Ernani Nunes Ribeiro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5828186266951171
  • Última atualização do currículo em 25/11/2018


Doutorando em Educação na linha de Teoria e História da Educação (CE/UFPE) e Mestre em Educação Inclusiva (CE/UFPE); especialista em Ensino de História das Artes e da Religião (UFRPE), cursou Licenciatura Plena em História (FUNESO). Atualmente é Professor Assistente no Centro Acadêmico de Vitória da Universidade Federal de Pernambuco (CAV/UFPE) e Professor do quadro permanente do Programa de Pós Graduação no Mestrado Profissional - PROFBIO - Ensino de Biologia em Rede Nacional UFPE/UFMG. Foi vice coordenador no Núcleo de Acessibilidade Geral da UFPE (2014 -2016) e Coordenador no Núcleo Setorial de Acessibilidade do CAV/UFPE (2014 - 2017). Áreas de interesse: inclusão educacional na perspectiva da ruptura das barreiras atitudinais; teoria e história da inclusão educacional; teorias do processo de tradução da Língua brasileira de Sinais em salas regulares de ensino; e nos usos educacionais da audiodescrição. Tem desenvolvido pesquisas e orientado trabalhos na graduação e pós-graduação com temáticas que tratam da inclusão educacional e acessibilidade comunicacional. É audiodescritor e Formador de audiodescritores em cursos ministrados em vários estados brasileiros. Idealizador e coordenador do Grupo Pensar Fora da Caixa. Idealizador e coordenador do Festival de Libras do Centro Acadêmico da Vitória. Tem conferido palestras, cursos e consultorias na área da inclusão educacional, acessibilidade comunicacional e fundamentos teóricos, históricos e sociais do processo inclusivista. Autor do livro paradidático: Revolução Republicana: você faz parte dessa história (2017) - adotado pela Prefeitura da Cidade do Recife. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ernani Nunes Ribeiro
Nome em citações bibliográficas
RIBEIRO, Ernani N.;RIBEIRO, E.N.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico de Vitória.
Rua Alto do Reservatório
Bela Vista
55608680 - Vitória de Santo Antão, PE - Brasil
Telefone: (81) 35233351
URL da Homepage: www.ufpe.br/cav


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Educação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: O PARADOXO DA INCLUSÃO EDUCACIONAL - Memórias, resistência e perspectivas sociais de professores universitários surdos,
Orientador: Edilson Fernandes de Souza.
Palavras-chave: educação Inclusiva; EDUCAÇÃO DE SURDOS; Teoria e história da educação inclusiva.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Inclusiva.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: Filosofia da Educação.
Setores de atividade: Educação.
2009 - 2011
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: A IMAGEM NA RELAÇÃO DE EXPRESSÃO COM O TEXTO ESCRITO - contribuições da áudio-descrição para a aprendizagem de educandos surdos,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Francisco J. Lima.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, FACEPE, Brasil.
Palavras-chave: ÁUDIO-DESCRIÇÃO; EDUCAÇÃO DE SURDOS.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Didática de Conteúdos Específicos.
Setores de atividade: Educação.
2008 - 2009
Especialização em Ensino de Historia das Artes e das Religiões. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
Título: CONTRIBUIÇÕES DA COMUNICABILIDADE DE IMAGENS NO ENSINO DE HISTÓRIA DAS ARTES.
Orientador: Edson Silva.
2006 - 2006
Aperfeiçoamento em Estudos Surdos. (Carga Horária: 240h).
CENTRO SUVAG DE PERNAMBUCO, SUVAG, Brasil.
Título: Primeiras Aproximações da História dos Intérpretes de Libras em Pernambuco. Ano de finalização: 2006.
Orientador: Tereza Campello.
Bolsista do(a): Secretaria de Educação do Estado, SEDUC, Brasil.
2004 interrompida
Graduação interrompida em 2007 em Filosofia.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Ano de interrupção: 2007
2003 - 2007
Graduação em Licenciatura Plena em História.
Fundação de Ensino Superior de Olinda, FUNESO, Brasil.
Título: O USO DE IMAGENS NO ENSINO DE HISTÓRIA.
Orientador: Silvia Soares Brandão.




Formação Complementar


2017 - 2017
Treinamento de Integração para Servidores Docentes. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em áudio-descrição. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em ESTUDOS SURDOS. (Carga horária: 240h).
CENTRO SUVAG DE PERNAMBUCO, SUVAG, Brasil.
2005 - 2005
DESDOBRAMENTO DA RELAÇÃO ENTRE CIÊNCIA E RELIGIÃO. (Carga horária: 12h).
Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, Brasil.
2004 - 2004
Intérprete de Libras. (Carga horária: 60h).
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO, SEDUC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Assistente, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

09/2017 - Atual
Direção e administração, Centro Acadêmico de Vitória, .

Cargo ou função
Núcleo Docente Estruturante - Curso de Ciências Biológicas.
09/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Acadêmico de Vitória, .

Cargo ou função
Colegiado do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia.
08/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Acadêmico Vitória - UFPE, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Mestrado profissional em ensino de biologia (Profbio).
08/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Acadêmico Vitória - UFPE, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.
06/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Acadêmico de Vitória, .

Cargo ou função
Colegiado do Curso de Ciências Biológicas.
02/2017 - Atual
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da pesquisa em educação
01/2017 - Atual
Ensino, Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (ProfBio), Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
educação Inclusiva
Metodologia da pesquisa científica
08/2016 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Centro Acadêmico Vitória - UFPE, Centro Acadêmico Vitória - UFPE.

Atividade realizada
Orientação de monitoria na disciplina de Libras.
02/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro Acadêmico Vitória - UFPE, .

01/2016 - Atual
Ensino, PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PATOLOGIA, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Didática do Ensino Superior
professor convidado
01/2016 - Atual
Extensão universitária , Centro Acadêmico de Vitória, .

Atividade de extensão realizada
Acessibilidade comunicacional - Curso básico de áudio-descrição.
08/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro Acadêmico de Vitória, .

08/2014 - Atual
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História e filosofia da ciência
Libras
Metodologia da pesquisa em educação
08/2014 - Atual
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Brasileira de Sinais
08/2014 - Atual
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Brasileira de Sinais
08/2014 - 08/2017
Direção e administração, Núcleo Setorial de Acessibilidade - CAV, .

Cargo ou função
Coordenador.
08/2014 - 08/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Núcleo de Acessibilidade, .

Cargo ou função
Membro do Conselho Gestor do Núcleo de Acessibilidade.
08/2014 - 08/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Acadêmico de Vitória, .

Cargo ou função
Presidente da Comissão de Acessibilidade do CAV.
08/2014 - 01/2016
Direção e administração, Núcleo de Acessibilidade, .

Cargo ou função
Vice coordenador.

Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência - Vitória, COMUDE, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: CONSELHEIRO, Enquadramento Funcional: CONSELHEIRO


Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 2

Atividades

09/2015 - 01/2016
Ensino, Especialização em Libras, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Novas tecnologias em ensino de Libras
Práticas pedagógicas em Libras como L I - (Metodologia de ensino em Libras para surdos)

ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA - UPE, ESEF, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2014
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: PROFESSOR VISITANTE, Carga horária: 6

Atividades

08/2013 - 06/2014
Ensino, EDUCAÇÃO FÍSICA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Brasileira de Sinais
01/2013 - 07/2013
Ensino, EDUCAÇÃO FÍSICA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Brasileira de Sinais
8/2011 - 12/2012
Ensino, EDUCAÇÃO FÍSICA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
língua brasileira de sinais
01/2011 - 07/2011
Ensino, EDUCAÇÃO FÍSICA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Brasileira de Sinais
08/2010 - 12/2010
Ensino, EDUCAÇÃO FÍSICA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
lìngua Brasileira de Sinais
01/2010 - 06/2010
Ensino, EDUCAÇÃO FÍSICA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lígua Brasileira de Sinais
08/2009 - 12/2009
Ensino, EDUCAÇÃO FÍSICA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS

Faculdade Marista, FMR, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

Atividades

01/2013 - 06/2014
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Brasileira de Sinais
Metodologia da pesquisa científica
SOCIOLOGIA APLICADA À ADMINISTRAÇÃO

Faculdade Santa Catarina, FASC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 4

Atividades

01/2011 - Atual
Ensino, Psicopedagogia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Direitos Humanos, relações etnico-raciais e escola
METODOLOGIA CIENTÍFICA I E II
01/2011 - Atual
Ensino, PEDAGOGIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia para o ensino de Surdos
Língua Brasileira de Sinais

Visibilidade Consultoria, VISIBILIDADE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador do curso de àudio-descrição, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador Acadêmico e Pedagógico, Carga horária: 10
Outras informações
Consultor, assessor e supervisor em assuntos de ordem científica nos projetos executados nesta empresa

Atividades

03/2010 - 12/2012
Direção e administração, Visibilidade Consultoria, .

Cargo ou função
Consultoria, assessoria e supervisão em assuntos de ordem científica nos projetos execultados pela empresa.

Faculdade Vale do Piranga, FAVAPI, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Convidado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30

Atividades

02/2014 - 02/2014
Ensino, Psicopedagogia Institucional Clínica e Hospitalar, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Aspectos sócios afetivos da aprendizagem

Proativa Soluções em Tecnologia, PROATIVA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20


Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR PESQUISADOR, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Conteudista - EADTec, Carga horária: 4
Outras informações
Atua na produção de material didático para o curso de licenciatura em Letras-libras Disciplina de introdução a Libras ll

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Executor - EAD, Carga horária: 20

Atividades

11/2011 - 03/2012
Ensino, Licenciatura em ciências, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS

Faculdade Joaquim Nabuco, FJN, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 12

Atividades

06/2012 - 12/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Brasileira de Sinais

Faculdade José Lacerda Filho de Ciências Aplicadas, FAJOLCA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 4

Atividades

01/2010 - 09/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Brasileira de Sinais
02/2012 - 07/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Brasileira de Sinais
12/2011 - 07/2012
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Brasileira de sinais
12/2011 - 07/2012
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Brasileira de Sinais

Museu de Arte Moderna Agamenom Magalhães, MAMAM, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador/ àudiodescritor, Carga horária: 10


Escola Almirante Soares Dultra, EASD, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: PROFESSOR VISITANTE, Carga horária: 12
Outras informações
DISCIPLINAS: ESTÁGIO CURRICULAR 1,2 E 3 DO CURSO TÉCNICO DE TRADUTOR/ INTÉRPRETE DE LIBRAS

Atividades

08/2009 - 12/2009
Ensino, TÉCNICO EM TRADUTOR/ INTÉRPRETE DE LIBRAS, Nível: Outro

Disciplinas ministradas
ESTÁGIO CURRICULAR 1 (TEÓRICO E PRÁTICA)
ESTÁGIO CURRICULAR 2 (TEÓRICO E PRÁTICA)
ESTÁGIO CURRICULAR 3 (TEÓRICO E PRÁTICA)

Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Convidado, Carga horária: 4

Atividades

10/2009 - 11/2009
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Brasileira de sinais - LIBRAS

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Professor do projeto Travessia na Escola Lions de Parnamirim.

Atividades

08/2008 - 03/2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
disciplinas de ciências humanas

INSTITUTO HELENA LUBIENSKA, LUBIENSKA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: INTERPRETE DE LIBRAS, Enquadramento Funcional: CLT, Carga horária: 25


ASSOCIAÇÃO DE EDUCADORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL, AEEE, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2007
Vínculo: PROFESSOR / INTERPRETE, Enquadramento Funcional: CONTRATO TEMPORARIO, Carga horária: 20



Linhas de pesquisa


1.
Acessibilidade Comunicacional na Educação
2.
Fundamentos da Inclusão Social e Diversidade Humana
3.
Grupo de estudos e pesquisas em perspectivas educacionais


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM PERNAMBUCO: Memórias orais do processo de inclusão escolar de pessoas surdas pós Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96
Descrição: A história das relações sociais aponta que, na maioria das civilizações, as pessoas buscaram em seus pares a harmonia da igualdade (HARARI, 2015). Esta busca poderia ser notada nos sujeitos que procuravam em seus semelhantes aspectos ideológicos análogos. As religiões, os partidos políticos e os times de futebol são exemplos apresentados no senso comum que corrobora com tal perspectiva. Os sujeitos que contrariam o acordo harmônico do modelo ideológico sustentado pelo grupo dominante são geralmente excluídos (BOURDIEU, 2007). Ao chamarmos a atenção para o aluno surdo, notamos que por muitas décadas a história nos aponta que estes sujeitos deixaram de avançar em conhecimentos nos âmbitos sociais, políticos, educacionais, psicológicos e linguísticos. Muito disso, segundo Gesser (2009), deve-se ao fato da língua de sinais ter sido reprimida e os surdos privados da comunicação. De acordo com autora, os alunos que não atendem ao processo de aprendizado esperado se tornam ?invisíveis? em salas de aula no ensino regular. Exemplificando isso, vemos alunos surdos que, muitas vezes, por não ?falarem? língua oral, são ?silenciados? mesmo estando postos na frente do docente (LAPLANE; DOBRANSZKY, 2002). As pessoas com deficiências acabam por serem evidenciadas por estereótipos e rejeitadas por não serem acreditadas como sujeitos capazes de méritos sociais. Tendem a desenvolver estratégias para superar as barreiras impostas pelo ambiente social e provar que conseguem ir além, aproximando ao máximo do que consideram como normal para sentirem-se aceitos socialmente. O objetivo Geral dessa pesquisa propõe analisar o processo sócio histórico de inclusão escolar da pessoa surda em escolas regulares no Estado de Pernambuco pós implementação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96. O trabalho tem como meta apresentar os principais fatos históricos e sociais que impactaram o processo de inclusão da pessoa surda em escolas regulares no Estado de Pernambuco pós implementação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96. Para isso, esta investigação será caracterizada como uma pesquisa qualitativa, pois entendemos que o caráter de investigação deste estudo permitirá uma sistematização como forma de exemplificar os diversos aspectos inerentes à pesquisa. De antemão, é necessário discutirmos sobre a metodologia utilizada para este projeto de pesquisa. Segundo Bauer e Gaskell (2002), toda pesquisa em história social seleciona evidências para argumentar e necessita justificar os critérios para servir de base na investigação, descrição, demonstração, prova ou refutação de uma afirmação específica. Faremos uso de pesquisa documental para complementar o corpo de nossa fundamentação teórica. O uso de tabelas estatísticas, documentos, informativos, arquivados em repartições públicas e fotografias também serão de grande contribuição no caminhar desta pesquisa (ALVES-MAZZOTTI, 1999). No que tange em identificar em fontes orais os dados de nossa pesquisa, faremos uso do método da História Oral. Tais apontamentos nortearão nossos estudos no aprofundamento reflexivo para analisar o impacto da Inclusão Escolar nos Estado de Pernambuco nos anos de 1996 a 2016 contribuindo na apresentação de orientações e diretrizes para o estudo e compreensão do processo inclusivista na educação básica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Ernani Nunes Ribeiro - Coordenador / Fábio da Silva Paiva - Integrante / José Luíz Simões - Integrante / EDILSON FERNANDES - Integrante.
2016 - Atual
A Interiorização da Educação Superior Pública, o processo inclusivista e a produção de estratégias e recursos didáticos como desafios do Centro Acadêmico de Vitória (CAV-UFPE) na formação e atuação de licenciados para a Educação Básica
Descrição: As crescentes mudanças de paradigmas educacionais exigem do professor dinamismo e capacidade para abordar temas cada vez mais complexos e multidisciplinares. Por melhor que seja a Instituição de Ensino Superior (IES) e o Projeto Político Curricular (PPC), a formação do professor nas Licenciaturas Diversas é insuficiente para capacitá-lo diante dos futuros desafios da pluralidade social, metodológicos, conceituais e de gestão escolar. A maioria dos recém-formados apresentam dificuldades em enfrentar a disparidade do teórico dos livros e propostas pedagógicas da universidade e o prático da ação do docente no espaço escolar, adquirido em sala de aula, o que se coloca como desafio. Assim sendo, buscamos, com esse projeto, mapear necessidades e impactos do processo de interiorização da Educação Superior Público no desenvolvimento regional e no desenvolvimento profissional docente de estudantes em formação e de docentes que atuam nas Licenciaturas Diversas no CAV-UFPE; desenvolver ações articuladas e inclusivas no âmbito de componentes curriculares das práticas pedagógica e docente, na perspectiva de profissionalização de futuros professores estudantes das Licenciaturas Diversas e de professores da UFPE atuantes nesta esfera; e produzir materiais de apoio didático para atender particularidades do processo de ensino e de aprendizagem de alunos com deficiência inclusos em escolas regulares..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Ernani Nunes Ribeiro - Integrante / KENIO ERITHON CAVALCANTE LIMA - Coordenador.
2014 - Atual
ESTUDO SOBRE SINAIS ESSENCIAIS DA LIBRAS PARA A ACESSIBILIDADE COMUNICACIONAL NAS CIÊNCIAS BIOLOGIAS E NA SAÚDE
Descrição: Investigar a disponibilidade na web de informações referentes a libras sobre sinais relativos às ciências biológicas e saúde, categorizando-os lexicalmente..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Ernani Nunes Ribeiro - Coordenador / Waldemberg Miguel da Silva - Integrante.
2011 - 2014
ACESSIBILIDADE AO MUSEU DE ARTE MODERNA ALUÍSIO MAGALHÃES (MAMAM) - AUDIODESCRIÇÃO E INTERPRETAÇÃO EM LIBRAS PARA A INCLUSÃO DE CEGOS E SURDOS AO ACERVO DO MUSEU
Descrição: Acessibilidade ao Museu de Arte Moderna Aluísio Magalhães (MAMAM) - Audiodescrição e Interpretação em LIBRAS para a inclusão de cegos e surdos ao acervo do museu - Patrimônio Cultural Caixa Econômica.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Ernani Nunes Ribeiro - Coordenador.
2009 - 2011
ACESSIBILIDADE À COMUNICAÇÃO: PROMOVENDO A CIDADANIA DA PESSOA COM DEFICIENCIA NA ESCOLA
Descrição: Certos de que só há cidadania plena quando todos os direitos do cidadão são respeitados e que só há cidadania quando a esses direitos todos têm pleno acesso, este estudo propõe viabilizar o acesso de crianças, jovens e adultos com deficiência visual e auditiva à arte, à cultura e ao lazer, direitos de todos, logo, dessas pessoas também. E isso se pretende fazer, dando às pessoas com deficiência maior acesso aos materiais didáticos, mormente aos livros didáticos, valendo-se da oferta de técnicas de áudio-descrição voltada às imagens nesses livros. Ao mesmo tempo, promover-se-a um estudo da comunicabilidade das imagens em livros didáticos, a fim de subsidiar autores e editoras no uso de imagens com capacidade de comunicabilidade às pessoas surdas, quando o contexto implicar em que essas pessoas não dominem o vernáculo. Mais especificamente, vai-se estudar o papel da áudio-descrição na eliminação de barreiras comunicacionais existentes nos livros didáticos do ensino fundamental, isto é, vai-se estudar de que maneira a áudio-descrição pode ser usada para oferecer acessibilidade comunicacional no contexto da aula, quando o livro didático for utilizado. Também, se buscará Compreender como as imagens estão contextualizadas nos textos didáticos, investigando a relação de comunicabilidade que têm com o texto escrito; Analisar-se-á como os educandos, com e sem deficiência auditiva, compreendem a linguagem das imagens contidas nos livros didáticos de que eles fazem uso. Buscar-se-á, ainda, Compreender como o texto imagético complementa e suplementa o discurso do texto didático; Estabelecer-se-á uma leitura sobre a comunicabilidade a imagem no contexto do livro didático, verificando se a imagem cumpre o papel de facilitadora na aquisição de conceitos ou na interpretação do texto a que estão relacionadas e analisar-se-á se e como o docente faz uso das imagens em sala de aula, buscando identificar se esse uso facilita o entendimento do texto a que elas estão rela.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2018 - Atual
Fundamentos Educacionais para a Pesquisa
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Ernani Nunes Ribeiro - Integrante / KENIO ERITHON CAVALCANTE LIMA - Coordenador.
2018 - Atual
Procedimentos Metodológicos para a Pesquisa no campo da Educação
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Ernani Nunes Ribeiro - Integrante / KENIO ERITHON CAVALCANTE LIMA - Coordenador.
2017 - 2017
CURSO DE INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
Descrição: O curso de introdução à filosofia tem por objetivo apresentar e discutir noções básicas e problemas da Filosofia, de modo a estimular a reflexão crítica sobre os problemas fundamentais do ser, do pensar e do agir humano. Apresentaremos ponderações acerca dos fundamentos da filosofia a partir de reflexões sobre as relações ideológicas que moldaram os constructos sociais que regem o atual contexto social..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2017 - 2017
Escrita, Cultura e Lazer: Português para surdos como segunda língua (L2)
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2016 - 2016
ACESSIBILIDADE COMUNICACIONAL - Formação básica em áudio-descrição
Descrição: A áudio-descrição é uma ferramenta laboral tradutória com base na relação intersemiótica que traduz em palavras elementos do discurso imagético. Tendo como regra fundamental 'descreva o que você vê.' Logo, trata-se de um recurso baseado no princípio tradutório intersemiótico, em que a imagem e seu discurso são construídos numa relação semântica em texto oral/escrito de forma acessível a quem o ouve/ler. O objetivo deste curso consiste em oferecer ao áudio-descritor, em formação, ferramentas teóricas e práticas, para tornar o mundo das imagens acessível às pessoas com deficiências e especificidades, tornando tais imagens significativas. Além disso, propor reflexões que estimule atitudes inclusivistas. Pois, entendemos que o processo de educar e de formação profissional sofre forte influência por contextos ideológicos, que na maioria das vezes, rotulam os sujeitos num modelo aceitável, e os que não atendem as tais características, na maioria das vezes, são excluídos e deixados à margem social..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Ernani Nunes Ribeiro - Coordenador.
2016 - 2016
ACESSIBILIDADE AOS MUSEUS - Quebrando barreiras e criando estratégias de inclusão
Descrição: Curso de formação modular em acessibilidade e inclusão que propõe adequar conhecimentos específicos sobre os aspectos sócio históricos da inclusão social da diversidade humana e suas singularidades e contribuindo assim na quebra de barreiras comunicacionais e atitudinais. As aulas serão ministradas com foco em quatro parâmetros: Reflexões sobre a temática da inclusão, compreensão sobre as especificidades, singularidades da diversidade humana, atividades práticas dos fundamentos da áudio-descrição e libras e atuação com pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Os cursos deverão ocorrer um no primeiro semestre de 2016 e o outro no segundo semestre, datas a definir. Assim, serão compostas por duas turmas, de início, cada uma com 50 (cinquenta) vagas. O curso abordará: Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS); áudio-descrição; acessibilidade e inclusão; além de tópicos sobre a pessoa com deficiência e necessidades específicas. O curso totalizará 30 horas/aula de conteúdo, com certificado de participação de extensão universitária para cada aluno e docente. Este, será gratuito, sendo o primeiro voltado para os profissionais que trabalham em instituições culturais localizadas no Recife..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Ernani Nunes Ribeiro - Coordenador / Adriana Di Donato Chaves - Integrante.
2015 - 2015
LIBRAS PARA SERVIDORES DA UFPE
Descrição: Fornecer aos servidores do Núcleo de Acessibilidade da UFPE, campus Recife uma curso de LIBRAS para a comunicação efetiva com alunos e servidores surdos ou com deficiência auditiva. O projeto contemplará as principais situações do cotidiano para iniciar uma conversa com alguém que não fala a nossa língua. Como servidores docentes ou técnicos precisamos estabelecer contato com as mais diversas especificidades e saber ajudá-los a de inserir no contexto social da Universidade. As aulas acontecerão em duas modalidades tanto presencial quanto a distância para que os servidores que tem uma carga horária bem apertada possam ter conhecimento dessa língua. As aulas estimularão os cursistas a conhecerem as noções básicas de gramática e conversação para estabelecer o primeiro contato com a comunidade surda. A aprendizagem em libras facilitará o trabalho no setor em que estão lotados. Visto que o núcleo se encontra dentro do NASE que é ligado a PROAES e estabelece contato com a comunidade acadêmica, se faz necessário esse conhecimento instrumental da Libras..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - 2014
PRÉ-POS
Descrição: O Curso Pré-Acadêmico de Acesso à Pós-Graduação (PRÉ-PÓS) é um curso preparatório que tem como objetivo preparar a população alvo para a participação dos processos de seleção dos Programas de Pós-Graduação nas diversas áreas de conhecimento das Universidades Públicas; contribui para a democratização do acesso aos cursos de pós-graduação stricto sensu, na modalidade mestrado..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) Doutorado: (2) .
Integrantes: Ernani Nunes Ribeiro - Integrante / Fábio da Silva Paiva - Coordenador.
2013 - 2013
PRÉ-POS
Descrição: PROFESSOR DA DISCIPLINA DE METODOLOGIA CIENTÍFICA E ELABORAÇÃO DE PROJETOS NO CURSO DE EXTENSÃO PRÉ-ACADÊMICO PARA PÓS-GRADUANDOS..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Ernani Nunes Ribeiro - Integrante / Fábio da Silva Paiva - Coordenador.Financiador(es): Ministério da Educação - Cooperação.
2013 - 2013
PRÉ-POS
Descrição: O Curso Pré-Acadêmico de Acesso à Pós-Graduação (PRÉ-PÓS) é um curso preparatório que tem como objetivo preparar a população alvo para a participação dos processos de seleção dos Programas de Pós-Graduação nas diversas áreas de conhecimento das Universidades Públicas; contribui para a democratização do acesso aos cursos de pós-graduação stricto sensu, na modalidade mestrado..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - 2012
PRÉ-POS
Descrição: O Curso Pré-Acadêmico de Acesso à Pós-Graduação (PRÉ-PÓS) é um curso preparatório que tem como objetivo preparar a população alvo para a participação dos processos de seleção dos Programas de Pós-Graduação nas diversas áreas de conhecimento das Universidades Públicas; contribui para a democratização do acesso aos cursos de pós-graduação stricto sensu, na modalidade mestrado..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Projetos de desenvolvimento


2013 - 2013
Prodeaf
Descrição: Com a proposta de promover mais acessibilidade para surdos, surgiu o ProDeaf, uma plataforma de comunicação inédita que traduz todo o conteúdo do português para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). O projeto, desenvolvido pela empresa pernambucana Proativa Soluções em Tecnologia, foi idealizado a partir da observação de uma tentativa de conversa entre um surdo e um ouvinte. Como o ouvinte não entendia a língua de sinais, o surdo insistia, fazendo mímicas. Da mesma maneira, o que o ouvinte falava não era compreendido pelo deficiente..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.


Outros Projetos


2016 - Atual
Gepepe
Descrição: Grupo de estudos e pesquisa em perspectivas educacionais..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Ernani Nunes Ribeiro - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2009 - 2011
Periódico: Revista Brasileira de Tradução Visual


Revisor de periódico


2015 - Atual
Periódico: Revista Olhares


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Inclusão social e Diversidade humana.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Fundamentos da Educação Inclusiva.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Brasileira de Sinais.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: TRADUÇÃO/Especialidade: Áudio-descrição.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Teoria e História da Educação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Libras
Compreende Bem, Fala Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2017
Honra ao Mérito, V ENCONTRO INTERDISCIPLINAR SOBRE USO ABUSIVO DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Fábio Paiva2017Fábio Paiva ; RIBEIRO, E.N. . AS IMAGENS DOS QUADRINHOS: APLICAÇÕES E DIFICULDADES NO USO EDUCACIONAL. InterSaberes Revista Científica, v. 12, p. 46-59, 2017.

2.
RIBEIRO, E.N.2017RIBEIRO, E.N.; SIMÕES, J. L. ; Fábio Paiva . INCLUSÃO ESCOLAR E BARREIRAS ATITUDINAIS: UM DIÁLOGO SOB A PERSPECTIVA DA SOCIOLOGIA DE PIERRE BOURDIEU. OLH@RES - REVISTA ELETRÔNICA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UNIFESP, v. 5, p. 210-226, 2017.

3.
LIMA. KENIO2017LIMA. KENIO ; RIBEIRO, E.N. . A CONTEXTUALIZAÇÃO DO VOLEI SENTADO EM LIVRO PARADIDÁTICO: UM EXERCÍCIO À INCLUSÃO ESCOLAR E ESPORTIVA. REVISTA BRASILEIRA DO ESPORTE COLETIVO, v. 1, p. 10-17, 2017.

4.
RIBEIRO, Ernani N.2012RIBEIRO, Ernani N.; Lima, f.j. . Estudo da Comunicabilidade das Imagens: Contribuições para o processo de ensino-aprendizagem na escola inclusiva.. Revista Brasileira de Tradução Visual - RBTV, v. 2, p. 1-36, 2012.

5.
RIBEIRO, E.N.2010RIBEIRO, E.N.; Lima, f.j. . Estudo da Comunicabilidade das Imagens: Contribuições para o processo de ensino-aprendizagem na escola inclusiva. Revista Brasileira de Tradução Visual - RBTV, v. 2, p. 1-16, 2010.

6.
RIBEIRO, Ernani N.2009RIBEIRO, Ernani N.. CONTRIBUIÇÕES DA COMUNICABILIDADE DAS IMAGENS DOS LIVROS DIDÁTICOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA ALUNOS SURDOS. Anais do ... Congresso de Leitura do Brasil, v. 1, p. 01-11, 2009.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
RIBEIRO, Ernani N.; Fábio Paiva ; Queiroz, A. . Revolução Republicana: você faz parte dessa história. 1. ed. Recife: IMEPH, 2017. v. 1. 60p .

Capítulos de livros publicados
1.
RIBEIRO, Ernani N.; PEIIXOTO, W. R. S. . Capítulo 2: Qué es educación inclusiva? ? Reflexiones Históricas. In: José Luis Simões, Fábio da Silva Paiva e Ruy de Deus e Mello Neto. (Org.). PESQUISAS EDUCACIONAIS: divulgando o trabalho de jovens pesquisadores.. 1ed.Recife: Editora UFPE, 2014, v. 1, p. 21-31.

2.
RIBEIRO, Ernani N.. Inclusão social e diversidade humana - uma reflexão sobre a educação e a crise de paradigmas da sociedade pós-moderna. A multidisciplinaridade dos direitos fundamentais: uma análise reflexiva. 1ed.Recife: Nossa Editora, 2014, v. 1, p. 185-202.

3.
RIBEIRO, Ernani N.. Fundamentos para a atuação de tradutores/intérpretes de língua de sinais em produções culturais. In: Liliana Tavares. (Org.). NOTAS PROÊMIAS ACESSIBILIDADE COMUNICACIONAL PARA PRODUÇÕES CULTURAIS. 1ed.Recife: SR, 2013, v. 1, p. 34-45.

4.
RIBEIRO, Ernani N.. PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES DA HISTÓRIA DOS INTÉRPRETES OUVINTES EM PERNAMBUCO: DO COMUNICADOR GESTUAL ATÉ A PROFISSIONALIZAÇÃO.. In: Liliane Vieria Logman e Tereza Campello. (Org.). ESTUDOS SURDOS: Novas Perspectivas. 1ed.Olinda: Livro Rápido - Elógica, 2009, v. 3, p. 40-56.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
RIBEIRO, Ernani N.. Estudo da Comunicabilidade das Imagens: Contribuições para o processo de ensino-aprendizagem na escola inclusiva. Revista Brasileira de Tradução Visual - RBTV, digital, p. 1 - 15, 20 jun. 2010.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Ana Claudia Alexandre da Silva ; RIBEIRO, Ernani N. ; Albuquerque. Targelia Ferreira Bezerra de Souza . A FORMAÇÃO DO/A PROFESSOR/A E A QUESTÃO DA INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR À LUZ DE PAULO FREIRE. In: VIII COLÓQUIO INTERNACIONAL PAULO FREIRE, 2013, Recife. VIII COLÓQUIO INTERNACIONAL PAULO FREIRE - EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DA LIBERDADE. Recife: UFPE, 2013. v. 1. p. 290-310.

2.
RIBEIRO, Ernani N.. O que é educação inclusiva? ? Reflexões Históricas. In: IX Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, 2011, Olinda. Anais do IX Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, 2011. v. 1. p. 1-13.

3.
RIBEIRO, Ernani N.; Albuquerque. Targelia Ferreira Bezerra de Souza . Uma experiência de artes e inclusão - Aula interdisciplinar de LIBRAS e Currículo e Avaliação nas primeiras séries do Ensino Fundamental. In: IX Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, 2011, Olinda. Anais do IX Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, 2011. v. 1. p. 1-9.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
RIBEIRO, Ernani N.; Lima, f.j. . Estudo da Comunicabilidade das Imagens: Contribuições para o processo de ensino-aprendizagem na escola inclusiva.. In: VIII Reunión de Antropología del Mercosur (RAM), 2009, Buenos Aires. VIII Reunión de Antropología del Mercosur (RAM) "Diversidad y poder en América Latina" Buenos Aires, Argentina 29 de septiembre al 2 de octubre de 2009, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
RIBEIRO, Ernani N.. CONTRIBUIçõES DA COMUNICABILIDADE DAS IMAGENS DOS LIVROS DIDáTICOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA ALUNOS SURDOS. In: 17º. Congresso de Leitura do Brasil, 2009, Campinas. caderno de resumos. Campinas: unicamp, 2009. p. 93-93.

2.
RIBEIRO, Ernani N.. Contribuições da comunicabilidade das imagens nos livros didáticos no processo de ensino-aprendizagem para alunos surdos. In: 17º COLE - Congresso de Leitura, 2009, Campinas. Anais do 17º COLE, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
MIGUEL, W. ; RIBEIRO, E.N. ; AZEVEDO, E. . SOU FRIDA, MAS NÃO ME KAHLO: DOR E DROGA NA EPIGÊNESE DO VÍCIO E A ARTE COMO POTÊNCIA DE CURA.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
RIBEIRO, Ernani N.. Lei 12310/10 articulada à ética do Tradutor Intérprete de Libras. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
RIBEIRO, Ernani N.. REFLETINDO SOBRE UMA SOCIEDADE PARA TODOS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
RIBEIRO, Ernani N.. A inclusão e o cotidiano escolar. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
RIBEIRO, Ernani N.; Albuquerque. Targelia Ferreira Bezerra de Souza . Uma experiência de artes e inclusão - Aula interdisciplinar de LIBRAS e Currículo e Avaliação nas primeiras séries do Ensino Fundamental. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
RIBEIRO, Ernani N.. Ensino de Libras e Avaliação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
RIBEIRO, Ernani N.. O que é educação inclusiva? ? Reflexões Históricas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
RIBEIRO, Ernani N.. CONTRIBUIÇÕES DA COMUNICABILIDADE DAS IMAGENS DOS LIVROS DIDÁTICOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA ALUNOS SURDOS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
RIBEIRO, Ernani N.. GÊNERO, SOCIEDADE E VIOLÊNCIA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
RIBEIRO, Ernani N.. Notas Proêmias - Acessibilidade Comunicacional para Produções Culturais. Recife: Ed. do organizador, 2013. (Tradução/Livro).

2.
RIBEIRO, Ernani N.. E-ACESSIBILIDADE PARA SURDOS (Libras). Recife: RBTV, 2012. (Tradução/Artigo).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
RIBEIRO, E.N.; CASTRO, L. . Tradução para áudio-descrição de processo seletivo seriado e vestibular da UPE. 2017.

2.
RIBEIRO, E.N.; CASTRO, L. . Tradução para áudio-descrição de processo seletivo seriado e vestibular da UPE. 2016.

3.
RIBEIRO, E.N.; CASTRO, L. . Tradução para áudio-descrição de processo seletivo seriado e vestibular da UPE. 2015.

4.
RIBEIRO, Ernani N.. Tradução para áudio-descrição de processo seletivo seriado e vestibular da UPE. 2014.

5.
RIBEIRO, Ernani N.. ATUAÇÃO COMO ÁUDIO-DESCRITOR. 2014.

6.
RIBEIRO, Ernani N.. Prova acessível com áudio-descrição para o vestibular 2013. 2013.

7.
RIBEIRO, Ernani N.. Exposição A Bela Aurora do Recife. 2013.

8.
RIBEIRO, Ernani N.. Exposição Uma Carta a Marselha. 2013.

9.
RIBEIRO, Ernani N.. Festival internacional de teatros de objetos. 2012.

10.
RIBEIRO, Ernani N.. Prova acessível com áudio-descrição para o vestibular 2012. 2012.

11.
RIBEIRO, Ernani N.. ENCONTRO SOBRE ACESSIBILIDADE REÚNE GESTORES DA CULTURA. 2011.

12.
RIBEIRO, Ernani N.. Festival Internacional de Teatro de Objetos. 2011.

Processos ou técnicas
1.
RIBEIRO, Ernani N.. Tradução para áudio-descrição de processo seletivo seriado e vestibular da UPE. 2014.

2.
RIBEIRO, Ernani N.. Tradução para áudio-descrição de processo seletivo seriado e vestibular da UPE. 2013.

3.
RIBEIRO, Ernani N.. Tradução para áudio-descrição de processo seletivo seriado e vestibular da UPE. 2012.

Trabalhos técnicos
1.
RIBEIRO, Ernani N.. Grupo de Trabalho Acessibilidade Cultural ? GTAC. 2010.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
RIBEIRO, E.N.. 'A primeira questão é a atitude das pessoas'. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
RIBEIRO, E.N.; CHAVES, A. D. . CONEXÃO UFPE. 2017.

3.
RIBEIRO, E.N.. CONEXÃO UFPE. 2016.

4.
RIBEIRO, Ernani N.. CONEXÃO UFPE SAÚDE. 2011.


Demais tipos de produção técnica
1.
RIBEIRO, E.N.. Curso básico de áudiodescrição. 2018. .

2.
RIBEIRO, E.N.; Fábio Paiva ; Queiroz, A. . Revolução Republicana: você faz parte dessa história.. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - LivroDidático).

3.
RIBEIRO, Ernani N.. Curso de áudio-descrição. 2014. .

4.
RIBEIRO, Ernani N.. Curso de áudio-descrição. 2014. .

5.
RIBEIRO, Ernani N.. Uso de fotografia em sala de aula. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
RIBEIRO, Ernani N.. Curso de LIBRAS. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
RIBEIRO, Ernani N.. Uso da fotografia como recurso didático em sala de aula. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
RIBEIRO, Ernani N.. Curso de LIBRAS. 2013. .

9.
RIBEIRO, Ernani N.. Curso de LIBRAS. 2013. .

10.
RIBEIRO, Ernani N.. Libras II. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro Didático).

11.
RIBEIRO, Ernani N.. ÁUDIO-DESCRIÇÃO APLICADA A LIVROS DIDÁTICOS: BASES PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVAS. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
RIBEIRO, Ernani N.. Curso Básico de Libras. 2012. .

13.
RIBEIRO, Ernani N.. Inclusão e Diversidade Humana. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
RIBEIRO, Ernani N.. Idiomas: Língua brasileira de sinais. 2010. .

15.
RIBEIRO, Ernani N.. Língua Brasileira de Sinais. 2010. .

16.
RIBEIRO, Ernani N.. O VIOLEIRO. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ÁUDIO-DESCRIÇÃO DE CAPA DE REVISTA).

17.
RIBEIRO, Ernani N.. Curso de LIBRAS. 2009. .

18.
RIBEIRO, Ernani N.. LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS. 2009. .

19.
RIBEIRO, Ernani N.. CAPA DE REVISTA - Tradução Visual, Vol. 1, No 1 (2009). 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ÁUDIO-DESCRIÇÃO DE CAPA DE REVISTA).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
RIBEIRO, Ernani N.. Espetáculo 'Leve'. 2012 (TRADUÇÃO EM LIBRAS).

2.
RIBEIRO, Ernani N.. Paixão de Cristo. 2012 (Áudio-descrição de Espetáculo Teatral).

3.
RIBEIRO, Ernani N.. Festival Palco Giratório. 2012 (TRADUÇÃO EM LIBRAS).

4.
RIBEIRO, Ernani N.. O Festival Internacional de Teatro de Objetos (FITO). 2011 (Áudio-descrição de espetáculo teatral).

5.
RIBEIRO, Ernani N.. Festival Internacional de Teatro de Objetos. 2011 (TRADUÇÃO EM LIBRAS).

6.
RIBEIRO, Ernani N.. Paixão de Cristo. 2011 (Áudio-descrição de Espetáculo Teatral).

7.
RIBEIRO, Ernani N.. Festival Palco Giratório. 2011 (TRADUÇÃO EM LIBRAS).

8.
RIBEIRO, Ernani N.. Tradução em áudio-descrição de espetáculo teatral - NINGUEM MAIS VAI SER BONZINHO. 2009 (Áudio-descrição de espetáculo teatral).

9.
RIBEIRO, Ernani N.. Tradução em Libras de espetáculo teatral - NINGUEM MAIS VAI SER BONZINHO. 2009 (TRADUÇÃO EM LIBRAS).

10.
RIBEIRO, Ernani N.. Tradução experimental de áudio-descrição em espetáculo teatral - O MENINO QUE CONTAVA ESTRELAS. 2008 (Áudio-descrição de espetáculo teatral).

11.
RIBEIRO, Ernani N.. Tradução em áudio-descrição de espetáculo teatral - OS CEGOS. 2008 (Áudio-descrição de espetáculo teatral).

Demais trabalhos
1.
RIBEIRO, Ernani N.. A INCLUSÃO ME ESCOLHEU. 2010 (Entrevista ao Site Circus nas Artes) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Qualificações de Mestrado
1.
RIBEIRO, E.N.; Fábio Paiva. Participação em banca de Edvaldo Jerônimo Pereira do Nascimento. Plano de ensino em uma perspectiva inclusivista: contribuições da audiodescrição para o ensino de células animais no ensino médio. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (ProfBio)) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
RIBEIRO, E.N.. Participação em banca de Cristiano Antônio dos Santos. Estratégias de ensino da biologia evolutiva na perspectiva da interface sensorial. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (ProfBio)) - Universidade Federal de Pernambuco.

3.
RIBEIRO, E.N.. Participação em banca de Carlos Roberto Bravo. Inovação do uso de tecnologias: Google classrom e a dinânica em sala de aula. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (ProfBio)) - Universidade Federal de Pernambuco.

4.
RIBEIRO, E.N.. Participação em banca de Sergivaldo Leite da Silva. Uso de jogos no ensino da biologia: Uma proposta educativa para os alunos do 3 ano da escola de referência em Ensino Médio João Lopes de Siqueira Santos no Município de Ribeirão - PE. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (ProfBio)) - Universidade Federal de Pernambuco.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
RIBEIRO, Ernani N.; Fábio Paiva. Participação em banca de Maria Flávia dos Santos Coelho e Maria Madalena Lima da Silv. ?AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS APLICADAS AO ALUNO SURDO NAS SÉRIES INICIAIS DA ESCOLA MUNICIPAL VINÍCIUS DE MORAES?. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Libras) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.

2.
RIBEIRO, Ernani N.; Fábio Paiva. Participação em banca de Mércia Maria Gomes de Melo. ?ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO INTERPRETE DE LIBRAS ? UM DIÁLOGO A PARTIR DO DECRETO 5.626/2005?. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Libras) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.

3.
RIBEIRO, Ernani N.. Participação em banca de Virgínia dos Santos Monteiro. A agressividade no ensino infantil na escola João Almeida: um problema a ser superado. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Santa Catarina.

4.
RIBEIRO, Ernani N.. Participação em banca de ANA LÚCIA PONTES VALENÇA. EVASÃO ESCOLAR EM TURMAS DE EJA: UMA ANÁLISE DE SUAS CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Santa Catarina.

5.
RIBEIRO, Ernani N.. Participação em banca de VIRGÍNIA MARIA DOS SANTOS MONTEIRO. AGRESSIVIDADE NO ENSINO INFANTIL NA ESCOLA JOÃO ALMEIDA: UM PROBLEMA A SER SUPERADO. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Santa Catarina.

6.
RIBEIRO, Ernani N.. Participação em banca de CELI MARIA ARRUDA DA SILVA. A RELAÇÃO ENTRE AFETIVIDADE E A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA) - Fundação de Ensino Superior de Olinda.

7.
RIBEIRO, Ernani N.. Participação em banca de TELMA CRISTINA MARQUES DA SILVA. ESTRATÉGIAS DE LEITURAS E ESCRITA PARA ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ABORDAGEM PSICOPEDAGÓGICA. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA) - Fundação de Ensino Superior de Olinda.

8.
RIBEIRO, Ernani N.. Participação em banca de RILDA BERNARDO CAMPELO. CAMINHOS DE DESCAMINHOS DO FRACASSO ESCOLAR: UMA ABORDAGEM PSICOPEDAGÓGICA. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA) - Fundação de Ensino Superior de Olinda.

9.
RIBEIRO, Ernani N.. Participação em banca de JAQUELINE CORREIA GONÇALVES. O INTÉRPRETE DE LIBRAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL: REFLEXÕES ACERCA DAS SUAS COMPETÊNCIA NO ATO DA INTÉRPRETAÇÃO. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em TÉCNICO EM TRADUTOR/ INTÉRPRETE DE LIBRAS) - Escola Almirante Soares Dultra.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
RIBEIRO, Ernani N.; Fábio Paiva; SANTOS, Silas Nascimento dos. Participação em banca de Valéria Bezerra da Silva.Análise da proposta pedagógica dos professores no ensino de biologia para o aluno surdo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
RIBEIRO, E.N.. Participação em banca de Gabriel Henrique de Lima.O USO DO RECURSO PEDAGÓGICO NEARPOD NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco.

3.
RIBEIRO, E.N.. Participação em banca de Maria José Farias da Silva.AS PTERIDÓFILAS NOS LIVROS DE HISTÓRIA NATURAL DE CÂNDIDO DE MELLO LEITÃO NOS ANOS DE 1930. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco.

4.
RIBEIRO, Ernani N.. Participação em banca de Ewerton Luis da Silva.ENSINO DE BIOLOGIA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: contribuições da áudio-descrição para análise de livros didáticos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco.

5.
CHAVES, A. D.; RIBEIRO, Ernani N.. Participação em banca de Erickson Lopes de Lima.Gênero Fábula com Elemento de Avaliação da LIBRAS em Fonoaudiologia. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

6.
RIBEIRO, Ernani N.. Participação em banca de Djanês Pereira de Melo.Olhar sobre o papel do outro na escrita dos sujeitos Surdos em ambientes digitais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Pernambuco.

7.
RIBEIRO, Ernani N.. Participação em banca de Ramon Vinícios silva Pessoa.Brarreiras atitudinais praticadas por docentes de alunos surdos em aulas de educação física inclusivas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade de Pernambuco.

8.
RIBEIRO, Ernani N.. Participação em banca de Fernando Henrique Pereira Alves.A inserção de pessoas com deficiência dentro do ambiente organizacional: um estudo de caso. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Marista.

9.
RIBEIRO, Ernani N.. Participação em banca de Catarina Brandão Sales e Silva.A influêmcia da tecnologia no comportamento infantil: um estudo de caso em Recife. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Marista.

10.
RIBEIRO, Ernani N.. Participação em banca de Aníbal Sergio Almeida.A dificuldade de adaptação dos idosos aos produtos eletrônicos: um desafio para o marketing. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Marista.

11.
RIBEIRO, Ernani N.. Participação em banca de Adriana Ferreira Rodrigues.Indisciplina na escola - sobre um olhar de uma escola pública. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Santa Catarina.

12.
RIBEIRO, Ernani N.. Participação em banca de Lais Matirine Bezerra de Araújo.A importância da Contação de História na educação infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Santa Catarina.

13.
RIBEIRO, Ernani N.. Participação em banca de LAERTE LEONARDO PEREIRA.TRADUÇÃO COMENTADA DO ARTIGO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Libras) - Universidade Federal de Santa Catarina.

14.
RIBEIRO, Ernani N.. Participação em banca de JOANA PAULA GUEDES DE LEMOS.RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS ORGANIZAÇÕES: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA TELEVISÃO S/A. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade José Lacerda Filho de Ciências Aplicadas.

15.
RIBEIRO, Ernani N.. Participação em banca de ELAINE MARIA DE SALES.RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS ORGANIZAÇÕES: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA TELEVISÃO S/A. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade José Lacerda Filho de Ciências Aplicadas.

16.
RIBEIRO, Ernani N.. Participação em banca de DAMIRES ROGÉRIA NOGUEIRA DA SILVA.GESTÃO DE PESSOAS: UMA ANÁLISE SOBRE MOTIVAÇÃO NA CAPAGAZ FILIAL IPOJUCA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade José Lacerda Filho de Ciências Aplicadas.

17.
RIBEIRO, Ernani N.. Participação em banca de RAFAELLA MOURA DE SOUZA.GESTÃO DE PESSOAS: UMA ANÁLISE SOBRE MOTIVAÇÃO NA CAPAGAZ FILIAL IPOJUCA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade José Lacerda Filho de Ciências Aplicadas.

18.
RIBEIRO, Ernani N.. Participação em banca de Marcos Gonçalves da Silva.TRADUÇÃO COMENTADA DO ARTIGO: Aquisição das Línguas de Sinais. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Libras) - Universidade Federal de Santa Catarina.

19.
RIBEIRO, Ernani N.. Participação em banca de Mardelo Antonio Fernandes.Estudo da tradução em Libras do artigo: Lendo Sinalizações em Libras - onde está o sujeito?. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Libras) - Universidade Federal de Santa Catarina.

20.
RIBEIRO, Ernani N.. Participação em banca de Creuza Santana da Silva.TRADUÇÃO COMENTADA DO ARTIGO: Relatos de experiências e a realidade brasileira. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Libras) - Universidade Federal de Santa Catarina.

21.
RIBEIRO, Ernani N.. Participação em banca de ADRIANA DE OLIVEIRA DA SILVA.CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade Santa Catarina.

22.
RIBEIRO, Ernani N.. Participação em banca de AMANDA DE MORAIS FERREIRA.A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA ESCOLA INCLUSIVA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade Santa Catarina.

23.
RIBEIRO, Ernani N.. Participação em banca de JEANE DO NASCIMENTO DA SILVA.A AVALIAÇÃO NUMA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade Santa Catarina.

24.
RIBEIRO, Ernani N.. Participação em banca de SILVIA CRISTINA GOMES BRASIL.O PAPEL DO PEDAGOGO NA FORMAÇÃO DA CRIANÇA AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - SOBRE A PERSPECTIVA DA INCLUSÃO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade Santa Catarina.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
RIBEIRO, E.N.. CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA O PREENCHIMENTO DE UMA VAGA DE PROFESSOR SUBISTITUTO (ÁREA LIBRAS), objeto do Edital nº 16 - UFPE. 2018. Universidade Federal de Pernambuco.

2.
RIBEIRO, Ernani N.. CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA O PREENCHIMENTO DE UMA VAGA DE PROFESSOR SUBISTITUTO (ÁREA PEDAGOGIA), objeto do Edital nº 02 - UFPE. 2017. Universidade Federal de Pernambuco.

3.
Farias, G. B.; LIMA. KENIO; RIBEIRO, E.N.. CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA O PREENCHIMENTO DE UMA VAGA DE PROFESSOR SUBISTITUTO, objeto do Edital nº 55 - UFPE. 2017. Universidade Federal de Pernambuco.

4.
RIBEIRO, Ernani N.. CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA O PREENCHIMENTO DE UMA VAGA DE PROFESSOR ASSISTENTE NA ÁREA DE EDUCAÇÃO - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS), objeto do Edital nº 24 - UFPB. 2016. Universidade Federal da Paraíba.

5.
CHAVES, A. D.; RIBEIRO, Ernani N.. CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA O PREENCHIMENTO DE UMA VAGA DE PROFESSOR ASSISTENTE NA ÁREA DE EDUCAÇÃO - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS), objeto do Edital nº 87 - UFPB. 2016. Universidade Federal da Paraíba.

6.
CHAVES, A. D.; RIBEIRO, Ernani N.. CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA O PREENCHIMENTO DE UMA VAGA DE PROFESSOR ASSISTENTE NA ÁREA DE EDUCAÇÃO - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS), objeto do Edital nº 42 - UFPB. 2015. Universidade Federal da Paraíba.

7.
RIBEIRO, Ernani N.. CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA O PREENCHIMENTO DE UMA VAGA DE PROFESSOR ASSISTENTE NA ÁREA DE EDUCAÇÃO - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS). 2013. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

8.
RIBEIRO, Ernani N.. CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA O PREENCHIMENTO DE UMA VAGA DE PROFESSOR ASSISTENTE NA ÁREA DE EDUCAÇÃO - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS). 2013. Universidade Federal de Sergipe.

9.
RIBEIRO, Ernani N.. CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA O PREENCHIMENTO DE UMA VAGA DE PROFESSOR ASSISTENTE NA ÁREA DE EDUCAÇÃO - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS). 2010. Universidade Federal de Pernambuco.

10.
RIBEIRO, Ernani N.. CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA O PREENCHIMENTO DE UMA VAGA DE PROFESSOR ASSISTENTE NA ÁREA DE EDUCAÇÃO - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS). 2010. Universidade Federal de Pernambuco.

11.
RIBEIRO, Ernani N.. CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA O PREENCHIMENTO DE UMA VAGA DE PROFESSOR ASSISTENTE NA ÁREA DE EDUCAÇÃO - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS). 2009. Universidade Federal de Pernambuco.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Semana da Educação Física do CAV/UFPE.Desafios da inclusão da pessoa com deficiência na Educação Física. 2017. (Encontro).

2.
IV Feira de Leitura ? Territórios Interculturais de Leitura.. Recursos tecnológicos audiodescrição e audiolivros.. 2017. (Feira).

3.
V Encontro Interdisciplinar sobre uso abusivo de Álcool e outras Drogas.SOU FRIDA, MAS NÃO ME KAHLO: DOR E DROGA NA EPIGÊNESE DO VÍCIO E A ARTE COMO POTÊNCIA DE CURA. 2017. (Encontro).

4.
XV Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. 2017. (Congresso).

5.
SEMANA DE FORMAÇÃO E PLANEJAMENTO DOCENTE DA UFPE.DOCÊNCIA E OS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA E NECESSIDADES ESPECÍFICAS NA UFPE: CONSTRUINDO NOVOS FAZERES. 2016. (Outra).

6.
Aula ministrada no mestrado em patologia.Didática do Ensino Superior - Educação Inclusiva. 2015. (Outra).

7.
Diálogos sobre prática e formação docente.Respeito às diferenças e mediação de conflitos no ambiente escolar. 2015. (Encontro).

8.
ENCONTRO PEDAGÓGICO NO IFPE.EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ESTRATÉGIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. 2015. (Encontro).

9.
I Encontro de Tradutores - Intérpretes de Libras da UFPE.LEI 12310/10 ARTICULADA À ATUAÇÃO ÉTICA DO TRADUTOR INTÉRPRETE DE LIBRAS. 2015. (Encontro).

10.
III SEMANA DE VALORIZAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA - LUTANDO POR UMA EDUCAÇÃO ACESSÍVEL.REFLETINDO UMA SOCIEDADE PARA TODOS. 2015. (Outra).

11.
III SEMANA DE VALORIZAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA - LUTANDO POR UMA EDUCAÇÃO ACESSÍVEL.A INCLUSÃO E O COTIDIANO ESCOLAR. 2015. (Outra).

12.
Roda de conversa sobre o tema: Transtorno Mental e Cidadania - por uma convivência sem exclusão.Refletindo sobre a inclusão social. 2015. (Outra).

13.
Congresso Nacional de Inclusão. 2014. (Congresso).

14.
I Congresso Nacional de Inclusão na Educação Superior e Educação profissional tecnológica. 2014. (Congresso).

15.
III Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência.Refletindo uma sociedade para todos. 2014. (Encontro).

16.
III Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência.A inclusão e o cotidiano escolar. 2014. (Encontro).

17.
I Seminário de áudio-descrição APEC/VISIBILIDADE.Formação do áudio-descritor e perspectivas profissionais. 2014. (Seminário).

18.
oalestra na disciplina de Tópicos da Comunicação Humana - Mestrado.Inclusão social e o sujeito surdo - uma Reflexão sobre a crise de paradigmas da sociedade pós-moderna. 2014. (Outra).

19.
Semana de abertura do semestre letivo 2014.2.Acessibilidade na Universidade Federal de Pernambuco. 2014. (Outra).

20.
V FÓRUM GASTRONOMIA, SAÚDE E SOCIEDADE. 2014. (Outra).

21.
V FÓRUM GASTRONOMIA, SAÚDE E SOCIEDADE - GASTRONOMIA E COMUNICAÇÃO.ATUAÇÃO COMO ÁUDIO-DESCRITOR. 2014. (Outra).

22.
Disciplia de Libras para alunos da UFRPE.Inclusão Social e Diversidade Humana- qual o papel da universidade na atual crise de paradigma?. 2013. (Encontro).

23.
Semana Universitária da UPE.INCLUSÃO SOCIAL E DIVERSIDADE HUMANA: crise nos paradigmas da educação contemporânea. 2013. (Outra).

24.
VIII COLÓQUIO INTERNACIONAL PAULO FREIRE. A FORMAÇÃO DO/A PROFESSOR/A E A QUESTÃO DA INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR À LUZ DE PAULO FREIRE. 2013. (Congresso).

25.
II FÓRUM DE EXPERIÊNCIAS BEM SUCEDIDAS DA FACULDADE SANTA CATARINA.EXPERIÊNCIAS BEM SUCEDIDAS DA FACULDADE SANTA CATARINA: Ensino de Libras. 2012. (Outra).

26.
II FÓRUM DE EXPERIÊNCIAS BEM SUCEDIDAS DA FACULDADE SANTA CATARINA.EXPERIÊNCIAS BEM SUCEDIDAS DA FACULDADE SANTA CATARINA. 2012. (Outra).

27.
V SEMINÁRIO DO CURSO TÉCNICO DE TRADUTOR/INTÉRPRETE EM LIBRAS.A FORMAÇÃO DE TRADUTORES E INTÉRPRETES DE LIBRAS: uma homenagem aos 10 anos da Lei Libras 10.436/02. 2012. (Seminário).

28.
"Acompanhamento e Avaliação de crianças e jovens com necessidades educativas especiais.Reflexões sobre inclusão. 2011. (Seminário).

29.
Fliportinho.Libras - que Língua é essa?. 2011. (Oficina).

30.
I ENCONTRO DE EDUCAÇÃO E FILOSOFIA.Um papo sobre Nietzsche. 2011. (Encontro).

31.
I FÓRUM DE EXPERIÊNCIAS BEM SUCEDIDAS DA FACULDADE SANTA CATARINA.Ensino de Libras e Avaliação. 2011. (Outra).

32.
I FÓRUM DE EXPERIÊNCIAS BEM SUCEDIDAS DA FACULDADE SANTA CATARINA. 2011. (Outra).

33.
III SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE PEDAGOGIA.VÍDEO FÓRUM - "ILHA DAS FLORES". 2011. (Outra).

34.
IV MOSTRA ACADÊMICA DE PESQUISA - MAPE.EDUCAÇÃO E A LÍNGUA DE SINAIS. 2011. (Outra).

35.
IX Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. O que é educação inclusiva? ? Reflexões Históricas. 2011. (Congresso).

36.
Semana de Integração dos Polos de Educação a Distância.Libras - Língua, Linguagem e Linguística. 2011. (Outra).

37.
SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA - VI ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA.ÁUDIO-DESCRIÇÃO E EDUCAÇÃO: PROPOSTAS INCLUSIVAS. 2011. (Encontro).

38.
SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA - VI ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA.COMO SUPERAR OBSTÁCULOS E CONSTRUIR A AUTONOMIA: UMA PARCELA QUE DÁ CERTO. 2011. (Outra).

39.
Semana Universitária da UPE.Inclusão na universidade - qual o nosso papel?. 2011. (Seminário).

40.
Semana Universitária da UPE.EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA UNIVERSIDADE. 2011. (Oficina).

41.
Viver Funeso.Libras - Língua, Linguagem e Linguística. 2011. (Encontro).

42.
I Congresso Norte/ Nordeste de Humanização na Saúde. Diversidades humanas - barreiras atitudinais e Libras. 2010. (Congresso).

43.
I Seminário de Educação Inclusiva - FADE.EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O ALUNO SURDO EM SALA REGULAR. 2010. (Seminário).

44.
17º COLE - Congresso de Leitura. Contribuições da comunicabilidade das imagens nos livros didáticos no processo de ensino-aprendizagem para alunos surdos. 2009. (Congresso).

45.
II E ncontro do do Tradutor/Intérprete de LIBRAS e A Pessoa Surda.Inclusão Escolar - Reflexões. 2009. (Encontro).

46.
II Mostra de Àudio-descrição de Pernambuco.Contribuições da comunicabilidade das imagens nos livros didáticos no processo de ensino-aprendizagem para alunos surdos. 2009. (Outra).

47.
DIREITO A DIVESIDADE: O QUE TEMOS A VER COM ISSO?. 2008. (Outra).

48.
FORMAÇÃO PARA FROFESSORES DO PROJETO TRAVESSIA. 2008. (Outra).

49.
PALESTRA.GÊNERO, SOCIEDADE E VIOLÊNCIA. 2008. (Outra).

50.
V Encontro de Iniciação Cientifica - PIBIC.Ensino de Historia Através do Uso de Imagens. 2007. (Encontro).

51.
IV Congresso Internacional DE Tecnologia na Educação. 2006. (Congresso).

52.
PALESTRA SOBRE A SANTA INQUISIÇÃO. 2005. (Outra).

53.
ENEH - 2004. 2004. (Encontro).

54.
II Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. 2004. (Congresso).

55.
I SEMINÁRIO DO INSTITUTO HISTÓRICO E ARQUEOLÓGICO DE OLINDA.MONITORIA DO I SEMINÁRIO DO INSTITUTO HISTÓRICO E ARQUEOLÓGICO DE OLINDA. 2004. (Encontro).

56.
CONHECENDO O MEIO AMBIENTE E A HISTÓRIA DE PERNAMBUCO. 2003. (Outra).

57.
FECCART.MONITORIA DO PROJETO PASSEANDO PELA HISTÓRIA DO BRASIL - FECCART. 2003. (Encontro).

58.
FUNESO CIÊNCIA, CULTURA E ARTE - FECCART. 2003. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
RIBEIRO, E.N.. III Festival de Libras do CAV. 2018. (Outro).

2.
RIBEIRO, E.N.. IV Festival de Libras do CAV. 2017. (Outro).

3.
RIBEIRO, E.N.. V Festival de Libras do CAV. 2017. (Outro).

4.
RIBEIRO, E.N.. II Festival de Libras do CAV. 2016. (Outro).

5.
RIBEIRO, Ernani N.. II Conferência Municipal de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência. 2015. (Outro).

6.
RIBEIRO, E.N.. I Festival de Libras do CAV. 2015. (Outro).

7.
RIBEIRO, Ernani N.. I Seminário de áudio-descrição. 2014. (Outro).

8.
RIBEIRO, Ernani N.. Mostra de Video sobre Libras. 2011. (Outro).

9.
Lima, f.j. ; RIBEIRO, Ernani N. . II Mostra de Áudio-descrição de Pernambuco. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
ALZIRA CARLA DE OLIVEIRA DIAS. O ENSINO DE BIOLOGIA E AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: UMA EXPERIENCIA PARA O ESTUDO DE CITOLOGIA. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (ProfBio)) - Universidade Federal de Pernambuco. (Coorientador).

2.
Edivaldo Jeronimo Pereira do Nascimento. NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS UTILIZADAS NAS AULAS DE BIOLOGIA COM ESTUDANTES DEFICIENTES VISUAIS. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (ProfBio)) - Universidade Federal de Pernambuco. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
ELIZANDRA DA SILVA SOUZA. E-BOOK COM AUDIODESCRIÇÃO COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE ANATOMIA PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco. (Orientador).

2.
GERLLANE JORGE DE MATOS. ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS UTILIZADAS PELOS PROFESSORES DE BIOLOGIA NAS AULAS DE MITOSE EM VÍDEOS DO ?YOU TUBE?.. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco. (Orientador).

3.
AILTON CLEMENTE DA SILVA. INCLUSÃO EDUCACIONAL E BARREIRAS ATITUDINAIS NA ATUAÇÃO DE PROFESSORES DO 6º AO 9º EM PASSIRA. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco. (Orientador).

4.
Fernanda Maria da Silva. Vídeo didático: contribuições para o processo de inclusão de alunos surdos nas aulas de biologia. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Maria Flávia dos Santos Coelho e Maria Madalena Lima da Silv. ?AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS APLICADAS AO ALUNO SURDO NAS SÉRIES INICIAIS DA ESCOLA MUNICIPAL VINÍCIUS DE MORAES?. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Libras) - Universidade Federal do Vale do São Francisco. Orientador: Ernani Nunes Ribeiro.

2.
Mércia Maria Gomes de Melo. ?ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO INTERPRETE DE LIBRAS ? UM DIÁLOGO A PARTIR DO DECRETO 5.626/2005?. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Libras) - Universidade Federal do Vale do São Francisco. Orientador: Ernani Nunes Ribeiro.

3.
Valdileide Ramos Dos Santos. INCLUSÃO EDUCACIONAL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Santa Catarina. Orientador: Ernani Nunes Ribeiro.

4.
MARIA DO CARMO CABRAL DA SILVA MELO. DISCUTINDO A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA) - Fundação de Ensino Superior de Olinda. Orientador: Ernani Nunes Ribeiro.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Valéria Bezerra da Silva. Análise da proposta pedagógica dos professores no ensino de biologia para o aluno surdo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ernani Nunes Ribeiro.

2.
Renata Priscila Alves da Silva. A atuação dos tradutores e intérpretes de Libras no processo tradutório de cinências biológicas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ernani Nunes Ribeiro.

3.
Deise Souza da Silva. Discutindo Barreiras atitudinais na educação básica: um estudo de caso sobre a sexualidade e o sujeito em cadeiras de rodas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ernani Nunes Ribeiro.

4.
José Hugo Felipe dos Santos. EDUCAÇÃO FÍSICA E INCLUSÃO ESCOLAR: UM ESTUDO SOBRE A PRODUÇÃO ACADÊMICA DO PROCESSO INCLUSIVISTA DO SURDO.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ernani Nunes Ribeiro.

5.
Ewerton Luis da Silva. Ensino de biologia para pessoas com deficiência visual: contribuições para análise de Livros didáticos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ernani Nunes Ribeiro.

6.
Italla Michaela de Souza Santos. Barreiras atitudianis sofridas por um professor de educação física cego. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA) - ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA - UPE. Orientador: Ernani Nunes Ribeiro.

7.
Ramon Vinícios silva Pessoa. Barreiras atitudianis sofridas por um professor de educação física cego. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Ernani Nunes Ribeiro.

8.
Gustavo Cabral da Luz. O debate sobre a inclusão da criança com deficiência: A importância da Educação Física no âmbito dessa inclusão. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA) - ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA - UPE. Orientador: Ernani Nunes Ribeiro.

9.
Ronald Seabra de Lira. A EDUCAÇÃO FÍSICA COMO ATUANTE NO PROCESSO DA INCLUSÃO PARA ALUNOS SURDOS NO ENSINO REGULAR.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA) - ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA - UPE. Orientador: Ernani Nunes Ribeiro.

10.
Phelipe Bibiano Bezerra. O EDUCANDO surdo, A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS e a Educação Física ? REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA) - ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA - UPE. Orientador: Ernani Nunes Ribeiro.

11.
André Lucas de Lima Souza. Educação física adaptada para educandos cegos - contribuições da áudio descrição. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA) - ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA - UPE. Orientador: Ernani Nunes Ribeiro.

12.
Danielle de Medeiros Silva. A dança e a libras presentes no mesmo palco. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA) - ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA - UPE. Orientador: Ernani Nunes Ribeiro.

13.
Tássia de Sousa Leão Silva. Estudo sobre as produções das monografias da ESEF sobre a temática da inclusão. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA) - ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA - UPE. Orientador: Ernani Nunes Ribeiro.

Orientações de outra natureza
1.
Suelma Amorim do Nascimento. Monitoria na Disciplina: Língua Brasileira de Sinais. 2017. Orientação de outra natureza. (Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ernani Nunes Ribeiro.

2.
Vitória Carla Conceição Almeida. Monitoria na Disciplina: Língua Brasileira de Sinais. 2017. Orientação de outra natureza. (Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ernani Nunes Ribeiro.

3.
Katia Carola Santos Silva. Monitoria na Disciplina: Língua Brasileira de Sinais. 2017. Orientação de outra natureza. (Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ernani Nunes Ribeiro.

4.
José Soares de Melo Neto. Monitoria na Disciplina: Língua Brasileira de Sinais. 2017. Orientação de outra natureza. (Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ernani Nunes Ribeiro.

5.
Vitoria Carla Conceição Almeida. Monitoria na Disciplina: Língua Brasileira de Sinais. 2017. Orientação de outra natureza. (Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ernani Nunes Ribeiro.

6.
Maria Elisângela Alves da Silva. Monitoria na Disciplina: Língua Brasileira de Sinais. 2016. Orientação de outra natureza. (Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ernani Nunes Ribeiro.

7.
ALEX INÁCIO DA SILVA. O PROFISSIONAL INTÉRPRETE DE LIBRAS EM SALAS DE AULA NA PROPOSTA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 2009. Orientação de outra natureza. (CURSO TÉCNICO DE TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LIBRAS) - ESCOLA ALMIRANTE SOARES DUTRA. Orientador: Ernani Nunes Ribeiro.



Inovação



Processos ou técnicas
1.
RIBEIRO, Ernani N.. Tradução para áudio-descrição de processo seletivo seriado e vestibular da UPE. 2012.


Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
RIBEIRO, E.N.2017RIBEIRO, E.N.; SIMÕES, J. L. ; Fábio Paiva . INCLUSÃO ESCOLAR E BARREIRAS ATITUDINAIS: UM DIÁLOGO SOB A PERSPECTIVA DA SOCIOLOGIA DE PIERRE BOURDIEU. OLH@RES - REVISTA ELETRÔNICA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UNIFESP, v. 5, p. 210-226, 2017.


Livros e capítulos
1.
RIBEIRO, Ernani N.; PEIIXOTO, W. R. S. . Capítulo 2: Qué es educación inclusiva? ? Reflexiones Históricas. In: José Luis Simões, Fábio da Silva Paiva e Ruy de Deus e Mello Neto. (Org.). PESQUISAS EDUCACIONAIS: divulgando o trabalho de jovens pesquisadores.. 1ed.Recife: Editora UFPE, 2014, v. 1, p. 21-31.

2.
RIBEIRO, Ernani N.. Inclusão social e diversidade humana - uma reflexão sobre a educação e a crise de paradigmas da sociedade pós-moderna. A multidisciplinaridade dos direitos fundamentais: uma análise reflexiva. 1ed.Recife: Nossa Editora, 2014, v. 1, p. 185-202.


Cursos de curta duração ministrados
1.
RIBEIRO, Ernani N.. Idiomas: Língua brasileira de sinais. 2010. .

2.
RIBEIRO, Ernani N.. Curso de LIBRAS. 2009. .

3.
RIBEIRO, E.N.. Curso básico de áudiodescrição. 2018. .


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
RIBEIRO, Ernani N.. Libras II. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro Didático).

2.
RIBEIRO, E.N.; Fábio Paiva ; Queiroz, A. . Revolução Republicana: você faz parte dessa história.. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - LivroDidático).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
RIBEIRO, Ernani N.. II Conferência Municipal de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência. 2015. (Outro).



Outras informações relevantes


Dissertação de Mestrado defendida com temática inédita. Sendo o primeiro pesquisador a abordar uma relação entre a áudio-descrição e a educação de pessoas surdas.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 1:46:39