Reginaldo Clecio dos Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5013051701282348
  • Última atualização do currículo em 14/04/2016


Licenciado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (2006). Mestre em Educação pela mesma instituição (2011). Empreendeu pesquisa acerca da história de leitura de docentes da rede estadual e suas possíveis relações com as concepções e práticas de leitura em sala de aula, sob a orientação da Professora Doutora Lívia Suassuna e coorientação da Professora Doutora Socorro de Fátima Pacífico Barbosa (UFPB). É docente da Secretaria Estadual de Educação e atua como professor substituto do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (CE-UFPE) nas disciplinas de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estágio Supervisionado. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Reginaldo Clecio dos Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, R. C.

Endereço


Endereço Profissional
Secretaria Estadual de Educação, Escola de Referência em Ensino Médio Ginásio Pernambucano.
Rua da Aurora, 703
Boa Vista
50050000 - Recife, PE - Brasil
Telefone: (081) 31814779


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Letras.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Título: O DISCURSO DE ARBÍTRIO CULTURAL: ANÁLISE DE TEXTOS CRÍTICOS NO SUPLEMENTO 4 PÁGINAS DO DIÁRIO DE PERNAMBUCO (1947-1959),
Orientador: Socorro de Fátima Pacífico Barbosa.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Crítica literária; discurso.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2009 - 2011
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Trajetória de leitura de professores: relações entre memória e saberes docentes,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Lívia Suassuna.
Bolsista do(a): Pró-Reitoria para Assuntos de Pesquisa e Pós- Graduação, PROPESQ, Brasil.
Palavras-chave: leitura; prática cultural; experiência; capital cultural; saberes docentes.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2002 - 2006
Graduação em Letras.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.




Atuação Profissional



Secretaria de Educação - Governo de Pernambuco, SE, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 30


Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações
Atuação no Departamento de Métodos e Técnicas da Educação (CE-UFPE), ministrando as disciplinas de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa (I, II e III) e Estágio Supervisionado em Português (I, II, III e IV).


Faculdade São Miguel, FSM, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Atuou no curso de Letras desta instituição, ministrando as disciplinas na área de Língua Portuguesa - Semântica e Pragmática (LP-IV), Análise do Discurso (LP-VII), Estilística (LP-VI) - e na área de orientação de trabalhos de conclusão de curso - Estudos Monográficos I e II.



Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANTOS, R. C.2009 SANTOS, R. C.. Ensino de Literatura: a hora e a vez do leitor. Leitura. Teoria & Prática, v. 27, p. 24-30, 2009.

Capítulos de livros publicados
1.
SANTOS, R. C.. Conceito de argumentação nas teorias sobre produção de textos e implicações para o ensino: um quadro comparativo. In: Maria José Matos de Luna; Siane Gois. (Org.). Linguagem: reflexões sobre atividades sociais. 1a.ed.Recife - PE: Editora Universitária da UFPE, 2013, v. 1, p. 305-317.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, R. C.. As constrições das práticas da leitura no relato de três professores de português: uma análise discursiva. In: II CIDS - Congresso de Dialetologia e Sociolinguística, 2012, Belém. Anais do II Congresso de Dialetologia e Sociolinguística. São Luís: EDUFMA. v. ÚNICO. p. 1966-1980.

2.
SANTOS, R. C.. Formação de professores-leitores e suas relações com a herança cultural, a escolarização e as disputas simbólicas. In: XIII Encontro da ABRALIC: Internacionalização do Regional, 2012, Campina Grande. Anais da ABRALIC (2012), 2012. v. Vol 1.

3.
MATOS, D. P. ; PAIXAO, D. M. M. ; SANTOS, R. C. ; FERREIRA, V. V. . Argumentação: reflexões para o ensino de produção textual. In: IX Encontro Nacional de Interação em Linguagem Verbal e Não Verbal, 2011, João Pessoa. Interação em linguagem verbal e não-verbal: linguagem e cultura, 2010.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, Monia Cavalcanti de. ; SANTOS, R. C. . A dêixis e a construção de sentidos no gênero carta. In: 60 Reunião Anual da SBPC, 2008, Campinas. Reunião Anual da SBPC (60. : 2008 : Campinas), 2008. p. 453-453.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, R. C.. História de leitura do professor: tensões entre paradigmas de ensino de literatura e subversão do cânone literário. In: EPEPE - Encontro de Pesquisa Educacional de Pernambuco, 2010, Recife. III Encontro de Pesquisa Educacional de Pernambuco, 2010.

2.
SANTOS, R. C.; SUASSUNA, L. . ?O melhor drama está no espectador?: aspectos afetivos da leitura e deslocamento dos sentidos oficiais do texto literário. In: VI SELIMEL - Seminário Nacional sobre Ensino de Língua Materna e Estrangeira e de Literatura, 2009, Campina Grande. ANAIS, 2009.

3.
SANTOS, R. C.. Leitura, produção de textos e análise linguística no ensino fundamental: interrelações entre teoria e prática no estágio de docência. In: VIII Semínario de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa, 2009, São Paulo. VIII SMELP - Caderno de Resumos, 2009.

4.
SANTOS, R. C.. Ensino de Literatura: a hora e vez do leitor. In: 16o Congresso de Leitura do Brasil - COLE, 2007, Campinas. 16o COLE - No mundo há muitas armadilhas e é preciso quebrá-las, 2007.

5.
SANTOS, R. C.; LIMA, A. . A aventura hipertextual no romance Avalovara. In: IV Uniletras, 2007, Recife. IV Uniletras: interdisplinaridade em Linguística e Literatura, 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, R. C.. Curriculo, Cultura, Literatura e Formação de professores na educação básica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SANTOS, R. C.. Formação de professores-leitores e suas relações com a herança cultural. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SANTOS, R. C.. Memória discursiva e saberes docentes: uma análise da relação do professor de português com a cultura letrada. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SANTOS, R. C.. As constrições das práticas da leitura no relato de três professores de língua portuguesa: uma análise discursiva. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SANTOS, R. C.. Você é o que você lê: a leitura literária e as coerções sociais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
FERREIRA, V. V. ; MATOS, D. P. ; PAIXAO, D. M. M. ; SANTOS, R. C. . Argumentação: reflexões para o ensino de produção textual. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
SANTOS, R. C.. História de leitura do professor: tensões entre paradigmas de ensino de literatura e subversão do cânone literário. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SANTOS, R. C.. A literatura e seu valor formativo: as armadilhas dos discursos vigente. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
SANTOS, R. C.. (Des)encontros de leitura. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
SANTOS, R. C.; SUASSUNA, L. . 'O melhor drama está no espectador': aspectos afetivos da leitura e deslocamento dos sentidos oficiais do texto literário. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SOUZA, Monia Cavalcanti de. ; SANTOS, R. C. . Leitura, produção de textos e análise linguística no ensino fundamental interrelações entre teoria e prática no estágio de docência. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
SANTOS, R. C.; SOUZA, Monia Cavalcanti de. . A dêixis e a construção de sentidos no gênero carta pessoal. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
SANTOS, R. C.. Ensino de Literatura: a hora e vez do leitor. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
SANTOS, R. C.; LIMA, A. . A aventura hipertextual no romance Avalovara. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
SANTOS, R. C.; FERREIRA, E. M. A. . O bestiário osmaniano: animais, seres mitológicos e criaturas imaginárias. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS, R. C.. Formação continuada de professores: questões para reflexão. 2010. .

2.
SANTOS, R. C.. Diversidade textual: os gêneros na sala de aula. 2010. .

3.
SANTOS, R. C.. Atendimento individualizado a professores do 5o ano. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SANTOS, R. C.. Participação em banca de Joabe Nunes dos Santos.Literatura e psicanálise: o aflorar do inconsciente e do feminino nos contos do livro Invertidos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade de Pernambuco.

2.
SANTOS, R. C.. Participação em banca de Elaine Anastácia da Silva Sabino.A prática Pedagógica do Programa de Aceleração no Estado de PE: um estudo sobre o projeto Dia na Cidade de Vitória de Santo Antão. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão.

3.
SANTOS, R. C.. Participação em banca de Maria José Almeida Silva.Avaliação da Aprendizagem: uma reflexão sobre as práticas avaliativas em escolas públicas e privadas do município de Gravatá. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão.

4.
SANTOS, R. C.. Participação em banca de Cícera Alves da Silva.A importância dos jogos e brincadeiras nas séries iniciais da Educação Infantil do município de Gravatá-PE. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão.

5.
SANTOS, R. C.. Participação em banca de Maria Elaine Santos da Silva.Práticas pedagógicas inclusivas: barreiras para a efetivação da inclusão. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Jornada Pet-Letras da UFPE.Currículo, Cultura e formação de professores na área de Letras. 2014. (Outra).

2.
VI Seminário de Estudos em Educação e Linguagem.Formação de Professores: relatos de experiência. 2014. (Seminário).

3.
II CIDS - Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística. As constrições das práticas de leitura no relato de três professores de língua portuguesa: uma análise discursiva. 2012. (Congresso).

4.
SINIEL - Simpósio Internacional do Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Linguagem lin L.Memória discursiva e saberes docentes: uma análise da relação do professor de português com a cultura letrada. 2012. (Simpósio).

5.
XIII Encontro da ABRALIC.Formação de professores-leitores e suas relações com a herança cultural, a escolarização e as disputas simbólicas. 2012. (Encontro).

6.
Encontro de Estudos Linguísticos - UFPE.CONCEITO DE ARGUMENTAÇÃO NAS TEORIAS SOBRE PRODUÇÃO DE TEXTOS E IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO: UM QUADRO COMPARATIVO. 2010. (Encontro).

7.
EPEPE - Encontro de Pesquisa Educacional de Pernambuco.História de leitura do professor: tensões entre paradigmas de ensino de literatura e subversão do cânone literário. 2010. (Encontro).

8.
IX ENIL - Encontro Nacional de Interação em Linguagem Verbal e Não Verbal.Entre o tipo e os gêneros: o conceito de argumentação nas pesquisas sobre produção de textos e suas implicações para o ensino. 2010. (Encontro).

9.
SEPELME - Seminários Novos Paradigmas do Ensino de Literatura no Ensino Médio.A literatura e seu valor formativo: as armadilhas dos discursos vigente. 2010. (Seminário).

10.
V Semana de Letras da Faculdade São Miguel.(Des)encontros de Leitura. 2010. (Outra).

11.
V Semana de Letras Faculdade São Miguel.Letramento literário: uma alternativa teórico-metodológica para o ensino de literatura. 2010. (Oficina).

12.
VIII Semínario de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa.Leitura, produção de textos e análise linguística no ensino fundamental: interrelações entre teoria e prática no estágio de docência. 2009. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SUASSUNA, L. ; AGUIAR, M. S. ; SOUZA, J. C. ; Ramos ; SANTOS, R. C. . III SEPEL - Seminário Paradigmas do Ensino de Literatura. 2013. (Outro).

2.
SUASSUNA, L. ; AGUIAR, M. S. ; ALCOFORADO, L. M. G. ; Ramos ; SANTOS, R. C. ; SOUZA, S. F. L. . II SEPEL - Seminários Paradigmas do Ensino de Literatura. 2011. (Outro).

3.
Ramos ; SOUZA, J. C. ; ALCOFORADO, L. M. G. ; AGUIAR, M. S. ; SOUZA, S. F. L. ; SANTOS, R. C. . SEPELME - Seminário Novos Paradigmas do Ensino de Literatura no Ensino Médio. 2010. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 10:23:00