Dária Gorete Jaremtchuk

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7664768595521003
  • Última atualização do currículo em 19/11/2018


Professora Livre Docente pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH/USP). Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991), Mestrado (1999) e Doutorado (2004) em Artes pela Universidade de São Paulo. Pesquisadora visitante, com financiamento da FAPESP, na Brown University (2011-2012) e na Georgetown University (2017-2018). É professora de História das Artes nos cursos de graduação da EACH/USP e de Pós-graduação em Artes Visuais da ECA/USP e Estudos Culturais da EACH/USP. Em 2016, participou do Programa Ano Sabático do Instituto de Estudos Avançados (IEA/USP) com a pesquisa sobre o trânsito de artistas brasileiros para os Estados Unidos nas décadas de 1960 e 1970. Desde 2016, participa do Comitê Editorial da revista Ars. Foi selecionada pelo Programa Fulbright para a Cátedra de Estudos Brasileiros na Emory University, Atlanta, para o primeiro semestre de 2019. É autora, dentre outras publicações, do livro "Annabella Geiger: passagens conceituais" (2007) e organizou a obra "Arte e política: situações" (2010). Atualmente, realiza pesquisas dedicadas a compreender as relações culturais e artísticas entre Brasil e Estados Unidos, entre as décadas de 1960 e 1970. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Dária Gorete Jaremtchuk
Nome em citações bibliográficas
JAREMTCHUK, Dária Gorete;Jaremtchuk, D.;Jaremtchuk, D. G.;Jaremtchuk, Daria;JAREMTCHUK, Dária;JAREMTCHUK, Dária G.


Formação acadêmica/titulação


2000 - 2004
Doutorado em Artes.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Anna Bella Geiger: passagens conceituais, Ano de obtenção: 2004.
Orientador: Annateresa Fabris.
Palavras-chave: Arte conceitual; Arte brasileira da década de 1970; Anna Bella Geiger.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
1994 - 1999
Mestrado em Artes.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Jovem Arte Contemporânea no MAC da USP,Ano de Obtenção: 1999.
Orientador: João Evangelista Barbosa da Silveira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: MAC/USP; Arte desmaterializada.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
1988 - 1991
Graduação em Filosofia.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Anita Malfati: perspectiva de uma nova realidade pictórica.
Orientador: Mirian Terezinha Fonseca de Carvalho.
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.


Pós-doutorado e Livre-docência


2017
Livre-docência.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Trânsitos e política: artistas brasileiros em Nova York nas décadas de 1960 e 1970, Ano de obtenção: 2017.
Palavras-chave: exílio artístico; Arte e política; Artistas entre Brasil - Estados Unidos; História da Arte Brasileira.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes.
2011 - 2012
Pós-Doutorado.
Brown University, BROWN, Estados Unidos.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
2006 - 2007
Pós-Doutorado.
Universidad Complutense de Madrid, UCM, Espanha.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes


Atuação Profissional



Escola de Artes, Ciências e Humanidades, EACH, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

10/2014 - Atual
Ensino, Estudos Culturais, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Disciplina ESC5741 1| Trânsitos de Artistas Visuais Brasileiros para Nova York nas Décadas de 1960 e 1970
02/2011 - Atual
Ensino, Têxtil e Moda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Disciplina ACH2668 1 | História da Arte Contemporânea
Disciplina ACH2737 1 | Situação das Artes Contemporâneas
Disciplina ACH0172 1 | Arte, Literatura e Cultura - Arte Contemporânea
02/2005 - Atual
Ensino, Têxtil e Moda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Disciplina ACH0032 1 | Arte, Literatura e Cultura no Brasil
Disciplina ACH0032 2 | Arte, Literatura e Cultura no Brasil
Disciplina ACH0041 1| Resolução de Problemas I
Disciplina ACH0051 2 | Estudos Diversificados I
Disciplina ACH0052 2 | Estudos Diversificados II
Disciplina ACH3566 1 | Cultura e Política na Sociedade Contemporânea
Disciplina ACH3598 1 | Políticas da Cultura

ECA/USP, ECA/USP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador

Atividades

07/2012 - Atual
Ensino, Artes Plásticas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Disciplina CAP0287 1 | Laboratório de História, Crítica e Teoria da Arte
03/2007 - Atual
Ensino, Artes Visuais, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Disciplina CAP5131 1| Arte e Política: Situações na Década de 1970
Disciplina CAP5501 1| Trânsitos e Exílio: Artistas Brasileiros em Nova York nas Décadas de 1960 e 1970
Disciplina CAP5046 1| Fotografia e museu: perpectivas da absorção da fotografia e da imagem fotográfica dos anos de 1960/1970 pelos museus de arte de São Paulo - Ministrada com Profº Dr. Domingos Tadeu Chiarelli
Disciplina CAP5231 1| Heterogeneidade nas Poéticas Conceituais

Universidad Complutense de Madrid, UCM, Espanha.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Nenhum
Outras informações
Ministrou um curso no Magister Universitario en Teoría y Práctica de las Artes Plásticas Contemporáneas. Facultad de Bellas Artes. Departamento de Pintura.


Ministerio de Educacion Y Ciencia, MECESP*, Espanha.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador

Atividades

01/2006 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Mecesp, .


Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 2005
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12

Atividades

2/2000 - 1/2005
Ensino, Cinema e Rádio Tv, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Arte
1/1998 - 1/2005
Direção e administração, Pós Graduação, Curso Pós Graduação História da Arte.

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
3/1996 - 1/2005
Ensino, História da Arte, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
História da Arte

Brown University, BROWN, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Advisory Board, Enquadramento Funcional: Advisory Board of the Opening the Archives Pr



Linhas de pesquisa


1.
Arte y política: Argentina, Brasil, Chile y España, 1985-2004

Objetivo: En este sentido, el proyecto Arte y política, Argentina, Brasil, Chile y España, 1989-2004 pretende analizar, de forma interdisciplinar y con la participación de investigadores de los cuatro países, las alteraciones producidas en la relación arte/política -la propia comprensión de ambas acepciones en la economía de las sociedades del conocimiento- y las formas que éstas han podido adquirir en las experiencias de cada uno de estos países, en el período crítico en el que las interpretaciones modernas de esta relación han dado paso a una extraordinaria proliferación de comprensiones y actuaciones; desde las expresamente políticas en relación al espacio social y urbano o a lo visual-comunicativo, las políticas de identidad, las estrategias de desocultamiento y resistencia, la crítica de los mecanismos locales o domésticos de elaboración discursiva, etc. ; y por otra parte el papel de las instituciones artísticas, de las políticas y las programaciones expositivas, culturales y editoriales que han pugnado en diferentes ámbitos de los mercados del arte..
Palavras-chave: Arte e política.


Projetos de pesquisa


2013 - 2016
"Trânsitos e Políticas: artistas brasileiros em Nova York durante a ditadura civil-militar no Brasil
Descrição: O projeto pretende caracterizar o trânsito dos artistas visuais brasileiros para os Estados Unidos como uma experiência conjunta com fatores históricos comuns e não apenas a partir de perspectivas individuais desconectadas entre si. É possível, no recorte histórico aqui proposto, localizar um conjunto de ações praticadas por intuições norte-americanas que não parece casual. Ao contrário, elas fazem parte de uma política deliberada e sistemática: atrair e facilitar o trânsito de artistas, acadêmicos e intelectuais brasileiros para os Estados Unidos. Deve-se considerar que, além de viverem a realidade do deslocamento, os artistas (objeto aqui de análise) receberam pouco reconhecimento profissional no meio norte-americano. Em muitos casos, os processos poéticos sofreram pausas devido às raras oportunidades de exibição e às difíceis condições de produção. Essa pesquisa estrutura-se a partir de três eixos temáticos: a) análise das ? políticas de atração? promovidas pelo governo dos Estados Unidos, sobretudo, após 1961, período em que se intensificou esse trânsito; b) caracterização dos tipos de trânsito durante as décadas de 1960 e 1970 (aqui se problematizará o uso do termo exílio para esses casos); c) estudo da cena artística de Nova York e a inserção dos brasileiros dentro dela..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
?Trânsitos e política: artistas brasileiros em Nova York durante as décadas de 1960 e 1970l?
Descrição: O projeto pretende caracterizar o trânsito dos artistas visuais brasileiros para os Estados Unidos como uma experiência conjunta com fatores históricos comuns e não apenas a partir de perspectivas individuais desconectadas entre si. É possível, no recorte histórico aqui proposto, localizar um conjunto de ações praticadas por intuições norte-americanas que não parece casual. Ao contrário, elas fazem parte de uma política deliberada e sistemática: atrair e facilitar o trânsito de artistas, acadêmicos e intelectuais brasileiros para os Estados Unidos. Deve-se considerar que, além de viverem a realidade do deslocamento, os artistas (objeto aqui de análise) receberam pouco reconhecimento profissional no meio norte-americano. Em muitos casos, os processos poéticos sofreram pausas devido às raras oportunidades de exibição e às difíceis condições de produção. Essa pesquisa estrutura-se a partir de três eixos temáticos: a) análise das ?políticas de atração? promovidas pelo governo dos Estados Unidos, sobretudo, após 1961, período em que se intensificou esse trânsito; b) caracterização dos tipos de trânsito durante as décadas de 1960 e 1970 (aqui se problematizará o uso do termo exílio para esses casos); c) estudo da cena artística de Nova York e a inserção dos brasileiros dentro dela..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2009
Arte y política: Argentina, Brasil, Chile y España, 1989-2004
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2015 - Atual
Periódico: ARS (São Paulo)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas/Especialidade: História da Arte.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas/Especialidade: Arte contemporânea.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2016
Ano Sabático, Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP).
2010
Bolsa Produtividade, CNPQ.
2009
Bolsa Movilidad de profesores e investigadores Brasil-España, Fundación Carolina.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
Fabris, Annateresa  Data: 01/10/2005

Artigos completos publicados em periódicos

1.
Jaremtchuk, Daria2018Jaremtchuk, Daria. Os prêmios no IBEU do Rio de Janeiro: construindo uma imagem positiva dos Estados Unidos no meio das artes. CONCINNITAS (ONLINE) (RIO DE JANEIRO), v. 1, p. 250-275-275, 2018.

2.
JAREMTCHUK, Dária Gorete2017JAREMTCHUK, Dária Gorete. Art Systems: Brazil and the 1970s. The Hispanic American Historical Review, v. 97, p. 180-181, 2017.

3.
Jaremtchuk, D.2017Jaremtchuk, D.. Arte, política e geopolítica nos anos 1960. MODOS, v. 1, p. 45-57-57, 2017.

4.
JAREMTCHUK, Dária2017JAREMTCHUK, Dária. -Tudo o que fiz antes, considero um prólogo-. ARS (SÃO PAULO), v. 15, p. 7-15, 2017.

5.
JAREMTCHUK, Dária2017JAREMTCHUK, Dária. Abdias do Nascimento nos Estados Unidos: um -pintor de arte negra-. Estudos Avançados, v. 32, p. 263-292, 2017.

6.
JAREMTCHUK, Dária2016 JAREMTCHUK, Dária. -Exílio artístico- e fracasso profissional: artistas brasileiros em Nova Iorque nas décadas de 1960 e 1970. ARS (São Paulo), v. 14, p. 283, 2016.

7.
Jaremtchuk, D.2014Jaremtchuk, D.. Horizon de l?exode : l?insertion d?artistes brésiliens à New York. Bresil(s), v. 5, p. 105-124, 2014.

8.
Jaremtchuk, D.2014Jaremtchuk, D.. Horizontes do êxodo: artistas brasileiros em Nova York. Revista VIS (UnB), v. 13, p. 1-23, 2014.

9.
JAREMTCHUK, Dária Gorete2008JAREMTCHUK, Dária Gorete. Experiências em Nova Iorque na década de 1970. ARS (USP), v. 6, p. 104-113, 2008.

10.
JAREMTCHUK, Dária Gorete2007JAREMTCHUK, Dária Gorete. Ações políticas na arte contemporânea brasileira. Concinnitas (Rio de Janeiro. Impresso), v. 01, p. 87-95, 2007.

11.
JAREMTCHUK, Dária Gorete2006JAREMTCHUK, Dária Gorete. Espaços de resistência: MAM do Rio de Janeiro, MAC/USP e Pinacoteca do Estado de São Paulo. Cadernos de Pós-Graduação da UNICAMP, v. 8, p. 91-98, 2006.

12.
JAREMTCHUK, Dária Gorete2003JAREMTCHUK, Dária Gorete. Anna Bella Geiger: entre a arte e a política. A Cidade em Imagens - Cadernos de Antropologia e Imagem, Rio de janeiro, v. 16, p. 35-45, 2003.

13.
JAREMTCHUK, Dária Gorete2003JAREMTCHUK, Dária Gorete. Exposição em processo: a VI Jovem Arte Contemporânea. FACOM. Revista de Comunicação da FAAP, São Paulo, v. 11, p. 23-28, 2003.

14.
JAREMTCHUK, Dária Gorete2002JAREMTCHUK, Dária Gorete. Arte Moderna: identidades entre a crítica e o discurso psiquiátrico. FACOM. Revista de Comunicação da FAAP, São Paulo, v. 10, p. 19-21, 2002.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
JAREMTCHUK, Dária Gorete; RUFINONI, P. (Org.) . Arte e política: situações. São Paulo: Alameda, 2010. 231p .

2.
JAREMTCHUK, Dária Gorete. Anna Bella Geiger: Passagens Conceituais. Belo Horizonte: C/Arte/EDUSP/FAPESP, 2007. v. 1. 180p .

Capítulos de livros publicados
1.
Jaremtchuk, Daria. ??Exil artistique?: les artistes plasticiens brésiliens aux États-Unis pendant la dictature militaire?. In: GREEN, James; SCHPUN, Mônica. (Org.). 1964. La dictature brésilienne et son legs. 1ªed.Paris: Le Poisson Volant Éditeur, 2018, v. , p. 255-278.

2.
Jaremtchuk, Daria. Exilio artistico: artistas brasileños en Nueva York durante la dictadura. In: David Martín López. (Org.). Dolor, represión y censura política en la cultura del siglo XX. 1ed.Granada: Libargo, 2017, v. , p. 141-153.

3.
Jaremtchuk, D.; JORDAO, F. . Paulo Bruscky em Movimento. In: Dária Jaremtchuk; Fabrícia Jordão. (Org.). Paulo Bruscky em Movimento. 01ed.São Paulo: , 2014, v. , p. 20-33.

4.
Jaremtchuk, D.. Notas sobre artes visuais contemporâneas. In: Maria de Fátima Morethy Couto; Sylvia Helena Furegatti. (Org.). Espaços da arte contemporânea. 1ªed.São Paulo: Alameda Casa Editorial, 2013, v. 1, p. 67-81.

5.
COUTO, Maria de Fátima Morethy ; OLIVEIRA, E. D. G. ; JAREMTCHUK, Dária Gorete . MAC do Zanini: o museu crítico do museu. In: Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de ; Couto, Maria de Fátima Morethy. (Org.). Instituições da Arte. 1ªed.Porto Alegre: Editora Zouk, 2012, v. , p. 69-86.

6.
JAREMTCHUK, Dária Gorete. Poéticas conceituais e espaços expositivos: algumas experiências. In: Campos, Marcelo; Berbara, Maria. (Org.). História da Arte: ensaios contemporâneos. 1ªed.Rio de Janeiro: EdUERJ, 2011, v. , p. 203-213.

7.
JAREMTCHUK, Dária Gorete. Encuentros entre las artes visuales y la política. In: Josu Larrañaga Altuna. (Org.). Arte Y política: Argentina, Brasil, Chile y España, 1989-2004. Madri: UCM Editorial Complutense, 2010, v. , p. 231-249.

8.
CHIARELLI, D. T. ; FARIAS, A. A. C. ; COUTO, Maria de Fátima Morethy ; FABRIS, A. ; JAREMTCHUK, Dária Gorete . Autorretrato e ditadura: notas sobre o corpo na arte brasileira. In: Jaremtchuk, Dária; Rufinoni, Priscila. (Org.). Arte e política: situações. São Paulo: Alameda, 2010, v. , p. 135-153.

9.
JAREMTCHUK, Dária Gorete. Desconstruções alegóricas de Anna Bella Geiger. In: Alexandre Santos; Maria Ivone dos Santos. (Org.). A fotografia nos processos artísticos contemporâneos. Porto Alegre: Unidade Editorial da Secretaria Municipal da Cultura: Editora da UFRGS, 2004, v. , p. 137-143.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
JAREMTCHUK, Dária. Artistas brasileiros em Nova York durante a ditadura brasileira. Select. Arte e Cultura Contemporânea, São Paulo, p. 42 - 43, 09 ago. 2016.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Jaremtchuk, D.; GREEN, J. . Trânsitos e política: artistas brasileiros em Nova Iorque durante a ditadura civil-militar no Brasi. In: Seminário Internacional Brasileiros e Brasilianistas: novas gerações, novos olhares: uma homenagem a Emilia Viotti da Costa, 2014, São Paulo. Anais Brasileiros e Brasilianistas: novas gerações, novos olhares: uma homenagem a Emilia Viotti da Costa. São Paulo: Arquivo Público do Estado de São Paulo, 2014. p. 125-131.

2.
JAREMTCHUK, Dária; DOLINKO, S. . O Itamaraty e as artes: a criação do Brazilian-American Cultural Institut. In: XV Jornadas CAIA - VII Congreso Internacional de Teoria e Historia de las Artes, 2013, Buenos Aires. Las redes del arte: intercambios, procesos y trayectos en la circulación de las imágenes. Buenos Aires: Centro Argentino de Investigadores de Artes - CAIA, 2013. p. 111-122.

3.
Jaremtchuk, Daria. O ITAMARATY E AS ARTES: A CRIAÇÃO DO BRAZILIAN-AMERICAN CULTURAL INSTITUT (1964-2007). In: Encontro Nacional ANPAP 2013, 2013, Belém. Anais do 22º Encontro Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas: Ecossistemas Estéticos. Belém: ANPAP;PPGARTES/ICA/UFPA, 2013. p. 1887-1897.

4.
JAREMTCHUK, Dária Gorete. Trânsitos e política: artistas brasileiros em Nova York durante a ditadura civil-militar no Brasil. In: LASA - Latin American Studies Association, 2012, San Francisco. LASA 2012, 2012.

5.
Jaremtchuk, D.. A Bienal de São Paulo no contexto da Guerra Fria. In: Anais do Colóquio do Comite Brasileiro de História da Arte, 2012, Brasília. Direções e Sentidos da História da Arte, 2012. p. 1591-1604.

6.
JAREMTCHUK, Dária Gorete. Nova York: rota para os artistas brasileiros na década de 1970. In: XXVIII Colóquio do Comitê de História da Arte, 2008, Rio de Janeiro. XXVIII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, 2008.

Apresentações de Trabalho
1.
Jaremtchuk, Daria. Estéticas do exílio artístico. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
Jaremtchuk, Daria. Trip to nowhere: Hélio Oiticica em Nova York. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
JAREMTCHUK, Dária Gorete. A matéria, o processo e o tempo: experiências poéticas nas décadas de 1960 e 1970. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
Jaremtchuk, Daria. Dossiê Hélio Oiticica. São Paulo: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, 2017 (Organização de Dossiê - Revista Ars).

2.
Jaremtchuk, D.. A prática fotográfica de Paulo Bruscky. Recife: Amparo Sessenta, 2014 (Artigo de catálogo de exposição).

3.
JAREMTCHUK, Dária Gorete. Notas sobre a arte, bolsas e muses. Fundação Cultural de Curitiba, 2009 (Artigo de catálogo de exposição).

4.
JAREMTCHUK, Dária Gorete. Solilóquios sobre o mar. Vitória: Secretaria Municipal de Cultura de Vitória, 2005 (Artigo de catálogo de exposição).


Demais tipos de produção técnica
1.
JAREMTCHUK, Dária Gorete. Trânsitos e exílios: artistas brasileiros nos Estados Unidos durante a ditadura militar no Brasil. 2012. (Relatório de pesquisa).

2.
JAREMTCHUK, Dária Gorete. Arte contemporânea: entre poética e política. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
JAREMTCHUK, Dária Gorete. Arte e política na produção contemporânea Brasil e Espanha: vertentes conceituais e desmaterializadas. 2007. (Relatório de pesquisa).

Demais trabalhos
1.
JAREMTCHUK, Dária Gorete. Parecer sobre artigo.. 2005 (Demais trabalhos relevantes) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
VERAS, E.; ZIELINSKY, M.; Jaremtchuk, D.. Participação em banca de Fernanda Soares da Rosa. Claudio Goulart: o arquivo como memória. 2018. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
Jaremtchuk, D.; VERAS, E.. Participação em banca de Thaís Franco. Não é bem assim. Vertentes da ironia na arte de Patrício Farias. 2018. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

3.
Jaremtchuk, D.; AGUILAR, Nelson; VALADAO, C.. Participação em banca de Gabriela Cristina Lodo. A I Bienal Latino-Americana de São Paulo. 2014. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

4.
CHIARELLI, D. T.; CEDILLO, R. M. B.; Jaremtchuk, D. G.. Participação em banca de Lina Alves Arruda. Estratégias descontrutivas: a crítica feminista da representação. 2013. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - ECA/USP.

5.
CHIARELLI, D. T.; RUFINONI, P.; Jaremtchuk, D. G.. Participação em banca de Vivian Palma Braga dos Santos. A arte da elaboração: poéticas artísticas contemporâneas como espaços para a construção de memórias. 2013. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - ECA/USP.

6.
ANDRADE, M. C. R.; FARIAS, A. A. C.; Jaremtchuk, D.. Participação em banca de André Feliciano. A natureza fotográfica da arte. 2013. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - ECA/USP.

7.
Santos, Alexandre; Carvalho, Ana Maria Albani de; Zielinsky, Mônica; JAREMTCHUK, Dária Gorete. Participação em banca de Camila Monteiro Schenkel. Distensões da imagem: um estudo sobre as relações entre fotografia e texto no trabalho de Vera Chaves Barcellos e Rosângela Rennó. 2011. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

8.
COUTO, Maria de Fátima Morethy; VALLE, M. A. A.; JAREMTCHUK, Dária Gorete. Participação em banca de Andréia Maria Farah Vicente. A morte da pintura em questão: a obra de João Câmara e Siron Franco nas décadas de 1960/1970. 2009. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

9.
Kathia Castilho; Jofre Silva; JAREMTCHUK, Dária Gorete; Dária Jaremtchuk. Participação em banca de Mário Sérgio Cândido. Bem ditas estampas de camiseta: uma atividade do design. 2009. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Anhembi Morumbi.

10.
CHEREM, R. M.; FRANZ, T. S.; JAREMTCHUK, Dária Gorete. Participação em banca de Deborah Alice Bruel Gemin. Caetano de Almeida: injunções da alegoria na arte contemporânea. 2008. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

11.
COUTO, Maria de Fátima Morethy; AGUILAR, Nelson; JAREMTCHUK, Dária Gorete. Participação em banca de Renata Cristina de Oliveira Maia Zago. Os Salões de Arte Contemporânea de Campinas. 2007. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

Teses de doutorado
1.
GIANNOTTI, M.; ALMEIDA, J. G. M.; WISNIK, G. T.; CAYSES, J. B. V.; JAREMTCHUK, Dária. Participação em banca de Deborah Alice Bruel Gemin. Museu Oscar Niemeyer: uma história em três relatos e suas ficções. 2017. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - ECA/USP.

2.
MACHADO JUNIOR, R.; SILVA, M. A.; JAREMTCHUK, Dária. Participação em banca de Theo Costa Duarte. O cinema de vanguarda em diálogo com as artes visuais: contrastes em experiências brasileiras e norte-americanas (1967-1971). 2017. Tese (Doutorado em Meios e processos audiovisuais) - ECA/USP.

3.
BETHONICO, M. M.; Jaremtchuk, D.; GUIMARAES, C.; TURNER, D. L.; NOVA, V. C.. Participação em banca de Rodrigo Freitas Rodrigues. Intermitências da Imagem: um diálogo. 2016. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
SANTANNA, D. B.; MARINS, P. C. G.; Jaremtchuk, D. G.. Participação em banca de Francis Marcio Alves Manzoni. Passagens da Biblioteca Central ao Centro Cultural São Paulo (1975-1985). 2015. Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

5.
MUBARAC, L. C.; ALVES, C.; Jaremtchuk, D. G.; BUTTI, M. F.; ARAUJO, G. M. N.. Participação em banca de Andréa Paula Pereira Tavares. Curso de desenho por correspondência. 2015. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - ECA/USP.

6.
COUTO, Maria de Fátima Morethy; OLIVEIRA, E. D. G.; Jaremtchuk, Daria; FABRINI, R. N.; FARINA, M. M.. Participação em banca de Renata Cristina de Oliveira Maia Zago. As Bienais Nacionais de São Paulo. 2013. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Estadual de Campinas.

7.
JARDIM, E. C.; DWORECKI, S. M.; BONOMI, M.; Jaremtchuk, D.; TINE, P. J.. Participação em banca de Victor Castellano. Ouvir para ver melhor: o pensamento sonoro na produção visual de Savério Castellano. 2013. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - ECA/USP.

8.
BIASIZZO, M. A. M.; TUGNY, A.; GERALDO, S. C.; JESUS, E. A.; JAREMTCHUK, Dária Gorete. Participação em banca de Inês Karin Linke Ferreira. Ficções: arte, natureza, cidade. 2012. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

9.
TAVARES, A. M. S.; MUBARAC, L. C.; Silva Seligmann, Marcio; Rolnik, Suely; JAREMTCHUK, Dária Gorete. Participação em banca de Jorge Menna Barreto. Exercícios de leitoria. 2012. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - ECA/USP.

10.
NETTO, J. T. C.; SILVA, W. S. E.; Heloisa Maria Silveira Barbuy; OLIVEIRA, L. M. B.; JAREMTCHUK, Dária Gorete. Participação em banca de Marilucia Bottallo. A mediação cultural e a construção de uma vanguarda institucional: o caso da arte construtiva brasileira. 2011. Tese (Doutorado em Ciências da Informação) - ECA/USP.

11.
Vera Pallamin; FARIAS, A. A. C.; FAVARETTO, C.; FRAYSE-PEREIRA, J.; JAREMTCHUK, Dária Gorete. Participação em banca de Luciano Bernardino da Costa. Imagem dialética e imagem crítica: fotografia e percepção na metrópole moderna e contemporânea. 2010. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de São Paulo.

12.
BRITO, E. Z. C.; Luciene Lehmkuhl; Maria de Fátima Morety Couto; MELLO, M. T. F. N.; JAREMTCHUK, Dária Gorete. Participação em banca de Emerson Dionísio Gomes de Oliveira. Memória e Arte: a (in)visibilidade dos acervos de museus de arte contemporânea brasileiros. 2009. Tese (Doutorado em História) - Universidade de Brasília.

13.
CHIARELLI, D. T.; FARIAS, A. A. C.; FABRIS, A.; COSTA, H.; JAREMTCHUK, Dária Gorete. Participação em banca de Bernadette Maria Panek. O espaço isolado da vitrine - espaço de autoria. 2008. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - ECA/USP.

Qualificações de Doutorado
1.
FAVARETTO, C.; CAVALCANTI, A. P.; Jaremtchuk, Daria. Participação em banca de Talita Trizoli. Arte, feminismo e subjetivação. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Faculdade de Educação) - USP.

2.
ANDRADE, M. C. R.; CESARINO, P. N.; Jaremtchuk, Daria. Participação em banca de Claudia Rodríguez Ponga Linhares. Sobre os vínculos entre arte e magia: a bruxa como estereótipo de artista e breve história do pensamento mágico no ocidente. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Artes Visuais) - ECA/USP.

3.
GROSSMANN, M.; MACIEL, L.; Jaremtchuk, D.. Participação em banca de Felipe Cardoso de Mello Prando. Campo neutral: ensaio para uma exposição. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Artes Visuais) - ECA/USP.

4.
MUBARAC, L. C.; ALVES, C.; Jaremtchuk, D.. Participação em banca de Andréa Paula Pereira Tavares. Curso de desenho por correspondência. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Artes Visuais) - ECA/USP.

5.
GIANNOTTI, M. G.; JAREMTCHUK, Dária; FABBRINI, R. N.. Participação em banca de Angela Varela Loeb. Papéis e video: o sentido em outro lugar. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Artes Visuais) - ECA/USP.

6.
CHIARELLI, D. T.; Jaremtchuk, D.; COSTA, H.. Participação em banca de José Mariano Klautau de Araújo Filho. A fotografia contemporânea e a poética de Miguel Rio Branco: imaterialidades do objeto, materialidades da imagem. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Artes Visuais) - ECA/USP.

7.
JARDIM, E. C.; TINE, P. J. S.; JAREMTCHUK, Dária Gorete. Participação em banca de Victor Castellano. Savério Castellano: relações entre pensamento visual e pensamento musical como poética em seu processo criativo. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Artes Visuais) - ECA/USP.

8.
FAJARDO, C. A.; REIS, P. R. O.; JAREMTCHUK, Dária Gorete. Participação em banca de Keila Kern. 29ª Bienal de São Paulo. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Artes Visuais) - ECA/USP.

9.
GOLDBERG, S. S.; CHIARELLI, D. T.; JAREMTCHUK, Dária Gorete. Participação em banca de Thais de Souza Rivitti. Mônica Nador, Rubens Mano e Ricardo Basbaum: três ensaios e uma reflexão sobre a Crítica de Arte hoje. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Artes Visuais) - ECA/USP.

10.
TOTA, A. P.; JAREMTCHUK, Dária Gorete. Participação em banca de Eduardo Silva Alves. A crise da sedução imperial - articulações entre Time Magazine e o Departamento de Estado em relação ao Brasil. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
Jaremtchuk, D.. Participação em banca de Naira Assis. Arte e mercado no Brasil: entre os anos 1980 e o panorama atual. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em ESTUDOS CULTURAIS) - Universidade de São Paulo.

2.
FIALHO, A. L.; ORTELLADO, P.; Jaremtchuk, D.. Participação em banca de Mariana Queiroz Fernandes. O programa Brasil Arte Contemporânea e seus desdobramentos: políticas públicas e mercado das artes visuais. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em ESTUDOS CULTURAIS) - Universidade de São Paulo.

3.
Jaremtchuk, D.. Participação em banca de Bruno Sayão. Arte Postal na América Latina: Conexões com o MAC USP. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Estética e História da Arte) - USP.

4.
CHIARELLI, D. T.; ESPADA, H.; JAREMTCHUK, Dária G.. Participação em banca de André Pitol. "Ask me to send these photos to you": trabalhos de Alair Gomes no circuito norte-americano. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Artes Visuais) - ECA/USP.

5.
TAVARES, A. M. S.; Jaremtchuk, Daria; MARTINS, F. C.. Participação em banca de Carlos Eduardo Monroy Guerrero. Pensamento em Re-formance. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Artes Visuais) - ECA/USP.

6.
PREVE, A. M. H.; Jaremtchuk, Daria. Participação em banca de Alline Alves Santana. Entre espaços e derivas: grupo Redimunho de investigação teatral. A construção de uma estética sertaneja. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em ESTUDOS CULTURAIS) - Universidade de São Paulo.

7.
AGUILLAR, N.; VALADAO, C.; Jaremtchuk, D.. Participação em banca de Gabriela Lobo. I Bienal Latino-Americana. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Estadual de Campinas.

8.
Vera Pallamin; GROSSMANN, M.; Jaremtchuk, D.. Participação em banca de Ana Gabriela Leirias Barbosa. Criações poético-espaciais: cartografias e práticas artísticas contemporâneas. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Artes Visuais) - ECA/USP.

9.
GOLDBERG, S. S.; RUFINONI, P. R.; JAREMTCHUK, Dária Gorete. Participação em banca de Vivian Palma Braga dos Santos. A arte da elaboração: abordagens de poéticas artísticas contemporâneas sobre traumas. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Artes Visuais) - ECA/USP.

10.
COUTO, Maria de Fátima Morethy; LAURENTIZ, S. R. F.; JAREMTCHUK, Dária Gorete. Participação em banca de Lina Alves Arruda. Estratégias desconstrutivas: a crítica feminista da representação. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Artes Visuais) - ECA/USP.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
JAREMTCHUK, Dária Gorete; PERISSINOTTO, Paula; SILVA, Cícero Inácio da. Participação em banca de Lucas Felipe Haeser. Hipergames - O Videogame entre a Hipermídia e o Entretenimento. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação, Arte e Tecnologia) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Kathia Castilho; José Jorge Boueri; JAREMTCHUK, Dária Gorete. Participação em banca de Fabiana Calil; Gustavo Miranda; José Bento; Tássia Frossard.Pesquisa de macrotendências e suas aplicações em projetos artísticos através do olhar de São Paulo: Projeto Supé. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Têxtil e Moda) - Universidade de São Paulo Leste.

2.
JAREMTCHUK, Dária Gorete. Participação em banca de Patrícia da Silva Ribeiro.Panorama da dança e música nas escolas públicas estaduais de São José dos Campos. 2008 - Universidade de São Paulo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
CHIARELLI, D. T.; MAMMI, L.; BUTI, M.; BORGES, C. S.; JAREMTCHUK, Dária Gorete. Professor Doutor - Departamento de Artes Plásticas- Área de Pintura. 2013. ECA/USP.

2.
LEITE, E.; JAREMTCHUK, Dária; CAVALCANTI, A. P.; PADOVANO, B.; ZUANON, R.. Concurso para Professor Doutor na Área de Projeto de Têxtil e Moda. 2013. Universidade de São Paulo.

3.
CHIARELLI, D. T.; Gilberto Prado; BASTOS, M. V. F.; José Spaniol; JAREMTCHUK, Dária Gorete. Professor Doutor na Área de Escultura. 2010. ECA/USP.

4.
GOLDBERG, S. S.; RUFINONI, M. R.; Silvana Barbosa Rubino; Mônica Junqueira de Camargo; JAREMTCHUK, Dária Gorete. Professor Adjunto de História da Arte Contemporânea. 2010. Universidade Federal de São Paulo.

Livre docência
1.
MARTUCCI, M.; CUGNASCA, C.; MAZZILLI, C.; NUNES, F.; Jaremtchuk, Daria. Ciências Humanas e Artes - Modelagem e Design do Vestuário. 2018. USP.

Outras participações
1.
Jaremtchuk, D. G.; DIAS, M. S.; SQUEFF, L.. Processo Seletivo para Contratação de Docente. 2013. Universidade de São Paulo.

2.
JAREMTCHUK, Dária Gorete; RUFINONI, M. R.; CHIARELLI, D. T.. Processo Seletivo para Contratação de Docente. 2011. Universidade de São Paulo.

3.
JAREMTCHUK, Dária Gorete. Seleção de Projetos Bolsa Produção para Artes Visuais - Fundação Cultural de Curitiba. 2007. Fundação Cultural de Curitiba.

4.
JAREMTCHUK, Dária Gorete; COCCHIARALE, Fernando; CIRILLO, José; MORGADO, Juliana; LINDENBERG, Maria Helena. 7 Salão do Mar. 2006. Casa Porto das Artes Plásticas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XIV BRASA - Congresso Internacional da Associação de Estudos Brasileiros. Trip to nowhere: Hélio Oiticica in New York. 2018. (Congresso).

2.
Colóquio do Comite Brasileiro de História da Arte.Trip to nowhere: Hélio Oiticica em Nova York. 2017. (Seminário).

3.
VII Simpósio Internacional de Estudos "Brasilianistas". Brasil-França_Estados Unidos: novos olhares, novas perspectivas".Deslocamentos: arte e artistas entre França e Estados Unidos. 2016. (Simpósio).

4.
XIII BRASA. Exílio Artístico como Espaço de Fracasso Profissional. 2016. (Congresso).

5.
XXXIV LASA - Latin American Studies Association. A instrumentalização das artes: O Brazilian-American Cultural Institute em Washington D.C.. 2016. (Congresso).

6.
XXXVI Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte.Poéticas do ?exílio artístico?. 2016. (Seminário).

7.
LASA - Latin American Studies Association. Exílio artístico? Artistas visuais brasileiros nos Estados Unidos durante o regime militar. 2015. (Congresso).

8.
XXVIII ANPUH.Um certo Brasil em Washington: a criação do Brazilian-American Cultural Institute (1964- 2007). 2015. (Simpósio).

9.
1964: La dictature brésilienne et son legs.Les manifestations artistiques d'opposition à la dictature brésilienne. 2014. (Simpósio).

10.
A cultura e as artes no regime militar.O fluxo de artistas visuais para os Estados Unidos. 2014. (Seminário).

11.
Autour des exils.Artistas exilados e suas produções. 2014. (Outra).

12.
Brazil: from dictatorship to democracy.Forms of cultural resistance. 2014. (Simpósio).

13.
II Jornada de Filosofia Política na UnB.?Exílio artístico? Artistas visuais brasileiros nos Estados Unidos durante o regime militar. 2014. (Seminário).

14.
O Golpe de 1964 e a onda autoritária na América Latina.As artes e os regimes autoritários. 2014. (Simpósio).

15.
XVII Congreso Internacional de AHILA. ?Exílio artístico? Artistas visuais brasileiros nos Estados Unidos durante o regime militar,?. 2014. (Congresso).

16.
Arte Estado: possíveis relações entre o sistema das artes e as políticas culturais no períodod da ditadura civil-militar.O artista e o Estado autoritário. 2013. (Encontro).

17.
CAIA - VII Congreso Internacional de Teoría e Historia de las Artes. El Itamaraty y las artes: la creación del Brazilian-American Cultural Institute 1964-2007. 2013. (Congresso).

18.
LASA - Latin American Studies Association. Sala Escura da Tortura: Grupo Denúncia e outras manifestações artistas contrárias à ditadura brasileira. 2013. (Congresso).

19.
XXXIII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte.CONTRABIENAL: exposição impressa ou manifesto político?. 2013. (Outra).

20.
Brasileiros e brasilianistas. Novas gerações....Trânsitos e política: artistas brasileiros em Nova York. 2012. (Seminário).

21.
LASA - Latin American Studies Association. Trânsitos e política: artistas brasileiros em Nova York durante a ditadura civil-militar no Brasil. 2012. (Congresso).

22.
Trânsito e política: artistas brasileiros nos Estados Unidos nas décadas de 1960 e 1970.Trânsito e política: artistas brasileiros nos Estados Unidos nas décadas de 1960 e 1970. 2012. (Outra).

23.
XXXII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. A Bienal de São Paulo no contexto da Guerra Fria. 2012. (Congresso).

24.
O Todo e a parte.Verdade, política e arte (Mesa dentro do evento). 2011. (Outra).

25.
Seminário de Pesquisa em Artes Visuais do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais - Instituo de Artes / UFRGS.Entre Artes: Ai Weiwei. 2011. (Outra).

26.
Sempre às quintas.MAC/USP e Pinacoteca na década de 1970: espaços de resitência?. 2011. (Encontro).

27.
Colóquio História da Arte: Ensaios Contemporâneos.Poéticas conceituais e espaços expositivos: algumas experiências. 2010. (Outra).

28.
V Seminário Arte, Cultura e Fotografia.A prática fotográfica de Paulo Bruscky. 2010. (Seminário).

29.
XXX Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. A matéria, o processo e o tempo: experiências poéticas nas décadas de 1960 e 1970. 2010. (Congresso).

30.
XXVIII Colóquio do Comitê de História da Arte.Nova York: rota para os artistas brasileiros na década de 1970. 2008. (Seminário).

31.
Colóquio Espaços da Arte Contemporânea.Espaços: arte experimental e museus. 2007. (Seminário).

32.
II Seminário Arte, Cultura e Fotografia.A fotografia conceitual no Brasil. 2007. (Seminário).

33.
I Jornada de Práticas Culturais e Cidadania.Arte e identidade. 2007. (Seminário).

34.
Seminário Internacional sobre Políticas da Arte nos Anos Noventa.Arte e política: situações. 2007. (Seminário).

35.
Crítica da Crítica.Anna Bella Geiger: Passagens Conceituais. 2005. (Seminário).

36.
Seminário Avançado: Arte na contemporaneidade. IA/UNICAMP.Anna Bella Geiger - passagens conceituais. 2005. (Outra).

37.
Vanguarda e Modernidade nas Artes Brasileiras.Vanguarda e modernidade nas artes brasileiras. 2005. (Seminário).

38.
Vanguarda e Modernidade nas Artes Brasilieras.Espaços de Resistência: MAC/USP, MAM/RJ e Pinacoteca do Estado de São Paulo. 2005. (Seminário).

39.
27ª Semana de Comunicação.Arte e sociedade: os lugares do artista. 2004. (Outra).

40.
Análise crítica e histórica das artes: do moderno ao contemporâneo. Pós-graduação em Artes IA/UNICAMP.Arte Conceitual no Brasil. 2004. (Outra).

41.
II Jornadas de História Del Arte. Arte y crisis en Iberoamérica.Arte brasileira durante la dictadura militar. Años 60 e 70. 2004. (Outra).

42.
Reuniones Científicas de Personal Investigador del Departamento de Historia de América del Instituto de Historia del Centro de Humanidades del CSIC.Artistas brasileños en el periodo de la dictadura militar: Anna Bella Geiger, Barrio, Cildo Meireles. 2004. (Seminário).

43.
XXIV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte.Arte Conceitual: reavaliações. 2004. (Outra).

44.
26ª Semana de Comunicação da FACOM - FAAP.A Linguagem Fotográfica. 2003. (Outra).

45.
Máster en Cultura, Sociedad y Dasarrollo en América Latina. Universidad Autónoma de Madrid.Anna Bella Geiger, Barrio e Cildo Meireles: artistas brasileños en el periodo de la dictadura militar. 2003. (Outra).

46.
XXIII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte.A produção fotográfica de Anna Bella Geiger. 2003. (Outra).

47.
Seminário Internacional.Os livros de artista de Anna Bella Geiger. 2002. (Seminário).

48.
Seminário de Pós-graduação A História da Arte Hoje.Jovem Arte Contemporânea no MAC da USP. 2000. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Jaremtchuk, Daria. Seminário Hélio Oiticica. 2017. (Outro).

2.
CAPELATO, M. H. ; NAPOLITANO, M. ; TELES, J. A. ; Jaremtchuk, D. ; GREEN, J. . Simpósio Internacional: O Golpe de 1964 e a onda autoritária na América Latina. 2014. (Congresso).

3.
JAREMTCHUK, Dária; FLECHET, A. . Arte e Cultura no Itamaraty. 2014. (Outro).

4.
Jaremtchuk, D.; JORDAO, F. . Paulo Bruscky em Movimento. 2014. (Exposição).

5.
Jaremtchuk, D.. Foto/Linguagens: Paulo Bruscky. 2013. (Exposição).

6.
JAREMTCHUK, Dária Gorete; Sheila Cabo Geraldo . Trânsitos entre arte e política. 2010. (Outro).

7.
JAREMTCHUK, Dária Gorete. Seminário Internacional sobre Políticas da Arte nos Anos Noventa. 2007. (Outro).

8.
JAREMTCHUK, Dária Gorete. Convergências na Arte Contemporânea. 2006. (Outro).

9.
JAREMTCHUK, Dária Gorete. Vanguarda e Modernidade nas Artes Brasileiras. 2005. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Danilo Xavier. Percalços em trânsito: práticas artísticas em deslocamentos biográficos e ficcionais com RB Kitaj. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Estudos Culturais) - Escola de Artes, Ciências e Humanidades. (Orientador).

2.
Nicole Marziale. Práticas artísticas contemporâneas: participação e colaboração,. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Estudos Culturais) - Escola de Artes, Ciências e Humanidades. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Jenny Fonseca. Poéticas Decoloniais da Morte. Início: 2016. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - ECA/USP. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Nicole Palucci Marziale. Experimentos institucionais no Museu de Arte Contemporânea de Barcelona. 2018. Dissertação (Mestrado em Estudos Culturais) - USP, . Orientador: Dária Gorete Jaremtchuk.

2.
André Pitol. ?Ask me send these fotos to you?: a produção de Alair Gomes no circuito norte-americano. 2016. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - ECA/USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Dária Gorete Jaremtchuk.

3.
Ana Gabriela Leirias Barbosa. Criações poético-espaciais: cartografias e práticas artísticas contemporâneas. 2014. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - ECA/USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Dária Gorete Jaremtchuk.

4.
Vivian Palma Braga dos Santos. A ARTE DA ELABORAÇÃO: RELAÇÕES ENTRE ARTE CONTEMPORÂNEA E MEMÓRIA TRAUMÁTICA. 2013. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - ECA/USP, . Orientador: Dária Gorete Jaremtchuk.

5.
Lina Alves Arruda. Estratégias desconstrutivas: a crítica feminista da representação. 2013. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - ECA/USP, . Orientador: Dária Gorete Jaremtchuk.

6.
Fabrícia Cabral de Lira Jordão. O Núcleo de Arte Contemporânea da Universidade Federal daParaíba 1978/1985. 2012. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - ECA/USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Dária Gorete Jaremtchuk.

7.
Caroline Saut Schroeder. X Bienal de São Paulo: sob os efeitos da contestação. 2011. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - ECA/USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Dária Gorete Jaremtchuk.

8.
Angela Varela. Um percurso nos Bólides de Hélio Oiticica. 2009. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - ECA/USP, . Orientador: Dária Gorete Jaremtchuk.

Tese de doutorado
1.
Fabrícia Cabral de Lira Jordão. As atuações e contribuições institucionais de artistas e intelectuais no campo das artes visuais durante o período de redemocratização brasileira (1974-1989). 2018. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - ECA/USP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Dária Gorete Jaremtchuk.

2.
Vivian Palma Braga dos Santos. Função-historiador: Projeto Grupo Atlas e guerras civis libanesas. 2018. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - ECA/USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Dária Gorete Jaremtchuk.

3.
Vivian B. Palma dos Santos. Nos limites da verossimilhança: manufatura do historiográfico pelas artes contemporâneas. 2013. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - ECA/USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Dária Gorete Jaremtchuk.

4.
Fabrícia Jordão. As atuações e contribuições institucionais de artistas e intelectuais no campo das artes visuais durante o período de redemocratização brasileira (1974-1989). 2013. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - ECA/USP, . Orientador: Dária Gorete Jaremtchuk.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Deborah Dbruel. A arte da Fábio Noronha. 2006. 52 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História da Arte) - Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Orientador: Dária Gorete Jaremtchuk.

2.
Adriana Cristina da Silva. O estilo art déco e sua influência na arquitetura pública paulistana. 2003. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História da Arte) - Fundação Armando Álvares Penteado. Orientador: Dária Gorete Jaremtchuk.

3.
Fabia Tuchznajder Mizrahi. Um roteiro de apreciação no gabinete de papel: Museu de Arte Contemporânea : MAC/USP. 2003. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História da Arte) - Fundação Armando Álvares Penteado. Orientador: Dária Gorete Jaremtchuk.

4.
Stella Elia Martins. A Preocupação social nos murais de Clovis Graciano. 2003. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História da Arte) - Fundação Armando Álvares Penteado. Orientador: Dária Gorete Jaremtchuk.

5.
Maria Tereza Russo. UMA VISAO POETICA DE DANILO DI PRETE. 2001. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História da Arte) - Fundação Armando Álvares Penteado. Orientador: Dária Gorete Jaremtchuk.

6.
Luiz Roque Cortopassi. A QUESTAO SOCIAL EM MORRO DA FAVELA E OPERARIOS DE TARSILA DO AMARAL. 2001. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História da Arte) - Fundação Armando Álvares Penteado. Orientador: Dária Gorete Jaremtchuk.

7.
Helen Aparecida Tolaini Silveira. MATERIAL DIDATICO NA FORMA DE MULTIMIDIA. 2001. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História da Arte) - Fundação Armando Álvares Penteado. Orientador: Dária Gorete Jaremtchuk.

8.
Karin Gomes da Costa. FURIA E DECORO : NICOLAS POUSSIN, O METRE DA PINTURA FRANCESA DO SECULO XVII. 2001. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História da Arte) - Fundação Armando Álvares Penteado. Orientador: Dária Gorete Jaremtchuk.

9.
Paulo Eduardo Ruiz. A UTILIZACAO DE OBJETOS EM FOOL'S HOUSE (1962). 2000. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História da Arte) - Fundação Armando Álvares Penteado. Orientador: Dária Gorete Jaremtchuk.

10.
Nelson Rodrigues da Silva. XXIV BIENAL DE SAO PAULO : RUPTURA OU CONTINUIDADE?. 1999. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História da Arte) - Fundação Armando Álvares Penteado. Orientador: Dária Gorete Jaremtchuk.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
André Pitol. ALAIR GOMES: FOTOGRAFIA, CRÍTICA DE ARTE E DISCURSO DA SEXUALIDADE. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Plásticas) - ECA/USP. Orientador: Dária Gorete Jaremtchuk.

Iniciação científica
1.
Marina C. Zilbersztejn. Sobras e Building Cuts. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Têxtil e Moda) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Dária Gorete Jaremtchuk.

2.
Caroline Miranda Bernardo. A revista Realidade e a construção de uma nova imagem da mulher brasileira. 2010. Iniciação Científica - Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Dária Gorete Jaremtchuk.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/12/2018 às 10:30:47