Claudio de Paiva Franco

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2693521388430114
  • Última atualização do currículo em 30/03/2018


Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais e mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor Adjunto do Setor de Inglês do Departamento de Letras Anglo-Germânicas da UFRJ e autor de livros didáticos de inglês aprovados no PNLD. É pesquisador do Projeto LingNet (UFRJ) e atua principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem de língua estrangeira, formação de professores de língua estrangeira, ensino de línguas mediado por novas tecnologias, educação a distância, complexidade. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Claudio de Paiva Franco
Nome em citações bibliográficas
FRANCO, Claudio de Paiva;FRANCO, Claudio

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Letras.
Av. Horácio Macedo, 2151
Cidade Universitária
21941917 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 25989746
URL da Homepage: www.letras.ufrj.br/anglo_germanicas


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2013
Doutorado em Estudos Lingüísticos.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Autonomia na aprendizagem de inglês: um estudo com nativos digitais sob as lentes do caos e da complexidade, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Vera Lucia Menezes de Oliveira e Paiva.
Palavras-chave: autonomia; aprendizagem de inglês; nativos digitais; caos/ complexidade; atratores.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas / Especialidade: Língua Inglesa.
Setores de atividade: Educação.
2008 - 2009
Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: O uso de um ambiente virtual de aprendizagem no ensino de inglês: além dos limites da sala de aula presencial,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Kátia Cristina do Amaral Tavares.
Palavras-chave: CALL; Novas tecnologias; Inglês Instrumental; Internet; Moodle.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas / Especialidade: Língua Inglesa.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Setores de atividade: Educação.
2007 - 2008
Especialização em Docência do Ensino Superior. (Carga Horária: 360h).
Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
Título: Construção da autonomia no contexto digital.
Orientador: Carlos Afonso Leite Leocádio.
2008 - 2008
Aperfeiçoamento em Ensino e Aprendizagem da Lingua Inglesa. (Carga Horária: 180h).
Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, Brasil.
Título: sem monografia. Ano de finalização: 2008.
Orientador: sem orientador.
2004 - 2006
Graduação em Licenciatura em Português/Inglês.
Universidade do Grande Rio, UNIGRANRIO, Brasil.
2003 interrompida
Graduação interrompida em 2004 em Bacharelado em Português-Inglês.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Ano de interrupção: 2004




Formação Complementar


2012 - 2012
Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2010 - 2010
Produção de obj dig de aprend p ensino de línguas.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2010 - 2010
Metodologia da Pesquisa. (Carga horária: 5h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV ONLINE, Brasil.
2010 - 2010
Produção de obj dig de aprend p ensino de línguas. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2010 - 2010
Recursos da Web 2.0 para Pesquisadores. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2010 - 2010
Concordanceadores e seus usos. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.
2010 - 2010
Jogos digitais e games educativos. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2010 - 2010
Gêneros textuais e tecnologia educacional na prát. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2010 - 2010
Metodologia do Ensino Superior. (Carga horária: 5h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV ONLINE, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Tecnologia Educacional: Nova Perspectiva de Ensino. (Carga horária: 60h).
Portal Educação, ABED, Brasil.
2008 - 2008
Teaching Knowledge Test, TKT, Module KAL.
University of Cambridge, CAM, Inglaterra.
2007 - 2007
Language Analysis for English Teachers.
International House Barcelona, IH, Espanha.
2007 - 2007
Common European Framework.
International House Barcelona, IH, Espanha.
2006 - 2007
In-Service TTC. (Carga horária: 120h).
Instituto Acadêmico de Cultura Inglesa, CULTURA INGLESA, Brasil.
2006 - 2006
Teaching Knowledge Test, TKT, Module 3.
University of Cambridge, CAM, Inglaterra.
2006 - 2006
Teaching Knowledge Test, TKT, Module 1.
University of Cambridge, CAM, Inglaterra.
2006 - 2006
Teaching Knowledge Test, TKT, Module 2.
University of Cambridge, CAM, Inglaterra.
2005 - 2005
Certificate of Proficiency in English, CPE.
University of Cambridge, CAM, Inglaterra.
2004 - 2004
Certificate in Advanced English, CAE.
University of Cambridge, CAM, Inglaterra.
2004 - 2004
First Certificate in English, FCE.
University of Cambridge, CAM, Inglaterra.
1997 - 2004
Curso Regular de Inglês. (Carga horária: 870h).
Instituto Acadêmico de Cultura Inglesa, CULTURA INGLESA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Aprovado em 1º lugar no Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Assistente de Língua Inglesa (Edital nº 57 de 06.05.11).

Atividades

08/2013 - Atual
Ensino, Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Elaboração de Projetos e Tecnologia Educacional
03/2012 - Atual
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês Instrumental
03/2012 - Atual
Ensino, Relações Internacionais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês I
Inglês III

Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor conteudista

Atividades

01/2014 - Atual
Ensino, Letras - Português e Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado em Língua Inglesa I
Estágio Supervisionado em Língua Inglesa II

Colégio Pedro II, CP II, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Inglês, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Aprovado em 1º lugar no Concurso Público de Provas e Títulos para Professor de Língua Inglesa (Edital nº 8 de 06.05.08).

Atividades

03/2009 - 10/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa
03/2009 - 12/2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa

Universidade Veiga de Almeida, UVA/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

09/2011 - 09/2011
Ensino, Língua Inglesa, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Teaching the four skills

C.E. Dulce Petri, SEE-RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Inglês, Carga horária: 16
Outras informações
Aprovado em 1º lugar Concurso Público para Professor de Língua Inglesa.

Atividades

02/2008 - 02/2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa

Instituto Acadêmico de Cultura Inglesa, CULTURA INGLESA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de inglês, Carga horária: 30

Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Monitor de inglês, Carga horária: 5

Atividades

02/2006 - 06/2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa
03/2008 - 10/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Online writing course for intermediate students


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Livro Didático em Dispositivos Móveis: a Perspectiva de Alunos e Professores de Inglês da Escola Pública

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Kátia Cristina do Amaral Tavares em 22/02/2016.
Descrição: Tendo em vista a recente inclusão de livros digitais de língua estrangeira nos editais do Programa Nacional do Livro Didático, pretende-se investigar como os dispositivos móveis (principalmente os tablets) são utilizados na sala de aula de inglês em escolas públicas para uso dos livros digitais distribuídos pelo governo federal. Busca-se compreender como se dá o emprego de uma tecnologia móvel para disponibilização do livro didático em sala de aula e investigar seus possíveis impactos na prática pedagógica, privilegiando-se a perspectiva dos participantes (alunos e professores). Espera-se que os resultados possam contribuir para o aprimoramento do uso dos livros digitais em sala de aula, com implicações para a formação do professor e a produção de materiais didáticos digitais para o ensino de línguas. Este projeto está associado ao GT Linguagem e Tecnologias..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - Atual
O professor e a interação em contextos educacionais mediados pelas novas tecnologias

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Kátia Cristina do Amaral Tavares em 10/12/2012.
Descrição: Descrição: Objetiva-se investigar processos interativos e práticas discursivas em contextos de ensino e aprendizagem (presenciais, semi-presenciais e a distância) mediados pelas novas tecnologias, com foco na atuação e na formação do professor. Investigam-se, prioritariamente, contextos de ensino de línguas e de formação do professor de línguas. São utilizados instrumentos etnográficos de geração de dados (observação, notas de campo, diários do pesquisador e de participantes, entrevistas, questionários, registros de interações on-line, documentos, entre outros) dentro de um paradigma de pesquisa crítica. Privilegia-se a adoção da Teoria da Atividade como sistema teórico conceitual para a análise dos dados. Com os resultados, pretende-se contribuir não só para a compreensão dos processos interativos dos contextos investigados, mas também ampliar os conhecimentos práticos e teóricos sobre a relação do professor com as novas tecnologias tanto em sua prática pedagógica quanto em sua formação profissional contínua. Além disso, com uma avaliação contínua da metodologia de pesquisa utilizada, espera-se contribuir para a reflexão sobre questões metodológicas envolvidas na pesquisa em e sobre ambientes digitais...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2011 - Atual
Periódico: World Journal of English Language
2010 - Atual
Periódico: Linguagens e Diálogos


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas/Especialidade: Língua Inglesa.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1FRANCO, Claudio de Paiva2013 FRANCO, Claudio de Paiva. Understanding digital natives' learning experiences. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 13, p. 643-658, 2013.

2.
5FRANCO, Claudio de Paiva2013FRANCO, Claudio de Paiva. Nativos digitais: quem são?. Presença Pedagogica, v. 19, p. 24-29, 2013.

3.
2FRANCO, Claudio de Paiva2013 FRANCO, Claudio de Paiva. Revisitando o conceito de autonomia no ensino-aprendizagem de línguas como sistema adaptativo complexo. Educação em Revista (UFMG. Impresso), v. 29, p. 121-142, 2013.

4.
4FRANCO, Claudio de Paiva2013FRANCO, Claudio de Paiva. Um pouco de complexidade na Linguística Aplicada. Revista Horizontes de Linguistica Aplicada, v. 12, p. 183-197, 2013.

5.
3FRANCO, Claudio de Paiva2012 FRANCO, Claudio de Paiva. Complexidade e aprendizagem de falantes brasileiros de inglês. Signum: Estudos da Linguagem, v. 15, p. 215, 2012.

6.
9FRANCO, Claudio de Paiva2010FRANCO, Claudio de Paiva. A tecnologia no ensino de línguas: do século XVI ao XXI. Letra Magna, v. 06, p. 18, 2010.

7.
8FRANCO, Claudio de Paiva2010FRANCO, Claudio de Paiva. A Plataforma Moodle como Alternativa para uma Educação Flexível. Revista Educaonline, v. 4, p. 1-15, 2010.

8.
6FRANCO, Claudio de Paiva2010FRANCO, Claudio de Paiva. Possibilidades de participação na sala de aula virtual: uma análise dos modos de interação em um componente on-line de leitura instrumental em inglês. Eutomia (Recife), v. I, p. 1-15, 2010.

9.
7FRANCO, Claudio de Paiva2010FRANCO, Claudio de Paiva; Arikan, A. . Why is it worth teaching and learning literature online?. Humanising Language Teaching, v. 12, p. 1, 2010.

10.
10FRANCO, Claudio de Paiva2010FRANCO, Claudio de Paiva. Moodle as an alternative to flexible education. Revista Educaonline, v. 1, p. 1-15, 2010.

11.
11FRANCO, Claudio de Paiva2010FRANCO, Claudio de Paiva. Parâmetros para a criação de um curso semipresencial de leitura em inglês. Linguagens e Diálogos, v. 1, p. 94-103, 2010.

12.
20FRANCO, Claudio de Paiva2008FRANCO, Claudio de Paiva. How to build engaging e-learning experiences. IATEFL Voices, v. Mar-Ap, p. 4-5, 2008.

13.
19FRANCO, Claudio de Paiva2008FRANCO, Claudio de Paiva. Designing online courses in the light of learning styles. Learning Technology Newsletter, v. 10, p. 14-18, 2008.

14.
21FRANCO, Claudio de Paiva2008FRANCO, Claudio de Paiva. How to build successful engaging e-learning experiences. Humanising Language Teaching, v. 10, p. 8, 2008.

15.
14FRANCO, Claudio de Paiva2008FRANCO, Claudio de Paiva. Using web-based peer-correction to develop writing skills of Brazilian EFL learners. Novitas - ROYAL, v. 2, p. 49-59, 2008.

16.
22FRANCO, Claudio de Paiva2008FRANCO, Claudio de Paiva. Peer correction through wikis: a case study with Brazilian learners. Call Review, v. Spring, p. 33-39, 2008.

17.
16FRANCO, Claudio de Paiva2008FRANCO, Claudio de Paiva. Autonomia de aprendizes on-line de inglês. ETD. Educação Temática Digital, v. 9, p. 52-60, 2008.

18.
15FRANCO, Claudio de Paiva2008FRANCO, Claudio de Paiva. As noções de discurso para Widdowson e Fairclough. Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades, v. VII, p. 55-61, 2008.

19.
17FRANCO, Claudio de Paiva2008FRANCO, Claudio de Paiva. Aprendizagem colaborativa online e multiculturalismo. Revista Educaonline, v. 2, p. 1-11, 2008.

20.
13FRANCO, Claudio de Paiva2008FRANCO, Claudio de Paiva. A contemporaneidade através de um olhar multicultural. Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades, v. VII, p. 45-56, 2008.

21.
18FRANCO, Claudio de Paiva2008FRANCO, Claudio de Paiva. Maximising students? collaboration through computer-based activities. Call Review, v. Winter, p. 17-20, 2008.

22.
12FRANCO, Claudio de Paiva2008FRANCO, Claudio de Paiva. Novas tecnologias, novas perspectivas para o ensino-aprendizagem de língua estrangeira. Cadernos de Letras (UFRJ), v. 24, p. 145-156, 2008.

23.
24FRANCO, Claudio de Paiva2007FRANCO, Claudio de Paiva. E-learning and Multiple Intelligences: catering for different needs and learning styles. Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades, v. VI, p. 11-17, 2007.

24.
23FRANCO, Claudio de Paiva2007FRANCO, Claudio de Paiva. E-learning and Multiple Intelligences: catering for different needs and learning styles. Humanising Language Teaching, v. 9, p. 10, 2007.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
FRANCO, Claudio de Paiva; TAVARES, K. . WAY TO GO! Língua estrangeira moderna: Inglês (Ensino Médio) 1 - livro do aluno. 2. ed. São Paulo: Ática, 2016. v. 3. 224p .

2.
FRANCO, Claudio de Paiva; TAVARES, K. . WAY TO GO! Língua estrangeira moderna: Inglês (Ensino Médio) 1 - guia didático. 2. ed. São Paulo: Ática, 2016. v. 3. 288p .

3.
FRANCO, Claudio de Paiva; TAVARES, K. . WAY TO GO! Língua estrangeira moderna: Inglês (Ensino Médio) 2 - livro do aluno. 2. ed. São Paulo: Ática, 2016. v. 3. 224p .

4.
FRANCO, Claudio de Paiva; TAVARES, K. . WAY TO GO! Língua estrangeira moderna: Inglês (Ensino Médio) 2 - guia didático. 2. ed. São Paulo: Ática, 2016. v. 3. 288p .

5.
FRANCO, Claudio de Paiva; TAVARES, K. . WAY TO GO! Língua estrangeira moderna: Inglês (Ensino Médio) 3 - livro do aluno. 2. ed. São Paulo: Ática, 2016. v. 3. 224p .

6.
FRANCO, Claudio de Paiva; TAVARES, K. . WAY TO GO! Língua estrangeira moderna: Inglês (Ensino Médio) 3 - guia didático. 2. ed. São Paulo: Ática, 2016. v. 3. 288p .

7.
FRANCO, Claudio de Paiva; TAVARES, K. . WAY TO ENGLISH for Brazilian Learners - 6 ano (Livro do Aluno). 1. ed. São Paulo: Ática, 2015. v. 4. 184p .

8.
FRANCO, Claudio de Paiva; TAVARES, K. . WAY TO ENGLISH for Brazilian Learners - 6 ano (Livro do Professor). 1. ed. São Paulo: Ática, 2015. v. 4. 240p .

9.
FRANCO, Claudio de Paiva; TAVARES, K. . WAY TO ENGLISH for Brazilian Learners - 7 ano (Livro do Aluno). 1. ed. São Paulo: Ática, 2015. v. 4. 184p .

10.
FRANCO, Claudio de Paiva; TAVARES, K. . WAY TO ENGLISH for Brazilian Learners - 7 ano (Livro do Professor). 1. ed. São Paulo: Ática, 2015. v. 4. 240p .

11.
FRANCO, Claudio de Paiva. WAY TO ENGLISH for Brazilian Learners - 8 ano (Livro do Aluno). 1. ed. São Paulo: Ática, 2015. v. 4. 184p .

12.
FRANCO, Claudio de Paiva. WAY TO ENGLISH for Brazilian Learners - 8 ano (Livro do Professor). 1. ed. São Paulo: Ática, 2015. v. 4. 240p .

13.
FRANCO, Claudio de Paiva. WAY TO ENGLISH for Brazilian Learners - 9 ano (Livro do Aluno). 1. ed. São Paulo: Ática, 2015. v. 4. 184p .

14.
FRANCO, Claudio de Paiva. WAY TO ENGLISH for Brazilian Learners - 9 ano (Livro do Professor). 1. ed. São Paulo: Ática, 2015. v. 4. 232p .

15.
TAVARES, K. ; FRANCO, Claudio de Paiva . WAY TO GO! Língua estrangeira moderna: Inglês (Ensino Médio) 1 - livro do aluno. 1. ed. São Paulo: Editora Ática, 2014. v. 3. 176p .

16.
TAVARES, K. ; FRANCO, Claudio de Paiva . WAY TO GO! Língua estrangeira moderna: Inglês (Ensino Médio) 1 - guia didático. 1. ed. São Paulo: Editora Ática, 2014. v. 3. 216p .

17.
TAVARES, K. ; FRANCO, Claudio de Paiva . WAY TO GO! Língua estrangeira moderna: Inglês (Ensino Médio) 2 - livro do aluno. 1. ed. São Paulo: Editora Ática, 2014. v. 3. 176p .

18.
TAVARES, K. ; FRANCO, Claudio de Paiva . WAY TO GO! Língua estrangeira moderna: Inglês (Ensino Médio) 2 - guia didático. 1. ed. São Paulo: Editora Ática, 2014. v. 3. 216p .

19.
TAVARES, K. ; FRANCO, Claudio de Paiva . WAY TO GO! Língua estrangeira moderna: Inglês (Ensino Médio) 3 - livro do aluno. 1. ed. São Paulo: Editora Ática, 2014. v. 3. 176p .

20.
TAVARES, K. ; FRANCO, Claudio de Paiva . WAY TO GO! Língua estrangeira moderna: Inglês (Ensino Médio) 3 - guia didático. 1. ed. São Paulo: Editora Ática, 2014. v. 3. 216p .

21.
MENEZES, V. ; TAVARES, K. ; BRAGA, J. ; FRANCO, Claudio de Paiva . Alive! Inglês 6° ano: livro do aluno. 2. ed. SÃO PAULO: EDIÇÕES SM, 2012. v. 4. 176p .

22.
MENEZES, V. ; TAVARES, K. ; BRAGA, J. ; FRANCO, Claudio de Paiva . Alive! Inglês 6° ano: guia didático. 2. ed. SÃO PAULO: EDIÇÕES SM, 2012. v. 4. 183p .

23.
MENEZES, V. ; TAVARES, K. ; BRAGA, J. ; FRANCO, Claudio de Paiva . Alive! Inglês 7° ano (aluno). 2. ed. SÃO PAULO: EDIÇÕES SM, 2012. v. 4. 184p .

24.
MENEZES, V. ; TAVARES, K. ; BRAGA, J. ; FRANCO, Claudio de Paiva . Alive! Inglês 7° ano: guia didático. 2. ed. SÃO PAULO: EDIÇÕES SM, 2012. v. 4. 191p .

25.
MENEZES, V. ; BRAGA, J. ; FRANCO, Claudio de Paiva . Alive! Inglês 8° ano: (aluno). 2. ed. SÃO PAULO: EDIÇÕES SM, 2012. v. 4. 184p .

26.
MENEZES, V. ; BRAGA, J. ; FRANCO, Claudio de Paiva . Alive! Inglês 8° ano: guia didático. 2. ed. SÃO PAULO: EDIÇÕES SM, 2012. v. 4. 192p .

27.
MENEZES, V. ; BRAGA, J. ; FRANCO, Claudio de Paiva . Alive! Inglês 9° ano: (aluno). 2. ed. SÃO PAULO: EDIÇÕES SM, 2012. v. 4. 184p .

28.
MENEZES, V. ; BRAGA, J. ; FRANCO, Claudio de Paiva . Alive! Inglês 9° ano: guia didático. 2. ed. SÃO PAULO: EDIÇÕES SM, 2012. v. 4. 192p .

29.
MENEZES, V. ; TAVARES, K. ; BRAGA, J. ; FRANCO, Claudio de Paiva . Alive! Inglês: 6° ano (aluno). 2. ed. SÃO PAULO: EDITORA UDP LTDA, 2012. v. 4. 176p .

30.
MENEZES, V. ; TAVARES, K. ; BRAGA, J. ; FRANCO, Claudio de Paiva . Alive! Inglês: 6° ano: guia didático. 2. ed. SÃO PAULO: EDITORA UDP LTDA, 2012. v. 4. 183p .

31.
MENEZES, V. ; TAVARES, K. ; BRAGA, J. ; FRANCO, Claudio de Paiva . Alive! Inglês: 7° ano: guia didático. 2. ed. SÃO PAULO: EDITORA UDP LTDA, 2012. v. 4. 191p .

32.
MENEZES, V. ; BRAGA, J. ; FRANCO, Claudio de Paiva . Alive! Inglês: 8° ano (aluno). 2. ed. SÃO PAULO: EDITORA UDP LTDA, 2012. v. 4. 184p .

33.
MENEZES, V. ; BRAGA, J. ; FRANCO, Claudio de Paiva . Alive! Inglês: 8° ano: guia didático. 2. ed. SÃO PAULO: EDITORA UDP LTDA, 2012. v. 4. 192p .

34.
MENEZES, V. ; BRAGA, J. ; FRANCO, Claudio de Paiva . Alive! Inglês: 9° ano (aluno). 2. ed. SÃO PAULO: EDITORA UDP LTDA, 2012. v. 4. 184p .

35.
MENEZES, V. ; BRAGA, J. ; FRANCO, Claudio de Paiva . Alive! Inglês: 9° ano: guia didático. 2. ed. SÃO PAULO: EDITORA UDP LTDA, 2012. v. 4. 192p .

36.
MENEZES, V. ; TAVARES, K. ; BRAGA, J. ; FRANCO, Claudio . Alive! Inglês: 7° ano (aluno). 2. ed. SÃO PAULO: EDITORA UDP LTDA, 2012. v. 4. 184p .

37.
TAVARES, K. (Org.) ; BECHER, S. (Org.) ; FRANCO, Claudio de Paiva (Org.) . Ensino de Leitura: fundamentos, práticas e reflexões para professores da era digital. Rio de Janeiro: Faculdade de Letras da UFRJ, 2011. v. 1. 220p .

Capítulos de livros publicados
1.
TAVARES, K. ; FRANCO, Claudio de Paiva . Ensino de leitura em língua portuguesa: de concepções teóricas a propostas de atividades didáticas. In: Maria Cecilia Mollica. (Org.). Linguagem em Contextos. 1ed.Rio de Janeiro: Editora 7Letras, 2014, v. 1, p. 64-77.

2.
FRANCO, Claudio de Paiva. Autonomia do professor e do aluno nos tempos digitais. In: BRAGA, J.. (Org.). Integrando tecnologias no ensino de inglês nos anos finais do ensino fundamental. 1ed.São Paulo: Edições SM, 2012, v. 1, p. 40-57.

3.
TAVARES, K. ; BECHER, S. ; FRANCO, Claudio de Paiva . Ensino de leitura na era digital: conexões entre teoria e prática. In: Tavares, K.; Becher, S; Franco, C.. (Org.). Ensino de Leitura: fundamentos, práticas e reflexões para professores da era digital. 1ed.Rio de Janeiro: Faculdade de Letras da UFRJ, 2011, v. 1, p. 06-11.

4.
FRANCO, Claudio de Paiva. Por uma abordagem complexa de leitura. In: Tavares, K.; Becher, S.; Franco, C.. (Org.). Ensino de Leitura: fundamentos, práticas e reflexões para professores da era digital. Rio de Janeiro: Faculdade de Letras da UFRJ, 2011, v. 1, p. 26-48.

5.
TAVARES, K. ; FRANCO, Claudio de Paiva ; CARDOSO, A. C. S. ; SILVA, N. N. S. ; ALMEIDA, J. A. ; ANDRADE, L. . Unidade 5: Study Skills. In: Vera Menezes; Junia Braga; Kátia Tavares. (Org.). Inglês Instrumental 2. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008, v. 2, p. -.

6.
TAVARES, K. ; FRANCO, Claudio de Paiva ; CARDOSO, A. C. S. ; SILVA, N. N. S. ; ALMEIDA, J. A. ; ANDRADE, L. ; PAIVA, Vera Lucia Menezes de Oliveira e . Unidade 6: Academic genres. In: Vera Menezes; Junia Braga; Kátia Tavares. (Org.). Inglês Instrumental 2. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008, v. 2, p. -.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FRANCO, Claudio de Paiva. A autonomia de nativos digitais na perspectiva do caos/complexidade. In: IV Seminário de Teses e Dissertações (IV SETED), 2011, Belo Horizonte. Caderno de Resumos e Programação do IV Seminário de Teses e Dissertações, 2011. p. 82-84.

2.
CARDOSO, A. C. S. ; TAVARES, K. ; FRANCO, Claudio de Paiva . Feedback em cursos on-line. In: III Seminário de Estudos em Linguagem, Educação e Tecnologia (III Seminário LingNet), 2010, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos. Rio de Janeiro: Faculdade de Letras, 2010. p. 28-28.

3.
FRANCO, Claudio de Paiva. A Complexidade na Linguística Aplicada. In: III Seminário de Estudos em Linguagem, Educação e Tecnologia (III Seminário LingNet), 2010, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos. Rio de Janeiro: Faculdade de Letras, 2010. p. 30-30.

4.
ALMEIDA, J. A. ; TAVARES, K. ; FRANCO, Claudio de Paiva . Design Instrucional em ambientes virtuais de aprendizagem. In: III Seminário de Estudos em Linguagem, Educação e Tecnologia (III Seminário LingNet), 2010, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos. Rio de Janeiro: Faculdade de Letras, 2010. p. 37-37.

5.
SILVA, N. N. S. ; TAVARES, K. ; FRANCO, Claudio de Paiva . Aprendizagem colaborativa em contextos educacionais on-line. In: III Seminário de Estudos em Linguagem, Educação e Tecnologia (III Seminário LingNet), 2010, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos. Rio de Janeiro: Faculdade de Letras, 2010. p. 40-40.

6.
FRANCO, Claudio de Paiva. Recomendações para o desenho de material didático em cursos on-line. In: III Simpósio sobre o livro didático de língua materna e estrangeira (III SILID) / II Simpósio sobre materiais e recursos didáticos (II SIMAR), 2010, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos. Rio de Janeiro, 2010. p. 48-48.

7.
FRANCO, Claudio de Paiva. O uso de um componente on-line no ensino-aprendizagem de inglês. In: III Seminário de Estudos em Linguagem, Educação e Tecnologia (III Seminário LingNet), 2010, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos. Rio de Janeiro: Faculdade de Letras, 2010. p. 30-30.

8.
FRANCO, Claudio de Paiva. A inclusão de um ambiente a distância no ensino presencial de inglês - uma pesquisa-ação. In: 17º InPLA ? Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada, 2009, São Paulo. Caderno de Resumos, 2009. p. 87-87.

9.
FRANCO, Claudio de Paiva. O uso de material didático on-line no ensino de inglês. In: III Congresso Nacional de Ensino Fundamental - Compartilhando Eficiências, 2009, Rio de Janeiro. Livro de Programas e de Resumos do III CONEF, 2009. p. 80-80.

10.
FRANCO, Claudio de Paiva. O uso de um ambiente virtual de aprendizagem no ensino de inglês instrumental. In: XVII Seminário Nacional de Inglês Instrumental e X Seminário Nacional de Línguas Instrumentais, 2009, Ihéus. Caderno de Resumos do XVII Seminário Nacional de Inglês Instrumental e X Seminário Nacional de Línguas Instrumentais, 2009. p. 21-21.

11.
FRANCO, Claudio de Paiva. Parâmetros para a elaboração de um curso semipresencial de inglês instrumental. In: XVI Semana Interdisciplinar de Estudos Anglo-Germânicos, 2009, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos, 2009. p. 17-18.

12.
FRANCO, Claudio de Paiva. Online Collaborative Learning in ELT. In: IV Semana de Letras da Unigranrio, 2008, Duque de Caxias. Caderno de Resumos da IV Semana de Letras, 2008. p. 16-16.

13.
FRANCO, Claudio de Paiva; DUARTE, M.B. . Warmers, Fillers and Games. In: 11th LABCI Conference: Learning Cultures: What next?, 2007, São Paulo. 11th LABCI Conference: Learning Cultures: What next?, 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
FRANCO, Claudio de Paiva. Material didático para o ensino de inglês: dos documentos oficiais à sala de aula. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
FRANCO, Claudio de Paiva. Novas tecnologias no ensino de língua estrangeira. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
FRANCO, Claudio de Paiva. Letras 2.0/UFRJ - de onde viemos, para onde vamos?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
FRANCO, Claudio de Paiva. A prática pedagógica como atrator caótico do sistema complexo de ensino de inglês na era digital. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
FRANCO, Claudio de Paiva; CARDOSO, A. C. S. . Feedback aluno-aluno em um curso on-line no Projeto Letras 2.0. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
FRANCO, Claudio de Paiva. Letramento digital e autonomia no ensino superior. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
TAVARES, K. ; FRANCO, Claudio de Paiva . Letramento digital e inclusão. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
FRANCO, Claudio de Paiva. Atuação e formação do professor de língua estrangeira em contextos mediados por novas tecnologias. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
FRANCO, Claudio de Paiva. Visões de nativos digitais sobre o ensino-aprendizagem de inglês. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
FRANCO, Claudio de Paiva. Ensino-aprendizagem de línguas no contexto 2.0. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
FRANCO, Claudio de Paiva. Quem são os nativos digitais? Uma proposta de compreensão à luz da complexidade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
FRANCO, Claudio de Paiva. Conhecendo os nativos digitais a partir da perspectiva da complexidade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
FRANCO, Claudio de Paiva. Demandas pedagógicas na elaboração de um ambiente virtual de aprendizagem. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
FRANCO, Claudio de Paiva. A autonomia de nativos digitais na perspectiva do caos/complexidade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
FRANCO, Claudio de Paiva; CARDOSO, A. C. S. . O uso de ferramentas digitais no ensino-aprendizagem de língua estrangeira. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
FRANCO, Claudio de Paiva. Uma experiência de educação semipresencial no Ensino Médio. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
FRANCO, Claudio de Paiva. O uso de um componente on-line no ensino-aprendizagem de inglês. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

18.
FRANCO, Claudio de Paiva. A Complexidade na Linguística Aplicada. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

19.
CARDOSO, A. C. S. ; TAVARES, K. ; FRANCO, Claudio de Paiva . Feedback em cursos on-line. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

20.
ALMEIDA, J. A. ; TAVARES, K. ; FRANCO, Claudio de Paiva . Design Instrucional em ambientes virtuais de aprendizagem. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

21.
SILVA, N. N. S. ; TAVARES, K. ; FRANCO, Claudio de Paiva . Aprendizagem colaborativa em contextos educacionais on-line. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

22.
FRANCO, Claudio de Paiva. A visão de leitura como sistema complexo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

23.
FRANCO, Claudio de Paiva. Novas Tecnologias no ensino de línguas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

24.
FRANCO, Claudio de Paiva; TAVARES, K. . Novas Tecnologias no ensino de inglês. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
FRANCO, Claudio de Paiva. Atividades 2.0 para o ensino de língua estrangeira. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
FRANCO, Claudio de Paiva; SILVA, N. N. S. ; CARDOSO, A. C. S. . Using CALL in an EFL setting. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
FRANCO, Claudio de Paiva; SILVA, N. N. S. ; CARDOSO, A. C. S. . CALL - Computer-Aided Language Learning: a pedagogical perspective for EFL. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
FRANCO, Claudio de Paiva; TAVARES, K. . Ambientes virtuais de aprendizagem como complemento de cursos presenciais: exemplos de usos da plataforma Moodle. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

29.
FRANCO, Claudio de Paiva. Recomendações para o desenho de material didático em cursos on-line. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
FRANCO, Claudio de Paiva. A inclusão de um ambiente a distância no ensino presencial de inglês - uma pesquisa-ação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

31.
FRANCO, Claudio de Paiva. O uso de material didático on-line no ensino de inglês. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

32.
FRANCO, Claudio de Paiva. Parâmetros para a elaboração de um curso semipresencial de inglês instrumental. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

33.
FRANCO, Claudio de Paiva. Writing development in EFL: moving towards online collaborative learning. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
FRANCO, Claudio de Paiva. ?Collaborative learning? in an online writing course. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
FRANCO, Claudio de Paiva. Online collaborative learning in ELT. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
FRANCO, Claudio de Paiva. Warmers, Fillers and Games. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

37.
FRANCO, Claudio de Paiva. Warmers, Fillers and Energizers. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
FRANCO, Claudio de Paiva. Teaching Using Google 2010 (Teaching Techniques).

2.
FRANCO, Claudio de Paiva. Construção da Autonomia no Contexto Digital. Pelotas: EDUCAT, 2009 (Monografia / Textos em Linguística Aplicada-TELA 4).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
FRANCO, Claudio de Paiva. Site do Departamento de Anglo-germânicas da Faculdade de Letras da UFRJ. 2012.

2.
FRANCO, Claudio de Paiva. Site dos Anais Eletrônicos do Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada. 2012.

3.
FRANCO, Claudio de Paiva. Site do Grupo de Pesquisa de Literatura Infantil e Juvenil da Faculdade de Letras da UFRJ. 2012.

4.
FRANCO, Claudio de Paiva. Site do periódico eletrônico Linguagens e Diálogos. 2010.

5.
FRANCO, Claudio de Paiva; CERDERA, C. P. . Material Didático Digital de Inglês do Colégio Pedro II (Volume I). 2009.

6.
FRANCO, Claudio de Paiva. Site do Colégio Pedro II - UNED Duque de Caxias. 2009.

Trabalhos técnicos
1.
FRANCO, Claudio de Paiva. Parecer ad hoc para a Veredas - Revista de Estudos Linguísticos. 2016.

2.
FRANCO, Claudio de Paiva. Parecer ad hoc para a Revista do GEL. 2016.

3.
FRANCO, Claudio de Paiva. Parecer ad hoc solicitado pelo Conselho Editorial da Editora da UFSC. 2014.

4.
FRANCO, Claudio de Paiva. Parecer ad hoc para a Revista Estudos da Língua(gem). 2014.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FRANCO, Claudio de Paiva. Cresce a procura por colégios particulares bilíngues no Rio. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).


Demais tipos de produção técnica
1.
TAVARES, K. ; FRANCO, Claudio de Paiva ; LIMA, S. C. ; VITER, L . Projeto Letras2.0 e o uso dos ambientes virtuais de aprendizagem em cursos de línguas para fins específicos. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
FRANCO, Claudio de Paiva; SILVA, N. N. S. . English for Specific Purposes: an overview. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
FRANCO, Claudio de Paiva; SILVA, N. N. S. . Teaching ESP in an EFL context. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
FRANCO, Claudio de Paiva; SILVA, N. N. S. ; ALMEIDA, J. A. . Uncovering Computer-Assisted Language Learning in ELT. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
FRANCO, Claudio de Paiva; SILVA, N. N. S. ; ALMEIDA, J. A. . Computer Assisted-Language Learning: an overview. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
FRANCO, Claudio de Paiva; CARDOSO, A. C. S. ; SILVA, N. N. S. . Using CALL in an EFL setting. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
FRANCO, Claudio de Paiva; SILVA, N. N. S. ; CARDOSO, A. C. S. . CALL ? Computer Aided Language Learning: a pedagogical perspective for EFL. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
FRANCO, Claudio de Paiva. Moodle na prática ? Módulo I. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
FRANCO, Claudio de Paiva. Moodle na prática ? Módulo II. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
FRANCO, Claudio de Paiva; TAVARES, K. . Comunidade de Aprendizagem On-line: questões teóricas e práticas. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
FRANCO, Claudio de Paiva. Material didático digital: reflexões para professores de línguas. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
FRANCO, Claudio de Paiva; TAVARES, K. ; ARAUJO, J. P. ; SILVA, N. N. S. ; CARDOSO, A. C. S. . Ferramentas de Busca para o Ensino-Aprendizagem de Inglês. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
FRANCO, Claudio de Paiva. Novas Tecnologias no ensino de LEFE. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
FRANCO, Claudio de Paiva; ARAUJO, J. P. ; LIMA, S. C. . Curso Introdutório de Moodle. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

15.
FRANCO, Claudio de Paiva; CARDOSO, Ana Carolina ; ALMEIDA, J. ; SILVA, N. ; ANDRADE, L. . Formação para professores de inglês instrumental - leitura. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

16.
FRANCO, Claudio de Paiva; SILVA, N. ; CARDOSO, A. ; ALMEIDA, J. ; ANDRADE, L. . Formação de Professores para o Ensino de Leitura Instrumental. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
FRANCO, Claudio de Paiva; TAVARES, K.; ORSINI, M. T.. Participação em banca de Silvia Goulart Ferreira. A compreensão e a produção de memes no Ensino Fundamental em um contexto mediado por tecnologias digitais. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
FRANCO, Claudio de Paiva; TAVARES, K.; MARQUES, Andrea. Participação em banca de Adriana Braga da Silva. O ensino de leitura do gênero notícia online em uma abordagem multimodal. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
TAVARES, K.; FRANCO, Claudio de Paiva; ORSINI, M. T.. Participação em banca de Elisiene de Melo Barbosa. Cena 15, Plano 4, Tomada 1: Recursos audiovisuais e ensino de língua portuguesa. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
TAVARES, K.; FRANCO, Claudio de Paiva; MARQUES, Andrea. Participação em banca de Raquel Fraguas Rangel. Uso de hipertexto como ferramenta pedagógica para a leitura de textos literários clássicos nas aulas de Língua Portuguesa. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
TAVARES, K.; FRANCO, Claudio de Paiva; MARQUES, Andrea. Participação em banca de Thamiris Martins Santos de Morais. Tecnologias digitais no Ensino Superior: a adoção da modalidade híbrida, da sala de aula invertida e da gamificação sob a perspectiva dos participantes. 2018. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
TAVARES, K.; FRANCO, Claudio de Paiva; VILAÇA, M. L. C.. Participação em banca de Bruno Cesar Nunes de Andrade. Comunidades virtuais na prática e na formação continuada de professores de inglês - um estudo de caso sobre a comunidade BrELT. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
MARQUES, Andrea; SILVA, L. T.; FRANCO, Claudio de Paiva. Participação em banca de Bárbara de Britto Terra Nova Gonçalves. Bilinguismo nas escolas públicas municipais: os sentidos produzidos pelos sujeitos sobre o ensino da língua inglesa no Complexo do Alemão. 2016. Dissertação (Mestrado em PPGEB) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

8.
FRANCO, Claudio de Paiva; TAVARES, K.; MARQUES, Andrea. Participação em banca de Flávia Alves Gomes. Ensino de leitura em língua portuguesa: uma proposta de material didático voltado para a formação de alunos-leitores críticos da rede pública. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

9.
TAVARES, K.; FRANCO, Claudio de Paiva; ORSINI, M. T.. Participação em banca de Lays Fernandes dos Santos. Ensino de leitura em língua portuguesa na escola pública: avaliação e reconstrução da prática pedagógica. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

10.
TAVARES, K.; FRANCO, Claudio de Paiva; ORSINI, M. T.. Participação em banca de Jaqueline Queli Silva. O uso da modalidade semipresencial na formação inicial do professor de Língua Portuguesa: um estudo de caso. 2015. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

11.
FRANCO, Claudio de Paiva; TAVARES, K.; MARQUES, Andrea. Participação em banca de Alessandra Encarnação. Compreensão e produção escrita em Língua Portuguesa na escola pública ? o jornal #hashtag. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

12.
VILAÇA, M. L. C.; FORTUNA, D. R.; TAVARES, K.; FRANCO, Claudio de Paiva. Participação em banca de Simone Regina de Oliveira Ribeiro. O gênero digital fórum: a interatividade e a construção de sentido na educação. 2014. Dissertação (Mestrado em Letras e Ciencias Humanas) - Universidade do Grande Rio.

13.
TAVARES, K.; SOUZA, P. N.; FRANCO, Claudio de Paiva. Participação em banca de Lilia Aparecida Costa Gonçalves. Monitoria no curso de Letras: práticas mediadas pelas novas tecnologias. 2014. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

14.
TAVARES, K.; SOUZA, P. N.; FRANCO, Claudio de Paiva. Participação em banca de Renata Cristina de Azevedo Borges Peres. Uso da plataforma Moodle em uma disciplina de graduação em Letras: percepções de alunos e professora sobre a modalidade semipresencial. 2013. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Teses de doutorado
1.
TAVARES, K.; FRANCO, Claudio de Paiva; MARQUES, Andrea; VILAÇA, M. L. C.; LEFFA, V.. Participação em banca de Luciana Nunes Viter. Aprendendo a aprender idiomas com recursos digitais. 2018. Tese (Doutorado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
TAVARES, K.; MARQUES, Andrea; FRANCO, Claudio de Paiva; LIBERALI, Fernanda Coelho; ORSINI, M. T.. Participação em banca de Ana Paula Pires de Oliveira. Ensinar-aprender inglês com uso de tecnologias digitais em contexto de inclusão de surdos: um estudo sob a perspectiva da Teoria da Atividade. 2017. Tese (Doutorado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
TAVARES, K.; ARAÚJO, Nukácia Meyre Silva; MARQUES, Andrea; VILAÇA, M. L. C.; FRANCO, Claudio de Paiva. Participação em banca de Solimar Patriota Silva. Apropriação tecnológica do Facebook na criação de um AVA para a formação continuada de professores. 2016. Tese (Doutorado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
TAVARES, K.; LIBERALI, Fernanda Coelho; MARQUES, Andrea; OLIVEIRA, M. C. L.; FRANCO, Claudio de Paiva. Participação em banca de Paulo Roberto Nogueira de Andrade. A produção de significados no ambiente corporativo: um estudo crítico de atividades na área de gestão da segurança do trabalho. 2016. Tese (Doutorado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
SOUZA, P. N.; SILVA, M. C.; SAMPAIO, T. F.; ROCHA, C. H.; FRANCO, Claudio. Participação em banca de Renata Bittencourt Procópio. O uso do glossário hipermídia no ensino-aprendizagem implícito de vocabulário nos níveis elementar e intermediário de proficiência em inglês. 2016. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

6.
TAVARES, K.; FRANCO, Claudio de Paiva; LEFFA, V.; MARQUES, Andrea; BEZERRA, I. M.. Participação em banca de Ana Carolina Simões Cardoso. Formação inicial de professores de inglês para o uso das tecnologias digitais: uma pesquisa-ação no contexto do estágio supervisionado. 2015. Tese (Doutorado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
TAVARES, K.; MARQUES, Andrea; FRANCO, Claudio de Paiva; VILAÇA, M. L. C.; MONTEZ, Luiz. Participação em banca de Marcia Telesca Kerckhoff. A atuação e o discurso do professor na tutoria online no ensino superior. 2014. Tese (Doutorado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

8.
ZYNGER, S.; TAVARES, K.; FRANCO, Claudio de Paiva; VILAÇA, M. L. C.; SALGADO, M. G. S.. Participação em banca de Cátia Aparecida Vieira Barboza. Reações à leitura literária em português e em inglês. 2013. Tese (Doutorado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

9.
TAVARES, K.; TUMOLO, C. H. S.; VILAÇA, M. L. C.; FRANCO, Claudio de Paiva; HAGUENAUER, C. J.. Participação em banca de Márcia Magarinos de Souza Leão. Ações docentes para a promoção do engajamento de alunos em curso de inglês on-line: uma pesquisa do tipo intervenção. 2013. Tese (Doutorado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Qualificações de Doutorado
1.
TAVARES, K.; MARQUES, Andrea; FRANCO, Claudio de Paiva. Participação em banca de Ana Paula Pires de Oliveira. A muitas mãos: as mediações de recursos tecnológicos e do intérprete de libras no ensino de inglês para surdos em turmas inclusivas - um estudo sob a perspectiva da teoria da atividade. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
TAVARES, K.; FRANCO, Claudio de Paiva; MARQUES, Andrea. Participação em banca de Solimar Patriota Silva. Formação de mediadores de leitura em / para contextos digitais. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Qualificações de Mestrado
1.
FRANCO, Claudio de Paiva; TAVARES, K.; MARQUES, Andrea. Participação em banca de Adriana Braga da Silva. Explorando o gênero notícia online a partir da construção de um jornal digital em uma escola de Ensino Fundamental. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
FRANCO, Claudio de Paiva; TAVARES, K.; MARQUES, Andrea. Participação em banca de Silva Goulart Ferreira. A compreensão e a produção de memes no Ensino Fundamental em um contexto mediado por novas tecnologias. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
TAVARES, K.; FRANCO, Claudio de Paiva; MARQUES, Andrea. Participação em banca de Elisiene de Melo Barbosa. Cena 15, Plano 4, Tomada 1: Recursos audiovisuais e ensino de Língua Portuguesa. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
TAVARES, K.; FRANCO, Claudio de Paiva; MARQUES, Andrea. Participação em banca de Raquel Fraguas Rangel. Análise do uso de hipertexto como ferramenta para a prática de leitura de clássicos. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
MARQUES, Andrea; FRANCO, Claudio de Paiva; SILVA, L. T.. Participação em banca de Bárbara de Britto Terra Nova Gonçalves. Bilinguismo nas escolas públicas municipais: os sentidos produzidos pelos sujeitos sobre o ensino bilíngue no Complexo do Alemão. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em PPGEB) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

6.
FRANCO, Claudio de Paiva; TAVARES, K.; MARQUES, Andrea. Participação em banca de Flávia Alves Gomes. Aperfeiçoamento da produção escrita: uma aprendizagem virtual ou real?. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
FRANCO, Claudio de Paiva; TAVARES, K.; MARQUES, Andrea. Participação em banca de Alessandra Encarnação. A educação em contextos digitais: a utilização da tecnologia para o aperfeiçoamento do professor e de seu fazer pedagógico. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

8.
TAVARES, K.; FRANCO, Claudio de Paiva; ORSINI, M. T.. Participação em banca de Lays Fernandes dos Santos. Por uma aula de leitura mais colaborativa. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

9.
VILAÇA, M. L. C.; FORTUNA, D. R.; FRANCO, Claudio de Paiva. Participação em banca de SImone Regina de Oliveira Ribeiro. O gênero digital fórum: a interatividade e a construção de sentido na educação on-line. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Letras e Ciencias Humanas) - Universidade do Grande Rio.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FRANCO, Claudio de Paiva; SILVA, Solimar Patriota. Participação em banca de Camila Aparecida Corrêa Coutinho; Kirah Elisa da Silva Olmos.Letramento digital: o aprendizado autônomo de inglês como língua estrangeira. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Grande Rio.

2.
FRANCO, Claudio de Paiva; SILVA, Solimar Patriota. Participação em banca de Tatiana Gomes Lira.Língua Estrangeira: análise do livro didático através de gêneros textuais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Grande Rio.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SOUZA, R. C.; REIS, C. M. B.; FRANCO, Claudio de Paiva. Professor de Inglês da carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (CAp-UFRJ). 2017. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
RODRIGUES, Renata; NEVES, Rogerio; FRANCO, Claudio. Professor Assistente de Línguas Estrangeiras Modernas / Inglês (CAp-UERJ). 2016. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

3.
TAVARES, K.; FRANCO, Claudio de Paiva; FARIA, S. B. B.. Professor Substituto de Língua Inglesa. 2015. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
TAVARES, K.; FRANCO, Claudio de Paiva; FARIA, S. B. B.. Professor Substituto de Língua Inglesa. 2015. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
TAVARES, K.; FARIA, S. B. B.; FRANCO, Claudio de Paiva. Professor Substituto de Inglês Instrumental (Campus UFRJ Macaé). 2015.

6.
TAVARES, K.; NICOLAIDES, C. S.; FRANCO, Claudio de Paiva. Professor Substituto de Língua Inglesa. 2014. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
ALMEIDA, P. V.; NETO, T. N.; SOUZA, V. V. S.; MELO, G. C. V.; FRANCO, Claudio de Paiva. Professor Adjunto de Língua Inglesa. 2013. Universidade Federal de Lavras.

8.
TAVARES, K.; FRANÇA, A. I.; FRANCO, Claudio de Paiva. Professor Substituto de Estudos da Tradução. 2013. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

9.
TAVARES, K.; NICOLAIDES, C. S.; FRANCO, Claudio de Paiva. Professor Substituto de Língua Inglesa. 2012. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Outras participações
1.
TAVARES, K.; FRANCO, Claudio de Paiva; FARIA, S. B. B.. Tansferência externa, Isenção de curso e Mudança de curso. 2014. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
FRANCO, Claudio de Paiva; BEATO-CANATO, A. P. M.; TÍLIO, R. C.. Elaboração de prova de Inglês Instrumental para os cursos da Pós-graduação da Faculdade de Letras. 2013. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
FARIA, S. B. B.; TAVARES, K.; FRANCO, Claudio de Paiva. Tansferência externa, Isenção de curso e Mudança de curso. 2013. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
TAVARES, K.; FRANCO, Claudio de Paiva. Elaboração de prova de Inglês Instrumental para o PROFLETRAS. 2013. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
FRANCO, Claudio de Paiva; TAVARES, K.; FARIA, S. B. B.. Elaboração de prova de Inglês Instrumental para os cursos da Pós-graduação da Faculdade de Letras. 2012. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
FARIA, S. B. B.; TAVARES, K.; FRANCO, Claudio de Paiva. Tansferência externa, Isenção de curso e Mudança de curso. 2012. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
ROCHA, R. F.; CECCON, V. L.; FRANCO, Claudio de Paiva. Mudança de curso e habilitação. 2011. Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Colóquio Internacional de Formação Inicial e Continuada de Professores de Língua Estrangeira.A prática pedagógica como atrator caótico do sistema complexo de ensino de inglês na era digital. 2012. (Outra).

2.
III Congresso Internacional da Abrapui. Feedback aluno-aluno em um curso on-line no Projeto Letras 2.0. 2012. (Congresso).

3.
VII Jornadas de Estudos da Linguagem (VII JEL).Visões de nativos digitais sobre o ensino-aprendizagem de inglês. 2012. (Outra).

4.
XVII Semana Interdisciplinar de estudos anglo-germânicos.Letramento digital e autonomia no ensino superior. 2012. (Outra).

5.
III Jornada de Estudos Anglo-americanos.Ensino e aprendizagem de línguas no contexto 2.0. 2011. (Outra).

6.
I Simpósio sobre Ensino de Línguas Estrangeiras do CEFET/ RJ.O uso de ferramentas digitais no ensino-aprendizagem de língua estrangeira. 2011. (Simpósio).

7.
IV Seminário de Teses e Dissertações (IV SETED).A autonomia de nativos digitais na perspectiva do caos/complexidade. 2011. (Seminário).

8.
IX Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada (IX CBLA). Conhecendo os nativos digitais a partir da perspectiva da complexidade. 2011. (Congresso).

9.
3º Congresso Nacional de Letras, Artes e Cultura. 2010. (Congresso).

10.
I Congresso Nacional de Línguas Estrangeiras para Fins Espcíficos. Novas Tecnologias no Ensino de LEFE. 2010. (Congresso).

11.
III Seminário de Estudos em Linguagem, Educação e Tecnologia (III Seminário LingNet).A Complexidade na Linguística Aplicada. 2010. (Seminário).

12.
III Simpósio sobre o livro didático de língua materna e estrangeira (III SILID) / II Simpósio sobre materiais e recursos didáticos (II SIMAR).Recomendações para o desenho de material didático em cursos on-line. 2010. (Simpósio).

13.
Seminário de Implicações Tecnológicas no Ensino.Novas Tecnologias no Ensino de Línguas. 2010. (Seminário).

14.
Seminário de Pesquisa sobre Caos/Complexidade nos Estudos da Linguagem. 2010. (Seminário).

15.
Seminário Interno do CAp-UFRJ 2010.Uma experiência de educação semipresencial no Ensino Médio. 2010. (Seminário).

16.
VII Encontro de Professores de Língua Inglesa do Rio de Janeiro (7 ENPLIRJ).Atividades 2.0 para o ensino de língua estrangeira. 2010. (Encontro).

17.
VIII Fórum CLAC. 2010. (Outra).

18.
X Seminário Salínguas.A visão de leitura como sistema complexo. 2010. (Seminário).

19.
17º InPLA ? Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada. A inclusão de um ambiente a distância no ensino presencial de inglês - uma pesquisa-ação. 2009. (Congresso).

20.
III Congresso Nacional de Ensino Fundamental (III CONEF). O uso de material didático on-line no ensino de inglês. 2009. (Congresso).

21.
III Seminário Mídias & Educação. 2009. (Seminário).

22.
I Seminário Internacional de Formação de Professores através da Educação a Distância (I SIFPEAD). 2009. (Seminário).

23.
XVI Semana Interdisciplinar de Estudos Anglo-Germânicos.Parâmetros para a elaboração de um curso semipresencial de inglês instrumental. 2009. (Simpósio).

24.
I Congresso de Tecnologias na Educação. 2008. (Congresso).

25.
IV Semana de Letras da Unigranrio.Online collaborative learning in ELT. 2008. (Encontro).

26.
IX English Teaching Forum.?Collaborative learning? in an online writing course. 2008. (Encontro).

27.
VI ENPLIRJ.Writing development in EFL: moving towards online collaborative learning. 2008. (Encontro).

28.
11th LABCI Conference: Learning Cultures: What next?. Warmers, Fillers and Games. 2007. (Congresso).

29.
I Jornada de Estudos Anglo-Americanos. 2007. (Outra).

30.
IX Seminário Salínguas - ?Discurso, Conhecimento e Construção da vida social?. 2007. (Seminário).

31.
3ª Jornada de Leitura Miguel de Cervantes. 2006. (Outra).

32.
Diálogos Transculturais.Warmers, Fillers and Energizers. 2006. (Outra).

33.
VIII English Teaching Fórum,. 2006. (Outra).

34.
Spring Longman TDC ? Teacher Development Course. 2005. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
NICOLAIDES, C. S. ; SZUNDY, P. T. C. ; TÍLIO, R. C. ; BEATO-CANATO, A. P. M. ; WELS, E. S. ; BORBA, R. ; BECHER, S. ; TAVARES, K. ; FRANCO, Claudio de Paiva . X Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada (X CBLA). 2013. (Congresso).

2.
TAVARES, K. ; FRANCO, Claudio de Paiva ; ARAUJO, J. P. ; LIMA, S. C. ; VITER, L . II Fórum Letras 2.0. 2013. (Outro).

3.
NEIVA, A. M. S. ; BRAGANÇA-JUNIOR, A. A. ; BEATO-CANATO, A. P. M. ; FRANCO, Claudio de Paiva ; NICOLAIDES, C. S. ; WELS, E. S. ; FERREIRA, M. A. V. ; CANDIA, M. R. D. ; BORBA, R. ; TÍLIO, R. C. ; BECHER, S. ; CECCON, V. L. . XVII Semana Interdisciplinar de Estudos Anglo-germânicos (XVII SIEAG). 2012. (Outro).

4.
NICOLAIDES, C. S. ; SZUNDY, P. T. C. ; BECHER, S. ; TÍLIO, R. C. ; BORBA, R. ; FRANCO, Claudio de Paiva . IX Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada (IX CBLA) ? Linguística Aplicada e Sociedade. 2011. (Congresso).

5.
TAVARES, K. ; FRANCO, Claudio de Paiva ; ARAUJO, J. P. . III Seminário de Estudos em Linguagem, Educação e Tecnologia (III Seminário LingNet). 2010. (Outro).

6.
MILLER, I. ; TAVARES, K. ; FRANCO, Claudio de Paiva ; VEREZA, S. ; BEZERRA, I. M. ; PARNO, M. . VII Encontro de Professores de Língua Inglesa do Rio de Janeiro (VII ENPLIRJ). 2010. (Outro).

7.
NICOLAIDES, C. S. ; SZUNDY, P. T. C. ; FRANCO, Claudio de Paiva ; VIAN JUNIOR, O. ; SOTO, U. . I Colóquio Regional de Linguística Aplicada (I CRLA). 2010. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Silvia Goulart Ferreira. A compreensão e a produção de memes no Ensino Fundamental em um contexto mediado por tecnologias digitais. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Claudio de Paiva Franco.

2.
Adriana Braga da Silva. O ensino de leitura do gênero notícia online em uma abordagem multimodal. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Claudio de Paiva Franco.

3.
Alessandra Encarnação. Compreensão e produção escrita em Língua Portuguesa na escola pública ? o jornal #hashtag. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Claudio de Paiva Franco.

4.
Flávia Alves Gomes. Ensino de leitura em língua portuguesa: uma proposta de material didático voltado para a formação de alunos-leitores críticos da rede pública. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Claudio de Paiva Franco.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Daniel Henrique Claro Silva. O ensino de inglês como língua estrangeira: reflexões sobre a elaboração de atividades comunicativas. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Inglesa) - Universidade Veiga de Almeida. Orientador: Claudio de Paiva Franco.

2.
Leciane Pinho Bohrer. O ensino de línguas nas escolas públicas: o que temos x o que queremos. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Inglesa) - Universidade Veiga de Almeida. Orientador: Claudio de Paiva Franco.

3.
Keyth Evelyn Menegaci Vasquez de Oliveira. Interdisciplinaridade: um recurso utilizado pela Linguística Aplicada Crítica na formação social do aluno. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Inglesa) - Universidade Veiga de Almeida. Orientador: Claudio de Paiva Franco.

4.
Ana Beatriz Vasconcellos Pessoa de Mendonça. O ensino de inglês para alunos surdos: a experiência no INES. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Inglesa) - Universidade Veiga de Almeida. Orientador: Claudio de Paiva Franco.



Outras informações relevantes


- Homepage: http://cpaivafranco.com.br
- Pesquisador do Projeto LingNet - Linguagem, Educação e Tecnologia (UFRJ)
- Membro do Projeto Taba Eletrônica (UFMG)
- Membro da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB)



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/12/2018 às 2:18:53