasil.
2002 - 2002
Educação a Distância. (Carga horária: 90h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal de Minas Gerais PROGRAD, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Professora Adjunta III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, ANPED, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Conselheira do GT de Didática


Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor convidado
Outras informações
Professora convidada no Curso Docência do Ensino Superior do Programa PREPES, ministrando a disciplina Didática do Ensino Superior.

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 30
Outras informações
Docência no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito no Campus de Poços de Caldas. Disciplina ministrada: Metodologia de Pesquisa Científica

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 30
Outras informações
Docência no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito no Campus de Poços de Caldas. Disciplina ministrada: Didática do Ensino Superior

Atividades

08/2005 - 08/2005
Ensino, Direito, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia Pesquisa Científica
05/2005 - 06/2005
Ensino, Direito, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Didática

Sindicato dos Profissionais da Rede Municiapl de Ensino de Belo Horizonte, SIND-REDE, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador Voluntário, Carga horária: 30
Outras informações
Docência da disciplina Metodologia e Redação de Projetosde Pesquisa. Destinado aos trabalhadores em educação da rede municipal de ensino da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, e convidados.


Clínica Integrada de Odontologa S.C. Ltda, CIODONTO, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Prestação de serviços, Enquadramento Funcional: Autônomo, Carga horária: 16
Outras informações
Aulas de Didática do Ensino Superior


Centro Universitário do Leste de Minas Gerais, UNILESTEMG, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Prestação de serviços, Carga horária: 10

Atividades

4/2002 - 4/2002
Ensino, Docência Em Ensino Superior, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Formação de Professores

Sindicato Único dos Trabalhadores Em Educação de Minas Gerais, SINDUTE, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1997
Vínculo: Membro de Diretoria eleita, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 40

Atividades

1/1990 - 8/1997
Direção e administração, Diretoria Estadual, Sede Central.

Cargo ou função
Diretora de Comunicação.
1/1990 - 8/1997
Treinamentos ministrados , Diretoria Estadual, Sede Central.

Treinamentos ministrados
Cursos de Formação Política
1/1990 - 8/1997
Outras atividades técnico-científicas , Diretoria Estadual, Diretoria Estadual.

Atividade realizada
Elaboração de Teses para Congressos Estaduais.
1/1990 - 8/1997
Outras atividades técnico-científicas , Diretoria Estadual, Diretoria Estadual.

Atividade realizada
Coordenação da mídia: elaboração e revisão de jornais e boletins; coordenação de produção de comerciais para rádio e TV.
1/1990 - 8/1997
Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria Estadual, Sede Central.

Cargo ou função
Coordenação de comissões.

Escola Municipal Mestre Ataíde, EMMA, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1991
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 22

Atividades

6/1990 - 12/1991
Serviços técnicos especializados , Secretaria Municipal de Educação, Escola Municipal Mestre Ataíde.

Serviço realizado
Elaboração e coordenação do Projeto Político-Pedagógico.

Prefeitura Muncipal de Belo Horizonte, PBH, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Municipal, Carga horária: 23

Atividades

3/2005 - 03/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria Municipal de Educação, Escola Municipal Agenor Alves de Carvalho.

Cargo ou função
Coordenação Projeto Rede.lê Inclusão Digital.
4/1988 - 2/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
História
4/1988 - 2/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
História

Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Faculdade de Educação Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino Área de Didática

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador UAB-MEC, Carga horária: 10
Outras informações
Professora Pesquisadora, tutora e coordenadora de tutoria no Curso de Capacitação para Professores das IFES, em Educação a Distância, para o Sistema Universidade Aberta do Brasil/UAB-CAPES

Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Contrato temporário, Carga horária: 20

Vínculo institucional

1997 - 1998
Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Contrato temporário, Carga horária: 40

Atividades

04/2009 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Membro da Câmara Departamental do Departametno de Métodos e Técnicas de Ensino DMTE.
03/2009 - Atual
Ensino, Licenciaturas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática da Licenciatura
03/2009 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado de Pedagogia como suplente.
04/2006 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, .

Linhas de pesquisa
Universidade
01/2007 - 01/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Exatas, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado de Física como Suplente.
08/2006 - 10/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Comissão de Estágio.
08/2008 - 09/2008
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Curricular anos Iniciais do Ensino Fundamental
08/2008 - 09/2008
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Didática do Ensino Superior
08/2008 - 09/2008
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Processos e Discursos Educacionais III: Tecnologias Digitais, Trabalho Docente e Ações Coletivas
03/2008 - 07/2008
Ensino, Licenciaturas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática da Licenciatura
03/2008 - 07/2008
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Curricular Anos Iniciais do Ensino Fundamental
08/2007 - 12/2007
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Disciplina optativa: Capital Informação, Tecnologia e Trabalho: a educação e as lutas sociais
Estágio Curricular das Séries Iniciais do Ensino Fundamental
03/2007 - 12/2007
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Educação, Faculdade de Educação.

Atividade realizada
Projeto de Ensino-Pesquisa "Recriação de Tecnologias de ensino-aprendizagem e de material didático a distância em apoio ao ensino presencial" - com Bolsa Especial de Graduação da PROGRAD/UFMG.
08/2006 - 09/2007
Direção e administração, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Coordenadora do Setor de Didática do DMTE.
03/2007 - 07/2007
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Didática do Ensino Superior
10/2006 - 12/2006
Extensão universitária , Faculdade de Educação, .

Atividade de extensão realizada
Orientação a lunos de graduação no Projeto Escola Integrada da Pró-Reitoria de Extensão.
08/2006 - 12/2006
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática da Licenciatura
Teorias em Pedagogia
06/2006 - 11/2006
Ensino, LASEB Curso Lato Sensu Docência Educ Básica, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Análise Crítica da Prática Pedagógica ACPP
07/2006 - 07/2006
Ensino, Pedagogia da Terra, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História
03/2006 - 07/2006
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática
Prática Educativa III
Teorias em Pedagogia
8/2004 - 12/2004
Ensino, Licenciaturas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Política Educacional
2/1997 - 12/1998
Ensino, Licenciaturas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estrutura e Funcionamento do Ensino de I e II graus
Política Educacional

Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professora convidada, Carga horária: 10

Atividades

9/1999 - 11/1999
Ensino, Educação Para o Trânsito, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Legislação do Ensino Superior
Metodologia da Pesquisa Científica

Universidade Vale do Rio Doce, UNIVALE, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 30

Atividades

2/2001 - 8/2002
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Humanas, Centro de Ciências Humanas.

Atividade realizada
Implantação e Coordenação de cursos de pós-graduação.
2/2002 - 6/2002
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática
2/2002 - 6/2002
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática
11/2001 - 3/2002
Ensino, Metodologia de Ensino, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Didática
Filosofia e Política Educacional Contemporânea
11/2001 - 2/2002
Ensino, Psicopedagogia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Didática do Ensino Superior
8/2001 - 11/2001
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Políticas Públicas em Educação
Didática
8/2001 - 11/2001
Ensino, Ciências da Religião, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Didática do Ensino Superior
2/2001 - 6/2001
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Políticas Públicas em Educação


Linhas de pesquisa


1.
Universidade

Objetivo: O Grupo de Pesquisa Universitátis/UFMG_CNPq tem como objetivo principal congregar pesquisadores da Área da Educação para o desenvolvimento de estudos e pesquisas que envolvem temáticas relativas à Universidade e Educação superior, às relações entre trabalho ? e trabalho docente universitário ?, ao conhecimento e novas qualificações requeridas pelo Capital para os trabalhadores em formação, ou produzidos, na/pela universidade, às políticas empresariais e estatais, às lutas e movimentos sociais e sindicais, aos movimentos anticapitalistas e, por fim, às culturas artísticas alternativas. A proposição articuladora do Grupo se baseia no aprofundamento crítico e epistemológico dessas temáticas, visando o debate acadêmico e a formação de pesquisadores, bem como a sua divulgação para além do espaço institucional-acadêmico..
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Universidade; Capitalismo; Educação; Formação Docente; História sindicalismo; Tecnología.


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
O uso pedagógico das Tecnologias de Informação e Comunicação na formação de professores
Descrição: O projeto visa ?[...] elevar a qualidade dos cursos de licenciatura, na perspectiva de valorizar a formação e a relevância social dos profissionais do magistério da educação básica?; e, especificamente, ?fomentar experiências metodológicas e práticas docentes de caráter inovador, inclusive com a inserção de tecnologias da informação e da comunicação nos processos de ensino e aprendizagem dos futuros docentes.? Assim como se pretende, como resultado desse projeto, a ?implementação de novas propostas curriculares para a formação de professores? e, com isto, elevar ?[...] a qualidade do processo de ensino e aprendizagem dos educadores [em formação na universidade] seja ele realizado de modo presencial, semipresencial ou a distância.?.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (8) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Rosilene Horta Tavares - Coordenador / Suzana dos Santos Gomes - Integrante / Savana Diniz Gomes Melo - Integrante / ANTONIO JULIO DE MENEZES NETO - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 8
2013 - Atual
Universidade, Carreira, Condições de Trabalho e Salários dos Professores Federais no no Brasil: Políticas Governamentais e a Greve de 2012
Descrição: Tendo já experiência de pesquisa sobre movimentos reivindicatórios de professores, pretendo agora, em estágio pós-doutoral, analisar as políticas públicas dos governos federais, dos últimos vinte e cinco anos em relação à carreira, condições de trabalho e salários dos professores federais, tendo em vista identificar as motivações dessa categoria profissional para a realização da greve de 2012. Considerando que as pautas mais importantes do movimento paredista foram as tentativas de modificar a estrutura da carreira e as condições do trabalho docente universitário. Para realizar esse estudo a pesquisa de caráter qualitativa será a base para a realização de quatro etapas de trabalho. Espero que esse estudo possa contribuir - ao trazer à tona elementos novos do trabalho docente ainda pouco analisados - com a qualidade de vida e profissional dos professores das IFE, e com isto, com a melhoria da qualidade de ensino, pesquisa e extensão nas universidades. Considerando que os resultados dos estudos pretendidos poderão servir de referência para alterações nas políticas públicas de valorização da carreira dos professores federais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2012
Estudos visando a Integração curricular do ensino sobre as tecnologias da informação e comunicação na formação docente inicial na UFMG
Descrição: O proejto tem como objetivos gerais realizar estudos que proponham atualização curricular dos quinze cursos de licenciatura da UFMG, no que diz respeito à integração curricular do ensino sobre as TICs na formação docente; e formular proposições de políticas, pedagogias e formas para tal integração curricular das TICs . Pretende também o Projeto identificar e analisar práticas de utilização das TIC no ensino-aprendizagem nos cursos de licenciatura; analisar e propor ações docentes de ensino superior para a utilização das TICs no mecanismo de inclusão de 20% da carga horária a distância nos cursos presenciais; e formular proposições de inovação curricular e/ou criação de novos cursos presenciais, semipresenciais e à distância, com efetiva qualidade educacional e social, que tenha o potencial das TIC como suporte..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Rosilene Horta Tavares - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal de Minas Gerais PROGRAD - Bolsa.
2011 - Atual
Integração das Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação Docente
Descrição: Realizar análise crítica, nos cursos de formação de professores da UFMG, sobre formulações teóricas, materiais didáticos interativos e práticas pedagógicas renovadas, a partir da utilização das tecnologias de informação e comunicação (TICs) na educação. Identificar os Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos de licenciatura que realizam disciplinas pedagógicas na FaE/UFMG, visando sugerir adequações na formação dos discentes quanto ao uso das TICs. Realizar investigação sobre o estado do conhecimento e das práticas pedagógicas da sala de aula no que se refere à questão das TICs na formação docente. Implementar processos formativos (cursos de formação e de materiais didáticos, palestras) para discentes e docentes das licenciaturas atendidas pela Faculdade de Educação-UFMG..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - Atual
Bases científicas e tecnológicas inovadoras para a popularização e difusão do conhecimento através da educação a distância
Descrição: O Projeto de Pesquisa-Ensino traz uma breve contextualização teórica da relação entre as temáticas da educação, da educação a distância (EAD), das novas tecnologias da informação e comunicação e a problemática da exclusão social-digital-educacional. Com base nessa relação conceitual pretendo desenvolver a investigação acerca das possibilidades de ampliação social do papel das tecnologias da informação e comunicação (TIC), para o que o objetivo geral do Projeto é o de investigar alternativas para a realidade brasileira no que diz respeito ao papel das tecnologias da informação e comunicação (TIC) para processos de inclusão digital que potencializem o ensino-aprendizagem, especialmente em EAD, que pretendam uma qualidade social. Este é um dos importantes temas que vêm emergindo com força nas pesquisas da área educacional e especificamente da Didática, setor que integro no DMTE/FaE. Como recurso metodológico de pesquisa-ensino venho utilizando o ambiente MOODLE/UFMG como potencializador dos processos de ensino, aprendizagem e pesquisa, em cursos de graduação e pós-graduação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Rosilene Horta Tavares - Coordenador.
2007 - 2009
Novas tecnologias da informação e comunicação nos processos ensino-aprendizagem: os desafios da EAD
Descrição: O objetivo geral deste Projeto é o de investigar alternativas para a realidade brasileira no que diz respeito ao papel das tecnologias da informação e comunicação (TIC) para processos de ensino-aprendizagem, especialmente em EAD, que pretendam uma qualidade social. Como objetivos específicos pretende-se: 1. analisar os projetos e ações desenvolvidas no âmbito da Cátedra UNESCO para Ensino à Distância da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, almejando apontar os problemas que têm dificultado o pleno sucesso das políticas desse setor; 2. desvendar e/ou colaborar para a construção de novos princípios e novas metodologias para a formulação de políticas e de cursos de educação à distância com qualidade social..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Rosilene Horta Tavares - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
2007 - Atual
Produção de formulações teóricas e práticas renovadas sobre o conjunto do arcabouço didático da sala de aula presencial na graduação a partir da utilização do Ambiente Moodle/UFMG
Descrição: O projeto vem produzindo algumas formulações renovadas sobre tecnologias de ensino-aprendizagem e de materiais didáticos para processos educativos a distância em apoio ao ensino presencial nas disciplinas do denominado Setor de Didática do DMTE. Produz novas interações sociais entre educadora e educandos no ambiente Moodle. Produz relatórios quantitativos e qualitativos de atividades de ensino-aprendizagem..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Rosilene Horta Tavares - Coordenador / Marcelle Ferreira Souza - Integrante / Carmen Lúcia Leal Almeida - Integrante / Ana Paula Bastista de Olvieira - Integrante / Luciana dos Santos Lima - Integrante / Rúbia da Conceição Camilo - Integrante / Luciana Meireles Amancio Santos - Integrante.


Projetos de extensão


2014 - Atual
O uso pedagógico das Tecnologias de Informação e Comunicação na formação de professores
Descrição: É objetivo deste projeto convidar professores da educação básica e outros níveis e educadores em geral de Minas Gerais e outros lugares para integrarem as seguintes ações: I) de 4 (quatro) cursos; 42 (quarenta e duas) oficinas; 16 (dezesseis) palestras em torno da temática Sociedade, Educação e Tecnologia. Também está prevista a participação da comunidade em geral em um ou dois Fóruns das Licenciaturas da UFMG (2016) para aprofundamentos de estudos, intercâmbio com outras universidades brasileiras e de outros países, em especial Portugal, e para discussão da viabilização de integração curricular da formação em educação tecnológica. Tais fóruns deverão gerar ?[...] projetos pedagógicos que contemplem novas formas de organização curricular, [...] por meio do trabalho cooperativo entre esses cursos e áreas do conhecimento presentes no currículo da educação básica.? (Edital 019/2013/ CAPES)..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (8) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Rosilene Horta Tavares - Coordenador / Suzana dos Santos Gomes - Integrante / Savana Diniz Gomes Melo - Integrante / ANTONIO JULIO DE MENEZES NETO - Integrante / MARIA ROSIMARY SOARES DOS SANTOS - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 7
2011 - 2012
O Uso das Tecnologias Digitais Para Qualificar a Educação Escolar e Comunitária
Descrição: O projeto tem por objetivos a extensão das potencialidades educativas, com qualidade social referenciada, das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e do ambiente Moodle da UFMG, visando: a) o aprimoramento do processo ensino-aprendizagem e a inclusão social e digital de graduandos/futuros professores da UFMG e alunos, funcionários, professores e comunidades de escolas públicas de educação básica (Ensino Fundamental) da periferia de Belo Horizonte e/ou Grande BH (cinco escolas-piloto); b) realizar Pesquisa sobre o conhecimento e as práticas pedagógicas das salas de aulas no que se refere à integração curricular das TIC à pedagogia escolar e de seus reais impactos na aprendizagem. Tanto nas escolas públicas parceiras quanto no âmbito das disciplinas atendidas pela FaE a cursos de licenciatura. C) apresentar, discutir e buscar integrar às práticas pedagógicas das escolas selecionadas novas formulações teóricas, materiais didáticos interativos e práticas renovadas sobre o Ensino, a partir da apresentação da importância social contemporânea de utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na educação escolar..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Rosilene Horta Tavares - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal de Minas Gerais PROGRAD - Bolsa.
2010 - 2010
Formação Comunitária para o Trabalho por meio das Tecnologias Digitais
Descrição: O Projeto tem como objetivo, de ação, estudo e pesquisa investigar como a formação em tecnologias da informação e comunicação pode colaborar para a profissionalização e inserção de jovens e adultos no mercado de trabalho. Os resultados desta futura parceria, certamente, poderão, assim se espera, ampliar a ação extensionista e o conhecimento da Universidade sobre a realidade social e suas necessidades, o que será muito positivo para a formação acadêmica dos estudantes envolvidos no Projeto; assim como colaborar para a qualificação técnica de jovens e adultos das comunidades-alvo e, com isto, contribuir para sua inserção no trabalho. Em uma perspectiva crítica, como é o foco de nossas perspectivas acadêmicas..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Rosilene Horta Tavares - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Outros Projetos


2008 - Atual
Núcleo Praxis
Descrição: A proposta do Núcleo Pr@xis prevê, por um lado, a formação crítica de professores, alunos e técnicos administrativos frente a exploração do trabalho e a integração ideológica de amplas massas nos atuais contornos do capitalismo e, por outro, a ampliação do debate e da pesquisa sobre novas formas de produzir e utilizar as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no âmbito educacional, visando apoiar processos individuais e coletivos de emancipação..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (8) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Rosilene Horta Tavares - Coordenador / Suzana dos Santos Gomes - Integrante / Savana Diniz Gomes Melo - Integrante / MARIA ROSIMARY SOARES DOS SANTOS - Integrante / Antônio Júlio Menezes Neto - Integrante.


Revisor de periódico


2006 - 2006
Periódico: Cadernos de Educação (Pelotas)
2007 - Atual
Periódico: Trabalho & Educação (UFMG)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Teoria da Informação/Especialidade: Teoria Geral da Informação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2008
Professora Homenageada, Turma de Ciências Biológicas do Institutto de Ciências Biológicas da UFMG.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
TAVARES2008TAVARES; PINTO, O. L. . Tecnologias digitais, Trabalho Docente e Ações Coletivas. Extra Classe: Revista de Trabalho e Educação, v. 1, p. 30-55, 2008.

2.
TAVARES, Rosilene Horta2008TAVARES, Rosilene Horta. A RACIONALIZAÇÃO DA NÃO-LIBERDADE HUMANA ATRAVÉS DO TRABALHO, DA TECNOLOGIA E DA EDUCAÇÃO. Trabalho & Educação (UFMG), v. 17, p. 55-76, 2008.

3.
TAVARES, Rosilene Horta2002TAVARES, Rosilene Horta. Por uma pedagogia comunitária na UNIVALE. Site da Univale, Governador Valadares, v. 1, p. 1-10, 2002.

4.
TAVARES, Rosilene Horta1997 TAVARES, Rosilene Horta. Greve, educação e sindicato face à globalização da economia. Trabalho & Educação (UFMG), Belo Horizonte, v. 1, n.fev/jul, p. 143-159, 1997.

5.
TAVARES, Rosilene Horta1997TAVARES, Rosilene Horta. A luta dos trabalhadores como trampolim para a ascenção social não é um problema pessoal. Cadernos de Debate do Sind Ute, Belo Horizonte, v. 1, n.1, p. 6-8, 1997.

6.
TAVARES, Rosilene Horta1991TAVARES, Rosilene Horta. O desafio de criar relações sociais novas no interior da escola capitalista. Coletânea de Textos Sind Ute, Belo Horizonte, v. 1, n.1, p. 8-19, 1991.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
TAVARES, Rosilene Horta; GOMES, S. S. (Org.) . Sociedade, Educação e Redes: desafios à formação crítica. 1. ed. Araraquara - SP: Junqueira&Marin, 2014. 448p .

2.
TAVARES, Rosilene Horta. Didática Geral. 1ª. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011. v. 1. 139p .

3.
TAVARES, Rosilene Horta. Luta na Escola Da Gestão Democrática à Organização no Local de Trabalho. Belo Horizonte: Edução de Autor, 1996. v. 1. 79p .

Capítulos de livros publicados
1.
Marques, Rodrigo Moreno ; RASLAN, F. ; PRADO, E. E. S. ; DANTAS, M. ; TAVARES, Rosilene Horta ; PERELM, A. ; BOLANO, C. ; CASTRO FILHO, J. G. C. ; SOUZA JUNIOR, H. P. ; AMORIN, H. ; FROTA, M. G. C. ; REIS, A. S. ; ARAUJO, C. A. A. . Tecnologias da Informação e Comunicação: a lógica instrumental do acesso. In: Rodrigo Moreno Marques; Filipe Raslan; Flávia Melo; Marta Macedo Kerr Pinheiro. (Org.). A informação e o conhecimento sob as lentes do marxismo. 1ed.Rio de Janeiro: Garamond, 2014, v. 1, p. 61-76.

2.
TAVARES, Rosilene Horta; OLIVEIRA, A.B.O. . Para Além da Formação Docente Instrumental na 'Sociedade da Informação'. In: TAVARES, Rosilene Horta; GOMES, Suzana dos Santos.. (Org.). Sociedade, Educação e Redes: desafios à formação crítica. 1ed.Araraquara - SP: Junqueira&Marin, 2014, v. , p. 37-55.

3.
TAVARES, Rosilene Horta; OLIVEIRA, Cristiana Chaves . Formação Docente Crítica em Novas Tecnologias. In: TAVARES, Rosilene Horta; GOMES, Suzana dos Santos.. (Org.). Sociedade, Educação e Redes: desafios à formação crítica. 1ed.Araraquara - SP: Junqueira&Marin, 2014, v. , p. 243-279.

4.
TAVARES, Rosilene Horta. Por uma Pedagogia Social da Tecnologia. In: TAVARES, Rosilene Horta; GOMES, Suzana dos Santos.. (Org.). Sociedade, Educação e Redes: desafios à formação crítica. 1ed.Araraquara - SP: Junqueira&Marin, 2014, v. , p. 401-436.

5.
TAVARES, Rosilene Horta. A Didática critica frente ao Toyotismo e às tecnologias informacionais. In: TEIXEIRA, A. B. M.. (Org.). Temas atuais em Didática. Belo Horizonte: UFMG, 2010, v. 1000, p. -.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
TAVARES, Rosilene Horta. O que comemorar no mês do professor?. Jornal Hoje em Dia, Belo Horizonte, p. 01 - 01, 08 nov. 2013.

2.
TAVARES, Rosilene Horta. O que comemorar no mês do professor?. Jornal Hoje em Dia, Minas Gerais, p. 27 - 27, 01 nov. 2013.

3.
TAVARES, Rosilene Horta. Muito Além da Sala de Aula. Revista TEMA, Brasília, p. 36 - 40.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
TAVARES, Rosilene Horta. Desafios na Formação Docente em Tecnologias, Universidade e Desenvolvimento Social. In: 9o Congreso Internacional de Educación Superior Universidad 2014, 2014, Havana. 9o Congreso Internacional de Educación Superior Universidad 2014, 2014. v. 1. p. 1-11.

2.
TAVARES, Rosilene Horta. Educação Comunitária para o Trabalho por Meio das Tecnologias Digitais. In: VIII Colóquio Nacional de Pesquisa em Educação: Espaços Escolares e Não-Escolares, 2013, Belo Horizonte. VIII Colóquio Nacional de Pesquisa em Educação: Espaços Escolares e Não-Escolares, 2013. v. 01. p. 01-19.

3.
OLIVEIRA, Cristiana Chaves ; TAVARES, Rosilene Horta . Licenciaturas Presenciais na UFMG: Um Estudo Exploratório sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação. In: VIII Colóquio Nacional de Pesquisa em Educação: Espaços Escolares e Não-Escolares, 2013, Belo Horizonte. VIII Colóquio Nacional de Pesquisa em Educação: Espaços Escolares e Não-Escolares, 2013. v. 01. p. 01-15.

4.
OLIVEIRA, A.B.O. ; TAVARES, Rosilene Horta . Para Além da Formação Docente Instrumental em Tecnologias da Informação e Comunicação. In: VIII Colóquio Nacional de Pesquisa em Educação: Espaços Escolares e Não-Escolares, 2013, Belo Horizonte. VIII Colóquio Nacional de Pesquisa em Educação: Espaços Escolares e Não-Escolares, 2013. v. 01. p. 01-15.

5.
TAVARES, Rosilene Horta. ECONOMIA E POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: IMPLICAÇÕES SOBRE O TRABALHO DOCENTE. In: 3ª Conferência FORGES Fórum de Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa, 2013, Recife. 3ª Conferência FORGES Política e Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa, 2013. v. 01. p. 01-11.

6.
TAVARES, Rosilene Horta; Oliveira, C. C. ; GOMES, S. S. . A inserção das tecnologias da informação e comunicação na formação inicial de professores: o que dizem as alunas de um curso de pedagogia a distância. In: Histórias, Analíticas e Pensamento Aberto: guias para o Futuro da EAD, 2012, São Luis. 17º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 2012. v. 1. p. 01-10.

7.
TAVARES, Rosilene Horta; Gomes, Suzana . Desafios da Formação Docente Inicial em Tecnologias da Informação e Comunicação: o Projeto da Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG. In: 17º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 2011, Manaus. 17º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 2011. v. 1. p. 01-10.

8.
TAVARES, Rosilene Horta. Políticas de Formação em Tecnologias: Controle e Criatividade Humana. In: VI Simpósio sobre Trabalho e Educação, 2011, Belo Horizonte. VI Simpósio Internacional sobre trabalho e educação, 2011. v. 1. p. 01-12.

9.
TAVARES, Rosilene Horta. Educar Para la Lógica Empresarial Por Medio de la Tecnología. In: VIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL RED ESTRADO, 2010, Lima. Anais do VI Encontro Brasileiro da Rede Estrado, 2010. v. 01. p. 01-12.

10.
TAVARES; Mais-Exploração, Alienação (e luta) com as Tecnologias da Informação e Comunicação. In: III Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade, 2010, Belo Horizonte. III Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade, 2010. v. 01. p. 01-12.

11.
TAVARES; Tecnologias da Informação e Comunicação: A Lógica Instrumental do Acesso. In: I Encontro Internacional TIC e Educação, 2010, Lisboa. TICEduca2010. Lisboa: Universidade de Lisboa, 2010. v. 01. p. 01-06.

12.
Rosilene; Emancipação Humana e Sociedade Atual: um Diálogo entre Marx & Engels e Marcuse. In: V Simpósio sobre Trabalho e Educação NETE, 2009, Belo Horizonte. V Simpósio sobre Trabalho e Educação TRABALHO, POLÍTICA E FORMAÇÃO HUMANA EM MARX, 2009. p. 01-15.

13.
TAVARES; O Trabalho Docente e a Educação a Distância sob as Políticas para o Ensino Superior. In: VII SEMINARIO DE LA RED DE ESTUDIOS SOBRE TRABAJO DOCENTE/GESTRADO/CLACSO: ?Nuevas regulaciones en América Latina?, 2008, Buenos Aires. VII SEMINARIO DE LA RED DE ESTUDIOS SOBRE TRABAJO DOCENTE/GESTRADO/CLACSO: ?Nuevas regulaciones en América Latina?, 2008.

14.
TAVARES; Analfabetismo Funcional Versus Aprendizagem Qualifica: a Importância da Autornomia Intelectual. In: 14º Congresso Anual da Associação Brasileira de Educação a Distância, 2008, Santos. Anais do 14º Congresso Anual da Associação Brasileira de Educação a Distância, 2008.

15.
TAVARES; A Didática Crítica Frente ao Toyotismo e às Tecnologias Informacionais. In: 31a. Reunião Anual da Associação Brasileira de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2008, Caxambú. Anais da 31a. Reunião Anual da Associação Brasileira de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2008.

16.
TAVARES; A Educação a distância Diante da Exclusão Digital no Brasil. In: 13 Congresso Internacional ABED da Associação Brasileira de Educação a Distância, 2007, Curitiba. Em busca de novos domínios e novos públicos através da educação a distância, 2007.

17.
TAVARES, Rosilene Horta. Combate e produção da desigualdade digital no Brasil. In: 28 Reunião da Associação Nacional de Pós Graduação em Educação, 2005, Caxambu. Anais da 28 ANPEd, 2005.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
TAVARES, Rosilene Horta. A produção da desigualdade digital no Brasil; Reflexos no trabalho docente. In: III Simpósio do Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação NETE, 2005, Belo Horizonte. Anais do III Simpósio do Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação NETE, 2005.

2.
TAVARES, Rosilene Horta. Greve, Educação e Sindicato Face à Globalização da Economia. In: I Congresso Nacional de Educação CONED, 1996, Belo Horizonte. Construindo um Plano Nacional de Educação, 1996. v. 1.

Artigos aceitos para publicação
1.
TAVARES, Rosilene Horta. Políticas de Formação em Tecnologias: Controle e Criatividade Humana. VI Simpósio Internacional sobre trabalho e educação, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
TAVARES, Rosilene Horta. A Produção de Materiais Didáticos com o Uso do Software Prezi. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
GOMES, S. S. ; OLIVEIRA, Cristiana Chaves ; TAVARES, Rosilene Horta ; TAVARES, Rosilene Horta . A inserção das tecnologias da informação e comunicação na formação inicial de professores: o que dizem as alunas de um curso de pedagogia a distância. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
TAVARES, Rosilene Horta. Educação e novas tecnologias digitais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
TAVARES, Rosilene Horta; Gomes, Suzana . Desafios da Formação Docente Inicial em Tecnologias da Informação e Comunicação: o Projeto da Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
TAVARES, Rosilene Horta. Políticas de Formação em Tecnologias: Controle e Criatividade Humana. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
TAVARES, Rosilene Horta. Informação, Conhecimento e Educação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
TAVARES; Educacar Para la Lógica Empresarial por Medio de la Tecnología. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
TAVARES; Mais-Exploração, Alienação (e Luta) com as Tecnologias da Informação e Comunicação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
TAVARES; Analfabetismo funcional versus aprendizagem qualificada: a importância da autonomia intelectual. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
TAVARES; A Didática Crítica frente ao Toyotismo e às Tecnologias Informacionais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
TAVARES, Rosilene Horta. A Educação a Distância Diante da Exclusão Digital no Brasil. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
TAVARES; A racionalização da não-liberdade humana através da educação, do trabalho e da tecnologia. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
TAVARES, Rosilene Horta. La realidad sociopolítica de Brasil. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
TAVARES; A produção da desigualdade digital no Brasil; Reflexos no trabalho docente. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
TAVARES, Rosilene Horta. Educação: Mais do que Direito. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
TAVARES, Rosilene Horta. Movimento sindical na educação. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
TAVARES, Rosilene Horta. Greve, Educação e Sindicato. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
TAVARES, Rosilene Horta. Os trabalhadores em educação e suas formas de luta em Minas Gerais. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
TAVARES, Rosilene Horta. Os trabalhadores em educação e suas formas de luta em Minas Gerais. 1995. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
TAVARES, Rosilene Horta. Os trabalhadores em educação e suas formas de luta em Minas Gerais. 1995. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
TAVARES, Rosilene Horta. Neoliberalismo e educação. 1995. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
TAVARES, Rosilene Horta. Gestão Democrática e Projetos Pedagógicos. 1994. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
TAVARES, Rosilene Horta. Ética e educação. 1994. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
TAVARES, Rosilene Horta. Organização do trabalho escolar. 1994. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
TAVARES, Rosilene Horta. Elaboração de Projetos Políticos Pedagógicos. 1993. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
TAVARES, Rosilene Horta. O Ensino de História na Escola Municipal Mestre Ataíde. 1990. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
TAVARES, Rosilene Horta. Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Mestre Ataíde. 1990. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
TAVARES; Educação a Distância 2010 (Verbete).

2.
TAVARES; Recriação de Tecnologias de ensino-aprendizagem e de material didático a distância em apoio ao ensino presencial 2007 (Pôster).

3.
TAVARES; Projeto de Monitoria de Graduação do DMTE 2007 (Pôster).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
TAVARES, Rosilene Horta. Integração das Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação Docente. 2011.

2.
TAVARES, Rosilene Horta. FORMAÇÃO COMUNITÁRIA PARA O TRABALHO POR MEIO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS. 2011.


Demais tipos de produção técnica
1.
TAVARES, Rosilene Horta. Trabalho, Conhecimento, Tecnologia e Novas Qualificações Requeridas pelo Capitalismo. 2014. (Relatório de pesquisa).

2.
TAVARES; Escola de Gestores. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
TAVARES; Novas Tecnologias da Informação e Comunicação nos Processos Ensino-Aprendizagem: os desafios da educação a distância. 2009. (Relatório de pesquisa).

4.
TAVARES; Recriação de tecnologias de ensino-aprendizagem e de material didático a distância em apoio ao ensino presencial. 2007. (Projeto de Ensino-Pesquisa).

5.
TAVARES; LASEB Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Docência na Educação Básica. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
TAVARES, Rosilene Horta; MENEZES NETO, A. J.; MELO, S. D. G.; LOPES, J. M.. Participação em banca de Cristiana Chaves de Oliveira. Qualificação para o Trabalho no Capitalismo Contemporâneo - As Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação Docente Inicial na UFMG. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e inclusão social, da F) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
LOPES, J. S. M.; PEIXOTO FILHO, J. P.; TAVARES, Rosilene Horta. Participação em banca de Jalmelice da Luz Ferreira. Os usos das tecnologias de comunicação e informação no desenvolvimento da leitura e escrita no ensino fundamental. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

3.
LOPES, J. S. M.; PEIXOTO FILHO, J. P.; TAVARES, Rosilene Horta. Participação em banca de Jalmelice da Luz Ferreira. Os Usos das Tecnologias de Comunicação e Informação no Desenvolviment da Leitura e Escrita no Ensino Fundametal. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

4.
LOPES, J. S. M.; TAVARES, Rosilene Horta; PEIXOTO FILHO, J. P.. Participação em banca de Jalmelice da Luz Ferreira. TEcnologias de Informação e Comunicação no Desenvolvimento da Leitura e Escrita no Ensino Fundamental. 2011.

5.
LIMA, M.L. Rocha; DALBEN, A. I. L. F.; Oliveira, M.R.S.N; TAVARES, Rosilene Horta. Participação em banca de José Aparecido Alves Pereira. Vozes, escuta e silêncio dos alunos sobre avaliação da aprendizagem no contexto do curso de Pedagogia em Guanambi-Bahia. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

6.
TAVARES, Rosilene Horta. Participação em banca de Luiz Henrique Roberti. Juventude e Sentidos do Trabalho: Estudos sobre ex-participantes do Projovem. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Teses de doutorado
1.
COSCARELLI, C. V.; TAVARES, Rosilene Horta; MAFRA, N. D. F.; DIEB, Messias. Participação em banca de Naziozênio Lacerda. Linguagem e Cognição: categoriazação e significado das concepções de educadores sobre tecnologia digital. 2012. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Piauí.

2.
TAVARES, Rosilene Horta. Participação em banca de BRITO, J. E.. Reestruturação da TELEMAR e a constituição de competência industriosa na operação de serviços a clientes: uma investigação a partir da abordagem ergológica.. 2008. Tese (Doutorado em doutorado em educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
TAVARES, Rosilene Horta. Participação em banca de Daniel Ribeiro Silva Mill. Educação a distância e trabalho docente virtual: sobre tecnologia, espaços, gêneros, coletividade na Idade Mídia. 2007. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Qualificações de Doutorado
1.
COSCARELLI, C. V.; TAVARES, Rosilene Horta; DIAS, L. F.. Participação em banca de Naziozênio Antônio Lacerda. Concepções de educadores sobre tecnologia digital: uma análise da categorização e do significado na perspectiva da ciência cognitiva corporificada. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
TAVARES, Rosilene Horta. Participação em banca de MARANHÃO, Carolina Machado Saraiva de Albuquerque. Cultura Afirmativa e Semiformação: Análise Curricular na Formação de Administradores. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Administração) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
TAVARES, Rosilene Horta. Participação em banca de Adeise Lucas Pereira.As possibilidades educacionais do ambiente virtual Moodle. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Minas Gerais.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
TAVARES, Rosilene Horta; LIMA, M.L. Rocha; ROCHA, G.. Professor Substituto de Didática. 2007. Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
TAVARES, Rosilene Horta. Banca do concurso para professores de História do Centro Federal de Educação de Minas Gerais/CEFET. 1996. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Outras participações
1.
TAVARES, Rosilene Horta; GOMES, N. S.; JORGE, G. M. S.. Banca de Seleção Mestrado Profissional. 2015. Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
TAVARES, Rosilene Horta; GOMES, S. S.; ARRUDA, E. P.; SILVA, A.. Banca Seleção Mestrado Profissional. 2014. Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
TAVARES, Rosilene Horta. Seleção de bolsistas para o setor de Didática no Programa de Monitoria de Graduação da PROGRAD. 2009.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
3ª Conferência FORGES Fórum de Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa.Economia e Políticas de Educação a Distância: Implicações sobre o Trabalho Docente. 2013. (Simpósio).

2.
Colóquio Internacional Trabalhadores, Golpes e Ditaduras.A Educação que a Ditadura Legou. 2013. (Simpósio).

3.
IV Seminário Internacional da Rede de Pesquisadores sobre Assossiativismo e Sindicaismo dos Trabalhadores em Educação (Rede ASTE). 2013. (Seminário).

4.
VIII Colóquio Nacional de Pesquisa em Educação: Espaços Escolares e Não-Escolares.Educação Comunitária para o Trabalho por meio das Tecnologias Digitais. 2013. (Simpósio).

5.
9º Oficina para Inclusão Digital. 2010. (Oficina).

6.
Conferência Internacional ?O Impacto das TICs na Educação". 2010. (Outra).

7.
III Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade.Mais-exploração, alienação (e luta) com as tecnologias da informação e comunicação. 2010. (Simpósio).

8.
VIII Seminário da Rede Estrado.Educar para la Lógica Empresarial por medio de la tecnología. 2010. (Seminário).

9.
XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2010. (Encontro).

10.
V Simpósio sobre Trabalho e Educação: "TRABALHO, POLÍTICA E FORMAÇÃO HUMANA EM MARX".Parecerista ad-hoc. 2009. (Simpósio).

11.
31ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação ANPEd.A Didática Crítica Frente ao Toyotismo e às Tecnologias Informacionais. 2008. (Outra).

12.
4º Encontro de Professores da Educação Superior da Rede Privada em Minas Gerais.Tecnologias digitais, trabalho docente e ações coletivas. 2007. (Encontro).

13.
IV Simpósio do Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação NETE.A racionalização da não-liberdade humana através do trabalho, da tecnologia e da educação. 2007. (Simpósio).

14.
30ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação ANPEd. 2006. (Outra).

15.
28 Reunião Nacional de Pós Graduação em Educação.Combate e Produção da Desigualdade Digital no Brasil. 2005. (Outra).

16.
III Simpósio do Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação NETE.A produção da desigualdade digital no Brasil; Reflexos no trabalho docente. 2005. (Simpósio).

17.
I Seminário Nacional de Gestão de Cursos a Distancia.I Seminário Nacional de Gestão de Cursos a Distancia. 2005. (Seminário).

18.
IV Congresso do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais. IV Congresso do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação. 1997. (Congresso).

19.
I Congresso Nacional de Educação. I Congresso Nacional de Educação. 1996. (Congresso).

20.
II Conferência Estadual de Educação.II Conferência Estadual de Educação. 1996. (Simpósio).

21.
II Conferência Estadual de Educação.II Conferência Estadual de Educação. 1996. (Simpósio).

22.
IV Confer6encia Nacional de Educação.IV Conferência Nacional de Educação. 1995. (Simpósio).

23.
I Conferência Estadual de Educação de Minas Gerais.I Conferência Estadual de Educação de Minas Gerais. 1994. (Simpósio).

24.
II Congresso de Política Educacional dos Trabalhadores do Ensino de Minas Gerais. II Congresso de Política Educacionall dos Trabalhadores do Ensino de Minas Gerais. 1990. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
TAVARES, Rosilene Horta; GOMES, S. S. . Oficinas e Palestras de Educação e Tecnologias Educacionais. 2015. (Outro).

2.
TAVARES, Rosilene Horta; GOMES, S. S. . Oficinas e Palestras de Educação e Tecnologias Educacionais. 2014. (Outro).

3.
TAVARES, Rosilene Horta; PRETTO, N. ; OLIVEIRA, M. R. N. S. ; GOMES, S. S. ; DANTAS, M. ; COSCARELLI, C. V. . Formação Docente Crítica: Sociedade, Educação e Tecnologia. 2014. (Outro).

4.
HORTA-TAVARES; XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE). 2009. (Outro).

5.
TAVARES, Rosilene Horta. Participação em comissões de organização e coordenação de Congressos, Conferências, Seminários e Cursos.. 1997. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Sara Belo Lança. Manifestações de sofrimento e o uso excessivo de tecnologias digitais no processo de trabalho docente: possibilidades e desafios para a construção de ações de promoção da saúde. Início: 2015. Dissertação (Mestrado profissional em Promestre-Mestrado Profissional Educação Docência) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

2.
Carmen Lúcia de Carvalho Ramos. Biblioteca Escolar e Letramento Informacional: um estudo das contribuições das tecnologias no processo ensino-aprendizagem na Educação Básica. Início: 2015. Dissertação (Mestrado profissional em Promestre-Mestrado Profissional Educação Docência) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

3.
Amanda Miranda e Almeida. Formação docente, TIC e novas qualificações para o capitalismo contemporâneo: uma análise do papel desempenhado pelos organismos multilaterais na formação inicial de professores. Início: 2014. Dissertação (Mestrado profissional em Promestre-Mestrado Profissional Educação Docência) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

4.
Alessandro Athouguia Rocha. Pedagogia Crítica: uma análise da formação continuada dos professores das licenciaturas da UFMG sob influência das TIC. Início: 2014. Dissertação (Mestrado profissional em Promestre-Mestrado Profissional Educação Docência) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

5.
Pedro Afonso Valadares. Integração das TIC na Didática Docente nas Escolas da Rede Municipal de Belo Horizonte. Início: 2014. Dissertação (Mestrado profissional em Promestre-Mestrado Profissional Educação Docência) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Ana Paula Batista. TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICs) e EDUCAÇÃO: Contradições na teoria e na prática no contexto da sociedade Capitalista contemporânea. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Coorientador: Rosilene Horta Tavares.

2.
Cristiana Chaves de Oliveira. Qualificação para o Trabalho no Capitalismo Contmeporâneo. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Rosilene Horta Tavares.

3.
Ana Paula Batista Oliveira. Para Além da Formação Docente Instrumental em Tecnologias da Informação e Comunicação. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Rosilene Horta Tavares.

4.
Cristiana Chaves de Oliveira. Qualificação para o Trabalho no Capitalismo Informacional: As Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação Docente Inicial em Minas Gerais. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de MInas Gerais, Universidade Federal de Minas Gerais PROGRAD. Coorientador: Rosilene Horta Tavares.

5.
Ana Paula Batista de Oliveira. Significados na Formação Docente Inicial do Projeto Prodocência UFMG 2011-2012. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de MInas Gerais, Universidade Federal de Minas Gerais PROGRAD. Coorientador: Rosilene Horta Tavares.

6.
Luiz Henrique Roberti. Juventude e Sentidos do Trabalho: Estudos sobre ex-participantes do Projovem. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Coorientador: Rosilene Horta Tavares.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Adriana Soares Viana. PRÁTICAS INFORMACIONAIS NO CONTEXTO DO SINDIFES. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Instituições Federais de Educação Superi) - Universidade Federal de MInas Gerais. Orientador: Rosilene Horta Tavares.

2.
Edmar Antônio Santana. GESTÃO DE DOCUMENTOS: PERSPECTIVAS PARA A IMPLANTAÇÃO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL DA UFMG. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Instituições Federais de Educação Superi) - Universidade Federal de MInas Gerais. Orientador: Rosilene Horta Tavares.

3.
Eliane Bezerra Lima. A CONSTRUÇÃO SOCIAL E POLÍTICA DO ARQUIVO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Instituições Federais de Educação Superi) - Universidade Federal de MInas Gerais. Orientador: Rosilene Horta Tavares.

4.
John Anderson Gabrich Machado. IMPLANTAÇÃO DE UM BLOG EDUCACIONAL NO CENTRO PEDAGÓGICO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA E PROFISSIONAL DA UFMG. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Instituições Federais de Educação Superi) - Universidade Federal de MInas Gerais. Orientador: Rosilene Horta Tavares.

5.
Élida Mara Mascarenhas Pieri. A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO DIGITAL NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL DA ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO COMO FORMA DE INFLUIR NA CULTURA E COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Instituições Federais de Educação Superi) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Rosilene Horta Tavares.

6.
Andreia Soares Viana. O IMPACTO DO USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DA WEB 2.0 NO TRABALHO DO BIBLIOTECÁRIO. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Instituições Federais de Educação Superi) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Rosilene Horta Tavares.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Sidney Robson Santana. A Arte de Ensinar Matemática: um estudo de caso. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciaturas) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Rosilene Horta Tavares.

Iniciação científica
1.
Cristiana Chaves de Oliveira. A Importância da Utilização de Plataformas Virtuais de Ensino-aprendizagem como Recursos Didáticos no :Ensino Superior Presencial. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Rosilene Horta Tavares.

2.
Cecília Araújo dos Santos. Monitoria em Educação a Distância. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Rosilene Horta Tavares.

3.
Simone Garofalo Carneiro. Monitoria em Educação a Distância. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Rosilene Horta Tavares.

Orientações de outra natureza
1.
Luciana Meireles Amancio Santos. Produção de materiais didáticos, de formulações teóricas e de práticas renovadas sobre o conjunto do arcabouço didático da sala de aula presencial na graduação e na educação básica, a partir da utilização do Ambiente Moodle/UFMG.. 2010. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Rosilene Horta Tavares.

2.
Luciana dos Santos Lima. Produção de materiais didáticos, de formulações teóricas e de práticas renovadas sobre o conjunto do arcabouço didático da sala de aula presencial na graduação e na educação básica, a partir da utilização do Ambiente Moodle/UFMG.. 2010. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Rosilene Horta Tavares.

3.
Rúbia da Conceição Camilo. Produção de materiais didáticos, de formulações teóricas e de práticas renovadas sobre o conjunto do arcabouço didático da sala de aula presencial na graduação e na educação básica, a partir da utilização do Ambiente Moodle/UFMG.. 2010. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Rosilene Horta Tavares.

4.
Ana Paula Batista de Oliveira. Projeto de Ensino: Produção de formulações teóricas e práticas renovadas sobre o conjunto do arcabouço didático da sala de aula presencial na graduação a partir da utilização do Ambiente Moodle/UFMG. 2009. Orientação de outra natureza. (Pedagogia Licenciaturas) - Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Minas Gerais PROGRAD. Orientador: Rosilene Horta Tavares.

5.
Marcelle Ferreira Souza. Produção de materiais didáticos, de formulações teóricas e de práticas renovadas sobre o conjunto do arcabouço didático da sala de aula presencial na graduação e na educação básica, a partir da utilização do Ambiente Moodle/UFMG.. 2009. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação Mendes Pimentel. Orientador: Rosilene Horta Tavares.

6.
Carmen Lúcia Leal. Produção de materiais didáticos, de formulações teóricas e de práticas renovadas sobre o conjunto do arcabouço didático da sala de aula presencial na graduação e na educação básica, a partir da utilização do Ambiente Moodle/UFMG.. 2009. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação Mendes Pimentel. Orientador: Rosilene Horta Tavares.

7.
Daniela. Recriação de tecnologias de ensino-aprendizagem e de material didático a distância em apoio ao ensino presencial. 2007. Orientação de outra natureza. (Licenciaturas) - Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Rosilene Horta Tavares.

8.
Rafaela Cordeiro. Recriação de Tecnologias de ensino-aprendizagem e de material didático a distância em apoio ao ensino presencial. 2007. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Minas Gerais PROGRAD. Orientador: Rosilene Horta Tavares.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão

Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Textos em jornais de notícias/revistas
1.
TAVARES, Rosilene Horta. O que comemorar no mês do professor?. Jornal Hoje em Dia, Belo Horizonte, p. 01 - 01, 08 nov. 2013.


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
TAVARES, Rosilene Horta; GOMES, S. S. . Oficinas e Palestras de Educação e Tecnologias Educacionais. 2014. (Outro).

2.
TAVARES, Rosilene Horta; GOMES, S. S. . Oficinas e Palestras de Educação e Tecnologias Educacionais. 2015. (Outro).

3.
TAVARES, Rosilene Horta; PRETTO, N. ; OLIVEIRA, M. R. N. S. ; GOMES, S. S. ; DANTAS, M. ; COSCARELLI, C. V. . Formação Docente Crítica: Sociedade, Educação e Tecnologia. 2014. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 15:27:07