Ludmila Scarano Barros Coimbra

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3214409199573012
  • Última atualização do currículo em 25/08/2018


Professora assistente na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Doutora em Língua e Cultura pelo Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestra em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 2007, e graduada em Letras pela UFMG (Licenciatura em Língua Espanhola - 2004; e Licenciatura em Língua Portuguesa - 2005). Possui experiência nas áreas de Educação e Letras, com ênfase em Estágio Supervisionado e Avaliação e Produção de Materiais Didáticos, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professor, metodologia de ensino de língua estrangeira e suas literaturas, análise e produção de material didático, gêneros discursivos, abordagem sociointeracional, prática docente e letramento literário. Autora de duas coleções didáticas aprovadas pelo PNLD: Cercanía e Cercanía Joven. Autora do livro "O jornal na aula de espanhol: lendo notícias, entrevistas e artigos de opinião", aprovado no PNBE. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ludmila Scarano Barros Coimbra
Nome em citações bibliográficas
COIMBRA, L

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Santa Cruz, Departamento de Letras e Artes.
Rodovia Jorge Amado, Km16
Salobrinho
45662-900 - Ilheus, BA - Brasil
Telefone: (73) 36805094
URL da Homepage: http://www.uesc.br


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em LÍNGUA E CULTURA.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: O letramento literário no livro didático de espanhol: tem pedra no caminho?, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Márcia Paraquett.
Palavras-chave: Literatura; Livro didático; ELE.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
2005 - 2007
Mestrado em Letras.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Quebra-cabeça: o teatro pós-moderno de Ramón Griffero,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Sara del Carmen Rojo de la Rosa.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Escrita teatral; memória; Pós-modernidade.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Outro.
2004 - 2005
Graduação em LETRAS.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2000 - 2004
Graduação em LETRAS.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
1999 - 2003
Graduação em turismo.
Centro Universitário Newton Paiva, CNP, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Palas Atena Ensino Médio, PA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Coordenação Pedagógica, Enquadramento Funcional: Coordenação Pedagógica, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2005 - 2009
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Docência Língua Espanhola Ensino Médio, Carga horária: 20

Atividades

02/2008 - 12/2009
Direção e administração, Palas Atena Ensino Médio, .

Cargo ou função
Coordenadora Pedagógica.
02/2005 - 12/2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola

Educadora Itapoã, EI, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Professora Língua Espanhola EF, Enquadramento Funcional: Professora Língua Espanhola EF II, Carga horária: 10

Atividades

02/2005 - 07/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola

Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professora Visitante, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Estágio Supervisionado de Língua Espanhola I Estágio Supervisionado de Língua Espanhola II Prática de Pesquisa em Língua Espanhola Língua Espanhola II Língua Espanhola III Língua Espanhola IV Língua Espanhola VI Fonética e Fonologia

Atividades

08/2018 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Letras e Artes - DLA, .

08/2018 - Atual
Ensino, Letras - Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Avaliação e Produção de Material Didático em Língua Espanhola e Estágio Supervisionado em Língua Espanhola
08/2018 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Letras e Artes - DLA, Departamento de Letras e Artes - DLA.

Atividade realizada
Coordenação da área de Letras no Programa de Residência Pedagógica.
08/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Letras e Artes - DLA, .

Cargo ou função
Presidenta da Comissão de Reformulação do PPC.
06/2018 - Atual
Direção e administração, Colegiado de Letras, .

Cargo ou função
Coordenadora do Colegiado de Letras.
04/2018 - Atual
Extensão universitária , Departamento de Letras e Artes - DLA, .

Atividade de extensão realizada
Oficina Letras de música em espanhol: "Las mujeres somos lo máximo".
03/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Letras e Artes - DLA, .

Cargo ou função
Membro de Colegiado Representante de Disciplina de Língua Espanhola.
02/2018 - Atual
Ensino, Letras - Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola I, Compreensão e Produção Oral em Língua Espanhola, Metodologia do Ensino de Espanhol e suas Literaturas I
02/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Letras e Artes - DLA, .

Cargo ou função
Membro Comissão Proficiência Línguas Estrangeiras.
03/2013 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Letras e Artes - DLA, .

Cargo ou função
Membro do Comitê Científico do SEPEXLE.
03/2018 - 07/2018
Ensino, Letras - Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino de Língua e Literaturas de Língua Espanhola, Língua Espanhola I e Compreensão e Produção Oral em Língua Espanhola
04/2013 - 03/2016
Extensão universitária , Departamento de Letras e Artes - DLA, .

Atividade de extensão realizada
Coordenadora do projeto de extensão permanente Dinamizando o Estudo da Língua Espanhola.
08/2013 - 12/2014
Ensino, DLA, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Didática do Ensino de Gramática
09/2014 - 09/2014
Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Letras e Artes - DLA, Departamento de Letras e Artes - DLA.

Atividade realizada
Parecerista do IV Seminário Baiano das Licenciaturas - IV Seminário Baiano do PIBID-IAT.
03/2013 - 03/2014
Direção e administração, Departamento de Letras e Artes - DLA, .

Cargo ou função
Coordenadora da área de línguas estrangeiras.
08/2013 - 12/2013
Ensino, Letras - Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Avaliação e produção de material didático de língua espanhola
Compreensão e produção escrita em língua espanhola
Estágio Supervisionado Espanhol
Fonética e Fonologia da Língua Espanhola
Gêneros discursivos e ensino de língua espanhola
08/2010 - 03/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Letras e Artes - DLA, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado de Letras.
5/2010 - 3/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Letras e Artes - DLA, .

Cargo ou função
Membro de Colegiado Representante da Disciplina Estágio Supervisionado.
08/2012 - 12/2012
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado de Espanhol I
Língua Espanhola II
Língua Espanhola IV
08/2012 - 12/2012
Ensino, Letras - Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado Espanhol I
06/2012 - 12/2012
Extensão universitária , Departamento de Letras e Artes - DLA, .

Atividade de extensão realizada
Coordenação de área espanhol Programa Universidade Para Todos.
05/2012 - 12/2012
Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Letras e Artes - DLA, Departamento de Letras e Artes - DLA.

Atividade realizada
Coordenadora da área de espanhol do Programa Universidade Para Todos.
06/2012 - 07/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Letras e Artes - DLA, .

Cargo ou função
Membro da comissão de elaboração do Projeto Acadêmico-Curricular do Curso de Lincenciatura em Letras.
03/2012 - 07/2012
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado em Espanhol II
Língua Espanhola III
Prática de Pesquisa em Espanhol
06/2010 - 07/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Letras e Artes - DLA, .

Cargo ou função
Membro Comissão de Elaboração do Projeto Acadêmico Curricular do Curso de Licenciatura em Letras.
02/2012 - 06/2012
Ensino, Letras - Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado Espanhol II
04/2012 - 04/2012
Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Letras e Artes - DLA, Departamento de Letras e Artes - DLA.

Atividade realizada
Banca de seleção de monitores para o projeto de Iniciação à Docência.
08/2011 - 12/2011
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado de Espanhol I
Língua Espanhola IV
06/2011 - 12/2011
Extensão universitária , Departamento de Letras e Artes - DLA, .

Atividade de extensão realizada
Coordenação de área Espanhol Programa Universidade Para Todos.
03/2011 - 07/2011
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado de Espanhol II
Prática de Pesquisa em Espanhol
8/2010 - 12/2010
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado Espanhol I
Língua Espanhola IV
10/2010 - 10/2010
Extensão universitária , Departamento de Letras e Artes - DLA, .

Atividade de extensão realizada
Comitê Científico do Seminário de Pesquisa e Extensão em Letras.
05/2010 - 08/2010
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado de Espanhol II
Língua Espanhola VI
Prática de Pesquisa em Espanhol

Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 20
Outras informações
Docência da disciplina Prática de Ensino na Faculdade de Educação para alunos formandos do curso de Letras Licenciatura Espanhol.

Atividades

2/2008 - 7/2009
Ensino, LETRAS, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino de Língua Espanhola
2/2002 - 12/2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
Monitoria de Língua Espanhola

Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Preceptor
Outras informações
Aulas de Lingua Espanhola e suas literaturas para alunos do Curso de Letras Licenciatrua Espanhol e Português.

Atividades

04/2007 - 11/2007
Ensino, Letras - Português e Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola

Centro Acadêmico de Ciências Sociais, CACS, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Professora de Espanhol, Enquadramento Funcional: Professora de Espanhol, Carga horária: 4


Centro de Extensão Fale, CENEX, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Espanhol, Carga horária: 4

Atividades

08/2002 - 12/2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola
08/2002 - 12/2002
Extensão universitária , CENEX FALE, .

Atividade de extensão realizada
Organização de materiais de curso.

Colégio Edna Roriz, CER, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora Espanhol Ensino Fundamental II, Carga horária: 6

Atividades

2/2004 - 7/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola


Linhas de pesquisa


1.
Linguística Aplicada; Ensino de Língua Espanhola; Letramento Literário


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
PROELE: Formação do professor de espanhol em contexto latino-americano
Descrição: O PROELE é um Grupo de Pesquisa constituído por pesquisadores de espanhol da UFBA e estudantes de Graduação e Pós-graduação, tendo como principal objetivo a produção de massa crítica sobre a formação de professores numa perspectiva crítica. Além de pesquisadores da UFBA, fazem parte do PROELE pesquisadores de universidades públicas circundantes, onde há oferta de Cursos de Licenciatura em Espanhol. A proposta do PROELE é responder à pergunta: Que elementos são imprescindíveis à formação de professores de espanhol que vivem em contexto latino-americano, especialmente no Brasil? Assim, o PROELE se propõe a desenvolver pesquisas que atendam a seis aspectos: políticas linguísticas e questões de ensino-aprendizagem; formação de professores interculturais; culturas de povos afrodescendentes; culturas de povos indígenas; tradução cultural e produção estética. A América Latina está sendo entendida como contexto de produção das pesquisas, que deverão abarcar a pluralidade do espanhol..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2016
Programa Nacional do Livro Didático 2011 e 2014: análise e produção de material didático de língua espanhola
Descrição: O objetivo geral desta pesquisa é aprofundar o estudo dos critérios de avaliação usados pelo Programa Nacional do Livro Didático de Línguas Estrangeiras (PNLD ? LE) e analisar os livros didáticos de língua espanhola aprovados para os triênios 2011-2013 e 2014-2016. Número do projeto cadastrado: 00220.1800.1353.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (4) .
Integrantes: Ludmila Scarano Barros Coimbra - Coordenador / Aliana Georgia Carvalho Cerqueira - Integrante / Cecília Souza Santos Sobrinha - Integrante / Gilmara Ferraz Correia de Oliveira - Integrante / Iasmine Menezes Passinho - Integrante / Ítala Rodrigues Silva - Integrante / Juliana Ferreira Chaves - Integrante / Maria Clara de Jesus Reis - Integrante / Rayane Sousa Seara - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.
2013 - 2015
ESTUDOS EM LÍNGUAS E LITERATURAS ESTRANGEIRAS - ELLE
Descrição: Promover e divulgar a pesquisa científica em línguas e literaturas estrangeiras; incentivar a iniciação científica em estudos de línguas e literaturas estrangeiras na Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC; analisar livros didáticos de espanhol como língua estrangeira..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2015
Que cara tem o espanhol da região de abrangência da UESC? Avaliação do processo de implantação da Lei 11.161/2005 nas escolas públicas da Educação Básica, do eixo Ilhéus-Itabuna
Descrição: Este projeto de pesquisa, desenvolvido no período de 2013 a 2015, nas cidades de Ilhéus e Itabuna, tem como objetivo geral avaliar o processo de implantação da Lei 11. 161/2005, que versa sobre a obrigatoriedade da oferta da Língua Espanhola no ensino médio das escolas públicas e privadas do país. Passados dois anos do prazo limite para a implantação da referida lei e observando os indícios de não cumprimento das determinações legais nacionais no âmbito das escolas públicas, interrogamos sobre que cara tem o espanhol na zona de abrangência da UESC..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2014 - 2016
Dinamizando o Estudo da Língua Espanhola
Descrição: Este projeto visa ao aperfeiçoamento do estudo da língua espanhola a partir de eventos, cursos, palestras, oficinas, minicursos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - Atual
Dinamizando o Estudo da Língua Espanhola
Descrição: Este projeto visa ao aperfeiçoamento do estudo da língua espanhola a partir de eventos, cursos, palestras, oficinas, minicursos..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2012 - 2015
Linguagens e Práticas Educativas:diálogos com a escola
Descrição: Construir um espaço de reflexão e ação sobre o Estágio Supervisionado das licenciaturas em Letras através de eventos que reúnam pesquisadores, estudantes e profissionais da educação e estabelecer um ambiente formador para profissionais do ensino de línguas, em exercício e em formação inicial..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2018 - Atual
Periódico: TREM DE LETRAS
2011 - Atual
Periódico: Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas/Especialidade: Avaliação de material didático.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2003
Trabalho de Iniciação Científica, Faculdade de Letras.
1999
Melhor aluno iniciante, Unicentro Newton Paiva.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
COIMBRA, L2015COIMBRA, L; SANTOS, L. S. ; TONICO, M. J. S. . Te cuento un minicuento: leitura e produção de textos escritos em oficinas do PIBID/UESC. Ensino & Pesquisa: Revista Multidisciplinar de Licenciatura e Formação Docente, v. 13, p. 94-108, 2015.

2.
COIMBRA, L2003COIMBRA, L. A Recepção Teatral: o leitor modelo de um texto dramático e o espectador modelo de um texto espetacular. Revista Ao pé da letra, v. 1, p. 17, 2003.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
COIMBRA, L. CERCANÍA JOVEN: ESPANHOL - VERSÃO PNLD - LIVRO DO ALUNO 1o ANO. 2. ed. São Paulo: SM, 2016. v. 3. 176p .

2.
COIMBRA, L; CHAVES, L. S. . CERCANÍA JOVEN: ESPANHOL - VERSÃO PNLD - MANUAL DO PROFESSOR 1o ANO. 2. ed. São Paulo: SM, 2016. v. 3. 272p .

3.
COIMBRA, L; CHAVES, L. S. . CERCANÍA JOVEN: ESPANHOL - VERSÃO PNLD - LIVRO DO ALUNO 2o ANO. 2. ed. São Paulo: SM, 2016. v. 3. 176p .

4.
COIMBRA, L; CHAVES, L. S. . CERCANÍA JOVEN: ESPANHOL - VERSÃO PNLD - MANUAL DO PROFESSOR 2o ANO. 2. ed. São Paulo: SM, 2016. v. 3. 272p .

5.
COIMBRA, L; CHAVES, L. S. . CERCANÍA JOVEN: ESPANHOL - VERSÃO PNLD - LIVRO DO ALUNO 3o ANO. 2. ed. São Paulo: SM, 2016. v. 3. 176p .

6.
COIMBRA, L; CHAVES, L. S. . CERCANÍA JOVEN: ESPANHOL - VERSÃO PNLD - MANUAL DO PROFESSOR 3o ANO. 2. ed. São Paulo: SM, 2016. v. 3. 272p .

7.
COIMBRA, L; CHAVES, L. S. . CERCANÍA: ESPANHOL - VERSÃO PNLD - LIVRO DO ALUNO 6o ANO. 3. ed. São Paulo: SM, 2015. v. 4. 192p .

8.
COIMBRA, L; CHAVES, L. S. . CERCANÍA: ESPANHOL - VERSÃO PNLD - MANUAL DO PROFESSOR 6o ANO. 3. ed. São Paulo: SM, 2015. v. 4. 239p .

9.
COIMBRA, L; CHAVES, L. S. . CERCANÍA: ESPANHOL - VERSÃO PNLD - MANUAL DO PROFESSOR 7o ANO. 3. ed. São Paulo: SM, 2015. v. 4. 238p .

10.
COIMBRA, L; CHAVES, L. S. . CERCANÍA: ESPANHOL - VERSÃO PNLD - LIVRO DO ALUNO 8o ANO. 3. ed. São Paulo: SM, 2015. v. 4. 192p .

11.
COIMBRA, L; CHAVES, L. S. . CERCANÍA: ESPANHOL - VERSÃO PNLD - MANUAL DO PROFESSOR 8o ANO. 3. ed. São Paulo: SM, 2015. v. 4. 238p .

12.
COIMBRA, L; CHAVES, L. S. . CERCANÍA: ESPANHOL - VERSÃO PNLD - LIVRO DO ALUNO 9o ANO. 3. ed. São Paulo: SM, 2015. v. 4. 192p .

13.
COIMBRA, L; CHAVES, L. S. . CERCANÍA: ESPANHOL - VERSÃO PNLD - MANUAL DO PROFESSOR 9o ANO. 3. ed. São Paulo: SM, 2015. v. 4. 238p .

14.
COIMBRA, L; CHAVES, L. S. . CERCANÍA: ESPANHOL - VERSÃO PNLD - LIVRO DO ALUNO 7o ANO. 3. ed. São Paulo: SM, 2015. v. 4. 192p .

15.
COIMBRA, L; CHAVES, L. S. ; BARCIA, P. . Cercanía Joven Volume Único - Livro do Aluno. 1. ed. São Paulo: Edições SM, 2014. v. 1. 367p .

16.
COIMBRA, L; CHAVES, L. S. ; BARCIA, P. . Cercanía Joven Volume Único - Manual do Professor. 1. ed. São Paulo: Edições SM, 2014. v. 1. 264p .

17.
COIMBRA, L; CHAVES, L. S. ; BARCIA, P. . Cercanía Jovem Livro do Aluno 1o ano. 1. ed. São Paulo: Edições SM, 2013. v. 3.

18.
COIMBRA, L; CHAVES, L. S. ; BARCIA, P. . Cercanía Jovem Livro do Aluno 2o ano. 1. ed. São Paulo: Edições SM, 2013. v. 3.

19.
COIMBRA, L; CHAVES, L. S. ; BARCIA, P. . Cercanía Jovem Livro do Aluno 3o ano. 1. ed. São Paulo: Edições SM, 2013. v. 3.

20.
COIMBRA, L; CHAVES, L. S. ; BARCIA, P. . Cercanía Jovem Manual do Professor 1o ano. 1. ed. São Paulo: Edições SM, 2013. v. 3.

21.
COIMBRA, L; CHAVES, L. S. ; BARCIA, P. . Cercanía Jovem Manual do Professor 2o ano. 1. ed. São Paulo: Edições SM, 2013. v. 3.

22.
COIMBRA, L; CHAVES, L. S. ; BARCIA, P. . Cercanía Jovem Manual do Professor 3o ano. 1. ed. São Paulo: Edições SM, 2013. v. 3.

23.
COIMBRA, L; ALBA, J. M. ; CHAVES, L. S. . Cercanía 7o ano Livro do Aluno. 1. ed. São Paulo: Edições SM, 2012. v. 1. 200p .

24.
COIMBRA, L; ALBA, J. M. ; CHAVES, L. S. . Cercanía 7o ano Manual do Professor. 1. ed. , 2012. v. 1. 200p .

25.
COIMBRA, L; ALBA, J. M. ; CHAVES, L. S. . Cercanía 8o ano Livro do Aluno. 1. ed. , 2012. v. 1. 200p .

26.
COIMBRA, L; ALBA, J. M. ; CHAVES, L. S. . Cercanía 8o ano Manual do Professor. 1. ed. São Paulo: Edições SM, 2012. v. 1. 200p .

27.
COIMBRA, L; ALBA, J. M. ; CHAVES, L. S. . Cercanía 9o ano Livro do Aluno. 1. ed. São Paulo: Edições SM, 2012. v. 1. 200p .

28.
COIMBRA, L; ALBA, J. M. ; CHAVES, L. S. . Cercanía 9o ano Manual do Professor. 1. ed. São Paulo: Edições SM, 2012. v. 1. 200p .

29.
COIMBRA, L; CHAVES, L. S. . O jornal na aula de espanhol: lendo notícias, entrevistas e artigos de opinião. 1. ed. São Paulo: Edições SM, 2012. v. 1. 130p .

30.
COIMBRA, L; ALBA, J. M. ; CHAVES, L. S. . Cercanía 6o ano Livro do Aluno. 1. ed. São Paulo: Edições SM, 2012. v. 1. 200p .

31.
COIMBRA, L; ALBA, J. M. ; CHAVES, L. S. . Cercanía 6o ano Manual do Professor. 1. ed. São Paulo: Edições SM, 2012. v. 1. 200p .

Capítulos de livros publicados
1.
COIMBRA, L; CHAVES, L. S. . O livro didático de espanhol na perspectiva autoral: concepção e processo de elaboração das coleções Cercanía e Cercanía Joven. In: COSTA, Elzimar; BARROS, Cristiano; FREITAS, Luciana. (Org.). O livro didático de espanhol na escola brasileira. 1ed.Campinas: Pontes, 2018, v. 1, p. 123-138.

2.
COIMBRA, L; Mariano, Luciana ; Nascimento, Rosimeire . Implantação da Lei 11.161/2005 e da Resolução CEE 173/2011 na Bahia: a passos não tão largos, porém firmes e fortes. Dez anos da "Lei do Espanhol" (2005-2015). 1ed.Belo Horizonte: Viva voz, 2016, v. , p. 229-248.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
COIMBRA, L; SANTOS SOBRINHA, C. S. . Formação de professores de ELE: análise e produção de material didático. In: 16o Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol, 2017, São Carlos. Anais do 16o Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol e do 1o Simpósio Nacional de Professores de Espanhol em Formação. Porto Alegre: Revolução eBook, 2015. v. 1. p. 487-506.

Apresentações de Trabalho
1.
COIMBRA, L. Literatura de língua espanhola para quê? Uma questão de direito. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
COIMBRA, L; SANTOS SOBRINHA, C. S. . Formação de professores de ELE: análise e produção de material didático. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
COIMBRA, L. Reflexões sobre o cenário atual do ensino de espanhol nas Escolas Básicas de Ilhéus e Itabuna. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
COIMBRA, L. Letras de música em livros didáticos de língua espanhola: UM OLHAR HISTÓRICO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
COIMBRA, L. I Seminário PIBID's/UESC/CMLEM-Ilhéus. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
COIMBRA, L. PNLD de línguas estrangeiras: editais, critérios de avaliação e guias do livro didático.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
COIMBRA, L. A língua-cultura e a interculturalidade no Programa Nacional do Livro Didático. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
COIMBRA, L. PNLD: o que é, quando acontece, como selecionar e usar o livro didático. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
COIMBRA, L. Formación de profesores de ELE: investigación sobre libros didácticos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
COIMBRA, L. PNLD 2011 e PNLD 2012: livros didáticos de língua espanhola. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
COIMBRA, L. O ensino da leitura nos livros didáticos do PNLD 2011. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
COIMBRA, L. A oralidade nos livros didáticos do PNLD 2010. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
COIMBRA, L. Materiales Didácticos: análisis y producción de cuestiones de comprensión lectora. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
COIMBRA, L. Quiénes definen las metodologías y el contenido para la enseñanza de E/LE: los documentos oficiales o los libros didácticos?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
COIMBRA, L. O mundo cinestésico de Frida Kahlo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
COIMBRA, L. O teatro pós-moderno de Ramón Griffero - tensão entre o recordar e o esquecer. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
COIMBRA, L. Uma resistência às políticas de esquecimento. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
COIMBRA, L. As cores de Frida Kalho. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
COIMBRA, L. Quebra-cabeça: uma metáfora do teatro pós-moderno, em Tus deseos en fragmentos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
ALEXANDRE, M. ; COIMBRA, L ; DAR'C, J. ; LOPES JÚNIOR, J. ; ROJO, S. . A mitologia em Nossosnuestrosmitos. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
COIMBRA, L. Teatro: narrativas e leituras num enfoque semiótico. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
COIMBRA, L. Repensando las Américas en los umbrales del siglo XXI. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

23.
COIMBRA, L. O leitor modelo em Es necesario entender un poco, de Griselda Gambaro, e o espectador modelo em O homem da cabeça de papelão, de Marcelo Bones. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
COIMBRA, L. Modelos sociais e teatro. Belo Horizonte, 2004. (Tradução/Outra).

2.
COIMBRA, L; GUIMARÃES, L. . Performance e teatro na América Latina, 2004. (Tradução/Artigo).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
COIMBRA, L. Revista Trem de Letras. 2018.

2.
COIMBRA, L. Programa Nacional do Livro Didático 2011 - Línguas Estrangeiras. 2010.

3.
COIMBRA, L. Programa Nacional do Livro Didático 2011 - Línguas Estrangeiras. 2010.

4.
COIMBRA, L; JORGE, M. . Avaliação de impacto da Olimpíada de Língua Portuguesa - Escrevendo o futuro. 2010.

5.
COIMBRA, L. Programa Nacional do Livro Didático 2011 - Língua Portuguesa. 2010.

6.
COIMBRA, L. Programa Nacional do Livro Didático 2010 - Língua Portuguesa. 2009.

7.
COIMBRA, L. Programa Nacional do Livro Didático 2010 - Língua Portuguesa. 2009.

8.
COIMBRA, L. Programa Nacional do Livro Didático 2008 - Língua Portuguesa. 2007.

9.
COIMBRA, L. Tecnologias Educacionais - Ação do Plano de Desenvolvimento da Educação. 2007.

10.
COIMBRA, L. Programa Nacional do Livro Didático 2008 - Língua Portuguesa. 2007.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
COIMBRA, L. Gênero textual e material didático em língua espanhola. 2013. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

2.
COIMBRA, L. I Seminário PROELE - Formação de professores de espanhol no Estado da Bahia. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
COIMBRA, L. Letras de música em língua espanhola: las mujeres somos lo máximo. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
COIMBRA, L. Curso de formação de professores de português como segunda língua (PSL) /2016. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
COIMBRA, L; FLORESTA, Nair ; OLIVEIRA, R. ; LANIS, C. . Banca examinadora do processo seletivo de candidatos para o curso de especialização em Didática de Espanhol como Língua Estrangeira na Educação Básica. 2013. (Prova de Espanhol).

4.
COIMBRA, L. Actividades de esccucha en la clase de E/LE: comprensión intensiva, extensiva y selectiva. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
COIMBRA, L. Instrumentos da Alfabetização. 2011. .

6.
COIMBRA, L. Instrumentos da Alfabetização. 2011. .

7.
COIMBRA, L. Alfabetização e Letramentos. 2011. .

8.
COIMBRA, L. Alfabetização e Letramentos. 2011. .

9.
COIMBRA, L. Alfabetização e Letramento. 2011. .

10.
COIMBRA, L. Instrumentos da Alfabetização. 2011. .

11.
COIMBRA, L. Instrumentos da Alfabetização. 2011. .

12.
COIMBRA, L; SACRAMENTO, C. ; ANDRADE NETA, N. F. . Processo seletivo Prova Mestrado em Letras. 2011. (Prova de espanhola).

13.
COIMBRA, L. Competencia lectora en el aula de E/LE: desarrollando actividades de lecturas de distintos géneros textuales. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

14.
COIMBRA, L. Alfabetização e Letramento. 2010. .

15.
COIMBRA, L. Processo seletivo prova espanhol doutorado. 2010. (Prova de Espanhol).

16.
COIMBRA, L; SACRAMENTO, C. ; ALVIM, C. . Processo seletivo Programa de Mestrado em Cultura e Turismo. 2010. (Prova de espanhol).

17.
COIMBRA, L; ALVIM, C. ; SACRAMENTO, C. . Processo seletivo Prova de Mestrado em Letras. 2010. (Prova de Espanhol).

18.
COIMBRA, L. Novas tecnologias no ensino da leitura e da produção de texto. 2009. .

19.
COIMBRA, L. Prova de espanhol Processo Seletivo Doutorado. 2009. (Prova de Espanhol).

20.
COIMBRA, L. Instrumentos da Alfabetização. 2008. .

21.
COIMBRA, L. Instrumentos da Alfabetização. 2008. .

22.
COIMBRA, L. Instrumentos da Alfabetização. 2001. .


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
COIMBRA, L; ESPER, G. ; DAR'C, J. ; LOPES JÚNIOR, J. ; ALEXANDRE, M. ; ROJO, S. . O Julgamento de Don Juan. 2005. Teatral.

2.
COIMBRA, L; DAR'C, J. ; LOPES JÚNIOR, J. ; ALEXANDRE, M. ; ROJO, S. . Nossosnuestrosmitos 2. 2004. Teatral.

3.
COIMBRA, L; ALEXANDRE, M. ; DAR'C, J. ; LOPES JÚNIOR, J. ; ROJO, S. . Nossosnuestrosmitos1. 2003. Teatral.

Música
1.
COIMBRA, L. Nossosnuestrosmitos 1. 2003. Audiovisual.

Outras produções artísticas/culturais
1.
COIMBRA, L. A vida de Frida Kahlo. 2007.

2.
LEAL, J. ; ABDANUR, R. ; COIMBRA, L . Líneas de Teléfono. 2004 (Tradução de curtametragem).

3.
COIMBRA, L; LEAL, J. ; ABDANUR, R. . Juntos, in any way. 2004 (Tradução de curtametragem).

4.
COIMBRA, L; ABDANUR, R. ; LEAL, J. . Ratos. 2004 (Tradução de curtametragem).

5.
COIMBRA, L; ABDANUR, R. ; LEAL, J. . Abrigo. 2004 (Tradução de curtametragem).

6.
ABDANUR, R. ; COIMBRA, L ; LEAL, J. . Aluap. 2004 (Tradução de curtametragem).

7.
ABDANUR, R. ; COIMBRA, L ; LEAL, J. . Walk a little man. 2004 (Tradução de curtametragem).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
CARVALHO, I.; PEREIRA, Karen Eloá; COIMBRA, L. Participação em banca de Rayane Sousa Seara. Maitena e Mafalda: a cultura hispânica a partir da leitura de tiras cômicas. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em DLA) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

2.
COIMBRA, L; ANDRADE NETA, N. F.; NETTO, Lúcia. Participação em banca de Ítala Rodrigues Silva. O jogo como motivação no ensino-aprendizagem de espanhol como língua estrangeira. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em DLA) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

3.
COIMBRA, L; ANDRADE NETA, N. F.; PEREIRA, Karen Eloá. Participação em banca de Dalila Gomes da Silva. A autoestima e as práticas pedagógicas: variáveis no processo de aprendizagem de língua espanhola para alunos de escola pública baiana. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em DLA) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

4.
COIMBRA, L; ORTEGA, R. S.; BARROS, Lúcia Fernanda. Participação em banca de Aliana Georgia Carvalho Cerqueira. Na moral da história: o gênero fábula no livro didático e o desenvolvimento do letramento crítico. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em DLA) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

5.
COIMBRA, L; BARROS, Lúcia Fernanda; ORTEGA, R. S.. Participação em banca de Cecília Souza Santos Sobrinha. A sequência didática como ferramenta para o desenvolvimento da expressão escrita em ELE. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em DLA) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PIRES, E. L.; NETTO, L. R. F.; COIMBRA, L. Participação em banca de Élisson Víctor dos Santos Ribeiro.O ensino-aprendizagem de português como segunda língua (PSL): Por uma abordagem comunicativa intercultural. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Línguas Estrangeiras Aplicadas Às Negociações Internacionais) - Universidade Estadual de Santa Cruz.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
COIMBRA, L; OLIVEIRA, R.; SOUZA, J. S.. Proficiência em Línguas Estrangeiras. 2018. Universidade Estadual de Santa Cruz.

2.
COIMBRA, L; SARMIENTO, J. F.; SACRAMENTO, C.. Proficiência em Línguas Estrangeiras. 2015. Universidade Estadual de Santa Cruz.

3.
SARMIENTO, J. F.; COIMBRA, L; SACRAMENTO, C.. Processo Seletivo de Mestrado em Letras: Linguagens e Representações Turma 2015-2017. 2014. Universidade Estadual de Santa Cruz.

4.
COIMBRA, L; SARMIENTO, J. F.; SACRAMENTO, C.. Banca de Língua Estrangeira do Teste de Proficiência do Mestrado Profissional em Letras Turma 2013-2015. 2014. Universidade Estadual de Santa Cruz.

5.
ANDRADE NETA, N. F.; OLIVEIRA, R.; LANIS, C.; COIMBRA, L. Curso de Especialização em Didática de Espanhol como Língua Estrangeira na Educação Básica. 2013. Universidade Estadual de Santa Cruz.

6.
COIMBRA, L; SACRAMENTO, C.. Projeto de iniciação à docência "Ensino e aprendizagem de língua espanhola: a proficiência oral em foco". 2012. Universidade Estadual de Santa Cruz.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminario de Práctica de Enseñanza.O PNLD de línguas estrangeiras e os LDELE aprovados na edição de 2018. 2018. (Seminário).

2.
X CONGRESSO BRASILEIRO DE HISPANISTAS. O ENSINO DE LITERATURA DE LÍNGUA ESPANHOLA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2018. (Congresso).

3.
Educação Literária no Ensino Médio. 2017. (Outra).

4.
Elaboración de material didáctico de español para la Educación Básica.O processo de autoria: como os sujeitos leitores influenciam na configuração do livro didático?. 2017. (Encontro).

5.
IX SEMINÁRIO DE PESQUISA E EXTENSÃO EM LETRAS.Análise de livros didáticos. 2017. (Seminário).

6.
IX SEMINÁRIO DE PESQUISA E EXTENSÃO EM LETRAS.Em busca de uma diversidade de autoria em textos literários de uma coleção didática de espanhol como língua estrangeira. 2017. (Seminário).

7.
X SELIMEL. 2017. (Seminário).

8.
X SELIMEL.O ensino de literatura em livros didáticos de ELE. 2017. (Seminário).

9.
IX Congresso Brasileiro de Hispanistas. Literatura de língua espanhola para quê? Uma questão de direito. 2016. (Congresso).

10.
16o CONGRESSO BRASILEIRO DE PROFESSORES DE ESPANHOL. Formação de professores de ELE: análise e produção de material didático. 2015. (Congresso).

11.
VII SEPEXLE.Ensino de línguas 2. 2015. (Seminário).

12.
A língua-cultura no ensino de língua estrangeira. 2014. (Outra).

13.
FORMAÇÃO DE PROFESSO RES DE PORTUGUÊS COM O LÍNGUA ESTRANGEIRA. 2014. (Encontro).

14.
I Colóquio de Interfaces Semânticas. 2014. (Outra).

15.
I EPEE - Encontro de Professores e Estudantes de Espanhol dos cursos de Letras e LEA dA.Encontros, desencontros e reencontros: um papel a cumprir. 2014. (Encontro).

16.
III Encontro de Professores de Espanhol.Espanhol na Bahia: o papel do Estágio Supervisionado, do PIBID e do PROELE. 2014. (Encontro).

17.
Pesquisas sobre livros didáticos de espanhol no Brasil. Pesquisas sobre livros didáticos de espanhol no Brasil. 2014. (Congresso).

18.
Programação Científica do CEPHS.O discente de letras e o estágio supervisionado: entre o planejado e a realidade da escola. 2014. (Outra).

19.
VIII Congresso Brasileiro de Hispanistas. Grupo de discussão Pesquisas sobre livros didáticos de espanhol no Brasil. 2014. (Congresso).

20.
VIII Congresso Brasileiro de Hispanistas. A língua-cultura e a interculturalidade no Programa Nacional do Livro Didático de Línguas Estrangeiras. 2014. (Congresso).

21.
VIII Congresso Brasileiro de Hispanistas. A língua-cultura e a interculturalidade no PNLD. 2014. (Congresso).

22.
VIII Congresso Brasileiro de Hispanistas. Pesquisas sobre livros didáticos de espanhol no Brasil. 2014. (Congresso).

23.
VI Seminário de Pesquisa e Extensão em Letras.O livro didático e o ensino de LE. 2014. (Seminário).

24.
XII Seminário de Linguística Aplicada e VIII Seminário de Tradução.A língua-cultura espanhola e o desenvolvimento de um currículo culturalmente sensível no Ensino Médio. 2014. (Seminário).

25.
XII Seminário de Linguística Aplicada e VIII Seminário de Tradução.A língua-cultura espanhola e o desenvolvimento de um currículo culturalmente sensível no Ensino Médio. 2014. (Seminário).

26.
CICLO DE PALESTRAS.PNLD: o que é, quando acontece e como selecionar e usar o livro didático. 2013. (Outra).

27.
Seminário A pesquisa-ação e a Formação do Professor Pesquisador. 2013. (Seminário).

28.
SEPEXLE.GÊNERO TEXTUAL E MATERIAL DIDÁTICO EM LÍNGUA ESPANHOLA. 2013. (Outra).

29.
VII Congresso Brasileiro de Hispanistas. Formación de profesores de ELE: investigación sobre libros didácticos. 2012. (Congresso).

30.
SEPEXLE.Ensino de Língua Estrangeira. 2010. (Seminário).

31.
56ª Reunião Anual da SBPC, realizada no período de 18 a 23 de julho de 2004,.Recepção teatral: o leitor modelo e o espectador modelo. 2004. (Outra).

32.
SEVFALE.Semana de Letras da FALE UFMG. 2004. (Outra).

33.
VIII Semana da Graduação.Projeto de Iniciação à Docência de Línguas Românicas. 2004. (Outra).

34.
Colóquio Algaravias. 2003. (Outra).

35.
VIII Congresso Internacional Abralic 2002. 2002. (Congresso).

36.
Perspectivas Ceale. 1999. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
COIMBRA, L; MAIA, O. . Secciones de cine: películas de Almodóvar. 2015. (Outro).

2.
COIMBRA, L. Letramento literário e as especificidades do texto literário. 2015. (Outro).

3.
COIMBRA, L; ORTEGA, R. S. ; MAIA, O. . II EPEE - Encontro de Professores e Estudantes dos cursos de Letras e LEA do DLA/UESC. 2015. (Outro).

4.
COIMBRA, L; SARMIENTO, J. F. . Curso de Atualização em Espanhol. 2014. (Outro).

5.
COIMBRA, L; FLORESTA, Nair ; ARGOLO, P ; SARMIENTO, J. F. ; OLIVEIRA, R. . II Seminário do PROELE - Formação de Professores de Espanhol da BAHIA. 2014. (Outro).

6.
COIMBRA, L. I EPEE - Encontro de Professores e Estudantes dos cursos de Letras e LEA do DLA/UESC. 2014. (Outro).

7.
COIMBRA, L; NETTO, L. R. F. ; ANDRADE NETA, N. F. ; FROSSARD, E. C. M. . II Simpósio de Estágio Supervisionado do Curso de Letras. 2012. (Outro).

8.
COIMBRA, L; NETTO, L. R. F. ; ANDRADE NETA, N. F. ; FROSSARD, E. C. M. . I Simpósio de Estágio Supervisionado Curso de Letras. 2011. (Outro).

9.
COIMBRA, L; ROJO, S. ; ALEXANDRE, M. ; MARTINS, L. ; RAVETTI, G. . Encontro Internacional de Performance. 2005. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Maria Beatriz Ribeiro dos Santos. HISTÓRIA EM CENA: EM BUSCA DE UMA METODOLOGIA LÚDICA E REFLEXIVA NA EDUCAÇÃO. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Santa Cruz. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Mariana Giovanetti. O letramento literário e a perspectiva intercultural na coleção didática de espanhol como língua estrangeira Confluencia. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Letras) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

2.
Ana Kariny Santos de Jesus. O letramento literário e a perspectiva intercultural na coleção didática de espanhol como língua estrangeira Cercanía Joven. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
ALIANA GEORGIA CARVALHO CERQUEIRA. Na moral da história: o gênero fábula no livro didático e o desenvolvimento do letramento crítico. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em DLA) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Ludmila Scarano Barros Coimbra.

2.
CECÍLIA SOUZA SANTOS SOBRINHA. A sequência didática como ferramenta para o desenvolvimento da expressão escrita em ELE. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em DLA) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Ludmila Scarano Barros Coimbra.

3.
ÍTALA RODRIGUES SILVA. O jogo como motivação no ensino-aprendizagem de espanhol como língua estrangeira. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em DLA) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Ludmila Scarano Barros Coimbra.

4.
RAYANE SOUSA SEARA. Maitena e Mafalda: a cultura hispânica a partir de leitura de tiras cômicas. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em DLA) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Ludmila Scarano Barros Coimbra.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
CALIANDRA OLIVEIRA PEREIRA SANTOS. A IMAGEM DA MULHER NO MUNDO LABORAL NAS COLEÇÕES DIDÁTICAS DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA APROVADAS NO PNLD 2018. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Ludmila Scarano Barros Coimbra.

Orientações de outra natureza
1.
Anderson Rangel Freitas de Aquino. LOS GÉNEROS ORALES EN LAS ACTIVIDADES DE COMPRENSIÓN AUDITIVA EN EL LIBRO DIDÁCTICO SÍNTESIS: CURSO DE LENGUA ESPAÑOLA, DE IVAN MARTIN. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Ludmila Scarano Barros Coimbra.

2.
Daniela Regina Evangelista dos Santos. LOS CONTENIDOS SOCIOCULTURALES COMO COMPONENTE ESENCIAL EN LA ENSEÑANZA DE LA LENGUA EXTRANJERA. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Ludmila Scarano Barros Coimbra.

3.
Rayane Souza Seara. Diversidad cultural: Realidad compartida? Un estudio de la cultura a partir del análisis de los libros de la Colección Enlaces.. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Ludmila Scarano Barros Coimbra.

4.
Sara Nascimento Passos. Diversidad cultural: Realidad compartida? Un estudio de la cultura a partir del análisis de los libros de la Colección Enlaces.. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Ludmila Scarano Barros Coimbra.

5.
Franciane Castro de Sousa. LOS GÉNEROS ORALES EN LAS ACTIVIDADES DE COMPRENSIÓN AUDITIVA EN EL LIBRO DIDÁCTICO SÍNTESIS: CURSO DE LENGUA ESPAÑOLA, DE IVAN MARTIN. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Ludmila Scarano Barros Coimbra.

6.
Leonise Pereira de Oliveira. LOS GÉNEROS ORALES EN LAS ACTIVIDADES DE COMPRENSIÓN AUDITIVA EN EL LIBRO DIDÁCTICO SÍNTESIS: CURSO DE LENGUA ESPAÑOLA, DE IVAN MARTIN. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Ludmila Scarano Barros Coimbra.

7.
Lais Miranda Aragão. Los contenidos socioculturales como componente esencial en la enseñanza de la lengua extranjera. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Ludmila Scarano Barros Coimbra.

8.
Lívia Jéssica Messias de Almeida. La inclusión del español en las escuelas públicas de Itabuna. 2010. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Ludmila Scarano Barros Coimbra.

9.
Lorena Torquato Santos. Lúdico en la enseñanza de español: poesía, música y juego. 2010. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Ludmila Scarano Barros Coimbra.

10.
Samara de Oliveira Santos. La enseñanza de español para brasileños: un abordaje sobre las dificultades de enseñanza aprendizaje en las clases. 2010. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Ludmila Scarano Barros Coimbra.

11.
Geliane Fonseca Alves. La utilización de los géneros discursivos en el proceso de enseñanza aprendizaje de la lengua española. 2010. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Ludmila Scarano Barros Coimbra.

12.
Kallyana Souza. La enseñanza de español a través de géneros textuales: una forma de desarrollar la capacidad lectora de los alumnos. 2010. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Ludmila Scarano Barros Coimbra.

13.
Vilma Trindade Souza. Por qué la enseñanza de español puede contribuir para el aprendizaje de la lengua portuguesa en las series iniciales. 2010. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Ludmila Scarano Barros Coimbra.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/11/2018 às 15:48:41