Camila Mainardi

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  • Última atualização do currículo em 18/02/2018


Professora da Faculdade de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Goiás. Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP-Campus Araraquara, mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal de São Carlos, PPGAS-UFSCar, e doutora pela Universidade de São Paulo, PPGAS-USP. Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Goiás. Atualmente é pesquisadora do IMPEJ, núcleo de Etnologia Indígena do PPGAS-UFG, e colaboradora do Centro de Estudos Ameríndios (CEstA-USP). Suas áreas de atuação são etnologia indígena, teoria antropológica e antropologia da criança. Tem interesse em pesquisas sobre modos próprios de aquisição de conhecimentos, política indígena, educação e educação escolar indígena. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Camila Mainardi
Nome em citações bibliográficas
MAINARDI, C.;MAINARDI, CAMILA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Ciências Sociais.
CampusII
Samambaia
74001970 - Goiânia, GO - Brasil
Telefone: (062) 35211128


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2015
Doutorado em Antropologia Social.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Desfazer e refazer coletivos: O movimento tupi guarani, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Dominique Tilkin Gallois.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: etnologia; tupi guarani; TI Piaçaguera; movimento.
Grande área: Ciências Humanas
2007 - 2010
Mestrado em Antropologia Social.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Construindo Distanciamentos e Proximidades: Etnografia Tupi Guarani da Terra Indígena Piaçagüera/SP,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Clarice Cohn.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Etnologia Indígena.
2003 - 2006
Graduação em Ciências Sociais.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Deslocamentos Guarani no Interior Paulista: Análise da Mobilidade e dos Locais de Ocupação Tradicional.
Orientador: Prof. Dr. Paulo José Brando Santilli.


Pós-doutorado


2015 - 2017
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Etnologia Indígena.


Formação Complementar


2013 - 2013
Extensão universitária em La humanidad compartida. Procesos ontológicos en e.
Universidad Nacional Autónoma de Mexico, UNAM, México.
2010 - 2010
Preparação Pedagógica.
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, FFLCH-USP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora efetiva, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pós-doutoranda PNPD/CAPES do PPGAS/UFG

Atividades

08/2017 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Ciências Sociais, Faculdade de Ciências Sociais.

Atividade realizada
coordenadora do subprojeto PIBID Ciências Sociais.
02/2017 - Atual
Ensino, Abi - Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria social e educação II
Antropologia II
02/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências Sociais, .

Cargo ou função
Membro do Comitês de Ética em Pesquisa (CEP).
2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Ciências Sociais, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social.

2017 - Atual
Ensino, Antropologia Social, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Etnologia Indígena
2017 - Atual
Extensão universitária , Faculdade de Ciências Sociais, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social.

Atividade de extensão realizada
Conversas IMPEJ, projeto de extensão do IMPEJ, Núcleo de Etnologia Indígena do PPGAS-UFG,.
10/2015 - 12/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências Sociais, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social.

Cargo ou função
Integrante da comissão de eventos do PPGAS/UFG e do evento de extensão "Debates Cerrados".
2016 - 2016
Ensino, Educação Intercultural - Ciências da Natureza, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Conhecimentos tradicionais, patrimônio e gestão dos recursos naturais
Ritos Sociais
2015 - 2016
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Etnografias contemporâneas no mundo
Etnologia Indígena
Métodos e Técnicas de Pesquisa 1
Trabalho Final de Curso 1
08/2015 - 12/2015
Ensino, Antropologia Social, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia e política

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2015
Vínculo: colaboradora, Enquadramento Funcional: pesquisadora, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: estágio docente
Outras informações
Estágio supervisionado em docência no Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE/CAPES) junto à disciplina ?FLA0326 ­ Introdução ao Estudo do Parentesco? ministrada aos Alunos de Graduação do curso de Antropologia, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, sob supervisão do Prof. Dr. Márcio Slva.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: estágio docente
Outras informações
Estágio supervisionado em docência no Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE/CAPES) junto à disciplina ?FLA0205 ­ Antropologia III Estruturalismo? ministrada aos Alunos de Graduação do curso de Antropologia, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, sob supervisão do Prof. Dr. Renato Sztutman.


Centro de Estudos Ameríndios, CESTA-USP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: pesquisadora


Núcleo de História Indígena e do Indigenismo, NHII-USP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: colaboradora, Enquadramento Funcional: pesquisadora, Regime: Dedicação exclusiva.


Latin America Studies Association, LASA, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: associado



Linhas de pesquisa


1.
Etnografia dos conhecimentos e experimentações etnográficas
2.
Etnopolíticas, resistências e transformações epistemológicas


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Sobre diferentes contextos escolares e modos de produção de conhecimentos: Diálogos, aproximações e distanciamentos
Descrição: A partir da pesquisa em diferentes espaços educacionais, visa-se problematizar e expandir as discussões sobre diferentes regimes e modos próprios de produção de conhecimentos e de propiciar o diálogo entre antropologia e educação. Pretende-se avançar em três frentes que se relacionam: (1) as escolas indígenas e não indígenas, o que inclui a ?educação dos brancos?, (2) os cursos de formação de professores indígenas e políticas de inclusão nas Universidades, (3) os discursos sobre a cultura e da produção de materiais escritos e visuais (como vídeos, livros, álbuns, textos, entre outros), que atravessam os espaços escolares e de formação de professores..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Camila Mainardi - Coordenador / Larissa Cabral - Integrante / Cícero Lourenço Pedrosa da Silva - Integrante / Marina dos Santos Conceição - Integrante.
2016 - Atual
Histórias tupi guarani do movimento ou sobre a composição e decomposição de aldeias tupi guarani no litoral de São Paulo
Descrição: Durante a pesquisa de doutorado, atentei para o movimento tupi guarani, os processos de constituição e decomposição de coletivos a partir de diversos contextos relacionais. Abordei, além do processo de demarcação da TI Piaçaguera, os processos de formação de aldeias (acompanhando alguns deles) no interior da própria TI. Assim, descrevi o movimento indígena circunscrito a um espaço territorial, mas que, seguindo as narrativas sobre os conflitos de meus interlocutores, poderia ser expandido para outras aldeias e TIs. No âmbito do pós-doutorado, ensejo seguir as redes tupi guarani e o movimento nele implícito. A partir de Piaçaguera, irei discorrer sobre outras aldeias do litoral paulista, de modo a produzir uma etnografia das visitas. Cabe mencionar que acompanhar as visitas entre parentes iluminará formas de produção e manutenção do parentesco, o cuidado e a satisfação de vontades, assim como os modos de diferenciação que, inclusive, promovem transformações no uso do etnônimo Tupi Guarani.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
As escolas tupi guarani: Entre modos de aquisição de conhecimentos e a produção de parentesco
Descrição: A escola produz e é produzida pelas relações entre parentes. Ao tomá-la como foco, percebemos que é atravessada tanto pelo movimento atomização e conjunção de coletivos, como por modos tupi guarani de aquisição de conhecimentos. Se nos discursos sobre a obtenção de rezas o interesse pessoal, a vontade do aprendiz e a necessidade de experimentar os conhecimentos são valorizados e considerados fundamentais para que se aprenda, o mesmo ocorre no ambiente escolar. Visitamos, com isso, o debate atual sobre educação indígena e educação escolar indígena. No caso tupi guarani, as narrativas sobre a aquisição de rezas, a partir dos sonhos e estados de concentração, apontam para o fortalecimento do corpo necessário para os momentos de conflitos e de dificuldades. Tendo isso em vista, a pergunta que proponho nesta pesquisa diz respeito a como e em que medida as escolas das aldeias são indianizadas, de modo a elucidar as relações que as objetificam..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2012
Redes Ameríndias: geração e transformação de relações nas Terras-Baixas Sul-Americanas
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - Atual
Conversas IMPEJ
Descrição: O projeto de extensão desenvolvido no IMPEJ, Núcleo de Etnologia Indígena, com o objetivo de promover à comunidade conhecimentos na área de Etnologia Indígena indígena..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2015 - Atual
Debates Cerrados
Descrição: Ciclo de palestras do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFG, que tem como objetivo o fomento de discussões sobre pesquisa inéditas da antropologia de pesquisadores, professores e estudantes da UFG e de outras instituições de ensino superior..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2010 - 2011
Periódico: Cadernos de Campo (USP. 1991)
2009 - 2010
Periódico: R@U - Revista de Antropologia dos Alunos do PPGAS-UFSCar


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Etnologia Indígena.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Teoria Antropológica.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2009
Mención Especial, pelo trabalho apresentado na XVII Jornadas de Jovenes Investigadores. Concordia/Argentina.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MAINARDI, CAMILA2017 MAINARDI, CAMILA. Tupi Guarani: Entre usos e exegeses. R@U : REVISTA DE ANTROPOLOGIA SOCIAL DOS ALUNOS DO PPGAS-UFSCAR, v. 9, p. 73, 2017.

2.
MAINARDI, C.;MAINARDI, CAMILA2012MAINARDI, C.. Estrangeiros na própria terra: Presença Guarani e Estados Nacionais - resenha do livro de Clovis Antonio Brighenti. Revista de Antropologia, v. 55, p. 1153-1160, 2012.

3.
MAINARDI, C.;MAINARDI, CAMILA2010MAINARDI, C.. O papel da escola no resgate cultural dos Tupi Guarani da Terra Indígena Piaçagüera - SP. Revista Pós Ciências Sociais, v. 7, p. 45-57, 2010.

4.
MAINARDI, CAMILA2010MAINARDI, CAMILA; AQUINO, CARLOS FILADELFO DE ; ESTORNIOLO, MILENA ; GASPAR, SAMANTHA DOS SANTOS . Por uma nova leitura do Evolucionismo. Cadernos de Campo (USP. 1991), v. 19, p. 287-288, 2010.

5.
MAINARDI, C.;MAINARDI, CAMILA2009MAINARDI, C.. A Duração da Pessoa: Mobilidade, parentesco e xamanismo mbya (guarani) - Resenha do livro de Elizabeth Pissolato. Espaço Ameríndio (UFRGS), v. 3, p. 101-106, 2009.

Capítulos de livros publicados
1.
MAINARDI, C.. Entre as redes das famílias tupi guarani: ensaio sobre as categorias étnicas. In: Amanda Cristina Danaga; Edmundo Antonio Peggion. (Org.). Povos indígenas em São Paulo. Novos olhares. 1ed.São Carlos: EdUFSCar, 2016, v. , p. 269-282.

2.
MAINARDI, C.. Estratégias tupi guarani para ?se provar índio?: a relação pesquisador/pesquisado e o trabalho de campo na aldeia Piaçagüera. In: De Souza, Jakeline; Maidana, Carolina Andrea. (Org.). Antropologia dos Nativos: Estratégias sociais dos sujeitos na pesquisa. 1aed.La Plata: Edulp, 2011, v. , p. 50-64.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MAINARDI, C.. Em Defesa do Conhecimento. Casos e Caasos - Jornal do colégio Caaso, São Carlos, p. 6 - 6, 01 jun. 2008.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MAINARDI, C.. Notas sobre a produção de coletivos entre famílias tupi guarani. In: IV Congreso Latinoamericano de Antropología, 2015, Cidade do México. anais do IV Congreso Latinoamericano de Antropología, 2015.

2.
MAINARDI, C.. Tupi Guarani: Entre usos e exegeses para não indígenas. In: XI Reunião de Antropologia do Mercosul, 2015, Montevideo. anais da XI Reunião de Antropologia do Mercosul, 2015.

3.
MAINARDI, C.. O lugar da cultura: Reflexões dos professores e professoras indígenas sobre a escola indígena na TI Piaçaguera/SP. In: XI Reunião de Antropologia do Mercosul, 2015, Montevideo. anais da XI Reunião de Antropologia do Mercosul, 2015.

4.
MAINARDI, C.. Notas sobre modos de conhecer e a escola na Terra Indígena Piaçagüera ? São Paulo/Brasil. In: I Bienal Latinoamericana de Infancias y Juventudes, 2014, Bogotá. Anais da I Bienal Latinoamericana de Infancias y Juventudes, 2014.

5.
MAINARDI, C.. Famílias tupi guarani e os não indígenas: conexões múltiplas. In: XXXV Convegno Internazionale di Americanistica, 2013, Perugia. Anais do XXXV Convegno Internazionale di Americanistica, 2013.

6.
MAINARDI, C.. Redes tupi guarani: os jogos de futebol e o ?turismo? nas aldeias Piaçagüera e Nhamandu Mirĩ. In: 28a Reunião Brasileira de Antropologia, 2012, São Paulo. 28a Reunião Brasileira de Antropologia, 2012.

7.
MAINARDI, C.. Antes e depois da demarcação territorial: questões sobre a política tupi guarani. In: Tercer Congreso Latinoamericano de Antropología ALA, 2012, Santiago. Actas del Tercer Congreso Latinoamericano de Antropología ALA, 2012.

8.
MAINARDI, C.. Entre proximidades e distanciamentos: sobre as crianças tupi guarani de Piaçagüera. In: XCAAS - Congresso Argentino de Antropologia, 2011, Buenos Aires. La antropologia interpelada: nuevas configuraciones político-culturales em América latina, 2011.

9.
MAINARDI, C.. A escola para os Tupi Guarani de Piaçagüera/SP ? Brasil. In: XCAAS - Congresso Argentino de Antropologia, 2011, Buenos Aires. La antropologia interpelada: nuevas configuraciones político-culturales em América latina, 2011.

10.
MAINARDI, C.. Entre o ?mais? e o ?menos?: As crianças Tupi Guarani de Piaçaguera. In: 27a Reunião Brasileira de Antropologia, 2010, Belém/PA. 27a Reunião Brasileira de Antropologia, 2010.

11.
MAINARDI, C.. Identidade e Território Tupi Guarani: Análise etnográfica de uma aldeia do litoral sul do estado de São Paulo/Brasil. In: II Reunião Equatorial de Antropologia e XI Reunião de Antropólogos do Norte-Nordeste, 2009, Natal. Direito, Justiça e Diferença na América Latina, 2009.

12.
MAINARDI, C.. Demarcação Territorial e Reconhecimento Étnico: o papel da escola para os Tupi Guarani de Piaçagüera. In: VIII Reunião de Antropologia do Mercosul, 2009, Buenos Aires. VIII Reunião de Antropologia do Mercosul, 2009.

13.
MAINARDI, C.. Estratégias Tupi Guarani para 'se provar índio': A relação pesquisador/pesquisado e o trabalho de campo na aldeia Piaçaguera. In: VIII Reunião de Antropologia do Mercosul, 2009, Buenos Aires. VIII Reunião de Antropologia do Mercosul, 2009.

14.
MAINARDI, C.. Inventando a tradição, construindo o passado e o presente: o. In: XVII Jornadas de Jovenes Investigadores, 2009, Concordia. XVII Jornadas de Jovenes Investigadores. Concordia, 2009.

15.
MAINARDI, C.. Histórias da Formação de uma Aldeia: Uma análise etnográfica de Piaçagüera - SP. In: I Reunião Equatorial de Antropologia e X Reunião de Antropólogos Norte-Nordeste: América Equatorial - Cultura na Contemporaneidade. Grupo de Trabalho: Identidades Étnicas e Culturais, 2007, Aracaju. Anais da I Reunião Equatorial de Antropologia e X Reunião de Antropólogos Norte-Nordeste, 2007.

16.
MAINARDI, C.. Territórios Guarani: Obstáculo para o Progresso?. In: XV Jornadas de Jóvenes Investigadores de la Asociación de Universidades Grupo Montevideo, 2007, San Lorenzo. Anais da XV Jornadas de Jóvenes Investigadores de la Asociación de Universidades Grupo Montevideo, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MAINARDI, C.. Piaçagüera e o contexto de demarcação territorial: análise etnográfica de uma aldeia do litoral sul do estado de São Paulol. In: VII Semana de Pós-Graduação em Sociologia, 2008, Araraquara. Anais da VII Semana de Pós-Graduação em Sociologia, 2008.

2.
MAINARDI, C.; SANTILLI, P. J. B. . Cosmologia Guarani: Sobre o Pessimismo Generalizado. In: XIV Congresso de Iniciação Científica - UFSCar, 2006, São Carlos. Anais de Eventos da UFSCar, 2006. v. 2.

Apresentações de Trabalho
1.
MAINARDI, CAMILA. Sobre o 'pacto etnográfico' e os novos desafios na antropologia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
MAINARDI, C.. Tupi Guarani: Entre usos e exegeses para não indígenas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MAINARDI, C.. Notas sobre o movimento tupi guarani e algumas iniciativas de valorização da cultura. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
MAINARDI, C.. ?Notas sobre o ?fazer valer documento? na terra indígena Piaçaguera?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
MAINARDI, C.. Notas sobre a produção de coletivos entre famílias tupi guarani. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
MAINARDI, C.. Tupi Guarani: Entre usos e exegeses para não indígenas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
MAINARDI, C.. O lugar da ?cultura?: Reflexões dos professores e professoras indígenas sobre a escola indígena na TI Piaçaguera/SP. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
MAINARDI, C.. Notas sobre modos de conhecer e a escola na Terra Indígena Piaçaguera São Paulo/Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
MAINARDI, C.. Famílias tupi guarani e os não indígenas: conexões múltiplas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
MAINARDI, C.. Novas perspectivas sobre o Xamanismo nas Américas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
MAINARDI, C.. Entre as redes tupi guarani. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
MAINARDI, C.; DANAGA, A. C. ; ALMEIDA, L. . Uma abordagem sobre os Tupi Guarani no Estado de São Paulo a partir de etnografias recentes. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
MAINARDI, C.. Entre as redes tupi guarani. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
MAINARDI, C.. Redes tupi guarani: os jogos de futebol e o turismo nas aldeias Piaçagüera e Nhamandu Mirĩ. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
MAINARDI, C.. Antes e depois da demarcação territorial: questões sobre a política tupi guarani. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
MAINARDI, C.. Entre proximidades e distanciamentos: sobre as crianças tupi guarani de Piaçagüera. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
MAINARDI, C.. A escola para os Tupi Guarani de Piaçagüera/SP Brasil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
MAINARDI, C.. Territorialização e direitos territoriais indígenas: O caso de Piaçagüera. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
MAINARDI, C.. Entre o 'mais' e o 'menos' as crianças tupi guarani de Piaçagüera. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
MAINARDI, C.. Povos Indígenas em São Paulo - estudos recentes: Terra Indígena Piaçagüera. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
MAINARDI, C.. Identidade e Território Tupi Guarani: Análise etnográfica de uma aldeia do litoral sul do estado de São Paulo/Brasil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
MAINARDI, C.. Demarcação Territorial e Reconhecimento Étnico: o papel da escola para os Tupi Guarani de Piaçagüera. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

23.
MAINARDI, C.. Inventando a tradição, construindo o pasado e o presente: o 'resgate cultural' dos Tupi Guarani. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
MAINARDI, C.. Estratégias Tupi Guarani para 'se provar índio': A relação pesquisador/pesquisado e o trabalho de campo na aldeia Piaçaguera. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

25.
MAINARDI, C.. Piaçagüera: Conflitos e demandas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
MAINARDI, C.. Piaçagüera e o contexto de demarcação territorial: análise etnográfica de uma aldeia do litoral sul do estado de São Paulo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

27.
MAINARDI, C.. Histórias da Formação de uma Aldeia: Uma análise etnográfica de Piaçagüera. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

28.
MAINARDI, C.. Territórios Guarani: Obstáculo para o Progresso?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

29.
MAINARDI, C.; SANTILLI, P. J. B. . Cosmologia Guarani: Sobre o Pessimismo Generalizado. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

30.
MAINARDI, C.. Profecia da Conflagração do Mundo e Mobilidade Guarani. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
BASQUES, M. ; MAINARDI, C. ; LOURENCO, M. S. ; MASSARO, T. . Trajetórias,Territórios e Conflitos: Entrevista com Paulo Santilli. São Carlos: r@u: Revista de Antropologia dos Alunos do PPGAS-UFSCar, 2009 (Entrevista).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
PEGGION, E. ; MAINARDI, C. ; DANAGA, A. C. ; SILVA, S. . Estudos complementares da Terra Indígena Piaçagüera-SP. 2008.

Redes sociais, websites e blogs
1.
MAINARDI, C.; HERBETTA, A. ; HIRANO, L. F. K. ; OLIVEIRA, A. R. . IMPEJ - Núcleo de Etnologia Indígena - PPGAS/UFG. 2016; Tema: Página do IMPEJ no Facebook. (Rede social).


Demais tipos de produção técnica
1.
MAINARDI, CAMILA. parecer de artigo científico para a Mediações, Revista de Ciências Sociais. 2017. (parecer).

2.
MAINARDI, CAMILA. parecer para a revista Anuário Antropológico. 2017. (parecer).

3.
MAINARDI, CAMILA; LOTIERZO, T. ; DAL BO, T. L. . coordenadora do simpósio Processos e efeitos da produção de conhecimentos realizada por/com populações indígenas. 2017. (Seminário).

4.
MAINARDI, CAMILA. parecer para a Revista de Antropologia. 2017. (parecer).

5.
MAINARDI, CAMILA. parecer de artigo científico para a R@U, Revista de Antropologia da UFSCar. 2017. (parecer).

6.
MAINARDI, C.. parecer de livro para a EdUFMT. 2016. (parecer).

7.
MAINARDI, C.. parecer de artigo científico para a Revista de Antropologia (USP). 2016. (parecer).

8.
MAINARDI, C.. parecer de tese para a coleção Antropologia Hoje da Editora Terceiro Nome. 2015. (parecer).

9.
MAINARDI, C.. parecer de artigo científico para a revista Sociedade e Cultura. 2015. (parecer).

10.
MAINARDI, C.. debatedora do Entrelinhas - Seminário dos/as alunos/as do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFG. 2015. (Seminário).

11.
MAINARDI, C.; DAL BO, T. L. . coordenadora do Grupo de Trabalho Produção de conhecimento e seus efeitos: reflexões sobre materiais escritos e visuais entre populações indígenas no IV Simpósio Internacional de Ciências Sociais promovido pela Faculdade de Ciências Sociais - UFG.. 2015. (Seminário).

12.
MAINARDI, C.. parecer de artigo científico submetido à revista Primeiros Estudos - Revista de Graduação em Ciências Sociais. 2012. (parecer).

13.
MAINARDI, C.. debatedora do Open Space Identidades do XI Graduação em Campo - Seminários de Antropologia Urbana. 2010. (Seminário).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Qualificações de Mestrado
1.
HERBETTA, A.; LANDA, M. B.; MAINARDI, C.. Participação em banca de Cainã Queiroz Silva. A música do Takinahaky: Perspectivas para a licenciatura intercultural. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia Social) - Universidade Federal de Goiás.

2.
HERBETTA, A.; SILVA, J. F.; MAINARDI, C.. Participação em banca de Rafael Martins Santana. Roberto Cardoso de Oliveira: um olhar sobre o trabalho entre os Terena. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia Social) - Universidade Federal de Goiás.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SOFIATI, F. M.; MAINARDI, CAMILA. Participação em banca de Marcela de Moura Rezende.O ativismo ateísta na internet:uma perspectiva sociológica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás.

2.
VASCONCELOS, P.; RODRIGUES, F. L. V.; MAINARDI, CAMILA. Participação em banca de Larissa Evelyn Silva Cabral.Territórios de se ocupar: Transitos e movimentações em uma ocupação escolar. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás.

3.
MURILLO, A. L.; VASCONCELOS, P.; MAINARDI, C.. Participação em banca de Caroline Amaral e Sousa.Mulheres Independentes: Gênero e diferença na cena do rock independente de Goiânia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás.

4.
HERBETTA, A.; MAINARDI, C.. Participação em banca de Emílio Ninho Dias Apinajé.Modos de exploração do babaçu - entre o tradicional e o capital. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Intercultural Para Formação e Habilitação de Educadores Indígenas) - Universidade Federal de Goiás.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Ciclo dos Ipês: conferências de primavera do PPGAS-UFG. 2017. (Seminário).

2.
Conversas IMPEJ com Antonio Carrillo, Jose Mayo e Oscar Pat. 2017. (Outra).

3.
Conversas IMPEJ com Letícia Jõkahkwyj Krahô e Júlio Kamêr Apinajé. 2017. (Outra).

4.
Conversas IMPEJ Vivências do Negro contemporâneo: A mão afro-brasileira na construção do estado de direito. 2017. (Outra).

5.
IV Seminário de Antropologia da UFSCar.Sobre o "pacto etnográfico" e os novos desafios na antropologia. 2017. (Seminário).

6.
V Congreso de la Associación Latinoamericana de Antropología. coordenadora do Simpósio Processos e efeitos da produção de conhecimentos realizada por/com populações indígenas. 2017. (Congresso).

7.
Conversas IMPEJ com Igor Sacaramuzzi. 2016. (Outra).

8.
Debates Cerrados ?Capitalismo, políticas genocidas e descolonização dos saberes. Roda de conversa sobre a questão indígena?. 2016. (Outra).

9.
Debates Cerrados com Prof. Dr. Carlos Guilherme Valle. 2016. (Outra).

10.
Debates Cerrados com Profa. Dra. Denise Oliveira e Silva. 2016. (Outra).

11.
Debates Cerrados com Profa. Dra. Suzane de Alencar Vieira. 2016. (Outra).

12.
Debates Cerrados com Prof. Dr. Alessandro Roberto de Oliveira. 2015. (Outra).

13.
Debates Cerrados com Profa. Dra. Ângela Sacchi. 2015. (Outra).

14.
Entrelinhas - Seminário dos/as alunos/as do PPGAS/UFG.debatedora. 2015. (Seminário).

15.
IV Congreso Latinoamericano de Antropología. Notas sobre a produção de coletivos entre famílias tupi guarani. 2015. (Congresso).

16.
IV Simpósio Internacional de Ciências Sociais.Notas sobre o ?fazer valer documento? na terra indígena Piaçaguera. 2015. (Simpósio).

17.
XI Reunião de Antropologia do Mercosul. Tupi Guarani: Entre usos e exegeses para não indígenas. 2015. (Congresso).

18.
I Bienal Latinoamericana de Infancias y Juventudes. Notas sobre modos de conhecer e a escola na Terra Indígena Piaçagüera ? São Paulo/Brasil. 2014. (Congresso).

19.
CEstA nas redes Guarani.Uma abordagem sobre os Tupi Guarani no Estado de São Paulo a partir de etnografias recentes. 2013. (Simpósio).

20.
Novas perspectivas sobre o Xamanismo nas Américas..Novas perspectivas sobre o Xamanismo nas Américas. 2013. (Seminário).

21.
XXXV Convegno Internazionale di Americanistica. Famílias tupi guarani e os não indígenas: conexões múltiplas. 2013. (Congresso).

22.
28a Reunião Brasileira de Antropologia. Redes tupi guarani: os jogos de futebol e o turismo nas aldeias Piaçagüera e Nhamandu Mirĩ. 2012. (Congresso).

23.
III Congreso Latinoamericano de Antropología. Antes e depois da demarcação territorial: questões sobre a política tupi guarani. 2012. (Congresso).

24.
Sexta do mês "Alteridade: um problema antropológico?" com Profa. Dra. Paula Monteiro. 2011. (Outra).

25.
Sexta do Mês "Perspectivismo e transformação estrutural" com Prof. Dr. José Antonio Kelly. 2011. (Outra).

26.
XCAAS - Congresso Argentino de Antropologia. Entre proximidades e distanciamentos: sobre as crianças tupi guarani de Piaçagüera. 2011. (Congresso).

27.
27a Reunião Brasileira de Antropologia. Entre o "mais" e o "menos" as crianças tupi guarani de Piaçagüera. 2010. (Congresso).

28.
Ameríndia.Territorialização e direitos territoriais indígenas: O caso de Piaçagüera. 2010. (Outra).

29.
IX Graduação em Campo - Seminários de Antropologia Urbana.Open Space "Identidades". 2010. (Seminário).

30.
Ameríndia. Povos Indígenas em São Paulo - estudos recentes: Terra Indígena Piaçagüera. 2009. (Congresso).

31.
II Reunião Equatorial de Antropologia e XI Reunião de Antropólogos do Norte-Nordeste. Identidade e Território Tupi Guarani: Análise etnográfica de uma aldeia do litoral sul do estado de São Paulo/Brasil. 2009. (Congresso).

32.
VIII Reunião de Antropologia do Mercosul. Demarcação Territorial e Reconhecimento Étnico: o papel da escola para os Tupi Guarani de Piaçagüera. 2009. (Congresso).

33.
XVII Jornadas de Jovenes Investigadores. Inventando a tradição, construindo o pasado e o presente: o "resgate cultural" dos Tupi Guarani. 2009. (Congresso).

34.
Ameríndia.Piaçagüera: conflitos e demandas. 2008. (Encontro).

35.
VII Semana de Pós-Graduação em Sociologia. Piaçagüera e o contexto de demarcação territorial: análise etnográfica de uma aldeia do litoral sul do estado de São Paulo. 2008. (Congresso).

36.
I Reunião Equatorial de Antropologia e X Reunião de Antropólogos Norte-Nordeste: América Equatorial - Cultura na Contemporaneidade. 2007. (Congresso).

37.
I Reunião Equatorial de Antropologia e X Reunião de Antropólogos Norte-Nordeste - Grupo de Trabalho: Identidades Étnicas e Culturais. Histórias da Formação de uma Aldeia: Uma análise etnográfica de Piaçagüera - SP. 2007. (Congresso).

38.
I Reunião Equatorial de Antropologia e X Reunião de Antropólogos Norte-Nordeste - Oficina: Autonomias indígenas contemporâneas e as novas faces da sociedade brasileira. 2007. (Oficina).

39.
XV Jornadas de Jóvenes Investigadores de la Asociación de Universidades Grupo Montevideo.Territórios Guarani: Obstáculo para o Progresso?. 2007. (Encontro).

40.
Antropologia Contemporânea. 2006. (Outra).

41.
Antropologia e Contemporaneidade. 2006. (Congresso).

42.
Oficina "Educação Escolar e os Povos Indígenas: um possível encontro entre mitos e logos?". 2006. (Oficina).

43.
Palestra: Saúde da mulher negra e seu impacto na sociedade. 2006. (Outra).

44.
V Semana de Pós_Graduação em Sociologia "Modernidade e Tradição: Reflexões Contemporâneas". 2006. (Outra).

45.
XIV Congresso de Iniciação Científica - UFSCar. Cosmologia Guarani: Sobre o Pessimismo Generalizado. 2006. (Congresso).

46.
XVIII Congresso de Iniciação Científica da UNESP. Profecia da Conflagração do Mundo e Mobilidade Guarani. 2006. (Congresso).

47.
II Colóquio do NUPE (Núcleo Negro da Unesp para Pesquisa e Extensão). 2005. (Outra).

48.
Jornadas Latino-Americanas de Teoria Política: Entre o Nacional e o Cosmopolita. 2005. (Congresso).

49.
Palestra: Construção e Desconstrução do Trabalho no Brasil, de Vargas a Lula. 2005. (Outra).

50.
VII Semana de Ciências Sociais - Unesp Araraquara. 2005. (Outra).

51.
Ciclo de Palestras e Debates 1964: Os antecedentes, o regime e a herança.. 2004. (Outra).

52.
III Semana de Pós-Graduação em Sociologia - Sociologia do Brasil. 2004. (Outra).

53.
V ENEPOL (Encontro Nacional dos Estudantes de Política). 2004. (Encontro).

54.
II Seminário dos Pensadores Marxistas: Marxistas da América Latina. 2003. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Nayara Cardoso. Quanto pesa um corpo cigano?. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Marina dos Santos Conceição. Questão indígena no livro didático. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ariel David Ferreira. Itinerários de conhecimento sobre adoecimento e curo nos Akwe Xerente. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Camila Mainardi.

2.
Wagner Ciqueira Quadro. Educação escolar indígena: Aspectos históricos e atuais da luta e sobrevivência dos Guarani Kaiowá no Tekoha Guaiviry. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Camila Mainardi.




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