Sílvio Antonio Luiz Anaz

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1456764490356468
  • Última atualização do currículo em 12/11/2018


Pós-doutorado em Meios e Processos Audiovisuais na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (Bolsista FAPESP). Pesquisador visitante na School of the Arts, Media, Performance & Design da York University (Bolsista FAPESP). Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pesquisador dos grupos de pesquisa Comunicação e Criação em Mídias, da PUC-SP, e Midiato - Grupo de Estudos de Linguagem: Práticas Midiáticas, da USP. Graduado em Comunicação Social pela ECA/USP e Mestre em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Foi coordenador de atividades artísticas e culturais no SESI-SP e editor do site HowStuffWorks no Brasil. Trabalhou como jornalista na Folha de S. Paulo e Gazeta Mercantil. Professor no Mestrado Profissional em Jornalismo no FIAM FAAM. Experiência na área de comunicação e cultura, com atuação principalmente em comunicação e artes (cinema e TV), semiótica, teorias da comunicação, jornalismo e crítica cultural. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Sílvio Antonio Luiz Anaz
Nome em citações bibliográficas
ANAZ, Silvio Antonio Luiz;ANAZ, Sílvio


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2013
Doutorado em Comunicação e Semiótica.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: A CONSTRUÇÃO DO IMAGINÁRIO DO AMOR ROMÂNTICO NO POP-ROCK BRASILEIRO A PARTIR DAS CANÇÕES DE ERASMO CARLOS, RITA LEE, LOBÃO E PATO FU, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Lucia Isaltina Clemente Leão.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Semiótica; Imaginário; processo de criação na mídia; amor romântico; canção popular.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação / Especialidade: processo de criação na mídia.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
2003 - 2005
Mestrado em Letras.
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Título: A canção pop brasileira dos anos 80: a escritura das letras das canções mais cultuadas,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Wilton Luiz de Azevedo.
Palavras-chave: Cultura pop; Canção popular brasileira; Semiótica.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Canto.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação / Especialidade: Semiótica.
Setores de atividade: Educação Superior; Outros.
1985 - 1991
Graduação em Jornalismo.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: O último dos polemistas: uma análise dos textos de Paulo Francis.
Orientador: Cremilda Celeste de Araújo Medina.


Pós-doutorado


2016
Pós-Doutorado.
York University, YorkU, Canadá.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
2014
Pós-Doutorado.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.


Formação Complementar


2016
Creative Writing: Popular Fiction. (Carga horária: 42h).
University of Toronto, UTORONTO, Canadá.
2016
Philosophy: School of Athens. (Carga horária: 8h).
University of Toronto, UTORONTO, Canadá.
2016 - 2016
Telling Stories: Myths and Meanings. (Carga horária: 20h).
University of Toronto, UTORONTO, Canadá.
2016 - 2016
Contemporary Cinema and Media Theory. (Carga horária: 64h).
York University, YorkU, Canadá.
2009 - 2009
Signo da Relação. (Carga horária: 105h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2007 - 2007
Comunicação, pós-modernismo e globalização. (Carga horária: 120h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2006 - 2006
Semiótica Poética. (Carga horária: 105h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2005 - 2005
Comunicação e Cultura. (Carga horária: 90h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1994 - 1994
Extensão universitária em Intensivo em Administração. (Carga horária: 240h).
Fundação Getulio Vargas - SP, FGV-SP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pos-doutorando, Regime: Dedicação exclusiva.


FIAM-FAAM Centro Universitário, FIAM-FAAM, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor assistente I, Carga horária: 40

Atividades

03/2018 - Atual
Ensino, Mestrado Profissional em Jornalismo, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Narrativas audiovisuais e jornalismo multimídia

York University, YorkU, Canadá.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Researcher, Regime: Dedicação exclusiva.


Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 3
Outras informações
Professor no curso de Comunicação e Multimeios

Atividades

03/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes, .


Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações
Professor nas disciplinas Oficina de Textos, Teoria da Comunicação, Comunicação e Expressão e Comunicação Aplicada

Atividades

8/2006 - 12/2007
Ensino, Comunicação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Expressão
Oficina de Texto

Discovery Communications, DC, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Editor de conteúdo: cultura e entretenimento, Carga horária: 40


Centro de Pesquisa e Formação do SESC-SP, SESC-SP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente-Pesquisador em Ciênc. Human. Sociais, Carga horária: 20


Ministério da Cultura, MinC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Parecerista


Serviço Social da Industria, SESI, Brasil.
Vínculo institucional

1987 - 2007
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador de Ativid. Artísticas e Culturais, Carga horária: 40
Outras informações
Concepção, desenvolvimento e coordenação de projetos na área cultural Curadoria de projetos nas áreas de cinema, música, teatro, literatura e quadrinhos. Desenvolvimento e implementação de projetos de arte-educação Gerenciamento das operações e programações do Sesi: Teatro Popular, Galeria de Arte, Biblioteca Circulante e Gibiteca, Núcleo Experimental em Artes Cênicas e Centro Cultural da Vila Leopoldina. Seleção de projetos, a partir da avaliação de conteúdo e viabilidade econômica com elaboração de planejamento estratégico, orçamento anual e relatórios gerenciais. Coordenação de projetos socioculturais em parceria com instituições como o British Council, Instituto Moreira Salles e MAC-USP. Planejamento e implantação dos centros culturais Fiesp (Av. Paulista) e Sesi (V. Leopoldina), incluindo o desenvolvimento técnico e estrutural dos espaços Estabelecimento de parcerias com instituições nacionais e internacionais destacando: British Council, Museu de Arte Contemporânea da USP, Instituto Moreira Salles e Royal Court Theatre Criação e implantação de veículos de comunicação e divulgação institucional. Relacionamento com a imprensa, elaboração de releases e organização e acompanhamento de coletivas de imprensa e entrevistas.

Atividades

11/1987 - 12/2007
Direção e administração, Departamento Regional de São Paulo, Diretoria de Desenvolvimento Sociocultural.

Cargo ou função
Coordenador de atividades artísticas e culturais.

Folha de S Paulo, FSP, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1992
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: jornalista, Carga horária: 40

Atividades

7/1991 - 3/1992
Serviços técnicos especializados , Redação, Editoria de Empregos.

Serviço realizado
Reportagens.

Gazeta Mercantil, GM, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1991
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: jornalista, Carga horária: 40

Atividades

8/1990 - 5/1991
Serviços técnicos especializados , Redação, Editoria de Trabalho Sindical.

Serviço realizado
Reportagens.


Linhas de pesquisa


1.
Imagens e imaginários midiáticos


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Narrativas jornalísticas audiovisuais: imagens e imaginário no jornalismo contemporâneo
Descrição: A pesquisa investiga o papel das imagens e do imaginário nas narrativas jornalísticas audiovisuais para multiplataformas. Entender esse papel torna-se importante à medida que a preponderância visual em alguns meios de comunicação leva a uma situação paradoxal de valorização e desvalorização das imagens, que podem ser vistas como carregadas de significâncias e banais, cheias de potência e degradadas, simultaneamente. Neste estudo, propõe-se uma análise transversal e multidisciplinar do processo de produção e consumo das notícias em plataformas que recorrem aos recursos audiovisuais. Busca-se investigar como as imagens constroem e transmitem seus sentidos, ao longo de toda a cadeia do processo jornalístico, da criação à fruição, processo regido por lógicas de interesses comerciais e públicos que permeiam o universo de produção e consumo do jornalismo contemporâneo. Entre os principais resultados esperados estão: mapeamento do processo pelo qual as imagens constroem e transmitem seus sentidos, ao longo da produção jornalística; compreensão dos mecanismos de valorização e/ou desvalorização das imagens no jornalismo; e contribuições para o entendimento, pelos jornalistas profissionais e pelas organizações jornalísticas, de como os imaginários criados e compartilhados operam na atração e retenção de audiências..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (2) .
Integrantes: Sílvio Antonio Luiz Anaz - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 4
2016 - 2018
Processos de criação e compartilhamento de imaginários
Descrição: Este projeto investiga a construção dos imaginários na indústria internacional do audiovisual a partir da análise dos processos criativos das narrativas, em diferentes aspectos. Tendo como objeto de estudo as produções audiovisuais da América do Norte (Canadá e Estados Unidos) que têm como temas centrais de suas narrativas a ciência e a tecnologia, um dos aspectos a ser investigado é o do processo de criação nos trabalhos dos roteiristas e diretores de filmes, séries televisivas e produções transmídias, que envolvam cinema ou TV. Outro é o de entender como a lógica dessa indústria criativa contribui para a construção dos imaginários das produções bem-sucedidas estética e comercialmente. Por fim, busca-se também compreender a construção, o compartilhamento dos imaginários e, consequentemente, a identificação cultural da audiência com eles, a partir dos elementos filosóficos (dilemas éticos e morais, sistemas de pensamento, visões de mundo) que sustentem esses imaginários. A fundamentação teórica é multidisciplinar. Inclui a teoria do imaginário de Gilbert Durand, a semiótica de Umberto Eco e C.S. Peirce, os estudos sobre a psicanálise e a filosofia nos filmes de Temenuga Trifonova, conceitos de convergência e transmídia de Henry Jenkins e a reflexão sobre a tecnologia de Martin Heidegger, entre outros. Os resultados da investigação desenvolvida durante o estágio visam a alimentar a pesquisa de pós-doutorado em andamento, no sentido de estabelecer uma base de comparação entre o papel do imaginário no sucesso dos produtos culturais midiáticos brasileiros e internacionais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
O papel do imaginário no sucesso dos produtos culturais midiáticos
Descrição: Esta pesquisa investiga o papel do imaginário no êxito comercial e estético dos produtos culturais midiáticos. Parte-se da tese de que o imaginário construído e reproduzido por esses produtos opere como catalisador de processos de identificação cultural (adesão a ethos) com determinadas visões de mundo, movimentos, modas, gêneros e estilos culturais, sendo o sucesso desses produtos o resultado também do compartilhamento de imaginários que eles protagonizam. A pesquisa dá sequência aos estudos de doutorado sobre os mecanismos de compartilhamento de imaginários e de identificação cultural no âmbito da cultura mainstream. Aqui, o objeto de estudo é o imaginário coletivo compartilhado pelos fãs de ciências, tecnologia e cultura pop em São Paulo, mais especificamente, os elementos simbólicos presentes nas séries televisivas e cinematográficas, quadrinhos e videogames que compõem a ?bacia semântica? desse imaginário. A metodologia recorre ao mapeamento e análise dos elemento simbólicos e suas semioses nesse imaginário. A fundamentação teórica é multidisciplinar, com autores das teorias da comunicação e da cultura (Stuart Hall e Zygmunt Bauman), da semiótica (Umberto Eco), da antropologia do imaginário (Gilbert Durand e Michel Maffesoli) e dos estudos da indústria criativa (Giles Lipovetsky e Frédéric Martel). O principal resultado esperado é o aprofundamento na compreensão da relação entre as significações dos elementos simbólicos dos produtos culturais midiáticos e a adesão das audiências a determinados ethos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
Grupo de Estudos da Linguagem MidiAto
Descrição: Grupo de pesquisa voltado aos estudos de linguagem aplicados às produções das mídias em geral e, em particular, ao acompanhamento das disciplinas de graduação e pós-graduação, focadas no jornalismo e nas mídias em seus diferentes produtos e formatos verbais, visuais e audiovisuais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - Atual
Comunicação e Criação nas Mídias
Descrição: O Grupo de Pesquisa em Comunicação e Criação nas Mídias (CCM) caracteriza-se por aglutinar pessoas com interesse em produzir pesquisas na linha: Processos de criação nas mídias. Tem por objetivos: organização de Evento Científico; produção de pesquisa em grupo; organização de um portal na web. Atualmente suas atividades incluem: lista de discussão na web; realização de palestras com pesquisadores na área. Linhas de pesquisa: Hipermídia e produção de conhecimento, Imagem e imaginários midiáticos e Processos de criação nas mídias..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: RUMORES (USP)


Revisor de periódico


2014 - Atual
Periódico: Rumores (USP)
2014 - 2015
Periódico: The International Journal of the Image
2015 - Atual
Periódico: Novos Olhares (USP)
2017 - Atual
Periódico: GALÁXIA (SÃO PAULO. ONLINE)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação/Especialidade: Semiótica.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
3ANAZ, Sílvio2018ANAZ, Sílvio. Processo criativo na indústria do audiovisual: do roteiro ao imaginário. GALÁXIA (SÃO PAULO. ONLINE), p. 98-113, 2018.

2.
1ANAZ, Sílvio2018 ANAZ, Sílvio. Construindo séries de TV complexas: a concepção diegética de Westworld. REVISTA FAMECOS (ONLINE), v. 25, p. 28492, 2018.

3.
4ANAZ, Sílvio2018ANAZ, Sílvio. Creative process in Hollywood: the role of the imaginary in the creation of mainstream movies. Journal of Genius and Eminence, v. 3, p. 43-54, 2018.

4.
2ANAZ, Sílvio2018ANAZ, Sílvio. Atributos de séries dramáticas de sucesso e engajamento da audiência. Significação-Revista de Cultura Audiovisual, v. 45, p. 239-258, 2018.

5.
5ANAZ, Sílvio2018ANAZ, Sílvio. A questão do entretenimento: o sucesso do infotenimento na crítica audiovisual. Estudos de Jornalismo e Mídia, v. 15, p. 142-151, 2018.

6.
8ANAZ, Sílvio2017ANAZ, Sílvio. Do sucesso à subversão do imaginário científico-tecnológico em filmes e séries. REVISTA COMUNICAÇÃO MIDIÁTICA (ONLINE), v. 11, p. 90-104, 2017.

7.
7ANAZ, Sílvio2017ANAZ, Sílvio. O arcaico e o contemporâneo em sense8: representações arquetípicas da diversidade. In Texto (UFRGS. Online), v. 1, p. 77-98, 2017.

8.
9SOARES, R. L.2017SOARES, R. L. ; ANAZ, Sílvio . O mesmo e o outro em Blade Runner. TRÍADE: COMUNICAÇÃO, CULTURA E MÍDIA, v. 5, p. 98-111, 2017.

9.
6ANAZ, Sílvio2017 ANAZ, Sílvio. O sobre-humano nos imaginários cinematográficos bem-sucedidos. COMUNICACAO, MIDIA E CONSUMO (ONLINE), v. 14, p. 171, 2017.

10.
13ANAZ, Sílvio2016ANAZ, Sílvio. The Archetypal Images in the Scientific and Technological Imaginary in the Mass Culture. THE INTERNATIONAL JOURNAL OF THE IMAGE, v. 7, p. 13-23, 2016.

11.
11ANAZ, Sílvio2016 ANAZ, Sílvio. O sucesso do arquétipo do herói vigilante: ciência, tecnologia e ética na trilogia cinematográfica -O Cavaleiro das Trevas-. Comunicacao, Midia e Consumo (Online), v. 13, p. 94-111, 2016.

12.
12ANAZ, Sílvio2016 ANAZ, Sílvio; CERETTA, F. M. . Remitologização contemporânea: a (re)conciliação da ciência e da magia em ?Guerra nas Estrelas?. Galáxia (São Paulo. Online), p. 130-143, 2016.

13.
15ANAZ, Sílvio2015ANAZ, Sílvio. A erotização do imaginário do pop-rock brasileiro nas canções de Rita Lee. Música Popular em Revista, v. 1, p. 80-100, 2015.

14.
14ANAZ, Sílvio2015ANAZ, Sílvio. O imaginário do amor romântico na canção midiática: mapeamento dos elementos simbólicos do amor romântico no pop-rock internacional e brasileiro. Revista Brasileira de Musica (Rio de Janeiro. 1934), v. 27, p. 20-40, 2015.

15.
21ANAZ, Sílvio2015ANAZ, Sílvio. O imaginário na canção popular: um estudo semiótico dos elementos simbólicos presentes nos gêneros musicais midiáticos. Revista Brasileira de Estudos da Canção, v. 6, p. 14-27, 2015.

16.
19ANAZ, Silvio Antonio Luiz2014ANAZ, Silvio Antonio Luiz. O papel do compositor da canção midiática como catalisador de processos de identificação cultural. Ação Midiática - Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura, v. 0, p. 1-16, 2014.

17.
17ANAZ, Sílvio2014ANAZ, Sílvio. O imaginário da canção midiática como vetor de identificação cultural. Sessões do Imaginário (Impresso), v. 18, p. 48-56, 2014.

18.
18ANAZ, Sílvio2014ANAZ, Sílvio. O herói-playboy das canções midiáticas da Jovem Guarda: o imaginário romântico construído por Erasmo Carlos e Roberto Carlos nos anos 1960. Revista Comunicação Midiática, v. 9, p. 36-55, 2014.

19.
10ANAZ, Sílvio2014ANAZ, Sílvio; CERETTA, F. M. . Ciência e tecnologia no imaginário de The Big Bang Theory: das imagens arquetípicas à atualização de mitos e estereótipos na 'Era do Conhecimento'. REVISTA FAMECOS (ONLINE), v. 21, p. 647-674, 2014.

20.
16ANAZ, Sílvio2014ANAZ, Sílvio; AGUIAR, G. ; LEMOS, L. ; FREIRE, N. ; COSTA, E. . Noções do imaginário: perspectivas de Bachelard, Durand, Maffesoli e Corbin. Revista Nexi, v. 1, p. 5-5, 2014.

21.
20ANAZ, Silvio Antonio Luiz2012ANAZ, Silvio Antonio Luiz. Perdas e ganhos da poética da canção popular na linguagem do videoclipe. Boitatá, v. 14, p. 82-94, 2012.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
ANAZ, Silvio Antonio Luiz. Pop brasileiro dos anos 80: uma visão semiótica da poética das canções mais cultuadas. 1. ed. São Paulo: Editora Mackenzie, 2006. v. 1. 152p .

Capítulos de livros publicados
1.
ANAZ, Sílvio. O problema da superinterpretação das narrativas audiovisuais. In: Rogério de Almeida; Marcos Beccari. (Org.). Fluxos culturais. 1ed.São Paulo: Galatea/FEUSP, 2017, v. 1, p. 133-150.

2.
ANAZ, Sílvio. Processo criativo no cinema mainstream na perspectiva da teoria do imaginário. In: Lucia Leão. (Org.). Processos do imaginário. 1ed.São Paulo: Képos, 2016, v. 1, p. 137-168.

3.
ANAZ, Sílvio. Imagens arqutípicas em Batman, o Cavaleiro das Trevas. In: Rosana de Lima Soares; Mayara Rodrigues Gomes. (Org.). Por uma crítica do visível. 1ed.São Paulo: ECA/USP, 2016, v. 1, p. 71-84.

4.
ANAZ, Silvio Antonio Luiz. Imagens eletrônicas e as subversões dos sentidos nos videoclipes. In: Arlete dos Santos Petry; Eneus Trindade; Luís Carlos Petry; Nicolás Llano Linares. (Org.). Comunicação & Antropologia Visual. 1ed.São Paulo: INMOD / PPGCOM-ECA-USP, 2014, v. 1, p. 840-853.

5.
ANAZ, Silvio Antonio Luiz. Os ídolos e a rebeldia da sua tia. In: Cremilda Medina. (Org.). 1968-1988 - Nos Passos da REbeldia. 1ed.São Paulo: CJE/ECA/USP, 1988, v. 1, p. 85-90.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ANAZ, Sílvio. A Forma da Água e três formas de lidar com o diferente. Revista Dumela, São Paulo, 21 maio 2018.

2.
ANAZ, Sílvio. A poética dos cinco elementos em Dunkirk. Revista Dumela, São Paulo, 18 maio 2018.

3.
ANAZ, Sílvio. Greek Myths Orienting the Batman's Narratives: an archeology of the imaginary in pop culture. Magazine Americana, Estados Unidos, 26 abr. 2016.

4.
ANAZ, Silvio Antonio Luiz. O fato e a versão. Ditadura no Brasil, São Paulo, p. 80 - 81, 05 abr. 2005.

5.
ANAZ, Silvio Antonio Luiz. A censura é brega. Ditadura no Brasil, São Paulo, p. 60 - 65, 05 abr. 2005.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ANAZ, Sílvio. Matrizes arquetípicas da cultura midiática: o imaginário científico-tecnológico do cinema mainstream. In: XXXVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO - INTERCOM, 2015, Rio de Janeiro. Anais 2015, 2015.

2.
ANAZ, Sílvio. Representação da ciência e da tecnologia na cultura pop: o imaginário científico que emerge dos produtos midiáticos. In: Congresso Internacional Comunicação e Consumo - Comunicon 2015, 2015, São Paulo. Anais Comunicon 2015. São Paulo: ESPM, 2015. v. 1.

3.
ANAZ, Silvio Antonio Luiz. Imperialismo Cultural: a Falibilidade do Paradigma Clássico da Comunicação. In: XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, 2012, Ouro Preto. Anais do XVI Congresso de Comunicação da Região Sudeste. São Paulo: Intercom, 2012.

4.
ANAZ, Silvio Antonio Luiz. O imaginário urbano da canção pop e a formação das identidades culturais entre os jovens. In: 2. Congresso Internacional em Comunicação e Consumo, 2012, São Paulo. Congresso Internacional Comunicação e Consumo. São Paulo: PPGCOM- ESPM, 2012. v. 1.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ANAZ, Sílvio. A construção do imaginário do amor romântico no pop-rock brasileiro e o raciocínio diagramático de Peirce. In: 16. Encontro Internacional sobre Pragmatismo, 2015, São Paulo. 16. Encontro Internacional sobre Pragmatismo - Resumos. São Paulo: Centro de Estudos de Pragmatismo, 2015. v. 1. p. 55-57.

2.
ANAZ, Sílvio. A imagem arquetípica do vigilante: a salvação pela ciência, tecnologia e ética na trilogia cinematográfica ?O Cavaleiro das Trevas?. In: II Simpósio Linguagem e Práticas Midiáticas, 2014, São Paulo. Por uma Crítica do Visível. São Paulo: ECA/USP, 2014. v. 1. p. 25-27.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ANAZ, Silvio Antonio Luiz. Imagens eletrônicas e as subversões dos sentidos nos videoclipes. In: FILE SYMPOSIUM 2013, 2013, São Paulo. FILE SP 2013: Festival INternacional de Linguagem Eletrônica. São Paulo: FILE, 2013. p. 217-217.

2.
ANAZ, Silvio Antonio Luiz. Transcriação do herói noir no videogame. In: FILE SYMPOSIUM 2012, 2012, São Paulo. FILE SP 2012: Festival INternacional de Linguagem Eletrônica. São Paulo: FILE, 2012. p. 209-209.

3.
ANAZ, Sílvio. Semiótica peirciana aplicada ao estudo do imaginário da canção popular. In: 14. Encontro Internacional de Pragmatismo, 2012, São Paulo. 14. EIP / 14th IMP. São Paulo: Centro de Estudos do Pragmatismo, 2012. v. 1. p. 45-47.

Apresentações de Trabalho
1.
ANAZ, Sílvio. Matrizes arquetípicas da cultura midiática: o imaginário científico-tecnológico do cinema mainstream. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
ANAZ, Sílvio. Representação da ciência e da tecnologia na cultura pop: o imaginário científico que emerge dos produtos midiáticos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
ANAZ, Sílvio. The Archetypal Images in the Scientific and Technological Imaginary of Mass Culture. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
ANAZ, Sílvio. O sucesso do arquétipo do herói vigilante: a salvação através da ciência, tecnologia e ética na trilogia cinematográfica ?O Cavaleiro das Trevas?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
ANAZ, Silvio Antonio Luiz. Imagens eletrônicas e as subversões dos sentidos nos videoclipes. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
ANAZ, Silvio Antonio Luiz. Imagens eletrônicas e as subversões dos sentidos nos videoclipes. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
ANAZ, Sílvio. O imaginário como catalisador dos processos de identificação cultural na canção midiática. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
ANAZ, Sílvio. A comunicação do amor romântico no pop-rock brasileiro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
ANAZ, Silvio Antonio Luiz. Imperialismo Cultural: as falibilidades do paradigma clássico da comunicação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
ANAZ, Silvio Antonio Luiz. Transcriação do herói noir no videogame. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
ANAZ, Silvio Antonio Luiz. O imaginário urbano da canção pop e a formação das identidades culturais entre os jovens. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
ANAZ, Silvio Antonio Luiz. Semiótica peirciana aplicada ao erstudo do imaginário da canção popular. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
ANAZ, Silvio Antonio Luiz. Imaginários compartilhados: a influência da canção popular internacional no processo de criação do compositor brasileiro. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
ANAZ, Silvio Antonio Luiz. Dialogismo na letra da canção. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
ANAZ, Sílvio. A importância da cena Black Rio na afirmação de uma negritude cosmopolita. São Paulo: Paulus, 2017 (Artigo).

2.
ANAZ, Sílvio. presentação do Dossiê 'De onde vem o imaginário dos filmes e séries de sucesso?'. São Paulo, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

3.
ANAZ, Sílvio. Tomando decisões criativas nos estúdios da Hollywood contemporânea. São Paulo, 2017. (Tradução/Artigo).

4.
ANAZ, Sílvio. Agência nos thrillers cinematográficos de conspiração. São Paulo, 2017. (Tradução/Artigo).

5.
ANAZ, Silvio Antonio Luiz. Biografia de Andy Warhol. São Paulo: HSW Brasil, 2011 (Artigo).

6.
ANAZ, Silvio Antonio Luiz. 10 alienígenas inesquecíveis. São Paulo: HSW Brasil, 2010 (Artigo).

7.
ANAZ, Silvio Antonio Luiz. 10 maiores ícones da cultura pop. São Paulo: HSW Brasil, 2010 (Artigo).

8.
ANAZ, Silvio Antonio Luiz. Como funciona o Modernismo. São Paulo: HSW Brasil, 2009 (Artigo).

9.
ANAZ, Silvio Antonio Luiz. Como funciona o romance policial. São Paulo: HSW Brasil, 2009 (Artigo).

10.
ANAZ, Silvio Antonio Luiz. Como funciona a black music. São Paulo: HSW Brasil, 2008 (Artigo).

11.
ANAZ, Silvio Antonio Luiz. Como funciona Watchmen. São Paulo: HSW Brasil, 2008 (Artigo).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
ANAZ, Sílvio. Parecer de Artigo Científico 146396 - Revista Novos Olhares. 2018.

2.
ANAZ, Sílvio. Parecer de Artigo Científico 142316 - Revista Rumores. 2018.

3.
ANAZ, Sílvio. Parecer de Artigo Científico 145839 - Revista Rumores. 2018.

4.
ANAZ, Sílvio. Parecer de Artigo Científico 147869 - Revista Rumores. 2018.

5.
ANAZ, Sílvio. Parecer de artigo científico - Comunicon 2018. 2018.

6.
ANAZ, Sílvio; BACCIN, A. N. ; ROXO, M. . Documento de área da CAPES. 2018.

7.
ANAZ, Sílvio; ASSIS, F. ; PAGANOTTI, I. . Reestruturação das disciplinas obrigatórias do Progarma de mestrado Profissional em Jornalismo. 2018.

8.
ANAZ, Sílvio. Parecer de artigo científico 776 - Revista Parágrafo. 2018.

9.
ANAZ, Sílvio. Parecer de Artigo Científico 146704 - Revista Comunicação & Educação. 2018.

10.
ANAZ, Sílvio. Parecer de Artigo Científico 150259 - Revista Significação. 2018.

11.
ANAZ, Sílvio. Parecer de Artigo Científico 142044 - Revista Novos Olhares. 2017.

12.
ANAZ, Sílvio. Parecer de Artigo Científico 134717 - Revista Novos Olhares. 2017.

13.
ANAZ, Sílvio. Parecer de Artigo Científico 133809 - Revista Novos Olhares. 2017.

14.
ANAZ, Sílvio. Parecer de Artigo Científico 131807 - Revista Novos Olhares. 2017.

15.
ANAZ, Sílvio. Parecer de Artigo Científico 132183 - Revista Rumores. 2017.

16.
ANAZ, Sílvio. Parecer de Artigo Científico 135318 - Revista Rumores. 2017.

17.
ANAZ, Sílvio. Parecer de Artigo Científico 134324 - Revista Rumores. 2017.

18.
ANAZ, Sílvio. Parecer de Artigo Científico 134309 - Revista Rumores. 2017.

19.
ANAZ, Sílvio. Parecer de Artigo Científico 134370 - Revista Rumores. 2017.

20.
ANAZ, Sílvio. Parecer de Artigo Científico 133656 - Revista Rumores. 2017.

21.
ANAZ, Sílvio. Parecer de Artigo Científico 137356 - Revista Rumores. 2017.

22.
ANAZ, Sílvio. Parecer de Artigo Científico 137503 - Revista Rumores. 2017.

23.
ANAZ, Sílvio. Parecer de Artigo Científico 134801 - Revista Rumores. 2017.

24.
ANAZ, Sílvio. Parecer de Artigo Científico 135320 - Revista Rumores. 2017.

25.
ANAZ, Sílvio. Parecer de Artigo Científico 122834 - Revista Novos Olhares. 2016.

26.
ANAZ, Sílvio. Parecer de Artigo Científico 119406 - Revista Rumores. 2016.

27.
ANAZ, Sílvio. Parecer de Artigo Científico 123668 - Revista Rumores. 2016.

28.
ANAZ, Sílvio. Parecer de Artigo Científico 109269 - Revista Rumores. 2016.

29.
ANAZ, Sílvio. Parecer de Artigo Científico 118135 - Revista Significação. 2016.

30.
ANAZ, Sílvio. Parecer de Artigo Científico 97472 - Revista Rumores. 2015.

31.
ANAZ, Sílvio. Parecer de Artigo Científico 90803 - Revista Rumores. 2015.

32.
ANAZ, Sílvio. Parecer de Artigo Científico 103646 - Revista Rumores. 2015.

33.
ANAZ, Sílvio. Parecer de Artigo Científico 86097 - Revista Rumores. 2014.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ANAZ, Sílvio. A necessidade do fantástico. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
ANAZ, Sílvio. A presença mitológica nos dias de hoje. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
ANAZ, Sílvio; CHAVES, P. . Ordem e Caos. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
ANAZ, Sílvio; LODUCCA, C. . Quem somos nós?. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
ANAZ, Silvio Antonio Luiz. Pesquisa mostra características das séries que conquistam a audiência. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

6.
ANAZ, Sílvio. O limite entre o real e o imaginário. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
ANAZ, Sílvio. Processos criativos de imaginários cinematográficos. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
ANAZ, Sílvio. Filosofia do imaginário: símbolos e arquétipos. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
ANAZ, Sílvio. Arquétipos e a filosofia do imaginário. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
ANAZ, Sílvio. O papel do imaginário no sucesso dos produtos culturais midiáticos (Relatório Científico). 2018. (Relatório de pesquisa).

5.
ANAZ, Sílvio. Introdução à filosofia do Imaginário. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
ANAZ, Sílvio. Breve História da Black Music. 2012 (Livro).

2.
ANAZ, Sílvio. O que é Rock. 2011 (Livro).

3.
ANAZ, Silvio Antonio Luiz; BRUSCALIN, J. C. . Pop Songs. 2008 (Documentário).

4.
ANAZ, Silvio Antonio Luiz. Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council. 2007 (Concepção e curadoria).

5.
ANAZ, Silvio Antonio Luiz. Festival Jazz&Blues 2006. 2006 (Concepção e curadoria).

6.
ANAZ, Silvio Antonio Luiz. Festival Jazz&Blues. 2002 (Curadoria).

7.
ANAZ, Silvio Antonio Luiz; MOYA, Álvaro de . Gibiteca. 2002 (Concepção).

8.
ANAZ, Silvio Antonio Luiz. Núcleo de Artes Cênicas. 2002 (Concepção e curadoria).

9.
ANAZ, Silvio Antonio Luiz. Sons Urbanos. 2001 (Concepção).

10.
ANAZ, Silvio Antonio Luiz. Projeto Novos Talentos. 2000 (Concepção e curadoria).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SALLES, C. A.; PINHEIRO, J. A. B.; ANAZ, Sílvio. Participação em banca de João Victor Barbosa. Deuses do rock: a construção do mito no audiovisual. 2018. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

2.
ANAZ, Sílvio; DARDE, V. W. S.; SILVA, E. M.. Participação em banca de Maurício Rodrigues de Moraes. G1 em 1 Minuto: um formato antigo com novos objetivos. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Jornalismo) - FIAM-FAAM Centro Universitário.

3.
ARAUJO, A. S.; LEAO, L. I. C.; ANAZ, Sílvio. Participação em banca de Dionísio Moreno Ferres. O imaginário midiático da saúde de celebridades e suas ressonâncias socioculturais. 2017. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

4.
LEAO, L. I. C.; SANTOS, R. C.; ANAZ, Sílvio. Participação em banca de Janaína Gomes Loureiro de Oliveira. Processos na Comunicação Médico-Paciente. 2016. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

5.
LEAO, L. I. C.; SANTOS, R. C.; CAROLEI, P.; PINHEIRO, J. A. B.; ANAZ, Silvio Antonio Luiz. Participação em banca de Fernanda Manzo Ceretta. Novas modalidades de sitcom: uma análise da comédia na era da realidade espetacularizada. 2014. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Teses de doutorado
1.
ANAZ, Sílvio; LEAO, L. I. C.; ARAUJO, A. S.; SANTOS, R. C.; BARBIELLINI, D. A. G.. Participação em banca de Bruno Rogerio Tavares. Mapas dos processos de criação de formatos de programas televisivos: uma proposta metodológica. 2017. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

2.
SOARES, R. L.; ANAZ, Sílvio; SALGADO, L. S.; CASAQUI, V.; VICENTE, E.. Participação em banca de Daniele Gross Ramos. Entregêneros: representações do feminino na teledramaturgia brasileira. 2016. Tese (Doutorado em MEIOS E PROCESSOS AUDIOVISUAIS) - Universidade de São Paulo.

3.
ARAUJO, A. S.; LEAO, L. I. C.; ANAZ, Sílvio; PORTARI, R. D. L.; HILDEBRAND, H. R.. Participação em banca de Edwaldo Costa. A ditadura brasileira no tempo: um estudo dos discursos do jornal O Globo em 1964/1985 e 2104. 2014. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

4.
SALLES, C. A.; LEAO, L. I. C.; ALMEIDA, R.; ANAZ, Sílvio; ARAUJO, A. S.; DONATI, L. A. P.. Participação em banca de Grazyella Cristina Oliveira de Aguiar. Expressões do imaginário na moda brasileira: um estudo dos processos de criação do estilista Ronaldo Fraga. 2014. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
LEAO, L. I. C.; HILDEBRAND, H. R.; ANAZ, Sílvio. Participação em banca de Guilherme Espíndula da Rocha. Comunicação e processo de criação em código aberto. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

2.
ANAZ, Silvio Antonio Luiz; LEAO, L. I. C.; PORTARI, R. D. L.. Participação em banca de Edwaldo Costa. A construção do discurso midiático nos 50 anos da ditadura brasileira. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
ANAZ, Sílvio; DARDE, V. W. S.; ESSENFELDER, R.. Participação em banca de Glauco Berti de Oliveira. Curadoria no webjornalismo: um estudo do Portal R7. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Jornalismo) - FIAM-FAAM Centro Universitário.

2.
ANAZ, Sílvio; ESSENFELDER, R.; SPINELLI, E.. Participação em banca de Emílio José de Santanna Neto. Narratividade, expressividade e potencialidades na reportagem multimídia: o caso Um Mundo de Muros. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

3.
ANAZ, Sílvio; MELLO, C.; MUNGIOLI, M. C. P.. Participação em banca de Elena Guerra Altheman. Narrativas seriadas complexas na animação contemporânea. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em MEIOS E PROCESSOS AUDIOVISUAIS) - Universidade de São Paulo.

4.
ARAUJO, A. S.; LEAO, L. I. C.; ANAZ, Sílvio. Participação em banca de Dionisio Moreno Ferres. O imaginário midiático da saúde de celebridade e suas ressonâncias na cultura: um estudo comunicacional. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

5.
LEAO, L. I. C.; ALMEIDA, R.; ANAZ, Sílvio. Participação em banca de Janaína Gomes Loureiro de Oliveira. Processos na comunicação médico-paciente: considerações para a construção de diálogos efetivos. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ANAZ, Sílvio; CAMARGO, Z.; FERRARI, P.. Participação em banca de Fernanda Lemos Faria.Narrativa transmídia: uma análise sobre a franquia "The Walking Dead". 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação e Multimeios) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

2.
CAMARGO, Z.; HILDEBRAND, H. R.; ANAZ, Sílvio. Participação em banca de Jéssica Francielle Dias Pinto.A representatividade em role-playing games. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação e Multimeios) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

3.
ALFELD, E.; CYSNE, A. E.; ANAZ, Sílvio. Participação em banca de Luciana Midena Aguillar.Um amor ao acaso: roteiro de curta-metragem. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação e Multimeios) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

4.
ARAUJO, A. S.; MOSANER, R.; ANAZ, Sílvio. Participação em banca de Bia Morra Alves.Arte de rua: utilização do espaço urbano. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação e Multimeios) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

5.
ALFELD, E.; CYSNE, A. E.; ANAZ, Sílvio. Participação em banca de Amanada Zamora Bernardo.Retratos de Dafne: roteiro para microssérie. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação e Multimeios) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

6.
ALFELD, E.; CYSNE, A. E.; ANAZ, Sílvio. Participação em banca de Thaís Cruz Freitas.Linha por linha: websérie. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação e Multimeios) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

7.
ALFELD, E.; CYSNE, A. E.; ANAZ, Sílvio. Participação em banca de Amanada Martinelli.Breaking Bad: arquétipos e transmidiação. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação e Multimeios) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

8.
ARAUJO, A. S.; SIQUEIRA, C. E.; ANAZ, Sílvio. Participação em banca de Raquel Vitorelo Iizuka.A Letra Ausente: a narrativa gráfica na internet. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação e Multimeios) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

9.
ALFELD, E.; SEGURA, C.; ANAZ, Sílvio. Participação em banca de Gabriela Pimentel Mattar.A conquista feminina nas sitcoms: Lucille Ball, Mary Tuyler Moore e Mindy Kaling. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação e Multimeios) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

10.
ANAZ, Sílvio; SOARES, R. L.; LOPES, M. R.. Participação em banca de Bruno Cordeiro Capelas.Raios e Trovões: uma biografia do Castelo ra Tim Bum. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Com Habilitação em Jornalismo) - Universidade de São Paulo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
ANAZ, Sílvio; PAGANOTTI, I.; BACCIN, A. N.; LIMA, C. C. N.. Processo seletivo discente do Programa de Mestrado Profissional em Jornalismo. 2018. FIAM-FAAM Centro Universitário.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
2o. Simpósio de Crítica de Mídia.Deslocamentos críticos: convergências e hibridismos. 2018. (Simpósio).

2.
II. Semana de Jornalismo FIAM-FAAM.Novos contextos da grande reportagem. 2018. (Encontro).

3.
IV Encontro de Comunicação e Criação em Mídias.Séries de TV complexas: processos de criação e de engajamento da audiência. 2018. (Encontro).

4.
Seminário Diálogos: Foucault eo Jornalismo.Diálogos: Foucault e o Jornalismo. 2018. (Seminário).

5.
Cartografias da Crítica.Critérios sob juízo: (in)definição dos conceitos de metacrítica a partir de sua meta. 2017. (Seminário).

6.
Cartografias da Crítica.Criando séries televisivas complexas. 2017. (Encontro).

7.
III Encontro do Grupo de Pesquisa Comunicação e Criação nas Mídias.Imaginário compartilhado e processos de criação na indústria do audiovisual. 2017. (Encontro).

8.
Jornada das Utopias.Criando séries televisivas complexas. 2017. (Oficina).

9.
IX Simpósio Nacional ABCiber.Imagens arquetípicas de democracia e liberdade em webséries. 2016. (Simpósio).

10.
16. Encontro Internacional de Pragmatismo.A construção do imaginário do amor romântico no pop-rock brasileiro e o raciocínio diagramático de Peirce. 2015. (Encontro).

11.
6th International Conference on the Image. The Archetypal Images Produced by the Science-Technology Imaginary in the Mass Culture. 2015. (Congresso).

12.
Congresso Internacional de Comunicação e Consumo - Comunicon 2015. Representação da ciência e da tecnologia na cultura pop: o imaginário científico que emerge dos produtos midiáticos. 2015. (Congresso).

13.
Sixth International Conference on the Image. The Archetypal Images in the Scientific and Technological Imaginary of Mass Culture. 2015. (Congresso).

14.
XXXVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO- INTERCOM. Matrizes arquetípicas da cultura midiática: o imaginário científico-tecnológico do cinema mainstream. 2015. (Congresso).

15.
II Simpósio Linguagem e Prática MIdiática.O sucesso do arquétipo do herói vigilante: a salvação através da ciência, tecnologia e ética na trilogia cinematográfica ?O Cavaleiro das Trevas?. 2014. (Simpósio).

16.
1. Colóquio de Comunicação e Semiótica.A comunicaçào do amor românctico no pop-rock brasileiro. 2013. (Seminário).

17.
FILE Symposium 2013.Imagens eletrônicas e as subversões dos sentidos nos videoclipes. 2013. (Simpósio).

18.
I Encontro de Pesquisa do CCM.O papel do compositor da canção midiática como catalisador de processos de identificação cultural. 2013. (Encontro).

19.
IX Seminário Internacional Imagens da Cultura/Cultura das Imagens.Imagens eletrônicas e as subversões dos sentidos nos videoclipes. 2013. (Seminário).

20.
Conferência Comunicação e Medialidade. 2012. (Outra).

21.
Congresso Internacional de Comunicação e Consumo. O imaginário urbano da canção pop e a formação das identidades culturais entre os jovens. 2012. (Congresso).

22.
Encontro Internacional de Pragmatismo.Semiótica peirciana aplicada ao erstudo do imaginário da canção popular. 2012. (Encontro).

23.
Festival Internacional de LInguagem Eletrônica - FILE SYMPOSIUM.Transcriação do herói noir no videogame. 2012. (Simpósio).

24.
Understanding Marshall McLuhan. 2012. (Seminário).

25.
Universalismo e Diversidade na Comunicação e na Cultura. 2012. (Outra).

26.
XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste. Imperialismo Cultural: a Falibilidade do Paradigma Clássico da Comunicação. 2012. (Congresso).

27.
Dilemas da comunicação contemporânea: as redes sociais, o consumo, a sexualidade e a informação. 2011. (Seminário).

28.
7. Seminário de Pesquisa Comunicação e Semiótica.IMAGINÁRIOS COMPARTILHADOS: A INFLUÊNCIA DA CANÇÃO POPULAR INTERNACIONAL NO PROCESSO DE CRIAÇÃO DO COMPOSITOR BRASILEIRO. 2010. (Seminário).

29.
Mostra de Pós-Graduação. Comunicação oral do artigo A cultura pop como herança pós-moderna. 2004. (Congresso).

30.
VIII Mostra de Pós-Graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie.Comunicação oral do artigo Elementos Dialógicos na letra da canção Televisão. 2004. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ANAZ, Sílvio. 2o. Simpósido de Crítica da Mídia. 2018. (Congresso).

2.
ANAZ, Sílvio. Smart: um apesquisa sobre a Internet. 2015. (Outro).

3.
ANAZ, Silvio Antonio Luiz. I Encontro de Pesquisas CCM: imaginários da criação. 2013. (Outro).

4.
ANAZ, Silvio Antonio Luiz. Seminário de Pesquisa de Comunicação e Semiótica. 2012. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Gérson Victor dos Santos. Jornalismo de cultura pop japonesa na era digital. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Jornalismo) - FIAM-FAAM Centro Universitário. (Orientador).

2.
Daniele de Jesus Motta da Silva. Jornalista da geração Y e seu legado. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Jornalismo) - FIAM-FAAM Centro Universitário. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Maíra Melo Silva. Ela surfa como homem: estereótipos e preconceitos enfrentados pelas mulheres nas arrebentações. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - FIAM-FAAM Centro Universitário. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Gabrela Cristina da Silva. O jornalismo na propagação da ideologia do Estado Islâmico. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação Social - Jornalismo) - FIAM-FAAM Centro Universitário. Orientador: Sílvio Antonio Luiz Anaz.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
20ANAZ, Silvio Antonio Luiz2012ANAZ, Silvio Antonio Luiz. Perdas e ganhos da poética da canção popular na linguagem do videoclipe. Boitatá, v. 14, p. 82-94, 2012.

2.
17ANAZ, Sílvio2014ANAZ, Sílvio. O imaginário da canção midiática como vetor de identificação cultural. Sessões do Imaginário (Impresso), v. 18, p. 48-56, 2014.

3.
18ANAZ, Sílvio2014ANAZ, Sílvio. O herói-playboy das canções midiáticas da Jovem Guarda: o imaginário romântico construído por Erasmo Carlos e Roberto Carlos nos anos 1960. Revista Comunicação Midiática, v. 9, p. 36-55, 2014.

4.
15ANAZ, Sílvio2015ANAZ, Sílvio. A erotização do imaginário do pop-rock brasileiro nas canções de Rita Lee. Música Popular em Revista, v. 1, p. 80-100, 2015.

5.
10ANAZ, Sílvio2014ANAZ, Sílvio; CERETTA, F. M. . Ciência e tecnologia no imaginário de The Big Bang Theory: das imagens arquetípicas à atualização de mitos e estereótipos na 'Era do Conhecimento'. REVISTA FAMECOS (ONLINE), v. 21, p. 647-674, 2014.

6.
16ANAZ, Sílvio2014ANAZ, Sílvio; AGUIAR, G. ; LEMOS, L. ; FREIRE, N. ; COSTA, E. . Noções do imaginário: perspectivas de Bachelard, Durand, Maffesoli e Corbin. Revista Nexi, v. 1, p. 5-5, 2014.

7.
14ANAZ, Sílvio2015ANAZ, Sílvio. O imaginário do amor romântico na canção midiática: mapeamento dos elementos simbólicos do amor romântico no pop-rock internacional e brasileiro. Revista Brasileira de Musica (Rio de Janeiro. 1934), v. 27, p. 20-40, 2015.

8.
21ANAZ, Sílvio2015ANAZ, Sílvio. O imaginário na canção popular: um estudo semiótico dos elementos simbólicos presentes nos gêneros musicais midiáticos. Revista Brasileira de Estudos da Canção, v. 6, p. 14-27, 2015.

9.
13ANAZ, Sílvio2016ANAZ, Sílvio. The Archetypal Images in the Scientific and Technological Imaginary in the Mass Culture. THE INTERNATIONAL JOURNAL OF THE IMAGE, v. 7, p. 13-23, 2016.

10.
11ANAZ, Sílvio2016 ANAZ, Sílvio. O sucesso do arquétipo do herói vigilante: ciência, tecnologia e ética na trilogia cinematográfica -O Cavaleiro das Trevas-. Comunicacao, Midia e Consumo (Online), v. 13, p. 94-111, 2016.

11.
8ANAZ, Sílvio2017ANAZ, Sílvio. Do sucesso à subversão do imaginário científico-tecnológico em filmes e séries. REVISTA COMUNICAÇÃO MIDIÁTICA (ONLINE), v. 11, p. 90-104, 2017.

12.
7ANAZ, Sílvio2017ANAZ, Sílvio. O arcaico e o contemporâneo em sense8: representações arquetípicas da diversidade. In Texto (UFRGS. Online), v. 1, p. 77-98, 2017.

13.
9SOARES, R. L.2017SOARES, R. L. ; ANAZ, Sílvio . O mesmo e o outro em Blade Runner. TRÍADE: COMUNICAÇÃO, CULTURA E MÍDIA, v. 5, p. 98-111, 2017.

14.
6ANAZ, Sílvio2017 ANAZ, Sílvio. O sobre-humano nos imaginários cinematográficos bem-sucedidos. COMUNICACAO, MIDIA E CONSUMO (ONLINE), v. 14, p. 171, 2017.

15.
12ANAZ, Sílvio2016 ANAZ, Sílvio; CERETTA, F. M. . Remitologização contemporânea: a (re)conciliação da ciência e da magia em ?Guerra nas Estrelas?. Galáxia (São Paulo. Online), p. 130-143, 2016.


Livros e capítulos
1.
ANAZ, Silvio Antonio Luiz. Imagens eletrônicas e as subversões dos sentidos nos videoclipes. In: Arlete dos Santos Petry; Eneus Trindade; Luís Carlos Petry; Nicolás Llano Linares. (Org.). Comunicação & Antropologia Visual. 1ed.São Paulo: INMOD / PPGCOM-ECA-USP, 2014, v. 1, p. 840-853.

2.
ANAZ, Sílvio. Processo criativo no cinema mainstream na perspectiva da teoria do imaginário. In: Lucia Leão. (Org.). Processos do imaginário. 1ed.São Paulo: Képos, 2016, v. 1, p. 137-168.


Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ANAZ, Sílvio. Greek Myths Orienting the Batman's Narratives: an archeology of the imaginary in pop culture. Magazine Americana, Estados Unidos, 26 abr. 2016.


Apresentações de Trabalho
1.
ANAZ, Silvio Antonio Luiz. Dialogismo na letra da canção. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ANAZ, Silvio Antonio Luiz. Imaginários compartilhados: a influência da canção popular internacional no processo de criação do compositor brasileiro. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
ANAZ, Silvio Antonio Luiz. Imperialismo Cultural: as falibilidades do paradigma clássico da comunicação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
ANAZ, Silvio Antonio Luiz. Transcriação do herói noir no videogame. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
ANAZ, Silvio Antonio Luiz. O imaginário urbano da canção pop e a formação das identidades culturais entre os jovens. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
ANAZ, Silvio Antonio Luiz. Semiótica peirciana aplicada ao erstudo do imaginário da canção popular. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
ANAZ, Silvio Antonio Luiz. Imagens eletrônicas e as subversões dos sentidos nos videoclipes. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
ANAZ, Silvio Antonio Luiz. Imagens eletrônicas e as subversões dos sentidos nos videoclipes. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
ANAZ, Sílvio. O imaginário como catalisador dos processos de identificação cultural na canção midiática. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
ANAZ, Sílvio. A comunicação do amor romântico no pop-rock brasileiro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
ANAZ, Sílvio. O sucesso do arquétipo do herói vigilante: a salvação através da ciência, tecnologia e ética na trilogia cinematográfica ?O Cavaleiro das Trevas?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
ANAZ, Sílvio. Matrizes arquetípicas da cultura midiática: o imaginário científico-tecnológico do cinema mainstream. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
ANAZ, Sílvio. Representação da ciência e da tecnologia na cultura pop: o imaginário científico que emerge dos produtos midiáticos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
ANAZ, Sílvio. The Archetypal Images in the Scientific and Technological Imaginary of Mass Culture. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ANAZ, Silvio Antonio Luiz. Seminário de Pesquisa de Comunicação e Semiótica. 2012. (Outro).

2.
ANAZ, Silvio Antonio Luiz. I Encontro de Pesquisas CCM: imaginários da criação. 2013. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/11/2018 às 7:37:02