Raquel Tavares Scarpelli

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2052983954768608
  • Última atualização do currículo em 07/07/2018


Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) e mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Raquel Tavares Scarpelli
Nome em citações bibliográficas
SCARPELLI, R. T.


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Ensino e História da Matemática e da Física.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Orientador: Agnaldo da Conceição Esquincalha.
Coorientador: Cláudia Coelho de Segadas Vianna.
Palavras-chave: História da Matemática; Matemática Inclusiva; Ensino de Matemática; Semiose e psicolinguística.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: HISTÓRIA DA MATEMÁTICA.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Inclusiva.
Setores de atividade: Educação.
2005 - 2007
Mestrado em Matemática.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Polinômios de Chebyshev e Curvas Maximais,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Luciane Quoos Conte.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: corpos de funções algébricas, curvas maximais; gênero de um corpo de funções; curva Hermitiana; corpo de funções Hermitiano; polinômios de Chebyshev.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Álgebra / Especialidade: Geometria Algébrica.
1999 - 2003
Graduação em Matemática.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Abordando as especificidades do ensino de Matemática para alunos surdos. (Carga horária: 12h).
Instituto Nacional de Educação de Surdos, INES, Brasil.
2016 - 2016
Processos de Inclusão/Exclusão Escolar. (Carga horária: 60h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2018 - Atual
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática da matemática
Estágio Supervisionado III
05/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE).
03/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Matemática, .

Linhas de pesquisa
Educação inclusiva
03/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Matemática, .

Linhas de pesquisa
Formação de professores
07/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Matemática, .

Linhas de pesquisa
Álgebra
08/2017 - 12/2017
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra Linear
Complementos de Matemática I
03/2017 - 07/2017
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado III
Análise na Reta
08/2016 - 12/2016
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática da Matemática
Matemática Básica
03/2016 - 07/2016
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral I
Didática da Matemática
08/2015 - 12/2015
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Básica
Construções Geométricas
Complementos de Matemática I
03/2015 - 08/2015
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra Linear
Complementos de Matemática I
Cálculo Diferencia e Integral I
08/2014 - 12/2014
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral I
Complementos de Matemática I
03/2014 - 07/2014
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral II
Matemática Básica I
08/2013 - 12/2013
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria dos Números
Matemática Básica II
Cálculo Diferencial e Integral II
03/2013 - 08/2013
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Geometria Euclidiana
Teoria dos Números
07/2011 - 07/2013
Serviços técnicos especializados , Consórcio CEDERJ, .

Serviço realizado
Coordenação de tutoria de Matemática.
08/2012 - 12/2012
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria dos Números
Lógica Matemática
03/2012 - 08/2012
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lógica Matemática
Estruturas Algébricas
08/2011 - 12/2011
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lógica Matemática
03/2011 - 07/2011
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Geometria Analítica Plana
Geometria Euclidiana
Lógica Matemática
08/2010 - 12/2010
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Geometria Analítica Espacial

Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, OBMEP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: coordenador regional, Enquadramento Funcional: Coordenador regional do PIC, Carga horária: 12

Atividades

04/2016 - Atual
Serviços técnicos especializados , OBMEP, .

Serviço realizado
Coordenadora regional do PIC/OBMEP NA ESCOLA - região RJ04.

Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista do PID, Carga horária: 4
Outras informações
A Bolsa em questão consistia no acompanhamento e desenvolvimento do aprendizado dos alunos de Licenciatura em Matemática da UFMG que eram deficientes visuais.



Linhas de pesquisa


1.
Álgebra
2.
Educação inclusiva
3.
Formação de professores
4.
Ensino de Matemática


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Educação Matemática Especial e Inclusiva, Tecnologias Assistivas
Descrição: O grupo tem como objetivo desenvolver pesquisas no campo do Ensino de Matemática e de Física, em particular, com foco na inclusão e em tecnologias. Os pesquisadores atuam de forma efetiva no PEMAT/UFRJ, no PEF/UFRJ, e nos polos PROFMAT da UERJ e da UNIRIO. Além dos pesquisadores, participam estudantes de pós-graduação, professores da educação básica e licenciandos. As pesquisas desenvolvidas pelo grupo se articulam e são retroalimentadas por atividades de extensão, como o "Projeto Fundão/Setor Matemática" (IM- UFRJ) e "O ensino de Matemática para uma educação inclusiva" (Dmar/UNIRIO)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Raquel Tavares Scarpelli - Coordenador / Fábio Garcia Bernardo - Integrante / Cláudia Coelho de Segadas Viana - Integrante / Agnaldo da Conceição Esquicalha - Integrante / Ledo Vaccaro Machado - Integrante / Ana Gabriela Cardoso do Nascimento - Integrante / Gisela Maria da Fonseca Pinto - Integrante / Pedro Paixão Borges - Integrante / Felipe Quirino André - Integrante.
2017 - Atual
Numerais em LIBRAS
Descrição: O projeto tem como foco principal a análise da representação de numerais em LIBRAS por pessoas surdas na capital fluminense. Objetiva-se avaliar se há diferenças no entendimento e na utilização dos sinais de 1 a 4, de modo a evidenciar se os surdos percebem a distinção entre os conceitos de cardinalidade e enumerabilidade. É sabido que a LIBRAS distingue tais conceitos na representação numérica de 1 a 4..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
O enisno de Matemática para uma educação inclusiva - abordagens e soluções
Descrição: O projeto em questão visa, entre outros fatores, ao desenvolvimento de metodologias de ensino voltadas a alunos com necessidades especiais e tem como prinicpal objetivo a formação complementar do professor de Matemática, bem como dos licenciandos, na área de educação especial (com foco no ensino de Matemática)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Raquel Tavares Scarpelli - Coordenador / Aline Caetano Bernardes - Integrante / Wagner Rohr Garcez - Integrante / Wagner Dias Santos - Integrante / Edney Dantas de Oliveira - Integrante / Fábio Garcia Bernardo - Integrante / Vanessa França da Silva - Integrante / Rosana Gomes Bernardo - Integrante / Aline Moreira de Paiva Corrêa - Integrante / Marta Gonzalez Lopez - Integrante.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Formação continuada de professores de Matemática das escolas públicas do Rio de Janeiro por meio de problemas olímpicos
Descrição: O projeto consiste na capacitação e formação continuada (oferecida pelos coordenadores/colaboradores do projeto de extensão proposto) de professores da rede pública de ensino do Rio de Janeiro, por meio das metodologias de Resolução de Problemas e de 'Lesson Study", através do trabalho com problemas olímpicos..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Raquel Tavares Scarpelli - Coordenador / Adriana Pimenta de Figueiredo - Integrante.
2016 - Atual
O ensino de Matemática para uma educação inclusiva
Descrição: O projeto de extensão é uma pareceria entre a Unirio, o INES e o IBC para o desenvolvimento de pesquisas na área de educação especial com foco em matemática. Objetiva-se, além da pesquisa, preparar a universidade para uma formação mais ampla de seus licenciandos bem como o oferecimento de uma formação complementar aos professores..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Raquel Tavares Scarpelli - Coordenador / Aline Caetano Bernardes - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Matemática na Educação Especial.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Matemática.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Álgebra/Especialidade: Geometria Algébrica.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FIGUEIREDO, A. P.2018FIGUEIREDO, A. P. ; SCARPELLI, R. T. . A OBMEP como instrumento de inclusão social, formação continuada e desenvolvimento científico. RAÍZES E RUMOS, v. 5, p. 137-143, 2018.

2.
SCARPELLI, R. T.2017SCARPELLI, R. T.; BERNARDO, R. G. . O CONCEITO DE NÚMEROS INTEIROS E A CONTEXTUALIZAÇÃO GEOMÉTRICA QUE ENVOLVE SUAS OPERAÇÕES NUMÉRICAS Uma construção para duas turmas do 8º ano do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Anais do CIEM, v. 7, p. 1/7-11, 2017.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SCARPELLI, R. T.. Cinquenta poemas e uma canção desarmada. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Multifoco, 2016. v. 1. 76p .

Apresentações de Trabalho
1.
SCARPELLI, R. T.; BERNARDES, A. C. S. . O estágio supervisionado III na Licenciatura em Matemática da UNIRIO: uma experiência inicial com a inclusão. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
SCARPELLI, R. T.; BERNARDO, R. G. . O CONCEITO DE NÚMEROS INTEIROS E A CONTEXTUALIZAÇÃO GEOMÉTRICA QUE ENVOLVE SUAS OPERAÇÕES NUMÉRICAS - Uma construção para duas turmas do 8º ano do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
BERNARDES, A. C. ; OLIVEIRA, E. D. ; BERNARDO, F. G. ; SANTOS, W. D. ; GARCEZ, W. R. ; SCARPELLI, R. T. . O ensino da matemática para a educação inclusiva. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
SCARPELLI, R. T.. Polinômios de Chebyshev e Curvas Maximais 2007 (Dissertação de Mestrado).


Demais tipos de produção técnica
1.
SCARPELLI, R. T.; BERNARDO, R. G. ; Mota, R V M . Estratégias Inclusivas para o uso de calculadoras em sala de aula. 2017. .



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VII EEMAT.O estágio supervisionado III na Licenciatura em Matemática da UNIRIO: uma experiência inicial com a inclusão. 2018. (Encontro).

2.
III Colóquio Franco-Latinoamericano de Pesquisa sobre Deficiência. A formação do professor de matemática para uma educação inclusiva. 2017. (Congresso).

3.
III Simpósio Nacional da Formação do Professor de Matemática.FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES E LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA POR MEIO DE PROBLEMAS OLÍMPICOS. 2017. (Simpósio).

4.
V Conectando conhecimentos: políticas públicas educacionais da pessoa com deficiência. 2017. (Seminário).

5.
VII CIEM. O ensino de matemática para uma educação inclusiva. 2017. (Congresso).

6.
VII Congresso Internacional de Ensino de Matemática (CIEM). ESTRATÉGIAS INCLUSIVAS PARA O USO DE CALCULADORA EM SALA DE AULA (minicurso). 2017. (Congresso).

7.
VII Congresso Internacional de Ensino de Matemática (CIEM). O ensino de Matemática para uma educação inclusiva. 2017. (Congresso).

8.
VII Congresso Internacional de Ensino de Matemática (CIEM). O CONCEITO DE NÚMEROS INTEIROS E A CONTEXTUALIZAÇÃO GEOMÉTRICA QUE ENVOLVE SUAS OPERAÇÕES NUMÉRICAS - Uma construção para duas turmas do 8º ano do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). 2017. (Congresso).

9.
CBEU: Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. O ensino de Matemática para uma educação inclusiva. 2016. (Congresso).

10.
COINES 2016. 2016. (Congresso).

11.
I EFITEM (I ENCONTRO FLUMINENSE DE INCLUSÃO E TECNOLOGIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA). 2016. (Encontro).

12.
III Fórum Bilíngue: Cultura e Tecnologia na Educação de Surdos. 2016. (Encontro).

13.
I Jornada Científica do Centro de Estudos e Pesquisas do Instituto Benjamin Constant: Pesquisas em Diálogo.O ensino da matemática para a educação inclusiva. 2016. (Encontro).

14.
IV JORNADA DE BAIXA VISÃO DO IBC. 2016. (Encontro).

15.
Seminário Estadual da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 2016. (Seminário).

16.
III Fórum das Licenciaturas em Matemática do Estado do Rio de Janeiro. 2015. (Encontro).

17.
I Surdez em Foco. 2015. (Encontro).

18.
Brazil-France School and Workshop on Algebraic Geometry. 2010. (Encontro).

19.
XIX Escola de Álgebra. 2006. (Congresso).

20.
I Bienal da Sociedade Brasileira de Matemática. 2002. (Outra).

21.
II Semana do Conhecimento (VI Semana da Graduação).Apoio ao ensino das disciplinas de Matemática do Ciclo Básico. 2002. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FIGUEIREDO, A. P. ; SCARPELLI, R. T. . A Matemática nos jogos. 2017. (Outro).

2.
FIGUEIREDO, A. P. ; SCARPELLI, R. T. ; DIAS, M. O. . Perspectivas do uso de tecnologias na resolução de problemas na proposta do projeto OBMEP/RJ. 2016. (Outro).

3.
SARAIVA, C. F. O. ; MALAJOVICH, B. ; BERNARDES, A. C. S. ; FIGUEIREDO, A. P. ; SCARPELLI, R. T. . V MATURCA. 2016. (Outro).

4.
SCARPELLI, R. T.; FIGUEIREDO, A. P. ; FANTIN, S. ; RAINHA, M. ; BERNARDES, A. C. S. . IV MATURCA. 2015. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Mônica Limeira. O trabalho da OBMEP na formação continuada do professor de matemática: a metodologia da resolução de problemas. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).

2.
Daniel de Mello Araújo. O Teorema de Tales e seus desdobramentos: um estudo de geometria com alunos cegos e de baixa visão. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
FIGUEIREDO, A. P.2018FIGUEIREDO, A. P. ; SCARPELLI, R. T. . A OBMEP como instrumento de inclusão social, formação continuada e desenvolvimento científico. RAÍZES E RUMOS, v. 5, p. 137-143, 2018.



Outras informações relevantes


Coordenadora do 12° PIC e do OBMEP NA ESCOLA em 2017, pela região RJ04.

Coordenadora do 11° PIC e do OBMEP NA ESCOLA em 2016, pela região RJ01.

Coordenadora de tutoria pelo CEDERJ, de 05/2012 a 08/2013.

Meu ORCID: http://orcid.org/0000-0002-9278-8792



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/10/2018 às 13:41:06